Sistema de Registro de Preços

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sistema de Registro de Preços"

Transcrição

1 Sistema de Registro de Preços

2 1. SRP: Conceitos, modalidades e tipo de licitação

3 Sistema de Registro de Preços O Sistema de Registro de Preços (SRP) é um procedimento que a Administração utiliza para racionalizar a atividade de compras e contratações. É recomendado como sistemática preferencial na operacionalização de aquisições pelo setor público, consoante o art. 15 da Lei nº 8.666/83: Art. 15. As compras, sempre que possível, deverão: II - ser processadas através de sistema de registro de preços;

4 Sistema de Registro de Preços Decreto nº 7.892/13, art. 2º: I Sistema de Registro de Preços conjunto de procedimentos para registro formal de preços relativos à prestação de serviços e aquisição de bens, para contratações futuras.

5 1. (CESPE / MI / 2009) É vedada a participação de sociedade de economia mista em um sistema de registro de preços. Decreto nº 7.892/13 Art. 1º As contratações de serviços e a aquisição de bens, quando efetuadas pelo Sistema de Registro de Preços - SRP, no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, fundos especiais, empresas públicas, sociedades de economia mista e demais entidades controladas, direta ou indiretamente pela União, obedecerão ao disposto neste Decreto. te Decreto. A questão está ERRADA.

6 2. (Inédita) Uma ata de registro de preços é um instrumento vinculativo e obrigacional que inter-relaciona preços, fornecedores, órgão gerenciador e participantes. Decreto nº 7.892/2013, art. 2º, II - ata de registro de preços - documento vinculativo, obrigacional, com característica de compromisso para futura contratação, em que se registram os preços, fornecedores, órgãos participantes e condições a serem praticadas, conforme as disposições contidas no instrumento convocatório e propostas apresentadas; A questão está CERTA.

7 3. (Inédita) Apesar de a ata de registro de preços ser um instrumento vinculativo e obrigacional, não confere ao particular direito subjetivo à contratação. Difere, pois, de um contrato administrativo, em que há a efetiva obrigatoriedade de se demandar as quantidades previamente acordadas. A ata de registro de preços caracteriza-se como um negócio jurídico em que são acordados entre as partes, Administração e licitante, apenas o objeto licitado e os respectivos preços ofertados. A formalização da ata gera apenas uma expectativa de direito ao signatário, não lhe conferindo nenhum direito subjetivo à contratação. Na ata de registro de preços, é acordado entre as partes apenas o objeto licitado e os respectivos preços ofertados, diferenciando-se de um típico contrato administrativo, no qual também são acertadas as quantidades a serem contratadas e existe a obrigação, e não mera faculdade, de o contratante demandar as quantidades previamente acordadas. (Acórdão n /2015 TCU Plenário); A questão está CERTA.

8 4. (FGV / TJ AM / 2013 adaptada) Dentre as vantagens do sistema de registro de preços está a desnecessidade de aquisição da totalidade dos bens/serviços estimados na licitação, além de que a contratação ocorrerá apenas quando surgir a necessidade da aquisição dos referidos bens e serviços. A questão está CERTA.

9 5. (Inédita) A compra ou contratação de bens e serviços, em que o órgão gerenciador conduz os procedimentos para registro de preços destinado à execução descentralizada de programa ou projeto federal, mediante prévia indicação da demanda pelos entes federados beneficiados, é denominada compra federativa. De acordo com o Decreto nº 7.892/2013, tal iniciativa é denominada compra nacional. A questão está ERRADA.

10 6. (Inédita) O SRP é aplicável a serviços comuns de engenharia e a obras de pequeno porte, nas modalidades concorrência ou pregão. É possível a contratação de serviços comuns de engenharia com base em registro de preços quando a finalidade é a manutenção e a conservação de instalações prediais, em que a demanda pelo objeto é repetida e rotineira. Contudo, o sistema de registro de preços não é aplicável à contratação de obras, uma vez que nesta situação não há demanda de itens isolados, pois os serviços não podem ser dissociados uns dos outros. (Acórdão n /2014 Plenário TCU). A questão está ERRADA.

11 7. (Inédita) O SRP é aplicável obras padronizadas no âmbito do RDC. Decreto nº 7.581/11, Art. 87. O Sistema de Registro de Preços destinado especificamente ao RDC - SRP/RDC será regido pelo disposto neste Decreto. I - Sistema de Registro de Preços - SRP - conjunto de procedimentos para registro formal de preços para contratações futuras, relativos à prestação de serviços, inclusive de engenharia, de aquisição de bens e de execução de obras com características padronizadas; A questão está CERTA.

12 8. (Inédita) A adoção do sistema de registro de preços para a contratação de serviços técnicos especializados de consultoria e de arquitetura afronta a legislação vigente. A utilização do sistema de registro de preços para contratação de serviços técnicos especializados de consultoria, engenharia e arquitetura não encontra amparo na legislação vigente. O SRP é adequado àquelas compras e serviços mais simples e rotineiros, ou seja, que podem ser individualizados por meio de descrição simplificada e sucinta, sem complexidades, o que não se verifica na pretensa contratação, cujo escopo tratava de serviços técnicos especializados. A elaboração de um projeto de engenharia e arquitetura envolve alta atividade intelectual e resulta em produto único, não passível de repetição. (Acórdão nº 2006/2012 TCU Plenário). A questão está CERTA.

13 2. Hipóteses de adoção do SRP

14 Hipóteses de adoção do SRP quando, pelas características do bem ou serviço, houver necessidade de contratações frequentes; quando for mais conveniente a aquisição de bens com previsão de entregas parceladas; quando a aquisição de bens ou a contratação de serviços destinar-se ao atendimento a mais de um órgão ou entidade, ou a programas de governo; ou quando, pela natureza do objeto, não for possível definir previamente o quantitativo a ser demandado pela Administração;

15 9. (CESPE / ANATEL / 2014) Uma das hipóteses para a adoção do SRP na prestação de serviços a uma entidade da Administração é a impossibilidade de se determinar, previamente, com que frequência ou abrangência esses serviços serão demandados. Decreto nº 7.892/13, Art. 3º O Sistema de Registro de Preços poderá ser adotado nas seguintes hipóteses: I quando [...] houver necessidade de contratações frequentes; II - quando for conveniente a aquisição de bens com previsão de entregas parceladas [...]; III - quando for conveniente a aquisição de bens ou a contratação de serviços para atendimento a mais de um órgão ou entidade, ou a programas de governo; ou IV - quando, pela natureza do objeto, não for possível definir previamente o quantitativo a ser demandado pela Administração. A questão está CERTA.

16 10. (CESPE / HEMOBRÁS / 2008) Será adotado, preferencialmente, o SRP quando, pelas características do bem ou serviço, houver necessidade de contratações frequentes. O enunciado retrata de forma adequada o inciso I do art. 3º do Decreto nº 7.892/13. A questão está CERTA.

17 11. (CESPE / HEMOBRÁS / 2008) Será adotado, preferencialmente, o SRP quando, pela natureza do objeto, for possível definir previamente o quantitativo a ser demandado pela administração. A adoção do SRP, conforme preconiza o art. 3º do Decreto em estudo, poderá ser efetuada quando, pela natureza do objeto, não for possível definir previamente o quantitativo a ser demandado pela Administração. A questão está ERRADA.

18 12. (MPE MG / MPE MG / 2013) O Decreto nº 7.892/2013 regulamentou o Sistema de Registro de Preços SRP para as contratações de serviços e a aquisição de bens no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, fundos especiais, empresas públicas, sociedades de economia mista e demais entidades controladas, direta ou indiretamente pela União. São hipóteses que a norma admite a utilização do SRP, com EXCEÇÃO de: a) Quando, pelas características do bem ou serviço, houver necessidade de contratações frequentes. b) Quando, pela natureza do objeto, for possível definir previamente o quantitativo a ser demandado pela Administração. c) Quando for conveniente a aquisição de bens ou a contratação de serviços para atendimento a mais de um órgão ou entidade, ou a programas de governo. d) Quando for conveniente a aquisição de bens com previsão de entregas parceladas ou contratação de serviços remunerados por unidade de medida ou em regime de tarefa.

19 (Resolução) Uma das hipóteses de uso do SRP, como vimos, é quando da impossibilidade de definição prévia do quantitativo a ser demandado pela Administração. Dessa forma, a alternativa b é a exceção à qual se refere o enunciado. Resposta: B.

20 13. (CESPE / ANTAQ / 2014) Considere que a administração pública federal necessite adquirir, junto ao mercado, papel A4 para impressão, para uso de determinado ente público. Nessa situação, se houver outros entes federais interessados na aquisição desse tipo de papel e for conveniente para a administração, poderá ser realizado o registro de preços. Decreto nº 7.892/13 Art. 3º O Sistema de Registro de Preços poderá ser adotado nas seguintes hipóteses: III - quando for conveniente a aquisição de bens ou a contratação de serviços para atendimento a mais de um órgão ou entidade, ou a programas de governo; A questão está CERTA.

21 14. (FCC / MPE AM / 2013) A respeito do Sistema de Registro de Preços, considere: I. A licitação para registro de preços deve ser realizada exclusivamente na modalidade pregão. II. Esse sistema será adotado preferencialmente quando, pelas características do bem ou serviço, houver necessidade de contratações frequentes. III. Esse sistema não é admissível quando não for possível definir previamente o quantitativo a ser demandado pela Administração. Está correto o que se afirma APENAS em: a) II. b) I e III. c) III. d) I e II. e) II e III.

22 (Resolução) Vejamos os comentários às assertivas: I. Existe a previsão legal, como vimos, do emprego da modalidade concorrência. A assertiva está errada; II. A assertiva retrata uma das hipóteses insculpidas no art. 3º do Decreto nº 7.892/13. A afirmativa está correta; III. Ao contrário: o SRP é passível de emprego quando, pela natureza do objeto, não for possível definir previamente o quantitativo a ser demandado pela Administração. A assertiva está errada. Resposta: A.

23 3. A dinâmica do SRP: IRP e os papeis do gerenciador e dos participantes

24 Órgão não-participante $$$ Órgãos participantes Órgão Gerenciador Fornecedor Cumprimento do objeto da ata

25 15. (Inédita) O procedimento da intenção de registro de preços (IRP) deve ser, sempre, operacionalizado por módulo do Sistema de Administração e Serviços Gerais (SIASG). Decreto nº 7.892/13, Art. 4º Fica instituído o procedimento de Intenção de Registro de Preços - IRP, a ser operacionalizado por módulo do Sistema de Administração e Serviços Gerais - SIASG, que deverá ser utilizado pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Serviços Gerais - SISG, para registro e divulgação dos itens a serem licitados. A questão está CERTA.

26 16. (Inédita) Desde que motivada, a divulgação da intenção de registro de preços pode ser dispensada pelo órgão gerenciador. Decreto nº 7.892/13, Art. 4º 1º A divulgação da intenção de registro de preços poderá ser dispensada, de forma justificada pelo órgão gerenciador. A questão está CERTA.

27 17. (Inédita) A IRP, deve possibilitar, em todos os casos, a inclusão de novos itens e de novas localidades de entrega, pelos órgãos participantes. Decreto nº 7.892/13, Art. 4º 3º 3º Caberá ao órgão gerenciador da Intenção de Registro de Preços - IRP: II - aceitar ou recusar, justificadamente, os quantitativos considerados ínfimos ou a inclusão de novos itens; Art. 6º 5º Caso o órgão gerenciador aceite a inclusão de novos itens, o órgão participante demandante elaborará sua especificação ou termo de referência ou projeto básico, conforme o caso, e a pesquisa de mercado [...] 6º Caso o órgão gerenciador aceite a inclusão de novas localidades para entrega do bem ou execução do serviço, o órgão participante responsável pela demanda elaborará, ressalvada a hipótese prevista no 2º, pesquisa de mercado que contemple a variação de custos locais ou regionais A questão está ERRADA.

28 18. (Inédita) O órgão gerenciador pode incluir órgãos participantes que não se manifestaram durante a IRP, desde que a inclusão seja efetivada até 5 dias úteis antes da publicação do edital. Decreto nº 7.892/13, Art. 4º 3º Caberá ao órgão gerenciador da Intenção de Registro de Preços - IRP: III - deliberar quanto à inclusão posterior de participantes que não manifestaram interesse durante o período de divulgação da IRP. 4º Os procedimentos constantes dos incisos II e III do 3º serão efetivados antes da elaboração do edital e de seus anexos. A questão está ERRADA.

29 A questão está ERRADA. 19. (Inédita) É condição para que órgão ou entidade ingresse como participante em ata de registro de preços federal pertencer a essa esfera de governo. O enunciado é transcrição do Acórdão nº 1.054/14 Plenário TCU. No entanto, à época, o art. 2º do Decreto em estudo trazia a seguinte redação: IV - órgão participante - órgão ou entidade da administração pública federal que participa dos procedimentos iniciais do Sistema de Registro de Preços e integra a ata de registro de preços; A redação foi alterada pelo Decreto n /2014: IV - órgão participante - órgão ou entidade da administração pública que participa dos procedimentos iniciais do Sistema de Registro de Preços e integra a ata de registro de preços;

30 20. (Inédita) O órgão participante de compra nacional pode prescindir de manifestação durante a IRP. Decreto nº 7.892/13, Art. 2º VII - órgão participante de compra nacional - órgão ou entidade da administração pública que, em razão de participação em programa ou projeto federal, é contemplado no registro de preços independente de manifestação formal. A questão está CERTA.

31 Atribuições do órgão gerenciador e dos participantes ÓRGÃO GERENCIADOR Registrar sua IRP no Portal de Compras do Governo federal; Consolidar a estimativa de consumo, promovendo a adequação dos termos de referência ou projetos básicos encaminhados para atender aos requisitos de padronização e racionalização; Estimar o valor da licitação e consolidar os dados das pesquisas de mercado realizadas pelos órgãos e entidades participantes [...] Confirmar junto aos órgãos participantes a sua concordância com o objeto a ser licitado; Realizar o procedimento licitatório; Gerenciar a ata de registro de preços; Conduzir eventuais renegociações dos preços registrados; Aplicar as penalidades decorrentes de infrações no procedimento licitatório e as decorrentes do descumprimento do pactuado na ata de registro de preços ou nas obrigações contratuais, em relação às suas próprias contratações. ÓRGÃO PARTICIPANTE Manifestar o interesse em participar do RP; Encaminhar, ao gerenciador, sua estimativa de consumo, local de entrega e, se for o caso, o TR / projeto básico; Manifestar, durante a IRP, a concordância com o objeto a ser licitado; Tomar conhecimento da ata de RP, e de suas eventuais alterações; Aplicar as penalidades decorrentes da descumprimento das obrigações da Ata, em relação às suas contratações;

32 21. (CESGRANRIO / BNDES / adaptada) Nos termos da legislação federal sobre registro de preços, caberá ao órgão gerenciador não apenas a prática de todos os atos de controle e administração do Sistema de Registro de Preços, mas também o(a): a) convite, mediante editais publicados em jornais locais, aos órgãos e às entidades para participarem do registro de preços. b) consolidação de todas as informações relativas à estimativa coletiva de consumo, promovendo a adequação dos respectivos projetos executivos. c) realização da pesquisa de mercado, que é facultativa, com vistas à identificação dos valores a serem licitados. d) comunicação aos órgãos participantes da sua concordância com o objeto a ser licitado.

33 (Resolução) Com base nas atribuições do órgão gerenciador, vejamos os comentários às alternativas: a) as licitações para registro de preços serão nas modalidades concorrência ou pregão (e não convite). A alternativa está errada; b) O inciso II do art. 5º prevê que o órgão gerenciador irá promover a adequação dos termos de referência ou dos projetos básicos (e não executivos). A alternativa está errada; c) A realização de pesquisa de mercado (inciso IV) não é facultativa. A alternativa está errada; d) A alternativa retrata apropriadamente a incumbência descrita no inciso V do art. 5º. Está, assim, correta. Resposta: D.

34 22. (Inédita) Nem a realização de estimativa de despesas e nem a aplicação de sanções administrativas são atribuições exclusivas do órgão gerenciador da ata de registro de preços. Decreto nº 7.892/13, Art. 5º Caberá ao órgão gerenciador a prática de todos os atos de controle e administração do Sistema de Registro de Preços, e ainda o seguinte: IV - realizar pesquisa de mercado para identificação do valor estimado da licitação e, consolidar os dados das pesquisas de mercado realizadas pelos órgãos e entidades participantes [...] X - aplicar, garantida a ampla defesa e o contraditório, as penalidades decorrentes do descumprimento do pactuado na ata de registro de preços ou do descumprimento das obrigações contratuais, em relação às suas próprias contratações. A questão está CERTA.

35 4. A licitação para Registro de Preços

36 23. (CESPE / TRT 8ª Região / 2013) A seleção de licitantes, no sistema de registro de preços, deve ser feita por meio da modalidade tomada de preços. Decreto 7.892/13, Art. 7º A licitação para registro de preços será realizada na modalidade de concorrência, do tipo menor preço, nos termos da Lei nº 8.666, de 1993, ou na modalidade de pregão, nos termos da Lei nº , de 2002, e será precedida de ampla pesquisa de mercado. A questão está ERRADA.

37 24. (CESGRANRIO / EPE / 2010) A licitação para o Sistema de Registro de Preços é realizada na modalidade de: a) convite, apenas. b) pregão, apenas. c) tomada de preços, apenas. d) concorrência ou convite. e) concorrência ou pregão....apenas para reforçar o exposto anteriormente. Resposta: E

38 25. (Inédita) O tipo de licitação, nos certames para registro de preços, é sempre o menor preço. Decreto 7.892/13, Art. 7º 1º O julgamento por técnica e preço, na modalidade concorrência, poderá ser excepcionalmente adotado, a critério do órgão gerenciador e mediante despacho fundamentado da autoridade máxima do órgão ou entidade. A questão está ERRADA.

39 26. (ESAF / CGU / 2006 adaptada) A existência do sistema de registro de preços, previsto na lei de licitações (Lei n /93), para a compra de bens, destinados ao serviço público, não se aplica, nos casos de contratações diretas, sem licitação. De fato, não há previsão legal para que a formalização de um registro de preços dê-se sem licitação prévia. Preliminarmente, devese proceder à licitação, nas modalidades pregão ou concorrência. A questão está CERTA.

40 27. (ESAF / DNIT / 2013) Assinale a opção que contenha os termos adequados para o preenchimento das lacunas abaixo. O art. 15, 3 o, inciso I da Lei n /93 determina que a modalidade de licitação para selecionar os potenciais fornecedores na sistemática de registro de preços deve ser. Entretanto, a Lei n /2002, em seu art. 11, possibilita a utilização da modalidade, quando o sistema de registro de preços destinar-se às compras e contratações de. a) Concorrência, pregão, bens e serviços comuns. b) Concorrência, tomada de preços, bens e serviços comuns. c) Pregão, concorrência, bens comuns. d) Concorrência, pregão, bens comuns. e) Pregão, concorrência, bens e serviços comuns.

41 (Resolução) Lei n /93, inciso I, 3 o O sistema de registro de preços será regulamentado por decreto, atendidas as peculiaridades regionais, observadas as seguintes condições: I - seleção feita mediante concorrência; II - estipulação prévia do sistema de controle e atualização dos preços registrados; III - validade do registro não superior a um ano. No entanto, a Lei nº /02 trouxe a possibilidade da seleção para o SRP dar-se mediante a modalidade pregão, sendo este um rito inerente a bens e serviços comuns. Art. 11. As compras e contratações de bens e serviços comuns, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, quando efetuadas pelo sistema de registro de preços previsto no art. 15 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, poderão adotar a modalidade de pregão, conforme regulamento específico. Resposta: A.

42 28. (CESPE / CADE / 2014) O julgamento da licitação para registro de preços, por técnica e preço, pode ser adotado, desde que seja prolatado despacho fundamentado da autoridade máxima do órgão. Para a realização desse tipo de licitação, é necessária a indicação de dotação orçamentária. Decreto nº 7.892/13, Art. 7º, 2º Na licitação para registro de preços não é necessário indicar a dotação orçamentária, que somente será exigida para a formalização do contrato ou outro instrumento hábil. A questão está ERRADA.

43 29. (CESPE / EBC / 2011 adaptada) Consoante o Decreto n.º 7.892/2013, na ata de registro de preços do sistema de registro de preços para contratações de serviços e aquisição de bens no âmbito da administração federal, devem ser registrados os preços, fornecedores, órgãos participantes e condições a serem praticadas, conforme as disposições contidas no instrumento convocatório e propostas apresentadas, cujo prazo de validade não poderá exceder a doze meses, incluindo-se eventuais prorrogações. A administração está autorizada a subdividir a quantidade total de bens em lotes, desde que técnica e economicamente viável, de modo a possibilitar maior competitividade. Decreto nº 7.892/2013, Art. 8º O órgão gerenciador poderá dividir a quantidade total do item em lotes, quando técnica e economicamente viável, para possibilitar maior competitividade, observada a quantidade mínima, o prazo e o local de entrega ou de prestação dos serviços. A questão está CERTA.

44 30. (Inédita) No SRP, a recomendação de se subdividir serviços em lotes esbarra na recomendação de não se contratar mais de uma empresa para prestar o mesmo serviço em um mesmo órgão. Decreto nº 7.892/13, Art. 8º, 1º No caso de serviços, a divisão considerará a unidade de medida adotada para aferição dos produtos e resultados, e será observada a demanda específica de cada órgão ou entidade participante do certame. 2º Na situação prevista no 1º, deverá ser evitada a contratação, em um mesmo órgão ou entidade, de mais de uma empresa para a execução de um mesmo serviço, em uma mesma localidade, para assegurar a responsabilidade contratual e o princípio da padronização. A questão está CERTA.

45 31. (CESPE / ANATEL / 2014) A existência de SRP vincula a Administração caso esta pretenda contratar o objeto do registro de preços. Decreto nº 7.892/13, Art. 16. A existência de preços registrados não obriga a administração a contratar, facultando-se a realização de licitação específica para a aquisição pretendida, assegurada preferência ao fornecedor registrado em igualdade de condições. A questão está ERRADA.

46 32. (CESPE / TJ RO / 2012) Com relação às compras da administração pública, assinale a opção correta à luz da Lei de Licitações e Contratos. a) O prazo de validade da ata de registro de preços poderá ser superior a um ano. b) A existência de preços registrados obriga a administração pública a firmar as contratações que deles poderão advir. c) A relação de todas as compras feitas pela administração pública direta ou indireta deve ser publicada, mensalmente, em órgão de divulgação oficial ou em quadro de avisos de amplo acesso público. d) Em caso de força maior ou caso fortuito, as compras da administração poderão ser feitas sem a caracterização de seu objeto e sem a indicação dos recursos orçamentários para seu pagamento. e) O princípio da padronização não se aplica à realização de compras.

47 32. (Resolução) a) Decreto 7.892/2013, Art. 12. O prazo de validade da ata de registro de preços não será superior a doze meses, incluídas eventuais prorrogações. A alternativa está errada. b) Decreto 7.892/2013, Art. 16. A existência de preços registrados não obriga a administração a contratar, facultando-se a realização de licitação específica para a aquisição pretendida(...) A alternativa está errada. c) Lei 8.666/93, Art. 16. Será dada publicidade, mensalmente, em órgão de divulgação oficial ou em quadro de avisos de amplo acesso público, à relação de todas as compras feitas pela Administração Direta ou Indireta (...). A alternativa está correta.

48 32. (Resolução) d) Lei 8.666/93, Art. 14. Nenhuma compra será feita sem a adequada caracterização de seu objeto e indicação dos recursos orçamentários para seu pagamento, sob pena de nulidade do ato e responsabilidade de quem lhe tiver dado causa. A alternativa está errada. e) Lei 8.666/93, Art. 15. As compras, sempre que possível, deverão: I - atender ao princípio da padronização, que imponha compatibilidade de especificações técnicas e de desempenho, observadas, quando for o caso, as condições de manutenção, assistência técnica e garantia oferecidas; A alternativa está errada.

49 5. O órgão não participante ( carona )

50 33. (FGV / TJ AM / 2013 adaptada) O efeito carona do sistema de registro de preços consiste na possibilidade de qualquer órgão ou entidade da administração de determinando ente aderir posteriormente a uma ata de Registro de Preços, ainda que não tenha participado da licitação que deu origem à mesma. A assertiva menciona, sem grandes detalhes, a possibilidade de um órgão não-participante aderir tardiamente uma ata de registro de preços já vigente. Foi dada pela banca como CORRETA. Cabe a menção, todavia, de que um órgão federal, por exemplo, não pode aderir a uma ata cujo órgão gerenciador é estadual, municipal ou distrital. Já o caminho contrário é permitido. É o que preconizam os 8º e 9º do Decreto nº 7.892/13: 8º É vedada aos órgãos e entidades da administração pública federal a adesão a ata de registro de preços gerenciada por órgão ou entidade municipal, distrital ou estadual. 9º É facultada aos órgãos ou entidades municipais, distritais ou estaduais a adesão a ata de registro de preços da Administração Pública Federal.

51 34. (Inédita) Não é obrigatória a previsão em edital para registro de preços a previsão de adesão por órgão não participante. Caso o órgão ou entidade gerenciador opte por conferir tal possibilidade, deve motivar sua decisão. O órgão gerenciador do registro de preços deve justificar eventual previsão editalícia de adesão à ata por órgãos ou entidades não participantes ( caronas ) dos procedimentos iniciais. A adesão prevista no art. 22 do Decreto 7.892/13 é uma possibilidade anômala e excepcional, e não uma obrigatoriedade a constar necessariamente em todos os editais e contratos regidos pelo Sistema de Registro de Preços. (Acórdão n /2015 TCU Plenário). A questão está CERTA.

52 35. (CESPE / STF / 2013) É facultada aos órgãos da administração pública federal a adesão à ata de registro de preços gerenciada por órgão estadual. Conforme dispõe o 8º do Decreto nº 7.892/13, a adesão de órgão e entidade da administração pública federal a ata de registro de preços gerenciada por órgão ou entidade de esfera inferior é vedada. A questão está ERRADA.

53 36. (Inédita) Em caso de adesão de órgão não participante a determinada ata de registro de preços, cabe ao órgão gerenciador a verificação da vantagem de adesão de cada interessado. No Sistema de Registro de Preços, não cabe ao órgão gerenciador a verificação da vantagem da adesão de cada interessado. Compete ao órgão ou entidade não participante utilizar os preços previstos na ata combinados com os quantitativos da contratação que pretende realizar para avaliar e demonstrar a economicidade de sua adesão.. (Acórdão n /2015 TCU Plenário). A questão está ERRADA.

54 6. Características gerais e validade da ata

55 37. (FCC / TRT 12ª Região / 2013) O sistema de registro de preços será regulamentado por decreto, atendidas as peculiaridades regionais, observadas, dentre outras condições, a validade do registro não superior a cinco anos. Trata-se de questão elaborada com base no 3º do art. 15 da Lei de Licitações e Contratos: 3o O sistema de registro de preços será regulamentado por decreto, atendidas as peculiaridades regionais, observadas as seguintes condições: [...] III - validade do registro não superior a um ano. A questão está ERRADA.

56 38. (CESGRANRIO / EPE / adaptada) A Lei no 8.666/93 estabelece que as compras de bens e materiais pela Administração deverão ser, sempre que possível, processadas através de sistema de registro de preços, cuja validade não poderá ser superior a: a) 1 mês. b) 3 meses. c) 6 meses. d) 12 meses. e) 24 meses. Decreto nº 7.892/2013, Art. 12. O prazo de validade da ata de registro de preços não será superior a doze meses, incluídas eventuais prorrogações [...] Resposta: D

57 39. (Inédita) O prazo máximo de vigência de ata de registro de preços é de 12 meses, não sendo computado, para este fim, eventual período em que os procedimentos tenham sido suspensos por medida cautelar. A validade da ata de registro de preços, incluídas eventuais prorrogações, é de doze meses, mesmo que os procedimentos da contratação tenham sido suspensos por qualquer motivo, inclusive por conta de medida cautelar prolatada pelo TCU.. (Acórdão n /2014 TCU Plenário). A questão está ERRADA.

58 40. (Inédita) O Decreto nº 7.892/2013 veda acréscimos nos quantitativos fixados pela ata de registro de preços. No entanto, a supressão pode se dar, em regra, limitada ao percentual de 25% do quantitativo originalmente registrado. Decreto nº 7.892/13, Art. 12, 1º É vedado efetuar acréscimos nos quantitativos fixados pela ata de registro de preços, inclusive o acréscimo de que trata o 1º do art. 65 da Lei nº 8.666, de No entanto, haja vista não ser obrigatória a aquisição / contratação do quantitativo registrado em ata, não há de se falar em supressão. Na prática, a supressão pode chegar a 100%! A questão está ERRADA.

59 41. (Inédita) Apesar de as atas de registro de preço não poderem sofrer acréscimos quantitativos, os contratos gerados a partir das atas poderão sofrer tais alterações. Decreto nº 7.892/13, Art. 12, 3º 3º Os contratos decorrentes do Sistema de Registro de Preços poderão ser alterados, observado o disposto no art. 65 da Lei nº 8.666, de A questão está CERTA.

60 42. (Inédita) É legalmente admissível que um órgão tenha mais de uma ata de registro de preços para um mesmo objeto, com preços distintos. Auditoria realizada no Grupo Hospitalar Conceição (GHC), com o objetivo de verificar a regularidade dos processos de aquisição de materiais farmacológicos, hospitalares e laboratoriais, apontara, dentre outras irregularidades, a existência de duas atas de registro de preços válidas com preços distintos para o mesmo produto. Em juízo de mérito, realizadas as audiências cabíveis, o relator anotou que "a princípio, não há vedação a que um hospital possua duas atas vigentes com preço registrado para o mesmo item, mormente quanto àqueles cuja carência possa acarretar riscos ao funcionamento do nosocômio e à vida de seus pacientes. No entanto, essa situação demanda uma maior atenção dos gestores, com vistas a garantir que as aquisições efetuadas terão por base os preços mais vantajosos para a Administração". (Acórdão nº 249/2014 TCU Segunda Câmara) A questão está CERTA.

61 7. Revisão dos preços registrados

62 Revisão do Preços Registrados SITUAÇÃO Preço registrado torna-se superior ao praticado no mercado Preço registrado torna-se inferior ao praticado no mercado MEDIDAS PELA ADMINISTRAÇÃO A ata torna-se desvantajosa à Administração. Assim, o órgão gerenciador convocará os fornecedores para negociarem a redução dos preços aos valores praticados pelo mercado. Os fornecedores que não aceitarem reduzir seus preços aos valores praticados pelo mercado serão liberados do compromisso assumido, sem aplicação de penalidade. Nesse caso, a despeito de ser essa uma condição vantajosa à Administração, o órgão gerenciador poderá liberar o fornecedor do compromisso assumido, caso a comunicação ocorra antes do pedido de fornecimento, e sem aplicação da penalidade se confirmada a veracidade dos motivos e comprovantes apresentados

63 43. (CESGRANRIO / EPE / 2010) De acordo com o regulamento do Sistema de Registro de Preços, se o fornecedor com preço registrado em Ata de Registro de Preços não aceitar reduzi-lo quando este se tornar notoriamente superior aos praticados no mercado, a(o): a) Administração permanecerá vinculada aos preços registrados na Ata. b) Ata será anulada. c) fornecedor terá seu registro cancelado. d) fornecedor será suspenso temporariamente de participar em licitação, por um ano. e) fornecedor será considerado inidôneo e impedido de participar de futuras licitações.

64 (Resolução) Com relação à questão proposta, se o fornecedor com preço registrado em Ata de Registro de Preços não aceitar reduzi-lo quando este se tornar notoriamente superior aos praticados no mercado, a Administração irá liberá-lo do compromisso assumido, cancelando o seu registro, sem aplicação de penalidade (art. 18, 1º do Decreto em estudo). Resposta: C.

65 44. (CESPE / MI / 2009) O preço registrado não pode ser modificado durante o período de vigência do registro de preços, visando garantir o valor pago, salvo para a propositura de aumento decorrente de elevação de custos dos serviços ou bens registrados. Como vimos, existe a possibilidade de, uma vez se logrando êxito na negociação entre a Administração e o signatário da ata de registro de preços na hipótese de o preço registrado tornar-se superior ao praticado no mercado, o preço pode ser modificado. A questão está ERRADA.

66 45. (FCC / TRT 3ª Região / 2009) A Ata de Registro de Preços, gerenciada por um determinado Ministério, previa a compra de cartuchos de tinta preta para impressoras por R$ 110,00/unidade. Contudo, no momento de contratar a aquisição do material, por motivo superveniente, o preço médio praticado no mercado passou a ser de R$ 80,00. Neste caso, o órgão gerenciador deverá: a) contratar a aquisição pelo preço registrado inicialmente e registrar perda na demonstração das variações patrimoniais do órgão. b) convocar o fornecedor da proposta vencedora da licitação com o intuito de negociar a redução do preço e sua adequação ao praticado no mercado. c) revogar, imediatamente, a Ata de Registro de Preços e abrir um novo edital de Registro de Preços para adequar os valores a serem praticados. d) convocar, ao mesmo tempo, todos os fornecedores que participaram do Registro de Preços para verificar aquele que oferece o menor preço e contratá-lo. e) liberar, automaticamente, o fornecedor do compromisso, uma vez que a diferença de preço gerará prejuízos não esperados para a empresa.

67 (Resolução) O enunciado retrata situação na qual o preço registrado (R$ 110,00) torna-se superior ao praticado no mercado (R$ 80,00). Nesse caso, incide o preconizado pelo art. 18 do Decreto em estudo: Art. 18. Quando o preço registrado tornar-se superior ao preço praticado no mercado por motivo superveniente, o órgão gerenciador convocará os fornecedores para negociarem a redução dos preços aos valores praticados pelo mercado. 1º Os fornecedores que não aceitarem reduzir seus preços aos valores praticados pelo mercado serão liberados do compromisso assumido, sem aplicação de penalidade. 2º A ordem de classificação dos fornecedores que aceitarem reduzir seus preços aos valores de mercado observará a classificação original. Resposta: B.

68 46. (ESAF / CGU / 2006 adaptada) O sistema de registro de preços, previsto na lei de licitações (Lei n /93), para a compra de bens, destinados ao serviço público, pode ter seus preços impugnados, por qualquer cidadão, quando incompatíveis com os praticados no mercado. A Lei de Licitações e Contratos, em seu art. 15, traz diretrizes gerais no que concerne ao SRP. Uma delas diz respeito justamente à possibilidade de impugnação de preços constantes no chamado quadro geral de preços registrados pela Administração Pública. Art. 15, 6º Qualquer cidadão é parte legítima para impugnar preço constante do quadro geral em razão de incompatibilidade desse com o preço vigente no mercado. O controle do quadro geral de preços, consoante preconiza da Lei de Licitações e Contratos, deve ser efetuado, quando possível, de modo informatizado. A questão está CERTA.

69 8. Cancelamento dos preços registrados

70 47. (Inédita) O registro do fornecedor, no SRP, será cancelado quando sofrer sanção de suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração. Art. 20. O registro do fornecedor será cancelado quando: I - descumprir as condições da ata de registro de preços; II - não retirar a nota de empenho ou instrumento equivalente no prazo estabelecido pela Administração, sem justificativa aceitável; III - não aceitar reduzir o seu preço registrado, na hipótese deste se tornar superior àqueles praticados no mercado; ou IV - sofrer sanção prevista nos incisos III ou IV do caput do art. 87 da Lei nº 8.666, de 1993, ou no art. 7º da Lei nº , de Parágrafo único. O cancelamento de registros nas hipóteses previstas nos incisos I, II e IV do caput será formalizado por despacho do órgão gerenciador, assegurado o contraditório e a ampla defesa. Art. 21. O cancelamento do registro de preços poderá ocorrer por fato superveniente, decorrente de caso fortuito ou força maior, que prejudique o cumprimento da ata, devidamente comprovados e justificados: I - por razão de interesse público; ou II - a pedido do fornecedor. A questão está CERTA.

71 48. (Inédita) Na gestão da ata de registro de preços, quando de seu cancelamento, há a possibilidade de convocação de licitantes que aceitaram, quando da realização do certame, registrar seus preços em igualdade aos do licitante vencedor. O Decreto nº 7.892/2013 trouxe importante inovação, com vistas a salvar uma ata que seria cancelada em razão dos motivos arrolados em seus artigos 20 e 21. Trata-se da previsão de formação de cadastro de reserva, uma espécie de fila de licitantes que se dispuseram, após a declaração do vencedor da licitação (ao final da sessão pública), a fornecer os bens ou a prestar os serviços em condições idênticas ao adjudicatário. A questão está CERTA.

72 A normatização do cadastro de reserva é encontrada nos seguintes dispositivos do Decreto em estudo: Art. 11, II - será incluído, na respectiva ata na forma de anexo, o registro dos licitantes que aceitarem cotar os bens ou serviços com preços iguais aos do licitante vencedor na sequência da classificação do certame [...]; 1º O registro a que se refere o inciso II do caput tem por objetivo a formação de cadastro de reserva no caso de impossibilidade de atendimento pelo primeiro colocado da ata, nas hipóteses previstas nos arts. 20 e 21. 2º Se houver mais de um licitante na situação de que trata o inciso II do caput, serão classificados segundo a ordem da última proposta apresentada durante a fase competitiva. 3º A habilitação dos fornecedores que comporão o cadastro de reserva a que se refere o inciso II do caput será efetuada, na hipótese prevista no parágrafo único do art. 13 e quando houver necessidade de contratação de fornecedor remanescente, nas hipóteses previstas nos arts. 20 e 21. 4º O anexo que trata o inciso II do caput consiste na ata de realização da sessão pública do pregão ou da concorrência, que conterá a informação dos licitantes que aceitarem cotar os bens ou serviços com preços iguais ao do licitante vencedor do certame. Resposta: CERTA

73 Estudo de Caso - Gestão de estoques no setor púlico

74 TEMA: GESTÃO DE ESTOQUES NO SETOR PÚBLICO 1. Sistemática de aquisição O melhor modo de realizar a aquisição de cimentos, considerando-se as peculiaridades descritas no case.

75 Hipóteses de adoção preferencial do SRP quando, pelas características do bem ou serviço, houver necessidade de contratações frequentes; quando for mais conveniente a aquisição de bens com previsão de entregas parceladas; quando, pela natureza do objeto, não for possível definir previamente o quantitativo a ser demandado

76 TEMA: GESTÃO DE ESTOQUES NO SETOR PÚBLICO 2. Just in time X SRP Implicações da sistemática de aquisição adotada em relação aos custos de estoque, bem como análise crítica do posicionamento do Supervisor do Almoxarifado, ao asseverar que o modo de entregas parceladas traduz-se na maior aproximação que o setor público pode ter do just in time.

77 TEMA: GESTÃO DE ESTOQUES NO SETOR PÚBLICO 3. Indisponibilidade orçamentária As eventuais implicações advindas da indisponibilidade momentânea de previsão de dotação orçamentária para a aquisição de cimento, caso existam.

78 Previsão de consumo para 2014 Previsão = , , , , 1 = 2100 sacos de cimento Despesa estimada = 2100 R$ 20, 00 = R$ , 00 Há a indisponibilidade orçamentária (momentânea) de R$ ,00.

79 Indisponibilidade orçamentária Decreto nº 7.892/13, art. 7º: 2 o Na licitação para registro de preços não é necessário indicar a dotação orçamentária, que somente será exigida para a formalização do contrato ou outro instrumento hábil.

80 TEMA: GESTÃO DE ESTOQUES 4. Compra compartilhada e Registro de Preços Nacional Vantagens e desvantagens (caso existam) de se proceder à iniciativa de uma compra compartilhada no âmbito da Administração Pública Federal, cotejando-se com a iniciativa do Registro de Preços Nacional.

81 Compra compartilhada Trata-se de uma aquisição, via Sistema de Registro de Preços, na qual há órgãos participantes. IN nº 10/2012, art. 2º, XI compra compartilhada: contratação para um grupo de participantes previamente estabelecidos, na qual a responsabilidade de condução do processo licitatório e gerenciamento da ata de registro de preços serão de um órgão ou entidade da Administração Pública Federal.

82 Compra compartilhada

83 Intenção de Registro de Preços Art. 5º Caberá ao órgão gerenciador [...]: I - registrar sua intenção de registro de preços no Portal de Compras do Governo federal; II - consolidar informações relativas à estimativa individual e total de consumo, promovendo a adequação dos respectivos termos de referência ou projetos básicos encaminhados para atender aos requisitos de padronização e racionalização;

Sistema de Registro de Preços

Sistema de Registro de Preços Licitações e Contratos Administrativos - Aula 02 - Aula Conteúdo Conteúdo 01 Pregão; Sanções Administrativas. 02 Sistema de Registro de Preços. Prof. Renato Fenili Junho de 2015 Sistema de Registro de

Leia mais

Sistema de Registro de Preços (Decreto 7.892/03)

Sistema de Registro de Preços (Decreto 7.892/03) Sistema de Registro de Preços (Decreto 7.892/03) 1) Conceito: Sistema de Registro de Preços - Conjunto de procedimentos para registro formal de preços relativos à prestação de serviços e aquisição de bens,

Leia mais

Sistema de Registro de Preços Prof. Luís Gustavo

Sistema de Registro de Preços Prof. Luís Gustavo Técnico Judiciário Área Administrativa Sistema de Registro de Preços Prof. Luís Gustavo Direito Administrativo SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS (DECRETO 7.892/13) 1. Conceito: Sistema de Registro de Preços

Leia mais

Art. 1º O Decreto nº 7.892, de 23 de janeiro de 2013, passa a vigorar com as seguintes alterações:

Art. 1º O Decreto nº 7.892, de 23 de janeiro de 2013, passa a vigorar com as seguintes alterações: DECRETO Nº 8.250, DE 23 DE MAIO DE 2014. Altera o Decreto nº 7.892, de 23 de janeiro de 2013, que regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993.

Leia mais

DECRETO N 1.551, DE 28 DE OUTUBRO DE O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE COMENDADOR LEVY GASPARIAN, no uso de suas atribuições legais, e

DECRETO N 1.551, DE 28 DE OUTUBRO DE O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE COMENDADOR LEVY GASPARIAN, no uso de suas atribuições legais, e DECRETO N 1.551, DE 28 DE OUTUBRO DE 2016. Regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da Lei nº 8.666/93, de 21 de junho de 1993. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE COMENDADOR LEVY GASPARIAN,

Leia mais

Direito Administrativo Decreto nº 7.892, de 23 de Janeiro de 2013.

Direito Administrativo Decreto nº 7.892, de 23 de Janeiro de 2013. Direito Administrativo Decreto nº 7.892, de 23 de Janeiro de 2013. DECRETO Nº 7.892, DE 23 DE JANEIRO DE 2013 Regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da Lei nº 8.666, de 21 de

Leia mais

DECRETO Nº 291/2019 DE 07 DE MARÇO DE 2019 Regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, no âmbito do Município e dá outras providências. O PREFEITO

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Page 1 of 10 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 7.892, DE 23 DE JANEIRO DE 2013 Vigência Regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da

Leia mais

DECRETO Nº 7.892, DE 23 DE JANEIRO DE 2013

DECRETO Nº 7.892, DE 23 DE JANEIRO DE 2013 DECRETO Nº 7.892, DE 23 DE JANEIRO DE 2013 Regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993. A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Página 1 de 5 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 7.892, DE 23 DE JANEIRO DE 2013 Regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto Vigência no art. 15 da

Leia mais

MUNICÍPIO DE CAICÓ / RN CNPJ Nº: / AV. CEL. MARTINIANO, CENTRO. DECRETO N º 604 DE 19 DE JANEIRO DE 2018.

MUNICÍPIO DE CAICÓ / RN CNPJ Nº: / AV. CEL. MARTINIANO, CENTRO. DECRETO N º 604 DE 19 DE JANEIRO DE 2018. MUNICÍPIO DE CAICÓ / RN CNPJ Nº: 08.096.570/0001-39 AV. CEL. MARTINIANO, 993 - CENTRO. DECRETO N º 604 DE 19 DE JANEIRO DE 2018. Regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da Lei nº

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Decreto nº 7.892/2013 Sistema de Registro de Preços Professor Leandro Roitman www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo DECRETO Nº 7.892/2013 SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS

Leia mais

Decreto nº 3.931, de 19 de Setembro de 2001

Decreto nº 3.931, de 19 de Setembro de 2001 Decreto nº 3.931, de 19 de Setembro de 2001 Regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA,

Leia mais

Município de Lago da Pedra - MA IÁRIO OFICIA. Poder Executivo

Município de Lago da Pedra - MA IÁRIO OFICIA. Poder Executivo D Município de Lago da Pedra - MA IÁRIO OFICIA Poder Executivo L EDIÇÃO 043 ANO I LAGO DA PEDRA DIARIO OFICIAL MUNICIPAL SEXTA- FEIRA 17 DE MARÇO DE 2017 PAG 01/08 SUMARIO EXECUTIVO Art. 1º As contratações

Leia mais

Nº da aula 14 SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇO:

Nº da aula 14 SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇO: Página1 Curso/Disciplina: Sustentabilidade Aula: Sistema de registro de preço Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Felipe Loyola Nº da aula 14 SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇO: O sistema de registro

Leia mais

DECRETO Nº 5.344, de 30 de novembro de (Este texto não substitui o original publicado no Diário Oficial)

DECRETO Nº 5.344, de 30 de novembro de (Este texto não substitui o original publicado no Diário Oficial) DECRETO Nº 5.344, de 30 de novembro de 2015. (Este texto não substitui o original publicado no Diário Oficial) Dispõe sobre o Regulamento do Sistema de Registro de Preços, e adota outras providências.

Leia mais

Prefeitura Municipal de Maragogipe publica:

Prefeitura Municipal de Maragogipe publica: Prefeitura Municipal de Maragogipe 1 Terça-feira Ano VI Nº 1500 Prefeitura Municipal de Maragogipe publica: Decreto Nº224/2016 de - Regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da Lei

Leia mais

Decreto nº , de 16 de julho de 2003 de São Paulo

Decreto nº , de 16 de julho de 2003 de São Paulo Decreto nº 47.945, de 16 de julho de 2003 de São Paulo Regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto nos artigos 15 da Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993 e da Lei Estadual nº 6.544, de

Leia mais

RESOLUÇÃO N 023/2013, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2013.

RESOLUÇÃO N 023/2013, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2013. RESOLUÇÃO N 023/2013, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2013. Regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993. O PRESIDENTE DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL

Leia mais

ANEXO II ATA DE REGISTRO DE PREÇOS (PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS) ÓRGÃO OU ENTIDADE PÚBLICA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS N.º...

ANEXO II ATA DE REGISTRO DE PREÇOS (PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS) ÓRGÃO OU ENTIDADE PÚBLICA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS N.º... ANEXO II ATA DE REGISTRO DE PREÇOS (PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS) ÓRGÃO OU ENTIDADE PÚBLICA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS N.º... A Autarquia Pública Federal, por meio do Conselho Regional dos Representantes Comerciais

Leia mais

PUBUCADO NO QUADRO DE AVISO DA

PUBUCADO NO QUADRO DE AVISO DA DECRETO N 071, DE 24 DE JANEIRO DE 2014. PUBUCADO NO QUADRO DE AVISO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS Em: S14 / (LI,&OIA' Regulamenta o Sistema de Registro de Preços disciplinado no art. 15 da Lei

Leia mais

GAZETA DO OESTE ATOS OFICIAIS

GAZETA DO OESTE ATOS OFICIAIS Ano X Nº 2827 Rua Folk Rocha, Nº103 - Sala 01 - Sandra Regina (Centro) - Barreiras/Ba Tel.: 77 3612.7476 28 de junho de 2016 Em cumprimento ao princípio constitucional e a Lei Nº 101/2000, estão publicados

Leia mais

Diário Oficial do. Prefeitura Municipal de Pindobaçu. quinta-feira, 14 de março de 2013 Ano I - Edição nº 00020

Diário Oficial do. Prefeitura Municipal de Pindobaçu. quinta-feira, 14 de março de 2013 Ano I - Edição nº 00020 Diário Oficial do Município quinta-feira, 14 de março de 2013 Ano I - Edição nº 00020 Prefeitura Municipal de Pindobaçu publica 87C8838C9D32FA79D58576C4B61280F5 quinta-feira, 14 de março de 2013 Ano I

Leia mais

O EXMO. SR. PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE PERNAMBUCO, no uso de suas atribuições legais,

O EXMO. SR. PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE PERNAMBUCO, no uso de suas atribuições legais, O EXMO. SR. PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE PERNAMBUCO, no uso de suas atribuições legais, CONSIDERANDO a necessidade de adotar medidas que contribuam para a redução de custos e que possam

Leia mais

DECRETO Nº 37, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2013

DECRETO Nº 37, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2013 DECRETO Nº 37, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2013 DISPÕE SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DO SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS SRP, PREVISTO NO ART.15, DA LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CORRENTE,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Dom Macedo Costa publica:

Prefeitura Municipal de Dom Macedo Costa publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano X Nº 1681 Prefeitura Municipal de publica: Ata de Registro de Preços Nº 001/2019 Empresa: (Panificadora e Mercadinho A.M.Ltda EPP). Ata de Registro de Preços Nº 001/2019 Empresa:

Leia mais

Planejamento de aquisição de bens e serviços na Administração Pública. Magno Subtil

Planejamento de aquisição de bens e serviços na Administração Pública. Magno Subtil Planejamento de aquisição de bens e serviços na Administração Pública Magno Subtil Registro de Preços Decreto Estadual 7.437/2011 Sistema de Registro de Preços é o conjunto de procedimentos para registro

Leia mais

Prefeitura Municipal de Castro Alves publica:

Prefeitura Municipal de Castro Alves publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 994 Prefeitura Municipal de publica: Ata de Registro de Preços N.º 004.2019. (DGF Comércio e Serviços Ltda Me.) Extrato do Contrato Nº 009/2019 Pregão Presencial Edital

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS (PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS) PREGÃO ELETRÔNICO PRESTAÇÃO DE SERVIÇO CONTINUO COM DEDICAÇÃO EXCLUSIVA DE MÃO DE OBRA

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS (PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS) PREGÃO ELETRÔNICO PRESTAÇÃO DE SERVIÇO CONTINUO COM DEDICAÇÃO EXCLUSIVA DE MÃO DE OBRA CÃMPUS JÚLIO DE CASTILHOS ATA DE REGISTRO DE PREÇOS (PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS) PREGÃO ELETRÔNICO PRESTAÇÃO DE SERVIÇO CONTINUO COM DEDICAÇÃO EXCLUSIVA DE MÃO DE OBRA PREGÃO N 01/2018 (Processo Administrativo

Leia mais

Prefeitura Municipal de Monte Santo publica:

Prefeitura Municipal de Monte Santo publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano IX Nº 1237 Prefeitura Municipal de publica: Homologação/Adjudicação - Pregão Presencial SRP Nº 005/2019 Objeto: Contratação de empresa especializada para administrar o fornecimento,

Leia mais

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS. Fernanda Nunes

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS. Fernanda Nunes SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Fernanda Nunes Base Legal Lei Federal nº 8.666/1993 art. 15, inciso II, e parágrafos 1º ao 6º Decreto Federal nº 3.931/2001 (aplicável no âmbito da União). Decreto Estadual

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Compras e Sistema de Registro de Preços Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993 (PARCIAL) Regulamenta

Leia mais

PODER EXECUTIVO. A Prefeitura Municipal de Ipirá, Estado da Bahia, visando a transparência dos seus atos vem PUBLICAR.

PODER EXECUTIVO. A Prefeitura Municipal de Ipirá, Estado da Bahia, visando a transparência dos seus atos vem PUBLICAR. DIÁRIO OFICIAL ANO. 27 Prefeitura Municipal de Ipirá-BA ANO. VII EDIÇÃO Nº 065 24 DE OUTUBRO DE 27 1 A Prefeitura Municipal de Ipirá, Estado da Bahia, visando a transparência dos seus atos vem PUBLICAR.

Leia mais

PODER EXECUTIVO. A Prefeitura de Municipal de Ipirá, Estado da Bahia, visando a transparência dos seus atos, vem a PUBLICAR:

PODER EXECUTIVO. A Prefeitura de Municipal de Ipirá, Estado da Bahia, visando a transparência dos seus atos, vem a PUBLICAR: BAHIA PODER EXECUTIVO 01 DE FEVEREIRO DE 2018 ANO VIII Nº 01134 Diário O cial do ANO 2018 A Prefeitura de Municipal de Ipirá, Estado da Bahia, visando a transparência dos seus atos, vem a PUBLICAR: ATA

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE ITABUNA-BA CNPJ nº / PODER LEGISLATIVO

CÂMARA MUNICIPAL DE ITABUNA-BA CNPJ nº / PODER LEGISLATIVO ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 009/2017 PREGÃO PRESENCIAL Nº 010/2017 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 034/2017 A Câmara Municipal de Itabuna-BA, Pessoa Jurídica de Direito Público Interno, inscrita no CNPJ/MF

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 07/2015

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 07/2015 0449745 08020.017230/2014 95 MINISTÉRIO DA JUSTIÇA CCONT/CGL Gab/SPOA/SE Núcleo de Gerenciamento de Atas ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 07/2015 PROCESSO Nº 08020.017230/2014 95 PREGÃO ELETRÔNICO PARA REGISTRO

Leia mais

Prefeitura Municipal de Penedo publica:

Prefeitura Municipal de Penedo publica: Prefeitura Municipal de Penedo 1 Segunda-feira Ano VI Nº 827 Prefeitura Municipal de Penedo publica: Ato de Homologação - Segunda Chamada - Processo Administrativo nº 0209.002/2018 Pregão Presencial nº

Leia mais

Professora Taís Flores

Professora Taís Flores Professora Taís Flores GABARITO - D COMENTÁRIOS Inicialmente, percebam que as alternativas III e IV não correspondem à literalidade da lei. Assim, abre-se uma margem de liberdade para que a banca as considere

Leia mais

ANEXO II ATA DE REGISTRO DE PREÇOS PREGÃO ELETRÔNICO Nº 05/ SRP. Processo Administrativo nº

ANEXO II ATA DE REGISTRO DE PREÇOS PREGÃO ELETRÔNICO Nº 05/ SRP. Processo Administrativo nº ANEXO II ATA DE REGISTRO DE PREÇOS PREGÃO ELETRÔNICO Nº 05/2018 - SRP Processo Administrativo nº 2017.53.173.08092 O CONSELHO REGIONAL DE CORRETORES DE IMÓVEIS DA 3ª REGIÃO CRECI/RS, inscrito no CNPJ/MF

Leia mais

PAG Nº /

PAG Nº / PAG Nº 67720.003715/2016-35 MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA GRUPAMENTO DE INFRAESTRUTURA E APOIO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 194/GIAS-SJ/2016 PREGÃO ELETRÔNICO PARA

Leia mais

DECRETO Nº , DE 1º DE JUNHO DE 2015

DECRETO Nº , DE 1º DE JUNHO DE 2015 Secretaria Geral Parlamentar Secretaria de Documentação Equipe de Documentação do Legislativo DECRETO Nº 56.144, DE 1º DE JUNHO DE 2015 Dispõe sobre o Sistema de Registro de Preços, previsto nos artigos

Leia mais

PODER EXECUTIVO. A Prefeitura Municipal de Ipirá, Estado da Bahia, visando a transparência dos seus atos vem PUBLICAR.

PODER EXECUTIVO. A Prefeitura Municipal de Ipirá, Estado da Bahia, visando a transparência dos seus atos vem PUBLICAR. DIÁRIO OFICIAL ANO. 2017 Prefeitura Municipal de Ipirá-BA 1 A Prefeitura Municipal de Ipirá, Estado da Bahia, visando a transparência dos seus atos vem PUBLICAR. ATA DE REGISTRO DE PREÇOS N.º 018/2017

Leia mais

o INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SÚDESTE DE MINAS GERAIS, com

o INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SÚDESTE DE MINAS GERAIS, com CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RECONHECIDOPELALEI N 11.892, DE29 DEDEZEMBRODE2008. SUCESSORDOCOLÉGIOTÉCNICOUNIVERSITÁRIODA UNIVERSIDADEFEDERALDEJUIZ DEFORA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS ATA DE REGISTRO DE PREÇOS

Leia mais

FUNDAÇÃO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DO SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL DO PODER JUDICIÁRIO FUNPRESP-JUD

FUNDAÇÃO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DO SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL DO PODER JUDICIÁRIO FUNPRESP-JUD FUNDAÇÃO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DO SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL DO PODER JUDICIÁRIO FUNPRESP-JUD ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº. 016/2018 PROCESSO Nº. 00.033/2018 PREGÃO ELETRÔNICO (SRP) Nº. 006/2018 A

Leia mais

Prefeitura Municipal de Penedo publica:

Prefeitura Municipal de Penedo publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano III Nº 256 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Municipal Nº480/2015 - Declara ponto facultativo nos órgãos da administração municipal e adota outras providências. Pregão

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº. 64/2016

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº. 64/2016 ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº. 64/2016 PREGÃO ELETRÔNICO PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº. 64/2016 PROCESSO Nº. 23066.050404/2016-51 VALIDADE: 12 (DOZE) MESES Aos 9 dias do mês de novembro de 2016, a Universidade

Leia mais

PAG Nº /

PAG Nº / PAG Nº 67720.028705/2015-71 MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA GRUPAMENTO DE INFRAESTRUTURA E APOIO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 221/GIAS-SJ/2016 PREGÃO ELETRÔNICO PARA

Leia mais

Prefeitura Municipal de Penedo publica:

Prefeitura Municipal de Penedo publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano VI Nº 677 Prefeitura Municipal de publica: Ato de Homologação Processo Administrativo nº 0616-021/2017 Pregão Presencial nº 36/2017 - Objeto: Aquisição de Materiais de Trânsito

Leia mais

Pregão. Quando usar. Arcabouço normativo 09/12/2015. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Aula 07 -

Pregão. Quando usar. Arcabouço normativo 09/12/2015. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Aula 07 - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Aula 07 - Pregão Prof. Renato Fenili Dezembro de 2015 Arcabouço normativo Quando usar Lei nº 10.520/2002 Decreto nº 3.555/2000 Decreto nº 5.450/2005

Leia mais

PAG Nº /

PAG Nº / PAG Nº 67720.017047/2015-42 MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA GRUPAMENTO DE INFRAESTRUTURA E APOIO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 275/GIAS-SJ/2015 PREGÃO ELETRÔNICO PARA

Leia mais

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS 1 Conceito Sistema de Registro de Preços o conjunto de procedimentos para registro formal de preços relativos à prestação de serviços e aquisição de bens, para contratações

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 09/2018 PREGÃO ELETRÔNICO Nº 10/2018

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 09/2018 PREGÃO ELETRÔNICO Nº 10/2018 ATA DE REGISTRO DE PREÇOS ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 09/2018 PREGÃO ELETRÔNICO Nº 10/2018 No dia 27de novembro de 2018, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Goiás CRMV-GO, situado

Leia mais

PODER EXECUTIVO. A Prefeitura Municipal de Ipirá, Estado da Bahia, visando a transparência dos seus atos vem PUBLICAR.

PODER EXECUTIVO. A Prefeitura Municipal de Ipirá, Estado da Bahia, visando a transparência dos seus atos vem PUBLICAR. J. J. S. SILVA ME:2178405600015 4 Assinado de forma digital por J. J. S. SILVA ME:21784056000154 DN: c=br, o=icp-brasil, ou=autoridade Certificadora Raiz Brasileira v2, ou=ac SOLUTI, ou=ac SOLUTI Multipla,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 012.1/2015 PREGÃO Nº 012/2015 PROCESSO Nº /

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 012.1/2015 PREGÃO Nº 012/2015 PROCESSO Nº / UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 012.1/2015 PREGÃO Nº 012/2015 PROCESSO Nº 23122104760/2014-18 Aos sete dias do mês de abril de 2015, a UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº XXXX/XXXX PREGÃO ELETRÔNICO PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº 035/2013

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº XXXX/XXXX PREGÃO ELETRÔNICO PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº 035/2013 MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO CMSE 2ª RM HOSPITAL MILITAR DE ÁREA DE SÃO PAULO (Hospital Militar de 3ª Cl São Paulo/1890) ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº XXXX/XXXX PREGÃO ELETRÔNICO PARA REGISTRO

Leia mais

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRANGABA

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRANGABA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS PROCESSO n.º. 038/2018 PREGÃO n.º 007/2019 VALIDADE: 12 (DOZE) meses A Prefeitura Municipal de Mirangaba, com sede na Avenida Jonas Carvalho, n 125, centro, na cidade de Mirangaba,

Leia mais

MUNICÍPIO DE ITAPEBI ESTADO DA BAHIA Serviço Público Municipal

MUNICÍPIO DE ITAPEBI ESTADO DA BAHIA Serviço Público Municipal ATA DE REGISTRO DE PREÇOS - Pregão Presencial nº. 007/2019 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº. 045/2019 VALIDADE: 12 (DOZE) MESES. Aos 19 dias do mês de ABRIL de 2019, o, inscrito no CNPJ sob o nº 13.634.993/0001-03,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Castro Alves publica:

Prefeitura Municipal de Castro Alves publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 940 Prefeitura Municipal de publica: Ata de Registro de Preços N.º 007/2018 - Empresa Vadelci dos Santos de. Extrato do Contrato Nº 1006/2018 - Contratado: Ivan Pedro de

Leia mais

SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93)

SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93) SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93) 1. (CESPE / SEGER / 2013) De acordo com o princípio da impessoalidade, a conduta dos licitantes deve ser lícita e compatível com a moral, a ética e os bons costumes.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº /2018 PREGÃO Nº 053/2018 PROCESSO Nº

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº /2018 PREGÃO Nº 053/2018 PROCESSO Nº UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 053.01/2018 PREGÃO Nº 053/2018 PROCESSO Nº 23122.021434/2018-08 Aos dezenove dias do mês de fevereiro de 2019, a FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE

Leia mais

PREGÃO QUESTÕES PRÁTICAS

PREGÃO QUESTÕES PRÁTICAS PREGÃO QUESTÕES PRÁTICAS A participação no pregão é um direito, mas é um direito que obriga, que vincula, que importa compromisso com os concidadãos e com o aparato estatal. Marçal Justen Filho Pregão

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA GRUPAMENTO DE INFRAESTRUTURA E APOIO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA GRUPAMENTO DE INFRAESTRUTURA E APOIO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS PAG Nº 67720.008340/2015-19 MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA GRUPAMENTO DE INFRAESTRUTURA E APOIO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 021/GIAS-SJ/2016 PREGÃO ELETRÔNICO PARA

Leia mais

LICITAÇÃO DE GRANDE PORTE REUNINDO VÁRIAS UNIDADES ORÇAMENTÁRIAS PARA FINS DE REGISTRO DE PREÇOS

LICITAÇÃO DE GRANDE PORTE REUNINDO VÁRIAS UNIDADES ORÇAMENTÁRIAS PARA FINS DE REGISTRO DE PREÇOS LICITAÇÃO DE GRANDE PORTE REUNINDO VÁRIAS UNIDADES ORÇAMENTÁRIAS PARA FINS DE REGISTRO DE PREÇOS na MODALIDADE DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA ou PREGÃO art 15, 3º, I da Lei 8666/93 art 11 da Lei nº 10.520/2002

Leia mais

Ministério da Justiça Coordenação Geral de Logística Coordenação de Contratos ATA REGISTRO DE PREÇOS Nº 28/2014

Ministério da Justiça Coordenação Geral de Logística Coordenação de Contratos ATA REGISTRO DE PREÇOS Nº 28/2014 PROCESSO Nº 08008.002030/2014-04 Ministério da Justiça PREGAO ELETRÔNICO PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº 29/2014 No dia de de 20, a União, por intermédio do Ministério da Justiça, situado na Esplanada dos Ministérios,

Leia mais

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRANGABA

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRANGABA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS PROCESSO n.º. 039/2019 PREGÃO n.º 008/2019 VALIDADE: 12 (DOZE) meses A Prefeitura Municipal de Mirangaba, com sede na Avenida Jonas Carvalho, n 125, centro, na cidade de Mirangaba,

Leia mais

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE ABAETETUBA CNPJ: / ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 08/2018 PREGÃO ELETRÔNICO SRP Nº 08/2018

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE ABAETETUBA CNPJ: / ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 08/2018 PREGÃO ELETRÔNICO SRP Nº 08/2018 ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 08/2018 PREGÃO ELETRÔNICO SRP Nº 08/2018 A PREFEITURA MUNICIPAL ABAETETUBA, órgão municipal, sediada na Rua Siqueira Mendes, nº 1359, Bairro: Centro, CEP: 68.440-000 Abaetetuba/PA,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Penedo publica:

Prefeitura Municipal de Penedo publica: Prefeitura Municipal de Penedo 1 Terça-feira Ano VI Nº 784 Prefeitura Municipal de Penedo publica: Ato de Homologação Processo Administrativo nº 0201-118/2018 Pregão Presencial nº 12/2018 - Objeto: Registro

Leia mais

TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRAS S/A TELEBRÁS Vinculada ao Ministério das Comunicações PREGÃO ELETRÔNICO SRP Nº /2011 ANEXO III

TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRAS S/A TELEBRÁS Vinculada ao Ministério das Comunicações PREGÃO ELETRÔNICO SRP Nº /2011 ANEXO III TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRAS S/A TELEBRÁS Vinculada ao Ministério das Comunicações PREGÃO ELETRÔNICO SRP Nº /2011 ANEXO III ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº /2011 VALIDADE: 12 (DOZE) MESES TELECOMUNICAÇÕES

Leia mais

MANUAL DE LICITAÇÃO E GESTÃO CAPÍTULO 3: PROCEDIMENTOS PARA CONTRATAÇÃO POR SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS - SRP

MANUAL DE LICITAÇÃO E GESTÃO CAPÍTULO 3: PROCEDIMENTOS PARA CONTRATAÇÃO POR SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS - SRP VIG: 12.03.2018 1 MÓDULO 2: PROCEDIMENTOS AUXILIARES DAS LICITAÇÕES CAPÍTULO 3: PROCEDIMENTOS PARA CONTRATAÇÃO POR SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS - SRP ANEXO: 1 - Fluxo do Subprocesso da Contratação por

Leia mais

Registro de Preços Decreto 7892/2013 (com alterações posteriores) Seminário de Registro de Preços - novas temáticas a partir do Decreto nº 8.

Registro de Preços Decreto 7892/2013 (com alterações posteriores) Seminário de Registro de Preços - novas temáticas a partir do Decreto nº 8. Registro de Preços Decreto 7892/2013 (com alterações posteriores) Seminário de Registro de Preços - novas temáticas a partir do Decreto nº 8.250/2014 Aspectos constitucionais O Dever de Licitar Art. 22.

Leia mais

MUNICÍPIO DE MUQUI ESTADO DO ESPÍRITO SANTO DECRETO Nº42 DE 25 DEAGOSTO DE 2017.

MUNICÍPIO DE MUQUI ESTADO DO ESPÍRITO SANTO DECRETO Nº42 DE 25 DEAGOSTO DE 2017. DECRETO Nº42 DE 25 DEAGOSTO DE 2017. REGULAMENTA O SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS, PREVISTO NO ARTIGO 15, INCISO II, DA LEI FEDERAL 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993, NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL.

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú GRUPO ITEM 1 1 2 DESCRIÇAO MARCA UNIDADE QTDE R$/UNIT GÁS GLP P13 (COM BOTIJÃO EM COMODATO) ULTRAGAS UNIDADE 50 R$ 84,00 GÁS GLP P 45 (COM BOTIJÃO EM COMODATO) ULTRAGAS UNIDADE 200 R$ 310,00 1.2 A existência

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 17.* REGIÃO. ATA DE REGISTRO DE PREÇOS él Ll /2016

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 17.* REGIÃO. ATA DE REGISTRO DE PREÇOS él Ll /2016 PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 17.* REGIÃO TRT-ES ATA DE REGISTRO DE PREÇOS él Ll /2016 PREGÃO ELETRÔNICO N. 02/2016 Processo n 0000143-23.2015.5.17.0500

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 161, DE 2012

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 161, DE 2012 SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 161, DE 2012 O CONGRESSO NACIONAL decreta: Acrescenta dispositivos à Lei n o 8.666, de 21 de junho de 1993, para estabelecer limites à adesão a registros de preços

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS N.º 11/2017 PREGÃO ELETRÔNICO Nº 01/2017 Processo Administrativo n

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS N.º 11/2017 PREGÃO ELETRÔNICO Nº 01/2017 Processo Administrativo n ATA DE REGISTRO DE PREÇOS N.º 11/2017 PREGÃO ELETRÔNICO Nº 01/2017 Processo Administrativo n. 23195.015435.2015-39 O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO, com sede no MATO

Leia mais

O QUE MUDA NO SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS COM O NOVO DECRETO Nº 7.892/13

O QUE MUDA NO SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS COM O NOVO DECRETO Nº 7.892/13 SEMINÁRIO NACIONAL O QUE MUDA NO SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS COM O NOVO DECRETO Nº 7.892/13 Planejamento e julgamento do pregão e a gestão da ata e do contrato Aspectos polêmicos, entendimentos do TCU

Leia mais

PODER EXECUTIVO. A Prefeitura Municipal de Ipirá, Estado da Bahia, visando a transparência dos seus atos vem PUBLICAR.

PODER EXECUTIVO. A Prefeitura Municipal de Ipirá, Estado da Bahia, visando a transparência dos seus atos vem PUBLICAR. DIÁRIO OFICIAL ANO. 2017 Prefeitura Municipal de Ipirá-BA 1 A Prefeitura Municipal de Ipirá, Estado da Bahia, visando a transparência dos seus atos vem PUBLICAR. ATA DE REGISTRO DE PREÇOS N.º 021/2017

Leia mais

PODER EXECUTIVO. A Prefeitura Municipal de Ipirá, Estado da Bahia, visando a transparência dos seus atos vem PUBLICAR.

PODER EXECUTIVO. A Prefeitura Municipal de Ipirá, Estado da Bahia, visando a transparência dos seus atos vem PUBLICAR. DIÁRIO OFICIAL Prefeitura Municipal de Ipirá-BA 1 A Prefeitura Municipal de Ipirá, Estado da Bahia, visando a transparência dos seus atos vem PUBLICAR. ATA DE REGISTRO DE PREÇOS N.º 026/2017 PREGÃO PRESENCIAL

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 20170256 A, doravante denominado Órgão Gerenciador, com sede na, inscrito no CNPJ sob o nº 05.421.110/0001-40, considerando o julgamenta da licitação na modalidade PREGÃO,

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI ATA DE REGISTRO DE PREÇOS N.º 221.1/2014

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI ATA DE REGISTRO DE PREÇOS N.º 221.1/2014 ATA DE REGISTRO DE PREÇOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI ATA DE REGISTRO DE PREÇOS N.º 221.1/2014 Aos 02 dias do mês de dezembro de 2014, a FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÂO JOÃO DEL-REI,

Leia mais

SECRETARIA DE GESTÃO ORIENTAÇÃO NORMATIVA Nº 2, DE 6 DE JUNHO DE 2016

SECRETARIA DE GESTÃO ORIENTAÇÃO NORMATIVA Nº 2, DE 6 DE JUNHO DE 2016 Diário Oficial da União n. 108, de 08.06.2016, pag. 61. SECRETARIA DE GESTÃO ORIENTAÇÃO NORMATIVA Nº 2, DE 6 DE JUNHO DE 2016 O SECRETÁRIO DE GESTÃO DO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO,

Leia mais

1CNPJ: /

1CNPJ: / INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, SUCESSOR DO COLÉGIO TÉCNICO UNIVERSITÁRIo DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS ATA DE REGISTRO DE PREÇOS N2 11/2017 o INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,

Leia mais

Terça-feira, 26 de Março de 2019 Edição N Caderno I

Terça-feira, 26 de Março de 2019 Edição N Caderno I \ ATA DE REGISTRO DE PREÇOS /BA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS N.º 016/2019 O MUNICÍPIO DE MADRE DE DEUS, ATRAVÉS DA PREFEITURA MUNICIPAL, ESTADO DA BAHIA, inscrita no C.N.P.J. sob o nº 33.919.960/0001-09,

Leia mais

PODER EXECUTIVO. A Prefeitura Municipal de Ipirá, Estado da Bahia, visando a transparência dos seus atos vem PUBLICAR.

PODER EXECUTIVO. A Prefeitura Municipal de Ipirá, Estado da Bahia, visando a transparência dos seus atos vem PUBLICAR. DIÁRIO OFICIAL ANO. 2017 Prefeitura Municipal de Ipirá-BA 1 A Prefeitura Municipal de Ipirá, Estado da Bahia, visando a transparência dos seus atos vem PUBLICAR. ATA DE REGISTRO DE PREÇOS N.º 022/2017

Leia mais

ESTADO DE ALAGOAS PREFEITURA MUNICIPAL DE PENEDO CNP: /

ESTADO DE ALAGOAS PREFEITURA MUNICIPAL DE PENEDO CNP: / ATA DE REGISTRO DE PREÇOS ARP 01 - PP 31/2017 1 PREGÃO PRESENCIAL Nº 31/2017 Aos 24 dias do mês de novembro de 2017, presente de um lado o A PREFEITURA MUNICIPAL DE PENEDO, ESTADO DE ALAGOAS, por intermédio

Leia mais

DECRETO Nº28.087, de 10 de janeiro 2006.

DECRETO Nº28.087, de 10 de janeiro 2006. DECRETO Nº28.087, de 10 de janeiro 2006. Dispõe sobre a regulamentação do uso do Sistema de Registro de Preços de que trata o artigo 15 da Lei Federal nº 8.666 de 21 de julho de 1993, e o artigo 11 da

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA GRUPAMENTO DE INFRAESTRUTURA E APOIO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 035/GIAS-SJ/2016

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA GRUPAMENTO DE INFRAESTRUTURA E APOIO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 035/GIAS-SJ/2016 PAG Nº 67720.012900/2014-59 MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA GRUPAMENTO DE INFRAESTRUTURA E APOIO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 035/GIAS-SJ/2016 PREGÃO ELETRÔNICO PARA

Leia mais

PROCESSO Nº 1.23.000.001039/2014-06

PROCESSO Nº 1.23.000.001039/2014-06 ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 02/2015 PROCESSO Nº 1.23.000.001039/2014-06 VALIDADE: 12 MESES Aos 02 dias do mês de março de 2015, na, Sala de licitações, localizada na Rua Domingos Marreiros, nº 690 Bairro

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS ATA DE REGISTRO DE PREÇOS ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 003/2016 O CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DE MINAS GERAIS CREA-MG, COM SEDE NA CIDADE DE BELO HORIZONTE, ESTADO DE MINAS GERAIS, NA AV.

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 01/2016 VALIDADE: 12 (doze) MESES

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 01/2016 VALIDADE: 12 (doze) MESES ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 01/2016 VALIDADE: 12 (doze) MESES Aos dezoito dias do mês de março do ano de 2016, o MUNICÍPIO DE BELÉM, por intermédio da COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO E ADMINISTRAÇÃO DA AREA

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PÓS CONTRATAÇÃO PÓS CONTRATAÇÃO FISCALIZAÇÃO MEDIÇÕES E RECEBIMENTO VIGÊNCIA CONTRATUAL ADITAMENTOS CONTRATUAIS INEXECUÇÃO E SANÇÕES Lei nº 8.666/93 FISCALIZAÇÃO Art. 58. O regime

Leia mais

PROJETO III LICITAÇÕES E CONTRATOS

PROJETO III LICITAÇÕES E CONTRATOS PROJETO III LICITAÇÕES E CONTRATOS Curso 1: 60 VÍCIOS MAIS COMUNS NAS LICITAÇÕES E NOS CONTRATOS COMO EVITAR, QUANDO SANEAR E COMO RESOLVER Carga horária: 24h Curso 2: SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS PLANEJAMENTO,

Leia mais

MUNICÍPIO DE ITAPEBI ESTADO DA BAHIA Serviço Público Municipal

MUNICÍPIO DE ITAPEBI ESTADO DA BAHIA Serviço Público Municipal ATA DE REGISTRO DE PREÇOS - Pregão Presencial nº. 005/2019 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº. 042/2019 VALIDADE: 12 (DOZE) MESES. A 01 dia do mês de abril de 2019, o, inscrito no CNPJ sob o nº 13.634.993/0001-03,

Leia mais

2. DOS PREÇOS, ESPECIFICAÇÕES E QUANTITATIVOS

2. DOS PREÇOS, ESPECIFICAÇÕES E QUANTITATIVOS ATA N 080/UFRR/2018 ATA DE REGISTRO DE PREÇOS UFRR, PREGÃO N 24/2017, AQUISIÇÃO DE GÊNEROS DE ALIMENTAÇÃO E MATERIAL DE LIMPEZA. A, com sede no Campus do Paricarana, Av. Cap. Ene Garcez, 2413, Bairro Aeroporto

Leia mais

Sexta-feira, 08 de Março de 2019 Edição N Caderno I. ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE MADRE DE DEUS Comissão Permanente de Licitação CPL

Sexta-feira, 08 de Março de 2019 Edição N Caderno I. ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE MADRE DE DEUS Comissão Permanente de Licitação CPL Sexta-feira, 08 de Março de 2019 Edição N 2.149 Caderno I \ ATA DE REGISTRO DE PREÇOS /BA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS N.º 007/2019 O MUNICÍPIO DE MADRE DE DEUS, ATRAVÉS DA PREFEITURA MUNICIPAL, ESTADO DA

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS N 24/2014 PREGÃO ELETRÔNICO PARA REGISTRO DE PREÇOS N 01/2014

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS N 24/2014 PREGÃO ELETRÔNICO PARA REGISTRO DE PREÇOS N 01/2014 ATA DE REGISTRO DE PREÇOS N 24/2014 PREGÃO ELETRÔNICO PARA REGISTRO DE PREÇOS N 01/2014 PROCESSO N 23233.000087/2014-91 VALIDADE: 12 (doze) MESES Aos três dias do mês de julho de dois mil e quatorze, o

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 24/2017

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 24/2017 SUCESSORDO COLÉGIO TÉCNICO UNIVERSITÁRIODA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 24/2017 O EDUCAÇÃO,, com sede à Rua Bernardo Mascarenhas, 1283, CEP.:

Leia mais

Estado Do Para Câmara Municipal De Canaã Dos Carajás Comissão Permanente de Licitação ATA DE REGISTRO DE PREÇOS

Estado Do Para Câmara Municipal De Canaã Dos Carajás Comissão Permanente de Licitação ATA DE REGISTRO DE PREÇOS ATA DE REGISTRO DE PREÇOS ATA DE REGISTRO DE PREÇOS N 20170002 Processo nº 011/2017-CMCC Pregão n 003/2017-CPL No dia 18 de Abril de 2017, A Câmara Municipal de Canaã dos Carajás - PA, pessoa jurídica

Leia mais

Revogado pela Instrução Normativa n. 1 de 29 de abril de 2008

Revogado pela Instrução Normativa n. 1 de 29 de abril de 2008 Revogado pela Instrução Normativa n. 1 de 29 de abril de 2008 SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA INSTRUÇÃO NORMATIVA N. 3, DE 3 DE ABRIL DE 2007 Disciplina a aplicação do Sistema de Registro de Preços SRP no

Leia mais

Prefeitura Municipal de Penedo publica:

Prefeitura Municipal de Penedo publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano IV Nº 349 Prefeitura Municipal de publica: Ato de Homologação do Processo Administrativo nº 1210-060/2015 do Pregão Presencial nº. 004/2016 - Objeto: Aquisição de Fraldas

Leia mais