Curso de Básico Arduino! Ministrado por: Wellington Cássio Faria Contato:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Curso de Básico Arduino! Ministrado por: Wellington Cássio Faria Contato:"

Transcrição

1 Curso de Básico Arduino!

2 Aula 1: Introdução ao Arduino e Portas Digitais

3 Quem sou eu? Formação: Wellington Cássio Faria Curso técnico Médio (2o grau) Técnico em Eletrônica Industrial, CEP - Centro de Educação Profissional Tancredo Neves (julho/2010) - concluída. Graduação Engenharia da Computação, Inatel (junho/2015) - cursando. Atividades: Bolsista de Iniciação Científica Conversão de sistemas de medição analógicos para digitais na Agrometereologia utilizando plataforma Arduino. Monitor Voluntário Cas@viva - Arduino Natural : Paraisópolis - MG

4 O que é ARDUINO? É uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre, projetada com um microcontrolador Atmel AVR de placa única, com suporte de entrada / saída embutido, uma linguagem de programação padrão, a qual tem origem em Wiring, e é essencialmente C/C++. O objetivo do projeto é criar ferramentas que são acessíveis, com baixo custo, flexíveis e fáceis. Principalmente para aqueles que não teriam alcance aos controladores mais sofisticados e de ferramentas mais complicadas.

5 O que que quer dizer open-source? As placas podem ser construídas à mão ou comprado pré-montado, o software (IDE) pode ser baixado gratuitamente. Os projetos de hardware de referência (arquivos de CAD) estão disponíveis sob uma licença de código aberto, você é livre para adaptá-los às suas necessidades.

6 O que é ARDUINO?

7 Hardware do ARDUINO UNO Botão para Reiniciar Portas Digitais 0 à 13 USB PWM: 3, 5, 6, 9, 10, e 11 ( ~ ) Comunicação Serial: 1 e 0 (TX e RX) Alimentação Externa Barramento de Extensão Microcontrolador ATmega328 Portas Analógicas 0 à 5

8 Programação do Arduino Programação do Arduino pode ser dividido em três partes principais: estruturas, valores (variáveis e constantes) e funções. A linguagem tem origem em Wiring, e é essencialm ente C/C++

9 PIC assembly X PIC em C X Arduino

10

11

12

13 PIC assembly X PIC em C X Arduino

14 Shields do Arduino: Shields são placas que podem ser conectados em cima do Arduino estendendo as suas capacidades. Os diferentes shields seguem a mesma filosofia que do Arduino: eles são baratos de produzir e fáceis de montar e programar.

15 Arduino Ethernet Shield O Shield permite que Arduino conecte-se à internet. Existe uma entrada de cartão micro-sd, que pode ser usado para armazenar arquivos para disponibilizar na web.

16 Arduino WiFi Shield O Shield permite que que Arduino conecte-se à internet usando o WiFi. O Shield WiFi pode se conectar a redes sem fio que operam de acordo com as especificações be g. Há uma entrada de cartão micro-sd, que pode ser usado para armazenar dados que podem serem transmitidos via WiFi.

17 Arduino Wireless SD Shield O Shield permite que uma que Arduino para comunicar sem fios com um módulo sem fios(rf). Ele baseia-se nos módulos Xbee produzidos pela Digi. Há um slot para cartão SD.

18 Shield Arduino GSM Shield O shield conecta o Arduino à internet usando a rede GPRS sem fio. Você também pode fazer / receber chamadas de voz (você vai precisar de um alto-falante externo e circuito de microfone) e enviar / receber mensagens SMS.

19 Arduino Motor Shield O shield permite que você controle dois motores DC com sua placa Arduino, controlando a velocidade, a direção de cada um de forma independente.

20 MP3 Player Shield O MP3 Player Shield tem a impressionante capacidade de decodificação de MP3 e a funcionalidade de armazenamento do cartão SD. Agora você pode puxar arquivos MP3 a partir de um cartão SD e reproduzi-los usando apenas este shield, efetivamente transformando todo o Arduino em um completo MP3 Player! O Shield de MP3ainda utiliza o decodificador de áudio MP3 VS1053B IC para decodificar os arquivos de áudio. O VS1053 também é capaz de decodificar áudio Ogg Vorbis/MP3/AAC/WMA/MIDI e codificação IMA ADPCM.

21 LCD Shield O LCD Shield Color, fornece uma forma fácil de conectar o popular Nokia 6100 LCD no Arduino.

22 Shield EasyVR The Shield EasyVR é um shield de reconhecimento de voz para placas Arduino integrando um módulo EasyVR. Ele inclui todas as funcionalidades do módulo EasyVR que simplifica a conexão à placa Arduino e PC.

23 Sensores

24 Sensores

25 Sensores

26 Livros

27 Site Oficial

28 #MãoNaMassa!

29 #MãoNaMassa! O setup() é função para configurações inicias. Use-se: Inicializar variáveis. Configuração de pino (entrada ou saída) É executada apenas uma vez, após cada reinicialização da placa Arduino. o loop() faz exatamente o que seu nome sugere, e laços infinito. O Código no loop() ativamente seu programa a placa Arduino.

30 Funções para portas Digitais Portas Digitais 0 à 13 PWM: 3, 5, 6, 9, 10, e 11 ( ~ ) Comunicação Serial: 1 e 0 (TX e RX)

31 Configura o pino especificado como uma entrada ou saída. Sintaxe: pinmode (pino, modo) Parâmetros: pino: o número do pin cujo modo que você deseja definir modo: INPUT (Entrada) OUTPUT (Saída) INPUT_PULLUP (Entrada com PULL-UP) Retorno: Nenhum pinmode( )

32 pinmode( ) Configuração de Portas Digitais: Quando pressionado envia 5 volts (HIGH) para porta. pinmode (pino, modo) modo: INPUT (Entrada) OUTPUT(Saída) INPUT_PULLUP (Entrada com PULLUP interno, essa opção não é necessário o circuito PULLUP externo podendo assim ser ligado diretamente no GND. *Não se utiliza para entradas analógicas. Quando pressionado envia 0 volts(gnd) (LOW) para porta.

33 digitalwrite() Escreve uma valor ALTO ou valor BAIXO para um pino digital configurado como SAÍDA. Sintaxe: digitalwrite (pino, valor) Parâmetros: pino: o número do pino valor: HIGH (ALTO ) ou LOW (BAIXO) Retorno: Nenhum

34 digitalread() Lê o valor de um pino digital especificado, ALTO ou BAIXO definido como ENTRADA. Sintaxe digitalread (pino) Parâmetros pino: o número do pino digital que você quer ler configurado como ENTRADA Retorno: HIGH ou LOW

35 Exercício Portas Digitais 1- Faça um programa que faça o LED1 da placa (pino 13) piscar de 1 em 1 segundo. Ligue um outro LED2 no pino 4 da porta digital e toda vez que o botão(pull-up Interno pino 3) for precisado o LED2 deve ligar, caso contrario o LED2 deve ficar apagado.

36 Exercício Portas Digitais 2- Faça um programa que se botão(d2) estiver pressionado pisque 3 LED (D4,D5,D6) cada um de cada vez da direita para esquerda no intervalo de 1 segundo. Se o botão não tiver pressionado pisque 3 LED (D4,D5,D6) cada um de cada vez da esquerda para direita no intervalo de 1 segundo.

37 Aula 2: Portas Analógicas, Comunicação Serial e LCD

38 Funções para portas Analógicas PWM: 3, 5, 6, 9, 10, e 11 ( ~ ) Portas Analógicas 0 à 5

39 analogreference( ) Configura a tensão de referência utilizada para a entrada analógica (SETUP) Tensão de Referência As opções são: DEFAULT: a referência analógica padrão de 5 volts INTERNAL: referência igual a 1,1 volts(atmega168 ou ATmega328) INTERNAL1V1: referência 1.1V referência (apenas Arduino Mega) INTERNAL2V56: referência 2.56V (apenas Arduino Mega) EXTERNAL: referência de tensão aplicada ao pino AREF (0 a 5V ) Sintaxe: analogreference(tipo) Parâmetro: tipo: DEFAULT, INTERNO, INTERNAL1V1, INTERNAL2V56 ou EXTERNAL. Retorno: Nenhum

40 analogread( ) Lê o valor do pino analógico especificado. Sintaxe: analogread (pino) Parâmetros: pino: o número do pino de entrada analógica. Retorno: Número inteiro de 0 a 1023 Mapeia tensões de entrada entre 0 e tensão de referência em valores inteiros entre 0 e 1023 Convertendo Retorno em Tensão: Tensão de Refêrencia Tensão = Retorno x 1024

41 analogwrite( ) Escreve um valor tensão no pino especificado PWM. Sintaxe: analogwrite(pino, valor) Parâmetros: pino: Número do pino. Valor : Entre 0 (0 Volts/ 0% Duty) a 255 (5 Volts/100% Duty). Returno: Nenhum Arduino Uno: PWM: 3, 5, 6, 9, 10, e 11 ( ~ ) Tensão no Pino = 5 x valor 255

42 Funções para Comunicação Serial Usado para a comunicação entre a placa Arduino e um computador ou outros dispositivos. Comunicação Serial: 1 e 0 (TX e RX)

43 Serial.begin( ) Define a taxa de dados em bits por segundo (Banda) para a transmissão de dados serial. Sintaxe: Serial.begin (velocidade) Parâmetros: Velocidade: em bits por segundo (banda) Retorno: Nenhum Para se comunicar com o computador, use uma dessas taxas: 300, 600, 1200, 2400, 4800, 9600, 14400, 19200, 28800, 38400, ou

44 Imprime/Envia dados para a porta serial/computador. Serial.print( ) Sintaxe: Serial.print (val) Parâmetros: val: o valor para imprimir - qualquer tipo de dados millis (): Retorna o número de milissegundos desde que o Arduino começou a executar o programa atual. delay(): Pausa o programa para a quantidade de tempo (em milissegundos) especificado como parâmetro. (1000 milissegundos são um segundo.)

45 Serial.read( ) / Serial.available( ) Lê os dados de entrada Serial. Sintaxe: Serial.read () Parâmetros: Nenhum Retorna: Um numero inteiro referente a tabela ASCII.

46 Tabela ASCII

47 Exercício 1- Faça um programa que leia o sensor LM35 utilizando a porta analógica 0, e envia esse dado para computador de 1 em 1 segundo em ºC. O sensor LM35 é um sensor de precisão, fabricado pela National Semiconductor,que apresenta uma saída de tensão linear relativa à temperatura em que ele se encontrar no momento em que for alimentado por uma tensão de 4-20Vdc e GND, tendo em sua saída um sinal de 10mV para cada Grau Celsius de temperatura.

48 LiquidCrystal Biblioteca Esta biblioteca permite que uma placa Arduino possa controlar um LCD baseado no Hitachi HD44780

49 LiquidCrystal Biblioteca LiquidCrystal () Cria uma variável do tipo LiquidCrystal. Sintaxe: LiquidCrystal NOME (rs, enable,d4, D5,D6,D7) begin () Especifica as dimensões (largura e altura) do display. Sintaxe: lcd.begin (colunas, linhas) Parâmetros: lcd: uma variável do tipo LiquidCrystal colunas: o número de colunas do LCD linhas: o número de linhas do LCD

50 print () Imprime texto ao LCD. Sintaxe: lcd.print (dados) Parâmetro: LiquidCrystal Biblioteca lcd: uma variável do tipo LiquidCrystal dados: os dados para imprimir (char, byte, int, long, ou string)

51 LiquidCrystal Biblioteca setcursor () Posicione o cursor LCD, isto é, definir o local em que o texto subseqüente é escrito no LCD. Sintaxe: lcd.setcursor (coluna, linha) Parâmetros: lcd: uma variável do tipo LiquidCrystal coluna: a coluna na qual se posiciona o cursor (sendo 0 a primeira coluna) linha: a linha em que a posição do cursor (sendo 0 a primeira linha)

52 Exercício 2- Faça um programa que imprima na Primeira linha o seu primeiro nome e na segunda linha o primeiro nome do seu parceiro de bancada. 4- Entre em file/exemples/liquidcrystal/scroll e rode o programa.

53 FIM

Aula 1 Apresentação e Conceitos Iniciais. Wellington Cássio Faria fb.com/wellingtoncf

Aula 1 Apresentação e Conceitos Iniciais. Wellington Cássio Faria fb.com/wellingtoncf Aula 1 Apresentação e Conceitos Iniciais Formação: Professor: Curso técnico Médio (2o grau) Técnico em Eletrônica Industrial, CEP - Centro de Educação Profissional Tancredo Neves (julho/2010) - concluída.

Leia mais

Introdução ao Arduino

Introdução ao Arduino Introdução ao Arduino Cassio Trindade Batista Iago Souza de Sousa Universidade Federal do Pará Instituto de Tecnologia Faculdade de Engenharia da Computação e Telecomunicações III Semana Acadêmica da Faculdade

Leia mais

Arduino. Gilmar Aquino

Arduino. Gilmar Aquino Arduino Gilmar Aquino Microcontroladores; O que é o Arduino; Sumário A origem do Arduino; Por que Arduino; Placas; Hardware; Shields; Módulos; Software; Exemplo de aplicação; Dicas, Sites e Livros; Prática.

Leia mais

Arduino. Introdução aos Componentes Básicos. Leonardo Mauro P. Moraes. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Arduino. Introdução aos Componentes Básicos. Leonardo Mauro P. Moraes. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Arduino Introdução aos Básicos Leonardo Mauro P. Moraes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS Ponta Porã - MS 2016 1 Introdução 2 Arduino 3 4 Encerramento Introdução Arduino 1 Introdução Arduino

Leia mais

Projeto 01. Adriano Joaquim de Oliveira Cruz Instituto de Matemática UFRJ 2015 Adriano Cruz. 30 de agosto de 2015

Projeto 01. Adriano Joaquim de Oliveira Cruz Instituto de Matemática UFRJ 2015 Adriano Cruz. 30 de agosto de 2015 Projeto 01 Adriano Joaquim de Oliveira Cruz Instituto de Matemática UFRJ 2015 Adriano Cruz 30 de agosto de 2015 1 Introdução Este projeto é baseado no Laboratório 01 do Livro Head First C [2]. A idéia

Leia mais

MINICURSO - PLATAFORMA ARDUINO Eixo de Informação e Comunicação Gil Eduardo de Andrade

MINICURSO - PLATAFORMA ARDUINO Eixo de Informação e Comunicação Gil Eduardo de Andrade Introdução MINICURSO - PLATAFORMA ARDUINO Eixo de Informação e Comunicação Gil Eduardo de Andrade A oficina proposta neste documento apresenta conceitos iniciais e intermediários sobre o funcionamento

Leia mais

MINICURSO ARDUINO BÁSICO

MINICURSO ARDUINO BÁSICO MINICURSO ARDUINO BÁSICO Ministrantes: Henrique Wippel Parucker da Silva Murilo de Oliveira do Nascimento Ícaro Cristofolini COLMÉIA Quem somos? O que fazemos? PLATAFORMA DE PROTOTIPAGEM ARDUINO ARDUINO

Leia mais

Curso introdutório de microcontroladores - Plataforma Arduino

Curso introdutório de microcontroladores - Plataforma Arduino Curso introdutório de microcontroladores - Plataforma Arduino Prof. Fábio Rodrigues de la Rocha FLISOL - UTFPR-PR - Abril/2011 FLISOL - UTFPR-PR - Abril/2011 1 Introdução Mas afinal, o que é Arduino? Arduino

Leia mais

Introdução do Arduino para aquisição de dados e controle de instrumentos

Introdução do Arduino para aquisição de dados e controle de instrumentos Introdução do Arduino para aquisição de dados e controle de instrumentos Rafael Pezzi Centro de Tecnolocia Acadêmica Instituto de Física - UFRGS Novembro de 2018 Roteiro O que é o Arduino? Especificações

Leia mais

INTRODUÇÃO A PLATAFORMA ARDUINO. TÁSSIO JOSÉ GONÇALVES GOMES

INTRODUÇÃO A PLATAFORMA ARDUINO. TÁSSIO JOSÉ GONÇALVES GOMES INTRODUÇÃO A PLATAFORMA ARDUINO TÁSSIO JOSÉ GONÇALVES GOMES www.tassiogoncalves.com.br tassiogoncalvesg@gmail.com APRESENTAÇÃO TÁSSIO JOSÉ GONÇALVES GOMES Mestrando em Informática pela UFAL e Bacharel

Leia mais

Disciplina: Laboratório de Fis26

Disciplina: Laboratório de Fis26 1 Disciplina: Laboratório de Fis26 www.fis.ita.br/labfis26 Professores: Sonia Guimarães soniagui@ita.br Douglas Leite prof.dmgl@gmail.com Monitoras: Larissa chazfisica@gmail.com Flávia rocha.pereira.flavia@gmail.com

Leia mais

Introdução à Plataforma ARDUINO

Introdução à Plataforma ARDUINO MINICURSO Introdução à Plataforma ARDUINO PET Mecatrônica/BSI Geruza M. Bressan O que é um microcontrolador (MCU)? É um computador em um chip Processador Memória Entrada/Saída Controla ações e funções

Leia mais

O que você pode fazer com o Arduino

O que você pode fazer com o Arduino O que é Arduino O Arduino foi criado em 2005 por um grupo de 5 pesquisadores : Massimo Banzi, David Cuartielles, Tom Igoe, Gianluca Martino e David Mellis. O objetivo era elaborar um dispositivo que fosse

Leia mais

Programação do Arduino. Parte 1. IDE Wiring

Programação do Arduino. Parte 1. IDE Wiring Programação do Arduino Parte 1 IDE Wiring Ambiente de programação: IDE Wiring Barra de título Menu Barra de ferramentas Janela de edição Janela de status Ambiente de programação: IDE Wiring Compilação

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ARDUINO DUE, CANAL DIGITAL, FUNÇÃO DELAY

INTRODUÇÃO AO ARDUINO DUE, CANAL DIGITAL, FUNÇÃO DELAY INTRODUÇÃO AO ARDUINO DUE, CANAL DIGITAL, FUNÇÃO DELAY INTRODUÇÃO A Plataforma Arduino é considerada plataforma aberta, ou seja, qualquer pessoa pode efetuar uma melhoria em um código, biblioteca e disponibilizá-la

Leia mais

Introdução ao Arduino ESCOLA DE ARTES VISUAIS DO PARQUE LAGE. Núcleo de Arte e Tecnologia. julio lucio martin. Aula 07

Introdução ao Arduino ESCOLA DE ARTES VISUAIS DO PARQUE LAGE. Núcleo de Arte e Tecnologia. julio lucio martin. Aula 07 Introdução ao Arduino ESCOLA DE ARTES VISUAIS DO PARQUE LAGE Núcleo de Arte e Tecnologia julio lucio martin Aula 07 O que vamos entender? sensor temperatura LM35 No datasheet do sensor vemos a gráfica

Leia mais

Comunicação Serial 1

Comunicação Serial 1 Curso Técnico em Automação Industrial Disciplina: Programação aplicada a Microcontroladores Professor: Marcelo Cendron Comunicação Serial 1 A comunicação serial (UART) na plataforma Arduino é, sem duvida,

Leia mais

- Tarefas Práticas de Programação usando Arduino - Imagem do Robô com Legendas

- Tarefas Práticas de Programação usando Arduino - Imagem do Robô com Legendas - Tarefas Práticas de Programação usando Arduino - Profa. Flavia Pereira de Carvalho Imagem do Robô com Legendas Dicas de código: 1) Os pinos dos leds estão nas posições de 2 a 7 2) Comandos básicos necessários

Leia mais

ARDUINO BÁSICO E T A P A 1 O QUE É ARDUINO? Prof. Amadeu Zanon Neto

ARDUINO BÁSICO E T A P A 1 O QUE É ARDUINO? Prof. Amadeu Zanon Neto E T A P A 1 O QUE É ARDUINO? Segundo o site WIKIPEDIA, Arduino é: É um microcontrolador de placa única e um conjunto de software para programá lo. O hardware consiste em um projeto simples de hardware

Leia mais

MINICURSO ARDUINO AVANÇADO

MINICURSO ARDUINO AVANÇADO MINICURSO ARDUINO AVANÇADO Ministrantes: Henrique Wippel Parucker da Silva Murilo de Oliveira do Nascimento Ícaro Cristofolini COLMÉIA Quem somos? O que fazemos? PLATAFORMA DE PROTOTIPAGEM ARDUINO ARDUINO

Leia mais

Arduino - Primeiros Passos

Arduino - Primeiros Passos Arduino - Primeiros Passos Por Fábio Souza 06/11/2013 ÍNDICE DE CONTEÚDO 1. Introdução ao Arduino 2. Plataforma de desenvolvimento Arduino 3. Hardware do Arduino 4. Software do Arduino 5. IDE do Arduino

Leia mais

Programação em Linguagem C

Programação em Linguagem C Programação em Linguagem C UNIDADE 1 Unidade I Nesta unidade aprenderemos: escrever o código no computador e transferir para o Arduino. ligar e desligar um pino; utilizar o delay (tempo); ler um pino para

Leia mais

Arduino Básico: As versatilidades desta plataforma na prática

Arduino Básico: As versatilidades desta plataforma na prática Arduino Básico: As versatilidades desta plataforma na prática Apresentação Kleber Rocha Bastos Luan Silva Santana Wellington Assunção Azevedo Graduado em Engenharia de Computação pela FAINOR Graduado em

Leia mais

Descrição dos pinos de entrada e saída e de funções especiais. Descrição dos modos de acesso: individual e por porto

Descrição dos pinos de entrada e saída e de funções especiais. Descrição dos modos de acesso: individual e por porto Tópicos Descrição dos pinos de entrada e saída e de funções especiais Descrição dos modos de acesso: individual e por porto Acesso individual aos pinos Objetivos Compreender o que são periféricos em um

Leia mais

Arduino. Conectores, Fonte, USB, LEDs. Compilador, Bibliotecas, Editor, Burner

Arduino. Conectores, Fonte, USB, LEDs. Compilador, Bibliotecas, Editor, Burner Arduino Single-board microcontroller Microcontrolador Placa CPU, Memória, Serial, I/O Conectores, Fonte, USB, LEDs IDE Compilador, Bibliotecas, Editor, Burner http://arduino.cc/en/reference/homepage Shields

Leia mais

AULA 6 - INTRODUÇÃO AO ARDUINO Revisão de Eletrônica Digital e introdução aos Sistemas Computacionais.

AULA 6 - INTRODUÇÃO AO ARDUINO Revisão de Eletrônica Digital e introdução aos Sistemas Computacionais. AULA 6 - INTRODUÇÃO AO ARDUINO Revisão de Eletrônica Digital e introdução aos Sistemas Computacionais. 6.1 Objetivo: O objetivo desta aula é mostrar aos alunos o que é e como funciona o Arduino e seus

Leia mais

Introdução. O que é o Arduino?

Introdução. O que é o Arduino? Arduino 2 Introdução O que é o Arduino? Arduino é uma plataforma de desenvolvimento de hardware programável que possui um chip Atmel AVR, o qual pode variar dependendo do modelo do Arduino (podendo nos

Leia mais

O ARDUINO. Plataforma de prototipagem eletrônica; Open Source; Formada por duas partes básicas: hardware e software.

O ARDUINO. Plataforma de prototipagem eletrônica; Open Source; Formada por duas partes básicas: hardware e software. O ARDUINO Plataforma de prototipagem eletrônica; Open Source; Formada por duas partes básicas: hardware e software. O ARDUINO Serial Microcontrolador Alimentação Programando o Arduino Características do

Leia mais

Mundo Arduino: Vamos começar a programar?

Mundo Arduino: Vamos começar a programar? Mundo Arduino: Vamos começar a programar? Date : 2 de Janeiro de 2014 Por Jorge Alcino para o Pplware O Arduino é uma plataforma de hardware livre, projectado com um microcontrolador Atmel AVR. É uma placa

Leia mais

- Trabalho Prático de Algoritmos e Programação usando Robô Arduino -

- Trabalho Prático de Algoritmos e Programação usando Robô Arduino - Disciplina: Algoritmos e Programação Vale 1.5 para G2 Profa. Flavia Pereira de Carvalho - Trabalho Prático de Algoritmos e Programação usando Robô Arduino - Imagem do Robô com Legendas Dicas de código

Leia mais

Sistemas Digitais EDUARDO ELIAS ALVES PEREIRA

Sistemas Digitais EDUARDO ELIAS ALVES PEREIRA Sistemas Digitais EDUARDO ELIAS ALVES PEREIRA Sistemas Digitais Agenda Arduino Tipos, detalhes; Esquema elétrico. IDEs Eagle; ATMel Studio; Arduino Studio; Circuits IO (Simulador). Arduino Arduino MEGA2560

Leia mais

Arquitetura do Microcontrolador Atmega 328

Arquitetura do Microcontrolador Atmega 328 Governo do Estado de Pernambuco Secretaria de Educação Secretaria Executiva de Educação Profissional Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães ETEPAM Arquitetura do Microcontrolador Atmega

Leia mais

// Arduino {? } Mais o que é?..

// Arduino {? } Mais o que é?.. // Arduino {? } Mais o que é?.. // Arduino {? } A origem.. // Arduino {? } A equipe. Dave Mellis Tom Igoe Aluno Programador Gianluca Martino Fabricante de CI's Professor ITP David Cuartielle Engenheiro

Leia mais

OFICINA Uso da plataforma Arduino no Ensino de Ciências

OFICINA Uso da plataforma Arduino no Ensino de Ciências OFICINA Uso da plataforma Arduino no Ensino de Ciências Grupo 2 de Atividades Astrogildo Junqueira Docente Física/IFSP Lucas D Amásio David Larronda Licenciandos/IFSP Apoio Financeiro: Prodocência / Capes

Leia mais

(83)

(83) O USO DA PLATAFORMA ARDUÍNO EM EXPERIMENTO DA TERMODINÂMICA Tainá de Sousa Oliveira(1), Samuel Pinheiro Gonçalves(2) 1.Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Maranhão.tainaoliveiraif@outlook.com

Leia mais

ARDUINO. Níveis lógicos de referência VCC e GND Entradas e saídas digitais e analógicas.

ARDUINO. Níveis lógicos de referência VCC e GND Entradas e saídas digitais e analógicas. ARDUINO Níveis lógicos de referência e Entradas e saídas digitais e analógicas Helder da Rocha www.eletronicaparaartistas.com.br Positivo e negativo Nos esquemas e dispositivos (módulos, arduinos) é comum

Leia mais

Hardware Livre Arduino. Givanaldo Rocha de Souza

Hardware Livre Arduino. Givanaldo Rocha de Souza Hardware Livre Arduino Givanaldo Rocha de Souza http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha Tópicos Hardware Livre Sistemas Embarcados Microcontroladores Plataforma Arduino Introdução Exemplos Cubieboard

Leia mais

Entrada de dados com botões

Entrada de dados com botões Entrada de dados com botões Escola CDI Professor: Paulo Marcos Trentin Interruptor Quando está aberto, nenhuma corrente passa por ele. Seu símbolo: Ao pressioná-lo, toda corrente passa por ele, e esta

Leia mais

Scaling Up Inclusion: Robotics, a STEM focused Project. Centro de Formação de Associação de Escolas Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel

Scaling Up Inclusion: Robotics, a STEM focused Project. Centro de Formação de Associação de Escolas Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel Scaling Up Inclusion: Robotics, a STEM focused Project Centro de Formação de Associação de Escolas Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel Alberto Brochado, Eugénio Oliveira, Fernando Coelho Alberto Brochado,

Leia mais

Características técnicas Baseado no ATMega da empresa AVR, fabricante de micro-controladores em plena ascensão e concorrente do PIC Pode usar ATMega

Características técnicas Baseado no ATMega da empresa AVR, fabricante de micro-controladores em plena ascensão e concorrente do PIC Pode usar ATMega ARDUINO O que é Arduino Arduino foi criado na Itália por Máximo Banzi com o objetivo de fomentar a computação física, cujo conceito é aumentar as formas de interação física entre nós e os computadores.

Leia mais

Oficina de Introdução ao Arduino

Oficina de Introdução ao Arduino Oficina de Introdução ao Arduino Conteúdo da oficina Estrutura de uma placa Arduino Conceitos de sinais elétricos Componentes eletrônicos básicos LED, resistor, protoboard Ambiente de desenvolvimento Sinal

Leia mais

Plano de Aula. 1 o semestre. Aula número 011 Periféricos Display LCD, Conversor AD e conversor DA (PWM)

Plano de Aula. 1 o semestre. Aula número 011 Periféricos Display LCD, Conversor AD e conversor DA (PWM) Diretoria de Curso Plano de Aula 1 o semestre Nome do curso Eng. Ciências da Computação + TI + TADS + Eng. Elétrica Nome da Unidade Curricular Microprocessadores e Microcontroladores Aula número 011 Tema

Leia mais

CANAL ANALÓGICO

CANAL ANALÓGICO CANAL ANALÓGICO CANAL ANALÓGICO (Introdução) Variáveis analógicas apresentam variação modular em função do tempo, como por exemplo a temperatura, pressão, nível, etc. Para trabalhar com estas variáveis,

Leia mais

Prá$cas Arduino. Manoel Neto

Prá$cas Arduino. Manoel Neto Prá$cas Arduino Manoel Neto Hello blink // Pin 13 has an LED connected on most Arduino boards. // give it a name: int led = 13; // the setup rou$ne runs once when you press reset: void setup() { // ini$alize

Leia mais

Internet das Coisas Ferramentas Para Prototipação. João Bosco Teixeira Junior >

Internet das Coisas Ferramentas Para Prototipação. João Bosco Teixeira Junior > Internet das Coisas Ferramentas Para Prototipação João Bosco Teixeira Junior boscojr@gmail.com > www.boscojr.com Prototipação O SOFTWARE; O HARDWARE; E O FIRMWARE. O SOFTWARE A IDE, do inglês Integrated

Leia mais

A placa descrita pode receber alimentação pela conexão USB ou por uma fonte de alimentação externa.

A placa descrita pode receber alimentação pela conexão USB ou por uma fonte de alimentação externa. A placa descrita pode receber alimentação pela conexão USB ou por uma fonte de alimentação externa. A alimentação externa ocorre através do conector Jack com o pino positivo no centro, onde o valor de

Leia mais

Microcontroladores PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO

Microcontroladores PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO Microcontroladores PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO Microprocessador É um circuito integrado que contém milhares, ou mesmo milhões, de transistores. Os transistores trabalham juntos para armazenar e manipular

Leia mais

Arduino MS. Sobre esta Oficina. Oriunda do Arduino Hack Day Organizado pelos Coordenadores do ArduinoMS Agradecimentos ao apoio do SENAC

Arduino MS. Sobre esta Oficina. Oriunda do Arduino Hack Day Organizado pelos Coordenadores do ArduinoMS Agradecimentos ao apoio do SENAC Sobre esta Oficina Oriunda do Arduino Hack Day Organizado pelos Coordenadores do ArduinoMS Agradecimentos ao apoio do SENAC O que veremos Introdução a Arduino Código Pisca LED Acionamento de LED com Botão

Leia mais

Robótica com Arduino Professor: Paulo Marcos Trentin

Robótica com Arduino Professor: Paulo Marcos Trentin Robótica com Arduino Professor: Paulo Marcos Trentin CDI Onde comprar o Arduino? http://lojabrasilrobotics.blogspot.com/ Onde comprar o Arduino? http://www.mercadolivre.com.br/ Onde comprar o Arduino?

Leia mais

Por Fernando Koyanagi

Por Fernando Koyanagi Por Fernando Koyanagi Intenção dessa aula 1. Aprender qual a identificação correta dos pinos olhando o datasheet 2. Informar quais os pinos funcionam como OUTPUT/INPUT 3. Ter uma visão geral sobre os sensores

Leia mais

Arduino. Conectores, Fonte, USB, LEDs. Compilador, Bibliotecas, Editor, Burner

Arduino. Conectores, Fonte, USB, LEDs. Compilador, Bibliotecas, Editor, Burner Arduino Single-board microcontroller Microcontrolador Placa CPU, Memória, Serial, I/O Conectores, Fonte, USB, LEDs IDE Compilador, Bibliotecas, Editor, Burner http://arduino.cc/en/reference/homepage Shields

Leia mais

Missão: Arduino. 3 de Março. Organização

Missão: Arduino. 3 de Março. Organização Missão: Arduino 3 de Março Organização Introdução Boa tarde agente, A sua missão para hoje será programar uma plataforma electrónica dada pelo nome de Arduino. Antes de mais vejamos o material necessário

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores. Conjunto de Instruções da Arquitetura CompSim

Arquitetura e Organização de Computadores. Conjunto de Instruções da Arquitetura CompSim Arquitetura e Organização de Computadores Conjunto de Instruções da Arquitetura CompSim Agenda Introdução ao Arduino Arduino é: Plataforma eletrônica baseada em microcontrolador Especifcação aberta Utilizada

Leia mais

Curso de Arduino. Quais seus principais componentes?

Curso de Arduino. Quais seus principais componentes? Curso de Arduino O que é? Arduino é um microcontrolador (computador pequeno) utilizado para prototipagem eletrônica. Foi desenvolvido especialmente para designers e artistas plásticos, ou seja, deve ser

Leia mais

Ricardo Ribeiro dos Santos - ricardo@facom.ufms.br Faculdade de Computação - UFMS

Ricardo Ribeiro dos Santos - ricardo@facom.ufms.br Faculdade de Computação - UFMS 2 o. Encontro DESTACOM Despertando Talentos em Computação Introdução ao Arduino Conceitos Gerais e Programação Ricardo Ribeiro dos Santos - ricardo@facom.ufms.br Faculdade de Computação - UFMS 1 Tópicos

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA MARCOS VINÍCIUS CARDOSO DE OLIVEIRA LUCAS HENRIQUE LIMA SISTEMA DE COMUNICAÇÃO DE DADOS UTILIZANDO ARDUINO E MÓDULO RF 433 MHz BRASÍLIA 2017 MARCOS VINÍCIUS CARDOSO DE

Leia mais

ARDUINO. Profº. Engº. Robson Dias Ramalho

ARDUINO. Profº. Engº. Robson Dias Ramalho ARDUINO Profº. Engº. Robson Dias Ramalho 3. Microprocessador (E/S) 4. Memória RAM (E/S) 5. Placa de vídeo (E/S) 8. Disco Rígido (E/S) 9. Mouse (Saída) 10. Teclado (E/S) 2. Placa mãe (barramento de dados)

Leia mais

Curso de robótica 2. Novos conceitos de programação

Curso de robótica 2. Novos conceitos de programação Curso de robótica 2 Novos conceitos de programação Revisão eletricidade revisão eletricidade Potenciômetro LEDs Push button Fonte: http://www.baudaeletronica.com.br/potenciometro-linear-d e-10k-10000.html

Leia mais

Sistemas de Controle 2

Sistemas de Controle 2 Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Engenharia Sistemas de Controle 2 Projeto de sistema de controle digital PID com Arduino Prof. Dr. Marcos Lajovic Carneiro Referência: Ivan Seidel https://www.youtube.com/watch?v=txftr4tqkya

Leia mais

Arduino Lab 02 Sensor de luminosidade e display de LCD 16 2

Arduino Lab 02 Sensor de luminosidade e display de LCD 16 2 Arduino Lab 02 Sensor de luminosidade e display de LCD 16 2 Display de LCD 16 2 Neste Lab, iremos descrever como conectar o sensor BH1750FVI, já citado no Lab 01, ao Arduino Micro e à um display. A indicação

Leia mais

Linguagem de Programação. Linguagem C com Arduino

Linguagem de Programação. Linguagem C com Arduino Linguagem de Programação Linguagem C com Arduino Prof. Luiz Claudio Ferreira de Souza E-mail: luizclaudiofs@hotmail.com.br www.luizclaudiofs.blogspot.com Belém / PA 2017 Sumário Fundamentos de Eletrônica...

Leia mais

Curso: Tecnologias educacionais de baixo custo. Conector Ciência:

Curso: Tecnologias educacionais de baixo custo. Conector Ciência: Curso: Tecnologias educacionais de baixo custo. Conector Ciência: www.conecien.com O que é o Arduino? Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre projetada com um microcontrolador

Leia mais

Por Sergio Genilson Pfleger PLATAFORMA ROBÓTICA GENÉRICA BASEADA EM ARDUINO.

Por Sergio Genilson Pfleger PLATAFORMA ROBÓTICA GENÉRICA BASEADA EM ARDUINO. Por Sergio Genilson Pfleger PLATAFORMA ROBÓTICA GENÉRICA BASEADA EM ARDUINO. PROBLEMÁTICA: Plataforma Robótica que satisfaça requisitos desejados Problema Asimo - Honda SOLUÇÕES Utilizar o que está disponível

Leia mais

TERMÔMETRO COM O LM35 Parte I

TERMÔMETRO COM O LM35 Parte I TERMÔMETRO COM O LM35 Parte I ARDUINO UNO R3 Neste projeto vamos desenvolver um termômetro com o sensor de temperatura LM35, que é um sensor de baixo custo e de boa qualidade. Vamos dar uma incrementada

Leia mais

Plataforma Arduino, um universo de possibilidades

Plataforma Arduino, um universo de possibilidades Plataforma Arduino, um universo de possibilidades Origens da Plataforma Arduino e as principais características da placa Arduino Uno o Hardware de maior sucesso. O Projeto Arduino foi iniciado em meados

Leia mais

Arduino como ferramenta de aquisição de Dados

Arduino como ferramenta de aquisição de Dados Laboratório de FIS14 Arduino como ferramenta de aquisição de Dados Prof. Douglas M G Leite prof.dmgl@gmail.com Sala 2628 O que faremos HOJE? Atividades Apresentação do Professor (30min) Projetos Básicos

Leia mais

Minicurso de Arduino

Minicurso de Arduino Minicurso de Arduino Gabriel Vasiljević Felipe Fernandes January 30, 2013 Gabriel Vasiljević Felipe Fernandes Minicurso de Arduino January 30, 2013 1 / 14 Na aula passada... Portas Digitais Componentes

Leia mais

Plano de Aula. 1 o semestre. Aula número 012 Periféricos Comunicação Serial. Conhecer os princípios de comunicação serial

Plano de Aula. 1 o semestre. Aula número 012 Periféricos Comunicação Serial. Conhecer os princípios de comunicação serial Diretoria de Curso Plano de Aula 1 o semestre Nome do curso Eng. Ciências da Computação + TI + TADS + Eng. Elétrica Nome da Unidade Curricular Microprocessadores e Microcontroladores Aula número 012 Tema

Leia mais

PIBIC/PIBITI/IC Jr Relatório das Atividades de Pesquisa 23ª SEMIC

PIBIC/PIBITI/IC Jr Relatório das Atividades de Pesquisa 23ª SEMIC ATIVIDADES EXECUTADAS PELO BOLSISTA / VOLUNTÁRIO DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Do bolsista: Nome: Carlos Vinícius Machado Caldeira Curso: Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas Eletrônicos Período de vigência

Leia mais

Podem ser substituídos pelo módulo P7-Sensor de Luminosidade da GBK Robotics.

Podem ser substituídos pelo módulo P7-Sensor de Luminosidade da GBK Robotics. Projeto No. 3 LDR O objetivo deste projeto é controlar o estado de um LED (aceso ou apagado) através da verificação de luminosidade do ambiente utilizando um sensor de luminosidade LDR. O LDR (Light Dependent

Leia mais

- Clique aqui e veja o video deste curso - Clique aqui para ver as imagens deste curso

- Clique aqui e veja o video deste curso - Clique aqui para ver as imagens deste curso Preço R$ 129.00 Compre aqui Entre para o fascinante mundo do Arduino, são mais de 80 videoaulas e mais de 8 gigabyte em arquivos. Veja abaixo o cronograma e imagens desse curso de, você irá aprender muito:

Leia mais

Programação em Linguagem C

Programação em Linguagem C Programação em Linguagem C UNIDADE 2 Unidade 2 Nesta unidade estudaremos: If/else; for; while; switch case; Comunicação serial com PC; apelidos para os pinos do Arduino. Relembrando... Caso geral da instrução

Leia mais

PUCRS CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

PUCRS CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA PUCRS CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Prof. Anderson Terroso E-mail: terroso@pucrs.br Site: www.aterroso.com Coordenador do Curso de Eng. Elétrica: Prof. Juliano Benfica (juliano.benfica@pucrs.br) Porque

Leia mais

Oficina de Programação utilizando a plataforma Arduino

Oficina de Programação utilizando a plataforma Arduino Oficina de Programação utilizando a plataforma Arduino Bianca Alberton bi.alberton@gmail.com Programa de Educação Tutorial Computando Culturas em Equidade Departamento Acadêmico de Informática UTFPR 27

Leia mais

FACENS Engenharia Mecatrônica Sistemas de Computação Professor Machado. Arduino

FACENS Engenharia Mecatrônica Sistemas de Computação Professor Machado. Arduino FACENS Engenharia Mecatrônica Sistemas de Computação Professor Machado Arduino 1 Arduino Arduino: O que é? O Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica open-source que se baseia em hardware e

Leia mais

introdução Olá, Após alimentar você deve enviar comandos AT para verificar que o modulo está funcionando e comunicando via serial.

introdução Olá, Após alimentar você deve enviar comandos AT para verificar que o modulo está funcionando e comunicando via serial. Olá, introdução Eu e todos tenho certeza, apanhamos muito no começo, foi um fim de semana para aprender a lidar com o ESP sempre a partir de duas coisas fundamentais. A) Ver se está funcionando com comando

Leia mais

KIT INICIANTE V7 PARA ARDUINO

KIT INICIANTE V7 PARA ARDUINO Módulo 3 Componentes: 1 Sensor de Temperatura LM35 Descrição: Com o auxílio da porta serial e do monitor serial, o usuário irá fazer a leitura do sensor de temperatura em ºC para fazer o projeto seguinte.

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO PROJETO SCATMAN S DIMMER

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO PROJETO SCATMAN S DIMMER PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO PROJETO SCATMAN S DIMMER CURITIBA 2010 GILBERTO YOSHIAKI YAMANOUCHI RAFAEL HENRIQUE AZANHA

Leia mais

MOBILIDADE SUSTENTÁVEL. Luís Martins Duarte Abreu

MOBILIDADE SUSTENTÁVEL. Luís Martins Duarte Abreu MOBILIDADE SUSTENTÁVEL Luís Martins Duarte Abreu ARDUINO UNO Arduino UNO Arduino IDE www.arduino.cc Digital VS Analógico Arduino UNO DIGITAL ANALOG PWM (Pulse Width Modulation) Funciona utilizando médias

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne Tecnologia e Treinamento Cerne Tecnologia e Treinamento Tutorial de Instalação da Placa X-Control I E-mail: Sumário Configurando o PC 3 Conectando a Placa 6 Conectores e Pinagem da Placa 7 Comandos para comunicação 13 2 Obs: A

Leia mais

Atividade de laboratório 001. Prof: Carlos Eduardo de Brito Novaes 18 de março de Alunos RA Nome Curso Semestre

Atividade de laboratório 001. Prof: Carlos Eduardo de Brito Novaes 18 de março de Alunos RA Nome Curso Semestre Atividade de laboratório 001 Prof: Carlos Eduardo de Brito Novaes 18 de março de 2016 Alunos RA Nome Curso Semestre Resumo Atividade da unidade currícular: Laboratório Integrado de Microprocessadores e

Leia mais

Guia Arduino para iniciantes: Tudo que você precisa saber para começar

Guia Arduino para iniciantes: Tudo que você precisa saber para começar Guia Arduino para iniciantes: Tudo que você precisa saber para começar 02 INTRODUÇÃO O Arduino é o principal projeto de hardware open-source amplamente difundido no mundo. Muitos projetos ganham vida mundo

Leia mais

Comunicação entre PC e Arduino

Comunicação entre PC e Arduino Comunicação entre PC e Arduino Date : 16 de Fevereiro de 2011 Por Cristiano Silva para o PPLWARE.COM Numa sociedade, todo o indivíduo necessita de comunicar com os restantes. Para tal, desenvolveu e adquiriu,

Leia mais

Proposta de uma plataforma de monitoramento e acionamento remoto voltada para sistemas de hardware industriais utilizando LabVIEW

Proposta de uma plataforma de monitoramento e acionamento remoto voltada para sistemas de hardware industriais utilizando LabVIEW Proposta de uma plataforma de monitoramento e acionamento remoto voltada para sistemas de hardware industriais utilizando LabVIEW "Este artigo tem como proposta apresentar uma plataforma para monitoramento

Leia mais

Conhecendo o ARDUINO LEGENDA

Conhecendo o ARDUINO LEGENDA Conhecendo o ARDUINO 03 04 06 10 09 07 08 05 01 02 LEGENDA 01 - Portas digitais 2 à 13 02 - Portas analógicas A0 à A5 03 - Plug USB para conexão 04 - Plug de alimentação externa 05 - Microcontrolador ATmega

Leia mais

ROBÓTICA 1 INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO NO ARDUINO

ROBÓTICA 1 INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO NO ARDUINO ROBÓTICA 1 INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO NO ARDUINO O QUE VIMOS AULA PASSADA? REVISÃO RÁPIDA Hardware vs Software Eletricidade básica Lei de Ohm Um pouco sobre o Arduino Materiais Importantes Entradas do Arduino

Leia mais

OFICINA Uso da plataforma Arduino no Ensino de Ciências

OFICINA Uso da plataforma Arduino no Ensino de Ciências OFICINA Uso da plataforma Arduino no Ensino de Ciências Astrogildo Junqueira Docente Física/IFSP Lucas D Amásio David Larronda Licenciandos/IFSP Apoio Financeiro: Prodocência / Capes Wikipedia: plataforma

Leia mais

Programação Básica em Arduino Aula 4

Programação Básica em Arduino Aula 4 Programação Básica em Arduino Aula 4 Execução: Laboratório de Automação e Robótica Móvel Resistor variável Potenciômetro 3 Crie um circuito com potenciômetro controlando a intensidade de um LED. Com o

Leia mais

Scaling Up Inclusion: Robotics, a STEM focused Project. Centro de Formação de Associação de Escolas Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel

Scaling Up Inclusion: Robotics, a STEM focused Project. Centro de Formação de Associação de Escolas Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel Scaling Up Inclusion: Robotics, a STEM focused Project Centro de Formação de Associação de Escolas Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel Alberto Brochado, Eugénio Oliveira, Fernando Coelho 04 Plataforma

Leia mais

Introdução à robótica

Introdução à robótica Núcleo de Robótica e Sistemas Cibernéticos Ensino pesquisa e extensão em robótica educacional e cibernética. Introdução à robótica Objetivo da aula 7: Entender o funcionamento de um controlador ou processador

Leia mais

Manual Técnico Arduino Supervisório RTC (Real Time Clock)

Manual Técnico Arduino Supervisório RTC (Real Time Clock) Manual Técnico Arduino Supervisório RTC (Real Time Clock) 2014 Todos os direitos reservados Página 1 de 17 Sumário Manual Técnico...1 Introdução...3 Características...4 Módulos Integrados...5 Arduino Supervisório

Leia mais

Arduino. Aula 3 motores

Arduino. Aula 3 motores Arduino Aula 3 motores O que são motores elétricos? São dispositivos capazes de converter energia elétrica em energia mecânica No Arduino : Entradas e saídas digitais Entradas analógicas Lembrete!!! Ondas

Leia mais

int pinosensor = A0; //define a variável como entrada analógica //no pino A0 para o sensor LM35.

int pinosensor = A0; //define a variável como entrada analógica //no pino A0 para o sensor LM35. SENSOR TEMPERATURA LM-35 com DISPLAY LCD 16x02: O Arduino lê repetidamente uma entrada analógica e após esse valor lido passar por uma transformação matemática é impresso na tela do LCD. O LM35 é um sensor

Leia mais

Depois de configurada nossa comunicação serial podemos enviar vários comandos para comunicação entre o computador e o Arduino:

Depois de configurada nossa comunicação serial podemos enviar vários comandos para comunicação entre o computador e o Arduino: Tarefa prática com Arduino nível II Parte 1: Usando o monitor Serial. O Arduino se comunica com o computador por meio de uma conexão serial. Ela é ligada aos pinos 0 (RX) e 1 (TX) da placa. Para iniciar

Leia mais

Guia da Placa de desenvolvimento PD Mega16 N1

Guia da Placa de desenvolvimento PD Mega16 N1 Guia da Placa de desenvolvimento PD Mega16 N1 Este tutorial consiste mostrar detalhes de hardware da placa de desenvolvimento PD Mega16 N1, necessário para iniciar a programação e testes. Boa aprendizagem...

Leia mais

ALGORITMOS, ARQUITETURA E ARDUINO

ALGORITMOS, ARQUITETURA E ARDUINO INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO ALGORITMOS, ARQUITETURA E ARDUINO Prof. Dr. Daniel Caetano 2017-2 Objetivos Rever alguns conceitos iniciais de algoritmos Tomar contato com alguns conceitos de arquitetura

Leia mais

Projeto No. 2 Potenciômetro

Projeto No. 2 Potenciômetro Projeto No. 2 Potenciômetro O objetivo deste projeto é controlar a frequência de acender e apagar (frequência de pisca-pisca) e a intensidade da luminosidade de um LED. Nesse workshop teremos dois experimentos

Leia mais

Introdução ao kit de desenvolvimento Arduino. Relatórios

Introdução ao kit de desenvolvimento Arduino. Relatórios Universidade Federal Fluminense UFF Escola de Engenharia TCE Curso de Engenharia de Telecomunicações TGT Programa de Educação Tutorial PET Grupo PET-Tele Introdução ao kit de desenvolvimento Arduino Relatórios

Leia mais