A Vesícula Biliar (DAN) 44 pontos bilaterais Natureza YANG Elemento Madeira Acoplado ao Fígado (GAN)
A Vesícula Biliar (DAN) A Vesícula Biliar (DAN) é considerada uma víscera de comportamento particular, pois : a) Não recebe alimentos nem resíduos como as outras. b) Não se comunica com o exterior como os outros sistemas BILE A Vesícula Biliar (DAN) armazena a bile, um produto refinado que se forma a partir do QI excedente do Fígado (GAN) e que é evacuada nos intestinos para ajudar a digestão. Essa excreção da Bile pela Vesícula Biliar (DAN) depende do QI do Fígado (GAN), pois é o Fígado (GAN) quem proporciona o QI necessário para a sua excreção. Uma vez que a Vesícula Biliar (DAN) auxilia as funções do Estômago (WEI) e do Baço (PI) na digestão, quando o QI do Fígado (GAN) estiver estagnado, tanto as funções do Estômago (WEI) quanto do Baço (PI) podem ser afetadas, perturbando principalmente a descendência do Estômago (WEI), provocando náuseas e eructação. FUNÇÃO MENTAL A Vesícula Biliar (DAN) influencia a nossa capacidade de tomar decisões, nos fornecendo coragem e iniciativa para realizá-las. Assim, a deficiência da Vesícula Biliar (DAN) pode gerar indecisão e timidez, fazendo com que o indivíduo desista dos seus intentos ao menor sinal de dificuldade. Ao transmitir coragem para a mente, a Vesícula Biliar (DAN) dá suporte ao Coração (XIN), e em qualquer debilidade da mente causada pela deficiência do Coração (XIN), deve-se dar sustentação ao Coração (XIN), tonificando a Vesícula Biliar (DAN). TENDÕES Assim como o Fígado (GAN), a Vesícula Biliar (DAN) também é responsável por controlar os Tendões. A diferença está em que o Fígado (GAN) nutre os tendões com seu Sangue (XUE), enquanto a Vesícula Biliar (DAN) fornece a mobilidade e agilidade necessários através do seu QI. UMIDADE A Vesícula Biliar (DAN) é freqüentemente afetada pela umidade que pode ser gerada por uma desordem do Baço (PI), ou pelo consumo excessivo de alimentos gordurosos e oleosos, conduzindo a formação da umidade.
A Vesícula Biliar (DAN) Localização dos Pontos Principais 20VB - Na base da nuca, em uma depressão entre os músculos trapézio e esternocleidomastóideo 21VB - Sobre o músculo trapézio, em um côncavo que se forma ao se elevar o braço 24VB - Diretamente abaixo da papila mamária no 7o espaço intercostal. 34VB - Na depressão póstero-inferior à cabeça da fíbula, com o joelho flexionado. 38VB - 4 t'suns acima da ponta do maléolo externo. 40VB - Ântero-inferiormente ao maléolo externo, na depressão do tendão do extensor longo dos dedos. 41VB - Na depressão anterior da junção dos ossos metatarsos 4 o e 5 o. 43VB - Na linha entre o 4o e 5o artelhos, posteriormente à margem do tecido. 44VB - No ângulo ungueal externo do 4o artelho.
O Fígado (GAN) 14 pontos bilaterais Natureza YIN Elemento Madeira Acoplado à Vesícula Biliar (DAN)
O Fígado (GAN) Fígado (GAN) acumula uma série de funções importantes no corpo. - Regula a circulação do QI, assegurando o fluxo suave do QI por todo o organismo, regulando a atividade funcional de órgãos e vísceras; - Armazena o Sangue (XUE); - Controla os Tendões; - Contribui para o aumento da resistência do corpo contra agentes patogênicos externos; - Abriga a Alma Etérea (HUN) influenciando a nossa capacidade de planejar nossas vidas. A disfunção do QI do Fígado (GAN) poderá levar ainda a um distúrbio na movimentação do Triplo-Aquecedor (SANJIAO), bloqueando a "via das águas", provocando ascite, e edemas, edemaciando o Fígado (GAN), e aparecendo dores sob as costelas. SANGUE (XUE) O Fígado (GAN) tem a função de armazenar e regular a saída do Sangue (XUE) de acordo com os diferentes estados fisiológicos. Por controlar a quantidade de Sangue (XUE) circulante no organismo, o Fígado (GAN) tem estreita relação com todos os órgãos e tecidos de todo o corpo, e influencia o nível de energia de uma pessoa. A nutrição de uma parte do corpo fornecida pelo Sangue (XUE) do Fígado (GAN), proporciona a energia necessária para a realização da atividade. O Fígado (GAN) influencia também a nossa resistência aos fatores patogênicos externos. Quando o Sangue (XUE) do Fígado (GAN) for normal, a pele e os músculos serão bem nutridos, sendo capazes de resistir melhor aos ataques dos fatores patogênicos externos. Se essa função for obstruída, o organismo ficará mais vulnerável a esse tipo de ataque. Essa relação do Fígado (GAN) com o Sangue (XUE), faz com que o mesmo se relacione de forma marcante com a menstruação. ÚTERO O Fígado (GAN) fornece energia para o Útero, fazendo com que muitas alterações ginecológicas sejam decorrentes do mal funcionamento do Fígado (GAN) ou do Sangue (XUE). A estagnação do QI do Fígado (GAN) ou do Sangue (XUE) pode levar a dismenorréias com tensão e coágulos. TENDÕES Fígado (GAN) controla tendões e bainhas musculares, afetando a nossa capacidade para realizar atividades físicas. A deficiência do Sangue (XUE) do Fígado (GAN) pode causar espasmos, rigidez articular, cãibras, parestesias, tremores, tetania e debilidade dos membros. O clima ventoso afeta freqüentemente o Fígado (GAN). É comum pacientes que sofrem de desarmonia do Fígado (GAN), queixarem-se de rigidez no pescoço e cefaléia que são sintomas
muito comuns de aparecerem em um dia ventoso. Todos os acessos de rigidez do corpo pertencem ao Vento UNHAS As unhas são um subproduto dos tendões, estando assim sob o controle do Sangue (XUE) do Fígado (GAN). O Fígado (GAN), dá brilho às unhas. Com Sangue (XUE) em abundância, os tendões serão fortes e sólidos, as unhas resistentes e flexíveis. Se o Sangue (XUE) do Fígado (GAN) for insuficiente, os tendões serão fracos, as unhas secas de cor clara, moles e se deformarão, ou então serão delgadas e quebradiças. OLHOS A visão depende da contribuição dada pelo Sangue (XUE) e o YIN do Fígado (GAN). É o Sangue (XUE) do Fígado (GAN) quem nutre e umedece os olhos, dando-nos a capacidade de enxergar. - Se o Sangue (XUE) do Fígado (GAN) for deficiente, poderão ocorrer sintomas como visão turva, miopia, nictalopia (deficiência de visão noturna), olhos secos e arenosos e daltonismo (falta de capacidade de enxergar e diferenciar as cores). - Se ao Fígado (GAN) faltar YIN, os olhos estarão secos. - Se o "Vento do Fígado (GAN) agitar o interior", os olhos podem mover-se involuntariamente para cima (nistagmo) ou podem ser revirados (convulsões). - Se no meridiano do Fígado (GAN) tiver Vento-Calor, os olhos apresentarão hiperemia conjuntiva e coçarão. ALMA ETÉREA (HUN) conceito chinês para Alma Etérea (HUN) relaciona-se às antigas crenças sobre espíritos que, após a morte, deixam o corpo físico e vagam pelo mundo das energias sutis, no mundo dos espíritos. A Alma Etérea (HUN) é de natureza YANG e opõe-se à Alma Corpórea (PO) que é de natureza YIN e pertence ao Pulmão (FEI). A Alma Corpórea (PO) está intimamente relacionada com o corpo e desce para a terra com a morte. Ela representa um aspecto físico da Alma. É ela quem nos dá a capacidade de termos determinadas sensações físicas como dor, coceira, sentimentos, audição, visão e etc. A Alma Etérea (HUN) transcende o corpo físico e influencia a nossa capacidade de planejamento de vida, fazendo com que a mesma tenha algum sentido. As perturbações da Alma Etérea (HUN) podem se manifestar por confusão mental e falta de rumo na vida. Quando o QI do Fígado (GAN) torna-se estagnado e excessivo, há irritabilidade e fúria.
O Fígado (GAN) Localização dos Pontos Principais 1F - Ângulo ungueal externo do hálux. 2F - No tecido entre o hálux e o segundo artelho. 3F - Na depressão posterior à articulação metatarso-falangeana, entre o primeiro e o segundo metatarsos. 4F - Anteriormente ao maléolo tibial, entre o tendão do músculo tibial anterior e o extensor longo do hálux. 8F - Na depressão da terminação medial da prega transversal da articulação do joelho. 14F - Diretamente abaixo do mamilo, no 6 o espaço intercostal.