REGRA GERAL E CASOS ESPECIAIS
Concordância Nominal Estuda a flexão e a variação em gênero e número entre o substantivo e seus determinantes.
Regra geral pronome numeral substantivo adjetivo artigo O meu amigo é maravilhoso. As minhas duas amigas são maravilhosas.
Observe: Estas três obras maravilhosas estavam esquecidas na biblioteca. Neste caso, pronome, numeral e adjetivo concordam com o substantivo "obras". "Estas" e não "estes" obras, pronome que está no plural, já que a oração refere que são três e não apenas uma obra maravilhosa. E por que "maravilhosas" e não "maravilhoso"? Porque o substantivo está no plural e e feminino, ou seja, tudo muito bem combinado.
Regras 1. Adjetivo e um substantivo O adjetivo deve concordar em gênero e número com o substantivo. Exemplo: Que pintura bonita! 1.1. Quando há mais do um substantivo, o adjetivo deve concordar com aquele que está mais próximo. Exemplo: Que bonita pintura e poema! 1.2. Quando há mais do um substantivo, e o adjetivo vem depois dos substantivos, deve concordar com aquele que está mais próximo ou com todos eles. Exemplos: Que pintura e poema bonito! Que poema e pintura bonita! Que pintura e poema bonitos! Que poema e pintura bonitos!
2. Substantivo e mais do que um adjetivo Quando um substantivo é caracterizado por mais do que um adjetivo, a concordância pode ser feita das seguintes formas: 2.1. Colocando o artigo antes do último adjetivo. Exemplo: Adoro a comida italiana e a chinesa. 2.2. Colocando o substantivo e o artigo que o antecede no plural. Exemplo: Adoro as comidas italiana e chinesa.
CASOS ESPECIAIS
Com as expressões é proibido, é necessário, é bom, é preciso e é permitido: Com as expressões: é proibido, é necessário, é bom, é preciso e é permitido, o adjetivo permanece no singular e no masculino, mantendo-se invariável, quando não há presença de artigos ou outros determinantes do substantivo. É proibido visitação das instalações durante horário laboral. É necessário respeito e tolerância para se viver em sociedade. Quando há presença de artigos ou outros determinantes do substantivo, o adjetivo varia em gênero e número. É proibida a visitação das instalações durante o horário laboral.
É permitido / É proibido / É necessário Construção incorreta Não determinado = invariável É permitido entrada. É proibido gorjeta. Construção correta Determinado = variável É permitida a entrada É proibida a gorjeta.
Com as palavras anexo, obrigado, mesmo, próprio, incluso: As palavras anexo, obrigado, mesmo, próprio, incluso e quite devem concordar em gênero e número com o substantivo que caracterizam. Por favor, leia as informações anexas. As próprias funcionárias resolveram a falta de condições da loja.
Anexo concorda com o substantivo a que se refere. Seguem anexas ao relatório todas as cópias do contrato. Vão anexos às cartas os documentos solicitados.
Atenção!!! Quando a palavra anexo vier precedida da preposição em, fica invariável.forma a expressão em anexo ( dentro do anexo) INCLUSO Concorda com o substantivo a que se refere. Ficará inclusa à matrícula a primeira mensalidade. Estão inclusos às fotocópias os relatórios.
Meio / Meia(s)
Meio - advérbio é invariável ( = parcialmente) - adjetivo é variável ( = metade) O jovem tomou meia xícara de café nesta manhã. Ele estava meio ocupado no primeiro dia de trabalho.
Com as palavras bastante, caro, barato, muito, pouco, e meio: As palavras bastante, caro, barato, muito, pouco e meio, embora invariáveis enquanto advérbios, devem concordar em gênero e número com o substantivo que caracterizam enquanto adjetivos. Há bastantes alunos interessados na palestra. Essas compras ficaram muito caras! Vou comprar aqueles chinelos baratos. Apenas preenchi meia folha de papel com as informações necessárias.
Bastante / Bastantes - advérbio é invariável Bastante - pronome indefinido é variável Naquela ocasião, os jovens estavam bastante animados. As mulheres falam bastante. Em Indaiatuba, surgiram bastantes novidades. Compramos bastantes livros. bastante = muito - invariável bastantes = muitos,muitas - variável
Palavra só como adjetivo: Tendo o significado de sozinho, a palavra só atua como adjetivo, devendo concordar em número com o substantivo que caracteriza. Meu avô está só. Meus avós estão sós.
Só sós a sós A sós é invariável. Advérbio (somente, apenas) invariável Adjetivo (sozinho) é variável. A sós... Como duas gaivotas Na solidão do céu, Em pleno mar, [...] Era só dizer sem palavras deixar a emoção falar mas quando eu percebi já estava te beijando... Eu vivo só e aprecio a solidão. Elas não vivem sós, vivem com os pais.
Alerta como adjetivo é invariável Os alertas soaram várias vezes. Substantivo Todos os candidatos ficaram alerta. Adjetivo
EXERCÍCIO
1. (Acafe-SC) Assinale a alternativa que completa corretamente os espaços: A entrada para o cinema foi, mas o filme e o desenho compensaram, pois saímos todos. a) caro apresentado alegre b) cara apresentado alegre c) caro apresentados alegres d) cara apresentados alegres e) cara apresentados alegre.
2. Partindo do pressuposto de que algumas classes de palavras se caracterizam como invariáveis, analise as orações abaixo, optando por atribuir-lhes o termo correspondente. a A garota parece ------------- confusa. (meio/meia) b - Comemos ------------pizza durante o rodízio com amigos. (meio/meia) c São -------------------as reclamações sobre a mudança de itinerário. (bastante/bastantes) d Por hoje já basta, pois estamos ---------------------cansadas. (bastante/bastantes) e Perdemos ----------------------chances de demonstrarmos nosso talento. (bastante/bastantes)
3. (TJ-SP) Considerando a concordância nominal, assinale a frase correta: a) Ela mesmo confirmou a realização do encontro. b) Foi muito criticado pelos jornais a reedição da obra. c) Ela ficou meia preocupada com a notícia. d) Muito obrigada, querido, falou-me emocionada. e) Anexos, remeto-lhes nossas últimas fotografias.
1. Alternativa d: cara apresentados alegres. 2. a) meio b) meia c) bastantes d) bastante e) bastantes 3. Alternativa d.