Competição SAE Baja Series:
|
|
|
- Sabrina Barata Rios
- 8 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1
2 Competição SAE Baja Series: Fundada em 1905 nos Estados Unidos, a SAE International (Society of Automotive Engineers) é uma entidade que reúne mais de associados entre engenheiros, estudantes, técnicos e executivos em mais de noventa países e que tem em comum uma forte ligação com o ramo de mobilidade. A SAE atua nas áreas terrestre, naval, aérea e espacial estabelecendo normas e procedimentos. É um prazer para nós colocarmos em suas mãos este material que constitui a partida para a 22ª Temporada do Baja SAE, evento que conta com a aprovação da SAE BRASIL. Para participar das competições nacional e internacional da temporada de 2016, estamos empenhados na construção de veículos com inovações tecnológicas avançadas. Nas próximas páginas apresentaremos dados que o farão entender melhor a estrutura da categoria, além da importância do evento para os estudantes de engenharia do Brasil e principalmente do Centro Universitário da FEI. Regulamentos, parcerias, análises de segurança e retorno ao patrocinador são conteúdos extremamente importantes, pois temos a certeza de que o empresário deve, com coerência, entender melhor as bases da categoria que apoia. Desde já solicitamos sua atenção ao site para que possa entender a forte estrutura de nosso encontro. Buscando uma maior formação para os engenheiros, a entidade criou em 1976 um evento extracurricular voltado exclusivamente para alunos de graduação, como forma de estimular o curso e já introduzir conhecimentos práticos de um projeto empresarial, como, por exemplo: Desenvolvimento Tecnológico, Processos de Fabricação, Análise de Gestão, Análise de Marketing e Trabalho em Equipe, através da construção de um protótipo que simule situações reais de um empreendimento desse tipo. Em parceria com a Petrobrás, a SAE organiza há 21 anos a versão brasileira dessa competição, que a cada ano ganha mais força e repercussão internacional, por conta do evolução e competitividade das equipes das instituições de ensino do país, principalmente por suas participações expressivas no mundial nos EUA, proporcionadas às 3 melhores classificações. Nesses 21 anos da versão brasileira, a equipe FEI Baja SAE participou de todas competições nacionais, sendo uma das pioneiras e foi 7 vezes campeã. No mundial, somente duas equipes nacionais conquistaram esse título; a Universidade Federal do Rio grande do Norte, com um título, e a equipe da FEI, com quatro. Apenas as equipes
3 americanas e canadenses, as quais realizam esse projeto há 69 anos, podem comparar-se à essa marca. Competição BAJA SAE Brasil: A competição Baja SAE reúne todos os anos diversas equipes de estudantes e professores das principais escolas de engenharia do país. O evento nacional segue os mesmos padrões e regulamento do Baja SAE Internacional, desde os critérios de segurança, construção, provas estáticas, dinâmicas e pontuação. (Foto oficial dos Patrocinadores) Para estimular a criatividade e o desenvolvimento da categoria, todas as equipes utilizam o mesmo motor. Desta forma, o desempenho do veículo fica ligado diretamente aos demais itens de projeto, tais como suspensão, transmissão, freio, direção, entre outros. Provas: As provas da competição Baja SAE são divididas em três etapas: as avaliações estáticas, onde é discutido a idealização e construção do protótipo; avaliações dinâmicas, onde o veículo é testado dinamicamente e um enduro de resistência, no qual o veículo é submetido a condições severas e avaliado a durabilidade dos componentes do protótipo. Relatório de Custos avalia a capacidade da equipe em ponderar o impacto do custo no projeto. A meta não é trabalhar com o menor custo possível, mas chegar ao melhor custo-benefício. Avaliação de Projeto: Esta prova consiste no cuidado e medidas que a equipe teve na construção, montagem e acabamento do veículo e envolve os seguintes tópicos: -Qualidade de Execução -Conformidade do Projeto -Produção em Massa -Conforto do Operador -Integridade Estrutural -Originalidade -Manutenção Avaliações Estáticas: Relatórios: Relatório de Projeto consiste em um relatório no qual são discutidas as considerações de engenharia e os processos utilizados no desenvolvimento de cada sistema do veículo. (Apresentação de Projeto no Mundial em Maryland, EUA)
4 Avaliações Dinâmicas: Basicamente são as provas em que o projeto é posto em prática, que acontece em um parque fechado, dividida nos seguintes itens: - Aceleração (30 m); - Velocidade Máxima (100 m); - Tração (400 kg); - Suspension and Traction; - Manobrabilidade. testes assistidos por telemetria e ao final é realizado o acabamento. A composição de uma equipe a partir de alunos de engenharia, em etapas diversas de formação, encerra a filosofia da Equipe FEI Baja SAE: promover aprendizado prático através do trabalho em equipe e da integração de áreas diversas de conhecimento, fundamental para esta competição, pois se trata de um trabalho de desenvolvimento e manufatura de produtos em sua concepção global, incluindo aspectos técnicos, de produção, mercadológicos e administrativos. A equipe conta ainda com a importante orientação de professores do Centro Universitário da FEI e com o auxílio de seus funcionários e técnicos. Cabendo a coordenação dos projetos ao departamento de Engenharia Mecânica, contamos hoje com instalações próprias e acesso a diversos recursos físicos dos departamentos. (MBF-31 na Competição Nacional) Prova de Resistência: Esta última etapa, consiste em um Enduro de Resistência, em que os veículos deverão cumprir quatro horas de percurso em uma pista do tipo Motocross, com trechos variando entre terra batida, pedra, areia, lama, troncos, ondulações e rampas. A pontuação se baseia no número de voltas completadas durante as quatro horas. Este projeto já começa a dar resultados: é crescente o número de empresários que procuram engenheiros que tenham no currículo participações no projeto, pois sabem que estes engenheiros já estiveram envolvidos em situações reais de engenharia. Tendo em vista todos os benefícios que este tipo de atividade proporciona, a Equipe FEI Baja SAE dedica seus esforços nesse sentido e já possui seu espaço neste meio. A Equipe FEI Baja SAE A equipe possui os seguintes subsistemas: Direção, Freios, Suspensão, Trem de Força, Chassi, Gestão, Produção e Manufatura, além de Marketing e Controle de Qualidade. Todo projeto é desenvolvido e fabricado pela própria equipe, com exceção do motor, amortecedor e pneu. Após a conclusão da construção, o carro passa por uma bateria de (Enduro na Competição Mundial nos EUA)
5 Foto oficial dos membros presentes na Competição Mundial (Foto tirada na Universidade de Rochester, New York - EUA)
6 Nome: Dina Ficha Técnica Chassi: - Tubular - CrMo Dimensões: - Comprimento: mm; - Largura: mm; - Altura: mm. Desempenho: - Velocidade Máxima: 62 km/h; -Aceleração (30 m): 3,85 s; -Frenagem (58 a 0 km/h): 5,5 s (11,5 m); *valores obtidos a partir de testes Motor: - Briggs & Stratton 10 HP; - Monocilindro; - Volume deslocado: 305cc; - Taxa de compressão: 8:1; - Potência máxima: 7, rpm; - Torque máximo: rpm. Transmissão: - CVT (Continuous Variable Transmission); - Caixa de transmissão (Corrente de rolos e ECDR) Freios: - A disco nas 4(quatro) rodas com circuitos hidráulicos independentes para dianteira e traseira. Direção: - Tipo: Mecânica; - Sistema pinhão/cremalheira. Suspensão: - Dianteira: Duplo braço triangular -Traseira: Mult-link Sistema elétrico: - Sistema de monitoramento por telemetria e gravação dos dados para posterior consulta; - Sistema de luz de freio independente; -Células solares para economia de energia - Sistema automático de farol; - Chave de emergência. Carroceria: - Policarbonato.
7 Ficha Técnica Nome: Armadillo Chassi: - Tubular - CrMo Dimensões: - Comprimento: mm; - Largura: mm; - Altura: mm. Desempenho: - Velocidade Máxima: 67 km/h; -Aceleração (30 m): 3,78 s; -Frenagem (58 a 0 km/h): 5 s (10 m); *valores obtidos a partir de testes Motor: - Briggs & Stratton 10 HP; - Monocilíndrico; - Volume deslocado: 305cc; - Taxa de compressão: 8:1; - Potência máxima: 7, rpm; - Torque máximo: rpm. Transmissão: - CVT (Continuous Variable Transmission); - Caixa de transmissão ECDR com duas velocidades. Freios: - A disco nas 4(quatro) rodas com circuitos hidráulicos independentes para dianteira e traseira. Direção: - Tipo: Mecânica; - Sistema pinhão/cremalheira. Suspensão: - Duplo braço triangular (dianteira e traseira). Sistema elétrico: - Sistema de monitoramento por telemetria e gravação dos dados para posterior consulta; - Sistema de luz de freio independente; -Células solares para economia de energia - Sistema automático de farol; - Chave de emergência. Carroceria: - Policarbonato.
8 Patrocínio: A respeito de patrocínio existem visões diversificadas por parte das empresas. Desde a simples visão de marketing, introdução de novas tecnologias dentro da área acadêmica, moldagem na formação de engenheiros até a introdução da marca no conceito dos futuros engenheiros. Ao apoiar o Projeto Baja SAE, sua empresa irá contribuir para o sucesso de uma iniciativa de grande valor para a formação de futuros líderes de nossas indústrias. Este evento tem atraído de forma crescente as atenções da mídia, alcançando a cobertura das TV's Globo, SBT, ESPN Brasil e Bandeirantes e outros canais fechados. A competição Baja SAE foi ainda, alvo de reportagens em revistas e jornais. Além é claro da divulgação promovida pela SAE BRASIL em revista própria, entre todos os membros Engenheiros. Outra forma de promover a imagem do patrocinador, é a possível exposição do protótipo em tempo integral na instituição, congressos e em testes feitos na região. São reservados espaços para os logotipos dos patrocinadores no carro, no local de construção do veículo (prédio do departamento de Mecânica), no uniforme da equipe, camisas, nas bancadas de trabalho, bem como em qualquer material publicitário que envolva o projeto. Grande exposição internacional da marca patrocinadora são quatro dias de evento, sendo que a equipe permanece nos EUA aproximadamente 20 dias; Contrato de 1(um) ano podendo ser renovado ao fim do mesmo, ou uma revisão da proposta. Doações: Para os casos de doações a seguinte lei deve ser seguida (9.249/95): A lei reserva ao doador pessoa jurídica a possibilidade de doar para entidades que prestem serviços gratuitos em beneficio de seus empregados ou da comunidade onde atue. Tal doação deve ser feita a entidade a pagar. A lei que estipula tal doação é a de número 9.249/95 (artigo 13, 2º).Brasileira, sem fins lucrativos, reconhecida como de utilidade pública e que aplique seus recursos integralmente na realização de seus objetivos sociais. Neste caso, para que seja considerada sem fins lucrativos, não se admite a remuneração dos dirigentes da entidade. O doador pode deduzir o valor da doação de seu lucro operacional, até o limite correspondente a 2% deste, para efeito de cálculo do IR. Plano de Cotas de Patrocínio: A identificação do patrocinador da equipe poderá ser feita nos seguintes pontos: Carenagem do veiculo; Uniforme da Equipe; Materiais de apoio (barracas, banners, bandeiras, etc); Outros materiais fornecidos pelo patrocinador: Associação da marca à equipe do curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário da FEI público local (disponibilização de espaços na área interna do Centro universitário da FEI para divulgação do patrocínio); Divulgação pela imprensa local (nacional) sobre o evento e o patrocínio;
9 [Capture a atenção do leitor com uma ótima citação do documento ou use este espaço para enfatizar um ponto-chave. Para colocar essa caixa de texto em qualquer lugar na página, basta arrastá-la.] [email protected] Facebook: FEI Baja SAE; Twitter: bajafei Endereço: Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, nº: 3972 Bairro Assunção São Bernardo do Campo, SP Telefone: (11) / Ramal 2059 ou 2198
PLANO DE PATROCÍNIO 2012
PLANO DE PATROCÍNIO 2012 APRESENTAÇÃO SAE BRASIL O projeto Baja SAE é uma competição entre Instituições de Ensino Superior que desafia estudantes de Engenharia através da simulação de um caso real do desenvolvimento
Plano de Patrocínio 2010
Plano de Patrocínio 2010 2 Apresentação É com grande entusiasmo que apresentamos este material base para a 16ª Temporada do Baja SAE, que Inclui a etapa nacional no começo do 1 semestre de 2010, a etapa
PROJETO BAJA SAE - USJT
2011 PROJETO BAJA SAE - USJT Faculdade de Tecnologia e Ciências Exatas Universidade São Judas Tadeu 01/08/2011 PROJETO BAJA SAE USJT Departamento de Engenharia Mecânica Faculdade de Tecnologia e Ciências
Carta de Patrocínio. Equipe FEI AeroDesign
Carta de Patrocínio Equipe FEI AeroDesign Resumo A competição SAE AeroDesign ocorre nos Estados Unidos desde 1986, tendo sido concebida e realizada pela SAE Internacional, sociedade que deu origem à SAE
Carta ao Patrocinador
Carta ao Patrocinador Equipe FEI AeroDesign 2014 Resumo A competição SAE AeroDesign ocorre nos Estados Unidos desde 1986, tendo sido concebida e realizada pela SAE Internacional, sociedade que deu origem
FICHA TÉCNICA MOTOR TRANSMISSÃO
NOVA CHEVROLET TRAILBLAZER 2.8 CTDI 2013 FICHA TÉCNICA Modelo: Carroceria / motorização: Construção: Fabricação: Chevrolet Trailblazer LTZ Utilitário esportivo, 4 portas, motorização dianteira, tração
Formula UFSM. Programa Sponsorship 2016
Formula UFSM Programa Sponsorship 2016 Índice 1.0 A Universidade Federal de Santa Maria. 2.0 A Competição Formula SAE. 3.0 Resultados Formula UFSM. 4.0 Linha do Tempo. 5.0 Formula UFSM. 6.0 Orçamento.
Portfólio de Patrocínio. Equipe SUPERBAJA
Portfólio de Patrocínio Equipe SUPERBAJA Apresentação O projeto Mini-Baja tem como objetivo projetar e construir um veículo monoposto, off-road atrativo ao mercado consumidor pelo seu visual, desempenho,
FORD TRANSIT 2009 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
1 FORD TRANSIT 2009 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Modelo... Van/Furgão Motor... Ford Duratorq 2.4 L TDCI Número de cilindros... 4 Potência (cv/rpm)... 115,6 (85 kw)/ 3.500 Torque (kgfm/rpm)... 31,63 (310 Nm)/
Sutis diferenças. Porsche News
Carrera 4S Porsche News Sutis diferenças O novo Carrera 4S poderia ser apenas um 911 com motor aspirado e carroceria do Turbo. Mas detalhes exclusivos dão personalidade própria ao mais novo membro da família
CHEVROLET S10 CABINE SIMPLES 2.4 FLEXPOWER 2014
CHEVROLET S10 CABINE SIMPLES 2.4 FLEXPOWER 2014 FICHA TÉCNICA Carroceria / motorização: Construção: Fabricação: Chevrolet S10 Cabine Simples Flexpower Picape, 2 ou 3 ocupantes (dependendo da versão), 2
New HollaNd TM TM exitus TM PlaTaforMado
New Holland TM TM Exitus TM Plataformado ROBUSTEZ PARA UM ALTO RENDIMENTO NA SUA LAVOURA. As máquinas New Holland estão prontas para trabalhar com biodiesel. Consulte seu concessionário sobre a mistura
nas redes sociais: OnibusVolare Conforto e tecnologia de ponta.
www.volare.com.br nas redes sociais: OnibusVolare Conforto e tecnologia de ponta. linhapremium A Volare buscou no conceito veicular aplicado nos automóveis a inspiração para projetar a linha Premium:
CHEVROLET S10 CABINE SIMPLES 2.4 FLEXPOWER 2015
CHEVROLET S10 CABINE SIMPLES 2.4 FLEXPOWER 2015 FICHA TÉCNICA Carroceria / motorização: Construção: Fabricação: Chevrolet S10 Cabine Simples Flexpower Picape, 2 portas, 2 ou 3 ocupantes (dependendo da
Mistura de vocações. Car News
Car News Mistura de vocações Novo Porsche 911 Carrera 4S Cabriolet traz visual esportivo e elegância de conversível. Texto: Luiz Alberto Pandini Fotos: Porschepress Há pouco mais de vinte anos, a Porsche
Fotos para fi ns ilustrativos.
linha attack Fotos para fi ns ilustrativos. Fotos para fins ilustrativos. Fotos para fins ilustrativos. FICHA TÉCNICA MOTOR Motor Modelo Número de Cilindros Cilindrada (cm³) Potência Nominal NBR ISO 1585
Carta ao Patrocinador
Carta ao Patrocinador Equipe FEI AeroDesign 2017 Resumo A competição SAE AeroDesign ocorre nos Estados Unidos desde 1986, tendo sido concebida e realizada pela SAE Internacional, sociedade que deu origem
Av. Marcopolo, Planalto Caxias do Sul - RS - Brasil Tel.: Fax: SAC
As informações constantes neste catálogo poderão sofrer alterações sem aviso prévio. Fotos para fins ilustrativos. Fevereiro 2013 Av. Marcopolo, 280 - Planalto 95086-200 - Caxias do Sul - RS - Brasil Tel.:
Projeto Veículo Elétrico
Projeto Veículo Elétrico Palio Weekend Elétrico Leonardo Gaudencio Cavaliere Supervisor de Inovações do Produto Belo Horizonte, 05 julho 2010 GRUPO FIAT NO MUNDO GRUPO FIAT NO BRASIL MONTADORAS COMPONENTES
Pick Up Cabine Dupla V22 versões Gasolina e Bi-Fuel
Pick Up Cabine Dupla V22 versões Gasolina e Bi-Fuel Maior capacidade de carga e passageiros A pick up V22, com 4 portas e 4 lugares confortáveis é a opção ideal para transportar equipas de trabalho e a
Motor/Performance. Dimensões. Mecânica. Motorização: 1.6. Potência (cv) Cilindrada (cm3) Torque (Kgf.m) 22,4
Motor/Performance Motorização: 1.6 Alimentação Combustível Gasolina injeção direta Gasolina Potência (cv) 136.0 Cilindrada (cm3) 1.598 Torque (Kgf.m) 22,4 Velocidade Máxima (Km/h) 210 Tempo 0 100 (Km/h)
... D E O P I N I Ã O,... F E L I Z,
M U D E S I N T A V I V A... D E O P I N I Ã O, D E L U G A R, D E A T I T U D E.... A Q U A L I D A D E, A T E C N O L O G I A, A S O F I S T I C A Ç Ã O.... F E L I Z, S A T I S F E I T O, C O M P L
Transversal anterior. 4 no cabeçote. 127 a rpm. 32,6 a 1800 rpm. 88 mm x 94 mm. turboalimentado com intercooler.
DUCATO DUCATO MINIBUS TB 15 LUGARES 2.3 DIESEL 2017 MOTOR CILINDROS 4 em linha POSIÇÃO DO MOTOR TAXA DE COMPRESSÃO Transversal anterior 16,2:1 Nº DE VÁLVULAS POR CILINDRO 4 no cabeçote CILINDRADA TOTAL
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS CHEVROLET PRISMA 1.0 VHCE FLEXPOWER RESUMO Carroceria / motorização: Construção: Fabricação: Prisma 1.0 VHCE Flexpower Sedã 5 passageiros, 4 portas, motorização dianteira, tração
PARTNER CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS MOTOR. Cilindrada ( l ) Alimentação TRANSMISSÃO. Tração. Dianteira DIREÇÃO. Direção. Hidráulica SUSPENSÃO.
PARTNER CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS MOTOR Número de cilindros Número de válvulas / cilindro Cilindrada ( l ) Potência máxima cv (DIN) / rpm Torque máximo kgf.m (DIN) / rpm Alimentação 6 16 1587 Álcool: 113
Transversal anterior 12,35 +0,15 / -0,2 85 (G) / 88 (E) 12,4 (G) / 12,5 (E) 72 mm x 84 mm. Eletrônica - MAGNETI MARRELLI 7GF 29 BITS
FIAT 500 FIAT 500 CULT 1,4 8V FLEX 2015 2P CILINDROS 4 em linha POSIÇÃO DO TAXA DE COMPRESSÃO CILINDRADA TOTAL (CC) POTÊNCIA MÁXIMA (CV) TORQUE MÁXIMO (KGF.M) DIÂMETRO X CURSO ALIMENTAÇÃO INJEÇÃO ELETRÔNICA
UNIMOG U 2450 L 6x6 do CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS
UNIMOG U 2450 L 6x6 do CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS UNIMOG é hoje um nome muito representativo de uma família de veículos para diversas funções, inclusive militar, que surgiu no pós segunda guerra mundial
transversal anterior 85,0 (G) / 86,0 (E) a rpm 12,4 (G) / 12,5 (E) a rpm Gasolina / Etanol 5 a frente e 1à ré
WEEKEND WEEKEND ATTRACTIVE 1.4 FLEX 2017 4P CILINDROS 04 em linha transversal anterior Nº DE VÁLVULAS POR CILINDRO 2 CILINDRADA TOTAL (CC) POTÊNCIA MÁXIMA (CV) TORQUE MÁXIMO (KGF.M) ALIMENTAÇÃO 1.368 85,0
transversal anterior 4 no cabeçote 127 a rpm 32,6 a rpm 88 mm x 94 mm turboalimentado com intercooler ferro fundido com pino flutuante
DUCATO CARGO DUCATO CARGO 7.5 M³ MULTIJET ECONOMY 2017 MOTOR CILINDROS 4 em linha POSIÇÃO DO MOTOR TAXA DE COMPRESSÃO transversal anterior 16,2:1 Nº DE VÁLVULAS POR CILINDRO 4 no cabeçote CILINDRADA TOTAL
A vida é uma corrida. Aerox R
A vida é uma corrida A é a scooter desportiva a 2 tempos mais elegante alguma vez fabricada pela Yamaha. A carenagem de série R com estilo de competição corta o ar como uma faca e, para proporcionar uma
O todo-o-terreno na cidade
O todo-o-terreno na cidade Quer em corridas todo-o-terreno, quer na estrada, a tem todo o potencial necessário apresentando-se como uma moto de 125 cc com um design agressivo ao estilo do todo-o-terreno,
New Holland TL exitus
New Holland TL exitus TL60E TL75E TL85E TL95E MaIoR PRodUTIVIdade e MaIoR economia: o MelHoR CUSTo/BeNeFÍCIo da CaTeGoRIa. A New Holland desenvolveu o trator perfeito para as multitarefas da sua fazenda.
A scooter à prova de trânsito urbano
A scooter à prova de trânsito urbano Escolha uma scooter concebida para o seu estilo de vida, quer seja para viagens diárias ou para fins de lazer. Escolha a BW's 125. O motor de 125 cc a 4 tempos com
V6L. V8L Curto V8L V8L
A linha de veículos turismo da Volare é sinônimo de viagem confortável! A agilidade no deslocamento e o maior espaço interno, combinados à economia e baixa manutenção, faz dos modelos Volare a melhor opção
New Holland TT. TT4o3o
New Holland TT TT4o3o VERSATILIDADE PARA TRABALHAR EM TODOS OS CAMPOS. Ágil, potente e robusto. O TT4030 chegou para atuar em diversas frentes na sua lavoura. Ideal para as atividades que requerem força,
Transversal anterior. 130,0 (G) / 132,0 (E) a rpm. 18,4 (G) / 18,9 (E) a rpm. Gasolina / Etanol. 5 a frente e 1à ré
DOBLÒ DOBLÒ ESSENCE 5 LUGARES 1.8 16V FLEX 2017 4P CILINDROS 04 em linha POSIÇÃO DO Transversal anterior Nº DE VÁLVULAS POR CILINDRO 4 CILINDRADA TOTAL (CC) POTÊNCIA MÁXIMA (CV) TORQUE MÁXIMO (KGF.M) ALIMENTAÇÃO
Fascínio permanente. Porsche 911 evolui da maneira consagrada pela marca: sutilmente, preservando o fascínio que o modelo desperta desde 1963.
Car News Fascínio permanente Porsche 911 evolui da maneira consagrada pela marca: sutilmente, preservando o fascínio que o modelo desperta desde 1963. Texto: Luiz Alberto Pandini Fotos: Porschepress 12
A nova linha T6 da New Holland chegou para ajudar você a ir mais longe. Reunindo força, rendimento e desempenho com tecnologia e um design moderno e
New Holland T6 T6 2 3 NOVA LINHA T6. FORÇA E ROBUSTEZ PARA SUA LAVOURA. DESIGN E PRODUTIVIDADE PARA VOCÊ. A nova linha T6 da New Holland chegou para ajudar você a ir mais longe. Reunindo força, rendimento
Ficha técnica Porsche Macan Turbo
Ficha técnica Porsche Macan Turbo Chassi Autoportante, construção leve de baixo peso, airbags de duplo estágio para motorista e passageiro do banco dianteiro; airbags laterais e de joelhos para motorista
ALLURE BUSINESS PRO THP AUTO
ALLURE BUSINESS PRO THP AUTO CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS MOTOR Número de cilindros Número de válvulas / cilindro Cilindrada ( l ) Potência máxima cv (DIN) / rpm Torque máximo kgf.m (DIN) / rpm Velocidade
A agricultura está cada vez mais profissional.
New Holland TL TL6OE TL75E TL85E TL95E 2 3 4 A agricultura está cada vez mais profissional. E a nova linha TL acompanha essa tendência. AS Máquinas new holland estão prontas para trabalhar com biodiesel.
VM 4x2R. Raio de giro
Dimensões (mm) Cabine L1H1 L1H1 L1H1 L1H1 A - Entre-eixos 3650 4550 4800 5150 B - Balanço traseiro 1275 / 1795 2245 2395 2570 C - Distância eixo dianteiro - implemento (mín) 503 503 503 503 Raio de giro
Aventure-se para além do asfalto
Aventure-se para além do asfalto Está à procura das emoções da condução todo-o-terreno numa moto de 50 cc? A DT50R foi concebida para andar na terra, abrindo todo um novo mundo de aventuras. Quando o asfalto
NEW HOLLAND TT TT4O3O
NEW HOLLAND TT TT4O3O VERSATILIDADE PARA TRABALHAR EM TODOS OS CAMPOS. Ágil, potente e robusto. O TT4030 chegou para atuar em diversas frentes na sua lavoura. Ideal para as atividades que requerem força,
85 (G) / 88 (E) a rpm. 12,4 (G) / 12,5 (E) a rpm. Eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção
FIORINO FIORINO 1.4 EVO FLEX 2017 2P MOTOR CILINDROS 04 em linha Nº DE VÁLVULAS POR CILINDRO 2 CILINDRADA TOTAL (CC) POTÊNCIA MÁXIMA (CV) TORQUE MÁXIMO (KGF.M) DIÂMETRO X CURSO ASPIRAÇÃO 1368 85 (G) /
Scooter citadina, alma desportiva
Scooter citadina, alma desportiva Descubra a verdadeira condução desportiva com a dinâmica X- MAX 125: um atraente modelo desportivo com capacidade para o transportar pela cidade e em qualquer lado. A
Fundamentos de Dinâmica Veicular. Suspensões
Fundamentos de Dinâmica Veicular Suspensões Glossário de termos técnicos http://bestcars.uol.com.br/glo/glo.htm A suspensão explicada http://bestcars.uol.com.br/tecprep/susp-1.htm Understanding a Suspension
Especificações técnicas. Capacidade de carga: 275kg Lotação: Velocidade máxima: 80 km/h
Especificações técnicas Categoria: Quadriciclo Capacidade de carga: 275kg Lotação: 2 + 2 Velocidade máxima: 80 km/h Autonomia: 80km (chumbo) 100km (Lítio) Tempo de carga: 2,5 h - 80% / 8 h - 100% (Chumbo)
Motor. Comando das válvulas
Motor Panamera 4S Panamera Turbo Tipo de construção V6 biturbo V8 biturbo N.º de cilindros 6 8 Válvulas/cilindro 4 4 Cilindrada 2 894 cm 3 3 996 cm 3 Diâmetro 84,5 mm 86,0 mm Curso 86,0 mm 86,0 mm Potência
VM 8x2R. Raio de giro
Dimensões (mm) Cabine L2H1 L2H1 L2H1 L2H1 A - Entre-eixos 4800 5150 5900 6700 B - Balanço traseiro 2371 2571 1771 1771 C - Distância eixo dianteiro - implemento (mín) 826 826 826 826 Raio de giro 11700
ALLURE BUSINESS THP AUTO
ALLURE BUSINESS THP AUTO CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS MOTOR Número de cilindros Número de válvulas / cilindro Cilindrada ( l ) Potência máxima cv (DIN) / rpm Torque máximo kgf.m (DIN) / rpm Velocidade máxima
250/300 SE-SD 2 TEMPOS
PT 2 TEMPOS 250/300 SE-SD Este ano, os «Seis dias internacionais de Enduro», a mais antiga competição de motociclismo do calendário, tiveram lugar em Espanha. Para comemorar este evento lendário, a Sherco
Versão Jimny4All Jimny4Sun Jimny4Sport. Valor R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00. Dimensões Jimny4All Jimny4Sun Jimny4Sport
Versão Jimny4All Jimny4Sun Jimny4Sport Valor R$ 60.990,00 R$ 64.490,00 R$ 66.990,00 R$ 68.390,00 Dimensões Jimny4All Jimny4Sun Jimny4Sport Altura (mm) 1705 1755 Altura livre do solo (mm) 200 235 Bitola:
BELAZ 7555 ESPECIFICAÇÕES:
BELAZ 7555 Dumper projectado para o transporte de cargas entre 5560 toneladas em todo o tipo de solos, em condições climáticas adversas (temperaturas entre 50º até +50º). É usado na construção civil e
MODELO 2WD M/T 2WD A/T AWD AWD COM TETO + XENON ANO/MODELO 2017/ / / /2017 COMPRIMENTO (MM)
Comparativo de Versões ASX 01 COMPARATIVO DE VERSÕES ASX ANO/MODELO 2017/2017 2017/2017 2017/2017 2017/2017 DIMENSÕES COMPRIMENTO (MM) 4360 4360 4360 4360 LARGURA (MM) 1780 1780 1780 1780 ALTURA (MM) 1635
Delivery x2 vs Ford Cargo 816 4x2. VW rpm + 9,10% Ford 1500 rpm
Página 1 de 7 Você está em DELIVERY 8.160 4X2 Home» Caminhões Volkwagen» Delivery Olá EDUARDO VASQUES SAIR Home Empresas Caminhões Volkswagen Delivery Delivery 5.150 4x2 Delivery 8.160 4x2 Delivery 9.160
MODELO HL HLE GT ANO/MODELO 2016/ / /2017 COMPRIMENTO (MM) LARGURA (MM) ALTURA (MM)
Comparativo de Versões LANCER 01 COMPARATIVO DE VERSÕES LANCER ANO/MODELO 2016/2017 2016/2017 2016/2017 DIMENSÕES COMPRIMENTO (MM) 4570 4570 4570 LARGURA (MM) 1765 1765 1765 ALTURA (MM) 1505 1505 1490
A FORÇA TOTALMENTE RENOVADA PONSSE BEAR
A FORÇA TOTALMENTE RENOVADA PONSSE BEAR NOVO PONSSE BEAR POTÊNCIA, PRODUTIVIDADE E SATISFAÇÃO NO TRABALHO O PONSSE Bear completamente renovado é o genuíno rei da floresta. Representa o melhor desempenho,
Escavadeiras compactas Robex 16-9 robex 27z-9 Robex 35z-9 Equipadas com motor Tier IV
Escavadeiras compactas Robex 16-9 robex 27z-9 Robex 35z-9 Equipadas com motor Tier IV R16Z-9 DeseMPenho e Precisão Novas tecnologias para maximizar o desempenho e a precisão, possibilitam suavidade, rapidez
Engenharia - Ciclo Básico. Orientações. 2º e 3º semestres. 2016
UNIP Universidade Paulista Engenharia - Ciclo Básico Orientações Atividades Práticas Supervisionadas 2º e 3º semestres. 2016 I OBJETIVO Projetar e construir um protótipo de um veículo movido a energia
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE RALLY CAMPEONATO BRASILEIRO DE RALLY CROSS COUNTRY
1 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE RALLY CAMPEONATO BRASILEIRO DE RALLY CROSS COUNTRY REGULAMENTO GERAL 2009 ADENDO N0. 01 7. VEÍCULOS
Actros 4160 SLT 8x8 Tração Total
Actros 4160 SLT 8x8 Tração Total Dimensões [mm]¹ Modelo 4160 [a] Distância entre eixos 1.700+3.100+1.350 [b] Comprimento total 8512 [c] Largura 2475 [d] Altura (descarregado) 3980 [e] Bitola (eixo dianteiro/eixo
Possibilidade de engate 2WD 4WD em até 100 km/h. Denominação Caixa de Transferência Drive Action 4x4
Dimensões Jimny4All Jimny Canvas 4All Jimny4Sport Jimny Canvas 4Sport Jimny4Work Jimny4Work Off Road Altura (mm) 1705 Altura livre do solo (mm) 200 Bitola: Dianteira (mm) 1355 Bitola: Traseira (mm) 1365
A PEUGEOT PARTNER FOI DESENVOLVIDA PARA FACILITAR O DIA A DIA DO SEU TRABALHO.
A PEUGEOT PARTNER FOI DESENVOLVIDA PARA FACILITAR O DIA A DIA DO SEU TRABALHO. TUDO NELA FOI PROJETADO PARA ISSO: DA CAPACIDADE DE CARGA, QUE É A MAIOR DO SEGMENTO, AO COMPARTIMENTO, QUE PERMITE O MELHOR
MINERAÇÃO SISTEMAS MÓVEIS À FRENTE DA CATEGORIA.
MINERAÇÃO SISTEMAS MÓVEIS À FRENTE DA CATEGORIA REIMAGINANDO TRANSPORTE EM MINERAÇÃO ESTAR À FRENTE DA CATEGORIA O veículo utilitário Mine Runner oferece uma solução moderna de transporte em mineração
CONHECE A NOVA VESPA GTS EM DOYOUVESPA.COM
CONHECE A NOVA VESPA GTS EM DOYOUVESPA.COM 300 EI POTENTE E SOFISTICADA EXPOENTE MÁXIMO DE POTÊNCIA E ESTILO: A VESPA GTS NÃO TEM RIVAL NO MERCADO. O MOTOR 300 CC, O MAIS POTENTE DE TODA A GAMA VESPA,
B310r 4x2 rodoviário VOLVO PNEUS 295/80R22,5. DIMENSÕES (mm)
VOLVO B310r 4x2 rodoviário Computador de bordo com diagnóstico de falhas Arquitetura BEA2 (Bus Electrical Architecture) Motor eletrônico Volvo D11C Suspensão com controle eletrônico Sistema Volvo de freios
Dê asas à sua imaginação
Dê asas à sua imaginação Como é a moto supersport que sempre imaginou conduzir: tem influências de design de motos supersport emblemáticas e o estilo e a aparência de uma máquina pronta para a competição?
DODGE 6x6 WC- 63 DA FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA
DODGE 6x6 WC- 63 DA FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA 1944 1945 Em 1943 a Dodge que era uma divisão da Chrysler Corporation desde 1928, desenvolveu uma gama variada de veículos 4x4 e 6x6 para atender as
Satisfaz a tua fome. YZF-R125 / ABS
Satisfaz a tua fome Existe agora uma moto que te oferece tudo o que alguma vez sonhaste... e muito mais! Navega pela Internet e conhece a concorrência. Verás que nenhuma outra moto da classe 125cc consegue
NEW HOLLAND TT TT384O
NEW HOLLAND TT TT384O 2 3 PERFEITO PARA A SUA LAVOURA, DO TAMANHO DA SUA NECESSIDADE. O TT384O foi projetado para atender às suas necessidades mais específicas no campo. Com 55 cavalos, ele é robusto,
Concurso de seleção 2003 NÚMERO DE INSCRIÇÃO! - FÍSICA. força massa t (s)
FÍSICA QUESTÃO 11 A partir da 2ª Lei de Newton mostre que força massa tem a mesma unidade da grandeza aceleração. QUESTÃO 12 Examine o gráfico abaixo. v (m/s) 10 2 4 6 t (s) Dado o gráfico da velocidade
Mais TMAX do que nunca
Mais TMAX do que nunca A TMAX tem mais potência de scooter desportiva que qualquer outra maxi scooter. A sua carenagem dinâmica proporciona níveis de potência refinados, ao estilo de moto, com um conforto
NOTA: As informações apresentadas estão corretas no momento da publicação, e estão sujeitoas a alteração sem aviso prévio.
Dodge Journey 2012 ESPECIFICAÇÕES NOTA: As informações apresentadas estão corretas no momento da publicação, e estão sujeitoas a alteração sem aviso prévio. As informaçoes apresentadas são preliminares
Especificação Técnica
Technische Especificação Daten Técnica Kaltfräse Fresadora W a 200 frio W 50 Especificação Técnica Largura de fresagem máx. Profundidade de fresagem * 1 Fresadora a frio W 50 500 mm 0 160 mm Tambor fresador
PREÇOS E ESPECIFICAÇÕES
Impresso em 14 / 10 / 2017 Consultar aviso legal PREÇOS E ESPECIFICAÇÕES VISTA GERAL DESDE 49,560.00 Jantes de liga leve 17" (9 raios) Faróis dianteiros LED Cruise Control Bancos em Tahara Aceleração 0-100
New Holland TT TT384O
New Holland TT TT384O 2 3 Perfeito para a sua lavoura, do tamanho da sua necessidade. O TT384O foi projetado para atender às suas necessidades mais específicas no campo. Com 55 cavalos, ele é robusto,
Descubra a performance das supermotos
Descubra a performance das supermotos Possuindo o coração de uma moto de motocross e a aparência e atitude de uma moto de estrada, a dinâmica DT50X da Yamaha transporta-o directamente para o mundo carregado
Senda DRD Racing 50 SM
Racing 50 SM A NOVA SENDA DRD RACING ABRE NOVOS HORIZONTES: LEVE, INVENCÍVEL, POTENTE, CONFIANTE E COM COMPONENTES DE ALTA QUALIDADE. Qualquer que seja a dificuldade do terreno podes levar a moto ao limite
PLANO DE PATROCÍNIO. Shell Eco-marathon Americas 2016 EQUIPE PATO A JATO.
PLANO DE PATROCÍNIO Shell Eco-marathon Americas 2016 EQUIPE PATO A JATO. Apresentação. A Pato a Jato é uma equipe de eficiência energética formada por acadêmicos dos cursos de engenharia da Universidade
Carro 'para quem não gosta de apliques' sai por R$ , diz fábrica. Gol Rallye, com motor 1.6, fica mais equipado e sai a partir de R$
Volkswagen Gol Track (Foto: Divulgação) Carro 'para quem não gosta de apliques' sai por R$ 33.060, diz fábrica. Gol Rallye, com motor 1.6, fica mais equipado e sai a partir de R$ 45.850. A Volkswagen apresentou
Especificação e equipamento de série Chassis midi OC510
Especificação e equipamento de série Chassis midi OC510 Dimensões ( buggy em modo de transporte) Comprimento 7.530 mm Largura 2.368 mm Distância entre eixos 3.000 mm Avanço dianteiro 1.780 mm Saliência
Accelo 815 4x2 Plataforma
Accelo 815 4x2 Plataforma Dimensões (mm)¹ Modelo / Entre eixos 815/31 815/37 815/44 [a] Distância entre eixos 3.100 3.700 4.400 [b] Comprimento total 6.134 7.134 7.961 [c] Largura 2.176 2.176 2.176 [d]
Ficha Técnica Duster 2016
Ficha Técnica Duster 2016 Expression 1.6 16v Dynamique 1.6 16v 16V 16V Automático 16V 4x4 Arquitetura Carroceria monobloco, monovolume, 5 passageiros, 4 portas Motor 1.6 16V Hi Flex Hi Flex Tração Dianteira
ASSOCIE A SUA MARCA AO MAIOR PRÊMIO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO EM GOIÁS. TEATRO SESI GOIÂNIA-GO
ASSOCIE A SUA MARCA AO MAIOR PRÊMIO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO EM GOIÁS. 2 13 DE NOVEMBRO DE 2017 TEATRO SESI GOIÂNIA-GO CONSTRUIR é muito MAIS que levantar paredes, erguer estruturas ou pavimentar vias
Informativo 23. Ref.: Informações sobre as provas da competição Baja SAE BRASIL Etapa Regional Sudeste 2015
Informativo 23 São Paulo, 14 de Outubro de 2015 Ref.: Informações sobre as provas da competição Baja SAE BRASIL Etapa Regional Sudeste 2015 Prezadas Equipes Sejam bem-vindas à Competição Baja SAE BRASIL
UNO UNO ATTRACTIVE 1.0 FLEX P MOTOR ALIMENTAÇÃO CÂMBIO E EMBREAGEM SISTEMA DE FREIOS SUSPENSÃO DIANTEIRA SUSPENSÃO TRASEIRA DIREÇÃO RODAS
UNO UNO ATTRACTIVE 1.0 FLEX 2017 4P POSIÇÃO DO 3 em linha Transversal anterior CILINDRADA TOTAL (CC) 999 72,0 (G) / 77,0 (E) a 6.250 rpm 10,4 (G) / 10,9 (E) a 3.250 rpm POSIÇÃO DO CÂMBIO Transversal NÚMERO
REGULAMENTO TÉCNICO CATEGORIA PRO DRAG PDRAG 5.5, PDRAG 6.3, PDRAG 7.3 Subdivisões 5.5, 6.3 e 7.3 segundos
REGULAMENTO TÉCNICO 2017 17- CATEGORIA PRO DRAG PDRAG 5.5, PDRAG 6.3, PDRAG 7.3 Subdivisões 5.5, 6.3 e 7.3 segundos Este regulamento está organizado conforme o CDI Código Desportivo Internacional e CDA
Tomada de força ED120
Informações gerais Informações gerais As seguintes opções de encomenda estão disponíveis para a tomada de força ED120: Jogo de engrenagens instalado na fábrica para conexão de uma bomba hidráulica (tomada
Marca 100% brasileira, que está no mercado há mais de. 30 anos. Atua no segmento de tratores e equipamentos
A TRAMONTINI Marca 100% brasileira, que está no mercado há mais de 30 anos. Atua no segmento de tratores e equipamentos agrícolas, motores, grupo de geradores, motobombas e reversores marítimos. Todos
Dimensões (mm) A - Entre-eixos B - Balanço traseiro C - Distância eixo dianteiro - implemento (mín)
* Dimensões (mm) A - Entre-eixos 3500 3700 B - Balanço traseiro 730 730 C - Distância eixo dianteiro - implemento (mín) 975 975 D - Posição da 5ª roda -400-400 Raio de giro 8138 8445 *Para CAB-HSLP acrescentar
Raio de giro
3441 * Dimensões (mm) A - Entre-eixos 4300 4600 4900 5200 5600 B - Balanço traseiro 2345 2545 2695 2895 2895 C - Distância eixo dianteiro - implemento (mín) 975 975 975 975 975 Raio de giro 8251 8711 9529
Plano de curso Tecnologia em Mini Escavadeira
PLANO DE CURSO MSOBRFDMEE08 PAG1 Plano de curso Tecnologia em Mini Escavadeira Justificativa do curso As minis escavadeiras fazem parte da família de equipamentos compactos dos fabricantes, são reconhecidas
EDITAL PROCESSO SELETIVO 1/2017 (MECÂNICA) EQUIPE FÓRMULA FEI
EDITAL PROCESSO SELETIVO 1/2017 (MECÂNICA) EQUIPE FÓRMULA FEI CONTATO Página Oficial Equipe Fórmula FEI: https://pt-br.facebook.com/equipeformulafei/ Email: [email protected] SUMÁRIO CONTATO...
