Os homens criaram deuses a sua imagem e semelhança. A verdade é que nós fomos criados a imagem e semelhança do único e verdadeiro Deus.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Os homens criaram deuses a sua imagem e semelhança. A verdade é que nós fomos criados a imagem e semelhança do único e verdadeiro Deus."

Transcrição

1

2 Introdução Os homens criaram deuses a sua imagem e semelhança. A verdade é que nós fomos criados a imagem e semelhança do único e verdadeiro Deus. O Único e Verdadeiro Deus é Deus Triúno.

3 Uma referência da pluralidade de pessoas em Deus. (Gn 1.26) Façamos Quem estava envolvido nesta conversa? Nossa imagem/nossa semelhança A imagem dos envolvidos na conversa.

4 Um Deus Relacional criou homens para se relacionarem. Deus se relaciona consigo mesmo e com sua criação. Deus é glorificado quando os homens refletem sua imagem em seus relacionamentos. Deus é mais glorificado quando os homens refletem sua imagem em seu relacionamento mais íntimo, o casamento.

5 A Trindade representa a DIVERSIDADE de pessoas na UNIDADE do ser de Deus. O casamento reflete esta verdade ao vivermos a UNIDADE matrimonial na DIVERSIDADE de pessoas, marido e esposa são uma só carne.

6 A IMAGEM DO DEUS TRIUNO É REFLETIDA NO CASAMENTO CRISTÃO

7 O CASAMENTO Gn Por isso deixará o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se uma só carne.

8 O CASAMENTO Gn Por isso deixará o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se uma só carne. Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Dt 6.4 João 10:30 Eu e o Pai somos um.

9 O Evangelho de João é o mais teológico dos quatro evangelhos. Em João, Jesus é revelado a nós como Deus e a Doutrina da Trindade é explicita em várias passagens. Conhecer o relacionamento da Trindade em João nos ajudará no propósito de refletir a imagem do Deus Triúno em nosso casamento.

10 Unidade no fazer. Jo 5:17-23 Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus. o Filho de si mesmo nada pode fazer, senão o que vir o Pai fazer; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente. para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou.

11 João 8:28-29 Prosseguiu, pois, Jesus: Quando tiverdes levantado o Filho do homem, então conhecereis que eu sou, e que nada faço de mim mesmo; mas como o Pai me ensinou, assim falo. E aquele que me enviou está comigo; não me tem deixado só; porque faço sempre o que é do seu agrado.

12 Implicações Casamento Glorificamos a Deus quando marido e mulher fazem coisas juntos. Mesmo quando circunstancialmente fazem coisas separados isto deve estar de acordo com o cônjuge. Toda ação do marido deve honrar a esposa e toda ação da esposa deve honrar ao marido.

13 Hierarquia Funcional pois o Pai é maior do que eu. contudo, assim procedo para que o mundo saiba que eu amo o Pai e que faço como o Pai me ordenou. Jo

14 Implicações para o Casamento As esposas devem se submeter a seus esposos, sem que isto implique na sua inferioridade como pessoa. A submissão no relacionamento conjugal está ligada a missão de cada um dentro deste relacionamento e não há questões de competência.

15 Amor Prático João 15:9-10 Como o Pai me amou, assim também eu vos amei; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.

16 Implicações para o Casamento O amor se torna visível em ações práticas. Manifestamos o amor ao cônjuge ao permanecermos agindo de modo agradável em toda e qualquer circunstância.

17 Unidade na comunicação Jo 16:13-14 Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.

18 Implicações para o Casamento A comunicação no casal deve ser baseada na verdade. Deve existir uma unidade na mensagem do casal. A conversa contínua deve levá-los a um ajuste no conhecimento. Os fatos são sempre atualizados.

19 Unidade de posse Jo 16:15 Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso é que vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar. Jo 17:9-10 Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me tens dado, porque são teus; todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e neles sou glorificado.

20 Implicações para o Casamento Não deve haver propriedade dentro da família. Os alvos financeiros devem ser buscados em parceria. A comunhão de bens é um sinal da unidade dentro do casamento.

21 Honra mútua João 17:1-5 glorifica a teu Filho, para que também o Filho te glorifique; Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer. Agora, pois, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse.

22 Implicações para o Casamento Não devemos buscar nossa própria glória ou honra dentro do casamento. Nossas ações devem buscar a honra do nosso cônjuge.

23 Intimidade Afetuosa. Jo 17:21-26 e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; como nós o somos; eu neles, e tu em mim, como também amaste a mim. Pai justo, o mundo não te conheceu; eu, porém, te conheci,

24 Implicações para o Casamento O casamento é onde devemos experimentar a maior intimidade entre dois seres humanos. Marido e esposa devem ser íntimos ao ponto de não manter segredos. A intimidade deve levar a afeição e sua maior expressão é o sexo.

25 Conclusão O Casamento segundo Deus é uma imagem da Trindade. (Gn ) Representa A UNIDADE NA DIVERSIDADE, como pessoas diferentes podem ser um. Representa um nível de relacionamento impossível aos não regenerados. Representa a União Máxima entre dois serem humanos, apenas possível debaixo da graça de Deus.

EVANGELHO. Jo 15, [Leccionário, pg. 398]

EVANGELHO. Jo 15, [Leccionário, pg. 398] EVANGELHO As sugestões aqui apresentadas estão de acordo com o Ritual do Matrimónio da Conferência Episcopal Portuguesa. Jo 15, 12-16 [Leccionário, pg. 398] «É este o meu mandamento:que vos ameis uns aos

Leia mais

1. Você foi convocado! 2. Jogue ofensivamente! 3. Não descuide da defesa! 4. Entre para a história! 5. Aplique-se a concentração

1. Você foi convocado! 2. Jogue ofensivamente! 3. Não descuide da defesa! 4. Entre para a história! 5. Aplique-se a concentração 1. Você foi convocado! 2. Jogue ofensivamente! 3. Não descuide da defesa! 4. Entre para a história! 5. Aplique-se a concentração A IMPORTÂNCIA DA CONCENTRAÇÃO NA VIDA DO ATLETA Concentração é capacidade

Leia mais

A GLÓRIA DO CRISTÃO Texto

A GLÓRIA DO CRISTÃO Texto A GLÓRIA DO CRISTÃO Texto: João 17:1-26 1 Depois de dizer isso, Jesus olhou para o céu e orou: "Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique. 2 Pois lhe deste autoridade

Leia mais

O Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu Nome

O Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu Nome TRÊS EM UM A Trindade, 1ª Parte Era a noite da festa da Páscoa, e os discípulos estavam reunidos com Jesus no cenáculo. Deus havia enviado Seu Filho Jesus à terra para contar as boas novas da salvação

Leia mais

O Sermão do. Monte. Mateus 5 a. Slide

O Sermão do. Monte. Mateus 5 a. Slide O Sermão do Mateus 5 a Monte 7 Slide 1-14.10.2018 Olhos para unir um coração dividido Mt 6: 22-24 Três perguntas de Jesus: 1. Onde está o teu tesouro? 2. Como vão os teus olhos? 3. Quem é o teu Senhor?

Leia mais

Uma comunidade daqueles que foram Perdoados para Amar. Pr. Alex Mello

Uma comunidade daqueles que foram Perdoados para Amar. Pr. Alex Mello Uma comunidade daqueles que foram Perdoados para Amar Pr. Alex Mello COMUNHÃO CULTO PERDÃO PREGAÇÃO ADORAÇÃO AMOR ORAÇÃO MINISTÉRIO A comunidade daqueles que foram Perdoados para Amar Pr. Alex Mello Leitura

Leia mais

Santíssima Trindade Pai, Filho e Espírito Santo

Santíssima Trindade Pai, Filho e Espírito Santo Santíssima Trindade Pai, Filho e Espírito Santo Creio em Deus Pai, Criador deste mundo grande e belo, Dos continentes e dos imensos mares, Dos astros que iluminam o dia e a noite e criador também dos seres

Leia mais

O CAMINHO PARA O GÓLGOTA ATÉ A CRUCIFICAÇÃO: EXEMPLIFICAÇÃO DA COMPAIXÃO

O CAMINHO PARA O GÓLGOTA ATÉ A CRUCIFICAÇÃO: EXEMPLIFICAÇÃO DA COMPAIXÃO Para entendermos e sentirmos a compaixão somos convidados a refletir nos princípios da relação da criatura com o Criador. Quando o ser alcança o estágio de amor, ele pode compreender o amor em duas dimensões.

Leia mais

Somente Deus. 2 Antes que nascessem os montes, ou que tivesses formado a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade tu és Deus.

Somente Deus. 2 Antes que nascessem os montes, ou que tivesses formado a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade tu és Deus. Lição 2 Somente Deus Quem é Deus? Como Ele é? Como conhecê-lo? Vamos estudar como Ele é pela Palavra dele. O que Ele diz sobre si mesmo, o que Ele faz Jeremias 9 23 Assim diz o Senhor: Não se glorie o

Leia mais

MENSAGENS SERIE PARA VOCÊ HERNANDES DIAS LOPES A ORAÇÃO DO DEUS FILHO AO DEUS PAI

MENSAGENS SERIE PARA VOCÊ HERNANDES DIAS LOPES A ORAÇÃO DO DEUS FILHO AO DEUS PAI SERIE MENSAGENS PARA VOCÊ HERNANDES DIAS LOPES A ORAÇÃO DO DEUS FILHO AO DEUS PAI 2010 Hernandes Dias Lopes Preparação Gecy Soares de Macedo Revisão João Guimarães Capa Maquinaria Studio Diagramação Sandra

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Quinta-feira da 5ª Semana da Páscoa Ó Deus, vossa

Leia mais

ONDE ESTÁ A VERDADEIRA IGREJA DE JESUS CRISTO?

ONDE ESTÁ A VERDADEIRA IGREJA DE JESUS CRISTO? ONDE ESTÁ A VERDADEIRA IGREJA DE JESUS CRISTO? Muitos dizem, a verdadeira Igreja de Jesus Cristo é onde eu congrego; outros dizem é a Igreja católica, outros dizem é a Igreja dos protestantes, outros dizem

Leia mais

Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da

Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 3 A PRESENÇA AMOROSA DE JESUS EM NOSSAS VIDAS JESUS E A SUA PERFEITA COMUNHÃO COM DEUS 3º. ENCONTRO JESUS E A SUA PERFEITA

Leia mais

13 Perguntas que você precisa responder antes de crer na Trindade

13 Perguntas que você precisa responder antes de crer na Trindade 13 Perguntas que você precisa responder antes de crer na Trindade Por Paulo Freri Nos últimos dias têm surgido inúmeros questionamentos quanto à autenticidade da doutrina da Trindade. Somos constantemente

Leia mais

PLENÁRIA CONCLUSIVA DA CONFERÊNCIA GLOBAL DE TEOLOGIA: UNIDADE Superintendente Geral Fili Chambo

PLENÁRIA CONCLUSIVA DA CONFERÊNCIA GLOBAL DE TEOLOGIA: UNIDADE Superintendente Geral Fili Chambo 1 PLENÁRIA CONCLUSIVA DA CONFERÊNCIA GLOBAL DE TEOLOGIA: UNIDADE Superintendente Geral Fili Chambo João 17:1-5: Jesus falou assim e, levantando seus olhos ao céu, e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica

Leia mais

Capítulo 8 A mulher adúltera Jo 8:1 Jesus, porém, foi para o Monte das Oliveiras.

Capítulo 8 A mulher adúltera Jo 8:1 Jesus, porém, foi para o Monte das Oliveiras. 1 Capítulo 8 A mulher adúltera Jo 8:1 Jesus, porém, foi para o Monte das Oliveiras. Jo 8:2 E pela manhã cedo tornou para o templo, e todo o povo vinha ter com ele, e, assentando-se, os ensinava. Jo 8:3

Leia mais

Você é capaz de se lembrar como se conjuga os verbos? Lembra? É... eu também não gostava muito disso, sabia? Então vamos lembrar juntos:

Você é capaz de se lembrar como se conjuga os verbos? Lembra? É... eu também não gostava muito disso, sabia? Então vamos lembrar juntos: Bem, hoje gostaria de falar sobre algo que talvez você não goste nem um pouco: nossa querida Língua Portuguesa Ah, fala sério pastor! Vai dar aula de Português? Obviamente não! Vou apenas compartilhar

Leia mais

DOMINGO VI DA PÁSCOA

DOMINGO VI DA PÁSCOA 237 DOMINGO VI DA PÁSCOA LEITURA I Actos 10, 25-26.34-35.44-48 «O Espírito Santo difundia-se também sobre os pagãos» Leitura dos Actos dos Apóstolos Naqueles dias, Pedro chegou a casa de Cornélio. Este

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 5. Na pecaminosidade do homem, que o destituiu da glória de Deus e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo podem restaurá-lo a Deus (Rm;3:23; At.3:19). www.portalebd.org.br

Leia mais

ESTUDOS PARA PEQUENOS GRUPOS TEMÁTICA. Vida cristã ESTUDOS

ESTUDOS PARA PEQUENOS GRUPOS TEMÁTICA. Vida cristã ESTUDOS ESTUDOS PARA PEQUENOS GRUPOS TEMÁTICA Vida cristã ESTUDOS 1. A Bíblia e eu 2. Agradar a Deus 3. A vida e as provas 4. Semelhantes a Cristo 5. Amar a Deus ESTUDO 1 TEXTO BÍBLICO: Filipenses 4:8 e 9 Por

Leia mais

1. AUTORIDADE SUPREMA

1. AUTORIDADE SUPREMA Igreja Batista Reformada Vida Nova Versão 002 - agosto de 2015 MUDANÇAS NESTA VERSÃO Remoção das referências à liderança mantendo apenas Presbitério. Adequação no artigo 4.1 para que reflita o fato do

Leia mais

Plano Pastoral Escola de Santa Clara Escola de Santa Clara. 2017, Bragança

Plano Pastoral Escola de Santa Clara Escola de Santa Clara. 2017, Bragança Escola de Santa Clara 2017, Bragança 1 O que é? O Plano Pastoral da Escola de Santa Clara 2017/2018 é uma oferta transversal a nível espiritual para toda a comunidade escolar baseado em dois pilares a)

Leia mais

Salmo - Sl 65. Ah, ah, ah, minha alma glorifica ao Senhor!! Meu espírito exulta em Deus, meu salvador!! Entrada: Quem É Esta Que Avança Como Aurora

Salmo - Sl 65. Ah, ah, ah, minha alma glorifica ao Senhor!! Meu espírito exulta em Deus, meu salvador!! Entrada: Quem É Esta Que Avança Como Aurora Entrada: Quem É Esta Que Avança Como Aurora Quem é esta que avança como aurora Temível como exército em ordem de batalha Brilhante como o sol e como a lua Mostrando o caminho aos filhos seus Ah, ah, ah,

Leia mais

Deus é sempre Aquele que vem te encontrar. Participa da. falará ao teu coração, te alimentará, te inspirará. Este

Deus é sempre Aquele que vem te encontrar. Participa da. falará ao teu coração, te alimentará, te inspirará. Este COMO FAZER? A. Empenha-te a encontrar o Senhor. Contempla com os teus olhos a presença de Deus em todas as coisas, e vê que Deus é sempre Aquele que vem te encontrar. Participa da Celebração Eucarística,

Leia mais

FONTES. Sagrada Escritura. Sagrada Tradição. Magistério da Igreja

FONTES. Sagrada Escritura. Sagrada Tradição. Magistério da Igreja CREIO EM DEUS PAI FONTES Sagrada Escritura Sagrada Tradição Magistério da Igreja DOIS CAMINHOS METODOLÓGICOS PARA FALAR DO PAI: Escrituras Hebraicas Cristo, plenitude da Revelação Padres e Doutores da

Leia mais

ESTUDOS SOBRE IGREJA

ESTUDOS SOBRE IGREJA 1 ESTUDOS SOBRE IGREJA Lição 09: A Igreja e a comunhão 1 João 1.7 Pr Paulo Marcos PIB de Pouso Alegre 2 Lição 09: A Igreja e a comunhão 1 João 1.7 Introdução É interessante o paradoxo da Igreja quando

Leia mais

Com 47 Versículos, apresentamos que a Bíblia AFIRMA que:

Com 47 Versículos, apresentamos que a Bíblia AFIRMA que: Há uma Grande Diferença em Ser Enviado, e Enviar-se a si mesmo. Com 47 Versículos, apresentamos que a Bíblia AFIRMA que: 1 Mateus 10:40 Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe

Leia mais

Introdução Santa incredulidade

Introdução Santa incredulidade 03.07.16 Introdução Introdução Santa incredulidade Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.

Leia mais

O que Deus pode efetuar com o casamento unindo um homem e uma mulher formando um lar?

O que Deus pode efetuar com o casamento unindo um homem e uma mulher formando um lar? O que Deus pode efetuar com o casamento unindo um homem e uma mulher formando um lar? 1 Como obter transformação em nossa vida e em nosso casamento e família de forma prática com a Bíblia? Utilizando a

Leia mais

CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra.

CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra. ORAÇÃO INICIAL CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra. A: Bom dia!. Na alegria de estarmos reunidos para este encontro. Queremos louvar a Deu Pai pela vossa presença.

Leia mais

SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro

SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro Qual o significado bíblico de Familia da ALIANÇA? O casamento é um sacramento, um contrato ou uma

Leia mais

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 Senhor Jesus, Tu tens palavras de vida eterna e Tu revelas-te a nós como Pão da vida

Leia mais

A GLÓRIA DE DEUS PARA TODOS OS POVOS

A GLÓRIA DE DEUS PARA TODOS OS POVOS A GLÓRIA DE DEUS PARA TODOS OS POVOS 3 DESTAQUES PRINCIPAIS 1. Há uma grande história na qual Deus está cumprindo o seu propósito... 2. para ver um grande povo alcançado dentre cada povo (etnia)... 3.

Leia mais

A Santa Sé SANTA MISSA NO DIA CONSAGRADO AOS JOVENS CASAIS DO ANO SANTO DA REDENÇÃO HOMILIA DO PAPA JOÃO PAULO II

A Santa Sé SANTA MISSA NO DIA CONSAGRADO AOS JOVENS CASAIS DO ANO SANTO DA REDENÇÃO HOMILIA DO PAPA JOÃO PAULO II A Santa Sé SANTA MISSA NO DIA CONSAGRADO AOS JOVENS CASAIS DO ANO SANTO DA REDENÇÃO HOMILIA DO PAPA JOÃO PAULO II Basílica de São Pedro Domingo, 9 de outubro de 1983 1. "Façamos o homem à Nossa imagem,

Leia mais

Você se considera livre? Fernando Leite

Você se considera livre? Fernando Leite Você se considera livre? 19.03.17 Fernando Leite Introdução Vocês estavam mortos por causa de sua desobediência e de seus muitos pecados, Ef 2.1 pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, Rm 3.23

Leia mais

ARTE DE AMAR EM BUSCA DO PERFEITO AMOR

ARTE DE AMAR EM BUSCA DO PERFEITO AMOR A ARTE DE AMAR EM BUSCA DO PERFEITO AMOR 1 - Me revela quem Deus é Deus é amor. 1 João 4,8.16 2 - Me revela quem eu devo ser Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é

Leia mais

DOMINGO XXVII. Leitura do Livro do Génesis

DOMINGO XXVII. Leitura do Livro do Génesis LEITURA I Gen 2, 18-24 Leitura do Livro do Génesis «E os dois serão uma só carne» Disse o Senhor Deus: «Não é bom que o homem esteja só: vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele». Então o Senhor Deus,

Leia mais

PRIMEIRO DOMINGO DA QUARESMA

PRIMEIRO DOMINGO DA QUARESMA PRIMEIRO DOMINGO DA EVANGELHO: Mc 1, 12-15 Era tentado por Satanás e os Anjos serviam-n O ATITUDE: ARREPENDIMENTO E FÉ ARROZ Tu és o Pai que me salva. Ajudame, em especial quando me sinto indeciso entre

Leia mais

Ministério. ...Lembrai-vos do Senhor, grande e temível, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossa esposa e vossa casa.

Ministério. ...Lembrai-vos do Senhor, grande e temível, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossa esposa e vossa casa. ...Lembrai-vos do Senhor, grande e temível, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossa esposa e vossa casa. Neemias 4:14 Objetivo do Ministério Família: Levar pessoas a reconhecer

Leia mais

recapitulando: A importância da família O desafio da permanência na cultura do descartável As tentações que nos levam a ferir aqueles que mais amamos

recapitulando: A importância da família O desafio da permanência na cultura do descartável As tentações que nos levam a ferir aqueles que mais amamos recapitulando: A importância da família O desafio da permanência na cultura do descartável As tentações que nos levam a ferir aqueles que mais amamos desafios da família nos dias de hoje: 1) Novas configurações

Leia mais

XXVII Domingo do Tempo Comum Ano B 27 de setembro de 2015

XXVII Domingo do Tempo Comum Ano B 27 de setembro de 2015 XXVII Domingo do Tempo Comum Ano B 27 de setembro de 2015 Caríssimos Irmãos e Irmãs: Da Primeira Leitura escutamos: Não é bom que o homem esteja só... ; do Evangelho: O homem não separe o que Deus uniu.

Leia mais

(DEUTERONÔMIO ARA)

(DEUTERONÔMIO ARA) 29 As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei. (DEUTERONÔMIO 29.29 ARA)

Leia mais

SANTA MISSA EM PORTUGUÊS Domingo, 17 de dezembro de :00 p.m. 3º. Domingo do Advento CANTOS CANTO DE ENTRADA: Reunidos Aqui

SANTA MISSA EM PORTUGUÊS Domingo, 17 de dezembro de :00 p.m. 3º. Domingo do Advento CANTOS CANTO DE ENTRADA: Reunidos Aqui SANTA MISSA EM PORTUGUÊS Domingo, 17 de dezembro de 2017 5:00 p.m. 3º. Domingo do Advento CANTOS CANTO DE ENTRADA: Reunidos Aqui Reunidos aqui (reunidos aqui) Só pra louvar ao Senhor (só pra louvar ao

Leia mais

VI Domingo do Tempo Pascal

VI Domingo do Tempo Pascal VI Domingo do Tempo Pascal Caríssimos Irmãos e Irmãs: A Liturgia da Palavra deste VI Domingo de Páscoa sublinha, sobremaneira, o tema do amor; definindo-o como realidade divina: Deus é amor. (1Jo 4,8).

Leia mais

Peregrinos dispersos

Peregrinos dispersos Introdução Em vez disso, esperavam eles uma pátria melhor, isto é, a pátria celestial. Por essa razão Deus não se envergonha de ser chamado o Deus deles, pois preparou-lhes uma cidade. 1Pe 1.1 Peregrinos

Leia mais

Pouco antes de oferecer-se em sacrifício, Jesus elevou uma oração intercessora ante o Pai por seus discípulos (e por nós!).

Pouco antes de oferecer-se em sacrifício, Jesus elevou uma oração intercessora ante o Pai por seus discípulos (e por nós!). Lição 3 para 20 de outubro de 2018 Pouco antes de oferecer-se em sacrifício, Jesus elevou uma oração intercessora ante o Pai por seus discípulos (e por nós!). Esta oração é conhecida como a oração sumo

Leia mais

TRINDADE Deus: Pai Criador

TRINDADE Deus: Pai Criador TRINDADE Deus: Pai Criador BIBLIOGRAFIA O Ser de Deus e seus atributos Autor: Dr. Heber Carlos de Campos (Coord. Teol. Sistemática no Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper) Teologia Cristã

Leia mais

Evangelhos. www.paroquiadecascais.org

Evangelhos. www.paroquiadecascais.org Evangelhos 1. Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 5, 1-12a) ao ver a multidão, Jesus subiu ao monte e sentou-se. Rodearam-n O os discípulos e Ele começou a ensiná-los, dizendo:

Leia mais

Jesus, a Linguagem de Deus para o homem (Aula 4) 29/02/ Laércio Ribeiro

Jesus, a Linguagem de Deus para o homem (Aula 4) 29/02/ Laércio Ribeiro Jesus, a Linguagem de Deus para o homem (Aula 4) 29/02/2016 1 A Palavra de Revelação na criação Deus os abençoou, e lhes disse: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre

Leia mais

Venha, e veja... o desafio entre o que se fala e o que se faz

Venha, e veja... o desafio entre o que se fala e o que se faz Venha, e veja... o desafio entre o que se fala e o que se faz ... estava João (Batista) outra vez na companhia de dois dos seus discípulos e, vendo Jesus passar, disse: Eis o Cordeiro de Deus! Os dois

Leia mais

LIVRES PELA FÉ SERVOS POR AMOR 2017: 500 ANOS DA REFORMA DE LUTERO

LIVRES PELA FÉ SERVOS POR AMOR 2017: 500 ANOS DA REFORMA DE LUTERO LIVRES PELA FÉ SERVOS POR AMOR 2017: 500 ANOS DA REFORMA DE LUTERO Acerca da liberdade da pessoa cristã Martim Luther, 1520 Fase difícil da vida de Lutero: Ameaça de excomunhão da Igreja Católica Romana

Leia mais

1Jo 1:4 Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo se cumpra.

1Jo 1:4 Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo se cumpra. Capítulo 1 Prefácio e saudação 1Jo 1:1 O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida 1Jo 1:2 (Porque

Leia mais

O MATRIMÔNIO CRISTÃO: IMAGEM DE CRISTO E DA IGREJA

O MATRIMÔNIO CRISTÃO: IMAGEM DE CRISTO E DA IGREJA O MATRIMÔNIO CRISTÃO: IMAGEM DE CRISTO E DA IGREJA SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO E A REDENÇÃO DA SEXUALIDADE MATRIMÔNIO Dimensão divina Dom de Deus nos dado no sacramento Dimensão humana Sinais físicos e corporais

Leia mais

Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20

Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 TADEL Treinamento Avançado de Líderes / Células DISCIPULADO Mateus 28:18-20 18 Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. 19 Ide, portanto, fazei discípulos

Leia mais

Peregrinação. Origem da palavra andar pelos campos. É uma jornada de um devoto a um lugar sagrado.

Peregrinação. Origem da palavra andar pelos campos. É uma jornada de um devoto a um lugar sagrado. Peregrinação Origem da palavra andar pelos campos. É uma jornada de um devoto a um lugar sagrado. Para ser uma Peregrinação o viajante precisa considerar o ato de caminhar ou executar um trajeto motivado

Leia mais

A Natureza de Deus. Introdução. A Unidade de Deus. O Pai. Relacionando com Deus. A Autoridade do Pai

A Natureza de Deus. Introdução. A Unidade de Deus. O Pai. Relacionando com Deus. A Autoridade do Pai 2 Relacionando com Deus Introdução Desde o primeiro capítulo de Gênesis, Deus se refere a si mesmo como nós. Façamos o homem a nossa imagem Ele disse. Três pessoas distintas são reveladas nas escrituras.

Leia mais

Em muitas culturas, as relações sexuais são, ou têm sido, um assunto tabu. Geralmente, eles foram interpretados como pecadores.

Em muitas culturas, as relações sexuais são, ou têm sido, um assunto tabu. Geralmente, eles foram interpretados como pecadores. Lição 6-11 de maio de 2019 Em muitas culturas, as relações sexuais são, ou têm sido, um assunto tabu. Geralmente, eles foram interpretados como pecadores. No entanto, na Bíblia, vemos como Deus não criou

Leia mais

2ª FEIRA 8 de outubro

2ª FEIRA 8 de outubro 2ª FEIRA 8 de outubro NA FAMÍLIA INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Esta semana será dedicada a um tema de que todos gostamos: a família. Seremos convidados a olhar para as nossas famílias e a refletirmos.

Leia mais

NOSSO DESTINO: A RESSURREIÇÃO DO CORPO.

NOSSO DESTINO: A RESSURREIÇÃO DO CORPO. NOSSO DESTINO: A RESSURREIÇÃO DO CORPO. O CÉU É UMA EXPERIÊNCIA CORPÓREA Mt 22, 23-32 I COR 2, 9-10 É como está escrito: Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou

Leia mais

2ª FEIRA 8 de outubro

2ª FEIRA 8 de outubro 2ª FEIRA 8 de outubro NA FAMÍLIA INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Esta semana será dedicada a um tema de que todos gostamos: a família. Seremos convidados a olhar para as nossas famílias e a refletirmos.

Leia mais

O culto coletivo é importante para Deus? Deus valoriza o culto que prestamos a Ele? Deus se importa com o louvor que oferecemos a Ele?

O culto coletivo é importante para Deus? Deus valoriza o culto que prestamos a Ele? Deus se importa com o louvor que oferecemos a Ele? Hebreus 10:24-25. O culto coletivo é importante para Deus? Deus valoriza o culto que prestamos a Ele? Deus se importa com o louvor que oferecemos a Ele? Deus leva em consideração as coisas que falamos

Leia mais

Sumário. Tema: UFC FAMÍLIA Entrando no combate. Prefácio Instruções para o Líder Lista de Presença...05

Sumário. Tema: UFC FAMÍLIA Entrando no combate. Prefácio Instruções para o Líder Lista de Presença...05 1 Sumário Tema: UFC FAMÍLIA Entrando no combate Prefácio...03 Instruções para o Líder...04 Lista de Presença...05 1. 1º Round: pela aliança conjugal...07...15...21 4. 4º Round: pela família estendida...28

Leia mais

Homilia na solenidade da Santíssima Trindade

Homilia na solenidade da Santíssima Trindade 1.Estamos reunidos na nossa Igreja da Trindade, o maior templo católico da cidade, em pleno coração do Porto, situada entre o antigo burgo e a nova cidade. Foi levantada esta Igreja para, à sua volta,

Leia mais

Chave da semana Catequese com adultos Chave de bronze

Chave da semana Catequese com adultos Chave de bronze Chave da semana Catequese com adultos 11-12 Chave de bronze 03-03-2012 CREIO NO ESPÍRITO SANTO 10-03-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze Que quer dizer a Igreja quando professa: «Creio no

Leia mais

XXVII Domingo do Tempo Comum

XXVII Domingo do Tempo Comum XXVII Domingo do Tempo Comum Perdão Senhor. XXVII Domingo do Tempo Comum «E os dois serão uma só carne» Leitura do Livro do Génesis Gen 2, 18-24 Disse o Senhor Deus: «Não é bom que o homem esteja só: vou

Leia mais

Ser cheio do Espírito não é tanto uma questão de obter mais do Espírito, mas de ele possuir uma fatia maior da nossa vida (Millard J.

Ser cheio do Espírito não é tanto uma questão de obter mais do Espírito, mas de ele possuir uma fatia maior da nossa vida (Millard J. Ser cheio do Espírito não é tanto uma questão de obter mais do Espírito, mas de ele possuir uma fatia maior da nossa vida (Millard J. Erickson) SUMÁRIO O texto bíblico... 03 Introdução... 03 O Espírito

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 3 A PRESENÇA AMOROSA DE JESUS EM NOSSAS VIDAS JESUS E A HUMANIDADE TERRESTRE II 3º. ENCONTRO JESUS E A HUMANIDADE TERRESTRE

Leia mais

(2) O QUE É A KRIPTONITA

(2) O QUE É A KRIPTONITA (2) O QUE É A KRIPTONITA IDENTIFICANDO O QUE ROUBA NOSSA FORÇA Semana passada falamos do exemplo da igreja em Corinto que, mesmo com tantos dons, Paulo falava que lá estava cheio de crentes fracos e doentes.

Leia mais

Wagner Fonseca

Wagner Fonseca 16.06.13 Wagner Fonseca Elementos da Maturidade Introdução Medidor de Maturidade!?! Roupas Linguajar Face Tempo de Igreja Tempo na Igreja 9 E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

A última noite no CENÁCULO

A última noite no CENÁCULO A última noite no CENÁCULO um exemplo um mandamento uma advertência serviço amor autoexame João 14.15-26 15 Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos. 16 E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro

Leia mais

CURSO BÍBLICO INICIAL Lição 1: SALVAÇÃO

CURSO BÍBLICO INICIAL Lição 1: SALVAÇÃO I- RESPOSTAS SOBRE A ORIGEM DE TUDO. Teria o universo se originado por uma explosão cósmica, a qual os homens a chamam de big bang? Seria, então, tudo criado pela relação da matéria com a energia? O homem

Leia mais

2ª FEIRA 13 de maio. ORAÇÃO Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

2ª FEIRA 13 de maio. ORAÇÃO Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 2ª FEIRA 13 de maio NO SERVIÇO INTRODUÇÃO Bom dia! A 13 de maio de 1917, há 102 anos, o céu ficou um pouco mais perto da terra. A Senhora mais brilhante que o sol disse a Lúcia, Francisco e Jacinta que

Leia mais

«E os dois serão uma só carne»

«E os dois serão uma só carne» Perdão Senhor «E os dois serão uma só carne» Leitura do Livro do Génesis Gen 2, 18-24 Disse o Senhor Deus: «Não é bom que o homem esteja só: vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele». Então o Senhor Deus,

Leia mais

Sexo, exclusividade conjugal? Protesto!

Sexo, exclusividade conjugal? Protesto! Sexo, exclusividade conjugal? Para a cultura atual, a sabedoria bíblica nos apresenta dois grandes absurdos: Não fazer sexo antes do casamento Ter sexo com qualidade no casamento Gênesis 1-2 A Gênesis

Leia mais

Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte? Sl 15.1

Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte? Sl 15.1 Introdução Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte? Sl 15.1 Deus providencia incondicionalmente a salvação do homem, mas a intimidade e desfrute da vida com Ele depende

Leia mais

Naqueles dias, Josué reuniu todas as tribos de Israel em Siquém. Convocou os anciãos de Israel, os chefes, os juízes e os magistrados, que se

Naqueles dias, Josué reuniu todas as tribos de Israel em Siquém. Convocou os anciãos de Israel, os chefes, os juízes e os magistrados, que se Perdão Senhor Naqueles dias, Josué reuniu todas as tribos de Israel em Siquém. Convocou os anciãos de Israel, os chefes, os juízes e os magistrados, que se apresentaram diante de Deus. Josué disse então

Leia mais

Metanoia. arrependimento

Metanoia. arrependimento Metanoia arrependimento sentimento de culpa mudança de mentalidade passado Metanoia futuro Metanoia (mudança de mentalidade) mais do que uma mudança de comportamento, crenças ou religião Metanoia nova

Leia mais

1º REVEZAMENTO TEMÁTICO NA E.B.Q. JANEIRO E FEVEREIRO DE 2013 TEMA: ORIENTAÇÃO FAMILIAR

1º REVEZAMENTO TEMÁTICO NA E.B.Q. JANEIRO E FEVEREIRO DE 2013 TEMA: ORIENTAÇÃO FAMILIAR 1º REVEZAMENTO TEMÁTICO NA E.B.Q. JANEIRO E FEVEREIRO DE 2013 TEMA: ORIENTAÇÃO FAMILIAR PROFESSORES: Davi Mendes e Cristiane Marinho FAMÍLIA ¹Família 1. Conjunto de pessoas do mesmo sangue. 2. Conjunto

Leia mais

A ALIANÇA MATRIMONIAL

A ALIANÇA MATRIMONIAL A ALIANÇA MATRIMONIAL Introdução Debates sobre casamento estão sempre entre os mais acaloradas. Os fariseus perguntam a Jesus sobre o divórcio e recebem como resposta uma referência ao princípio. Mc 10.2-9

Leia mais

Cântico dos Cânticos. Oswaldo Carreiro

Cântico dos Cânticos. Oswaldo Carreiro Poesias de Amor Elementos comuns üquando se dirige a uma terceira pessoa, a forma verbal usada é da terceira pessoa, mas a maior parte do texto permanece na construção eu -tu. (8.1-2). üo tema mais comum

Leia mais

DOMINGO II. «A esposa é a alegria do marido»

DOMINGO II. «A esposa é a alegria do marido» DOMINGO II LEITURA I Is 62, 1-5 Leitura do Livro de Isaías «A esposa é a alegria do marido» Por amor de Sião não me calarei, por amor de Jerusalém não terei repouso, enquanto a sua justiça não despontar

Leia mais

2ª FEIRA 8 de outubro

2ª FEIRA 8 de outubro 2ª FEIRA 8 de outubro NA FAMÍLIA INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Esta semana será dedicada a um tema de que todos gostamos: a família. Seremos convidados a olhar para as nossas famílias e a refletirmos.

Leia mais

MASCULINIDADE, FEMINILIDADE E A BÍBLIA

MASCULINIDADE, FEMINILIDADE E A BÍBLIA MASCULINIDADE, FEMINILIDADE E A BÍBLIA Parâmetros para a interação entre os sexos Professores: Presb. Antônio Pacheco Cecília Finotti Nishikawa Almeida CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULAS CONTEÚDO 1 Macho e Fêmea:

Leia mais

Pai. Deus. Espírito Santo. Filho

Pai. Deus. Espírito Santo. Filho Pai Deus Filho Espírito Santo Existe um único Deus que subsiste em três pessoas: O Pai, criador de todas as coisas visíveis e invisíveis; O Filho, que foi concebido por obra do Espírito Santo, e nasceu

Leia mais

ADMA FAMÍLIA Família no carisma de Dom Bosco

ADMA FAMÍLIA Família no carisma de Dom Bosco ADMA FAMÍLIA Família no carisma de Dom Bosco UM CAMINHO NA MEDIDA DE FAMÍLIA Um caminho na medida de família com particular atenção às famílias jovens, é esta a experiência que se vê no seio da Família

Leia mais

5 - A Linguagem do Reino

5 - A Linguagem do Reino 5 - A Linguagem do Reino Todo Reino tem uma cultura Uma maneira de pensar Uma maneira de falar Uma maneira de agir Uma maneira de se relacionar com as pessoas Você acha difícil ouvir a Deus, a Jesus, a

Leia mais

Carta aos Filipenses. Carta aos Filipenses:

Carta aos Filipenses. Carta aos Filipenses: : Filipos: cidade na Macedônia que recebeu seu nome de Filipe II, pai de Alexandre o Grande, que a conquistou no 4 século a.c. Tornou-se colônia romana no 2 século a.c. A segunda das chamadas Cartas da

Leia mais

SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO

SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO Objetivo geral do encontro: Ao final deste encontro, o grupo deverá ser capaz de compreender o Matrimônio como uma instituição elevada à categoria de Sacramento por Jesus Cristo,

Leia mais

IGREJA E CULTO. Por que me importar?

IGREJA E CULTO. Por que me importar? AULA 9 O FUTURO GLORIOSO DA IGREJA IGREJA E CULTO Por que me importar? Igreja Presb. e Culto José Por Cordeiro que me Neto importar?» Presb. Lúcio Mafra Teixeira EBD CONSOLIDAÇÃO 2015 O Ano da Adoração

Leia mais

LIÇÃO 3 - A SANTÍSSIMA TRINDADE: UM SÓ DEUS EM TRÊS PESSOAS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 - A SANTÍSSIMA TRINDADE: UM SÓ DEUS EM TRÊS PESSOAS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 - A SANTÍSSIMA TRINDADE: UM SÓ DEUS EM TRÊS PESSOAS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A DOUTRINA DA TRINDADE A doutrina da Trindade é exclusiva do Cristianismo que não pode ser entendida

Leia mais

Obter um Testemunho de Deus, o Pai, de Seu Filho Jesus Cristo e do Espí...

Obter um Testemunho de Deus, o Pai, de Seu Filho Jesus Cristo e do Espí... 1 of 5 9/23/2011 10:10 AM Abril 2008 General Conference Obter um Testemunho de Deus, o Pai, de Seu Filho Jesus Cristo e do Espírito Santo Robert D. Hales Of the Quorum of the Twelve Apostles O que foi

Leia mais

Ensinos de Cristo O que Jesus Cristo ensinou?

Ensinos de Cristo O que Jesus Cristo ensinou? Introdução à 23/05/2011 A doutrina de Cristo segundo as escrituras Ensinos de Cristo O que Jesus Cristo ensinou? Ensinos de Cristo Jesus anunciou a chegada do reino, propôs altos padrões éticos àqueles

Leia mais

Eucaristia, Sábado 01 de Maio de 2010 Santo António de Nova Oeiras

Eucaristia, Sábado 01 de Maio de 2010 Santo António de Nova Oeiras 1. Entrada: O senhor Ressuscitou! Mi- Do+ O Senhor ressuscitou, vencendo a morte na cruz Re7 La- Re7 Nossa esperança está n Ele, Ele é o nosso Salvador. Mi- Do+ P ra trás ficou o temor, a dúvida e a pouca

Leia mais

Festividades de Natal estão ai. O que realmente significa estas Festividades e o que dizem que é.

Festividades de Natal estão ai. O que realmente significa estas Festividades e o que dizem que é. Festividades de Natal estão ai. O que realmente significa estas Festividades e o que dizem que é. Muitos Afirmam que aquele que nasceu em Belém foi Deus e Maria sua Mãe tem o Título de "Mãe de Deus"; sendo

Leia mais

O que temos visto na série:

O que temos visto na série: O que temos visto na série: Tiago, o irmão de Jesus, escreveu a carta no 1º Sec. Como líder da igreja, sua carta era como um sermão para ser lido em voz alta nas comunidades cristãs perseguidas e dispersas

Leia mais

Sei que estou sendo até pretensioso com este trabalho, mas quero que saibam que estou apenas escrevendo o que está em meu coração quando estou a

Sei que estou sendo até pretensioso com este trabalho, mas quero que saibam que estou apenas escrevendo o que está em meu coração quando estou a Sei que estou sendo até pretensioso com este trabalho, mas quero que saibam que estou apenas escrevendo o que está em meu coração quando estou a meditar sobre a Bíblia Sagrada, com Fé, Esperança e Caridade

Leia mais