Nº da aula 14 SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇO:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Nº da aula 14 SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇO:"

Transcrição

1 Página1 Curso/Disciplina: Sustentabilidade Aula: Sistema de registro de preço Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Felipe Loyola Nº da aula 14 SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇO: O sistema de registro de preços é a forma que dá a materialização às compras compartilhadas sustentáveis. Fundamento legal: Lei 8666/93. Art. 15. As compras, sempre que possível, deverão: (Vigência) II - ser processadas através de sistema de registro de preços; Regulamentação do sistema de registro de preços: Lei 8666/93. Art. 15 (...) 1o O registro de preços será precedido de ampla pesquisa de mercado. 2o Os preços registrados serão publicados trimestralmente para orientação da Administração, na imprensa oficial. 3o O sistema de registro de preços será regulamentado por DECRETO, atendidas as peculiaridades regionais, observadas as seguintes condições: I - seleção feita mediante concorrência; II - estipulação prévia do sistema de controle e atualização dos preços registrados; III - validade do registro não superior a um ano. 4o A existência de preços registrados não obriga a Administração a firmar as contratações que deles poderão advir, ficando-lhe facultada a utilização de outros meios, respeitada a legislação relativa às licitações, sendo assegurado ao beneficiário do registro preferência em igualdade de condições. A lei 8666/93 pede a edição de decreto para a regulamentação do sistema de registro de preços. A União criou o Decreto nº 7892/13. Cada ente da federação tem que criar o seu próprio decreto, no estado do RJ é o Decreto 41135/08.

2 Página2 Tem autor defendendo que o sistema de registro de preços é uma nova modalidade de licitação. Entretanto, esse entendimento não condiz com o que estabelece a Lei 8666/93 que escolheu a modalidade de licitação aplicável às compras compartilhadas, ou seja, a concorrência para registrar os preços de compra. A Lei 10520/11 estabeleceu a modalidade de licitação pregão para as compras e contratações de bens e serviços comuns. Lei 10520/11. Art. 11. As compras e contratações de bens e serviços comuns, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, quando efetuadas pelo sistema de registro de preços previsto no art. 15 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, poderão adotar a modalidade de PREGÃO, conforme regulamento específico. Resumindo: as compras compartilhadas pressupõem licitações de grande porte porque reúnem várias unidades orçamentárias com o objetivo de realizar o registro de preço. O registro de preços, por sua vez, também pressupõe uma licitação que pode ser realizada na modalidade concorrência (art. 15, 3º I da Lei 8666/93) ou na modalidade pregão (art. 11 da Lei 10520/02). Demais, o sistema de registro de preços é usado para compras ou para serviços comuns. Atenção! Na prática, para compras e serviços de engenharia comum e de pequeno e médio porte, a modalidade de licitação utilizada é o Pregão, prevista na Lei 10520/02; para contração de serviços de engenharia de grande porte, a modalidade utilizada é a concorrência, prevista na lei 8666/93. Sistema de registro de preços: (Dec. 7892/13) Dec. 7892/13. Art. 1º As contratações de serviços e a aquisição de bens, quando efetuadas pelo Sistema de Registro de Preços - SRP, no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, fundos especiais, empresas públicas, sociedades de economia mista e demais entidades controladas, direta ou indiretamente pela União, obedecerão ao disposto neste Decreto. Conceitos básicos do sistema de registro de preços: Dec. 7892/13. Art. 2º Para os efeitos deste Decreto, são adotadas as seguintes definições: I - Sistema de Registro de Preços - conjunto de procedimentos para registro formal de preços relativos à prestação de serviços e aquisição de bens, para contratações FUTURAS; II - ata de registro de preços - documento vinculativo, obrigacional, com característica de compromisso para FUTURA contratação, em que se registram os preços, fornecedores, órgãos participantes e condições a serem praticadas, conforme as disposições contidas no instrumento convocatório e propostas apresentadas;

3 Página3 O resultado da licitação de registro de preços é a assinatura da ata de registro de preços, documento em que contarão o seu prazo de validade, a indicação dos fornecedores na ordem de classificação e os quantitativos de contratação de cada um deles. Lembrado que a ata de registro de preços assinada não dá direito a contratação. Prazo de validade da ata de registro de preços: Lei 8666/93. Art. 15 (...) 3º (...) III - validade do registro não superior a UM ANO. Todos os anos, a Administração realiza um pregão para as compras compartilhadas e para os serviços de engenharia, pequenos e médios. Como o sistema de preços é realizado para compras e contratações futuras, a assinatura da ata de registro de preços não exige nota de empenho e a dotação orçamentária, também não gera direito a contratações futuras. Lei 8666/93. Art. 15 (...) 4o A existência de preços registrados NÃO OBRIGA a Administração a firmar as contratações que deles poderão advir, ficando-lhe facultada a utilização de outros meios, respeitada a legislação relativa às licitações, sendo assegurado ao beneficiário do registro preferência em igualdade de condições. É possível, inclusive, que a Administração realize outra licitação para a aquisição do bem ou serviço contidos na ata de registro de preços. A contratação é uma faculdade, porém, como o princípio da igualdade de condições dá a preferência para os preços registrados na ata, em caso de empate entre a empresa vencedora da nova licitação e a empresa que tem o preço registrado na ata, esta última terá a preferência. Dec. 7892/13. Art. 2º (...) III - órgão gerenciador - órgão ou entidade da administração pública federal responsável pela condução do conjunto de procedimentos para registro de preços e gerenciamento da ata de registro de preços dele decorrente; Até pouco tempo, o órgão gerenciador era o Ministério do planejamento. Com o tempo, observando a necessidade de transmitir o conhecimento prático sobre a realização das licitações, o Ministério do Planejamento passou a realizar um rodízio entre os outros órgãos da Administração. O órgão gestor é de extrema importância, porque ele conduz a licitação de registro de preços e, também, o uso da ata de registro de preços, principalmente na hora da carona, que pode ser negada pelo órgão gestor.

4 Página4 Dec. 7892/13. Art. 2º (...) IV - órgão participante - órgão ou entidade da administração pública que participa dos procedimentos iniciais do Sistema de Registro de Preços e integra a ata de registro de preços; (Redação dada pelo Decreto nº 8.250, de 2.014) O órgão gerenciador abre uma intenção de registro de preços para que os órgãos interessados se manifestem até determinada data informando o bem ou serviço que quer adquirir, a quantidade. O órgão gerenciador reúne todos os interessados e realiza uma licitação única para a compra compartilhada para os órgãos participantes. Dec. 7892/13. Art. 2º (...) V - órgão não participante - órgão ou entidade da administração pública que, não tendo participado dos procedimentos iniciais da licitação, atendidos os requisitos desta norma, faz adesão à ata de registro de preços. Carona no sistema de registro de preços: Os órgãos não participantes são aqueles que não participaram do registro de preços nem assinaram a ata de registro de preços, mas querem aderir à ata. Essa adesão deverá observar os seguintes requisitos previstos no art. 22 do mesmo Dec. 7892/13. Dec. 7892/13. Art. 22. Desde que devidamente justificada a vantagem, a ata de registro de preços, durante sua vigência, poderá ser utilizada por qualquer órgão ou entidade da administração pública FEDERAL que não tenha participado do certame licitatório, mediante anuência do órgão gerenciador. Depois de autorizado pelo órgão gerenciador e observado os requisitos previstos no art. 22 do dec7892/13, qualquer órgão ou entidade da Administração pública FEDERAL poderá pegar carona na ata de registro de preços da qual não tenha participado. Ou seja, um órgão federal só pode pregar carona na ata de registro de preços de órgãos ou entidades federais. AGU. Orientação normativa nº 21/2009. "É VEDADA AOS ÓRGÃOS PÚBLICOS FEDERAIS A ADESÃO À ATA DE REGISTRO DE PREÇOS QUANDO A LICITAÇÃO TIVER SIDO REALIZADA PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL, MUNICIPAL OU DO DISTRITO FEDERAL, BEM COMO POR ENTIDADES PARAESTATAIS." Limite da carona : Como já anunciado, é preciso a autorização do órgão gerenciador para que o órgão não participante federal pegue carona na ata de registro de preços. Dec. 7892/13. Art. 22. (...)

5 Página5 3º As aquisições ou contratações adicionais a que se refere este artigo não poderão exceder, por órgão ou entidade, a cem por cento dos quantitativos dos itens do instrumento convocatório e registrados na ata de registro de preços para o órgão gerenciador e órgãos participantes. O órgão gerenciador pode negar carona ao órgão não participante, sob a alegação de que as empresas selecionadas estão operando no seu limite de produção e que podem diminuir a qualidade na prestação dos serviços ou a qualidade dos bens adquiridos, caso um novo órgão participe. Esse limite estabelecido para os órgãos participante está previsto no 3º do art. 22 do Dec. 7892/13. Dec. 7892/13. Art. 22. (...) 4º O instrumento convocatório deverá prever que o quantitativo decorrente das adesões à ata de registro de preços não poderá exceder, na totalidade, ao quíntuplo do quantitativo de cada item registrado na ata de registro de preços para o órgão gerenciador e órgãos participantes, independente do número de órgãos não participantes que aderirem. O 4º do art. 22 do Dec. 7892/13 também estabelece um limite que deve ser aplicado às empresas que têm o preço registrados na ata, elas podem dar carona até o máximo de cinco vezes da totalidade de cada item registrado na ata. Atenção! O órgão interessado terá que demonstrar a vantagem de participar da ata de registro de preços, para isso, ele deverá fazer uma fase interna de licitação, um levantamento do preço de mercado para demonstrar que a ata de registro de preços é mais vantajosa. Controvérsia: Para Marçal Justen Filho, a carona é uma espécie de dispensa de licitação. Sabendo-se que as hipóteses de dispensa de licitação devem ser criadas por lei e que a carona foi criada mediante decreto, é questionável a natureza jurídica da carona como uma hipótese de dispensa de licitação. Os que entendem a carona como hipótese de dispensa de licitação justificam que os quantitativos adquiridos pelas entidades não participantes não foram computados na licitação e, também, porque a dispensa só pode ser criada mediante lei; aqueles que não entendem a carona como hipótese de dispensa, justificam no fato de que o registro de preço original foi precedido de licitação e que a operação se fundamenta na juridicidade e contribui para a eficiência administrativa, independentemente, de previsão legal.

6 Página6 1º Os órgãos e entidades que não participaram do registro de preços, quando desejarem fazer uso da ata de registro de preços, deverão consultar o órgão gerenciador da ata para manifestação sobre a possibilidade de adesão. 2º Caberá ao fornecedor beneficiário da ata de registro de preços, observadas as condições nela estabelecidas, optar pela aceitação ou não do fornecimento decorrente de adesão, desde que não prejudique as obrigações presentes e futuras decorrentes da ata, assumidas com o órgão gerenciador e órgãos participantes. 6º Após a autorização do órgão gerenciador, o órgão não participante deverá efetivar a aquisição ou contratação solicitada em até noventa dias, observado o prazo de vigência da ata. 7º Compete ao órgão não participante os atos relativos à cobrança do cumprimento pelo fornecedor das obrigações contratualmente assumidas e a aplicação, observada a ampla defesa e o contraditório, de eventuais penalidades decorrentes do descumprimento de cláusulas contratuais, em relação às suas próprias contratações, informando as ocorrências ao órgão gerenciador. 8º É vedada aos órgãos e entidades da administração pública federal a adesão a ata de registro de preços gerenciada por órgão ou entidade municipal, distrital ou estadual. 9º É facultada aos órgãos ou entidades municipais, distritais ou estaduais a adesão a ata de registro de preços da Administração Pública Federal. VI - compra nacional - compra ou contratação de bens e serviços, em que o órgão gerenciador conduz os procedimentos para registro de preços destinado à execução descentralizada de programa ou projeto federal, mediante prévia indicação da demanda pelos entes federados beneficiados; e (Incluído pelo Decreto nº 8.250, de 2.014) VII - órgão participante de compra nacional - órgão ou entidade da administração pública que, em razão de participação em programa ou projeto federal, é contemplado no registro de preços independente de manifestação formal. (Incluído pelo Decreto nº 8.250, de 2.014)

Sistema de Registro de Preços (Decreto 7.892/03)

Sistema de Registro de Preços (Decreto 7.892/03) Sistema de Registro de Preços (Decreto 7.892/03) 1) Conceito: Sistema de Registro de Preços - Conjunto de procedimentos para registro formal de preços relativos à prestação de serviços e aquisição de bens,

Leia mais

Sistema de Registro de Preços Prof. Luís Gustavo

Sistema de Registro de Preços Prof. Luís Gustavo Técnico Judiciário Área Administrativa Sistema de Registro de Preços Prof. Luís Gustavo Direito Administrativo SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS (DECRETO 7.892/13) 1. Conceito: Sistema de Registro de Preços

Leia mais

DECRETO N 1.551, DE 28 DE OUTUBRO DE O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE COMENDADOR LEVY GASPARIAN, no uso de suas atribuições legais, e

DECRETO N 1.551, DE 28 DE OUTUBRO DE O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE COMENDADOR LEVY GASPARIAN, no uso de suas atribuições legais, e DECRETO N 1.551, DE 28 DE OUTUBRO DE 2016. Regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da Lei nº 8.666/93, de 21 de junho de 1993. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE COMENDADOR LEVY GASPARIAN,

Leia mais

DECRETO Nº 291/2019 DE 07 DE MARÇO DE 2019 Regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, no âmbito do Município e dá outras providências. O PREFEITO

Leia mais

DECRETO Nº 7.892, DE 23 DE JANEIRO DE 2013

DECRETO Nº 7.892, DE 23 DE JANEIRO DE 2013 DECRETO Nº 7.892, DE 23 DE JANEIRO DE 2013 Regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993. A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe

Leia mais

Decreto nº 3.931, de 19 de Setembro de 2001

Decreto nº 3.931, de 19 de Setembro de 2001 Decreto nº 3.931, de 19 de Setembro de 2001 Regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA,

Leia mais

LICITAÇÃO DE GRANDE PORTE REUNINDO VÁRIAS UNIDADES ORÇAMENTÁRIAS PARA FINS DE REGISTRO DE PREÇOS

LICITAÇÃO DE GRANDE PORTE REUNINDO VÁRIAS UNIDADES ORÇAMENTÁRIAS PARA FINS DE REGISTRO DE PREÇOS LICITAÇÃO DE GRANDE PORTE REUNINDO VÁRIAS UNIDADES ORÇAMENTÁRIAS PARA FINS DE REGISTRO DE PREÇOS na MODALIDADE DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA ou PREGÃO art 15, 3º, I da Lei 8666/93 art 11 da Lei nº 10.520/2002

Leia mais

Estado do Pará Governo do Município de Canaã dos Carajás Procuradoria Geral do Município PARECER JURÍDICO

Estado do Pará Governo do Município de Canaã dos Carajás Procuradoria Geral do Município PARECER JURÍDICO PARECER JURÍDICO Data: 19/03/2018 Comissão Permanente de Licitação CPL Assunto: Solicitação de adesão à Ata de Registro de Preços n.º 20172753, obtida através do processo licitatório n. 102/2017/FME-CPL,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Página 1 de 5 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 7.892, DE 23 DE JANEIRO DE 2013 Regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto Vigência no art. 15 da

Leia mais

Direito Administrativo Decreto nº 7.892, de 23 de Janeiro de 2013.

Direito Administrativo Decreto nº 7.892, de 23 de Janeiro de 2013. Direito Administrativo Decreto nº 7.892, de 23 de Janeiro de 2013. DECRETO Nº 7.892, DE 23 DE JANEIRO DE 2013 Regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da Lei nº 8.666, de 21 de

Leia mais

OBJETO: GUIA PARA ADESÃO A ATA DE REGISTRO DE PREÇOS

OBJETO: GUIA PARA ADESÃO A ATA DE REGISTRO DE PREÇOS GUIA PARA ADESÃO A ATA DE REGISTRO DE PREÇOS OBJETO: Registro de preços para eventual contratação de empresa para a prestação de serviços técnicos especializados de elicitação, documentação, desenvolvimento

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Page 1 of 10 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 7.892, DE 23 DE JANEIRO DE 2013 Vigência Regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Decreto nº 7.892/2013 Sistema de Registro de Preços Professor Leandro Roitman www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo DECRETO Nº 7.892/2013 SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS

Leia mais

ANEXO II ATA DE REGISTRO DE PREÇOS (PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS) ÓRGÃO OU ENTIDADE PÚBLICA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS N.º...

ANEXO II ATA DE REGISTRO DE PREÇOS (PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS) ÓRGÃO OU ENTIDADE PÚBLICA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS N.º... ANEXO II ATA DE REGISTRO DE PREÇOS (PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS) ÓRGÃO OU ENTIDADE PÚBLICA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS N.º... A Autarquia Pública Federal, por meio do Conselho Regional dos Representantes Comerciais

Leia mais

MUNICÍPIO DE CAICÓ / RN CNPJ Nº: / AV. CEL. MARTINIANO, CENTRO. DECRETO N º 604 DE 19 DE JANEIRO DE 2018.

MUNICÍPIO DE CAICÓ / RN CNPJ Nº: / AV. CEL. MARTINIANO, CENTRO. DECRETO N º 604 DE 19 DE JANEIRO DE 2018. MUNICÍPIO DE CAICÓ / RN CNPJ Nº: 08.096.570/0001-39 AV. CEL. MARTINIANO, 993 - CENTRO. DECRETO N º 604 DE 19 DE JANEIRO DE 2018. Regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da Lei nº

Leia mais

RESOLUÇÃO N 023/2013, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2013.

RESOLUÇÃO N 023/2013, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2013. RESOLUÇÃO N 023/2013, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2013. Regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993. O PRESIDENTE DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL

Leia mais

Art. 1º O Decreto nº 7.892, de 23 de janeiro de 2013, passa a vigorar com as seguintes alterações:

Art. 1º O Decreto nº 7.892, de 23 de janeiro de 2013, passa a vigorar com as seguintes alterações: DECRETO Nº 8.250, DE 23 DE MAIO DE 2014. Altera o Decreto nº 7.892, de 23 de janeiro de 2013, que regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993.

Leia mais

Prefeitura Municipal de Maragogipe publica:

Prefeitura Municipal de Maragogipe publica: Prefeitura Municipal de Maragogipe 1 Terça-feira Ano VI Nº 1500 Prefeitura Municipal de Maragogipe publica: Decreto Nº224/2016 de - Regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da Lei

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú GRUPO ITEM 1 1 2 DESCRIÇAO MARCA UNIDADE QTDE R$/UNIT GÁS GLP P13 (COM BOTIJÃO EM COMODATO) ULTRAGAS UNIDADE 50 R$ 84,00 GÁS GLP P 45 (COM BOTIJÃO EM COMODATO) ULTRAGAS UNIDADE 200 R$ 310,00 1.2 A existência

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Compras e Sistema de Registro de Preços Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993 (PARCIAL) Regulamenta

Leia mais

Município de Lago da Pedra - MA IÁRIO OFICIA. Poder Executivo

Município de Lago da Pedra - MA IÁRIO OFICIA. Poder Executivo D Município de Lago da Pedra - MA IÁRIO OFICIA Poder Executivo L EDIÇÃO 043 ANO I LAGO DA PEDRA DIARIO OFICIAL MUNICIPAL SEXTA- FEIRA 17 DE MARÇO DE 2017 PAG 01/08 SUMARIO EXECUTIVO Art. 1º As contratações

Leia mais

GUIA DE ADESÕES ATA DE REGISTRO DE PREÇOS DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO DO DISTRITO FEDERAL DETRAN/DF

GUIA DE ADESÕES ATA DE REGISTRO DE PREÇOS DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO DO DISTRITO FEDERAL DETRAN/DF Guia de Adesão ARP nº 62/2012 DETRAN DF GUIA DE ADESÕES ATA DE REGISTRO DE PREÇOS DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO DO DISTRITO FEDERAL DETRAN/DF Objeto da ARP: Prestação de serviços técnicos especializados de

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 20170256 A, doravante denominado Órgão Gerenciador, com sede na, inscrito no CNPJ sob o nº 05.421.110/0001-40, considerando o julgamenta da licitação na modalidade PREGÃO,

Leia mais

Decreto nº , de 16 de julho de 2003 de São Paulo

Decreto nº , de 16 de julho de 2003 de São Paulo Decreto nº 47.945, de 16 de julho de 2003 de São Paulo Regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto nos artigos 15 da Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993 e da Lei Estadual nº 6.544, de

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS PREGÃO ELETRÔNICO Nº 03/2015

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS PREGÃO ELETRÔNICO Nº 03/2015 ATA DE REGISTRO DE PREÇOS PREGÃO ELETRÔNICO Nº 03/2015 ATA Nº 05/2015 Aos dezessete dias do mês de abril do ano de 2015, na sede do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná, localizado na Rua

Leia mais

GAZETA DO OESTE ATOS OFICIAIS

GAZETA DO OESTE ATOS OFICIAIS Ano X Nº 2827 Rua Folk Rocha, Nº103 - Sala 01 - Sandra Regina (Centro) - Barreiras/Ba Tel.: 77 3612.7476 28 de junho de 2016 Em cumprimento ao princípio constitucional e a Lei Nº 101/2000, estão publicados

Leia mais

Prefeitura Municipal de Penedo publica:

Prefeitura Municipal de Penedo publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano III Nº 256 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Municipal Nº480/2015 - Declara ponto facultativo nos órgãos da administração municipal e adota outras providências. Pregão

Leia mais

DECRETO Nº 5.344, de 30 de novembro de (Este texto não substitui o original publicado no Diário Oficial)

DECRETO Nº 5.344, de 30 de novembro de (Este texto não substitui o original publicado no Diário Oficial) DECRETO Nº 5.344, de 30 de novembro de 2015. (Este texto não substitui o original publicado no Diário Oficial) Dispõe sobre o Regulamento do Sistema de Registro de Preços, e adota outras providências.

Leia mais

MANUAL DE LICITAÇÃO E GESTÃO CAPÍTULO 3: PROCEDIMENTOS PARA CONTRATAÇÃO POR SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS - SRP

MANUAL DE LICITAÇÃO E GESTÃO CAPÍTULO 3: PROCEDIMENTOS PARA CONTRATAÇÃO POR SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS - SRP VIG: 12.03.2018 1 MÓDULO 2: PROCEDIMENTOS AUXILIARES DAS LICITAÇÕES CAPÍTULO 3: PROCEDIMENTOS PARA CONTRATAÇÃO POR SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS - SRP ANEXO: 1 - Fluxo do Subprocesso da Contratação por

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº XXXX/XXXX PREGÃO ELETRÔNICO PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº 035/2013

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº XXXX/XXXX PREGÃO ELETRÔNICO PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº 035/2013 MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO CMSE 2ª RM HOSPITAL MILITAR DE ÁREA DE SÃO PAULO (Hospital Militar de 3ª Cl São Paulo/1890) ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº XXXX/XXXX PREGÃO ELETRÔNICO PARA REGISTRO

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS PREGÃO ELETRÔNICO Nº 09/2015 ATA Nº 006/2015

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS PREGÃO ELETRÔNICO Nº 09/2015 ATA Nº 006/2015 ATA DE REGISTRO DE PREÇOS PREGÃO ELETRÔNICO Nº 09/2015 ATA Nº 006/2015 Aos vinte e cinco dias do mês de junho de 2015, no Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná, localizado à Rua Pres. Rodrigo

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Campus Santa Rosa do Sul

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Campus Santa Rosa do Sul PREGÃO ELETRÔNICO SRP N.º 01/2017 ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 15/2017 PROCESSO Nº 23354.000001/2017-04 VALIDADE: 12 (DOZE) MESES A UNIÃO, por intermédio do, ente autárquico, com sede na Rua das Rosas,

Leia mais

PUBUCADO NO QUADRO DE AVISO DA

PUBUCADO NO QUADRO DE AVISO DA DECRETO N 071, DE 24 DE JANEIRO DE 2014. PUBUCADO NO QUADRO DE AVISO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS Em: S14 / (LI,&OIA' Regulamenta o Sistema de Registro de Preços disciplinado no art. 15 da Lei

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 161, DE 2012

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 161, DE 2012 SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 161, DE 2012 O CONGRESSO NACIONAL decreta: Acrescenta dispositivos à Lei n o 8.666, de 21 de junho de 1993, para estabelecer limites à adesão a registros de preços

Leia mais

Diário Oficial do. Prefeitura Municipal de Pindobaçu. quinta-feira, 14 de março de 2013 Ano I - Edição nº 00020

Diário Oficial do. Prefeitura Municipal de Pindobaçu. quinta-feira, 14 de março de 2013 Ano I - Edição nº 00020 Diário Oficial do Município quinta-feira, 14 de março de 2013 Ano I - Edição nº 00020 Prefeitura Municipal de Pindobaçu publica 87C8838C9D32FA79D58576C4B61280F5 quinta-feira, 14 de março de 2013 Ano I

Leia mais

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS 1 Conceito Sistema de Registro de Preços o conjunto de procedimentos para registro formal de preços relativos à prestação de serviços e aquisição de bens, para contratações

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO NUCLEO SETORIAL DE ASSUNTOS JURÍDICOS

SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO NUCLEO SETORIAL DE ASSUNTOS JURÍDICOS PARECER Nº 2853/2017 NSEAJ/SEMAD Processo nº 11547/2017 SEMAD Requerente: DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS Assunto: Aquisição e Instalação de Ar Condicionados por parte da LANCE NORTE DISTRIBUIDORA

Leia mais

O que é o Sistema de Registro de Preços?

O que é o Sistema de Registro de Preços? 1 O que é o Sistema de Registro de Preços? O Sistema de Registro de Preços (SRP) possui previsão na lei de licitações (Lei n.º 8.666/93 da seguinte forma: Art. 15. As compras, sempre que possível, deverão:

Leia mais

Campus de Ilha Solteira

Campus de Ilha Solteira ATA DE REGISTRO DE PREÇOS PROCESSO Nº: 636/2015 ASSUNTO: REGISTRO DE PREÇOS PARA FRETAMENTO DE VEÍCULOS PREGÃO PRESENCIAL Nº: 39/2015 ATA DE REGISTRO DE PREÇOS: 02/2015 Nos termos do artigo 12 do Decreto

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARAPÉ-AÇU SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREGÃO PRESENCIAL SRP 036/2017 ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 029/2017

PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARAPÉ-AÇU SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREGÃO PRESENCIAL SRP 036/2017 ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 029/2017 ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 029/2017 Aos 31 dias de outubro do ano de 2017 a / FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 11.718.379/0001-96, com sede à Av. Duque de Caxias, Bairro Centro,

Leia mais

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS. Fernanda Nunes

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS. Fernanda Nunes SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Fernanda Nunes Base Legal Lei Federal nº 8.666/1993 art. 15, inciso II, e parágrafos 1º ao 6º Decreto Federal nº 3.931/2001 (aplicável no âmbito da União). Decreto Estadual

Leia mais

DECRETO Nº 37, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2013

DECRETO Nº 37, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2013 DECRETO Nº 37, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2013 DISPÕE SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DO SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS SRP, PREVISTO NO ART.15, DA LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CORRENTE,

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 01/2016 VALIDADE: 12 (doze) MESES

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 01/2016 VALIDADE: 12 (doze) MESES ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 01/2016 VALIDADE: 12 (doze) MESES Aos dezoito dias do mês de março do ano de 2016, o MUNICÍPIO DE BELÉM, por intermédio da COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO E ADMINISTRAÇÃO DA AREA

Leia mais

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARAPÉ-AÇU Assessoria Jurídica

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARAPÉ-AÇU Assessoria Jurídica PARECER JURÍDICO. Assunto: Adesão a ata de registro de preço nº 015/2017, decorrente do Pregão nº 032/2017 que tem como órgão gerenciador a Prefeitura Municipal de Inhagapi/PA. Inteligência do 3º do art.

Leia mais

PROCESSO Nº /

PROCESSO Nº / ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 18/2015 PROCESSO Nº 1.23.000.001987/2015-14 VALIDADE: 12 MESES Aos 09 dias do mês de novembro de 2015, na, Sala de licitações, localizada na Rua Domingos Marreiros, nº 690

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Campus Santa Rosa do Sul

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Campus Santa Rosa do Sul PREGÃO ELETRÔNICO SRP N.º 11/2016 ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 06/2017 PROCESSO Nº 23354.00.1785/2016-07 VALIDADE: 12 (DOZE) MESES A UNIÃO, por intermédio do Instituto Federal Catarinense Campus Santa

Leia mais

Revogado pela Instrução Normativa n. 1 de 29 de abril de 2008

Revogado pela Instrução Normativa n. 1 de 29 de abril de 2008 Revogado pela Instrução Normativa n. 1 de 29 de abril de 2008 SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA INSTRUÇÃO NORMATIVA N. 3, DE 3 DE ABRIL DE 2007 Disciplina a aplicação do Sistema de Registro de Preços SRP no

Leia mais

PROCESSO Nº 1.23.000.001039/2014-06

PROCESSO Nº 1.23.000.001039/2014-06 ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 02/2015 PROCESSO Nº 1.23.000.001039/2014-06 VALIDADE: 12 MESES Aos 02 dias do mês de março de 2015, na, Sala de licitações, localizada na Rua Domingos Marreiros, nº 690 Bairro

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA SUBSECRETARIA DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS Coordenação Geral de Compras e Contratos

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA SUBSECRETARIA DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS Coordenação Geral de Compras e Contratos Projeto - Compra Compartilhada Aquisição de Microcomputadores, Notebooks e Workstation Institutos e Universidades vinculadas à rede Federal de educação do Ministério da Educação Sistema de Registro de

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS - ARP N 02/2016 PREGÃO ELETRONICO N 063/15

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS - ARP N 02/2016 PREGÃO ELETRONICO N 063/15 PROCESSO TRT7 N" 3.280/20Í5 ARP N" 02/16 PODER JUDICIÁRIO FEDERAL TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 7 a REGIÃO Santos Dumont, 3384 - Bairro Aldeota - CEP 60.150-163 - Fortaleza-CE www.trt7.jus.br ATA DE

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARAPÉ-AÇU SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS PREGÃO PRESENCIAL SRP Nº 004/2018

PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARAPÉ-AÇU SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS PREGÃO PRESENCIAL SRP Nº 004/2018 ATA DE REGISTRO DE PREÇOS 005/2018 Aos 02 dias de Fevereiro do ano de 2018 a Prefeitura Municipal de Igarapé Açu - Pa, com sede Avenida Barão do Rio Branco, N 3635, Centro, CEP: 68.725-000, Igarapé Açu/PA,

Leia mais

O EXMO. SR. PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE PERNAMBUCO, no uso de suas atribuições legais,

O EXMO. SR. PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE PERNAMBUCO, no uso de suas atribuições legais, O EXMO. SR. PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE PERNAMBUCO, no uso de suas atribuições legais, CONSIDERANDO a necessidade de adotar medidas que contribuam para a redução de custos e que possam

Leia mais

Professora Taís Flores

Professora Taís Flores Professora Taís Flores GABARITO - D COMENTÁRIOS Inicialmente, percebam que as alternativas III e IV não correspondem à literalidade da lei. Assim, abre-se uma margem de liberdade para que a banca as considere

Leia mais

Os presentes autos do processo administrativo chegaram à esta Procuradoria Jurídica em 19/03/2018.

Os presentes autos do processo administrativo chegaram à esta Procuradoria Jurídica em 19/03/2018. PARECER LICITATÓRIO Processo Administrativo nº 01602001/18 Assunto: LICITAÇÃO. PREGÃO. REGISTRO DE PREÇOS. CONSTRATAÇÃO DE PESSOA JURÍDICA PARA FORNECIMENTO DE MATERIAIS GRÁFICOS. REGULARIDADE DO PROCEDIMENTO.

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 07/2015

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 07/2015 0449745 08020.017230/2014 95 MINISTÉRIO DA JUSTIÇA CCONT/CGL Gab/SPOA/SE Núcleo de Gerenciamento de Atas ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 07/2015 PROCESSO Nº 08020.017230/2014 95 PREGÃO ELETRÔNICO PARA REGISTRO

Leia mais

ANEXO II ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 3/2014

ANEXO II ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 3/2014 EXÉRCITO BRASILEIRO CMO 18º BDA INF FRON 17º BATALHÃO DE FRONTEIRA (BC Prov MG/1842) BATALHÃO ANTONIO MARIA COELHO ANEXO II ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 3/2014 PROCESSO Nº 64055.001287/2014-46 PREGÃO REGISTRO

Leia mais

SESMA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

SESMA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº132/SESMA/2015 Aos 10 dias do mês de Agosto do ano de 2015, o MUNICÍPIO DE BELÉM, por intermédio da - SESMA, por seu representante legal, nos termos da Lei Federal nº 10.520,

Leia mais

DECRETO Nº , DE 1º DE JUNHO DE 2015

DECRETO Nº , DE 1º DE JUNHO DE 2015 Secretaria Geral Parlamentar Secretaria de Documentação Equipe de Documentação do Legislativo DECRETO Nº 56.144, DE 1º DE JUNHO DE 2015 Dispõe sobre o Sistema de Registro de Preços, previsto nos artigos

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARAPÉ-AÇU SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS PREGÃO PRESENCIAL SRP Nº 026/2017 ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 020/2017

PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARAPÉ-AÇU SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS PREGÃO PRESENCIAL SRP Nº 026/2017 ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 020/2017 ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 020/2017 Aos 25 dias de julho do ano de 2017 a Prefeitura Municipal de Igarapé Açu/PA, com sede Avenida Barão do Rio Branco, N 3635, Centro, CEP: 68.725-000, Igarapé Açu/PA,

Leia mais

ANEXO II ATA DE REGISTRO DE PREÇOS PREGÃO ELETRÔNICO Nº 05/ SRP. Processo Administrativo nº

ANEXO II ATA DE REGISTRO DE PREÇOS PREGÃO ELETRÔNICO Nº 05/ SRP. Processo Administrativo nº ANEXO II ATA DE REGISTRO DE PREÇOS PREGÃO ELETRÔNICO Nº 05/2018 - SRP Processo Administrativo nº 2017.53.173.08092 O CONSELHO REGIONAL DE CORRETORES DE IMÓVEIS DA 3ª REGIÃO CRECI/RS, inscrito no CNPJ/MF

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 006/2011

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 006/2011 Governo do Estado do Paraná Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana Criada pelo Decreto nº. 26.298, publicada no D.O.U. em 05/07/1960

Leia mais

TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRAS S/A TELEBRÁS Vinculada ao Ministério das Comunicações PREGÃO ELETRÔNICO SRP Nº /2011 ANEXO III

TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRAS S/A TELEBRÁS Vinculada ao Ministério das Comunicações PREGÃO ELETRÔNICO SRP Nº /2011 ANEXO III TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRAS S/A TELEBRÁS Vinculada ao Ministério das Comunicações PREGÃO ELETRÔNICO SRP Nº /2011 ANEXO III ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº /2011 VALIDADE: 12 (DOZE) MESES TELECOMUNICAÇÕES

Leia mais

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS: ECONOMIA DE ESCALA NAS COMPRAS GOVERNAMENTAIS.

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS: ECONOMIA DE ESCALA NAS COMPRAS GOVERNAMENTAIS. SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS: ECONOMIA DE ESCALA NAS COMPRAS GOVERNAMENTAIS. Mauricio Fernandes Lima 1 RESUMO Definir o Sistema de Registro de Preços SRP e demonstrar como esse sistema permite economizar

Leia mais

PROJETO I LICITAÇÕES E CONTRATOS

PROJETO I LICITAÇÕES E CONTRATOS PROJETO I LICITAÇÕES E CONTRATOS Curso 1: COMO PLANEJAR A CONTRATAÇÃO E ESTRUTURAR O TERMO DE REFERÊNCIA PARA COMPRAS E SERVIÇOS CONTÍNUOS Curso 2: SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS PLANEJAMENTO, JULGAMENTO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DE ATAS DE REGISTRO DE PREÇOS DA UFES UFES 2017 VITÓRIA - ES 2017 1. UTILIZAÇÃO DE

Leia mais

Revogado pela Instrução Normativa n. 3 de 3 de abril de 2007

Revogado pela Instrução Normativa n. 3 de 3 de abril de 2007 Revogado pela Instrução Normativa n. 3 de 3 de abril de 2007 SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA INSTRUÇÃO NORMATIVA N. 1, DE 2 DE MARÇO DE 2004 Disciplina a aplicação do Sistema de Registro de Preços SRP no

Leia mais

Prefeitura Municipal de São Benedito publica:

Prefeitura Municipal de São Benedito publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano VII Nº 1408 Prefeitura Municipal de São Benedito publica: Decreto Nº. 06/2019 - Altera os artigos 5º, 12 e 22 do Decreto Municipal nº. 026/2015, de 4 de novembro de 2015,

Leia mais

ANEXO III. MINUTA DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº. xxxxxx OBJETO: FORNECIMENTO DE MATERIAIS DE CANTINA

ANEXO III. MINUTA DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº. xxxxxx OBJETO: FORNECIMENTO DE MATERIAIS DE CANTINA ANEXO III MINUTA DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº. xxxxxx OBJETO: FORNECIMENTO DE MATERIAIS DE CANTINA Aos ( ) dias do mês de do ano de 2016, autorizado pelo ato de folhas e do Processo de Pregão para Registro

Leia mais

QUESTÕES POLÊMICAS E APLICADAS SOBRE SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS E OS CONTRATOS DECORRENTES

QUESTÕES POLÊMICAS E APLICADAS SOBRE SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS E OS CONTRATOS DECORRENTES Seminário Nacional QUESTÕES POLÊMICAS E APLICADAS SOBRE SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS E OS CONTRATOS DECORRENTES FLORIANÓPOLIS/SC 25 E 26 ABRIL 2019 De acordo com a Lei nº 8.666/1993, a Lei nº 13.303/2016

Leia mais

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS. Referente: Pregão Eletrônico SRP nº 20/2015 UFPA Processo n /

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS. Referente: Pregão Eletrônico SRP nº 20/2015 UFPA Processo n / SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Referente: Pregão Eletrônico SRP nº 20/2015 UFPA Processo n 23073.015902/2015-87 O objeto do presente Pregão Eletrônico é Aquisição de Mobiliário em Geral Consulta Ata Órgãos

Leia mais

2. DA FUNDAMENTAÇÃO: DECRETO 7.892/2013, ARTIGO 22

2. DA FUNDAMENTAÇÃO: DECRETO 7.892/2013, ARTIGO 22 1. DOS CONCEITOS - Sistema de Registro de Preços: conjunto de procedimentos para registro formal de preços relativos à prestação de serviços e aquisição de bens, para contratações futuras. - Ata de Registro

Leia mais

MUNICÍPIO DE CONTENDA

MUNICÍPIO DE CONTENDA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 005/2012 PREGÃO ELETRÔNICO Nº 001/2012 Aos seis dias, do mês de fevereiro de 2012 (06/02/2012), decorrente do Pregão Eletrônico nº 001/2012, foi expedida a presente ATA DE

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS N º 32/2015 PREGÃO ELETRÔNICO PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº 15/2015 PROCESSO Nº / VALIDADE: 12 (DOZE) MESES

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS N º 32/2015 PREGÃO ELETRÔNICO PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº 15/2015 PROCESSO Nº / VALIDADE: 12 (DOZE) MESES ATA DE REGISTRO DE PREÇOS N º 32/2015 PREGÃO ELETRÔNICO PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº 15/2015 PROCESSO Nº 23343.001693/2015-67 VALIDADE: 12 (DOZE) MESES No dia 20 do mês de Outubro de 2015, o Instituto Federal

Leia mais

Diário Oficial ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Administração da Exmo. Sr. Governador Robinson Faria

Diário Oficial ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Administração da Exmo. Sr. Governador Robinson Faria Diário Oficial ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE Administração da Exmo. Sr. Governador Robinson Faria ANO 82 NÚMERO: 14076 NATAL, 23 DE DEZEMBRO DE 2017 SABADO ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 055/2017-DPE PREGÃO

Leia mais

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARAPÉ-AÇU Assessoria Jurídica PARECER JURÍDICO

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARAPÉ-AÇU Assessoria Jurídica PARECER JURÍDICO PARECER JURÍDICO PREGÃO PRESENCIAL SRP Nº 011/2018 PMI PROCESSO ADMINISTRATIVO N 084/2018 Assunto: Processo Licitatório na modalidade pregão presencial, pelo sistema de registro de preço, destinado a futura

Leia mais

O QUE MUDA NO SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS COM O NOVO DECRETO Nº 7.892/13

O QUE MUDA NO SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS COM O NOVO DECRETO Nº 7.892/13 SEMINÁRIO NACIONAL O QUE MUDA NO SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS COM O NOVO DECRETO Nº 7.892/13 Planejamento e julgamento do pregão e a gestão da ata e do contrato Aspectos polêmicos, entendimentos do TCU

Leia mais

Pregão Eletrônico nº 008/2011 ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 005/2011

Pregão Eletrônico nº 008/2011 ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 005/2011 Governo do Estado do Paraná Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana Criada pelo Decreto nº. 26.298, publicada no D.O.U. em 05/07/1960

Leia mais

LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993

LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993 LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993 Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. Capítulo

Leia mais

MUNICÍPIO DE MUQUI ESTADO DO ESPÍRITO SANTO DECRETO Nº42 DE 25 DEAGOSTO DE 2017.

MUNICÍPIO DE MUQUI ESTADO DO ESPÍRITO SANTO DECRETO Nº42 DE 25 DEAGOSTO DE 2017. DECRETO Nº42 DE 25 DEAGOSTO DE 2017. REGULAMENTA O SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS, PREVISTO NO ARTIGO 15, INCISO II, DA LEI FEDERAL 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993, NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL.

Leia mais

A Unipública. Os Cursos. - Temas e assuntos relevantes e atualizados ao poder público

A Unipública. Os Cursos. - Temas e assuntos relevantes e atualizados ao poder público A Unipública Conceituada Escola de Gestão Municipal do sul do país, especializada em capacitação e treinamento de agentes públicos atuantes em áreas técnicas e administrativas de prefeituras, câmaras e

Leia mais

DECRETO Nº28.087, de 10 de janeiro 2006.

DECRETO Nº28.087, de 10 de janeiro 2006. DECRETO Nº28.087, de 10 de janeiro 2006. Dispõe sobre a regulamentação do uso do Sistema de Registro de Preços de que trata o artigo 15 da Lei Federal nº 8.666 de 21 de julho de 1993, e o artigo 11 da

Leia mais

Aperfeiçoamento em Licitações Públicas e Contratos Administrativos. Módulo 7: Registro de Preços

Aperfeiçoamento em Licitações Públicas e Contratos Administrativos. Módulo 7: Registro de Preços Aperfeiçoamento em Licitações Públicas e Contratos Administrativos Módulo 7: Registro de Preços Edinando Brustolin Graduado e mestre em Direito pela UFSC. Assessor jurídico da Federação Catarinense de

Leia mais

Sistema de Registro de Preços. Adesão à ata. Alterações promovidas no Decreto nº /13. Por JML Consultoria 1

Sistema de Registro de Preços. Adesão à ata. Alterações promovidas no Decreto nº /13. Por JML Consultoria 1 Sistema de Registro de Preços. Adesão à ata. Alterações promovidas no Decreto nº. 7.892/13. Por JML Consultoria 1 O Sistema de Registro de Preços (SRP), previsto no art. 15, inciso II, da Lei 8.666/93,

Leia mais

Planejamento de aquisição de bens e serviços na Administração Pública. Magno Subtil

Planejamento de aquisição de bens e serviços na Administração Pública. Magno Subtil Planejamento de aquisição de bens e serviços na Administração Pública Magno Subtil Registro de Preços Decreto Estadual 7.437/2011 Sistema de Registro de Preços é o conjunto de procedimentos para registro

Leia mais

Licitações, Pregão e Contratos

Licitações, Pregão e Contratos Licitações, Pregão e Contratos Objetivo Destina-se Datas Carga horária Capacitar servidores municipais para a realização de licitações e gestão dos contratos da Administração Municipal. Aos profissionais

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO - PROAD SETOR DE GESTÃO DE CONTRATOS

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO - PROAD SETOR DE GESTÃO DE CONTRATOS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO - PROAD SETOR DE GESTÃO DE CONTRATOS Orientação Técnica n.º 003/2015, de 01 de junho de 2015. Assunto: Regulamentação do

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS ATA DE REGISTRO DE PREÇOS EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO n 03/2017-IBB REGISTRO DE PREÇOS nº 03/2017-IBB PROCESSO n 0038/2017-IBB OFERTA DE COMPRA (OC) N 102315100612017OC00005 OBJETO: Registro de Preços

Leia mais

Registro de Preços Decreto 7892/2013 (com alterações posteriores) Seminário de Registro de Preços - novas temáticas a partir do Decreto nº 8.

Registro de Preços Decreto 7892/2013 (com alterações posteriores) Seminário de Registro de Preços - novas temáticas a partir do Decreto nº 8. Registro de Preços Decreto 7892/2013 (com alterações posteriores) Seminário de Registro de Preços - novas temáticas a partir do Decreto nº 8.250/2014 Aspectos constitucionais O Dever de Licitar Art. 22.

Leia mais

DECRETO Nº 9.488/2018: ALTERAÇÃO DO REGULAMENTO FEDERAL DE REGISTRO DE PREÇOS

DECRETO Nº 9.488/2018: ALTERAÇÃO DO REGULAMENTO FEDERAL DE REGISTRO DE PREÇOS DECRETO Nº 9.488/2018: ALTERAÇÃO DO REGULAMENTO FEDERAL DE REGISTRO DE PREÇOS Por Sidney Bittencourt Administrativista Mestre em Direito pela UGF Ex-professor de cursos de pós-graduação da FGV/RJ, entre

Leia mais

Diário Oficial ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Administração da Exma. Sra. Governadora Fátima Bezerra

Diário Oficial ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Administração da Exma. Sra. Governadora Fátima Bezerra PORTARIA Nº 072/2019-GDPGE O DEFENSOR PÚBLICO-GERAL DO, no uso de suas atribuições legais previstas no art. 9º, inciso XI, da Lei Complementar Estadual nº 251, de 7 de julho de 2003 e no art. 100 da Lei

Leia mais

Prefeitura Municipal de Monte Santo publica:

Prefeitura Municipal de Monte Santo publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano IX Nº 1237 Prefeitura Municipal de publica: Homologação/Adjudicação - Pregão Presencial SRP Nº 005/2019 Objeto: Contratação de empresa especializada para administrar o fornecimento,

Leia mais

Diário Oficial ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Administração do Exmo. Sr. Governador Robinson Faria

Diário Oficial ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Administração do Exmo. Sr. Governador Robinson Faria ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 013/2018-DPE PREGÃO ELETRÔNICO - 010/2018 PROCESSO N.º 61.338/2017 DPE/RN - SRP Aos dezesseis dias do mês de abril do ano de dois mil e dezoito (16/04/2018), a DEFENSORIA PÚBLICA

Leia mais

Sistema de Registro de Preços

Sistema de Registro de Preços Licitações e Contratos Administrativos - Aula 02 - Aula Conteúdo Conteúdo 01 Pregão; Sanções Administrativas. 02 Sistema de Registro de Preços. Prof. Renato Fenili Junho de 2015 Sistema de Registro de

Leia mais

APRESENTAÇÃO ATA DE REGISTRO DE PREÇOS DE MATERIAIS DE DADOS E VOZ MPDFT EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº 0103/2013

APRESENTAÇÃO ATA DE REGISTRO DE PREÇOS DE MATERIAIS DE DADOS E VOZ MPDFT EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº 0103/2013 APRESENTAÇÃO ATA DE REGISTRO DE PREÇOS DE MATERIAIS DE DADOS E VOZ MPDFT EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº 0103/2013 1/8 Brasília- DF, 16 de dezembro de 2013 Ref.: Apresentação de

Leia mais

ASSUNTO: Licitação. Sistema de Registro de Preço. Adesão à Ata de registro de preços. Carona. Limites e forma de contratação.

ASSUNTO: Licitação. Sistema de Registro de Preço. Adesão à Ata de registro de preços. Carona. Limites e forma de contratação. RECOMENDAÇÃO nº. 21/2017/FAMEM São Luís (MA), 20 de setembro de 2017. ASSUNTO: Licitação. Sistema de Registro de Preço. Adesão à Ata de registro de preços. Carona. Limites e forma de contratação. Excelentíssimo

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 009/2011 PREGÃO SRP Nº 233/2011 PROCESSO Nº /2011 VALIDADE: 12 (DOZE) MESES

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 009/2011 PREGÃO SRP Nº 233/2011 PROCESSO Nº /2011 VALIDADE: 12 (DOZE) MESES ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 009/2011 PREGÃO SRP Nº 233/2011 PROCESSO Nº. 0009536-5/2011 VALIDADE: 12 (DOZE) MESES Aos vinte e cinco dias de abril de dois mil e onze (25/04/2011), no DEPARTAMENTO ESTADUAL

Leia mais

Ministério da Justiça Coordenação Geral de Logística Coordenação de Contratos ATA REGISTRO DE PREÇOS Nº 28/2014

Ministério da Justiça Coordenação Geral de Logística Coordenação de Contratos ATA REGISTRO DE PREÇOS Nº 28/2014 PROCESSO Nº 08008.002030/2014-04 Ministério da Justiça PREGAO ELETRÔNICO PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº 29/2014 No dia de de 20, a União, por intermédio do Ministério da Justiça, situado na Esplanada dos Ministérios,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Castro Alves publica:

Prefeitura Municipal de Castro Alves publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 994 Prefeitura Municipal de publica: Ata de Registro de Preços N.º 004.2019. (DGF Comércio e Serviços Ltda Me.) Extrato do Contrato Nº 009/2019 Pregão Presencial Edital

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 087/2015 PREGÃO Nº 039/2015

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 087/2015 PREGÃO Nº 039/2015 ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 087/2015 PREGÃO Nº 039/2015 Aos vinte e cinco dias do mês de agosto de 2015, na sede da Coordenadoria Executiva de Licitações, localizada à Avenida Brahim Antônio Seder, nº

Leia mais