UFBA. em números Ano base Reitoria da UFBA. Fonte: Arquivo Edufba.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UFBA. em números Ano base Reitoria da UFBA. Fonte: Arquivo Edufba."

Transcrição

1 UFBA em números Ano base 06 Reitoria da UFBA. Fonte: Arquivo Edufba.

2 A UFBA segue seu caminho, com números sempre expressivos. Completados 7 anos, formou cerca de graduados,.00 doutores e.500 mestres, destacandose tanto por sua presença na sociedade, quanto por sua excelência acadêmica. Não por acaso, portanto, é a mais importante Instituição de Ensino Superior de nosso Estado. Os números são valiosos, pois flagram variações momentâneas ou traços constantes, gestos ainda iniciais ou ações recorrentes, mas dão testemunho, todos eles, da força e consistência de nossa Instituição. Temos assim, em proporção significativa, a complementaridade das dimensões de ensino, pesquisa e extensão que nela se entrelaçam. Da mesma forma, para dar conta de variações e de mais aspectos que precisam ser contemplados, nosso Boletim também cresce e se diversifica. Assim, esta edição apresenta algumas informações novas, como a distribuição de ingressantes por sexo, a de estagiários por área de formação graduada, além de terem sido incorporadas ao conjunto dos dados de ensino as informações sobre EaD. Também passaram a constar os dados da Ouvidoria, do Sistema de Informação ao Cidadão e da assistência veterinária. Estão presentes os dados do Congresso UFBA 70 ANOS, bem como um maior número de comentários e informações complementares, como sobre a ampliação da rede sem fio de acesso à Internet. O Boletim mantém a série histórica de dados e vai se tornando, também, mais sofisticado e justo, quer por mensurar relações mais complexas entre os dados, quer por chamar a atenção para informações antes não contempladas. Com isso, nosso UFBA em números também exemplifica uma melhora constante no tratamento e seleção de dados, ao tempo que registra o esforço de nossa Instituição por preservar seus valores essenciais. E, como os boletins anteriores, ele é um espelho quantitativo de nossa realidade e um caminho claro para nossos ainda mais significativos traços qualitativos que nos renovam a cada dia o orgulho de sermos UFBA. João Carlos Salles Reitor Congresso UFBA 70 Anos, jul/06, Praça das Artes Campus Ondina/Federação. Fonte: Arquivo Ascom.

3 GRADUAÇÃO Candidatos e vagas em cursos de graduação, por turno, local e modalidade de curso Candidatos inscritos Localização/Modalidade Salvador Progressão Linear Bacharelado Interdisciplinar Vagas oferecidas Candidatos/Vaga ,9,8 9, ,8 6,0, , 7,6 5, ,5 9,5 Vitória da Conquista Superiores de Tecnologia ,9,9 Educação a Distância.50 80, ,,8 6,5 Fontes: UFBA, PróReitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD), Superintendência de Administração Acadêmica (SUPAC), Coordenação de Seleção e Orientação (CSOR), Superintendência de Educação a Distância (SEAD). Notas: Candidatos/ Vaga razão do número de candidatos pelo número de vagas. Em 06, foram ofertadas vagas para o novo Curso de Medicina do IMSCAT (Vitória da Conquista) e não houve oferta para o Curso Tecnológico em Gestão Pública (Salvador). de cursos, estudantes matriculados e concluintes em graduação, por turno, local e modalidade Matriculados Cursos Localização/Modalidade Concluintes Progressão Linear Bacharelado Interdisciplinar Superiores de Tecnologia Salvador Vitória da Conquista Educação a Distância Fontes: UFBA, PróReitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD), Superintendência de Administração Acadêmica (SUPAC), Sistema Acadêmico (SIAC) e Superintendência de Educação a Distância (SEAD). Dados de: e para matriculados e em para concluintes e de Educação a Distância.Há 00 Cursos Presenciais de Graduação com 0 ofertas de ingresso. de matriculados obtido pela média simples dos semestres. Com exceção do Curso de Matemática EaD que teve início em 05., todos os outros cursos a distância tiveram início em 06.. Bolsas para estudantes de graduação, por tipo Versão digital disponível em: e proporção de ingressantes em Cursos de Graduação Presenciais, por sexo e por Campus 8 (6,5%) (5,%) (5,7%) (8,%) (8,8%) 00 (5,5%) de bolsistas Graduação 87 PET 60 Monitoria 50 PIBID 07 Pesquisa, Criação e Inovação.5 PIBIC¹.8 PIBITI 7 Extensão 6 Estágio Extra Curricular² 89 Fontes: UFBA, PróReitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD), PróReitoria de Extensão Universitária (PROEXT), PróReitoria de Pesquisa, Criação e Inovação (PROPCI), PróReitoria de Ensino de PósGraduação (PROPG). PróReitoria de Desenvolvimento de Pessoas (PRODEP). ¹Incluem bolsas de PIBIC Ações Afirmativas. ²Estágio não obrigatório, de acordo com a Lei.788/008, sob gestão do NIC/PROPLAN, dados de //06. Salvador Vitória da Conquista Feminino /UFBA Masculino Fonte: PROGRAD/SIAC. Em dez/06 Receberam bolsas diversas.05 estudantes de graduação. Em 06, a UFBA manteve o número de bolsas de pesquisa e de extensão no contexto das restrições orçamentárias.

4 AÇÕES AFIRMATIVAS E ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL Ponto de Distribuição de Alimentos São Lázaro. de serviços, bolsas e auxílios da Assistência Estudantil Alunos Assistidos de Benefícios Residência 0 Creche 9 Permanecer Projetos Especiais.56 Permanência/MEC Moradia Transporte Pessoa com Deficiência 8 Auxílio Alimentação Esporte Serviços Bolsas Fonte: Arquivo Ascom/UFBA. O Ponto de Distribuição de Alimentos no Campus Federação/Ondina (São Lázaro), entregue em dez./06, aumentou em,5% a oferta de refeições para estudantes que têm gratuidade, em relação ao ano anterior. Auxílios Em 06 o NAPE/PROAE da UFBA realizou 796 atendimentos em áreas diversas para a inclusão de pessoas com deficiência: adaptação de textos, audiodescrição, Braille, Libras e outros. Creche 5 66 Saúde Acolhimento 7 Ações do NAPE 6 Restaurante Universitário RU.0 e proporção de estudantes de graduação em estágio não obrigatório por área de formação 5 (,6%) 9 (9,7%) Fonte: UFBA, PróReitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE), Núcleo de Apoio à Pessoa com Necessidades Educacionais Especiais NAPE. Calculado com base no número de CPF dos assistidos. de pessoas com deficiência atendidas pelo NAPE. O total de atendimentos realizados pelo NAPE foi de 796. total de refeições distribuídas aos estudantes que têm gratuidade, incluindo estudantes de Serviço de Residência, Serviço de Alimentação e Auxílio Moradia. 5 (7,5%) EXTENSÃO 8 (,%) de propostas e participantes em extensão, por modalidade Área IExatas Propostas Registradas Participantes Programas 659 Projetos Cursos e minicursos 0.96 Eventos 05. Prestação de Serviços 9 Publicações e outros produtos acadêmicos Modalidade 0 (5,9%) Área IIC. Biológicas/Saúde Área IVLetras Área VArtes Fonte: PRODEP/SIP.Em dez/06 Em 06 foram emitidos. certificados de atividades de extensão, o que representa um aumento de,% em relação aos.8 certificados emitidos no ano anterior. Fontes: UFBA, PróReitoria de Extensão (PROEXT), Sistema de Registro e Acompanhamento de Atividades de Extensão (SIATEX). s do Congresso UFBA 70 Anos Foram selecionados 5.6 autores(as) para apresentação de diversas atividades no Congresso UFBA 70 anos, em jul./06. Inscritos 6. Apresentações de trabalhos.055 Fóruns 69 Intervenções artísticas 08 Mesas temáticas 5 Fontes: UFBA, PróReitoria de Extensão Universitária (PROEXT), Sistema de Gerenciamento de Eventos (GERE).

5 PESQUISA Bolsas de Produtividade CNPq Produção acadêmica publicada de produção Trabalhos científicos na Web of Science 95 Trabalhos publicados por docentes e técnicos da UFBA.58 Pesquisa Desenvolvimento Tecnológico Fontes: UFBA, PróReitoria de Pesquisa, Criação e Inovação (PROPCI), PróReitoria de Ensino de PósGraduação (PROPG). Trabalhos publicados em periódicos/anais de eventos/livros publicados/capítulos de livros/organização de obras publicadas/tradução/partituras musicais, na Plataforma Lattes/CNPq. 5 Fontes: UFBA, PróReitoria de Pesquisa, Criação e Inovação (PROPCI), PróReitoria de Ensino de PósGraduação (PROPG). PÓSGRADUAÇÃO de cursos, estudantes matriculados e concluintes na pósgraduação estrito senso, por local e modalidade Localização/Modalidade Cursos Matriculados Concluintes Mestrado Profissional 5 85 Mestrado Acadêmico Salvador Vitória da Conquista 5 Mestrado Acadêmico O acesso à rede sem fio foi ampliado de 6 para 69 pontos, um aumento de 9,8% na cobertura de conexão a Internet, em relação a 05. O link de acesso passou de para 0 Gbps. Fontes: UFBA, PróReitoria de Ensino de PósGraduação (PROPG), Sistema Acadêmico (SIAC). Dados de: 8/5/07. Cursos com matriculados. de matriculados obtido pela média simples dos semestres. de cursos, estudantes matriculados e concluintes em Cursos Lato Sensu Localização/Modalidade Cursos Matriculados Concluintes Salvador Educação a Distância Em 06 foram expedidos.80 certificados de Cursos de Especialização. Fontes: UFBA, Sistema Acadêmico (SIAC) e PróReitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD), Superintendência de Administração Acadêmica (SUPAC). Dados de: /8/07 para Cursos de Especialização presenciais e em EaD. Incluem cursos de Especialização, Atualização e Aperfeiçoamento. Dados obtidos a partir dos relatórios de cursos e para concluintes utilizouse a estimativa dos aptos a obter certificado. Cursos presenciais em Salvador.Cursos de Especialização ofertados pela Superintendência de Educação à Distância (SEAD) nos diversos polos. Bolsas para estudantes de pósgraduação Foi aprovado na UFBA, em janeiro de 07, o Sistema de Cotas para cursos de pósgraduação, reservandose 0% das vagas ofertadas para candidatos(as) negros(as). CAPES, Demanda Social Mestrado CNPq 8 6 FAPESB 5¹ 06¹ Fontes: UFBA, PróReitoria de Pesquisa, Criação e Inovação (PROPCI), PróReitoria de Ensino de PósGraduação (PROPG). ¹ Tratase do número de estudantes contemplados com bolsa em dezembro de 06. Nasce em 06 o semanário online EdgarDigital, onde os resultados de pesquisas, projetos de extensão e realizações estudantis são divulgados de forma descontraída.

6 BIBLIOTECAS Bibliotecas, usuários, empréstimos e títulos Bibliotecas A Biblioteca de Ciências e Tecnologia Professor Omar Catunda, entregue à comunidade da UFBA em agosto de 06, atende a área de exatas e reúne cerca de 0 mil volumes e periódicos, em seus,6 mil m². Usuários ativos 8.05 Empréstimos.657 Títulos Fonte: UFBA, Sistema de Bibliotecas (SiBi). de títulos do SiBi; Todos os tipos de material. Produção Editorial da EDUFBA e Repositório Institucional Pontos de vendas instalados A nova plataforma Moodle UFBA, implantada em 0, contou, em 06, com 7.57 usuários cadastrados, um aumento de 07% em relação a 05. Títulos publicados 5 Exemplares de livros vendidos Livros (tiragem) 9.90 Acervo do Repositório Institucional (RI) (média de acesso diário ).90 Acessos ao RI ASSESSORIA INTERNACIONAL Cooperação e mobilidade acadêmica internacional Fonte: UFBA, Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA). EDUFBA e outras editoras. Considerouse o número de documentos consultados. Biblioteca de Ciências e Tecnologia Prof. Omar Catunda Convênios 9 Renovação de convênios 9 Termos aditivos aos convênios 9 Mobilidade estudantes da UFBA graduação 85 Mobilidade estudantes estrangeiros graduação 8 Convênios de cotutelas 8 Termos aditivos aos convênios de cotutelas Recepção de Missões Internacionais 8 Fonte: UFBA, Assessoria para Assuntos Internacionais (AAI). Fonte: Arquivo Ascom/UFBA. OUVIDORIA A frequência das manifestações à Ouvidoria aumentou,6% em relação ao ano anterior. e percentual de manifestações por categoria Categoria % Solicitação de informação 7 8,0 Solicitação de procedimentos acadêmicos e administrativos 5 9,7 Reclamações 6 7,0 Denúncias 0, Elogios e agradecimentos,5 Pedidos ¹ Sugestões 6 0,5 00,0. Fonte: UFBA, Ouvidoria Geral. Pedidos e acessos ao Sistema de Informação ao Cidadão SIC % 05 00,0 Respondidos 9 9, Em tramitação 6, ,0 Acessos Concedidos Entre os solicitantes ao SIC, 98,7% eram pessoas físicas, 8,0% tinham nível superior e 5,7% residiam na Bahia , Parcialmente concedidos 0,6 Negados, Fonte: UFBA. Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (esic), relatório extraído em 6/08/07. Período de consulta: jan. a dez./06. ¹Os pedidos de informação corresponderam a 0 perguntas.

7 PESSOAL de docentes por regime de trabalho, vínculo e titulação Regime de trabalho Vínculo/Titulação Dedicação exclusiva 0h 0h Professores do Quadro Permanente Mestrado Especialização 7 Graduação 0 5 Professores Substitutos Mestrado 76 5 Especialização 7 5 Graduação Professores º e º graus 76,5% dos docentes do quadro permanente estão em regime de dedicação exclusiva e 76,% tem doutorado. 7,0% dos servidores técnicoadministrativos tem formação de nível superior e 6,% tem pósgraduação. Fontes: UFBA, PróReitoria de Desenvolvimento de Pessoas (PRODEP), Sistema Integrado de Pessoal (SIP), dezembro de 06. Servidores Técnicos e Administrativos, por local, titulação e escolaridade Local Ciclo de Debates, Crise e Democracia, abr./06 Reitoria Titulação/Escolaridade Salvador Vitória da Conquista Mestrado Especialização Graduação Ensino médio Fundamental completo 8 8 Fundamental incompleto Fonte: Arquivo Ascom/UFBA Fontes: UFBA, PróReitoria de Desenvolvimento de Pessoas (PRODEP), Sistema Integrado de Pessoal (SIP), dezembro de 06. Pessoal terceirizado sob contrato de apoio e serviços diversos Grupo de contrato Serviços administrativos continuados.96 Manutenção predial e conservação de áreas verdes 89 Serviços de saúde 05 Serviços de tecnologia de informação 8.7 Fontes: UFBA PróReitoria de Administração (PROAD); Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura (SUMAI) e Superintendência de Tecnologia da Informação (STI); Sistema Universitário de Saúde. Contratos de empresas de locação de mão de obra para serviços administrativos continuados e de apoio técnicooperacional. Exclui pessoal de apoio a projetos de pesquisa e extensão. Apoio a serviços de saúde. Exclui pessoal contratado pelas fundações de apoio universitário. Dados de dezembro de 06. Aproximadamente 50 mil pessoas compõem a comunidade UFBA: profissionais entre docentes, técnicoadministrativos e pessoal terceirizado e 0.6 estudantes de cursos presenciais de graduação e pósgraduação senso estrito.

8 SAÚDE Produção de serviços de assistência à Saúde HUPES MCO SMURB FOUFBA FAR ICS Permanência média (em dias) 6,,0 Leitos ativos (média mensal) Consultas Internações hospitalares 0 78 Partos cirúrgicos.7 Partos normais Exames laboratoriais Atendimentos odontológicos Perícias oficiais em saúde Fontes: UFBA, Complexo Hospitalar Universitário Prof. Edgard Santos (HUPES), Maternidade Climério de Oliveira (MCO, sob gestão da EBSERH), Serviço Médico Universitário Rubens Brasil Soares (SMURB), Faculdade de Odontologia (FOUFBA), Faculdade de Farmácia (FAR) e Instituto de Ciências da Saúde (ICS). Fazem parte do HUPES: o Ambulatório Prof. Francisco de Magalhães Neto, o Centro Pediátrico Prof. Hosannah de Oliveira (CPPHO) e Serviço de Odontologia do HUPES. Dados do Sistema SMART, Sistema de Informações dos Hospitais Universitários Federais (SisREHUF) e dos relatórios estatísticos do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE). Dados de mar./07. Produção de serviços do Hospital de Medicina Veterinária Professor Renato Rodenburg de Medeiros Neto Setor Clínica de Pequenos e Grandes Animais² 5.6 Clínica Cirúrgica e Cirurgia de Pequenos e Grandes Animais³.78 Laboratórios 9.08 Análises Clínicas 7.0 Anatomia Patológica 8 Reprodução Animal 9.6 Outros Diagnóstico por Imagem.05 Vacinações de Cães e Gatos 96 A reforma do HOSPMEV foi entregue em março de 06, requalificando salas, gabinetes, ambulatório e centro cirúrgico, em. m. Em agosto de 06, o Conselho Universitário da UFBA, aprovou o Regimento do Sistema Universitário de Saúde (SIUNIS), pela Resolução nº 06/06. Fonte: UFBA, HOSPMEV. ¹ Produção total de serviços, inclui: rotinas, consultas, revisões e fins didáticos. ²A clínica de grandes animais inclui internamentos. ³ Inclui internamentos. Laboratórios de Viroses, Parasitoses, Bacteriologia e Infectologia. Dados de mar./07. CONVÊNIOS E CONTRATOS ACADÊMICOS de convênios, contratos acadêmicos e prestações de contas Convênios Cooperação técnica e outros sem cláusula financeira 6 Convênios, contratos e acordos com cláusula financeira 60 Com instituições internacionais 88 Estágios 8 Convênios tripartite com a interveniência de Fundação de Apoio 6 Contratos e Termos de Execução Descentralizada TED Itens publicados 57 Termos Aditivos Solicitações de Prestações de Contas e Relatórios 5 7, Outras análises Prestações de Contas5 75 Recebidas Analisadas Enviadas aos órgãos concedentes/financiadores 0 Fontes: UFBA, PróReitoria de Planejamento e Orçamento (PROPLAN), Coordenação de Convênios e Contratos Acadêmicos (CCCONV). Nota: Instrumentos vigentes em 06. ¹Produção do Núcleo de Apoio e Elaboração de Convênios e Contratos (NAE). Publicações de instrumentos na Imprensa Nacional (INCom) e no Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG) pelo NAE e pelo Núcleo de Acompanhamento e Controle (NAC). Produção do NAC. Análises de remanejamento de despesas e inclusão de membros de projetos. 5Produção do Núcleo de Prestação de Contas.

9 INFRAESTRUTURA Edificações, Equipamentos e Instalações Unidades Universitárias Hospitais Universitários: HUPES e MCO Hospital de Medicina Veterinária² Museus Creche Fazendas Experimentais Residências Universitárias Restaurante Universitário Ponto de Distribuição de Alimentos Centro de Esportes Pavilhões de Aulas Fonte: UFBA, Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura (SUMAI), Coordenação de Planejamento, Projetos e Obras (CPPO), Núcleo de Planejamento, Projetos e Patrimônio Imobiliário. Nota: Inclui áreas das Fazendas Experimentais. Complexo Hospitalar Universitário Prof. Edgard Santos (HUPES), Maternidade Climério de Oliveira (MCO).² Hospital Prof. Renato Rodenburg de Medeiros Neto. A Universidade conta com três Campi, em ,8 m de área territorial e com 8.89, m de área construída. Praça Portal da Matinha Ondina Fonte: Arquivo Ascom/UFBA. ORÇAMENTO Valores orçados e executados, por programas e ações Programa/Ação Recursos do Tesouro Previdência de inativos e pensionistas da União Servidores civis Orçado LOA (R$,00) Executado (R$,00) Operações especiais Cumprimento de sentença judicial Precatórios Benefícios e pensões indenizatórias/legislação especial e ou decisões judiciais Participação em Organismos e Entidades Nacionais e Internacionais Programa de gestão e manutenção do MEC Pessoal, benefícios, capacitação servidores, custeio do PSS e contribuições a entidades Educação superior Assistência ao estudante de ensino superior Fomento às ações de graduação, pósgraduação, ensino, pesquisa e extensão Emendas parlamentares individuais Funcionamento das Universidades Federais Custeio/Corrente Investimento/Capital Emendas parlamentares individuais Reuni (Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) Investimento/Capital Emendas parlamentares individuais Emenda parlamentar de bancada Funcionamento dos Hospitais de Ensino Federais Custeio/Corrente Emenda parlamentar individual Recursos próprios Recursos de convênios TOTAL Fonte: UFBA, PróReitoria de Planejamento e Orçamento (PROPLAN), Coordenadoria de Orçamento. Nota: O total referese a soma de Recursos do Tesouro, Recursos Próprios e Recursos de Convênio (extra orçamentários). Lei Orçamentária Anual (LOA) com alterações. Não inclui recursos do SUS e de outras fontes para hospitais universitários. Ocorreu contingenciamento/bloqueio de recursos orçamentários de investimento/capital em 06.

10 Reitor João Carlos Salles Pires da Silva ViceReitor Paulo César Miguez de Oliveira PróReitor de Planejamento e Orçamento Eduardo Luiz Andrade Mota Assessor da PróReitoria de Planejamento e Orçamento Joilson Rodrigues de Souza Equipe Técnica Ana Maria Cerqueira Lima Daniela Cruz Souto Jair Sampaio Joana Angélica Moreira de Seixas Juliana Bahiense Juliana Ramos Vilanova Lilian Rios Thadeu Hermida Apoio da Assessoria Especial do Reitor Gilson Rabelo Thiago Dória PRÓREITORIA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO Rua Augusto Viana, s/n Canela Palácio da Reitoria proplan@ufba.br

Universidade Federal do Pará

Universidade Federal do Pará Universidade Federal do Pará Reitor Emmanuel Zagury Tourinho Vice-Reitor Gilmar Pereira da Silva Chefe de Gabinete Marcelo Galvão Baptista Pró-Reitor de Administração João Cauby de Almeida Júnior Pró-Reitor

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS CCR: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS CCR: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 DE CIÊNCIAS RURAIS

Leia mais

Dimensão 1 DIDÁTICO-PEDAGÓGICA. 1.1 Gestão Acadêmica 1.2 Projeto do Curso 1.3 Atividades acadêmicas articuladas ao ensino de graduação

Dimensão 1 DIDÁTICO-PEDAGÓGICA. 1.1 Gestão Acadêmica 1.2 Projeto do Curso 1.3 Atividades acadêmicas articuladas ao ensino de graduação Dimensão 1 DIDÁTICO-PEDAGÓGICA CATEGORIAS DE ANÁLISE 1.1 Gestão Acadêmica 1.2 Projeto do Curso 1.3 Atividades acadêmicas articuladas ao ensino de graduação 1.1 GESTÃO ACADÊMICA 1.1.1 Responsabilidade Social

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Gabinete da Reitoria

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Gabinete da Reitoria Biblioteca Universitária Reitor Macedo Costa Complexo Hospitalar Prof. Edgard Santos (HUPES) Coordenação de Instalações de Uso Coletivo de Ensino, Pesquisa e Extensão Editora da UFBA (EDUFBA) Escola de

Leia mais

Evolução dos Números da UFBA

Evolução dos Números da UFBA Evolução dos Números da UFBA NOTA A publicação Evolução dos Números da UFBA apresenta uma série histórica sobre os dados consolidados desta universidade nos últimos dez anos. Tais dados são atualizados

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA Agosto de 2015 INTRODUÇÃO O Ministério de Educação (MEC) através do Sistema Nacional

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ ANEXO I

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ ANEXO I SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ANEXO I Tabela para pontuação visando à progressão funcional docente, aprovada pela congregação do ICB em 1 e 1/0/01,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA Fundada em 18 de Fevereiro de 1808

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA Fundada em 18 de Fevereiro de 1808 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA Fundada em 18 de Fevereiro de 1808 Plano Individual de Trabalho (PIT) e Relatório Individual de Trabalho (RIT) 1) DADOS GERAIS 1. Nome do

Leia mais

Universidade Federal do Pará

Universidade Federal do Pará Universidade Federal do Pará Reitor Carlos Edilson de Almeida Maneschy Vice-Reitor Horácio Schneider Chefe de Gabinete Maria Lúcia Langbeck Ohana Pró-Reitor de Administração Edson Ortiz de Matos Pró-Reitora

Leia mais

UNIRIO / PROPLAN DIRETORIA DE AVALIAÇÃO E INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS - DAINF ORGANOGRAMA DAS UNIDADES ORGANIZACIONAIS. Atualizado em

UNIRIO / PROPLAN DIRETORIA DE AVALIAÇÃO E INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS - DAINF ORGANOGRAMA DAS UNIDADES ORGANIZACIONAIS. Atualizado em Atualizado em 15.03.2016 Boletim Interno nº 05/2016 1 1. GERAL REITORIA Vice-Reitoria Pró-Reitoria de Graduação Pró-Reitoria de Extensão e Cultura Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Pró-Reitoria

Leia mais

Orçamento Quadro de Detalhamento de Despesas

Orçamento Quadro de Detalhamento de Despesas UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO - PROPLAN DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTO ORÇAMENTO 2012 - QUADRO DE DETALHAMENTO DA DESPESA RECURSOS DO TESOURO Material

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA Fundada em 18 de Fevereiro de 1808

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA Fundada em 18 de Fevereiro de 1808 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA Fundada em 18 de Fevereiro de 1808 Plano Individual de Trabalho (PIT) e Relatório Individual de Trabalho (RIT) 1) DADOS GERAIS 1. Nome do

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Institucional

Plano de Desenvolvimento Institucional data Plano de Desenvolvimento Institucional PDI - 2016-2020 Prof. Esper Cavalheiro Pró-Reitor de Planejamento - PROPLAN Profa. Cíntia Möller Araujo Coordenadora de Desenvolvimento Institucional e Estudos

Leia mais

Questões Gerais Planejamento e Avaliação Institucional

Questões Gerais Planejamento e Avaliação Institucional Como você avalia a gestão ambiental da Instituição? Questões Gerais Planejamento e Avaliação Institucional 4 3,36% 8,53% Boa 28 23,53% 36,91% Como você avalia a divulgação dos resultados da Pesquisa de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA Fundada em 18 de Fevereiro de 1808

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA Fundada em 18 de Fevereiro de 1808 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA Fundada em 18 de Fevereiro de 1808 Plano Individual de Trabalho (PIT) e Relatório Individual de Trabalho (RIT) 1) DADOS GERAIS 1. Nome do

Leia mais

11. Demonstrativo de Capacidade e Sustentabilidade Financeira

11. Demonstrativo de Capacidade e Sustentabilidade Financeira 11. Demonstrativo de Capacidade e Sustentabilidade Financeira 188 PDI 2015-2019 11.1 Planejamento orçamentário e financeiro O Orçamento Público, em sentido amplo, é um documento legal (aprovado por lei)

Leia mais

PORTARIA Nº 300 DE 30 DE JANEIRO DE 2006 (D. O nº 22 Seção I 31/01/2006 Pág. 5 a 7)

PORTARIA Nº 300 DE 30 DE JANEIRO DE 2006 (D. O nº 22 Seção I 31/01/2006 Pág. 5 a 7) PORTARIA Nº 300 DE 30 DE JANEIRO DE 2006 (D. O nº 22 Seção I 31/01/2006 Pág. 5 a 7) Aprova, em extrato, o Instrumento de Avaliação Externa de Instituições de Educação Superior do Sistema Nacional de Avaliação

Leia mais

Pró-Reitoria de Graduação. Realidades e Perspectivas

Pró-Reitoria de Graduação. Realidades e Perspectivas Pró-Reitoria de Graduação Realidades e Perspectivas Estrutura Organizacional da PROGRAD GABINETE DA PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO SECRETARIA DA PRÓ-RETORIA DE GRADUAÇÃO PRÓ-REITORA REGISTRO SIE COORDENADORIA

Leia mais

Tipo de Bolsa/ Desconto Conceito Percentual/Crédito/Valor Quem recebe Como solicitar

Tipo de Bolsa/ Desconto Conceito Percentual/Crédito/Valor Quem recebe Como solicitar ANEXO 2 - BOLSAS E DESCONTOS NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO - 2017 Bolsa de Docência para a Educação Básica Bolsa de incentivo a alunos do curso de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras Bolsa de 30%

Leia mais

Evolução dos Números da UFBA

Evolução dos Números da UFBA Evolução dos Números da UFBA NOTA A publicação Evolução dos Números da UFBA apresenta uma série histórica sobre os dados consolidados desta universidade nos últimos dez anos. Tais dados são atualizados

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA Fundada em 18 de Fevereiro de 1808

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA Fundada em 18 de Fevereiro de 1808 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA Fundada em 18 de Fevereiro de 1808 Plano Individual de Trabalho (PIT) e Relatório Individual de Trabalho (RIT) 1) DADOS GERAIS 1. Nome do

Leia mais

A importância do Relatório Anual de Atividades das Unidades e os Resultados Gerados a partir da Coleta do Ano Base 2011

A importância do Relatório Anual de Atividades das Unidades e os Resultados Gerados a partir da Coleta do Ano Base 2011 A importância do Relatório Anual de Atividades das Unidades e os Resultados Gerados a partir da Coleta do Ano Base 2011 II Encontro de Relatório de Gestão 17/12/2012 Agenda Parte I: Os processos que utilizam

Leia mais

PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA FURG 2013

PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA FURG 2013 PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA FURG 2013 1. PROGRAMAS DE GOVERNO E ORÇAMENTO GERAL As tabelas 1 a 3 abaixo representam a Proposta Orçamentária para 2013, da FURG, do Hospital Universitário e o total do orçamento,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA Fundada em 18 de Fevereiro de 1808

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA Fundada em 18 de Fevereiro de 1808 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA Fundada em 18 de Fevereiro de 1808 Plano Individual de Trabalho (PIT) 1 e Relatório Individual de Trabalho (RIT) 2 1) DADOS GERAIS 1. Nome

Leia mais

CEFET MG: NÚMEROS QUE TRADUZEM UMA HISTÓRIA- 2015

CEFET MG: NÚMEROS QUE TRADUZEM UMA HISTÓRIA- 2015 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CEFET MG: NÚMEROS QUE TRADUZEM UMA HISTÓRIA- 2015 12.346 ALUNOS 1.224 PROFESSORES 679 TÉC. ADMINISTRATIVOS 128 CURSOS CEFET-MG EM NÚMEROS - ANO DE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA Fundada em 18 de Fevereiro de 1808

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA Fundada em 18 de Fevereiro de 1808 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA Fundada em 18 de Fevereiro de 1808 Plano Individual de Trabalho (PIT) 1 e Relatório Individual de Trabalho (RIT) 2 1) DADOS GERAIS 1. Nome

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PRPDI Orientação Geral O Plano de Desenvolvimento Institucional -PDI, elaborado para um período de 5

Leia mais

CRONOGRAMA PROAE SALVADOR. Orientações

CRONOGRAMA PROAE SALVADOR. Orientações UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE AÇÕES AFIRMATIVAS E ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL COORDENADORIA DOS PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE CRONOGRAMA PROAE 2015.2 SALVADOR Orientações 1. Para que

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA Fundada em 18 de Fevereiro de 1808

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA Fundada em 18 de Fevereiro de 1808 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA Fundada em 18 de Fevereiro de 1808 Plano Individual de Trabalho (PIT) e Relatório Individual de Trabalho (RIT) 1) DADOS GERAIS 1. Nome do

Leia mais

Procedimento atual da GRU

Procedimento atual da GRU Procedimento atual da GRU 1. Do pagamento da GRU Efetuar o link https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp Preencher os campos: Unidade Gestora (UG) 153038 Gestão 15223-Universidadae Federal

Leia mais

Governo do Estado do Rio Grande do Norte Sistema Integrado para Administração Financeira Ano Base: 2013 Demonstrativo da Proposta da Despesa

Governo do Estado do Rio Grande do Norte Sistema Integrado para Administração Financeira Ano Base: 2013 Demonstrativo da Proposta da Despesa 0100 - ATIVIDADE DE APOIO ADMINISTRATIVO 20780 - Preservação do Patrimônio Público 0001 - Rio Grande do Norte Assegurar os recursos orçamentários necessários à cobertura de despesas com a conservação do

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI -

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional PDI - Diretrizes para Elaboração Eixos Temáticos Essenciais do PDI Perfil Institucional Avaliação e Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional Gestão Institucional

Leia mais

USP: PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA PARA 2016

USP: PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA PARA 2016 1 USP: PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA PARA 2016 Com base no Projeto de Lei Orçamentária do Estado de São Paulo para 2016, (Projeto de Lei nº 071/2015), encaminhada à Assembleia Legislativa, e nas vigentes Diretrizes

Leia mais

LOGO PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO - PROPLAN ORÇAMENTO 2016

LOGO PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO - PROPLAN ORÇAMENTO 2016 LOGO ORÇAMENTO 2016 INTRODUÇÃO O Orçamento Geral da União OGU foi aprovado pela Lei 13.255 de 14 de Janeiro de 2016. Em 30/03/2016 foi publicado o Decreto 8.700, que dispõe sobre o cronograma mensal de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO UNIVERSITÁRIO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO UNIVERSITÁRIO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N o Aprova o Orçamento Interno da Universidade Federal da Paraíba, para o exercício financeiro de 2011. O Conselho

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA Fundada em 18 de Fevereiro de 1808

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA Fundada em 18 de Fevereiro de 1808 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA Fundada em 18 de Fevereiro de 1808 Plano Individual de Trabalho (PIT) 1 e Relatório Individual de Trabalho (RIT) 2 1) DADOS GERAIS 1. Nome

Leia mais

Plano de Ação Coordenadoria de Desenvolvimento Ins9tucional

Plano de Ação Coordenadoria de Desenvolvimento Ins9tucional Plano de Ação 2013 Coordenadoria de Desenvolvimento Ins9tucional Áreas estratégicas Ensino Pesquisa Desenvolvimento Ins.tucional Administração Extensão Coordenadoria de Desenvolvimento Ins9tucional DIRETRIZES

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA Fundada em 18 de Fevereiro de 1808

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA Fundada em 18 de Fevereiro de 1808 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA Fundada em 18 de Fevereiro de 1808 Plano Individual de Trabalho (PIT) e Relatório Individual de Trabalho (RIT) 1) DADOS GERAIS 1. Nome do

Leia mais

PDI Plano de Desenvolvimento Institucional

PDI Plano de Desenvolvimento Institucional PDI 2015-2019 Plano de Desenvolvimento Institucional CENÁRIO PDI - 2016 METODOLOGIA DE TRABALHO SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO PAINEL DE BORDO DISPONIBILIDADE NO SITE DA UFERSA PRESENCIAL PAINEL DE BORDO

Leia mais

Prédio da Reitoria UFMG, Campus Pampulha, Belo Horizonte, MG UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Prédio da Reitoria UFMG, Campus Pampulha, Belo Horizonte, MG UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Prédio da Reitoria UFMG, Campus Pampulha, Belo Horizonte, MG Foto: Foca Lisboa UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS UFMG Foto: Foca Lisboa INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL FUNDADA EM 1927 ENSINO GRATUITO LOCALIZADA

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 47/CS, DE 09 DE NOVEMBRO DE 2012.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 47/CS, DE 09 DE NOVEMBRO DE 2012. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 47/CS, DE 09 DE NOVEMBRO DE 2012. Aprova a estruturação administrativa no âmbito da Reitoria e

Leia mais

META: SERVIDOR CAPACITADO CÂMPUS PATROCÍNIIO CÂMPUS UBERLÂNDIA CÂMPUS ITUIUTABA CÂMPUS UBERLÂNDIA CENTRO

META: SERVIDOR CAPACITADO CÂMPUS PATROCÍNIIO CÂMPUS UBERLÂNDIA CÂMPUS ITUIUTABA CÂMPUS UBERLÂNDIA CENTRO PROGRAMA: 2109 - GESTÃO E MANUTENÇÃO DO MEC AÇÃO: 4572 - CAPACITAÇÃO DE SERV. PÚB. FED. EM PROC. DE QUALIFICAÇÃO E REQUALIFICAÇÃO. DESCRIÇÃO PROMOVER A QUALIFICAÇÃO E A REQUALIFICAÇÃO DE PESSOAL COM VISTAS

Leia mais

... cont. Dec. 78/ DECIDE. estabelecer as seguintes NORMAS PARA GESTÃO DE RECURSOS FINANCEIROS VINCULADOS À PÓS-GRADUAÇÃO:

... cont. Dec. 78/ DECIDE. estabelecer as seguintes NORMAS PARA GESTÃO DE RECURSOS FINANCEIROS VINCULADOS À PÓS-GRADUAÇÃO: DECISÃO Nº 78/2003 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, em sessão de 16.05.2003, de acordo com o constante no processo nº 23078.009650/02-11 e na proposta da Comissão Especial Decisão nº 119/2001 e tendo em vista

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 10/2014 Cria norma para progressão funcional do cargo de professor das categorias Assistente e Adjunto. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe

Leia mais

Formulário Para Criação de Curso FORMULÁRIO Nº 1: ESPECIALIZAÇÃO - CURSO NOVO

Formulário Para Criação de Curso FORMULÁRIO Nº 1: ESPECIALIZAÇÃO - CURSO NOVO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO Formulário Para Criação de Curso FORMULÁRIO Nº 1: ESPECIALIZAÇÃO - CURSO NOVO Campus:

Leia mais

Panorama da Administração no Censo da Educação Superior

Panorama da Administração no Censo da Educação Superior Panorama da Administração no Censo da Educação Superior Sumário 1. O Censo da Educação Superior 1.1 O Censo 2009 1.2 O Censo 2010 2. Resultados 1. O Censo da Educação Superior Disposto pelo Decreto nº

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Escola de Nutrição

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Escola de Nutrição Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Escola de Nutrição Endereço: R. Basílio da Gama, S/N - Canela - Salvador / Bahia CEP 40.110.907 Telefone: (071) 3283-7700 /7701 e-mail: enufba@ufba.br

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 GABARITO PARA AVALIAÇÃO DE PROVA DE TÍTULOS CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSORES NÃO TITULARES NOME DO(A) CANDIDATO(A): DEPARTAMENTO: SETOR: Unidade Universitária: ÁREA OU MATÉRIA: GRUPO I Títulos universitários

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO ENCONTRO ANUAL DE PLANEJAMENTO 2015

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO ENCONTRO ANUAL DE PLANEJAMENTO 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO ENCONTRO ANUAL DE PLANEJAMENTO 2015 ABRIL DE 2015 PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL Metas na LOA 2015; Atividades realizadas em 2014; Metas

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 015, de 25 de novembro de Regulamenta o Programa de Dimensionamento. Federal de São João del-rei e dá outras providências.

RESOLUÇÃO N o 015, de 25 de novembro de Regulamenta o Programa de Dimensionamento. Federal de São João del-rei e dá outras providências. RESOLUÇÃO N o 015, de 25 de novembro de 2014. Regulamenta o Programa de Dimensionamento do Quadro de Servidores Técnicoadministrativos em Educação da Universidade Federal de São João del-rei e dá outras

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PDI

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PDI INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PDI 2011-2015 1. PERFIL INSTITUCIONAL Com base no artigo 16 do Decreto Federal nº 5.773, de 09 de maio de 2006. 1.1 Missão (ASPLAN)

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONA E MUCURI Conselho Universitário - CONSU

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONA E MUCURI Conselho Universitário - CONSU MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONA E MUCURI Conselho Universitário - CONSU ANEXO I TABELA DE PONTUAÇÃO I - ENSINO 1. Docência em curso de graduação 1.1. Para turmas com

Leia mais

Coordenação de Pesquisa Relatório de Atividades de Pesquisa ( ) do Instituto Federal de Minas Gerais Campus Ouro Branco

Coordenação de Pesquisa Relatório de Atividades de Pesquisa ( ) do Instituto Federal de Minas Gerais Campus Ouro Branco Coordenação de Pesquisa Relatório de Atividades de Pesquisa (2013-2017) do Instituto Federal de Minas Gerais Campus Ouro Branco Elaborado Por Leandro Elias Morais Março 2017 SUMÁRIO Página 1 INTRODUÇÃO...

Leia mais

Programas de Atendimento aos Estudantes

Programas de Atendimento aos Estudantes Programas de Atendimento aos Estudantes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Câmpus Guarulhos 1. Integração dos Ingressantes O atendimento ao estudante no IFSP Guarulhos

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA ORGANOGRAMA INSTITUCIONAL 2016

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA ORGANOGRAMA INSTITUCIONAL 2016 ORGANOGRAMA INSTITUCIONAL 2016 ORGANOGRAMA INSTITUCIONAL 2016 CONSUNI CONCUR ÓRGÃOS DA SUPERIOR COMISSÕES SUPERIORES ENSINO PESQUISA EXTENSÃO REITORIA AUDIN CONJUR GABINETE ÓRGÃOS COMPLEMENTARES COMISSÕES

Leia mais

Plano/Relatório Individual de Trabalho Docente (PIT/RIT)

Plano/Relatório Individual de Trabalho Docente (PIT/RIT) IFBA-PIT/RIT Plano/Relatório Individual de Trabalho Docente (PIT/RIT) Servidor CARLA SEVERIANO DE CARVALHO Siape 217234 Regime de Trabalho 2h Email carlacarvalho@ifba.edu.br Cargo Professor EBTT Campus

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA Fundada em 18 de Fevereiro de 1808

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA Fundada em 18 de Fevereiro de 1808 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA Fundada em 18 de Fevereiro de 1808 Plano Individual de Trabalho (PIT) e Relatório Individual de Trabalho (RIT) 1) DADOS GERAIS 1. Nome do

Leia mais

PROGRAD - Pró-Reitoria de Ensino de Graduação

PROGRAD - Pró-Reitoria de Ensino de Graduação PROGRAD - Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Nossa história 1943 Curso Técnico de Química Industrial 1985 Conquista da sede própria -Maracanã 1999 CEFET Química de Nilópolis-RJ 2003 Início dos Cursos

Leia mais

Visita Educativa Localidade: Niterói Telefone: Área: Cultura e Artes Unidade: ceart

Visita Educativa Localidade: Niterói Telefone: Área: Cultura e Artes Unidade: ceart Atendimento médico e outros para o Servidor Setor responsável: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, Coordenação de Atenção Integral à Saúde e Qualidade de Vida Telefone: (21) 2629-5279, Medicina e saúde

Leia mais

TEMA ESTRATÉGICO 3: Garantir apoio técnico necessário ao funcionamento pleno das atividades, tanto de graduação quanto de pesquisa.

TEMA ESTRATÉGICO 3: Garantir apoio técnico necessário ao funcionamento pleno das atividades, tanto de graduação quanto de pesquisa. CTC - CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS MISSÃO DA UNIDADE: O Centro de Tecnologia e Ciências tem seu objetivo maior consubstanciado nos objetivos gerais de Ensino, Pesquisa e Extensão. No que tange ao objetivo

Leia mais

EIXO 2 DIMENSÃO 1 A MISSÃO E O PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

EIXO 2 DIMENSÃO 1 A MISSÃO E O PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL EIXO 1 DIMENSÃO 8 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO 1 O plano de desenvolvimento do instituto PDI ( http://www.ufopa.edu.br/arquivo/portarias/2015/pdi20122016.pdf/view ) faz referência a todos os processos internos

Leia mais

Estrutura Organizacional da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Estrutura Organizacional da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo Estrutura Organizacional da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo Estrutura Básica - SEE GABINETE DO SECRETÁRIO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO - CEE FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO -

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2016 NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE DA UFES

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2016 NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE DA UFES PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2016 Proposta aprovada em Reunião Ordinária de fechamento de exercício do NAUFES realizada no dia 15 de janeiro de 2015. Vitória (ES), 15 de dezembro de 2015. Introdução UNIVERSIDADE

Leia mais

SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO PARA COORDENADORES DE CURSO. Bagé, 1º e 2/fev/2011

SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO PARA COORDENADORES DE CURSO. Bagé, 1º e 2/fev/2011 SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO PARA COORDENADORES DE CURSO Bagé, 1º e 2/fev/2011 O financiamento da Educação Superior Federal: desafios à gestão dos cursos de graduação Bagé, 1º e 2/fev/2011 Objetivo: evidenciar

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2017/2018

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2017/2018 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2017/2018 (Resolução Normativa 017/2006-CNPq) A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por

Leia mais

CHAMADA INTERNA PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS CAPES

CHAMADA INTERNA PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS CAPES 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL COORDENAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

ANEXO VI PORTARIA CONJUNTA SAD/UPE Nº 70, DE 03 DE JULHO DE 2012 TABELA DE PONTUAÇÃO PARA JULGAMENTO DE TÍTULOS E DE CURRÍCULO. Títulos Acadêmicos

ANEXO VI PORTARIA CONJUNTA SAD/UPE Nº 70, DE 03 DE JULHO DE 2012 TABELA DE PONTUAÇÃO PARA JULGAMENTO DE TÍTULOS E DE CURRÍCULO. Títulos Acadêmicos 1 ANEXO VI PORTARIA CONJUNTA SAD/UPE Nº 70, DE 03 DE JULHO DE 2012 TABELA DE PONTUAÇÃO PARA JULGAMENTO DE TÍTULOS E DE CURRÍCULO Julgamento dos Títulos e do Currículo. Essa prova tem peso 02 (dois). Pontuação

Leia mais

AULA INAUGURAL EAD 2015

AULA INAUGURAL EAD 2015 AULA INAUGURAL EAD 2015 Universalização do Conhecimento EaD Educação a Distância Conforto; Comodidade; Disciplina; Comprometimento. Tecnologia PREFEITURAS Convênio entre o Instituto Federal de Educação,

Leia mais

Fernando Damata Pimentel. Antônio Andrade. Professor João dos Reis Canela. Professor Antonio Alvimar Souza

Fernando Damata Pimentel. Antônio Andrade. Professor João dos Reis Canela. Professor Antonio Alvimar Souza 2 0 1 4 UNIMONTES EM NÚMEROS Fernando Damata Pimentel Antônio Andrade Professor João dos Reis Canela Professor Antonio Alvimar Souza Renovando conceitos A Universidade Estadual de Montes Claros cumpriu

Leia mais

Sugestão de Roteiro para Apresentação de Memoriais em Concursos de Livre-Docência e Professor Titular Faculdade de Medicina da USP

Sugestão de Roteiro para Apresentação de Memoriais em Concursos de Livre-Docência e Professor Titular Faculdade de Medicina da USP Sugestão de Roteiro para Apresentação de Memoriais em Concursos de Livre-Docência e Professor Titular Faculdade de Medicina da USP Identificação Resumo do Memorial Apresentação sob forma de tabelas demonstrando

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE RESOLUÇÃO N o 169/2008-CONSEPE, de 02 de dezembro de 2008. Dispõe sobre a instituição do programa de bolsas de Assistência Estudantil

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Institucional

Plano de Desenvolvimento Institucional Plano de Desenvolvimento Institucional Âmbito de atuação Missão Visão Elementos Duráveis Princípios Elementos Mutáveis (periodicamente) Análise Ambiental Objetivos Estratégicos Metas Planos de Ação PDI

Leia mais

ANEXO 2. PTD - PLANO DE TRABALHO DOCENTE - (Ano de referência)

ANEXO 2. PTD - PLANO DE TRABALHO DOCENTE - (Ano de referência) 1. IDENTIFICAÇÃO ANEXO 2 UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA Departamento de (Nome do departamento) Curso de (Nome do curso) PTD - PLANO DE TRABALHO DOCENTE - (Ano de referência) Nome: Unidade Acadêmica de

Leia mais

Conhecimento produzindo cidadania

Conhecimento produzindo cidadania Conhecimento produzindo cidadania Conhecimento produzindo cidadania Missão Produzir, sistematizar e socializar o saber filosófico, científico, artístico e tecnológico, ampliando e aprofundando a formação

Leia mais

Débora Pereira Laurino Ivete Martins Pinto Universidade Federal do Rio Grande FURG

Débora Pereira Laurino Ivete Martins Pinto Universidade Federal do Rio Grande FURG Universidade Federal de Santa Catarina III Seminário de Pesquisa EAD: Experiências e reflexões sobre a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e seus efeitos no ensino superior brasileiro Débora Pereira Laurino

Leia mais

Arquitetura e Urbanismo. 1- Em relação ao trabalho realizado pela Comissão Própria de Avaliação - CPA, como você avalia:

Arquitetura e Urbanismo. 1- Em relação ao trabalho realizado pela Comissão Própria de Avaliação - CPA, como você avalia: Arquitetura e Urbanismo Senhor (a) coordenador (a), a seguir estão os dados referentes às respostas obtidas no questionário de autoavaliação da Comissão Própria de Avaliação, aplicado entre os meses de

Leia mais

TABELA UNIFICADA DE PONTUAÇÃO DA PROVA DE TÍTULOS CCB

TABELA UNIFICADA DE PONTUAÇÃO DA PROVA DE TÍTULOS CCB SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE GENÉTICA CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 101, de 15 de dezembro

Leia mais

UTFPR. em números. Construir conhecimento é nosso ofício há mais de um século

UTFPR. em números. Construir conhecimento é nosso ofício há mais de um século Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Reitoria UTFPR em números 2013 Construir conhecimento é nosso ofício há mais de um século UTFPR Apresentação A Universidade Tecnológica

Leia mais

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFSUL RELATÓRIO DE ATIVIDADES ANO 2012

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFSUL RELATÓRIO DE ATIVIDADES ANO 2012 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE DIRETORIA DE GESTÃO DE ASSISTÊNCIA

Leia mais

B o l e t i m d e S e r v i ç o U N I P A M P A A n o IX N E d i ç ã o E x t r a o r d i n á r i a d e 1 6 de m a i o /

B o l e t i m d e S e r v i ç o U N I P A M P A A n o IX N E d i ç ã o E x t r a o r d i n á r i a d e 1 6 de m a i o / B o l e t i m d e S e r v i ç o U N I P A M P A A n o IX N 2 4 4 - E d i ç ã o E x t r a o r d i n á r i a d e 1 6 de m a i o / 2 0 1 6 P á g i n a 1 BOLETIM DE SERVIÇO PRESIDENTE DA REPÚBLICA INTERINO

Leia mais

HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica EDITAL

HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica EDITAL HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica EDITAL 2016-2017 1. Finalidade O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Hospital de Clínicas

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE XXX DEPARTAMENTO DE XXX

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE XXX DEPARTAMENTO DE XXX SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE XXX DEPARTAMENTO DE XXX CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 101, de 15 de dezembro de 2014, publicado no

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CIRURGIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CIRURGIA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CIRURGIA CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 56, de 16 de junho de 2016,

Leia mais

EDITAL ASSAE 002/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO DO AUXÍLIO ESTUDANTIL AOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO PROEJA DA UTFPR

EDITAL ASSAE 002/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO DO AUXÍLIO ESTUDANTIL AOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO PROEJA DA UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Assessoria para Assuntos Estudantis da Reitoria PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ EDITAL ASSAE 002/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ESTUDANTIS NÚCLEO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ESTUDANTIS NÚCLEO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS PRÓ- REITORIA PARA ASSUNTOS ESTUDANTIS PROAES E O NÚCLEO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS NEFD DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO TORNAM PÚBLICO O EDITAL Nº 02/2015 PARA PARTICIPAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO

Leia mais

ORÇAMENTO UFMA ,00 Quadro 1. R$ ,00 Portaria Nº 28/MPDG, estabelece limite

ORÇAMENTO UFMA ,00 Quadro 1. R$ ,00 Portaria Nº 28/MPDG, estabelece limite ORÇAMENTO UFMA 2017 O orçamento da Universidade Federal do Maranhão é definido anualmente pelo Ministério da Educação e pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão - MPDG. Seu referendo é

Leia mais

ORGANOGRAMA IFTM - REITORIA

ORGANOGRAMA IFTM - REITORIA ORGANOGRAMA IFTM - REITORIA CONSELHO SUPERIOR - Reitoria COLÉGIO DE DIRIGENTES REITOR CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - CEPE COORDENAÇÃO GERAL DE AUDITORIA INTERNA COORDENAÇÃO DE APOIO AOS SERVIÇOS

Leia mais

Avaliação Institucional USP Ciclo. Departamento:

Avaliação Institucional USP Ciclo. Departamento: Avaliação Institucional USP 2010-2014 4 0 Ciclo Departamento: 1 Sumário 1 CONJUNTO DE INTENÇÕES... 3 1.1 Missão... 3 1.2 Visão... 4 1.3 Proposta Educacional... 5 2 AUTOAVALIAÇÃO... 6 2.1 Gestão... 6 2.2

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE BOTÂNICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE BOTÂNICA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE BOTÂNICA CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 101, de 15 de dezembro

Leia mais

Nº 1 De 30 de julho Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos - Complexo HUPES. Universidade Federal da Bahia

Nº 1 De 30 de julho Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos - Complexo HUPES. Universidade Federal da Bahia Nº 19, 01 de Nº 01, fevereiro 24 de agosto de de 2016 2015 Nº 1 De 30 de julho 2013 Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos - Complexo HUPES Universidade Federal da Bahia 0 EMPRESA BRASILEIRA

Leia mais

Orçamento e Finanças 2016

Orçamento e Finanças 2016 Orçamento e Finanças 2016 Orçamento O orçamento total do Grupo Hospitalar Conceição é dividido em duas unidades orçamentárias. Na primeira estão os créditos consignados no Orçamento Geral da União - OGU,

Leia mais

EDITAL NEAD/UESPI N.º 06/2017 DE 26 DE ABRIL DE 2017

EDITAL NEAD/UESPI N.º 06/2017 DE 26 DE ABRIL DE 2017 EDITAL NEAD/UESPI N.º 06/2017 DE 26 DE ABRIL DE 2017 EDITAL RELATIVO ÀS SOLICITAÇÕES DE INGRESSO COMO PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR PARA O PERÍODO 2017.2 A Universidade Estadual do Piauí - UESPI,

Leia mais

EDITAL Nº 09/ PROEX

EDITAL Nº 09/ PROEX EDITAL Nº 09/2014 - PROEX 1. DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS DIVULGA O PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM IDIOMA ESTRANGEIRO NA MODALIDADE DE CURSOS DE INGLÊS NÍVEL BÁSICO PARA OS CAMPI DA UNIVASF

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS

Universidade Federal de São Paulo PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS Pesquisa de Satisfação dos Restaurantes Universitários Unifesp RU São Paulo A 1º pesquisa de satisfação dos Restaurantes Universitários (RUs) da Unifesp aplicada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CLÍNICA E ODONTOLOGIA PREVENTIVA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CLÍNICA E ODONTOLOGIA PREVENTIVA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CLÍNICA E ODONTOLOGIA PREVENTIVA CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 05,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ CONSELHO SUPERIOR

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ CONSELHO SUPERIOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO N 034, DE 02 DE SETEMBRO DE 2010 Aprova

Leia mais

BREVIÁRIO EDITAL CAPES Nº 19 DO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR

BREVIÁRIO EDITAL CAPES Nº 19 DO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR BREVIÁRIO EDITAL CAPES Nº 19 DO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR Agosto/2016 EDITAL Nº 19 DO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR O Presidente da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA - CCS

FACULDADE DE MEDICINA - CCS FACULDADE DE MEDICINA - CCS Critérios para a Avaliação Docente referente à Promoção para a Categoria de PROFESSOR TITULAR do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina Perfil do Professor Titular do Curso

Leia mais

O Departamento de Química conta hoje com 55 (cinquenta e cinco) docentes, sendo 51 (cinquenta e um) professores doutores e 4 (quatro) mestres.

O Departamento de Química conta hoje com 55 (cinquenta e cinco) docentes, sendo 51 (cinquenta e um) professores doutores e 4 (quatro) mestres. 2 1. DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO ATUAL 1.1. BREVE HISTÓRICO A então Universidade do Paraná, hoje Universidade Federal do Paraná é considerada a mais antiga universidade do Brasil tendo sido criada em 19 de

Leia mais

Natalia Aluna de Produção Multimídia

Natalia Aluna de Produção Multimídia Natalia Aluna de Produção Multimídia MANUAL DO CANDIDATO 1º SEMESTRE DE 2017 ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO INSCRIÇÕES PELA INTERNET metodista.br/vestibular INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES PRESENCIAIS Processo Seletivo

Leia mais