O que a gestão fez para os inscritos do CRN-3

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O que a gestão fez para os inscritos do CRN-3"

Transcrição

1 O que a gestão fez para os inscritos do CRN-3 Apresentamos o relatório das atividades do Plenário, Diretoria e das Comissões para que você conheça, quem somos e o que fazemos.

2 DIRETORIA E PLENÁRIO CRN-3

3 RESULTADOS 1 REUNIÕES DIRETORIA E PLENÁRIO REUNIÕES DIRETORIA 44 Reuniões realizadas REUNIÕES PLENÁRIAS 45 Reuniões realizadas

4 RESULTADOS 2 REUNIÕES COMISSÕES COMISSÃO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 27 Reuniões realizadas COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO 56 Reuniões realizadas COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO E EVENTOS 32 Reuniões realizadas COMISSÃO DE ÉTICA 65 Reuniões realizadas

5 RESULTADOS 2 REUNIÕES COMISSÕES COMISSÃO DE CECET 06 Reuniões realizadas COMISSÃO DE TOMADA DE CONTAS 35 Reuniões realizadas COMISSÃO DE LICITAÇÃO 28 Reuniões realizadas

6 RESULTADOS 3 REUNIÕES REUNIÕES EXTERNAS (EVENTOS) 49 participações DEBATES 02 participações CONGRESSOS 06 participações

7 RESULTADOS 3 REUNIÕES SEMINÁRIOS 01 participação AUDIÊNCIA PÚBLICA 01 participação com Governador do Estado de SP

8 Demonstrativos Financeiros

9 Demonstrativos Financeiros

10 Demonstrativos Financeiros

11 Comissão Formação Profissional CRN-3

12 COMPONENTES DA COMISSÃO Dra. Sonia Tucunduva Philippi (Coordenadora) Dra. Aline Ladeira de Carvalho Lopes Dra. Amanda Martins Poldi da Silva Dr. Cezar Henrique de Azevedo Dra.Cynthia Maria Azevedo Antonaccio Dra. Denise Balchiunas Toffoli Dra. Dulce Lopes Barboza Ribas Dra. Maria Cristina Mendes Bignardi Pessôa

13 OBJETIVOS DA COMISSÃO Acompanhar o desenvolvimento do ensino na área de Alimentação e Nutrição e sua relação com a prática profissional, subsidiando o Plenário e a Diretoria no encaminhamento de suas atribuições específicas Cooperar com os poderes públicos nos assuntos relativos à formação profissional Colaborar com associações de classe, instituições de ensino e demais entidades para a melhoria da qualificação profissional Integrar o Conselho Regional de Nutricionistas com as IES que graduam nutricionistas e formam técnicos nas áreas de Alimentação e Nutrição Elaborar projetos a serem submetidos à apreciação do Plenário do CFN na área de formação profissional Desenvolver outras atribuições que venham a ser definidas pelo Plenário do Conselho Regional de Nutricionistas.

14 EVOLUÇÃO DOS CURSOS Graduação Até 1980 (SP) 1981 a 1990 (SP) 1991 a 2000 (SP) 2001 a 2012 (SP) 2013 a 2014 (SP) MS

15 NÚMERO DE PROFISSIONAIS Nutricionistas Fonte: Conselho Regional de Nutricionistas 3ª região

16 CRESCIMENTO Nº NUTRICIONISTAS CENÁRIO ATUAL Regulamentação da profissão (Lei Federal nº 8234/1991) Ampliação do mercado de trabalho x Aumento das áreas de atuação Aumento expressivo de IES que formam nutricionistas Maior procura da sociedade pelo Nutricionista nos diversos locais de atuação

17 ALGUNS TEMAS DISCUTIDOS NA CoFor 1 ESTÁGIOS 2 Legislações sobre o tema: Lei Federal nº /2008; Resolução CFN nº 418/2008; Resolução CFN nº 333/04 e Resolução CFN nº 541/2014 TÍTULO DE ESPECIALISTA (CFN & ASBRAN) Resolução CFN nº 416/2008 Institui o registro do título de especialista conferido pela ASBRAN. Especialidades Reconhecidas pelo CFN I) Alimentação Coletiva II) Nutrição Clínica III) Saúde Coletiva II) Nutrição em Esportes

18 ALGUNS TEMAS DISCUTIDOS NA Cofor 3 FITOTERAPIA Resolução CFN nº 525/ Regulamenta a prática da Fitoterapia pelo nutricionista. Proposta CFN/ASBRAN Regulamentação da especialidade - Nutrição em Fitoterapia; 4 RESIDÊNCIA x APRIMORAMENTO Resolução CFN nº 335/ Dispõe sobre normas de funcionamento da residência em nutrição no Brasil e dá outras providências.

19 ALGUNS TEMAS DISCUTIDOS NA Cofor 5 APRIMORAMENTO PROFISSIONAL É uma modalidade de formação/capacitação profissional na área da saúde, que adota uma metodologia de aprendizagem com ênfase no treinamento em serviço, sob supervisão de profissional qualificado, em instituições de saúde de elevado padrão técnico e científico. 6 RESIDÊNCIA É possível pesquisar as instituições que oferecem residência no site do MEC:

20 ALGUNS TEMAS DISCUTIDOS NA Cofor 7 DIRETRIZES CURRICULARES Necessidade de revisão - Diretrizes Curriculares do curso de Nutrição Resolução CNE/CES nº 5, de 7 de novembro de Carga horária mínima dos cursos de graduação (3200 horas) 8 TESTE DE PROGRESSO Tem por objetivo básico avaliar o desempenho cognitivo dos estudantes durante o curso, assim como aspectos do próprio curso de graduação.

21 ALGUNS TEMAS DISCUTIDOS NA Cofor 9 10 EXAME DE SUFICIÊNCIA Requisito para obtenção de registro profissional no respectivo Conselho. CURSOS DE GRADUAÇÃO EM EAD Cursos de graduação em EAD CFN assunto em discussão com os Regionais

22 AÇÕES REALIZADAS EM 2014 R PARECERES TÉCNICOS Nº 1 Utilização pelo Nutricionista de Equipamentos para diagnóstico nutricional e monitoramento de evolução Nº 2 Divulgação de serviços prestados pelo Nutricionista Nº 3 Solicitação de Exames Laboratoriais pelo Nutricionista Nº 4 Emissão de Atestado de Comparecimento à Consulta Nutricional Nº 5 O Nutricionista e a Mídia Nº 6 Consulta Nutricional em local onde se comercializa produtos e serviços na área de alimentação e nutrição Nº 7 Alimentos para Controle de peso. Disponíveis em (Legislação / Pareceres Técnicos)

23 Comissão de Fiscalização ÁREA TÉCNICA

24 COMPONENTES DA COMISSÃO Dra. Dolly Meth Simas (Coordenadora) Dra. Sílvia Maria Franciscato Cozzolino Dra. Rosana Pereira dos Anjos Teixeira Dra. Márcia A. Bonetti Agostinho Sumares Dra. Aline Ladeira de Carvalho Lopes Dr. Diogo Thimoteo da Cunha

25 OBJETIVOS DA COMISSÃO A Comissão de Fiscalização, juntamente com a equipe técnica do CRN-3, realizaram atividades de âmbito interno, por meio de reuniões semanais além de diversas atividades externas, objetivando valorizar e ampliar o caráter orientador das ações fiscais deste Regional, com palestras e eventos organizados e realizados, tanto na sede como nas Delegacias/CRN-3, aproximando assim a fiscalização dos seus profissionais.

26 RESULTADOS 1 Descrição das Atividades: Revisão e alteração das Diretrizes referentes a ação fiscal em Alimentação Escolar - Privadas. Revisão e alteração das Diretrizes referentes a ação fiscal em Alimentação Escolar Gestor Público, em cumprimento a Resolução CFN 465/2010. Elaboração de sugestões/contribuições para Minutas de Resolução do CFN referentes ao registro e fiscalização do Técnico em Nutrição e Dietética e áreas de atuação profissional e atribuições do Técnico em Nutrição e Dietética

27 RESULTADOS 1 Descrição das Atividades: Revisão e implantação de novas diretrizes para realização mensal de visitas, pelos Nutricionistas fiscais (sede e delegacias). Implantação de atendimento técnico, via telefone, realizado por Nutricionista Fiscal, no período das 8h às 12h, de segunda a sextafeira, na Sede (SP). Implantação de 02 (dois) dias/semana de plantão técnico nas Delegacias do Regional (2ª e 4ª feiras).

28 RESULTADOS 1 Descrição das Atividades: Revisão do Manual de Conduta e Comportamento Individual da Equipe Técnica, elaborado na gestão anterior. Reuniões com representantes da FEAPAES/SP (Federação das Associações de Pais e Amigos Excepcionais do Estado de São Paulo), para realizar parceria entre as entidades (CRN-3 e FEAPAE), com o objetivo de intensificar visitas fiscais nestes locais e conscientizar sobre a importância da atuação do Nutricionista.

29 RESULTADOS 1 Descrição das Atividades: Elaboração do Termo de Cooperação com a FEAPAES, assinado pelas duas entidades. Elaboração de diretrizes para ação fiscal nas APAES. Elaboração de propostas/sugestões ao CFN Conselho Federal de Nutricionistas, para revisão do RVT - Roteiro de Visita Técnica Alimentação Escolar (Gestor Público). Reunião com nutricionista da Prefeitura Municipal de São Paulo, sobre visitas fiscais e solicitação de RT em ONGs que possuem parcerias com a prefeitura.

30 RESULTADOS 1 Descrição das Atividades: Reunião com Instituto Totum para apresentação de proposta para criação de Selo de Qualidade para empresas de alimentação. Elaboração de trabalho técnico para apresentação no CONBRAN/2014, referente as aplicação de RVT Roteiros de Visita Técnica com Nutricionistas em ILPI Instituições de Longa Permanência para Idosos.

31 RESULTADOS 1 Descrição das Atividades: Elaboração da Portaria CRN-3 nº 287/2014 dispõe sobe a normatização para dimensionamento mínimo de quadro técnico para Alimentação Escolar Gestão Pública (Serviço Terceirizado). Elaboração de proposta de pauta para o Encontro Nacional de Fiscalização, por solicitação do CFN. Reunião com Nutricionistas da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, sobre contratação de nutricionistas em concurso público.

32 RESULTADOS 1 Descrição das Atividades: Elaboração de sugestões/contribuições para alteração da Resolução CFN 419/2008 por solicitação do CFN. Participação no Encontro de Fiscais do CRN-3, ocorrido no mês de agosto/14 na Sede deste Regional. Participação na Jornada de Fiscalização organizada pelo CFN, ocorrido no mês de Novembro na Sede do CRN-3. Revisão da proposta de Minuta para alteração da Resolução CFN 380/2005, por solicitação do CFN e envio de sugestões/contribuições.

33 RESULTADOS 1 Descrição das Atividades: Reunião com nutricionistas representantes dos CEI Centros de Convivência Infantil da Prefeitura Municipal de São Paulo, sobre ações de fiscalização. Reunião com representantes do SINTENUTRI Sindicato dos Técnicos em Nutrição e Dietética, na Sede do CRN-3, para discussão sobre nomenclaturas de cargos. Participação em reunião com nutricionistas RT de entidades assistenciais, da cidade de Santos.

34 RESULTADOS 1 Descrição das Atividades: Reunião com representantes da SOBEI Sociedade Beneficente Equilíbrio de Interlagos, sobre contratação de nutricionistas RT. Elaboração de Projeto Visitas Fiscais em Restaurantes Comerciais. Reunião com Presidentes da ABRASEL e SBGAN para apresentação do Projeto Visitas Fiscais em Restaurantes Comerciais.

35 RESULTADOS 1 Descrição das Atividades: No decorrer deste período foram analisados processos de pessoas jurídicas, referentes a ampliação de quadro técnico, carga horária inadequada, denúncias, empresas que não contratam nutricionista/tnd, entre outros. E ainda, foram analisados processos de RT Responsabilidade Técnica para Nutricionistas.

36 Comissão de Fiscalização ÁREA ADMINISTRATIVA

37 RESULTADOS 1 N de visitas N de Fiscais 23 Total de visitas realizadas 2 Total: Roteiro de visita Técnica (RTV) 3 Pessoa Jurídica Pessoa Física Analise de Processos PF/PJ

38 RESULTADOS 4 Atendimentos realizados por estado (SP e MS) SP:9.574 MS:886 Total : SP: 155 MS: 6 Total: 161 Palestras Proferidas Palestras N de Profissionais SP: MS: 159 Total: 5.154

39 RESULTADOS 7 8 Semanas de Interiorização da ação Fiscalizatória N Regiões visitadas (N semanal) N de municipios visitados N de PJ Visitadas N de PF Visitadas NUT TND 49 Ações Documentos Lavrados em visita Fiscal Termo de visita (PJ): Termo de Notificação(PJ): 57 Termo de visita (PF): 50 Termo de Notificação(PF):513 Total:

40 RESULTADOS 09 Recadastramento Anual de Pessoas Jurídica (PJ)/2014 PJ ativas em dezembro de 2013= PJ que atenderam o recadastramento/2014= Denuncias Recebidas SP: 43 MS e interior de SP: 46 Total: 89

41 Setor de Atendimento a Pessoa Física CRN-3

42 RESULTADOS Nutricionistas Série Titulos de EspecialistaTransferencias Correspondências Recebidas

43 RESULTADOS Técnicos em Nutrição e Dietética Série Titulos de Especialista Transferencias Correspondências Recebidas

44 RESULTADOS Outros Série Titulos de Especialista Transferencias Correspondências Recebidas

45 RESULTADOS outros-fevereiro/2014 a Fevereiro inscrição correspondencias nutricionista recebidas inscrição TND carteira nutricionistas carteira TND

46 Retirada de Documentos Nutricionista RESULTADOS outros-fevereiro/2014 a Fevereiro 2015 Retirada de Documentos TND Processos Deferidos Nutricionistas Processos Deferidos TND

47 Setor Técnico de Orientação Profissional CRN-3

48 OBJETIVOS DA COMISSÃO Atividades gerais Suporte à Diretoria e Plenário Suporte Técnico ao Setor/Comissão de Ética Suporte Técnico ao Setor/Comissão de Comunicação e Eventos Suporte ao Setor de Fiscalização Suporte ao Setor Jurídico Informes Técnicos CRN-3, controle e atualização do acervo técnico CRN-3 Revisão de Pareceres Técnicos;

49 RESULTADOS 1 Orientação profissional através de Número de questionamentos no período de 01/02/2014 a 31/01/2015, de acordo com o perfil do remetente (Total = 754) Nutricionistas TND Estudante PJ Outros profissionais Leigos

50 RESULTADOS 2 65 Atendimento a demandas internas e externas Atendimento a demandas internas e externas no período de 01/02/2014 a 31/01/2015 (Total = 135)

51 RESULTADOS 3 Análises de denúncias contra o exercício ilegal da profissão Denúncias contra o exercício ilegal da profissão no período de 01/02/2014 a 31/01/2015 (Total = 50) Arquivado* Visita Fiscal Em andamento Setor de Ética Ministério Público CFN Delegacia de crimes eletrônicos *Arquivados por falta de indicios

52 Comissão de Comunicação CRN-3

53 Componentes da Comissão Dra. Denise Hernandez (Coordenadora) Dra. Dolly Meth Simas Dra. Amanda Poldi Dra. Márcia Aparecida Bonetti Sumares Dra. Cynthia Maria Azevedo Antonaccio Dr. Diogo Thimoteo da Cunha Dr. Marcelo Macedo Rogero

54 OBJETIVOS DA COMISSÃO Elaborar informativos para divulgação das ações do Conselho Federal d Nutricionistas e do Conselhos Regionais, e de matérias de interesse das entidades de classe da área de alimentação e nutrição Providenciar atualização das informações de interesse no site e Facebook. Estabelecer contatos regulares com a imprensa nacional e regional, divulgar ações da área de alimentação e nutrição em geral. Organizar campanhas publicitarias e de marketing.

55 DE ONDE VIEMOS E ONDE ESTAMOS Vivemos hoje numa era digital Nutricionistas buscam informações por e- mail e necessitam de respostas rápidas; Expressam sua opinião nas mídias sociais; Buscam informações com credibilidade por meio do Conselho. NUTRICIONISTAS ESTÃO CONECTADAS E BUSCAM UMA COMUNICAÇÃO DE 2 VIAS

56 CRN-3 REVITALIZOU A COMUNICAÇÃO 7 mil curtidas e maior interatividade

57 PRINCIPAL CONEXÃO NUTRICIONISTA CRN-3 POPULAÇÃO TND Encontre um Nutricionista CRN-3 REVITALIZOU A COMUNICAÇÃO Área inclusa em 2014: Encontre um Nutricionista O SITE TRAZ INFORMAÇÕES SOBRE: inscrições de Pessoas Físicas e Jurídicas, legislações vigentes e pareceres, aviso sobre os horários de funcionamento da Sede e das Delegacias Inscrição em cursos promovidos pelo Regional, vagas de emprego Video aulas

58 NEWSLETTERS Para pessoas físicas e jurídicas NEWSLETTERS Total de News enviadas Nº de s atingidos TOTAL AS NEWSLETTERS INFORMAM: Eventos Notificações Pareceres Informações adicionais

59 FOLDERS Marta colocar uma foto de cada Marta colocar uma foto de cada Restaurantes Disco de IMC Comerciais

60 REVISTA CRN-3 ONLINE ÁREAS DA REVISTA Institucional Entrevista Responsabilidade Social Carreira do TND Mercado Espaço CRN-3 Inovação desta 6º edição digital (online); Disponível no site do CRN-3 para inscritos e sociedade; Divulgado por newsletter, facebook e site. Marta colocar UMAS 3 FOTOS DA REVISTA ALEM DA CAPA Marta colocar UMAS 3 FOTOS DA REVISTA ALEM DA CAPA Marta colocar UMAS 3 FOTOS DA REVISTA ALEM DA CAPA

61 RESULTADOS DE INSERÇÕES 9 EM TV 4 EM JORNAL 11 EM RÁDIO 16 EM REVISTA 15 EM WEB

62 Compromisso do CRN-3 RESPEITO NA INTERATIVIDADE COMUNICAÇÃO RESPONSÁVEL PRESENÇA ONLINE

63 Comissão de Eventos Relatório de Eventos

64 COMPONENTES DA COMISSÃO Dra. Dolly Meth Simas(Coordenadora) Dra. Denise de Augustinis Noronha Hernandez Dra. Amanda Poldi Dra. Márcia Aparecida Bonetti Sumares Dra. Cynthia Maria Azevedo Antonaccio Dr. Diogo Thimoteo da Cunha Dr. Marcelo Macedo Rogero

65 OBJETIVOS DA COMISSÃO A Comissão de Eventos por meio de eventos técnicos/encontros levou aos Nutricionistas e Técnicos em Nutrição e Dietética informações e conhecimento técnico para aprimoramento profissional e Campanhas de utilidade pública.

66 RESULTADOS 1 EVENTOS REALIZADOS Dia do Técnico em Nutrição e Dietética. Data:27/06/2014 Local: São Paulo- Sede do CRN3 N de participantes: 31 Entrega do Prêmio Neide Gaudenci de Sá Destaque Profissional 2014 em SP: Elisabete Regina Cese Carrieri

67 RESULTADOS 1 EVENTOS REALIZADOS Dia do Nutricionista em São Paulo. Data:26/08/2014 Local: São Paulo- Sede do CRN3 N de participantes: 116 Entrega do Prêmio Eliete Salomon Tudisco Destaque Profissional 2014 por categoria em SP: Elke Stedefeldt - Alimentação Coletiva Sonia Tucunduva Philippi - Área Acadêmica Maria Cristina Rubim Camargo - Comunicação e Marketing Lilian Cuppari Valle - Nutrição Clínica Luciana Rossi Marques - Nutrição Esportiva Marle dos Santos Alvarenga - Saúde Pública

68 RESULTADOS Dia do Nutricionista e do Técnico em Nutrição e Dietética em Campo Grande/MS. Data:22/08/2014 Local: Novotel- Campo Grande MS N de participantes: 63 Entrega do Prêmio Neide Gaudenci de Sá Destaque Profissional MS: Samara Glagau Campitelli Entrega do Prêmio Eliete Salomon Tudisco Destaque Profissional 2014-MS Ana Lúcia Saraiva da Cunha Ganci

69 RESULTADOS Encontro da Comissão de Fiscalização com profissionais Encontro Técnico do CRN3 com profissionais da delegacia de Presidente Prudente. Data:16/06/2014 Local: SENAC N de participantes: 35

70 RESULTADOS Encontro da Comissão de Fiscalização com profissionais. Encontro Técnico do CRN3 com profissionais da delegacia de Santos. Data:20/05/2014 Local: SESC Santos N de participantes:61 Encontro Técnico do CRN3 com profissionais da delegacia de São José dos Campos. Data:15/10/2014 Local: SESC São José dos Campos N de participantes:62

71 RESULTADOS Encontro Tecnico com Nutricionistas Atuantes em Instituições de Longa Permanência para Idosos- ILPI Data:24/10/2014 Local: São Paulo Sede CRN3 N de participantes: 55 Encontro da Comissão de Formação Profissional - Evento experiências exitosas em Nutrição Data:10/10/2014 Local: São Paulo Sede CRN3 N de participantes: 49

72 RESULTADOS Discussão técnico-científica da consulta publica do novo Guia Alimentar da População Brasileira Data:28/03/2014 Local: São Paulo Sede CRN3 N de participantes: 82 Palestra Produção de Alimentos: Riscos e Beneficios Data:09/12/2014 Local: São Paulo Sede CRN3 N de participantes: 40 Lançamento do Vídeo Aulas Genômica Nutricional 05/02/2015 Local: São Paulo Sede CRN3 N de participantes: 40

73 RESULTADOS 2 REUNIÕES TÉCNICAS 1º Reunião com a Câmara técnica Data:29/05/2014 Local: São Paulo Sede CRN3 N de participantes: 41 2º Reunião com a Câmara técnica Data:27/11/2014 Local: São Paulo Sede CRN3 N de participantes: 18

74 RESULTADOS 3 CAMPANHAS DE ÚTILIDADE PÚBLICA Campanha Agita Saúde SP Data : 24/05/2015 Local: Parque Villa Lobos Publico alvo: População em geral Foram atendidas 75 pessoas Campanha Mundial da Alimentação SP Data 16 e 17 de Outubro de 2014 Publico alvo: População em geral Foram atendidas 928 pessoas

75 Comissão de Ética CRN-3

76 COMPONENTES ATUAIS DA COMISSÃO Dra. Fabiana Poltronieri - Coordenadora Dra. Aline Ladeira de Carvalho Lopes Dr. Cezar Henrique de Azevedo Dra. Denise Balchiunas Toffoli Dra. Denise de Augustinis Noronha Hernandez Dra. Luciana Rossi Marques (colaboradora)

77 OBJETIVOS DESTE RELATÓRIO Fornecer ao Plenário dados sumários pertinentes às principais ações desta Comissão, a fim de dar conhecimento aos inscritos.

78 OUTRAS AÇÕES TRAMITARAM: 16 Processos Disciplinares, sendo que 06 foram julgados em Expedientes Administrativos, para apuração de representações contra profissionais inscritos; 49 Expedientes Administrativos, para tratar de assuntos diversos;

79 OUTRAS AÇÕES FORAM EXPEDIDOS/ELABORADOS: 02 citações; 02 convocações e 12 intimações; 65 ofícios com orientação profissional (atendimentos à consultas); 187 ofícios sobre assuntos diversos.

80 OUTRAS AÇÕES OUTRAS ATIVIDADES RELACIONADAS COM ORIENTAÇÕES AO NUTRICIONISTA: Colaboração na revisão de Informes Técnicos (transformados em Pareceres CRN-3); Elaboração de textos orientativos, em face do Código de Ética, para o Facebook; Revisão das questões/respostas do serviço Dúvidas/Perguntas Frequentes, disponível no site do CRN-3, em andamento.

81 COMISSÃO TRANSITÓRIA CECET - Comissão Especial do Código de Ética do Nutricionista A Comissão de Ética, em junho/2014, por meio de seus membros, constituiu a Comissão Especial do Código de Ética do Nutricionista (CECET/CRN-3), conforme diretrizes emanadas pela CECET/CFN, tendo realizado no período 06 reuniões.

82 CECET - Comissão Especial do Código de Ética do Nutricionista Realizado, no contexto da CECET, o evento Fórum para construção de novo Código de Ética do Nutricionista, em 06/08/2014, com público restrito à equipe técnica.

83 O que o CRN-3 espera de você?

84 FAZER A DIFERENÇA

85 FAZER A DIFERENÇA Atualizar e aprimorar conhecimentos Divulgar a nutrição de forma adequada, baseada em evidências científicas Usar as mídias sociais de forma ética na divulgação dos assuntos pertinentes Participar de forma efetiva em equipes multidisciplinares Participar das entidades de classe

86 FAZER A DIFERENÇA

87 Gestão

Relatório de Atividades 2015 O que a gestão fez para os inscritos do CRN-3 no segundo ano de gestão

Relatório de Atividades 2015 O que a gestão fez para os inscritos do CRN-3 no segundo ano de gestão Relatório de Atividades 2015 O que a gestão 2014-2017 fez para os inscritos do CRN-3 no segundo ano de gestão Apresentamos o relatório das atividades do Plenário, Diretoria e das Comissões para que você

Leia mais

RESOLUÇÃO CFN Nº 529 de 24 DE NOVEMBRO DE 2013

RESOLUÇÃO CFN Nº 529 de 24 DE NOVEMBRO DE 2013 Página 1 de 6 RESOLUÇÃO CFN Nº 529 de 24 DE NOVEMBRO DE 2013 Aprova o regulamento sobre a Política Nacional de Comunicação (PNC) no âmbito do Sistema CFN/CRN e dá outras providências. O Conselho Federal

Leia mais

Conheça o. Atualizado Gestão CRN FOLDER_INSTITUCIONAL_ v02.indd 1 31/03/17 13:06

Conheça o. Atualizado Gestão CRN FOLDER_INSTITUCIONAL_ v02.indd 1 31/03/17 13:06 Conheça o Atualizado Gestão 2017-2020 1 CRN3-0020-FOLDER_INSTITUCIONAL_2017 28 03 2017 v02.indd 1 31/03/17 13:06 O que compete ao Conselho Federal de Nutricionistas? Exercer função normativa a partir da

Leia mais

COMISSÃO DE ÉTICA RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2º TRIMESTRE/2010. Dra. Vera Barros de Leça Pereira, CRN (Coordenadora substituta)

COMISSÃO DE ÉTICA RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2º TRIMESTRE/2010. Dra. Vera Barros de Leça Pereira, CRN (Coordenadora substituta) COMISSÃO DE ÉTICA RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2º TRIMESTRE/2010 I) COMPONENTES DA COMISSÃO: Dra. Vera Barros de Leça Pereira, CRN-3 003 (Coordenadora substituta) Dra. Denise Balchiunas, CRN-3 3064 Dra. Denise

Leia mais

Conselho Regional de Nutricionistas - 3ª Região. Relatório de gestão do exercício 2015

Conselho Regional de Nutricionistas - 3ª Região. Relatório de gestão do exercício 2015 Conselho Regional de Nutricionistas - 3ª Região Relatório de gestão do exercício 2015 São Paulo-SP, 2015 Relatório de gestão do exercício 2015 Conselho Regional de Nutricionistas - 3ª Região Relatório

Leia mais

CAPÍTULO I DA POLÍTICA NACIONAL DE FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA CFN/CRN CAPÍTULO II DA FISCALIZAÇÃO NO SISTEMA CFN/CRN

CAPÍTULO I DA POLÍTICA NACIONAL DE FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA CFN/CRN CAPÍTULO II DA FISCALIZAÇÃO NO SISTEMA CFN/CRN Página 1 de 10 RESOLUÇÃO CFN Nº 527 DE 28 DE AGOSTO DE 2013 Dispõe sobre a Política Nacional de Fiscalização (PNF) e sobre a estrutura, o funcionamento e as atribuições dos setores de fiscalização no âmbito

Leia mais

SAÚDE COLETIVA - ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE PROMOÇÃO A SAÚDE [ ] ASSISTÊNCIA A SAÚDE [ ] Nutricionista Entrevistado(a) CRN- RT / QT

SAÚDE COLETIVA - ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE PROMOÇÃO A SAÚDE [ ] ASSISTÊNCIA A SAÚDE [ ] Nutricionista Entrevistado(a) CRN- RT / QT CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS CONSELHO REGIONAL DE NUTRICIONISTAS - ª REGIÃO UF ROTEIRO DE VISITA TÉCNICA DATA DA VISITA SAÚDE COLETIVA - ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE PROMOÇÃO A SAÚDE [ ] ASSISTÊNCIA A

Leia mais

1. COMISSÃO DE DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO

1. COMISSÃO DE DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO MISSÃO Reunião Realizada em 10/09/2016 no Auditório do CRO-CE Planejamento Estratégico Gestão Defender a Odontologia junto à população cearense, respeitando os princípios éticos e fortalecendo uma prática

Leia mais

NUTRIÇÃO CLÍNICA- INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS

NUTRIÇÃO CLÍNICA- INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS CONSELHO REGIONAL DE NUTRICIONISTAS - ª REGIÃO UF ROTEIRO DE VISITA TÉCNICA DATA DA VISITA NUTRIÇÃO CLÍNICA- INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS Nº DA VISITA

Leia mais

Nutricionista Entrevistado(a) CRN- RT / QT. Sim [ ] Não [ ] Nome: Cargo: Nutricionista? Sim [ ] Não[ ] NA [ ] Sim [ ] Não [ ] Local: Local

Nutricionista Entrevistado(a) CRN- RT / QT. Sim [ ] Não [ ] Nome: Cargo: Nutricionista? Sim [ ] Não[ ] NA [ ] Sim [ ] Não [ ] Local: Local CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS CONSELHO REGIONAL DE NUTRICIONISTAS - ª REGIÃO UF ROTEIRO DE VISITA TÉCNICA DATA DA VISITA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (GESTOR PÚBLICO) Nº DA VISITA V VISITA AGENDADA Sim [ ]

Leia mais

Atuação Multidisciplinar em Fitoterapia: os Conselhos de Classe e as Normatizações. Eliane Moreira Vaz

Atuação Multidisciplinar em Fitoterapia: os Conselhos de Classe e as Normatizações. Eliane Moreira Vaz Atuação Multidisciplinar em Fitoterapia: os Conselhos de Classe e as Normatizações Eliane Moreira Vaz BREVE HISTÓRIA - MISSÃO Conselho Sistema CFN/CRN Orienta, disciplina e fiscaliza o exercício profissional

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS CONSELHO REGIONAL DE NUTRICIONISTAS - ª REGIÃO. Nutricionista Entrevistado(a) Nome CRN- RT / QT

CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS CONSELHO REGIONAL DE NUTRICIONISTAS - ª REGIÃO. Nutricionista Entrevistado(a) Nome CRN- RT / QT CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS CONSELHO REGIONAL DE NUTRICIONISTAS - ª REGIÃO UF ROTEIRO DE VISITA TÉCNICA DATA DA VISITA NUTRIÇÃO CLÍNICA HOSPITAL E INSTITUIÇÕES SIMILARES Nº DA VISITA VISITA AGENDADA

Leia mais

Conheça o. Atualizado Gestão

Conheça o. Atualizado Gestão Conheça o Atualizado Gestão 2017-2020 1 O que compete ao Conselho Federal de Nutricionistas? Exercer função normativa a partir da publicação de legislações. Orientar e inspecionar os Conselhos Regionais,

Leia mais

NUTRIÇÃO CLÍNICA AMBULATÓRIO / CONSULTÓRIO Ambulatório [ ] Consultório [ ] Nutricionista Entrevistado(a) CRN-

NUTRIÇÃO CLÍNICA AMBULATÓRIO / CONSULTÓRIO Ambulatório [ ] Consultório [ ] Nutricionista Entrevistado(a) CRN- CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS CONSELHO REGIONAL DE NUTRICIONISTAS - 6 ª REGIÃO UF ROTEIRO DE VISITA TÉCNICA DATA DA VISITA NUTRIÇÃO CLÍNICA AMBULATÓRIO / CONSULTÓRIO Ambulatório [ ] Consultório [

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS REFEIÇÃO CONVENIO [ ] CESTA DE ALIMENTOS [ ] 1.1. Nutricionista Entrevistado(a) CRN-7

CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS REFEIÇÃO CONVENIO [ ] CESTA DE ALIMENTOS [ ] 1.1. Nutricionista Entrevistado(a) CRN-7 CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS CONSELHO REGIONAL DE NUTRICIONISTAS - 7ª ª REGIÃO PA AC AM AP RO - RR ROTEIRO DE VISITA TÉCNICA ALIMENTAÇÃO COLETIVA REFEIÇÃO CONVENIO / CESTA DE ALIMENTOS REFEIÇÃO CONVENIO

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO ORDEM DE SERVIÇO OS -002/ SR-3/ ASSUNTO: REGULAMENTA AS AÇÕES DE EXTENSÃO VIGÊNCIA: 25/01/2013 VERSÃO: 05

IDENTIFICAÇÃO ORDEM DE SERVIÇO OS -002/ SR-3/ ASSUNTO: REGULAMENTA AS AÇÕES DE EXTENSÃO VIGÊNCIA: 25/01/2013 VERSÃO: 05 OS -002/ SR-3/ 2013 1 5 1 FINALIDADE A presente Ordem de Serviço tem como finalidade conceituar, organizar e disciplinar as ações que constituem a Extensão, na UERJ: Programa, Projetos, Cursos e Eventos.

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DO MARANHÃO/22ª REGIÃO

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DO MARANHÃO/22ª REGIÃO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DO MARANHÃO/22ª REGIÃO PLANO DE TRABALHO 2017 Conforme Norma I do Manual de Procedimentos Administrativos, Financeiros e Contábeis. Resolução 010/2007 São Luís 2016 1 1.

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO BOLSISTA DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO E TECNOLÓGICO EDITAL Nº 04/2019

EDITAL DE SELEÇÃO BOLSISTA DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO E TECNOLÓGICO EDITAL Nº 04/2019 EDITAL DE SELEÇÃO BOLSISTA DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO E TECNOLÓGICO EDITAL Nº 04/2019 O Presidente do Centro de Estudos, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Saúde Coletiva (CEPESC) e a Coordenação

Leia mais

FINALIDADE E COMPETÊNCIAS

FINALIDADE E COMPETÊNCIAS GESTÃO 2016-2018 MISSÃO Defender os interesses da sociedade em relação aos serviços prestados pelo Profissional de Educação Física e pelas pessoas jurídicas nas áreas de atividades físicas, desportivas

Leia mais

SETOR DE CADASTRO RELATÓRIO DE ATIVIDADES 1º TRIMESTRE/2010. Encarregada de Setor: Marta Regina Gomes. Inscrições de Nutricionistas e Técnicos 2.

SETOR DE CADASTRO RELATÓRIO DE ATIVIDADES 1º TRIMESTRE/2010. Encarregada de Setor: Marta Regina Gomes. Inscrições de Nutricionistas e Técnicos 2. SETOR DE CADASTRO RELATÓRIO DE ATIVIDADES 1º TRIMESTRE/2010 Encarregada de Setor: Marta Regina Gomes 1) DADOS REFERENTES À INSCRIÇÃO DE PROFISSIONAIS (PF) INSCRIÇÕES QUANT. Inscrições de Nutricionistas

Leia mais

Nutricionista Entrevistado(a) Estatutário [ ] Celetista [ ] Contratado [ ] Concursado Celetista [ ] Outro [ ] CRN-

Nutricionista Entrevistado(a) Estatutário [ ] Celetista [ ] Contratado [ ] Concursado Celetista [ ] Outro [ ] CRN- CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS CONSELHO REGIONAL DE NUTRICIONISTAS - ª REGIÃO UF ROTEIRO DE VISITA TÉCNICA NUTRIÇÃO CLÍNICA- BANCO DE L EITE HUMANO DATA DA VISITA Nº DA VISITA VISITA AGENDADA Sim [

Leia mais

nutrição CONTRIBUINDO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E O ACESSO À ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, ADEQUADA E SUSTENTÁVEL.

nutrição CONTRIBUINDO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E O ACESSO À ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, ADEQUADA E SUSTENTÁVEL. nutrição CONTRIBUINDO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E O ACESSO À ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, ADEQUADA E SUSTENTÁVEL. O que é nutrição A Nutrição é uma ciência da saúde que estuda os alimentos, seus nutrientes, bem

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA CADASTRAMENTO DE PROJETOS DE EXTENSÃO. (Documento de fluxo contínuo)

ORIENTAÇÕES PARA CADASTRAMENTO DE PROJETOS DE EXTENSÃO. (Documento de fluxo contínuo) SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO Campus MORRINHOS ORIENTAÇÕES PARA CADASTRAMENTO

Leia mais

RESOLUÇÃO CFN Nº 576, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2016

RESOLUÇÃO CFN Nº 576, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2016 1 RESOLUÇÃO CFN Nº 576, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2016 Dispõe sobre procedimentos para solicitação, análise, concessão e anotação de Responsabilidade Técnica do Nutricionista e dá outras providências. O Conselho

Leia mais

EDITAL DE CONTRATAÇÃO SIMPLIFICADO Nº 001/2013

EDITAL DE CONTRATAÇÃO SIMPLIFICADO Nº 001/2013 EDITAL DE CONTRATAÇÃO SIMPLIFICADO Nº 001/2013 O CONSELHO REGIONAL DE NUTRICIONISTA DA 5ª REGIÃO BAHIA/SERGIPE CRN/5, neste ato representado por sua Presidente, Dra. Valquíria da Conceição Agatte, CRN/5

Leia mais

Mapeamento de demandas e propostas

Mapeamento de demandas e propostas Mapeamento de demandas e propostas 1. Comunicação Institucional 1.1. Assessoria de Imprensa - cobertura jornalística de eventos e atividades institucionais; - em média três coberturas diárias de atividades

Leia mais

CAPÍTULO I CAPÍTULO II DOS OBJETIVOS. Seção I. Objetivo Geral

CAPÍTULO I CAPÍTULO II DOS OBJETIVOS. Seção I. Objetivo Geral EDITAL Nº 1, 19 DE DEZEMBRO DE 2017, I CONCURSO NACIONAL DE VÍDEOS DO SISTEMA CONSELHOS FEDERAL E REGIONAIS DE NUTRICIONISTAS (CFN/CRN) - TEMA COMIDA: RELAÇÕES DE AFETO, TRADIÇÕES E DIREITOS CAPÍTULO I

Leia mais

Plano de Lutas Em Defesa do Trabalho e da Formação e Contra a Precarização do Ensino Superior

Plano de Lutas Em Defesa do Trabalho e da Formação e Contra a Precarização do Ensino Superior Plano de Lutas Em Defesa do Trabalho e da Formação e Contra a Precarização do Ensino Superior Eixo de Ações Relativas à Política Nacional de Fiscalização Ações Atividades Responsabilidade Prazo Fiscalização

Leia mais

EDITAL CRN-7 Nº 01 / 2019 PRÊMIO ÁLVARA LOPES DE MELLO E SILVA 2018/2019 CAPÍTULO I - DA CRIAÇÃO DO PRÊMIO

EDITAL CRN-7 Nº 01 / 2019 PRÊMIO ÁLVARA LOPES DE MELLO E SILVA 2018/2019 CAPÍTULO I - DA CRIAÇÃO DO PRÊMIO Página 1 de 8 EDITAL CRN-7 Nº 01 / 2019 PRÊMIO ÁLVARA LOPES DE MELLO E SILVA 2018/2019 CAPÍTULO I - DA CRIAÇÃO DO PRÊMIO SEÇÃO I DA INSTITUIÇÃO Art. 1º - O PRÊMIO ÁLVARA LOPES DE MELLO E SILVA foi instituído

Leia mais

Portfólio de Relações Públicas da AGiCOM 1. Thamy Fernanda Pastorelli CAVASSANI 2 Thalita Cagega PENHA 3 João Evangelista TEIXEIRA 4

Portfólio de Relações Públicas da AGiCOM 1. Thamy Fernanda Pastorelli CAVASSANI 2 Thalita Cagega PENHA 3 João Evangelista TEIXEIRA 4 Portfólio de Relações Públicas da AGiCOM 1 Thamy Fernanda Pastorelli CAVASSANI 2 Thalita Cagega PENHA 3 João Evangelista TEIXEIRA 4 RESUMO A Agência Integrada de Comunicação da Universidade Metodista de

Leia mais

4 5 AÇÃO LOCAL PERÍODO Reuniões periódicas da Diretoria Executiva Durante todo o ano No mínimo, 2 reuniões do Conselho de Administração Durante todo o ano No mínimo, 2 reuniões do Conselho Fiscal Durante

Leia mais

Edital 01/2016 Seleção de estagiários para a Editora Universitária

Edital 01/2016 Seleção de estagiários para a Editora Universitária Edital 01/2016 Seleção de estagiários para a Editora Universitária A Editora Universitária torna pública a realização de processo de seleção de estagiários, destinado a graduandos dos cursos de Bacharelado

Leia mais

ATIVIDADES REALIZADAS PELA COFI EM VISITAS DE FISCALIZAÇÃO

ATIVIDADES REALIZADAS PELA COFI EM VISITAS DE FISCALIZAÇÃO ATIVIDADES REALIZADAS PELA COFI EM 2015 1 O Conselho Regional de Serviço Social da 14ª Região (CRESS/RN), por meio da Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI), tem realizado diversas atividades e visitas

Leia mais

MANUAL DO SETOR DE COMUNICAÇÃO

MANUAL DO SETOR DE COMUNICAÇÃO MANUAL DO SETOR DE COMUNICAÇÃO DETERMINA PADRÕES DE COMUNICAÇÃO INTERNA DO SIB Claudia Cunha Cristina Jorge Sabrina Vaz da Silva SiB COMUNICA MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA COMUNICAÇÃO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS

Leia mais

REGULAMENTO PRÊMIO ÁLVARA LOPES DE MELLO E SILVA 2017/2018 CAPÍTULO I - DA CRIAÇÃO DO PRÊMIO

REGULAMENTO PRÊMIO ÁLVARA LOPES DE MELLO E SILVA 2017/2018 CAPÍTULO I - DA CRIAÇÃO DO PRÊMIO Página 1 de 8 REGULAMENTO PRÊMIO ÁLVARA LOPES DE MELLO E SILVA 2017/2018 CAPÍTULO I - DA CRIAÇÃO DO PRÊMIO SEÇÃO I DA INSTITUIÇÃO Art. 1º - O PRÊMIO ÁLVARA LOPES DE MELLO E SILVA foi instituído pela Comissão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE NUTRIÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE NUTRIÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE NUTRIÇÃO CENTRO COLABORADOR EM ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DO ESCOLAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS TERMO DE REFERÊNCIA N o 03/2019 - SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA

Leia mais

PORTARIA D.IBB Nº 76/2007, de 06 de agosto de 2007

PORTARIA D.IBB Nº 76/2007, de 06 de agosto de 2007 D.IBB/MLMVL/rmjl PORTARIA D.IBB Nº 76/2007, de 06 de agosto de 2007 Dispõe sobre o Regulamento do Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Nutrição. A Diretora do Instituto de Biociências do Câmpus de

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo CAMPUS SÃO PAULO Núcleo de Apoio ao Estudante - NAE

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo CAMPUS SÃO PAULO Núcleo de Apoio ao Estudante - NAE PROCESSO SELETIVO - PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO À GESTÃO NA PRAE (BIG PRAE) 2018 O presente documento torna pública a finalidade e as etapas do processo seletivo de estudantes de graduação da para a

Leia mais

Visitas Técnicas do CRN-3 em Escolas Privadas

Visitas Técnicas do CRN-3 em Escolas Privadas Visitas Técnicas do CRN-3 em Escolas Privadas O que encontramos? Projeto Fiscalização / 2017 Introdução Política Nacional de Fiscalização (Resolução CFN nº 527/2013 ANEXO I) Viabilizar a fiscalização do

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO BOLSISTA DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO E TECNOLÓGICO SELEÇÃO Nº 01/2018

EDITAL DE SELEÇÃO BOLSISTA DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO E TECNOLÓGICO SELEÇÃO Nº 01/2018 EDITAL DE SELEÇÃO BOLSISTA DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO E TECNOLÓGICO SELEÇÃO Nº 01/2018 O Presidente do Centro de Estudos, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Saúde Coletiva (CEPESC) e a Coordenação

Leia mais

UNIVERSIDADE DANTA CECÍLIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA NÚCLEO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NAI É preciso avaliar para mudar

UNIVERSIDADE DANTA CECÍLIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA NÚCLEO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NAI É preciso avaliar para mudar UNIVERSIDADE DANTA CECÍLIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA NÚCLEO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NAI É preciso avaliar para mudar RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA CPA/NAI ANO - 2017 ATIVIDADES

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 047, DE 24 DE MARÇO DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº. 047, DE 24 DE MARÇO DE 2016. RESOLUÇÃO Nº. 047, DE 24 DE MARÇO DE 2016. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº 24/2016

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS CONSELHO REGIONAL DE NUTRICIONISTAS - ª REGIÃO. Nutricionista Entrevistado(a) Nome CRN- RT / QT

CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS CONSELHO REGIONAL DE NUTRICIONISTAS - ª REGIÃO. Nutricionista Entrevistado(a) Nome CRN- RT / QT CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS CONSELHO REGIONAL DE NUTRICIONISTAS - ª REGIÃO UF ROTEIRO DE VISITA TÉCNICA DATA DA VISITA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS/ DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS Nº DA VISITA VISITA AGENDADA

Leia mais

PORTARIA CRCMG Nº 75, DE 17 DE JULHO DE 2014.

PORTARIA CRCMG Nº 75, DE 17 DE JULHO DE 2014. PORTARIA CRCMG Nº 75, DE 17 DE JULHO DE 2014. Institui o Regulamento de Divulgação de Informações nos Meios de Comunicação do CRCMG. O PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DE MINAS GERAIS,

Leia mais

EDITAL Nº 06, DE 30 DE MAIO DE 2017 SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA ATUAR NO NÚCLEO DE PRÁTICAS EM GESTÃO

EDITAL Nº 06, DE 30 DE MAIO DE 2017 SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA ATUAR NO NÚCLEO DE PRÁTICAS EM GESTÃO EDITAL Nº 06, DE 30 DE MAIO DE 2017 SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA ATUAR NO A Coordenação do Curso de Administração da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (FADIP), por meio do Núcleo de Práticas em Gestão,

Leia mais

PRESTAÇÃO DE CONTAS DO EXERCÍCIO 2015

PRESTAÇÃO DE CONTAS DO EXERCÍCIO 2015 CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO PARANÁ PRESTAÇÃO DE CONTAS DO EXERCÍCIO 2015 DEMONSTRATIVO DA RECEITA DE 2015 DISCRIMINAÇÃO PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA ARRECADAÇÃO % ANUIDADES (PF + PJ) 15.728.000,00 16.411.092,40

Leia mais

PEREIRA E SILVA PARECER JURÍDICO Nº 32/2016. Belém/PA, 08 de julho de 2016.

PEREIRA E SILVA PARECER JURÍDICO Nº 32/2016. Belém/PA, 08 de julho de 2016. 1 PARECER JURÍDICO Nº 32/2016 Belém/PA, 08 de julho de 2016. Interessado: Conselho Regional de Nutricionistas da 7 a Região - CRN7 Advogada: Flávia de Aguiar Corrêa. Assunto: análise de Edital de Processo

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PORTARIA:

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PORTARIA: PORTARIA: A SECRETÁRIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso das suas atribuições, em especial as dispostas no artigo 90, incisos I e II da Constituição do Estado e considerando: - o dever constitucional e legal

Leia mais

REGULAMENTO DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE GUARANTÂ DO NORTE

REGULAMENTO DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE GUARANTÂ DO NORTE REGULAMENTO DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE GUARANTÂ DO NORTE 2013 SUMÁRIO CAPÍTULO I - DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO... 3 CAPÍTULO II DO CARGO DE ASSESSOR E SUAS ATRIBUIÇÕES...

Leia mais

I CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA NUTRICIONISTAS NA ÁREA DE ALIMENTAÇÃO COLETIVA - UAN

I CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA NUTRICIONISTAS NA ÁREA DE ALIMENTAÇÃO COLETIVA - UAN PROJETO INTEGRADO CRN-3, SINESP E APAN I CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA NUTRICIONISTAS NA ÁREA DE ALIMENTAÇÃO COLETIVA - UAN R E G U L A M E N T O CAPÍTULO I - CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROJETO E A INSTITUIÇÃO

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DO CORE-PE PARA 2017

PLANO DE AÇÃO DO CORE-PE PARA 2017 PLANO DE AÇÃO DO CORE-PE PARA 2017 INTRODUÇÃO O objetivo da Diretoria-Executiva do CORE-PE, ao estabelecer o seu Plano de Ação para 2017, consiste em sistematizar as ações relacionadas às atividades institucionais

Leia mais

INTEGRAÇÃO ACADÊMICA JULIANA MOURA ZAMPIERE MARIA RITA ZAIA BARBOSA DA SILVA PAULA DO VALLE GABALDI

INTEGRAÇÃO ACADÊMICA JULIANA MOURA ZAMPIERE MARIA RITA ZAIA BARBOSA DA SILVA PAULA DO VALLE GABALDI INTEGRAÇÃO ACADÊMICA JULIANA MOURA ZAMPIERE MARIA RITA ZAIA BARBOSA DA SILVA PAULA DO VALLE GABALDI BLOG DA PSICOLOGIA O Blog da Psicologia é uma plataforma virtual, voltada aos acadêmicos do curso de

Leia mais

DELIBERAÇÃO N.º 22, DE 18 DE JULHO DE 2016

DELIBERAÇÃO N.º 22, DE 18 DE JULHO DE 2016 DELIBERAÇÃO N.º 22, DE 18 DE JULHO DE 2016 Ementa: Dispõe sobre o Regimento Interno das Comissões Assessoras e Grupos de Trabalhos do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio Grande do Norte, e dá

Leia mais

Manual de FISCALIZAÇÃO

Manual de FISCALIZAÇÃO Manual de FISCALIZAÇÃO Sistema CFN/CRN 1 CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS GESTÃO 2015-2018 DIRETORIA Élido Bonomo (CRN-9/0230) Albaneide Maria Lima Peixinho (CRN-1/0205) Nina da Costa Corrêa (CRN-3/0055)

Leia mais

PROJETO DE PATROCÍNIO EVENTOS 2016/2017

PROJETO DE PATROCÍNIO EVENTOS 2016/2017 PROJETO DE PATROCÍNIO EVENTOS 2016/2017 2 3 Apresentação Este projeto se destina à captação de patrocínio que objetiva aquisição de recursos para a realização de eventos do CRCPE* no segundo semestre de

Leia mais

Nutrição: multiplicando experiências e definindo caminhos sustentáveis, nos locais de trabalho.

Nutrição: multiplicando experiências e definindo caminhos sustentáveis, nos locais de trabalho. EDITAL Nº 1, DE AGOSTO DE 2016, 1º CONCURSO NACIONAL DE EXPERIÊNCIAS EXITOSAS em Conhecimentos e Estratégias em Alimentação e Nutrição: multiplicando experiências e definindo caminhos sustentáveis, nos

Leia mais

FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA - FAMETRO PROCESSO SELETIVO PARA VOLUNTÁRIOS DO PROJETO DE EXTENSÃO NUTRIEDUCA

FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA - FAMETRO PROCESSO SELETIVO PARA VOLUNTÁRIOS DO PROJETO DE EXTENSÃO NUTRIEDUCA FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA - FAMETRO PROCESSO SELETIVO PARA VOLUNTÁRIOS DO PROJETO DE EXTENSÃO NUTRIEDUCA EDITAL NUTRIEDUCA Nº 04/2018 A coordenação do Curso de Nutrição da Faculdade Metropolitana

Leia mais

Regulamento de atividades complementares

Regulamento de atividades complementares Regulamento de atividades complementares Licenciatura em Pedagogia Fixa as normas que regulamentam as Atividades Complementares no âmbito do curso de Licenciatura em Pedagogia da FAPPES Faculdade Paulista

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES SEÇÃO I DOS OBJETIVOS

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES SEÇÃO I DOS OBJETIVOS A Diretoria Geral no uso de suas atribuições legais TORNA PÚBLICO o Regulamento das Atividades Complementares da Faculdade Ortodoxa, aprovado pelo Órgão Competente, como se segue: REGULAMENTO DAS ATIVIDADES

Leia mais

Instituto de Ciências da Vida Departamento de Nutrição Coordenação do Curso de Graduação em Nutrição

Instituto de Ciências da Vida Departamento de Nutrição Coordenação do Curso de Graduação em Nutrição RELATÓRIO DE RESULTADOS DA AUTOAVALIAÇÃO DO CURSO DE NUTRIÇÃO 2017/1 Este relatório objetiva publicizar os resultados da autoavaliação do Curso de Nutrição, realizada pelos discentes do curso em 2017/1

Leia mais

DAS CONSIDERAÇÕES GERAIS

DAS CONSIDERAÇÕES GERAIS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAIS COMISSÃO DE GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS RESOLUÇÃO COMGRAD/CON Nº 02/2016 A COMISSÃO

Leia mais

Edital 01/2017 PRE/ AEE-DI

Edital 01/2017 PRE/ AEE-DI MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS SECADI /MEC PROJETO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - DI Edital 01/2017 PRE/ AEE-DI 1 - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES: A Pró-Reitoria de Ensino,

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC AMAZONAS PROGRAMA DE MONITORIA. EDITAL DE MONITORIA Semestre

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC AMAZONAS PROGRAMA DE MONITORIA. EDITAL DE MONITORIA Semestre FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC AMAZONAS PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL DE MONITORIA Semestre 2018.2 A Direção da Faculdade de Tecnologia Senac Amazonas abre inscrições o programa de monitoria para o curso

Leia mais

DIÁRIO OFICIAL MUNICÍPIO DE PAULO DE FARIA EXPEDIENTE ACERVO ENTIDADES SUMÁRIO

DIÁRIO OFICIAL MUNICÍPIO DE PAULO DE FARIA EXPEDIENTE ACERVO ENTIDADES SUMÁRIO Segunda-feira, 21 de janeiro de 2019 Ano II Edição nº 123 Página 1 de 6 SUMÁRIO PODER EXECUTIVO DE PAULO DE FARIA 2 Atos Oficiais 2 Leis 2 Outros atos administrativos 2 Concursos Públicos / Processos Seletivos

Leia mais

III FÓRUM DO MÉDICO JOVEM. Graduação em Medicina Consolidado do Fórum Nacional de Ensino Médico

III FÓRUM DO MÉDICO JOVEM. Graduação em Medicina Consolidado do Fórum Nacional de Ensino Médico CFM/ABEM III FÓRUM DO MÉDICO JOVEM Graduação em Medicina Consolidado do Fórum Nacional de Ensino Médico Florianópolis SC, 14 e 15 de outubro de 2015 Ampliação do acesso à saúde SUS -Rede de saúde precária

Leia mais

NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS FACULDADES KENNEDY MANUAL DO ALUNO

NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS FACULDADES KENNEDY MANUAL DO ALUNO NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS FACULDADES KENNEDY MANUAL DO ALUNO 2º semestre 2018 Sumário APRESENTAÇÃO... 3 I - DO FUNCIONAMENTO DO NPJ... 5 II - PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS ATIVIDADES DO NPJ... 5 III -

Leia mais

INSTITUIÇÃO DE ENSINO

INSTITUIÇÃO DE ENSINO IV INSTITUIÇÃO DE ENSINO 4.1 Termo de Adesão 4.2 Formulário de Identificação 4. Uso de imagem organizacional 4.4 Uso de imagem pessoal 4.5 Diretrizes para o envio de evidências 4.6 Questionário ANEXO 4.1

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE NUTRICIONISTAS - 6ª REGIÃO PE - AL - PB - RN - PI - MA - CE REGULAMENTO PRÊMIO EMÍLIA AURELIANO DE ALENCAR MONTEIRO 2017

CONSELHO REGIONAL DE NUTRICIONISTAS - 6ª REGIÃO PE - AL - PB - RN - PI - MA - CE REGULAMENTO PRÊMIO EMÍLIA AURELIANO DE ALENCAR MONTEIRO 2017 REGULAMENTO PRÊMIO EMÍLIA AURELIANO DE ALENCAR MONTEIRO 2017 CAPÍTULO I - DA CRIAÇÃO DO PRÊMIO SEÇÃO I DA INSTITUIÇÃO Artigo 1 º O PRÊMIO EMÍLIA AURELIANO DE ALENCAR MONTEIRO foi instituído pelo Plenário

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO N 32/ PROGRAD/UFC

EDITAL DE CONVOCAÇÃO N 32/ PROGRAD/UFC PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PRPPG PROGRAMA REUNI DE ORIENTAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO ARTICULADA À GRADUAÇÃO - PROPAG EDITAL DE CONVOCAÇÃO N

Leia mais

Art. 1º Estabelecer cooperação técnica, científica e política com a Associação Brasileira de Enfermagem -ABEn Seção Paraná para a promoção de ações

Art. 1º Estabelecer cooperação técnica, científica e política com a Associação Brasileira de Enfermagem -ABEn Seção Paraná para a promoção de ações DECISÃO COREN/PR Nº 32, DE 07 DE ABRIL DE 2015. Dispõe sobre a celebração de Termo de Cooperação Mútua entre Coren/PR e ABEn-PR. O Conselho Regional de Enfermagem do Paraná Coren/PR, no uso das atribuições

Leia mais

SANTA CATARINA. 1. Preâmbulo

SANTA CATARINA. 1. Preâmbulo UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO COLABORADOR EM ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DO ESCOLAR DE SANTA CATARINA PROCESSO SELETIVO PARA COMPOSIÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA O CENTRO COLABORADOR EM ALIMENTAÇÃO

Leia mais

proposta de serviços

proposta de serviços proposta de serviços comunicação marketing político mídia digital www.empirecomunicacao.com.br Apresentação A EMPIRE COMUNICAÇÃO nasceu da junção de parceiros, atuando no mercado de forma socialmente responsável,

Leia mais

INSTITUIÇÃO DE ENSINO

INSTITUIÇÃO DE ENSINO IV INSTITUIÇÃO DE ENSINO 4.1 Termo de Adesão 4.2 Formulário de Identificação 4.3 Uso de imagem organizacional 4.4 Uso de imagem pessoal 4.5 Diretrizes para o envio de evidências 4.6 Questionário ANEXO

Leia mais

Normas de Estágio Curricular Não Obrigatório Remunerado. Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes - ICHLA. - Curso de Psicologia -

Normas de Estágio Curricular Não Obrigatório Remunerado. Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes - ICHLA. - Curso de Psicologia - Normas de Estágio Curricular Não Obrigatório Remunerado Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes - ICHLA - Curso de Psicologia - Descrição do Curso: O Curso de Psicologia oferece formação no perfil

Leia mais

Nossos associados. A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica Medicina Laboratorial é uma sociedade de especialidade médica fundada em 1944.

Nossos associados. A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica Medicina Laboratorial é uma sociedade de especialidade médica fundada em 1944. midiakit - 2018 Nossos associados A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica Medicina Laboratorial é uma sociedade de especialidade médica fundada em 1944. Patologia Clínica Medicina Laboratorial é a

Leia mais

CHAPA 1 - VALORIZAÇÃO Candidatos

CHAPA 1 - VALORIZAÇÃO Candidatos CHAPA 1 - VALORIZAÇÃO Candidatos Sílvia Cozzolino ano de 1970 em UAN (COSEAS-USP), e posteriormente optou pela academia, tendo concluído mestrado (1976) e doutorado (1982) em Ciências dos Alimentos, ambos

Leia mais

ANEXO III ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

ANEXO III ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS ANEXO III ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS CARGO ATRIBUIÇÕES COORDENADOR DO CENTRO POP Coordenar as rotinas administrativas, os processos de trabalho e os recursos humanos da Unidade; Participar da elaboração, do

Leia mais

Relação Lattes/ Avaliação Cultura e Extensão Pesquisa em processo*

Relação Lattes/ Avaliação Cultura e Extensão Pesquisa em processo* Relação Lattes/ Avaliação Pesquisa em processo* Comissão de Universitária FAU/USP * Dúvidas ou sugestões nos envie um e-mail Detalhamento. (Atividades externas à USP e da especialidade em docência e pesquisa

Leia mais

Avaliação Institucional Coodernadores

Avaliação Institucional Coodernadores 01) Conhecimento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) Muito 02) Cumprimento do Regimento (normas institucionais que asseguram a boa execução das atividades fins da IES, ou seja, qualidade de

Leia mais

ANEXO I PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARFOR

ANEXO I PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARFOR ANEXO I PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARFOR Orientações gerais às Instituições Formadoras de Educação Superior para o desenvolvimento dos CURSOS ESPECIAIS PRESENCIAIS I

Leia mais

GRUPO DE TRABALHO EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Kharen Teixeira (coord.) Uberlândia, 29/04/15

GRUPO DE TRABALHO EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Kharen Teixeira (coord.) Uberlândia, 29/04/15 GRUPO DE TRABALHO EDUCAÇÃO AMBIENTAL Kharen Teixeira (coord.) Uberlândia, 29/04/15 Portaria CTPI 23/2013 Atribuições: I Propor diretrizes e ações de Educação Ambiental relacionadas aos recursos hídricos

Leia mais

Subprocuradoria-Geral de Justiça de Relações Externas

Subprocuradoria-Geral de Justiça de Relações Externas Subprocuradoria-Geral de Justiça de Relações Externas Relatório de Atividades Biênio / Sumário SECRETARIA... 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA... 14 SECRETARIA Recebimento, análise e encaminhamento de documentos

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURSOS TECNOLÓGICOS 1 SUMÁRIO 3 DIRETRIZES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO 3 DISPENSA DE ESTÁGIO 4 ATRIBUIÇÕES DO RESPONSÁVEL PELA ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO 4 PERFIL DE CONCLUSÃO DE CURSO

Leia mais

DEPARTAMENTO LEGISLATIVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE fortaleza, em iç" de ckr~uj. de 2011.

DEPARTAMENTO LEGISLATIVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE fortaleza, em iç de ckr~uj. de 2011. INDICAÇÃO No02 5/_1_2_~ 11~ "Dispõe sobre a criação do Cargo de Coordenador de Creches no Município de Fortaleza e dá outras providências." o Vereador abaixo signatário, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE ORIENTADORES DE TCC Edital n.º 01/2017

EDITAL DE SELEÇÃO DE ORIENTADORES DE TCC Edital n.º 01/2017 1.SOBRE A PESQUISA Faculdade de Ensino Superior do Piauí FAESPI EDITAL DE SELEÇÃO DE ORIENTADORES DE TCC Edital n.º 01/2017 O acelerado crescimento do conhecimento nos últimos anos tornou impraticável

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES. SEÇÃO I Dos Objetivos

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES. SEÇÃO I Dos Objetivos REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Fixa normas para o funcionamento das atividades Complementares no âmbito da Faculdade de Tecnologia Assessoritec- Joinville- SC. SEÇÃO I Dos Objetivos Art. 1º

Leia mais

MAR 2018 INFORME QUANTITATIVO

MAR 2018 INFORME QUANTITATIVO INFORME QUANTITATIVO MAR 2018 O CRCRS possui entre suas principais atribuições, efetuar o registro, fiscalizar o exercício da profissão contábil e prover a educação continuada como forma de qualificação

Leia mais

Nossos associados. podem se associar laboratórios clínicos e empresas fabricantes e distribuidoras de Medicina Laboratorial é uma sociedade de

Nossos associados. podem se associar laboratórios clínicos e empresas fabricantes e distribuidoras de Medicina Laboratorial é uma sociedade de midiakit - 2019 Nossos associados são médicos patologistas clínicos e de outras especialidades, farmacêuticos-bioquímicos, biomédicos, biólogos, técnicos e outros profissionais de laboratórios clínicos,

Leia mais

NORMATIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

NORMATIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA NORMATIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CÂMPUS ERECHIM

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 27/2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 27/2016 RESOLUÇÃO Nº 27/2016 ESTABELECE E NORMATIZA A ATIVIDADE DOS DOCENTES DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO EBTT NO ÂMBITO DA UFES. O DA, no uso de suas atribuições legais e

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO Normatiza a realização das atividades complementares de graduação (ACG) pelos discentes dos s de graduação da. A Pró-Reitora Adjunta de Graduação

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA Junho - 2014 SUMÁRIO 1 DIRETRIZES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2 DISPENSA DE ESTÁGIO 3 ATRIBUIÇÕES DO RESPONSÁVEL PELA ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO 4 PERFIL

Leia mais

PROJETO DE LEI MUNICIPAL N 053/2017

PROJETO DE LEI MUNICIPAL N 053/2017 PROJETO DE LEI MUNICIPAL N 053/2017 DISPÕE SOBRE A INSTITUIÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO PÚBLICO DE PLANALTO-RS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. ANTONIO CARLOS DAMIN, Prefeito Municipal

Leia mais

Programa EaD em REDE

Programa EaD em REDE Programa EaD em REDE Regulamento Interno Regulamenta o Programa EaD em Rede da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais - ABRUEM. CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS Art.

Leia mais

Plano de Comunicação e Marketing

Plano de Comunicação e Marketing Plano de Comunicação e Marketing A boa comunicação é fundamental para o sucesso de uma organização Introdução A comunicação é o primeiro passo para a construção de uma relação interpessoal e, por consequência,

Leia mais

R E S O L V E: Considerando a necessidade de regulamentar o Estágio Supervisionado Obrigatório, com base na Lei de 26/09/2008.

R E S O L V E: Considerando a necessidade de regulamentar o Estágio Supervisionado Obrigatório, com base na Lei de 26/09/2008. RESOLUÇÃO Nº 678/2008. EMENTA: Estabelece normas para organização e regulamentação do Estágio Supervisionado Obrigatório para os estudantes dos Cursos de Graduação da UFRPE e dá outras providências. O

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO RIO GRANDE DO SUL - CREA-RS

CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO RIO GRANDE DO SUL - CREA-RS APÊNDICE 1 TIPO DE PROCESSO: SOLICITAÇÃO DE EVENTO Versão Janeiro/2017 DESCRIÇÃO DO TIPO DE PROCESSO NOME DO TIPO DE PROCESSO: SOLICITAÇÃO DE EVENTO Modalidades: Protocolares Técnicos Capacitação Feiras

Leia mais