A REALIDADE DO BRASIL No dia 13 de março de 2012, o site bloomberg divulgou o fato de vários países terem atingido a regra de ouro da grid parity para a energia eólica e fotovoltaica, e o Brasil é um deles. Isso significa que, em muitos casos, para o consumidor final já vale a pena instalar seus painéis fotovoltaicos e geradores eólicos para produzir eletricidade para si próprio, em vez de comprar eletricidade de sua distribuidora (autogeração). Sabe-se que a capacidade instalada solar fotovoltaica e eólica no Brasil é irrisória. O que existe, na maioria das vezes, é sua utilização para o atendimento de sistemas isolados, em particular através do programa federal de universalização do acesso à eletricidade, Luz para Todos, além dos grandes parques eólicos que estão sendo implantados nas regiões Nordeste e Sul do país. De acordo com o censo de 2010, ainda existem no Brasil 728.000 habitações sem acesso à eletricidade. Somente na Região Amazônica, são aproximadamente 30.000 pequenas localidades (aldeias, vilas, etc.), dependentes de geradores diesel elétricos, ou simplesmente sem eletricidade. Assim, sistemas de captação solar-fotovoltaico, eólicos de pequeno porte e híbridos (solar-eólico) off-grid, tem um importante universo para crescimento.
A REALIDADE DO BRASIL O país possui enorme potencial fotovoltaico (o local com o pior grau de irradiação é 40% superior ao melhor da Alemanha), além de excelente disponibilidade de ventos. Além disso, o Brasil dispõe de uma das mais importantes reservas mundiais de quartzo (SiO 2 ), do qual se obtém o silício, usado na fabricação da maior parte dos painéis de captação de energia. A indústria nacional domina sua transformação, mas o destina exclusivamente à atividade metalúrgica. Com tantas vantagens a indústria fotovoltaica e eólica de pequeno porte não se desenvolveu no país. Do lado da cadeia de produção o subdesenvolvimento é flagrante. O país só possuiu uma empresa (de pequeno porte) capaz de fabricar painéis fotovoltaicos e nenhuma produzindo geradores eólicos de pequeno porte. A grande maioria das instalações fotovoltaicas e eólicas de pequeno porte do país é realizada com equipamentos e componentes importados. Em realidade, não são os aspectos técnicos ou econômicos que freiam a disseminação do solar fotovoltaico conectado à rede no Brasil. A maior barreira ao seu desenvolvimento se encontra nas questões institucionais que permeiam suas atividades, como já ocorreu em outros momentos do setor elétrico brasileiro. Como se sabe, um mercado só pode se desenvolver se houver investidores interessados em participar de suas atividades. Embora disponha da luz do sol e ventos constantes praticamente o ano todo em grande parte do seu território o Brasil ainda é o décimo no ranking de utilização da matriz solar e eólica como fonte de energia. O país fica atrás de China, Israel, Áustria, Índia, Turquia, Alemanha, Japão, Estados Unidos e Austrália. Assim, é o momento oportuno para empreendimentos que visem a produção e comercialização dos sistemas para a geração de energia solar e eólica de pequeno porte.
A COMPLEXIDADE Por questões econômicas, de logística e principalmente ambientais, se faz urgente a necessidade de substituir os geradores diesel elétricos hoje utilizados por grande parte das pequenas localidades do Brasil, por sistemas que não utilizem combustíveis fósseis, alagamento de áreas ou madeira para sua operação. Conexão as Linhas de Transmissão Devido a distância, se torna inviável a conexão destas localidades com as linhas de transmissão de energia. Basta imaginar, realizar uma conexão para atender a uma aldeia com 20 casas em uma linha de transmissão a 200km de distância. Totalmente inviável economicamente! Reabastecimento de Óleo Diesel Um grande número de localidades não possui acesso rodoviário e o reabastecimento somente pode ser feito através de transporte fluvial, o que em alguns casos demanda vários dias de viagem, encarecendo sobremaneira o preço do combustível. Além disso, há o risco de contaminação do óleo diesel devido a umidade da região. Consumo Devido ao alto consumo dos motores a diesel e seu desgaste mecânico operacional, estes geradores operam somente de 6 a 8 horas por dia, deixando a população nos demais horários sem energia. Para se ter uma idéia, um gerador diesel elétrico de 20kW suficiente para atender no máximo 30 pequenas casas - caso operasse as 24 (vinte e quatro) horas do dia, teria um consumo médio anual de 65.000 (sessenta e cinco mil) litros de óleo diesel.
A SOLUÇÃO Para a substituição dos Geradores Diesel Elétricos, desenvolvemos a solução de Sistema Híbrido, composto por Gerador(es) Eólico(s) e Placa(s) Solar(es) fotovoltaica(s). Tendo como objetivo a utilização do vento e/ou sol para a geração de energia podendo ser off grid (desconectado) ou on grid (conectado) a rede de transmissão. Para as localidades isoladas, utilizando sistema off grid, o armazenamento da energia excedente é realizado com a utilização de baterias (acumuladores) que podem ser chumbo ácido ou a nova tecnologia com gel de silicone, que não agride ao meio ambiente. Para localidades onde há possibilidade de conexão a rede de transmissão, pode ser utilizado o sistema on grid onde energia excedente poderá ser vendida para a concessionária de energia elétrica ou outro usuário, com pagamento da TUS. O Sistema pode ser modulado, desde 1kW até 2MW, dependendo da necessidade detectada no projeto elétrico de carga. A quantidade de Geradores Eólicos e Painéis Solares será dimensionada em função dos seguintes fatores: - Levantamento Solarimétrico da área em que será instalado o sistema, com o histórico dos últimos 5 anos. Também são consideradas as informações atualizadas, com a incidência solar dos últimos 12 meses. Tais informações, são importantes para dimensionar os ângulos na colocação dos painéis; - Levantamento Eólico da área em que será instalado o sistema, com o histórico dos últimos 5 anos. São consideradas as informações atualizadas, com a incidência e direção dos ventos nos últimos 12 meses. Tais informações, são importantes para dimensionar a potência dos Geradores Eólicos, perfil da hélice e altura dos postes ou torres;
A SOLUÇÃO Mercado Alvo Postos de Combustíveis Supermercados Shopping Centers Fazendas Granjas Chácaras Escolas Isoladas Ginásios de Esportes Pequenas Indústrias Estacionamentos Abertos e Fechados Pequenas Povoações Condomínios Horizontais (Iluminação Coletiva Urbana) Praças Ruas e Avenidas Acampamento de Obras Alojamentos Hotéis Pousadas Hospitais Substituição de Geradores Diesel-Elétricos Outras utilizações com carga média de consumo de até 500kw/h Amortização do Investimento = 60 meses Em caso de substituição de Geradores Diesel-Elétricos, somente a economia com o consumo de óleo diesel pode proporcionar a amortização do investimento em 24/36 meses.
A SOLUÇÃO
SISTEMA HÍBRIDO SOLAR-EÓLICO Painéis Solares Gerador Eólico Controlador Inversor Off Grid Banco de Baterias Transformador Rede Elétrica Usuários Consumidores OBEN POWER ENERGY Indústria e Comércio Ltda. Rua Anita Ribas, 53 loja 1 Fone 55 41 3311-1182 Bacacheri - CEP: 82520-700 Curitiba Paraná Brasil E-mail: obenpower@obenpower.com.br Web Site: www.obenpower.com.br