Apresentação: Luís Francisco Casteletti Professor de Mecânica e Segurança no Trabalho nas Escolas SENAI, Dom Bosco e POLITEC em Americana Formação: Técnico em Mecânica SENAI Técnico em Segurança no Trabalho ANTARES Pedagogo Faculdades CLARETIANAS Pós Graduação em Gestão Educacional Faculdades CLARETIANAS
INCÊNDIO EDIFÍCIO ANDRAUS
Brigada de Emergência Grupo organizado de pessoas voluntárias ou não, treinadas e capacitadas para atuar na prevenção e combate a um princípio de incêndio e prestar os primeiros socorros, dentro de uma área pré estabelecida. NBR 14276
Brigada de Emergência 5.2. Os candidatos a brigadista devem atender preferencialmente aos seguintes critérios básicos: a) Permanecer na edificação; b) Preferencialmente possuir experiência anterior como brigadista; c) Possuir boa condição física e boa saúde; d) Possuir bom conhecimento das instalações; e) Ter responsabilidade legal; f) Ser alfabetizado. Decreto Estadual nº 46.076 31/08/2001 IT 17
Brigada de Emergência 5.3.1. A brigada de incêndio deve ser organizada funcionalmente, como segue: a) Brigadistas: membros da brigada que executam as suas atribuições descritas no item 5.5; b) Líder: responsável pela coordenação e execução das ações de emergência em sua área de atuação (pavimento / compartimento). É escolhido dentre os brigadistas aprovados no processo seletivo; c) Chefe da brigada: responsável por uma edificação com mais de um pavimento / compartimento. É escolhido dentre os brigadistas aprovados no processo seletivo; d) Coordenador geral: responsável geral por todas as edificações que compõem uma planta. É escolhido dentre os brigadistas que tenham sido aprovados no processo seletivo.
Brigada de Emergência 5.5 Atribuições da brigada de emergência 5.5.1 Ações de prevenção: a) Avaliação dos riscos existentes; b) Inspeção geral dos equipamentos de combate a incêndio; c) Inspeção geral das rotas de fuga; d) Elaboração de relatório das irregularidades encontradas; e) Encaminhamento do relatório aos setores competentes; f) Orientação à população fixa e flutuante; g) Exercícios simulados.
Brigada de Emergência 5.5 Atribuições da brigada de emergência 5.5.2 Ações de emergência: a) Identificação da situação; b) Alarme / abandono de área; c) Acionamento do Corpo de Bombeiros e/ou ajuda externa; d) Corte de energia; e) Primeiros socorros; f) Combate ao princípio de incêndio; g) Recepção e orientação ao Corpo de Bombeiros; h) Preenchimento do formulário de registro de trabalho dos bombeiros; i) Encaminhamento do formulário ao Corpo de Bombeiros para atualização de dados estatísticos.
Prevenção de Incêndio: Uma série de medidas destinadas a evitar o aparecimento de um princípio de incêndio ou, no caso dele ocorrer, permitir combatê-lo prontamente para evitar sua propagação. Combate a incêndio: Conjunto de ações táticas, destinadas a extinguir ou isolar o incêndio com uso de equipamentos manuais ou automáticos. NBR 14276
BOMBEIROS INCONSEQUENTES
Oxidação Lenta: Ferrugem Oxidação Rápida: Fogo Oxidação Instantânea: Explosão
Principais pontos e temperaturas de alguns combustíveis ou inflamáveis Combustíveis Inflamáveis Ponto de Fulgor Temperatura de Ignição Álcool etílico Gasolina Querosene Parafina 12,6 C - 42,0 C 38,0 C a 73,5 C 199,0 C 371,0 C 257,0 C 254,0 C 245,0 C
É a forma pela qual se transmite o calor através do próprio material, de molécula a molécula ou de corpo a corpo.
INCÊNDIO EDIFÍCIO JOELMA
PROPAGAÇÃO DO FOGO
Incêndio em um botijão de gás
Extintor Recipiente metálico responsável por armazenar e transportar os agentes extintores.
Fogo em uma panela com óleo
Uso Em incêndios de Classes B e C. Pode ser usado em outras classes do fogo. Carga Gás Carbônico (CO2). Recarga Imediatamente após o uso. Caso haja perda maior ou igual a 10% do peso da carga.
Como usar Levar o extintor ao local do fogo. Retirar o pino de segurança. Empunhar a mangueira. Atacar o fogo, procurando cobrir toda a área atingida (varredura). Cuidados Verificar o lacre e a etiqueta. Pegar sempre na empunhadeira e nunca no difusor (há risco de congelamento). Não deve ser submetido a temperaturas elevadas. Pesagem semestral.
Vantagens Substitui a espuma em líquidos que a solubilizam. Não é condutor de eletricidade. Não é corrosivo, nem venenoso. Não deixa resíduos. Desvantagens É muito pesado. Exige que o operador se aproxime muito das chamas. Não dá cobertura permanente, havendo o perigo do retorno das chamas. Não é muito eficiente em locais abertos.
Fogo em uma Subestação
Extintor de PQS Uso Em incêndios de classes B e C. Pode ser usado em outras classes de fogo. Carga Bicarbonato de Sódio (não absorve umidade). Gás propulsor: Gás Carbônico - Nitrogênio. Recarga Imediatamente após o uso. Caso esteja sem pressão ou a ampola do gás propulsor tenha perdido 10% ou mais do seu peso.
Extintor de PQS Como usar Levar o extintor ao local do fogo. Retirar o pino de segurança. Empunhar a mangueira. Atacar o fogo procurando formar uma nuvem de pó, a fim de cobrir a área atingida. No Pressão a injetar há necessidade de romper o lacre e transferir o gás propulsor para o cilindro, abrindo-se a válvula do compartimento de gás.
Extintor de PQS Cuidados Não devem ser submetidos a temperaturas elevadas (por causa do gás). Não devem ficar em locais úmidos. Pesagem semestral do cilindro de gás propulsor. Devido à semelhança pode ser confundido com o Água ou Pressurizado, acarretando graves conseqüências. Vantagens Sofrem menos influência das correntes de ar em comparação com os de CO2. Não conduzem eletricidade. O operador pode permanecer a uma distância razoável da chama.
Extintor de Incêndio - Gás Fe 36 Equipamentos Eletrônicos
Orientações para instalação de Extintores
Mangueiras É um tubo de borracha, revestido de uma trama
Linha Derivada
Lance de Mangueira de 38mm
Acoplamento de mangueiras
Bicos de chueveiros automáticos
Válvula de governo de alarme
Riscos de Incêndio
SIMULADO DOS BOMBEIROS
Contatos: Telefones: (19) 3463-4095 (19) 3626-4695 Celular: (19) 9144-5797 e-mail: lfcasteletti@hotmail.com.br
OBRIGADO PELA ATENÇÃO DE TODOS