Tratados Internacionais 1. Definição e elementos art. 2º da Convenção de Viena sobre Direito dos Tratados (acordo, celebrado entre pessoas do DIP, por escrito, regido pelo DIP, previsto em único ou múltiplos instrumentos, qualquer que seja a denominação). Exceção = concordata (tratado nominado celebrado entre um Estado e o Vaticano). 2. Fases de formação do tratado 1ª Negociação Assinatura 2ª Referendo do Congresso 3ª Ratificação 4ª Promulgação e publicação 1ª e a 3ª = fases internacionais 2ª e a 4ª = fases internas Assinatura = compete ao Presidente da República art. 84, VIII da CF Referende Congressual = compete ao Congresso Nacioanl, art. 49, I da CF o referendo, por meio de decreto legislativo, referendar o tratado internacional. Estrangeiro 1. Estatuto do estrangeiro Lei 8615/80 2. Admissão do estrangeiro no Brasil visto Ao estrangeiro poderá ser concedido as seguintes modalidades de vistos para entrada no Brasil (art. 4º EE): a) Trânsito com a finalidade de passagem para outro país (art. 8º EE) 1. Válido para uma única entrada e para estada de 10 dias, sem prorrogação; b) Turista para o estrangeiro que venha para o Brasil em caráter recreativo ou de visita, sem finalidade imigratória ou de exercício de atividade remunerada (trabalho). Poderá ser dispensada a exigência de visto dos estrangeiros cujo país também dispense vistos para entrada dos brasileiros art. 10 EE (princípio da reciprocidade que dependerá de acordo internacional); O visto de turista terá validade máxima de até 5 anos, para estadas não superiores a 90 dias, prorrogáveis por igual prazo, no máximo de 180 dias por ano. c) Temporário concedido com o objetivo de: viagem cultural ou missão de estudos (tempo necessário; viagem de negócios (estada de 90 dias); 1 Não se exige visto apenas para as escalas ou conexões obrigatórias pelo meio de transporte ( 2º, art. 7º EE).
condição de artista ou desportista (estada de 90 dias); condição de estudante (estada de até 1 ano, prorrogável mediante prova da necessidade para aproveitamento escolar e de matrícula); condição de cientista, professor, técnico ou profissional de outra categoria, com contrato ou a serviço do Governo brasileiro, (tempo necessário; correspondente de jornal, revista, rádio, televisão ou agência de notícia estrangeira; religioso ou membro de instituto de vida consagrada e de congregação ou de ordem religiosa (tempo necessário. d) Permanente para fixação de residência no Brasil, trata-se de hipótese de imigração visto sujeito às regras do Conselho Nacional de Imigração. Pode haver limitação ao prazo de 5 anos, bem como fixação em determinada região do território brasileiro. e) de cortesia Definido pelo Ministério das Relações exteriores (concessão, prorrogação ou dispensa); f) oficial - Definido pelo Ministério das Relações exteriores (concessão, prorrogação ou dispensa); g) diplomático - Definido pelo Ministério das Relações exteriores (concessão, prorrogação ou dispensa); Caracteristicas do visto a) individual b) possibilidade de estender-se aos dependentes legais c) a existência de bens no Brasil não confere ao estrangeiro o direito de obter visto para entrada no Brasil (art. 6º EE). d) A empresa transportadora (aérea ou marítima) tem o dever de verificar a regularidade do visto concedido ao estrangeiro, sendo responsável pelo retorno do estrangeiro no caso de irregularidades. e) A concessão do visto ficará sujeito ao recolhimento de emolumentos consulares (art. 20 EE), salvo nos casos de acordos de gratuidade, vistos de cortesia, oficiais ou diplomáticos, vistos de trânsito, temporário ou de turista (para titulares de passaporte diplomático); f) Como regra, a validade do visto é de 90 dias, contados da concessão, com a possibilidade de prorrogação por uma vez, mediante decisão da autoridade consular. g) Ao natural de país limítrofe, domiciliado em cidade contígua ao território nacional, respeitados os interesses da segurança nacional, poderá ser admitida a entrada nos municípios fronteiriços a seu respectivo país, apenas com prova da identidade. Para que tal estrangeiro possa exercer atividade de estudo ou de trabalho, será concedido documento especial e CTPS. Negativa do visto (art. 7º EE) Não se concederá visto ao estrangeiro: a) menor de 18 anos, desacompanhado do responsável legal ou sem autorização expressa;
b) aquele que for considerado nocivo á ordem pública ou aos interesses nacionais; c) que foi expulso do Brasil, salvo se houve decreto de revogação; d) condenado ou processado em outro país por crime doloso, passível de extradição, segundo a lei brasileira; e) que não satisfaça as condições de saúde estabelecidas pelo Ministério da Saúde. 3. Sanções administrativas ao estrangeiro Estatuto do estrangeiro Lei 6815/80 Deportação Expulsão Extradição Art. 57 saída compulsória Entrada ou permanência irregular do estrangeiro Deportação será para o país de origem ou que aceite receber o estrangeiro Enquanto não ocorre a deportação, o estrangeiro poderá ficar preso, até 60 dias O estrangeiro poderá reingressar no território nacional, após satisfeitas as obrigações administrativas Ato praticado pela Polícia Federal com natureza administrativa Art. 65 saída compulsória Estrangeiro que atenta contra a ordem ou segurança nacional, perturbe a tranqüilidade ou moralidade e a economia popular Deportação será para o país de origem ou que aceite receber o estrangeiro Prisão ou liberdade vigiada Nos crimes a prisão será decretada por juiz federal 9art. 109 da CF) O estrangeiro ficará impedido de voltar ao país Presidente da República (inclusive revogação), por meio de Decreto. O inquérito será instaurado pelo Ministro da Justiça Do Decreto caberá pedido de reconsideração em 10 dias Art. 76 entrega às autoridades estrangeiras Tratado ou promessa de reciprocidade = cooperação judiciária Prática de crime pelo estrangeiro. Representa pedido formulado por outro estado para que o estrangeiro responda pela prática de crime Extradição ativa = quando o Brasil solicita Extradição passiva = quando outro estado requer ao Brasil Vedada a extradição de brasileiros natos. Naturalizados admite em caso de crime comum praticado antes da naturalização ou tráfico de entorpecente Não impede o retorno (cessada a causa da extradição) Competência originária do Supremo Tribunal Federal para autorizar, cabendo ao Presidente da República o ato de extradição O fato tem que ser crime no Brasil e haver compatibilidade de pena (ou condição de cumutação).
Nações unidas - ONU 1. Dados históricos RETA FINAL - MG Criada em 24 de outubro de 1945, em São Francisco, Califórnia, Estados Unidos, foi criada após o término da segunda guerra mundial, com a finalidade de manter a paz e a segurança no mundo (Carta da ONU ou Carta de São Francisco). Originariamente a ONU foi criada por 51 países. Atualmente conta com 192 Estados membros e o Vaticano (Santa Sé) como estado observador. O Brasil é membro originário da ONU (membro fundador, nos termos do art. 110 da CONU). A atual sede está em Nova Iorque. Os Estados Unidos, quando da fundação do ONU, receberam a atribuição de Estado depositário da Carta da ONU (art. 111 CONU). A ONU foi precedida pela Sociedade das Nações, também conhecida como Liga das Nações (1.919, pelo Tratado de Versalles). 2. Estrutura A Organização das Nações Unidas ONU é formada por seis órgãos (art. 7º da Carta da ONU): a) Assembléia Geral composta por todos os membros, cabendo a cada um deles o exercício do direito de voto cada membro um voto, nos termos do art. 18 da CONU. Cada Estado poderá ter até 5 representantes na AG. b) Conselho de Segurança composto por 15 estados, 5 permanentes (China, França, Federação Russa, Reino Unido e Estados Unidos) e os outros 10 eleitos pela Assembléia Geral, para o período de 2 anos. Cada membro do CS terá apenas um representante. c) Conselho Econômico e Social composto por 54 membros eleitos pela Assembléia Geral (pelo período de 3 anos). d) Conselho de Tutela - composto por Estados membros que administrem territórios sob tutela, por membros não administradores de territórios sob tutela eleitos pela Assembleia Geral e pelos membros do Conselho de Segurança. Encerrou suas atividades em 1994, quando tornou soberano Palau, no pacífico. e) Tribunal Internacional de Justiça (Corte Internacional de Justiça). Sede em Haia, na Holanda. Representa o principal órgão Judiciário das Nações Unidas. O Estatuto da CIJ é parte integrante da Carta da ONU. f) Secretariado O atual secretário geral da ONU é o Sul-coreano Ban Ki-Moon (2007 a 2011). A escolha do secretário geral se dá por recomendação pelo Conselho de Segurança e votação pela Assembléia Geral.
Todos os tratados e acordos internacionais, com a maior brevidade possível, deverão se registrados e arquivados perante o Secretariado Geral da ONU (art. 102). A falta do registro impede que o ato seja invocado contra qualquer órgão das Nações Unidas. 3. Organizações ligadas à ONU 4. Tribunal Penal Internacional Criado pelo Estatuto de Roma (1998). Tem sede em Haia, Holanda. Em abril de 2002, 60 países haviam ratificado o tratado, tendo início, assim, os Trabalhos do Tribunal Penal Internacional. Por meio do Decreto n. 4.388, de 25 de setembro de 2002, referendou o Estatuto de Roma 2. Competência: julgamento de crimes contra a humanidade, quando o país não tiver condições ou deixar de julgar o criminoso. Síntese da Convenção de Genebra Direito Humanitário 1ª Convenção 1863 / 1864 Insuficiência sanitária nos exércitos Respeito e cuidado com os militares feridos 2ª Convenção 1906 Estende à primeira também às forças navais 3ª Convenção 1929 Tratamento aos prisioneiros de guerra 4ª Convenção 1949 Proteção aos civis 2 Até outubro de 2008, países que ratificaram o Estatuto de Roma (108 países): Europa: Albânia, Andorra, Áustria, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha,, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Geórgia, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Malta, Montenegro, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, Romênia, San Marino, Sérvia, Suécia, Suíça, Reino Unido África: África do Sul, Benim, Botswana, Burkina Faso, Burundi, Chade, Comores, Congo, Djibouti, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Lesoto, Libéria, Malawi, Mali, Maurícia, Namíbia, Níger, Nigéria, Quênia, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Senegal, Serra Leoa, Tanzânia, Uganda, Zâmbia. Américas: Antígua e Barbuda, Argentina, Barbados, Belize, Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, Costa Rica, Dominica, Equador, Guiana, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, São Cristóvão e Nevis, São Vicente e Granadinas, Suriname, Trindade e Tobago, Uruguai, Venezuela Ásia: Afeganistão, Camboja, Coréia do Sul, Japão, Jordânia, Mongólia, Tadjiquistão Oceania: Austrália, Fiji, Ilhas Cook, Ilhas Marshall, Nauru, Nova Zelândia, Samoa, Timor-Leste