Prof. Sérgio Carvalho GENÉTICA E HEREDITARIEDADE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prof. Sérgio Carvalho GENÉTICA E HEREDITARIEDADE"

Transcrição

1 Prof. Sérgio Carvalho GENÉTICA E HEREDITARIEDADE

2 NOÇÕES BÁSICAS DE HEREDITARIEDADE Os indivíduos de uma determinada espécie apresentam diferenças entre si, apesar de serem muito semelhantes.

3 O QUE É A HEREDITARIEDADE E A GENÉTICA? As características que passam de pais para filhos são chamadas de características hereditárias. A hereditariedade é, portanto, o mecanismo através do qual as características são transmitidas de geração em geração. A genética é a área da ciência que estuda a hereditariedade.

4 O ESTUDO DA HEREDITARIEDADE As primeiras experiências científicas sobre hereditariedade foram realizadas por Gregor Mendel. Mendel fez estudos com ervilheiras e descobriu que estas herdavam, para cada característica, uma informação da planta feminina e outra da planta masculina.

5 ADN, em inglês, escreve-se DNA. O ADN A informação genética está inscrita no ADN, uma molécula que está contida no núcleo de cada célula que constitui um ser vivo. A palavra ADN significa ácido desoxirribonucleico. O ADN tem uma forma em dupla hélice.

6 ESTRUTURA DO ADN A unidade básica que constitui esta longa molécula é chamada de nucleótido. Cada nucleótido tem: um grupo fosfato, um açúcar (desoxirribose) e uma base azotada.

7 ESTRUTURA DO ADN Existem 4 bases azotadas diferentes, o que faz com que existam 4 nucleótidos diferentes que constituem o ADN: Citosina (C) Guanina (G) Adenina (A) Timina (T) As bases são complementares, ou seja: a timina só se liga à adenina e a guanina só se liga à citosina.

8 ESTRUTURA DO ADN A sequência de nucleótidos é ligeiramente diferente de pessoa para pessoa, o que faz com que cada um de nós seja diferente e único, apesar de sermos todos da mesma espécie. Isto origina características diferentes.

9 OS CROMOSSOMAS O ADN é um filamento muito enrolado que se associa a proteínas chamadas histonas, originando a cromatina. Quando a cromatina se condensa, enrola-se e forma os cromossomas. ADN Histonas Cromossoma Cromatina (condensada)

10 OS GENES Cada porção de DNA que codifica a informação para uma característica é chamada de gene. Existem diferentes formas do mesmo gene.

11 O CARIÓTIPO Ao conjunto de cromossomas de uma célula, caracterizado pelo número, forma e tamanho desses cromossomas, chamamos cariótipo. O cariótipo de cada espécie é diferente. Cariótipo de um humano Cariótipo de um rato

12 OS CROMOSSOMAS DA ESPÉCIE HUMANA Cada uma das células do nosso corpo tem 46 cromossomas. Eles agrupam-se aos pares: assim, temos 23 pares de cromossomas. Os cromossomas do mesmo par contêm informação para a mesma característica, mas essas informações podem ser diferentes.

13 OS CROMOSSOMAS DA ESPÉCIE HUMANA Em cada par, um dos cromossomas foi herdado da mãe e o outro do pai. Isto significa que os gâmetas apenas têm metade dos cromossomas das restantes células. Quando os gâmetas se unem, na fecundação, prefazem um total de cromossomas 23 cromossomas 46 cromossomas

14 GENÓTIPO E FENÓTIPO Genótipo: constituição genética de um indivíduo relativamente a uma determinada característica. Fenótipo: característica observável de um indivíduo que resulta da interação entre o seu genótipo e o ambiente.

15 GENES DOMINANTES E GENES RECESSIVOS Gene dominante: gene que, estando presente, se manifesta no fenótipo. Representa-se por uma letra maiúscula (ex: R) Gene recessivo: gene que só se manifesta no fenótipo se existir um gene igual no outro cromossoma do par. Representa-se por uma letra minúscula (ex: r). RR A a cc

16 GENES DOMINANTES E GENES RECESSIVOS

17 TRANSMISSÃO DOS CARACTERES HEREDITÁRIOS Mendel cruzou ervilheiras de pétalas de cor branca com outras de cor roxa. Xadrez Mendeliano

18 TRANSMISSÃO DOS CARACTERES HEREDITÁRIOS Gene dos olhos azuis Gene dos olhos castanhos Portador de dois genes para olhos azuis Portador de dois genes para olhos castanhos Portador de genes para olhos azuis e para olhos castanhos Em muitos casos, a determinação do fenótipo para uma característica envolve 2 ou mais genes em simultâneo.

19 ÁRVORES GENEALÓGICAS São esquemas / diagramas que evidenciam a transmissão de uma característica ao longo de várias gerações. C? cc cc C? Cc Cc cc C? C? C? cc cc Cc Cc Transmissão da cor dos olhos numa família cc cc

20 ÁRVORES GENEALÓGICAS Transmissão da características lóbulo da orelha aderente vs solto numa família hipotética

21 DETERMINAÇÃO DO GÉNERO O género de um indivíduo é determinado pelo 23º par de cromossomas do seu cariótipo. X determina o sexo feminino Y determina o sexo masculino

22 DETERMINAÇÃO DO GÉNERO O género de um indivíduo é determinado pelo 23º par de cromossomas do seu cariótipo. Mãe Pai Ovócitos Espermatozóides Fecundação

23 PROBLEMAS Por vezes, quando as células se dividem, pode ocorrer alterações ao número normal de cromossomas. Cariótipo com Trissomia 21 (47 cromossomas) Síndroma de Down Défice cognitivo e baixo QI, baixa estatura, problemas cardíacos, problemas de visão e audição

24 PROBLEMAS Síndroma de Turner Cariótipo com Monossomia (45 cromossomas) Problemas cardíacos, abas de pele no pescoço, ovários não funcionais, ausência de ciclo menstrual, esterilidade, défices cognitivos

25 PROBLEMAS Síndroma do Choro-do-gato Um dos cromossomas do par 5 é mais curto Constante gemido, desenvolvimento atrasado, cabeça pequena

26 APLICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DE GENÉTICA À medida que a tecnologia evoluiu, o estudo da genética aprofundou-se e tornou-se mais complexo. A biotecnologia consiste em técnicas que utilizam os seres vivos (ou parte deles) para produzir novos produtos.

27 APLICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DE GENÉTICA As técnicas de fertilização assistida só se tornaram possíveis a partir do momento em que se descobriu a estrutura do ADN e começou a ser possível a sua manipulação e a dos genes.

28 ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS (OGM) São organismos modificados geneticamente, com recurso a técnicas de engenharia genética.

29 ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS (OGM) Riscos: Para a saúde: alimentos geneticamente modificados podem causar resistência a antibióticos e podem provocar doenças como alergias; Para o ambiente: o cruzamento entre OGM e espécies silvestres pode ter efeitos desconhecidos; resistência de certas pragas a determinadas toxinas; toxinas podem afetar outros seres vivos que não apenas aqueles que pretendem eliminar.

30 CLONAGEM A clonagem é o processo que permite produzir células ou organismos geneticamente idênticos a outros previamente existentes, sem que haja a intervenção de gâmetas.

31 COMO SE FAZ A CLONAGEM EM ANIMAIS? 1- Uma célula é retirada do ubre de uma ovelha que se pretende clonar. 2- Preserva-se apenas o núcleo dessa célula. Núcleo 5- Une-se o núcleo com o ovócito através de uma descarga de energia. Ovócito 3- Retira-se um ovócito de outra ovelha. 4- Elimina-se o núcleo do ovócito. 8- O embrião forma um ser igual ao inicial. Clone 7- O embrião é colocado no útero de uma ovelha. 6- A nova célula começa a dividir-se normalmente.

32 CLONAGEM Questões éticas associadas à clonagem humana: -compromete-se a individualidade; -perde-se a variabilidade genética da espécie humana; - envelhecimento precoce; -aparecimento de um grande número de mal-formações; - poder-se-á por em causa a evolução da espécie humana; -numerosas oposições levantadas pelas religiões e governos do mundo.

GENÉTICA E HEREDITARIEDADE

GENÉTICA E HEREDITARIEDADE GENÉTICA E HEREDITARIEDADE NOÇÕES BÁSICAS DE HEREDITARIEDADE Os indivíduos de uma determinada espécie apresentam diferenças entre si, apesar de serem muito semelhantes. O QUE É A HEREDITARIEDADE E A GENÉTICA?

Leia mais

Que caracteres são herdados de geração em geração?

Que caracteres são herdados de geração em geração? Músculos Cor dos olhos Membro amputado Cor do cabelo Que caracteres são herdados de geração em geração? Existem características que são transmitidas de geração em geração caracteres hereditários. Ex.:

Leia mais

3.2. Genética e Hereditariedade

3.2. Genética e Hereditariedade Ciências Naturais 9º ano Unidade 3 Transmissão da vida 3.2. Genética e Hereditariedade Características ou caracteres herdados dos progenitores Hereditariedade vs Genética Genética Ciência que estuda os

Leia mais

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m L o u r o s a CIÊNCIAS NATURAIS 9º ano FICHA DE AVALIAÇÃO Ano Letivo 2011/2012 Classificação: Professora: Enc. Educação: Nome:

Leia mais

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m L o u r o s a CIÊNCIAS NATURAIS 9º ano FICHA DE AVALIAÇÃO Ano Letivo 2011/2012 Classificação: Professora: Enc. Educação: Nome:

Leia mais

Antes de Mim. Genética(fazer nascer) Qual a Especificidade do Ser humano?

Antes de Mim. Genética(fazer nascer) Qual a Especificidade do Ser humano? Psicologia B Antes de Mim Genética(fazer nascer) Qual a Especificidade do Ser humano? Nós e os outros Como se explicam as caraterísticas dos diferentes seres vivos? Porque razão os seres da mesma espécie

Leia mais

Disciplina: Biologia

Disciplina: Biologia E.E. José Mamede de Aquino 3º ano do Ensino Médio 1º Bimestre - 2018 Disciplina: Biologia Prof. Me. Antonio Fernandes dos Santos Genética: Conceitos (DNA, Cromossomos, Cariótipo, Gene, Genoma, Alelos)

Leia mais

Cap. 1: Genética A ciência da hereditariedade. Equipe de Biologia

Cap. 1: Genética A ciência da hereditariedade. Equipe de Biologia Cap. 1: Genética A ciência da hereditariedade Equipe de Biologia Por que a Mônica é baixinha, dentuça e gorducha? Disponível em: . Acesso em: 04 Fev. 2012 Obrigatoriamente,

Leia mais

GENÉTICA. Profª Fernanda Toledo

GENÉTICA. Profª Fernanda Toledo GENÉTICA Profª Fernanda Toledo O que é Genética? É a ciência que estuda os genes e sua transmissão para as gerações futuras. As características são transmitidas de pais para filhos. Essa atividade é coordenada

Leia mais

3. Identifica os indivíduos homozigóticos relativamente à cor dos olhos.

3. Identifica os indivíduos homozigóticos relativamente à cor dos olhos. Um homem de olhos azuis, cujos pais eram ambos de olhos castanhos, casa com uma mulher de olhos castanhos que tinha uma irmã de olhos azuis, sendo o pai de olhos castanhos e a mãe de olhos azuis. Do casamento,

Leia mais

Genética Molecular. Tema 1: Genética Molecular. Prof. Leandro Parussolo

Genética Molecular. Tema 1: Genética Molecular. Prof. Leandro Parussolo Instituto Federal de Santa Catarina Câmpus Florianópolis Unidade Curricular: Biologia I Tema 1: Genética Molecular Genética Molecular Prof. Leandro Parussolo leandro.parussolo@ifsc.edu.br Genética Estuda

Leia mais

Caraterizar os agentes responsáveis pelas caraterísticas genéticas. Explicar as influências genéticas e epigenéticas no comportamento.

Caraterizar os agentes responsáveis pelas caraterísticas genéticas. Explicar as influências genéticas e epigenéticas no comportamento. A genética Caraterizar os agentes responsáveis pelas caraterísticas genéticas. Explicar as influências genéticas e epigenéticas no comportamento. Analisar a relação entre a complexidade do ser humano e

Leia mais

Genética Conceitos Básicos. Professor Fláudio

Genética Conceitos Básicos. Professor Fláudio Genética Conceitos Básicos Professor Fláudio O que é genética? É o estudo dos genes e de sua transmissão para as gerações futuras. É dividida em: - Genética Clássica Mendel (1856 1865) - Genética Moderna

Leia mais

GENÉTICA. Prof.César Lima

GENÉTICA. Prof.César Lima GENÉTICA Prof.César Lima 1 Ramo da biologia que estuda: a natureza química do material hereditário; os mecanismos de transmissão do material hereditário; o modo de ação do material hereditário. 1/4 avós

Leia mais

Ano Letivo 2011/2012. Nome: Nº: Turma: Data: / / Nota Final: Professor: Enc. EDuc:

Ano Letivo 2011/2012. Nome: Nº: Turma: Data: / / Nota Final: Professor: Enc. EDuc: ESCOLA BÁSICA JOSÉ SARAMAGO Ano Letivo 2011/2012 CIÊNCIAS NATURAIS 9º ANO Ficha de Avaliação Nome: Nº: Turma: Data: / / Nota Final: Professor: Enc. EDuc: Atenção! Do teste constarão 3 parâmetros a avaliar:

Leia mais

CITOGENÉTICA CROMOSSOMOS

CITOGENÉTICA CROMOSSOMOS CITOGENÉTICA CROMOSSOMOS 1 CROMOSSOMOS Os cromossomos são estruturas filamentosas localizadas no interior do núcleo das células. Os cromossomos contém os genes que são os transmissores das caracterís2cas

Leia mais

Conceitos Básicos de Genética. Relação Fenótipo-Genótipo

Conceitos Básicos de Genética. Relação Fenótipo-Genótipo Conceitos Básicos de Genética Relação Fenótipo-Genótipo Genética É a disciplina dentro da Biologia que estuda os mecanismos da hereditariedade. O que é genética? É o estudo dos genes e de sua transmissão

Leia mais

Noções de Genética: COLÉGIO DIOCESANO SERIDOENSE CURSINHO PRÉ-ENEM PROFESSORA: MSc MONYKE LUCENA

Noções de Genética: COLÉGIO DIOCESANO SERIDOENSE CURSINHO PRÉ-ENEM PROFESSORA: MSc MONYKE LUCENA Noções de Genética: COLÉGIO DIOCESANO SERIDOENSE CURSINHO PRÉ-ENEM PROFESSORA: MSc MONYKE LUCENA Noções de Genética: Genética: É o estudo da hereditariedade. Hereditariedade: fenômeno que explica as semelhanças

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação Ciências 8 o ano Unidade 3 5 Unidade 3 Nome: Data: 1. As bactérias não têm núcleo nem DNA. Você concorda com essa afirmação? Justifique. 2. Uma mulher de 40 anos de idade está

Leia mais

Genética. Aula 02 Profº Ricardo Dalla Zanna

Genética. Aula 02 Profº Ricardo Dalla Zanna Genética Aula 02 Profº Ricardo Dalla Zanna Plano de Ensino e Aprendizagem Conteúdo programático: o Unidade 1: Introdução à genética o Importância da genética na vida, na sociedade e para o estudo da biologia

Leia mais

17/03/2017. Prof. Leonardo F. Stahnke CÉLULA

17/03/2017. Prof. Leonardo F. Stahnke CÉLULA Prof. Leonardo F. Stahnke CÉLULA 1 Carioteca: Estrutura que separa o conteúdo citoplasmático do conteúdo nuclear. É composto por uma membrana lipoproteica dupla e porosa, que seleciona os íons e as moléculas

Leia mais

Introdução a Biologia Molecular: DNA Nutrição

Introdução a Biologia Molecular: DNA Nutrição Introdução a Biologia Molecular: DNA Nutrição Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto ABR/2011 HISTÓRICO Organização Células DNA + Proteínas Informação das proteínas e RNAs que serão sintetizadas

Leia mais

Transcrição da informação genética

Transcrição da informação genética Transcrição da informação genética A síntese de RNA (mensageiro, por exemplo) se inicia com a separação das duas fitas de DNA. Apenas uma das fitas do DNA serve de molde para a produção da molécula de

Leia mais

BIOLOGIA. Hereditariedade e Diversidade da Vida Mutações e alterações cromossômicas. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Hereditariedade e Diversidade da Vida Mutações e alterações cromossômicas. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Hereditariedade e Diversidade da Vida Mutações e alterações cromossômicas Prof. Daniele Duó - As mutações são espontâneas e podem ser silenciosas, em alguns casos, podem ainda ser letais, ou ainda

Leia mais

GENÉTICA. PDF created with pdffactory Pro trial version Profª Fernanda Toledo

GENÉTICA. PDF created with pdffactory Pro trial version  Profª Fernanda Toledo GENÉTICA Profª Fernanda Toledo Teoria pré-formista Um microscopista publicou em desenho de espermatozóide, afirmando ter observado uma miniatura de homem (homunculus) no seu interior O que é Genética?

Leia mais

CAPÍTULO 1: Pré-Mendelismo e Genética Mendeliana

CAPÍTULO 1: Pré-Mendelismo e Genética Mendeliana CAPÍTULO 1: Pré-Mendelismo e Genética Mendeliana Prof. João Biologia I Prof. João O DNA Cromossomo DNA: Ácido Desoxirribonucleico (em inglês deoxyribonucleic acid). É encontrado organizado sob a forma

Leia mais

PATRIMÓNIO GENÉTICO. Hereditariedade - Consiste na transmissão das características de um indivíduo à sua descendência

PATRIMÓNIO GENÉTICO. Hereditariedade - Consiste na transmissão das características de um indivíduo à sua descendência PATRIMÓNIO GENÉTICO Hereditariedade - Consiste na transmissão das características de um indivíduo à sua descendência Para todas as características estudadas, Mendel verificou: -Existia uma uniformidade

Leia mais

Biologia. Código Genético. Professor Enrico Blota.

Biologia. Código Genético. Professor Enrico Blota. Biologia Código Genético Professor Enrico Blota www.acasadoconcurseiro.com.br Biologia CÓDIGO GENÉTICO NÚCLEO E SÍNTESE PROTEICA O núcleo é de fundamental importância para grande parte dos processos que

Leia mais

"Bem-vindos ao melhor ano de suas vidas #2018"

Bem-vindos ao melhor ano de suas vidas #2018 COLÉGIO SHALOM Trabalho de recuperação - 9º Ano( ) - Disciplina: Biologia Valor: 12,0 Profª: Nize G. Chagas Pavinato Estudante: Data: / / Nota: "Bem-vindos ao melhor ano de suas vidas #2018" 1. Há cinquenta

Leia mais

BIOLOGIA. Hereditariedade e diversidade da vida. Introdução à genética 1ª e 2ª leis de Mendel. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Hereditariedade e diversidade da vida. Introdução à genética 1ª e 2ª leis de Mendel. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Hereditariedade e diversidade da vida Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem: Parte 1 Introdução a genética e 1ª Lei de Mendel I Introdução à genética II 1ª Lei de Mendel I Introdução à genética

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE GENÉTICA

CONCEITOS BÁSICOS DE GENÉTICA CONCEITOS BÁSICOS DE GENÉTICA * Cromossomos homólogos: cada um dos dois cromossomos que formam um par é homólogo do outro, isto é, idênticos entre si, quanto a constituição gênica. Cada um dos dois homólogos

Leia mais

GENÉTICA Profº Júlio César Arrué dos Santos

GENÉTICA Profº Júlio César Arrué dos Santos FONTE: www.klickeducacao.com.br GENÉTICA Profº Júlio César Arrué dos Santos História Mentor Gregor Mendel (1822 a 1884); Formação Matemática e Ciências Naturais; Pesquisa Variabilidade genética de plantas

Leia mais

1) Com base no heredograma a seguir, podemos dizer quer os indivíduos 2 e 3 da geração III, são: (1,0)

1) Com base no heredograma a seguir, podemos dizer quer os indivíduos 2 e 3 da geração III, são: (1,0) Aluno(a): nº: Turma: Nota Ano: 8º Ano E.F. Data: /12/2018 Trabalho Recuperação Professor(a): Gelsimara Matéria: Ciências Valor: 20,0 1) Com base no heredograma a seguir, podemos dizer quer os indivíduos

Leia mais

Alterações do material genético

Alterações do material genético Alterações do material genético Alterações do material genético Agentes internos ou externos causam alterações nos genes ou nos cromossomas MUTAÇÕES (ex: anemia falciforme, trissomia 21) Tecnologia permite

Leia mais

UN.2 -PATRIMÓNIO GENÉTICO E ALTERAÇÕES AO MATERIAL GENÉTICO

UN.2 -PATRIMÓNIO GENÉTICO E ALTERAÇÕES AO MATERIAL GENÉTICO UN.2 -PATRIMÓNIO GENÉTICO E ALTERAÇÕES AO MATERIAL GENÉTICO Cap.1.1.Transmissão das Características Hereditárias (1ªParte) Genética Mendeliana Biologia 12º ano UN.2 -PATRIMÓNIO GENÉTICO E ALTERAÇÕES AO

Leia mais

Os Fundamentos da genética. Professora Débora Lia Biologia

Os Fundamentos da genética. Professora Débora Lia Biologia Os Fundamentos da genética Professora Débora Lia Biologia Genética Mendeliana Nos livros didáticos da 2ª série do Ensino Médio, utilizamos a família de um personagem fictício, o professor Marcos, para

Leia mais

UTILIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS ESCOLARES

UTILIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS ESCOLARES OFICINA DE FORMAÇÃO UTILIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS ESCOLARES BIOLOGIA E GEOLOGIA 11.º ANO Escola Secundária Domingos Sequeira LEIRIA, 2010 INTRODUÇÃO A célula é a unidade básica funcional e

Leia mais

Prof. Marcelo Langer. Curso de Biologia. Aula 27 Genética

Prof. Marcelo Langer. Curso de Biologia. Aula 27 Genética Prof. Marcelo Langer Curso de Biologia Aula 27 Genética HERANÇA GENÉTICA A herança biológica é constituída por todas as características morfo e fisiológicas herdadas dos pais. Sempre há diferenças, devido

Leia mais

1 Elab.: Prof. : Gilmar

1 Elab.: Prof. : Gilmar 1 Elab.: Prof. : Gilmar 2 Elab.: Prof. : Gilmar Introdução Os ácidos nucléicos são responsáveis pelo controle de todas as atividades e pela manutenção da estrutura das células, além de estarem relacionados

Leia mais

Assinale abaixo quais os processos que resultam na expressão das características individuais:

Assinale abaixo quais os processos que resultam na expressão das características individuais: Atividade extra Questão 1 O DNA é formado por pedaços capazes de serem convertidos em algumas características. Esses pedaços são chamados de genes. Assinale abaixo quais os processos que resultam na expressão

Leia mais

Equipe de Biologia. Biologia DIVISÃO CELULAR

Equipe de Biologia. Biologia DIVISÃO CELULAR Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 8R Ensino Médio Equipe de Biologia Data: Biologia DIVISÃO CELULAR A Divisão Celular Os cromossomos são responsáveis pela transmissão dos caracteres hereditários, ou

Leia mais

APÊNDICE I - Versão original das tabelas 4, 5 e 6 e a lista com os conteúdos mantidos e eliminados nas tabelas finais apresentadas no corpo da tese

APÊNDICE I - Versão original das tabelas 4, 5 e 6 e a lista com os conteúdos mantidos e eliminados nas tabelas finais apresentadas no corpo da tese APÊNDICE I - Versão original das tabelas 4, 5 e 6 e a lista com os conteúdos mantidos e eliminados nas tabelas finais apresentadas no corpo da tese Tabela 4 - Conteúdos mencionados como básicos pelos professores/docentes

Leia mais

Ácidos nucleicos (DNA e RNA) e os genes

Ácidos nucleicos (DNA e RNA) e os genes Disciplina: Biologia Humana Profa. Me. Vivian C. Langiano Ácidos nucleicos (DNA e RNA) e os genes De Robertis, E. Bases da Biologia Celular e Molecular. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 4 ed. 2006. cap

Leia mais

Curso básico tópicos da hereditariedade. Faça o curso em: Aprenda genética com rapidez e eficiência

Curso básico tópicos da hereditariedade. Faça o curso em:  Aprenda genética com rapidez e eficiência Curso básico tópicos da hereditariedade Faça o curso em: www.clubedagenetica.com.br 1 Aprenda genética com rapidez e eficiência ÍNDICE Pg 03...Aula 1- Definição de gene Pg 03...Aula 2: Definição de alelo

Leia mais

GENÉTICA MENDELIANA TRANSMISSÃO DE CARACTERÍSTICAS HEREDITÁRIAS

GENÉTICA MENDELIANA TRANSMISSÃO DE CARACTERÍSTICAS HEREDITÁRIAS GENÉTICA MENDELIANA TRANSMISSÃO DE CARACTERÍSTICAS HEREDITÁRIAS Unidade 2 - PATRIMÓNIO GENÉTICO Situação Problemática Que desafios se colocam à genética no melhoramento da qualidade de vida? Cap. 1.1 Transmissão

Leia mais

17/04/2017. Prof. Leonardo F. Stahnke

17/04/2017. Prof. Leonardo F. Stahnke Prof. Leonardo F. Stahnke Algumas características são determinadas por genes localizados em cromossomos diferentes. Nesse caso, a segregação dos alelos ocorre de forma independente durante a meiose. Há,

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA GENÉTICA PARA ÁREA DA SAÚDE: Diagnóstico clínico: alteração no número ou estrutura dos cromossomos (síndrome de Down)

IMPORTÂNCIA DA GENÉTICA PARA ÁREA DA SAÚDE: Diagnóstico clínico: alteração no número ou estrutura dos cromossomos (síndrome de Down) Aplicações: IMPORTÂNCIA DA GENÉTICA PARA ÁREA DA SAÚDE: Diagnóstico clínico: alteração no número ou estrutura dos cromossomos (síndrome de Down) Mapeamento genético e identificação: mapeamento de genes

Leia mais

ADN. Ana Martins STC-7 Saberes fundamentais

ADN. Ana Martins STC-7 Saberes fundamentais 2010 ADN Ana Martins STC-7 Saberes fundamentais 20-07-2010 Em 1869, o Médico Suíço Friedrich Miescher retirou de uma ligadura alguns glóbulos brancos e fez uma grande descoberta. Descobriu que o núcleo

Leia mais

PROFESSORA ELYKA FERNANDA

PROFESSORA ELYKA FERNANDA PROFESSORA ELYKA FERNANDA ESPÉCIE HUMANA: Células Somáticas: 46 cromossomos 23 cromossomos de origem paterna 23 cromossomos de origem materna Mulheres XX Homogaméticos Homens XY - Heterogamético Herança

Leia mais

Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Biologia - 12º ano - Teste de Avaliação Fevereiro 2019 Unidade 2: Hereditariedade

Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Biologia - 12º ano - Teste de Avaliação Fevereiro 2019 Unidade 2: Hereditariedade Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Biologia - 12º ano - Teste de Avaliação Fevereiro 2019 Unidade 2: Hereditariedade Leia atentamente o texto e as questões que se seguem e indique a resposta

Leia mais

geração para outra, sendo considerado o pai da genética até os dias de hoje. Fonte: Ciências da natureza e suas tecnologias Biologia 1. Adaptado.

geração para outra, sendo considerado o pai da genética até os dias de hoje. Fonte: Ciências da natureza e suas tecnologias Biologia 1. Adaptado. Atividade extra Questão 1 Um monge britânico dedicou grande parte de sua vida ao estudo da transmissão de características de uma geração para outra, sendo considerado o pai da genética até os dias de hoje.

Leia mais

Qual o nome das bases pirimídicas?. R: Timina e Citosina. Quais os constituintes dos nucleótidos?

Qual o nome das bases pirimídicas?. R: Timina e Citosina. Quais os constituintes dos nucleótidos? O que significam as siglas? R: Ácido desoxirribonucleico. A molécula de tem mensagens codificadas em sequências de que contêm bases púricas e pirimídicas. R: nucleótidos Qual o nome das bases pirimídicas?.

Leia mais

Biologia e Ciências Naturais. Prof. Paulo Henrique Mueller.

Biologia e Ciências Naturais. Prof. Paulo Henrique Mueller. Prof. Paulo Henrique Mueller GENÉTICA É a ciência que estuda o material hereditário e os mecanismos de transmissão ao longo das gerações. É o processo pelo qual as características são passadas dos genitores

Leia mais

o hemofílico. Meu filho também será?

o hemofílico. Meu filho também será? A U A UL LA Sou hemofílico. Meu filho também será? Nas aulas anteriores, você estudou alguns casos de herança genética, tanto no homem quanto em outros animais. Nesta aula, analisaremos a herança da hemofilia.

Leia mais

FORA DE CLASSE TODAS AS AVES INSERIDAS FORA DA RESPECTIVA CLASSE SERÃO CONSIDERADAS FORA DE CLASSE.

FORA DE CLASSE TODAS AS AVES INSERIDAS FORA DA RESPECTIVA CLASSE SERÃO CONSIDERADAS FORA DE CLASSE. FORA DE CLASSE TODAS AS AVES INSERIDAS FORA DA RESPECTIVA CLASSE SERÃO CONSIDERADAS FORA DE CLASSE. OS JUIZES JULGARÃO ESTAS AVES, DE ACORDO COM O STANDARD DO SEU FENÓTIPO, ATRIBUIRÃO A RESPECTIVA PONTUAÇÃO,

Leia mais

Fundamentos da Genética. Professor: Anderson Marques de Souza 2016

Fundamentos da Genética. Professor: Anderson Marques de Souza 2016 Fundamentos da Genética Professor: Anderson Marques de Souza 2016 Genética: Conceitos Básicos 1º estuda a transmissão de características da célula-mãe para a célula-filha; 2º estuda as características

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO DISCIPLINA DE BIOLOGIA 3º Teste de Avaliação (V1) 12ºano Turma A e B TEMA: Manipulação da Fertilidade e Património Genético Nome: Nº Classificação:, valores A professora:

Leia mais

2 vertical: 5 letras, plural. 1 vertical: 11 letras

2 vertical: 5 letras, plural. 1 vertical: 11 letras 1 vertical: 11 letras São organismos originados da alteração molecular do DNA. 2 vertical: 5 letras, plural Fatores que condicionam as características genéticas de um organismo, sendo um proveniente do

Leia mais

ESTRUTURA E FUNÇÃO DOS GENES E CROMOSSOMOS

ESTRUTURA E FUNÇÃO DOS GENES E CROMOSSOMOS Faculdade Ciência da Vida Disciplina: Genética Básica Aula 2 ESTRUTURA E FUNÇÃO DOS GENES E CROMOSSOMOS PROFESSORA: Fernanda Guimarães E-MAIL: guimaraes.biologia@gmail.com NÚCLEO Abriga do material genético

Leia mais

HEREDITARIEDADE CAPÍTULO 3

HEREDITARIEDADE CAPÍTULO 3 HEREDITARIEDADE CAPÍTULO 3 Conceitos Hereditariedade: Relaciona os mecanismos ligados à transmissão das características genéticas. Óvulo+espermatozóide=célula-ovo ou zigoto Genética: ciência que estuda

Leia mais

Profº André Montillo

Profº André Montillo Profº André Montillo www.montillo.com.br Definição: É um polímero, ou seja, uma longa cadeia de nucleotídeos. Estrutura Molecular dos Nucleotídeos: Os nucleotídeos são constituídos por 3 unidades: Bases

Leia mais

BIOLOGIA Módulo 1 12º CTec

BIOLOGIA Módulo 1 12º CTec A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o S é r g i o V. N. G a i a E S C O L A S E C U N D Á R I A / 3 A N T Ó N I O S É R G I O BIOLOGIA Módulo 1 12º CTec CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE

Leia mais

Origens da genética e trabalho de Mendel

Origens da genética e trabalho de Mendel Origens da genética e trabalho de Mendel Hereditariedade Gregor Mendel (1865) - Leis da hereditariedade A Pureza dos Gametas A Segregação Independente Associou conhecimentos práticos sobre cultivo de plantas

Leia mais

Unidade 7. Reprodução e hereditariedade

Unidade 7. Reprodução e hereditariedade Unidade 7 Reprodução e hereditariedade O ESTUDO DA HEREDITARIEDADE Teoria da pré-formação ou Progênese: dentro de cada semente (gameta) existiam miniaturas de seres humanos, chamados homúnculos. Gregor

Leia mais

Património Genético. Como é feito o estudo do património genético? Como prever aparecimento determinadas características na geração seguinte?

Património Genético. Como é feito o estudo do património genético? Como prever aparecimento determinadas características na geração seguinte? Património Genético. Como é feito o estudo do património genético?. Como prever o aparecimento de determinadas características na geração seguinte?. Como se determina o carácter hereditário de uma doença?.

Leia mais

NOÇÕES BÁSICAS DE GENÉTICA

NOÇÕES BÁSICAS DE GENÉTICA Prof. James NOÇÕES BÁSICAS DE GENÉTICA 1. INTRODUÇÃO Este capítulo foi escrito para deixar o aluno com a cabeça organizada e com o raciocínio correto para ter sucesso na resolução das questões de genética.

Leia mais

Biologia. Mutações e Aconselhamento Genético. Professor Enrico Blota.

Biologia. Mutações e Aconselhamento Genético. Professor Enrico Blota. Biologia Mutações e Aconselhamento Genético Professor Enrico Blota www.acasadoconcurseiro.com.br Biologia MUTAÇÕES Mutação é uma mudança ou alteração no conteúdo genético de uma célula ou de um ser vivo.

Leia mais

Sociedade, Tecnologia e Ciência. DR1 - O Elemento, Graça Mendonça. Núcleo Gerador 7 DNA

Sociedade, Tecnologia e Ciência. DR1 - O Elemento, Graça Mendonça. Núcleo Gerador 7 DNA DNA Trabalho realizado por: Rafael Lourenço Fábio Rodrigues Miguel Almeida Rodrigo Sambento 1 á g i n a Índice INTRODUÇÃO... 3 DNA... 4 Organização do DNA na célula... 4 Elementos básicos dos ácidos nucleicos...

Leia mais

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros Genética Clássica 1. Conceito: É a ciência voltada para o estudo da hereditariedade, bem como da estrutura e função dos genes. Características Fundamentais

Leia mais

Essas fitas de DNA, localizadas no núcleo das células, se esticadas medem cerca de 2 metros de comprimento.

Essas fitas de DNA, localizadas no núcleo das células, se esticadas medem cerca de 2 metros de comprimento. O que é DNA? São fitas de uma substância química orgânica denominada ácido desoxirribonucleico, que contêm os códigos para a fabricação de todas as proteínas do nosso organismo, determinando todas as características

Leia mais

Origens da genética e trabalho de Mendel

Origens da genética e trabalho de Mendel Origens da genética e trabalho de Mendel Hereditariedade Gregor Mendel (1865) - Leis da hereditariedade A Pureza dos Gametas A Segregação Independente Associou conhecimentos práticos sobre cultivo de plantas

Leia mais

Origens da genética e trabalho de Mendel

Origens da genética e trabalho de Mendel Origens da genética e trabalho de Mendel Hereditariedade Gregor Mendel (1865) - Leis da hereditariedade A Pureza dos Gametas A Segregação Independente Associou conhecimentos práticos sobre cultivo de plantas

Leia mais

Núcleo celular. Responsável pela transmissão da hereditariedade e centro de comando das atividades celulares. Carioteca

Núcleo celular. Responsável pela transmissão da hereditariedade e centro de comando das atividades celulares. Carioteca Núcleo celular Responsável pela transmissão da hereditariedade e centro de comando das atividades celulares Carioteca Dupla camada de lipídios, contendo poros (passagem de grandes moléculas) Cariolinfa

Leia mais

Clique para editar o estilo do título mestre

Clique para editar o estilo do título mestre sub 23/07/2014 1 23/07/2014 1 AU09 Estrutura título e Função mestre do Material Genético Nalini subtítulo Drieli Josviak mestre Doutorado drinaly@gmail.com 23/07/2014 2 23/07/2014 2 Material Genético:

Leia mais

Ficha de Trabalho de Biologia 12º Ano

Ficha de Trabalho de Biologia 12º Ano UNIDADE 2 PATRIMÓNIO GENÉTICO HEREDITARIEDADE MENDELIANA Ficha de Trabalho de Biologia 2º Ano Monohibridismo. Classifique cada uma das seguintes afirmações como verdadeira (V) ou falsa (F): (A) Os indivíduos

Leia mais

a) do DNAmt, transmitido ao longo da linhagem materna, pois, em cada célula humana, há várias cópias dessa molécula.

a) do DNAmt, transmitido ao longo da linhagem materna, pois, em cada célula humana, há várias cópias dessa molécula. 01 - (ENEM) Uma vítima de acidente de carro foi encontrada carbonizada devido a uma explosão. Indícios, como certos adereços de metal usados pela vítima, sugerem que a mesma seja filha de um determinado

Leia mais

Património Genético e Alterações do material genético

Património Genético e Alterações do material genético Bio12 Unidade 2 Património Genético e Alterações do material genético Que desafios se colocam à genética no melhoramento da qualidade de vida? Cap. 1.1. Transmissão das características hereditárias Como

Leia mais

Plano de Recuperação Final EF2

Plano de Recuperação Final EF2 Série/Ano: 8º ANO Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o ano nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para os conteúdos que

Leia mais

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES I DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFESSOR(A: DATA: / / ALUNO(A): SÉRIE: 3º ANO ENTREGA: / /

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES I DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFESSOR(A: DATA: / / ALUNO(A): SÉRIE: 3º ANO ENTREGA: / / COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES I DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFESSOR(A: DATA: / / ALUNO(A): SÉRIE: 3º ANO ENTREGA: / / 1. (UFSCar) As duas sequências referem-se a moléculas

Leia mais

1) Com base no heredograma a seguir, qual a característica dos indivíduos 2 e 3 da geração III?

1) Com base no heredograma a seguir, qual a característica dos indivíduos 2 e 3 da geração III? Aluno(a): nº: Turma: Nota Ano: 8º Ano E.F. Data: /12/2017 Trabalho Recuperação Professor(a): Gel Matéria: Ciências Valor: 30,0 Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não use corretivo.

Leia mais

BIOLOGIA. Hereditariedade e diversidade da vida. Mutações e alterações cromossômicas Parte 2. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Hereditariedade e diversidade da vida. Mutações e alterações cromossômicas Parte 2. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Hereditariedade e diversidade da vida Parte 2 Professor: Alex Santos 3.2 Mutações cromossômicas (Anomalias ou aberrações cromossômicas): Alterações na estrutura de apenas um cromossomo ou no número

Leia mais

Como é constituído o nosso corpo?

Como é constituído o nosso corpo? Clonagem Clonagem O que é a informação genética? Onde se localiza a informação genética? O que é a clonagem? A primeira clonagem. Vantagens e desvantagens da clonagem. A clonagem Humana. Como é constituído

Leia mais

1ª e 2ª Leis de Mendel e Extensões do Mendelismo. Page 1

1ª e 2ª Leis de Mendel e Extensões do Mendelismo. Page 1 1ª e 2ª Leis de Mendel e Extensões do Mendelismo Page 1 Genética Clássica Principais eventos Page 2 Page 3 Page 4 Meiose Page 5 Meiose Page 6 Pareamento dos cromossomos homólogos Page 7 Separação dos cromossomos

Leia mais

Curso básico tópicos da hereditariedade. Faça o curso em: 1 Aprenda genética com rapidez e eficiência

Curso básico tópicos da hereditariedade. Faça o curso em:  1 Aprenda genética com rapidez e eficiência Curso básico tópicos da hereditariedade Faça o curso em: www.clubedagenetica.com.br 1 Aprenda genética com rapidez e eficiência GENÉTICA A genética é a área da biologia que estuda o DNA e de suas manifestações,

Leia mais

PROFESSORA: TÉRCIO CÂMARA DISCIPLINA: BIOLOGIA CONTEÚDO: REVISANDO

PROFESSORA: TÉRCIO CÂMARA DISCIPLINA: BIOLOGIA CONTEÚDO: REVISANDO PROFESSORA: TÉRCIO CÂMARA DISCIPLINA: BIOLOGIA CONTEÚDO: REVISANDO Probabilidade é a relação entre um ou mais eventos esperados e o número de eventos possíveis. P(n) = eventos esperados eventos possíveis

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Núcleo interfásico e código genético. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Núcleo interfásico e código genético. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem I Características gerais do núcleo II Morfologia geral do núcleo II O código genético e sua importância I Características

Leia mais

Augusto Adolfo Borba CRÉDITOS DAS IMAGENS DE ABERTURA:

Augusto Adolfo Borba CRÉDITOS DAS IMAGENS DE ABERTURA: AUTORIA: EDIÇÃO DE CONTEÚDO: EDIÇÃO DE TEXTO: REVISÃO DE TEXTO: CRÉDITOS DAS IMAGENS DE ABERTURA: Augusto Adolfo Borba Elvira Sampaio Paula Garcia da Rocha Ana Izabel Marques Armstrong Shutterstock/Sebastian

Leia mais

Estrutura do DNA 16/05/2018 ÁCIDOS NUCLÉICOS HISTÓRICO ÁCIDOS NUCLÉICOS. Adenina. Guanina. Citosina. Uracila. Timina GREGOR MENDEL

Estrutura do DNA 16/05/2018 ÁCIDOS NUCLÉICOS HISTÓRICO ÁCIDOS NUCLÉICOS. Adenina. Guanina. Citosina. Uracila. Timina GREGOR MENDEL ÁCIDOS NUCLÉICOS ÁCIDOS NUCLÉICOS: são substâncias formadoras de genes, constituídas por um grande número de NUCLEOTÍDEOS, que são unidades formadas por três tipos de substâncias químicas: - Uma base nitrogenada:

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Transcrição e tradução Parte 1. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Transcrição e tradução Parte 1. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem : Parte 1 - Dogma central da biologia I Estrutura e funções dos ácidos nucleicos; II Replicação do DNA; II Transcrição;

Leia mais

Ficha de estudo Biologia

Ficha de estudo Biologia Unidade 2 Património genético Transmissão de características hereditárias Ficha de estudo Biologia 12º ANO DE ESCOLARIDADE MÓDULO 1 Mendel, segundo filho de uma família de agricultores, nasceu em 1822,

Leia mais

Glossário. Formas alternativas de um gene no mesmo locus (posição no cromossoma). Uma pessoa herda um alelo do pai e outro alelo da mãe

Glossário. Formas alternativas de um gene no mesmo locus (posição no cromossoma). Uma pessoa herda um alelo do pai e outro alelo da mãe Glossário aborto espontâneo aconselhamento genético alelos aneuploidia anomalia cromossómica autossómico recessivo BRCA cariótipo caso índice citogeneticista Perda gestacional de um feto não viável antes

Leia mais

1. Produção de DNA recombinante (plasmídio de uma bactéria/gene do vaga-lume). 3. Multiplicação da célula de tabaco com o gene do vaga-lume.

1. Produção de DNA recombinante (plasmídio de uma bactéria/gene do vaga-lume). 3. Multiplicação da célula de tabaco com o gene do vaga-lume. 01. Analise a figura a seguir, que representa um determinado experimento: 1. Produção de DNA recombinante (plasmídio de uma bactéria/gene do vaga-lume). 2. Introdução do DNA em célula de tabaco. 3. Multiplicação

Leia mais

HERANÇA MONOGÊNICA. 1ª Lei de Mendel. Interações Alélicas

HERANÇA MONOGÊNICA. 1ª Lei de Mendel. Interações Alélicas HERANÇA MONOGÊNICA 1ª Lei de Mendel Interações Alélicas Introdução à Genética Mendeliana Conceito de gene (mas não o termo) => foi proposto pela 1ª vez por Gregor Mendel em 1865. Até então, a noção que

Leia mais

ÁCIDOS NUCLEICOS E BIOLOGIA MOLECULAR. Prof.: Anderson Marques de Souza 2016

ÁCIDOS NUCLEICOS E BIOLOGIA MOLECULAR. Prof.: Anderson Marques de Souza 2016 ÁCIDOS NUCLEICOS E BIOLOGIA MOLECULAR Prof.: Anderson Marques de Souza 2016 Hereditariedade sem identidade os fatores de Mendel Em 1865, Mendel apresenta seus trabalhos sobre a hereditariedade. Em 1900

Leia mais

ÁCIDOS NUCLEICOS. Existem dois tipos de ácidos nucleicos: - Ácido desoxirribonucleico (DNA) - Ácido ribonucleico (RNA)

ÁCIDOS NUCLEICOS. Existem dois tipos de ácidos nucleicos: - Ácido desoxirribonucleico (DNA) - Ácido ribonucleico (RNA) ÁCIDOS NUCLEICOS ÁCIDOS NUCLEICOS Em 1868, F. Miesher, num importante trabalho de citoquímica, isolou e analisou o núcleo das células. As substâncias constituintes do núcleo foram designadas nucleínas.

Leia mais

PROFESSORA: HAMANDA SOARES DISCIPLINA: BIOLOGIA CONTEÚDO: PRATICANDO AULA - 01

PROFESSORA: HAMANDA SOARES DISCIPLINA: BIOLOGIA CONTEÚDO: PRATICANDO AULA - 01 PROFESSORA: HAMANDA SOARES DISCIPLINA: BIOLOGIA CONTEÚDO: PRATICANDO AULA - 01 Vamos Praticar? 2 QUESTÃO - 01 Um estudante, ao iniciar o curso de Genética, anotou o seguinte: I. Cada caráter hereditário

Leia mais

FILHO DE SCOISO SCOISINHO É!

FILHO DE SCOISO SCOISINHO É! FILHO DE SCOISO SCOISINHO É! Uma atividade para ensinar e aprender Genética Autores: Jorge Oyakawa, Eliana Maria Beluzzo Dessen e Maria Augusta Versão Original: Carolina Morgante Projeto e Produção: Jorge

Leia mais

Matéria: Biologia Professora: Mariana Bregalda de Castro Aula 2 - Capítulo 2. Introdução a genética clássica. Gametas:

Matéria: Biologia Professora: Mariana Bregalda de Castro Aula 2 - Capítulo 2. Introdução a genética clássica. Gametas: Matéria: Biologia Professora: Mariana Bregalda de Castro Aula 2 - Capítulo 2. Introdução a genética clássica 2.1. Fundamentos da genética clássica A genética corresponde ao estudo da hereditariedade. Um

Leia mais

CARIÓTIPO & MUTAÇÕES CROMOSSÔMICAS

CARIÓTIPO & MUTAÇÕES CROMOSSÔMICAS Ensino Médio Biologia Professor João CARIÓTIPO & MUTAÇÕES CROMOSSÔMICAS O que são mutações? Qualquer alteração permanente no DNA é chamada de mutação; Podem ocorrer em qualquer célula, tanto nas somáticas

Leia mais

Sexo e Herança. Profª Priscila F. Binatto

Sexo e Herança. Profª Priscila F. Binatto Sexo e Herança Profª Priscila F. Binatto DETERMINAÇÃO DO SEXO Sistema XY: seres humanos XX: Mulher XY: Homem Tipo XO: alguns insetos e vermes XX: fêmea XO: Macho Tipo ZW: aves, peixes e alguns insetos

Leia mais