educação - leitura - educomunicação - cultura - meio ambiente - saúde
APRESENTAÇÃO O Encontro Nacional está em sua 3ª edição e tem como foco a troca de experiências e culturas entre os municípios atendicos pelo Instituto Brasil Solidário, juntamente com a realização de programação artístico/cultural intensa e ações educativas, além de passeio turístico pela região.
SÍNTESE O projeto prevê a realização da programação artística e ações educativas durante o III Encontro Nacional, evento bienal organizado pelo Instituto, a ser realizado na cidade de Lençóis (BA) em março de 2016, com duração de 14 dias. O evento compreende programação intensa de atividades culturais gratuitas para toda comunidade local, além de seminários sobre educação e mobilização social.
OBJETIVOS - Viabilizar a realização das atividades culturais que acontecem durante o III Encontro Nacional em março 2016, na cidade de Lençóis (BA), promovendo uma semana de programação gratuita, a fim de intensificar o caráter cultural do evento e transformar o Encontro em uma referência no calendário cultural na região; - Ocupar os espaços do Auditório Afrânio Peixoto, do Mercado Cultural e outros locais de circulação pública da cidade com atividades circenses e teatro de rua, apresentações de dança, manifestações folclóricas regionais, atividades lúdico-literárias, exposição, eventos musicais, sessões de cinema e oficinas; - Realizar atividades lúdico-literárias gratuitas, com ênfase no público escolar, tais como árvore literária, contação de história, interações poéticas e sarau de poesia; - Organizar mostra coletiva, na qual cada delegação participante (composta por representantes de municípios beneficiados por programas desenvolvidos pelo IBS) será responsável por um espaço, divulgando as ações culturais realizadas em suas escolas e expondo objetos e produções artísticas feitas por alunos e comunidade especialmente para o evento; - Convidar artista plástico para desenvolvimento de painel artístico, no decorrer do evento, em espaço aberto a visitação;
- Organizar programação com três sessões de cinema por dia, em local com capacidade estimada em 150 pessoas, com entrada gratuita, totalizando 21 sessões. Serão exibidas produções nacionais e a seleção de títulos será voltada a diferentes faixas etárias, contemplando público infantil e adulto; - Realizar oficinas gratuitas ministradas por colaboradores do IBS, para público estimado em até 30 participantes, que abordem os seguintes temas: fotografia, xilogravura, elaboração de instrumentos musicais feitos a partir de material reciclável, artesanato, dança, teatro e teatro de bonecos; - Organizar passeio guiado para integrantes do III Encontro aos pontos turísticos e históricos da região da Chapada Diamantina; - Possibilitar a diversidade, circulação e intercâmbio cultural entre municípios envolvidos e comunidade local, incluindo na programação apresentações de grupos artísticos da região da Chapada Diamantina; - Atingir com as atividades propostas: comunidade local, público escolar, turistas, delegações participantes, integrantes do IBS, representantes de empresas parceiras, representantes de órgãos públicos de cultura e educação e demais convidados.
JUSTIFICATIVA Desde 1998, o Instituto (qualificado como OSCIP em 2005) atua desenvolvendo projetos sustentáveis em municípios com baixo IDH Índice de Desenvolvimento Humano. Seguindo o princípio no qual a escola é a base para a implantação de projetos de êxito, o IBS leva atividades para dentro do espaço escolar e da comunidade, promovendo e incentivando ações em diferentes frentes de atuação (tais como incentivo à leitura, educomunicação, arte e cultura, educação ambiental, saúde e empreendedorismo). Todas as ações desenvolvidas são gratuitas e, a curto, médio e longo prazo buscam, a partir da valorização e desenvolvimento da cultura local, instruir e favorecer a formação do cidadão por meio de comprometimento, inovação e estímulo à autonomia.
De fundamental importância para o arremate dos trabalhos desenvolvidos, o Encontro Nacional é realizado ao final de um ciclo de 30 meses do Programa de Desenvolvimento Sustentável na Escola, carro-chefe da tecnologia social do IBS que realiza, entre outras ações, implantação de bibliotecas (com doação de acervo, computadores e cursos de gestão), mediação de leitura, atividades lúdico-literárias e oficinas voltadas à arte-educação (oficina de xilogravura, oficina de desenho, oficina de pintura, oficina de teatro de sombras, oficina de música, oficina de fotografia, oficina de vídeo, etc.). O Encontro compreende essencialmente a troca de experiência e culturas apresentados pelos principais agentes mobilizadores dos municípios atendidos pelo IBS e visa proporcionar a apresentação dos resultados alcançados e as possibilidades de transformação local em suas comunidades.
Para a viabilização do Encontro, o IBS formaliza parcerias com as prefeituras de todos os municípios participantes, que se responsabilizam em garantir o deslocamento dos integrantes das delegações até a cidade sede do evento. O IBS se responsabiliza pelas despesas com hospedagem e alimentação de até sete participantes de cada delegação municipal, estabelecidas a partir de convênios com estabelecimentos parceiros da região. Graças a uma estrutura planejada e bem articulada, o Encontro é capaz de reunir pessoas, histórias e bagagens de diferentes pontos do país e se consolida, a cada edição, como um grande evento em torno da troca de experiências de mobilização cultural, social e desenvolvimento comunitário. O fortalecimento da atuação cultural no evento, em resposta aos bons resultados adquiridos com as ações desta natureza nos eventos anteriores, tem se mostrado um caminho natural, ainda mais tendo como pano de fundo uma cidade tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional e diversas comunidades quilombolas existentes na região e que participam da programação. Para a 3ª edição do evento, foi pautada uma programação abrangente que leva uma série de atividades artísticas à Chapada Diamantina e que privilegia as manifestações culturais regionais, o que se alia aos objetivos do IBS de valorização, incentivo e promoção da cultura nacional em toda sua diversidade.
ACESSIBILIDADE - Toda programação será gratuita; - A programação artística se destina aos públicos de todas as idades. - Os materiais impressos serão distribuídos gratuitamente; - Os registros coletados e materiais apresentados no decorrer do evento serão disponibilizados para download gratuito no site do Instituto [www.brasilsolidario.org.br/]; - O ingresso/convite de participação no III Encontro são entregues gratuitamente para os representantes das escolas dos municípios participantes do projeto: professores, gestores locais, entre outras pessoas da comuniade. OBS: Haverá definição de local/assentos devidamente sinalizados para portadores de deficiência e pessoas idosas próximos ao local de exibição.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS O III Encontro Nacional contará com os seguintes materiais de divulgação: Assessoria de imprensa: Contratação de assessoria de imprensa especializada e fornecimento de clipagem e valoração de mídia; Cartaz: Tiragem: 100 unidades Formato: 233 x 405mm Papel Couchê brilho 180g/m2, 4x0 cores Folder: Tiragem: 100 unidades Formato aberto: 315 x 297mm Formato fehado: 105 x 297mm Papel Couchê brilho 170g/m2, 4x4 cores Catálogo: 112 páginas Tiragem: 1.000 unidades Formato aberto: 460 x 300mm Formato fechado: 230 x 300mm F ormato capa: 660 x 300 mm em Triplex 300 g/m2, 4x4 cores; Miolo em Couché Fosco 150 g/m2, 4x4 cores; Acabamentos: Refile(Miolo, Capa), Verniz Base Água Fosco Total F/V (Miolo), Dobra(Miolo), Laminação BOPP Fosco F(Capa), Vincado(Capa), Lombada * Todo material será impresso em papel certificado.
OUTRAS INFORMAÇÕES Está prevista a distribuição gratuita dos exemplares impressos (folder, convite, cartaz e catálogo), incluindo patrocinadores. Também se prevê a doação de parte da tiragem dos catálogos para os municípios participantes do evento, bem como para a biblioteca das escolas trabalhadas.
O projeto III Encontro Nacional é incentivado pelo MinC, através de aprovação no artigo 18 da Lei Rouanet. Nº do projeto: 147677 Podem investir em projetos culturais aprovados pelo MinC (Ministério da Cultura) na Lei Rouanet empresas tributadas em lucro real. Abatimento de 100% do valor incentivado até o limite de 4% do Imposto de Renda devido pela Pessoa Jurídica e 6% pela Pessoa Física.
CONTATO Instituto - IBS www.brasilsolidario.org.br (55 11) 3791-0015 / luis@brasilsolidario.org.br Av. Jorge João Saad, 241-1º andar - São Paulo
educação - leitura - educomunicação - cultura - meio ambiente - saúde