GRUPO 3 TIPO A HIS. 1 HISTÓRIA Questões de 01 a 06 01. A Idade Moderna, na Europa ocidental, foi caracterizada por mudanças na ordem política e social dos Estados. Indique dois eventos ocorridos na História européia, nesse período, que exemplificam as transformações ocorridas na Europa no âmbito da política, da economia ou da cultura.
HIS. 2 GRUPO 3 TIPO A 02. Analise o gráfico abaixo e indique qual era o principal item de consumo de uma família de pedreiro, em Berlim, no ano de 1800. Explique a razão de o consumo indicado ser o principal item do orçamento familiar. Orçamento de uma família de pedreiro (5 pessoas, Berlim, 1800) Pão Bebidas 2% Outros produtos de origem vegetal 12% Alojamento 14% Luz, aquecimento 7% Vestuário e diversos 6% Produtos de origem animal Outros produtos de origem vegetal Bebidas Alojamento Produtos de origem animal 15% Pão 44% Luz, aquecimento Vestuário e diversos Fonte: BRAUDEL, Fernand. Civilização material, economia e capitalismo, séculos XV- XVIII. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1995, p. 114.
GRUPO 3 TIPO A HIS. 3 03. Aponte as causas e as principais características da Revolução Pernambucana de 1817.
HIS. 4 GRUPO 3 TIPO A 04. De modo geral, como se deram as relações entre trabalhadores urbanos e o Governo Vargas durante o Estado Novo (1930-1945)?
GRUPO 3 TIPO A HIS. 5 05. Leia o seguinte trecho: O maior item das reformas econômicas dos Bourbons foi justamente o oposto de uma intervenção estatal mais ativa: o desmonte gradual do sistema de comboios de frotas, rotas comerciais fixas e alguns portos determinados em favor do comércio e da navegação mais flexíveis e amplos em todo o império espanhol, tanto na própria Espanha como nas possessões americanas. (SCHWARTZ, S & LOCKAHART, J. A América Latina na Época Colonial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. p. 417) No final do século XVIII, a dominação colonial, baseada nas restrições comerciais metropolitanas, foi modificada pelas reformas bourbônicas. Com base no trecho citado e em seus conhecimentos, explique como essa relação foi modificada a partir do crescimento do mercado e do comércio entre as possessões espanholas na América.
HIS. 6 GRUPO 3 TIPO A 06. No período denominado Guerra Fria, os Estados Unidos estabelecem sua hegemonia sobre o continente americano a partir dos debates em torno da segurança nacional e da luta contra o comunismo. Analise o sentido que a Guerra Fria adquire para a América Latina e o Caribe, definindo claramente o contexto em que ela aparece.
GRUPO 3 TIPO B HIS. 1 HISTÓRIA Questões de 01 a 06 01. No período denominado Guerra Fria, os Estados Unidos estabelecem sua hegemonia sobre o continente americano a partir dos debates em torno da segurança nacional e da luta contra o comunismo. Analise o sentido que a Guerra Fria adquire para a América Latina e o Caribe, definindo claramente o contexto em que ela aparece.
HIS. 2 GRUPO 3 TIPO B 02. A Idade Moderna, na Europa ocidental, foi caracterizada por mudanças na ordem política e social dos Estados. Indique dois eventos ocorridos na História européia, nesse período, que exemplificam as transformações ocorridas na Europa no âmbito da política, da economia ou da cultura.
GRUPO 3 TIPO B HIS. 3 03. Analise o gráfico abaixo e indique qual era o principal item de consumo de uma família de pedreiro, em Berlim, no ano de 1800. Explique a razão de o consumo indicado ser o principal item do orçamento familiar. Orçamento de uma família de pedreiro (5 pessoas, Berlim, 1800) Pão Bebidas 2% Outros produtos de origem vegetal 12% Alojamento 14% Luz, aquecimento 7% Vestuário e diversos 6% Produtos de origem animal Outros produtos de origem vegetal Bebidas Alojamento Produtos de origem animal 15% Pão 44% Luz, aquecimento Vestuário e diversos Fonte: BRAUDEL, Fernand. Civilização material, economia e capitalismo, séculos XV- XVIII. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1995, p. 114.
HIS. 4 GRUPO 3 TIPO B 04. Aponte as causas e as principais características da Revolução Pernambucana de 1817.
GRUPO 3 TIPO B HIS. 5 05. De modo geral, como se deram as relações entre trabalhadores urbanos e o Governo Vargas durante o Estado Novo (1930-1945)?
HIS. 6 GRUPO 3 TIPO B 06. Leia o seguinte trecho: O maior item das reformas econômicas dos Bourbons foi justamente o oposto de uma intervenção estatal mais ativa: o desmonte gradual do sistema de comboios de frotas, rotas comerciais fixas e alguns portos determinados em favor do comércio e da navegação mais flexíveis e amplos em todo o império espanhol, tanto na própria Espanha como nas possessões americanas. (SCHWARTZ, S & LOCKAHART, J. A América Latina na Época Colonial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. p. 417) No final do século XVIII, a dominação colonial, baseada nas restrições comerciais metropolitanas, foi modificada pelas reformas bourbônicas. Com base no trecho citado e em seus conhecimentos, explique como essa relação foi modificada a partir do crescimento do mercado e do comércio entre as possessões espanholas na América.
GRUPO 7 TIPO A HIS. 1 HISTÓRIA Questões de 01 a 04 01. Analise o gráfico abaixo e indique qual era o principal item de consumo de uma família de pedreiro, em Berlim, no ano de 1800. Explique a razão de o consumo indicado ser o principal item do orçamento familiar. Fonte: BRAUDEL, Fernand. Civilização material, economia e capitalismo, séculos XV- XVIII. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1995, p. 114.
HIS. 2 GRUPO 7 TIPO A 02. Aponte as causas e as principais características da Revolução Pernambucana de 1817.
GRUPO 7 TIPO A HIS. 3 03. De modo geral, como se deram as relações entre trabalhadores urbanos e o Governo Vargas durante o Estado Novo (1930-1945)?
HIS. 4 GRUPO 7 TIPO A 04. Leia o seguinte trecho: O maior item das reformas econômicas dos Bourbons foi justamente o oposto de uma intervenção estatal mais ativa: o desmonte gradual do sistema de comboios de frotas, rotas comerciais fixas e alguns portos determinados em favor do comércio e da navegação mais flexíveis e amplos em todo o império espanhol, tanto na própria Espanha como nas possessões americanas. (SCHWARTZ, S. & LOCKAHART, J. A América Latina na Época Colonial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. p. 417) No final do século XVIII, a dominação colonial, baseada nas restrições comerciais metropolitanas, foi modificada pelas reformas bourbônicas. Com base no trecho citado e em seus conhecimentos, explique como essa relação foi modificada a partir do crescimento do mercado e do comércio entre as possessões espanholas na América.
GRUPO 7 TIPO B HIS. 1 HISTÓRIA Questões de 01 a 04 01. De modo geral, como se deram as relações entre trabalhadores urbanos e o Governo Vargas durante o Estado Novo (1930-1945)?
HIS. 2 GRUPO 7 TIPO B 02. Leia o seguinte trecho: O maior item das reformas econômicas dos Bourbons foi justamente o oposto de uma intervenção estatal mais ativa: o desmonte gradual do sistema de comboios de frotas, rotas comerciais fixas e alguns portos determinados em favor do comércio e da navegação mais flexíveis e amplos em todo o império espanhol, tanto na própria Espanha como nas possessões americanas. (SCHWARTZ, S. & LOCKAHART, J. A América Latina na Época Colonial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. p. 417) No final do século XVIII, a dominação colonial, baseada nas restrições comerciais metropolitanas, foi modificada pelas reformas bourbônicas. Com base no trecho citado e em seus conhecimentos, explique como essa relação foi modificada a partir do crescimento do mercado e do comércio entre as possessões espanholas na América.
GRUPO 7 TIPO B HIS. 3 03. Analise o gráfico abaixo e indique qual era o principal item de consumo de uma família de pedreiro, em Berlim, no ano de 1800. Explique a razão de o consumo indicado ser o principal item do orçamento familiar. Fonte: BRAUDEL, Fernand. Civilização material, economia e capitalismo, séculos XV- XVIII. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1995, p. 114.
HIS. 4 GRUPO 7 TIPO B 04. Aponte as causas e as principais características da Revolução Pernambucana de 1817.