UMA CAMINHADA DE PERSISTÊNCIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UMA CAMINHADA DE PERSISTÊNCIA"

Transcrição

1 UMA CAMINHADA DE PERSISTÊNCIA

2 A ORIGEM Tudo começou em 1969 com um grupo de jovens. O sítio arqueológico do Monte de São Martinho foi o ponto de partida para as andanças nos arredores de Castelo Branco, em busca de novos sítios. Em 1971, esta actividade recebeu importante impulso e orientação através do investigador Francisco Sande Lemos, com o início do estudo do Complexo de Arte Pré-histórica do Tejo. A chamada Geração do Tejo, à qual pertenceram, entre outros membros da AEAT, Luís Raposo (actual Director do Museu Nacional de Arqueologia), António Martinho Baptista (actual Assessor principal do Parque Arqueológico do Vale do Côa e consultor da Unesco), Francisco Henriques (fundador do GAJA, NRIA e AEAT), João Carlos Caninas (fundador do NRIA e AEAT), desenvolveram durante dois anos um trabalho exaustivo de levantamento das gravuras rupestres do Complexo de Arte Rupestre do Tejo. Os trabalhos foram interrompidos em 1973 com o enchimento da Barragem de Fratel.

3 O PRIMEIROS PASSOS Em 1973 surge o GAJA Grupo Amador Juvenil de Arqueologia como antepassado do NRIA Núcleo Regional de Investigação Arqueológica e da AEAT - Associação de Estudos do Alto Tejo, formado por um grupo informal de jovens estudantes constituído por meia dúzia de rapazes com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos. Nessa data, constitui-se na cidade de Castelo Branco o Centro Juvenil de Arqueologia do Secretariado para a Juventude, tendo sido cedida uma sala ao grupo, para estudo e guarda do material arqueológico resultante dos trabalhos de prospecção arqueológica. O seu raio de acção estaria compreendido entre a área de Vila Velha de Ródão e Castelo Branco. O Grupo para o Estudo do Paleolítico Português (G.E.P.P.), através de Luís Raposo, foi um dos principais impulsionadores do trabalho destes jovens. Mais tarde, o GAJA divide-se em diversos grupos informais, sendo que apenas permaneceu em actividade o que resultaria no NRIA (1975).

4 CAMINHADA DE PERSISTÊNCIA A Associação de Estudos do Alto Tejo, ainda com a denominação de NRIA Núcleo Regional de Investigação Arqueológica, é legalizada em Maio de 1987 constituindo-se como Associação sem fins lucrativos e tendo a sua sede social em Vila Velha de Ródão. Actualmente, desenvolve a sua actividade no território dos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão. A AEAT possui o estatuto legal de uma Organização Não-Governamental de Ambiente de âmbito regional, estando registada no Instituto de Ambiente, e de Associação Juvenil fazendo parte do Registo Nacional das Associações Juvenis. É ainda membro fundador da Confederação Portuguesa de Associações de Defesa do Ambiente.

5 CAMINHADA DE PERSISTÊNCIA A sua actividade rege-se por Estatutos e Regulamento Interno devidamente aprovados. As actividades e organização assentam no voluntariado e soberania dos seus Associados que, de dois em dois anos, elegem em Assembleia-geral os Órgãos Sociais. A AEAT promove, com regularidade, acções de âmbito e natureza diversificadas que passam pela realização de estudos nas áreas da Etnografia e Antropologia, pela execução de projectos de sensibilização ambiental e cultural, pela organização de iniciativas de descoberta e promoção da natureza, pela elaboração de estudos e pareceres técnicos e científicos especialmente nas áreas do património arqueológico. A associação conta à data com 463 associados.

6 PRINCIPAIS OBJECTIVOS O estudo, a conservação e divulgação dos valores mais significativos do Património Cultural e Natural da região do Alto Tejo Português; A defesa intransigente desses valores e a apresentação de propostas concretas para a sua recuperação e valorização; A promoção de actividades que visem um desenvolvimento local sustentado, no respeito pelos valores patrimoniais existentes.

7 DISTINÇÕES 1992 Recebe PRÉMIO FORD, na Categoria de Património Histórico e de Melhor Associação Nacional Recebe PRÉMIO FORD para a Conservação e Ambiente 2002, para o Projecto Muros Apiários da Península Ibérica Recebe Menção Honrosa do Prémio de Ambiente Fernando Pereira Recebe Menção Honrosa do Prémio Fernando Pereira, por se distinguir na sua acção como amiga do ambiente.

8 Em 2005 Foi responsável pela Proposta de Classificação das Portas de Ródão como Monumento Natural. O seu trabalho foi assim reconhecido, em Maio de 2009 com a publicação em Diário da República que declara as Portas de Ródão, Monumento Natural.

9 PRINCIPAIS REPRESENTAÇÕES Conselho Cinegético Municipal de Vila Velha de Ródão Órgãos Sociais da ADXTUR (Agência Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto) Comissão de Protecção de Menores de Vila Velha de Ródão Conselho Geral Transitório do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão Comissão de Revisão do PDM de Vila Velha de Ródão Plano Regional de Ordenamento da Floresta do Pinhal Interior Sul e da Beira Interior Sul Comissão de Acompanhamento do Plano de Ordenamento do Parque Natural do Tejo Internacional Comissão Pólis de Castelo Branco Rede Social do concelho de Vila Velha de Ródão Órgãos Sociais da FAJDCB- Federação das Associações Juvenis do Distrito de Castelo Branco A chamada dos nossos dirigentes e colaboradores mais próximos para participar nas mais diversas organizações da sociedade civil enriquece-nos enquanto Escola de Cidadania.

10 ACTIVIDADES CIENTÍFICAS - Cartas Arqueológicas de Vila Velha de Ródão, de Nisa, de Proença-a-Nova e do Tejo Internacional. - Textos e selecção de peças para a sala Arqueologia de Ródão - Estudos de Impacte Ambiental - Preparação da Comemoração dos 100 anos da 1ª Carta Arqueológica do Distrito de Castelo Branco - Recolha e divulgação de Tradição Oral - Estudo e divulgação de Artigos Científicos de Arqueologia - Membro fundador da Plataforma de Estudos Arqueológicos do Médio Tejo (Cáceres, Castelo Branco e Portalegre)

11 RECONSTRUÇÃO DA ANTA DO CABEÇO DA FORCA (ROSMANINHAL, IDANHA-A-NOVA) 1. Aspecto do monumento no início dos trabalhos 2. Colocação dos novos esteios 3. Corredor artificial de acesso ao monumento 4. Aspecto do monumento no final dos trabalhos

12 TRABALHOS ARQUEOLÓGICOS EM ESTRUTURAS MILITARES ANTIGAS (SÉC. XVIII XIX) Forte das Batarias sobre a ponte do Alvito (Proença-a-Nova) Interior do Forte (vista geral) Bateria da Achada (Vila Velha de Ródão) Vista geral da estrutura (final dos trabalhos)

13 ESTRUTURAS FUNERÁRIAS PRÉ-HISTÓRICAS DA SERRA VERMELHA - MAMOA (OLEIROS) Trabalhos de escavação Vista geral da Mamoa Vista geral da estrutura (final dos trabalhos)

14 ACTIVIDADES DE AR LIVRE

15 ACTIVIDADES CIENTÍFICAS DE ANIMAÇÃO E OCUPAÇÃO DE TEMPOS LIVRES Workshop de Arqueologia para Jovens Workshop de Geologia Detectives de Rochas

16 ACTIVIDADES DE ANIMAÇÃO E OCUPAÇÃO DE TEMPOS LIVRES Comemoração do dia da Árvore Atelier de Reciclagem de Papel Atelier de Compotas Atelier de Reciclagem Participação no Desfile de Carnaval Recenseamento Cegonha Branca

17 Contar Histórias Despertar Emoções

18 ORGANIZAÇÃO DE COLÓQUIOS

19 PR 1 ROTA DAS INVASÕES Concepção e marcação de percursos pedestres.

20 Nº Nº Revista On-line constituída por 3 secções; Estudos e Trabalhos, Notícias e Arquivo

21 PUBLICAÇÕES A revista Açafa (publicação anual) foi editada em suporte de papel entre 1997 e 2006, substituída por uma versão mais recente em suporte electrónico. Editava trabalhos de carácter monográfico essencialmente sobre temas de objecto social (estudos de património cultural e natural, educação ambiental e ordenamento do território).

22 PUBLICAÇÕES DE ARQUEOLOGIA

23 LITERATURA INFANTIL I º II º IIIº IV º V º VI º

24 BOLETINS INFORMATIVOS O primeiro boletim informativo da associação, Preservação data de 1978, mantendo-se esta publicação até 1993 num total de 16 edições. Actualmente, as nossas informações são veiculadas através do boletim Alto Tejo.

25 Conhecer é Proteger! Divulgar é Valorizar! Folhetos temáticos para divulgar e preservar a flora e avifauna. Têm-se revelado de grande utilidade em sessões de educação ambiental com jovens e crianças.

26 DATAS A RESERVAR VI Simpósio sobre Mineração e Metalurgia Históricas no Sudoeste Europeu (Casa de Artes - Vila Velha de Ródão) 18, 19 e 20 de Junho de 2010 Passeio Pedestre (Foz de Cobrão Vila Velha de Ródão) 21 de Março de 2010

27 APOIOS As actividades da Associação de Estudos do Alto Tejo contam com o apoio regular das seguintes entidades:

28 Obrigado pela atenção!

1. PROJETOS DE ARQUEOLOGIA

1. PROJETOS DE ARQUEOLOGIA 1. PROJETOS DE ARQUEOLOGIA 1.1 Projeto de investigação MESOPOTAMOS Ações de prospeção arqueológica, de escavação e valorização de sítios arqueológicos nos concelhos de Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova,

Leia mais

1. PROJECTOS DE ARQUEOLOGIA 1. PROJETOS DE ARQUEOLOGIA 1.1 Campo Arqueológico Internacional de Proença-a-Nova 2017

1. PROJECTOS DE ARQUEOLOGIA 1. PROJETOS DE ARQUEOLOGIA 1.1 Campo Arqueológico Internacional de Proença-a-Nova 2017 1. PROJECTOS DE ARQUEOLOGIA 1. PROJETOS DE ARQUEOLOGIA 1.1 Campo Arqueológico Internacional de Proença-a-Nova 2017 Dando continuidade à parceria entre a AEAT, a EMERITA - Empresa Portuguesa de Arqueologia

Leia mais

Castelo Branco / Naturtejo

Castelo Branco / Naturtejo Castelo Branco / aturtejo Oleiros 6 Sertã Proença-a-ova Vila de Rei Vila Velha de Rodão Mação Penamacor Idanha-a-ova 7 Castelo Branco PR3 CTB CAMIHO DE XISTO DE SARZEDAS OS POÇOS MIEIROS Castelo Branco

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CUBA PÓLO DE EDUCAÇÃO DE VILA ALVA PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES 2007/2008

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CUBA PÓLO DE EDUCAÇÃO DE VILA ALVA PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES 2007/2008 Prof. Adelaide Fialho /Ed. Berta Pomares /Prof. Visitação Anjo 1 Recepção aos alunos Reunião com as crianças e suas famílias. Entrega de um desdobrável com informações sobre o ano lectivo. Oferta de uma

Leia mais

Portefólio da Associação 2011

Portefólio da Associação 2011 Portefólio da Associação 2011 ÍNDICE 1 APRESENTAÇÃO... 2 2 PERCURSO EVOLUTIVO... 2 2.1 Primeiro período (2001-2007)... 2 2.2 Segundo período (a partir de 2010)... 3 3 PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS...

Leia mais

ACTIVIDADES PROMOVIDAS

ACTIVIDADES PROMOVIDAS ACERCA DE BABIKA O objectivo da empresa Babika, Actividades Turísticas Lda. é a organização, promoção e gestão de passeios pedestres, em bicicleta, canoa e barco; observação da fauna e flora; actividades

Leia mais

VALNOR comemorou Dia da Criança e Dia do Ambiente

VALNOR comemorou Dia da Criança e Dia do Ambiente VALNOR comemorou Dia da Criança e Dia do Ambiente VALNOR comemorou Dia da Criança e Dia do Ambiente VALNOR entrega prémio do Concurso Ovos Amarelos Sensibilização Ambiental com jovens de Castelo de Vide

Leia mais

Ficha de Actividade. Conteúdos: Os diferentes processos e serviços do Arquivo Municipal.

Ficha de Actividade. Conteúdos: Os diferentes processos e serviços do Arquivo Municipal. Ficha de Actividade Tipo: Visitas de Estudo Tema: Faz de conta que somos de papel Público-alvo: Alunos Pré-escolar e 1º ciclo Equipa: Serviço Educativo Arquivo Municipal Calendarização: Todo o ano. Agendadas

Leia mais

Objectivos Específicos Acções Principais Resultados a Atingir

Objectivos Específicos Acções Principais Resultados a Atingir Núcleo Executivo / Secretariado Técnico Rede Social Loures Aprovado na reunião de CLAS de 19.Fevereiro.2009 Objectivo Superior Objectivos Específicos Acções Principais Resultados a Atingir Monitorização

Leia mais

Eventos ZonaMeeting. 8 de fevereiro Cortejo de Carnaval das Escolas

Eventos ZonaMeeting. 8 de fevereiro Cortejo de Carnaval das Escolas Eventos 2013 Data Evento Local Parcerias 13 de janeiro Os quintais nas Praças do Pinhal Parque urbano 19 de janeiro Proença Championship Tour Campos de ténis municipais 20 de janeiro Oficina de cosmética

Leia mais

Naturtejo nos Media. Janeiro a Abril

Naturtejo nos Media. Janeiro a Abril 2011 Naturtejo nos Media Janeiro a Abril Naturtejo nos Media Janeiro 2011 Janeiro 2011 Janeiro 2011 Janeiro 2011 Janeiro 2011 Janeiro 2011 Janeiro 2011 Janeiro 2011 Janeiro 2011 Janeiro 2011 Janeiro 2011

Leia mais

SÍNTESE DAS ACTIVIDADES DO MUSEU MUNICIPAL E DO PATRIMÓNIO CULTURAL DO CONCELHO

SÍNTESE DAS ACTIVIDADES DO MUSEU MUNICIPAL E DO PATRIMÓNIO CULTURAL DO CONCELHO SÍNTESE DAS ACTIVIDADES DO MUSEU MUNICIPAL E DO PATRIMÓNIO CULTURAL DO CONCELHO No 1º semestre de 2010, o Museu Municipal procurou, no âmbito das suas funções museológicas, retirar o máximo aproveitamento

Leia mais

Projecto MIMAR O SOLAR

Projecto MIMAR O SOLAR Equipa Star Wars 1 Projecto MIMAR O SOLAR 2 Projecto Mimar o Solar Apresentação O Projecto MIMAR O SOLAR surge como iniciativa promovida pelo Solar do Mimo Centro de Acolhimento Temporário de Crianças

Leia mais

UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA Faculdade de Ciências Médicas Conselho Executivo

UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA Faculdade de Ciências Médicas Conselho Executivo Conselho de Faculdade da da Universidade Nova de Lisboa REGIMENTO Artigo 1º Composição 1. O Conselho de Faculdade da FCM é constituído por treze membros, sendo oito docentes e investigadores, um estudante,

Leia mais

Museu da Água da EPAL Um equipamento para a educação ambiental Margarida Filipe Ramos

Museu da Água da EPAL Um equipamento para a educação ambiental Margarida Filipe Ramos Museu da Água da EPAL Um equipamento para a educação ambiental Margarida Filipe Ramos 19.12.11 Apresentação do Museu da Água da EPAL Reservatório da Mãe d Água das Amoreiras Reservatório da Patriarcal

Leia mais

GRZ. Grande Rota do Zêzere. Constância, Maio 2011

GRZ. Grande Rota do Zêzere. Constância, Maio 2011 GRZ Grande Rota do Zêzere Constância, Maio 2011 Pedro Pedrosa Consultor Técnico da ADXTUR A2Z-Consulting by Ytravel, lda. ppedrosa@a2z-adventures.com AGENDA -O projecto -A parceria -A metodologia -A Grande

Leia mais

Plano de Acção 2006/2007. Rede Social Concelho da Lourinhã

Plano de Acção 2006/2007. Rede Social Concelho da Lourinhã Plano de Acção 2006/2007 Rede Social Concelho da Lourinhã E I X O I Intervenção Dirigida a Grupos Específicos EIXO I : INTERVENÇÃO DIRIGIDA A GRUPOS ESPECIFICOS OBJECTIVO GERAL: Até Dezembro de 2007 existem

Leia mais

BREVE CRONOLOGIA DO ESCUTISMO NO MUNDO E EM PORTUGAL (nota que os assinalados a bold são relativos a Portugal)

BREVE CRONOLOGIA DO ESCUTISMO NO MUNDO E EM PORTUGAL (nota que os assinalados a bold são relativos a Portugal) BREVE CRONOLOGIA DO ESCUTISMO NO MUNDO E EM PORTUGAL (nota que os assinalados a bold são relativos a Portugal) 1857- (22 de Fevereiro) - nasce B.P. em Londres; 1893/1898- Robert Baden-Powell, oficial do

Leia mais

N O T Í C I A S. Vila Velha de Ródão, 2013

N O T Í C I A S. Vila Velha de Ródão, 2013 N O T Í C I A S Mesa Redonda Arqueologia em Castelo Branco: uma paisagem cultural com futuro e homenagem a Francisco Henriques e a João Henriques Ribeiro International Conference on Vernacular Heritage

Leia mais

1. Nota introdutória Actividades para Conhecer para Proteger Roteiros Ambientais... 4

1. Nota introdutória Actividades para Conhecer para Proteger Roteiros Ambientais... 4 Plano de Atividades Amigos dos Açores Associação Ecológica Janeiro de 2019 Índice 1. Nota introdutória... 2 2. Actividades para 2019... 3 2.1.1 Conhecer para Proteger... 3 2.1.2 Roteiros Ambientais...

Leia mais

1. Nota introdutória Actividades para Conhecer para Proteger Roteiros Ambientais... 4

1. Nota introdutória Actividades para Conhecer para Proteger Roteiros Ambientais... 4 Plano de Actividades Amigos dos Açores Associação Ecológica Janeiro de 2016 Índice 1. Nota introdutória... 2 2. Actividades para 2016... 3 2.1.1 Conhecer para Proteger... 3 2.1.2 Roteiros Ambientais...

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DA COMISSÃO DE PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS DE FRONTEIRA

REGULAMENTO INTERNO DA COMISSÃO DE PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS DE FRONTEIRA REGULAMENTO INTERNO DA COMISSÃO DE PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS DE FRONTEIRA Capítulo I Disposições Gerais Artigo 1º 1. A Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo, nº 147/99, de 1 de Setembro, regula

Leia mais

Conselho Local de Ação Social de Figueira de Castelo Rodrigo

Conselho Local de Ação Social de Figueira de Castelo Rodrigo REDE SOCIAL Conselho Local de Ação Social de Figueira de Castelo Rodrigo Regulamento Interno [9/04/2014] REGULAMENTO INTERNO DO CONSELHO LOCAL DE ACÇÃO SOCIAL DO CONCELHO DE FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO

Leia mais

Vila Velha de Ródão, 2011

Vila Velha de Ródão, 2011 UM AUROQUE EM OLEIROS (CASTELO BRANCO) An auroch at Oleiros (Castelo Branco) Francisco Henriques, João Carlos Caninas e Mário Chambino Vila Velha de Ródão, 2011 UM AUROQUE EM OLEIROS (CASTELO BRANCO) An

Leia mais

ARQUIVO FOTOGRÁFICO MUNICIPAL

ARQUIVO FOTOGRÁFICO MUNICIPAL ARQUIVO FOTOGRÁFICO MUNICIPAL REGULAMENTO INTERNO CÂMARA MUNICIPAL DA FIGUEIRA DA FOZ DIVISÃO DE CULTURA, MUSEU, BIBLIOTECA E ARQUIVOS ÍNDICE CAPÍTULO I Âmbito, Estrutura e Objectivos CAPÍTULO II Da Conservação

Leia mais

Distrito Datas Locais Tipo de evento Aveiro Entre 1 e 17 Outubro

Distrito Datas Locais Tipo de evento Aveiro Entre 1 e 17 Outubro A t i v i d a d e s n o â m b i t o d o 1 7 d e O u t u b r o - 2 0 1 5 - Distrito Datas Locais Tipo de evento Aveiro Entre 1 e 17 Outubro Concelhos do distrito de Aveiro Lançamento de um inquérito (mais

Leia mais

PLANO DE PROMOÇÃO DO DESEMPENHO AMBIENTAL 2006.2008

PLANO DE PROMOÇÃO DO DESEMPENHO AMBIENTAL 2006.2008 PLANO DE PROMOÇÃO DO DESEMPENHO AMBIENTAL 2006.2008 RELATÓRIO DE EXECUÇÃO 2007 Versão Síntese Rede Eléctrica Nacional, S.A. Novembro de 2008 Índice 1. Mensagem do Presidente 2. Fichas de actividade Manutenção

Leia mais

Fundação Serrão Martins Plano de Actividades Plano de Actividades 2010

Fundação Serrão Martins Plano de Actividades Plano de Actividades 2010 1. A Fundação Serrão Martins é uma instituição de direito privado e utilidade pública com sede na Mina de S. Domingos, concelho de Mértola. Tem como membros fundadores a Câmara Municipal de Mértola e La

Leia mais

Fundação Serrão Martins Plano de Actividades Plano de Actividades 2009

Fundação Serrão Martins Plano de Actividades Plano de Actividades 2009 1. A Fundação Serrão Martins é uma instituição de direito privado e utilidade pública com sede na Mina de S. Domingos, concelho de Mértola. Tem como membros fundadores a Câmara Municipal de Mértola e La

Leia mais

HORÁRIOS PROVISÓRIOS 2016 ENSINO FUNDAMENTAL 2 6º ANO MANHÃ HORÁRIO AULA SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA 7:20 ÀS 8:10

HORÁRIOS PROVISÓRIOS 2016 ENSINO FUNDAMENTAL 2 6º ANO MANHÃ HORÁRIO AULA SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA 7:20 ÀS 8:10 6º ANO MANHÃ ÀS ÀS 1ª 2ª 3ª 4ª 5ª GEOMÉTRICO/ / Ruth 7º ANO MANHÃ TURMA 01 1ª 2ª ÀS ÀS 3ª 4ª 5ª GEOMÉTRICO/ / Ruth 7º ANO MANHÃ TURMA 02 1ª ÀS ÀS 2ª 3ª 4ª 5ª / Ruth 8º ANO MANHÃ 1ª 2ª ÀS ÀS ÀS 12:50 3ª

Leia mais

REGIMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VILA FLOR

REGIMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VILA FLOR REGIMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VILA FLOR PREÂMBULO A Lei n.º 75/2013, de 12 de Setembro, diploma que estabelece, entre outros, o regime jurídico das autarquias locais, veio atribuir, no

Leia mais

Programa de Ação Exposições / Apresentações Interativas. Visitas de Estudo / Educação para o Património. Educação Ambiental.

Programa de Ação Exposições / Apresentações Interativas. Visitas de Estudo / Educação para o Património. Educação Ambiental. Plano de Atividades da Associação de Defesa do Património Cultural e Natural de Soure 2014 Introdução Tendo em atenção os estatutos da Associação de Defesa do Património Cultural e Natural de Soure e,

Leia mais

3. BENEFICIÁRIOS Podem ser beneficiários dos apoios previstos na acção 3.1.3, Pessoas singulares ou colectivas de direito privado.

3. BENEFICIÁRIOS Podem ser beneficiários dos apoios previstos na acção 3.1.3, Pessoas singulares ou colectivas de direito privado. 1. OBJECTIVOS DAS INTERVENÇÕES Os apoios previstos no âmbito do presente regulamento visam desenvolver o turismo e outras actividades de lazer como forma de potenciar a valorização dos recursos endógenos

Leia mais

NOS 40 ANOS DO INÍCIO DA DESCOBERTA DA ARTE RUPESTRE DO TEJO

NOS 40 ANOS DO INÍCIO DA DESCOBERTA DA ARTE RUPESTRE DO TEJO NOS 40 ANOS DO INÍCIO DA DESCOBERTA DA ARTE RUPESTRE DO TEJO 40 anos da Arte Rupestre do Tejo e os necessários eixos turísticos em falta Depoimento de Vila Velha de Ródão, 2011 40 anos da Arte Rupestre

Leia mais

INVENTÁRIO DO ARQUIVO DA ASSOCIAÇÃO AVEIRENSE DE SOCORROS MÚTUOS DAS CLASSES LABORIOSAS

INVENTÁRIO DO ARQUIVO DA ASSOCIAÇÃO AVEIRENSE DE SOCORROS MÚTUOS DAS CLASSES LABORIOSAS INVENTÁRIO DO ARQUIVO DA ASSOCIAÇÃO AVEIRENSE DE SOCORROS MÚTUOS DAS CLASSES LABORIOSAS Resumo O presente inventário diz respeito à documentação resultante da actividade da Associação Aveirense de Socorros

Leia mais

SEMANA da LEITURA 2011 IMAGEM

SEMANA da LEITURA 2011 IMAGEM SEMANA da LEITURA 2011 IMAGEM FICHA de IDENTIFICAÇÃO do estabelecimento: Escola Visconde de Vila Maior do agrupamento: Torre de Moncorvo Cartaz Folheto Fotografias Distrito:Bragança Concelho:Torre de Moncorvo

Leia mais

1. Nota introdutória Actividades para Conhecer para Proteger Roteiros Ambientais... 4

1. Nota introdutória Actividades para Conhecer para Proteger Roteiros Ambientais... 4 Plano de Actividades Amigos dos Açores Associação Ecológica Janeiro de 2017 Índice 1. Nota introdutória... 2 2. Actividades para 2017... 3 2.1.1 Conhecer para Proteger... 3 2.1.2 Roteiros Ambientais...

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DO JARDIM DE INFÂNCIA DA ABPG

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DO JARDIM DE INFÂNCIA DA ABPG PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DO JARDIM DE INFÂNCIA DA ABPG ANO LECTIVO - 2013/2014 Tema do Projecto Educativo: O SER HUMANO E A COMUNICAÇÃO Sub- Tema: Da gravura à mensagem escrita CALENDARIZAÇÃO SETEMBRO

Leia mais

Convite: Natal no Frei 3º CICLO. Num Externato de orientação

Convite: Natal no Frei 3º CICLO. Num Externato de orientação Newsletter Nº2 Ano Lectivo 2008 2009 Dezembro Coordenação Prof. Miguel Feio Prof. Manuel André EM DESTAQUE Natal no Frei A alegria de comunicar aos outros a Boa Nova do amor de Deus que deu ao mundo o

Leia mais

Capítulo I Disposições Gerais

Capítulo I Disposições Gerais Regulamento Municipal do Banco Local de Voluntariado de Marco de Canaveses Preâmbulo A Lei n.º 71/98, de 3 de Novembro, estabelece as bases do enquadramento jurídico do voluntariado, visando promover e

Leia mais

Projeto Ser voluntário por um dia

Projeto Ser voluntário por um dia Projeto Ser voluntário por um dia EAPN Rede Europeia Anti Pobreza/ Portugal - Núcleo de Castelo Branco BMCB Ano 2011 Índice I. Enquadramento III. Objetivos a alcançar IV. Metodologia V. Recursos Humanos

Leia mais

1. Nota introdutória Actividades para Conhecer para Proteger Roteiros Ambientais... 4

1. Nota introdutória Actividades para Conhecer para Proteger Roteiros Ambientais... 4 Plano de Actividades Amigos dos Açores Associação Ecológica Janeiro de 2015 Índice 1. Nota introdutória... 2 2. Actividades para 2015... 3 2.1.1 Conhecer para Proteger... 3 2.1.2 Roteiros Ambientais...

Leia mais

APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS PREVISIONAIS 2012

APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS PREVISIONAIS 2012 APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS PREVISIONAIS 2012 Os Documentos Previsionais para o Ano Financeiro de 2012 foram elaborados de acordo com as regras definidas no POCAL Plano Oficial de Contabilidade das Autarquias

Leia mais

M U N I C I P I O D E G O U V E I A

M U N I C I P I O D E G O U V E I A ÍNDICE Capítulo I Disposições gerais Preâmbulo 2 Art.º 1.º - Enquadramento orgânico 2 Art.º 2.º - Missão 2 Art.º 3.º - Objectivos 2 Art.º 4º - Coleções 3 Capítulo II Instrumentos de gestão e orgânica dos

Leia mais

Catálogo de Atividades //Feira do Livro - @ Bibliotecas Escolares Agrupamento de Escolas de Campo Maior

Catálogo de Atividades //Feira do Livro - @ Bibliotecas Escolares Agrupamento de Escolas de Campo Maior . 2011/2012 Catálogo de Atividades //Feira do Livro - @ Bibliotecas Escolares Agrupamento de Escolas de Campo Maior Atividades: «Vamos à descoberta da Biblioteca» - Visitas guiadas às bibliotecas Escolares.

Leia mais

Orçamento Participativo de Vila Nova de Cerveira

Orçamento Participativo de Vila Nova de Cerveira Orçamento Participativo de Vila Nova de Cerveira PREÂMBULO Os Orçamentos Participativos são símbolos de importância da participação dos cidadãos na sociedade democrática, neste sentido a Câmara Municipal

Leia mais

MUNICÍPIO DE RIBEIRA GRANDE REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE DA RIBEIRA GRANDE

MUNICÍPIO DE RIBEIRA GRANDE REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE DA RIBEIRA GRANDE MUNICÍPIO DE RIBEIRA GRANDE REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE DA RIBEIRA GRANDE É hoje inquestionável a transversalidade das políticas públicas dirigidas à Juventude. São, igualmente, inegáveis

Leia mais

OS GRANITOS DE VILA POUCA DE AGUIAR

OS GRANITOS DE VILA POUCA DE AGUIAR OS GRANITOS DE VILA POUCA DE AGUIAR COMO FACTOR DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR COORDENAÇÃO: LUÍS SOUSA Ficha Técnica Título Os granitos de Vila Pouca de Aguiar como factor de

Leia mais

Bombeiros voluntários de S.B. Messines Grupo cultura e desporto

Bombeiros voluntários de S.B. Messines Grupo cultura e desporto REGULAMENTO DO 2º TRAILL RUNINGBOMBEIROS DE MESSINES DESCRIÇÃO O 2º TRAILL RUNING BOMBEIROS DE MESSINES é um evento desportivo organizado pelo grupo de cultura e desporto dos bombeiros voluntários de S.B.

Leia mais

Calendário de eventos 2014

Calendário de eventos 2014 Calendário de eventos 2014 Município de Proença a Nova Evento Local Parcerias 11 de janeiro Encontro de janeireiros 26 de janeiro Feira de Usados 9 de fevereiro 1º aniversário do núcleo Ribeiro Farinha

Leia mais

3º SÃO SILVESTRE DA BATALHA

3º SÃO SILVESTRE DA BATALHA 3º SÃO SILVESTRE DA BATALHA 26 DE DEZEMBRO 2015 17HOO REGULAMENTO GERAL 1ºORGANIZAÇÃO O Atlético Clube da Batalha - ACB com parceria com a Câmara Municipal Batalha leva a efeito no dia 26 de Dezembro de

Leia mais

REGULAMENTO DA PLATAFORMA SUPRACONCELHIA DA BEIRA INTERIOR NORTE

REGULAMENTO DA PLATAFORMA SUPRACONCELHIA DA BEIRA INTERIOR NORTE REGULAMENTO DA PLATAFORMA SUPRACONCELHIA DA BEIRA INTERIOR NORTE O presente regulamento destina-se a dar a conhecer os princípios a que obedecem a organização e a articulação da Rede Social ao nível supraconcelhio,

Leia mais

1. Nota introdutória Actividades para Conhecer para Proteger Roteiros Ambientais... 4

1. Nota introdutória Actividades para Conhecer para Proteger Roteiros Ambientais... 4 Plano de Actividades Amigos dos Açores Associação Ecológica Janeiro de 2014 Índice 1. Nota introdutória... 2 2. Actividades para 2014... 3 2.1.1 Conhecer para Proteger... 3 2.1.2 Roteiros Ambientais...

Leia mais

Agricultores de Charneca. Apresentação. Chamusca, 3 de Dezembro de 2003

Agricultores de Charneca. Apresentação. Chamusca, 3 de Dezembro de 2003 ACHAR - Associação dos Agricultores de Charneca Apresentação 3 de Dezembro de 2003 Apresentação Constituída em 1989, com o objectivo de defender e representar os agricultores de Charneca, incrementar em

Leia mais

Ponto 10.1. Proposta das Normas do Orçamento Participativo de Pombal

Ponto 10.1. Proposta das Normas do Orçamento Participativo de Pombal Cópia de parte da ata da Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Pombal nº0014/cmp/15, celebrada em 25 de Junho de 2015 e aprovada em minuta para efeitos de imediata execução. Ponto 10.1. Proposta das

Leia mais

BOLETIM MENSAL Nº 45 ABRIL DE VALONGO Parque das Serras do Porto

BOLETIM MENSAL Nº 45 ABRIL DE VALONGO Parque das Serras do Porto BOLETIM MENSAL Nº 45 ABRIL DE 2017 VALONGO Parque das Serras do Porto BOAS PRÁTICAS EM MUNICÍPIOS ECOXXI Um município ECOXXI evidencia um conjunto de políticas, práticas e ações conducentes ao desenvolvimento

Leia mais

INICIATIVAS A REALIZAR NO ÂMBITO DAS COMEMORAÇÕES DO 8 DE MARÇO DE 2012

INICIATIVAS A REALIZAR NO ÂMBITO DAS COMEMORAÇÕES DO 8 DE MARÇO DE 2012 INICIATIVAS A REALIZAR NO ÂMBITO DAS COMEMORAÇÕES DO 8 DE MARÇO DE 2012 ORGANIZAÇÕES INICIATIVAS / DATAS / HORAS CITE Fórum Futuro / Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres CGTP-IN Parlamento

Leia mais

ESPAÇO RURAL, RURALIDADE E TURISMO NO ALENTEJO

ESPAÇO RURAL, RURALIDADE E TURISMO NO ALENTEJO ESPAÇO RURAL, RURALIDADE E TURISMO NO ALENTEJO Sustentável no Espaço Rural: Experiências de sucesso em Portugal e na Europa Desafios dos territórios rurais no Século XXI: A importância do Castro Verde,

Leia mais

Preâmbulo. Objetivos. Metodologia

Preâmbulo. Objetivos. Metodologia Preâmbulo Numa sociedade democrática é fundamental que existam mecanismos de participação que permitam aos jovens o desenvolvimento de competências de cidadania que lhes possibilitem a formulação de ideias

Leia mais

GOVERNO CIVIL DE CASTELO BRANCO

GOVERNO CIVIL DE CASTELO BRANCO Título Página Parte I Enquadramento Geral do Plano 1. Introdução 4 2. Âmbito de Aplicação 5 3. Objectivos Gerais 5 4. Enquadramento Legal 6 5. Antecedentes do processo de planeamento 6 6. Articulação com

Leia mais

A Taxa de Insucesso Escolar verificada no Concelho, revela-se bastante elevada quando comparada com a registada a nível nacional. De referir também,

A Taxa de Insucesso Escolar verificada no Concelho, revela-se bastante elevada quando comparada com a registada a nível nacional. De referir também, A Taxa de Insucesso Escolar verificada no Concelho, revela-se bastante elevada quando comparada com a registada a nível nacional. De referir também, o facto de o insucesso escolar aumentar à medida que

Leia mais

Processo de Registo de Adequação de Ciclo de Estudos

Processo de Registo de Adequação de Ciclo de Estudos Processo de Registo de Adequação de Ciclo de Estudos Universidade de Évora Curso de Mestrado em Gestão e Valorização do Património Histórico e Cultural Documento do Reitor da Universidade de Évora a subscrever

Leia mais

REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE DE ESTARREJA

REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE DE ESTARREJA REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE DE ESTARREJA Regulamento n.º 03/2009 Aprovado em Câmara Municipal a 14/04/2009 Aprovado em Assembleia Municipal a 06/05/2009 PREÂMBULO Uma política municipal

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2014/2015

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2014/2015 Calendarização Atividade Objetivos Responsáveis Destinatários 1º PERÍODO Setembro Acolhimento das crianças - Integração e adaptação das crianças ao Centro Infantil Setembro Reunião de Pais e Encarregados

Leia mais

A sepultura megalítica do Cabeço d Ante

A sepultura megalítica do Cabeço d Ante A sepultura megalítica do Cabeço d Ante Vilas Ruivas, Vila Velha de Ródão 2017 Associação de Estudos do Alto Tejo. Todos os direitos reservados 1 O Cabeço d Ante, Cabeço da Anta ou Cabeço do Trovisco,

Leia mais

Calendário de eventos 2015

Calendário de eventos 2015 Calendário de eventos 2015 A animação de verão será a principal inovação na programação cultural do concelho em 2015, com um conceito que valoriza as praias fluviais e a descentralização de atividades

Leia mais

Geoturismo e o Geoparque Naturtejo Enquadramento nos IGT

Geoturismo e o Geoparque Naturtejo Enquadramento nos IGT Turismo em Solo Rural e os Planos Territoriais na Região Centro Geocultura Geoturismo e o Geoparque Naturtejo Enquadramento nos IGT Coimbra 05.abril.2013 José Luís s Laia Rodrigues e Fátima F Rebelo Andrade

Leia mais

Semana do divertimento

Semana do divertimento de 17 a 21 de junho Semana do divertimento Divertimento em Ação Torneio de futebol 1º eliminatória Percursos divertidos Zona Verde Corrida de estafetas 11:00 12:00 Viva as férias! Insuflável! Traz o teu

Leia mais

SEJA VOLUNTÁRIO! CONTRIBUA PARA O CRESCIMENTO DE UMA NOVA CONSCIÊNCIA SOCIAL

SEJA VOLUNTÁRIO! CONTRIBUA PARA O CRESCIMENTO DE UMA NOVA CONSCIÊNCIA SOCIAL SEJA VOLUNTÁRIO! CONTRIBUA PARA O CRESCIMENTO DE UMA NOVA CONSCIÊNCIA SOCIAL Objectivos: Promover o encontro entre a oferta e a procura de voluntariado; Sensibilizar os cidadãos e as organizações para

Leia mais

Lista de Abreviaturas... 17. Prefácio... 19. Nota dos Autores... 21. Preâmbulo à proposta de Lei... 23. Lei n.º 22-A/2007, de 27 de Junho...

Lista de Abreviaturas... 17. Prefácio... 19. Nota dos Autores... 21. Preâmbulo à proposta de Lei... 23. Lei n.º 22-A/2007, de 27 de Junho... Lista de Abreviaturas............................... 17 Prefácio.......................................... 19 Nota dos Autores.................................. 21 Preâmbulo à proposta de Lei.........................

Leia mais

Introdução. Évora, 18 de outubro de 2014. A Direção da Associação

Introdução. Évora, 18 de outubro de 2014. A Direção da Associação Introdução A dos Amigos da Ludoteca, em parceria com a Câmara Municipal de Évora na promoção dos Direitos da Criança e da Família, pretende desenvolver em 2015 um Plano de Atividades que promova o Direito

Leia mais

Projecto de Regulamento de Apoio a Associações. Juvenis, Associações de Estudantes e Grupo de. Jovens do Concelho de Vila Nova de Famalicão

Projecto de Regulamento de Apoio a Associações. Juvenis, Associações de Estudantes e Grupo de. Jovens do Concelho de Vila Nova de Famalicão Projecto de Regulamento de Apoio a Associações Juvenis, Associações de Estudantes e Grupo de Jovens do Concelho de Vila Nova de Famalicão Preâmbulo Capítulo I -Definições e Objectivos Artigo 1.º - Definição

Leia mais

Educativas. Atividades. Parque Arqueológico e Museu do Côa. Programação Regular

Educativas. Atividades. Parque Arqueológico e Museu do Côa. Programação Regular Parque Arqueológico e Museu do Côa A arte rupestre do paleolítico superior do Vale do Côa é uma ilustração excepcional do desenvolvimento repentino do génio criador, na alvorada do desenvolvimento cultural

Leia mais

DOCUMENTO DE REVISÃO DE ESTATUTOS ASSOCIAÇÃO DE ESTUDOS DO ALTO TEJO ESTATUTOS. CAPÍTULO I Princípios Fundamentais

DOCUMENTO DE REVISÃO DE ESTATUTOS ASSOCIAÇÃO DE ESTUDOS DO ALTO TEJO ESTATUTOS. CAPÍTULO I Princípios Fundamentais DOCUMENTO DE REVISÃO DE ESTATUTOS ASSOCIAÇÃO DE ESTUDOS DO ALTO TEJO ESTATUTOS CAPÍTULO I Princípios Fundamentais ARTIGO 1º Definição 1- A Associação de Estudos do Alto Tejo, adiante designada por Associação,

Leia mais

Projecto Mega Sprinter. Federação Portuguesa de Atletismo Ministério da Educação - Desporto Escolar PROJECTO

Projecto Mega Sprinter. Federação Portuguesa de Atletismo Ministério da Educação - Desporto Escolar PROJECTO Federação Portuguesa de Atletismo Ministério da Educação - Desporto Escolar PROJECTO SETEMBRO 2004 1 ESCALÕES ETÁRIOS ESCALÃO ÉPOCAS 2004/2005 2005/2006 2006/2007 2007/2008 INFANTIS A 94/95 95/96 96/97

Leia mais

Centrais eléctricas. Distrito de Castelo Branco

Centrais eléctricas. Distrito de Castelo Branco Centrais eléctricas no Distrito de Castelo Branco No distrito de Castelo Branco existem actualmente 24 centrais eléctricas em funcionamento, que perfazem uma potência combinada de aproximadamente 551,2

Leia mais

Memórias do trabalho

Memórias do trabalho Universidade Popular do Porto Candidatura de projecto à Porto 2001 SA, Capital da Cultura Memórias do trabalho testemunhos do Porto laboral no sé culo XX Agosto de 1999 (reformulação em Setembro de 2000)

Leia mais

DELIMITAÇÃO DA RESERVA ECOLÓGICA NACIONAL DO MUNICÍPIO DE VILA VELHA DE RÓDÃO Memória Descritiva e Justificativa - ADENDA

DELIMITAÇÃO DA RESERVA ECOLÓGICA NACIONAL DO MUNICÍPIO DE VILA VELHA DE RÓDÃO Memória Descritiva e Justificativa - ADENDA 1ª REVISÃO DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL DE VILA VELHA DE RÓDÃO DELIMITAÇÃO DA RESERVA ECOLÓGICA NACIONAL DO MUNICÍPIO DE VILA VELHA DE RÓDÃO Memória Descritiva e Justificativa - ADENDA JULHO DE 2014 CÂMARA

Leia mais

Turismo de Natureza no Alto Minho:

Turismo de Natureza no Alto Minho: SEMINÁRIO FINAL VALOR GERÊS-XURÉS Turismo de Natureza: Balanço e Perspetivas 2014-2020 António Sá Melgaço, Porta de Lamas de Mouro 16 de dezembro de 2014 Turismo de Natureza no Alto Minho: Balanço 2007-2013

Leia mais

Regulamento de Apoio a Associações Juvenis, Associações de Estudantes e Grupo de Jovens do Concelho de Vila Nova de Famalicão

Regulamento de Apoio a Associações Juvenis, Associações de Estudantes e Grupo de Jovens do Concelho de Vila Nova de Famalicão Regulamento de Apoio a Associações Juvenis, Associações de Estudantes e Grupo de Jovens do Concelho de Vila Nova de Famalicão Preâmbulo Estudos recentes sobre o exercício dos direitos de cidadania em Portugal

Leia mais

UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO

UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO - Curso de Avaliação Sanitária de Caça Maior - Formação a Médicos Veterinários no âmbito da avaliação sanitária de caça maior no local da caçada. Responsáveis Científicos Prof. ª Madalena Vieira-Pinto

Leia mais

Projecto de Voluntariado do CSPA

Projecto de Voluntariado do CSPA Projecto de Voluntariado do CSPA Centro Social Paroquial de Atalaia, designado por Organização Promotora, tem por fim a promoção de respostas diversificadas no âmbito da acção social adequadas às necessidades

Leia mais

Dinis Ferreira. Gestão da Sustentabilidade da Reabilitação do Edificado: Vila de Alcochete

Dinis Ferreira. Gestão da Sustentabilidade da Reabilitação do Edificado: Vila de Alcochete Dinis Ferreira Gestão da Sustentabilidade da Reabilitação do Edificado: Vila de Alcochete Introdução Reabilitação e Sustentabilidade 2 conceitos relevantes na revitalização e crescimento do sector construção

Leia mais

t base para uma estratégia de geoturismo Joana Rodrigues & Carlos Neto de Carvalho

t base para uma estratégia de geoturismo Joana Rodrigues & Carlos Neto de Carvalho Património i Geológico no Geopark Naturtejo: t base para uma estratégia de geoturismo Joana Rodrigues & Carlos Neto de Carvalho sob os auspícios da UNESCO Projectos em curso: A noção de Geoturismo, em

Leia mais

CARTOGRAFIA ARQUEOLÓGICA NOS RIOS ERGES, ARAVIL E TEJO (IDANHA-A-NOVA E CASTELO BRANCO). PRIMEIRA NOTÍCIA 1

CARTOGRAFIA ARQUEOLÓGICA NOS RIOS ERGES, ARAVIL E TEJO (IDANHA-A-NOVA E CASTELO BRANCO). PRIMEIRA NOTÍCIA 1 CARTOGRAFIA ARQUEOLÓGICA NOS RIOS ERGES, ARAVIL E TEJO (IDANHA-A-NOVA E CASTELO BRANCO). PRIMEIRA NOTÍCIA 1 Archaeological Cartography on rivers Erges, Aravil and Tagus. First Report Francisco Henriques

Leia mais

PROJECTO DE REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DA JUVENTUDE

PROJECTO DE REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DA JUVENTUDE PROJECTO DE REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DA JUVENTUDE PREÂMBULO Desenvolver uma política de juventude que incentive a participação dos jovens na vida social, cultural e económica do concelho, é um

Leia mais

PROJETO DE REGULAMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DE ALENQUER

PROJETO DE REGULAMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DE ALENQUER PROJETO DE REGULAMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DE ALENQUER NOTA JUSTIFICATIVA O Orçamento Participativo de Alenquer (OPA) é um processo que visa promover a participação da população nas decisões estratégicas

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 18/XII. Exposição de Motivos

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 18/XII. Exposição de Motivos Proposta de Lei n.º 18/XII Exposição de Motivos Nos últimos anos, os serviços e órgãos da administração directa e indirecta do Estado, bem como as Regiões Autónomas e as autarquias locais, têm, no âmbito

Leia mais

Programa de Atividades de Educação Ambiental Serviço do Parque Natural da Madeira 2013-2014

Programa de Atividades de Educação Ambiental Serviço do Parque Natural da Madeira 2013-2014 Programa de Atividades de Educação Ambiental Serviço do Parque Natural da Madeira 2013-2014 Apresentação do programa de atividades de Educação Ambiental proposto pelo Serviço do Parque Natural da Madeira

Leia mais

CARTA DE RECOMENDAÇÕES Elaborada pelos participantes do 2º Encontro da Rede Participação Juvenil de Sintra

CARTA DE RECOMENDAÇÕES Elaborada pelos participantes do 2º Encontro da Rede Participação Juvenil de Sintra CARTA DE RECOMENDAÇÕES Elaborada pelos participantes do 2º Encontro da Rede Participação Juvenil de Sintra 03.03.2012 PARTICIPAÇÃO EM ACTIVIDADES JUVENIS 1. Realizar inquéritos, a nível local, para averiguar

Leia mais

Horário de Aulas Fundamental II

Horário de Aulas Fundamental II Infantil - Fundamental - Médio Horário de Aulas Fundamental II 1ª AULA 7H10 ÀS 8H 2ª AULA 8H ÀS 8H50 3ª AULA 8H50 ÀS 9H40 INTERVALO 9H40 ÀS 10H 4ª AULA 10H ÀS 10H50 5ª AULA 10H50 ÀS 11H40 6ª AULA 11H40

Leia mais

CPCJ P E N A C O V A C O M I S S Ã O D E P R O T E C Ç Ã O D E C R I A N Ç A S E J O V E N S REGULAMENTO INTERNO

CPCJ P E N A C O V A C O M I S S Ã O D E P R O T E C Ç Ã O D E C R I A N Ç A S E J O V E N S REGULAMENTO INTERNO Aprovado em: 24-11-2006 Alterado em: 04-12-2007 (Introduzidas alterações alínea e), artigo 9º) REGULAMENTO INTERNO Capítulo I Disposições Gerais Artigo 1º 1. A Lei de Protecção de Crianças e Jovens em

Leia mais

Do Associativismo Juvenil

Do Associativismo Juvenil Roteiro Do Associativismo Juvenil Secretário de Estado do Desporto e Juventude Dr. Emídio Guerreiro Guarda - Dia 06 de agosto Programa 10:00H Pequeno-almoço com os Jornalistas, nos Serviços Desconcentrados

Leia mais

Regulamento. Conselho Municipal de Juventude de Castelo Branco

Regulamento. Conselho Municipal de Juventude de Castelo Branco Regulamento Conselho Municipal de Juventude de Castelo Branco De acordo com a Lei n. 8/2009, de 18/02, que cria o regime jurídico dos conselhos municipais de juventude, a seguir se apresenta uma proposta

Leia mais

PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES

PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES Núcleo A Ano Lectivo 2011/2012 PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES - 2011/2012 1º Período Actividades/Acções/Projectos Objectivos do PEA Dinamizadores/Colaboradores Público-Alvo Local

Leia mais

João Manso. Vila Velha de Ródão, 2012

João Manso. Vila Velha de Ródão, 2012 AS INICIATIVAS DO MUNICÍPIO DE PROENÇA-A-NOVA NA VALORIZAÇÃO DO PATRIMÓNIO MILITAR CONSTRUÍDO Proença municipality initiatives on military built heritage valorization Vila Velha de Ródão, 2012 AS INICIATIVAS

Leia mais

Regulamento. 1. Princípios Gerais:

Regulamento. 1. Princípios Gerais: 16ª Taça de Portugal de Corrida de Montanha - 2019 Regulamento A Federação Portuguesa de Atletismo vai promover a realização da 16ª Taça de Portugal de Corrida em Montanha, em colaboração com a Associação

Leia mais

Capítulo II Definição do Projecto

Capítulo II Definição do Projecto Capítulo II Definição do Projecto 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJECTO O projecto em análise no presente Estudo de Impacte Ambiental (EIA) refere-se ao Projecto Base do troço do IP2 que se desenvolve entre as

Leia mais

NOTÍCIAS À SEXTA 2013.08.02

NOTÍCIAS À SEXTA 2013.08.02 NOTÍCIAS À SEXTA 2013.08.02 Estatuto das organizações não governamentais das pessoas com deficiência Foi publicado, em Diário da República, o Decreto-Lei n.º 106/2013, de 30 de Julho, que define o estatuto

Leia mais