UFBA. em números Ano Base 2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UFBA. em números Ano Base 2015"

Transcrição

1 2016 UFBA em números Ano Base 2015 Foto: Reitoria da UFBA. Fonte: Arquivo Edufba.

2 Os números da UFBA são expressivos. Em 70 anos, graduou perto de 105 mil alunos e titulou cerca de 3 mil doutores e 12 mil mestres, sendo a mais importante instituição de ensino superior de nosso Estado, tanto por sua presença na sociedade quanto por sua excelência acadêmica. Os dados deste boletim flagram variações momentâneas ou traços constantes, gestos ainda iniciais ou ações recorrentes, mas dão testemunho todos eles da força e consistência de nossa instituição. Temos assim, em proporção significativa, a complementaridade das dimensões de ensino, pesquisa e extensão, que nela se entrelaçam. Podemos saudar, por exemplo, o número maior de candidatos que a ela se apresentaram em 2015, tanto no diurno quanto no noturno, ao tempo que prestamos conta da quantidade de bolsas e auxílios mantidos por nossa instituição, ou ainda, entre tantos outros dados, damos ciência dos vários instrumentos que acompanhamos, na forma de convênios ou contratos. Além de manter a série histórica de dados, nosso boletim vai se tornando também mais sofisticado e justo, quer por mensurar relações mais complexas entre os dados, quer por chamar a atenção para dados antes não contemplados, a exemplo da dimensão da força de trabalho terceirizada na UFBA. Assim, este UFBA em números exemplifica ele próprio uma melhora constante no tratamento e seleção de dados, ao tempo que registra a capacidade de nossa instituição, mesmo em um ano de forte restrição de recursos, de preservar seus valores essenciais. Com isso, como todos os boletins anteriores, ele é um espelho quantitativo de nossa realidade e um caminho claro para nossos ainda mais significativos traços qualitativos, que nos renovam a cada dia o orgulho de sermos UFBA. João Carlos Salles, Reitor da UFBA Foto: Praça das Artes Campus Ondina/Federação. Fonte: Arquivo Ascom.

3 GRADUAÇÃO Candidatos e vagas na graduação, por turno, local e modalidade de curso Localização/Modalidade Candidatos inscritos Vagas oferecidas Candidatos/Vaga Diurno Noturno Diurno Noturno Diurno Noturno Salvador ,3 27,5 Progressão Linear ,2 36,2 Bacharelado Interdisciplinar ,0 12,7 Superiores de Tecnologia ,3 Vitória da Conquista ,4 Progressão Linear ,4 Total geral ,2 27,5 Fonte: UFBA, PróReitoria de Ensino de Graduação, Coordenação de Seleção, Orientação e Avaliação CSOA. Nota: Candidatos/Vaga razão do número de candidatos pelo número de vagas. Cursos, estudantes matriculados e concluintes na graduação, por turno, local e modalidade de curso Localização/Modalidade Cursos 1 Matriculados média 2 Concluintes Diurno Noturno Diurno Noturno Diurno Noturno Salvador Progressão Linear Bacharelado Interdisciplinar Superiores de Tecnologia Vitória da Conquista Progressão Linear Total geral Fontes: UFBA, PróReitoria de Ensino de Graduação, Superintendência de Administração Acadêmica SUPAC, Sistema Acadêmico SIAC. Dados extraídos em: e para estudantes matriculados, e em para estudantes concluintes. (1) Há 99 Cursos de Graduação com 101 ofertas de ingresso: Comunicação Social e Artes Cênicas têm duas habilitações com ingresso próprio. (2) de estudantes matriculados obtido pela média simples dos semestres. Bolsas para estudantes de graduação, por área Área Graduação (PET, MONITORIA, PIBID) Extensão 332 Pesquisa, Criação e Inovação Fontes: UFBA, PróReitoria de Ensino de Graduação, PróReitoria de Extensão Universitária, PróReitoria de Pesquisa, Criação e Inovação. Entre 2014 e 2015, aumentaram em 53% as inscrições para o processo seletivo. Os cursos diurnos tiveram destaque nesse crescimento (63%) em relação aos cursos noturnos (32%). O número médio de alunos matriculados por semestre aumentou 2% entre 2014 e Foram 64 matrículas a mais na pósgraduação e 627 na graduação, com crescimento expressivo em cursos noturnos (5,9%). AÇÕES AFIRMATIVAS E ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL Auxílios e bolsas da Assistência Estudantil Área Alunos de Assistidos 1 Benefícios 2 Serviço de Residência 388 Serviço Alimentação da Residência Universitária Serviço Creche 93 Alunos assistidos pelo NAPE 12 Restaurante Universitário Esporte Permanecer Bolsas Programa Bolsa Permanência/ MEC Projetos Especiais Monitoria Auxílios Moradia Outros Auxílios Fonte: UFBA, PróReitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil. NAPE Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais. (1) Calculado com base no número de CPF de quem, em 2015, teve acesso aos benefícios.. (2) Benefícios pagos, calculados com base no número de pagamentos de bolsas/auxílios, feitos aos estudantes (CPF), em (3) de refeições distribuídas aos estudantes que têm gratuidade almoço e/ou janta (Serviço de Residência, Serviço de Alimentação e Auxílio Moradia). (4) Recurso pago diretamente pelo MEC ao/a discente.

4 PÓSGRADUAÇÃO Cursos, estudantes matriculados e concluintes, na pósgraduação, por local e modalidade de curso Localização/Modalidade Cursos 1 Matriculados média 2 Concluintes 3 Salvador Mestrado Profissional Mestrado Acadêmico Doutorado Vitória da Conquista Mestrado Acadêmico Doutorado Total geral Fontes: UFBA, PróReitoria de Ensino de PósGraduação, Sistema Acadêmico SIAC e CAPES. Dados extraídos em: 25/05/2016 (1) Cursos com estudantes matriculados. (2) de estudantes matriculados obtido pela média simples dos semestres. (3) Dados referentes somente ao primeiro semestre de Bolsas para estudantes de pósgraduação Tipo Mestrado Doutorado Total CAPES, Demanda Social CNPq FAPESB Total Fonte: UFBA, PróReitoria de Ensino de PósGraduação. EXTENSÃO de propostas registradas e participantes, por modalidade Modalidade Propostas Registradas Participantes Programas Projetos Cursos e minicursos Publicações e outros produtos acadêmicos 8 Eventos Prestação de Serviços Certificados expedidos no ano Fontes: UFBA, PróReitoria de Extensão Universitária, Sistema de Registro e Acompanhamento de Atividades de Extensão SIATEX (1) Inclui atividades realizadas em anos anteriores. ASSESSORIA INTERNACIONAL Cooperação e mobilidade acadêmica internacional Tipo Convênios 28 Renovação de convênios 13 Termos aditivos aos convênios 13 Mobilidade estudantes da UFBA graduação 87 Mobilidade estudantes estrangeiros graduação 85 Convênios de cotutelas 12 Termos aditivos aos convênios de cotutelas 2 Recepção de missões internacionais 26 Nos 70 anos de existência da UFBA, concluíram a graduação estudantes. Entre 1946 e 1969 foram e a partir de Concluíram a pósgraduação mestres e doutores. PESQUISA Produção acadêmica em pesquisa e inovação Tipo de produção Trabalhos científicos na Web of Science 848 Trabalhos publicados por docentes e técnicos da UFBA Fonte: UFBA, PróReitoria de Pesquisa, Criação e Inovação. (1) Trabalhos publicados em periódicos/anais de eventos/livros publicados/capítulos de livros/organização de obras publicadas/tradução/partituras musicais, na Plataforma Lattes/CNPq. Bolsas de Produtividade CNPq Tipo Pesquisa 211 Desenvolvimento Tecnológico 18 Total 229 Fonte: UFBA, PróReitoria de Pesquisa, Criação e Inovação. Os Cursos EAD da UFBA realizaram matrículas em 2014 e em 2015, com 366 na graduação Licenciatura em Matemática (SEAD Superintendência de Educação a Distância). A Assessoria para Assuntos Internacionais (AAI) articula as ações da UFBA no âmbito da cooperação científica e cultural com instituições internacionais. Fonte: UFBA, Assessoria para Assuntos Internacionais.

5 SAÚDE Assistência à saúde Item HUPES 1 MCO SMURB FOUFBA FAR ICS Consultas Internações Permanência média (em dias) 6 3 Leitos ativos Partos cirúrgicos Partos normais Exames laboratoriais Atendimentos Odontológicos Fontes: UFBA, Complexo Hospitalar Universitário Prof. Edgard Santos HUPES, Maternidade Climério de Oliveira MCO, Serviço Médico Universitário Rubens Brasil Soares SMURB, Faculdade de Farmácia FAR e Faculdade de Odontologia FOUFBA, Instituto de Ciências da Saúde ICS, Complexo Hospitalar de Saúde CHS. (1)Fazem parte do HUPES: o Ambulatório Prof. Francisco de Magalhães Neto, o Centro Pediátrico Prof. Hosannah de Oliveira (CPPHO) e Serviço de Odontologia do HUPES. Dados extraídos do Sistema SMART, Sistema de Informações dos Hospitais Universitários Federais SisREHUF e dos relatórios estatísticos do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE). (2) Média mensal. BIBLIOTECAS E PRODUÇÃO EDITORIAL Festival de Livros e Autores da UFBA Usuários, empréstimos e acervos das bibliotecas Item Bibliotecas 22 Usuários Ativos Empréstimos Títulos Fonte: UFBA, Sistema de Bibliotecas SiBi. (1) Títulos Total de títulos do SIBI/Todos os tipos de material. Produção editorial da EDUFBA e Repositório Institucional Item Pontos de vendas instalados 3 Títulos Publicados 124 Exemplares de livros vendidos zz Livros (Tiragem) Acervo do RI Fontes: UFBA, Editora da Universidade Federal da Bahia EDUFBA, (1) EDUFBA e outras editoras Repositório Institucional (RI) Biblioteca Universitária Reitor Macedo da Costa Fonte: Fonte: O Repositório Institucional da UFBA ocupa a 6ª posição no país e 12ª nas Américas (Webometrics). O RI teve uma média diária de acessos ao longo de CONVÊNIOS E CONTRATOS ACADÊMICOS Convênios e contratos acadêmicos para o desenvolvimento de ensino, pesquisa, extensão e cooperação técnica 1 Tipo de produção Convênios Cooperação técnica e outros sem cláusula financeira 557 Convênios, contratos e acordos com cláusula financeira 218 Com instituições internacionais 223 Estágios 222 Convênios tripartite com a interveniência de Fundação de Apoio 91 Contratos Fundações de Apoio 133 Total Fonte: UFBA Próreitoria de Planejamento e Orçamento / Coordenação de Contratos e Convênios Acadêmicos. (1) Instrumentos vigentes em 2015.

6 PESSOAL Docentes por regime de trabalho, vínculo e titulação Vínculo/Titulação Dedicação exclusiva Regime de trabalho 40h 20h Total Quadro Permanente Doutorado Mestrado Especialização Graduação Substituto Doutorado Mestrado Especialização Graduação Prof. 1º e 2º graus Total geral Fonte: UFBA, PróReitoria de Desenvolvimento de Pessoas, Sistema Integrado de Pessoal SIP, dez Em 2015 ingressaram no quadro permanente 62 docentes. Entre 2014 e 2015, a proporção de docentes com título de doutor aumentou de 69% para 76%. Entre os anos de 2014 e 2015 a proporção de docentes do regime dedicação exclusiva passou de 75% para 77%, ampliando o número de profissionais dedicados à pesquisa e extensão. Titulação dos Docentes do Quadro Permanente (%) Servidores Técnicos e Administrativos, por local, titulação e escolaridade Titulação/Escolaridade Salvador Local Vitória da Conquista Total Doutorado Mestrado Especialização Graduação Ensino médio Fundamental completo Fundamental incompleto Doutorado Epecialização Mestrado Graduação Total Fontes: UFBA, PróReitoria de Desenvolvimento de Pessoas, Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos SIAPE, dez Pessoal terceirizado sob contrato de apoio e serviços diversos 1 (Dez/2015) Tipo de Contrato Serviços administrativos continuados Manutenção predial e conservação de áreas verdes 154 Serviços de saúde Serviços de tecnologia de informação 18 Total Fontes: UFBA PróReitorias de Administração e de Desenvolvimento de Pessoas; Superintendências de Meio Ambiente e Infraestrutura e de Tecnologia da Informação. (1) Contratos ativos de locação de mão de obra para serviços administrativos continuados e de apoio técnico. Exclui pessoal de apoio a projetos de pesquisa e extensão. (2) Contratos de pessoal para serviços de saúde em Unidades da UFBA. Exclui pessoal contratado pela FAPEX para os Hospitais sob gestão da EBSERH e outras instituições. Titulação dos Servidores Técnicos e Administrativos (%) A proporção dos servidores com formação superior e pósgraduação avançou de 65,2% para 69,4% entre 2014 e Doutorado Epecialização Até o Ensino Médio Mestrado Graduação

7 INFRAESTRUTURA ,82 m 2 de área territorial m 2 de área construída ORÇAMENTO Campus Ondina / Federação Orçamento planejado e executado, por programa e ações Programa/ação Orçado (em R$ 1,00) Executado (em R$ 1,00) Recursos do tesouro Previdência de inativos e pensionistas da União Servidores civis Operações especiais Cumprimento de sentenças judiciais Precatórios Benefícios e pensões indenizatórias decorrentes legislação especial e/ou decisões judiciais Educação básica Apoio à capacitação, formação inicial e continuada a para a Educação Básica Programa de gestão e manutenção do MEC Pessoal, benefícios, capacitação servidores, contribuição da união para o custeio do PSS e contribuições a entidades de classe Educação superior Graduação, Pósgraduação, Ensino, Pesquisa e Extensão Assistência ao estudante de ensino superior Fomento as ações de ensino, pesquisa e extensão Emendas individuais Equipamentos e Instalações Item Campi 3 Unidades Universitárias 31 Hospitais Universitários: HUPES e MCO 2 Hospital de Medicina Veterinária Prof. Renato de Medeiros Neto 1 Museus 3 Creche 1 Fazendas experimentais 3 Residências universitárias 4 Restaurante universitário 1 Centro de esportes 1 Pavilhão de aulas teóricas e práticas Campus Salvador (9) e Campus Anísio Teixeira (2) 11 Fonte: UFBA, Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura SUMAI, Coordenação de Planejamento, Projetos e Obras CPPO, Núcleo de Planejamento, Projetos e Patrimônio Imobiliário, PróReitoria de Administração. Notas: Incluídas área territorial e área construída das fazendas experimentais da Escola de Medicina Veterinária. Complexo Hospitalar Universitário Prof. Edgard Santos HUPES, Maternidade Climério de Oliveira MCO Funcionamento das Universidades Federais: Corrente Capital Emendas individuais Emenda de bancada Funcionamento dos Hospitais de Ensino Federais: Corrente Capital Emenda individual Reuni (Reestruturação e expansão das Universidades Federais): Corrente Capital Reuni (Reestruturação e expansão das IFES) Emendas individuais Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais Emenda de bancada Implantação da Maternidade Escola Recursos próprios Recursos de convênios Total Fonte: UFBA, PróReitoria de Planejamento e Orçamento, Coordenação de Orçamento. Nota: o total referese à soma de Recursos do Tesouro, Recursos Próprios e Recursos de Convênio. Os valores executados em cada Programa/Ação da Lei Orçamentária Anual (LOA) dependeram do montante de recursos liberados para empenho e de acordo com o Decreto de Execução Orçamentária.

8 Reitor João Carlos Salles Pires da Silva ViceReitor Paulo César Miguez de Oliveira PróReitor de Planejamento e Orçamento Eduardo Luiz Andrade Mota Assessor da PróReitoria de Planejamento e Orçamento Joilson Rodrigues de Souza Equipe Técnica Ana Maria Cerqueira Lima Daniela Cruz Souto Jair Sampaio Joana Angélica Moreira de Seixas Juliana Bahiense Lilian Rios Apoio da Assessoria Especial do Reitor Gilson Rabelo Thiago Dória PRÓREITORIA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO Rua Augusto Viana, s/n Canela Palácio da Reitoria proplan@ufba.br

UFBA. em números Ano base Reitoria da UFBA. Fonte: Arquivo Edufba.

UFBA. em números Ano base Reitoria da UFBA. Fonte: Arquivo Edufba. UFBA em números Ano base 06 Reitoria da UFBA. Fonte: Arquivo Edufba. A UFBA segue seu caminho, com números sempre expressivos. Completados 7 anos, formou cerca de 0.000 graduados,.00 doutores e.500 mestres,

Leia mais

Exercício 2007 PROCESSO SELETIVO ( VESTIBULAR ) 2008 GRADUAÇÃO 2007

Exercício 2007 PROCESSO SELETIVO ( VESTIBULAR ) 2008 GRADUAÇÃO 2007 Exercício 2007 PROCESSO SELETIVO ( VESTIBULAR ) 2008 Candidatos Inscritos: 34.440 Salvador 32.007 Barreiras 978 Vitória da Conquista 1.455 Vagas Oferecidas: 4.256 Salvador 3.896 Barreiras 240 Vitória da

Leia mais

Exercício 2006 PROCESSO SELETIVO ( VESTIBULAR ) 2007 GRADUAÇÃO BOLSAS NA GRADUAÇÃO 2006 Programa de Educação Tutorial - PET

Exercício 2006 PROCESSO SELETIVO ( VESTIBULAR ) 2007 GRADUAÇÃO BOLSAS NA GRADUAÇÃO 2006 Programa de Educação Tutorial - PET Exercício 2006 PROCESSO SELETIVO ( VESTIBULAR ) 2007 Candidatos Inscritos: Salvador 37.723 Barreiras 1.059 Vitória da Conquista 1.677 Vagas Oferecidas: Salvador 3.886 Barreiras 240 Vitória da Conquista

Leia mais

Exercício 2002 PROCESSO SELETIVO ( VESTIBULAR ) 2003 GRADUAÇÃO 2002 BOLSAS NA GRADUAÇÃO 2002 ATIVIDADES DE EXTENSÃO Candidatos Inscritos 38.

Exercício 2002 PROCESSO SELETIVO ( VESTIBULAR ) 2003 GRADUAÇÃO 2002 BOLSAS NA GRADUAÇÃO 2002 ATIVIDADES DE EXTENSÃO Candidatos Inscritos 38. Exercício 2002 PROCESSO SELETIVO ( VESTIBULAR ) 2003 Candidatos Inscritos 38.995 Vagas Oferecidas 3.851 Relação Candidatos/Vaga 10,13 Fonte: Serviço de Seleção, Orientação e Avaliação (SSOA) GRADUAÇÃO

Leia mais

Exercício 2003 PROCESSO SELETIVO ( VESTIBULAR ) 2004 GRADUAÇÃO 2003

Exercício 2003 PROCESSO SELETIVO ( VESTIBULAR ) 2004 GRADUAÇÃO 2003 Exercício 2003 PROCESSO SELETIVO ( VESTIBULAR ) 2004 Candidatos Inscritos 37.839 Vagas Oferecidas 3.916 Relação Candidatos/Vaga 9,7 Fonte:Serviço de Seleção, Orientação e Avaliação(SSOA) GRADUAÇÃO 2003

Leia mais

Dora Leal Rosa. Luiz Rogério Bastos Leal. Fernando Luiz Trindade Rêgo. Ricardo Carneiro de Miranda Filho. Robert Evan Verhine

Dora Leal Rosa. Luiz Rogério Bastos Leal. Fernando Luiz Trindade Rêgo. Ricardo Carneiro de Miranda Filho. Robert Evan Verhine 2013 ano base 2012 reitora Dora Leal Rosa vice-reitor Luiz Rogério Bastos Leal chefe de gabinete Fernando Luiz Trindade Rêgo pró-reitor de ensino de graduação Ricardo Carneiro de Miranda Filho pró-reitor

Leia mais

UFBA. em números. Ano base Reitoria da UFBA. Fonte: Arquivo Edufba.

UFBA. em números. Ano base Reitoria da UFBA. Fonte: Arquivo Edufba. UFBA em números Ano base 2017 Reitoria da UFBA. Fonte: Arquivo Edufba. Universidades são instituições singulares. Dotadas de autonomia, com muito mais razão veem-se obrigadas a justificar seu sentido e

Leia mais

ano base 2013 ufba em numeros 2014.indd 1 14/08/14 14:13

ano base 2013 ufba em numeros 2014.indd 1 14/08/14 14:13 2014 ano base 2013 ufba em numeros 2014.indd 1 14/08/14 14:13 reitora Dora Leal Rosa vice-reitor Luiz Rogério Bastos Leal chefe de gabinete Fernando Luiz Trindade Rêgo pró-reitor de ensino de graduação

Leia mais

RELATÓRIO DE GESTÃO 2016

RELATÓRIO DE GESTÃO 2016 RELATÓRIO DE GESTÃO 2016 Apresentação ao Conselho Universitário Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento - PROPLAN Salvador 20/03/2017 SUMÁRIO EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA 2016 MACROPROCESSOS FINALÍSTICOS ENSINO

Leia mais

RELATÓRIO DE GESTÃO 2017

RELATÓRIO DE GESTÃO 2017 RELATÓRIO DE GESTÃO 217 Apresentação ao Conselho Universitário Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento - PROPLAN Salvador 12/4/218 SUMÁRIO EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA 217 MACROPROCESSOS FINALÍSTICOS ENSINO

Leia mais

UFSC EM NÚMEROS A 2011

UFSC EM NÚMEROS A 2011 UFSC EM NÚMEROS - A UFSC em Números: Ensino Vestibulares / Graduação Presencial Candidato Inscrito 38.3.36 37.695.3 37.77 3.33 3.6 33.8 3.75 3.3 Vaga Oferecida 3.8 3.88 3.89 3.9 3.9 3.9.98 5.76 6. 6.5

Leia mais

UFSJ EM NÚMEROS

UFSJ EM NÚMEROS UFSJ EM NÚMEROS INTRODUÇÃO_ A Universidade Federal de São João delrei disponibiliza, através do UFSJ em Números, seus resultados referentes aos anos de a. Os dados foram coletados com o auxílio das próreitorias

Leia mais

UFSJ EM NÚMEROS

UFSJ EM NÚMEROS UFSJ EM NÚMEROS 1 INTRODUÇÃO_ A Universidade Federal de São João delrei disponibiliza, através do UFSJ em Números, seus resultados referentes aos anos de 1 a. Os dados foram coletados com o auxílio das

Leia mais

Evolução dos Números da UFBA

Evolução dos Números da UFBA Evolução dos Números da UFBA NOTA A publicação Evolução dos Números da UFBA apresenta uma série histórica sobre os dados consolidados desta universidade nos últimos dez anos. Tais dados são atualizados

Leia mais

UFC EM NÚMEROS 2016 APRESENTAÇÃO

UFC EM NÚMEROS 2016 APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO Com esta edição de UFC EM NÚMEROS, a Universidade Federal do Ceará repassa, à sociedade e à comunidade universitária, informações objetivas sobre todas as suas atividades de Ensino, Pesquisa

Leia mais

Evolução dos Números da UFBA

Evolução dos Números da UFBA Evolução dos Números da UFBA NOTA A publicação Evolução dos Números da UFBA apresenta uma série histórica sobre os dados consolidados desta universidade nos últimos dez anos. Tais dados são atualizados

Leia mais

UFSC EM NÚMEROS A 2016

UFSC EM NÚMEROS A 2016 UFSC EM NÚMEROS - 2007 A 2016 UFSC em Números: Ensino Vestibulares / SISU* Graduação Presencial Candidato Inscrito 30.133 30.612 33.008 31.745 34.311 29.264 35.161 32.882 31.181 73.616 Vaga Oferecida 3.920

Leia mais

UFSC EM NÚMEROS A 2017

UFSC EM NÚMEROS A 2017 UFSC EM NÚMEROS - 2008 A 2017 UFSC em Números: Ensino Vestibulares / SISU* Graduação Presencial Candidato Inscrito 30.612 33.008 31.745 34.311 29.264 35.161 32.882 31.181 73.616 79.286 Vaga Oferecida 4.098

Leia mais

UNIRIO EM NÚMEROS - ANO BASE 2017 INFORMAÇÕES GERAIS Dados Financeiros (em R$ 1,00) Receitas ,73 Receitas Próprias

UNIRIO EM NÚMEROS - ANO BASE 2017 INFORMAÇÕES GERAIS Dados Financeiros (em R$ 1,00) Receitas ,73 Receitas Próprias INFORMAÇÕES GERAIS Dados Financeiros (em R$ 1,00) Receitas 604.795.075,73 Receitas Próprias 1.566.515,50 Transferência Orçamentária 603.228.560,23 Despesas 335.520.763,16 Pessoal - Professores Ativos 133.483.664,21

Leia mais

Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz Reitora da UFPB. Pág. 1

Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz Reitora da UFPB. Pág. 1 Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz Reitora da UFPB Pág. 1 Apresentação À Comunidade Universitária e à Sociedade Paraibana. Apresentamos o documento UFPB em números: 2012-2018 com os resultados alcançados

Leia mais

DADOS INSTITUCIONAIS DA UEPB GRADUAÇÃO PRESENCIAL

DADOS INSTITUCIONAIS DA UEPB GRADUAÇÃO PRESENCIAL DADOS INSTITUCIONAIS DA UEPB - 2016 GRADUAÇÃO PRESENCIAL CENTRO MATRICULADOS FORMADOS * CURSOS CCT 2.565 138 7 CCBS 2.685 226 9 CCSA 2.033 225 4 CCJ 868 66 1 CEDUC 3.011 218 8 CCAA 193 34 1 CH 2.593 118

Leia mais

UFBA. em números Retrospectiva. Especial 70 Anos

UFBA. em números Retrospectiva. Especial 70 Anos UFBA em números Retrospectiva Especial 70 Anos Salvador 2016 UFBA em números Retrospectiva Especial 70 Anos Salvador 2016 Reitor João Carlos Salles Pires da Silva Vice-Reitor Paulo César Miguez de Oliveira

Leia mais

CRONOGRAMA DOS EDITAIS PROAE

CRONOGRAMA DOS EDITAIS PROAE 2016.1 1 ÍNDICE ORIENTAÇÕES... 3 1. Para que serve esse cronograma?... 3 2. Quais editais estarão com inscrições abertas?... 3 3. Posso me inscrever em mais de um edital?... 3 4. Preciso entregar mais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Fundada em 1954

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Fundada em 1954 2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Fundada em 1954 A Ufes possui quatro campi universitários, sendo dois na capital, Vitória; um na cidade de São Mateus, no norte do Estado; e outro ao sul do

Leia mais

UFPel em números - Ano base Cursos EAD Licenciaturas 5

UFPel em números - Ano base Cursos EAD Licenciaturas 5 Com 46 anos de história e mais de 18,4 mil alunos e 2,6 mil servidores, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) é uma instituição de vulto em termos de porte, abrangência, ensino, pesquisa e ação na

Leia mais

Situação Financeira e Resultados Acadêmicos da UFES. Reinaldo Centoducatte

Situação Financeira e Resultados Acadêmicos da UFES. Reinaldo Centoducatte Situação Financeira e Resultados Acadêmicos da UFES Reinaldo Centoducatte (reitor@ufes.br) Orçamento Geral da UFES 54.386.046 182.992.549 70% 554.919.237-0,1%!100% 22.850.781 158.398.261 77% 609.935.469-58,0%

Leia mais

Marcelo Quintino Galvão Baptista. Horácio Schneider

Marcelo Quintino Galvão Baptista. Horácio Schneider Marcelo Quintino Galvão Baptista Horácio Schneider UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. DADOS GERAIS A UFPA foi criada pela Lei nº., de de julho de. Campi: Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Bragança,

Leia mais

UFG EM NÚMEROS Fonte: Catálogo UFG em números primeiro semestre de PRODIRH GRADUAÇÃO

UFG EM NÚMEROS Fonte: Catálogo UFG em números primeiro semestre de PRODIRH GRADUAÇÃO UFG EM NÚMEROS Fonte: Catálogo UFG em números primeiro semestre de 2007 - PRODIRH GRADUAÇÃO LUNOS DE GRADUAÇÃO VAGAS INSCRITOS VESTIBU- MATRICU LADOS LAR Anual Semestral Ciências Exatas e da Terra Ciência

Leia mais

SECOM. Prestar contas à sociedade é um dever que acompanha a responsabilidade de bem gerir APRESENTAÇÃO

SECOM. Prestar contas à sociedade é um dever que acompanha a responsabilidade de bem gerir APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO SECOM Prestar contas à sociedade é um dever que acompanha a responsabilidade de bem gerir uma instituição. A promoção da transparência e publicidade das informações é caráter incondicional

Leia mais

UFSC EM NÚMEROS Estilizado

UFSC EM NÚMEROS Estilizado UFSC EM NÚMEROS Estilizado - Ensino Vestibular e SISU* Presencial Candidatos Inscritos 2012 *desde 29.193 32.992 31.745 34.311 29.264 35.161 32.882 32.329 74.064 79.286 Vagas Oferecidas Relação Candidato/Vaga

Leia mais

PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA FURG 2013

PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA FURG 2013 PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA FURG 2013 1. PROGRAMAS DE GOVERNO E ORÇAMENTO GERAL As tabelas 1 a 3 abaixo representam a Proposta Orçamentária para 2013, da FURG, do Hospital Universitário e o total do orçamento,

Leia mais

Universidade Federal do Pará

Universidade Federal do Pará Universidade Federal do Pará Reitor Emmanuel Zagury Tourinho Vice-Reitor Gilmar Pereira da Silva Chefe de Gabinete Marcelo Galvão Baptista Pró-Reitor de Administração João Cauby de Almeida Júnior Pró-Reitor

Leia mais

indicadores Catálogo de Números e Indicadores Institucionais

indicadores Catálogo de Números e Indicadores Institucionais indicadores 217 Catálogo de Números e Indicadores Institucionais Catalogação na Publicação U8i Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre Indicadores 217 : catálogo de números e indicadores

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA Pró-Reitoria de Planejamento PRÓ-REITOR DE PLANEJAMENTO Dirceu Medeiros de Morais DIRETOR DE ORÇAMENTO Danilo Martins do Nascimento COORDENADORA DE PROGRAMAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

Leia mais

CATEGORIA ECONOMICA Custeio N-Exec. Plano Desenv. Institucional PDI

CATEGORIA ECONOMICA Custeio N-Exec. Plano Desenv. Institucional PDI UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO COORDENAÇÃO DE ORÇAMENTO DISTRIBUIÇÃO INTERNA - ORÇAMENTO INICIAL UNIDADE ORÇAMENTÁRIA - 26240 -UFPB FONTES: TESOURO E PRÓPRIO

Leia mais

PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA FURG 2012

PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA FURG 2012 PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA FURG 2012 1. PROGRAMAS DE GOVERNO E ORÇAMENTO GERAL As tabelas 1 a 3 abaixo representam a Proposta Orçamentária para 2012, da FURG, do Hospital Universitário e o total do orçamento,

Leia mais

UNIRIO / PROPLAN DIRETORIA DE AVALIAÇÃO E INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS - DAINF ORGANOGRAMA DAS UNIDADES ORGANIZACIONAIS. Atualizado em

UNIRIO / PROPLAN DIRETORIA DE AVALIAÇÃO E INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS - DAINF ORGANOGRAMA DAS UNIDADES ORGANIZACIONAIS. Atualizado em Atualizado em 29.09.2017 Boletim Interno nº 18/2017 1 1. GERAL REITORIA Vice-Reitoria Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis Pró-Reitoria de Graduação Pró-Reitoria de Extensão e Cultura Pró-Reitoria de Pós-Graduação,

Leia mais

Relatório Consolidado da IES

Relatório Consolidado da IES 57 - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE Censo 6 - Aberto Este relatório oferece os principais dados censitários de cursos, vínculos de alunos nos cursos, docentes na IES, técnicos administrativos e receitas

Leia mais

Universidade Federal do Pará

Universidade Federal do Pará 3. ATIVIDADES ACADÊMICAS 3.1. Ensino de Graduação Em Números 2011 Base 2010 Tabela 1 - Números dos Processos Seletivos ocorridos em 2010. PROCESSOS SELETIVOS CURSOS INSCRITOS VAGAS VAGAS OFERTADAS PREENCHIDAS

Leia mais

Relatório Consolidado da IES

Relatório Consolidado da IES 5 - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE Censo 5 - Fechado Este relatório oferece os principais dados censitários de cursos, vínculos de alunos nos cursos, docentes na IES, técnicos administrativos e receitas

Leia mais

Reitor. Prof. Ubaldo César Balthazar. Vice Reitora. Profª. Alacoque Lorenzini Erdmann. Secretário de Planejamento e Orçamento

Reitor. Prof. Ubaldo César Balthazar. Vice Reitora. Profª. Alacoque Lorenzini Erdmann. Secretário de Planejamento e Orçamento Reitor Prof Ubaldo César Balthazar Vice Reitora Profª Alacoque Lorenzini Erdmann Secretário de Planejamento e Orçamento Prof Vladimir Arthur Fey Diretor do Departamento de Planejamento e Gestão da Informação

Leia mais

Relatório Consolidado da IES

Relatório Consolidado da IES 57 - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE Censo 7 - Fechado Este relatório oferece os principais dados censitários de cursos, vínculos de alunos nos cursos, docentes na IES, técnicos administrativos e receitas

Leia mais

CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Notas Estatísticas 2017 Diretoria de Estatísticas Educacionais (DEED) Sumário Introdução... 3 1 A Rede de Educação Superior Brasileira... 4 2 Vagas e Ingressantes... 8 3 Matrículas...

Leia mais

PUBLICAÇÃO DO ORÇAMENTO UFMT 2015

PUBLICAÇÃO DO ORÇAMENTO UFMT 2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PUBLICAÇÃO DO ORÇAMENTO UFMT 2015 REALIZAÇÃO PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO Elisabeth Aparecida Furtado de Mendonça COORDENADORA DE POLÍTICAS

Leia mais

Indicadores de Desempenho - TCU ALUNO TEMPO INTEGRAL (ATI) ATI = ATI G + ATI PG

Indicadores de Desempenho - TCU ALUNO TEMPO INTEGRAL (ATI) ATI = ATI G + ATI PG UFERSA Abril, 2016 Indicadores de Desempenho - TCU ALUNO TEMPO INTEGRAL (ATI) ATI = ATI G + ATI PG ATI G = cursos {(N DI * D PC )(1+ [Fator de Retenção]) + ((N I - N DI )/4)* D PC )} ATI PG = todas as

Leia mais

Plano Individual de Trabalho (PIT) 1 e Relatório Individual de Trabalho (RIT) 2

Plano Individual de Trabalho (PIT) 1 e Relatório Individual de Trabalho (RIT) 2 PIT de: Souza 2011.2 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA Fundada em 18 de Fevereiro de 1808 Plano Individual de Trabalho (PIT) 1 e Relatório Individual de Trabalho (RIT) 2 1)

Leia mais

Relatório Consolidado da IES

Relatório Consolidado da IES 56 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Censo 5 - Fechado Este relatório oferece os principais dados censitários de cursos, vínculos de alunos nos cursos, docentes na IES, técnicos administrativos e

Leia mais

Relatório Consolidado da IES

Relatório Consolidado da IES 576 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Censo 6 - Fechado Este relatório oferece os principais dados censitários de cursos, vínculos de alunos nos cursos, docentes na IES, técnicos administrativos e

Leia mais

Relatório Consolidado da IES

Relatório Consolidado da IES 576 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Censo 7 - Fechado Este relatório oferece os principais dados censitários de cursos, vínculos de alunos nos cursos, docentes na IES, técnicos administrativos e

Leia mais

4.11. Aspectos financeiros e orçamentários

4.11. Aspectos financeiros e orçamentários 4.11. Aspectos financeiros e orçamentários O planejamento é uma atividade fundamental para alcançar os objetivos de uma organização. O desenvolvimento institucional passa pela reunião de esforços coletivos

Leia mais

indicadores 2018 indicadores 2018

indicadores 2018 indicadores 2018 indicadores 2018 indicadores 2018 Catálogo de Números e Indicadores Institucionais Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) U58i Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Leia mais

Relatório Consolidado da IES

Relatório Consolidado da IES 52 - UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Censo 23 - Fechado Este relatório oferece os principais dados censitários de cursos, vínculos de alunos nos cursos, docentes na IES, técnicos administrativos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Reitora Vice-Reitor Chefe de Gabinete Pró-Reitor de Ensino de Graduação Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação Pró-Reitor de Pesquisa, Criação e Inovação Pró-Reitora de Extensão

Leia mais

E M N Ú M E RO S ANO BASE 2014

E M N Ú M E RO S ANO BASE 2014 E M N Ú M E RO S ANO BASE 2014 1 Universidade Federal do Pará Reitor Carlos Edilson de Almeida Maneschy Vice-Reitor Horácio Schneider Chefe de Gabinete Maria Lúcia Langbeck Ohana Pró-Reitor de Administração

Leia mais

CRONOGRAMA PROAE SALVADOR. Orientações

CRONOGRAMA PROAE SALVADOR. Orientações UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE AÇÕES AFIRMATIVAS E ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL COORDENADORIA DOS PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE CRONOGRAMA PROAE 2015.2 SALVADOR Orientações 1. Para que

Leia mais

Procedimento atual da GRU

Procedimento atual da GRU Procedimento atual da GRU 1. Do pagamento da GRU Efetuar o link https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp Preencher os campos: Unidade Gestora (UG) 153038 Gestão 15223-Universidadae Federal

Leia mais

Relatório Consolidado da IES

Relatório Consolidado da IES 4 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE Censo 4 - Fechado Este relatório oferece os principais dados censitários de cursos, vínculos de alunos nos cursos, docentes na IES, técnicos administrativos e

Leia mais

UFG EM NÚMEROS dados de 2006

UFG EM NÚMEROS dados de 2006 UFG EM NÚMEROS dados de 2006 GRADUAÇÃO ALUNOS DE GRADUAÇÃO Ciências Exatas e da Terra Ciência da Computação (bac.) integral VAGAS INSCRITOS VESTIBULAR MATRICULADOS CONCLUINTES 40 629 170 16 Física (bac.)

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Gabinete da Reitoria

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Gabinete da Reitoria Biblioteca Universitária Reitor Macedo Costa Complexo Hospitalar Prof. Edgard Santos (HUPES) Coordenação de Instalações de Uso Coletivo de Ensino, Pesquisa e Extensão Editora da UFBA (EDUFBA) Escola de

Leia mais

Quadro de Detalhamento das Despesas QDD

Quadro de Detalhamento das Despesas QDD MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL III SEMINÁRIO DE PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL

Leia mais

ORGANOGRAMAS. Reitoria. Gerência // Departamento de Ensino. Divisão. Vice-Reitoria / Pró-Reitorias

ORGANOGRAMAS. Reitoria. Gerência // Departamento de Ensino. Divisão. Vice-Reitoria / Pró-Reitorias ORGANOGRAMAS CD-1 Reitoria FG-1 Gerência // de Ensino CD-2 Vice-Reitoria / s FG-2 Divisão CD-3 CD-4 Diretorias // Decanias Coordenadoria // Direção de escola, Faculdades e Institutos FG-3 FG-4 FG-5 Supervisão

Leia mais

Relatório Consolidado da IES

Relatório Consolidado da IES 5 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Censo 4 - Fechado Este relatório oferece os principais dados censitários de cursos, vínculos de alunos nos cursos, docentes na IES, técnicos administrativos e receitas

Leia mais

Relatório Consolidado da IES

Relatório Consolidado da IES 587 - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO Censo - Fechado Este relatório oferece os principais dados censitários de cursos, vínculos de alunos nos cursos, docentes na IES, técnicos administrativos

Leia mais

Relatório Consolidado da IES

Relatório Consolidado da IES 78 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA Censo - Fechado Este relatório oferece os principais dados censitários de cursos, vínculos de alunos nos cursos, docentes na IES, técnicos administrativos e receitas

Leia mais

Relatório Consolidado da IES

Relatório Consolidado da IES - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE Censo 7 - Fechado Este relatório oferece os principais dados censitários de cursos, vínculos de alunos nos cursos, docentes na IES, técnicos administrativos e receitas

Leia mais

Relatório Consolidado da IES

Relatório Consolidado da IES 577 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Censo 5 - Fechado Este relatório oferece os principais dados censitários de cursos, vínculos de alunos nos cursos, docentes na IES, técnicos administrativos e receitas

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE AÇÕES AFIRMATIVAS E ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE AÇÕES AFIRMATIVAS E ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL 21/2018 PROCESSO PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO NÚCLEO DE APOIO À INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS - NAPE Por meio do Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades

Leia mais

Relatório Consolidado da IES

Relatório Consolidado da IES 83 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Censo 4 - Fechado Este relatório oferece os principais dados censitários de cursos, vínculos de alunos nos cursos, docentes na IES, técnicos administrativos e receitas

Leia mais

Relatório Consolidado da IES

Relatório Consolidado da IES - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Censo 6 - Aberto Este relatório oferece os principais dados censitários de cursos, vínculos de alunos nos cursos, docentes na IES, técnicos administrativos e receitas

Leia mais

Relatório Consolidado da IES

Relatório Consolidado da IES 8 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA Censo - Fechado Este relatório oferece os principais dados censitários de cursos, vínculos de alunos nos cursos, docentes na IES, técnicos administrativos e receitas

Leia mais

Relatório Consolidado da IES

Relatório Consolidado da IES 5 - UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Censo 24 - Fechado Este relatório oferece os principais dados censitários de cursos, vínculos de alunos nos cursos, docentes na IES, técnicos administrativos e

Leia mais

Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Coordenadoria de Orçamento Orçamento inicial e suplementação Fonte Tesouro

Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Coordenadoria de Orçamento Orçamento inicial e suplementação Fonte Tesouro Exercício Crédito Orçamento inicial e suplementação Fonte Tesouro Montante R$ Pessoal Custeio Capital Total 2010 Total (*) 315.668.509 54.133.903 7.836.654 377.639.066 2011 Total (*) 329.144.754 60.361.876

Leia mais

Relatório Consolidado da IES

Relatório Consolidado da IES 699 - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA Censo 6 - Fechado Este relatório oferece os principais dados censitários de cursos, vínculos de alunos nos cursos, docentes na IES, técnicos administrativos

Leia mais

Relatório Consolidado da IES

Relatório Consolidado da IES - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Censo - Fechado Este relatório oferece os principais dados censitários de cursos, vínculos de alunos nos cursos, docentes na IES, técnicos administrativos e receitas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Gabinete da Reitoria

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Gabinete da Reitoria Biblioteca Universitária Reitor Macedo Costa Complexo Hospitalar Prof. Edgard Santos (HUPES) Coordenação de Instalações de Uso Coletivo de Ensino, Pesquisa e Extensão Nelijane Campos Menezes menezes.nelijane@ufba.br

Leia mais

SIGAA. Entenda o SIGAA e seus módulos. INSTITUTO FEDERAL Acre. Graduação. Médio/Técnico. Pesquisa. Ensino a Distância

SIGAA. Entenda o SIGAA e seus módulos. INSTITUTO FEDERAL Acre. Graduação. Médio/Técnico. Pesquisa. Ensino a Distância Entenda o SIGAA e seus módulos Graduação O módulo destinado à graduação existe para atender as demandas do Ifac referente aos cursos superiores. Está sob a coordenação da Proen, dos departamentos, dos

Leia mais

USP: PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA PARA 2015

USP: PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA PARA 2015 1 USP: PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA PARA 2015 Com base no Projeto de Lei Orçamentária do Estado de São Paulo para 2015, (Projeto de Lei nº 1291/2014), encaminhada à Assembleia Legislativa, e nas vigentes Diretrizes

Leia mais

Acesso e Permanência na UFPE : Ações Afirmativas para Inclusão Social

Acesso e Permanência na UFPE : Ações Afirmativas para Inclusão Social Bem-vindos, à UFPE Acesso e Permanência na UFPE : Ações Afirmativas para Inclusão Social 09 Acesso e Permanência na UFPE : Ações Afirmativas para Inclusão Social Cursos Oferecidos (dados Fev.09) Estudantes

Leia mais

Relatório Consolidado da IES

Relatório Consolidado da IES 58 - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO Censo 5 - Fechado Este relatório oferece os principais dados censitários de cursos, vínculos de alunos nos cursos, docentes na IES, técnicos administrativos

Leia mais

Relatório Consolidado da IES

Relatório Consolidado da IES 587 - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO Censo 2 - Fechado Este relatório oferece os principais dados censitários de cursos, vínculos de alunos nos cursos, docentes na IES, técnicos administrativos

Leia mais

UFSM. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria - RS

UFSM. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria - RS UFSM Universidade Federal de Santa Maria Santa Maria - RS Histórico A Universidade Federal de Santa Maria, idealizada e fundada pelo Prof. Dr. José Mariano da Rocha Filho, foi criada pela Lei N. 3.834-C,

Leia mais

Relação de Macroprocessos, Processos e Subprocessos - Atualizada em outubro/2018. Planejamento e Gestão Gabinete Assessoria do Gabinete

Relação de Macroprocessos, Processos e Subprocessos - Atualizada em outubro/2018. Planejamento e Gestão Gabinete Assessoria do Gabinete Relação de Macroprocessos, Processos e Subprocessos - Atualizada em outubro/2018 Macroprocesso Processos Subprocessos Planejamento e Gestão Gabinete Assessoria do Gabinete Auditoria Gestão de Práticas

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO UNIVERSITÁRIO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO UNIVERSITÁRIO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N o Aprova o Orçamento Interno da Universidade Federal da Paraíba, para o exercício financeiro de 2011. O Conselho

Leia mais

Plano Individual de Trabalho (PIT) e Relatório Individual de Trabalho (RIT)

Plano Individual de Trabalho (PIT) e Relatório Individual de Trabalho (RIT) 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA Fundada em 18 de Fevereiro de 1808 Plano Individual de Trabalho (PIT) e Relatório Individual de Trabalho (RIT) 1) DADOS GERAIS 1. Nome do

Leia mais

Prestar contas à sociedade é um dever que acompanha a responsabilidade de bem gerir

Prestar contas à sociedade é um dever que acompanha a responsabilidade de bem gerir em números 2017 Prestar contas à sociedade é um dever que acompanha a responsabilidade de bem gerir uma instituição. A promoção da transparência e publicidade das informações é caráter incondicional para

Leia mais

UNIRIO / PROPLAN DIRETORIA DE AVALIAÇÃO E INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS - DAINF ORGANOGRAMA DAS UNIDADES ORGANIZACIONAIS. Atualizado em

UNIRIO / PROPLAN DIRETORIA DE AVALIAÇÃO E INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS - DAINF ORGANOGRAMA DAS UNIDADES ORGANIZACIONAIS. Atualizado em Atualizado em 15.03.2016 Boletim Interno nº 05/2016 1 1. GERAL REITORIA Vice-Reitoria Pró-Reitoria de Graduação Pró-Reitoria de Extensão e Cultura Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Pró-Reitoria

Leia mais

Prédio da Reitoria UFMG, Campus Pampulha, Belo Horizonte, MG UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Prédio da Reitoria UFMG, Campus Pampulha, Belo Horizonte, MG UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Prédio da Reitoria UFMG, Campus Pampulha, Belo Horizonte, MG Foto: Foca Lisboa UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS UFMG Foto: Foca Lisboa INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL FUNDADA EM 1927 ENSINO GRATUITO LOCALIZADA

Leia mais

Panorama da Administração no Censo da Educação Superior

Panorama da Administração no Censo da Educação Superior Panorama da Administração no Censo da Educação Superior Sumário 1. O Censo da Educação Superior 1.1 O Censo 2009 1.2 O Censo 2010 2. Resultados 1. O Censo da Educação Superior Disposto pelo Decreto nº

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE ATENDIMENTO E DE REGISTROS ESTUDANTIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE ATENDIMENTO E DE REGISTROS ESTUDANTIS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE ATENDIMENTO E DE REGISTROS ESTUDANTIS EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE CANDIDATOS CLASSIFICADOS NO

Leia mais

Universidade Federal de Goiás

Universidade Federal de Goiás Universidade Federal de Goiás Aula inaugural - 2017 Prof. Thiago Jabur Bittar Diretor thiagojabur@ufg.br Prof. Lincoln L. Romualdo Coordenador de Graduação lincolnromualdo@ufg.br Universidades no mundo

Leia mais

Macroprocesso Processo. Planejamento e Gestão. Auditoria. Infraestrutura. Extensão. Gabinete. Gestão de Práticas e informações

Macroprocesso Processo. Planejamento e Gestão. Auditoria. Infraestrutura. Extensão. Gabinete. Gestão de Práticas e informações Macroprocesso Processo Planejamento e Gestão Auditoria Infraestrutura Extensão Gabinete Gestão de Práticas e informações Execução Ordens de Serviço Obras e Fiscalizações Programas, Projetos, Cursos e Eventos,

Leia mais

Seminário ABMES Censo 2014 x realidade 2015 tendências e rumos para o ensino superior

Seminário ABMES Censo 2014 x realidade 2015 tendências e rumos para o ensino superior Seminário ABMES Censo 2014 x realidade 2015 tendências e rumos para o ensino superior Censo da Educação Superior: Estratégias e Resultados Carlos Eduardo Moreno Sampaio Diretor de Estatísticas Educacionais

Leia mais

PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA FURG

PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA FURG PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA FURG 2014 1 1. ORÇAMENTO GERAL Os valores contidos nas tabelas de 1 a 4 correspondem aos limites estabelecidos pela Lei nº 12.919 de 24 de dezembro de 2013 LDO e Lei nº 12.952 de

Leia mais

Universidade Federal do Pará

Universidade Federal do Pará Universidade Federal do Pará Reitor Carlos Edilson de Almeida Maneschy Vice-Reitor Horácio Schneider Chefe de Gabinete Maria Lúcia Langbeck Ohana Pró-Reitor de Administração Edson Ortiz de Matos Pró-Reitora

Leia mais

A Direção do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais e Setor de Informática

A Direção do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais e Setor de Informática SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS CENTRO DE CIÊNCIAS JURIDICAS E SOCIAIS - CCJS SETOR DE SERVIÇO SOCIAL Mem. 019/2014 Sousa, 15 de Julho

Leia mais

Nº 1 De 30 de julho Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos - Complexo HUPES. Universidade Federal da Bahia

Nº 1 De 30 de julho Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos - Complexo HUPES. Universidade Federal da Bahia Nº 19, 01 de Nº 01, fevereiro 24 de agosto de de 2016 2015 Nº 1 De 30 de julho 2013 Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos - Complexo HUPES Universidade Federal da Bahia 0 EMPRESA BRASILEIRA

Leia mais

Visita Educativa Localidade: Niterói Telefone: Área: Cultura e Artes Unidade: ceart

Visita Educativa Localidade: Niterói Telefone: Área: Cultura e Artes Unidade: ceart Visita Educativa Telefone: 21 3674-7515 Área: Cultura e Artes Unidade: ceart www.uff.br/?q=node/4664 Consulta de Processos Telefone: Área: Administração Unidade: proad www.uff.br/?q=node/3688 Crachá da

Leia mais

Auto-Avaliação Institucional e Estudante de Pós-Graduação

Auto-Avaliação Institucional e Estudante de Pós-Graduação Auto-Avaliação Institucional - 2007 e 2008 - Estudante de Pós-Graduação Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional. 1 - Você conhece a Missão da UFV? 2 - Você conhece o Plano de Gestão da UFV? A

Leia mais

UFPA EM NÚMEROS ANO BASE

UFPA EM NÚMEROS ANO BASE UFPA EM NÚMEROS 2018 Universidade Federal do Pará Reitor Emmanuel Zagury Tourinho Vice-Reitor Gilmar Pereira da Silva Chefe de Gabinete Marcelo Galvão Baptista Pró-Reitor de Administração João Cauby de

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CAMPUS DA UFSM EM CACHOEIRA DO SUL CS: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CAMPUS DA UFSM EM CACHOEIRA DO SUL CS: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CAMPUS DA EM CACHOEIRA

Leia mais