CÓDIGO ÉTICO E DE CONDUTA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CÓDIGO ÉTICO E DE CONDUTA"

Transcrição

1 CÓDIGO ÉTICO E DE CONDUTA

2 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2. NOSSOS VALORES 3. CÓDIGO ÉTICO E DE CONDUTA 4. CUMPRIMENTO DO CÓDIGO ÉTICO E DE CONDUTA

3 1.- INTRODUÇÃO Objeto O presente Código, que é inspirado nos Princípios Institucionais, Empresariais e Organizacionais do Grupo MAPFRE ("MAPFRE"), tem como objetivo refletir os valores corporativos e os princípios básicos que devem guiar a atuação da MAPFRE e das pessoas que a integram. Devemos ser conscientes de, que no desenvolvimento da nossa atuação profissional, algumas das nossas atividades podem afetar a imagem e a reputação da empresa. Por isso o que fazemos é tão importante quanto a forma como o fazemos. 1.2 Âmbito de aplicação Seja qual for o seu cargo ou nível, o Código se aplica a todos os funcionários da MAPFRE e das suas filiais e empresas associadas nas quais o Grupo tiver o controle da gestão, independentemente da sua atividade ou localização geográfica. 2.- NOSSOS VALORES. A MAPFRE incorpora os seguintes princípios, entre outros, na sua estratégia, cultura e ações cotidianas: 2.1 Independência com relação a qualquer pessoa, entidade, grupo ou poder de qualquer tipo. 2.2 Atuação ética, transparente e socialmente responsável como reconhecimento da função e responsabilidade que compete às entidades privadas no desenvolvimento adequado e progresso da Sociedade, garantindo respeito aos direitos legítimos de todas as personas físicas ou jurídicas com as quais se relaciona, bem como com os da Sociedade em geral. 2.3 Gestão baseada em critérios estritamente profissionais e técnicos, evitando conflitos de interesses.

4 2.4 A rigorosa separação entre as atividades empresariais do Grupo MAPFRE, cujo objetivo é a criação de valor para todos os seus acionistas e demais grupos de interesse, e as atividades da Fundación MAPFRE, cujos objetivos são de interesse geral e caráter social e devem ser desenvolvidos sem fins lucrativos.

5 3.- CÓDIGO ÉTICO E DE CONDUTA. Os valores empresariais acima descritos compõem a referência que deve inspirar a conduta de todos os funcionários da MAPFRE, que deve estar baseada no respeito mútuo entre todas as pessoas com as quais se relacionam, no compromisso com seu trabalho e com a empresa, com a responsabilidade de realizar o seu trabalho da melhor forma possível, a solidariedade e a cooperação com os colegas e com a sociedade, a integridade e o respeito à legalidade, de forma que exista no ambiente de trabalho um clima de confiança que permita o desenvolvimento pessoal e profissional, e esteja livre de ofensas, exploração de qualquer natureza, intimidação, assédio e discriminação. Naturalmente, este Código não pode contemplar todas as situações que podem surgir no desenvolvimento da atividade profissional, mas estabelece determinadas pautas mínimas que permitem orientar os funcionários nas suas atuações profissionais. O conteúdo deste Código é de cumprimento obrigatório para todas as pessoas que prestam serviços profissionais para a MAPFRE. 3.1 RELAÇÕES COM E ENTRE OS FUNCIONÁRIOS Direitos Trabalhistas. A MAPFRE está comprometida com a defesa, respeito e proteção dos direitos trabalhistas básicos, e dos direitos humanos e liberdades públicas reconhecidas na Declaração Universal de Direitos Humanos e firmou formalmente seu apoio aos Dez Princípios contidos no Pacto Mundial de Nações Unidas. Para isso, a MAPFRE não emprega direta ou indiretamente mão de obra infantil nem pessoas que realizem trabalho forçado, e garante a liberdade de associação, opinião e expressão dos seus funcionários, bem como o direito à negociação coletiva. te, o respeito da MAPFRE para com os direitos trabalhistas deverá se projetar em todas as atuações profissionais dos seus funcionários.

6 3.1.2 Compromisso, Eficiência e Desenvolvimento Profissional. A MAPFRE propicia um ambiente de trabalho no qual os funcionários participem dos objetivos estratégicos da empresa e possam se desenvolver pessoal e profissionalmente. - Para alcançar o compromisso e o envolvimento de todos os funcionários no projeto, estes devem ser informados e conhecer os objetivos gerais da empresa e, se for o caso, os particulares que lhes digam respeito. - Todos os funcionários devem agir com dedicação e eficiência otimizando o seu tempo de trabalho, o que contribuirá para o seu crescimento profissional e pessoal. - Todos os funcionários devem se envolver pessoalmente no seu desenvolvimento profissional, aumentando as suas competências e atualizando permanentemente os conhecimentos que devem compartilhar com os seus colegas Respeito às pessoas. A MAPFRE considera que o respeito para com os demais deve ser um elemento básico da conduta dos seus funcionários. Por isso, recusa qualquer manifestação de assédio no trabalho, bem como qualquer comportamento violento ou ofensivo para com os direitos e a dignidade das pessoas, já que estas situações sempre contaminam o ambiente de trabalho, possuem efeitos negativos sobre a saúde, bem-estar, confiança, dignidade e rendimento das vítimas desses atos. A MAPFRE aprovou um Protocolo para a Prevenção e Tratamento do Assédio na empresa através do qual são definidos os princípios e pautas de atuação regentes para prevenir e, se for o caso, corrigir esse tipo de conduta. - Todos os funcionários têm a obrigação e a responsabilidade de tratar de forma respeitosa os seus colegas, superiores e subordinados, e devem contribuir para manter ambientes de trabalho isentos de assédio. - Todos os funcionários devem conhecer e aplicar os princípios contidos no Protocolo para a Prevenção e Tratamento do Assédio, e devem adotar as medidas necessárias para garantir o seu cumprimento.

7 3.1.4 Igualdade de oportunidades e não discriminação. A MAPFRE assume o compromisso de proporcionar um ambiente de trabalho adequado, para que não ocorra nenhum tipo de discriminação por sexo, raça, ideologia, religião, orientação sexual, idade, nacionalidade, deficiência ou qualquer outra condição pessoal, física ou social, e no qual a diversidade seja respeitada e valorizada. - Todos os funcionários deverão favorecer, com a sua atuação, ambientes de trabalho nos quais as políticas de igualdade estabelecidas na MAPFRE sejam respeitadas. - Todos os funcionários que têm responsabilidade profissional sobre outras pessoas devem ser objetivos em sua seleção e promoção, bem como no estabelecimento das suas condições salariais, na sua capacitação e na sua avaliação, devendo todas essas ações ser praticadas em um ambiente livre de qualquer tipo de discriminação e com base exclusivamente no desempenho individual, no valor profissional e no rendimento da pessoa Conciliação da vida profissional e pessoal. A MAPFRE considera que o desenvolvimento integral dos seus funcionários é positivo tanto para eles quanto para a empresa, por isso incentiva medidas voltadas a atingir um equilíbrio entre as responsabilidades familiares/pessoais e profissionais dos seus funcionários. te, todos os funcionários devem respeitar a vida privada dos outros e facilitar o desfrute das medidas de conciliação estabelecidas na empresa Prevenção de Riscos de Trabalho. A Política de Prevenção de Riscos de Trabalho da MAPFRE tem como objetivo proporcionar ambientes de trabalho seguros e saudáveis, garantindo assim o direito das pessoas à proteção da sua saúde e integridade.

8 - Todos os funcionários da MAPFRE deverão conhecer e cumprir rigorosamente as normas de segurança e saúde estabelecidas na empresa. - Todos os funcionários têm o direito e o dever de comunicar, através dos canais estabelecidos para esse fim, qualquer situação em que a segurança e a saúde dos trabalhadores estiver sendo colocada em risco Proteção e uso apropriado dos bens da empresa. A MAPFRE coloca à disposição dos seus funcionários as instalações, os meios e as ferramentas necessárias para o desempenho da sua função profissional, por isso não devem ser utilizados para outros fins. - Todos os funcionários devem utilizar os meios e ferramentas de trabalho que a empresa põe à sua disposição, como o celular, o computador, o , o acesso à Internet ou outros materiais e utensílios exclusivamente para a realização das atividades profissionais individualmente designadas e não para usos particulares ou de outro tipo. - Todos os funcionários devem fazer um uso adequado dos bens da MAPFRE e protegê-los de danos, perdas ou roubo. - No será permitida, salvo com autorização prévia e expressa, a utilização das instalações da MAPFRE para realizar atividades, remuneradas ou não, que não estiverem relacionadas direta ou indiretamente com o negócio da MAPFRE ou a atividade profissional dos seus funcionários Confidencialidade da informação e Proteção de dados de caráter pessoal. A MAPFRE conta com uma Política de Segurança da Informação cujo objetivo é preservar a confidencialidade, integridade e disponibilidade da informação. A informação da MAPFRE é propriedade da empresa e é essencial para o desenvolvimento e o sucesso da sua atividade - A segurança da informação é uma atividade que compete a todos os funcionários da MAPFRE, que deverão proteger a informação da

9 empresa e desenvolver as suas atividades assumindo e aplicando as normas e procedimentos de segurança estabelecidos. - Nenhum funcionário deve utilizar a informação à qual tiver acesso por motivos de trabalho para fins distintos dos legal ou contratualmente estabelecidos. - Toda a informação da MAPFRE referente a clientes, acionistas, funcionários, fornecedores, planos estratégicos, informação financeira, comercial, estatística, legal ou de índole parecida deve ser considerada confidencial e tratada como tal. - O tratamento de dados de caráter pessoal deve ser realizado garantindo o direito à privacidade das pessoas e sujeito à regulamentação sobre dados de carácter pessoal. - Todos os funcionários da MAPFRE devem adquirir o compromisso de confidencialidade mediante a assinatura da cláusula de confidencialidade estabelecida com essa finalidade. 3.2 RELAÇÕES COM TERCEIROS Marca e imagem da empresa. A MAPFRE considera que, entre os seus ativos mais importantes, estão a sua marca, a sua imagem e a sua reputação corporativa. - Todos os funcionários devem velar para que as suas ações não danifique a imagem e a reputação da MAPFRE. - Nenhum funcionário poderá fazer uso do nome e da marca da MAPFRE para usos distintos dos permitidos pela empresa Qualidade do serviço, atendimento ao cliente e concorrência leal. A MAPFRE se preocupa permanentemente em melhorar a sua oferta e qualidade dos seus produtos e serviços, bem como em estabelecer relações de confiança e respeito mútuo com os clientes. Por respeito aos clientes, a MAPFRE manifesta o seu compromisso de competir no mercado de forma ativa porém leal, respeitando as normas de livre mercado e defesa da concorrência estabelecidas para tal efeito.

10 - Todos os funcionários devem ter como prioridade conseguir a excelência na qualidade do serviço e na atenção ao cliente interno e externo, administrando com rapidez e rigor o cumprimento das obrigações que advenham dos contratos assinados. - Todos os funcionários da MAPFRE devem se esforçar para atender e entender o cliente, antecipar-se às suas necessidades e satisfazê-las de forma eficiente, para o qual devem proporcionar informação clara e verdadeira sobre os produtos e serviços. - Todos os funcionários devem priorizar os interesses da empresa e do cliente sobre os seus próprios em qualquer oferta de produto ou prestação de serviço a um cliente realizada em nome da MAPFRE. - Nenhum funcionário deverá proporcionar informação falsa ou que induza a erro sobre a concorrência, nem utilizá-la para desenvolver ações visando desprestigiar os concorrentes. - Nenhum funcionário realizará práticas que tenham o objetivo, produzam ou possam produzir o efeito de impedir, restringir ou distorcer a concorrência e, em particular, as que consistam na fixação de preços ou de outras condições comerciais ou na repartição do mercado (cartéis) Relação com fornecedores. Para a MAPFRE, as relações com os fornecedores devem estar baseadas na qualidade dos serviços e produtos que oferecem e na integridade das suas práticas empresariais, garantindo, além disso, uma atuação socialmente responsável, a transparência, a igualdade de tratamento e a utilização de critérios objetivos para sua seleção, conforme as normas internas de contratação estabeleçam em cada momento. - A seleção e contratação de produtos ou serviços de terceiros devem ser realizadas com critérios técnicos, profissionais e econômicos objetivos, satisfazendo sempre as necessidades e interesses da MAPFRE e cumprindo com as normas internas de seleção e contratação estabelecidas para esse fim. - Não poderão ser estabelecidas relações com fornecedores que infrinjam a lei ou os princípios básicos contidos no presente código ético. - Nenhum funcionário da MAPFRE poderá receber ou oferecer quantias a título de comissões ou gratificações, presentes ou favores de

11 qualquer outra natureza por atividades que estiverem sendo realizadas em nome da MAPFRE, exceto os brindes de cortesia que tiverem valor simbólico ou de caráter publicitário, de acordo com o estabelecido nas normas internas de contratação e gastos. - Os funcionários devem dar preferência aos interesses da empresa sobre os seus próprios interesses em todas as negociações realizadas em nome da MAPFRE Relação com os sócios. As relações da MAPFRE com seus sócios devem estar baseadas na lealdade e integridade das suas respetivas práticas, a transparência na informação, o espírito de colaboração e a obtenção de benefício mutuo. te, os funcionários da MAPFRE deverão atuar diante dos sócios respeitando estes princípios Conflitos de interesses. A MAPFRE considera a lealdade um valor essencial que é, além do mais, compatível com a possibilidade, por parte dos funcionários, da realização de outras atividades empresariais ou profissionais, sempre que forem legais e não estiverem em conflito com as suas responsabilidades como funcionários da MAPFRE. - Os funcionários da MAPFRE deverão atuar com lealdade e em defesa dos interesses da empresa. - Os funcionários deverão se abster de participar em qualquer atividade profissional ou pessoal que possa dar lugar a um conflito de interesses com o seu trabalho na MAPFRE. Também se absterão de representar a empresa, intervir ou influir na tomada de decisões de assuntos nos quais, direta ou indiretamente, eles próprios, parentes próximos ou conhecidos tiverem interesse pessoal. - Os funcionários que puderem vir a ser afetados por um conflito de interesses deverão comunicá-lo antes de qualquer tomada de decisão sobre o assunto em questão à Diretoria da sua empresa, de modo a serem adotadas as medidas necessárias para evitar que a sua imparcialidade seja comprometida.

12 3.2.6 Anticorrupção e Suborno. A MAPFRE é contra práticas antiéticas destinadas a influenciar de forma inapropriada a atuação e vontade das pessoas para a obtenção de vantagens. te, nenhum funcionário deverá admitir nem praticar subornos ou oferecer benefícios em proveito de terceiros que estiverem a serviço de qualquer organização (pública o privada) para a obtenção de vantagens ou realização de negócios, seja qual for a sua natureza, tendo o dever de denunciar através dos meios estabelecidos todos os usos de corrupção que chegarem ao seu conhecimento. 3.3 RESPONSABILIDADE SOCIAL Política de atuação A atuação da MAPFRE se inspira no princípio de atuação ética e socialmente responsável, definida como um dos seus eixos de atuação e estabelecida na Política de Responsabilidade Social. te, os funcionários da MAPFRE adequarão a sua atuação aos princípios contidos na Política de Responsabilidade Social aprovada pelo Grupo Política de Meio Ambiente A MAPFRE conta com uma Política de Meio Ambiente, na qual são definidos como critérios básicos a integração do meio ambiente no negócio, o desenvolvimento de ações de gestão ambiental e a promoção da responsabilidade com o meio ambiente. te, todos os funcionários da MAPFRE deverão assumir e respeitar a Política de Meio Ambiente, cumprindo sempre as normas de atuação que forem estabelecidas neste sentido Transparência da informação. A confiança depositada na MAPFRE pelos diversos grupos de interesse se apoia na informação transparente, verdadeira e completa que a empresa proporciona em todos os âmbitos da sua atividade. te, todos os funcionários devem se responsabilizar de que a informação proporcionada seja precisa, clara e verdadeira.

13 4 CUMPRIMENTO DO CÓDIGO ÉTICO E DE CONDUTA. Os princípios e critérios de atuação contidos no presente Código Ético e de Conduta são de cumprimento obrigatório. Para garantir a aplicação do Código, bem como a supervisão e o controle do seu cumprimento, será instituído um Comitê de Ética que terá as seguintes competências, composição e regime de funcionamento: COMPETÊNCIAS: As principais funções do Comitê de Ética são: - Consultivas: resolver as questões de interpretação dos princípios e pautas de atuação contidos no presente Código e assessorar sobre a forma de atuação em determinadas situações. - Resolutivas: analisar e resolver as denúncias por descumprimento do Código. - Vigilância: velar pelo cumprimento do Código Ético e de Conduta e propor a atualização do seu conteúdo para ajustá-lo às mudanças que se produzam na empresa, no mercado, na sociedade e na legislação. - Promotoras: difundir e promover entre os funcionários os valores e normas de atuação estabelecidos neste Código. COMPOSIÇÃO: O Comitê de Ética será composto por um mínimo de três e um máximo de cinco membros. Será presidido pelo Alto Cargo Executivo que a Comissão Delegada designar para esse fim entre os seus membros. Serão membros permanentes o Secretário Geral e o Diretor Geral de Recursos Humanos; os demais membros serão designados pela Comissão Delegada e deverão recair em Altos Cargos Executivos do Grupo ou membros do Conselho de Administração da MAPFRE, S.A. Da mesma forma, a Comissão Delegada designará um Secretário do Comitê, eleito dentre os membros da Diretoria Geral de Assuntos Jurídicos

14 REGIME DE FUNCIONAMENTO: Qualquer funcionário que tiver dúvidas sobre a aplicação do Código ou que observar uma situação que possa supor o descumprimento ou violação de qualquer um dos princípios e normas de ética ou de conduta estabelecidos neste Código deverá comunicar o fato ao Comitê de Ética, que atuará no âmbito das suas funções consultivas ou resolvendo as denúncias que possam surgir por descumprimento do Código. As consultas e denúncias poderão ser realizadas: Através do seguinte endereço: ou através de correspondência postal dirigida a: MAPFRE A/a. Secretário do Comitê de Ética Ctra. Pozuelo, nº Majadahonda (Madri) A consulta ou denúncia deverá contemplar, ao menos, a seguinte informação: Identificação da pessoa que realiza a consulta ou a denúncia, com indicação do seu número de funcionário. Em caso de denúncia, deverão ser detalhadas as circunstâncias da mesma e deverá estar acompanhada, na medida do possível, de provas ou indícios que a apoiem. Também deverá identificar os responsáveis da suposta irregularidade. Em caso de consulta, deverá ser indicado o artigo do Código sobre o qual se solicita esclarecimentos ou interpretações, e detalhar com a maior precisão possível o objeto da consulta. O Comitê de Ética estudará e resolverá as denúncias e consultas recebidas atribuindo a cada caso o tratamento que considerar mais oportuno, atuará em cada intervenção com total independência e pleno respeito pelas pessoas afetadas e garantirá, em todos os momentos, a confidencialidade no tratamento das denúncias e consultas que tramitar. Todos os funcionários têm o dever de cooperar nas investigações que forem realizadas sobre possíveis descumprimentos do Código. A MAPFRE garante que não haverá represálias por haver denunciado um descumprimento do Código Ético e de Conduta, nem por haver participado em qualquer procedimento de investigação.

15 As decisões do Comitê de Ética são vinculantes para a empresa e para os funcionários afetados O descumprimento de qualquer um dos critérios de atuação contidos no presente Código Ético e de Conduta será sancionado de acordo com o regime disciplinar vigente, sem prejuízo de quaisquer outras responsabilidades nas quais o infractor possa haver incorrido. O Comitê de Ética informará a Comissão Delegada da MAPFRE sobre as atividades desenvolvidas tanto em matéria de intervenções consultivas e resolutivas como de ações de promoção do Código Ético. - - o O o - -

CÓDIGO DE CONDUTA FORNECEDOR/ PARCEIRO DE NEGÓCIO OR. Janeiro 2018

CÓDIGO DE CONDUTA FORNECEDOR/ PARCEIRO DE NEGÓCIO OR. Janeiro 2018 CÓDIGO DE CONDUTA FORNECEDOR/ PARCEIRO DE NEGÓCIO OR Janeiro 2018 Sumário 1. Considerações Iniciais 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS 3 2. DIRETRIZES 4 2.1 QUANTO À INTEGRIDADE NOS NEGÓCIOS 5 2.2 QUANTO À CORRUPÇÃO

Leia mais

EDIÇAONº1 OUTUBRODE2012

EDIÇAONº1 OUTUBRODE2012 Códigode Conduta EDIÇAONº1 OUTUBRODE2012 2 Manual de conduta lamil Códigode Conduta Manual de conduta lamil 3 APRESENTAÇÃO O presente manual deve servir como orientação aos colaboradores da Lamil quanto

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA FAÇOPAC Sociedade de Previdência Privada

CÓDIGO DE ÉTICA FAÇOPAC Sociedade de Previdência Privada INTRODUÇÃO Está entre os objetivos da mais representativos, manter a imagem de Entidade sólida e confiável. Nossa ação deve ser sempre marcada pela integridade, confiança e lealdade, bem como pelo respeito

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA A WGA BRASIL WGA BRASIL QUÍMICA LTDA.

CÓDIGO DE CONDUTA A WGA BRASIL WGA BRASIL QUÍMICA LTDA. WGA BRASIL QUÍMICA LTDA. CÓDIGO DE CONDUTA A WGA BRASIL A WGA BRASIL é uma empresa multicultural, que presta serviços ambientais, em tratamento de águas industriais, potáveis e efluentes. Temos plena consciência

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA APRESENTAÇÃO O Código de Ética e Conduta do GRUPO CONEX tem como objetivo introduzir os elementos essenciais que devem ser considerados nas relações estabelecidas pelo GRUPO com

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA POSTES NORDESTE S.A

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA POSTES NORDESTE S.A CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA POSTES NORDESTE S.A 1 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO 2. COMPROMISSOS DA POSTES NORDESTE 2.1. Ética e Integridade 2.1.1. Conformidade com a Legislação e normas aplicáveis 2.1.2. Repúdio

Leia mais

Contratos e normas ASTER

Contratos e normas ASTER Contratos e normas ASTER O fornecedor deverá cumprir as obrigações contratuais estabelecidas entre as partes, e respeitar este Código de Conduta durante todo o período contratual. Qualquer alteração contratual,

Leia mais

DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO SOBRE OS DIREITOS HUMANOS

DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO SOBRE OS DIREITOS HUMANOS DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO SOBRE OS DIREITOS HUMANOS 1. OBJETIVO Este documento expressa respeito da FLEX aos Direitos Humanos. Tem como objetivo estabelecer princípios dos atos e comportamentos junto a

Leia mais

PRINCÍPIOS DE RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES DO GRUPO NOVO BANCO GRUPO NOVO BANCO

PRINCÍPIOS DE RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES DO GRUPO NOVO BANCO GRUPO NOVO BANCO PRINCÍPIOS DE RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES DO GRUPO NOVO BANCO GRUPO NOVO BANCO PRINCÍPIOS DE RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES DO GRUPO NOVO BANCO ANTI-CORRUPÇÃO O meio empresarial deve lutar contra

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA. Senac-RS

CÓDIGO DE ÉTICA. Senac-RS CÓDIGO DE ÉTICA Senac-RS APRESENTAÇÃO Reconhecida como uma das maiores instituições de ensino profissionalizante do país, o Senac-RS adota uma postura clara e transparente no que diz respeito aos objetivos

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA SUMÁRIO O que é Código de Ética e Conduta?...04 Condutas esperadas...06 Condutas intoleráveis sujeitas a medidas disciplinares...10 Suas responsabilidades...12 Código de Ética

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA SOLART

CÓDIGO DE CONDUTA SOLART CÓDIGO DE CONDUTA SOLART CÓDIGO DE CONDUTA SOLART INDICE Mensagem da Direção 1. Âmbito de Aplicação 2. Politica de Responsabilidade Social 3. Princípios de Ética e Conduta Empresariais 4. Divulgação do

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA. 1. Introdução

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA. 1. Introdução 1/5 1. Introdução O objetivo deste documento é estabelecer as práticas que guiam a atuação da Imetame Metalmecânica, do Grupo Imetame, em seu crescimento sustentável, alinhado com as leis e regulamentos

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA DO GRUPO EDF

CÓDIGO DE ÉTICA DO GRUPO EDF CÓDIGO DE ÉTICA DO GRUPO EDF A energia elétrica não é uma mercadoria como outra qualquer. É por isso que sua geração, transmissão, distribuição e comercialização são assuntos do interesse de todos. Desde

Leia mais

Código de Ética e Conduta

Código de Ética e Conduta Página 1 de 6 Introdução O da Rotta Paletes busca o compromisso de alcançar seus objetivos empresariais com visão sempre na responsabilidade social, valorização do seu relacionamento com clientes, fornecedores

Leia mais

Código Geral de Conduta CÓDIGO DE CONDUTA Aprovado pelo Conselho de Administração em 12 de novembro de

Código Geral de Conduta CÓDIGO DE CONDUTA Aprovado pelo Conselho de Administração em 12 de novembro de Código Geral de Conduta CÓDIGO DE CONDUTA Aprovado pelo Conselho de Administração em 12 de novembro de 2015 1 ÍNDICE OBJETO... 2 ÂMBITO DE APLICAÇÃO... 2 1. PRINCÍPIOS BÁSICOS DE ATUAÇÃO... 2 1.1. Integridade...

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DA PROSYS ENGENHARIA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DA PROSYS ENGENHARIA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DA PROSYS ENGENHARIA Página 1 de 7 Código: PA05-IT01-A Data: 31/03/2016 Elaboração: Cibele de Souza (Analista Administrativo) Assinatura: Aprovação: Alexandre Zamith (Diretor

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL DA FERROVIAL. Código de Ética Empresarial

CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL DA FERROVIAL. Código de Ética Empresarial CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL DA FERROVIAL Código de Ética Empresarial O nosso compromisso total com a ética e integridade dos nossos trabalhadores destaca-nos como uma empresa séria e comprometida com os

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA São Gonçalo, RJ Janeiro,

CÓDIGO DE ÉTICA São Gonçalo, RJ Janeiro, CÓDIGO DE ÉTICA São Gonçalo, RJ Janeiro, 2017 1 INTRODUÇÃO Os princípios éticos que orientam nossa atuação também fundamentam nossa imagem de empresa sólida e confiável. Esse CÓDIGO DE ÉTICA reúne as diretrizes

Leia mais

Sumário. Área Responsável: Aprovado eletronicamente por: Data: Recursos Humanos e Compliance. Página 1/9. Data de Emissão 15/01/2019

Sumário. Área Responsável: Aprovado eletronicamente por: Data: Recursos Humanos e Compliance. Página 1/9. Data de Emissão 15/01/2019 1/9 Sumário 1.Objetivo... 2 2. Missão, Visão e Valores... 2 3. Dos Princípios Éticos e Regras de Conduta da Santana S.A. - Crédito, Financiamento e Investimento.... 3 4. Das Regras de Conduta... 4 4.1

Leia mais

Diretrizes de Conduta Profissional. Diretores e Colaboradores. Sistema ABIMAQ / SINDIMAQ / IPDMAQ

Diretrizes de Conduta Profissional. Diretores e Colaboradores. Sistema ABIMAQ / SINDIMAQ / IPDMAQ Diretrizes de Conduta Profissional Diretores e Colaboradores Sistema ABIMAQ / SINDIMAQ / IPDMAQ 08/10/2010 A. Diretrizes Básicas de Conduta...3 A.1. Conformidade...3 A.2. Respeito à lei...3 A.3. Responsabilidade

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DO FORNECEDOR

CÓDIGO DE CONDUTA DO FORNECEDOR CÓDIGO DE CONDUTA DO FORNECEDOR 1.ABRANGÊNCIA Este Código de Conduta é aplicável aos fornecedores da Montcalm. Ao aceitar este Código o fornecedor reconhece que todos os acordos, contratos e relações comerciais

Leia mais

Código de Conduta para colaboradores

Código de Conduta para colaboradores Código de Conduta para colaboradores INTRODUÇÃO O presente documento, inserindo-se nos Princípios de Ação do Grupo Air Liquide, tem como objetivo descrever as regras de conduta aplicáveis a todos os colaboradores

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA. Página 1 8

CÓDIGO DE ÉTICA. Página 1 8 CÓDIGO DE ÉTICA Página 1 8 1. INTRODUÇÃO 3 2. ÂMBITO DE APLICAÇÃO 3 3. MISSÃO 3 4. LEGISLAÇÃO E ÉTICA 3 5. VALORES FUNDAMENTAIS 4 5.1 Serviço Público 4 5.2 Legalidade 4 5.3 Igualdade, Justiça, Imparcialidade

Leia mais

Código de Ética e Condita do PO CH. Agosto Programa Operacional Capital Humano

Código de Ética e Condita do PO CH. Agosto Programa Operacional Capital Humano Código de Ética e Condita do PO CH Agosto 2015 CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DO PROGRAMA OPERACIONAL CAPITAL HUMANO 1. DEFINIÇÃO O Código de Ética do PO CH é o instrumento no qual se inscrevem os valores e

Leia mais

Desde 1979 no mercado, o Grupo Inbra preza pela integridade e por um comportamento ético tanto em suas atividades internas como em seus negócios.

Desde 1979 no mercado, o Grupo Inbra preza pela integridade e por um comportamento ético tanto em suas atividades internas como em seus negócios. Mauá, 07 de junho de 2018. Srs. Colaboradores e Parceiros, Desde 1979 no mercado, o Grupo Inbra preza pela integridade e por um comportamento ético tanto em suas atividades internas como em seus negócios.

Leia mais

Código. de Conduta do Fornecedor

Código. de Conduta do Fornecedor Código de Conduta do Fornecedor Código de Conduta do Fornecedor da Odebrecht Óleo e Gás 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS A atuação no mercado nacional e internacional e em diferentes unidades de negócios, regiões

Leia mais

Código de Ética e Conduta da Fundação São Paulo

Código de Ética e Conduta da Fundação São Paulo Código de Ética e Conduta da Seção I Do Objeto Art. 1º - Este Código de Ética e Conduta tem por objetivo estabelecer princípios e normas, a somarem-se aos princípios éticos gerais e morais vigentes na

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA. Senac-RS

CÓDIGO DE ÉTICA. Senac-RS CÓDIGO DE ÉTICA Senac-RS APRESENTAÇÃO Reconhecida como uma das maiores instituições de ensino profissionalizante do país, o Senac-RS adota uma postura clara e transparente no que diz respeito aos objetivos

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA CÓDIGO DE ÉTICA

CÓDIGO DE ÉTICA CÓDIGO DE ÉTICA 1 CÓDIGO DE ÉTICA CÓDIGO DE ÉTICA 2 Apresentação Apresentamos a todos o Código de Ética do Banco A.J Renner S.A. Este código contém as orientações que devem ser seguidas individual e coletivamente na busca

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DA FUNDAÇÃO VISABEIRA INSTITUIÇÃO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL CÓDIGO DE CONDUTA

CÓDIGO DE CONDUTA DA FUNDAÇÃO VISABEIRA INSTITUIÇÃO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL CÓDIGO DE CONDUTA CÓDIGO DE CONDUTA DA FUNDAÇÃO VISABEIRA INSTITUIÇÃO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL (Aprovado em reunião do Conselho de Administração de 28 de Março de 2014) PREÂMBULO As fundações são instituições privadas sem

Leia mais

Código de conduta empresarial. The Binding Site Group Limited. Março de 2017

Código de conduta empresarial. The Binding Site Group Limited. Março de 2017 Código de conduta empresarial The Binding Site Group Limited Março de 2017 O presente Código de conduta empresarial aplica-se a todos na The Binding Site Group Limited, incluindo as suas subsidiárias e

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA PROFISSIONAL

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA PROFISSIONAL CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA PROFISSIONAL ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO 2. OBJETIVO 3. CONDUTA PROFISSIONAL 3.1 RESPONSABILIDADE DOS COLABORADORES 4. AMBIENTE DE TRABALHO 5. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 6. RELACIONAMENTO

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA. Mod.PGM.14/0

CÓDIGO DE ÉTICA. Mod.PGM.14/0 CÓDIGO DE ÉTICA Aprovado em Reunião de Direção a 07/01/2014 Índice 1. INTRODUÇÃO... 4 2. OBJETIVOS DO CÓDIGO DE ÉTICA... 5 3. ÂMBITO DE APLICAÇÃO... 5 4. PRINCÍPIOS... 6 5. INCUMPRIMENTO DO CÓDIGO... 11

Leia mais

CÓDIGO PARA FORNECEDORES

CÓDIGO PARA FORNECEDORES CÓDIGO PARA FORNECEDORES INTRODUÇÃO Este Código abrange todos os fornecedores e empregados da INOVE RECUPERAÇÃO E COBRANÇA DE ATIVOS LTDA. O descumprimento de qualquer das regras do Código de Conduta dará

Leia mais

Política. Código de Ética e Conduta. Recursos Humanos Gerência Administrativa Diretoria Financeira 20/03/2018. Cleartech LTDA

Política. Código de Ética e Conduta. Recursos Humanos Gerência Administrativa Diretoria Financeira 20/03/2018. Cleartech LTDA Política Cleartech LTDA 20/03/2018 Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação por qualquer meio, seja mecânico ou eletrônico, incluindo esta proibição a tradução, uso de ilustrações

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA FUNDAÇÃO DR. AGOSTINHO ALBANO DE ALMEIDA

CÓDIGO DE CONDUTA FUNDAÇÃO DR. AGOSTINHO ALBANO DE ALMEIDA CÓDIGO DE CONDUTA FUNDAÇÃO DR. AGOSTINHO ALBANO DE ALMEIDA (Aprovado em reunião do Conselho de Administração de 25/06/2014) INTRODUÇÃO A Fundação Dr. Agostinho Albano de Almeida (doravante designada «Fundação»),

Leia mais

Política Global de Direitos Humanos

Política Global de Direitos Humanos Política Global de Direitos Humanos Índice 1. Introdução... 3 2. Objetivo... 3 3. Alcance... 3 4. Compromissos com os Direitos Humanos... 4 5. Procedimentos para o cumprimento da Política... 7 5.1. Responsabilidades...

Leia mais

Política de Direitos Humanos

Política de Direitos Humanos Política de Direitos Humanos Publicada em 21/06/2018 Resumo do documento: Esta política descreve as regras e diretrizes gerais da atuação dos funcionários do Banco para garantir a proteção e preservação

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA Sumário Introdução Regras de Conduta da MIP Gestão do Código de Ética e Conduta da MIP Glossário Termo de Compromisso 03 05 10 12 15 3 Introdução O propósito da MIP Engenharia

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA DA FUNDAMBRAS SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA DA FUNDAMBRAS SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA DA FUNDAMBRAS SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA SUMÁRIO PÁGINA 1. GLOSSÁRIO 02 2. DOS OBJETIVOS 02 3. DOS VALORES 03 4. DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS 03 5. DOS COMPROMISSOS FUNDAMENTAIS

Leia mais

Índice. Missão e Visão. Regras de conduta ética. Conformidade com leis e regulamentações. Relacionamento no ambiente interno

Índice. Missão e Visão. Regras de conduta ética. Conformidade com leis e regulamentações. Relacionamento no ambiente interno Índice Missão e Visão Regras de conduta ética Conformidade com leis e regulamentações Relacionamento no ambiente interno Relacionamento no ambiente externo Conflito de interesses Ambiente de trabalho Concorrência

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA 2016

CÓDIGO DE CONDUTA 2016 CÓDIGO DE CONDUTA 2016 2 Conteúdo Mensagem... 3 O que é este Código de Conduta... 4 Objetivos do Código de Conduta Empresarial... 4 A quem este Código se aplica... 4 Termos e expressões empregados... 4

Leia mais

ÍNDICE 01 MENSAGEM DO CEO MISSÃO PRINCIPIOS E VALORES DIREITOS DO COLABORADOR CONDUTA DO COLABORADOR.

ÍNDICE 01 MENSAGEM DO CEO MISSÃO PRINCIPIOS E VALORES DIREITOS DO COLABORADOR CONDUTA DO COLABORADOR. CÓDIGO DE ÉTICA CÓDIGO DE ÉTICA CUTBRIK 2 ÍNDICE 01 MENSAGEM DO CEO 03 02 MISSÃO. 04 03 PRINCIPIOS E VALORES.. 04 04 DIREITOS DO COLABORADOR. 05 05 CONDUTA DO COLABORADOR. 06 06 CONDUTA DO FORNECEDOR..

Leia mais

para ideias de todos os tamanhos Código de Ética para ideias de todos os tamanhos

para ideias de todos os tamanhos Código de Ética para ideias de todos os tamanhos Código de Ética Código de Ética O Código de Ética da Neoband w reflete seus princípios, seus valores e sua cultura através de um conjunto de normas de conduta incorporado por dirigentes e funcionários

Leia mais

Desde 1979 no mercado, o Grupo Inbra preza pela integridade e por um comportamento ético tanto em suas atividades internas como em seus negócios.

Desde 1979 no mercado, o Grupo Inbra preza pela integridade e por um comportamento ético tanto em suas atividades internas como em seus negócios. Mauá, 07 de junho de 2018. Srs. Colaboradores e Parceiros, Desde 1979 no mercado, o Grupo Inbra preza pela integridade e por um comportamento ético tanto em suas atividades internas como em seus negócios.

Leia mais

CONDUTA DE ÉTICA PARA FORNECEDORES

CONDUTA DE ÉTICA PARA FORNECEDORES A OPÇÃO OPEX adota como compromisso: Produzir produtos nos mais altos padrões de qualidade, respeitando as leis comerciais existentes, bem como as normas e controle de qualidade interna e das marcas licenciadas.

Leia mais

Normas para fornecedores

Normas para fornecedores Normas para fornecedores Como parte do compromisso contínuo da Arconic com as práticas de negócios éticas e sustentáveis, nos dedicamos a trabalhar em parceria com nossos fornecedores, contratantes e todos

Leia mais

Código de Ética. APPDA - Viseu

Código de Ética. APPDA - Viseu Código de Ética APPDA - Viseu Índice 1. INTRODUÇÃO... 2 2. OBJETIVOS DO CÓDIGO DE ÉTICA... 3 3. ÂMBITO DE APLICAÇÃO... 4 4. PRINCÍPIOS... 4 5. INCUMPRIMENTO DO CÓDIGO... 9 1. INTRODUÇÃO O conceito de Ética

Leia mais

POLÍTICA DE COMPLIANCE

POLÍTICA DE COMPLIANCE POLÍTICA DE COMPLIANCE SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 1 2. APLICAÇÃO... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE MRV... 2 5. ESTRUTURA DA ÁREA DE COMPLIANCE... 3 5.1. Funções da Área de Compliance...

Leia mais

DOCUMENTO ORIENTADOR

DOCUMENTO ORIENTADOR CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA INTRODUÇÃO A Santa Casa da Misericórdia de Amarante é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que tem por objectivos, o alojamento colectivo de utilização temporária

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DO FORNECEDOR

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DO FORNECEDOR CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DO FORNECEDOR Setembro de 2017. Código de Ética e Conduta do Fornecedor Prezado Fornecedor, Apresentamos o Código de Ética e Conduta do Fornecedor Wald. Ele tem por objetivo orientá-lo

Leia mais

Código de. Conduta e Ética

Código de. Conduta e Ética Código de Conduta e Ética Revisão 05 15/02/2011 Missão Estabelecer com cada cliente um ambiente de parceria e confiança. Dar ao nosso cliente a certeza de que os produtos e serviços ofertados são os mais

Leia mais

Somos uma empresa alemã com mais de 95 anos de atuação global, especializada em soluções para automação, sensores, rastreabilidade e conectividade

Somos uma empresa alemã com mais de 95 anos de atuação global, especializada em soluções para automação, sensores, rastreabilidade e conectividade CÓDIGO DE CONDUTA Somos uma empresa alemã com mais de 95 anos de atuação global, especializada em soluções para automação, sensores, rastreabilidade e conectividade industrial. A Balluff está no Brasil

Leia mais

Sumário. 1. Introdução Postura pessoal e profissional Relacionamento com público interno...5

Sumário. 1. Introdução Postura pessoal e profissional Relacionamento com público interno...5 Código de Ética Sumário 1. Introdução.... 2 2. Postura pessoal e profissional...3 3. Relacionamento com público interno....5 4. Relacionamento com público externo...6 5. Relacionamento com órgãos governamentais

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DE FORNECEDORES

CÓDIGO DE CONDUTA DE FORNECEDORES O Banco PSA e PSA Corretora realizam a condução de seus negócios em plena conformidade com a legislação vigente, pautado por princípios éticos, de Direitos Humanos, de respeito ao meio ambiente e promovendo

Leia mais

Código de Conduta do Fornecedor

Código de Conduta do Fornecedor Código de Conduta do Fornecedor Índice 1. Apresentação... 03 2. Abrangência... 04 3. Diretrizes de Conduta... 05 3.1. Quanto à Integridade nos Negócios... 05 3.2. Quanto à corrupção... 06 3.3. Quanto

Leia mais

Código de Conduta. Versão 02 01/2015

Código de Conduta. Versão 02 01/2015 Código de Conduta Versão 02 01/2015 Versão: 02 Folha: 2 de 12 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. RELAÇÕES COM CLIENTES... 4 3. CONDUTAS PESSOAIS... 5 4. UTILIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DOS BENS DA EMPRESA... 6 5.

Leia mais

Política de Direitos Humanos

Política de Direitos Humanos Política de Direitos Humanos Publicada em 23/11/2016 Resumo do documento: Esta política descreve as regras e diretrizes gerais da atuação dos funcionários do Banco para garantir a proteção e preservação

Leia mais

Departamento: Recursos Humanos CÓDIGO DE CONDUTA 30/01/2019

Departamento: Recursos Humanos CÓDIGO DE CONDUTA 30/01/2019 Departamento: Recursos Humanos CÓDIGO DE CONDUTA 30/01/2019 Índice PREÂMBULO 3 1. ÂMBITO DE APLICAÇÃO 4 2. OBJETIVOS 4 3. PRINCÍPIOS ÉTICOS 4 4. NORMAS DE CONDUTA 5 5. CONFLITOS DE INTERESSES 7 6. DISPOSIÇÕES

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA Preâmbulo Os princípios da prossecução do interesse público, da legalidade, da justiça e da imparcialidade, da igualdade, da proporcionalidade, da colaboração e boa fé, da informação

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

CÓDIGO DE ÉTICA E DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CÓDIGO DE ÉTICA E DE RESPONSABILIDADE SOCIAL 1. OBJETIVO Descrever e comunicar os princípios que norteiam o relacionamento da youdb com clientes, sócios, colaboradores, fornecedores e sociedade (meio-ambiente,

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA... 2 1. Considerações Gerais... 3 2. MISSÃO, VISÃO, VALORES... 3 Missão da GPS... 3 Visão da GPS... 3 Valores da GPS... 3 3. Padrão Geral de Conduta

Leia mais

Abril Código de Conduta de Fornecedores

Abril Código de Conduta de Fornecedores Abril 2011 Código de Conduta de Fornecedores INTRODUÇÃO Para a Sodexo, um dos principais valores é a ética nos negócios. Por isso, foi formalizado esse Código de Conduta de Fornecedores para externalizar

Leia mais

Código de Conduta Empresarial. The Binding Site Group Limited. Março de 2017

Código de Conduta Empresarial. The Binding Site Group Limited. Março de 2017 Código de Conduta Empresarial The Binding Site Group Limited Março de 2017 Este Código de Conduta Empresarial se aplica a todos na Binding Site Group Limited, incluindo suas subsidiárias e filiais globais

Leia mais

Código de Compliance para Fornecedores, Prestadores de Serviço e Subcontratados

Código de Compliance para Fornecedores, Prestadores de Serviço e Subcontratados , Prestadores de Serviço e Subcontratados Rangel Logistics Solutions FEVEREIRO 2019 Índice 1. Disposições gerais 3 1.1. Aprovação... 3 1.2. Objetivos... 3 1.3. Âmbito... 3 1.4. Acompanhamento da aplicação

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DO DISTRITO FEDERAL CÓDIGO DE ÉTICA

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DO DISTRITO FEDERAL CÓDIGO DE ÉTICA SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DO DISTRITO FEDERAL CÓDIGO DE ÉTICA SUMÁRIO 1. Introdução...3 2. VISÃO, MISSÃO, VALORES E TEMAS ESTRATÉGICOS... 4 2.1 Missão... 4 2.2 Visão...

Leia mais

Código de Conduta. Solo Reforçado Contenções Ltda. Rua 1.542, nº. 715, sala 34 Balneário Camboriú / SC CEP

Código de Conduta. Solo Reforçado Contenções Ltda. Rua 1.542, nº. 715, sala 34 Balneário Camboriú / SC CEP Código de Conduta Solo Reforçado Contenções Ltda. Tel 47 3264-2227 Fax 47 3363-7075 Rua 1.542, nº. 715, sala 34 Balneário Camboriú / SC CEP 88.330-503 www.soloreforcado.com.br soloreforcado@soloreforcado.com.br

Leia mais

OBJETIVO DESTINATÁRIOS COMO AGIR MANUTENÇÃO DO CÓDIGO. CONDUTA DA EMPRESA Geral. Legalidade

OBJETIVO DESTINATÁRIOS COMO AGIR MANUTENÇÃO DO CÓDIGO. CONDUTA DA EMPRESA Geral. Legalidade CÓDIGO DE CONDUTA 1 Sumário OBJETIVO... 3 DESTINATÁRIOS... 3 COMO AGIR... 3 MANUTENÇÃO DO CÓDIGO... 3 CONDUTA DA EMPRESA... 3 Geral... 3 Legalidade... 3 Contratações... 4 Parceiros... 4 Fornecedores...

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DA MULTIPLAN EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS S.A.

CÓDIGO DE CONDUTA DA MULTIPLAN EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS S.A. CÓDIGO DE CONDUTA DA MULTIPLAN EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS S.A. O presente Código de Conduta da Multiplan Empreendimentos Imobiliários S.A. (a Companhia ), visa a cumprir com as disposições do Regulamento

Leia mais

O Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa Pedro Santana Lopes CÓDIGO DE BOAS PRÁTICAS DOS TRABALHADORES 5

O Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa Pedro Santana Lopes CÓDIGO DE BOAS PRÁTICAS DOS TRABALHADORES 5 Os valores vertidos neste Código devem ser sentidos como princípios a serem incorporados e vividos com convicção por todos os colaboradores, sendo inseparáveis da sua identidade, da sua atividade e da

Leia mais

Código de Ética, Normas e Condutas Compliance CPGeo

Código de Ética, Normas e Condutas Compliance CPGeo Código de Ética, Normas e Condutas Compliance CPGeo CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO: - Sócio Representante Legal: Heron Schots - Sócio Presidente: José Tassini - Geofísico: Daniel Ferreira - Geofísico: Danilo

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA PARA FORNECEDORES E PARCEIROS DE NEGÓCIOS

CÓDIGO DE CONDUTA PARA FORNECEDORES E PARCEIROS DE NEGÓCIOS CÓDIGO DE CONDUTA PARA FORNECEDORES E PARCEIROS DE NEGÓCIOS Código de Conduta para Fornecedores e Parceiros de Negócios Elaboramos esse Código de Conduta para nossos fornecedores e parceiros de negócios

Leia mais

Código de Conduta 1 OBJETIVO

Código de Conduta 1 OBJETIVO 1 OBJETIVO Estabelecer os padrões de conduta empresarial dos colaboradores (executivos, empregados e terceirizados) da GPE, suas coligadas e demais empresas que compõem o Grupo Global, entre si e em suas

Leia mais

Palavras-Chave: Código; Ética. Todos os Profissionais do CHLP

Palavras-Chave: Código; Ética. Todos os Profissionais do CHLP Palavras-Chave: Código; Ética Destinatários Todos os Profissionais do CHLP Elaboração Aprovação Assinatura (s) Responsável (eis) pela Aprovação Conselho de Administração Conselho de Administração Originais

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DA FUNDAÇÃO CASTRO ALVES

CÓDIGO DE CONDUTA DA FUNDAÇÃO CASTRO ALVES CÓDIGO DE CONDUTA DA FUNDAÇÃO CASTRO ALVES Índice PREÂMBULO... 3 TÍTULO I Objeto e Aplicação... 4 Artigo 1.º Objeto... 4 Artigo 2.º Aplicação... 4 TÍTULO II Âmbito... 4 Artigo 3.º Âmbito pessoal e material...

Leia mais

Código de Conduta e Ética da Visão Prev

Código de Conduta e Ética da Visão Prev Código de Conduta e Ética da Visão Prev Carta da Presidente INTRODUÇÃO A Visão Prev está em constante desenvolvimento, e, especialmente nos últimos anos, passou por transformações significativas, como

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA. Jurídico Spread

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA. Jurídico Spread Jurídico Spread Ago/2018 SUMÁRIO 1. CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 2. OBJETIVO 3. NOSSOS VALORES 4. NOSSOS PRINCÍPIOS ÉTICOS 4.1. NAS RELAÇÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO 05 4.1.2. Diversidade e Inclusão 4.1.3. Respeito

Leia mais

NORMAS DE CONDUTA DE TERCEIROS

NORMAS DE CONDUTA DE TERCEIROS NORMAS DE CONDUTA DE TERCEIROS Estas Normas de Conduta de Terceiros ( Normas ) representam o compromisso do Avis Budget Group em fomentar relações sustentáveis com os nossos parceiros empresariais, agentes,

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

CÓDIGO DE ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CÓDIGO DE ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CÓDIGO DE ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL O Santander busca fazer negócios que beneficiem não somente o Banco e o cliente, mas a sociedade e o

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DOS TRABALHADORES

CÓDIGO DE CONDUTA DOS TRABALHADORES CÓDIGO DE CONDUTA DOS TRABALHADORES DA SECRETARIA-GERAL DO MF Índice Introdução 2 I - Âmbito 3 II Objectivos 3 III - Princípios Gerais 4 IV - Relações Internas e Externas 6 V Vigência, Publicidade e Revisão

Leia mais

Tipo de Documento Política Corporativa Responsável: Compliance Assunto: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Vigência: Outubro / 2017

Tipo de Documento Política Corporativa Responsável: Compliance Assunto: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Vigência: Outubro / 2017 Objetivos Os objetivos da Política de Responsabilidade Socioambiental são: - Estabelecer os princípios e diretrizes que conduzirão a gestão e as ações estratégicas socioambientais nos negócios e no relacionamento

Leia mais

O Código de Ética e Conduta Profissional da ACM(Association for Computing Machinery) Código de Ética da ACM. Código de Ética da ACM

O Código de Ética e Conduta Profissional da ACM(Association for Computing Machinery) Código de Ética da ACM. Código de Ética da ACM Códigos de Ética em Computação O Código de Ética e Conduta Profissional da ACM(Association for Computing Machinery) SCC 207 Computadores e Sociedade I Não há diretrizes específicas para todos os casos

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA. Página: 1 de 6

CÓDIGO DE ÉTICA. Página: 1 de 6 CÓDIGO DE ÉTICA Introdução Na sociedade contemporânea a adoção de comportamentos eticamente corretos no plano interno e no relacionamento com clientes e fornecedores é referência indeclinável com a comunidade

Leia mais

FUNDAÇÃO SANTA MARIA DA SILVA CÓDIGO DE CONDUTA. As fundações são instituições privadas sem fins lucrativos que visam contribuir

FUNDAÇÃO SANTA MARIA DA SILVA CÓDIGO DE CONDUTA. As fundações são instituições privadas sem fins lucrativos que visam contribuir FUNDAÇÃO SANTA MARIA DA SILVA CÓDIGO DE CONDUTA As fundações são instituições privadas sem fins lucrativos que visam contribuir para o bem comum, para o desenvolvimento sustentável e para a promoção de

Leia mais

HOTEL AVALON CÓDIGO DE ÉTICA VALORES EMPRESARIAIS E PRINCÍPIOS ÉTICOS NORTEADORES

HOTEL AVALON CÓDIGO DE ÉTICA VALORES EMPRESARIAIS E PRINCÍPIOS ÉTICOS NORTEADORES HOTEL AVALON CÓDIGO DE ÉTICA VALORES EMPRESARIAIS E PRINCÍPIOS ÉTICOS NORTEADORES Este código de ética tem por objetivo estabelecer os princípios éticos e normas de conduta que orientaram as relações internas

Leia mais

Sonae Sierra Brasil Código de Conduta

Sonae Sierra Brasil Código de Conduta Sonae Sierra Brasil Código de Conduta INTRODUÇÃO O Que é Nosso Código de Conduta? Nosso Código de Conduta estabelece e promove os aspectos fundamentais de comportamento ético que, na opinião da nossa Companhia,

Leia mais

CÓDIGO de CONDUTA. Operador da Rede Nacional de Transporte de Energia Eléctrica. Edição: 1 Data:

CÓDIGO de CONDUTA. Operador da Rede Nacional de Transporte de Energia Eléctrica. Edição: 1 Data: CÓDIGO de CONDUTA do Operador da Rede Nacional de Transporte de Energia Eléctrica O Operador da Rede Nacional de Transporte de Energia Eléctrica é a entidade concessionária da Rede Nacional de Transporte

Leia mais

DECLARAÇÃO DO FORNECEDOR

DECLARAÇÃO DO FORNECEDOR DECLARAÇÃO DO FORNECEDOR 21 March 2017, Version DECLARAÇÃO DO FORNECEDOR DECLARAÇÃO DO FORNECEDOR 1 / 4 Caro fornecedor: A Sapa é um grupo diversificado de empresas industriais com operações globais. Os

Leia mais