RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DO MÊS DE ABRIL (2007)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DO MÊS DE ABRIL (2007)"

Transcrição

1 Centro de Interpretação Geológica de Canelas Lugar de Cima Canelas Arouca RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DO MÊS DE ABRIL (2007) Introdução: O mês de Abril do corrente ano fica marcado por um acontecimento que representa uma enorme satisfação para todos aqueles que se envolveram e se dedicaram com muito empenho na criação e desenvolvimento deste Centro de Interpretação Geológica. A atribuição pela Região de Turismo Rota da Luz do Prémio de Mérito Turístico 2007, demonstra o reconhecimento pelo trabalho efectuado e pela contribuição para o incremento do turismo da região. A cerimónia da entrega do prémio realizada no CIGC a 22 de Abril, coincidiu com a comemoração do Dia Mundial da Terra e, também, do Dia Nacional do Património Geológico, a que o CIGC se associou proporcionando entradas gratuitas a todos os que o visitaram durante esse dia. Relativamente às restantes actividades deste mês que se encontram descritas mais adiante, merece destaque a visita de Beatte Schümann, jornalista free lancer em trabalho para a revista National Geographic e Geo (Alemanha), a inauguração da Exposição de Fósseis de Canelas em Albergaria-a-Velha e o percurso pedestre Rota do Xisto que teve como ponto de partida e chegada o Centro de Interpretação Geológica de Canelas. Actividades: 11 de Abril A escola EBI de Castelo do Neiva do distrito de Viana do Castelo realizou uma visita de estudo ao CIGC com 66 alunos do 7º ano que efectuaram o percurso pedestre Rota do Paleozóico e posteriormente visitaram o Museu de fósseis de Canelas.

2 12 de Abril Neste dia estiveram presentes no CIGC 77 alunos do 7º ano da Escola Monsenhor Miguel de Oliveira da localidade de Válega, Santa Maria da Feira. Os alunos participaram numa recolha de fósseis durante cerca de 2 horas que proporcionou o resgate de alguns exemplares para as colecções do CIGC, outros foram cedidos à escola e outros ainda puderam ser levados pelos alunos. Após esta recolha de fósseis os alunos foram divididos em 4 grupos, tendo cada grupo visitado alternadamente o Museu. 14 de Abril - No dia 14 de Abril alunos do 2º ano do curso de Biologia/Geologia (via ensino) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) participaram numa aula de campo no âmbito da cadeira de Paleontologia, tendo ainda visitado o Museu. - Visita ao CIGC de um grupo de alunos do Mestrado em Património Geológico e Geoconservação do Departamento de Ciências da Terra da Universidade do Minho (UM). Durante a visita estes alunos puderam conhecer e assistir ao esforço desenvolvido na conciliação da exploração de recursos geológicos com a preservação e divulgação do património geológico do local. 15 de Abril A empresa Fuga & Evasão visitou, mais uma vez, o Museu do CIGC com 18 pessoas participantes nas suas actividades que aliam os ambientes naturais, ao lazer e à prática desportiva. Neste caso é proporcionado a estas pessoas um contacto directo e um melhor conhecimento do património geológico desta região, tratando-se sem dúvida de um óptimo complemento às actividades promovidas pela empresa.

3 17 de Abril - A Escola Secundária António Sérgio de Vila Nova de Gaia visitou, durante a manhã, o Museu e realizou o percurso pedestre Rota do Paleozóico com um grupo de 27 alunos do 11º e 12º ano, sendo que estava incluída na visita de estudo a deslocação à Serra da Freita durante o período da tarde. - No dia 17 de Abril pelas 14.30h o CIGC recebeu a visita ao Museu dos fósseis de Canelas de 33 alunos do 10º ano de escolaridade da Escola Secundária de Vila Nova de Paiva, concelho pertencente ao distrito de Viseu. 18 de Abril No dia 18 de Abril a Escola Secundária de Arouca visitou o Museu com uma turma composta por 24 alunos do 7º ano. Esta visita foi a última de um conjunto de 5 visitas de estudo ao Museu do CIGC que decorreram dentro do horário da aula de Ciências Naturais, tendo as visitas anteriores ocorrido nos meses de Fevereiro e Março. 20 de Abril A agência de turismo ARPT Centro de Portugal promoveu a visita ao nosso país da jornalista free-lancer Beatte Schümann que trabalha para a revista National Geographic e Geo (Alemanha). Desta visita fez parte a vinda ao Centro de Interpretação Geológica de Canelas, tendo sido proporcionada à jornalista Beate Schüman uma pormenorizada visita a todo o espaço de acção do CIGC, devidamente acompanhada por Artur Sá e Manuel Valério. A informação recolhida pela jornalista terá como resultado uma posterior reportagem a ser publicada nas revistas anteriormente referidas.

4 21 de Abril A Escola Secundária de Vieira do Minho do distrito de Braga, realizou uma visita de estudo ao CIGC com 56 alunos do 10º ano de escolaridade que percorreram a Rota do Paleozóico e posteriormente visitaram o Museu. 22 de Abril Cerimónia da entrega do Prémio de Mérito Turístico 2007 ao Centro de Interpretação Geológica de Canelas e à empresa Ardósias Valério & Figueiredo Lda, atribuido pela Região de Turismo da Rota da Luz pelos bons serviços ao turismo da região. Na cerimónia, presenciada por cerca de 80 pessoas, estiveram presentes Miguel Perestrelo da Secretaria de Estado do Turismo, Artur Neves Presidente da Câmara Municipal de Arouca, Pedro Silva Presidente da Região de Turismo da Rota da Luz, Elisabeth Silva Responsável pelo sector da Ciência da Comissão Nacional da UNESCO e, ainda, Artur Sá, Manuel Valério e Lígia Figueiredo do Centro de Interpretação Geológica de Canelas e da empresa Ardósias Valério & Figueiredo, Lda.

5 No dia 22 de Abril comemorou-se o Dia Mundial da Terra e, também, o Dia Nacional do Património Geológico, tendo o CIGC proporcionado entradas gratuitas a todos os visitantes, associando-se, assim, de forma simbólica à comemoração deste dia. De salientar que neste dia visitaram o CIGC cerca de 150 pessoas, número no qual se inclui as presenças na cerimónia da entrega do Prémio de Mérito Turístico que decorreu durante a manhã e já atrás referida. 23 de Abril Inauguração da Exposição de Fósseis de Canelas, uma iniciativa do Colégio de Albergaria que estará patente até ao dia 18 de Maio na Casa Municipal da Juventude de Albergaria-a-Velha e que pretende contribuir para o enriquecimento da comunidade escolar do concelho e do público em geral. A exposição é constituída por cerca de 50 amostras de ardósia contendo belos exemplares de fósseis do Ordovícico recolhidos na Pedreira do Valério e que pertencem ao acervo do Museu do Centro de Interpretação Geológica de Canelas. 24 de Abril O Colégio Nossa Senhora da Apresentação de Vagos efectuou neste dia a primeira de duas visitas de estudo marcadas para o mês de Abril. O grupo escolar era constituído por 74 alunos do 7º ano e por mais 10 alunos do 12º ano que começaram por realizar o percurso pedestre Rota do Paleozóico e no final visitaram o Museu.

6 26 de Abril Segunda visita de estudo do Colégio Nossa Senhora da Apresentação de Vagos, com 47 alunos do 7º ano de escolaridade e que decorreu de modo idêntico à visita do dia 24 de Abril, tal como descrito anteriormente. 27 de Abril A Escola Secundária Oliveira Júnior de São João da Madeira realizou uma visita de estudo à região de Arouca com 41 alunos do 11º ano que na parte da manhã visitaram o CIGC, tendo realizado a Rota do Paleozóico seguida da visita ao Museu, e à tarde estiveram na Serra da Freita. 28 de Abril No dia 28 de Abril, Sábado pela manhã o CIGC recebeu a visita do Grupo de Amigos do Museu da Póvoa de Varzim, constituído por cerca de 60 pessoas e que se encontrava de visita à região de Arouca. Os visitantes assistiram inicialmente a uma apresentação oral do Sr. Manuel Valério que de forma resumida e clara pretendeu dar a conhecer todo o contexto histórico e científico que esteve e está na base da constituição do Centro de Interpretação Geológica de Canelas, tendo sido realizada de seguida uma visita guiada ao Museu de fósseis. 28 de Abril A àrea adjacente ao Museu do CIGC serviu de ponto de partida para cerca de uma centena de participantes no percurso pedestre denominado Rota do Xisto. Este evento resulta de uma proposta de percurso pedestre elaborada pelo curso de Produção Florestal Recursos Pecuários, destinado à Educação e Formação de Adultos e enquadrado na Associação Florestal Entre Douro e Vouga. O percurso realiza-se dentro do perímetro geográfico da freguesia de Canelas e permite aos caminheiros aceder a locais de interesse paisagístico, arqueológico, bem como contactar com vestígios de actividades passadas como as minas de volfrâmio e deparar-se com as tradicionais casas em xisto existentes na aldeia de Canelas.

7 Outros visitantes Relativamente aos visitantes que não fizeram parte das actividades atrás descritas, eles representam cerca de 19% do total e enquadram-se num tipo de visita turística ou, em alguns casos, meramente casual. Nº total de visitantes em Abril: 1003 Nº total de visitantes ao CIGC até 30 de Abril de 2007: 5961 O CIGC nos jornais: Diário de Aveiro, 11 de Abril de 2007 Exposição de fósseis; Litoral Centro, 11 de Abril de 2007 Fósseis vão estar em exposição; Jornal de Arouca, 15 de Abril de 2007 Entrega do Prémio de Mérito Turístico; Fuga & Evasão dá novo fôlego ao turismo aventura de Arouca; Roda Viva, 19 de Abril de 2007 Centro de Interpretação Geológica de Canelas foi galardoado; Defesa de Arouca, 20 de Abril de 2007 Rota da Luz atribui Prémio de Mérito Turístico ao Centro de Interpretação Geológica de Canelas; Defesa de Arouca, 27 de Abril de 2007 Centro de Interpretação Geológica recebeu o Prémio de Mérito Turístico Geoparque Arouca é o grande objectivo para 2008; Público, 23 de Abril de 2007 Premiada pedreira de Arouca que preserva fósseis; Caima Jornal, 27 de Abril de 2007 Trilobites com centenas de milhões de anos em Albergaria; Jornal de Arouca, 30 de Abril de 2007 Região de Turismo da Rota da Luz entrega Prémio de Mérito Turístico ao Centro de Interpretação Geológica de Canelas; Jornal de Notícias Prémio turístico para pedreira. Notas finais: Neste mês de Abril de 2007 o Centro de Interpretação Geológica de Canelas atingiu o milhar de visitantes, um número que podemos considerar elevado e apenas comparável aos dois primeiros meses do seu funcionamento, ou seja, Julho e Agosto de É de salientar, também, o importante número de alunos que estiveram no CIGC em visitas de estudo, tendo esse número correspondido a cerca de 56% do total de visitantes do mês de Abril. Situação semelhante a esta já se tinha verificado no anterior mês de Março, sendo que neste caso a percentagem foi de 60%. Assim, podemos concluir que Março e Abril serão provávelmente os meses em que ocorrerá uma maior quantidade de solicitações para visitas de estudo ao CIGC. O presente relatório de actividades demonstra, mais uma vez, que o Centro de Interpretação Geológica de Canelas é uma entidade capaz de dinamizar e se inserir em acções bem diferenciadas, atingindo um público muito diversificado.

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DO MÊS DE JANEIRO (2007) Introdução: Actividades:

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DO MÊS DE JANEIRO (2007) Introdução: Actividades: Centro de Interpretação Geológica de Canelas Lugar de Cima 4540-252 Canelas Arouca RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DO MÊS DE JANEIRO (2007) Introdução: O presente relatório serve para descrever as actividades

Leia mais

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DO MÊS DE MARÇO (2007) Introdução: Actividades:

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DO MÊS DE MARÇO (2007) Introdução: Actividades: Centro de Interpretação Geológica de Canelas Lugar de Cima 4540-252 Canelas Arouca RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DO MÊS DE MARÇO (2007) Introdução: O presente relatório enumera e descreve de um modo sucinto

Leia mais

Feira do Mundo Rural

Feira do Mundo Rural Feira do Mundo Rural Promoção da Cereja de Resende na Feira do Mundo Rural, na Quinta da Bonjóia - Porto. Revista de Imprensa 17-06-2010 1. (PT) - Diário de Viseu, 08-06-2010, Câmara de Resende distribui

Leia mais

Nota de Imprensa DIA NACIONAL DOS MOINHOS 2018 EM VAGOS

Nota de Imprensa DIA NACIONAL DOS MOINHOS 2018 EM VAGOS Nota de Imprensa DIA NACIONAL DOS MOINHOS 2018 EM VAGOS Nos dias 7 e 8 de Abril, um fim-de-semana, no âmbito do Dia Nacional dos Moinhos que se assinala a 7 de Abril, terá lugar pelo décimo segundo ano

Leia mais

SÍNTESE DAS ACTIVIDADES DO MUSEU MUNICIPAL E DO PATRIMÓNIO CULTURAL DO CONCELHO

SÍNTESE DAS ACTIVIDADES DO MUSEU MUNICIPAL E DO PATRIMÓNIO CULTURAL DO CONCELHO SÍNTESE DAS ACTIVIDADES DO MUSEU MUNICIPAL E DO PATRIMÓNIO CULTURAL DO CONCELHO No 1º semestre de 2010, o Museu Municipal procurou, no âmbito das suas funções museológicas, retirar o máximo aproveitamento

Leia mais

Julho: Pintura contemporânea da autoria de Jorge Pinheiro, de Canas de Senhorim;

Julho: Pintura contemporânea da autoria de Jorge Pinheiro, de Canas de Senhorim; RESUMO DAS ACTIVIDADES CULTURAIS EFECTUADAS NO MUSEU MUNICIPAL E PATRIMÓNIO HISTÓRICO-CULTURAL DO CONCELHO Exposições Temporárias: Julho: Pintura contemporânea da autoria de Jorge Pinheiro, de Canas de

Leia mais

Naturtejo nos Media Maio 2011

Naturtejo nos Media Maio 2011 Naturtejo nos Media Imprimir - Festival da Paisagem - Notícias - Naturlink http://naturlink.sapo.pt/print.aspx?menuid=20&cid=36641&viewall=true&print=true Page 1 of 4 08-06-2011 Naturlink Festival da Paisagem

Leia mais

Passadiços do Paiva. Um Projeto Inovador de Desenvolvimento Turístico. Antonio Duarte AGA Associação Geoparque Arouca

Passadiços do Paiva. Um Projeto Inovador de Desenvolvimento Turístico. Antonio Duarte AGA Associação Geoparque Arouca Passadiços do Paiva Um Projeto Inovador de Desenvolvimento Turístico Antonio Duarte AGA Associação Geoparque Arouca 328 km2 Marketing Territorial 22500 habitantes Território Classificado como Geoparque

Leia mais

Naturtejo nos Media. Janeiro a Abril

Naturtejo nos Media. Janeiro a Abril 2011 Naturtejo nos Media Janeiro a Abril Naturtejo nos Media Janeiro 2011 Janeiro 2011 Janeiro 2011 Janeiro 2011 Janeiro 2011 Janeiro 2011 Janeiro 2011 Janeiro 2011 Janeiro 2011 Janeiro 2011 Janeiro 2011

Leia mais

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DO PRIMEIRO SEMESTRE DE EXISTÊNCIA DO CIGC. Introdução: JULHO. Actividades:

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DO PRIMEIRO SEMESTRE DE EXISTÊNCIA DO CIGC. Introdução: JULHO. Actividades: RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DO PRIMEIRO SEMESTRE DE EXISTÊNCIA DO CIGC Centro de Interpretação Geológica de Canelas Lugar de Cima 4540-252 Canelas Arouca Introdução: O presente relatório descreve as actividades

Leia mais

Relatório Final Julho de 2006

Relatório Final Julho de 2006 Julho de 2006 Equipa Francisco Ferreira (Supervisão) Ana Rita Antunes (Coordenação) Marta Oliveira Sara Abade Sara Ramos 2 Índice Equipa... 2 Índice... 3 Introdução e Justificação da Acção... 4 Objectivos...

Leia mais

Janeiro Caderno Dossier > Indústria Extractiva Portuguesa Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico Conservação do património geológico PESQUISAR 24 de Abril de 2006 A ProGEO, a Associação

Leia mais

O MUSEU MUNICIPAL E O PATRIMÓNIO CULTURAL DO CONCELHO

O MUSEU MUNICIPAL E O PATRIMÓNIO CULTURAL DO CONCELHO O MUSEU MUNICIPAL E O PATRIMÓNIO CULTURAL DO CONCELHO EVOLUÇÃO E ACTUALIDADE Como entidade cultural e prestadora de serviço público o Museu Municipal, no desempenho da sua reconhecida missão e vocação

Leia mais

CONHEÇA O PROGRAMA DO FESTIVAL DA CASTANHA 2017

CONHEÇA O PROGRAMA DO FESTIVAL DA CASTANHA 2017 CONHEÇA O PROGRAMA DO FESTIVAL DA CASTANHA 2017 Arouca acolhe, de 27 a 29 de outubro, a sétima edição do Festival da Castanha. Em pleno outono, a natureza brinda-nos com o fruto mais típico da época e

Leia mais

Comemoração do Dia da Europa - outras regiões. Iniciativas promovidas pelos Centros Europe Direct

Comemoração do Dia da Europa - outras regiões. Iniciativas promovidas pelos Centros Europe Direct Comemoração do Dia da Europa - outras regiões Iniciativas promovidas pelos Centros Europe Direct Açores Angra do Heroísmo Sessão Solene de Comemoração do Dia da Europa, com conferências sobre Ano Europeu

Leia mais

1. C O M U N I D A D E

1. C O M U N I D A D E 1. C O M U N I D A D E 1 Parte II Indice do relatório de atividades da Fundação Luso de 2014 Vertente 1 Voluntariado SAL /Júnior Achievement Portugal. 2 Exposição sobre Ecossistema Florestal da Serra do

Leia mais

Nova Rede de Transportes Urbanos de Chaves

Nova Rede de Transportes Urbanos de Chaves ISSN: 1645-7528 Nº 40 - Município de Chaves - Maio de 2010 - Distribuição gratuita - www.chaves.pt Nova Rede de Transportes Urbanos de Chaves pág. 12 Nova ETAR de Chaves pág. 3 Rede Ibérica de Entidades

Leia mais

TAVIRA - CAPITAL DA COLUMBOFILIA NACIONAL XXXVIII EXPOSIÇÃO NACIONAL E PRÉ-OLÍMPICA

TAVIRA - CAPITAL DA COLUMBOFILIA NACIONAL XXXVIII EXPOSIÇÃO NACIONAL E PRÉ-OLÍMPICA TAVIRA - CAPITAL DA COLUMBOFILIA NACIONAL XXXVIII EXPOSIÇÃO NACIONAL E PRÉ-OLÍMPICA Entre os dias 13 e 16 Janeiro 2011, o Parque de Feiras e Exposições de Tavira, acolheu a XXXVIII Exposição Nacional e

Leia mais

CIRCUITO NORTE DE TRIATLO ESTRADA CAMPEONATO NORTE INDIVIDUAL DE TRIATLO ESTRADA CAMPEONATO NORTE DE CLUBES DE TRIATLO ESTRADA REGRAS DE COMPETIÇÃO

CIRCUITO NORTE DE TRIATLO ESTRADA CAMPEONATO NORTE INDIVIDUAL DE TRIATLO ESTRADA CAMPEONATO NORTE DE CLUBES DE TRIATLO ESTRADA REGRAS DE COMPETIÇÃO CIRCUITO NORTE DE TRIATLO ESTRADA CAMPEONATO NORTE INDIVIDUAL DE TRIATLO ESTRADA CAMPEONATO NORTE DE CLUBES DE TRIATLO ESTRADA 2018 REGRAS DE COMPETIÇÃO 1. O CIRCUITO NORTE DE TRIATLO ESTRADA é uma organização

Leia mais

Informações das atividades do GT +Coelho

Informações das atividades do GT +Coelho Número 60 4 fevereiro 2019 Informações das atividades do GT +Coelho na Feira da Caça e e O Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), o Grupo de Trabalho +Coelho e o recentemente

Leia mais

A leitura deste guia é altamente recomendada. Nele encontrará as informações que lhe irão permitir realizar uma prova tranquila.

A leitura deste guia é altamente recomendada. Nele encontrará as informações que lhe irão permitir realizar uma prova tranquila. BEM-VINDOS à TAÇA DE PORTUGAL DE ULTRA TRAIL em PROENÇA-A-NOVA, um desafio de competição desportiva que selecionará o VENCEDOR MASCULINO e FEMININO que representará a SELEÇÃO NACIONAL no CAMPEONATO do

Leia mais

Perfil do Turista - 1 ZONA DE TURISMO DE GUIMARÃES PERFIL DO TURISTA 2007

Perfil do Turista - 1 ZONA DE TURISMO DE GUIMARÃES PERFIL DO TURISTA 2007 Perfil do Turista - 1 ZONA DE TURISMO DE GUIMARÃES PERFIL DO TURISTA 2007 Perfil do Turista - 2 INTRODUÇÃO A Zona de Turismo de Guimarães promoveu, nos últimos anos, vários estudos do perfil do visitante

Leia mais

Escola Sénior do Mundo Rural

Escola Sénior do Mundo Rural Escola Sénior do Mundo Rural - 2007 O ano de 2007 iniciou-se com a inauguração no dia 15 de Janeiro do pólo da Escola Sénior do Mundo Rural: "Pólo das Ilhas". Na abertura da Escola estiveram presentes

Leia mais

Muito mais do que turismo de adegas ou turismo de vinhos ; Desenvolvimento das actividades turísticas, de lazer e tempo livre cultural e enológico da

Muito mais do que turismo de adegas ou turismo de vinhos ; Desenvolvimento das actividades turísticas, de lazer e tempo livre cultural e enológico da Câmara Municipal de Melgaço Vale d Algares Cartaxo, 30 de Junho de 2009 Muito mais do que turismo de adegas ou turismo de vinhos ; Desenvolvimento das actividades turísticas, de lazer e tempo livre dedicadas

Leia mais

Perfil do Turista - 1 ZONA DE TURISMO DE GUIMARÃES PERFIL DO TURISTA

Perfil do Turista - 1 ZONA DE TURISMO DE GUIMARÃES PERFIL DO TURISTA 1 ZONA DE TURISMO DE GUIMARÃES PERFIL DO TURISTA - 2002 2 A Zona de Turismo de Guimarães promoveu durante os meses de Maio a Setembro de 2002 um inquérito aos turistas. Foram realizados 428 inquéritos

Leia mais

Concurso de Ilustração

Concurso de Ilustração Concurso de Ilustração Escola Básica do Burgo Agrupamento de Escolas de Arouca «Rota dos geossítios do Arouca Geopark ILUSTRADA» REGULAMENTO DE CONCURSO janeiro de 2017 ENQUADRAMENTO O concurso «Rota dos

Leia mais

1. C O M U N I D A D E

1. C O M U N I D A D E 1. C O M U N I D A D E 1 Parte II Indice do relatório de atividades da Fundação Luso de 2015 Vertente 1 Voluntariado SAL /Júnior Achievement Portugal ( JAP ) 1.1 - Aprender a Empreeender com os alunos

Leia mais

Exposições temporárias

Exposições temporárias RESUMO DAS ACTIVIDADES CULTURAIS REALIZADAS NO MUSEU MUNICIPAL E PATRIMÓNIO HISTÓRICO-CULTURAL DO CONCELHO ANO DE 2014 Exposições temporárias Exposição de Pintura Contemporânea de Luís Brito do concelho

Leia mais

ROTA HISTÓRICA DAS LINHAS DE TORRES

ROTA HISTÓRICA DAS LINHAS DE TORRES ROTA HISTÓRICA DAS LINHAS DE TORRES meta-análise de um percurso ASSOCIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO E PATRIMONIAL DAS LINHAS DE TORRES VEDRAS MUNICÍPIOS PARTICIPANTES Arruda dos Vinhos

Leia mais

Plano Nacional de Cinema

Plano Nacional de Cinema O Plano Nacional de Cinema (PNC) é uma iniciativa conjunta da Presidência do Conselho de Ministros, através dos Gabinetes do Secretário Plano Nacional de Cinema de Estado da Cultura, e do Ministério da

Leia mais

Provedor do Ouvinte. Relatório estatístico Gabinete de Apoio aos Provedores

Provedor do Ouvinte. Relatório estatístico Gabinete de Apoio aos Provedores Provedor do Ouvinte Relatório estatístico 2016 Gabinete de Apoio aos Provedores Lisboa, RTP, 2017 NOTA INTRODUTÓRIA O presente Relatório Estatístico complementa e completa o Relatório de Actividade apresentado

Leia mais

Apresentam-se, também, os parceiros da Associação Geoparque Açores e algumas actividades realizadas pelos mesmos. Monte da Guia - Faial

Apresentam-se, também, os parceiros da Associação Geoparque Açores e algumas actividades realizadas pelos mesmos. Monte da Guia - Faial Newsletter 7 Setembro 2011 Nesta newsletter destacam-se as actividades realizadas no âmbito do Programa Ciência Viva - Geologia no Verão e a presença da Associação Geoparque Açores na Conferência Europeia

Leia mais

Ano Lectivo

Ano Lectivo Ano Lectivo 2007-2008 CLUBE EUROPEU da Escola Secundária de Viriato RELATÓRIO FINAL DAS ACTIVIDADES No âmbito dos Objectivos do Clube Europeu, foram desenvolvidas as seguintes actividades: 1. Participação

Leia mais

Póvoa de Lanhoso, a estrela do Natal prepara-se para receber visitantes Quarta, 05 Dezembro :20 -

Póvoa de Lanhoso, a estrela do Natal prepara-se para receber visitantes Quarta, 05 Dezembro :20 - Póvoa de Lanhoso, a estrela do Natal é como se designa a proposta que pretende atrair visitantes ao concelho povoense a propósito de duas iniciativas: Aldeia Natal (na Diverlanhoso) e Garfe, Aldeia dos

Leia mais

dezembro 09 Primeiro Período de Candidaturas ao Sub-Programa 3

dezembro 09 Primeiro Período de Candidaturas ao Sub-Programa 3 Desenvolvimento Alentejo Central, A.C.E. notícias do monte dezembro 09 Primeiro Período de Candidaturas ao Sub-Programa 3 do PRODER do GAL Monte As candidaturas à primeira fase do SubPrograma 3 - Dinamização

Leia mais

Fundação Serrão Martins Plano de Actividades Plano de Actividades 2010

Fundação Serrão Martins Plano de Actividades Plano de Actividades 2010 1. A Fundação Serrão Martins é uma instituição de direito privado e utilidade pública com sede na Mina de S. Domingos, concelho de Mértola. Tem como membros fundadores a Câmara Municipal de Mértola e La

Leia mais

REGULAMENTO DOS QUADROS DE EXCELÊNCIA E DE MÉRITO INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DOS QUADROS DE EXCELÊNCIA E DE MÉRITO INTRODUÇÃO REGULAMENTO DOS QUADROS DE EXCELÊNCIA E DE MÉRITO INTRODUÇÃO O presente Regulamento dos Quadros de Mérito e de Excelência do Agrupamento de Escolas João da Silva Correia visa a consecução do disposto na

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS 10º ANO DE MATEMÁTICA A TEMA III ESTATÍSTICA

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS 10º ANO DE MATEMÁTICA A TEMA III ESTATÍSTICA Aula1 do plano de trabalho nº 1 Resolver um Desafio, consultando o manual para relembrar a matéria estudada nos 7º e 8º anos, e apresentá-lo à turma. As respostas a estes desafios encontram-se em: http://alea-estp.ine.pt/html/desafios/html/desafios.html

Leia mais

Paula Catarino, Maria Manuel Nascimento e Cecília Costa Departamento Matemática da UTAD

Paula Catarino, Maria Manuel Nascimento e Cecília Costa Departamento Matemática da UTAD Provesende nas aulas de Matemática no 2.º ciclo do ensino básico: contributos para o estudo do património numa aldeia vinhateira do Douro Paula Catarino, Maria Manuel Nascimento e Cecília Costa Departamento

Leia mais

Relatório de Atividades do Instituto Confúcio 2013

Relatório de Atividades do Instituto Confúcio 2013 Campus de Gualtar 4710-057 Braga P Relatório de Atividades do Instituto Confúcio 2013 No âmbito da fundação do Instituto Confúcio da Universidade do Minho em 2006, e de toda uma atividade de acordo com

Leia mais

PROJECTO PARA CANDIDATURA DO GEOPARQUE AROUCA À REDE EUROPEIA DE GEOPARQUES

PROJECTO PARA CANDIDATURA DO GEOPARQUE AROUCA À REDE EUROPEIA DE GEOPARQUES PROJECTO PARA CANDIDATURA DO GEOPARQUE AROUCA À REDE EUROPEIA DE GEOPARQUES Introdução Este projecto pretende desenvolver os estudos e trabalhos conducentes à formalização da candidatura do Geoparque Arouca

Leia mais

O Festival Nacional de Robótica atua em três frentes principais:

O Festival Nacional de Robótica atua em três frentes principais: O (FNR) é actualmente o maior encontro científico com competições de robótica que tem lugar em Portugal, tendo-se realizado anualmente desde a primeira edição que teve lugar em Guimarães em 2001. O FNR

Leia mais

OBSERVATÓRIO DO PERCURSO PROFISSIONAL OPINIÃO DOS STAKEHOLDERS 2015

OBSERVATÓRIO DO PERCURSO PROFISSIONAL OPINIÃO DOS STAKEHOLDERS 2015 OBSERVATÓRIO DO PERCURSO PROFISSIONAL OPINIÃO DOS STAKEHOLDERS 2015 Coordenação: Pró-Reitoria para a Gestão da Qualidade Equipa Técnica: Gabinete de Gestão da Qualidade (GESQUA) Gabinete de Gestão da Qualidade

Leia mais

RTP na 69ª Edição da Volta a Portugal em Bicicleta De 4 a 15 de Agosto

RTP na 69ª Edição da Volta a Portugal em Bicicleta De 4 a 15 de Agosto RTP na 69ª Edição da Volta a Portugal em Bicicleta De 4 a 15 de Agosto RTPN e RTP1 Envolvimento de todos os Centros Regionais da RTP, através da realização de um conjunto de reportagens sobre as regiões/cidades

Leia mais

Fundação Serrão Martins Plano de Actividades Plano de Actividades 2009

Fundação Serrão Martins Plano de Actividades Plano de Actividades 2009 1. A Fundação Serrão Martins é uma instituição de direito privado e utilidade pública com sede na Mina de S. Domingos, concelho de Mértola. Tem como membros fundadores a Câmara Municipal de Mértola e La

Leia mais

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2014

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2014 RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2014 Actividades em 2014 Organização da apresentação: 1.Tertúlias 2.Grupos de trabalho 3.Organizou; Preparou; Foi convidada; Apoiou Tertúlias 8 de Fevereiro MIRA Forum - «Espaços

Leia mais

Dia da UNESCO. Os Programas Científicos da UNESCO e o seu impacto na sociedade. Elizabeth Silva Responsável pelo Setor das Ciências

Dia da UNESCO. Os Programas Científicos da UNESCO e o seu impacto na sociedade. Elizabeth Silva Responsável pelo Setor das Ciências Dia da UNESCO Os Programas Científicos da UNESCO e o seu impacto na sociedade Elizabeth Silva Responsável pelo Setor das Ciências 1 A UNESCO tem por finalidade: - Contribuir para a manutenção da paz e

Leia mais

t base para uma estratégia de geoturismo Joana Rodrigues & Carlos Neto de Carvalho

t base para uma estratégia de geoturismo Joana Rodrigues & Carlos Neto de Carvalho Património i Geológico no Geopark Naturtejo: t base para uma estratégia de geoturismo Joana Rodrigues & Carlos Neto de Carvalho sob os auspícios da UNESCO Projectos em curso: A noção de Geoturismo, em

Leia mais

Maratona BTT Serra da Cabreira. 4ª Prova Campeonato Regional do Minho

Maratona BTT Serra da Cabreira. 4ª Prova Campeonato Regional do Minho Maratona BTT Serra da Cabreira 4ª Prova Campeonato Regional do Minho Mensagem de boas vindas O Município de Vieira do Minho assume o desporto e a sua valorização como elemento fundamental na sua intervenção

Leia mais

Geminação Figueiró dos Vinhos - Saint Maximin (França)

Geminação Figueiró dos Vinhos - Saint Maximin (França) As conversações relativas a uma eventual geminação do Município de Figueiró dos Vinhos com Saint Maximin, uma vila Francesa situada 40 Km s a norte de Paris foram oficialmente iniciadas em setembro de

Leia mais

Semana Somos Santander

Semana Somos Santander Semana Somos Santander 1 Semana Somos Santander Enquanto empregador, o Banco Santander Totta percebeu que era crucial partir para uma oferta de valor que funcionasse como alavanca de manutenção do alinhamento

Leia mais

30º Curso de Actualização de Professores de Geociências 2ª edição. Programa final

30º Curso de Actualização de Professores de Geociências 2ª edição. Programa final 30º Curso de Actualização de Professores de Geociências 2ª edição 23/Outubro; 30/Outubro; 6/Novembro de 2010 Universidade do Minho - Braga Programa final Dia 23 de Outubro Excursões Hora e local de partida

Leia mais

V Fórum da UE-CPLP. 16 e 17 de Dezembro. Europarque - Santa Maria da Feira ORGANIZAÇÃO APOIO INSTITUCIONAL

V Fórum da UE-CPLP. 16 e 17 de Dezembro. Europarque - Santa Maria da Feira ORGANIZAÇÃO APOIO INSTITUCIONAL V Fórum da UE-CPLP 16 e 17 de Dezembro Europarque - Santa Maria da Feira ORGANIZAÇÃO APOIO INSTITUCIONAL PATROCINADORES APOIOS 1. CONCEITO 5º FÓRUM UNIÃO DE EXPORTADORES CPLP ESPAÇO MOSTRA GRANDE CONFERÊNCIA

Leia mais

Campeonato de Andebol Next < 21

Campeonato de Andebol Next < 21 Campeonato de Andebol Next < 21 Revista de Imprensa 29-04-2010 1. (PT) - Jornal do Douro, 14-04-2010, Contrato prevê organização da prova Next 21 1 2. (PT) - Notícias de Viseu, 15-04-2010, Assinatura de

Leia mais

CIRCUITO NORTE DE TRIATLO LONGO CAMPEONATO NORTE INDIVIDUAL DE TRIATLO LONGO CAMPEONATO NORTE DE CLUBES DE TRIATLO LONGO REGRAS DE COMPETIÇÃO

CIRCUITO NORTE DE TRIATLO LONGO CAMPEONATO NORTE INDIVIDUAL DE TRIATLO LONGO CAMPEONATO NORTE DE CLUBES DE TRIATLO LONGO REGRAS DE COMPETIÇÃO CIRCUITO NORTE DE TRIATLO LONGO CAMPEONATO NORTE INDIVIDUAL DE TRIATLO LONGO CAMPEONATO NORTE DE CLUBES DE TRIATLO LONGO 2018 REGRAS DE COMPETIÇÃO 1. O CIRCUITO NORTE DE TRIATLO LONGO é uma organização

Leia mais

Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI 2006)

Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI 2006) Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI 2006) Relatório de Actividades Novembro 2006 Patrocínio Principal Patrocínio Apoio ÍNDICE

Leia mais

Estudo de Insolvências Ano de 2008

Estudo de Insolvências Ano de 2008 Estudo de Insolvências IIC Ano de 2008 Estudo de Insolvências Ano de 2008 Análise Geral Os resultados de 2008 confirmaram a tendência de crescimento verificada em 2007, tendo-se registado um total de 2.785

Leia mais

INQUÉRITO A PASSAGEIROS DE CRUZEIRO

INQUÉRITO A PASSAGEIROS DE CRUZEIRO INQUÉRITO A PASSAGEIROS DE CRUZEIRO PORTO DE LISBOA 2018 1 INQUÉRITO A PASSAGEIROS DE CRUZEIRO INTRODUÇÃO Na continuidade do estudo que vem sendo realizado pelo, em conjunto com a sobre o perfil do passageiro

Leia mais

17 de setembro de 2016 Newsletter nº 7

17 de setembro de 2016 Newsletter nº 7 17 de setembro de 2016 Newsletter nº 7 Por iniciativa das Bibliotecas da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, 12 frigoríficos em fim de vida foram transformados em bibliotecas distribuídas por espaços

Leia mais

O que é o PADM. A quem se destina

O que é o PADM. A quem se destina O que é o PADM O PADM é um plano de ação para promover a saúde, a qualidade de vida, a autonomia e o envelhecimento bem-sucedido dos deficientes militares, particularmente dos grandes deficientes, prevenindo

Leia mais

REGULAMENTO DOS QUADROS DE EXCELÊNCIA E DE MÉRITO INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DOS QUADROS DE EXCELÊNCIA E DE MÉRITO INTRODUÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOÃO DA SILVA CORREIA REGULAMENTO DOS QUADROS DE EXCELÊNCIA E DE MÉRITO INTRODUÇÃO O presente Regulamento dos Quadros de Mérito e de Excelência do Agrupamento de Escolas João da

Leia mais

Trabalhamos para a manutenção da sua autonomia!

Trabalhamos para a manutenção da sua autonomia! mais Cuidado Cuidados domiciliários com a maior cobertura do país Fazemos mais por Si, pela sua Saúde e pelo seu Bem-estar! Trabalhamos para a manutenção da sua autonomia! A OldCare... A OldCare é uma

Leia mais

Ciência Viva no Verão 2011 Biologia

Ciência Viva no Verão 2011 Biologia Ciência Viva no Verão 2011 Biologia Pinhal do Rei: Quando da areia, o homem fez nascer uma floresta 15 de Julho, 10h00 Marinha Grande [Ponto de encontro: Reitoria da Universidade de Aveiro] Duração: 10

Leia mais

2. BREVE EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS SOBRE O LABOR REALIZADO EM 2014

2. BREVE EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS SOBRE O LABOR REALIZADO EM 2014 Relatório 1. INTRODUÇÃO No seguimento dos contactos com a Comissão Nacional da Unesco inerentes à possibilidade de inscrição de Vila Viçosa na Lista Indicativa de Portugal para o Património Mundial, foi

Leia mais

PRÉMIOS APOM PRÉMIO PERSONALIDADE NA ÁREA DA MUSEOLOGIA- Prémio: Professor Luís Casanovas

PRÉMIOS APOM PRÉMIO PERSONALIDADE NA ÁREA DA MUSEOLOGIA- Prémio: Professor Luís Casanovas PRÉMIOS APOM 2011 Prémios e Menções Honrosas PRÉMIO PERSONALIDADE NA ÁREA DA MUSEOLOGIA- Professor Luís Casanovas PRÉMIO INFORMAÇÃO TURISTICA/VISITANTE Castelo S. Jorge, EGEAC/CML. Promoção do Turismo

Leia mais

Zangão Digital. Junho Agrupamento de Escolas de Colmeias NESTA EDIÇÃO: PÁGINA PROJETO COMÉNIUS: SLO- DIC LABORATÓRIO ABERTO 2014

Zangão Digital. Junho Agrupamento de Escolas de Colmeias NESTA EDIÇÃO: PÁGINA PROJETO COMÉNIUS: SLO- DIC LABORATÓRIO ABERTO 2014 Zangão Digital Colmeias, Junho 2014 Zangão Digital Junho 2014 Agrupamento de Escolas de Colmeias NESTA EDIÇÃO: PROJETO COMÉNIUS: SLO- DIC PÁGINA 2 4 LABORATÓRIO ABERTO 2014 7 PROJETO ECO ESCOLAS Agrupamento

Leia mais

Concurso de Maquetes

Concurso de Maquetes Concurso de Maquetes Agrupamento de Escolas de Arouca Agrupamento de Escolas de Escariz «Geossítios 3D» REGULAMENTO DE CONCURSO 2 de janeiro de 2017 ENQUADRAMENTO O concurso «Geossítios 3D» é uma iniciativa

Leia mais

BALANÇO DO PROJETO ALER+

BALANÇO DO PROJETO ALER+ BALANÇO DO PROJETO ALER+ 2012-2013 Escola Básica Mosteiro e Cávado 1 Balanço do projetoaler+ Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado NÍVEIS DE EDUCAÇÃO OU DE ENSINO ENVOLVIDOS Pré-escolar 242 1º ciclo

Leia mais

INQUÉRITO A PASSAGEIROS DE CRUZEIRO

INQUÉRITO A PASSAGEIROS DE CRUZEIRO INQUÉRITO A PASSAGEIROS DE CRUZEIRO PORTO DE LISBOA 2016 1 INQUÉRITO A PASSAGEIROS DE CRUZEIRO INTRODUÇÃO Na continuidade do estudo que vem sendo realizado pelo, em conjunto com a sobre o perfil do passageiro

Leia mais

GUIA DO PARTICIPANTE. IV Edição Uma das maiores distâncias do mundo!

GUIA DO PARTICIPANTE. IV Edição Uma das maiores distâncias do mundo! GUIA DO PARTICIPANTE IV Edição Uma das maiores distâncias do mundo! BEM-VINDOS à IV edição da Portugal Ultramarathon Beira Baixa. Um desafio que transportará os participantes numa aventura de superação

Leia mais

1. Nota introdutória Actividades para Conhecer para Proteger Roteiros Ambientais... 4

1. Nota introdutória Actividades para Conhecer para Proteger Roteiros Ambientais... 4 Plano de Actividades Amigos dos Açores Associação Ecológica Janeiro de 2015 Índice 1. Nota introdutória... 2 2. Actividades para 2015... 3 2.1.1 Conhecer para Proteger... 3 2.1.2 Roteiros Ambientais...

Leia mais

SÍNTESE DE RESULTADOS ESTATÍSTICOS 2003

SÍNTESE DE RESULTADOS ESTATÍSTICOS 2003 SÍNTESE DE RESULTADOS ESTATÍSTICOS 2003 2003 1/10 A. OS MERCADOS 1. Com base nos números recolhidos pela Zona de Turismo de Guimarães (ZTG), referentes ao número de visitantes que procuraram os seus dois

Leia mais

ORGANIZAÇÃO. O Trail Ossonoba Be-Sun 2017 conta com o apoio da Câmara Municipal de Faro e da União de Freguesias Conceição e Estoi.

ORGANIZAÇÃO. O Trail Ossonoba Be-Sun 2017 conta com o apoio da Câmara Municipal de Faro e da União de Freguesias Conceição e Estoi. ORGANIZAÇÃO A ATR Algarve Trail Running é uma associação desportiva sem fins lucrativos que tem por o objetivo maior dinamizar e incentivar a prática desportiva na Região do Algarve, em especial a modalidade

Leia mais

REGULAMENTO E INFORMAÇÕES

REGULAMENTO E INFORMAÇÕES REGULAMENTO E INFORMAÇÕES NOTA INTRODUTÓRIA A crescente adesão da população local à prática da corrida e caminhada tem sido muito visível no número de iniciativas já levadas a cabo, durante o corrente

Leia mais

Prémios VALORFITO 2013

Prémios VALORFITO 2013 VALORFITO 2013 REGULAMENTO NOTA PRÉVIA Os Pontos de Retoma (PR s) VALORFITO são elementos essenciais e determinantes para o funcionamento do sistema e exercem as suas funções de forma inteiramente gratuita.

Leia mais

Exposição dos trabalhos escolares do Concurso A ÁGUA QUE NOS UNE Desertificação

Exposição dos trabalhos escolares do Concurso A ÁGUA QUE NOS UNE Desertificação Semana Europeia de Geoparks 2014 Entre 23 de maio e 8 de junho, o Arouca Geopark irá assinalar a Semana Europeia de Geoparks, sob o mote Arouca Geopark um território de experiências. Este é um evento comemorado

Leia mais

INQUÉRITO A PASSAGEIROS DE CRUZEIRO

INQUÉRITO A PASSAGEIROS DE CRUZEIRO INQUÉRITO A PASSAGEIROS DE CRUZEIRO PORTO DE LISBOA 2017 1 INQUÉRITO A PASSAGEIROS DE CRUZEIRO INTRODUÇÃO Na continuidade do estudo que vem sendo realizado pelo, em conjunto com a sobre o perfil do passageiro

Leia mais

aber + N Ú M E R O I / * J A N E I R O Desejamos um 2016 com muito sucesso e felicidades!

aber + N Ú M E R O I / * J A N E I R O Desejamos um 2016 com muito sucesso e felicidades! s aber + Desejamos um 2016 com muito sucesso e felicidades! Comemoração do Dia Mundial da Alimentação no Jardim de Infância VII feirinha do livro Concurso de marcadores de livros Prevenção rodoviária Dia

Leia mais

Relatório das actividades culturais da Casa Museu de Monção. Ano de 2010

Relatório das actividades culturais da Casa Museu de Monção. Ano de 2010 Relatório das actividades culturais da Casa Museu de Monção Ano de 2010 A Casa Museu de Monção, Unidade Cultural da Universidade do Minho, Legado de Maria Teresa Salgueiro à Universidade do Minho, desde

Leia mais

LUGAR DO DESENHO FUNDAÇÃO JÚLIO RESENDE

LUGAR DO DESENHO FUNDAÇÃO JÚLIO RESENDE 1- PRESERVAR E DIVULGAR O SEU ACERVO 1.1 EXPOSIÇÕES DO ACERVO (sala do acervo da Fundação) DATA DESIGNAÇÃO DAS EXPOSIÇÕES LOCAL 27.Out.2012 a 13.Out.2013 26.Out.2013 a 12.Out.2014 CADERNO DE VIAGENS Júlio

Leia mais

Com o Apoio: PORTUGAL

Com o Apoio: PORTUGAL PORTUGAL Com o Apoio: Índice Observatório do Afogamento... 3 Quantidade?... 4 Idades?... 5 Género?... 6 Quando?... 7 Onde?... 11 A fazer?... 15 Presenciados?... 17 Tentativa de Salvamento?... 17 Meses

Leia mais

ABRIL. Boletim Informativo 2º Trimestre de ABRIL Ação de formação contínua aos colaboradores. Rua de Serralves, Porto

ABRIL. Boletim Informativo 2º Trimestre de ABRIL Ação de formação contínua aos colaboradores. Rua de Serralves, Porto ABRIL ABRIL Ação de formação contínua aos colaboradores No âmbito da implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade, Responsabilidade Social e HACCP Segurança Alimentar, conducente à Certificação da

Leia mais

INQUÉRITO DE OPINIÃO

INQUÉRITO DE OPINIÃO ELABORAÇÃO DO PROJETO GERAL PARA OS CENTROS DE ACOLHIMENTO TURÍSTICO E INTERPRETATIVOS DE ÉVORA E ALENTEJO CENTRAL INQUÉRITO DE OPINIÃO A CIMAC Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central está a realizar,

Leia mais

UMA CAMINHADA DE PERSISTÊNCIA

UMA CAMINHADA DE PERSISTÊNCIA UMA CAMINHADA DE PERSISTÊNCIA A ORIGEM Tudo começou em 1969 com um grupo de jovens. O sítio arqueológico do Monte de São Martinho foi o ponto de partida para as andanças nos arredores de Castelo Branco,

Leia mais

primeira página classificados assinaturas publicidade WEB MAIL jornais do grupo Domingo, 23 de Abril 2006 últimas 7 edições Museu da Pedra de Cantanhede considerado o melhor de Portugal O grupo português

Leia mais

Relatório de Atividades e Contas Ano 2016

Relatório de Atividades e Contas Ano 2016 Relatório de Atividades e Contas Ano 2016 2 Introdução A AGA Associação Geoparque Arouca, é a entidade responsável pela gestão do território Arouca Geopark, desde 2008. Desde 2009 que este território se

Leia mais

Roadshow Bragança A PT perto de si Clipping de Media (29 de Janeiro a 07 de Fevereiro de 2005)

Roadshow Bragança A PT perto de si Clipping de Media (29 de Janeiro a 07 de Fevereiro de 2005) Roadshow Bragança A PT perto de si Clipping de Media (29 de Janeiro a 07 de Fevereiro de 2005) Meio: Jornal de Notícias Data: 07 de Fevereiro de 2005 Pág.: 2 Meio: Público Data: 06 de Fevereiro de 2005

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Marvão

Agrupamento de Escolas de Marvão Maria Isabel Junceiro Mais um ano letivo e como habitual no início e, após algum contacto com os alunos das várias turmas, solicita-se a todos as propostas para o Plano Anual de Atividades (PAA), que constitui

Leia mais

SÍNTESE DE RESULTADOS ESTATÍSTICOS 2005

SÍNTESE DE RESULTADOS ESTATÍSTICOS 2005 SÍNTESE DE RESULTADOS ESTATÍSTICOS 2005 1/8 A. OS MERCADOS 1. Com base nos números recolhidos pela Zona de Turismo de Guimarães (ZTG), referentes ao número total de visitantes que procuraram os seus dois

Leia mais

CONCURSO DE FOTOGRAFIA

CONCURSO DE FOTOGRAFIA CONCURSO DE FOTOGRAFIA SEMANA SANTA EM ESPOSENDE Normas de Participação Serviço de Turismo _CME 1 1. ENTIDADE PROMOTORA 1.1 O concurso de fotografia intitulado SEMANA SANTA EM ESPOSENDE é uma iniciativa

Leia mais

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO. Câmara Municipal de Setúbal. Câmara Municipal de Grândola. Entidade Regional de Turismo Lisboa e Vale do Tejo

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO. Câmara Municipal de Setúbal. Câmara Municipal de Grândola. Entidade Regional de Turismo Lisboa e Vale do Tejo PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO Câmara Municipal de Setúbal Câmara Municipal de Grândola Entidade Regional de Turismo Lisboa e Vale do Tejo Entidade Regional de Turismo do Alentejo Litoral No âmbito do crescimento

Leia mais

Prémio de participação

Prémio de participação Prémio de participação Índice < 50% F de Negrelos (S. Tomé) F de Pessegueiro do Vouga UF de Carvalhais e Candal F de Calhetas F de Santa Luzia F de Pedro Miguel (Horta) F de S. Domingos de Rana F de São

Leia mais

PROJECTOS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA REGIÃO DO NORTE

PROJECTOS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA REGIÃO DO NORTE PROJECTOS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO O desenvolvimento turístico da Região Norte constitui uma aposta fundamental e distintiva do ON.2 O Novo Norte (Programa Operacional Regional do Norte). Essa aposta

Leia mais

Informação Salão Topos&Clássicos Salão Topos&Clássicos III Salão Internacional de Automóveis e Motociclos Antigos de Braga

Informação Salão Topos&Clássicos Salão Topos&Clássicos III Salão Internacional de Automóveis e Motociclos Antigos de Braga Informação Depois do éxito alcançado nas duas edições celebradas até a data do Salão Topos&Clássicos, onde em conjunto perto de 45.000 entusiastas aderiram a visitar a Feira e onde os expositores puderam

Leia mais

Regulamento. 1. Princípios Gerais:

Regulamento. 1. Princípios Gerais: 16ª Taça de Portugal de Corrida de Montanha - 2019 Regulamento A Federação Portuguesa de Atletismo vai promover a realização da 16ª Taça de Portugal de Corrida em Montanha, em colaboração com a Associação

Leia mais

O Geoparque Açores desenvolveu diversas atividades durante o. ultimo trimestre de 2012, com a intenção de continuar a

O Geoparque Açores desenvolveu diversas atividades durante o. ultimo trimestre de 2012, com a intenção de continuar a Newsletter 12 Dezembro 2012 O Geoparque Açores desenvolveu diversas atividades durante o ultimo trimestre de 2012, com a intenção de continuar a valorizar e promover o património geológico e demais património

Leia mais

PLANO ACTIVIDADES 20061

PLANO ACTIVIDADES 20061 PLANO 1 1. NOTA INTRODUTÓRIA "A ADRL tem como finalidade a promoção cultural e recreativa dos seus associados" para o que terá em conta as seguintes orientações: 1 - Preservação, defesa e valorização do

Leia mais

ÍNDICE DEFINIÇÕES... 3 VÍTIMAS EM Vítimas por mês Vítimas segundo a localização e o tipo de via... 5

ÍNDICE DEFINIÇÕES... 3 VÍTIMAS EM Vítimas por mês Vítimas segundo a localização e o tipo de via... 5 Distrito de Aveiro 2010 ÍNDICE DEFINIÇÕES... 3 VÍTIMAS EM 2010... 4 1. Vítimas por mês... 4 2. Vítimas segundo a localização e o tipo de via... 5 3. Vítimas segundo a natureza do acidente... 6 4. Vítimas

Leia mais

Quando em Setembro de 2007 nos propusemos assumir a direcção da. Associação do Carnaval de Estarreja não imaginávamos que a aventura ia ser

Quando em Setembro de 2007 nos propusemos assumir a direcção da. Associação do Carnaval de Estarreja não imaginávamos que a aventura ia ser Nota introdutória Quando em Setembro de 2007 nos propusemos assumir a direcção da Associação do Carnaval de Estarreja não imaginávamos que a aventura ia ser tão grande. Conhecíamos as dificuldades, mas

Leia mais

edição expo florestal ALBERGARIA-A-VELHA 5, 6 e 7 MAIO 2017 por uma floresta sólida e sustentável

edição expo florestal ALBERGARIA-A-VELHA 5, 6 e 7 MAIO 2017 por uma floresta sólida e sustentável edição expo florestal ALBERGARIA-A-VELHA 5, 6 e 7 MAIO 2017 por uma floresta sólida e sustentável APRESENTAÇÃO UM MARCO NO CALENDÁRIO IBÉRICO DA FLORESTA A EXPOFLORESTAL é o mais importante evento da fileira

Leia mais