Violência obstétrica e autonomia existencial: a proteção da autodeterminação da gestante à luz do direito civil-constitucional

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Violência obstétrica e autonomia existencial: a proteção da autodeterminação da gestante à luz do direito civil-constitucional"

Transcrição

1 Violência obstétrica e autonomia existencial: a proteção da autodeterminação da gestante à luz do direito civil-constitucional Aluna: Beatriz Coelho Alves Cordeiro Orientadora: Thamis Dalsenter Viveiros de Castro Introdução O parto, enquanto evento, possui duas dimensões principais. A primeira delas diz respeito ao seu aspecto natural, universal e privado, uma vez que, enquanto processo fisiológico, não possui, a princípio, variação dependente de tempo e lugar e se trata de evento que envolve exclusivamente mãe e bebê. A segunda dimensão, por sua vez, diz respeito ao aspecto contingente e social do evento. Cada sociedade e cada época atribui ao parto práticas e costumes diversos, uma vez que o evento, sob tal análise, não se limita ao interesse exclusivo da mãe e do bebê, mas diz respeito à família e à sociedade 1. Durante a história, o parto como evento socialmente considerado assumiu as mais diversas configurações, desde o parto como evento feminino até o modelo de atenção baseado na intervenção médica 2. O modelo intervencionista obtido a partir da medicalização do nascimento e do desenvolvimento da cesárea significou grande avanço na história da medicina obstétrica, gerando uma sensível diminuição na taxa de mortalidade materna e neonatal 3. Por outro lado, a intensa medicalização que se deu nas últimas décadas gerou um aumento no número de intervenções, na gestação e no parto, que nem sempre possuem sua necessidade e segurança comprovadas cientificamente 4. Além disso, a visão do corpo da mulher como defeituoso e carente de intervenção e do parto como punição pela prática de ato sexual, bem como a formação de profissionais que consideram o corpo da mulher como simples objeto de intervenção, acabou por gerar um cenário de intensas intervenções e, por vezes, de violência 5. Segundo artigo recente veiculado na mídia 6, uma em cada quatro brasileiras afirma ter sofrido violência obstétrica. Estas violências incluem xingamentos, violências 1 O nascimento não se restringe a um ato fisiológico, mas testemunha por uma sociedade, naquilo que ela tem de melhor e de pior (MOTT, 2002, p. 399). 2 THÉBAUD, 2002, p Não se pode esquecer que a medicalização do parto (no sentido estrito de um parto no hospital) teve uma importância menor no recuo global das taxas de mortalidade materna do que a medicalização da maternidade no sentido amplo, medicalização que se estende da procriação ao desmame, graças aos dispositivos implantados pelos estabelecimentos hospitalares e às consultas gratuitas ou particulares instaladas na cidade; o acompanhamento do pré-natal permitiu, aliás, baixar a taxa global de mortalidade de 44 por mil em 1922, para 35 por mil em 1938 (THÉBAUD, 2002, p. 424). 4 PORTO, 2010, p DINIZ, 2005, p Disponível em: brasileiras-diz-ter-sofrido-abuso-no-parto.html (acesso em 1º de julho de 2016).

2 físicas, negligência no atendimento, ameaças, torturas psicológicas e a realização de intervenções sem o consentimento da mulher. Aliadas a isto, estão as altas taxas de cesárea que elevam o Brasil a campeão mundial no número de realizações do procedimento, de acordo com a Declaração da Organização Mundial de Saúde sobre Taxas de Cesárea 7, que recomenda que a taxa de cesárea se mantenha entre 10% e 15%, enquanto no Brasil a taxa é de 55,6%, chegando a 84,6% na rede particular 8. A questão da violência obstétrica e da assistência ao parto é uma exigência das usuárias e uma prática dos médicos associados ao Movimento da Medicina Baseada em Evidências desde a década de 1970, tendo seu início principalmente na Europa e nos EUA. De acordo com a Medicina Baseada em Evidências, o parto deve ser respeitado em seu aspecto fisiológico, devendo transcorrer com o mínimo de intervenções possível, sendo estas baseadas em evidências científicas de necessidade e segurança 9. Em 1996, a Organização Mundial de Saúde publicou um documento contendo recomendações sobre a assistência ao parto, publicado no Brasil como Assistência ao Parto Normal Um Guia Prático pelo Ministério da Saúde. No Brasil, a demanda por uma assistência adequada ao parto tem se popularizado na militância de mulheres, tendo seu marco na fundação da Rede pela Humanização do Parto e do Nascimento (Rehuna), em Sendo assim, a discussão sobre a violência obstétrica e a luta pela humanização do parto se mostra recente no contexto nacional. Objetivos Definir os termos violência obstétrica e parto humanizado, a partir da análise de artigos médicos. A conceituação dos termos possui vital importância para o prosseguimento da pesquisa, uma vez que torna determinado seu objeto principal. A necessidade da delimitação do objeto se faz pela carência de fontes da bibliografia jurídica específicas sobre o tema. Determinar a legislação interna aplicável à questão da assistência ao parto, à violência obstétrica e ao chamado parto humanizado. Analisar a jurisprudência do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro a respeito do tema. Delimitar a aplicação do Direito Civil à realidade da assistência ao parto, determinando os instrumentos disponíveis à garantia da integridade e da autodeterminação da gestante e à proteção do bebê. Metodologia 7 Documento disponível em (acesso em 1º de julho de 2016) 8 Dados de Fonte: MS/SVS/DASIS - Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos, SINASC e SIP/ANS. 9 DINIZ, 2005, p. 630.

3 Em um primeiro momento, a pesquisa se deu por meio de pesquisa bibliográfica sobre o tema, tanto na literatura médica quanto jurídica, a fim de se conceituar os termos violência obstétrica e parto humanizado. A pesquisa bibliográfica na área médica se deu principalmente a partir dos artigos da Pesquisa Nascer no Brasil. Por ser um tema relativamente recente no cenário jurídico nacional, há carência de bibliografia jurídica específica sobre a questão, tendo sido utilizados o Dossiê do Senado Federal Parirás com dor 10, de 2012, e a cartilha informativa da Defensoria Pública de São Paulo. Em um segundo momento, foi realizado o mapeamento da legislação interna aplicada à realidade da assistência ao parto no Brasil, através do levantamento de dispositivos constitucionais, legais e infralegais que tratassem sobre a questão específica da assistência ao parto e da violência obstétrica. A pesquisa seguirá em três etapas posteriores: pesquisa jurisprudencial, pesquisa de campo e determinação dos instrumentos do Direito Civil aplicáveis ao tema. A pesquisa jurisprudencial se dará através de pesquisa realizada no portal eletrônico do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e a pesquisa de campo será realizada por questionário (Anexo I) disponibilizado aos juízes de primeira instância da Comarca da Capital. Por fim, a determinação de instrumentos do Direito Civil aplicáveis à garantia dos direitos da gestante e do bebê se dará através de pesquisa bibliográfica e ao estudo de ações que podem ser ajuizadas com esse fim. Conclusões A pesquisa bibliográfica, maior etapa da pesquisa até o presente momento, foi realizada a partir de grupo de estudos e mostrou uma carência na produção acadêmica da área jurídica que explore a questão apresentada de forma específica. Por outro lado, a análise de artigos médicos proporcionou uma maior ambientação com o tema e o acúmulo de dados técnicos relacionados à assistência ao parto no Brasil, apesar da dificuldade apresentada pelo contato com área do conhecimento tão diversa, bem como possibilitou o reconhecimento da necessidade de trazer à luz do Direito o debate sobre a violência obstétrica. A partir desta etapa da pesquisa, assumiu-se como definição do termo violência obstétrica a mesma utilizada pela Defensoria Pública de São Paulo 11, por sua vez baseada nas leis argentina e venezuelana sobre o tema, qual seja: apropriação do corpo e processos reprodutivos das mulheres pelos profissionais de saúde, através do tratamento desumanizado, abuso da medicalização e patologização dos processos naturais, causando a 10 Dossiê elaborado pela Rede Parto do Princípio para a CPMI da Violência Contra as Mulheres. 11 Disponível em (acesso em 1º de julho de 2016)

4 perda da autonomia e capacidade de decidir livremente sobre seus corpos e sexualidade, impactando negativamente na vida das mulheres. A adoção do conceito acima transcrito ocorreu por se tratar de uma definição completa, já que inclui os quatro principais fatores observados durante a pesquisa sobre os fatos que caracterizam a ocorrência da violência obstétrica, quais sejam: tratamento desumanizado 12, medicalização excessiva 13, patologização de processos naturais 14 e perda da autonomia e capacidade de decidir livremente 15. O conceito de parto humanizado, por sua vez, foi determinado através do entendimento da chamada Medicina Baseada em Evidências 16 e tendo como base o próprio conceito de violência obstétrica. Por fim, assumiu-se como conceito de parto humanizado : 1. No caso do parto natural: o parto realizado em uma casa ou sala de parto, cujas intervenções sejam mínimas e baseadas em evidências científicas de segurança e necessidade, tendo sempre como base os direitos da parturiente e do bebê, que deve ser devidamente informada e incentivada a participar ativamente das decisões sobre os procedimentos relacionados ao parto. 2. No caso da cesárea: o parto realizado com indicação médica precisa ou baseada na decisão devidamente informada da gestante, tendo sempre como base os direitos da parturiente e do bebê na execução dos procedimentos pré-cirúrgicos, cirúrgicos e pós-cirúrgicos. Através da análise da legislação interna, por seu turno, verificou-se que a regulamentação da assistência ao parto no Brasil se dá quase exclusivamente através de portarias editadas pelo Ministério da Saúde, com exceção da Lei /2005, que dispõe sobre o direito a um acompanhante de livre escolha da parturiente, e de previsões genéricas a respeito de direitos humanos e assistência à saúde. A violência obstétrica constitui, por óbvio, violações a diversos direitos previstos pela Constituição Federal, em especial ao princípio da dignidade da pessoa humana 17 e 12 O tratamento desumanizado ocorre sempre que a mulher tem seus direitos humanos negligenciados. 13 A medicalização excessiva ocorre sempre que as intervenções realizadas no momento do parto possuem o objetivo de causar benefício a outra pessoa ou instituição que não à mãe e ao bebê, como ocorre no caso de intervenções que buscam apenas reduzir despesas ou tempo do procedimento. 14 A patologização de processos naturais se dá sempre que ocorrem intervenções que não possuem sua necessidade e segurança baseadas em evidências científicas. 15 A perda da autonomia e da capacidade de decidir livremente se dá sempre que a gestante não exerce o direito de participar das decisões referentes à gestação e ao parto de forma clara e devidamente informada. 16 A Medicina Baseada em Evidências, em breve síntese, determina que a intervenção realizada no parto deve estar baseada em necessidade e segurança baseadas em evidências científicas. 17 Art. 1º, III, CRFB.

5 aos direitos à integridade física, à proteção da honra e à inviolabilidade da intimidade 18. Também ocorre violação ao direito universal à saúde 19. A Lei /2005, por sua vez, acrescentou à Lei 8.080/90 o artigo 19-J que prevê o direito da parturiente a um acompanhante de livre escolha durante os períodos.de pré-parto, parto e pós-parto. Com exceção da chamada Lei do Acompanhante, a regulamentação da assistência ao parto se dá através de portarias editadas pelo Ministério da Saúde, como a Portaria 569 de 2000, que instituiu no Brasil o Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento no âmbito do Sistema Único de Saúde, que contém a previsão de recursos específicos para programas de humanização do parto e incentivo ao pré-natal e de questões operacionais e técnicas, além da determinação, ainda que de forma geral, ações voltadas para a garantia da assistência adequada ao parto. A Portaria nº de 2011, por sua vez, criou a Rede Cegonha, que tem por princípios, entre outros, o respeito à proteção e a realização dos direitos humanos, a promoção da equidade e o enfoque de gênero. Nesse aspecto, a portaria nº dá um passo maior em direção ao reconhecimento da má assistência ao parto como um problema de direitos humanos e de gênero, bem como ao caráter social e étnico da hierarquização do acesso e da qualidade dessa assistência. Fica claro que a regulamentação sobre a assistência ao parto no Brasil se dá quase exclusivamente por meio de portarias editadas pelo Ministério da Saúde que, de acordo com o artigo 9º da Lei 8.080/90, tem a função de direção do Sistema Único de Saúde no âmbito federal. Entretanto, apesar de haver previsão legal, a regulamentação da assistência ao parto unicamente através de portarias limita o tema ao âmbito do Poder Executivo. Assim, embora a evolução alcançada pelas portarias até o momento seja na direção da assistência humanizada do parto, é necessário que haja a edição de uma lei. Isto por três principais motivos. O primeiro deles é que a edição de uma lei que dispusesse sobre a assistência humanizada ao parto transformaria uma política sujeita às ações de um governo em um direito legalmente previsto e, por esse motivo, mais estável. Em segundo lugar, uma portaria não é capaz, pela sua natureza, de prever sanções para os casos de descumprimento de suas normas 20. Dessa forma, essas determinações ficam a cargo das ações ajuizadas no âmbito do Poder Judiciário. Por fim, a edição de uma lei nacional de humanização do parto traria uma maior eficácia das normas, pois teria um alcance social mais abrangente e envolveria a fiscalização por mais de uma instituição e mais de um dos Poderes. Pretende-se que a pesquisa avance para a etapa de pesquisa jurisprudencial, através de pesquisa de campo realizada por meio de questionário distribuído nas Varas Cíveis do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (Anexo I). Embora o resultado preliminar seja de ausência de resultados obtidos através da utilização do termo violência obstétrica, esta etapa buscará determinar se o julgamento de casos que possuem os requisitos de enquadramento na definição de violência obstétrica 18 Art. 5º, X, CRFB. 19 Art. 196, CRFB. 20 A impossibilidade da previsão de sanção por uma portaria deriva da competência exclusiva da União para legislar sobre Direito Civil e Direito Penal (art. 22, I, CRFB).

6 está sendo realizado sob perspectiva diversa, como erro médico ou simplesmente ações de indenização por danos morais. Por fim, pretende-se prosseguir a pesquisa a fim de se determinar, no âmbito do Direito Civil-Constitucional, as garantias à autodeterminação da gestante e os instrumentos aplicáveis à questão. Preliminarmente, pretende-se analisar o chamado Plano de Parto 21, bem como o estudo das ações relacionadas à garantia preventiva e indenizatória desses direitos. Referências DINIZ, Carmen Simone Grilo. Humanização da assistência ao parto no Brasil: os muitos sentidos de um movimento. Ciências e Saúde Coletiva, São Paulo, 10(3), p , LEAL, Maria do Carmo; GAMA, Silvana Granado Nogueira da. Nascer no Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 30, supl. 1, p. S5, Disponível em ng=pt&nrm=iso, acesso em 1º julho de MOTT, Maria Lúcia. Dossiê Parto. Revista de Estudos Feministas, Santa Catarina. V. 10, n. 2, p , PORTO, Ana Maria Feitosa et al. Assistência ao primeiro trabalho de parto baseada em evidências. Femina, Recife., v. 10, n. 38, p , THÉBAUD, Françoise. A medicalização do parto e suas consequências: o exemplo da França no período entre as duas Guerras (Tradução de Maria Helena Gallotti). Revista Estudos Feministas, Santa Catarina, 10(2), p , World Health Organization Appropriate Technology for Birth. The Lancet8452(ii): O Plano de Parto possui natureza contratual, sendo redigido pela gestante e aceito pelo médico responsável pelo parto e contendo as diretrizes, principalmente relativas às intervenções, desejadas para o período do parto e do pós-parto. Um exemplo de Plano de Parto foi desenvolvido pela Defensoria Pública de São Paulo em conjunto com a ONG Artemis e se encontra disponível em (acesso em 31 de julho de 2016).

7 Anexo I Questionário 1. Na XX Vara já foram julgadas ações de reparação civil envolvendo violência obstétrica? 2. Se a resposta anterior for afirmativa: quantas ações ou qual a média delas por ano? As alegações de violência versam sobre quais condutas? 3. Na sua concepção, o que é violência obstétrica? 4. Na sua opinião, o que é um parto humanizado? 5. Na sua opinião, qual é a importância do Plano de Parto? 6. Alguma dessas condutas a seguir configuraria violência obstétrica, na sua opinião? 6.1. episiotomia sem consentimento da gestante 6.2. não permitir que a gestante tenha um acompanhante durante o parto 6.3. não permitir que a gestante seja acompanhada por uma doula 6.4. parto feito em maternidades-escola na frente de estudantes de medicina a utilização de drogas sintéticas, como a ocitocina, sem o consentimento da gestante 6.6. obrigar a gestante a parir em posição ginecológica (deitada na cama hospitalar) obrigar ou induzir a gestante a realizar uma cirurgia cesárea exigir que a gestante fique em silêncio, não coma, não grite;

8 7. Os peritos médicos que atuam na sua Vara elaboram seus laudos a partir da medicina baseada em evidências? 8. São frequentes ações que envolvem violência obstétrica na X Vara? Qual a média desses casos por ano?

Conversando sobre. Violência. Obstétrica. Identifique e denuncie!

Conversando sobre. Violência. Obstétrica. Identifique e denuncie! Conversando sobre Violência Obstétrica Identifique e denuncie! Você sabe o que é? De acordo com a Organização Mundial de Saúde OMS e o Dossiê Violência Obstétrica Parirás com Dor elaborado pela Rede Parto

Leia mais

LEI Nº , DE 25 DE MARÇO DE 2015

LEI Nº , DE 25 DE MARÇO DE 2015 LEI Nº 15.759, DE 25 DE MARÇO DE 2015 Assegura o direito ao parto humanizado nos estabelecimentos públicos de saúde do Estado e dá outras providências Artigo 1º - Toda gestante tem direito a receber assistência

Leia mais

VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA NÃO TOLERE DESRESPEITO!

VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA NÃO TOLERE DESRESPEITO! VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA Uma em cada quatro mulheres no Brasil sofre violência antes, durante ou depois do parto. Ela acontece de forma verbal, física, psicológica e sexual. Saiba o que é e como evitar que

Leia mais

A ENFERMAGEM E A ORGANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA À MULHER NO PARTO E NASCIMENTO NO ÂMBITO DO SUS. Profa. Dra. Emilia Saito Abril 2018

A ENFERMAGEM E A ORGANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA À MULHER NO PARTO E NASCIMENTO NO ÂMBITO DO SUS. Profa. Dra. Emilia Saito Abril 2018 A ENFERMAGEM E A ORGANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA À MULHER NO PARTO E NASCIMENTO NO ÂMBITO DO SUS Profa. Dra. Emilia Saito Abril 2018 LEI n. 7.498 / 86 - COFEN EXERCÍCIO PROFISSIONAL DA ENFERMAGEM Cabe ao ENFERMEIRO,

Leia mais

POLÍTICA DE SAÚDE DA MULHER

POLÍTICA DE SAÚDE DA MULHER POLÍTICA DE SAÚDE DA MULHER 1 OBJETIVOS Conceitos de epidemiologia e Indicadores epidemiológicos; Entender o senário em saúde da mulher; Conhecer e identificar os principais indicadores; Identificar medidas

Leia mais

Justiça obriga ANS a definir regras mais efetivas para reduzir o número de cesáreas

Justiça obriga ANS a definir regras mais efetivas para reduzir o número de cesáreas Justiça obriga ANS a definir regras mais efetivas para reduzir o número de cesáreas Por Fabiana Alves de Lima Ribeiro 22/12/2015 A Justiça Federal deu até o fim de janeiro de 2016 para a Agência Nacional

Leia mais

Parto e nascimento no RS REDE MATERNO INFANTIL MS REDE CEGONHA

Parto e nascimento no RS REDE MATERNO INFANTIL MS REDE CEGONHA GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE Parto e nascimento no RS REDE MATERNO INFANTIL MS REDE CEGONHA Dra. Nadiane Lemos Gineco-obstetra coord. SSM/SES-RS Grupo Condutor Estadual Rede

Leia mais

RESOLUÇÃO ANS Nº 368

RESOLUÇÃO ANS Nº 368 Belo Horizonte, 21 de março de 2015 Dispõe sobre o direito de acesso à informação das beneficiárias aos percentuais de cirurgias cesáreas e de partos normais, por operadora, por estabelecimento de saúde

Leia mais

Dados da Violência contra a mulher no Brasil

Dados da Violência contra a mulher no Brasil Semana da Mulher Dados da Violência contra a mulher no Brasil Sobre o Estupro Uma mulher é vítima de estupro a cada: 9 minutos Fonte: 12º Anuário Brasileiro de Segurança Pública (FBSP, 2018) O que é considerado

Leia mais

Resolução COFEN Nº 477 DE 14/04/2015

Resolução COFEN Nº 477 DE 14/04/2015 Resolução COFEN Nº 477 DE 14/04/2015 Publicado no DO em 17 abr 2015 Dispõe sobre a atuação de Enfermeiros na assistência às gestantes, parturientes e puérperas. O Conselho Federal de Enfermagem COFEN,

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA N. 07

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA N. 07 AULA N. 07 1 Conceito de dano moral O dano moral consiste na lesão de direitos não patrimoniais, isto é, dignidade da pessoa humana e direitos da personalidade. Exemplos: vida privada, intimidade, honra,

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM. LEI DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM Parte 3. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM. LEI DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM Parte 3. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM LEI DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM Parte 3 Profª. Tatiane da Silva Campos RESOLUÇÃO COFEN Nº 0516/2016 LEI DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM Normatiza

Leia mais

O DIREITO AO NOME E DIGNIDADE HUMANA DO NASCITURO

O DIREITO AO NOME E DIGNIDADE HUMANA DO NASCITURO O DIREITO AO NOME E DIGNIDADE HUMANA DO NASCITURO Bárbara Canary Peres 1 Cláudia Carneiro Peixoto 2 Resumo No presente trabalho, pretende-se examinar, a partir do recurso de apelação interposto perante

Leia mais

VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA: A OUTRA DOR DO PARTO

VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA: A OUTRA DOR DO PARTO VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA: A OUTRA DOR DO PARTO Stefane de Brito Soares 1 Resumo O objetivo deste trabalho é problematizar os atos da chamada violência obstétrica antes, durante e pós-parto no Brasil pelos

Leia mais

OS DIREITOS DAS GESTANTES. Maria Angélica Rezende Silveira

OS DIREITOS DAS GESTANTES. Maria Angélica Rezende Silveira 1 OS DIREITOS DAS GESTANTES Maria Angélica Rezende Silveira 2 17,10 Somos simples servos, fizemos apenas o que devíamos fazer Lc. APRESENTAÇÃO O objetivo deste pequeno trabalho é esclarecer as gestantes

Leia mais

Reunión Regional sobre Cuidados Maternos Respetuosos en el marco de los Derechos Humanos y Calidad de la Atención

Reunión Regional sobre Cuidados Maternos Respetuosos en el marco de los Derechos Humanos y Calidad de la Atención Reunión Regional sobre Cuidados Maternos Respetuosos en el marco de los Derechos Humanos y Calidad de la Atención Panamá, 12 e 13 de setembro Brasil Maria Esther de Albuquerque Vilela Coordenação-Geral

Leia mais

Aborto, Saúde e Direitos Reprodutivos e Sexuais. Simone Lolatto

Aborto, Saúde e Direitos Reprodutivos e Sexuais. Simone Lolatto Aborto, Saúde e Direitos Reprodutivos e Sexuais Simone Lolatto Compreensão de Saúde Reprodutiva Saúde reprodutiva como um estado de completo bem-estar físico, mental, social em todas as matérias concernentes

Leia mais

Implicações do parto humanizado na redução da mortalidade materna. Maykon dos Santos Marinho Palloma Freitas PET-Saúde da Família IMS-UFBA

Implicações do parto humanizado na redução da mortalidade materna. Maykon dos Santos Marinho Palloma Freitas PET-Saúde da Família IMS-UFBA Implicações do parto humanizado na redução da mortalidade materna Maykon dos Santos Marinho Palloma Freitas PET-Saúde da Família IMS-UFBA Mortalidade materna As mortes de mulheres por complicações na gestação,

Leia mais

Atenção às Mulheres em Situação de Violência

Atenção às Mulheres em Situação de Violência Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Ações Programáticas Estratégicas Coordenação-Geral de Saúde das Mulheres Atenção às Mulheres em Situação de Violência Maria Esther de Albuquerque

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO: TRANSFORMADOR: PARIR COM AMOR SEM VIOLÊNCIA

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO: TRANSFORMADOR: PARIR COM AMOR SEM VIOLÊNCIA RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO: TRANSFORMADOR: PARIR COM AMOR SEM VIOLÊNCIA Edna Abreu Barreto 1 Francinalva Maria de Oliveira Moura 2 Este trabalho apresenta os resultados do projeto de

Leia mais

TÍTULO: ENFERMAGEM OBSTETRICA X USO DE METODOS NAO FARMACOLOGICOS: INTERVENÇOES NO TRABALHO DE PARTO NORMAL

TÍTULO: ENFERMAGEM OBSTETRICA X USO DE METODOS NAO FARMACOLOGICOS: INTERVENÇOES NO TRABALHO DE PARTO NORMAL TÍTULO: ENFERMAGEM OBSTETRICA X USO DE METODOS NAO FARMACOLOGICOS: INTERVENÇOES NO TRABALHO DE PARTO NORMAL CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO

Leia mais

PLANEJAMENTO REPRODUTIVO, POLÍTICAS PÚBLICAS E NORMAS LEGAIS:

PLANEJAMENTO REPRODUTIVO, POLÍTICAS PÚBLICAS E NORMAS LEGAIS: ATENÇÃO ÀS MULHERES PLANEJAMENTO REPRODUTIVO, POLÍTICAS PÚBLICAS E NORMAS LEGAIS: bases para as práticas profissionais na atenção à concepção e à contracepção Homens e mulheres devem ter acesso às informações,

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Capítulo I ASPECTOS HISTÓRICOS DA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA... 37

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Capítulo I ASPECTOS HISTÓRICOS DA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA... 37 ÍNDICE SISTEMÁTICO Capítulo I ASPECTOS HISTÓRICOS DA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA... 37 1.1. Notas Introdutórias... 37 1.2. O Direito Romano... 42 1.3. A Influência Grega... 45 1.4. O Direito Árabe...

Leia mais

Texto JUDICIALIZAÇÃO DO DIREITO DA SAÚDE

Texto JUDICIALIZAÇÃO DO DIREITO DA SAÚDE Texto JUDICIALIZAÇÃO DO DIREITO DA SAÚDE JUDICIALIZAÇÃO DO DIREITO NA SAÚDE JUDICIALIZAÇÃO DO DIREITO NA SAÚDE Poder Judiciário Judicialização: É o ajuizamento de ações na busca do Judiciário para obtenção

Leia mais

ENTIDADES DE FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO DAS PROFISSÕES LIBERAIS CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM RESOLUÇÃO Nº 516, DE 23 DE JUNHO DE 2016

ENTIDADES DE FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO DAS PROFISSÕES LIBERAIS CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM RESOLUÇÃO Nº 516, DE 23 DE JUNHO DE 2016 ENTIDADES DE FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO DAS PROFISSÕES LIBERAIS CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM RESOLUÇÃO Nº 516, DE 23 DE JUNHO DE 2016 Normatiza a atuação e a responsabilidade do Enfermeiro, Enfermeiro

Leia mais

Hospital Sofia Feldman: compromisso com a VIDA. Florianópolis, novembro de 2013

Hospital Sofia Feldman: compromisso com a VIDA. Florianópolis, novembro de 2013 Hospital Sofia Feldman: compromisso com a VIDA. Florianópolis, novembro de 2013 Criado há 31 anos, é uma instituição filantrópica de direito privado, conveniado com o Sistema Único de Saúde, prestador

Leia mais

REVISÃO INTEGRATIVA: A VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA COMO UM DESAFIO PARA O PARTO HUMANIZADO

REVISÃO INTEGRATIVA: A VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA COMO UM DESAFIO PARA O PARTO HUMANIZADO REVISÃO INTEGRATIVA: A VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA COMO UM DESAFIO PARA O PARTO HUMANIZADO João Victor Lima da Silva (1); Iago Vieira Gomes (1); Larissa dos Santos Sousa (2); Janice Vasconcelos Oliveira (3) Faculdades

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DANO MORAL E O ERRO MÉDICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DANO MORAL E O ERRO MÉDICO DANO MORAL E O ERRO MÉDICO Sessão da Tarde com o Prof. Joseval Viana patrocinada pelo Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde e Pós-Graduação em Direito do Consumidor 1 Responsabilidade Civil

Leia mais

Resolução COFEN Nº 478 DE 14/04/2015

Resolução COFEN Nº 478 DE 14/04/2015 Resolução COFEN Nº 478 DE 14/04/2015 Publicado no DO em 20 abr 2015 Normatiza a atuação e a responsabilidade civil do Enfermeiro Obstetra e Obstetriz nos Centros de Parto Normal e/ou Casas de Parto e dá

Leia mais

Rede Feminista de Saúde. Uma articulação nacional em defesa da saúde, dos direitos sexuais e dos direitos reprodutivos

Rede Feminista de Saúde. Uma articulação nacional em defesa da saúde, dos direitos sexuais e dos direitos reprodutivos Rede Feminista de Saúde Uma articulação nacional em defesa da saúde, dos direitos sexuais e dos direitos reprodutivos Rede Feminista de Saúde A Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos

Leia mais

LEI DA LAQUEADURA TUBÁRIA SOB A VISÃO DA PRÁTICA MÉDICA

LEI DA LAQUEADURA TUBÁRIA SOB A VISÃO DA PRÁTICA MÉDICA LEI DA LAQUEADURA TUBÁRIA SOB A VISÃO DA PRÁTICA MÉDICA Prof. Dr. Hermes de Freitas Barbosa Departamento de Patologia e Medicina Legal FMRP - USP O PLANEJAMENTO FAMILIAR E A LEI Constituição Federal de

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EFG361 Enfermagem Materna

Programa Analítico de Disciplina EFG361 Enfermagem Materna 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Medicina e Enfermagem - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: 7 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE EDUCAÇÃO

CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE EDUCAÇÃO CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE EDUCAÇÃO Audiência Publica PL 7.633/2014 FEBRASGO Etelvino S. Trindade 11 de Junho de 2015 Pesquisa Mulheres brasileiras e gênero nos espaços público e privado Fundação

Leia mais

SUMÁRIO 2. COMENTÁRIOS À LEI /2006 ARTIGO POR ARTIGO LEI , DE 7 DE AGOSTO DE 2006

SUMÁRIO 2. COMENTÁRIOS À LEI /2006 ARTIGO POR ARTIGO LEI , DE 7 DE AGOSTO DE 2006 1. INTRODUÇÃO... 23 1.1 Lei Maria da Penha: o porquê dessa denominação... 23 1.2 Trâmite perante a Comissão Interamericana de Direitos Humanos... 25 1.3 Situação atual... 27 2. COMENTÁRIOS À LEI 11.340/2006

Leia mais

Agenda de pesquisa em Saúde Materna e Perinatal

Agenda de pesquisa em Saúde Materna e Perinatal Agenda de pesquisa em Saúde Materna e Perinatal Contexto da saúde no Brasil Transição demográfica Transição epidemiológica Transição nutricional Transição obstétrica Transição demográfica Transição epidemiológica

Leia mais

PORTARIA MS/GM Nº 1.508, DE 1º DE SETEMBRO DE 2005 Diário Oficial da União; Poder Executivo, Brasília, DF, 2 set Seção 1, p.

PORTARIA MS/GM Nº 1.508, DE 1º DE SETEMBRO DE 2005 Diário Oficial da União; Poder Executivo, Brasília, DF, 2 set Seção 1, p. MINISTÉRIO DA SAÚDE GABINETE DO MINISTRO PORTARIA MS/GM Nº 1.508, DE 1º DE SETEMBRO DE 2005 Diário Oficial da União; Poder Executivo, Brasília, DF, 2 set. 2005. Seção 1, p. 124 5 Dispõe sobre o Procedimento

Leia mais

AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE GESTANTES ATENDIDAS NOS ESF DO MUNICÍPIO DE SÃO LUDGERO NO ANO DE 2007

AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE GESTANTES ATENDIDAS NOS ESF DO MUNICÍPIO DE SÃO LUDGERO NO ANO DE 2007 AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE GESTANTES ATENDIDAS NOS ESF DO MUNICÍPIO DE SÃO LUDGERO NO ANO DE 2007 Morgana Prá 1 Maria Helena Marin 2 RESUMO Vários fatores influenciam no progresso e no resultado

Leia mais

OS FATORES DE RISCOS PARA NÃO REALIZAÇÃO DO PARTO NORMAL

OS FATORES DE RISCOS PARA NÃO REALIZAÇÃO DO PARTO NORMAL OS FATORES DE RISCOS PARA NÃO REALIZAÇÃO DO PARTO NORMAL Amanda Florêncio da Silva* Rosemeire do Carmo Martelo** JUSTIFICATIVA No Brasil vem aumentando o número de partos cesarianos, sem base científica

Leia mais

Norma visa incentivar parto normal na rede suplementar de saúde, sob a perspectiva de uma política pública de redução de riscos à mulher e ao bebê.

Norma visa incentivar parto normal na rede suplementar de saúde, sob a perspectiva de uma política pública de redução de riscos à mulher e ao bebê. Norma visa incentivar parto normal na rede suplementar de saúde, sob a perspectiva de uma política pública de redução de riscos à mulher e ao bebê. Norma visa incentivar parto normal na rede suplementar

Leia mais

Cenário da Saúde da Criança e Aleitamento Materno no Brasil

Cenário da Saúde da Criança e Aleitamento Materno no Brasil Cenário da Saúde da Criança e Aleitamento Materno no Brasil Tatiana Coimbra Coordenadora Adjunta da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno Taxa de Mortalidade Infantil. Brasil e regiões,

Leia mais

Parto domiciliar na visão do pediatra

Parto domiciliar na visão do pediatra 1º SIMPÓSIO DE ASSISTÊNCIA AO PARTO EM MINAS GERAIS 20 a 21 de março Parto domiciliar na visão do pediatra Cons. Fábio Augusto de Castro Guerra CRMMG Situação Atual CONFLITO Humanização do atendimento

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Obstetrícia. Educação em saúde. Consulta de enfermagem.

PALAVRAS-CHAVE Obstetrícia. Educação em saúde. Consulta de enfermagem. 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE

Leia mais

Curso de Urgências e Emergências Ginecológicas. Sigilo Médico X Adolescente

Curso de Urgências e Emergências Ginecológicas. Sigilo Médico X Adolescente Curso de Urgências e Emergências Ginecológicas Sigilo Médico X Adolescente Estatuto da Criança e do Adolescente/1990 Proteção integral, prioridade e política de atendimento à criança e ao adolescente.

Leia mais

I. DA TEMPESTIVIDADE E DO PREPARO

I. DA TEMPESTIVIDADE E DO PREPARO EXMO. SR. DR. DESEMBARGADOR ANTONIO CARLOS ARRÁBIDA PAES, RELATOR DO AGRAVO DE INSTRUMENTO nº 0062012-89.2016.8.19.0000 EGRÉGIA 23ª CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO BIANCA

Leia mais

SEGURANÇA DO PACIENTE A NÍVEL HOSPITALAR: IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DOS REGISTROS EM PRONTUÁRIOS

SEGURANÇA DO PACIENTE A NÍVEL HOSPITALAR: IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DOS REGISTROS EM PRONTUÁRIOS SEGURANÇA DO PACIENTE A NÍVEL HOSPITALAR: IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DOS REGISTROS EM PRONTUÁRIOS Allana Almeida de Souza 1 ; Antônia Imaculada Santos Serafim 1 ; Francisca Averlânia Dutra de Sousa 1 ; Gerema

Leia mais

PARTO HUMANIZADO: DOULAS E ENFERMEIRAS OBSTÉTRICAS NA ASSISTÊNCIA AO NASCIMENTO

PARTO HUMANIZADO: DOULAS E ENFERMEIRAS OBSTÉTRICAS NA ASSISTÊNCIA AO NASCIMENTO PARTO HUMANIZADO: DOULAS E ENFERMEIRAS OBSTÉTRICAS NA ASSISTÊNCIA AO NASCIMENTO 1 Bianca Santos 2 Laísa Schuh 1 Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Cachoeira do Sul, RS, Brasil E-mail: biancasantoslima63@gmail.com

Leia mais

Alta Mortalidade Perinatal

Alta Mortalidade Perinatal Alta Mortalidade Perinatal SMS de Piripiri CONASEMS Conselho Consultivo EVIPNet Brasil OFICINA Produzindo, avaliando e disseminando sínteses de evidências para a tomada de decisão em saúde no Brasil -

Leia mais

REDE CEGONHA: PROMOÇÃO DA SÁUDE NO PRÉ-NATAL HUMANIZADO E DE QUALIDADE 1

REDE CEGONHA: PROMOÇÃO DA SÁUDE NO PRÉ-NATAL HUMANIZADO E DE QUALIDADE 1 REDE CEGONHA: PROMOÇÃO DA SÁUDE NO PRÉ-NATAL HUMANIZADO E DE QUALIDADE 1 Myrlla Nohanna Campos Barros Discente de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão-UFMA, Bolsista FAPEMA/UFMA. E-mail: myrlla_nohannaa@hotmail.com

Leia mais

Panorama da Saúde Materna no Estado do Pará

Panorama da Saúde Materna no Estado do Pará Panorama da Saúde Materna no Estado do Pará Ana Cristina Álvares Guzzo Coordenação Estadual de Saúde da Criança/DASE/DPAIS/SESPA Grupo Condutor da Rede Cegonha do Pará Comitê Estadual de Mortalidade Materna,

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro: 2017.0000584486 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº 2038112-14.2017.8.26.0000, da Comarca de Lins, em que é agravante FACEBOOK SERVIÇOS ON LINE DO BRASIL

Leia mais

16. pesquisa sobre o serviço de recepção do acompanhamento de pré-natal

16. pesquisa sobre o serviço de recepção do acompanhamento de pré-natal 16. pesquisa sobre o serviço de recepção do acompanhamento de pré-natal Perfil das Gestantes/ Puérperas da Rede de Proteção à Mãe Paulistana RELATÓRIO À MARÇO DE 2015 45 17. pesquisa sobre o serviço de

Leia mais

014/ (CNJ: ) Juíza de Direito - Dra. Vanessa Nogueira Antunes

014/ (CNJ: ) Juíza de Direito - Dra. Vanessa Nogueira Antunes COMARCA DE ESTEIO 1ª VARA CÍVEL Rua Dom Pedro, 200 Processo nº: Natureza: Excipiente: Excepto: Juiz Prolator: 014/1.14.0005129-6 (CNJ:.0010285-63.2014.8.21.0014) Exceção de Incompetência Companhia Brasileira

Leia mais

A PRÁTICA DOS ACADÊMICOS DE SERVIÇO SOCIAL NA VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE, PONTA GROSSA - PR

A PRÁTICA DOS ACADÊMICOS DE SERVIÇO SOCIAL NA VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE, PONTA GROSSA - PR A PRÁTICA DOS ACADÊMICOS DE SERVIÇO SOCIAL NA VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE, PONTA GROSSA - PR ALMEIDA, Mayara Rodrigues (Estágio Supervisionado II) ELACHE, Sônia Maia (Supervisora de Campo) HOLZMANN,

Leia mais

Matriz Curricular mínima para a formação de Doulas no Estado do Rio de Janeiro

Matriz Curricular mínima para a formação de Doulas no Estado do Rio de Janeiro Matriz Curricular mínima para a formação de Doulas no Estado do Rio de Janeiro PREÂMBULO A partir da aprovação da Lei 7.314 de 15 de junho de 2016, popularmente conhecida como a Lei das Doulas, que garante

Leia mais

PARECER Nº, DE RELATORA: Senadora ÂNGELA PORTELA I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE RELATORA: Senadora ÂNGELA PORTELA I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2015 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E DE CIDADANIA, sobre o Projeto de Lei do Senado nº 75, de 2012, da Senadora Maria do Carmo Alves, que altera os arts. 14 e 199 da Lei nº 7.210,

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA O PLANO REDACIONAL DO TEXTO JURÍDICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA O PLANO REDACIONAL DO TEXTO JURÍDICO O PLANO REDACIONAL DO TEXTO JURÍDICO Introdução: A introdução significa início ou começo. Declara ao leitor (juiz e réu) o assunto que será tratado no texto jurídico. Fixa as diretrizes do assunto, facilitando

Leia mais

Proposta de Alteração

Proposta de Alteração Proposta de Alteração Decreto da Assembleia n.º 27/XIII que Regula o acesso à gestação de substituição, procedendo à terceira alteração à Lei n.º 32/2006, de 26 de julho (procriação medicamente assistida)

Leia mais

GUIA PRÁTICO PARA ENFERMEIROS ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL

GUIA PRÁTICO PARA ENFERMEIROS ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL GUIA PRÁTICO PARA ENFERMEIROS ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL Copyright by Autores Todos os direitos reservados aos Autores. Proibida a reprodução total ou parcial, por qualquer meio ou processo, especialmente por

Leia mais

PROJETOS ARQUITETÔNICOS DA REDE CEGONHA: AMBIENTES DE ATENÇÃO AO PARTO

PROJETOS ARQUITETÔNICOS DA REDE CEGONHA: AMBIENTES DE ATENÇÃO AO PARTO ATENÇÃO ÀS MULHERES PROJETOS ARQUITETÔNICOS DA REDE CEGONHA: Cada nascimento é diferente. A experiência de cada mulher e a história a ser contada, tudo sempre será único". Objetivos dessa apresentação

Leia mais

IDADE GESTACIONAL, ESTADO NUTRICIONAL E GANHO DE PESO DURANTE A GESTAÇÃO DE PARTURIENTES DO HOSPITAL SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PELOTAS RS

IDADE GESTACIONAL, ESTADO NUTRICIONAL E GANHO DE PESO DURANTE A GESTAÇÃO DE PARTURIENTES DO HOSPITAL SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PELOTAS RS IDADE GESTACIONAL, ESTADO NUTRICIONAL E GANHO DE PESO DURANTE A GESTAÇÃO DE PARTURIENTES DO HOSPITAL SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PELOTAS RS Autor(es): LEIVAS, Vanessa Isquierdo; GONÇALVES, Juliana Macedo;

Leia mais

PERFIL OBSTÉTRICO DAS PUÉRPERAS ATENDIDAS PELO PROJETO CEPP

PERFIL OBSTÉTRICO DAS PUÉRPERAS ATENDIDAS PELO PROJETO CEPP 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE (X ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO PERFIL OBSTÉTRICO DAS

Leia mais

Ano Ano

Ano Ano Pesquisa Consultora PNH/DAPES/SAS/MS: Olga Vânia Matoso de Oliveira Portarias do Ministério da Saúde e Interministeriais, com inserção de ações de humanização no/do Sistema Único de Saúde (SUS) Período

Leia mais

Projecto de Resolução n.º 929/XIII/2.ª. Recomenda ao Governo a disponibilização de parto na água no Serviço Nacional de Saúde. Exposição de motivos

Projecto de Resolução n.º 929/XIII/2.ª. Recomenda ao Governo a disponibilização de parto na água no Serviço Nacional de Saúde. Exposição de motivos Projecto de Resolução n.º 929/XIII/2.ª Recomenda ao Governo a disponibilização de parto na água no Serviço Nacional de Saúde Exposição de motivos A imersão e parto na água é uma metodologia de promoção

Leia mais

A Atenção Básica na Vigilância dos Óbitos Materno, Infantil e Fetal

A Atenção Básica na Vigilância dos Óbitos Materno, Infantil e Fetal A Atenção Básica na Vigilância dos Óbitos Materno, Infantil e Fetal Halei Cruz Coordenador da Área Técnica de Saúde da Criança e do Comitê Estadual de Prevenção dos Óbitos Maternos, Infantis e Fetais INTRODUÇÃO

Leia mais

POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA. Material de Base para Seminários PNASII

POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA. Material de Base para Seminários PNASII POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA Material de Base para Seminários PNASII Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno Histórico da Situação de saúde 1976 Criação do II Programa Nacional

Leia mais

A importância do quesito cor na qualificação dos dados epidemiológicos e como instrumento de tomada de decisão em Políticas Públicas de Saúde

A importância do quesito cor na qualificação dos dados epidemiológicos e como instrumento de tomada de decisão em Políticas Públicas de Saúde A importância do quesito cor na qualificação dos dados epidemiológicos e como instrumento de tomada de decisão em Políticas Públicas de Saúde Fernanda Lopes Rio de Janeiro, maio de 2011 O mandato do UNFPA

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO CEPP: INDICE CONTRASTIVO ENTRE PARTO CESÁREA E PARTO NORMAL

PROJETO DE EXTENSÃO CEPP: INDICE CONTRASTIVO ENTRE PARTO CESÁREA E PARTO NORMAL PROJETO DE EXTENSÃO CEPP: INDICE CONTRASTIVO ENTRE Área temática: Saúde PARTO CESÁREA E PARTO NORMAL Camila Batista Woicizack¹; Cláudia Felczak 2 ; Larissa do Col Dalazoana Bayer 3 ; Ana Paula Xavier Ravelli

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL DECISÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL DECISÃO AÇÃO CIVIL PÚBLICA (7100) PROCESSO Nº 25204-41.2015.4.01.3400 AUTOR: DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO RÉ: UNIÃO FEDERAL DECISÃO Trata-se de ação civil pública, com pedido de antecipação da tutela inaudita altera

Leia mais

Violência obstétrica: o contraponto ao cuidado. Resumo

Violência obstétrica: o contraponto ao cuidado. Resumo Violência obstétrica: o contraponto ao cuidado Yeda Maria ANTUNES DE SIQUEIRA 1, Ludmila DE OLIVEIRA RUELA 2, Clícia VALIM CÔRTES GRADIM 3 Resumo Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica cuja

Leia mais

Descentralização de unidades de saúde obstétricas como facilitador da equidade urbana: Centros de Parto Normal JÚLIA DE SOUZA MATOS

Descentralização de unidades de saúde obstétricas como facilitador da equidade urbana: Centros de Parto Normal JÚLIA DE SOUZA MATOS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO PROJETO DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Descentralização de unidades de saúde obstétricas

Leia mais

Direito a saber antes de consentir Consentimento informado. por Priscila Cavalcanti GEMAS/SP

Direito a saber antes de consentir Consentimento informado. por Priscila Cavalcanti GEMAS/SP Direito a saber antes de consentir Consentimento informado por Priscila Cavalcanti GEMAS/SP pcacadvogada@gmail.com Histórico Após a II Guerra Mundial 1947 - Código de Nuremberg direito ao consentimento

Leia mais

PLANO DE PARTO. , conforme a Lei /2005 que garante a presença de um acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós parto.

PLANO DE PARTO. , conforme a Lei /2005 que garante a presença de um acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós parto. PLANO DE PARTO Querida gestante, Gostaríamos de conhecer melhor o que você está pensando ou planejando para o nascimento do seu bebê. Desta forma, indique entre as ideias abaixo aquilo que é importante

Leia mais

Missão à Baixada Fluminense - RJ Beatriz Galli Relatoria do Direito Humano à Saúde Sexual e Reprodutiva Novembro Plataforma de Direitos Humanos

Missão à Baixada Fluminense - RJ Beatriz Galli Relatoria do Direito Humano à Saúde Sexual e Reprodutiva Novembro Plataforma de Direitos Humanos Missão à Baixada Fluminense - RJ Beatriz Galli Relatoria do Direito Humano à Saúde Sexual e Reprodutiva Novembro 2013 Plataforma de Direitos Humanos Plataforma de Direitos Humanos Rede formada por 40 organizações

Leia mais

II - afastamento do lar, domicílio ou local de convivência com a ofendida;

II - afastamento do lar, domicílio ou local de convivência com a ofendida; Art. 22. Constatada a prática de violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos desta Lei, o juiz poderá aplicar, de imediato, ao agressor, em conjunto ou separadamente, as seguintes medidas

Leia mais

Saúde da Mulher Prof. Hygor Elias

Saúde da Mulher Prof. Hygor Elias Saúde da Mulher Prof. Hygor Elias Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: TCE PA Prova: Auditor de Controle Externo Área Administrativa Enfermagem Comrelaçãoàassistênciadeenfermagemnaatençãobásicaàgestantenoprénatal

Leia mais

RODA MATERNAGEM: INFORMAÇÃO É PODER! EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PERÍODO GRAVÍDICO PUERPERAL

RODA MATERNAGEM: INFORMAÇÃO É PODER! EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PERÍODO GRAVÍDICO PUERPERAL EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PROJETO DE ETENSÃO RODA MATERNAGEM: INFORMAÇÃO É PODER! EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PERÍODO GRAVÍDICO PUERPERAL A Universidade Federal do Vale do São Francisco e a Faculdade Sete

Leia mais

O papel da Atenção Básica no pré-natal, parto e puerpério. Departamento de Atenção Básica Ministério da Saúde

O papel da Atenção Básica no pré-natal, parto e puerpério. Departamento de Atenção Básica Ministério da Saúde O papel da Atenção Básica no pré-natal, parto e puerpério Departamento de Atenção Básica Ministério da Saúde Rede Cegonha - Diretrizes Acolhimento e classificação de risco, ampliação do acesso e melhoria

Leia mais

Projecto de Resolução n.º 928/XIII

Projecto de Resolução n.º 928/XIII Projecto de Resolução n.º 928/XIII Recomenda ao Governo que actue no sentido de assegurar o cumprimento dos direitos das mulheres na gravidez e no parto Exposição de motivos Portugal, no que diz respeito

Leia mais

Acolhimento compulsório de bebês em Belo Horizonte: contexto, situação atual.

Acolhimento compulsório de bebês em Belo Horizonte: contexto, situação atual. Acolhimento compulsório de bebês em Belo Horizonte: contexto, situação atual. São Paulo - 2017 Mães em situação de vulnerabilidade social estariam sendo separadas de seus bebês após o parto. Recomendações

Leia mais

CONSULTA Nº /2013

CONSULTA Nº /2013 1 CONSULTA Nº 24.385/2013 Assunto: Referente atuação das doulas na assistência ao parto e condições para o exercício da atividade. Relatores: Conselheiro Krikor Boyaciyan e Dr. Nelson da Cruz Santos, Membro

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Direitos Fundamentais Direito à vida e à saúde Profª. Liz Rodrigues - A partir do art. 7º, a Lei n. 8.069/90 indica um rol de direitos que devem ser assegurados à criança

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Da prisão e da liberdade provisória Parte 6 Prof. Thiago Almeida . Atenção para as Súmulas do STJ:. Súmula 21 Pronunciado o réu, fica superada a alegação do constrangimento ilegal

Leia mais

Agravos prevalentes à saúde da. gestante. Profa. Dra. Carla Marins Silva

Agravos prevalentes à saúde da. gestante. Profa. Dra. Carla Marins Silva Agravos prevalentes à saúde da gestante Profa. Dra. Carla Marins Silva Gestação A gestação é um fenômeno fisiológico e, por isso mesmo, sua evolução se dá na maior parte dos casos sem intercorrências

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Episiotomia, Período Pós-Parto, Educação em Saúde.

PALAVRAS-CHAVE Episiotomia, Período Pós-Parto, Educação em Saúde. 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

Lei Geral de Proteção de Dados. The impact of the Data Protection Law on the Healthcare System in Brazi. Rochael Ribeiro Filho

Lei Geral de Proteção de Dados. The impact of the Data Protection Law on the Healthcare System in Brazi. Rochael Ribeiro Filho Lei Geral de Proteção de Dados The impact of the Data Protection Law on the Healthcare System in Brazi Rochael Ribeiro Filho CONTEXTO VAZAMENTO DE DADOS (EX. FACEBOOK/ 2 BILHÕES DE USUÁRIOS) USO DE DADOS

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. PRINCÍPIO DA AUTONOMIA DO PACIENTE: transfusão de sangue

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. PRINCÍPIO DA AUTONOMIA DO PACIENTE: transfusão de sangue PRINCÍPIO DA AUTONOMIA DO PACIENTE: transfusão de sangue Artigo 5º, inciso VI, da Constituição Federal Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros

Leia mais

O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO. NORTE, por seu representante que abaixo subscreve, no exercício da Promotoria

O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO. NORTE, por seu representante que abaixo subscreve, no exercício da Promotoria O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, por seu representante que abaixo subscreve, no exercício da Promotoria de Justiça de Santo Antônio, no uso das atribuições outorgadas pelos art. 127,

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Cesárea, Parto normal, Período Pós Parto.

PALAVRAS-CHAVE: Cesárea, Parto normal, Período Pós Parto. 8. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

Perfil dos nascidos vivos de mães residentes na área programática 2.2 no Município do Rio de Janeiro

Perfil dos nascidos vivos de mães residentes na área programática 2.2 no Município do Rio de Janeiro Perfil dos nascidos vivos de mães residentes na área programática 2.2 no Município do Rio de Janeiro Ana Lucia A. de Toledo Carla R. Fernandes 1 Ana Claudia S. Amaral -NESC/UFRJ-SMS/RJ) Vania da S. Cardoso

Leia mais

COMPORTAMENTO TEMPORAL DA MORTALIDADE NEONATAL PRECOCE EM SERGIPE DE : um estudo descritivo RESUMO

COMPORTAMENTO TEMPORAL DA MORTALIDADE NEONATAL PRECOCE EM SERGIPE DE : um estudo descritivo RESUMO COMPORTAMENTO TEMPORAL DA MORTALIDADE NEONATAL PRECOCE EM SERGIPE DE 2010-2015: um estudo descritivo Lucas Correia Santos (Graduando em Enfermagem, Universidade Tiradentes)* Axcel Silva Alves (Graduando

Leia mais

PARECER CREMEC Nº 27/ /09/2010

PARECER CREMEC Nº 27/ /09/2010 PARECER CREMEC Nº 27/2010 17/09/2010 PROCESSO-CONSULTA PROTOCOLO CREMEC nº 4619/2010 Assunto: ABUSO SEXUAL DE MENOR Relatora: DRA. PATRÍCIA MARIA DE CASTRO TEIXEIRA EMENTA: LEI N.º 8.069, DE 13 DE JULHO

Leia mais

Dos Direitos Individuais (I) Profª Me. Érica Rios

Dos Direitos Individuais (I) Profª Me. Érica Rios Dos Direitos Individuais (I) Profª Me. Érica Rios erica.carvalho@ucsal.br O QUE SÃO DIREITOS INDIVIDUAIS? Direitos fundamentais do indivíduo (pessoa física ou jurídica), garantindo-lhe iniciativa autônoma

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA REPONSABILIDADE CIVIL POR ERRO MÉDICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA REPONSABILIDADE CIVIL POR ERRO MÉDICO REPONSABILIDADE CIVIL POR ERRO MÉDICO A responsabilidade civil médica é a aplicação de pena indenizatória que obrigue o médico a reparar o dano moral e/ou patrimonial praticado contra seu paciente ou contra

Leia mais

JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE. Dr. Eduardo Luiz Bin Conselheiro Regional do CREMESP

JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE. Dr. Eduardo Luiz Bin Conselheiro Regional do CREMESP Dr. Eduardo Luiz Bin Conselheiro Regional do CREMESP CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA CAPÍTULO I - PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS I - A Medicina é uma profissão a serviço da saúde do ser humano e da coletividade e será

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO CUMULADA COM OBRIGAÇÃO DE FAZER

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO CUMULADA COM OBRIGAÇÃO DE FAZER AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO CUMULADA COM OBRIGAÇÃO DE FAZER Sessão da Tarde com o Prof. Joseval Martins Viana 1 2 Foro Competente - Artigo 101, inciso I, do Código de Defesa do Consumidor

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ISABELLAPARANAGUA@UNI9.PRO.BR VIDA TRATA-SE DE DIREITO FUNDAMENTAL HOMOGÊNEO CONSIDERADO COMO O MAIS ELEMENTAR E ABSOLUTO DOS DIREITOS, POIS, INDISPENSÁVEL PARA O EXERCÍCIO

Leia mais

1. O doente tem direito a ser tratado no respeito pela dignidade humana

1. O doente tem direito a ser tratado no respeito pela dignidade humana DIREITOS DOS DOENTES 1. O doente tem direito a ser tratado no respeito pela dignidade humana É um direito humano fundamental, que adquire particular importância em situação de doença. Deve ser respeitado

Leia mais

O DEVER DE INFORMAR E AS WRONGFUL ACTIONS SEPHORA MARCHESINI

O DEVER DE INFORMAR E AS WRONGFUL ACTIONS SEPHORA MARCHESINI O DEVER DE INFORMAR E AS WRONGFUL ACTIONS SEPHORA MARCHESINI A medicina hoje Do paternalismo hipotético à autonomia do paciente; Faz tudo ocultando ao doente a maioria das coisas (...) distrai a sua atenção.

Leia mais

LEI SOBRE PLANEJAMENTO FAMILIAR

LEI SOBRE PLANEJAMENTO FAMILIAR LEI SOBRE PLANEJAMENTO FAMILIAR Lei nº 9.263, de 12 de janeiro de 1996 -------------------------------------------------------------------------------- Regulamenta o 7º, do art. 126, da Constituição Federal,

Leia mais