7 Sexualidade e Espiritualidade

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "7 Sexualidade e Espiritualidade"

Transcrição

1 7 Sexualidade e Espiritualidade

2 Tópicos a serem estudados: 1. A sexualidade humana 2. Sexualidade de espiritualidade

3 Objetivo da lição 1) Saber: Reconhecer os aspectos saudáveis da sexualidade. 2) Sentir: Aproveitar a sexualidade como uma bênção dedeus no contexto e tempo adequados. 3) Agir: Viver a sexualidade saudável a partir da expectativa divina.

4 Sexualidade Sexualidade é um tema importante e sempre atual. Hoje em dia falar sobre sexualidade não é difícil, vemos a exposição desse tema nos mais diversos meios de comunicação e em qualquer roda de amigos o tema surge com frequência.

5 A sexualidade faz parte da vida humana. Como cristãos, não perdemos nossa sexualidade, mas devemos vive-la de acordo com a vontade de Deus.

6 Por mais incrível que pareça, no primeiro capítulo do Livro de Gênesis há um comentário sobre o significado da sexualidade humana. A Bíblia narra à majestade do ato de Deus trazendo à vida ao universo. E esse universo que Ele criou é bom, muito bom.

7 Precisamos entender que Deus fez nosso corpo, inclusive as partes sexuais e colocou: Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom (Gênesis 1.31).

8 Uma das grandes tragédias da história do crisvanismo tem sido o divórcio entre a sexualidade e a espiritualidade.

9 A Bíblia apresenta um altíssimo conceito de celebração em relação à sexualidade humana.

10 Que possamos nesta manhã possamos relembrar que a nossa sexualidade foi Deus quem a fez, e se queremos agradá-lo devemosusardeacordocom sua vontade.

11 A sexualidade nos foi dada para ser uma bênção, ela não é individualista, não começa e não termina com o sexo, mas o tem como belo, prazeroso e necessário. Reflexão

12 Revista (leia). Introdução

13 1. A Sexualidade humana

14 E DEUS CRIOU A SEXUALIDADE Deus criou o homem e a mulher como indivíduos diferentes e que se complementam, numa relação de interdependência física, emocional e social.

15 Há uma necessidade visível de um para com o outro, que provoca essa necessidade de relacionamento, e isso se dá justamente pela diferença entre os dois sexos.

16 Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne (Gn 2:24). Este texto é uma aberta referência ao enlace sexual.

17 Em Gn 1:28 o criador já havia ordenado: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra. Evidentemente que esta união física os tornou uma só pessoa, uma só alma, um só corpo, pois é sinal e manifestação de uma união íntima e inseparável.

18 A espiritualidade e a sexualidade estão intimamente ligadas.

19 Espiritualidade é também exercer a sexualidade segundo a vontade de Deus, e temos que ter em mente que esta nos foi dada para ser uma bênção.

20 O homem e sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam (Gn 1:25)... A sexualidade já estava presente aqui! Já havia ato sexual aqui! Já havia desejos sexuais aqui! Já havia hormônios aqui! Sim ou Não?

21 No jardim nascia um rio que depois se dividia em quatro e que fazia com que a terra do jardim fosse muito produtiva. Era um autêntico Paraíso e Deus colocou Adão lá.

22 Adão tinha tudo de bom para viver e Deus deu-lhe apenas uma ordem à qual ele devia obedecer: Podes comer do fruto de todas as árvores do jardim. Apenas não podes comer do fruto da árvore do conhecimento do que é bom e do que é mau. Se comeres do seu fruto, irás morrer.

23 Adão já tinha recebido tudo de bom... Entretanto, Deus deu um trabalho a Adão para fazer. Ele fez com que Adão desse nome aos animaisdetodas asespécies.

24 Ao cumprir com esta tarefa, Adão observou algo. Ele viu que todas as espécies de animais tinham macho, fêmea.

25

26 Adão não tinha ninguém semelhante a ele, e por isso ficou triste.

27 Vendo a tristeza de Adão, Deus pensou: Não é bom que o homem continue só. Vou fazerlhe uma ajudadora.

28 Assim, Deus fez com que Adão caísse num sono profundo. Depois Deus retirou de Adão uma costela e com essa costela passou a formar a primeira mulher a quem chamou de Eva.

29 Quando Adão acordou e viu aquela mulher...

30 Ele ficou tão contente que proferiu a primeira frase poética registrada : Ah, esta sim é osso dos meus ossos e carne da minha carne.

31 A queda não criou o eros (o amor erótico), mas o perverteu (o tornou lascivo).

32 Sendo assim, entendemos que a sexualidade dentro do plano de Deus é plenamente satisfatória e boa. Podemos sistematizar 4 princípios bíblicos importantes sobre esta.

33 OS PRINCÍPIOS DA SEXUALIDADE NA CRIAÇÃO 1. O princípio da heterossexualidade Quando Deus criou o homem e a mulher, fez cada um com órgãos sexuais para que usufruíssem o prazer e também se reproduzissem.

34 É importante perceber que Deus não criou um homem que pudesse desempenhar o papel da mulherno ato sexual, e vice-versa.

35 2. O princípio da aliança (monogamia) Aliança significa compromisso de fidelidade, lealdadee exclusividade.

36 De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem (MT 19:6). Jesus está ensinando que essa aliança produz uma unidade, que é a vontade de Deus é portanto sagrada.

37 A aliança que se faz no dia do casamento, o selo que se coloca naquele momento significa que o casal assume compromissos irrevogáveis que devem proporcionar companheirismo e cumplicidade até o final da vida.

38 É por essa razão que a relação sexual tem um significado tão forte, e quando praticada sem comprometimento mútuo, pelo simples prazer físico, não agrada a Deus.

39 A vontade de Deus é que esta intimidade venha unir o casal, fisicamente, emocionalmente, socialmente e espiritualmente.

40 3. O princípio do prazer Se o livro de Gênesis afirma nossa sexualidade, o livro de Cantares a celebra. Vimos ali sensualidade sem licenciosidade, paixão sem promiscuidade, amor sem lascívia (Richard Foster).

41 Seguindo o raciocínio do Foster, C. S. Lewis afirma que o prazer foi criado por Deus e o diabo não consegue reproduzi-lo, porque o prazer é bom.

42 Porém o diabo encoraja os humanos a abordar os prazeres de certas formas, ou em certos momentos, ou em certo grau que Deus tenha proibido.

43 Dessa forma o prazer é explorado longe das condições naturais, distante daquilo ensinado pelo Criador e conseqüentemente gerando menos gratificação, o resultado é uma ânsia cada vez maior um prazer cada vez menor.

44 4. O princípio da procriação Filhos são herança do Senhor, frutos da relação conjugal. A Bíblia é explicita quando ensina que a reprodução da espécie é um aspecto central da relação sexual (Gn 1:27-28), e traz consigo um aspecto social bastante importante na sexualidade.

45 A relação sexual não foi criada para ser individualista e egoísta, mas tem uma relação direta com a unidade do casal e com o mundo real, pois possibilita a continuidade do homem e fortalece a identidade do indivíduo através da família.

46 Entendendo que a sexualidade foi feita por Deus, que é bom, que foi feita para trazer felicidade ao ser humano, em prol da família...

47 Como deve ser a sexualidade cristã?

48 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas I Coríntios 6.12

49 1- Autocontrole

50 Domínio próprio é uma característica do Fruto do Espírito (Gálatas 5.22), que deve ser aplicada na área sexual. Tanto homem como mulher devem procurar se dominar para não pecarcontra seu cônjuge.

51 É muito importante ressaltar que devemos ter domínio próprio e nunca domínio do próximo.

52 A sociedade mundial tem sido bombardeada pela mídia através do mercado do sexo, que tem alcançado todas as áreas da sociedade. Com isso a população tem já implantada em nossa cultura essa fissura lasciva, onde podemos ver até crianças inocentes, vestindo, falando e fazendo insinuações à pornografia.

53 O número de termos obscenos e de duplo sentido tem crescido e usado com frequência cada vez maior.

54 Você tem autocontrole sexual? Não deixe a necessidade sexual virar vício!

55 2- Santidade

56 Ou não sabeis que o homem que se une à prostituta forma um só corpo com ela? Porque, como se diz, serão os dois uma só carne I Coríntios 6.16

57 A sexualidade reduzida aos órgãos genitais retira seu significado principal que é constituir relações entre as pessoas, unidas em amor.

58 Uma pessoa que não está preparada para assumir responsabilidades não está preparada para o leito conjugal, o que requer muito compromisso.

59 O mercado do sexo tem corrido a quilômetros por hora para conquistar e seduzir as pessoas a uma vida sexual desregrada, criando conceitos e distorcendo valores dos mais modernos meios de comunicação.

60 Enquanto isso, os pais, a família, a escola, a sociedade e até a Igreja têm caminhado a passos lentos em direção à moral, com medo defalar no assunto ainda considerado tabu.

61 A busca de santidade em oração e leitura da palavra, bem como o jejum são ferramentas de Deus para uma sexualidade saudável. Quem disse que cristão não tem prazer? Certamente um casal honesto diante de Deus tem uma vida sexual prazerosa e sem pecado, onde cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra (I Tessalonicenses 4.4).

62 Você tem buscado santidade sexual? Você pode ser santificado e ter prazer!

63 3- Dignidade

64 Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo I Coríntios 6.18

65 O sexo tem sua dignidade através do casamento. A cama é um altar para o casal que ama a Deus, pois digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros (Hebreus 13.14).

66 O casamento não nasce do sexo e nem o sexo do casamento. Sexo e casamento foram feitos um pro outro, sendo reciprocamente frutos do amor entre um casal.

67 O objetivo do casamento é unir as pessoas para sempre, constituindo família e não para prestar contas à sociedade, para esconder um erro, dar satisfação à família, acobertar uma gravidez ou para não ficar sozinho. Todas essas são atitudes egoístas e o egoísmo não tem lugar na felicidade conjugal.

68 De sua forma cada espécie animal pratica o sexo, mas a sexualidade é peculiar do ser humano que vive em sociedade e constitui laços familiares. Por isso, o sexo não pode ser vendido nem forçado sem a vontade do outro, pois as pessoas não são um objeto que pode ser usado para o prazer e deixado de lado sem qualquer dignidade.

69 4- Espiritualidade

70 Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? I Coríntios 6.19

71 O ser humano é corpo, alma e espírito, e se o seu corpo estiver bem, mas o seu espírito não, nada estará bem. Da mesma forma o casal não se satisfaz só com a vida sexual, ou só afetiva, ou só espiritual, é preciso haver harmonia nas três áreas.

72 A sexualidade nos planos de Deus é integral para o ser humano, nunca prejudicando seus sentimentos, mas conduzindo-os à felicidade em todos os aspectos, não só o físico, mas o social, sentimental e emocional, pois somos seres carentes de atenção, afeto, contato, carinho, prazer, intimidade e amor.

73 Uma família começa quando o amor surge entre um casal e estes decidem constituir um lar para si.

74 O amor é o sentimento que cria e sustenta a família. O amor é a força que une o casal de modo que já não são dois, mas uma só carne (Marcos 10.8). Se Deus é amor (I João 4.8) consequentemente o sexo como fruto do amor vem de Deus.

75 Reflexão O sexo é como um grande rio, rico, profundo e bom enquanto se mantiver dentro de seu leito apropriado. No momento em que um rio ultrapassar suas margens, torna-se destrutivo.

76 2. Sexualidade e espiritualidade

77 JESUS DISSE QUE O MATRIMONIO É DE DEUS. Jesus reconheceu este fato quando disse que "desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea. Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher. E serão os dois uma só carne: e assim já não serão dois, mas uma só carne. Portanto o que Deus ajuntou não o separe o homem." Marcos 10:6-9.

78 Jesus defendeu e aprovou o caso de Adão e Eva, como um casamento que veio de DEUS. Foi o único exemplo que Jesus citou sobre o casamento.

79 É um casamento "feito no céu" ou aprovado, sim, por Deus. Não existia nenhuma igreja, nenhuma nação. Claro que não existia um cartório. MAS existia uma autoridade que não só estava de acordo com a existência da família, mas também era "responsável" pelo próprio casamento.

80 Todo o casamento na Bíblia foi feito na presença da autoridade existente na época e/ou com a aprovação das famílias envolvidas.

81 Jesus mostrou sua aprovação desta maneira de casar-se quando ele assistiu as "bodas em Caná da Galiléia" com a sua mãe e seus discípulos. João 2:1-2.

82 O CASAMENTO CRIA UMA NOVA FAMÍLIA Gênesis 2:24 e Mat. 19:5 ensinam que o homem deixa sua família e "apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne," ou uma nova entidade, uma nova família. Não é certo o homem levar a sua esposa para a casa dos seus pais. Há exceções, mas a regra geral é esta. Ele agora é chefe de uma nova família.

83 I Pedro 3:1, I Cor. 11:2 e Efés. 5:22-23 mostram que a mulher é sujeita ao próprio marido. Ela é sujeita só ao seu próprio marido e não ao sogro ou seu pai ou outro homem. Faz parteda formação deuma nova família.

84 I Pedro 3:7 e Efés. 5:25,28-31 ensinam que o homem deve amar sua mulher como seu próprio corpo; como Jesus ama a igreja. Deve viver com sua mulher com "entendimento, dando honra à mulher." O corpo dela é dele; o corpo dele é dela. Os dois são um só. Assim também vós cada um em particular ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido," Efés. 5:31. Eles são uma nova família.

85 CASAMENTO É PERMANENTE E EXIGE FIDELIDADE Em todas as passagens bíblicas que tratam de casamento, a ênfase é da sua permanência. Na criação da família em Gênesis 2:23-24, Deus disse que "serão ambos uma carne." Jesus citou este caso em Mat. 19:3-9, Marcos 10:2-12 e disse: "Portanto o que Deus ajuntou não o separe o homem."

86 Ninguém deve ser culpado de destruir a família, de separar um marido da sua esposa. O matrimonio deve ser mantido a todo custo. Casamento dura até a morte de um dos cônjuges. Romanos 7:1-3 ensina que a pessoa pode casar-se de novo se o outro morrer.

87 Deus quer que a família continue unida. Ele detesta divórcio. Mal. 2:14-16.

88 Relembrando... Deus criou homem e mulher A sexualidade é um dom divino O casal deve dedicar-se um ao outro, e seu corpo pertence ao seu cônjuge. Fuja das situações que podem levá-lo a pecar. Deus lhe dará vitória se você obedecer a sua Palavra

89 O sexo e o prazer dentro do casamento são bíblicos. O cônjuge tem a obrigação de responder afetivamente quando procurado. A imoralidade é neutralizada quando os cônjuges atendem ao ensino bíblico. O desejo sexual é uma dádiva divina, e deve ser realizada no contexto de vida do casal.

90 Conclusão Sexualidade É bom, foi Deus quem fez, entretanto tenham: è autocontrole è santidade è dignidade è espiritualidade!

91 PR. ANDERSON LUIS PEREIRA

Todos nós gostamos de sonhar com um

Todos nós gostamos de sonhar com um Um belo casamento Todos nós gostamos de sonhar com um casamento belo e feliz. Mas para muitas pessoas, a realidade acaba com este sonho. Seu casamento se transforma num mundo de semblantes tristes e palavras

Leia mais

A PRIMEIRA INSTITUIÇÃO DIVINA _A FAMILIA_

A PRIMEIRA INSTITUIÇÃO DIVINA _A FAMILIA_ A PRIMEIRA INSTITUIÇÃO DIVINA _A FAMILIA_ Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se unir-se-á a sua mulher, e serão os dois uma só carne. De modo que já não são mais dois, mas uma só carne.

Leia mais

SEXO NO CASAMENTO CRISTÃO. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe. Mateus 19.

SEXO NO CASAMENTO CRISTÃO. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe. Mateus 19. SEXO NO CASAMENTO CRISTÃO Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe. Mateus 19.6 O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado

Leia mais

SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO

SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO Objetivo geral do encontro: Ao final deste encontro, o grupo deverá ser capaz de compreender o Matrimônio como uma instituição elevada à categoria de Sacramento por Jesus Cristo,

Leia mais

"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela" (Salmo 127:1).

Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela (Salmo 127:1). "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela" (Salmo 127:1). Deus nos criou e designou o casamento e a família como a

Leia mais

UMA VIDA QUE AGRADA A DEUS

UMA VIDA QUE AGRADA A DEUS UMA VIDA QUE AGRADA A DEUS I Tessalonicenses 4.3-12 25/Nov/18 (I Ts 4.3-8) 3 A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. 4 Cada um saiba controlar o seu próprio

Leia mais

SEXO ANTES DO CASAMENTO

SEXO ANTES DO CASAMENTO SEXO ANTES DO CASAMENTO Eu sempre fui evangélica e assumo que tive relações sexuais com meu marido ainda quando éramos solteiros. Isso, não diminuiu minha dignidade, nem o amor dele por mim e nem por um

Leia mais

Em muitas culturas, as relações sexuais são, ou têm sido, um assunto tabu. Geralmente, eles foram interpretados como pecadores.

Em muitas culturas, as relações sexuais são, ou têm sido, um assunto tabu. Geralmente, eles foram interpretados como pecadores. Lição 6-11 de maio de 2019 Em muitas culturas, as relações sexuais são, ou têm sido, um assunto tabu. Geralmente, eles foram interpretados como pecadores. No entanto, na Bíblia, vemos como Deus não criou

Leia mais

A Importância do sexo na vida do casal

A Importância do sexo na vida do casal A Importância do sexo na vida do casal O sexo sempre foi um tema polêmico, mas fundamental para se compreender e organizar o vínculo afetivo. Historicamente, o sexo sofreu uma variedade de transformações

Leia mais

PORNOGRAFIA E PROMISCUIDADE

PORNOGRAFIA E PROMISCUIDADE PORNOGRAFIA E PROMISCUIDADE Denunciar a promiscuidade, uma obra maligna que deturpa algo tão precioso para o ser humano como a intimidade do casal e seu relacionamento sexual. Textos base: Efésios 2: 1-10

Leia mais

Cântico dos Cânticos. Oswaldo Carreiro

Cântico dos Cânticos. Oswaldo Carreiro Poesias de Amor Elementos comuns üquando se dirige a uma terceira pessoa, a forma verbal usada é da terceira pessoa, mas a maior parte do texto permanece na construção eu -tu. (8.1-2). üo tema mais comum

Leia mais

NOSSO PRINCÍPIO: O PLANO ORIGINAL DE DEUS PARA O CORPO E A SEXUALIDADE.

NOSSO PRINCÍPIO: O PLANO ORIGINAL DE DEUS PARA O CORPO E A SEXUALIDADE. NOSSO PRINCÍPIO: O PLANO ORIGINAL DE DEUS PARA O CORPO E A SEXUALIDADE. CRISTO NOS REMETE AO PRINCÍPIO Cristo revela o homem a si mesmo e descobrelhe a sua vocação sublime (Gaudium et Spes 22). MATEUS

Leia mais

Lição nº 12 RECOMENDAÇÕES PARA UM RELACIONAMENTO CONJUGAL SAUDÁVEL. Pr. Sílvio Mariano 22 março 2015

Lição nº 12 RECOMENDAÇÕES PARA UM RELACIONAMENTO CONJUGAL SAUDÁVEL. Pr. Sílvio Mariano 22 março 2015 Lição nº 12 RECOMENDAÇÕES PARA UM RELACIONAMENTO CONJUGAL SAUDÁVEL Pr. Sílvio Mariano 22 março 2015 TEXTO ÁUREO Cada um saiba controlar o próprio corpo de maneira santa e honrosa 1 Tessalonicenses 4.4

Leia mais

André Fontana Ibaviva julho/2018 RELACIONAMENTOS ABALADOS

André Fontana Ibaviva julho/2018 RELACIONAMENTOS ABALADOS André Fontana Ibaviva julho/2018 RELACIONAMENTOS ABALADOS Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão. Mas se ele não o ouvir, leve consigo

Leia mais

Sermão 4 1 4ª LIÇÃO O SERMÃO DO MONTE

Sermão 4 1 4ª LIÇÃO O SERMÃO DO MONTE Sermão 4 1 4ª LIÇÃO O SERMÃO DO MONTE C. O DIVÓRCIO (Mateus 5:31,32). 1. A ênfase = a santidade e a permanência do matrimónio. 2. A exigência da LEI (Deuteronómio 24:1-4; compara 22:13-30). 3. A interpretação

Leia mais

Pr. Davi Merkh. Buscai, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus, e Sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas Mt 6.

Pr. Davi Merkh. Buscai, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus, e Sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas Mt 6. O JOVEM E SEU FUTURO: Construindo uma Vida com Propósito Pr. Davi Merkh Curiosidades Bíblicas: Salmo 118 Você sabia que... *Salmo 118 é o capítulo central da Bíblia? *Sl 117, antes do Sl 118, é o menor

Leia mais

A história de Adão e Eva infantil

A história de Adão e Eva infantil A história de Adão e Eva infantil 13 DE JANEIRO DE 2019 Nesta história de Adão e Eva infantil fizemos um resumo de uma das mais conhecidas histórias bíblicas. Podemos aprender muitas coisas sobre essa

Leia mais

O Milagre de Dunquerque

O Milagre de Dunquerque O Milagre de Dunquerque A esperança para a família hoje? Um resgate, uma redenção de indivíduos e famílias, uma de cada vez (reavivamento verdadeiro) A Redenção da Imagem de Deus 2 Co 5.17 Se alguém está

Leia mais

09 - VIDA ÍNTIMA I Perspectiva Bíblica

09 - VIDA ÍNTIMA I Perspectiva Bíblica 09 - VIDA ÍNTIMA I Perspectiva Bíblica D eus criou o sexo. O sexo é mais do que um instinto físico. Ele é uma criação biológica, que envolve ato sensual do amor e estímulos de orgasmos, necessitando igualmente

Leia mais

Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da

Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas

Leia mais

MASCULINIDADE, FEMINILIDADE E A BÍBLIA

MASCULINIDADE, FEMINILIDADE E A BÍBLIA MASCULINIDADE, FEMINILIDADE E A BÍBLIA Parâmetros para a interação entre os sexos Professores: Presb. Antônio Pacheco Cecília Finotti Nishikawa Almeida CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULAS CONTEÚDO 1 Macho e Fêmea:

Leia mais

LIÇÃO 4 - A MORDOMIA DA FAMÍLIA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 4 - A MORDOMIA DA FAMÍLIA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 4 - A MORDOMIA DA FAMÍLIA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A FAMÍLIA PROJETO DE DEUS A Criação do homem e da mulher foi a mais importante criação do Senhor, sendo estes, feitos a imagem

Leia mais

LIÇÃO 08 ÉTICA CRISTÃ E SEXUALIDADE. 20 de maio de 2018 Professor Alberto TEXTO ÁUREO

LIÇÃO 08 ÉTICA CRISTÃ E SEXUALIDADE. 20 de maio de 2018 Professor Alberto TEXTO ÁUREO LIÇÃO 08 ÉTICA CRISTÃ E SEXUALIDADE 20 de maio de 2018 Professor Alberto TEXTO ÁUREO Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém aos que se dão à prostituição e aos adúlteros Deus

Leia mais

SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro

SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro Qual o significado bíblico de Familia da ALIANÇA? O casamento é um sacramento, um contrato ou uma

Leia mais

CASAMENTO, DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO. Pr Luciano R. Peterlevitz Igreja Batista Novo Coração, EBD

CASAMENTO, DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO. Pr Luciano R. Peterlevitz Igreja Batista Novo Coração, EBD CASAMENTO, DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO Pr Luciano R. Peterlevitz Igreja Batista Novo Coração, EBD 17.01.2016 CASAMENTO Gênesis 2.24: Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os

Leia mais

Ética Cristã e Planejamento Familiar

Ética Cristã e Planejamento Familiar Ética Cristã e Planejamento Familiar Antônio Vitor O casamento cristão pressupõe a formação de uma nova família e, como resultante, o nascimento de lhos. Está inserida na criação dos lhos, a responsabilidade

Leia mais

A natureza do Casamento

A natureza do Casamento A natureza do Casamento Rev. Rogério Ferreira de Almeida Baseado no livro: Deus Casamento e Família - Andreas J. Köstenberger Casamento como Sacramento Introdução O Conceito de casamento como sacramento

Leia mais

VIVER NO ESPÍRITO E NÃO NA CARNE. Vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em você.

VIVER NO ESPÍRITO E NÃO NA CARNE. Vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em você. VIVER NO ESPÍRITO E NÃO NA CARNE Vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em você. Rm 8:9 X CARNE ESPÍRITO X Por isso digo:vivam pelo Espírito, e de

Leia mais

Igreja de Deus Unida,

Igreja de Deus Unida, Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional Guias de Estudo Bìblico Para a Juventude Volume 1 Lição 7 O Espírito Santo Deus, nosso Criador, compreende que todos nós enfrentamos circunstâncias que

Leia mais

CURSO BÍBLICO INICIAL Lição 1: SALVAÇÃO

CURSO BÍBLICO INICIAL Lição 1: SALVAÇÃO I- RESPOSTAS SOBRE A ORIGEM DE TUDO. Teria o universo se originado por uma explosão cósmica, a qual os homens a chamam de big bang? Seria, então, tudo criado pela relação da matéria com a energia? O homem

Leia mais

VERDADE PRÁTICA A família é a primeira instituição criada por Deus e, por isso, é a nossa primeira igreja, pela qual devemos amorosamente zelar.

VERDADE PRÁTICA A família é a primeira instituição criada por Deus e, por isso, é a nossa primeira igreja, pela qual devemos amorosamente zelar. 28/07/2019 Lição 4 A Mordomia da Família 3º Trimestre Classe Adulto TEXTO ÁUREO Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais: [ ] porém eu e a minha casa serviremos

Leia mais

O JARDIM E O PRIMEIRO CASAL Versículos para decorar:

O JARDIM E O PRIMEIRO CASAL Versículos para decorar: Meditação Crianças de 7 a 9 anos NOME: DATA: 10/03/2013 PROFESSORA: O JARDIM E O PRIMEIRO CASAL Versículos para decorar: 1 - Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os

Leia mais

Neste estudo veremos que a igreja é como a noiva de Cristo.

Neste estudo veremos que a igreja é como a noiva de Cristo. 0-4 agosto 2013 A Noiva de Cristo A Bíblia usou várias figuras de para ilustrar o significado igreja. A igreja é apresentada como um reino para enfatizar o seu governo e domínio; Cada figura enfatiza um

Leia mais

O Caminho da Vontade de Deus NO TEMPO EM QUE OS REIS SAEM A GUERRA

O Caminho da Vontade de Deus NO TEMPO EM QUE OS REIS SAEM A GUERRA O Caminho da Vontade de Deus NO TEMPO EM QUE OS REIS SAEM A GUERRA Um campo de batalha Meu casamento Efésios 6: 10-18 Efésios 6: 10-18 No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu

Leia mais

O Pr. Sammy Tippit define herança como sendo o que recebemos e legado como aquilo que deixaremos. Deixando uma Herança 2 Timóteo 1.

O Pr. Sammy Tippit define herança como sendo o que recebemos e legado como aquilo que deixaremos. Deixando uma Herança 2 Timóteo 1. Deixando uma Herança 2 Timóteo 1.5-6 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 29/05/2011 (Campanha de Jejum e Oração pelas Família) O Pr. Sammy Tippit define herança como sendo o que recebemos e legado

Leia mais

O MUNDO QUE DEUS SONHOU PARA MIM E MINHA FAMÍLIA

O MUNDO QUE DEUS SONHOU PARA MIM E MINHA FAMÍLIA Estudante: Ano: 6º Turma: Educador: Wagner Melo C. Curricular: Educação Religiosa O MUNDO QUE DEUS SONHOU PARA MIM E MINHA FAMÍLIA Deus nos criou para convivermos com outras pessoas e sermos felizes. A

Leia mais

Estudo Biblico da Mocidade - Volume 1, Lição 2: Adão e Eva

Estudo Biblico da Mocidade - Volume 1, Lição 2: Adão e Eva Estudo Biblico da Mocidade - Volume 1, Lição 2: Adão e Eva blico da Mocidade Lição 2 Estudo Bíb 2003 Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional Adão e Eva Página 1 Deus sabia que Adão se sentiria

Leia mais

Um Problema Emergente!

Um Problema Emergente! Um Problema Emergente! I. O crescente número de divórcios. Se não der certo.... Individualismo Hedonista Jesus respondeu: Moisés permitiu que vocês se divorciassem de suas mulheres por causa da dureza

Leia mais

Série IGREJA QUE AGRADA A DEUS. Tem ESPERANÇA AMOR

Série IGREJA QUE AGRADA A DEUS. Tem ESPERANÇA AMOR Série A IGREJA QUE AGRADA A DEUS Tem FÉ ESPERANÇA AMOR Qual é a coisa mais importante? Muitos diriam Status, poder, sucesso (competição, egoísmo) Dinheiro (ambição, corrupção, roubo) Corpo (fisicultura,

Leia mais

O APEGO AO PODER, COMO VENCER ISSO?

O APEGO AO PODER, COMO VENCER ISSO? ESTUDO O APEGO AO PODER, COMO VENCER ISSO? ACESSE ESTE ESTUDO E OUTROS ATRAVÉS DO SITE www.47ieq.com/tal O APEGO AO PODER, COMO VENCER ISSO? Texto áureo: Não ajam como dominadores dos que lhes foram confiados,

Leia mais

A ALIANÇA MATRIMONIAL

A ALIANÇA MATRIMONIAL A ALIANÇA MATRIMONIAL Introdução Mc 10.2-9 - A pergunta sobre divórcio recebe como resposta uma referência ao princípio. Jesus apontou o correto entendimento de Gênesis 2.23-24 como resposta à questão

Leia mais

COMO DESCOBRIR E FAZER A VONTADE DE DEUS - Parte VIII - Orientador: Pr. Fernando Leite Preletor: Ricardo Henrique S. Cota

COMO DESCOBRIR E FAZER A VONTADE DE DEUS - Parte VIII - Orientador: Pr. Fernando Leite Preletor: Ricardo Henrique S. Cota COMO DESCOBRIR E FAZER A VONTADE DE DEUS - Parte VIII - Orientador: Pr. Fernando Leite Preletor: Ricardo Henrique S. Cota TOMANDO GRANDES DECISÕES CASAMENTO & SABEDORIA Convém se casar? Com quem? Primeira

Leia mais

LIÇÃO 01. LEITURAS DA SEMANA: Gn 1:26, 27, 3:16-19; 11:1-9; 1Jo 4:7, 8,16; Gl 3:29; Dt 7:6-11. design Neemias Lima

LIÇÃO 01. LEITURAS DA SEMANA: Gn 1:26, 27, 3:16-19; 11:1-9; 1Jo 4:7, 8,16; Gl 3:29; Dt 7:6-11. design Neemias Lima "Criação e queda 01 VERSO PARA MEMORIZAR: "Então, [Deus] conduziu [Abraão] até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade. Ele creu

Leia mais

Saber é conhecer, ser ou estar informado, tendo conhecimentos gerais ou específicos sobre algum tema ou sobre a própria vida.

Saber é conhecer, ser ou estar informado, tendo conhecimentos gerais ou específicos sobre algum tema ou sobre a própria vida. Três verdades essenciais que você precisa saber Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 23/08/2009 Culto do Amigo Saber é conhecer, ser ou estar informado, tendo conhecimentos gerais ou específicos sobre

Leia mais

SUMÁRIO. Introdução: OFICINA DE CASAMENTOS O COMPROMISSO O AMOR A COMUNICAÇÃO DO AMOR O SEXO...

SUMÁRIO. Introdução: OFICINA DE CASAMENTOS O COMPROMISSO O AMOR A COMUNICAÇÃO DO AMOR O SEXO... Oficina de Casamentos 5 SUMÁRIO Introdução: OFICINA DE CASAMENTOS... 7 1. O COMPROMISSO... 11 O compromisso estabelece alvos a serem alcançados... 13 O compromisso produz segurança... 15 Compromisso é

Leia mais

O Casamento é uma Instituição Divina. Antes que existisse qualquer sociedade o casamento foi instituído pelo próprio Deus. Ele celebrou o primeiro

O Casamento é uma Instituição Divina. Antes que existisse qualquer sociedade o casamento foi instituído pelo próprio Deus. Ele celebrou o primeiro O Casamento é uma Instituição Divina. Antes que existisse qualquer sociedade o casamento foi instituído pelo próprio Deus. Ele celebrou o primeiro matrimônio na terra e o abençoou. Quando Jesus esteve

Leia mais

Intimidade Conjugal. Marital Intimacy. Nome: Copyright 2015 Servos Líderes 1 of 10

Intimidade Conjugal. Marital Intimacy. Nome: Copyright 2015 Servos Líderes 1 of 10 Intimidade Conjugal Marital Intimacy Nome: Copyright 2015 Servos Líderes 1 of 10 Introdução: Os 3 Tipos de Intimidade Intimidade Espiritual Intimidade da Alma Intimidade Fisical Observações: Copyright

Leia mais

A REVELAÇÃO DO REINO DE DEUS TEM O PODER PARA MUDAR A VIDA DOS SERES HUMANOS!

A REVELAÇÃO DO REINO DE DEUS TEM O PODER PARA MUDAR A VIDA DOS SERES HUMANOS! VENHA O TEU REINO! E ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu. Lucas 11:

Leia mais

Passo a passo da Oração Pessoal

Passo a passo da Oração Pessoal Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens

Leia mais

De Adão a Jesus O perfil de 50 personagens que mudaram a História

De Adão a Jesus O perfil de 50 personagens que mudaram a História De Adão a Jesus O perfil de 50 personagens que mudaram a História 1 ADÃo O primeiro homem E tomou o SENHOR Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. gênesis 2.15 Característica

Leia mais

Certezas e incertezas! Diego Fernandes

Certezas e incertezas! Diego Fernandes Certezas e incertezas! Diego Fernandes conceito Significa definição, concepção ou caracterização. É a formulação de uma ideia por meio de palavras ou recursos visuais. O termo conceito" tem origem a partir

Leia mais

- Nos três primeiros dias, Deus foi preparando., para, nos três dias seguintes enchê-los com vida.

- Nos três primeiros dias, Deus foi preparando., para, nos três dias seguintes enchê-los com vida. Gênesis 2:1 a 25 * Como Deus criou o homem? - Nos três primeiros dias, Deus foi preparando o ambiente terreno habitat, para, nos três dias seguintes enchê-los com vida. - Em toda a obra criadora, a Bíblia

Leia mais

Enfim, casados... Mas de papel passado. Amigado com fé casado é. Romanos 7.1-3

Enfim, casados... Mas de papel passado. Amigado com fé casado é. Romanos 7.1-3 18/03/2012 Enfim, casados... Mas de papel passado Amigado com fé casado é. Romanos 7.1-3 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 17/03/2012 Este dito popular, mesmo que sob as vendas da Justiça Brasileira,

Leia mais

Teologicamente, o Matrimónio é considerado como Sacramento porque é a imagem da união de Cristo com a Sua Igreja.

Teologicamente, o Matrimónio é considerado como Sacramento porque é a imagem da união de Cristo com a Sua Igreja. A Instituição do Matrimónio foi oficialmente reconhecida como um dos Sacramentos da Igreja no Concílio de Latrão IV (1215). Antes desta data ele foi sempre considerado como uma realidade religiosa distintamente

Leia mais

(2) O QUE É A KRIPTONITA

(2) O QUE É A KRIPTONITA (2) O QUE É A KRIPTONITA IDENTIFICANDO O QUE ROUBA NOSSA FORÇA Semana passada falamos do exemplo da igreja em Corinto que, mesmo com tantos dons, Paulo falava que lá estava cheio de crentes fracos e doentes.

Leia mais

MANUAL DE CÉLULAS PASTOR TONY SILVEIRA

MANUAL DE CÉLULAS PASTOR TONY SILVEIRA MANUAL DE CÉLULAS PASTOR TONY SILVEIRA 2000 Tony Silveira Todos os Direitos reservados. Proibida a Reprodução não Autorizada PRINCÍPIOS DE ORAÇÃO INDICE 1. ORAÇÃO EFICAZ 3 2. ORAÇÃO POR NÓS PRÓPRIOS 4

Leia mais

Mantendo a saúde do casamento no século XXI. Chiu Yun Yu Braga Retiro da IEAD CIC 05/07/2008

Mantendo a saúde do casamento no século XXI. Chiu Yun Yu Braga Retiro da IEAD CIC 05/07/2008 Mantendo a saúde do casamento no século XXI Chiu Yun Yu Braga Retiro da IEAD CIC 05/07/2008 Manutenção Manutenção=algo continuado Perseverança Carro que deve ser feito revisões, manutenções Casamento-manutenção

Leia mais

Vivendo a Vida Santa

Vivendo a Vida Santa Livrinho 2 Pàgina 35 Lição Cinco Vivendo a Vida Santa Pode você descrever numa só palavra a qualidade de vida que procura levar? Muitas e variadas respostas são dadas a essa pergunta. Mas, da perspectiva

Leia mais

Lição 11 - Importa agradar a Deus!

Lição 11 - Importa agradar a Deus! Lição 11 - Importa agradar a Deus! Texto bíblico: 1Tessalonicenses 4.1-12 Certa vez fui procurado por um jovem que tinha uma dúvida muito intrigante. Ao se aproximar de mim, um tanto afoito, fez-me a seguinte

Leia mais

ASSOCIAÇÃO RIO SUL ministério da família

ASSOCIAÇÃO RIO SUL ministério da família ASSOCIAÇÃO RIO SUL ministério da família Ministério da Família A família é a principal célula da sociedade, é do lar que saem as grandes vitórias e as maiores derrotas. Foi Deus que formou o primeiro lar,

Leia mais

Passo a passo da Oração Pessoal

Passo a passo da Oração Pessoal Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens

Leia mais

Os efeitos nocivos da PORNOGRAFIA numa pessoa. e o socorro oferecido pelo Celebrando a Recuperação

Os efeitos nocivos da PORNOGRAFIA numa pessoa. e o socorro oferecido pelo Celebrando a Recuperação Os efeitos nocivos da PORNOGRAFIA numa pessoa e o socorro oferecido pelo Celebrando a Recuperação Como eu POSSO me tornar puro? O que a BÍBLIA diz sobre sexo? GENESIS ˆ 2.15-25 15 O Senhor Deus colocou

Leia mais

Os homens criaram deuses a sua imagem e semelhança. A verdade é que nós fomos criados a imagem e semelhança do único e verdadeiro Deus.

Os homens criaram deuses a sua imagem e semelhança. A verdade é que nós fomos criados a imagem e semelhança do único e verdadeiro Deus. Introdução Os homens criaram deuses a sua imagem e semelhança. A verdade é que nós fomos criados a imagem e semelhança do único e verdadeiro Deus. O Único e Verdadeiro Deus é Deus Triúno. Uma referência

Leia mais

de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da

de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da 1Ts 4:3 Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; Vivemos dias em que a sexualidade está aflorando em todos os meios, na sociedade. Novelas Filmes Documentários

Leia mais

FAMÍLIA Reconstruindo a base Aula II - Casamento no VT

FAMÍLIA Reconstruindo a base Aula II - Casamento no VT EBD 2017 FAMÍLIA Reconstruindo a base Aula II - Casamento no VT Do livro: Deus, Casamento e Família Andreas J. köstenberger Deixar e unir-se: O Casamento no Antigo Testamento Lição 2 Gen 2:18-24 18 Disse

Leia mais

DATA: / / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 9.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: ALUNO(A): N.º: TURMA: ALUNO(A): N.º: TURMA: O SER HUMANO

DATA: / / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 9.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: ALUNO(A): N.º: TURMA: ALUNO(A): N.º: TURMA: O SER HUMANO SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: / / 205 III ETAPA AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 9.º ANO/EF PROFESSOR(A): VALOR: 0,0 MÉDIA: 6,0 RESULTADO:

Leia mais

Como crescemos e nos desenvolvemos na eclésia? Eu edificarei a minha igreja (eclésia), e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

Como crescemos e nos desenvolvemos na eclésia? Eu edificarei a minha igreja (eclésia), e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. 7 Como crescemos e nos desenvolvemos na eclésia? Eu edificarei a minha igreja (eclésia), e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. - Mt 16:18 Como se entra no Reino de Deus? 1 - Arrependimento

Leia mais

VERSO PARA MEMORIZAR: "O que oprime ao pobre insulta Aquele que o criou, mas a Este honra o que se compadece do necessitado" (Pv 14:31).

VERSO PARA MEMORIZAR: O que oprime ao pobre insulta Aquele que o criou, mas a Este honra o que se compadece do necessitado (Pv 14:31). Deus criou... 01 VERSO PARA MEMORIZAR: "O que oprime ao pobre insulta Aquele que o criou, mas a Este honra o que se compadece do necessitado" (Pv 14:31). design Neemias Lima Sábado INTRODUÇÃO - A Bíblia

Leia mais

A ENCARNAÇÃO DA GRAÇA

A ENCARNAÇÃO DA GRAÇA A ENCARNAÇÃO DA GRAÇA Um mundo sem graça, marcado por: Guerras, Violências, Pressão econômica Competição. Igrejas sem graça, marcadas por: Padrões de conduta que te aprovam, Não saberem lidar com a culpa,

Leia mais

Relacionamento Íntimo do casal ENCONTRO DE FAMÍLIAS 2017 IGREJA EM CAMPINAS E REGIÃO CHÁCARA CESARÉRIA DE FELIPE/ITU/SP MB

Relacionamento Íntimo do casal ENCONTRO DE FAMÍLIAS 2017 IGREJA EM CAMPINAS E REGIÃO CHÁCARA CESARÉRIA DE FELIPE/ITU/SP MB Relacionamento Íntimo do casal ENCONTRO DE FAMÍLIAS 2017 IGREJA EM CAMPINAS E REGIÃO CHÁCARA CESARÉRIA DE FELIPE/ITU/SP MB Relacionamento Unidade Íntimo Compromisso Sexo Afeição/ cuidado Maturidade Confian

Leia mais

ORAÇÃO UNIVERSAL. Os modelos I VII são retirados do Ritual do Matrimónio da Conferência Episcopal Portuguesa. MODELO I

ORAÇÃO UNIVERSAL. Os modelos I VII são retirados do Ritual do Matrimónio da Conferência Episcopal Portuguesa. MODELO I ORAÇÃO UNIVERSAL Os modelos I VII são retirados do Ritual do Matrimónio da Conferência Episcopal Portuguesa. MODELO I Celebrando o especial dom da graça e da caridade, com que Deus Se dignou consagrar

Leia mais

LIÇÃO 1 Por que liderança masculina? Atos 14.23; Tito 1.5-9

LIÇÃO 1 Por que liderança masculina? Atos 14.23; Tito 1.5-9 LIÇÃO 1 Por que liderança masculina? Atos 14.23; Tito 1.5-9 1. Considerando as grandes mudanças ocorridas na sociedade, como a igreja deve responder a elas à luz do ensino do NT? A resposta é se adequar

Leia mais

UM CONSELHO DIVINO AOS MARIDOS: SERMÃO

UM CONSELHO DIVINO AOS MARIDOS: SERMÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - DEDUC RECONHECIMENTO MEC DOC. 356 DE 31/01/2006 PUBLICADO EM 01/02/2006 NO DESPACHO 196/2006 SESU UM CONSELHO DIVINO AOS MARIDOS: SERMÃO Cachoeira 2006 UM CONSELHO

Leia mais

Passo a passo da Oração Pessoal

Passo a passo da Oração Pessoal Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 5: O CRISTÃO E O DIVÓRCIO Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra

Leia mais

NEM SEMPRE FOI ASSIM...

NEM SEMPRE FOI ASSIM... CLASSE DE CASAIS IPJG Prof. João Leonel 1 Três visões bíblicas do relacionamento entre homem e mulher: Mt 19.3-12; Gn 3.16; Gn 1-2. 2 Mt 19.3-12 divórcio Éuma concessão de Moisés à dureza de coração do

Leia mais

A ALIANÇA MATRIMONIAL

A ALIANÇA MATRIMONIAL A ALIANÇA MATRIMONIAL Introdução Debates sobre casamento estão sempre entre os mais acaloradas. Os fariseus perguntam a Jesus sobre o divórcio e recebem como resposta uma referência ao princípio. Mc 10.2-9

Leia mais

Melhor conhecer antes.indd 1 27/08/10 16:01

Melhor conhecer antes.indd 1 27/08/10 16:01 Melhor conhecer antes.indd 1 27/08/10 16:01 Todos os direitos em língua portuguesa reservados por: 2010, BV Films Editora Ltda e-mail: comercial@bvfilms.com.br Rua Visconde de Itaboraí, 311 Centro Niterói

Leia mais

Pós Modernidade Família Mosaico. 130,5 mil divórcios. 341,1 mil divórcios

Pós Modernidade Família Mosaico. 130,5 mil divórcios. 341,1 mil divórcios Pós Modernidade Família Mosaico O IBGE em 30/11/2015 divulgou que em 10 anos a taxa de divórcios cresceu mais de 160% no Brasil. 130,5 mil divórcios 341,1 mil divórcios 2004 2014 Pós Modernidade Família

Leia mais

O OBREIRO E O RELACIONAMENTO FAMILIAR Ef 5:22-23 Ef 6:1-4 I Pe 3:1-7 I Cor 7:3-5 I Cor 7:33-34

O OBREIRO E O RELACIONAMENTO FAMILIAR Ef 5:22-23 Ef 6:1-4 I Pe 3:1-7 I Cor 7:3-5 I Cor 7:33-34 O OBREIRO E O RELACIONAMENTO FAMILIAR Ef 5:22-23 Ef 6:1-4 I Pe 3:1-7 I Cor 7:3-5 I Cor 7:33-34 INTRODUÇÃO: De conformidade com a palavra de Deus, o obreiro deve ter um bom, correto e eficaz relacionamento

Leia mais

Cleber e Ana Laura Amar é fazer pelo outro como se eu gostasse.

Cleber e Ana Laura Amar é fazer pelo outro como se eu gostasse. Linguagens do Amor Fátima Auxiliadora e Marco Antônio 1 Coríntios 13.1 Pr. Fernando Fernandes PIB Penápolis, 08/01/2011 Casamento dos irmãos... 2 Cleber e Ana Laura Amar é fazer pelo outro como se eu gostasse.

Leia mais

LIÇÃO 9 A NECESSIDADE DE TERMOS UMA VIDA SANTA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 9 A NECESSIDADE DE TERMOS UMA VIDA SANTA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 9 A NECESSIDADE DE TERMOS UMA VIDA SANTA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO REFLETINDO A PESSOA DE JESUS Um cristão que vive em santidade reflete a pessoa de Cristo para o seu próximo

Leia mais

Gên 1:26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os

Gên 1:26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os Retomando a Série Gên 1:26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda

Leia mais

O CRISTÃO E AS NOVAS FORMA DE TRABALHO NO SÉCULO XXI

O CRISTÃO E AS NOVAS FORMA DE TRABALHO NO SÉCULO XXI O CRISTÃO E AS NOVAS FORMA DE TRABALHO NO SÉCULO XXI Pedro Siena & Renato Carmona Encontro 2 de 8 Perspectiva Bíblica O Plano de Deus para o Trabalho Índice i. Perspectiva Bíblica ii. O Plano de Deus para

Leia mais

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 História da Igreja Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 1. O que é a Igreja? É um edifício construído com pedras vivas. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes

Leia mais

O ideal no casamento é que a mulher seja cega e o homem surdo. Sócrates

O ideal no casamento é que a mulher seja cega e o homem surdo. Sócrates Introdução O ideal no casamento é que a mulher seja cega e o homem surdo. Sócrates O casamento faz de duas pessoas uma só, difícil é determinar qual será. Shakespeare Casamento é um relacionamento a dois,

Leia mais

1º REVEZAMENTO TEMÁTICO NA E.B.Q. JANEIRO E FEVEREIRO DE 2013 TEMA: ORIENTAÇÃO FAMILIAR

1º REVEZAMENTO TEMÁTICO NA E.B.Q. JANEIRO E FEVEREIRO DE 2013 TEMA: ORIENTAÇÃO FAMILIAR 1º REVEZAMENTO TEMÁTICO NA E.B.Q. JANEIRO E FEVEREIRO DE 2013 TEMA: ORIENTAÇÃO FAMILIAR PROFESSORES: Davi Mendes e Cristiane Marinho FAMÍLIA ¹Família 1. Conjunto de pessoas do mesmo sangue. 2. Conjunto

Leia mais

DISCÍPULO MIRIM O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS. (Princípios Elementares) IGREJA EM JI-PARANÁ - RO

DISCÍPULO MIRIM O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS. (Princípios Elementares) IGREJA EM JI-PARANÁ - RO DISCÍPULO MIRIM O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS (Princípios Elementares) IGREJA EM JI-PARANÁ - RO ÍNDICE INTRODUÇÃO...02 LIÇÃO 1 - Por que eu existo?...04 LIÇÃO 2 - Qual é o propósito eterno de Deus?...06 ATIVIDADES

Leia mais

Os Outros Seis Dias. Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Os Outros Seis Dias. Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Os Outros Seis Dias Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Recapitulando Nas aulas passadas vimos que muitas vezes a fé tem horário e local específico, na Igreja, no domingo, e no horário

Leia mais

Introdução. Salmo 127

Introdução. Salmo 127 A Família Cristã Introdução Salmo 127 1 Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda. 2 Será

Leia mais

Antes de citar as palavras que completam o verso chave da mensagem do #PãoDoDia de

Antes de citar as palavras que completam o verso chave da mensagem do #PãoDoDia de COMO ESTÃO SUAS MÃOS E O SEU CORAÇÃO? 27 de Janeiro de 2012 Ministério Loucura da Pregação Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a Tua face, ó DEUS de Jacó. (Salmos 24:6) Antes de citar

Leia mais

É a maior organização de artes marciais mistas do mundo.

É a maior organização de artes marciais mistas do mundo. É a maior organização de artes marciais mistas do mundo. Inspirado por torneios de vale- tudo de origem brasileira. Lutadores de MMA (como o esporte é conhecido) praacam diferentes artes marciais, tais

Leia mais

Lição 7 A graça produz vida nova Texto Bíblico: Romanos

Lição 7 A graça produz vida nova Texto Bíblico: Romanos Lição 7 A graça produz vida nova Texto Bíblico: Romanos 8.1-17 Conheci um delegado em uma cidade no interior de São Paulo que realizou profunda reforma no prédio da delegacia, e para isso teve que transferir

Leia mais

1. Qual a necessidade de uma aliança?

1. Qual a necessidade de uma aliança? 1 Aliança, segundo Jesus de Nazaré Essência #3 (fim da série) Lc 22:14-20 (14) Quando chegou a hora, Jesus e os seus apóstolos reclinaram- se à mesa. (15) E disse- lhes: "Desejei ansiosamente comer esta

Leia mais

DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO É POSSÍVEL?

DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO É POSSÍVEL? DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO É POSSÍVEL? O PRINCÍPIO DO CASAMENTO Cremos que o casamento é uma instituição divina. Em Gênesis 2:18-25, vemos que o propósito original de Deus para o casamento é que o homem

Leia mais

Vale reviver as palavras do santo padre. Abaixo, a íntegra do discurso. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Vale reviver as palavras do santo padre. Abaixo, a íntegra do discurso. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Neste domingo, 27 de abril, a Igreja passará a invocar a intercessão de São João Paulo II, o papa das famílias. Durante cerimônia no Vaticano, o papa Francisco irá canonizar dois papas: João Paulo II e

Leia mais

Esboço para Sermão. Tema: Fornicação. Texto: I Co 6.19,20 Ou não sabeis que o nosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós,

Esboço para Sermão. Tema: Fornicação. Texto: I Co 6.19,20 Ou não sabeis que o nosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, Esboço para Sermão. Tema: Fornicação. Texto: I Co 6.19,20 Ou não sabeis que o nosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus? Não sois de vós mesmos; fostes comprados

Leia mais

Lição 11. Garotos Adultos & É o Coração. Page 1

Lição 11. Garotos Adultos & É o Coração. Page 1 Lição 11 Garotos Adultos & É o Coração Page 1 LIÇÃO 11 GAROTOS ADULTOS & É O CORAÇÃO I. Garotos Adultos (capítulo 16) A. A maldição de nossos dias é. Mais do que estar ausente da família, existe a ausência

Leia mais

Lição 25. frutos. carne. e do. Espírito

Lição 25. frutos. carne. e do. Espírito Lição 25 Os Mistérios de Deus Estudo Bíblico Lição 25 Os frutos da carne e do Espírito Gálatas 5:17 Esta publicação não é para ser vendida ou negociada de forma alguma. - Ela é inteiramente grátis http://www.osmisteriosdedeus.com

Leia mais

1 Pedro A SUBMISSÃO NO LAR

1 Pedro A SUBMISSÃO NO LAR EBD 1 Pedro 3.1-7 A SUBMISSÃO NO LAR 21.04.2019 Miguel Horvath TEXTO BÁSICO : 1 Pedro 3.1-7 Da mesma forma, vocês, esposas, sujeitem-se à autoridade de seu marido. Assim, mesmo que ele se recuse a obedecer

Leia mais