Reformas Religiosas Monique Bilk
Contexto Início da Idade Moderna O Renascimento estimula a crítica e o livre-pensar A burguesia tem projetos que esbarram nos obstáculos que a Igreja coloca... (doutrina do justo preço) Os monarcas absolutistas precisam consolidar seu poder
Fatores Muitos fatores contribuíram para a fragilidade da Igreja. O Fracasso das Cruzadas / Religioso. A venda de cargos eclesiástico para a nobreza. A venda de indulgências. / perdão Prática da Simonia / venda de relíquias.
Caráter econômico A Igreja Católica condenava a Usura. A classe burguesa desejava acumular $$$$ sem a preocupação do pecado.
Abusos cometidos pelo clero: Simonia: venda de objetos "sagrados" (relíquias) e de cargos eclesiásticos. Venda de indulgências: venda do perdão celestial Corrupção: imoralidades entre o clero, relações políticas corruptas etc.
Martinho Lutero Monge alemão. Traduziu a bíblia para o alemão. Organizou os preceitos de uma nova Igreja.
Martinho Lutero Fixou na porta da Igreja de Wittenberg (Alemanha) as 95 teses que criticavam vários pontos da doutrina católica. Só a fé salva Só a Graça de Deus nos conduz ao paraíso Só as Escrituras contêm a verdade
Martinho Lutero A favor: divórcio; livre interpretação da Bíblia; idioma nacional nos cultos; de dois sacramentos, batismo e eucaristia Contra: venda de indulgências; simonia; celibato do clero; culto às imagens; o Papa e a hierarquia da Igreja.
Lutas Camponesas Os camponeses influenciados pelas ideias de Martinho Lutero tentaram confiscar terras senhoriais e da Igreja. Desejavam uma sociedade igualitária. Lutero condena o movimento, que vai ser reprimido. Os príncipes então tomam as terras da Igreja para o Estado.
Dieta de Spira A expansão das ideias reformistas, obriga o rei Carlos V a convocar nova assembleia. Nesta assembleia foi decidido: Que a doutrina Luterana seria TOLERADA, nas regiões onde os príncipes estavam convertidos. E PROIBIDA nas outras regiões do país. Os príncipes protestaram. (protestantes).
Calvino Teoria da predestinação das almas Nada do que fizermos, mudará nosso destino: a condenação ou a salvação... Só Deus sabe! Pelo trabalho se alcança a riqueza... sinal de benção! A riqueza material pode ser uma pista da salvação...
Calvino - França Adotou os princípios de Lutero, mas radicalizou em alguns pontos. Proibiu joias, adornos, roupas coloridas, bebidas com álcool. Desenvolveu o espírito de poupança, sobriedade, trabalho e investimento: estímulo ao capitalismo. Aboliu o dízimo, valorizou o trabalho, permitiu o lucro.
Henrique VIII Utiliza o episódio de seu divórcio como pretexto para brigar com a Igreja. Pelo Ato de Supremacia torna-se o líder da Igreja Anglicana. Confisca os bens da Igreja Católica no país.
Henrique VIII - Inglaterra Desejo de consolidar o absolutismo inglês. (a Igreja é um obstáculo a qualquer rei absolutista...) Mescla culto católico e doutrina protestante.
Diferentes classes, diferentes visões Nobres: Diminuição do poder papal / desejavam reaver suas propriedades. Burguesia: Desejavam liberdade de comércio / obter lucro sem culpa. Camponeses: Desejavam o fim do dízimo.
Contra-Reforma Reação da Igreja Católica à Reforma Protestante. 1º momento: medo e violência. 2º momento: Auto análise, reparações.
Contra-Reforma Deter o avanço das ideias protestantes e conseguir novos fiéis. Fim da venda de indulgências e da simonia. Criação de seminários (melhorar a formação do clero) Index e Inquisição. Lista de livros proibidos Criação da Companhia de Jesus.
Contra-Reforma Concílio de Trento. (reunião do clero). Manteve os 7 sacramentos. Manteve a crença nos santos. Manteve o celibato clerical. Manteve a autoridade do papa. (incontestável).
Reformas Religiosas Monique Bilk