CURSO DE ÉTICA PARA RESIDENTES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO DE ÉTICA PARA RESIDENTES"

Transcrição

1 CURSO DE ÉTICA PARA RESIDENTES RESPONSABILIDADE ÉTICA, CIVIL E CRIMINAL DO MÉDICO Palestrante: Dra. Ivana Raimunda de Menezes Melo Vice Presidente e Diretora do Serviço de Fiscalização do CRMMG

2 LEI DE 30 DE SETEMBRO DE 1957 CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DE MINAS GERAIS ORGÃO NORMATIZADOR, FISCALIZADOR E JULGADOR DA ATIVIDADE PROFISSIONAL MÉDICA EM TODO O NOSSO ESTADO.

3 LEI DE 30 DE SETEMBRO DE 1957 AUTARQUIA FEDERAL, DOTADA DE PERSONALIDADE JURÍDICA DE DIREITO PÚBLICO, COM AUTONOMIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA, NOS TERMOS DA LEI DE 30 DE SETEMBRO DE 1957, REGULAMENTADA PELO DECRETO , DE 19 DE JULHO DE 1958 (PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHEK).

4 CRMMG SEDE: BELO HORIZONTE DELEGACIAS REGIONAIS: 25 DELEGACIAS SECCIONAIS: 163

5 25 Montes Claros Paracatu Teófilo Otoni Patos de Minas Uberlândia Governador Valadares Sete Lagoas Araxá Ipatinga Uberaba Itabira Divinópolis João Monlevade Passos Conselheiro Lafaiete São João Del Rei Muriaé Alfenas Lavras Barbacena Poços de Caldas Varginha Juiz de Fora Pouso Alegre Itajubá

6 Representações

7 ESTRUTURA Diretoria Corregedoria Departamentos Fiscalização Setores Administrativos Comissões Câmaras Técnicas Câmaras de Consultas e Sindicâncias PLENÁRIA

8 SERVIÇOS Inscrever os médicos Inscrever as especialidades Fiscalizar o exercício profissional Divulgar a ética médica Promover educação continuada Firmar parcerias com o SINMED e AMMG em defesa da ética médica Julgar os médicos

9 ESCOLAS MÉDICAS Número de escolas médicas no País: 266 Número de escolas médicas em Minas Gerais: 45 Número de formandos no País : / ano Número de vagas na residência no País :

10 RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL A responsabilidade encontra-se em todos os domínios do convívio social A responsabilidade médica é baseada em atos cometidos e seus efeitos Avalia o não cumprimento das suas obrigações profissionais Resulta em dano. CRM : Avalia a responsabilidade ética imunidade jurídica.

11 RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL A evolução da sociedade e o avanço tecnológico tem gerado transformações culturais questionamentos quanto a responsabilidade profissional ( apreciação do judiciário) Ética X Justiça Situações complementares A responsabilidade pode ser avaliada individualmente nas instâncias: CIVIL, PENAL E ÉTICA.

12 Responsabilidade do Médico ÉTICO-PROFISSIONAL CIVIL PENAL

13 RESPONSABILIDADE ÉTICO-PROFISSIONAL Disciplina a conduta profissional do médico Tem uma natureza moral com cunho administrativo, passível de contestação jurídica Regida pelo Código de Ética Médica Resolução do Conselho Federal de Medicina- Nº 1931/2009, tem Força de Lei, cujas sanções estão previstas na Lei 3.268/57 em seu artigo 22. Traduz uma força impositiva com caráter jurídico.

14 RESPONSABILIDADE ÉTICO-PROFISSIONAL O Código de Ética Médica, apesar de ser uma Resolução, TEM FORÇA DE LEI em face do disposto no art. 30 da Lei 3.268/57, conforme já decidido pelo STJ no RESP /RJ, em acórdão cujo relator foi o Ministro Ruy Rosado de Aguiar.

15 RESPONSABILIDADE ÉTICO-PROFISSIONAL REGIDA Código de Ética Médica Código de Processo ÉTICO- PROFISSIONAL

16 RESPONSABILIDADE ÉTICO-PROFISSIONAL O poder de disciplinar e aplicar penalidades aos médicos compete exclusivamente ao Conselho Regional, em que estava inscrito ao tempo do fato punível ou no local que ocorreu Apuração é sigilosa A tramitação do processo ético é normatizada pelo CPEP com garantia de ampla defesa e do contraditório

17 CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA Preâmbulo - 06 dispositivos Princípios Fundamentais -25 dispositivos Artigos 118 Disposições Gerais 05 dispositivos

18 Preâmbulo Princípios Fundamentais Direitos Médicos Responsabilidade Profissional Direitos Humanos Relação com Pacientes e Familiares Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos Relação entre médicos Remuneração Profissional.

19 Sigilo Profissional Documentos Médicos Auditoria e Perícia Médica Ensino e Pesquisa Médica Publicidade Médica Disposições Gerais

20 Capítulo I Princípios fundamentais II- O alvo de toda a atenção do médico é a saúde do ser humano, em benefício da qual deverá agir com o máximo de zelo e o melhor de sua capacidade profissional

21 Capítulo I Princípios fundamentais V Compete ao médico aprimorar continuamente seus conhecimentos e usar o melhor do progresso científico em benefício do paciente.

22 Capítulo I Princípios fundamentais IX A medicina não pode, em nenhuma circunstância ou forma, ser exercida como comércio.

23 Capítulo II DIREITOS DOS MÉDICOS É direito do médico: IV - Recusar-se a exercer sua profissão em instituição pública ou privada onde as condições de trabalho não sejam dignas ou possam prejudicar a própria saúde ou a do paciente, bem como a dos demais profissionais. Nesse caso, comunicará imediatamente sua decisão à comissão de ética e ao Conselho Regional de Medicina.

24 Capítulo III É vedado ao médico Art. 1º Causar dano ao paciente, por ação ou omissão, caracterizável como imperícia, imprudência ou negligência. Parágrafo Único: A responsabilidade médica é sempre pessoal e não pode ser presumida.

25 Capítulo V É vedado ao médico Art Deixar de atender paciente que procure seus cuidados profissionais em casos de urgência ou emergência, quando não haja outro médico ou serviço médico em condições de fazê-lo.

26 RESPONSABILIDADE CIVIL Compensação de um eventual erro cometido indenização Deriva da culpa em sentido restrito ou dolo Há necessidade do nexo de causalidade Relação contratual (criam-se obrigações) Obrigações de meio : o médico deverá colocar à disposição do paciente todos os recursos, além do conhecimento, visando o resultado.

27 RESPONSABILIDADE CIVIL Obrigação de resultado (por ex. cirurgia plástica, correção visual com promessa de não precisar mais de lentes ou óculos ) questionável, desde que não ocorra negligência, imprudência ou imperícia e que o paciente seja adequadamente informado dos riscos. Aplicação obrigatória do termo de consentimento livre e esclarecido.

28 Responsabilidade Civil, Penal e Ética Também tem correspondentes na avaliação de responsabilidade ÉTICO-PROFISSIONAL. Código de Ética Médica (CEM) em seu artigo Primeiro Responsabilidade profissional É vedado ao médico: Causar dano ao paciente, por ação ou omissão, caracterizável como imperícia, imprudência ou negligência. Parágrafo único: A responsabilidade médica é sempre pessoal e não pode ser presumida.

29 Responsabilidade Profissional O médico está sujeito à responsabilidade criminal no exercício da profissão ao praticar atos tipificados no Código Penal; O paciente, tem a prerrogativa de denunciar o médico ao Conselho Regional de Medicina de seu estado e também reivindicar seus direitos em processo na justiça comum.

30 Responsabilidade Profissional Há entendimentos de que a relação médico-paciente configuraria relação de consumo e, portanto, aplicáveis as normas do Código de Defesa do Consumidor- CDC. O CDC trata de produtos e prestação de serviços, não podendo o paciente ser comparado a uma mercadoria ou o médico a um prestador de serviços e a relação médicopaciente a uma mera prestação desses serviços. É muito além disso. A relação médico-paciente trata de intimidade, confiança e entrega, que ultrapassa os limites do consumo, afastando completamente seu enquadramento como consumidores e fornecedores ou prestadores de serviços.

31 RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL O termo de consentimento informado e o prontuário médico devidamente preenchidos são os principais instrumentos que resguardam o médico em sua defesa.

32 RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL O conhecimento médico é condição necessária, mas não suficiente, para o exercício de uma boa prática médica, pois aquilo que, do ponto de vista técnico, é correto, pode ser avaliado de maneira diversa a partir da ética.

33 RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL O Código de Processo ÉTICO- PROFISSIONAL dos Conselhos de Medicina mantém consagrados os direitos da ampla defesa e do contraditório, o livre acesso das partes aos autos do processo, garantindo, assim, a transparência do processo legal.

34 Nos últimos anos, os médicos têm sido alvo de processos indenizatórios, criminais e éticos com frequência cada vez maior. A Medicina é uma profissão muito exigida, não somente em razão dos riscos que comporta, mas também, em alguns casos, por uma visão equivocada sobre as obrigações dos médicos. Ex: resultado

35 As decisões nos processos éticos dos Conselhos Regionais de Medicina repercutem na justiça comum, sendo de suma importância a lisura e a observância das normas legais e ético profissionais nos julgamentos das condutas dos médicos pelos conselhos de medicina.

36 CONSULTAS DADOS DA CORREGEDORIA DO CRMMG ABRIL A JUNHO DE 2016 CONSULTAS INSTAURADAS = 90 JULGADAS = 66 EM TRAMITAÇÃO = 105 SINDICÂNCIAS INSTAURADAS = 189 JULGADAS = 153 EM TRAMITAÇÃO = PROCESSOS ÉTICOS-PROFISSIONAIS INSTAURADOS = 49 JULGADOS = 31 EM TRAMITAÇÃO = 320 PA s INSTAURADOS = 0 JULGADOS = 0 EM TRAMITAÇÃO = 04 CARTAS PRECATÓRIAS INSTAURADAS = 23 JULGADAS = 18 EM TRAMITAÇÃO = 35 * Dados atualizados em 22/09/2016

37 O bom exercício da Medicina e a boa relação médico-paciente ainda são as melhores soluções para minimizar as repercussões das ações contra médicos.

38

39 ASSIM É O SER HUMANO!...ÚNICO ORIGINAL DE PENSAMENTO LIVRE E SEM LIMITES DE VALOR INCALCULÁVEL INSUBSTITUÍVEL EM SUA ESSÊNCIA DOTADO DE RAZÃO E INTELIGÊNCIA PESSOAL E INTRANSFERÍVEL MARAVILHOSO EM SUAS POSSIBILIDADES... QUEM CUIDA DESTA RARIDADE??? O MÉDICO

40 NUNCA SE ESQUEÇA DA RESPONSABILIDADE E DAS IMPLICAÇÕES LEGAIS (ÉTICAS, CIVIS E CRIMINAIS) DE SUA MISSÃO

41 OBRIGADO! / ivana.menezes@crmmg.org.br

O médico e o mercado de trabalho. Cons.º Fábio Augusto de Castro Guerra Presidente

O médico e o mercado de trabalho. Cons.º Fábio Augusto de Castro Guerra Presidente O médico e o mercado de trabalho. Cons.º Fábio Augusto de Castro Guerra Presidente CRMMG O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Medicina, instituídos pelo Decreto-lei nº 7.955, de 13 de setembro

Leia mais

ASPECTOS PREVENTIVOS PARA A BOA PRÁTICA DA MEDICINA

ASPECTOS PREVENTIVOS PARA A BOA PRÁTICA DA MEDICINA Fórum do Código de Ética dos Estudantes de Medicina ASPECTOS PREVENTIVOS PARA A BOA PRÁTICA DA MEDICINA José Fernando Maia Vinagre Corregedor-Geral do CFM Brasília (DF), 1º agosto de 2017. FORMAÇÃO E EXERCÍCIO

Leia mais

Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação

Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO SEPLAG/SEDS Nº. 07/0, DE 9 DE NOVEMBRO DE 0 Total de por Barbacena ª RISP Analista Executivo de Defesa Social / Arquitetura Barbacena ª RISP Analista Executivo de Defesa Social

Leia mais

UNIDADE ADMINISTRATIVA DATA RETROATIVIDADE

UNIDADE ADMINISTRATIVA DATA RETROATIVIDADE Despacho Secretario em 07/02/2018 - contribuintes do Simples Nacional desenquadrados por ultrapassar o Sub-limite. CNPJ IE UNIDADE ADMINISTRATIVA DATA RETROATIVIDADE 21702019000150 0024943590012 Aimorés

Leia mais

MODELO II DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS CORRGEDORIA-GERAL SETEMBRO/2012

MODELO II DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS CORRGEDORIA-GERAL SETEMBRO/2012 População até 10.000 5.292 Rio Preto Mata 1 1 48 43 212 7 2 17 17 346 6.545 Palma Mata 1 1 24 50 122 196 6.818 Bonfim Central 1 1 102 41 58 3 28 2 21 1 256 8.029 Iguatama Centro-Oeste de Minas 1 1 52 32

Leia mais

MODELO II DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS CORRGEDORIA-GERAL JULHO/2012

MODELO II DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS CORRGEDORIA-GERAL JULHO/2012 População até 10.000 5.292 Rio Preto Mata mente Provida 1 1 45 26 159 20 1 4 12 267 6.545 Palma Mata mente Provida 1 1 34 82 135 251 6.818 Bonfim Central mente Provida 1 1 130 35 92 10 36 11 4 5 1 324

Leia mais

Classificados para Etapa Estadual Sede: Juiz de Fora

Classificados para Etapa Estadual Sede: Juiz de Fora Classificados para Etapa Estadual Sede: Basquetebol Feminino Não houve inscrição Santa Luzia (2º microrregional) Ipatinga Teófilo Otoni Pirapora Viçosa São João Del Rei (2º microrregional) Passos Varginha

Leia mais

MODELO II DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS CORRGEDORIA-GERAL DEZEMBRO/2011

MODELO II DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS CORRGEDORIA-GERAL DEZEMBRO/2011 População até 10.000 5.292 Rio Preto Mata 1 1 0 6.545 Palma Mata 1 1 8 10 51 69 6.818 Bonfim Central 1 1 72 32 30 15 1 150 8.029 Iguatama Centro-Oeste de Minas 1 1 34 9 32 75 8.678 Guarani Mata 1 1 31

Leia mais

traçadas pelo Conselho Nacional da Magistratura, bem como às realidades regionais e locais

traçadas pelo Conselho Nacional da Magistratura, bem como às realidades regionais e locais Institucionalizar um sistema de participação efetiva dos Magistrados de Primeira Instância na Gestão Judiciária e na administração da Justiça no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da Terceira Região

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO Aquele que procura um cirurgião plástico não o faz por necessidade, mas tão somente busca melhorar sua aparência não podendo, por óbvio, tê-la

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO O paciente que procura um cirurgião plástico não o faz por necessidade, mas tão somente busca melhorar sua aparência não podendo, por óbvio, tê-la piorada.

Leia mais

Forum de Pediatria CNRM/CFM/SBP O PEDIATRA QUE QUEREMOS FORMAR

Forum de Pediatria CNRM/CFM/SBP O PEDIATRA QUE QUEREMOS FORMAR Forum de Pediatria CNRM/CFM/SBP O PEDIATRA QUE QUEREMOS FORMAR A visão do CFM José Fernando Maia Vinagre Corregedor do CFM Brasília (DF), 24 de maio de 2018 Quadro atual das escolas médicas no Brasil Total

Leia mais

Deliberação Normativa COPAM nº 52, de 14 de dezembro de (Publicação - Diário do Executivo - "Minas Gerais" - 15/12/2001)

Deliberação Normativa COPAM nº 52, de 14 de dezembro de (Publicação - Diário do Executivo - Minas Gerais - 15/12/2001) Deliberação Normativa COPAM nº 52, de 14 de dezembro de 2001. Convoca municípios para o licenciamento ambiental de sistema adequado de disposição final de lixo e dá outras providências. (Publicação - Diário

Leia mais

PORTARIA CONJUNTA Nº 7/PR-TJMG/2018

PORTARIA CONJUNTA Nº 7/PR-TJMG/2018 Publicação: 8/11/2018 DJe: 7/11/2018 (*) Retificação: 12/11/2018 DJe: 9/11/2018 PORTARIA CONJUNTA Nº 7/PR-TJMG/2018 Regulamenta o funcionamento do plantão para apreciação de medidas urgentes durante o

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA REPONSABILIDADE CIVIL POR ERRO MÉDICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA REPONSABILIDADE CIVIL POR ERRO MÉDICO REPONSABILIDADE CIVIL POR ERRO MÉDICO A responsabilidade civil médica é a aplicação de pena indenizatória que obrigue o médico a reparar o dano moral e/ou patrimonial praticado contra seu paciente ou contra

Leia mais

Cooperativa de Crédito dos Integrantes do Poder Judiciário e do Ministério Público do Estado de Minas Gerais Ltda. SICOOB JUS MP

Cooperativa de Crédito dos Integrantes do Poder Judiciário e do Ministério Público do Estado de Minas Gerais Ltda. SICOOB JUS MP Belo Horizonte, 31 de outubro de 2010. Prezado Cooperado, Atendendo determinação estatutária e em face do término do mandato dos atuais delegados, a Cooperativa deve eleger, em Assembléia Geral Extraordinária,

Leia mais

MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE MINAS GERAIS EDITAL Nº. E-006/2013

MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE MINAS GERAIS EDITAL Nº. E-006/2013 MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE MINAS GERAIS EDITAL Nº. E-006/2013 Resultado Final Classificação dos Inscritos A Empresa Brasileira de Correios

Leia mais

PANORAMA DA FISIOTERAPIA E DA TERAPIA OCUPACIONAL EM MINAS E O ENSINO DE ÉTICA E DEONTOLOGIA. Dr. Anderson Luís Coelho Presidente do CREFITO-4

PANORAMA DA FISIOTERAPIA E DA TERAPIA OCUPACIONAL EM MINAS E O ENSINO DE ÉTICA E DEONTOLOGIA. Dr. Anderson Luís Coelho Presidente do CREFITO-4 PANORAMA DA FISIOTERAPIA E DA TERAPIA OCUPACIONAL EM MINAS E O ENSINO DE ÉTICA E DEONTOLOGIA Dr. Anderson Luís Coelho Presidente do CREFITO-4 Percentual de cursos por graduação em saúde. Brasil, 2000 e

Leia mais

PROCESSO CONSULTA CRM-PB Nº 09/2014 PARECER CRM PB Nº 09/2014

PROCESSO CONSULTA CRM-PB Nº 09/2014 PARECER CRM PB Nº 09/2014 PROCESSO CONSULTA CRM-PB Nº 09/2014 PARECER CRM PB Nº 09/2014 Interessado: N. A. P. C. Relator: Gláucio Nóbrega de Souza Assunto: Questionamento referente a quem compete a introdução de sonda em procedimento

Leia mais

NIVELAMENTO INSTITUCIONAL Quem é quem NO SISTEMA CONFEA/CREA/MÚTUA

NIVELAMENTO INSTITUCIONAL Quem é quem NO SISTEMA CONFEA/CREA/MÚTUA NIVELAMENTO INSTITUCIONAL Quem é quem NO SISTEMA CONFEA/CREA/MÚTUA QUEM É QUEM CONFEA Órgão público da administração indireta Autarquia federal especial - abrangência nacional Instância máxima na regulamentação

Leia mais

MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS EDITAL Nº.

MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS EDITAL Nº. MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS EDITAL Nº. E-214/2013 Retificação A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT,

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE MATO GROSSO

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE MATO GROSSO 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 PARECER CONSULTA CRM-MT Nº 09/2014 DATA DA ENTRADA: 10 de outubro de 2013 INTERESSADO: E. F. da S.- Secretário de Saúde de Nova Xavantina CONSELHEIRA CONSULTORA: Dra Hildenete

Leia mais

ANEXO I. Vagas reservadas para candidatos com deficiência

ANEXO I. Vagas reservadas para candidatos com deficiência CARGO 1: ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA UF Cidade de Classificação Vagas para ampla concorrência ANEXO I Vagas reservadas para candidatos com deficiência Vagas reservadas para candidatos negros

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA A RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA A RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA A RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA O CONTRATO DE SERVIÇOS MÉDICOS E HOSPITALARES ART. 14, CAPUT, DO CDC O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa,

Leia mais

A VISÃO MÉDICA SOBRE A SEGURANÇA DO PACIENTE. Dr. João de Lucena Gonçalves

A VISÃO MÉDICA SOBRE A SEGURANÇA DO PACIENTE. Dr. João de Lucena Gonçalves A VISÃO MÉDICA SOBRE A SEGURANÇA DO PACIENTE Dr. João de Lucena Gonçalves AGENDA A VISÃO DO MÉDICO SOBRE SEGURANÇA DO PACIENTE A VISÃO SOBRE SEGURANÇA DO PACIENTE E A FORMAÇÃO DO MÉDICO A VISÃO SOBRE A

Leia mais

Cooperativas de trabalho médico

Cooperativas de trabalho médico Cooperativas de trabalho médico ALÉM PARAÍBA Cooperativa de Trabalho Médico Ltda - UNIMED/ALÉM PARAÍBA ALFENAS Cooperativa Prestação de Serviços dos Profissionais Liberais da Área de Saúde de Alfenas Ltda

Leia mais

Histórico das Eleições Parametrizadas TRE-MG

Histórico das Eleições Parametrizadas TRE-MG 1997 Associação Comunitária do Bairro São Geraldo Belo Horizonte STI 15-nov - 4.000 1.084 10 - Sim 1999 Lions Clube Internacional/RJ São Lourenço 259ª 11-abr 8h às 17h - - 2 Não - Novo Belmonte Belo Horizonte

Leia mais

Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação www.ibfc.org.br

Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação www.ibfc.org.br Total de por Local de Vaga Araçuaí Analista de Desenvolvimento Econômico e Social - Núcleo Ciências 7 Araçuaí Técnico de Desenvolvimento Econômico e Social 52 59 Barbacena Analista de Gestão de Seguridade

Leia mais

Responsabilidade Civil por Erro Médico

Responsabilidade Civil por Erro Médico N ehemias Domingos de Melo Responsabilidade Civil por Erro Médico Doutrina e Jurisprudência 2ª Edição Revista, atualizada e aumentada são PAULO EDITORA ATLAS S.A. - 2013 j STJ00098223 2008 by Editora Atlas

Leia mais

Produzido por: L J AULAS Pré-concursos Rua Dr. Mario Veloso 98 Melo Montes Claros Contatos: (38) 9 9120-1674 (wpp) (38) 3016-4444 (vivo) (38) 3212-3746 (fixo) relacionamentoljaulas01@gmail.com 1) EDITAL

Leia mais

AULA DE APRESENTAÇÃO DO CURSO E INÍCIO DA AULA 01

AULA DE APRESENTAÇÃO DO CURSO E INÍCIO DA AULA 01 AULA 02 AULA DE APRESENTAÇÃO DO CURSO E INÍCIO DA AULA 01 1 Resumo da aula n. 01 Informações sobre as diretrizes do curso da pós Apresentação do conteúdo programático Introdução à Responsabilidade Civil

Leia mais

A Banca Avaliadora do PRÊMIO COSEMS EM AÇÃO 2016 torna público o resultado da análise dos recursos interpostos:

A Banca Avaliadora do PRÊMIO COSEMS EM AÇÃO 2016 torna público o resultado da análise dos recursos interpostos: A Banca Avaliadora do PRÊMIO COSEMS EM AÇÃO 2016 torna público o resultado da análise dos recursos interpostos: 1. RECURSO COSEMS REGIONAL TEÓFILO OTONI Com relação ao questionamento do item 01 o edital

Leia mais

A Banca Avaliadora torna público o Resultado do Prêmio COSEMS EM AÇÃO 2016:

A Banca Avaliadora torna público o Resultado do Prêmio COSEMS EM AÇÃO 2016: Belo Horizonte, 22 de Novembro de 2016 A Banca Avaliadora torna público o Resultado do Prêmio COSEMS EM AÇÃO 2016: COSEMS Regional Lugar Municípios TOTAL PONTOS 1 Passos 24 180 2 Varginha 50 178 3 Uberlândia

Leia mais

INICIAÇÃO AO DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE

INICIAÇÃO AO DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE INICIAÇÃO AO DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE AÇÕES JUDICIAIS NA ÁREA DA SAÚDE PROGRAMA DO CURSO DE HOJE 1. Conceito de erro médico 2. Requisitos caracterizados do erro médico 3. Elementos da responsabilidade

Leia mais

Anexo I - Quadro de Vagas

Anexo I - Quadro de Vagas Anexo I - Quadro de Vagas CIDADE CARGO/CARREIRA DO PLANO DE CARGOS, SALÁRIOS E CARREIRAS ATIVIDADE DO PLANO DE CARGOS, SALÁRIOS E CARREIRAS CARGO ANTERIOR AO PLANO DE CARGOS, SALÁRIOS E CARREIRAS SEXO

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA EMENTA: ANÁLISE SOBRE A POSSIBILIDADE DE CÓPIAS DE SINDICÂNCIAS E PROCESSOS ÉTICOS PARA DELEGADOS DE POLÍCIA, POR PEDIDO DE OFÍCIO. IMPOSSIBILIDADE. Nota Técnica de Expediente

Leia mais

FETTROMINAS FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES EM TRANSPORTES RODOVIÁRIOS NO ESTADO DE MINAS GERAIS Presidente: Antônio da Costa Miranda Site:

FETTROMINAS FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES EM TRANSPORTES RODOVIÁRIOS NO ESTADO DE MINAS GERAIS Presidente: Antônio da Costa Miranda Site: FETTROMINAS FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES EM TRANSPORTES RODOVIÁRIOS NO ESTADO DE MINAS GERAIS Presidente: Antônio da Costa Miranda Site: www.fettrominas.com.br E-mail: fettrominas@fettrominas.com.br Endereço:

Leia mais

NOTA OFICIAL 012/2018

NOTA OFICIAL 012/2018 NOTA OFICIAL 012/2018 O Presidente, no uso de suas atribuições estatutárias resolve: - Dar conhecimento ao edital de seleção para formação de banco de colaboradores para prestação de serviços autônomos

Leia mais

ROBERTO LAURO LANA ANTÔNIO MACENA DE FIGUEIREDO (COORDENADORES)

ROBERTO LAURO LANA ANTÔNIO MACENA DE FIGUEIREDO (COORDENADORES) ROBERTO LAURO LANA ANTÔNIO MACENA DE FIGUEIREDO (COORDENADORES) TEMAS DE DIREITO MÉDICO Editora Espaço Jurídico Lana, Lauro Roberto e Figueiredo, Antônio Macena de. Temas de Direito Médico. Lauro Roberto

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL

RESPONSABILIDADE CIVIL RESPONSABILIDADE CIVIL E O MÉDICO JOVEM! GISELLE CROSARA LETTIERI GRACINDO gcwallace1@gmail.com Advogada Assessora Jurídica do CFM - Doutoranda em Bioética Porto Portugal - Membro da Comissão de Bioética,

Leia mais

DELIBERAÇÃO NORMATIVA COPAM Nº 119, DE 27 DE JUNHO DE 2008 (PUBLICADO NO DIA 01/07/2008)

DELIBERAÇÃO NORMATIVA COPAM Nº 119, DE 27 DE JUNHO DE 2008 (PUBLICADO NO DIA 01/07/2008) DELIBERAÇÃO NORMATIVA COPAM Nº 119, DE 27 DE JUNHO DE 2008 (PUBLICADO NO DIA 01/07/2008) Reitera a convocação aos municípios com população urbana acima de 30.000 habitantes, que não cumpriram os prazos

Leia mais

Minuta de Deliberação Normativa COPAM Nº XXX, XX de XXX de 2008

Minuta de Deliberação Normativa COPAM Nº XXX, XX de XXX de 2008 Minuta de Deliberação Normativa COPAM Nº XXX, XX de XXX de 2008 Reitera a convocação aos municípios com população urbana acima de 30.000 habitantes, que não cumpriram os prazos estabelecidos na DN 105/2006,

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS ATO DO SECRETÁRIO

SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS ATO DO SECRETÁRIO ATO DO SECRETÁRIO O SECRETÁRIO DE ESTADO DE SAÚDE, Gestor do Sistema Único de Saúde do Estado de Minas Gerais SES/SUS/MG, no uso da atribuição que lhe confere o inciso III, do 1º, do art. 93 da Constituição

Leia mais

Relação dos CTA s de MG - Interior

Relação dos CTA s de MG - Interior Relação dos CTA s de MG - Interior NOME DO CTA MUNICÍPIO ENDEREÇO TELEFONE HORARIO DE FUNCIONAMENTO CTA AGUAS FORMOSAS Teófilo Otoni Rua: Alvim Couto, 33 - Centro, Águas Formosas- MG, CEP: 39.880-000 33-88459499

Leia mais

Ética e sigilo na divulgação de. médicas. Jorge R. Ribas Timi

Ética e sigilo na divulgação de. médicas. Jorge R. Ribas Timi Ética e sigilo na divulgação de informações médicas Jorge R. Ribas Timi Por que se faz divulgação de assuntos médicos? 1. Informação 2. publicidade Exercer a Medicina é respeitar o Código de Ética Médica

Leia mais

Tire suas du vidas Acesso e Cadastro

Tire suas du vidas Acesso e Cadastro Onde efetuo meu cadastro? Para efetuar seu cadastro acesse nosso site (www.cieemg.org.br) e no menu a esquerda clique em Inscrição para ESTÁGIO e/ou Inscrição para APRENDIZ como mostra a imagem 01. Se

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA N. 07

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA N. 07 AULA N. 07 1 Conceito de dano moral O dano moral consiste na lesão de direitos não patrimoniais, isto é, dignidade da pessoa humana e direitos da personalidade. Exemplos: vida privada, intimidade, honra,

Leia mais

CONFLITO DE INTERESSES

CONFLITO DE INTERESSES CONFLITO DE INTERESSES Sócia da Ometto Advogados Associados, desde 1993. Consultoria em Direito Médico e Hospitalar. Defesa de clínicas médicas. Defesa de interesses de médicos (éticas e civis). Assessora

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA

RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA AULA 06 RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA 1. Conceito As excludentes abaixo foram estudadas na aula 03 Anuência do paciente para testar medicamento experimental Exercício normal de um direito Estado de necessidade

Leia mais

Governança Corporativa. A visão legal dos Riscos Corporativos. Ricardo Abreu. Emerson Eugenio de Lima. Brasil Estados Unidos Canadá Paraguai

Governança Corporativa. A visão legal dos Riscos Corporativos. Ricardo Abreu. Emerson Eugenio de Lima. Brasil Estados Unidos Canadá Paraguai Governança Corporativa Ricardo Abreu A visão legal dos Riscos Corporativos Emerson Eugenio de Lima Brasil Estados Unidos Canadá Paraguai França Espanha Portugal Ucrânia GOVERNANÇA CORPORATIVA CORPORATE

Leia mais

CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR VII CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA NOS CARGOS DE ANALISTA JUDICIÁRIO E TÉCNICO JUDICIÁRIO DO QUADRO DE PESSOAL DA JUSTIÇA FEDERAL DE 1º E 2º GRAUS EDITAL Nº

Leia mais

DADOS E ESTATÍSTICAS SOBRE A JUDICIALIZAÇÃO DA MEDICINA

DADOS E ESTATÍSTICAS SOBRE A JUDICIALIZAÇÃO DA MEDICINA DADOS E ESTATÍSTICAS SOBRE A JUDICIALIZAÇÃO DA MEDICINA 124 INTRODUÇÃO De acordo com dados do Superior Tribunal de Justiça, nos últimos 12 anos o país teve um aumento de 1.600% no número de processos judiciais

Leia mais

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL. Daniel Freire e Almeida

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL. Daniel Freire e Almeida LEGISLAÇÃO AMBIENTAL Daniel Freire e Almeida RESPONSABILIDADE CIVIL Existindo um dano ambiental por um poluidor. Provando-se o nexo de causalidade, que liga o Dano ao Poluidor. Gera a Obrigação de reparar

Leia mais

JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE. Dr. Eduardo Luiz Bin Conselheiro Regional do CREMESP

JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE. Dr. Eduardo Luiz Bin Conselheiro Regional do CREMESP Dr. Eduardo Luiz Bin Conselheiro Regional do CREMESP CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA CAPÍTULO I - PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS I - A Medicina é uma profissão a serviço da saúde do ser humano e da coletividade e será

Leia mais

PARECER CREMEC 06/ /02/11. PROCESSO-CONSULTA PROTOCOLO CREMEC n 4198/10

PARECER CREMEC 06/ /02/11. PROCESSO-CONSULTA PROTOCOLO CREMEC n 4198/10 PARECER CREMEC 06/2011 26/02/11 PROCESSO-CONSULTA PROTOCOLO CREMEC n 4198/10 INTERESSADO: DR. FRANCISCO PARENTE VIANA JÚNIOR CREMEC 3218 ASSUNTO: PACIENTE INTERNADO NO SETOR DE EMERGÊNCIA PARECERISTA:

Leia mais

RESOLUÇÃO CRMV-ES nº. 004/2019

RESOLUÇÃO CRMV-ES nº. 004/2019 RESOLUÇÃO nº. 004/2019 Ementa: Normatiza a Defensoria dativa no processo ético-profissional no âmbito do. O PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO (), no uso

Leia mais

LIVRO DE REGISTRO E ANOTAÇÕES DA RESPONSABILIDADE TÉCNICA

LIVRO DE REGISTRO E ANOTAÇÕES DA RESPONSABILIDADE TÉCNICA LIVRO DE REGISTRO E ANOTAÇÕES DA RESPONSABILIDADE TÉCNICA 03 C O N S E L H O R E G I O N A L D E M E D I C I N A VETERINÁRIA DO ESTADO DE SANTA CATARINA SC DIRETORIA EXECUTIVA Gestão 2008-2011 Presidente:

Leia mais

NOTA OFICIAL 008/2019

NOTA OFICIAL 008/2019 NOTA OFICIAL 008/2019 O Presidente, no uso de suas atribuições estatutárias resolve: - Dar conhecimento ao edital de seleção para formação de banco de colaboradores para prestação de serviços autônomos

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DANO MORAL E O ERRO MÉDICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DANO MORAL E O ERRO MÉDICO DANO MORAL E O ERRO MÉDICO Sessão da Tarde com o Prof. Joseval Viana patrocinada pelo Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde e Pós-Graduação em Direito do Consumidor 1 Responsabilidade Civil

Leia mais

SERVIÇOS FILANTRÓPICOS QUE SERÃO HABILITADOS:

SERVIÇOS FILANTRÓPICOS QUE SERÃO HABILITADOS: SERVIÇOS FILANTRÓPICOS QUE SERÃO HABILITADOS: MUNICÍPIO GESTAO ESTABELECIMENTO SERVIÇO R$ AGUAS FORMOSAS VICENTE DE PAULO ES DE 134.642,64 NOSSA SENHORA DO PERPETUO SOCORRO ONCOLOGIA 8.234.276,68 ALFENAS

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA ÉTICA MÉDICA - AULA 30 ÉTICA MÉDICA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA ÉTICA MÉDICA - AULA 30 ÉTICA MÉDICA ÉTICA MÉDICA - AULA 30 ÉTICA MÉDICA Novo Código de Ética Médica Resolução 2.217/2018 - Aprovado em 01 de novembro de 2018 - Passou a vigorar 180 dias a partir da data da publicação. (Abril de 2019) 1 Com

Leia mais

16/9/2010. UNESP Biologia Marinha Gerenciamento Costeiro LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

16/9/2010. UNESP Biologia Marinha Gerenciamento Costeiro LEGISLAÇÃO AMBIENTAL UNESP Biologia Marinha Gerenciamento Costeiro LEGISLAÇÃO AMBIENTAL AULA 3 A RESPONSABILIDADE DO INFRATOR AMBIENTAL NO ÂMBITO CIVIL, PENAL E ADMINISTRATIVO I- INTRODUÇÃO ESPÉCIES DE RESPONSABILIDADE RESPONSABILIDADE

Leia mais

A Responsabilidade Médica na Visão do CFM Roberto Luiz d Avila

A Responsabilidade Médica na Visão do CFM Roberto Luiz d Avila A Responsabilidade Médica na Visão do CFM Roberto Luiz d Avila Presidente do Conselho Federal de Medicina Ex-Presidente do CREMESC RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL CONCEITOS: Responder pelos atos cometidos,

Leia mais

Recursos dos hospitais com valor Valor total

Recursos dos hospitais com valor Valor total Hospital Município Recursos dos hospitais com valor Valor total diferenciado Hospital Municipal e Pronto Socorro de Várzea da Palma Várzea da Palma R$ 166 106,96 Hospital Carlos Chagas Itabira R$ 272 789,01

Leia mais

PROGRAMA DO CURSO EM GESTÃO E DIREITO DA SAÚDE 120 HORAS

PROGRAMA DO CURSO EM GESTÃO E DIREITO DA SAÚDE 120 HORAS PROGRAMA DO CURSO EM GESTÃO E DIREITO DA SAÚDE 120 HORAS REDE PÚBLICA DE SAÚDE (15 horas) 1. Sistema Único de Saúde (SUS) 1.1. Antecedentes e a Constituição de 1988. 1.2. Rede descentralizada de atendimento

Leia mais

Recusa em permitir transfusão de sangue - Resolução CFM 1021 de 26/9/ *****

Recusa em permitir transfusão de sangue - Resolução CFM 1021 de 26/9/ ***** Recusa em permitir transfusão de sangue - Resolução CFM 1021 de 26/9/1980 - ***** Ementa: Adota os fundamentos do parecer no processo CFM n.º 21/80, como interpretação autêntica dos dispositivos deontológicos

Leia mais

PROCEDIMENTOS ÉTICOS E JUDICIAIS E RESPONSABILIDADE DO DIRETOR TÉCNICO ÉRICA DE MENESES

PROCEDIMENTOS ÉTICOS E JUDICIAIS E RESPONSABILIDADE DO DIRETOR TÉCNICO ÉRICA DE MENESES PROCEDIMENTOS ÉTICOS E JUDICIAIS E RESPONSABILIDADE DO DIRETOR TÉCNICO ÉRICA DE MENESES O que é RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL? Possibilidade de responsabilização e aplicação de correspondente sanção a

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA

RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA AULA 03 RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA Responsabilidade objetiva: não se verifica a existência de culpa do responsável, mas que o dano foi proveniente de ato ilícito. (Art. 14 do CDC) Responsabilidade subjetiva:

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS Jogo do Brasil 02/07/2018 DIAS DEFENSOR SERVIDOR MODALIDADE TELEFONE

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS Jogo do Brasil 02/07/2018 DIAS DEFENSOR SERVIDOR MODALIDADE TELEFONE COMARCA SEDE DE : ALFENAS Alfenas, Areado, Guaranésia, Guaxupé, Monte Santo de Minas 02/07/2018 Dr. Geraldo Lopes Pereira ----- Sobreaviso (31) 984793710 COMARCA SEDE DE : BELO HORIZONTE Cível 02/07/2018

Leia mais

CONSULTA Nº /2014

CONSULTA Nº /2014 Autarquia Federal Lei nº 3.268/57 CONSULTA Nº 70.906/2014 Assunto: Encaminhamento de cópias de laudos médicos periciais a Delegado de Polícia. Relatora: Dra. Claudia Tejeda Costa, Advogada do. Parecer

Leia mais

MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Edital Nº.

MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Edital Nº. MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS Edital Nº. E- 238/2013 Resultado Final Classificação dos Inscritos A Empresa Brasileira

Leia mais

PROGRAMA DE CONFORMIDADE (COMPLIANCE)

PROGRAMA DE CONFORMIDADE (COMPLIANCE) PROGRAMA DE CONFORMIDADE (COMPLIANCE) Este programa objetiva a estruturação de regras e procedimentos a serem observados pelas pessoas jurídicas e seus colaboradores, destinando-se a estabelecer procedimentos

Leia mais

Publicado no Diário Oficial da União - Seção 3, de 03/02/2011

Publicado no Diário Oficial da União - Seção 3, de 03/02/2011 Publicado no Diário Oficial da União - Seção 3, de 03/02/2011 PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 1ª REGIÃO CONCURSO PÚBLICO EDITAL DE RETIFICAÇÃO O PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA

Leia mais

ATLETISMO FEMININO JOGOS DOS ADVOGADOS MINEIROS CLASSIFICAçÃO EQUIPE PONTOS. Montes Claros. Uberaba. Juiz de Fora Sete Laqoas 07 3o

ATLETISMO FEMININO JOGOS DOS ADVOGADOS MINEIROS CLASSIFICAçÃO EQUIPE PONTOS. Montes Claros. Uberaba. Juiz de Fora Sete Laqoas 07 3o JOGOS DOS ADVOGADOS MINEIROS 2016 ATLETISMO FEMININO A Comìssão Organizadora do JAM 2016, ap6s arealizagão das provas da modalidade referenciada, p,ibli"u u classificação finaf e os pontos conquistados

Leia mais

A ATUAÇÃO DO RT NAS INDÚSTRIAS DE ALIMENTOS

A ATUAÇÃO DO RT NAS INDÚSTRIAS DE ALIMENTOS CONTROLE DE QUALIDADE NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS SANTA MARIA RS 18 E 19 DE SETEMBRO DE 2009 A ATUAÇÃO DO RT NAS INDÚSTRIAS DE ALIMENTOS JOSÉ PEDRO SOARES MARTINS JOSÉ PEDRO SOARES MARTINS Médico Veterinário

Leia mais

Responsabilidade Civil dos Médicos Veterinários e Contagem dos Prazos Processuais. Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde - Aula n.

Responsabilidade Civil dos Médicos Veterinários e Contagem dos Prazos Processuais. Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde - Aula n. Responsabilidade Civil dos Médicos Veterinários e Contagem dos Prazos Processuais Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde - Aula n. 22 1 LEI Nº 5.517, DE 23 DE OUTUBRO DE 1968 Dispõe sobre o exercício

Leia mais

À Amil Assistência Médica Internacional Ltda.

À Amil Assistência Médica Internacional Ltda. São Paulo, 28 de setembro de 2017 Vice- SBN 250/2017 Geral À Amil Assistência Médica Internacional Ltda. 1º Anterior Eleito 2019-2020 do Congresso de 2018 Eleito - Congresso 2020 Ref.: Pedido de reconsideração.

Leia mais

Rodada #1 Atos Normativos do TRF5

Rodada #1 Atos Normativos do TRF5 Rodada #1 Atos Normativos do TRF5 Professor Ricardo Gomes Assuntos da Rodada Atos Normativos: Código de Conduta do Conselho e da Justiça Federal de primeiro e segundo graus (Resolução nº 147/2011, do Conselho

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS Plantão Corpus Christi 26 e 27 de maio de 2016 DIAS DEFENSOR SERVIDOR MODALIDADE TELEFONE

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS Plantão Corpus Christi 26 e 27 de maio de 2016 DIAS DEFENSOR SERVIDOR MODALIDADE TELEFONE COMARCA SEDE DE : BELO HORIZONTE Belo Horizonte Cível Criminal 26/05/2016 26/05/2016 Dr. Camilo Angelus Prates de Almeida Dra. Nádia de Souza Campos Dra. Vanessa Maria de Miranda Pontes Atendimento: 26/05:

Leia mais

PRESTAÇÃO DE CONTAS DO EXERCÍCIO 2015

PRESTAÇÃO DE CONTAS DO EXERCÍCIO 2015 CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO PARANÁ PRESTAÇÃO DE CONTAS DO EXERCÍCIO 2015 DEMONSTRATIVO DA RECEITA DE 2015 DISCRIMINAÇÃO PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA ARRECADAÇÃO % ANUIDADES (PF + PJ) 15.728.000,00 16.411.092,40

Leia mais

Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde -

Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde - AULA N. 12 Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde - RESOLUÇÃO CFM nº 1.621/2001 Essa resolução refere-se à cirurgia plástica Art. 1º A Cirurgia Plástica é especialidade única, indivisível e como tal

Leia mais

Resolução 7886/16 AQUISIÇÃO DIRETO DA FÁBRICA

Resolução 7886/16 AQUISIÇÃO DIRETO DA FÁBRICA Resolução 7886/16 AQUISIÇÃO DIRETO DA FÁBRICA O Sistema de Controle de Armas e Material Bélico permitirá que o Policial Civil ativo ou inativo adquira, diretamente da fábrica: arma de fogo,munição e apetrechos

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 1ª REGIÃO. Estatística de Candidatos por Cidade

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 1ª REGIÃO. Estatística de Candidatos por Cidade 21 / 03 / 2011 - ESTATISTICA DE DEFICIENTES ALTAMIRA PA 9 AJ47 - ANALISTA JUDICIÁRIO - ÁREA JUDICIÁRIA 0 AM47 - AN JUD - ÁREA JUD - ESPEC EXECUÇÃO DE MANDADOS 2 TD47 - TÉCNICO JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE MATO GROSSO

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE MATO GROSSO 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 PROCESSO CONSULTA CRM-MT Nº 29/2012 PARECER CRM-MT Nº01/2013 DATA DA ENTRADA: 23 de novembro de 2012 INTERESSADO: Dr.

Leia mais

ÉTICA MÉDICA. Código de Ética Médica - Resolução do Conselho Federal de Medicina n , de 17 de setembro de 2009

ÉTICA MÉDICA. Código de Ética Médica - Resolução do Conselho Federal de Medicina n , de 17 de setembro de 2009 AULA 29 ÉTICA MÉDICA Código de Ética Médica - Resolução do Conselho Federal de Medicina n. 1.931, de 17 de setembro de 2009 COLTRI, Marcos; DANTAS, Eduardo. Comentários ao código de ética médica. 2. ed.

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CORPO CLÍNICO

REGIMENTO INTERNO DO CORPO CLÍNICO REGIMENTO INTERNO DO CORPO CLÍNICO 49 Capítulo I Princípios e objetivos Art. 1º A Rede Mater Dei de Saúde é uma empresa de direito privado que possui três unidades localizadas nos municípios de Belo Horizonte

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 76 AÇÃO INDENIZATÓRIA VENDA DE MEDICAMETNO PRAZO VENCIDO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 76 AÇÃO INDENIZATÓRIA VENDA DE MEDICAMETNO PRAZO VENCIDO Aula n. 76 AÇÃO INDENIZATÓRIA VENDA DE MEDICAMETNO PRAZO VENCIDO Continuação da aula n. 75 Ingestão de alimento estragado FATO E FUNDAMENTO JURÍDICO DO PEDIDO 1. anter o nexo de causalidade entre o dano

Leia mais

NOTA OFICIAL 015/2018

NOTA OFICIAL 015/2018 NOTA OFICIAL 015/2018 O Presidente da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais, no uso de suas atribuições estatutárias resolve: - Dar conhecimento ao edital de seleção para formação de banco de

Leia mais

MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Edital Nº.

MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Edital Nº. MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS Edital Nº. E-237/2013 Resultado Final Classificação dos Inscritos A Empresa Brasileira

Leia mais

QUADRO INFORMATIVO DE COLAÇÕES DE GRAU 2º SEMESTRE

QUADRO INFORMATIVO DE COLAÇÕES DE GRAU 2º SEMESTRE DATA SEM HORÁRIO MUNICÍPIO CURSOS 28/11 QUI 19:00 IPATINGA (FADIPA) 28/11 QUI 21:00 IPATINGA (FADIPA) 13/12/201 3 20/12/201 3 SEX 18:00 ARAGUARI MEDICINA SEX 19:00 MONTES CLAROS TECNOLOGIA EM SEGURANÇA

Leia mais

CURSO DE ÉTICA MÉDICA Cons. Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos 1a. Secretária CRMMG

CURSO DE ÉTICA MÉDICA Cons. Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos 1a. Secretária CRMMG CURSO DE ÉTICA MÉDICA - 2016 Cons. Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos 1a. Secretária CRMMG Sigilo Profissional Demanda Judicial Cons. Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos 1a. Secretária CRMMG Princípio

Leia mais

DOENÇA INCAPACITANTE: ATUALIZADAS REGRAS PARA O EXERCÍCIO DA MEDICINA

DOENÇA INCAPACITANTE: ATUALIZADAS REGRAS PARA O EXERCÍCIO DA MEDICINA DOENÇA INCAPACITANTE: ATUALIZADAS REGRAS PARA O EXERCÍCIO DA MEDICINA DISABLING DISEASE: UPDATED RULES FOR THE PRACTICE OF MEDICINE *Conselho Federal de Medicina. CFM * Palavras-chave Médico, incapacitação,

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS Feriado 15 de novembro DIAS DEFENSOR SERVIDOR MODALIDADE TELEFONE

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS Feriado 15 de novembro DIAS DEFENSOR SERVIDOR MODALIDADE TELEFONE COMARCA SEDE DE : ALFENAS Alfenas, Areado, Guaranésia, Guaxupé, Monte Santo de Minas 15/11/2017 Dr. Geraldo Lopes Pereira ----- Sobreaviso (31)9-8479-3710 COMARCA SEDE DE : BELO HORIZONTE Belo Horizonte

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde - Aulas n. 08 e 09

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde - Aulas n. 08 e 09 Módulo I - Responsabilidade Civil na Saúde - Aulas n. 08 e 09 RESOLUÇÃO CFM nº 1.621/2001 Essa resolução refere-se à cirurgia plástica Art. 1º A Cirurgia Plástica é especialidade única, indivisível e como

Leia mais

QUADRO INFORMATIVO DE COLAÇÕES DE GRAU 2º SEMESTRE

QUADRO INFORMATIVO DE COLAÇÕES DE GRAU 2º SEMESTRE DATA SEM HORÁRIO MUNICÍPIO PRESIDENTE LOCAL CURSOS 13/12/2012 QUI 21:00 IPATINGA DIREITO 19/12/2012 QUA 09:00 ARAGUARI MEDICINA 19/12/2012 QUA 16:00 JUIZ DE FORA MEDICINA 21/12/2012 SEX 19:00 MONTES CLAROS

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA DA CASFAM

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA DA CASFAM CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA DA CASFAM CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA MISSÃO Garantir o pagamento de renda complementar na inatividade, mediante a gestão eficaz dos recursos dos planos de benefícios, garantindo

Leia mais

DIREITO E JORNALISMO RESPONSABILIDADE CIVIL

DIREITO E JORNALISMO RESPONSABILIDADE CIVIL RESPONSABILIDADE CIVIL Responsabilidade é a obrigação de reparar o dano que uma pessoa causa a outra. A palavra responsabilidade deve ser entendida como restituição ou compensação de algo que foi retirado

Leia mais

VITALLIS. Apresentação Institucional

VITALLIS. Apresentação Institucional 31.3271-5766 VITALLIS Apresentação Institucional Quem Somos A Vitallis é uma operadora de plano de saúde moderna e ágil. Oferece os melhores produtos para saúde com adequada relação custo benefício e alto

Leia mais

MONITORAMENTO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO MINAS GERAIS 2014-2015

MONITORAMENTO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO MINAS GERAIS 2014-2015 MONITORAMENTO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO MINAS GERAIS - CENTRO INTEGRADO DE INFORMAÇÕES DE DEFESA SOCIAL - CINDS BELO HORIZONTE DEZEMBRO 1 GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS SISTEMA INTEGRADO DE DEFESA SOCIAL

Leia mais