Cenário Atual BACIA AMAZÔNICA A Bacia Amazônica representa hoje uma das mais importantes áreas do planeta considerando questões ligadas à biodiversidade, sustentabilidade e mudanças climáticas. Geograficamente, é a Bacia mais extensa e de maior densidade de água do mundo. Com cerca de 7 milhões km2, abrange seis países da América Latina e sete estados da federação. Os rios da Amazônia têm grande potencial hidrelétrico e suas hidrovias atuam como principal meio de transporte de carga e de comunicação da região Norte. As populações ribeirinhas e povos indígenas dependem das suas águas como meio de transporte e fonte de sustento. Como em todo o país, a Região Norte tem apresentado um forte crescimento econômico, atraindo empresas e investimentos nacionais e internacionais.
Cenário Atual As empresas que atuam no segmento de transporte fluvial de cargas na Bacia Amazônica não têm estruturado um plano de ação conjunto para mitigar os efeitos de um acidente ambiental e de navegação e não possuem informação sobre os padrões operacionais, de segurança e de remediação adotados pelas demais empresas que atuam na região. Um acidente na Bacia Amazônica pode facilmente se transformar num desastre ambiental de grandes proporções, com danos significativos para a fauna, flora, populações ribeirinhas, para a logística operacional e para a reputação e saúde financeira das empresas envolvidas. Nessas situações, é fundamental que os profissionais que atuam na região já tenham, como elemento de apoio, um plano de auxílio mútuo e que as empresas do setor sejam dotadas das melhores práticas de segurança operacional para minimizar os danos.
O MOTIRÔ convida você a patrocinar o 1º FÓRUM DE SEGURANÇA NO TRANSPORTE FLUVIAL NA BACIA AMAZÔNICA a ser realizado no segundo trimestre de 2011, nas cidades de Santarém, Porto Velho, Belém e Manaus e a implantação de um site, AMAZÔNIA EM REDE, para conectar os participantes do Fórum e players do mercado. É a oportunidade para associar a marca da sua empresa a um projeto de sustentabilidade e preservação do meio ambiente, além de: Estar lado a lado, conhecer e dialogar com outras empresas, organizações e autoridades que atuam na Bacia Amazônica para definir estratégias e ações de interesse comuns ao setor. Promover programas voltados para segurança, preservação e remediação de acidentes na região, com reflexos na redução de custos operacionais, riscos legais e reputação das empresas. Fazer networking com os principais players deste mercado na região. Identificar potenciais clientes e parceiros de negócio. Fomentar e consolidar na região o PAM - Plano de Ajuda Mútua.
O Fórum O 1º FÓRUM DE SEGURANÇA NO TRANSPORTE FLUVIAL NA BACIA AMAZÔNICA integra as ações do Motirô, com 4 encontros de 2 dias, em datas a serem definidas, no segundo trimestre de 2011, nas cidades de Santarém, Porto Velho, Belém e Manaus. O Fórum é um evento de natureza empresarial, técnica e operacional, e ao mesmo tempo trás em seu DNA a ação social com o objetivo declarado de preservar o meio ambiente e beneficiar as comunidades ribeirinhas. Após o evento será disponibilizado o site AMAZÔNIA EM REDE para garantir a continuidade da discussão, a troca de informações e manter os participantes conectados e mobilizados na construção de soluções compartilhadas. No site, estarão disponíveis as apresentações do fórum; biblioteca com normas, regulamentações e legislações pertinentes ao setor, além de informações, textos e vídeos de interesse das empresas que atuam no transporte fluvial de cargas na Bacia Amazônica. Suporte Técnico (conteúdo e programação): ALFEU ALCÂNTARA, Shell Brasil
O Fórum Estimular o debate sobre temas ligados à segurança, prevenção e remediação de acidentes no transporte fluvial de cargas na Bacia Amazônica. Promover a integração e a troca de informações entre os profissionais na região. Divulgar as boas práticas de gestão, segurança operacional, remediação e preservação do meio ambiente. Alertar as empresas para temas como sistemas de gestão, regulamentações, legislação e riscos legais e ambientais inerentes ao transporte fluvial de cargas. Fomentar a cultura de prevenção compartilhada e mútua cooperação nos casos de mitigação dos efeitos causados pela ação do setor. Buscar, em conjunto, alternativas de apoio ao desenvolvimento sustentável da região e comunidades ribeirinhas. Consolidar o PAM - Plano de Ajuda Mútua - através da mobilização das empresas que atuam no transporte fluvial da região e da divulgação dos seus padrões operacionais e de segurança.
O Fórum O Fórum tem público estimado em 600 participantes: diretores, gerentes, engenheiros e profissionais ligados às áreas operacionais, de segurança e meio ambiente das empresas que atuam no transporte fluvial na Bacia Amazônica nas áreas de navegação, combustível, granéis sólidos, GLP, distribuição de combustíveis, remediação ambiental, estaleiros, mineradoras, entre outras. Além desses profissionais, autoridades locais e regionais também serão convidados a participar dos encontros representantes das instituições públicas e organizações engajadas à causa ambiental da região: IBAMA, ANVISA, ANTAQ, Defesa Civil, Capitania dos Portos, órgão ambiental estadual, administradores públicos, organizações não-governamentais, entre outros.
O Motirô O Movimento Motirô é uma iniciativa para mobilizar empresas, poder público, comunidades e organizações não-governamentais para buscar soluções compartilhadas que promovam a segurança e melhorem as condições de vida e bem-estar das comunidades que vivem e trabalham nas regiões-foco de nossa atuação. MOBILIZAÇÃO e SUSTENTABILIDADE é o que norteia nosso Movimento. A escolha por "Movimento" e "Motirô" não é gratuita. Movimento porque é fluido, porque não temos todas as respostas, porque move e faz mover. Motirô - termo de origem tupi, dado a mobilizações coletivas para fins de colheita ou construção - porque sabemos que o engajamento de cada parte envolvida é o maior diferencial de toda e qualquer atividade.
Parceiros Envolvidos REALIZAÇÃO MOTIRÔ: Produção executiva TUIUIU: Implantação e manutenção do site. ALFEU ALCÂNTARA - Marine Technical Adviser da Shell Brasil: apoio técnico, conteúdo e grade de programação. CASAOITO: Criação e identidade visual