Mudanças Socioespaciais em um Mundo Globalizado

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Mudanças Socioespaciais em um Mundo Globalizado"

Transcrição

1 Mudanças Socioespaciais em um Mundo Globalizado Colégio Salesiano São José 8º ano Geografia Professor: Juliano

2 Mudanças no Espaço Geográfico Como ocorrem essas mudanças: Formas; Funções; Fluxos; Modos de vida.

3 Mudanças no Espaço Geográfico Alguns conceitos: Cidade/campo e rural/urbano; Crescimento vertical/horizontal; Público/privado e individual/coletivo; Vila/povoado.

4 Mudanças no Espaço Geográfico Principais mudanças: Atividades de lazer; Construções; Redes de transportes e vias de circulação; Atividades de trabalho, tecnologia e redes de informação e comunicação; Características naturais (clima, relevo, hidrografia e vegetação).

5 Megacidades e Cidades Globais: novas formas e funções urbanas O processo de urbanização avançou e formaram-se cidades com mais de um milhão de habitantes; Em 2004, aproximadamente, 48% da população mundial morava em grandes aglomerações urbanas. Em 2030 estima-se que poderemos ter mais de 5 bilhões de pessoas morando em grandes cidades.

6 Megacidades e Cidades Globais: novas formas e funções urbanas Muitos cientistas e estudiosos acreditam que a formação de aglomerações urbanas com elevadas densidades demográficas era um fenômeno típico e característico dos países Desenvolvidos. A partir de um estudo da ONU, verificou-se que havia grandes deslocamentos de população para as metrópoles e cidades mundiais, principalmente nos países subdesenvolvidos.

7 Megacidades e Cidades Globais: novas formas e funções urbanas As projeções e estimativas futuras indicam uma multiplicação das grandes cidades nas áreas mais pobres do planeta, bastante diferente do cenário mundial doa nos anos 1950, quando apenas 100 aglomerações urbanas tinham mais de um milhão de habitantes, e a maioria situava-se em países ricos; Para entender melhor esse processo é necessário fazermos algumas diferenciações e conhecermos alguns conceitos geográficos. Esses conceitos são: metrópole, megalópole, cidade global e megacidade.

8 Metrópole É formada por um conjunto de municípios ligados a um município principal. Os municípios de uma metrópole são bastante integrados, apresentando um conjunto diversificado de relações ligadas à moradia; ao comércio; às trocas de informações; aos locais de trabalho, de estudo, de atendimento médico-hospitalar etc. Segundo Milton Santos, as metrópoles são lugares complexos. Nelas se concentram muitos tipos de atividades. Esta multiplicidade de funções leva à concentração financeira, cultural e informacional.

9 Megalópole Corresponde a união e as interações de duas ou mais metrópoles. Exemplo: Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

10 Megacidade Em termos populacionais, correspondem às aglomerações urbanas que ultrapassam a marca de 10 milhões de habitantes; O surgimento das megacidades é um fenômeno bastante recente e está associado à rápida urbanização mundial; Nos países subdesenvolvidos, a crescente urbanização vem ocorrendo principalmente após os anos 1950/1960;

11 Megacidade Exemplo: Londres: levou mais de 130 anos para passar de 1 milhão a mais de 8 milhões de habitantes; Lagos (Nigéria): em menos de 60 anos (1950 até 2004), passou de 290 mil habitantes a 8 milhões e trezentos mil, e nas estimativas para ao ano de 2015, ela poderá atingir 24 milhões de habitantes. Além das megacidades serem definidas pela quantidade de habitantes, possuem outras características bem específicas:

12 Megacidade Concentram funções complexas e seletivas, com uma rede estruturada de serviços avançados (consultorias, marketing e publicidade, gerenciamento de sistemas de tecnologias avançadas, entre outros; Concentram funções produtivas e administrativas interligadas com diferentes países. E exercem um forte controle das redes de comunicação e informação, desde a produção quanto à circulação de informação e conhecimentos;

13 Megacidade Concentram a difusão de novas tecnologias tanto no processo econômicos como no cotidiano de parte da população; Concentram órgãos públicos representativos das diferentes esferas de poder (embaixadas, órgãos públicos federais, estaduais, municipais). As áreas de influência delas se estendem por diferentes espaços, interferindo sobre eles, articulando-os, integrando-os, formando redes que se reproduzem nas escalas geográficas nacionais, internacionais, regionais e locais.

14 Megacidade

15 Conhecendo mais sobre as Megacidades e Cidades Globais Megacidades e Cidades Globais são fenômenos recentes. Os fatores que as caracterizam estão relacionados: Às relações e influências que exercem sobre vastas parcelas do espaço geográfico; Ao conjunto de funções urbanas que desenvolvem; À elevada concentração de atividades altamente especializadas; À centralidade que exercem em relação à produção, controle, disseminação e transmissão de informações e ideias; Às grandes aglomerações com intensa circulação terrestre, marítima, fluvial ou aérea.

16 Conhecendo mais sobre as Megacidades e Cidades Globais Toronto, Londres, Nova Iorque, São Paulo, Paris, Moscou, Tóquio e Buenos Aires figuram entre as principais cidades globais. O que as torna globais é a forte concentração de sedes de grupos empresariais e instituições financeiras transnacionais que atuem em muitos países. Nesses centros são tomadas decisões que interferem e afetam a vida e a organização das atividades econômicas de milhões de pessoas, num mesmo país ou em diferentes países.

17 Conhecendo mais sobre as Megacidades e Cidades Globais As cidades globais incorporam um conjunto de inovações tecnológicas das telecomunicações e da informática. Para que elas se relacionem e se integrem espacialmente é fundamental que as informações sobre os mercados de capitais e empresariais possam ser enviadas simultaneamente para várias localidades do mundo, dependendo assim, de um sistema interligado de comunicações e informações.

18 Diferentes tipos de Desigualdades no Espaço Mundial e seus Efeitos O aumento e o crescimento das cidades na escala mundial poderia nos passar uma ideia de que as transformações técnicas e espaciais trariam como reflexo um aumento da riqueza produzida, da força e do poderio econômico das empresas e instituições nelas localizadas ou mesmo de uma situação de bem-estar social dos habitantes que nelas residem.

19 Diferentes tipos de Desigualdades no Espaço Mundial e seus Efeitos Desde a década de 1980, novas transformações espaciais estão em andamento, aceleradas pela globalização. As desigualdades socioespaciais acentuaram-se e a riqueza econômica gerada mundialmente ficou ainda mais concentrada que nas épocas anteriores. Portanto, nossos olhares sobre as desigualdades socioespaciais e sua distribuição no espaço geográfico mundial devem ser múltiplos e abrangentes.

20 Diferentes tipos de Desigualdades no Espaço Mundial e seus Efeitos Eles precisam resgatar valores humanos, a valorização da vida, a melhoria dos espaços de violência e a expansão da cidadania para todos. Analisando alguns indicadores socioeconômicos, refletiremos sobre a situação atual da humanidade nas ilhas de prosperidade e nos oceanos de desigualdade

21 Diferentes tipos de Desigualdades no Espaço Mundial e seus Efeitos Por meio desse estudo, podemos perceber que em muitos países e áreas continentais a situação de carência e exclusão chega a atingir níveis inaceitáveis para o exercício de uma vida digna com condições básicas satisfatórias para a sobrevivência. Nos anos 1980 e 1990, isso aconteceu em alguns países desenvolvidos e na maioria dos subdesenvolvidos. Nessa época, em grande parte da América Latina, da Ásia e da África houve um aumento do número de habitantes vivendo em situação de pobreza ou de miséria absoluta.

22 Diferentes tipos de Desigualdades no Espaço Mundial e seus Efeitos Nesse mesmo período, a renda mundial ficou ainda mais concentrada que nos períodos históricos anteriores. Como resultado cruel do processo de globalização e das transformações socioespaciais a ele associadas, estamos vivenciando um intenso processo de exclusão social. Para uma parcela crescente da população mundial, a vida urbana passou a estar associada ao desemprego, à falta de oportunidade para estudar e se desenvolver plenamente, à expansão de bairros e moradias em situação bastante precária, à favelização, à expansão de cortiços, à formação de guetos.

23 Conhecendo outro aspecto da Globalização: o poder econômico das Multinacionais e dos Bancos

24

25 O poder das Multinacionais e dos Bancos Após a II Guerra Mundial, o mundo atravessou um período de grandes inovações tecnológicas, crescimento urbano e das atividades industriais e de serviços. Esse processo teve efeitos na vida cotidiana dos indivíduos, modificando seus costumes e seu trabalho. Transnacional: estão em vários continentes. Multinacional: proprietários são de diversas nacionalidades.

26 O poder das Multinacionais e dos Bancos A situação das multinacionais tem semelhanças e diferenças. Elas podem atuar em diferentes setores da economia ao mesmo tempo: Petrobrás: atividade primária extração de petróleo, secundária refino do petróleo, terciária comercialização dos subprodutos postos de gasolina da BR.

27 Fluxos de Investimentos, Informações e Mercadorias: relações com Multinacionais e Bancos

28 Relações Multinacionais e Bancos Os grandes beneficiados no processo de globalização foram os capitais financeiros e as empresas multinacionais. Eles existem há muito tempo, porém, até a década de 1930, sua quantidade ainda era limitada. Bancos e multinacionais concentraram- se e fortaleceram-se a partir do final da II Guerra Mundial. A multiplicação das redes de computadores, comunicação por satélite e cabos de fibras óticas também está associada ao desenvolvimento das multinacionais e do sistema financeiro.

29 Relações Multinacionais e Bancos Como suas filiais e sedes estavam espalhadas por diversos lugares do mundo, existia a necessidade de trocarem informações, dados, decisões capitais, etc. assim, podemos perceber outro tipo de fluxo que se intensificou e foi facilitado pelos meios de comunicação no processo de globalização: fluxos de informações e investimentos. Os progressos nos sistemas de transporte implicaram maior velocidade no fluxo de mercadorias. O fluxo de investimentos, pessoas, informação, mercadoria e capitais era intenso no inicio do século XXI.

30 Relações Multinacionais e Bancos As transnacionais têm um imenso poder de influenciar os costumes da humanidade: por meio de propagandas, poder político, monopolizando ideia e acontecimentos divulgados pelos meios de comunicação, uso de satélites e webcams para ter controle do que acontece nos mais diferentes espaços, impõem condições aos governos interessados em receber seus investimentos como isenção de impostos, flexibilização dos direitos trabalhistas, flexibilização nas leis de proteção ambiental.

31 Relações Multinacionais e Bancos O controle dos modos de vida das pessoas, do trabalho e dos fluxos parece ser uma das características mais preocupantes do mundo globalizado. Ele está ocorrendo em espaços internos e externos, individuais e coletivos, públicos e privados. Outro tipo de controle que as transnacionais, sistema financeiro, governo exercem é sobre o trabalho. Existe forte pressão para alterar as leis trabalhistas.

32 Algumas Imagens...

33

34

35

36