ACORDO INTERNACIONAL DE PREVIDÊNCIA BRASIL E ESTADOS UNIDOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ACORDO INTERNACIONAL DE PREVIDÊNCIA BRASIL E ESTADOS UNIDOS"

Transcrição

1 ACORDO INTERNACIONAL DE PREVIDÊNCIA BRASIL E ESTADOS UNIDOS

2 CINDY FERNANDES GOUVEIA Advogada, especialista em Direito Previdenciário e Direito do Trabalho, militante na seara Previdenciária Empresarial/ Segurado. Cindy Fernandes Gouveia PREVITUBE Cindy Fernandes cindy@fgsadv.com.br

3 A internacionalização da previdência social configura-se uma necessidade em face das transformações que vêm ocorrendo nas relações trabalhistas com a expansão da economia global, com a internacionalização dos contratos de trabalho, com pessoas que migram de um país para outro em busca de novas oportunidades profissionais, ou mesmo em situações que trabalhadores são deslocados pelas próprias empresas para trabalharem em filiais ou sucursais em outros países, como é o caso das empresas multinacionais.

4 1ª Fase Negociação 2ª Fase Assinatura do texto 3ª Fase Ratificação pelo Congresso Nacional 4ª Fase Entrada em vigor

5 QUAL É O OBJETIVO DOS ACORDOS? O principal objetivo dos acordos internacionais de previdência social é garantir a totalização dos períodos de contribuição ou de seguro cumpridos nos países parte do acordo, para fins de assegurar os direitos de previdência social previstos no texto do acordo aos respectivos trabalhadores e dependentes legais, residentes ou em trânsito.

6 QUAL É O OBJETIVO DOS ACORDOS? Dessa forma, em face desses acordos, o trabalhador pode utilizar o tempo de contribuição ou seguro cumprido em outro país, com o qual o Brasil mantenha acordo, e vice-versa, para fins de cumprimento da carência exigida e demais requisitos para a obtenção do seu benefício, garantindo a cobertura dos riscos de invalidez, idade avançada (velhice) e morte.

7 COM QUAIS PAÍSES O BRASIL MANTÉM ACORDO INTERNACIONAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL? Os acordos podem ser bilaterais (quando é realizado apenas entre dois países) ou multilaterais (quando é realizado por um grupo de países.

8 COM QUAIS PAÍSES O BRASIL MANTÉM ACORDO INTERNACIONAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL? Acordos multilaterais: Mercosul (que tem como países signatários: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai); Convenção Iberoamericana (em vigor para os países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, El Salvador, Equador, Espanha, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai); e Convenção Multilateral de Segurança Social da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa CPLP, que está em processo de ratificação pelo Congresso Nacional (países signatários: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste).

9 COM QUAIS PAÍSES O BRASIL MANTÉM ACORDO INTERNACIONAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL? Acordos bilaterais Alemanha, Bélgica, Bulgária (em processo de ratificação pelo Congresso Nacional), Cabo Verde, Canadá, Chile, Coréia, Espanha, Estados Unidos (entrada em vigor: 01/10/2018), França, Grécia, Itália, Israel (em processo de ratificação pelo Congresso Nacional), Japão, Luxemburgo, Moçambique (em processo de ratificação pelo Congresso Nacional), Portugal, Quebec, Suíça (em processo de ratificação pelo Congresso Nacional).

10 QUAIS OS BENEFÍCIOS PREVISTOS NOS ACORDOS INTERNACIONAIS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL? Em todos os acordos de previdência social são garantidos os benefícios que tem por objetivo a cobertura dos riscos de invalidez, idade avançada (velhice) e morte que, na legislação previdenciária do Brasil, se consolida por meio da concessão da aposentadoria por invalidez, aposentadoria por idade e pensão por morte. As prestações (benefícios) e o âmbito de aplicação material são definidos em cada acordo. Todos os acordos são disponibilizados no sítio eletrônico da previdência social:

11 QUAIS AS VANTAGENS QUE UM ACORDO DE PREVIDÊNCIA TRAZ PARA O TRABALHADOR? Impede a bi-tributação das contribuições previdenciárias nos países acordantes durante o período em que o trabalhador estiver deslocado temporariamente, nos termos do Acordo aplicado. O tempo de contribuição do trabalhador nos países acordantes se somam para fins previdenciários.

12 QUAIS AS VANTAGENS QUE UM ACORDO DE PREVIDÊNCIA TRAZ PARA O TRABALHADOR? O tempo de filiação previdenciária (vínculo) no país de origem não se perde quando o trabalhador se filiar ao sistema previdenciário do outro país acordante. O instituto do deslocamento temporário permite ao trabalhador exercer atividade em outro país, temporariamente, mantendo sua filiação previdenciária no país de origem.

13 ONDE REQUERER OS BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS COM APLICAÇÃO DE ACORDO INTERNACIONAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL? O requerimento de benefícios no âmbito de acordos internacionais de previdência social, pelo trabalhador ou seus dependentes, conforme o caso, deverá ser apresentado na entidade gestora/instituição competente do pais de residência do interessado. No Brasil, o trabalhador, ou seu dependente, deve ligar para a Central de atendimento da Previdência Social, nº 135, e agendar seu atendimento presencial à Agência do INSS mais próxima. A Agência que receber o pedido o enviará ao Organismo de Ligação responsável por efetuar a comunicação com o(s) país(es) signatário(s) do acordo internacional que se pretende aplicar.

14 COMO FICA A SITUAÇÃO DO EMPREGADO QUE É ENVIADO A OUTRO PAÍS PELA EMPRESA A QUAL ESTÁ VINCULADO? Esta situação também é chamada de deslocamento temporário, que permite ao trabalhador continuar vinculado ao sistema previdenciário do país de origem quando deslocado para outro país por iniciativa da empresa a qual esteja vinculado e que tenha sede em um dos países acordantes.

15 COMO FICA A SITUAÇÃO DO EMPREGADO QUE É ENVIADO A OUTRO PAÍS PELA EMPRESA A QUAL ESTÁ VINCULADO? Neste caso, o deslocamento é solicitado pela empresa, com a indicação do período em que o empregado ficará deslocado, na forma prevista em cada acordo, visando à isenção de contribuição previdenciária do trabalhador no país acordante de destino (país onde ele for trabalhar), situação em que esse trabalhador permanece vinculado à legislação previdenciária do país de origem.

16 COMO FICA A SITUAÇÃO DO EMPREGADO QUE É ENVIADO A OUTRO PAÍS PELA EMPRESA A QUAL ESTÁ VINCULADO? Ao empregado deslocado será fornecido o Certificado de Deslocamento Temporário, que deverá ser levado consigo. No Brasil a solicitação é feita pela empresa, ao INSS, e poderá ser apresentada na Agência mais próxima ou de preferência do solicitante, que encaminhará o pedido à Agência da Previdência Social de Atendimento de Acordos Internacionais competente (Organismo de Ligação).

17 E O CONTRIBUINTE INDIVIDUAL TAMBÉM PODE? Alguns acordos de previdência social preveem o deslocamento temporário também para o trabalhador independente (contribuinte individual que exerce atividade remunerada por conta própria). Nessa hipótese a solicitação do deslocamento temporário é feita pelo próprio trabalhador observando-se as mesmas regras para o trabalhador empregado.

18 COMO SE DÁ A CONCESSÃO DOS BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS COM APLICAÇÃO DOS ACORDOS? Cabe a cada país analisar os pedidos, considerando a sua legislação e as regras estabelecidas no respectivo Acordo. Quando os requisitos exigidos para o benefício requerido não forem cumpridos segundo a legislação de um país acordante, considerando unicamente os períodos de contribuição ou de emprego cumpridos nesse país, poderão ser utilizados os períodos de contribuição ou de emprego cumpridos em outro país acordante na forma definida pelo acordo respectivo, mediante totalização dos períodos.

19 TOTALIZAÇÃO DOS PERÍODOS A totalização é o procedimento por meio do qual o tempo de contribuição ou seguro cumprido em outros países, com os quais o Brasil mantenha acordo, é utilizado para fins de aquisição de direito e de cumprimento da carência exigida para o benefício pretendido no Brasil. Assim, o tempo de contribuição cumprido em conformidade com a legislação brasileira é somado com o tempo de contribuição ou seguro cumprido em um ou mais países acordantes e totalizado.

20 TOTALIZAÇÃO DOS PERÍODOS Importante: a) os períodos cumpridos e certificados por um país acordante só serão considerados desde que não se sobreponham com períodos de seguro ou contribuição conforme a legislação do país onde está sendo requerido o benefício; b) os períodos de seguro ou contribuição cumpridos antes do início da vigência do Acordo poderão ser considerados, desde que haja essa possibilidade definida no Acordo;

21 TOTALIZAÇÃO DOS PERÍODOS Importante: No que tange aos valores, não serão considerados os realizados no outro país, sendo feito o cálculo mediante os valores contribuídos no país do requerimento do benefício.

22 COMO SE DÁ O PAGAMENTO DOS BENEFÍCIOS? Para residentes no Brasil - através da rede bancária, através de cartão magnético. Para residentes no exterior O INSS realiza a remessa dos créditos relativos aos pagamentos de benefícios de residentes no exterior para a Instituição Financeira contratada que efetiva os depósitos dos pagamentos aos beneficiários em países com os quais o Brasil mantém Acordo de Previdência Social no segundo dia útil de cada mês

23 PROVA DE VIDA É feita através de um formulário próprio, por representações consulares brasileiras no exterior, ou organismo de ligação do país acordante.

24 ACORDO DE PREVIDÊNCIA ENTRE BRASIL E ESTADOS UNIDOS

25 Cerca de 1,3 milhão de brasileiros e mais de 35 mil norte-americanos serão beneficiados com o estabelecimento do acordo.

26 Trabalhadores brasileiros que residem nos Estados Unidos e norte-americanos que moram no Brasil em breve vão poder somar os períodos de contribuição à Previdência desses países para atingir o tempo mínimo necessário à obtenção de aposentadorias por idade e invalidez e também pensão por morte.

27 QUANDO ENTRARÁ EM VIGOR? O texto do acordo foi assinado em Junho de 2015, e ficou aguardando a ratificação pelo Congresso Nacional, que aconteceu em Maio de 2018, e começa sua vigência em 01/10/2018.

28 CAMPO DE APLICAÇÃO Legislação aplicável: Para os Estados Unidos: a legislação que rege o Programa Federal de Seguro Social por Idade, Morte e Invalidez; Para o Brasil: a legislação que rege o RGPS e o RPPS, no que se refere aos benefícios de aposentadoria por idade, por invalidez e pensão por morte.

29 CAMPO DE APLICAÇÃO E se houver alteração em qualquer das normas? O acordo ainda será válido, caso haja alteração, suplementação, consolidação ou substituição da norma, inclusive para criação de novas categorias de beneficiários ou novos benefícios. A alteração da legislação só não será válida para o acordo, se o país que alterou notificar por escrito o outro, no prazo de 3 meses da publicação, informando que a alteração não é desejada no acordo.

30 CAMPO PESSOAL DE APLICAÇÃO O acordo será aplicado: (a) pessoas que estão ou tenham estado sujeitas à legislação de um ou de ambos os estados contratantes; e (trabalhadores/segurados) (b) outras pessoas quanto aos direitos derivados das pessoas mencionadas acima. (dependentes)

31 PREVISÃO DE TRATAMENTO IGUALITÁRIO Ao segurado/dependente que resida no Brasil ou nos Estados Unidos receberá tratamento igual ao dispensado a quem reside no local de requerimento do benefício.

32 SOBRE A COBERTURA O segurado que estiver empregado em um dos Estados Contratantes, deverá, no que diz respeito a este vínculo, seguir a legislação do Estado que a contratou. Se houver o deslocamento temporário do empregado, por vontade da empresa, seu vínculo com a previdência social continuará no país em que se originou, desde que não ultrapasse 5 anos.

33 SOBRE A COBERTURA O segurado que tiver completado 5 anos de deslocamento temporário, sob a legislação de um dos Estados Contratantes, poderá apenas ser qualificado para uma isenção por deslocamento adicional após terem sido completados 6 meses de ausência do território de tal Estado Contratante.

34 SOBRE A COBERTURA Contribuinte Individual para o acordo Brasil e Estados Unidos, a contribuição é realizada no Estado em que for residente. O termo de ajuste menciona a possibilidade de emissão do Certificado de Deslocamento Temporário para o CI, mas o texto do acordo não o faz.

35 SOBRE A COBERTURA Trabalhadores marítimos estão sujeitos à legislação do país cujo navio ostenta a bandeira. Trabalhadores de companhias aéreas se a companhia trabalha nos dois países acordantes, estão sujeitos à legislação de onde a empresa tenha sua matriz, ou se residirem no outro país, estarão sujeitos à legislação deste outro.

36 SOBRE O CÁLCULO No acordo Brasil e EUA, para os benefícios concedidos lá (EUA), o cálculo do benefício é feito de forma pro rata, ou seja, de acordo com o tempo proporcional ao contribuído no país em que for requerido o benefício. Ex.: brasileiro que mora nos Estados Unidos, e contribuiu 10 anos para o INSS e 5 anos ao órgão competente dos EUA, e requer aposentadoria por idade ao órgão dos EUA. O valor da sua aposentadoria corresponderá à 1/3 da RMI apurada. Se fosse U$$ 1.000,00, será de U$$ 333,33.

37 SOBRE O CÁLCULO O valor pode ser abaixo do mínimo: Decreto 3.048/99: Art. 35. A renda mensal do benefício de prestação continuada que substituir o salário-de-contribuição ou o rendimento do trabalho do segurado não terá valor inferior ao do salário mínimo nem superior ao limite máximo do salário-de-contribuição, exceto no caso previsto no art º A renda mensal dos benefícios por totalização, concedidos com base em acordos internacionais de previdência social, pode ter valor inferior ao do salário mínimo.

38 SOBRE O CÁLCULO Entretanto, no caso dos benefícios concedidos no Brasil, o valor não pode ser abaixo do mínimo, conforme parágrafo 4º, artigo 7º do acordo. 4. O valor da prestação teórica mencionado no parágrafo 3 deste Artigo não poderá, sob nenhuma circunstância, ser inferior ao benefício mínimo garantido pela legislação do Brasil.

39 BENEFÍCIOS DOS ESTADOS UNIDOS Benefícios que representem: Invalidez; Morte; Idade avançada.

40 BENEFÍCIOS DOS ESTADOS UNIDOS Quando a pessoa completou 18 meses (6 trimestres) de cobertura sob a legislação dos Estados Unidos, mas não possui períodos de cobertura suficientes para atender aos critérios para direito aos benefícios, a Instituição Competente dos EUA levará em consideração períodos de cobertura creditados pelo Brasil e que não sejam concomitantes com o período dos EUA.

41 BENEFÍCIOS DOS ESTADOS UNIDOS Para cada 1 trimestre computado no Brasil, será também computado 1 trimestre nos Estados Unidos, desde que não sejam concomitantes. Esta análise é feita pela Instituição Competente dos Estados Unidos, em contato com a Instituição competente do Brasil.

42 BENEFÍCIOS DO BRASIL Benefícios: Aposentadoria por Invalidez; Aposentadoria por Idade; Pensão por morte.

43 BENEFÍCIOS DO BRASIL Período contribuído nos Estados Unidos vale como carência e tempo de contribuição, não sendo somado apenas o valor no PBC. Quando a Instituição Competente dos Estados Unidos informarem que o trimestre foi completo, o Brasil deve computar também 3 meses de contribuição, verificando sempre a existência de períodos concomitantes.

44 BENEFÍCIOS DO BRASIL Se não for possível a verificação de em quais meses foram feitas as contribuições nos Estados Unidos, será verificado o melhor momento dentro daquele ano para enquadramento do período, resguardando sempre o direito ao melhor benefício para o segurado.

45 IMPORTANTE A totalização sempre será feita para a garantia do período mínimo para a concessão do benefício. Veja-se que o período somente é somado para a aposentadoria por idade, invalidez e pensão por morte, não se falando em aposentadoria por tempo de contribuição.

46 IMPORTANTE O acordo prevê ainda, sigilo, acordo mútuo entre os contratantes, realização de ajuste administrativo, de forma a cumpri-lo. Documentos: Documentos não podem ser rejeitados apenas por estarem em outro idioma; não necessitam de revalidação as cópias autenticadas aprovadas pelo INSS, mas ficará a cargo de cada órgão a validação de tais documentos.

47 IMPORTANTE Requerimento: feito de forma documental, onde o requerente informa qual é a legislação a ser aplicada. Mesmo que não haja a informação, a Instituição Competente fará a verificação, se ficar claro que possui períodos no outro Estado Contratante. Pagamento: é feito sempre na moeda da Instituição Competente.

48 IMPORTANTE O acordo não dá direito ao pagamento de benefício que deveria ser implementado antes da entrada em vigor. Os períodos contributivos, ainda que anteriores ao acordo serão levados em consideração. Para os deslocamentos temporários, terão validade após a entrada em vigor.

49 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LEI Nº 8.212, DE 24 DE JULHO DE (redação dada pela Lei nº 9.876, de )

LEI Nº 8.212, DE 24 DE JULHO DE (redação dada pela Lei nº 9.876, de ) BRASÍLIA, OUTUBRO DE 2015 1 LEI Nº 8.212, DE 24 DE JULHO DE 1991 (redação dada pela Lei nº 9.876, de 26.11.1999) Art. 85-A. Os tratados, convenções e outros acordos internacionais de que Estado estrangeiro

Leia mais

Acordos Internacionais de Previdência Social no âmbito do MERCOSUL

Acordos Internacionais de Previdência Social no âmbito do MERCOSUL Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal Congresso Sulamericano de Integração Jurídica Acordos Internacionais de Previdência Social no âmbito do MERCOSUL LEANDRO MADUREIRA SILVA SUBCOORDENADOR

Leia mais

Amparo legal e regulamentação de expatriações (Lei 7.064)

Amparo legal e regulamentação de expatriações (Lei 7.064) Amparo legal e regulamentação de expatriações (Lei 7.064) Aspectos legais 27 de setembro de 2017 Agenda 1 Novidades sobre os aspectos imigratórios 03 2 Outbound Lei 7.064/1982 10 3 Inbound e a legislação

Leia mais

1. O termo "Acordo" designa o Acordo sobre Previdência Social entre o governo República Federativa do Brasil e o governo da República do Chile.

1. O termo Acordo designa o Acordo sobre Previdência Social entre o governo República Federativa do Brasil e o governo da República do Chile. AJUSTE COMPLEMENTAR ASSINADO 08 DE DEZEMBRO DE 1998 PUBLICADO NO DOU Nº 243 DE 18 DE DEZEMBRO DE 1998 SEÇÃO I AJUSTE COMPLEMENTAR ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA

Leia mais

Convenções sobre Segurança Social

Convenções sobre Segurança Social www.pwc.com Convenções sobre Segurança Social Carla Matos 8 Universidade Católica Portuguesa - Lisboa Porque surgem as convenções de Segurança Social? Processo de industrialização originou a deslocação

Leia mais

El Salvador Atualizado em:

El Salvador Atualizado em: SEGURANÇA SOCIAL El Salvador Atualizado em: 12-11-2015 Esta informação destina-se a que cidadãos Pessoas que estejam ou tenham estado sujeitas à legislação de Portugal ou de El Salvador, referida no separador

Leia mais

PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL

PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL 66 SISTEMA PREVIDENCIÁRIO DO BRASIL No Brasil, há benefícios devidos ao segurado e àqueles que dependem do segurado. Para ter direito aos benefícios, é preciso estar inscrito no INSS e manter suas contribuições

Leia mais

Apoio à Participação em Eventos para Discentes

Apoio à Participação em Eventos para Discentes Apoio à Participação em Eventos para Discentes O PPGEdu/UFRGS oferece aos estudantes regularmente matriculados nos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa e vinculados a projeto de pesquisa em desenvolvimento,

Leia mais

DECRETO Nº, DE DE DE O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, caput, inciso IV, da Constituição, e

DECRETO Nº, DE DE DE O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, caput, inciso IV, da Constituição, e DECRETO Nº, DE DE DE 2018 Promulga o Acordo de Previdência Social entre a República Federativa do Brasil e os Estados Unidos da América, firmado em Washington, em 30 de junho de 2015. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA,

Leia mais

ACORDO QUE ALTERA O ACORDO SOBRE SEGURANÇA SOCIAL OU SEGURIDADE SOCIAL ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA PORTUGUESA

ACORDO QUE ALTERA O ACORDO SOBRE SEGURANÇA SOCIAL OU SEGURIDADE SOCIAL ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA PORTUGUESA -1- ACORDO QUE ALTERA O ACORDO SOBRE SEGURANÇA SOCIAL OU SEGURIDADE SOCIAL ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA PORTUGUESA E O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL -2- Acordo que altera o Acordo sobre Segurança

Leia mais

Bom dia, hoje farei breves considerações sobre a aposentadoria por idade urbana. Espero que seja útil.

Bom dia, hoje farei breves considerações sobre a aposentadoria por idade urbana. Espero que seja útil. Bom dia, hoje farei breves considerações sobre a aposentadoria por idade urbana. Espero que seja útil. Diz o art. 48, da Lei 8.213/91: Art. 48. A aposentadoria por idade será devida ao segurado que, cumprida

Leia mais

portal: Página 1 / 5

portal:   Página 1 / 5 Acordo sobre Concessão de Visto Temporário para Tratamento Médico a Cidadãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa entre os Estados membros dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Leia mais

PODER EXECUTIVO - DECRETO Nº DE D.O.U.:

PODER EXECUTIVO - DECRETO Nº DE D.O.U.: PODER EXECUTIVO - DECRETO Nº 7.702 DE 15.03.2012 D.O.U.: 16.03.2012 Promulga o Acordo de Previdência Social entre a República Federativa do Brasil e o Japão. A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição

Leia mais

Convenção sobre Segurança Social entre Portugal e Moçambique e Acordo Administrativo relativo à sua aplicação

Convenção sobre Segurança Social entre Portugal e Moçambique e Acordo Administrativo relativo à sua aplicação Convenção sobre Segurança Social entre Portugal e Moçambique e Acordo Administrativo relativo à sua aplicação 1. Quem está abrangido pela Convenção? Estão abrangidos pela Convenção os trabalhadores que

Leia mais

ACORDO MULTILATERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DO MERCADO COMUM DO SUL

ACORDO MULTILATERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DO MERCADO COMUM DO SUL MERCOSUL/CMC/DEC Nº 19/97 ACORDO MULTILATERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DO MERCADO COMUM DO SUL TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto, a Resolução No. 80/97 do Grupo Mercado Comum

Leia mais

Universidade de Brasília (UnB) Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FACE) Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (CCA)

Universidade de Brasília (UnB) Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FACE) Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (CCA) 1 Universidade de Brasília (UnB) Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FACE) Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (CCA) Bacharelado em Ciências Contábeis Bruno Oliveira Arêas

Leia mais

VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO ORIENTAÇÕES MERCOSUL : APLICAÇÃO DO ACORDO MULTILATERAL DE SEGURIDADE SOCIAL

VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO ORIENTAÇÕES MERCOSUL : APLICAÇÃO DO ACORDO MULTILATERAL DE SEGURIDADE SOCIAL VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO ORIENTAÇÕES Orientador Empresarial MERCOSUL : APLICAÇÃO DO ACORDO MULTILATERAL DE SEGURIDADE SOCIAL Por Sofia Kaczurowski* Os Governos

Leia mais

Segurados da Previdência Social

Segurados da Previdência Social Segurados da Previdência Social Parte I Empregado e Empregado Doméstico SEGURADOS DO RGPS SEGURADOS OBRIGATÓRIOS FACULTATIVOS SEGURADOS OBRIGATÓRIOS Maiores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz (a

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO QUADRO 02

DIREITO PREVIDENCIÁRIO QUADRO 02 DIREITO PREVIDENCIÁRIO QUADRO 02 CONTEÚDO PRESTAÇÕES EM GERAL BENEFÍCIOS CARÊNCIA SALÁRIO DE BENEFÍCIO FATOR PREVIDENCIÁRIO RENDA MENSAL INICIAL SEGURADOS 1.aposentadoria por invalidez 2.aposentadoria

Leia mais

XIII REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE MINISTROS DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA Lisboa, 24 de Julho de 2008

XIII REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE MINISTROS DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA Lisboa, 24 de Julho de 2008 XIII REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE MINISTROS DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA Lisboa, 24 de Julho de 2008 Acordo de Cooperação Consular entre os Estados Membros da Comunidade dos Países

Leia mais

Convenção Multilateral entre os Estados- Membros da CPLP para Evitar a Dupla Tributação em Matéria de Impostos sobre o Rendimento

Convenção Multilateral entre os Estados- Membros da CPLP para Evitar a Dupla Tributação em Matéria de Impostos sobre o Rendimento Convenção Multilateral entre os Estados- Membros da CPLP para Evitar a Dupla Tributação em Matéria de Impostos sobre o Rendimento Grupo de Trabalho Dupla Tributação e Protecção do Investimento composto

Leia mais

O Acordo de Dupla Tributação Portugal Brasil: questões

O Acordo de Dupla Tributação Portugal Brasil: questões O Acordo de Dupla Tributação Portugal Brasil: questões prá(c (c)ticas Mais-valias, dividendos e juros sobre o capital próprio prio 8 de Março o de 2010 TAX Índice Breve enquadramento O ADT Portugal Brasil

Leia mais

ANEXO. à Decisão de Execução da Comissão. que. estabelece a lista dos documentos comprovativos a apresentar pelos requerentes de visto na Irlanda

ANEXO. à Decisão de Execução da Comissão. que. estabelece a lista dos documentos comprovativos a apresentar pelos requerentes de visto na Irlanda COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 31.7.2014 C(2014) 5338 final ANNEX 1 ANEXO à Decisão de Execução da Comissão que estabelece a lista dos documentos comprovativos a apresentar pelos requerentes de visto na Irlanda

Leia mais

SALÁRIO DE BENEFÍCIO: ARTS. 31 A 34 DO DECRETO 3048/99 Prof. Andreson Castelucio 1. ITER PARA O CÁLCULO DO BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIO 2. CONCEITO DE SALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO 3. CONCEITO DE SALÁRIO DE BENEFÍCIO

Leia mais

ANO XXVII ª SEMANA DE DEZEMBRO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 48/2016

ANO XXVII ª SEMANA DE DEZEMBRO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 48/2016 ANO XXVII - 2016-1ª SEMANA DE DEZEMBRO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 48/2016 ASSUNTOS PREVIDENCIÁRIOS ACORDOS INTERNACIONAIS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL CONSIDERAÇÕES... Pág.1226 ASSUNTOS TRABALHISTAS DIRIGENTE

Leia mais

Cálculos Previdenciários

Cálculos Previdenciários Continuação... Cálculos Previdenciários ATIVIDADES CONCOMITANTES A Lei 13.846/19 alterou o cálculo das atividades concomitantes. Agora no cálculo das atividades concomitantes, as rendas serão somadas.

Leia mais

Período de graça O que é e como funciona?

Período de graça O que é e como funciona? Período de graça O que é e como funciona? Período de Graça. O Brasil adota um regime previdenciário contributivo, isso significa, que uma das suas fontes de custeio está diretamente ligada às contribuições

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO

DIREITO PREVIDENCIÁRIO Simulado Aula 04 INSS DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Guilherme Biazotto Direito Previdenciário SIMULADO 1. O item apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada com relação ao

Leia mais

Tabela prática das convenções para evitar a dupla tributação celebradas por Portugal. Troca dos instrumentos de ratificação / entrada em vigor

Tabela prática das convenções para evitar a dupla tributação celebradas por Portugal. Troca dos instrumentos de ratificação / entrada em vigor Países (ordem alfabética) Diploma legal Troca dos instrumentos de ratificação / entrada em vigor Redução de taxas Dividendos Juros Royalties Art. º Taxa Art. º Taxa Art. º Taxa ÁFRICA DO SUL n.º 53/08

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Plano de Benefícios do RGPS Salário-de-Benefício Parte - 1 Prof. Bruno Valente SALÁRIO-DE-BENEFÍCIO Base legislativa Art. 28 a 32 da Lei nº 8.213/91 Art. 31 a 34 do Decreto nº 3.048/99

Leia mais

Deliberação sobre isenção / redução de taxa de inscrição para o Concurso Vestibular FUVEST 2014

Deliberação sobre isenção / redução de taxa de inscrição para o Concurso Vestibular FUVEST 2014 CONCURSO VESTIBULAR FUVEST 2014 Isenção/Redução de Taxa de Inscrição Informe nº 03/2014-23/05/2013 Deliberação sobre isenção / redução de taxa de inscrição para o Concurso Vestibular FUVEST 2014 O Vice-Reitor,

Leia mais

ACORDO SOBRE O BENEFÍCIO DA JUSTIÇA GRATUITA E ASSISTÊNCIA JURÍDICA GRATUITA ENTRE OS ESTADOS PARTES DO MERCOSUL

ACORDO SOBRE O BENEFÍCIO DA JUSTIÇA GRATUITA E ASSISTÊNCIA JURÍDICA GRATUITA ENTRE OS ESTADOS PARTES DO MERCOSUL MERCOSUL/CMC/DEC Nº 49/00 ACORDO SOBRE O BENEFÍCIO DA JUSTIÇA GRATUITA E ASSISTÊNCIA JURÍDICA GRATUITA ENTRE OS ESTADOS PARTES DO MERCOSUL TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto,

Leia mais

Através do seguro social voluntário Atualizado em:

Através do seguro social voluntário Atualizado em: SEGURANÇA SOCIAL Através do seguro social voluntário Atualizado em: 05-01-2017 Esta informação destina-se a que cidadãos Pessoas abrangidas pelo seguro social voluntário O que é O regime do seguro social

Leia mais

Artigo 1.º. Artigo 2.º

Artigo 1.º. Artigo 2.º Acordo sobre Isenção de Taxas e Emolumentos Devidos à Emissão e Renovação de Autorizações de Res Decreto n.º 37/2003: Acordo sobre Isenção de Taxas e Emolumentos Devidos por conta da Emissão e Renovação

Leia mais

INSS Diretoria de Benefícios

INSS Diretoria de Benefícios IV CONFERÊNCIA BRASILEIROS NO MUNDO INSS Diretoria de Benefícios Praia do Forte, 20 de novembro de 2013 ACORDOS INTERNACIONAIS Globalização Principais objetivos ou finalidades dos Acordos Internacionais

Leia mais

O pagamento das contribuições deve ser efetuado de 1 a 20 do mês seguinte àquele a que respeitam.

O pagamento das contribuições deve ser efetuado de 1 a 20 do mês seguinte àquele a que respeitam. Trabalhadores independentes Atualizado em: 28-12-2018 Esta informação destina-se a que cidadãos Trabalhadores independentes Obrigação contributiva A obrigação contributiva dos trabalhadores independentes

Leia mais

DIREITO Previdenciário

DIREITO Previdenciário DIREITO Previdenciário Benefícios em espécies Auxílio Doença Parte 1 Prof. Thamiris Felizardo - AUXÍLIO-DOENÇA - Art. 59 a 63 da Lei 8.213/91 - Art. 71 a 80 do Decreto 3.048/99 - AUXÍLIO-DOENÇA - O benefício

Leia mais

Direito Previdenciário Prof.ª Helga Klug. Aposentadoria por Idade

Direito Previdenciário Prof.ª Helga Klug. Aposentadoria por Idade Alunos: Camila Villares Mariana Campos Adriana Hellering Paulo Schwartz MA4 Direito Previdenciário Prof.ª Helga Klug Aposentadoria por Idade Uma das prestações previdenciárias compreendidas no Regime Geral

Leia mais

01 Q Direito Previdenciário Planos de Benefício da Previdência Social Lei nº 8.213, de 24 de Julho

01 Q Direito Previdenciário Planos de Benefício da Previdência Social Lei nº 8.213, de 24 de Julho 01 Q467435 Direito Previdenciário Planos de Benefício da Previdência Social Lei nº 8.213, de 24 de Julho BETA Pedro mantém vínculo com o Regime Geral da Previdência Social (RGPS) há doze anos e quatro

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO CONCURSO INSS. PROF. ADRIANA MENEZES

DIREITO PREVIDENCIÁRIO CONCURSO INSS. PROF. ADRIANA MENEZES DIREITO PREVIDENCIÁRIO CONCURSO INSS PROF. ADRIANA MENEZES www.adrianamenezes.com DÚVIDAS QUANTO À LEGISLAÇÃO A SER COBRADA NA PROVA E A PROVA EM SI. Será cobrada a legislação previdenciária em vigor até

Leia mais

O plano de destino deve ter preço compatível com o seu plano atual (veja a seguir sobre planos compatíveis)

O plano de destino deve ter preço compatível com o seu plano atual (veja a seguir sobre planos compatíveis) Esta cartilha, elaborada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), fornece informações importantes para orientar o beneficiário de plano de saúde sobre a realização da portabilidade de carências.

Leia mais

Igualdade de Tratamento entre Nacionais e Estrangeiros em Previdência Social

Igualdade de Tratamento entre Nacionais e Estrangeiros em Previdência Social 1 CONVENÇÃO N. 118 Igualdade de Tratamento entre Nacionais e Estrangeiros em Previdência Social I Aprovada na 46ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1962), entrou em vigor no plano

Leia mais

Resumo Aula-tema 04: Benefícios Previdenciários - Regras Gerais

Resumo Aula-tema 04: Benefícios Previdenciários - Regras Gerais Resumo Aula-tema 04: Benefícios Previdenciários - Regras Gerais O Regime Geral de Previdência Social compreende prestações, devidas inclusive em razão de eventos decorrentes de acidente do trabalho, expressas

Leia mais

Madeira: Soluções Globais para Investimentos de Sucesso

Madeira: Soluções Globais para Investimentos de Sucesso Madeira: Soluções Globais para Investimentos de Sucesso Tratados de Dupla Tributação Documento disponível em: www.ibc-madeira.com Convenções Celebradas por Portugal para Evitar a Dupla Tributação Europa

Leia mais

MELO ATUARIAL CÁLCULOS LTDA

MELO ATUARIAL CÁLCULOS LTDA O Ministério da Previdência Social instituiu, através do Decreto nº 3.788/01, o Certificado de Regularidade Previdenciária - CRP, que atestará o cumprimento dos critérios e exigências estabelecidos na

Leia mais

Certificação do Tempo de Contribuição e Alterações na Portaria MPS nº 154/2008

Certificação do Tempo de Contribuição e Alterações na Portaria MPS nº 154/2008 Secretaria de Previdência Ministério da Fazenda Subsecretaria dos Regimes Próprios de Previdência Social Certificação do Tempo de Contribuição e Alterações na Portaria MPS nº 154/2008 O que o servidor

Leia mais

Continuação do estudo dos benefícios em espécie do RGPS

Continuação do estudo dos benefícios em espécie do RGPS Continuação do estudo dos benefícios em espécie do RGPS 3. Aposentadoria por idade (art. 48 da lei n. 8213/91): Vem a concretizar a proteção social contra a velhice, nos termos da Constituição Federal

Leia mais

Acerca do conceito e dos princípios da seguridade social no Brasil, julgue os itens que se seguem.

Acerca do conceito e dos princípios da seguridade social no Brasil, julgue os itens que se seguem. (): Acerca do conceito e dos princípios da seguridade social no Brasil, julgue os itens que se seguem. 80 A seguridade social representa um conjunto integrado de ações direcionadas à proteção exclusiva

Leia mais

DE RENDA DE APOSENTADORIA

DE RENDA DE APOSENTADORIA DE RENDA DE APOSENTADORIA INTRODUÇÃO Este guia contém as etapas que devem ser seguidas no momento de solicitar a renda de aposentadoria nos planos Vale Mais e Valiaprev. Os participantes podem requerer

Leia mais

POSTED BY DIEGO CASTRO ON 27/10/2015 IN NOTICIAS VIEWS 21 RESPONSES

POSTED BY DIEGO CASTRO ON 27/10/2015 IN NOTICIAS VIEWS 21 RESPONSES POSTED BY DIEGO CASTRO ON 27/10/2015 IN NOTICIAS 11.333 VIEWS 21 RESPONSES Neste artigo vamos tratar do direito que os professores têm de requerer o benefício de aposentadoria com um bônus de cinco anos

Leia mais

TEMA: BENEFICIÁRIOS DO RGPS, QUALIDADE DE SEGURADO E CARÊNCIA

TEMA: BENEFICIÁRIOS DO RGPS, QUALIDADE DE SEGURADO E CARÊNCIA RESUMO DA AULA - PÓS PREVIDENCIÁRIO 47 DIA 10 DE SETEMBRO DE 2018 PROF. RODRIGO SODERO TEMA: BENEFICIÁRIOS DO RGPS, QUALIDADE DE SEGURADO E CARÊNCIA (esclarecendo que, os apontamentos entre parênteses,

Leia mais

CAMPUS JUIZ DE FORA RESULTADO PROVISÓRIO

CAMPUS JUIZ DE FORA RESULTADO PROVISÓRIO CAMPUS JUIZ DE FORA ANÁLISE DE COMPROVAÇÃO RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PARA MATRÍCULA DOS GRUPOS DE CONCORRÊNCIA L1, L2, L9 E L10 PARA INGRESSO EM 2018/2 CANDIDATOS DA 1ª CHAMADA DE MATRÍCULA OBS: NO QUADRO

Leia mais

Estados da União Europeia, Islândia, Listenstaina, Noruega e Suíça (Sou cidadão) Atualizado em:

Estados da União Europeia, Islândia, Listenstaina, Noruega e Suíça (Sou cidadão) Atualizado em: Estados da União Europeia, Islândia, SEGURANÇA SOCIAL Listenstaina, Noruega e Suíça (Sou cidadão) Atualizado em: 25-07-2016 Esta informação destina-se a que cidadãos Mobilidade Internacional Pessoas abrangidas

Leia mais

MUDANÇAS NAS REGRAS DO SEGURO-DESEMPREGO, ABONO SALARIAL ANUAL, AUXILIO-DOENÇA E PENSÃO POR MORTE

MUDANÇAS NAS REGRAS DO SEGURO-DESEMPREGO, ABONO SALARIAL ANUAL, AUXILIO-DOENÇA E PENSÃO POR MORTE MUDANÇAS NAS REGRAS DO SEGURO-DESEMPREGO, ABONO SALARIAL ANUAL, AUXILIO-DOENÇA E PENSÃO POR MORTE Em 30/12/2014, por meio das Medidas Provisórias 664 e 665, publicadas no Diário Oficial da União, as normas

Leia mais

Aula 09 REVISÃO SEGURADOS DEPENDENTES

Aula 09 REVISÃO SEGURADOS DEPENDENTES Turma/Ano: Direito Previdenciário (2016) Matéria/Data: Regras Gerais: Conceito de empresa e empregador, Distinção entre filiação e inscrição e Quadro das prestações previdenciárias do RGPS (16/05/15) Professor:

Leia mais

Programa Assistencial Coletivo - Cartilha do Usuário PROGRAMA ASSISTENCIAL COLETIVO CARTILHA DO USUÁRIO

Programa Assistencial Coletivo - Cartilha do Usuário PROGRAMA ASSISTENCIAL COLETIVO CARTILHA DO USUÁRIO Programa Assistencial Coletivo - Cartilha do Usuário PROGRAMA ASSISTENCIAL COLETIVO CARTILHA DO USUÁRIO O SINDEAP/RJ, comprometido com as categorias que representa, mantém o Programa Assistencial Coletivo

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA REQUERER O BENEFÍCIO DE INVALIDEZ

ORIENTAÇÃO PARA REQUERER O BENEFÍCIO DE INVALIDEZ ORIENTAÇÃO PARA REQUERER O BENEFÍCIO DE INVALIDEZ INTRODUÇÃO Com o objetivo de orientar os participantes ativos e autopatrocinados dos planos Vale Mais e Valiaprev, no momento de solicitar a suplementação

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - PPGCol

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - PPGCol NORMAS PARA INGRESSO DE ALUNOS NO PROGRAMA DE EXTENSÃO EM SAÚDE COLETIVA: EDUCAÇÃO CONTINUADA PESC/PPGCol - 2014/2 O Coordenador do, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, comunica a abertura do

Leia mais

CONSTITUIÇÃO PEC Nº 287

CONSTITUIÇÃO PEC Nº 287 CONSTITUIÇÃO PEC Nº 287 Artigo 201 Art. 1º Art. 201. A previdência social será organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA REQUERER O BENEFÍCIO DE INVALIDEZ

ORIENTAÇÃO PARA REQUERER O BENEFÍCIO DE INVALIDEZ ORIENTAÇÃO PARA REQUERER O BENEFÍCIO DE INVALIDEZ INTRODUÇÃO Com o objetivo de orientar os participantes ativos e autopatrocinados dos planos Vale Mais e Valiaprev, no momento de solicitar a suplementação

Leia mais

Medida Provisória nº 529, de 2011

Medida Provisória nº 529, de 2011 Medida Provisória nº 529, de 2011 Altera os arts. 21 e 24 da Lei no 8.212, de 24 de julho de 1991, que dispõe sobre o Plano de Custeio da Previdência Social, para estabelecer alíquota diferenciada de contribuição

Leia mais

ANEXO IV - FORMULÁRIO DE REQUERIMENTO DE ISENÇÃO ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA RESIDÊNCIA MÉDICA

ANEXO IV - FORMULÁRIO DE REQUERIMENTO DE ISENÇÃO ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA RESIDÊNCIA MÉDICA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA RESIDÊNCIA MÉDICA INSTRUÇÕES GERAIS PARA SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO DO PAGAMENTO DO VALOR DA INSCRIÇÃO ATENÇÃO Leia atentamente o Edital de Abertura para solicitação de isenção do pagamento

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO Questões realizadas pela Fundação Carlos Chagas FCC. 1. O financiamento da Seguridade Social, incluindo a assistência social:

DIREITO PREVIDENCIÁRIO Questões realizadas pela Fundação Carlos Chagas FCC. 1. O financiamento da Seguridade Social, incluindo a assistência social: DIREITO PREVIDENCIÁRIO Questões realizadas pela Fundação Carlos Chagas FCC 1. O financiamento da Seguridade Social, incluindo a assistência social: a) é tripartite, a cargo do Poder Público, das empresas

Leia mais

CAPÍTULO 4 o regime geral de previdência SoCiAl rgps Sumário 1. INTRODUÇÃO exceto o desemprego involuntário,

CAPÍTULO 4 o regime geral de previdência SoCiAl rgps Sumário 1. INTRODUÇÃO exceto o desemprego involuntário, CAPÍTULO 4 O Regime Geral de Previdência Social RGPS Sumário 1. Introdução 2. Os beneficiários do RGPS: 2.1 Os segurados obrigatórios; 2.2. O segurado facultativo; 2.3. Os dependentes 3. Dos benefícios

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE SEGURADO FACULTATIVO PARA O INSS 1. benefícios da Previdência Social, como aposentadoria, auxílio-doença, etc.

ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE SEGURADO FACULTATIVO PARA O INSS 1. benefícios da Previdência Social, como aposentadoria, auxílio-doença, etc. ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE SEGURADO FACULTATIVO PARA O INSS 1 Muitas pessoas que não possuem renda própria gostariam de possuir a segurança de estarem filiadas ao INSS para poderem, eventualmente, usufruir

Leia mais

AULA CONTEÚDO DA AULA: Carência. Renda mensal inicial. Renda mensal do benefício. REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL (cont.)

AULA CONTEÚDO DA AULA: Carência. Renda mensal inicial. Renda mensal do benefício. REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL (cont.) Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Direito Previdenciário / Aula 06 Professora: Marcelo Leonardo Tavares Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 06 1 CONTEÚDO DA AULA: Carência. Renda mensal inicial.

Leia mais

PROGRAMA ASSISTENCIAL COLETIVO MANUAL DE USO O SINDEAP/RJ comprometido com as categorias que representa, mantêm o Programa Assistencial Coletivo garantindo a todos os empregados diversos Auxílios que têm

Leia mais

PLANO DE BENEFÍCIOS DO CONDOMÍNIO DO EDIFÍCIO DO BNDES

PLANO DE BENEFÍCIOS DO CONDOMÍNIO DO EDIFÍCIO DO BNDES Manual do Participante do Plano EDSERJ Prev Manual do participante EDSERJ PREV Plano de BENEFÍCIOS DO CONDOMÍNIO DO EDIFÍCIO de serviços DO BNDES - rj PLANO DE BENEFÍCIOS DO CONDOMÍNIO DO EDIFÍCIO DO BNDES

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Renúncia à aposentadoria (desaposentação) no Projeto de Lei nº 7.154/2002 Antonio Borges de Figueiredo* Marcela Gallo de Oliveira** 1. Introdução Apresentado pelo Deputado Inaldo

Leia mais

Aula 06. a) 180 meses: para os benefícios programados (aposentadoria por idade, por tempo de contribuição e especial).

Aula 06. a) 180 meses: para os benefícios programados (aposentadoria por idade, por tempo de contribuição e especial). Turma e Ano: Direito Previdenciário- 2015 Matéria / Aula: 06- Empresa e Empregador Doméstico. Manutenção de Qualidade de Segurado. Acidente do Trabalho. Carência. RMB. Professor: Marcelo Leonardo Tavares

Leia mais

DIREITO Previdenciário

DIREITO Previdenciário DIREITO Previdenciário Benefícios em espécies Aposentadoria por Invalidez Parte 3 Prof. Thamiris Felizardo III - subsidiar autoridade judiciária na concessão de curatela, conforme dispõe o art. 110. (Incluído

Leia mais

MITOS E VERDADES NOS BENEFÍCIOS POR INCAPACIDADE

MITOS E VERDADES NOS BENEFÍCIOS POR INCAPACIDADE MITOS E VERDADES NOS BENEFÍCIOS POR INCAPACIDADE CINDY FERNANDES GOUVEIA Advogada, especialista em Direito Previdenciário e Direito do Trabalho, militante na seara Previdenciária Empresarial/ Segurado.

Leia mais

Regulamento para concessão de isenção do pagamento ou para redução do valor da taxa de inscrição para o Concurso Vestibular Fuvest 2018

Regulamento para concessão de isenção do pagamento ou para redução do valor da taxa de inscrição para o Concurso Vestibular Fuvest 2018 CONCURSO VESTIBULAR FUVEST 2018 Isenção Total ou Parcial de Taxa de Inscrição Informe nº 03/2018 10.07.2017 Regulamento para concessão de isenção do pagamento ou para redução do valor da taxa de inscrição

Leia mais

NORMAS PARA INGRESSO DE ALUNOS NO PROGRAMA DE EXTENSÃO EM SAÚDE COLETIVA: EDUCAÇÃO CONTINUADA PESC/PPGCol /1

NORMAS PARA INGRESSO DE ALUNOS NO PROGRAMA DE EXTENSÃO EM SAÚDE COLETIVA: EDUCAÇÃO CONTINUADA PESC/PPGCol /1 NORMAS PARA INGRESSO DE ALUNOS NO PROGRAMA DE EXTENSÃO EM SAÚDE COLETIVA: EDUCAÇÃO CONTINUADA PESC/ - 2016/1 O Coordenador do -, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, comunica a abertura do processo

Leia mais

CÁLCULOS DE REVISÕES DE BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIOS - RGPS

CÁLCULOS DE REVISÕES DE BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIOS - RGPS CÁLCULOS DE REVISÕES DE BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIOS - RGPS Sergio Geromes II Profsergiogeromes sergiogeromes@hotmail.com CÁLCULO DE RMI NOÇÕES PRELIMINARES RENDA MENSAL INICIAL RMI: Valor do primeiro pagamento

Leia mais

Serviços disponibilizados pelos escritórios previdenciários

Serviços disponibilizados pelos escritórios previdenciários TÉCNICAS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE PREVIDENCIÁRIO Serviços disponibilizados pelos escritórios previdenciários Concessão administrativa e judicial Contagem simples Contagem com base no CNIS x confronto

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA BANCÁRIOS REVISÃO PERICIA INSS. Ao ser convocado deve ligar e agendar a perícia dentro de 5 dias através do número 135 do INSS.

ORIENTAÇÕES PARA BANCÁRIOS REVISÃO PERICIA INSS. Ao ser convocado deve ligar e agendar a perícia dentro de 5 dias através do número 135 do INSS. ORIENTAÇÕES PARA BANCÁRIOS REVISÃO PERICIA INSS Ao ser convocado deve ligar e agendar a perícia dentro de 5 dias através do número 135 do INSS. Procurar seu médico e se possível atualizar os exames. para

Leia mais

ANEXO I REGULAMENTO DE APOIO INSTITUCIONAL À PARTICIPAÇÃO DE DOCENTES EM EVENTOS CIENTÍFICOS TÍTULO I DA NATUREZA E DA FINALIDADE

ANEXO I REGULAMENTO DE APOIO INSTITUCIONAL À PARTICIPAÇÃO DE DOCENTES EM EVENTOS CIENTÍFICOS TÍTULO I DA NATUREZA E DA FINALIDADE ANEXO I REGULAMENTO DE APOIO INSTITUCIONAL À PARTICIPAÇÃO DE DOCENTES EM EVENTOS CIENTÍFICOS TÍTULO I DA NATUREZA E DA FINALIDADE Art. 1º Este regulamento estabelece critérios e procedimentos referentes

Leia mais

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR. Palestrante: Maurício Viot

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR. Palestrante: Maurício Viot Palestrante: Maurício Viot PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR A previdência privada complementar é uma forma de acumulação de recursos para o longo prazo, os quais podem ser utilizados para aposentadoria e para

Leia mais

CONVENÇÃO SOBRE A TRANSFERÊNCIA DE PESSOAS CONDENADAS ENTRE OS ESTADOS MEMBROS DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA

CONVENÇÃO SOBRE A TRANSFERÊNCIA DE PESSOAS CONDENADAS ENTRE OS ESTADOS MEMBROS DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA CONVENÇÃO SOBRE A TRANSFERÊNCIA DE PESSOAS CONDENADAS ENTRE OS ESTADOS MEMBROS DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA Os Estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa CPLP, doravante

Leia mais

Migrações. Distribuição Geográfica da População Estrangeira Ano de 2012

Migrações. Distribuição Geográfica da População Estrangeira Ano de 2012 Distribuição Geográfica da População Estrangeira Ano de 2012 A distribuição territorial da população estrangeira evidencia uma concentração predominante na zona litoral do país, com destaque para os distritos

Leia mais

NOTA INFORMATIVA. Licenças sem vencimento / Licenças sem remuneração

NOTA INFORMATIVA. Licenças sem vencimento / Licenças sem remuneração NOTA INFORMATIVA Licenças sem vencimento / Licenças sem remuneração Com vista à uniformização de entendimentos, procede-se aos seguintes esclarecimentos sobre a concessão de licenças sem vencimento/remuneração,

Leia mais

Trabalhadores Independentes

Trabalhadores Independentes Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social - Principais alterações Trabalhadores Independentes Rita Rodrigues PwC Agenda 1. Trabalhadores abrangidos 8. Obrigações das

Leia mais

CARTILHA PREVIDENCIÁRIA

CARTILHA PREVIDENCIÁRIA CARTILHA PREVIDENCIÁRIA Servidor visite o nosso site: www.ipmu.com.br Página 1 de 10 Prezado Servidor, O Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba - IPMU, sediado a Rua Paraná nº 408 Centro Ubatuba

Leia mais

Tunísia Atualizado em: 12-11-2015

Tunísia Atualizado em: 12-11-2015 Tunísia Atualizado em: 12-11-2015 Esta informação destina-se a que cidadãos SEGURANÇA SOCIAL Trabalhadores que sejam nacionais de Portugal ou da Tunísia, que estejam ou tenham estado sujeitos à legislação

Leia mais

Unidade I DIREITO SOCIAL. Prof. Ligia Vianna

Unidade I DIREITO SOCIAL. Prof. Ligia Vianna Unidade I DIREITO SOCIAL Prof. Ligia Vianna 1- Introdução Constituição Federal Direitos Sociais; ART. 6º.: São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência

Leia mais

PROJETO DE LEI N o 2.146, DE 2011

PROJETO DE LEI N o 2.146, DE 2011 COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA PROJETO DE LEI N o 2.146, DE 2011 Acrescenta ao art. 12 da Lei nº 8.212, de 24 de julho de 1991, o 13, e acrescenta art. 125-B à Lei nº 8.213, de 24 de julho de

Leia mais

GUIA DO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL. Tudo o que você precisa saber para formalizar o seu negócio.

GUIA DO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL. Tudo o que você precisa saber para formalizar o seu negócio. GUIA DO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL Tudo o que você precisa saber para formalizar o seu negócio. 2 Apresentação Milhões de brasileiros já estão aproveitando os benefícios de ser um Microempreendedor Individual.

Leia mais

CARLOS MENDONÇA DIREITO PREVIDENCIÁRIO

CARLOS MENDONÇA DIREITO PREVIDENCIÁRIO CARLOS MENDONÇA DIREITO PREVIDENCIÁRIO Conteúdo Programático Direito Previdenciário: Seguridade social: origem e evolução legislativa no Brasil; conceito; organização e princípios constitucionais. Da assistência

Leia mais

Regime fiscal do Residente Não Habitual

Regime fiscal do Residente Não Habitual Regime fiscal do Residente Não Habitual Regime fiscal do Residente Não Habitual Enquadramento geral Beneficiários: Indivíduos que se tornem fiscalmente residentes em Portugal e que não tenham, nos últimos

Leia mais

CURSO ONLINE: PREVIDÊNCIA SOCIAL. Crédito da imagem: brasil.gov.br

CURSO ONLINE: PREVIDÊNCIA SOCIAL. Crédito da imagem: brasil.gov.br CURSO ONLINE: PREVIDÊNCIA SOCIAL Crédito da imagem: brasil.gov.br O QUE É E PARA QUE SERVE A PREVIDÊNCIA SOCIAL A Previdência Social é um seguro solidário que objetiva promover o bem estar social, e cobre

Leia mais

RGPS CÁLCULO DA RENDA MENSAL INICIAL.

RGPS CÁLCULO DA RENDA MENSAL INICIAL. RGPS CÁLCULO DA RENDA MENSAL INICIAL e-mail: maurafeliciano@gmail.com RMI ALÍQUOTA/COEFICIENTE SB M. a. s. PBC (Período Básico de Cálculo) SC SALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO Artigo 201 da CF/88: [...] 11. Os

Leia mais

Para a concessão do salário-família, a Previdência Social não exige tempo mínimo de contribuição.

Para a concessão do salário-família, a Previdência Social não exige tempo mínimo de contribuição. Salário-família O que é? Benefício pago aos segurados empregados, exceto os domésticos, e aos trabalhadores avulsos com salário mensal de até R$ 915,05, para auxiliar no sustento dos filhos de até 14 anos

Leia mais

TÍTULO I Diário da República, 1.ª série N.º de julho de Disposições gerais

TÍTULO I Diário da República, 1.ª série N.º de julho de Disposições gerais 3714 Diário da República, 1.ª série N.º 144 27 de julho de 2018 possibilite a análise dos indicadores previstos nas alíneas a) a e) do n.º 1 da Resolução do Conselho de Ministros (RCM) n.º 82/2017, de

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA REQUERER O BENEFÍCIO DE PENSÃO POR MORTE

ORIENTAÇÃO PARA REQUERER O BENEFÍCIO DE PENSÃO POR MORTE ORIENTAÇÃO PARA REQUERER O BENEFÍCIO DE PENSÃO POR MORTE INTRODUÇÃO Com o objetivo de orientar os familiares e/ou beneficiários, a Valia elaborou um guia para facilitar o cumprimento das etapas que devem

Leia mais

MANUAL DE APOIO AO ALUNO ESTRANGEIRO

MANUAL DE APOIO AO ALUNO ESTRANGEIRO MANUAL DE APOIO AO ALUNO ESTRANGEIRO Belo Horizonte/MG 2015 - FIOCRUZ Presidente Paulo Ernani Gadelha Vieira Diretoria do CPqRR Zélia Maria Profeta da Luz do IRR Cristiana Ferreira Alves de Brito Coordenação

Leia mais

Jornal Oficial da União Europeia L 306/9

Jornal Oficial da União Europeia L 306/9 23.11.2010 Jornal Oficial da União Europeia L 306/9 Projecto DECISÃO N. o / DO CONSELHO DE ASSOCIAÇÃO instituído pelo Acordo Euro-Mediterrânico que cria uma associação entre as Comunidades Europeias e

Leia mais

TABELA PRÁTICA DAS CONVENÇÕES PARA EVITAR A DUPLA TRIBUTAÇÃO CELEBRADAS POR PORTUGAL REDUÇÃO DE TAXAS PAÍSES DIPLOMA LEGAL TROCA DOS

TABELA PRÁTICA DAS CONVENÇÕES PARA EVITAR A DUPLA TRIBUTAÇÃO CELEBRADAS POR PORTUGAL REDUÇÃO DE TAXAS PAÍSES DIPLOMA LEGAL TROCA DOS ÁFRICA DO SUL n.º 53/08 22 Setembro n.º 222/2008 publicado em 20-11-2008 EM VIGOR DESDE 22-10-2008 ALEMANHA Lei 12/82 03 Junho publicado em 14-10-1982 EM VIGOR DESDE 08-10-1982 15% 11º 10% a) 12º 10% ARGÉLIA

Leia mais