Um Método para o Desenvolvimento de Software Baseado em Componentes e Aspectos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Um Método para o Desenvolvimento de Software Baseado em Componentes e Aspectos"

Transcrição

1 Roteiro Um Método para o Desenvolvimento de Software Baseado em Componentes e Aspectos Marcelo Medeiros Eler Universidade de São Paulo Av. do Trabalhador São-Carlense, 400 São Carlos, SP mareler@icmc.usp.br

2 Roteiro Roteiro 1 Introdução 2 Programação Orientada a Aspectos 3 Desenvolvimento de Software Baseado em Componentes 4 Desenvolvimento de Software Baseado em Componentes e Aspectos 5 Um método de Desenvolvimento Baseado em Componentes e Aspectos

3 Introdução Separação de Interesses Tirania da decomposição dominante Interesses transversais: espalhamento e entrelaçamento de código. Exemplos: logging, trace, persistência, distribuição, etc. Dificuldade de projetar, desenvolver, manter e evoluir os sistemas Surgimento da programação orientada a aspectos

4 Programação Orientada a Aspectos - POA Novo paradigma de programação. Promove a separação de interesses. Localiza os interesses do sistema em módulos chamados de aspectos. entendimento e esforço na manutenção.

5 Programação Orientada a Aspectos Figura: Exemplo de espalhamento e entrelaçamento de código - trace

6 Programação Orientada a Aspectos Figura: Trace com a POA

7 Programação Orientada a Aspectos Figura: Logging no Tomcat

8 Conceitos Básicos Pontos de junção Conjuntos de Ponto de Junção Adendos (before, after, around) Weaver

9 Programação Orientada a Aspectos

10 Programação Orientada a Aspectos

11 Pesquisas Linguagens (AspectJ, Cool, AspectS, HyperJ, FuseJ, JAsCo) Requisitos Projeto/Modelagem (Antonielly) Teste (Otávio Lemos, Reginaldo, Fabiano) Manutenção Frameworks OA (Valter Camargo) Componentes (Marcelo Eler)

12 Desenvolvimento de Software Baseado em Componentes Construir sistemas a partir de componentes existentes. Programação voltada para a composição de sistemas de software. Foco na identificação, qualificação, adaptação, integração e atualização de componentes de software reusáveis. Pressupõe que há muitos pontos em comuns em aplicações.

13 Objetivos Construir componentes independentes de contexto, reusáveis em vários domínios e com foco na gestão de mudanças. Diminuir o tempo de desenvolvimento das aplicações. Reduzir o potencial dos custos de desenvolvimento e manutenção. Permitir aos desenvolvedores maior competitividade no mercado.

14 Conceito de Componentes O conceito de componente não é um consenso na comunidade científica, pois cada pesquisador define de acordo com seu contexto de trabalho. Szyperski et al. (2002): uma unidade de composição claramente identificável, com interfaces contratualmente especificadas e com dependências de contexto expĺıcitas; uma unidade de instalação independente que está sujeita a composição com outros componentes; e uma unidade que não possui estado observável externamente.

15 Conceito de Componentes Elemento de Construção e Composição. Formados por classes e construções logicamente relacionadas. Implementam um certo interesse do sistema. Ocultam os detalhes de implementação. Serviços acessados pelas interfaces.

16 Objetivos Principais Reúso: deseja-se construir um componente para uma aplicação e reusá-lo em várias outras. Gerência de Mudanças: idealmente, para manter ou evoluir um sistema baseado em componentes, basta adicionar ou substitiuir os componentes.

17 Benefícios Tempo de desenvolvimento reduzido Confiabilidade Divisão de trabalho Adaptabilidade Heterogeneidade

18 Problemas Tirania da decomposição dominante. Espalhamento (inter-componente) e entrelaçamento (intra-componente) de código. Interfaces não são adequadas para expressar interesses transversais. Reúso, manutenção e adaptabilidade prejudicados.

19 Métodos de Desenvolvimento UML Components (Cheesman e Daniels) Catalysis (DSouza e Wills) Kobra (Atkinson) etc...

20 UML Components Baseado no Catalysis, RUP, UML, etc. Tem o objetivo de produzir uma arquitetura de componentes e suas especificações, de acordo com os requisitos de negócio do sistema. Um método prático e simples de utilizar.

21 Processo Figura: Processo do método UML Components

22 Processo - Especificação Figura: Etapa de Especificação do UML Components

23 Identificação dos Componentes Documento de Requisitos Diagrama de Casos de Uso + Descrição Textual Modelo Conceitual Modelo de Tipos Modelo de Tipos Básicos Casos de Uso Interfaces de Sistema e Operações das Interfaces Modelo de Tipos Básicos Interfaces de Negócio

24 Identificação dos Componentes Figura: Componentes Identificados

25 Interação dos Componentes Diagramas de Interação Assinatura das Operações das Interfaces Refinamento das responsabilidades das interfaces Quebra de dependência entre componentes Generalizar operações

26 Interação dos Componentes Figura: Detalhamento das Operações das Interfaces

27 Especificação dos Componentes Especificar os contratos de uso e os contratos de realização dos componentes e interfaces. Especificação detalhada das interfaces de negócio e de sistema. Modelo de informação. Especificação da dependência de interfaces de objetos componentes e as interfaces oferecidas.

28 Especificação dos Componentes Figura: Especificação das Interfaces

29 Arquitetura Figura: Arquitetura de Componentes

30 Componentes e Aspectos Tirania da decomposição dominante. Espalhamento (inter-componente) e entrelaçamento (intra-componente) de código. Desenvolvimento de componentes: dificuldade de se antecipar todos os requisitos não funcionais a que um componente vai estar sujeito. Necessidade de integrar esses requisitos não funcionais no sistema de componentes. Componentes pouco coesos e reusáveis.

31 Ilustração Figura: Interesses Espalhados e Entrelaçados no sistema de componentes

32 Integração entre componentes e aspectos Uso do poder da POA para modularizar os interesses transversais Integração entre AOSD e CBSD Componentes mais coesos, adaptáveis, com maior grau de reusabilidade Aspectos reusáveis e independentes de contexto

33 Desafios da Integração Aspectos: Operam em baixo nível (código); interferem no fluxo de controle local; acessam a estrutura interna dos objetos. Desafios: Encapsulamento dos componentes; previsibilidade das composições; certificação dos componentes.

34 Ilustração Figura: Aspecto quebra o encapsulamento dos componentes

35 Ilustração Figura: Previsibilidade e Certificação prejudicados

36 Abordagens Baseadas em Linguagens: Variações em termos de Expressividade dos Aspectos, Inconsciência e Transparência dos Componentes. Exemplos: JasCo, FuseJ, Open Modules, Compost, etc. Método de Desenvolvimento: AOCE - Aspect Oriented Component Engineering (John Grundy) Não leva em consideração as propriedades dos componentes na presença dos aspectos.

37 Abordagens Figura: Abordagens e suas propriedades

38 JAsCo Linguagem orientada aspectos, projetada especialmente para o CBSD. Sintaxe próxima à do Java. Baseada no AspectJ (expressividade) e Aspectual Components (independência). Pontos de junção abstratos determinados quando combinados com os módulos base.

39 Construções Aspect Beans Declarações regulares como em Java Hooks (pontos de junção abstratos). Connectors Instalam os aspectos nos componentes base, definindo onde e quando executar um determinado comportamento.

40 Aspect Bean Figura: AspectBean

41 Connector Figura: Connector

42 Modelo de Componentes JAsCO Figura: Modelo de Componentes JAsCo

43 Ferramentas Transformation Tool Compile Connector Remove Connector Compile Aspect Introspect

44 Características Aspectos independentes de contexto e entidades de primeira ordem. Uma linguagem de conectores é usada para aplicar os aspectos aos componentes Gerenciamento de conflitos entre os aspectos, com estratégias de combinação expĺıcitas e reusáveis. Inserção e remoção de aspectos dinamicamente A qualidade dos serviços dos componentes permanecem garantidas. Desvantagem do modelo: alto overhead devido à flexibilidade e a dinamicidade das inserções e retiradas dos aspectos no sistema.

45 Proposta Não pretendemos criar um método do início. Idéia: adaptar um método de desenvolvimento baseado em componentes para incluir aspectos. Implementar aplicações-exemplo com a componentes e aspectos, tendo como base o método UML Components (Cheesman e Daniels (2000)) Utilização da linguagem JAsCo (Suvée et al.,2003

46 Objetivos Promover a melhor separação de interesses nos softwares desenvolvidos com componentes, facilitando a manutenção, evolução e reúso dos componentes e aspectos. Tornar a implementação com base nos elementos da análise e modelagem do método direta e objetiva (abstrações da linguagem).

47 Estágio Atual - Requisitos Documento de Requisitos de um Sistema de Reserva de Hotel Modelo Conceitual Diagrama de Casos de Uso. Descrição Textual dos casos de uso.

48 Estágio Atual - Casos de Uso Figura: Casos de Uso Funcionais

49 Estágio Atual - Casos de Uso Figura: Casos de Uso Nâo-Funcionais - LOG

50 Estágio Atual - Casos de Uso Figura: Casos de Uso Nâo-Funcionais - Controle de Acesso

51 Estágio Atual - Candidatos a Aspectos Funcionais: Verificar Disponibilidade Identificar Reserva Gerar dados para faturamento Calcular Desconto. Não-Funcionais: Autenticar Usuário Controlar Acesso Registrar operações (log) Persistir Dados Criptografar Dados.

52 Estágio Atual - Interfaces de Sistema Funcionais

53 Estágio Atual - Interfaces de Sistema Não Funcionais

54 Estágio Atual - Modelo de Tipos Figura: Modelo de Tipo de Negócios

55 Estágio Atual - Modelo de Tipos Básicos Figura: Modelo de Tipos Básicos

56 Um Método para o Desenvolvimento de Software Figura: Baseado Arquitetura em ComponentesInicial e Aspectos Estágio Atual - Interfaces de Sistema + Interfaces de Negócio

57 Estágio Atual - Modelo de Tipos Básicos NFR Figura: Modelo de Tipos Básicos NFR

58 Estágio Atual - Interfaces de Sistema NFR + Interfaces de Negócio NFR Figura: Arquitetura Inicial NFR

59 Estágio Atual - Interfaces de Sistema NFR + Interfaces de Negócio NFR Próximos Passos (curto prazo): Interação dos Componentes + Aspectos Especificação dos Componentes + Aspectos Definir notação para cada etapa Formalizar diretrizes

60 Perguntas Dúvidas???

Introdução à Engenharia de Software

Introdução à Engenharia de Software Introdução à Engenharia de Software Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br Imagem Clássica Objetivo da aula Depois desta aula você terá uma visão sobre o que é a engenharia

Leia mais

Reuso de Software Aula Maio 2012

Reuso de Software Aula Maio 2012 Reuso de Software Aula 19 Tópicos da Aula Engenharia de Software baseada em Componentes (CBSE) Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo reuso.software@gmail.com Componentes Modelos de Componentes

Leia mais

INF1013 MODELAGEM DE SOFTWARE

INF1013 MODELAGEM DE SOFTWARE INF1013 MODELAGEM DE SOFTWARE Departamento de Informática PUC-Rio Ivan Mathias Filho ivan@inf.puc-rio.br Programa Capítulo 1 O Paradigma Orientado a Objetos A Linguagem UML Descrição da Arquitetura 1 Programa

Leia mais

Desenvolvimento de Software Baseado em Componentes. Paulo C. Masiero

Desenvolvimento de Software Baseado em Componentes. Paulo C. Masiero Desenvolvimento de Software Baseado em Componentes Paulo C. Masiero 1 Introdução Frustração com as promessas da Orientação a objetos em relação ao reuso de classes. Frameworks são uma solução para um domínio

Leia mais

Desenvolvimento de Software Baseado em Componentes. Paulo C. Masiero

Desenvolvimento de Software Baseado em Componentes. Paulo C. Masiero Desenvolvimento de Software Baseado em Componentes Paulo C. Masiero 1 Introdução Frustração com as promessas da Orientação a objetos em relação ao reuso de classes. Frameworks são uma solução para um domínio

Leia mais

3 Uma Abordagem Orientada a Aspectos para o Desenvolvimento de Frameworks

3 Uma Abordagem Orientada a Aspectos para o Desenvolvimento de Frameworks 48 3 Uma Abordagem Orientada a Aspectos para o Desenvolvimento de Frameworks Este capítulo apresenta uma visão geral da contribuição principal deste trabalho: uma abordagem orientada a aspectos para o

Leia mais

Model Driven Development (MDD)

Model Driven Development (MDD) Model Driven Development (MDD) Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas Computacionais Profa. Adriana Pereira de Medeiros adrianamedeiros@puro.uff.br Sumário Introdução Desenvolvimento de Software

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Engenharia de Software Prof Pedro Vunge www.pedrovunge.com I Semestre de 2018 Capítulo 1 Introdução SUMÁRIO Engenharia de Software Definição; Objectivos

Leia mais

Teste de Programas Orientados a Aspectos: Uma Abordagem Estrutural para AspectJ

Teste de Programas Orientados a Aspectos: Uma Abordagem Estrutural para AspectJ Roteiro Teste de Programas Orientados a Aspectos: Uma Abordagem Estrutural para AspectJ Otávio Augusto Lazzarini Lemos Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Universidade de São Paulo Av. do

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Universidade São Judas Tadeu Prof. André Luiz Ribeiro Prof. Jorge Luis Pirolla Introdução à Computação Engenharia de Software Tópicos O que é Engenharia de Software? Engenharia de Software em camadas Processo

Leia mais

4 Desenvolvimento de Software Orientado a Aspectos

4 Desenvolvimento de Software Orientado a Aspectos 4 Desenvolvimento de Software Orientado a Aspectos Apesar de ser a tecnologia atualmente dominante no desenvolvimento de software, a orientação a objetos possui algumas limitações nas tarefas de projetar

Leia mais

Como Modelar com UML 2

Como Modelar com UML 2 Ricardo Pereira e Silva Como Modelar com UML 2 Visual Books Sumário Prefácio... 13 1 Introdução à Modelagem Orientada a Objetos... 17 1.1 Análise e Projeto Orientados a Objetos... 18 1.2 Requisitos para

Leia mais

Engenharia de Software. Projeto de Arquitetura

Engenharia de Software. Projeto de Arquitetura Engenharia de Software Projeto de Arquitetura O que já vimos? Introdução a Engenharia de Software Processos de Software Desenvolvimento Ágil de Software Engenharia de Requisitos Modelagem de sistemas (outra

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: ENGENHARIA DE SOFTWARE Aula N : 16 Tema:

Leia mais

Combinação e Aplicação de Técnicas para o Desenvolvimento de Software Orientado a Aspectos

Combinação e Aplicação de Técnicas para o Desenvolvimento de Software Orientado a Aspectos Combinação e Aplicação de Técnicas para o Desenvolvimento de Software Orientado a Aspectos Gabriel Costa Silva, Munif Gebara Junior, Daniela Eloise Flor Curso de Sistemas de Informação, Universidade Paranaense

Leia mais

Unidade II MODELAGEM DE PROCESSOS. Profa. Gislaine Stachissini

Unidade II MODELAGEM DE PROCESSOS. Profa. Gislaine Stachissini Unidade II MODELAGEM DE PROCESSOS Profa. Gislaine Stachissini Modelagem de sistemas A fase do desenvolvimento do sistema exige: esforço; dedicação; envolvimento; um único objetivo. Estilo de desenvolvimento

Leia mais

Ciência da Computação. Análise e Projeto Orientado a Objetos UML. Anderson Belgamo

Ciência da Computação. Análise e Projeto Orientado a Objetos UML. Anderson Belgamo Ciência da Computação Análise e Projeto Orientado a Objetos UML Anderson Belgamo 1 Evolução do Software O rápido crescimento da capacidade computacional das máquinas resultou na demanda por sistemas de

Leia mais

Visão Geral do RUP.

Visão Geral do RUP. Visão Geral do RUP hermano@cin.ufpe.br Objetivos Apresentar as características RUP Discutir os conceitos da metodologia: fases, fluxos de atividades (workflows), iterações, responsáveis, atividades e artefatos

Leia mais

DESENVOLVIMENTO BASEADO EM COMPONENTES

DESENVOLVIMENTO BASEADO EM COMPONENTES DESENVOLVIMENTO BASEADO EM COMPONENTES Projeto Detalhado de Software (PDS) Profa. Cynthia Pinheiro Definições de Componente de Software: Uma parte modular de um sistema, possível de ser implantada e substituível,

Leia mais

Agenda da Aula. Desenvolvimento de Software Orientado a Aspectos. Aspectos... Motivação. Um pouco de história. Programação Estruturada

Agenda da Aula. Desenvolvimento de Software Orientado a Aspectos. Aspectos... Motivação. Um pouco de história. Programação Estruturada Engenharia de Software Aula 23 Agenda da Aula Desenvolvimento de Software Orientado a Aspectos Introdução a desenvolvimento de software orientado a aspectos Interesses centrais e interesses transversais

Leia mais

Agenda da Aula. Arquitetura de Software e Padrões Arquiteturais. Elementos de um Padrão. Arquitetura de Software. Arquitetura de Software

Agenda da Aula. Arquitetura de Software e Padrões Arquiteturais. Elementos de um Padrão. Arquitetura de Software. Arquitetura de Software Reuso de Software Aula 04 Agenda da Aula Arquitetura de Software e Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo reuso.software@gmail.com 14 Março 2012 Arquitetura de Software Padrões arquiteturais

Leia mais

Requisitos de sistemas

Requisitos de sistemas Requisitos de sistemas Unidade III - Casos de Uso Identificação de casos de uso Conceitos de orientação a objetos Modelagem do diagrama de classes e casos de uso 1 Casos de uso CONCEITO Especifica o comportamento

Leia mais

Visão Geral do RUP (Rational Unified Process)

Visão Geral do RUP (Rational Unified Process) Visão Geral do RUP (Rational Unified Process) Objetivos deste módulo Apresentar as características do RUP Discutir os conceitos que existem no RUP: fases, fluxos de atividades (worklows), iterações, responsáveis,

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS E MODELO DE PROJETO

CONCEITOS BÁSICOS E MODELO DE PROJETO CONCEITOS BÁSICOS E MODELO DE PROJETO Projeto Detalhado de Software (PDS) Profa. Cynthia Pinheiro Na aula passada... Abstração Arquitetura Padrões de Projeto Separação por interesses (por afinidades) Modularidade

Leia mais

Seminário de aspectos: conceitos, características e exemplos

Seminário de aspectos: conceitos, características e exemplos Seminário de aspectos: conceitos, características e exemplos Daniel Bruno Conrado Thiago Gottardi Departamento de Computação Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) São Carlos SP Brasil dbconrado@gmail.com,

Leia mais

Análise e projeto de sistemas

Análise e projeto de sistemas Análise e projeto de sistemas Conteúdo: UML O processo de desenvolvimento de software Prof. Patrícia Lucas A linguagem de modelagem unificada (UML) A UML teve origem em uma tentativa de se unificar os

Leia mais

RUP RATIONAL UNIFIED PROCESS PRÁTICAS RECOMENDADAS. Prof. Fabiano Papaiz IFRN

RUP RATIONAL UNIFIED PROCESS PRÁTICAS RECOMENDADAS. Prof. Fabiano Papaiz IFRN RUP RATIONAL UNIFIED PROCESS PRÁTICAS RECOMENDADAS Prof. Fabiano Papaiz IFRN O RUP recomenda as seguintes práticas que devem ser utilizadas no desenvolvimento de um software: 1. Desenvolver de forma iterativa

Leia mais

PDS. Aula 1.6 Modelos de Processo. Prof. Dr. Bruno Moreno

PDS. Aula 1.6 Modelos de Processo. Prof. Dr. Bruno Moreno PDS Aula 1.6 Modelos de Processo Prof. Dr. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br Tipos de Modelos Modelo em Cascata; Prototipação; RAD; Modelo Incremental; Desenvolvimento Evolucionário; Desenvolvimento

Leia mais

Agenda do Curso. Reuso de Software. Agenda da Aula. Tipos de Reuso. Vantagens de Reuso. Reuso de Software. Eduardo Figueiredo

Agenda do Curso. Reuso de Software. Agenda da Aula. Tipos de Reuso. Vantagens de Reuso. Reuso de Software. Eduardo Figueiredo Engenharia de Software Aula 21 Agenda do Curso Reuso de Software Aula 23 Data 28/05 Assunto Desenv. Orientado a Aspectos 24 30/05 Laboratório 25 04/06 Apresentações do TP (1) Eduardo Figueiredo 26 06/06

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE. Aula 03 Processos de Software

ENGENHARIA DE SOFTWARE. Aula 03 Processos de Software ENGENHARIA DE SOFTWARE Aula 03 Processos de Software AGENDA Modelos de processo de software Atividades do processo Lidando com mudanças Rational Unified Process (RUP) 14/03/2017 IFPR QUEDAS DO IGUAÇU -

Leia mais

DIAGRAMAS DE CLASSE UML

DIAGRAMAS DE CLASSE UML DIAGRAMAS DE CLASSE UML Projeto Detalhado de Software (PDS) Profa. Cynthia Pinheiro Antes de mais nada... Calendário de Reposições Aula 1: 27/10/2017, 8h-10h, Sala 8 Aula 2: A verificar Aula 3: A verificar

Leia mais

15/04/2013. Pensar Orientado a Objetos. Projeto Orientado a Objetos. Características de Objetos. Classe de Objetos. Comunicação entre Objetos

15/04/2013. Pensar Orientado a Objetos. Projeto Orientado a Objetos. Características de Objetos. Classe de Objetos. Comunicação entre Objetos DCC / ICEx / UFMG Pensar Orientado a Objetos Projeto Orientado a Objetos Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo Onde quer que você olhe no mundo real, você vê objetos Pessoas, animais, plantas,

Leia mais

Introdução à Análise e Projeto de Sistemas

Introdução à Análise e Projeto de Sistemas Introdução à I. O Que vamos fazer na Disciplina? Saber uma linguagem de programação orientada a objeto (OO) não é suficiente para criar sistemas OO Tem que saber Análise e Projeto OO (APOO) Isto é, Análise

Leia mais

Visões Arquiteturais. Visões Arquiteturais

Visões Arquiteturais. Visões Arquiteturais Visões Arquiteturais Separar diferentes aspectos em visões separadas com o objetivo de gerenciar complexidade. Cada visão descreve diferentes conceitos da Engenharia. Visões permitem reduzir a quantidade

Leia mais

UML. Rodrigo Leite Durães.

UML. Rodrigo Leite Durães. UML Rodrigo Leite Durães. rodrigo_l_d@yahoo.com.br O que é Análise de Software? UML: É o estágio de um sistema que captura os requisitos e o domínio do problema, focalizando no que deve ser feito, não

Leia mais

UML 2.0 Método, Linguagem e Ferramenta. Prof. Cesar Augusto Tacla

UML 2.0 Método, Linguagem e Ferramenta. Prof. Cesar Augusto Tacla UML 2.0 Método, Linguagem e Ferramenta Prof. Cesar Augusto Tacla Conteúdo do Curso MÉTODO RUP FERRAMENTA Visual Paradigm Enterprise Architect LINGUAGEM UML UML: Unified Modeling Language Linguagem padrão

Leia mais

A modelagem é tida como a parte central de todas as atividades para a construção de um bom sistema, com ela podemos:

A modelagem é tida como a parte central de todas as atividades para a construção de um bom sistema, com ela podemos: Módulo 6 Análise Orientada a Objeto É interessante observar como a análise orientada a objeto utiliza conceitos que aprendemos há muito tempo: objetos, atributos, classes, membros, todos e partes. Só não

Leia mais

A Arquitetura de Software ArchM

A Arquitetura de Software ArchM 5 A Arquitetura de Software ArchM Como dito anteriormente, uma possível solução para o problema de separação de mobilidade em SMAs, investigada neste trabalho, envolve o DSOA. Nosso trabalho propõe: (1)

Leia mais

3 Trabalhos relacionados

3 Trabalhos relacionados 3 Trabalhos relacionados Adaptação e implantação dinâmicas são requisitos de aplicações em diversos domínios. Diversas abordagens são capazes de promover adaptação e implantação em tempo de execução. Alguns

Leia mais

Ferramenta MVCase Uma Ferramenta Integradora de Tecnologias para o Desenvolvimento de Componentes Distribuídos

Ferramenta MVCase Uma Ferramenta Integradora de Tecnologias para o Desenvolvimento de Componentes Distribuídos Ferramenta MVCase Uma Ferramenta Integradora de Tecnologias para o Desenvolvimento de Componentes Distribuídos Eduardo Santana de Almeida Daniel Lucrédio Calebe de Paula Bianchini Antonio Francisco do

Leia mais

Perguntas da Aula 2. Respostas da Pergunta 2. Respostas da Pergunta 1. Respostas da Pergunta 4. Respostas da Pergunta 3. Processos de Software

Perguntas da Aula 2. Respostas da Pergunta 2. Respostas da Pergunta 1. Respostas da Pergunta 4. Respostas da Pergunta 3. Processos de Software Engenharia de Software Aula 03 Perguntas da Aula 2 Processos de Software Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo dcc603@gmail.com 12 Março 2012 Inconsistente: perguntei laranjas, respondeu

Leia mais

Técnicas para Reutilização de Software Prof. Eduardo Figueiredo Estagiário: Johnatan Oliveira

Técnicas para Reutilização de Software Prof. Eduardo Figueiredo Estagiário: Johnatan Oliveira Técnicas para Reutilização de Software Prof. Eduardo Figueiredo Estagiário: Johnatan Oliveira Panorama de Reutilização Frameworks Padrões de projeto Aplicações configuráveis Padrões de arquitetura Linha

Leia mais

REUSO E REUSABILIDADE

REUSO E REUSABILIDADE REUSO E REUSABILIDADE Manutenção de Software Profa. Cynthia Pinheiro Antes de mais nada... 2ª Lista de Exercícios Já está disponível no site a 2ª Lista de Exercícios Entrega: dia 03/10, no horário da aula.

Leia mais

6.CONCLUSÕES CONCLUSÕES

6.CONCLUSÕES CONCLUSÕES 6.CONCLUSÕES 193 6 CONCLUSÕES Este trabalho apresentou uma proposta para modelagem e análise de Sistemas de Controle envolvidos na geração de energia elétrica hidráulica, tendo como base dois desenvolvimentos:

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE

ENGENHARIA DE SOFTWARE EMENTA ENGENHARIA DE SOFTWARE DISCIPLINA: Estrutura e Fluxo de Informação EMENTA: A disciplina Estrutura e Fluxo de Informação se propõe a capacitar o aluno sobre os fundamentos da Gestão da Informação

Leia mais

6 Conclusão. 6.1 Trabalhos relacionados

6 Conclusão. 6.1 Trabalhos relacionados Conclusão 112 6 Conclusão 6.1 Trabalhos relacionados A primeira versão do método SHDM apresentada por Lima (2003) empregava um modelo orientado a objetos como a base estrutural do modelo conceitual de

Leia mais

Desenvolvimento de Software Orientado a Aspectos João Roberto Silva de Almeida

Desenvolvimento de Software Orientado a Aspectos João Roberto Silva de Almeida Desenvolvimento de Software Orientado a Aspectos João Roberto Silva de Almeida Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas Departamento de Ciência da Computação Bacharelado em Ciência

Leia mais

Aula 10 Especificação de Requisitos

Aula 10 Especificação de Requisitos Aula 10 Especificação de Requisitos Alessandro Garcia LES/DI/PUC-Rio Setembro 2016 Especificação Objetivos dessa aula Apresentar a importância e o que são especificações de requisitos, bem como conceitos

Leia mais

Introdução à Qualidade de Software

Introdução à Qualidade de Software Universidade Católica de Pelotas Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina de Qualidade de Software Introdução à Qualidade de Software Prof. Luthiano Venecian venecian@ucpel.tche.br

Leia mais

INF1404 MODELAGEM DE SISTEMAS

INF1404 MODELAGEM DE SISTEMAS INF1404 MODELAGEM DE SISTEMAS Bacharelado em Sistemas de Informação Ivan Mathias Filho ivan@inf.puc-rio.br Programa Capítulo 1 Princípios de Modelagem O Paradigma Funcional O Paradigma Orientado a Objetos

Leia mais

Apresentação do Capítulo 4 MDA (Model-Driven Archtecture) ALUNO: DOMENICO SCHETTINI FILHO NÚMERO USP:

Apresentação do Capítulo 4 MDA (Model-Driven Archtecture) ALUNO: DOMENICO SCHETTINI FILHO NÚMERO USP: Apresentação do Capítulo 4 MDA (Model-Driven Archtecture) ALUNO: DOMENICO SCHETTINI FILHO NÚMERO USP: 8429016 Definição de MDA OMG (Object Management Group) propôs uma aplicação abrangente das práticas

Leia mais

Introdução ao Catalysis

Introdução ao Catalysis Introdução ao Catalysis Tópicos Avançados de Engenharia de Software João Bosco jbapf@cin.ufpe.br Roteiro Dificuldades Motivação Componentes Desenvolvimento Baseado em Componentes (DBC) Catalysis jbapf@cin.ufpe.br

Leia mais

Requisitos de Sistemas

Requisitos de Sistemas Requisitos de Sistemas Unidade II - Processos de Negócio Identificação Conceitos Modelagem - BPM - UML Processos x Requisitos 1 Processo de negócio CONCEITO Um processo de negócio, processo organizacional

Leia mais

9 Conclusão e trabalhos futuros

9 Conclusão e trabalhos futuros 255 9 Conclusão e trabalhos futuros O aumento da complexidade das aplicações de software de hoje em dia e o advento de tecnologias inovadoras e recentes fazem com que os sistemas de software incorporem

Leia mais

Prof. Me. Sérgio Carlos Portari Júnior

Prof. Me. Sérgio Carlos Portari Júnior Prof. Me. Sérgio Carlos Portari Júnior Ambientes que visam desenvolver aplicações que precisam de um processamento paralelo e distribuído deverão saber lidar com algumas dificuldades. Isto decorre da heterogeneidade

Leia mais

RUP Unified Process. Profª Jocelma Rios

RUP Unified Process. Profª Jocelma Rios RUP Unified Process Profª Jocelma Rios Nov/2012 O que pretendemos: Reforçar os aspectos que caracterizam o processo iterativo e incremental Identificar como atingir os objetivos dos projetos de software

Leia mais

PROJETO ARQUITETURAL PARTE II: PADRÕES DE PROJETO. Projeto de Programas PPR0001

PROJETO ARQUITETURAL PARTE II: PADRÕES DE PROJETO. Projeto de Programas PPR0001 PROJETO ARQUITETURAL PARTE II: PADRÕES DE PROJETO Projeto de Programas PPR0001 QUALIDADE DO PROJETO 2 3 Qualidade do Projeto de Software Modularidade: gerar particionamento em elementos que executam funções

Leia mais

Projeto de Banco de Dados. Componentes de um Sistema de Informação. Arquitetura de SI. Sistema de Informação (SI) SI nas Organizações

Projeto de Banco de Dados. Componentes de um Sistema de Informação. Arquitetura de SI. Sistema de Informação (SI) SI nas Organizações Sistema (SI) Coleção de atividades de Banco de Dados que regulam o compartilhamento, SI nas Organizações a distribuição de informações Fernando Fonseca e o armazenamento de dados relevantes ao gerenciamento

Leia mais

Arquitetura de software

Arquitetura de software Arquitetura de software Problema: vamos implementar um clone do compraentrega.com.br Mantém preços atualizados Recebe encomendas e pagamento Recomenda itens a usuários Por onde começamos? Arquitetura =

Leia mais

SISTEMA DISTRIBUÍDO PARA GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO DE RELEASES DE SOFTWARE

SISTEMA DISTRIBUÍDO PARA GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO DE RELEASES DE SOFTWARE SISTEMA DISTRIBUÍDO PARA GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO DE RELEASES DE SOFTWARE 12/2013 Acadêmico: Rogério Mello Vanti Orientador: Paulo Fernando da Silva Roteiro Introdução Fundamentação teórica Resultados

Leia mais

Desenvolvimento de Sistemas Orientados a Objetos com UML UP/RUP: Projeto

Desenvolvimento de Sistemas Orientados a Objetos com UML UP/RUP: Projeto Desenvolvimento de Sistemas Orientados a Objetos com UML UP/RUP: Projeto Engenharia de Software I Informática 2006 Profa. Dra. Itana Gimenes RUP: Projeto Artefatos Modelo de Projeto: Lista de classes de

Leia mais

Um Estudo Quantitativo das Implementações Orientadas a Aspectos do Padrão Data Access Object

Um Estudo Quantitativo das Implementações Orientadas a Aspectos do Padrão Data Access Object Um Estudo Quantitativo das Implementações Orientadas a Aspectos do Padrão Data Access Object André L. de Oliveira 1, André L. A. Menolli 2, Ricardo G. Coelho 2, Valter V. de Camargo 3, Ricardo A. Ramos

Leia mais

3.1 Reflexão Computacional

3.1 Reflexão Computacional 3 Adaptação Dinâmica Adaptação dinâmica é a capacidade de um sistema ser modificado durante sua execução para se adequar a novas necessidades. Recentemente, esse tem se tornado um tópico de pesquisa proeminente

Leia mais

Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD

Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD Dado: conjunto de símbolos arranjados a fim de representar a informação fora da mente humana. Elemento de Dado: subconjunto de símbolos que compõem um dado com

Leia mais

FORMULÁRIO DE REGISTRO DE PLANO DE CURSO 2013.I

FORMULÁRIO DE REGISTRO DE PLANO DE CURSO 2013.I INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO Campus Senhor do Bonfim I N S T I T U T O F E D E R A L D E E D U C A Ç Ã O, C I Ê N C I A E T E C N O L O G I A B A I A N O C a m p u s S E N

Leia mais

Banco de Dados Relacional

Banco de Dados Relacional Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco Curso de Tecnologia em Sistemas de Informação Banco de Dados Relacional Renata Lúcia Mendonça Ernesto do Rêgo rlrego@yahoo.com 1 Plano de Ensino Objetivo

Leia mais

UNIVEM FUNDAÇÃO DE ENSINO EURÍPEDES SOARES DA ROCHA. José Uetanabara Júnior. Uma Comparação entre Abordagens de Modelagem Orientada a Aspectos

UNIVEM FUNDAÇÃO DE ENSINO EURÍPEDES SOARES DA ROCHA. José Uetanabara Júnior. Uma Comparação entre Abordagens de Modelagem Orientada a Aspectos UNIVEM FUNDAÇÃO DE ENSINO EURÍPEDES SOARES DA ROCHA José Uetanabara Júnior Uma Comparação entre Abordagens de Modelagem Orientada a Aspectos Marília - SP Dezembro/2006 UNIVEM FUNDAÇÃO DE ENSINO EURÍPEDES

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Engenharia de Software Prof. Luiz Antonio do Nascimento Espec. sistema / Eng. sistemas Modelagem do processo de negócios Análise de requisitos O que tem que ser feito Projeto Como deve ser feito Construção

Leia mais

5 Processo de Reificação e de Desenvolvimento com ACCA

5 Processo de Reificação e de Desenvolvimento com ACCA Uma Arquitetura para a Coordenação e a Composição de Artefatos de Software 53 5 Processo de Reificação e de Desenvolvimento com ACCA Resumo Este capítulo visa esclarecer e descrever atividades existentes

Leia mais

Modelagem de Dados MODELAGEM DE DADOS. Sistemas de Banco de Dados. Profa. Rosemary Melo

Modelagem de Dados MODELAGEM DE DADOS. Sistemas de Banco de Dados. Profa. Rosemary Melo MODELAGEM DE DADOS Sistemas de Banco de Dados Profa. Rosemary Melo SISTEMAS DE BANCO DE DADOS OBJETIVOS Apresentar os conceitos fundamentais de Sistemas de Banco de Dados. Principais componentes dos SGBDs

Leia mais

ARQUITETURA E DESENHO

ARQUITETURA E DESENHO ARQUITETURA E DESENHO DE SOFTWARE CMP 1063 Prof. Me. Fábio Assunção Parte 2 DESENHO DE SOFTWARE Espaço do problema Espaço da solução. Interpretação não literal. Orientação à escrita. Orientação à diagramação.

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: ARQUITETURA DE SOFTWARE ASWA4 Aula N : 07

Leia mais

Professor Emiliano S. Monteiro

Professor Emiliano S. Monteiro Professor Emiliano S. Monteiro To-Do Doing Done Conhecer os processos de desenvolvimento habilita o aluno a realizar uma melhor escolha de processo para uso em projetos futuros. A vantagem de conhecer

Leia mais

ALM Aplicações em Linguagem de Montagem. Introdução. A produção de Software é uma atividade build and fix. build. fix

ALM Aplicações em Linguagem de Montagem. Introdução. A produção de Software é uma atividade build and fix. build. fix Introdução A produção de Software é uma atividade build and fix. 1 Introdução build 2 Introdução fix 3 1 Introdução 4 P s Só pessoas motivadas e comprometidas com o projeto garantem o respectivo sucesso;

Leia mais

Arquitetura de Software visão emergente

Arquitetura de Software visão emergente Arquitetura de Software visão emergente Objetivos Visão abstrata do software através de componentes e interfaces Independência de plataforma Independência de paradigma de programação Técnicas Estilos Arquiteturais

Leia mais

Prof. Dr. Thiago Jabur Bittar

Prof. Dr. Thiago Jabur Bittar Prof. Dr. Thiago Jabur Bittar Uma representação abstrata e simplificada do processo de desenvolvimento software, tipicamente mostrando as principais atividades e dados usados na produção e manutenção de

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ Centro de Tecnologia - CTC Departamento de Informática - DIN Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação PCC ESTÁGIO DE DOCÊNCIA II Disciplina: Engenharia

Leia mais

FUNDAMENTOS DA ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS. Projeto de Programas PPR0001

FUNDAMENTOS DA ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS. Projeto de Programas PPR0001 FUNDAMENTOS DA ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Projeto de Programas PPR0001 2 Introdução Antes de desenvolver ou construir qualquer produto ou sistema em engenharia é necessário um... o PROJETO O que é um

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIA DE ENGENHARIA DE SOFTWARE MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE PRIMEIRO PERÍODO SEGUNDO PERÍODO

FACULDADE DE CIÊNCIA DE ENGENHARIA DE SOFTWARE MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE PRIMEIRO PERÍODO SEGUNDO PERÍODO FACULDADE DE CIÊNCIA DE ENGENHARIA DE SOFTWARE MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE PRIMEIRO PERÍODO ESW200 Introdução à Engenharia de Software 2 36 30 - ESW201 Prática de Programação I

Leia mais

PARADIGMA ORIENTADO A ASPECTOS, ESTUDO DE CASO: SISTEMA DE AUDITORIA PARA APLICAÇÕES JAVA

PARADIGMA ORIENTADO A ASPECTOS, ESTUDO DE CASO: SISTEMA DE AUDITORIA PARA APLICAÇÕES JAVA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PARADIGMA ORIENTADO A ASPECTOS, ESTUDO DE CASO: SISTEMA DE AUDITORIA PARA APLICAÇÕES JAVA TRABALHO DE GRADUAÇÃO Viviane

Leia mais

2 Estado da Arte e Trabalhos Relacionados

2 Estado da Arte e Trabalhos Relacionados 18 2 Estado da Arte e Trabalhos Relacionados Neste capítulo, serão apresentados alguns conceitos relativos a frameworks orientado a objetos, e o paradigma da programação orientada a aspectos. Além disso,

Leia mais

INF014 Análise e Projeto de Sistemas Processos Unificado -RUP

INF014 Análise e Projeto de Sistemas Processos Unificado -RUP INF014 Análise e Projeto de Sistemas Processos Unificado -RUP Maurício Pitangueira antoniomauricio@ifba.edu.br Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Departamento de Tecnologia Eletro-Eletrônica

Leia mais

Análise e Projeto Orientado a Objetos

Análise e Projeto Orientado a Objetos Análise e Projeto Orientado a Objetos Aula 1.10 - Engenharia de Requisitos Bruno Neiva Moreno Instituto Federal do Rio Grande do Norte Campus Nova Cruz bruno.moreno@ifrn.edu.br 1/27 Introdução A Engenharia

Leia mais

Objetos e Componentes Distribuídos: EJB

Objetos e Componentes Distribuídos: EJB : EJB Sistemas Distribuídos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão Objetivos Nesta

Leia mais

Processos de Software

Processos de Software DCC / ICEx / UFMG Processos de Software Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo Processos Procedimentos e métodos definindo relação entre tarefas PROCESSO Pessoas com habilidades, treinadas

Leia mais

Resumo de TCC: MAGIC: Um framework para jogos de cartas. Ademir Coelho

Resumo de TCC: MAGIC: Um framework para jogos de cartas.  Ademir Coelho Resumo de TCC: MAGIC: Um framework para jogos de cartas http://www.lisha.ufsc.br/~robert/tcc/relatorio.pdf Autores: André Luís Knabben Thiago Robert Orientador: Professor Doutor Ricardo Pereira e Silva

Leia mais

Revisão de conceitos Tópicos Avançados em TI Prof. Rossano Pablo Pinto Fevereiro/ v0.1

Revisão de conceitos Tópicos Avançados em TI Prof. Rossano Pablo Pinto Fevereiro/ v0.1 Revisão de conceitos Tópicos Avançados em TI Prof. Rossano Pablo Pinto Fevereiro/2013 - v0.1 Orientação a objetos Classe Métodos Visibilidade Tipo de retorno Tipo dos parâmetros Atributos Tipo Visibilidade

Leia mais

Conceitos Básicos Sistemas de banco de dados; Sistemas de gerência de banco de dados.

Conceitos Básicos Sistemas de banco de dados; Sistemas de gerência de banco de dados. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Ciência da Computação Banco de Dados Prof. Nilton nilton@comp.uems.br Conceitos Básicos Sistemas de banco de dados; Sistemas de gerência de banco de dados. 2

Leia mais

Lista de Exercícios AV1

Lista de Exercícios AV1 Seminários Engenharia Integrados de Usabilidade em Sistemas de Informação SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Lista de Exercícios AV1 Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão

Leia mais

Agenda TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS. Aula 3 21/08/2012

Agenda TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS. Aula 3 21/08/2012 TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Aula 3 Agenda O processo de desenvolvimento de software Processo Unificado e as fases do Processo Unificado Requisitos

Leia mais

Fábricas de Software. Processos de Software. Fábricas de Software. Fábricas de Software 17/08/2010. Jorge Dias

Fábricas de Software. Processos de Software. Fábricas de Software. Fábricas de Software 17/08/2010. Jorge Dias Fábricas de Software Processos de Software Jorge Dias Um processo estruturado, controladoe melhoradode forma contínua, considerando abordagens de engenharia industrial, orientado para o atendimento a múltiplas

Leia mais

7 Conclusão e Trabalhos Futuros

7 Conclusão e Trabalhos Futuros 7 Conclusão e Trabalhos Futuros Como um novo e poderoso paradigma para o design e a implementação de sistemas de software (Lind, 2001;Wooldridge et al., 2001), o SMA requer metodologias, linguagens de

Leia mais

Por que é importante?

Por que é importante? Disciplina: Engenharia de Software 3 Bimestre Aula 5: ENGENHARIA DE SOFTWARE BASEADA EM COMPONENTES Para o desenvolvimento de softwares customizados, a engenharia de software baseada em componentes é uma

Leia mais

Repositório. de Componentes em Delphi. Josiane Gianisini Orientador Marcel Hugo

Repositório. de Componentes em Delphi. Josiane Gianisini Orientador Marcel Hugo Repositório de Componentes em Delphi Josiane Gianisini Orientador Marcel Hugo Roteiro de Apresentação Introdução Reutilização de Software Reutilização de Componentes de Software Repositório Componentes

Leia mais

Capítulo 2. Orientação a Objetos

Capítulo 2. Orientação a Objetos Capítulo 2 Orientação a Objetos Princípios da Orientação a Objetos Os princípios da orientação a objetos afetam todo o processo de desenvolvimento de software: Seres humanos pensam em termos de substantivos

Leia mais

6.1. Teste Baseado em Gramática e Outras Abordagens de Teste

6.1. Teste Baseado em Gramática e Outras Abordagens de Teste 6 Discussão Além das técnicas de teste usando modelos gramaticais, existem outras abordagens de teste funcional de sistemas que estão sendo estudadas pela comunidade científica. Algumas delas se dedicam

Leia mais

1. INTRODUÇÃO A MODELAGEM DE DADOS

1. INTRODUÇÃO A MODELAGEM DE DADOS 1. INTRODUÇÃO A MODELAGEM DE DADOS Para se construir uma casa ou um prédio de qualidade, é essencial fazer um planejamento detalhado, com a finalidade de pensar sobre as formas de construção, fazer estimativas

Leia mais

ISO/IEC Processo de ciclo de vida

ISO/IEC Processo de ciclo de vida ISO/IEC 12207 Processo de ciclo de vida O que é...? ISO/IEC 12207 (introdução) - O que é ISO/IEC 12207? - Qual a finalidade da ISO/IEC 12207? Diferença entre ISO/IEC 12207 e CMMI 2 Emendas ISO/IEC 12207

Leia mais

Prof. Esp. Fabiano Taguchi

Prof. Esp. Fabiano Taguchi UML Prof. Esp. Fabiano Taguchi http://fabianotaguchi.wordpress.com fabianotaguchi@hotmail.com UML COMPETÊNCIA: Conhecer e desenvolver estudos de caso usando modelagem orientada a objeto. HABILIDADE: Conhecer

Leia mais