Problemas Sociais Urbanos Segundo a ONU, 30% da população das cidades vivem na absoluta pobreza. Entre 20 e 40 milhões de famílias não tem onde morar e cerca de 920 milhões vivem em favelas ou áreas irregulares.
Problemas Sociais Urbanos - Com as cidades crescendo, aparecem problemas como grande produção de lixo e poluição.
Segregação Espacial - Qualquer grande cidade tem grande fragmentação. - Elas se dividem em: Centros Comerciais. Centros Financeiros. Bairros Residenciais. Áreas de Lazer.
Aspectos demográficos: Conceitos Fundamentais
Fixação Populacional Diversos fatores impedem ou favorecem que pessoas se fixem em um lugar: Fatores Naturais. Fatores Econômicos. Fatores Históricos.
Fatores Naturais Clima, topografia, solo entre outros, são o 1º fator para se instalar ou não em certos lugares.
Fatores Econômicos Lugares com melhores condições econômicas atraem pessoas. Ex.: Nova York. Lugares com condições econômicas ruins, são áreas repulsoras de pessoas. Ex.: Sertão Nordestino.
Nova York, atrai pessoas. Sertão Nordestino, repulsa as pessoas.
Números Populacionais Populoso: Número de habitantes de um lugar. Obs.: O Brasil é o 5º mais populoso. Povoado: Número de habitantes, divididos pela área do país ou cidade. Também chamado de densidade demográfica.
Populoso e Povoado País mais populoso: China, com 1.315.000.000 de pessoas. País mais povoado: Mônaco, com 17.700 hab./km2. A distribuição da população no globo é muito heterogênea.
Crescimento Populacional Até o fim do Século XIX nascia muita gente, porém também morriam muitas pessoas. Após o início do Século XX melhoram as condições de saúde, a mulher começa a trabalhar, vacinas, etc. Esses fatores fazem diminuir o número de nascimentos.
Pirâmide Etária É um gráfico que mostra a divisão por sexo, idade e quantidade em um determinado país.
Países Ricos A Pirâmide Etária dos países ricos é bem homogênea. Nascem menos pessoas, a população adulta é média e tem boa quantidade de idosos.
Países Pobres A Pirâmide Etária dos países pobres é muito heterogênea. Possui uma base muito larga e o seu topo é bem estreito. Nascem muitas crianças e poucas chegam a idades mais avançadas, já que as condições são bem ruins.
Êxodo Rural Saída do campo para a cidade em busca de condições melhores. Um país, quanto mais gente no campo, mais pobre é o país.
Conceitos: IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): Serve para designar se um país é desenvolvido ou subdesenvolvido, levando em conta três fatores. 1) Escolaridade. 2) Expectativa de Vida. 3) Renda per capta. Esse Índice vai de 0 até 1. Quanto mais próximo de 1 melhor é o país. Islândia: 0,968. Brasil: 0,800. Serra Leoa: 0,336.
Crescimento Populacional do Brasil A população brasileira cresceu muito após o Século XIX, devido ao: Vinda de escravos (Séc. XIX). Imigração estrangeira (Séc. XX). Grande número de filhos.
Conceitos: Migração: Deslocamento de um local para o outro. Imigração: Entrada de um local para o outro. Emigração: Saída de um local para o outro.
Conceitos: Migração Pendular: Migração diária, na qual a pessoa sai para o trabalho e retorna ao fim do dia. Transumância: Migração devido a condições climáticas.
Índice de Gini Serve para calcular a desigualdade da distribuição da renda. Vai de 0 até 1. 0 Seria a igualdade de distribuição da renda. 1 Seria a total desigualdade
Índice de Desenvolvimento Humano IDH Contém três indicadores. 1 - Esperança de vida ao nascer ou a longevidade, representando uma vida longa e com bem-estar. 2 Nível educacional (frequência escolar e taxas de alfabetização, representando o conhecimento. 3 PIB real ( em paridade do poder de compra), representando um padrão de vida decente.
IDH MUITO ELEVADO>=0,900 1 Noruega 2 Austrália 3 Estados Unidos 4 Holanda 5 Alemanha 6 Nova Zelândia 7 Irlanda 8 Suécia 9 Suíça 10 Japão 11 Canadá 12 Coréia do Sul 13 Hong Kong-China 14 Islândia 15 Dinamarca 16 Israel
IDH ELEVADO >=0,800 18 Áustria 20 França 23 Espanha 25 - Itália 27 Reino Unido 29 - Grécia 40 Chile 43 - Portugal 45 - Argentina 51 - Uruguai 55 - Rússia 59 - Cuba 71 - Venezuela 85 - BRASIL
IDH MÉDIO>=0,500 IDH BAIXO<0,500 88 Equador Médio 101 China Médio 123 África do Sul Médio 136 Índia Médio 177 Serra Leoa - Baixo 184 Chade Baixo 185 Moçambique Baixo 186 Níger Baixo 187 República Dem. do Congo Baixo
Brasil é o 7º mais desigual do mundo A desigualdade ainda assombra os indicadores do bemestar da população e arranha a imagem do país no mundo. Os 10% mais ricos da população brasileira têm renda 50,6 vezes superior aos 15% mais pobres. Estamos Haiti e Panamá. Entre as famílias 20% mais pobres morrem 99 em mil crianças até 5 anos. Aumenta para 119 em mil para famílias em que as mães são analfabetas. Entre os 10% mais ricos, as mortes caem a 13 por mil. atrás apenas da Namíbia, Bolívia, Camarões, Colômbia