APRESENTAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS
|
|
|
- Teresa Conceição Santos
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 APRESENTAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS EMERGÊNCIA FONE 193
2 COMO ACIONAR A EMERGÊNCIA DO CORPO DE BOMBEIROS... Disque 193; Identifique-se; Informe sua emergência; e Forneça o endereço da ocorrência.
3 TEORIA GERAL
4 FOGO E INCÊNDIO FOGO É uma forma de combustão, caracterizada por uma reação química que combina materiais combustíveis com o oxigênio do ar, com desprendimento de energia luminosa e energia térmica. INCÊNDIO É um acidente provocado pelo fogo, o qual, além de atingir temperaturas bastante elevadas, apresenta alta capacidade de se conduzir, fugindo ao controle do ser humano. Nesta situação se faz necessária a utilização de meios específicos a sua extinção.
5 ANALOGIAS GEOMÉTRICAS DO FOGO TRIÂNGULO DO FOGO De uma maneira simplificada, podemos associar o fogo à figura geométrica de um triângulo eqüilátero, cujos lados, de igual tamanho entre si, atribuem aos elementos que o compõem, igual importância à produção ou manutenção do fogo. Neste caso, o fogo só existirá se os três elementos representados na figura ao lado, combustível, comburente e calor, se combinarem em proporções adequadas. FOGO
6 Calor É a condição favorável que provoca a interação entre os dois reagentes, sendo este o elemento de maior importância no triângulo do fogo, uma vez que é responsável pelo início do processo de combustão, já que os dois outros reagentes, em condições naturais, encontram-se permanentemente associados.
7 Combustível É toda a matéria susceptível à combustão, existente na natureza nos estados sólido, liquido e gasoso. De maneira geral, todas as matérias são combustíveis a uma determinada temperatura, porém, para efeito prático, foi arbitrada a temperatura de 1000ºC como um marco divisível entre os materiais considerados combustíveis.
8 Comburente São todos os elementos químicos capazes de alimentar o processo de combustão, dentre os quais o oxigênio se destaca como o mais importante, por ser o comburente obtido de forma natural no ar atmosférico que respiramos, o qual é composto por 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e 1% de outros gases.
9 CLASSES DE INCÊNDIO Classe A = envolve combustíveis sólidos comuns, tais como papel, madeira, tecido, borracha. É caracterizado pelas cinzas e brasas que deixam como resíduos e por queimar em razão do volume, isto é, a queima se dá na superfície e em profundidade.
10 CLASSES DE INCÊNDIO Classe B = envolve líquidos inflamáveis, graxas e gases combustíveis. É caracterizado por não deixar resíduos e queimar apenas na superfície exposta e não em profundidade.
11 CLASSES DE INCÊNDIO Classe C = envolve equipamentos elétricos energizados. É caracterizado pelo risco de vida que oferece devido ao problema da eletricidade.
12 CLASSES DE INCÊNDIO Classe D = envolve metais combustíveis pirofóricos (magnésio, selênio, antimônio, lítio, potássio, alumínio fragmentado, zinco, titânio, sódio, zircônio). É caracterizado pela queima em altas temperaturas e por reagir com agentes extintores comuns (principalmente os que contenham água).
13 APRESENTAÇÃO SOBRE EXTINTORES DE INCÊNDIO
14 CLASSIFICAÇÃO DOS EXTINTORES Os extintores se classificam de acordo com a classe de incêndio a que se destinam: Combustíveis em geral; Líquidos, gases e graxas inflamáveis; Equipamentos elétricos; e Metais combustíveis.
15 EXTINTORES DE INCÊNDIOS Extintores são recipientes metálicos que contém em seu interior agentes extintores para combate imediato e rápido a princípios de incêndio. Os extintores podem ser portáteis ou sobre rodas (carretas), conforme oseu tamanho euso.
16 RÓTULOS DE IDENTIFICAÇÃO Todo extintor deve possuir um rótulo de identificação facilmente localizável com informações sobre as classes de incêndio para as quais é indicado e instruções de uso.
17 TIPOS DE EXTINTORES Extintor de água; Extintor de pó-químico seco; Extintor de gás carbônico; Extintor de halon; e Extintor de espuma.
18 EXTINTOR DE ÁGUA Age principalmente por resfriamento, devido a sua propriedade de absorver grandes quantidades de calor. Atua também por abafamento (dependendo da forma como é aplicado, neblina, jato contínuo,etc). A água éoagenteextintor mais empregado, em virtude do seu baixo custo.
19 EXTINTOR DE ÁGUA Capacidade: 10 litros Aplicação: Classe A Modo de usar: Retire a trava de segurança, aperte o gatilho e dirija o jato para a base do fogo. O jato do extintor pode ser bloqueado a qualquer momento, bastando soltar o gatilho.
20 EXTINTOR DE PQS Os pós-químicos secos são substâncias constituídas de bicarbonato de sódio, bicarbonato de potássio ou cloreto de potássio, que, pulverizadas, formam uma nuvem de pó sobre o fogo, extinguindo-o por quebra da reação em cadeia e por abafamento.
21 EXTINTOR DE PQS Capacidade: 1,2, 4, 6, 8 e12 Kg Aplicação: Classes B e C Modo de usar: Destrave o extintor, empunhe a mangueira e dirija o bico da mesma para a base do fogo e aperte o gatilho. Obs. Caso o extintor seja de pressão injetada, abra a ampola de gás.
22 EXTINTOR DE CO² O dióxido de carbono é um gás mais pesado que o ar, sem cor, sem cheiro, não condutor de eletricidade e não tóxico, no entanto, asfixiante. Age por abafamento e, secundariamente, pela ação de resfriamento. Por não deixar resíduos, nem ser corrosivo, é um agente extintor apropriado para combater incêndios em equipamentos elétricos e eletrônicos.
23 EXTINTOR DE CO² Capacidade: 4,6, 8 e12 Kg Aplicação: Classes B e C Modo de usar: Retire o pino de segurança (romper o arame/lacre), retire o esguicho do suporte, empunhando-o com uma das mãos e acione o gatilho com a outra mão, dirigindo o jato para a base do fogo.
24 EXTINTOR DE HALON São compostos químicos formados por elementos halogênios, tais como o flúor, o cloro, o bromo e o iodo. Atuam na quebra da reação em cadeia devido às suas propriedades específicas e, de forma secundária, por abafamento. São ideais para incêndios em equipamentos elétricos e eletrônicos sensíveis, sendo mais eficientes que o CO².
25 EXTINTOR DE HALON Capacidade: 1,2, 4 e6kg Aplicação: Classes B e C Modo de usar: Retire o selo de lacração, aperte a alavanca (gatilho) e oriente o jato para a base do fogo. O jato desse extintor pode ser fechado a qualquer momento, bastando soltar o gatilho.
26 EXTINTOR DE ESPUMA A espuma pode ser química (reação entre soluções aquosas de sulfato de alumínio e bicarbonato de sódio) ou mecânica (produzida pelo batimento da água com o líquido gerador de espuma e o ar). Mais leve que todos os líquidos inflamáveis é utilizada para extinguir incêndios por abafamento e, por conter água, possui uma ação secundária de resfriamento.
27 EXTINTOR DE ESPUMA Capacidade: 9 ou 10 litros Aplicação: Classes A e B Modo de usar: Retire a trava de segurança e aperte o gatilho, dirigindo o jatoparaabase dofogo. A simples inversão do aparelho faz disparar o jato (que só para quando a carga se esgota) no caso da espuma química.
28 MANUTENÇÃO E INSPEÇÃO A manutenção começa com o exame periódico e termina com a correção dos problemas encontrados. Devemos verificar: rótulo de identificação, lacre, selo da ABNT, visibilidade, localização, acesso, peso, danos físicos, obstrução no bico ou na mangueira, peças soltas ou quebradas e pressão nos manômetros.
29 Semanais: Verificar acesso, visibilidade e sinalização. Mensais: Verificar se o bico ou a mangueira do extintor estão obstruídos, a pressão do manômetro, o lacre e o pino de segurança. Semestrais: Verificar o peso do extintor de CO² (se estiver abaixo de 90% do especificado, recarregar). TIPOS DE INSPEÇÕES
30 TIPOS DE INSPEÇÕES Anuais: Verificar danos físicos no extintor, o lacre e o pino de segurança e a necessidade de recarga. Qüinqüenais: Fazer o teste hidrostático, que é a prova a que se submete o extintor a cada 5 anos ou toda vez que o aparelho sofrer acidentes, tais como: batidas, exposição a temperaturas altas, ataques químicos ou corrosão.
31 O QUE FAZER DIANTE DE INCÊNDIOS? No lar: Em primeiro lugar retire crianças e pessoas idosas. Em seguida, desligue a energia elétrica da casa e chame o Corpo de Bombeiros. Caso não tenha extintores na residência, use água.
32 O QUE FAZER DIANTE DE INCÊNDIOS? No trabalho ou em locais públicos: Saia pelas portas principais ou saídas de emergência, de maneira rápida, sem gritos ou correrias, procurando fazer com que as demais pessoas procedam da mesma forma. Conseguindo escapar, chame o Corpo de Bombeiros.
33 O QUE FAZER DIANTE DE INCÊNDIOS? Em ambientes tomados pela fumaça: Use um lenço molhado para cobrir a boca e o nariz e facilitar a respiração. Procure andar o mais próximo do chão, onde o ar é mais limpo e menos quente. Lembre-se que a tendência da fumaça aquecida é subir para só depois descer.
34 O QUE FAZER DIANTE DE INCÊNDIOS? Em caso de fogo na roupa: Não corra, pois isso só aumentará o fogo. Ao invés disso, pare, deite e role. Mantenha-se vestido e, se possível, molhe bem suas roupas. Vendo uma pessoa em chamas, ajude-a abafando o fogo com um cobertor ou cortina.
35 Treinamento de Combate à Incêndio Básico O QUE FAZER DIANTE DE INCÊNDIOS? Em locais elevados: Não use o elevador, desça pelas escadas e não suba para andares superiores, salvo quando a descida estiver bloqueada. Se ficar preso, vá até uma janela e grite por socorro. Use extintores e hidrantes para combater o fogo. Não pule do prédio, aguarde pelo socorro.
36 COMO EVITAR INCÊNDIOS 1.Não deixe fósforos, velas ou outros objetos que possam provocar incêndios ao alcance de crianças. 2.Nunca deixe crianças sozinhas, trancadas em casa. 3.Quando acabar de fumar, apague bem seu cigarro.
37 COMO EVITAR INCÊNDIOS 4.Despeje cinzas, fósforos e pontas de cigarros na lixeira verificando se estão bem apagadas. 5.Evite fumar na cama antes de dormir, você pode provocar um incêndio. 6.Use espuma de sabão para verificar vazamentos na válvula do botijão de gás.
38 COMO EVITAR INCÊNDIOS 7. Se você sentir cheiro de gás (GLP) no ambiente, não risque fósforos, nem acione interruptores de luz. Desligue o gás eabraportasejanelas paraventilar.
39 COMO EVITAR INCÊNDIOS 8. Não sobrecarregue a rede elétrica com eletrodomésticos e evite ligar dois ou mais aparelhos numa só tomada. Isso causa sobrecarga, superaquecimento e pode provocar um incêndio. 9. Mande substituir tomadas defeituosas e verifique a instalação elétrica da casa.
40 COMO EVITAR INCÊNDIOS 10.Tome sempre muito cuidado com líquidos inflamáveis. Mantenha-os bem vedados e acondicionados em locais seguros. 11. Fogos de artifício são objetos muito perigosos. Não brinque com eles!
41 COMO EVITAR INCÊNDIOS 12. Desligue o ferro elétrico sempre que afastar-se dele. A experiência demonstra que sem os devidos cuidados eles podem produzir queimaduras e até incêndios. 13. Cuidado com panelas no fogo. Evite instalar cortinas perto do fogão, pois elas poderão iniciar um incêndio.
Incêndio É quando o fogo se torna um devastador, fugindo do controle humano. Conceito de fogo PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO
PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO USO DE EXTINTORES Conceito de fogo Fogo é um processo químico de transformação. Podemos também defini-lo como o resultado de uma reação química que desprende luz e calor
Proteção e combate a incêndio
Proteção e combate a incêndio Conceito de fogo Fogo é um processo químico de transformação. Podemos também defini-lo como o resultado de uma reação química que desprende luz e calor devido à combustão
OBJETIVOS Identificar os agentes extintores mais comuns para as diferentes classes de incên-
dio. I N S T I T U T O E S T A D U A L D E E D U C A Ç Ã O M I G U E L C A L M O N OBJETIVOS Identificar os agentes extintores mais comuns para as diferentes classes de incên- Identificar os diversos tipos
CURSO BÁSICO DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS
CURSO BÁSICO DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS DEFINIÇÃO: REAÇÃO QUÍMICA COM DESPRENDIMENTO DE LUZ E CALOR CURSO BÁSICO DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS O que é necessário para que haja fogo? A união de três elementos
PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO
PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Classificação SIGDA: SUMÁRIO 01. OBJETIVO 02. CAMPO DE APLICAÇÃO 03. RESPONSABILIDADES 04. DEFINIÇÕES 05. REFÊRENCIAS NORMATIVAS E BIBLIOGRÁFICAS 06. SIGLAS 07. PROCEDIMENTOS
Aplicação dos extintores TIPOS DE EXTINTORES. Objetivo
TIPOS DE EXTINTORES Objetivo O principal objetivo deste Blog, é apresentar de uma forma simplificada, a construção e os principais tipos de extintores de incêndio presentes no mercado especializado, além
UNIDADE: 10 UNIDADE 10 AGENTES EXTINTORES 10.0 INTRODUÇÃO:
10.0 INTRODUÇÃO: Em todos os estabelecimentos ou locais de trabalho só devem ser utilizados extintores de incêndio que obedeçam às normas brasileiras ou regulamentos técnicos do Instituto Nacional de Metrologia,
SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS Prof. Luiz Paulo Corrêa Vallandro Engenheiro Eletricista Engenheiro de Segurança do Trabalho 1 DEFINIÇÃO: DEFINIÇÃO: REAÇÃO
DDS Tipos de Incêndios Responsabilidades sobre os Equipamentos de Proteção Individual
DDS Tipos de Incêndios Responsabilidades sobre os Equipamentos de Proteção Individual Conceito de fogo Fogo é um processo químico de transformação. Podemos também defini-lo como o resultado de uma reação
DDS Combate a Incêndios. DDS Combate a Incêndios
DDS Combate a Incêndios 1 Métodos de extinção do fogo Partindo do princípio de que, para haver fogo, são necessários o combustível, comburente e o calor, formando o triângulo do fogo ou tetraedro do fogo,
CAPÍTULO 09 COMBATE A INCÊNDIO
CAPÍTULO 09 COMBATE A INCÊNDIO Tirando-se um dos elementos desse triângulo a combustão será eliminada. Assim, para combatermos um incêndio, temos três (3) regras básicas: A remoção do material combustível
Conhecendo o FOGO. - Podemos imaginar o fogo como um quebra-cabeças de três peças: - Combustível, comburente (oxigênio) e calor.
Conhecendo o FOGO - Podemos imaginar o fogo como um quebra-cabeças de três peças: - Combustível, comburente (oxigênio) e calor. - Se retirarmos qualquer uma destas peças desmontamos o quebra-cabeça, ou
- PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS
- PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS Edital Câmara 2014 (Polícia) item 03 - Professor: Marcos Girão - [email protected] Marcos Girão - CONCEITOS INICIAIS - PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIO Significa evitar
PREVENÇÃO CONTA SINISTRO E
PREVENÇÃO CONTA SINISTRO E COMBATE A INCÊNDIO PREVENÇÃO CONTA SINISTRO E COMBATE A INCÊNDIO Estudo do fogo Métodos de extinção do fogo Meios de propogação do calor Clasificação e tipos de combustiveis
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS NOS LABORATÓRIOS
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS NOS LABORATÓRIOS SOBRAL - CE ÍNDICE Capítulo I Objetivos... 01 Capítulo II Finalidade e Aplicação... 01 Capítulo III Responsabilidades...
Combate ao principio de incêndio e prevenção
Combate ao principio de incêndio e prevenção 4.1 Introdução 10.12.4 Os trabalhadores autorizados devem estar aptos a manusear e operar equipamentos de prevenção e combate a incêndios existentes nas instalações
E X TI N T O R SINALIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE COMBATE A INCÊNDIO. 12X28cm. 12X28cm. 12X28cm. Ref. 01 Ref. 02 Ref. 03
RDS signis VIII - SINALIZAÇÃO DE EXTINTORES E HIDRANTES SINALIZAÇÃO DE DE COMBATE A INCÊNDIO 1X8cm E X TI 1X8cm 1X8cm N T O R Ref. 01 Ref. 0 Ref. 03 HIDRANTE SINALIZAÇÃO DE ORIENTAÇÃO E SALVAMENTO VII
RICARDO AUGUSTO EAD; Curso de Polícia Comunitária pelo CBMPE; Curso de Prevenção e Combate a Incêndio;
RICARDO AUGUSTO Bombeiro Militar de Pernambuco desde 2007; Instrutor para o curso de formação de SAMU e PM's; Formado em Direito pela Faculdade do Vale do Ipojuca; Curso de Hemergencista Pré-hospitalar
Extintor de pó químico
Tipos de extintores Extintor de pó químico O agente extintor é o bicarbonato de sódio ou bicarbonato de potássio; A extinção do incêndio acontece pela formação de uma nuvem de pó sobre a chama que exclui
Catálogo do Grupo 52.24
20139 20140 20141 20142 20143 20144 20145 Abrigo para extintores do tipo AP/CO2/PQS 12 KG, medidas aproximadas (A) 85 x (L) 40 x (P) 30 cm, com visor em acrílico ou frente transparente em acrílico. Abrigo
Técnicas de Prevenção e Combate ao Princípio de Incêndio. Como o Fogo se Forma?
Sexta-feira, 11 de Setembro de 2015 Segurança do Trabalho Décima Primeira aula do professor Marcus Aurélio Segurança é usar de bom senso sempre. Técnicas de Prevenção e Combate ao Princípio de Incêndio
PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO. Material elaborado pelo Professor Edison T Rego
PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO Material elaborado pelo Professor Edison T Rego PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO CONCEITOS BÁSICOS TEORIA DO FOGO DEFINIÇÃO: O fogo é uma reação química das mais elementares, chamada
Classe A Como classe A entende-se os incêndios em sólidos, que queimam e deixam resíduo, tais como a madeira, o papel, tecidos, borracha, etc.
EXTINTORES O Corpo de Bombeiro aplica poucas exigências às pequenas edificações. Dentre elas obriga a presença de extintores de incêndio com a finalidade de conter os incêndios em seu início. Para que
TREINAMENTO INTEGRAÇÃO MÓDULO 5
MÓDULO 5 1 PREVENÇÃO A INCÊNDIO 2 QUÍMICA DO FOGO 3 CLASSES DE INCÊNDIO 4 EXTINTORES PORTÁTEIS 5 PLANO DE EMERGÊNCIA PREVENÇÃO A INCÊNDIO Na PETROBRAS DISTRIBUIDORA S.A., só será permitido fumar em locais
Dicas para a instalação correta do seu botijão
Dicas para a instalação correta do seu botijão O botijão de gás é um recipiente seguro e de fácil instalação, mas é preciso seguir algumas normas de segurança. Confira estas dicas e aproveite todas as
Proteção e Combate a Incêndios NR-20 e NR-23. Acadêmica: Regiane Ovando
Proteção e Combate a Incêndios NR-20 e NR-23 Acadêmica: Regiane Ovando Apresentação PROTEÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS NR-20 Líquidos Combustíveis e Inflamáveis NR-23 Proteção Contra Incêndios Introdução NR
Curso de Arrais Amador... CAPÍTULO 6 - COMBATE A INCÊNDIO APRESENTAÇÃO
CAPÍTULO 6 - COMBATE A INCÊNDIO APRESENTAÇÃO O fogo, fenômeno existenete desde o início da formação da Terra, coexiste com o homem proporcionando-lhe benefícios e, algumas vezes, prjuízos. O fogo colhido
Memorial Projeto Preventivo de Incêndio
2 Memorial Projeto Preventivo de Incêndio 1 Caracterização da Edificação: A edificação estudada possui área total de 194,54 m² constituída de 02 pavimentos sendo estes classificados da seguinte forma:
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR Vidas alheias, riquezas a salvar
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR Vidas alheias, riquezas a salvar COMBATE A INCÊNDIOS E EXTINTORES Apresentação: 1º Sgt Evandro de Mello do Amaral FATORES DE ÊXITO NA PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS Estar em dia com
Instalação predial de combate a incêndio: conceitos
Instalação predial de combate a incêndio: conceitos Introdução A existência de um incêndio é relacionada ao fogo e, portanto, o controle e a extinção do mesmo requerem a atuação de um profissional habilitado
Normas adequadas. Introdução. Instalação de gás: normas
Normas adequadas Introdução Instalações prediais de gás e de combate a incêndio são muito importantes nas edificações residenciais, comerciais e industriais, visto que são responsáveis pela alimentação
INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 16 3ª EDIÇÃO SISTEMA DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO
INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 16 3ª EDIÇÃO SISTEMA DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO Alterada pela Portaria CG 30/2017, de 17 de julho de 2017- DOEMG Ano 125, nº 135, de 20 de julho 2017 SUMÁRIO 1 Objetivo
INTRODUÇÃO TEORIA DO FOGO PROPAGAÇÃO DO FOGO PONTOS E TEMPERATURAS IMPORTANTES DO FOGO CLASSES DE INCÊNDIO MÉTODOS DE EXTINÇÃO DO FOGO EXTINTORES DE
INTRODUÇÃO TEORIA DO FOGO PROPAGAÇÃO DO FOGO PONTOS E TEMPERATURAS IMPORTANTES DO FOGO CLASSES DE INCÊNDIO MÉTODOS DE EXTINÇÃO DO FOGO EXTINTORES DE INCÊNDIO AGENTES EXTINTORES GASES LIQÜEFEITOS DE PETRÓLEO
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo: Prevenção e Combate a Incêndios - Aula 04
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo: Prevenção e Combate a Incêndios - Aula 04 COMPETÊNCIA QUE TRABALHAREMOS NESTE MÓDULO Identificar e manusear os equipamentos de combate ao fogo. Para
Brigada de Incêndio Combate Incêndio. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho
Brigada de Incêndio Combate Incêndio Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Brigada de incêndio A Atuação da Brigada de Incêndio define as conseqüências que um principio de fogo
EXERCÍCIOS AULA 04 PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO
EXERCÍCIOS AULA 04 PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO Prof. Marcos Girão 01. [FCC TECNICO SEGUR. E TRANSPORTE TRF/3ª 2007] Para ocorrer um incêndio é condição necessária e suficiente a existência de três elementos:
INSTALAÇÕES PREDIAIS PREVENÇÃO E COMBATE CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO
PREVENÇÃO E COMBATE CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO 1 ENG.ª M.Sc ELAINE SOUZA PREVENÇÃO E COMBATE CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO 1. CONCEITOS GERAIS 2. ETAPAS DE PROJETO 3. NORMAS 4. SITE 5. REPRESENTAÇÃO GRÁFICA 6.
(atualizada em 11/2006) NBR 5667-1:06 Hidrantes urbanos de incêndio de ferro fundido dúctil - Parte 1 - Hidrantes de Coluna NBR 5667-2:06 Hidrantes urbanos de incêndio de ferro dúctil - Parte 2 - Hidrantes
PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO
PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO DEFINIÇÃO DO FOGO O FOGO É UMA REAÇÃO QUIMICA QUE LIBERA LUZ E CALOR. PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO 193 QUAL É O NUMERO DO CORPO DE BOMBEIROS?
ATA DE REGISTRO DE PREÇOS
ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Processo: 23083.006186/2015-28 Pregão: 36/2016 Vigência 28/04/2016-27/04/2017 Objeto: Aquisição de extintores de incêndio Gestor: Sérgio Vieira DEPTO: PROAD E-mail: [email protected]
Tecnologias para Extinção de incêndio
Tecnologias para Extinção de incêndio Apresentação referente às tecnologias disponíveis para extinção de incêndio. Adelmiro Mendes Ferreira 1 3M No mundo e no Brasil 2 112 anos de fundação nos EUA, 68
NFPA Standard on clean agent fire extinguishing systems.
INSTRUÇÃO TÉCNICA CBPMESP Nº 26, de 15/03/2018 Sistema fixo de gases para combate a incêndio. 1 OBJETIVO Estabelecer as exigências para as instalações de sistema fixo de gases para combate a incêndio,
CENTRO DE TREINAMENTO - RIO DE JANEIRO
www.gemar24horas.com CENTRO DE TREINAMENTO - RIO DE JANEIRO A empresa GEMAR consultoria Desde 1988 na área de treinamentos e consultorias empresariais, com mais de 12 mil profissionais espalhados em mais
Prof.Dr. Wyser José Yamakami
Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Campus Ilha Solteira-SP SP Prof.Dr. Wyser José Yamakami Introdução a Engenharia de Segurança: Capítulo 8 Prevenção de Incêndios 8.1 - INTRODUÇÃO
Tecnologias e inovações na extinção de incêndio. Nuno Azevedo
Tecnologias e inovações na extinção de incêndio Nuno Azevedo Temas: 1- Classes de fogos; 2- Agentes Extintores; 3- Extintores portáteis; 4- Utilização de um extintor. 2 Classes de Fogo Para o estudo dos
GF Engenharia IT 21 - SISTEMAS DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO - Estado de São Paulo (em revisão)
IT 21 IT 21 - SISTEMAS DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO - Estado de São Paulo (em revisão) SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Aplicação CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DE SÃO PAULO 3 Referências normativas 4 Definições
NORMA TÉCNICA 04/2014
ESTADO DE GOIÁS CORPO DE BOMBEIROS MILITAR NORMA TÉCNICA 04/2014 SÍMBOLOS GRÁFICOS SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Definições 4 Referências normativas e bibliográficas 5 Procedimentos ANEXOS A Símbolos
FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS
FISPQ Nº: 014 Data da última revisão: 04/05/2013 Nome do Produto: Betufrio 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Betufrio Código do Produto:021060003, 021060050, 021060120, 021060200.
GÁS DE BOTIJÃO (GLP)
GÁS DE BOTIJÃO (GLP) 1 REVENDA DE GÁS DE BOTIJÃO 3 (GÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO - GLP) Só pode vender gás de botijão o comerciante que estiver regular junto à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e
Efeitos do produto Efeitos adversos à saúde humana: Produto não classificado como perigoso para a saúde humana.
FOLHA...: 1/ 5 1 Identificação do Produto e da Empresa: Nome do Produto: Nome da Empresa: Endereço: Av. Gupê, 10497 Telefone: 55 11 4772 4900 Cosmoquimica Indústria e Comércio EIRELI Fax: 55 11 4772 4955
NR 23 - NORMA REGULAMENTADORA 23
NR 3 - NORMA REGULAMENTADORA 3 PROTEÇÃO CONTRA INCENDIOS 3. Disposições gerais. 3.. Todas as empresas deverão possuir: a) proteção contra incêndio; b) saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal
A largura mínima das aberturas de saída deverá ser de 1,20m (um metro e vinte centímetros). ( / I2)
NR 23 - Proteção Contra Incêndios (123.000-0) 23.1 Disposições gerais. 23.1.1 Todas as empresas deverão possuir: a) proteção contra incêndio; b) saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em
MANUAL DO USUÁRIO APROVAÇÃO JONAS TERTULIANO DOS SANTOS DIRETOR
MANUAL DO USUÁRIO MANUAL DO USUÁRIO PARA APLICAÇÃO DA GARANTIA, RESPONSABILIDADE, TRANSPORTE, INSTALAÇÃO, INSTRUÇÕES DE OPERAÇÃO E USO, PRESERVAÇÃO E INSPEÇÃO PERIÓDICA DE EXTINTORES CARGA DE PÓ QUÍMICO
Corpo de Bombeiros. São Paulo
Corpo de Bombeiros São Paulo EXTINTORES Fogo É uma reação química em cadeia que desprende luz e calor devido à combustão de materiais diversos. Elementos que compõe o fogo Calor Combustível Comburente
Atividade prática - Reconhecendo gases do cotidiano Parte 2: gás extintor
Atividade prática - Reconhecendo gases do cotidiano Parte 2: gás extintor 9º ano do Ensino Fundamental / 1º ano do Ensino Médio Objetivo Vivenciar alguns experimentos que envolvem as propriedades dos principais
Comunicação ao Público SEVESO
Comunicação ao Público SEVESO Identificação do Estabelecimento A informação constante deste documento refere-se à unidade da CMP Cimentos Maceira e Pataias, S.A. - Fábrica MACEIRA- Liz, localizada na freguesia
Proteção e combate a incêndio
Proteção e combate a incêndio Conceito de fogo Fogo é um processo químico de transformação. Podemos também defini-lo como o resultado de uma reação química que desprende luz e calor devido à combustão
NR23 PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO
NR23 PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO Esta Norma Regulamentadora - NR 23 fixa as condições mínimas exigidas para garantir a segurança nas edificações em geral, no que se refere à proteção contra incêndio. Diante
NR 23 - Proteção Contra Incêndios ( )
NR 23 - Proteção Contra Incêndios (123.000-0) 23.1. Disposições gerais. 23.1.1. Todas as empresas deverão possuir: a) proteção contra incêndio; b) saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em
Extinção de incêndio. Tecnologias para. Apresentação referente às tecnologias disponíveis para extinção de incêndio. Adelmiro Mendes Ferreira
Tecnologias para Extinção de incêndio Apresentação referente às tecnologias disponíveis para extinção de incêndio. Adelmiro Mendes Ferreira 1 Adelmiro Mendes Ferreira + De 36 anos de carreira na 3M do
NR 23 - Proteção Contra Incêndios ( )
NR 23 - Proteção Contra Incêndios (123.000-0) 23.1. Disposições gerais. 23.1.1. Todas as empresas deverão possuir: a) proteção contra incêndio; b) saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em
NBR Inspeção, manutenção e recarga em extintores de incêndio.
INSTRUÇÃO TÉCNICA CBPMESP Nº 21, de 15/03/2018 Sistema de proteção por extintores de incêndio. 1 OBJETIVO Estabelecer critérios para proteção contra incêndio em edificações e áreas de risco por meio de
FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS
FISPQ Nº: 001 Data da última revisão: 02/05/2013 Nome do Produto: Betufita Branca 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Betufita Branca Código do Produto: 031048022, 034048024, 034048026,
FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)
Página 1 de 5 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome do Produto: Esponja Bombril Códigos Internos: Antiaderente Superfícies Delicadas: Unitária 17014 / Embalagem Econômica 17023 Multiuso Limpeza
Termologia utilizada para instalação predial de gás e combate a incêndio
Termologia utilizada para instalação predial de gás e combate a incêndio Introdução Conhecer termos utilizados em uma área é fundamental e, praticamente, obrigatório para todos os profissionais relacionados
ESTADO DA BAHIA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 21/2017. Sistema de Proteção por Extintores de Incêndio
SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Referências normativas e bibliográficas 4 Definições 5 Procedimentos ESTADO DA BAHIA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 21/2017 Sistema de Proteção por Extintores
SEGURANÇA EM LABORATÓRIO
Por que devemos nos preocupar com a segurança nos Laboratórios? SEGURANÇA EM LABORATÓRIO Declaração dos Direitos Humanos: Todo ser humano tem direito à vida Preservação da vida Por que os acidentes acontecem?
FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ. Data da última revisão: 01/11/2010 Página: 1 de 6
Data da última revisão: 01/11/2010 Página: 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: FLUXTEC 32 Código interno de identificação: 000010 Nome da empresa: Endereço: Proquitec Indústria de Produtos
FICHA TÉCNICA DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO - FISPQ Data da Revisão:
01. Identificação do Produto e da Empresa. Nome do Produto: Óxido de Zinco Nome da Empresa: Domingos Araújo Neto Endereço: Av. Francisco Sá, 3405 Monte Castelo Fortaleza Ce CEP: 60130-000 Telefone: (0xx85)
RELATÓRIO TÉCNICO. Solúvel em: Benzeno, Tolueno e Tetra Cloreto de Carbono.
RELATÓRIO TÉCNICO I - DADOS GERAIS: Nome do Produto: ENXOFRE Sinônimo: Enxofre Sublimado, Flor de Enxofre, Enxofre Super Ventilado. Cuidados para conservação: Conservar o produto na embalagem original.
SOLUÇÃO COMPLETA EM EXTINTORES, EQUIPAMENTOS E PLACAS DE SINALIZAÇÃO
SOLUÇÃO COMPLETA EM EXTINTORES, EQUIPAMENTOS E PLACAS DE SINALIZAÇÃO EXTINTORES Extintor de Incêndio Pó BC Extintor de Incêndio Pó ABC 4 KG - P4-BC 6 KG - P6-BC 8 KG - P8-BC 12 KG - P12-BC Extintor de
TEXTURA SÃO CAETANO IND. E COM. DE TINTAS E REVESTIMENTOS AV. ROCHEDO DE MINAS N 37 CIDADE IND.SATELITE, GUARULHOS
FISPQ : : 0021102012 INDENTIFICAÇÃO : Razão Social: TEXTURA SÃO CAETANO IND. E COM DE TINTAS E REVESTIMENTOS Endereço: AV. ROCHEDO DE MINAS N 37 Bairro: Cidade Satelite- Guarulhos - São Paulo CEP: 07222-200
FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO BATERIA ELÉTRICA ÚMIDA CONTENDO SOLUÇÃO ÁCIDA ABSORVIDA
F0LHA: 1 de 5 1 Identificação do Produto e da Empresa: Nome do Produto: Acumulador elétrico regulado a válvula Marca do Produto: GET POWER Nome da Empresa: Powersafe Importação e Exportação Ltda. Endereço:
1. GARANTA SUA GARANTIA LEIA E COMPREENDA O MANUAL DE INSTRUÇÕES.
1. GARANTA SUA GARANTIA LEIA E COMPREENDA O MANUAL DE INSTRUÇÕES. VERIFIQUE SE A TENSÃO DO APARELHO CORRESPONDE A DA TOMADA ONDE SERÁ LIGADO (127V ou 220V). ASPIRADOR DE PÓ APL110C COMPACT 10 SUMÁRIO 1.
Segurança contra Incêndios e Explosões
Segurança contra Incêndios e Explosões Prof. Ivan Faccinetto Böttger Prof. Rodrigo Machado Tavares www.firesafetybrasil.com [email protected] www.firesafetybrasil.com TRABALHOS Tema 1 Sinalização
INSTALAÇÕES PREDIAIS HIDROSSANITÁRIAS
INSTALAÇÕES PREDIAIS HIDROSSANITÁRIAS AULA 06 SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado Santos O FOGO Devem existir os três
NORMA REGULAMENTADORA Nº 23 - PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS
NORMA REGULAMENTADORA Nº 23 - PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS 23.1 Todos os empregadores devem adotar medidas de prevenção de incêndios, em conformidade com a legislação estadual e as normas técnicas aplicáveis.
FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO - FISPQ. ARCsul Indústria e Comércio de Produtos Químicos Ltda Endereço
Produto: Persulfato de Sódio Data: 04/01/2012 Página: 1/3 Versão: 03 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Produto Persulfato de Sódio Empresa ARCsul Indústria e Comércio de Produtos Químicos Ltda Endereço
Orientações para a Manipulação de Baterias de Lítio
Dados Técnicos Orientações para a Manipulação de Baterias de Lítio Considerações sobre Segurança de baterias de lítio O não cumprimento das diretrizes apresentadas neste documento pode causar danos em
SEGURANÇA EM LABORATÓRIO
SEGURANÇA EM LABORATÓRIO Por que devemos nos preocupar com a segurança nos Laboratórios? Declaração dos Direitos Humanos: Todo ser humano tem direito à vida Preservação da vida Por que os acidentes acontecem?
FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO ÓLEO DE CITRONELA
1 de 6 I. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA E DO PRODUTO BÚFALO INDÚSTRIA E COM. DE PROD. QUÍMICOS LTDA. Av. Hélio Ossamu Daikuara, Nº 3071 Vista Alegre Embu das Artes - SP Homepage: www.produtosbufalo.com.br E-mail:
- L E I A AT E N TA M E N T E A N T E S D E O P E R A R S E U F O G Ã O -
M A N U A L D E I N S T R U Ç Õ E S F o g ã o a L e n h a L a m b i a s e - L E I A AT E N TA M E N T E A N T E S D E O P E R A R S E U F O G Ã O - w w w. l a m b i a s e. c o m. b r MANUAL DE INSTRUÇÕES
(Redação dada pela Portaria SIT n.º 221, de 06 de maio de 2011)
NR 23 - Proteção Contra Incêndios Atualizada Publicação D.O.U. Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 06/07/78 Atualizações/Alterações D.O.U. Portaria SNT n.º 06, de 29 de outubro de 1991 31/10/91
Cálculos envolvendo reações
Cálculos envolvendo reações Cálculo Estequiométrico Misturamos reagentes que não estão em proporção estequiométrica Reagente limitante: consumido totalmente Reagente em excesso: sobra certa quantidade
Anti-Respingo com Silicone
1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: Anti-Respingos de Solda (Com silicone) Solvente: Cloreto de Metileno (Concentrado) Propelente: CO2 (Não Inflamável) Empresa: Heavy Duty Comércio de Ferramentas
MANUAL DE INSTRUÇÕES
MANUAL DE INSTRUÇÕES ASPIRADOR DE PÓ 1.200W Equipamento somente para uso doméstico. Obrigado por escolher um produto com a marca Tramontina. Por favor, leia o Manual de Instruções por completo antes de
Qualificação dos Profissionais da Administração Pública Local. Módulo 18 EXTINTORES. Formadora Fernando Moreira / Magda Sousa
Qualificação dos Profissionais da Administração Pública Local Módulo 18 EXTINTORES Formadora Fernando Moreira / Magda Sousa OBECTIVOS - Classificação de extintores; - Identificação das classes de fogos;
FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) SAPÓLIO RADIUM CLÁSSICO (BARRA) Elaborado: 30/07/2015 Revisão: 04 Página 1 de 4
Página 1 de 4 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: Sapólio Radium Clássico (Barra) Código interno: 14470 Aplicação: indicado para a limpeza mais difícil do lar: grelhas, assadeiras, panelas de
GARANTA SUA GARANTIA LEIA E COMPREENDA O MANUAL DE INSTRUÇÕES.
GARANTA SUA GARANTIA LEIA E COMPREENDA O MANUAL DE INSTRUÇÕES. VERIFIQUE SE A TENSÃO DO APARELHO CORRESPONDE A DA TOMADA ONDE SERÁ LIGADO (127V ou 220V). ASPIRADOR DE PÓ E ÁGUA WORK10 INTRODUÇÃO Parabéns
SEGURANÇA EM LABORATÓRIO
SEGURANÇA EM LABORATÓRIO Por que devemos nos preocupar com a segurança nos Laboratórios? Declaração dos Direitos Humanos: Todo ser humano tem direito à vida Preservação da vida 1 Por que os acidentes acontecem?
JOSÉ ESTEVÃO BALÁSZ Técnico em Segurança do Trabalho UNICAMP ASSUNTO. Prevenção e Combate a Incêndio
PALESTRANTE JOSÉ ESTEVÃO BALÁSZ Técnico em Segurança do Trabalho UNICAMP ASSUNTO Prevenção e Combate a Incêndio OBJETIVOS Conhecer o tetraedro do fogo. Saber como o calor se propaga. Identificar os métodos
