HISTÓRICO DO AMBIENTALISMO São vários os eventos relacionados ao meio ambiente, podendo destacar os principais: 1925 Protocolo de Genebra Proibição do emprego na Guerra de gases asfixiantes, tóxicos ou similares e de meios bacteriológicos. 1964 Conferência das Nações Unidas sobre comercio e desenvolvimento UNCTAD. Foi o primeiro grande fórum de debates, tendo como tema fundamental as relações entre o comércio e industrialização, onde a questão do uso das águas marítimas fora colocado do ponto de vista econômico e não como um recurso natural a ser preservado.
Meio ambiente e a biodiversidade MÓDULO 49: As três ecologias - Livro 03 páginas 75 a 77 (conclusão)
Eventos que promoveram discussões sobre o Meio Ambiente Para aprofundar leitura, buscar mais informações entre as páginas 75 e 77 Livro 3
1972 Conferência de Estocolmo - Conferência das Nações Unidas sobre o meio Ambiente Humano, foi um grande marco ambiental. Foi a primeira vez que representantes de governos se uniram para discutir a necessidade de tomar medidas efetivas para controlar a degradação ambiental.
1987 Protocolo de Montreal sobre as substâncias que esgotam a camada de Ozônio (emendas em 1990 e 1992). Gerou o relatório da Comissão Mundial do Meio Ambiente e Desenvolvimento (Comissão Brundtland), intitulado NOSSO FUTURO COMUM realçou a importância DA PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE na realização do desenvolvimento sustentável.
1992 Rio Janeiro, Brasil - Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, também conhecida como ECO-92 ou Cúpula da Terra. Contou com a participação de 172 países. Teve como eixo de discussão o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável. Os documentos resultantes da Rio 92 foram a Carta da Terra (rebatizada de Declaração do Rio) e a Agenda 21, considerada como o resultado mais importante da ECO-92.
1997 Quioto, Protocolo de Kyoto Entrou em vigor em 2005. Representa o primeiro passo no sentido de evitar o superaquecimento da Terra e reduzir as previsões trágicas oriundas da intensificação das mudanças climáticas.
Protocolo de Kyoto Visa abrandar a emissão de gases pelos países em desenvolvimento com a utilização e investimento em tecnologias limpas, florestamento e reflorestamento que geram crédito. Estes podem ser comprados pelos países industrializados. Assim, o país que polui paga aos países que não poluem. É o chamado "crédito de carbono".
2002 - Johanesburgo, África do Sul - o ENCONTRO DA TERRA, também denominado Rio+10, que teve a finalidade de avaliar as decisões tomadas na Conferência do Rio, em 1992.
12/2009 Copenhague (Dinamarca) A COP15, como o nome já sugere, é o décimo quinto encontro realizado pelos países signatários da Convenção Marco sobre Mudança Climática, acordo firmado durante a ECO-92, no Rio de Janeiro, que estabeleceu diretrizes para uma coordenação internacional contra o aquecimento global. Objetivos: Negociar, redigir e aprovar os termos da segunda parte do Protocolo de Kyoto. Estabelecer novas metas de redução da emissão de gases de efeito estufa a serem cumpridas a partir de 2013 ou 2014. Grande Fracasso
QUAIS SÃO AS NAÇÕES MAIS POLUIDORAS DO MUNDO? Os maiores emissores de dióxido de carbono são, em ordem decrescente: China, EUA, Rússia, Índia, Japão, Alemanha, Canadá, Grã-Bretanha, Coreia do Sul Irã O Brasil ocupa a 17ª posição no ranking.
2010 - Cancun, México - COP-16. - A 16 Conferencia das Partes das Nações Unidas sobre Mudança do Clima encerrou as negociações com um conjunto de decisões que renovou as esperanças da comunidade internacional nas discussões no âmbito da ONU. A discussão incidiu sobre ações mais voltadas à erradicação da pobreza, à globalização e às questões energéticas, tais como o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) e o Protocolo de Kyoto, bem como às mudanças climáticas, entre outros.
2012 Rio de Janeiro - RIO +20 - Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Objetivo: Avaliar e renovar os compromissos com o desenvolvimento sustentável assumidos pelos líderes mundiais na Eco-92. A Rio+20 tratou de questões como desenvolvimento sustentável e a eliminação da pobreza. Outra tema na pauta da conferência será o debate sobre a estrutura de governança internacional na área do desenvolvimento sustentável. Obs.: Os itens 3 e 4 deste Módulo, são conceitos relembrados em módulos seguintes