Número de participante. Data da realização. Objetivo do evento. Evento Promovido por Participantes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Número de participante. Data da realização. Objetivo do evento. Evento Promovido por Participantes"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CSA Administração Direito Economia Secretariado Executivo Tecnologias em Gestão RELATÓRIO DE ATIVIDADES Curso:. Eventos realizados (congressos, seminários, ciclo de debates, exposição, espetáculo, evento esportivo, festival, workshop, encontro, simpósio, jornada, colóquio, fórum, reunião, circuito, semana, outros) Evento Promovido por Participantes PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA AULA INAUGURAL DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas Professores do Curso Todos os acadêmicos do Curso Data da realização Número de participante s 08/02/200 Professores 09/03/ Objetivo do evento Objetivo: Proporcionar aos docentes da UNACSA um espaça de orientação e discussão sobre a questão da ética em pesquisa, com atenção a resolução 96/96 (Conselho Nacional de saúde), à área de Ciências Sócias Aplicadas e disciplinas afins.tema: Ética em Pesquisa Palestrante: Profº Dr. Lourenço Zancanaro Objetivo: Boas Vindas a todos os acadêmicos do Curso. Programação: Palestra com o tema: Convergência das Normas Contábeis Brasileiras às Normas Internacionais, assunto de extrema importância para os profissionais e estudantes da área, e foi proferida pelo professor da UFSC Dr. Luiz Alberton.

2 TROTE SOLIDÁRIO RECEPÇÃO AOS CALOUROS º SEMESTRE DE 200 Local: Auditório Ruy Hulse º SEMINÁRIO DO PIO Palestra Aposentadoria com o Mercado de Ações: como, quando e quanto. Palestra Técnicas de Redação. Palestra: convergência das normas brasileiras de contabilidade às normas internacionais I CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTUDOS TRIBUTARIOS Unesc e CPAE (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante) Promovido por: Reitoria Acet - Ibet Participantes: ª fase do curso 5/03/ Participantes: Acadêmicos da ª fase do curso Participantes: ª a 9ª Alunos da 5ª fase do Curso e a profª Luciano da Rocha Ducioni Alunos da 8ª fase e a professora Maria Rosânea Viana e Andréia Cittadin Alunos da 7ª fase do Curso e a profª Andréia Cittadin Marcos garcia Fernando Objetivo: É uma forma de recepcionar os calouros em torno de atividades positivas, sociais e ambientais, ao mesmo tempo em que marca sua entrada nesta fase tão importante de suas vidas. 6/03/ Recepcionar os calouros. 22 a 27/03/ /03/ /03/ /03/ , 08 e 09/04/ O Processo Interdisciplinar Orientado PIO possui como objetivo o desenvolvimento de competências educacionais, técnico-científicas, culturais e profissionais, visando a aquisição e/ou ampliação de conhecimentos, habilidades e atitudes. Propiciar aos acadêmicos conhecimentos sobre o tema. Este evento ocorreu na ACIC e foi proferida pelo palestrante Paulo Portinho de Carvalho, gerente geral do Instituto Nacional de Investidores (INI). Propiciar aos acadêmicos conhecimentos sobre o tema. Propiciar aos acadêmicos conhecimentos sobre o tema. Capacitação profissional. Tem como objetivo proporcionar um amplo debate sobre questões

3 Palestra do Presidente do Conselho Federal de Contabilidade Seminário "Gestão Pública Responsável - abordagem do Sistema CFC/CRCs" Imposto de Renda na Praça CRC-onselho Federal de Contabilidade O evento contou com a presença de professores, estudantes, profissionais da Contabilidade, empresários e de autoridades regionais. Pagani Ramos Adilson Participaram do Projeto professores e acadêmicos do curso. 09/04/ e 7 de abril 7/04/ tributárias da mais alta importância discutidas na atualidade. O Presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Juarez Domingues Carneiro, realizou a primeira visita oficial ao estado. Nesta ocasião, conheceu o Centro de Práticas Contábeis e ministrou a palestra O Cenário Contábil Brasileiro no auditório Ruy Hülse. Trata-se da edição-piloto do evento, que visa validar o material e alinhar as ações a serem desenvolvidas durante a série de Seminários que será realizada nos Conselhos Regionais de Contabilidade Este evento também faz parte das comemorações dos 35 anos do Curso e teve como objetivo dirimir dúvidas em relação à elaboração da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2.00.

4 2º SEMINÁRIO DO PIO Palestra realizada no Auditório da Gol Invest. Palestra: A experiência da Controladoria Geral da União CGU/SC na prevenção e combate à corrupção. Participantes: ª a 9ª Alunos da 3ª fase do Curso e a prof. Cleyton de Oliveira Ritta Alunos da 9ª fase do Curso e a prof. Everton Perin 03 a 08/05/ /05/ /05/ O Processo Interdisciplinar Orientado PIO possui como objetivo o desenvolvimento de competências educacionais, técnico-científicas, culturais e profissionais, visando a aquisição e/ou ampliação de conhecimentos, habilidades e atitudes. Propiciar as acadêmicas conhecimentos sobre o tema Planejamento Financeiro e Principais Veículos de Investimento Propiciar as acadêmicas conhecimentos sobre o tema. Palestra proferida pelo chefe da Controladoria Geral da União em Santa Catarina, Marcelo Campos da Silva Congresso: Planejamento Sucessório e a Proteção Patrimonial e Seminário sobre a prova no processo tributário JOGOS INTERFASES Local: Ginásio de Esportes da Modalidades: Futsal masculino e feminino, Tênis de Mesa masculino e feminino, Truco (misto). Fórum HSM de Gestão de Empresas Familiares In Company HSM Professores: Edson Cichella e Moises Nunes Cardoso 06 e 07/05/200 Todos os alunos do Curso 08/05/ Profº Edson Cichella 8 e 9/05/ Capacitação Profissional. O objetivo do evento é apresentar os aspectos estratégicos, societário e tributário do planejamento sucessório e a proteção patrimonial, abordando como iniciar e conduzir. Integração entre os alunos e professores do Curso. Capacitação profissional.

5 3º SEMINÁRIO DO PIO O professor Edson Cichella, na função de presidente do Conselho Curador da foi a Brasília juntamente com Reitor da Universidade, professor Gildo Volpato, Seminário de Vicepresidentes de Administração e Diretores Executivos do Sistema CFC/CRCs 0º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade7º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade Unesc CFC/CRCs FEA-USP Participantes: ª a 9ª Prof. Edson Cichella Pagani Ramos Adilson Prof. Cleyton de Oliveira Ritta 4 a 9/06/200 Primeiro semestre e 8 de julho 26 e 27/07/200 O Processo Interdisciplinar Orientado PIO possui como objetivo o desenvolvimento de competências educacionais, técnico-científicas, culturais e profissionais, visando a aquisição e/ou ampliação de conhecimentos, habilidades e atitudes. Na oportunidade, os representantes da e da prefeitura de Criciúma tiveram audiência com o Ministro da Educação, Sr. Fernando Haddad, e com o Secretário geral da Receita Federal, Sr. Otacílio Cartaxo. Participaram, também, de audiência com a frente parlamentar que discute o novo marco regulatório da educação no Brasil, presidida pela deputada gaúcha Maria do Rosário e o Deputado Federal Claudio Vignatti. O evento teve como objetivo renovar e proporcionar a aquisição de novos conhecimentos aos participantes, nos temas ligados à área de Administração do Sistema, além de provocar a reflexão crítica sobre informações já existentes. Congresso incluiu palestras, apresentações de trabalhos, debates e premiações das melhores teses apresentadas.

6 Seminário IFRS para Pequenas e Médias Empresas - Formação de multiplicadores AULA INAUGURAL DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS 22º ENCONTRO DAS EMPRESAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS DO ESTADO DE SÃO PAULO RECEPÇÃO AOS CALOUROS º SEMESTRE DE 200 Local: Auditório Ruy Hulse Comemoração dos 35 anos BNDES Sescon-SP Promovido por: Reitoria Pagani Ramos Adilson Todos os acadêmicos do Curso Pagani Ramos Adilson Participantes: Acadêmicos da ª fase do curso Todos os Professores e acadêmicos do Curso 2 a 04/08/ 200 0/08/ e 3/08/200 O encontro transmitiu a representantes de entidades ligadas a pequenas e médias empresas conhecimento sobre as normas internacionais de contabilidade inscritas pelo International Accouting Standard Board (IASB), conhecidas pela sigla IFRS (International Financial Reporting Standards). Objetivo: Boas Vindas a todos os acadêmicos do Curso. Programação: Palestra com o tema. Palestra com o Dr. Sérgio de Iudícibus O evento bianual é o segundo maior da categoria no Brasil e estima reunir cerca de mil empresários em palestras, debates e painéis sobre assuntos técnicos, ministrados por personalidades empresariais renomadas e de grande credibilidade na categoria. 7/08/ Recepcionar os calouros. 8/08/ Comemorar numa linda festa o aniversário de 35anos do Curso de

7 6º Workshop Internacional de XBRL Exposição em alusão aos 35 anos do Curso. Evento: Saúde TROTE SOLIDÁRIO Contabilizando CFC Conselho Federal de Contabilidade Unesc e CPAE (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante) Pagani Ramos Adilson 8/08/200 Curso de Ciências Contábeis - 23 a 27/ Todos os Professores e acadêmicos do Curso 28/08/ Participantes: ª fase do curso 25/08/ O XBRL - Extensible Business Reporting Language é uma linguagem padronizada utilizada para relatórios financeiros, que oferece vantagens como a diminuição de custos; maior eficiência, exatidão e confiabilidade; e diminuição de riscos e necessidade de redigitação. Foi elaborado uma exposição para contar a história dos 35 anos do Curso. Uma caminhada que partiu do campus da e foi até ao distrito de Caravaggio, em Nova Veneza. Objetivo: proporcionar maior integração entre professores e alunos, e fomentou a prática esportiva, além da importância de cuidar da saúde. Objetivo: É uma forma de recepcionar os calouros em torno de atividades positivas, sociais e ambientais, ao mesmo tempo em que marca sua entrada nesta fase tão importante de suas vidas.

8 º SEMINÁRIO DO PIO FEIRA DAS PROFISSÕES Assessoria de Comunicação e Marketing Participantes: ª a 9ª Professores acadêmicos do Curso e 30/08 a 03/9/ e 02/09/200 0 O Processo Interdisciplinar Orientado PIO possui como objetivo o desenvolvimento de competências educacionais, técnico-científicas, culturais e profissionais, visando a aquisição e/ou ampliação de conhecimentos, habilidades e atitudes. Objetivo: Divulgação dos Cursos da JOGOS INTERFASES Local: Ginásio de Esportes da Modalidades: Futsal masculino e feminino, Tênis de Mesa masculino e feminino, Truco (misto). CURSO DE PROCEDIMENTOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Pós-Graduação e Pesquisa da UNA CSA Todos os alunos do Curso 6/0/ Professora: Cittadin Andréia 0/09 a 23/0/200 Integração entre os alunos e professores do Curso. Objetivo: Propiciar, aos participantes, subsídios para a elaboração de projetos de pesquisa, com o uso de métodos e técnicas de desenho qualitativo e quantitativo. Seminário do Programa de Valorização do Carvão Mineral e do III Seminário Regional de Recuperação Ambiental de Áreas Impactadas pela Mineração de Carvão Satc Machado Miguel Fabricio 26 e 27/0/200 Divulgar os resultados dos projetos aprovados pela Fapesc e os trabalhos de recuperação ambiental desenvolvidos pelo corpo técnico do Núcleo de Meio Ambiente do Centro Tecnológico de Carvão Limpo (CTCL) da Satc, CPRM, Siecesc e empresas carboníferas associadas.

9 2º SEMINÁRIO DO PIO XVIII SEMANA ACADÊMICA de Estudos e Debates do Curso de XVII Congresso Brasileiro de Custos Sustentabilidade: além da mensuração de custos II Seminário de Ciências Sociais Aplicadas FACE (Faculdade de Ciências Econômicas) da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) Unesc e Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas Participantes: ª a 9ª Participantes: ª a 9ª Cleyton de Oliveira Ritta Academicos Professores do Curso e 25 a 29/0/ a 29/0/ a 05 de novembro de e 7 e 8// O Processo Interdisciplinar Orientado PIO possui como objetivo o desenvolvimento de competências educacionais, técnico-científicas, culturais e profissionais, visando a aquisição e/ou ampliação de conhecimentos, habilidades e atitudes. Palestra Gestão Estratégica nas Empresas, tema central desta edição. O assunto foi abordado pelo especialista em Auditoria e Custos, em Contabilidade Gerencial e em Contabilidade e Controladoria e mestre em Administração (UFSC), professor mestre Roberto Aurélio Merlo. Congresso Brasileiro de Custos é o principal evento ligado à área de custos empresariais do Brasil, além disso, é o principal divulgador da produção técnico-científica da especialidade e áreas afins, proporcionando a interação da comunidade acadêmica, pesquisadores, professores e estudantes, com empresários, consultores, contadores, administradores e demais profissionais atuantes na área da Gestão Estratégica de Custos. O II Seminário de Ciências Sociais Aplicadas se propõe a integrar e socializar os processos e resultados de trabalhos realizados no

10 Oficina: Programa de Orientação ao Pequeno Empreendedor 3º SEMINÁRIO DO PIO Evento: Contabilizando Natal e solidariedade POPE (Programa de Orientação ao Pequeno Empreendedor) Acadêmicos Professores do Curso. Participantes: ª a 9ª Participantes: Todos os alunos e professores e 20// / a 03/2/ /2/ âmbito do ensino, pesquisa e extensão, articulados sob o tema: Estado, Organizações e Desenvolvimento. Empreendedores da Credisol participaram de palestra do POPE. A Economia trabalhou questões que envolvem o negócio, como sustentabilidade e concorrência; a Contábeis focou a situação financeira, como fluxo de caixa e despesas; e a Psicologia cuidou da qualidade de vida do empreendedor, como relacionamento humano, stress e depressão. O Processo Interdisciplinar Orientado PIO possui como objetivo o desenvolvimento de competências educacionais, técnico-científicas, culturais e profissionais, visando a aquisição e/ou ampliação de conhecimentos, habilidades e atitudes. Proporcionar aos acadêmicos um momento de reflexão sobre solidariedade.

11 2. Viagens de Estudos realizadas pelo Curso de : Local Objetivo da Viagem Participantes Empresa: Gol Invest Loca: Rua: Rui Barbosa, n. 49, Ed. Diomício Freitas Centro de Criciúma Empresa: ACIC Local: Próspera/ Criciúma EMPRESA - ELDORADO REVESTIMENTOS CERÂMICOS S/A EMPRESA COLORMINAS S.A Local: Bairro Próspera Criciúma/ SC EMPRESA Arroz Rampinelli Local: ROD Antônio Valmor Canela, - km3 Forquilhinha SC Domínio Sistemas. Bairro Próspera Criciúma SC RESTAURANTE BARP Local: Próximo ao Aeroporto Diomício Freitas Interdisciplinar Orientado/ 4ª fase, Interdisciplinar Orientado/ 4ª fase, Interdisciplinar Orientado/ 3ª fase, Interdisciplinar Orientado/ 3ª fase, Interdisciplinar Orientado/ 3ª fase, Interdisciplinar Orientado/ 9ª fase, Encerramento Letivo, Data da realização Professor responsável: Cleyton de Oliveira Ritta 50 alunos /03/200 Professor responsável: Cleyton de Oliveira Ritta 50 alunos /03/200 Professor responsável: Manoel Vilsonei Menegali 50 alunos 23/03/200 Professor responsável: Manoel Vilsonei Menegali 50 alunos Professor responsável: Manoel Vilsonei Menegali 50 alunos 24/03/200 25/03/200 Professor responsável: Everton Perin 07/05/200 Professor responsável: Manoel Vilsonei Menegali 50 academicos. 25/06/200

12 FARBEN S/A Indústria Química Local: Içara Vigilância Triângulo Local: R. Joaquim Nabuco - 20, Centro, Criciúma - SC Atividade da disciplina 6645-Processo Interdisciplinar Orientado 9, objetivando conhecer o Conselho de Contabilidade. Interdisciplinar Orientado/ 2ª fase, Professor responsável: Everton Perin 50 alunos Professor responsável: Milla Lúcia Ferreira Guimães 50 acadêmicos. 25/08/200 25// Síntese da Produção Intelectual dos Docentes por Unidade Acadêmica DISSERTAÇÃO DE MESTRADO E DOUTORADO: Mestrado em Contabilidade (Conceito CAPES 3). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. Título: Evidenciação Contábil de Ativos Intangíveis: um estudo nas empresas brasileiras pertencentes ao Índice Bovespa nos anos de 2006, 2007 e 2008, Ano de Obtenção: 200. Orientador: Sandra Rolim Ensslin. Bolsista do(a): REUNI,,. Palavras-chave: ativos intangíveis; intangible asset; evidenciação contábil. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea:. ARTIGOS COMPLETOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS RITTA, Cleyton de Oliveira ; ENSSLIN, S. R. ; RONCHI, S. H.. A evidenciação dos ativos intangíveis nas empresas brasileiras: empresas que apresentaram informações financeiras à bolsa de valores de São Paulo e Nova York em 2006 e RECADM : Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 9, p , 200. REINA, D. ; ENSSLIN, S. R. ; RITTA, Cleyton de Oliveira ; REZENDE, C. S.. Avaliação do grau de conhecimento sobre ativos intangíveis de acordo com a Lei n..638/2007: um estudo com estudantes do ensino superior em ciências contábeis. Revista de informação contábil (UFPE), v. 4, p. 2-43, 200. ARTIGOS PUBLICADOS EM ANAIS: OSTETTO, F. D. P. ; CITTADIN, A. ; RITTA, C. O.. Aderência da matriz curricular dos cursos de graduação em ciências contábeis das universidades de Santa Catarina aos componentes específicos avaliados nas provas ENADE 2006 e In: XVII Congresso Brasileiro de Custos, 200, Belo Horizonte-MG. Anais de resumo/xvii Congresso Brasileiro de Custos. Belo Horizonte-MG : Associação Brasileira de Custos, 200. RITTA, Cleyton de Oliveira ; ENSSLIN, S. R.. Investigação sobre a relação entre ativos intangíveis e variáveis financeiras: um estudo nas empresas brasileiras pertencentes ao índice Ibovespa nos anos de 2007 e In: 0º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 200, São Paulo - SP. 0º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 200.

13 TRABALHOS APRESENTADOS EM CONGRESSOS: RITTA, Cleyton de Oliveira. Investigação sobre a relação entre ativos intangíveis e variáveis financeiras: um estudo nas empresas brasileiras pertencentes ao índice Ibovespa nos anos de 2007 e (Apresentação de Trabalho/Congresso). RITTA, Cleyton de Oliveira. Aderência da matriz curricular dos cursos de graduação em ciências contábeis das universidades de Santa Catarina aos componentes específicos avaliados nas provas ENADE 2006 e (Apresentação de Trabalho/Congresso). OUTROS TRABALHOS: Projeto Pope Multidisciplinar Envolvendo os cursos de Economia, Psicologia e Contabilidade A equipe de professores e acadêmicos do Programa de Orientação ao Pequeno Empreendedor (POPE), uma parceria da com a Credisol, apresentou os resultados da pesquisa feita no primeiro semestre de 200. Com base no estudo, foi proposta uma nova metodologia de trabalho, com objetivo de atender mais pessoas, aumentando o número de cidades atendidas, além de manter o acompanhamento dos mais de 00 empreendedores que já foram assistidos nos quase dois anos de existência do Programa. Dentre os principais pontos propostos, destaca-se a orientação técnica através de oficinas de noções básicas de gestão e planejamento nas áreas econômica, contábil e comportamental (psicológica).

Data da realização. Número de participantes. Objetivo do evento. Evento Promovido por Participantes

Data da realização. Número de participantes. Objetivo do evento. Evento Promovido por Participantes UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNESC UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CSA Administração Direito Economia Secretariado Executivo Tecnologias em Gestão : RELATÓRIO DE ATIVIDADES -

Leia mais

Promovido por. Número de participantes. Data da realização. Evento. Objetivo do evento. Participantes

Promovido por. Número de participantes. Data da realização. Evento. Objetivo do evento. Participantes UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNESC UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CSA Administração Direito Economia Secretariado Executivo Tecnologias em Gestão : RELATÓRIO DE ATIVIDADES -

Leia mais

CONTABILIZANDO NOTÍCIAS

CONTABILIZANDO NOTÍCIAS CONTABILIZANDO NOTÍCIAS [Cá entre Nós] PARA LEMBRAR... A 3.ª edição vem aí! O Contabilizando Natal 2012 terá muitas surpresas emocionantes. Fique ligado! Edição nº 011 - Ano 4 ago/set 2012. Ainda + EMOÇÃO!

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE, CONTROLADORIA E FINANÇAS CEFIN

PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE, CONTROLADORIA E FINANÇAS CEFIN PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE, CONTROLADORIA E FINANÇAS CEFIN Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974.

Leia mais

O ENADE E A REALIDADE DO ENSINO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS UNIVERSIDADES DE SANTA CATARINA

O ENADE E A REALIDADE DO ENSINO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS UNIVERSIDADES DE SANTA CATARINA O ENADE E A REALIDADE DO ENSINO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS UNIVERSIDADES DE SANTA CATARINA Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos Andréia Cittadin 1 Milla

Leia mais

CONTABILIZANDO NOTÍCIAS

CONTABILIZANDO NOTÍCIAS CONTABILIZANDO NOTÍCIAS Edição nº 009 - Ano 3 fevereiro/março 2011. [Cá entre Nós] Alegria e Ansiedade! Estas são as palavras que mais expressam o sentimento de todos os professores do curso de Ciências

Leia mais

PRESENTAÇÃO PROGRAMAÇÃO

PRESENTAÇÃO PROGRAMAÇÃO PRESENTAÇÃO O Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis da Faculdade José Augusto Vieira, dentre seus objetivos, contempla estimular o desenvolvimento da capacidade teórica e prática dos egressos, tornando-os

Leia mais

Projeto de Parceria Institucional

Projeto de Parceria Institucional Terceiro Congresso de Engenharia de Produção da Região Sul Projeto de Parceria Institucional 22 a 24 de abril de 2014 Instituto Superior Tupy IST/SOCIESC Mestrado Profissional em Engenharia de Produção

Leia mais

Bacharelado em Administração/HORÁRIO

Bacharelado em Administração/HORÁRIO Bacharelado em /HORÁRIO 2016.1 7-8:50 Organizacionais I IDPP Organizacionais I (T01) (T01) IDPP 1º 8:50-10:40 Introdução à Filosofia Introdução à Filosofia Matemática I Iniciação Científica (T01) Matemática

Leia mais

F l o r i a n ó p o l i s S C

F l o r i a n ó p o l i s S C F l o r i a n ó p o l i s S C Venha passar um dia com grandes especialistas, de renomes Nacional. No 2º Fórum de Gestão do Risco Fiscal, vamos conversar e aprender sobre Malha Fiscal, SPED, Pis/Cofins,

Leia mais

Nome da Política Programa de Extensão Universitaria. Assinatura Data: (dd/mm/aaaa) Assinatura Data: (dd/mm/aaaa) (Ver no documento.

Nome da Política Programa de Extensão Universitaria. Assinatura Data: (dd/mm/aaaa) Assinatura Data: (dd/mm/aaaa) (Ver no documento. Código do Documento SG-P013 Nome da Política Programa de Extensão Universitaria Autor Aprovação Assinatura Data: (dd/mm/aaaa) Assinatura Data: (dd/mm/aaaa) Adriana Valese Diretoria de Suporte e Planejamento

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS - FESO CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS UNIFESO CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA CCT

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS - FESO CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS UNIFESO CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA CCT ATIVIDADES COMPLEMENTARES NATUREZA DA ATIVIDADE COMPLEMENTAR Capacitação REQUISITO PARA A ATRIBUIÇÃO DE CARGA HORÁRIA CARGA HORÁRIA POR ATIVIDADE Participação em Aula Magna Assinatura na lista de presença

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES INTRODUÇÃO A Resolução nº 1, de 2 de fevereiro de 2004, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, Bacharelado,

Leia mais

TOTAL CRÉDITOS ACUMULADOS

TOTAL CRÉDITOS ACUMULADOS NOME DO ALUNO = RA = Turno = ( ) Matutino ( ) Noturno DATA DE ENTREGA = (NÃO PREENCHER O QUADRO ABAIXO) Iniciação à Pesquisa Iniciação ao Ensino Atividades de Participação e/ou Organização de Eventos Atividades

Leia mais

17 mil profissionais

17 mil profissionais Criado em 1946, o CRCPE é uma autarquia que compõe o sistema nacional de registro, educação continuada e fiscalização da profissão contábil. Em Pernambuco, representa mais de 17 mil profissionais O CRCPE

Leia mais

Considerando, ainda, a observação das dificuldades de registro destas Atividades frente à modernização no Sistema de Gestão Acadêmica vigente,

Considerando, ainda, a observação das dificuldades de registro destas Atividades frente à modernização no Sistema de Gestão Acadêmica vigente, RESOLUÇÃO Nº 362/2011 EMENTA: Estabelece critérios para a quantificação e o registro das Atividades Complementares, nos cursos de graduação desta Universidade. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa

Leia mais

No ano de 2009, a participação da FACHASUL no ENADE (Exame Nacional do Desempenho.

No ano de 2009, a participação da FACHASUL no ENADE (Exame Nacional do Desempenho. É a área que cuida das contas de uma empresa, por meio do registro e do controle das receitas, das despesas e dos lucros. O contador coordena e controla os registros de negócios de uma empresa (compras,

Leia mais

Faculdade Educacional de Colombo

Faculdade Educacional de Colombo Faculdade Educacional de Colombo CALENDÁRIO ACADEMICO 2010 JANEIRO FEVEREIRO- 17 dias MARÇO- 23 dias D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S 1 2 1 2 3 4 5 6 1 2 3 4 5 6 3 4 5 6 7 8 9 7 8 9 10 11 12 13

Leia mais

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO aprovou, e a Direção Geral, no uso de suas atribuições, sancionou a Resolução:

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO aprovou, e a Direção Geral, no uso de suas atribuições, sancionou a Resolução: RESOLUÇÃO CEPE Nº 18 / 2009 De 16 de dezembro de 2009 Aprova o Calendário Acadêmico da FAEC para o ano de 2010. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO aprovou, e a Direção Geral, no uso de suas atribuições,

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 211 DE 28/11/ CAS

RESOLUÇÃO N o 211 DE 28/11/ CAS RESOLUÇÃO N o 211 DE 28/11/2016 - CAS Estabelece normas para a realização das Atividades Complementares nos Cursos de Graduação da Universidade Positivo (UP). O CONSELHO ACADÊMICO SUPERIOR (CAS), órgão

Leia mais

MANUAL DE POLÍTICAS ACADÊMICAS

MANUAL DE POLÍTICAS ACADÊMICAS 1 de 6 1. OBJETIVO Definir os critérios para realização das Atividades Complementares para os Cursos da Faculdade Jaguariúna e Faculdade Max Planck. 2. DEFINIÇÃO A Atividade Complementar é uma exigência

Leia mais

Relatório Anual de Atividades 2011

Relatório Anual de Atividades 2011 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 1 No decorrer do ano de 2011, a Coordenação do Curso de Letras: PERÍODO/ DATA No decorrer do ano letivo a) organizou reuniões com os professores das disciplinas específicas para

Leia mais

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC. Regulamento de Atividades Complementares

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC. Regulamento de Atividades Complementares Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC Regulamento de Atividades Complementares Aplicável aos cursos e alunos matriculados nas estruturas curriculares implementadas a partir do 1º semestre de

Leia mais

Relatório de atividades Período de 08 de junho a 12 de julho de 2015

Relatório de atividades Período de 08 de junho a 12 de julho de 2015 Relatório de atividades Período de 08 de junho a 12 de julho de 2015 08 de junho Reunião Plenária da Diretoria do Departamento da Indústria da Construção - Deconcic Dentre os assuntos abordados, foram

Leia mais

TECNÓLOGO EM GESTÃO HOSPITALAR

TECNÓLOGO EM GESTÃO HOSPITALAR TECNÓLOGO EM GESTÃO HOSPITALAR A FUNDAÇÃO UNIMED E A FACULDADE UNIMED Conexão entre teoria e prática aliada a um corpo docente de alta competência e experiência no mercado de saúde. É assim, há mais de

Leia mais

SEMINÁRIO RECUPERAÇÃO HIDROAMBIENTAL

SEMINÁRIO RECUPERAÇÃO HIDROAMBIENTAL SEMINÁRIO RECUPERAÇÃO HIDROAMBIENTAL LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) PERÍODO: 11 E 12 DE FEVEREIRO DE 2014 INTRODUÇÃO O seminário visa promover a difusão e o diálogo das experiências e perspectivas

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N DE 22 DE JUNHO DE 2009

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N DE 22 DE JUNHO DE 2009 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.866 DE 22 DE JUNHO DE 2009 Aprova o Projeto Político Pedagógico do Curso de Engenharia

Leia mais

PORTARIA. Santa Rosa, RS, 27 de outubro de 2016.

PORTARIA. Santa Rosa, RS, 27 de outubro de 2016. PORTARIA DIR. N o 043/2016 DISPÕE SOBRE O CALENDÁRIO ACADÊMICO DAS FACULDADES INTEGRADAS MACHADO DE ASSIS- FEMA, PARA O ANO DE 2017. O Diretor Geral das Faculdades Integradas Machado de Assis FEMA, mantidas

Leia mais

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE EDITAL n. 74/ UNESC Dispõe sobre os critérios de seleção de estudantes de graduação, cursos de licenciatura; para participar do Programa Observatório da Educação - OBEDUC. O Magnífico Reitor da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2013/DEQ

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2013/DEQ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2013/DEQ Distribuição da carga horária de atividade docente no Departamento

Leia mais

Faculdade De Quatro Marcos REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Faculdade De Quatro Marcos REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES 2014 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 3 Disposições preliminares... 3 CAPÍTULO II... 3 Das atividades complementares... 3 Seção I... 4 Atividades de iniciação científica...

Leia mais

PROJETO DE PATROCÍNIO EVENTOS 2016/2017

PROJETO DE PATROCÍNIO EVENTOS 2016/2017 PROJETO DE PATROCÍNIO EVENTOS 2016/2017 2 3 Apresentação Este projeto se destina à captação de patrocínio que objetiva aquisição de recursos para a realização de eventos do CRCPE* no segundo semestre de

Leia mais

FACULDADE ERNESTO RISCALI REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

FACULDADE ERNESTO RISCALI REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE ERNESTO RISCALI REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES OLÍMPIA 04 ATIVIDADES COMPLEMENTARES Definição De acordo com as diretrizes curriculares nacionais, as Atividades Complementares se inserem

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01 CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: TEORIA DA CONTABILIDADE Código: CTB-305 Pré-requisito: ------- Período Letivo: 2016.1 Professora:

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Da Conceituação. Do Exercício

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Da Conceituação. Do Exercício REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Da Conceituação Art. 1º São Atividades Extraclasses, de caráter científico, cultural, acadêmico e pré-profissional, que se articulam com o processo formativo do

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 043 CONSUPER/2013

RESOLUÇÃO Nº 043 CONSUPER/2013 RESOLUÇÃO Nº 043 CONSUPER/2013 Dispõe sobre o regulamento das Atividades Curriculares Complementares no âmbito do Instituto Federal Catarinense. O Presidente do do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

PONTUAÇÃO PARA PROGRESSÃO FUNCIONAL DE DOCENTES (Aprovada na 207ª Reunião do Conselho da Unidade do IM, em 25/09/2009)

PONTUAÇÃO PARA PROGRESSÃO FUNCIONAL DE DOCENTES (Aprovada na 207ª Reunião do Conselho da Unidade do IM, em 25/09/2009) UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Av. Bento Gonçalves 9500 - Agronomia - 91509-900 Porto Alegre - RS - BRASIL Tel: (051) 3308-6189/3308-6225 FAX: (051) 3308-7301 e-mail:

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES (400 horas) Elaborado por: Profa. Me. Andréia Ayres Gabardo da Rosa Profa. Me. Karine Alves Gonçalves Mota PALMAS 2015 As atividades complementares

Leia mais

Grade Curricular. Disciplinas a serem cursadas por fases

Grade Curricular. Disciplinas a serem cursadas por fases UFSC Universidade Federal de Santa Catarina CSE Centro Sócio-Econômico CCN Departamento de Ciências Contábeis Curso de Graduação em Ciências Contábeis Grade Curricular Disciplinas a serem cursadas por

Leia mais

1 No decorrer do ano de 2010, a Coordenação do Curso de Letras: No decorrer do ano letivo

1 No decorrer do ano de 2010, a Coordenação do Curso de Letras: No decorrer do ano letivo ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 1 No decorrer do ano de 2010, a Coordenação do Curso de Letras: PERÍODO/ DATA No decorrer do ano letivo a) organizou reuniões com os professores das disciplinas específicas para

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão Curso: DIREITO NOVA FRIBURGO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão A Universidade Estácio de Sá tem como missão, através da formação de recursos humanos qualificados, contribuir para o desenvolvimento científico,

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES 2012 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 4 Disposições preliminares... 4 CAPÍTULO II... 4 Das atividades complementares... 4 Seção I... 4 Atividades de iniciação científica...

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES SOBRAL - CE ÍNDICE PÁG. CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 01 CAPÍTULO II - DA COORDENAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES 03 CAPÍTULO III - DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DA CNEC/IESA MATRIZ 2016 CAPÍTULO I

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DA CNEC/IESA MATRIZ 2016 CAPÍTULO I REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DA CNEC/IESA MATRIZ 2016 CAPÍTULO I OBJETO DE REGULAMENTAÇÃO Art. 1º O presente conjunto

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 117, DE 29 DE MARÇO DE 2017 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE CNEC GRAVATAÍ FCG

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE CNEC GRAVATAÍ FCG REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE CNEC GRAVATAÍ FCG CAPÍTULO I OBJETO DE REGULAMENTAÇÃO Art. 1º. O presente conjunto de normas tem por finalidade formalizar

Leia mais

REGULAMENTO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA CNEC/IESA MATRIZ 2016 CAPÍTULO I OBJETO DE REGULAMENTAÇÃO

REGULAMENTO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA CNEC/IESA MATRIZ 2016 CAPÍTULO I OBJETO DE REGULAMENTAÇÃO REGULAMENTO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA CNEC/IESA MATRIZ 2016 CAPÍTULO I OBJETO DE REGULAMENTAÇÃO Art. 1º O presente conjunto de normas tem por finalidade formalizar

Leia mais

MBA em Gestão e Estratégia Empresarial

MBA em Gestão e Estratégia Empresarial MBA em Gestão e Estratégia Empresarial Justificativas A oferta do curso visa atender a expectativa de um mercado carente de profissionais capacitados e preparados para enfrentar um cenário de mudanças

Leia mais

ANEXO IV FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO POR CRITÉRIO. Fator de pontuação

ANEXO IV FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO POR CRITÉRIO. Fator de pontuação RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC I ANEXO IV FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO POR CRITÉRIO Fator de pontuação Unidade Quantidade Máximas de unidades Quantidade de unidades comprovadas obtida I - Experiência

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (ANO LETIVO 2014)

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (ANO LETIVO 2014) (35) 3690-8900 / 3690-8958 (fax) REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (ANO LETIVO 2014) 1 Caracterização Os cursos de Engenharia de Produção do Brasil são regidos pelas

Leia mais

REGULAMENTO PARA A SUBMISSÃO DE ARTIGOS VI JORNADA DE CONTABILIDADE DA FCST

REGULAMENTO PARA A SUBMISSÃO DE ARTIGOS VI JORNADA DE CONTABILIDADE DA FCST REGULAMENTO PARA A SUBMISSÃO DE ARTIGOS VI JORNADA DE CONTABILIDADE DA FCST Este Regulamento tem como objetivo comunicar as orientações, normas e demais informações pertinentes à submissão de artigos da

Leia mais

Profa Dra Lucia Hime. Patrícia P. Hailer Eliza Andrade Ana Carolina Dias Ana Paula Graça Marcella Maia

Profa Dra Lucia Hime. Patrícia P. Hailer Eliza Andrade Ana Carolina Dias Ana Paula Graça Marcella Maia Profa Dra Lucia Hime Patrícia P. Hailer Eliza Andrade Ana Carolina Dias Ana Paula Graça Marcella Maia Sobre a Liga de Saúde da Mulher A Liga de Saúde da Mulher da Faculdade de Medicina Santo Amaro está

Leia mais

Matriz 1 - Ciências Contábeis (Modalidade a Distância)

Matriz 1 - Ciências Contábeis (Modalidade a Distância) Matriz 1 - Ciências Contábeis (Modalidade a Distância) Nivelamentos Total Créditos Teórica Prática Pré-requisito Familiarização com a Educação a Distância 20 - - - Matemática 20 - - - Carga Horária Total

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA CNEC/IESA MATRIZ 2016 CAPÍTULO I OBJETO DE REGULAMENTAÇÃO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA CNEC/IESA MATRIZ 2016 CAPÍTULO I OBJETO DE REGULAMENTAÇÃO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA CNEC/IESA MATRIZ 2016 CAPÍTULO I OBJETO DE REGULAMENTAÇÃO Art. 1º O presente conjunto de normas tem por finalidade formalizar a oferta,

Leia mais

MBA GESTÃO PÚBLICA Apresentação FIPECAFI Apresentação do curso Objetivos Público Alvo

MBA GESTÃO PÚBLICA Apresentação FIPECAFI Apresentação do curso Objetivos Público Alvo MBA GESTÃO PÚBLICA Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974. Seus projetos modificaram o cenário Contábil,

Leia mais

MBA FINANÇAS E RISCO

MBA FINANÇAS E RISCO MBA FINANÇAS E RISCO Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974. Seus projetos modificaram o cenário Contábil,

Leia mais

CREDITAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

CREDITAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CREDITAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES GRUPO 1 - ENSINO Crédito CRÉDITO ATIVIDADES COMPLEMENTARES computável ATIVIDADES DESCRIÇÃO unitário mínimo máximo Semestre de atividade de monitoria, com dedicação

Leia mais

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2014 CAMPUS MANAUS-CENTRO

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2014 CAMPUS MANAUS-CENTRO JANEIRO 1 1 2 3 4 2 5 6 7 8 9 10 11 3 12 13 14 15 16 17 18 4 19 20 21 22 23 24 25 5 26 27 28 29 30 31 01 Confraternização Universal - FERIADO 02 a 31 FÉRIAS DOCENTES/2014 13 a 17- Envio à PROEN das Propostas

Leia mais

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (Credenciada pelo Decreto Presidencial de 14 de agosto de 1996, publicado no D.O.U. em 15 de agosto de 1996)

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (Credenciada pelo Decreto Presidencial de 14 de agosto de 1996, publicado no D.O.U. em 15 de agosto de 1996) UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (Credenciada pelo Decreto Presidencial de 4 de agosto de 996, publicado no D.O.U. em 5 de agosto de 996) A definir 5/2/207 a 3/0/208 04/2/207 a 02/02/208 DEZEMBRO/207

Leia mais

Pró-reitoria da Extensão da UFABC. Extensão Universitária Conceitos, Benefícios e Integração

Pró-reitoria da Extensão da UFABC. Extensão Universitária Conceitos, Benefícios e Integração Pró-reitoria da Extensão da UFABC Extensão Universitária Conceitos, Benefícios e Integração Maio de 2008 2 Universidade Federal do ABC Criada em 26/07/2005 - Lei Nº 11.145 Campus Santo André início do

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DA FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DA FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DA FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES FUNDAÇÃO FUPAC REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES Art. 1º - As Atividades Complementares integram

Leia mais

Gestão de Eventos AULA 2. Temas: Tipos de Eventos

Gestão de Eventos AULA 2. Temas: Tipos de Eventos Gestão de Eventos AULA 2 Temas: Tipos de Eventos Os eventos podem ser realizados de muitas formas e por muitos motivos. Dependendo da sua abrangência, eles podem ser assim classificados: Mundial: quando

Leia mais

ANEXO V QUADRO DE ATRIBUIÇÃO DE PONTOS PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS

ANEXO V QUADRO DE ATRIBUIÇÃO DE PONTOS PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS EDITAL N 10/2016 - CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DO MAGISTÉRIO SUPERIOR 1 IDENTIFICAÇÃO DO(A) CANDIDATO(A) 1.1 Nome... 1.2 Área de conhecimento:... 2 TITULAÇÃO Caso o(a) candidato(a) opte por entregar

Leia mais

DEZEMBRO/2017 a FEVEREIRO/2018

DEZEMBRO/2017 a FEVEREIRO/2018 UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (Credenciada pelo Decreto Presidencial de 4 de agosto de 996, publicado no D.O.U. em 5 de agosto de 996) A definir 5/2/207 a 3/0/208 04/2/207 a 02/02/208 DEZEMBRO/207

Leia mais

Profissional Contábil e capacitação. José Joaquim Boarin

Profissional Contábil e capacitação. José Joaquim Boarin Profissional Contábil e capacitação José Joaquim Boarin O SISTEMA CFC/CRCS É REGIDO PELO DECRETO-LEI Nº 9.295/46, DE 27 DE MAIO DE 1946, QUE REGULAMENTOU O EXERCÍCIO DO PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE. ALTERAÇÕES

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: DR. JOSÉ LUIZ VIANA COUTINHO Código: 073 Município: JALES/ SP Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: HABILITAÇÃO PROFISSIONAL

Leia mais

BXExpedição BlueTax. Expedição LAZER COM NEGÓCIOS

BXExpedição BlueTax. Expedição LAZER COM NEGÓCIOS BX BlueTax LAZER COM NEGÓCIOS Um momento de lazer em um resort, para a troca de conhecimentos e geração de novos negócios. Empresários, empreendedores e profissionais de vários segmentos, com poder de

Leia mais

Teoria da Contabilidade - 8º período

Teoria da Contabilidade - 8º período PLANO DE ENSINO UNIDADE CONTABILIDADE DISCIPLINA Teoria da Contabilidade - 8º período PROFESSOR Prof. Mestranda. Glória Castro gloriacastro7@gmail.com DEPARTAMENTO CÓDIGO CRÉDITOS CIÊNCIAS CONTÁBEIS CSA-1225

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO DA CNEC/IESA MATRIZ 2016

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO DA CNEC/IESA MATRIZ 2016 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO DA CNEC/IESA MATRIZ 2016 CAPÍTULO I OBJETO DE REGULAMENTAÇÃO Art. 1º O presente conjunto de normas tem por finalidade formalizar a oferta,

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA - INTA PRO-DIRETORIA DE PESQUISA E POS-GRADUAÇAO STRICTO SENSU - PROPESP

INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA - INTA PRO-DIRETORIA DE PESQUISA E POS-GRADUAÇAO STRICTO SENSU - PROPESP INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA - INTA PRO-DIRETORIA DE PESQUISA E POS-GRADUAÇAO STRICTO SENSU - PROPESP REGULAMENTO DE PESQUISA SOBRAL-CEARÁ 2015 I- POLÍTICA DE PESQUISA Art.1º O Instituto Superior

Leia mais

CALENDÁRIO ACADÊMICO BAP

CALENDÁRIO ACADÊMICO BAP CALENDÁRIO ACADÊMICO BAP 2017.1 M O DA L I DA D E A D I S T Â N C I A 2 0 1 7. 1 I N Í C I O : 0 6 / 0 3 / 2 0 1 7 T É R M I N O : 1 0 / 0 7 / 2 0 1 7 ( T U R M A 2 0 1 3 ) I N Í C I O : 2 9 / 0 5 / 2

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 115 DE 29 DE MARÇO DE 2017 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado

Leia mais

ORGANIZAÇÃO/REALIZAÇÃO AGB Associação dos Geógrafos Brasileiros AGB Seção Uberlândia

ORGANIZAÇÃO/REALIZAÇÃO AGB Associação dos Geógrafos Brasileiros AGB Seção Uberlândia 1 VI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE GEOGRAFIA: Fala Professor Concepções e fazeres da Geografia na Educação: Diversidades em perspectivas. Uberlândia/MG de 23 a 27 de julho de 2007 ORGANIZAÇÃO/REALIZAÇÃO

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES Escopo Entende-se por Atividade Complementar como uma modalidade específica de atuação acadêmica extracurricular, em que o

ATIVIDADES COMPLEMENTARES Escopo Entende-se por Atividade Complementar como uma modalidade específica de atuação acadêmica extracurricular, em que o ATIVIDADES COMPLEMENTARES Escopo Entende-se por Atividade Complementar como uma modalidade específica de atuação acadêmica extracurricular, em que o corpo discente da Instituição de Ensino Superior deve

Leia mais

Curso: Bacharelado em Administração-1º-2016

Curso: Bacharelado em Administração-1º-2016 Curso: Bacharelado em Administração-1º-2016 Módulo: Formação Humanística números de variáveis, com as respectivas abrangendo técnicas e visitas culturais), Atividades Orientadas AO, ministrada NF-301 Projeto

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA OLIMPÍADA 2016

PROGRAMAÇÃO DA OLIMPÍADA 2016 PROGRAMAÇÃO DA OLIMPÍADA 2016 Data/horário 13/04 (quarta-feira) 8 horas 9 horas 10h30 13 horas 14/04 (quinta-feira) 8 horas 13 horas 16 horas Atividades - Abertura - Provas de atletismo, streetball e lance

Leia mais

TEMA ESTRATÉGICO 3: Garantir apoio técnico necessário ao funcionamento pleno das atividades, tanto de graduação quanto de pesquisa.

TEMA ESTRATÉGICO 3: Garantir apoio técnico necessário ao funcionamento pleno das atividades, tanto de graduação quanto de pesquisa. CTC - CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS MISSÃO DA UNIDADE: O Centro de Tecnologia e Ciências tem seu objetivo maior consubstanciado nos objetivos gerais de Ensino, Pesquisa e Extensão. No que tange ao objetivo

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Ciências Contábeis Semestre Letivo / Turno: 8º Semestre/Noite Disciplina: Controladoria Professor (a): Carga Horária Presencial: 50 aulas Período : Ementa da disciplina:

Leia mais

Relatório. Abril

Relatório. Abril Relatório Abril - 2014 1. Objetivo; 2. Total de Atendimentos; 3. Motivo da Procura; 4. Descrição das Atividades; 5. Tipos de empreendedores e atendimentos. 1 - Objetivo: O presente relatório tem a finalidade

Leia mais

EDITAL Nº 004/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA

EDITAL Nº 004/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA EDITAL Nº 004/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE O, Estado do Rio Grande do Sul, TORNA PÚBLICO, para conhecimento dos interessados, que no

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES. SEÇÃO I Dos Objetivos

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES. SEÇÃO I Dos Objetivos REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Fixa normas para o funcionamento das atividades Complementares no âmbito da Faculdade de Tecnologia Assessoritec- Joinville- SC. SEÇÃO I Dos Objetivos Art. 1º

Leia mais

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 1º SEMESTRE 7ECO003 ECONOMIA DE EMPRESAS I Organização econômica e problemas econômicos. Demanda, oferta e elasticidade. Teoria do consumidor. Teoria da produção e da firma, estruturas e regulamento de

Leia mais

Contabilidade Aplicada ao Setor Público Três oficinas - 24 horas

Contabilidade Aplicada ao Setor Público Três oficinas - 24 horas Contabilidade Aplicada ao Setor Público Três oficinas - 24 horas Realização: Apoio: 1. OBJETIVO: Preparar os alunos para compreender os novos conceitos da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, a partir

Leia mais

FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAÇARI FAMEC -

FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAÇARI FAMEC - REGULAMENTO INSTITUCIONAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAÇARI FAMEC - SUMÁRIO CAPITULO I... 3 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES... 3 CAPÍTULO II... 3 DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES...

Leia mais

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES FLORIANÓPOLIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES FLORIANÓPOLIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES FLORIANÓPOLIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais G O V E R N O F E D E

Leia mais

INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Matriz Curricular A matriz curricular é um referencial para as atividades em Ciências Contábeis que fomenta a reflexão e orientação garantindo a coerência das políticas de melhoria da qualidade da educação

Leia mais

FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL. FISCALIZAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS (inclusive empresas de auditoria)

FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL. FISCALIZAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS (inclusive empresas de auditoria) FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL FISCALIZAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS (inclusive empresas de auditoria) Das ações desenvolvidas destacaram-se a fiscalização das organizações contábeis, das empresas

Leia mais

Núcleo de Pesquisa em Estudos Estratégicos - NPEE

Núcleo de Pesquisa em Estudos Estratégicos - NPEE Núcleo de Pesquisa em Estudos Estratégicos - NPEE Linha de Pesquisa: Organização e Gerência Coordenador(es): Alketa Peci; Bianor Scelza Cavalcanti Outro(s) coordenador(es): Coronel Gerson Silva APRESENTAÇÃO

Leia mais

ANEXO V CRITÉRIOS DO RSC II, COM O PESO, FATOR DE PONTUAÇÃO E QUANTITATIVO MÁXIMO DE UNIDADES. Critérios

ANEXO V CRITÉRIOS DO RSC II, COM O PESO, FATOR DE PONTUAÇÃO E QUANTITATIVO MÁXIMO DE UNIDADES. Critérios Diretrizes a) Orientação do corpo discente em atividades de ensino, extensão, pesquisa e/ou inovação. b) Participação no desenvolvimento de protótipos, depósitos e/ou registros de propriedade intelectual.

Leia mais

ESTRUTURA E ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

ESTRUTURA E ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL LUTERANA DO BRASIL - AELBRA Credenciado pela Portaria Ministerial nº 1.198, de 13/06/2001 DOU de 15/06/2001 Recredenciado pela Portaria Ministerial n 1.381, de 23/11/2012 DOU de

Leia mais

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (Credenciada pelo Decreto Presidencial de 14 de agosto de 1996, publicado no D.O.U. em 15 de agosto de 1996)

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (Credenciada pelo Decreto Presidencial de 14 de agosto de 1996, publicado no D.O.U. em 15 de agosto de 1996) UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (Credenciada pelo Decreto Presidencial de 14 de agosto de 1996, publicado no D.O.U. em 15 de agosto de 1996) A definir 05/12/2016 a 15/01/2017 05/12/2016 a 03/02/2017

Leia mais

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS º PERÍODO

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS º PERÍODO CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS - 2017.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: CONTABILIDADE INTRODUTORIA II Escrituração dos principais atos e fatos decorrentes das operações praticados pelas organizações, bem como

Leia mais

Universidade Federal da Bahia Escola de Administração da UFBA

Universidade Federal da Bahia Escola de Administração da UFBA CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTE DO MAGISTÉRIO SUPERIOR EDITAL 01/2015 INCLUSÃO Nº 11/2015 Área de Conhecimento: Gestão de Operações,Tecnologia e Inovação BAREMA PARA AVALIAÇÃO DOS TÍTULOS DOS CANDIDATOS

Leia mais

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (Credenciada pelo Decreto Presidencial de 14 de agosto de 1996, publicado no D.O.U. em 15 de agosto de 1996)

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (Credenciada pelo Decreto Presidencial de 14 de agosto de 1996, publicado no D.O.U. em 15 de agosto de 1996) UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (Credenciada pelo Decreto Presidencial de 14 de agosto de 1996, publicado no D.O.U. em 15 de agosto de 1996) A definir 05/12/2016 a 15/01/2017 05/12/2016 a 03/02/2017

Leia mais

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA À DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO DA UFRN PADG RESOLUÇÃO Nº 063/2010 CONSEPE, 20/ABRIL/2010

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA À DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO DA UFRN PADG RESOLUÇÃO Nº 063/2010 CONSEPE, 20/ABRIL/2010 PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA À DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO DA UFRN PADG RESOLUÇÃO Nº 063/2010 CONSEPE, 20/ABRIL/2010 Pró-Reitoria de Pós-Graduação PPg/UFRN PARECER N 977/1965 CES NEWTON SUCUPIRA Conforme o caso,

Leia mais

Dissertação - Implicações da adequação da Contabilidade pública brasileira às normas internacionais de contabilidade

Dissertação - Implicações da adequação da Contabilidade pública brasileira às normas internacionais de contabilidade Acadêmica : Nara Cristina Elias Dissertação - Implicações da adequação da Contabilidade pública brasileira às normas internacionais de contabilidade A Contabilidade, na qualidade de metodologia especialmente

Leia mais

Relatório de Atividades/2011

Relatório de Atividades/2011 Atividades Desenvolvidas Previsto Planejamento Realizado 1. Entrega dos certificados do Curso de Guia de Turismo de Excursão Nacional Módulo II 10/01 2. Rematrículas do Curso de Turismo 11/01 3. Reuniões

Leia mais