MANUAL DE OPERAÇÕES AHC CRANE 21644 PÁGINA DO AHC Na figura acima são exibidas as seguintes informações: 1- Velocidade do cabo. 2- Pressão do Nitrogênio no Compensador do AHC. 3- Carga máxima permitida (SWL = carga para trabalho seguro) para o guincho selecionado de acordo com a tabela de carga. 4- Soma total da carga no gancho e o peso do cabo pago para o guincho selecionado. 5- Raio de trabalho real. Distância entre o alto do braço telescópico e o centro do pedestal. 6- Distância entre o gancho e a ponta da lança. 7- Contador. Este é um parâmetro configurável de distância, isto é, pode-se medir a profundidade do destino da carga baixando-a a superfície do mar, tocando o mostrador numérico e zerando-o. 8- Barra que indica a carga real no gancho usando a percentagem do Fator de Carga de Design, conforme a tabela de carga. Fator de Carga (R0) é a máxima força dinâmica que pode atuar sobre o guindaste. 9- Gráfico de posicionamento que visualiza o desempenho do AHC, em intervalos de 30 segundos.
a) Gráfico verde: cabo do movimento dentro / fora do guincho, que compensa o balanço da ponta da lança decorrente do movimento do mar. b) Gráfico amarelo: Posição da ponta da lança de acordo com o movimento do mar (MRU). c) Gráfico vermelho: Derivação entre os gráficos verde e amarelo, que mede o desempenho do AHC. Se o gráfico vermelho estiver em zero, o guincho está compensando 100% do balanço da ponta da lança. 10- Gráfico de velocidade que mostra o desempenho do AHC, em intervalos de 30 segundos. a) Gráfico verde: cabo do movimento dentro / fora do guincho, que compensa o balanço da ponta da lança decorrente do movimento do mar. b) Gráfico amarelo: Velocidade da ponta da lança (MRU). c) Gráfico vermelho: Derivação entre os gráficos verde e amarelo, que mede o desempenho AHC. Se o gráfico vermelho estiver em zero, o guincho está compensando 100% do balanço da ponta da lança. 11- Barra que indica a posição do pistão do acumulador do AHC, em %. OBSERVAÇÃO 1! Para melhor desempenho, o pistão do AHC deverá estar posicionado entre 40 e 60%. Se a posição estiver fora desta faixa, recomenda-se identificar a causa e corrigi-la, para que volte à faixa designada. OBSERVAÇÃO 2! A posição do pistão pode ser afetada pelas duas condições abaixo: - Pressão do Nitrogênio (N2) dentro da garrafa: a temperatura do local desempenha grande influência sobre a pressão do N2, e é a causa mais comum para o pistão estar fora da posição de melhor desempenho. - Alta pressão do óleo na HPU do guincho principal: à temperatura de 40 C, o óleo deverá ter pressão de 320bar (± 10bar). 12- O tamanho do eixo Y do gráfico de velocidade e posição poderá ser alterado para melhor adaptação da altura das ondas do momento (swell). Toque o campo numérico nas partes de cima e de baixo do eixo Y e configure os valores desejados usando o teclado numérico.
PÁGINA DA HPU (página de início) A página da HPU pode ser exibida em diferentes layouts, dependendo do tamanho. Em guindastes maiores, é comum que o guindasteiro possa solicitar um pedido de análise de força. Isto pode ser feito pressionando-se o botão PMS ou simplesmente telefonando para a sala de máquinas. 1- Botão On / Off para a HPU do guincho 2- Botão On / Off para a HPU do guindaste 3- Pressão dos acumuladores da AHC (barras) 4- Temperatura do óleo ( C) 5- Pressão da HPU do guindaste (barras) 6- Temperatura do óleo ( C)
PÁGINA DA HPU (página de início) Esta página da HPU possui as seguintes propriedades (tanto para a HPU do guindaste quanto do guincho principal): 1- Símbolos de indicação de erro geral para cada bomba: (Erro / OK) 2- Símbolos de indicação de temperatura para cada motor elétrico: (Temperatura muito alta / alta / OK)
3- Símbolos de indicação do filtro para cada bomba: (Filtro OK / entupido) 4- Símbolos das condições da bomba: (Parada / funcionando / iniciando / erro) 5- Relógio contador, que visualiza o número total de horas de funcionamento da bomba: 6- Símbolos para os botões de inicialização: (Botão de início está sendo apertado enquanto a bomba está parada / botão de início quando a bomba estiver iniciando, em funcionamento ou em status de erro / botão de início inativo quando a bomba está parada). OBSERVAÇÃO! As bombas da HPU do guincho principal têm inicialização sequencial. Quando a bomba n º 1 é inicializada, a bomba nº 2 será inicializada automaticamente.
7- Símbolos para os botões de parada: (Botão de parada está sendo apertado enquanto a bomba está inicializando ou em funcionamento / botão de parada quando a bomba está parada ou em status de erro / botão de parada inativo quando a bomba está inicializando ou em funcionamento). 8- Barra de pressão da HPU: indica a pressão da HPU durante a operação, tanto em valores numéricos quanto em código de cores. 9- Barra da temperatura do óleo da HPU: indica a temperatura do óleo durante a operação, tanto em valores numéricos quanto em código de cores. 10- A HPU do guincho principal possui um indicador para o status do pistão do acumulador da HPU. (Acumulador em stand by / acumulador descarregando / acumulador pronto / acumulador carregando) OBSERVAÇÃO! Não é possível ativar o guincho principal antes que o acumulador esteja pronto. Também não é possível inicializar a HPU enquanto o acumulador esteja descarregando. Isto ocorre para evitar que as bombas sejam ativadas com o sistema já pressurizado.
11- Botão de anulação do N2 na AHC: Anula e substitui o alarme de pressão do N2 pela HPU do guincho principal. (Pressão de N2 OK / Pressão de N2 muito baixa para ativar a HPU; aperte o botão para substituição / Substituição ativa; aperte o botão para desativar). OBSERVAÇÃO! Certifique-se de o pistão do acumulador da HPU esteja desconectado antes de inicializar a HPU durante o alarme de baixa pressão do N2. 12- Botão de anulação de alarmes na HPU: Anula e substitui os alarmes de nível muito baixo do óleo e de também o de alta temperatura do óleo. Para mais informações, veja o capítulo 6.10.1 Níveis de óleo e temperatura na HPU. O botão de anulação podem se mostrar das maneiras abaixo: (Anulação desligada sem alarmes relacionados ao óleo / anulação ativada pressione o botão para desativar / anulação desativada pressione o botão para ativar). OBSERVAÇÃO! A HPU será desligada assim que esse alarme for acionado. Para reiniciá-la, complete o óleo ou utilize a função de anulação e substituição, em caso de emergência. 13- Símbolos de nível baixo no reservatório de óleo da HPU:
14- Símbolos de nível muito baixo (vazio) no reservatório de óleo da HPU: 15- Luz de aviso de alta temperatura no reservatório de óleo da HPU: OBSERVAÇÃO! A HPU será desligada assim que esse alarme for acionado. Para reiniciá-la, espere até o óleo resfriar, ou utilize a função de anulação e substituição, em caso de emergência. 16- Indicação de pronto da PMS: Os motores da HPU somente poderão ser inicializados após a Sala de Controle de Máquinas das o start OK para o guindaste.
PÁGINA DE CONFIGURAÇÕES Nesta página, como indicado pela Figura 6.10, é dada ao operador a possibilidade de configurar os parâmetros do sistema. Os botões com moldura mais espessa podem ser ativados. O operador pode configurar os seguintes parâmetros do sistema do guindaste: 1- Ativa / Desativa o Modo de Içamento no Porto para o guincho selecionado. O modo ativo será mostrado pelo Indicador de modo do guindaste Içamento Entre Embarcações. O modo em uso desativará o modo AOPS fora do perímetro da embarcação, e o içamento do guincho principal será interrompido com sobrecarga de 115%. 2- Ativa / Desativa o Içamento Entre Embarcações para o guincho auxiliar. Mostra nova tabela de carga com HS=0,5 para o guincho. Todas as outras funções permanecem disponíveis. 3- Ativa / Desativa a anulação do limite final, assim como permite redefinir o limite superior final para o guincho principal. 4- Informação da tabela de carga em uso para o guincho principal. 5- Informação da tabela de carga em uso para o guincho auxiliar. 6- Seleciona as células de carga do guincho auxiliar para utilização nos cálculos de CCS. 7- Leituras das células de carga do guincho principal. A Seleção para os cálculos de CCS é automática.
8- Botão de reinicialização da Unidade de Lubrificação do guincho principal. Deve ser reiniciada manualmente após a confirmação do referido alarme na página de alarmes. Isto é feito de maneira a impedir a bomba de ligar novamente com o reservatório de graxa vazio, após a confirmação do alarme. OBSERVAÇÃO 1! O operador deve estar totalmente informado ao utilizar a função de anulação, já que não há medidas de segurança para impedir a queda ou o impacto da lança. Desative a função de anulação imediatamente após o uso! OBSERVAÇÃO 2! O operador deverá experimentar desvios / alterações nas leituras do cabo e dos limites superiores após baixar um objeto pesado ao leito do oceano e içá-lo de volta. Esses desvios poderão ser corrigidos ao se definir um novo limite superior ao software, das seguintes maneiras: a) Ativando a função de anulação do limite máximo do guincho principal. b) Manobrando cuidadosamente o gancho até que toque gentilmente o fundo do limite final mecânico (candelabro). c) Tocando Definir limite e confirmando a mensagem de alerta. d) A função de anulação do guincho principal é automaticamente desativada, e as leituras do cabo e do limite final devem estar corretas. e) Informação selecionada na tabela de carga do guincho principal. f) Informação selecionada na tabela de carga do guincho auxiliar. g) Seleção das células de carga do guincho auxiliar para utilização nos cálculos de CCS. h) Leituras das células de carga do guincho principal. A seleção para os cálculos de CCS é feita automaticamente. i) Botão de reinicialização da unidade de Lubrificação do Guincho Principal. Deve ser feito manualmente após confirmação do referido alarme na página de alarmes, de modo a evitar que a bomba ligue novamente com o reservatório de graxa vazio, após a confirmação do alarme.
PÁGINA DE ALARME A página acima mostra uma lista com todos os alarmes ativos. Cada alarme apresenta os seguintes atributos evidenciados em tela: 1- Data e hora. 2- Status do alarme: a) OK - o erro não está presente e o alarme já foi reconhecido. b) Set - o erro ainda está presente e o alarme já foi reconhecido. c) Unacknowledged o erro não está presente e o alarme não foi reconhecido. d) Unacknowledged & Set o erro ainda está presente e o alarme não foi reconhecido. 3- Nível do alarme: a) Notificação b) Aviso c) Erro 4- Descrição do alarme, mostrando as possíveis falhas. Pressione em qualquer lugar na linha do alarme desejado, para abertura de um menu com informações adicionais. 5- No lado direito da página há um botão quadrado para cada alarme. Este é o botão de reconhecimento do alarme. Consulte a o anexo com a lista de alarmes.