Instalação Mesa Virtual 2.0 Impacta Esse documento descreve os passos necessários para a correta instalação e configuração inicial do software Mesa Virtual 2.0 funcionando com uma central PABX Impacta. Este tutorial está baseado na versão 2.00.14 da Mesa Virtual e contempla: instalação do ICTI; ativação do CSTA no PABX instalação do software Mesa Virtual; conexão da chave de hardware USB; execução do aplicativo; configuração do ICTI quando instalado em outro computador; configuração do ramal associado a mesa virtual. Última revisão: 25 de Março de 2010
1 Instalação do ICTI Instale o ICTI Manager no computador que vai se comunicar com o PABX. Isto pode ser feito no computador local ou em outro computador da rede. O CD que acompanha a mesa virtual contém o instalador do ICTI. Confira a versão do ICTI que deve ser 2.05.13 ou superior. A última versão do ICTI pode ser obtida gratuitamente no site da Intelbras: www.intelbras.com.br. O ICTI se conecta com a central telefônica via cabo serial, USB ou Ethernet. A opção serial está presente em todas a centrais e necessita de um cabo que deve ser confeccionado de acordo com o Guia do Usuário que acompanha a central. A opção USB está presente nas centrais Impacta 68, 94, 140 e 220 e o manual do usuário contém os detalhes do cabo. A opção Ethernet necessita de uma placa acessório disponível para todas as centrais. Execute o ICTI e verifique se ele está se comunicando com a central telefônica. Caso utilize o ICTI instalado em outro computador anote o endereço IP ou no nome da máquina.
2 Ativação do CSTA no PABX Utilizando o programador impacta versão 3.08.38 ou superior habilite a opção "CSTA/Mesa Virtual" presente no menu "Sistema". Após a alteração é necessário reiniciar o PABX. 3 Instalação da Mesa Virtual Execute o instalador da Mesa Virtual 2.0 Siga os passos apresentados na tela.
4 Conexão da chave de hardware USB A chave de hardware USB é o registro de software e é necessária para o correto funcionamento da mesa virtual. Ela deve ser conectada no computador que irá executar a mesa virtual e aguardar alguns segundos que o sistema operacional detectará a chave automaticamente sem a necessidade de instalação de drivers. 5 Execução da Mesa Virtual Após executar a mesa, será apresentada uma tela solicitando o Cadastro de Usuário. Esta tela serve para cadastrar um novo usuário do tipo Operador, que somente tem permissões para operar a mesa, visualizar a agenda e os grupos públicos. Essa etapa é opcional e pode ser postergada. Após, será apresentada uma tela de login, solicitando o usuário e senha. A mesa já vem de fábrica com um usuário administrador cadastrado. Para utilizá-lo, digite: Usuário : admin Senha: admin
Após o login será apresentada a janela principal da mesa virtual. Essa janela pode demorar alguns segundos para aparecer. 6 Configuração do ICTI quando instalado em outro computador Se o ICTI estiver desligado ou instalado em outra máquina aparecerá uma caixa de informação apresentando um erro de comunicação com o PABX. Clique em OK. Em seguida será apresentada uma tela de configurações. A primeira parte da janela apresenta as configurações para comunicação com a central (via ICTI). No campo Nome do Host coloque o nome ou endereço IP do computador onde o ICTI está rodando. Se o ICTI estiver rodando no computador local use: localhost ou 127.0.0.1. Por padrão o ICTI aguarda as conexões da mesa virtual na porta 7000, então use esse número no campo Porta. A segunda parte da janela apresenta as configurações de comunicação com o banco de dados. A versão atual do software (2.00.14) somente funciona com o banco de dados local, de modo que essa opção deve ser selecionada.
Quando as alterações forem concluídas aparecerá um diálogo indicando que as alterações feitas somente terão efeito na próxima vez que o aplicativo for reiniciado. Após isso uma outra caixa de informação avisará que o aplicativo será finalizado. 7 Configuração do ramal associado a mesa virtual A mesa está programada para operar com o ramal 200. Se esse ramal não existir uma caixa de atenção será apresentada indicando a necessidade de se alterar o número do ramal para um válido.
Após, apresenta-se uma tela para alteração do número do ramal. No campo Senha Atual preencha com a senha do usuário apresentado no campo Usuário. A senha padrão para o usuário admin é admin. Caso deseje uma nova senha poderá ser cadastrada para esse usuário no campo Nova senha, sendo necessária a sua confirmação no campo Confirme a senha. O número do ramal é obrigatório e deve ser alterado para um número de ramal válido e que o usuário irá operar. A versão atual do software somente funciona com ramais analógicos. O campo Senha CSTA do ramal é fixo e deve ser preenchido com 1234. Ao finalizar a alteração será apresentada uma caixa de diálogo indicando que as alterações somente terão efeito após a aplicação ser reiniciada.