solange de oliveira patrícia a. nascimento sheila nicolini neto orgel ramos júnior
estudo de casos Parque das Nações (Lisboa); Estação das Docas (Belém/PA). RioCidade (Rio de Janeiro).
2 panorama Estação das Docas
2 panorama Antiga área portuária que ainda guardava elementos da história do Porto de Belém, construído há mais de 100 anos, para o escoamento da produção de látex da Amazônia, porém em estado de abandono.
3.1 objetivos e conceito Criar um complexo de lazer, cultura e turismo sintetizando o projeto de urbanização e preservação do patrimônio arquitetônico; projeto de Paulo Chaves Fernandes e Rosário Lima que definiram o partido de intervenção sob o lema antes adaptar a intervir e, ainda segundo os autores, o projeto abre uma janela para as águas da baía do Guajará; a Estação das Docas faz parte de uma série de trabalhos que os arquitetos vêm realizando em lugares outrora abandonados na capital paraense.
3.2 estratégia e infraestruturas arquitetura e paisagismo O conjunto é composto, principalmente, de três galpões em estrutura metálica pré-fabricada inglesa, do início do século, que se encontravam abandonadas e deterioradas; os galpões são a parte principal de uma área urbanizada de 32 mil m2, adaptada para novas funções, mas que mantém um diálogo com o projeto original de 1902; três galpões principais: Galpão 1 (Boulervard das Artes), Galpão 2 (Boulevard da Gastronomia) e o Galpão 3 (Boulevard de Feiras e Exposições). A ligação entre eles se dá por passagens cobertas por policarbonatos e fechadas em vidro para manter a continuidade visual entre a cidade e a baía;
3.2 estratégia e infraestruturas arquitetura e paisagismo um quarto galpão é um antigo terminal de embarque e desembarque de passageiros e serve de apoio para o flutuante turístico da Estação; a Estação possui ainda uma área onde se sobrepõem os vestígios do forte de São Pedro Nolasco (séc. XVII) e do primeiro cais de Belém (meados do séc. XIX). Nela foi criado um anfiteatro em meio a um pequeno jardim.
3.2 estratégia e infraestruturas benefícios sociais Revitalização total da área gerou 800 novos empregos diretos e mais de 1600 empregos indiretos; lazer e aproveitamento da orla para a comunidade; o complexo é formado por 33 pontos comerciais (a maioria na área gastronômica).
3.3 gestão o complexo Estação das Docas é administrado pela Organização Social Pará 2000, entidade sem fins lucrativos, formada por representantes de diversos segmentos da sociedade.
2 panorama Rio Cidade
2 panorama Iniciado em 1993; extenso programa de revitalização urbana proposto pela prefeitura do Rio de Janeiro; objetivo: Requalificação dos corredores articuladores dos bairros / resgate das principais vias arteriais da cidade / melhorar a qualidade de vida dos moradores / pessoas que circulam e usufruem da infra-estrutura da área recuperada; 35 projetos idealizados para o centro dos principais bairros da cidade; 19 projetos implantados (2003).
2.1 contexto Espaços de grande circulação de pedestres e veículos; concentração de serviços (centro do bairro); poluição visual e degradação de áreas públicas e edifícios; falta de uniformidade / identidade; falta de sinalização e mobiliário urbano adequado.
3 propostas
3.1 objetivos e conceito Resgatar, através da revitalização deste espaço, a integração cidadão cidade; modernizar os bairros da cidade; privilegiar o pedestre; restabelecer padrões de segurança, acessibilidade e conforto visual; garantir a coexistência de espaços de circulação, lazer, comércio, encontro.
3.2 estratégia e infraestruturas Revitalização de praças; renovação / Remodelagem do mobiliário urbano; adaptação, padronização e recuperação de calçamentos, para garantir acessibilidade a deficientes físicos e uniformidade à área; reformulação do sistema de iluminação pública e sinalização; conversão de fios aéreos em subterrâneos; colocação de árvores e floreiras; arte urbana totens, esculturas.
3.3 projetos ipanema paulo casé Resgate da memória, da singularidade do bairro e aplicação no projeto; melhorar o relacionamento do cidadão com a cidade e consequentemente criar uma relação de zelo e preservação do espaço público; arte urbana: marcar ponto final da antiga linha de bondes marco na história do bairro; delimitar o bairro através da construção de pórtico e obelisco.
3.3 projetos ipanema paulo casé
3.3 projetos leblon índio da costa Projeto de mobiliário premiado (If Design); revitalização das áreas focando o pedestre; análise e respeito a vocação natural do local da intervenção.
3.3 projetos leblon índio da costa (...) uma cidade é algo mais do que o somatório de seus habitantes: é uma unidade geradora de um excedente de bem-estar e de facilidades que leva a maioria das pessoas a preferirem independentemente de outras razões viver em comunidade a viverem isoladas. Gordon Cullen