Comentários ao edital do AFRE/RJ Prezados alunos, Depois de meses de expectativa, foi publicado o edital do sexto concurso para seleção de auditores-fiscais da Receita do Estado do Rio de Janeiro. A continuada renovação dos quadros do Fisco do RJ, interrompida por problemas ocorridos no quinto concurso, volta a estar na ordem do dia e é importante que os candidatos possam programar seus estudos em função das novidades presentes no novo edital. A principal mudança envolve a troca da instituição examinadora. Em vez da FGV, a SEFAZ contratou a Fundação Carlos Chagas (FCC), banca renomada e com grande experiência na área de concursos do Fisco estadual, com experiências nos processos seletivos do Distrito Federal e dos estados de São Paulo, Rondônia e Paraíba. Os candidatos devem, portanto, procurar se ajustar ao estilo da nova banca, podendo consultar as provas mais recentes da instituição, em especial a que foi aplicada no início do ano para o concurso de AFR-SP. A nova formatação do edital também deve ser observada, com algumas inclusões de matérias novas e de tópicos novos nas diversas disciplinas já requisitadas anteriormente. O percentual de acertos global por cada uma das duas provas, elevado para 65%, também deve trazer mais dificuldade aos candidatos. A maior preocupação que venho observando, junto aos meus alunos e leitores, é a diminuição do número total de vagas, além da reserva de vagas para deficientes (3) e para negros e índios (10). A experiência recente nos mostra que essas limitações tornaram o concurso mais restritivo, com menos aprovados, mas o grande desafio dos concorrentes continuará sendo atingir os acertos mínimos por disciplina/grupos de disciplina e o limite global de 65%. Tal desafio vem sendo o maior obstáculo para inúmeros candidatos, que se encontram bem preparados, mas acabam deixando escapar a aprovação em razão de insucesso em uma ou duas matérias, apesar da pontuação elevada.
Nesse caso, aproveitando a experiência de concursos anteriores, vamos verificar como o candidato deve se preparar para a prova de Legislação Tributária. A FCC tem um padrão específico na formulação de questões sobre legislação de tributos estaduais, aprimorado nos últimos anos. Os examinadores procuram testar os conhecimentos dos candidatos com a formulação de questões objetivas com base em situações em que os conteúdos legais e regulamentares devem ser aplicados a casos concretos. A introdução de dois itens na nova ementa tratando especificamente da resolução de casos práticos reforça essa previsão. Faço menção aqui aos itens 8 e 9, sobre cálculos práticos de impostos estaduais e casos práticos de identificação do sujeito passivo no cálculo do imposto e em infrações (ICMS normal e substituição tributária). Os diplomas que devem ser priorizados pelos candidatos são as leis dos impostos estaduais (ICMS, ICMS-FECP, IPVA e ITD), o Código Tributário Estadual e o Regulamento do PAT. As disposições sobre Nota Fiscal Eletrônica e agora sobre a Escrituração Fiscal Digital também são temas que não ficaram fora do grupo de temas a ser abordado pela banca. Outro cuidado a ser tomado pelos candidatos se refere ao fato de que diversos itens não explicitamente reproduzidos no edital encontram-se ainda inseridos na ementa, em função de sua inserção em outros diplomas: Documentação Fiscal Convênio s/nº 70, de 15 de dezembro de 1970, e Convênio SINIEF 06/89 previsto no Livro VI do RICMS; TSE (Taxa de Serviços Estaduais) prevista no Código Tributário Estadual (arts. 104 a 111); TJ (Taxa Judiciária) prevista no Código Tributário Estadual (arts. 112 a 146); Serviços de Transporte Regimes de Estimativa previstos no Livro V do RICMS. Aproveito a oportunidade para apresentar um comparativo entre a nova ementa de legislação e os diversos capítulos da terceira edição do livro ICMS-RJ Comentado. Relembro a todos que as questões dos dois volumes de exercícios do ICMS-RJ estão sendo comentadas e resolvidas no Fórum da página da Editora Ferreira no Facebook. Bons estudos e até breve! Prof. Pedro Diniz
COMPARAÇÃO ENTRE O EDITAL DE 2013 E A 3ª EDIÇÃO DO ICMS COMENTADO 1. Legislação tributária básica do Estado do Rio de Janeiro. (i) Constituição Estadual (Título VI Da Tributação e do Orçamento) Reprodução da CF. (ii) Código Tributário Estadual (Decreto-Lei Estadual nº 05/75) Unidade V Capítulos 11 e 12. (iii) Processo Administrativo Tributário PAT (Decreto Estadual nº 2.473/79) Unidade V Capítulo 12. 2. ICMS Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. (i) Lei do ICMS (Lei Estadual nº 2.657/96) Unidade I. (ii) RICMS Regulamento do ICMS (Decreto Estadual nº 27.427/00) Unidades II, III e IV. (iii) Substituição Tributária (Livros II e IV do RICMS e Resolução SEFAZ nº 537/12) No item 2 do capítulo 4, temos as disposições sobre ST da Lei do ICMS, do Livro II do RICMS e da Resolução 537/12. No item 21 do Capítulo 8, temos o Livro IV do RICMS ST sobre combustíveis. (iv) Cadastro de contribuintes (Resolução SEF nº 2.861/97) A Resolução 2.861/97, já com 16 anos, possui mais de 200 artigos e foi objeto de apenas duas questões nas cinco provas anteriores. Pela sua extensão, não foi incluída no livro e será reproduzida neste adendo Download em: http://www.fazenda.rj.gov.br/sefaz/faces/servicos/navigationcontribuinte/c onluna1/menu_servico_icms/icms- MaisOpcoes?_afrLoop=241463324538000&datasource=UCMServer%23dDocN ame%3a101742&_adf.ctrl-state=10hhw7k12e_194 (v) Parcelamento de créditos tributários no Estado do Rio de Janeiro (Decreto Estadual nº 44.007/12) Reproduzido no item 3.7 do Capítulo 11. 3. IPVA Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. (i) Lei do IPVA (Lei Estadual nº 2.877/97) Capítulo 13.
4. ITD Imposto sobre Transmissão "Causa Mortis" e por Doação, de Quaisquer Bens ou Direitos. (i) Lei do ITD (Lei Estadual nº 1.427/89) Capítulo 14. 5. Legislação Tributária Federal. (i) Lei Kandir (Lei Complementar Federal nº 87/96) Não foi reproduzida, pois está presente nos dispositivos da Lei Ordinária 2.657/96. Em caso de divergência de disposições, a situação está comentada no texto. (ii) Concessão ou revogação de benefícios e incentivos fiscais do ICMS (Lei Complementar Federal nº 24/75) Item 6.1 do Capítulo 1. (iii) Serviços sujeitos ao Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza ISSQN (Lei Complementar Federal nº 116/2003) Apresentadas disposições relevantes no Capítulo 2. (iv) Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Lei Complementar Federal nº 123/06 e Lei Estadual nº 5.147/07) Capítulo 6. 6. Legislação diversa. (i) Fundo Estadual de Combate à Pobreza e às Desigualdades Sociais FECP (Lei Estadual nº 4.056/02) Item 3 do Capítulo 3. 7. Normas concernentes à documentação fiscal. (i) Nota Fiscal Eletrônica NF-e (Ajuste SINIEF 7/05 e Resoluções SEFAZ nº 118/08 e 266/09) Item 1 do Capítulo 9 Resolução 118/08 neste adendo. (ii) Escrituração Fiscal Digital (Ajuste SINIEF 2/2009 e Resolução SEFAZ nº 242/2009) Inserido em adendo a ser disponibilizado. 8. Cálculo prático de impostos estaduais. 9. Casos práticos de identificação do sujeito passivo no cálculo do imposto e em infrações (ICMS normal e substituição tributária).
Estes dois últimos itens foram incluídos na ementa atual, e o candidato deverá estar preparado para realização de cálculos envolvendo os impostos estaduais. Nos diversos capítulos teóricos e nas sessenta questões comentadas e resolvidas, temos diversos exemplos de cálculos e atribuição de responsabilidade. 10. Legislação das receitas não tributárias do Estado do Rio de Janeiro. (i) Acompanhamento e fiscalização das compensações e das participações financeiras previstas no artigo 20, 1º da Constituição da República Federativa do Brasil (Lei Estadual 5.139/07) Capítulo 13. (ii) (Decreto Estadual nº 42.475/2010) Inserido em adendo a ser disponibilizado. (iii) Parcelamento de créditos não tributários no Estado do Rio de Janeiro (Decreto nº 44.007/12) Reproduzido no item 3.7 do Capítulo 11. TEMAS ELIMINADOS Em relação ao conteúdo previsto no último edital, diversos temas foram eliminados: Elaboração e entrega da Guia de Informação e Apuração do ICMS (GIA-ICMS) (Resolução SEF 6.410/2002). Elaboração e entrega da Guia Nacional de Informação e Apuração do ICMS Substituição Tributária GIA-ST (Resolução SEF 6.351/2001). Cupom Mania (Decreto Estadual nº 42.044/09 e Resolução SEFAZ nº 247/09). Resolução Conjunta SER/PGJ 14/06 (fixa normas para o combate aos crimes contra a ordem tributária). Lei Estadual nº 5.351/08 (dispõe sobre medidas para incremento da cobrança de créditos inscritos em dívida ativa do Estado do Rio de Janeiro). Lei do Índice de Participação dos Municípios IPM (Lei Complementar Federal nº 63/90).