UNIDADE TEMÁTICA 1 O SUJEITO LÓGICO- PSICOLÓGICO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIDADE TEMÁTICA 1 O SUJEITO LÓGICO- PSICOLÓGICO"

Transcrição

1 UNIDADE TEMÁTICA 1 O SUJEITO LÓGICO- PSICOLÓGICO

2 TEMA-PROBLEMA 1.1. A construção do conhecimento ou o fogo de Prometeu Génese do HOMEM MITOLOGIA GREGA - Primeiros homens foram moldados por Prometeu que lhes concedeu habilidades técnicas, mas não a qualidade para se relacionarem entre si - política ATUALMENTE, o Homem é visto como o culminar de um longo processo evolutivo - HOMINIZAÇÃO

3 A Hominização Processo que conduziu ao aparecimento do Homem Principais caraterísticas: Postura ereta; Locomoção bípede; Desenvolvimento da capacidade craniana; Desenvolvimento da linguagem Construção de instrumentos

4 O processo de hominização

5 BIOLÓGICO EVOLUÇÃO DO HOMEM ARTICULAÇÃO CONHECIMENTO HUMANO SOCIAL O ser humano não é um animal como os outros, já que a sua inteligência lhe deu um lugar à parte no mundo vivo, permitindo-lhe adquirir um poder que o torna capaz de controlar a sua própria evolução e a dos outros. É o homo sapiens o homem que sabe aquele que dispõe de uma capacidade manual e intelectual que o distinguem de todas as outras espécies animais.

6 Desde o seu aparecimento, o homem desenvolveuse de forma espetacular: construindo utensílios cada vez mais eficazes e abrigos, dominando o fogo, desenvolvendo técnicas de produção de alimentos (caça, recolha, agricultura, pecuária), a arte e a escrita. Estas conquistas culturais transformaram o homem naquilo que ele é hoje. Por outro lado, o ser humano é condicionado pela morfologia e fisiologia do seu corpo. Assim, as nossas capacidades de atuação são diferentes quando possuímos um corpo saudável e vigoroso, ou quando possuímos um corpo frágil ou estamos doentes

7 Assim, a evolução biológica do homem foi acompanhada, quase inteiramente substituída por uma evolução social e cultural. Por isso, o processo de construção do conhecimento humano deve ser encarado como uma sinergia entre o biológico e o social. Tal significa que, a construção do conhecimento deve ser analisada segundo dois tipos de condicionalismos: os físico-biológicos Os histórico-culturais. De que modo o corpo influenciará a construção do conhecimento humano?

8 Influência dos fatores biológicos no comportamento e nos processos mentais dos indivíduos Meio ambiente Informações Órgãos dos sentidos (pele, língua, fossas nasais, ouvidos e olhos) Sistema nervoso CENTRAL (cérebro e espinal medula) PERIFÉRICO (rede nervosa) INTERPRETAM AS INFORMAÇÕES DECIDEM E COORDENAM AS RESPOSTAS Órgãos efetores (músculos e glândulas) Concretizam as respostas - Ações dos indivíduos (falar, ler, pensar, imaginar )

9 Sistema Nervoso Sistema Nervoso Central Sistema Nervoso Periférico Espinal Medula Encéfalo Córtex Cerebral Estruturas Subcorticais

10 SNA (Sist. Nerv. Autónomo) SNS (Sit. Nerv. Somático) Div. Simpát. Div. Parasim. Nervos Nervos sensoriais motores ou aferentes ou eferentes Excita Inibe

11 O Sistema nervoso periférico (SNP), é composto pelo sistema nervoso autónomo (SNA) e pelo sistema nervoso somático (SNS). O SNA garante o equilíbrio interno, controlando funções involuntárias (por exemplo, a respiração e o batimento cardíaco). O SNA envolve o sistema nervoso simpático (que prepara o corpo para agir em situações avaliadas como perigosas) e o sistema nervoso parassimpático (que acalma o corpo e ajuda, em interação com a parte simpática, a manter a homeostasia).

12 O SNS (Sistema Nervoso Somático) facilita a interação entre o SNC (Sistema Nervoso Central) e o meio exterior, através dos nervos sensoriais ou aferentes e dos nervos motores ou eferentes. O SNP liga o SNC a todas as partes do organismo e transmite, através dos nervos, mensagens no sentido aferente e eferente. O seu papel é informar sobre as situações que têm origem no meio externo ou interno e permitir respostas adequadas.

13 Os neurónios correspondem às unidades básicas do sistema nervoso e são as células que nos permitem responder aos estímulos do meio ambiente, processar informações e agir.

14 Estrutura nervosa com dupla funcionalidade Função Condutora Transporta/ conduz informação do cérebro para o resto do corpo e vice versa Coordena os atos reflexos que são comportamentos automáticos e involuntários

15 HEREDITARIEDADE Estrutura físico-biológica transmitida de uma geração para a seguinte PATRIMÓNIO GENÉTICO Transmitido pelo GENE Constituído por segmentos da molécula de ADN Reproduz o código genético e é responsável pela transmissão das caraterísticas hereditárias dos indivíduos.

16 A existência concreta de cada ser humano depende: das potencialidades que herda dos seus pais. Estas potencialidades poderão determinar o aparecimento de certas caraterísticas no indivíduo. O conjunto de processos biológicos que presidem à transmissão das características dos pais à sua descendência, designa-se por. HEREDITARIEDADE

17 Herdamos potencialidades e não carateres acabados. Potencialidades que se atualizam na interação com o meio. Os agentes responsáveis pela transmissão de caraterísticas genéticas são: Cromossomas Genes ADN Transportadores que contêm informação Ácido dos genes responsável pela desoxirribonucleico constituição orgânica do ser vivo

18 Genética Ser humano Ser único Cujo desenvolvimento resulta da interação de fatores hereditários com o meio. Cromossomas - Elementos integrantes do núcleo de cada célula, transportadores dos genes, que são as unidades básicas da hereditariedade. Genes - Unidades biológicas elementares que contêm informação responsável pela constituição orgânica do ser vivo. ADN - ácido desoxirribonucleico.

19 GENOMA - Conjunto de toda a informação hereditária codificada no ADN. O projeto genoma humano, uma iniciativa internacional que permitiu mapear a sequência completa do código genético humano, revelou-se fundamental para uma maior compreensão das nossas influências genéticas. Contudo, juntamente com as investigações recentes no campo da genética, permitiu também salientar a importância do papel do meio ambiente na variabilidade genética.

20 A descodificação do genoma permite: a prevenção eficaz de doenças devido ao conhecimento preciso das suas causas. o rastreio, nos embriões, de enfermidades hereditárias. o rastreio, nas pessoas adultas, de predisposições para determinados tipos de cancro. práticas médicas à base de substituição de genes defeituosos, evitando que doenças se manifestem.

21 Influência do meio no comportamento dos indivíduos MEIO INFLUENCIA Vida intrauterina Toda a vida do indivíduo Sensações são organizadas pelos indivíduos através das PERCEÇÕES (seletivas) Apreensão do meio ASSIMILAÇÃO Esquemas cognitivos Aquisição de padrões de resposta ao meio Complexificação ABSTRACÇÃO Quadros de referência dos indivíduos

22 Sensação e perceção Os nossos sentidos (visão, audição, tacto, olfato, paladar, dor e movimento) são importantes janelas de comunicação com o mundo. Como funcionam? Como se geram as sensações? O que acontece à informação sensorial quando chega ao cérebro permite-nos distinguir sensação de perceção.

23 Sensação e perceção A sensação é a reação de um órgão sensorial ao meio. A partir do momento em que dizemos o que sentimos e identificamos o objeto ou pessoa, entramos no plano da interpretação, logo, da perceção. Sensação e perceção são o princípio e o fim de um processo relativamente contínuo.

24 Sensação e perceção Designam formas diferentes de funcionamento do cérebro. A diferença corresponde à diferença entre matérias primas e produto final. A sensação é a receção de informações sensoriais. A perceção é a interpretação, organização e descodificação dos dados sensíveis.

25 HEREDITARIEDADE E MEIO AMBIENTE O meio ambiente é tão importante como a herança genética na definição do que somos e no desenvolvimento de capacidades que nos tornam únicos. As influências da hereditariedade e do meio têm sido estudadas por cientistas da genética comportamental. São utilizados, essencialmente, quatro métodos de investigação ou tipos de estudos no debate inato versus adquirido. Gémeos, famílias, adoções e anomalias genéticas.

26 HEREDITARIEDADE E MEIO AMBIENTE Estudos de gémeos Se a hereditariedade influenciar uma determinada caraterística, ela tenderá a estar mais vincada em gémeos monozigóticos, já que estes partilham 100% do ADN, enquanto os gémeos dizigóticos partilham, em média, 50% do ADN. Os estudos com gémeos idênticos separados à nascença são laboratórios ideais para estudar as reações de um mesmo património genético a meios diferentes.

27 HEREDITARIEDADE E MEIO AMBIENTE Estudos de adoções Se numa caraterística se demonstrar maior proximidade com os pais biológicos, que partilham a mesma herança genética (mas não o ambiente), então os fatores genéticos são determinantes. Se numa caraterística se demonstrar maior proximidade com os pais adotivos, que partilham o mesmo ambiente (mas não a herança genética), então os fatores ambientais são predominantes.

28 A INTERAÇÃO SUJEITO-MEIO O ser humano não nasce homem, torna-se homem. Para o efeito, tem necessidade de interagir com os outros e com o meio para melhor se adaptar. A evolução responsável pelas estruturas complexas e formas de conduta especificamente humanas, o processo do tornarmo-nos humanos, dá-se ao nível: da espécie filogénese do indivíduo - ontogénese

29 A INTERAÇÃO SUJEITO-MEIO A filogénese diz respeito à história e evolução de uma espécie e aos mecanismos adaptativos implícitos à sobrevivência e reprodução. No caso da espécie humana, a filogénese mostra como um conjunto de mudanças nos permitiriam obter vantagens únicas. Ligadas ao desenvolvimento do cérebro (encefalização), encontram-se várias aquisições COMPORTAMENTAIS IMPORTANTES: Quais são essas aquisições?

30 A filogénese Bipedia Utilização das mãos Criação de objetos Manipulação do fogo Invenção da agricultura

31 A filogénese

32 A ontogénese A ontogénese diz respeito ao desenvolvimento de um organismo particular. Inicia-se com a fecundação e prolonga-se por toda a vida do indivíduo. Acreditando-se hoje que o desenvolvimento ontogénico do indivíduo resulta de interações permanentes entre os genes que herda e os estímulos do ambiente, defendem-se perspetivas construtivistas. As perspetivas construtivistas estão assentes em princípios ligados à epigénese e opõem-se às crenças deterministas do preformismo.

33 A ontogénese Preformismo Epigénese A teoria do preformismo, hoje desacreditada, defende que o desenvolvimento do indivíduo não é mais do que o crescimento de um embrião, à partida, preformado. A teoria da epigénese, hoje consensual e aceite, defende que o desenvolvimento do indivíduo está dependente da interação entre influências genéticas (inatas) e influências ambientais (adquiridas).

34 O construtivismo de Piaget Segundo Piaget o nosso desenvolvimento intelectual não depende exclusivamente do meio, nem unicamente das estruturas inatas Piaget define o conhecimento como um processo de adaptação ao meio que resulta da interação do organismo-meio. CONSTRUTIVISMO: o comportamento e o desenvolvimento da inteligência resultam de uma construção progressiva do sujeito em interação como meio físico e social. (Ver fotocópias)

35 INATO (fatores biológicos) PERSONALIDADE (individualidade pessoal e social) SISTEMA DE AFECTOS AÇÃO DOS INDIVÍDUOS CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ADQUIRIDO (fatores ambientais)

36 FORMULAÇÕES TEÓRICAS SOBRE O CONHECIMENTO INATISMO (Chomsky) Linguagem adquirida por um dispositivo inato CONSTRUTIVISMO Conhecimento constrói-se na acção SIMULAÇÕES INFORMÁTICAS Computadores simulam funções humanas NEUROCIÊNCIA COGNITIVA Estudo das funções do cérebro enquanto suporte da actividade mental. CORRENTES ECOLÓGICAS Enfatizam as relações do homem com o seu meio ambiente. CORRENTE DA «ACÇÃO SITUADA» Acção só se pode compreender no seu contexto de elaboração situação.

37 INTELIGÊNCIA Avaliada através do QI HUMANA Tipos: abstracta, prática e social ARTIFICIAL Ciência que procura conhecer a inteligência. Ramo da engenharia que procura construir instrumentos para apoiar a inteligência humana.

Caraterizar os agentes responsáveis pelas caraterísticas genéticas. Explicar as influências genéticas e epigenéticas no comportamento.

Caraterizar os agentes responsáveis pelas caraterísticas genéticas. Explicar as influências genéticas e epigenéticas no comportamento. A genética Caraterizar os agentes responsáveis pelas caraterísticas genéticas. Explicar as influências genéticas e epigenéticas no comportamento. Analisar a relação entre a complexidade do ser humano e

Leia mais

Ψ AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OLIVEIRA

Ψ AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OLIVEIRA Ψ AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OLIVEIRA DE FRADES PSICOLOGIA B 12º ANO 1º Teste Turmas A e B Ano lectivo 2010/2011 A prova é constituída por três grupos de itens: - O Grupo I testa objectivos de conhecimento,

Leia mais

Sistema neuro-hormonal

Sistema neuro-hormonal Unidade 4 Sistema neuro-hormonal 9.º ano O que é o sistema neuro-hormonal? + Sistema nervoso Sistema hormonal 9.º ano O Sistema Nervoso- que função Ver Pensar Sentir emoções Comunicar Executar movimentos

Leia mais

SISTEMA NEURO-HORMONAL. Ciências Naturais 9º ano Prof. Ana Mafalda Torres

SISTEMA NEURO-HORMONAL. Ciências Naturais 9º ano Prof. Ana Mafalda Torres SISTEMA NEURO-HORMONAL 1 Ciências Naturais 9º ano Prof. Ana Mafalda Torres CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA NEURO-HORMONAL O sistema neuro-hormonal é formado pelo sistema nervoso e pelo sistema hormonal. 2 SISTEMA

Leia mais

Antes de Mim. Genética(fazer nascer) Qual a Especificidade do Ser humano?

Antes de Mim. Genética(fazer nascer) Qual a Especificidade do Ser humano? Psicologia B Antes de Mim Genética(fazer nascer) Qual a Especificidade do Ser humano? Nós e os outros Como se explicam as caraterísticas dos diferentes seres vivos? Porque razão os seres da mesma espécie

Leia mais

CÉLULAS NERVOSAS NEURÔNIO. O tecido nervoso é constituído de dois tipos de células: neurônio e neuróglia (células da glia)

CÉLULAS NERVOSAS NEURÔNIO. O tecido nervoso é constituído de dois tipos de células: neurônio e neuróglia (células da glia) CÉLULAS NERVOSAS O tecido nervoso é constituído de dois tipos de células: neurônio e neuróglia (células da glia) NEURÔNIO Corpo celular local onde estão presentes o núcleo, o citoplasma e estão fixados

Leia mais

Sistema Nervoso. Biologia. Tema: Sistema Nervoso

Sistema Nervoso. Biologia. Tema: Sistema Nervoso Biologia Tema: Sistema Nervoso Estrutura de um neurônio Células de Schawann 1) Introdução O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar

Leia mais

SISTEMA NERVOSO FUNÇÕES

SISTEMA NERVOSO FUNÇÕES SISTEMA NERVOSO SISTEMA NERVOSO Sempre vivo com eletricidade, o SN é a principal rede de comunicação e coordenação do corpo. É tão vasta e complexa que numa estimativa reservada, todos os nervos de um

Leia mais

O encéfalo é o centro da razão e da inteligência: cognição, percepção, atenção, memória e emoção. Também é responsável pelo.

O encéfalo é o centro da razão e da inteligência: cognição, percepção, atenção, memória e emoção. Também é responsável pelo. Sistemanervoso O encéfalo é o centro da razão e da inteligência: cognição, percepção, atenção, memória e emoção Também é responsável pelo controle da postura e movimentos Permite o aprendizado cognitivo,

Leia mais

GRUPO I (60 pontos) GRUPO II (90 pontos)

GRUPO I (60 pontos) GRUPO II (90 pontos) GRUPO I (60 pontos) Teste B 1-A 2-B 3-B 4-A 5-C 6-A 7-D 8-A 9-B 10-B Teste A 1-D 2-C 3-D 4-B 5-B 6-A 7-B 8-C 9-D 10-A GRUPO II (90 pontos) Estrutura: - Clareza e sequência lógica das ideias...1 ponto -

Leia mais

1) Introdução. 2) Organização do sistema nervoso humano. Sistema Nervoso Central (SNC) Sistema Nervoso Periférico (SNP) Cérebro Cerebelo.

1) Introdução. 2) Organização do sistema nervoso humano. Sistema Nervoso Central (SNC) Sistema Nervoso Periférico (SNP) Cérebro Cerebelo. 1) Introdução O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes dentro do

Leia mais

VERSÃO A. Grupo I ( 10 x 6 = 60 pontos ) Seleciona a alternativa correta

VERSÃO A. Grupo I ( 10 x 6 = 60 pontos ) Seleciona a alternativa correta VERSÃO A Grupo I ( 10 x 6 = 60 pontos ) Seleciona a alternativa correta 1. A hereditariedade específica garante que os indivíduos: a) Apresentam características que os tornam diferentes dos outros indivíduos

Leia mais

SISTEMA NERVOSO. Prof.ª Leticia Pedroso

SISTEMA NERVOSO. Prof.ª Leticia Pedroso SISTEMA NERVOSO Prof.ª Leticia Pedroso SISTEMA NERVOSO Formado por bilhões de NEURÔNIOS, células especializadas, que transmitem e recebem mensagens interligando os centros nervosos aos órgãosgerando impulsos

Leia mais

Sistema Nervoso Cap. 13. Prof. Tatiana Setembro / 2016

Sistema Nervoso Cap. 13. Prof. Tatiana Setembro / 2016 Sistema Nervoso Cap. 13 Prof. Tatiana Setembro / 2016 Função Responsável pela comunicação entre diferentes partes do corpo e pela coordenação de atividades voluntárias ou involuntárias. Neurônios A célula

Leia mais

Fisiologia Humana Sistema Nervoso. 3 ano - Biologia I 1 período / 2016 Equipe Biologia

Fisiologia Humana Sistema Nervoso. 3 ano - Biologia I 1 período / 2016 Equipe Biologia Fisiologia Humana Sistema Nervoso 3 ano - Biologia I 1 período / 2016 Equipe Biologia ! Função: processamento e integração das informações.! Faz a integração do animal ao meio ambiente! Juntamente com

Leia mais

Coordenação Nervosa Cap. 10. Prof. Tatiana Outubro/ 2018

Coordenação Nervosa Cap. 10. Prof. Tatiana Outubro/ 2018 Coordenação Nervosa Cap. 10 Prof. Tatiana Outubro/ 2018 Função Responsável pela comunicação entre diferentes partes do corpo e pela coordenação de atividades voluntárias ou involuntárias. Neurônios A célula

Leia mais

Encéfalo. Aula 3-Fisiologia Fisiologia do Sistema Nervoso Central. Recebe informações da periferia e gera respostas motoras e comportamentais.

Encéfalo. Aula 3-Fisiologia Fisiologia do Sistema Nervoso Central. Recebe informações da periferia e gera respostas motoras e comportamentais. Aula 3-Fisiologia Fisiologia do Sistema Nervoso Central Sidney Sato, MSC Encéfalo Recebe informações da periferia e gera respostas motoras e comportamentais. 1 Áreas de Brodmann Obs: Áreas 1,2,3 : área

Leia mais

Sistema Nervoso Somático ou voluntário

Sistema Nervoso Somático ou voluntário Sistema Nervoso periférico Divisão e organização Constituintes Função Prof. A.Carlos Centro de Imagens e Física Médica - FMRP Aferente Nervos, raízes e gânglios da raiz dorsal SNP Somático Sistema nervoso

Leia mais

As condicionantes da ação humana

As condicionantes da ação humana As condicionantes da ação humana As condicionantes da ação humana A liberdade humana é um facto da nossa experiência: todos os dias verificamos que ao fazermos algo, temos a convicção que poderíamos ter

Leia mais

Fonte: Anatomia Humana 5 edição: Johannes W. Rohen

Fonte: Anatomia Humana 5 edição: Johannes W. Rohen Prof. Bruno Pires MORFOLOGIA Divisões: Sistema Nervoso Central: formado por encéfalo e medula espinhal Encéfalo: Massa de tecido nervoso presente na região do crânio. Composta por tronco encefálico, cérebro

Leia mais

Organização e Estrutura Geral do Sistema Nervoso

Organização e Estrutura Geral do Sistema Nervoso Curso de Pós-graduação - IPUB Neurociências Aplicadas Ciclo Básico Núcleo Comum Disciplina de Neuroanatomia Prof: Alfred Sholl Organização e Estrutura Geral do Sistema Nervoso 08/04/2010 Ementa: Conceitos

Leia mais

PSICOLOGIA B 12.º ANO

PSICOLOGIA B 12.º ANO ANO LETIVO DE 2011/2012 PLANIFICAÇÃO ANUAL de PSICOLOGIA B 12.º ANO I. A entrada na vida Tema 1 - Antes de mim A genética, o cérebro e a cultura Objetivo geral Compreender as capacidades genéticas do ser

Leia mais

BIOLOGIA. Identidade do Seres Vivos. Sistema Nervoso Humano Parte 1. Prof. ª Daniele Duó

BIOLOGIA. Identidade do Seres Vivos. Sistema Nervoso Humano Parte 1. Prof. ª Daniele Duó BIOLOGIA Identidade do Seres Vivos Parte 1 Prof. ª Daniele Duó O sistema nervoso é o mais complexo e diferenciado do organismo, sendo o primeiro a se diferenciar embriologicamente e o último a completar

Leia mais

Subdivide-se em: Sistema Nervoso Central (SNC) Encéfalo e medula espinal. Sistema Nervoso Periférico (SNP) Nervos e gânglios

Subdivide-se em: Sistema Nervoso Central (SNC) Encéfalo e medula espinal. Sistema Nervoso Periférico (SNP) Nervos e gânglios O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes dentro do próprio corpo

Leia mais

BIOLOGIA IV - Cap. 25 Profa. Marcela Matteuzzo. Sistema Nervoso

BIOLOGIA IV - Cap. 25 Profa. Marcela Matteuzzo. Sistema Nervoso Sistema Nervoso Dispões de mensagens elétricas que caminham por nervos; Coordena diversas funções do organismo; Reação rápida aos estímulos; Equilíbrio e movimento. Sistema Nervoso Central - SNC Medula

Leia mais

Sistema Nervoso. Aula Programada Biologia. Tema: Sistema Nervoso

Sistema Nervoso. Aula Programada Biologia. Tema: Sistema Nervoso Aula Programada Biologia Tema: Sistema Nervoso 1) Introdução O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS

CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS Psicologia SISTEMA NERVOSO Profa. Dra. Ana Lúcia Billig Foz do Iguaçu, setembro de 2017 O SNP, junto com SNC, são responsáveis por comandar nosso corpo. O que

Leia mais

Fisiologia Animal. Sistema Nervoso. Professor: Fernando Stuchi

Fisiologia Animal. Sistema Nervoso. Professor: Fernando Stuchi Fisiologia Animal Sistema Nervoso Professor: Fernando Stuchi Sistema Nervoso Exclusivo dos animais, vale-se de mensagens elétricas que caminham pelos nervos mais rapidamente que os hormônios pelo sangue.

Leia mais

REGULAÇÃO E COORDENAÇÃO

REGULAÇÃO E COORDENAÇÃO SISTEMA NERVOSO REGULAÇÃO E COORDENAÇÃO Sistema nervoso x Sistema hormonal Interpretar estímulos e gerar respostas Percepção das variações do meio (interno e externo) Homeostase = equilíbrio Tecido nervoso

Leia mais

Fisiologia animal Regulação sistêmica

Fisiologia animal Regulação sistêmica Percepção sensorial Fisiologia animal Regulação sistêmica 1 Estímulo interno ou externo; Receptores - células sensoriais - órgãos sensoriais; olhos, orelhas, nariz, língua, pele, entre outros. Receptores

Leia mais

ENSINO MÉDIO SISTEMA NERVOSO

ENSINO MÉDIO SISTEMA NERVOSO ENSINO MÉDIO SISTEMA NERVOSO O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes

Leia mais

SISTEMA NERVOSO neurônio dendrito, corpo celular, axônio e terminações do axônio sinapses

SISTEMA NERVOSO neurônio dendrito, corpo celular, axônio e terminações do axônio sinapses SISTEMA NERVOSO SISTEMA NERVOSO Responsável pela maioria das funções de controle de um organismo, integrando todos os sistemas, coordenando e regulando as atividades corporais. Unidade funcional:neurônio.

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO Exame de Equivalência à Frequência

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO Exame de Equivalência à Frequência Disciplina: PSICOLOGIA B - FASE 2ª Ano(s) de Escolaridade: 12º ANO 2009/2010 Código: 340 Duração da Prova : 90 minutos Grupo I Este grupo é constituído por dez questões de escolha múltipla. Na sua folha

Leia mais

Anatomia e Fisiologia Sistema Nervoso Profª Andrelisa V. Parra

Anatomia e Fisiologia Sistema Nervoso Profª Andrelisa V. Parra Tecido nervoso Principal tecido do sistema nervoso Anatomia e Fisiologia Sistema Nervoso Profª Andrelisa V. Parra Tipos celulares: - Neurônios condução de impulsos nervosos - Células da Glia manutenção

Leia mais

2.8. Sistema Nervoso e Sistema Hormonal

2.8. Sistema Nervoso e Sistema Hormonal Ciências Naturais 9º ano Unidade 2 Organismo humano em equilíbrio Funções dos sistemas nervoso e hormonal Sistema Nervoso Sistema Hormonal Impulsos Nervosos Hormonas Asseguram a coordenação dos diferentes

Leia mais

Sistema Nervoso. BIOLOGIA YES, WE CAN! Prof. Thiago Moraes Lima

Sistema Nervoso. BIOLOGIA YES, WE CAN! Prof. Thiago Moraes Lima BIOLOGIA YES, WE CAN! Prof. Thiago Moraes Lima 1) Introdução O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas,

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina ENSINO SECUNDÁRIO PSICOLOGIA B 12º ANO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS

Leia mais

Constituição do sistema nervoso

Constituição do sistema nervoso Constituição do sistema nervoso ? Encéfalo? Medula espinal? Nervo O sistema nervoso subdivide-se em dois sistemas, o sistema nervoso central, constituído pelo encéfalo e pela medula espinal, e o sistema

Leia mais

FISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO HUMANO

FISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO HUMANO FISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO HUMANO Controle do funcionamento do ser humano através de impulsos elétricos Prof. César Lima 1 Sistema Nervoso Função: ajustar o organismo animal ao ambiente. Perceber e

Leia mais

Anatomia e Fisiologia Animal Sistema Nervoso

Anatomia e Fisiologia Animal Sistema Nervoso O que é o sistema nervoso? Como é constituído? Quais são suas funções? Qual é a sua importância para o organismo? : Anatomia e Fisiologia Animal É uma rede de comunicações Capacitam animal a se ajustar

Leia mais

Ciências Naturais 9º ano Teste de Avaliação

Ciências Naturais 9º ano Teste de Avaliação Escola Básica e Secundária Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Ciências Naturais 9º ano Teste de Avaliação 14 de março 2016 Sistema Nervoso e Hormonal NOME: Nº TURMA: Classificação: % Leia com

Leia mais

Organização do sistema nervoso

Organização do sistema nervoso Sistema nervoso Organização do sistema nervoso Sistema Nervoso Central (SNC) O encéfalo: O encéfalo dos mamíferos é dividido em: telencéfalo (cérebro), diencéfalo (tálamo, epitálamo e hipotálamo), mesencéfalo

Leia mais

Sistemas Humanos. Sistema Nervoso

Sistemas Humanos. Sistema Nervoso Sistemas Humanos Prof. Leonardo F. Stahnke NEURÔNIOS: São células especializadas na condução de impulsos nervosos. Quanto a sua função podem ser classificados em: sensitivos, motores ou associativos. 1

Leia mais

Nota: Este enunciado tem 7 páginas. A cotação de cada pergunta encontra-se no início de cada grupo.

Nota: Este enunciado tem 7 páginas. A cotação de cada pergunta encontra-se no início de cada grupo. PROVA PARA AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS 2016/2017 Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Licenciatura em Psicologia Componente Específica de Psicologia

Leia mais

Sistema Nervoso. Aula Programada Biologia

Sistema Nervoso. Aula Programada Biologia Aula Programada Biologia Tema: 1) Introdução O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Ciências Naturais 9º Ano

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Ciências Naturais 9º Ano PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR Ciências Naturais 9º Ano COMPETÊNCIAS TEMAS/UNIDADES CONTEÚDOS 1º Período Aulas Previstas 28 Definir saúde segundo a O.M.S. Identificar medidas individuais promotoras de saúde.

Leia mais

ENFERMAGEM ANATOMIA. SISTEMA NERVOSO Aula 1. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ANATOMIA. SISTEMA NERVOSO Aula 1. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ANATOMIA SISTEMA NERVOSO Aula 1 Profª. Tatiane da Silva Campos Sistema nervoso (SN) controla e coordena todos os processos vitais que se desenvolvem involuntariamente nos órgãos internos (atividade

Leia mais

DIVISÕES DO SISTEMA NERVOSO ENCÉFALO AUTÔNOMO VOLUNTÁRIO

DIVISÕES DO SISTEMA NERVOSO ENCÉFALO AUTÔNOMO VOLUNTÁRIO SISTEMA NERVOSO DIVISÕES DO SISTEMA NERVOSO SISTEMA NERVOSO CENTRAL ENCÉFALO MEDULA ESPINHAL SISTEMA NERVOSO SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO AUTÔNOMO VOLUNTÁRIO SIMPÁTICO PARASSIMPÁTICO NERVOS CRANIANOS NERVOS

Leia mais

Uma das intenções básicas da Psicologia é a compreensão do ser humano:

Uma das intenções básicas da Psicologia é a compreensão do ser humano: Uma das intenções básicas da Psicologia é a compreensão do ser humano: Conhecê-lo na sua generalidade Conhecê-lo no que tem de mais específico. Está afastada a ideia de termos surgido repentina e completamente

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDARIA DE VILA FLOR DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR DE FILOSOFIA

ESCOLA BÁSICA E SECUNDARIA DE VILA FLOR DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR DE FILOSOFIA ESCOLA BÁSICA E SECUNDARIA DE VILA FLOR 346184 DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR DE FILOSOFIA PLANIFICAÇÃO ANUAL PSICOLOGIA B 12º ANO ANO LETIVO 2017 / 2018 1 TEMA 5. PROBLEMAS

Leia mais

Introdução ao estudo da. Neuroanatomia. Prof. Musse Jereissati

Introdução ao estudo da. Neuroanatomia. Prof. Musse Jereissati Introdução ao estudo da Neuroanatomia Prof. Musse Jereissati mussejereissati@hotmail.com website: www.mussejereissati.com Feito com Apple Keynote você deverá ser capaz de: Ao final Identificar as principais

Leia mais

Direção de Serviços da Região Norte AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA FLOR ESCOLA EB2,3/S DE VILA FLOR

Direção de Serviços da Região Norte AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA FLOR ESCOLA EB2,3/S DE VILA FLOR Direção de Serviços da Região Norte AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA FLOR 151841 ESCOLA EB2,3/S DE VILA FLOR 346184 DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR DE FILOSOFIA PLANIFICAÇÃO ANUAL

Leia mais

TECIDO NERVOSO. Prof a Cristiane Oliveira

TECIDO NERVOSO. Prof a Cristiane Oliveira TECIDO NERVOSO Prof a Cristiane Oliveira TECIDO NERVOSO QUAIS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS? Alto grau de comunicação: células nervosas são capazes de transmitir informações entre células distantes no

Leia mais

ANATOMIA HUMANA. Faculdade Anísio Teixeira Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto

ANATOMIA HUMANA. Faculdade Anísio Teixeira Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto ANATOMIA HUMANA Faculdade Anísio Teixeira Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto Do ponto de vista funcional pode-se dividir o sistema nervoso em SN somático e SN visceral. Sistema Nervoso somático

Leia mais

O surgimento do sistema nervoso está associado ao aumento da complexidade e do tamanho dos animais.

O surgimento do sistema nervoso está associado ao aumento da complexidade e do tamanho dos animais. INTRODUÇÃO O surgimento do sistema nervoso está associado ao aumento da complexidade e do tamanho dos animais. Atua na coordenação das múltiplas atividades do organismo, na integração das diversas partes

Leia mais

SISTEMA NERVOSO HUMANO

SISTEMA NERVOSO HUMANO SISTEMA NERVOSO Consiste de células que processam e transmitem a informação Células sensoriais: transduzem a informação proveniente do meio ambiente e do corpo e enviam comandos para os efetores,como os

Leia mais

Evolução e etologia. Transparências apresentadas no curso de Psicobiologia. Prof. Mauro Lantzman

Evolução e etologia. Transparências apresentadas no curso de Psicobiologia. Prof. Mauro Lantzman Evolução e etologia Transparências apresentadas no curso de Psicobiologia Prof. Mauro Lantzman A perigosa idéia de Darwin Darwin demonstrou de maneira conclusiva que, ao contrario da tradição antiga, as

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Moura Escola Básica nº 1 de Moura (EB23) Ano letivo 2014/2015

Agrupamento de Escolas de Moura Escola Básica nº 1 de Moura (EB23) Ano letivo 2014/2015 PLANIFICAÇÃO 1º PERÍODO Saúde 1. Saúde individual e comunitária Compreender o conceito de saúde Epidemia Tempos previstos ( 50 min): 8 Compreender o conceito de qualidade de vida Pandemia 1.1. Indicadores

Leia mais

3. Planificação anual * Estarão disponíveis no CD_ProfASA planificações a médio e curto prazo

3. Planificação anual * Estarão disponíveis no CD_ProfASA planificações a médio e curto prazo 3. Planificação anual * Estarão disponíveis no CD_ProfASA planificações a médio e curto prazo UNIDADE 1 A entrada na vida Qual é a especificidade do ser? Tema 1 Antes de mim: A genética. O cérebro. A cultura

Leia mais

TECIDO NERVOSO QUAIS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS?

TECIDO NERVOSO QUAIS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS? TECIDO NERVOSO TECIDO NERVOSO QUAIS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS? Alto grau de comunicação: células nervosas são capazes de transmitir informações entre células distantes no corpo; Forma o sistema nervoso,

Leia mais

UNIDADE 1 ENTRADA NA VIDA (a especificidade do ser humano)

UNIDADE 1 ENTRADA NA VIDA (a especificidade do ser humano) ANO : 12º PSICOLOGIA B Curso Científico-Humanístico p.1/4 COMPETÊNCIAS A UNIDADE 1 ENTRADA NA VIDA (a humano) TEMA 1: ANTES DE MIM A genética, o cérebro e a cultura (12 aulas de 90`) ADN, genes e cromossomas.

Leia mais

SISTEMA NERVOSO. Prof. Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS

SISTEMA NERVOSO. Prof. Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS SISTEMA NERVOSO Prof. Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS SISTEMA NERVOSO encéfalo Sistema nervoso central (SNC) medula espinal nervos Sistema nervoso periférico (SNP) gânglios SISTEMA NERVOSO TECIDO NERVOSO

Leia mais

Tecido nervoso. Disponível em: <http://iahealth.net/wp-content/uploads/2008/12/neurons.jpg>. Acesso em: 17 jun

Tecido nervoso. Disponível em: <http://iahealth.net/wp-content/uploads/2008/12/neurons.jpg>. Acesso em: 17 jun Sistema nervoso Tecido nervoso Disponível em: . Acesso em: 17 jun. 2012. Neurônio Disponível em: .

Leia mais

Prof. Sérgio Carvalho GENÉTICA E HEREDITARIEDADE

Prof. Sérgio Carvalho GENÉTICA E HEREDITARIEDADE Prof. Sérgio Carvalho GENÉTICA E HEREDITARIEDADE NOÇÕES BÁSICAS DE HEREDITARIEDADE Os indivíduos de uma determinada espécie apresentam diferenças entre si, apesar de serem muito semelhantes. O QUE É A

Leia mais

SISTEMA NERVOSO FUNÇÕES

SISTEMA NERVOSO FUNÇÕES SISTEMA NERVOSO FUNÇÕES Deteta informação sensorial Processa e responde à informação sensorial (integração) Mantém a homeostasia Centro das atividades mentais Controla os movimentos do corpo através dos

Leia mais

SISTEMA NERVOSO AFERENTE SISTEMA NERVOSO EFERENTE EFETORES SNP MOTOR SNP SENSORIAL. SNC Encéfalo Medula espinhal

SISTEMA NERVOSO AFERENTE SISTEMA NERVOSO EFERENTE EFETORES SNP MOTOR SNP SENSORIAL. SNC Encéfalo Medula espinhal Sistemanervoso SISTEMA NERVOSO AFERENTE SISTEMA NERVOSO EFERENTE SNS SNA Receptorese neurônios somáticose dos sentidos especiais Receptorese neurônios sensorias autonômicos SNC Encéfalo Medula espinhal

Leia mais

Sistema Nervoso Cefalorraquidiano

Sistema Nervoso Cefalorraquidiano Sistema Nervoso Cefalorraquidiano Também denominado cérebro espinhal, é formado por neurônios e pelas neuróglias (células glias). O neurônio tem cor cinzenta, é formado pelo corpo celular (forma estrelada),

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual Compreender a importância da saúde individual e comunitária na qualidade de vida da população Sintetizar as estratégias de promoção da saúde Viver Melhor na Terra Saúde Individual e Comunitária Transmissão

Leia mais

SISTEMA NERVOSO NOS INVERTEBRADOS

SISTEMA NERVOSO NOS INVERTEBRADOS COORDENAÇÃO NERVOSA GARANTE A CORRESPONDÊNCIA E HARMONIA ENTRE OS DIVERSOS ELEMENTOS QUE CONSTITUEM AS ATIVIDADES ORGÂNICAS E ESTABELECE UM ADEQUADO RELACIONAMENTO DO ORGANISMO E O MEIO AMBIENTE. SISTEMA

Leia mais

Sistema Nervoso Aula Programada Biologia

Sistema Nervoso Aula Programada Biologia Aula Programada Biologia Tema: Sistema Nervoso Tecido Nervoso Corpo Celular/Pericário Núcleo Nódulo de Ranvier Dendritos Bainha de Mielina (Células de Schwann) Axônio Telodendros Tecido Nervoso Oligodendrócito

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA B 12º ANO DE ESCOLARIDADE 2017/2018

PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA B 12º ANO DE ESCOLARIDADE 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA B 12º ANO DE ESCOLARIDADE 2017/2018 Aulas Previstas Períodos Escolares Temas/ programáticos Para Lecionação de Para Avaliação 1 UNIDADE 1 A entrada na vida

Leia mais

Sistema nervoso. Cérebro, espinha, nervos e órgãos do sentido

Sistema nervoso. Cérebro, espinha, nervos e órgãos do sentido Tecido nervoso Sistema nervoso Cérebro, espinha, nervos e órgãos do sentido Função Detectar mudanças, receber e interpretar informação sensorial, estimular músculos e glândulas Sist. Nervoso central (SNC):

Leia mais

Classificação e Características do Tecido Nervoso

Classificação e Características do Tecido Nervoso Classificação e Características do Tecido Nervoso CARACTERÍSTICAS GERAIS TRANSMISSÃO DE IMPULSOS NERVOSOS RELAÇÃO DIRETA COM O SISTEMA ENDÓCRINO Organização do Sistema Nervoso Humano Divisão Partes Funções

Leia mais

Sem ele as células são forçadas a fermentarem, produzindo menos energia.

Sem ele as células são forçadas a fermentarem, produzindo menos energia. Sistema respiratório Nosso organismo necessita de O 2 para agir como receptor final na cadeia transportadora de elétrons. Sem ele as células são forçadas a fermentarem, produzindo menos energia. Há organismos

Leia mais

RCG0212 Estrutura e Função do Sistema Nervoso FMRP - USP

RCG0212 Estrutura e Função do Sistema Nervoso FMRP - USP RCG0212 Estrutura e Função do Sistema Nervoso FMRP - USP Disciplinas do 3 º Semestre: RCG0212 Estrutura e Função do Sistema Nervoso RCG0214 Fisiologia I Depto. Anatomia Depto. Fisiologia RCG0243 Imunologia

Leia mais

Sistema neuro-hormonal

Sistema neuro-hormonal Unidade 4 Sistema neuro-hormonal O que é o sistema neuro-hormonal? + Sistema nervoso Sistema hormonal O que é o sistema neuro-hormonal? Qualquer alteração no exterior ou no interior do corpo! corresponde

Leia mais

SISTEMA NERVOSO. Juntamente com o sistema endócrino, capacitam o organismo a:

SISTEMA NERVOSO. Juntamente com o sistema endócrino, capacitam o organismo a: SISTEMA NERVOSO Juntamente com o sistema endócrino, capacitam o organismo a: perceber as variações do meio (interno e externo), a difundir as modificações que essas variações produzem executar as respostas

Leia mais

PSICOLOGIA B - 12º ano

PSICOLOGIA B - 12º ano PSICOLOGIA B - 12º ano Tema 2: EU Processos emocionais A professora: Antónia Couto Ano letivo: 2011-2012 Índice Introdução Distinção entre afeto, sentimento e emoção (D5) Definição de emoção (D6 e D7)

Leia mais

Sistema nervoso - II. Professora: Roberta Paresque Anatomia Humana CEUNES - UFES

Sistema nervoso - II. Professora: Roberta Paresque Anatomia Humana CEUNES - UFES Sistema nervoso - II Professora: Roberta Paresque Anatomia Humana CEUNES - UFES Nervo olfatório Nervo óptico Nervo oculomotor, troclear e abducente Nervo trigêmeo Nervo facial Nervo vestíbulo-coclear Nervo

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa da Disciplina

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa da Disciplina PSICOLOGIA B /12º ANO Página 1 de 5 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa da Disciplina UNIDADE 1 ENTRADA NA VIDA TEMA 1: ANTES DE MIM As bases biológicas e culturais do comportamento. A

Leia mais

GENÉTICA E HEREDITARIEDADE

GENÉTICA E HEREDITARIEDADE GENÉTICA E HEREDITARIEDADE NOÇÕES BÁSICAS DE HEREDITARIEDADE Os indivíduos de uma determinada espécie apresentam diferenças entre si, apesar de serem muito semelhantes. O QUE É A HEREDITARIEDADE E A GENÉTICA?

Leia mais

Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto

Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto Origem de alguns reflexos Os seres vivos devem se ajustar ao meio; Existem três propriedades fundamentais para esta adaptação: Irritabilidade Condutibilidade

Leia mais

PSICOLOGIA. Sistema Nervoso

PSICOLOGIA. Sistema Nervoso CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS PSICOLOGIA Neuroanatomia Sistema Nervoso Foz do Iguaçu, outubro de 2017 É um conjunto de órgãos responsáveis pela coordenação e integração dos demais sistemas

Leia mais

Sistema Nervoso Central Quem é o nosso SNC?

Sistema Nervoso Central Quem é o nosso SNC? Controle Nervoso do Movimento Muscular Sistema Nervoso Central Quem é o nosso SNC? 1 SNC Encéfalo Medula espinhal Encéfalo - Divisão anatômica Cérebro Cerebelo Tronco encefálico 2 Condução: Vias ascendentes

Leia mais

PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS CANDIDATOS AO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS DISCIPLINA DE PSICOLOGIA

PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS CANDIDATOS AO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS DISCIPLINA DE PSICOLOGIA PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS CANDIDATOS AO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS DISCIPLINA DE PSICOLOGIA 16 de Junho de 2016 Tempo de realização da prova: 1h00 Nome completo: Nº

Leia mais

PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS CANDIDATOS AO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS DISCIPLINA DE PSICOLOGIA

PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS CANDIDATOS AO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS DISCIPLINA DE PSICOLOGIA PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS CANDIDATOS AO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS DISCIPLINA DE PSICOLOGIA 16 de Junho de 2016 Tempo de realização da prova: 1h00 Nome completo: Nº

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Parte 3. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Parte 3. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 3 Professora: Nathália Bastos A INFÂNCIA Para Wallon a infância é considerada uma obra em construção. A primeira condição para a construção da pessoa do eu

Leia mais

Ano Letivo 2011/2012. Nome: Nº: Turma: Data: / / Nota Final: Professor: Enc. EDuc:

Ano Letivo 2011/2012. Nome: Nº: Turma: Data: / / Nota Final: Professor: Enc. EDuc: ESCOLA BÁSICA JOSÉ SARAMAGO Ano Letivo 20/202 CIÊNCIAS NATURAIS 9º ANO Ficha de Avaliação Nome: Nº: Turma: Data: / / Nota Final: Professor: Enc. EDuc: Atenção! Do teste constarão 3 parâmetros a avaliar:

Leia mais

SISTEMA NERVOSO 17/05/2013 ORGANIZAÇÃO E ASPECTOS GERAIS. 1. Introdução ao Sistema Nervoso. 2. Filogênese do Sistema Nervoso

SISTEMA NERVOSO 17/05/2013 ORGANIZAÇÃO E ASPECTOS GERAIS. 1. Introdução ao Sistema Nervoso. 2. Filogênese do Sistema Nervoso SISTEMA NERVOSO ORGANIZAÇÃO E ASPECTOS GERAIS Agenda 1. ao Sistema Nervoso 2. Filogênese do Sistema Nervoso 3. do Sistema Nervoso 4. Divisões do Sistema Nervoso 5. Organização do Sistema Nervoso 6. Conclusões

Leia mais

Piaget. A epistemologia genética de Jean Piaget

Piaget. A epistemologia genética de Jean Piaget + Piaget A epistemologia genética de Jean Piaget Jean Piaget (1896-1980) n Posição filosófica: o conhecimento humano é uma construção do próprio homem à CONSTRUTIVISMO n Cada pessoa constrói ativamente

Leia mais

Sistema Nervoso. 1) Introdução

Sistema Nervoso. 1) Introdução 1) Introdução O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes dentro do

Leia mais

O estudo. O que significa a palavra estudar?

O estudo. O que significa a palavra estudar? O estudo O que significa a palavra estudar? O estudo Aurélio Buarque de Holanda: - Estudar é "aplicar a inteligência para aprender (...) é aplicar o espírito, a memória e a inteligência para adquirir conhecimento".

Leia mais

31. Com relação aos principais componentes orgânicos celulares, assinale a afirmativa INCORRETA.

31. Com relação aos principais componentes orgânicos celulares, assinale a afirmativa INCORRETA. PASES 1 a ETAPA TRIÊNIO 2004-2006 1 o DIA GABARITO 1 19 BIOLOGIA QUESTÕES DE 31 A 40 31. Com relação aos principais componentes orgânicos celulares, assinale a afirmativa INCORRETA. a) Proteínas, quando

Leia mais

Drogas que atuam no Sistema Nervoso Autônomo. Astria Dias Ferrão Gonzales 2017

Drogas que atuam no Sistema Nervoso Autônomo. Astria Dias Ferrão Gonzales 2017 Drogas que atuam no Sistema Nervoso Autônomo Astria Dias Ferrão Gonzales 2017 SNC Todos os estímulos do nosso ambiente causam, nos seres humanos, sensações como dor e calor. Todos os sentimentos, pensamentos,

Leia mais

Sistema Nervoso Professor: Fernando Stuchi

Sistema Nervoso Professor: Fernando Stuchi Fisiologia Animal Sistema Nervoso Sistema Nervoso Exclusivo dos animais, vale-se de mensagens elétricas que caminham pelos nervos mais rapidamente que os hormônios pelo sangue. Mantido vivo pela eletricidade,

Leia mais

Sistema nervoso Central (SNC)

Sistema nervoso Central (SNC) Este sistema é o grande responsável pela coordenação de todas as atividades vitais de um organismo. O sistema nervoso integra os diversos sistemas, desde a atividade hormonal até os movimentos. Este sistema

Leia mais

Fisiologia do Sistema Nervoso. Cláudia Minazaki

Fisiologia do Sistema Nervoso. Cláudia Minazaki Fisiologia do Sistema Nervoso Cláudia Minazaki Conteúdo para estudar: 1. SNC e SNP 2. Classificação fisiológica: sistema nervoso somático e visceral (órgãos e estruturas de constituição e funções) 3. Organização

Leia mais

SELEÇÃO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE NEUROCIÊNCIAS E COMPORTAMENTO (NTPC/UFPA) ETAPA II - PROVA DE CONHECIMENTOS. Nome completo: CPF: Orientador:

SELEÇÃO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE NEUROCIÊNCIAS E COMPORTAMENTO (NTPC/UFPA) ETAPA II - PROVA DE CONHECIMENTOS. Nome completo: CPF: Orientador: SELEÇÃO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE NEUROCIÊNCIAS E COMPORTAMENTO (NTPC/UFPA) ETAPA II - PROVA DE CONHECIMENTOS Nome completo: CPF: Orientador: As questões devem ser respondidas na folha timbrada entregue,

Leia mais