RELATÓRIO FINAL 2014
Nos dias 27 e 28 de setembro, Belo Horizonte se transformou na capital brasileira da gastronomia. Durante os dois dias, 70 chefs e produtores de 14 estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, estiveram reunidos no Festival Fartura BH, realizado pela primeira vez na Praça José Mendes Júnior, entre a Rua da Bahia e o Palácio da Liberdade. Ao todo, foram 80 espaços dedicados à venda de comida e bebida, além de 32 cursos e degustações e 20 atrações musicais. O evento foi promovido pela mesma equipe do Festival de Gastronomia de Tiradentes.
RR AP O Festival Fartura BH trouxe para Belo Horizonte produtos de norte a sul do Brasil do Oiapoque ao Chuí, que foram mapeados em três anos da Expedição Fartura Gastronomia. Nesse período, foram percorridos 48 mil km, por 16 estados e o Distrito Federal: Amapá, Roraima, Espírito Santo, Amazonas, Mato Grosso, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. CE AM RN PE AL SE MT BA MG ES SP RJ PR RS
Lançamento O lançamento do Festival Fartura BH aconteceu na sala NET Cineart Premier, no Ponteio Lar Shopping. Na ocasião, foi exibido o curta-metragem da Expedição Brasil Gastronômico, antigo nome da atual Expedição Fartura Gastronomia, além do lançamento do livro Expedição Brasil Gastronômico vol. 2. Entre os convidados, imprensa, chefs, formadores de opinião, parceiros do Fartura, patrocinadores e autoridades.
Ingressos - Pontos de troca O acesso ao Fartura BH se deu com a troca de alimentos não perecíveis por ingressos. Foram montados pontos de troca em três unidades do Supermercado Verdemar (Buritis, Raja Gabaglia e Sion). A organização disponibilizou 5.500 ingressos por dia, 11 mil ingressos no total, que se esgotaram. Cada ingresso foi trocado por dois quilos de alimento não perecível, exceto fubá e sal, ou por R$10,00 (dez reais) doados aos Servas (Serviço Voluntário de Assistência Social). No total, foram 12 toneladas de alimentos não perecíveis arrecadados com a troca de ingressos.
Programação Gastronômica A programação gastronômica do Festival Fartura BH foi dividida em quase 80 espaços para venda de comidas e bebidas, sendo 12 dedicados a Chefs e Restaurantes; 10 de Petiscos, Lanches e Doces; 24 bares com bebidas; 10 de Produtos e Produtores e 6 chefs do Cozinha ao Vivo.
Programação Gastronômica ESPAÇO CHEFS E RESTAURANTES ESPAÇO PETISCOS, LANCHES E DOCES Programação Gastronômica No espaço dedicado aos chefs, os convidados prepararam aquilo que sabem fazer de melhor. Os pratos foram vendidos a preço único, para que o público pudesse experimentar um pouco de tudo. As estrelas foram comidas que são referência em Minas Gerais e em outros Estados, deixando sempre um gostinho de quero mais.
Programação Gastronômica ESPAÇO PRODUTOS E PRODUTORES ESPAÇO COZINHA AO VIVO Programação Gastronômica Este espaço, apresentou produtos que são referência cultural e econômica de várias localidades do Brasil. O público assistiu, em tempo real, o preparo de pratos por chefs e cozinheiros. As atrações ficaram por conta dos enormes tachos de doces e paelleiras, além do costelão assado no chão com brasa.
Programação de Cursos Nos espaços dedicados a cursos e degustações, o público participou de mais de 30 aulas gratuitas de culinária, ministradas por grandes chefs mineiros e cozinheiros de outros estados. Outra opção para conhecer de perto a diversidade da culinária brasileira foi o Espaço Degustação Senac, onde o público provou pratos típicos de vários Estados do país.
Programação Cursos ESPAÇO AULAS SENAC Chefs e profissionais que trabalham com bebidas ministraram aulas teóricas de diversas temáticas, abertas e gratuitas para o público. Programação Cursos com Frederico Calijorne (professor do Curso Superior de Gastronomia, SENAC, Belo Horizonte, MG) com Zoroastro Passos (chef consultor do Maria das Tranças, Belo Horizonte, MG) com Miriam Aguiar (Flute Educação e Cultura, Rio de Janeiro, RJ) com Edna Lisboa (professora do Curso Superior de Gastronomia, SENAC, Belo Horizonte, MG) com José Lúcio Mendes Ferreira (Expocachaça, Belo Horizonte, MG) com Luciano Machado (produtor de queijos, Medeiros, MG) com Fabiana Arreguy (Rádio CBN, Belo Horizonte, MG) com Bruno Souza (Academia do Café, Belo Horizonte, MG) com Hans Eberhard Aichinger (Especialista Educacional em Gastronomia, SENAC, Belo Horizonte, MG) com Mário Portella (chef pesquisador, Juiz de Fora, MG) com Fabiana Arreguy (Rádio CBN, Belo Horizonte, MG) com Tanea Romão (Kitanda Brasil, Tiradentes, MG) com Eugênio Sávio (Belo Horizonte, MG) com Kleinia Anjos Vianna (professora do Curso Superior de Gastronomia, SENAC, Belo Horizonte, MG) com Cidinha Lamounier (Faculdade Promove, Belo Horizonte, MG)
Programação Cursos Programação Cursos ESPAÇO INTERATIVO SENAC AULA PRÁTICA Espaço de aula prática onde os participantes puderam colocar a mão na massa sob a orientação de chefs mineiros renomados. Um paralelo entre a cozinha brasileira e a de outros países, para que o público percebesse a diversidade e a importância da nossa cozinha. com Beto Haddad (Bangkok, Belo Horizonte, MG) com Paula Cardoso (Haus München, Belo Horizonte, MG) com Leonardo Paixão (Glouton, Belo Horizonte, MG) com João Bertoloti (professor do Curso Superior de Gastronomia, SENAC, Belo Horizonte, MG) com Guilherme Melo (Hermengarda, Belo Horizonte, MG)
Programação Cursos O público pôde conhecer os métodos de preparo e degustar pratos típicos de algumas regiões do país. Foi uma oportunidade única de experimentar as riquezas gastronômicas brasileiras em um só lugar. Programação Cursos com Alessandra Alvarenga (Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, SENAC, Belo Horizonte, MG) com Rosa Maria (Tacacá da Gisela, Manaus, AM) com Norma Freitas (Casa do Barreado, Paranaguá, PR) com Flávio Trombino (Xapuri, Belo Horizonte, MG) com Adalva Dias Rodrigues (Restaurante Paçoca de Pilão, Parnamirim, RN) com Helton Aguiar Neves, Rosilene Campolina e Luciano Avellar (Fazenda Engenho D Água, Ouro Preto, MG; Portal Chef a Chef e Avellar Consultoria, Belo Horizonte, MG) com Mário Santiago (A Pão de Queijaria, Belo Horizonte, MG) com Jaime Solares (Borracharia Gastropub, Belo Horizonte, MG) com Rodrigo Fonseca (Taste Vin, Belo Horizonte, MG) com Juliano Carraro (Vinícola Lídio Carraro, Bento Gonçalves, RS)
Programação Cultural Na Praça José Mendes Júnior foram montados dois palcos para a apresentação de grandes nomes da música estadual e internacional e DJs de destaque na cena mineira. Para maior interação e intercâmbio cultural com a América Latina, o festival trouxe dois grupos argentinos atuantes no cenário internacional: Tanghetto e Las Taradas. Ao todo foram 20 apresentações nos dois dias de evento.
Programação Cultural Números do Fartura BH Mídia espontânea: R$2.983.666,00 Público: 11 mil pessoas classe AA, A, B Nenhum boletim de ocorrência registrado pela PM - 10 toneladas de insumos e produtos - 25,5 mil porções servidas - 80 espaços dedicados à programação gastronômica - 32 cursos - 34 horas/aula - 14 estados participantes - 70 chefs e produtores - 420 funcionários envolvidos na produção - 400 metros de piso reaproveitados do Festival de Gastronomia de Tiradentes - 100 toneladas de material de montagem - 1 quilômetro de rede hidráulica e 800 metros de rede elétrica - 260 mudas e 50 metros quadrados de grama para revitalização da Praça José Mendes Júnior
Clipping Clipping ENCONTRO
Clipping Clipping PALADAR
Clipping Clipping VEJA DIVIRTA-SE
Clipping Clipping
TRAMONTINA
OBRIGADO PELA PARCERIA. MAIS UMA VEZ, COM O SEU APOIO, ESTAMOS AJUDANDO NO DESENVOLVIMENTO E VALORIZAÇÃO DA GASTRONOMIA BRASILEIRA. ATÉ A PRÓXIMA!