Encontros com pais e padrinhos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Encontros com pais e padrinhos"

Transcrição

1 ARQUIDIOCESE DE TERESINA PASTORAL DO BATISMO 4º Momento

2 PASTORAL DO BATISO

3 Acolher as pessoas com carinho no quarto momento da conversa com pais e padrinhos O nosso 4º momento é para conversarmos sobre a celebração do Batismo das nossas crianças

4 1. É importante que a criança seja batizada em celebração comunitária, junto com as outras crianças. É o sentido de sermos irmãos e, por isso, não nos separamos na hora do Batismo 2. Somente em casos excepcionais se batiza uma criança sozinha e precisa combinar com o padre o dia e a hora. 3. Quando possível devemos realizar o realizado no domingo, dia em que as comunidades cristãs se reúnem para fazer memória a ressureição de Jesus Cristo.

5 Ritos de acolhida Chegada Saudação Apresentação das crianças e pedido do batismo Sinal da Cruz Procissão de Entrada Chegada: O encontro para o Batismo começa, quando possível, à porta da Igreja ou em outro lugar apropriado. A acolhida é feita pelo padre ou pelo diácono e pela equipe de celebração.

6 Saudação: Deverá ser feita pelo padre ou pelo diácono que preside o momento Apresentação da Criança e Pedido do batismo: O ministro inicia o diálogo espontâneo perguntando aos pais o nome da criança. Em seguida pergunta se eles desejam o Batismo da criança. Como também pergunta sobre a disponibilidade de educar a criança na fé da igreja. O ministro faz também a mesma pergunta aos padrinhos.

7 Sinal da Cruz: O ministro acolhe a criança na Comunidade da Igreja e faz na sua fronte o sinal da cruz e em seguida pede aos pais e padrinhos que façam o mesmo gesto. Procissão de Entrada: Se o rito de acolhida tiver sido feito à porta da Igreja, ou em outro lugar, faz-se uma procissão de entrada com o Círio Pascal (Se possível) acompanhadas de um Canto.

8 Liturgia da Palavra Proclamação da Palavra (Já escolhida pelo celebrante) Homilia / Reflexão com caráter de acolhimento fraterno (O conteúdo já foi feito nos encontros com pais e padrinhos) Oração dos fieis e Invocação dos Santos Oração Unção pré-batismal

9 Proclamação da Palavra: Deus nos fala também através da palavra proclamada. Ela nos ajuda a viver o santo Batismo. Homilia / Reflexão: Atualização da palavra proclamada que deverá ser feito pelo presidente da celebração. Não se trata de falar sobre a teologia do Batismo, isto já foi feito nas reuniões com pais e padrinhos. Este momento é mais uma conversa amiga do celebrante com os pais e padrinhos, expressando a alegria de receber as crianças na Igreja do Senhor.

10 Oração dos Fieis e invocação dos Santos: As preces, quanto mais espontâneas melhor! Em seguida a pequena ladainha. É sempre bom envolver os pais e padrinhos nas leituras, preces e ladainha. Oração: Neste momento quem preside, o pai e a mãe o padrinho e a madrinha impõem as mãos sobre a cabeça da criança e fazem uma oração em silêncio. Após alguns instantes, quem preside reza com as mãos estendidas. Unção pré-batismal: A mãe prepara a criança para que o ministro possa ungir seu peito com o óleo dos catecúmenos.

11 Liturgia Sacramental Procissão para o batistério (Se estiverem distantes dele) Oração sobre a água (Caso não esteja benta) Promessas do batismo Batismo Ritos complementares (Unção pós-batismal, Veste batismal, Rito da Luz) Ritos complementares opcionais (Entrega do Sal, Éfata)

12 Procissão para o batistério: Se estiverem distante e havendo condição faz-se uma procissão até o batistério cantando a ladainha de todos os Santos. Oração sobre a água: Neste momento quem preside faz a benção da água que será usada para o Batismo caso não esteja benta.

13 Promessas do Batismo: A renúncia e a profissão de fé são partes de um só rito. Para a renúncia a resposto deverá ser renuncio e não renunciamos e para a profissão de fé deverá ser creio e não cremos pois tanto a renuncia como a profissão de fé é pessoal. Batismo: A criança deve ser conduzida a pia batismal para que seja batizada Este momento é o centro de toda cerimônia, precisamos ter prudência para que os fotógrafos não venham ofusca-lo Não devemos nos preocupar demais com fotos pois o maior lembrança que devemos levar do Batismo dos nossos filhos e afilhados é a Graça Santificante.

14 Ritos complementares Nos ritos complementares, temos a unção pós batismal onde a criança é ungida na cabeça com o óleo do crisma, mostrando que Deus a libertou do pecado, renascendo assim pela água e pelo Espirito e que ela está sendo inserida no Povo de Deus, na sua Igreja Em seguida veste-se a criança com a veste batismal, se possível pais e padrinho deve vesti-la neste momento simbolizando o compromisso com a educação do seu filho e afilhado pelo exemplo. No rito da luz o padrinho deverá acender a vela no Círio Pascal e entregar ao seu afilhado(a) para simbolizar que aquela criança está sendo iluminada pela luz de Cristo para se tornar luz do mundo.

15 Ritos complementares opcionais A entrega do sal para que a criança prove do seu sabor simbolizando assim que a vida sem Jesus não tem sabor, não tem sentido é absolutamente opcional. O celebrante não está errando se não o fizer A oração do Éfata é uma suplica para o senhor ative os órgãos do sentido, o ouvir o entender e o falar para que aquele cristão possa logo professar e louvar a Deus cumprindo assim o que Jesus nos mandou fazer: (Mt 28, Ide, pois; de todas as nações fazei discípulos, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do espirito Santo, ensinando-as a guardar tudo que ordenei. Quanto a mim, eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos tampos ). Também é opcional!

16 Ritos finais Oração do Senhor Pai Nosso Bênção Despedida Oração do Senhor Rezar o Pai Nosso com toda unção e prazer. Pela primeira vez rezamos com as crianças que foram batizadas e também por elas, que fazem, agora, parte da Igreja de Deus.

17 Benção É recomendável que o ministro dê uma bênção especial para os pais e os padrinhos E finalmente a bênção para toda a assembleia presente Após a benção as crianças poderão ser consagradas a Maria, Mãe de Jesus, que foi sempre fiel ao projeto de Deus, exemplo de discipulado, fazendo-se serva do Senhor, estando sempre ao lado de seu filho acompanhando o crescimento em sabedoria idade e graça. Pais e padrinhos abençoam seus filhos e afilhados

18 Recomendações Participar de todos os encontros de preparação Chegar no horário. Ficar atento a toda celebração, pois tudo que se passa tem um sentido. Guardar o silêncio, pois conversas e comentários no momento podem desviar a atenção da celebração. Não repetir gestos com objetivo de ser fotografado, há momentos para foto.

19 Não ficar chamando atenção das crianças, pois o que se pode constatar nas celebrações que os adultos fazem mais barulho que as crianças. Ter alguém para cuidar das outras crianças da família que estejam na celebração, mas sempre ter um carinho especial pelas crianças Trazer uma vela para acender na hora precisa.

20 Trazer a roupinha da criança para ser vestida na hora certa. A criança não chega vestida na veste batismal. Veste somente na hora certa Qualquer dúvida sempre procurar a equipe do batismo que deverá ser fazer presente em todos os batizados. Muito obrigado a todos!

Dois códigos da mesma mensagem

Dois códigos da mesma mensagem Dois códigos da mesma mensagem O envolvimento é maior e mais integral do que apenas no nível mental. Há diferentes jogos entre o código verbal e o não verbal. o código não verbal determina o verbal. A

Leia mais

CELEBRAÇÃO DO SACRAMENTO DA CRISMA 1- RITOS INICIAIS Entrada dos Crismandos e seus Padrinhos

CELEBRAÇÃO DO SACRAMENTO DA CRISMA 1- RITOS INICIAIS Entrada dos Crismandos e seus Padrinhos ARCEBISPO: Abençoe-vos seu Filho Unigênito, que prometeu que o Espírito da verdade permaneceria na Igreja, e vos confirme com sua força na profissão da verdadeira fé. AS: Amém! ARCEBISPO: Abençoe-vos o

Leia mais

PASTORAL DO BATISMO Apóstolos e Missão de Batizar: OBJETIVO: O que é o Batismo

PASTORAL DO BATISMO Apóstolos e Missão de Batizar: OBJETIVO: O que é o Batismo PASTORAL DO BATISMO Apósttollos e Miissão de Battiizarr:: Todas as prefigurações da antiga aliança encontram sua realização em Cristo Jesus. Ele começa sua vida pública depois de ter-se feito batizar por

Leia mais

Rito de apresentação e acolhida dos novos catequizandos

Rito de apresentação e acolhida dos novos catequizandos Celebração de Inscrição do Nome, entrega do Livro Sagrado e envio dos catequistas - Para crianças em idade de catequese (catecúmenos e/ou catequizandos) - - Aconselhamos que essa celebração aconteça na

Leia mais

Encontros com pais e padrinhos Batismo

Encontros com pais e padrinhos Batismo ARQUIDIOCESE DE TERESINA Batismo PASTORAL DO BATISMO 3º Momento Palavra de Deus (Leitura na Bíblia) Mt. 28,18-20 MISSÃO UNIVERSAL. Jesus aproximando-se deles, falou: Toda a autoridade sobre o céu e sobre

Leia mais

Celebração Dominical da Palavra. Cap. 07 Ione Buyst

Celebração Dominical da Palavra. Cap. 07 Ione Buyst Celebração Dominical da Palavra Cap. 07 Ione Buyst A Igreja de Cristo, desde o dia de Pentecostes, após a descida do Espírito Santo, sempre se reuniu fielmente para celebrar o mistério pascal, no dia que

Leia mais

MISSA - A COMUNIDADE SE REÚNE PARA CELEBRAR A VIDA

MISSA - A COMUNIDADE SE REÚNE PARA CELEBRAR A VIDA MISSA - A COMUNIDADE SE REÚNE PARA CELEBRAR A VIDA A Eucaristia é o sacramento que atualiza e faz a memória do sacrifício de Jesus: em cada Eucaristia temos a presença do Cristo que pela sua morte e ressurreição

Leia mais

Celebrar com a Comunidade que Evangeliza Assessor: Pe. Humberto Robson de Carvalho

Celebrar com a Comunidade que Evangeliza Assessor: Pe. Humberto Robson de Carvalho Celebrar com a Comunidade que Evangeliza Assessor: Pe. Humberto Robson de Carvalho (No momento da chegada, as pessoas recebem velas palitos) Introdução: (Os comentários são feitos por quem preside a celebração)

Leia mais

Queremos baptizar o nosso filho

Queremos baptizar o nosso filho Queremos baptizar o nosso filho Com alegria, vivestes na vossa família o nascimento do vosso filho. Com alegria viestes à Igreja para dar graças a Deus e celebrar o novo nascimento pelo Baptismo. É uma

Leia mais

DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS

DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS Roteiros para as missas do Mês Vocacional Agosto de 2013 4ª semana: VOCAÇÃO DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS Arquidiocese de Florianópolis(SC) MOTIVAÇÃO INICIAL AGOSTO: MÊS VOCACIONAL Ide e fazei discípulos entre

Leia mais

Solenidade de Corpus Christi Junho de 2017

Solenidade de Corpus Christi Junho de 2017 Solenidade de Corpus Christi Junho de 2017 Caríssimos Irmãos e Irmãs: Temos, com muita frequência, insistido sobre a realidade do espaço eclesial que cada batizado ocupa na Igreja. Porém, não obstante

Leia mais

CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS ANDRÉA ALMEIDA DE GÓES ANDRÉ LUIZ DE GÓES NUNES VITOR NUNES ROSA

CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS ANDRÉA ALMEIDA DE GÓES ANDRÉ LUIZ DE GÓES NUNES VITOR NUNES ROSA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS ANDRÉA ALMEIDA DE GÓES ANDRÉ LUIZ DE GÓES NUNES VITOR NUNES ROSA 1 2 ORIENTAÇÕES PARA A CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS DOCUMENTO DA CNBB - 52 3 SENTIDO LITÚRGICO DA CELEBRAÇÃO

Leia mais

Pe. José Weber, SVD. Cantos do Evangelho. Anos A, B e C & Solenidades e Festas

Pe. José Weber, SVD. Cantos do Evangelho. Anos A, B e C & Solenidades e Festas Cantos do Evangelho Pe. José Weber, SVD Cantos do Evangelho Anos A, B e C & Solenidades e Festas Direção editorial Claudiano Avelino dos Santos Autor de todas as melodias Pe. José Weber, SVD Organização

Leia mais

Refrão meditativo : criar um espírito meditativo e acolhedor em toda pessoa da assembleia celebrante

Refrão meditativo : criar um espírito meditativo e acolhedor em toda pessoa da assembleia celebrante RITOS INICIAIS Refrão meditativo : É uma pequena peça musical, de fácil assimilação, cantada repetidas vezes com o objetivo de criar um espírito meditativo e acolhedor em toda pessoa da assembleia celebrante,

Leia mais

O BATISMO NÃO TEM FINALIDADE EM SI MESMO. (Proposição 38 do Sínodo)

O BATISMO NÃO TEM FINALIDADE EM SI MESMO. (Proposição 38 do Sínodo) I - OS SACRAMENTOS DE INICIAÇÃO CRISTÃ O que se realiza nos sacramentos da iniciação com o ser humano se dá pela graça de Deus Diante destas constatações podemos dizer que a teologia dos sacramentos de

Leia mais

Ritos Iniciais: 1- ACOLHIDA:

Ritos Iniciais: 1- ACOLHIDA: Ritos Iniciais: 1- ACOLHIDA: Faz muito tempo, mas parece que foi ontem. Cada criança que nasce é uma mensagem de que Deus acredita nos homens. Deus acreditou em nós e nos deu a alegria e a responsabilidade

Leia mais

1. Diálogo com os pais e Padrinhos. 2. Celebração da Palavra de Deus

1. Diálogo com os pais e Padrinhos. 2. Celebração da Palavra de Deus 1. Diálogo com os pais e Padrinhos Que nome dais ao vosso filho? Pais N. Que pedis à Igreja de Deus para N.? Pais - O Baptismo. Caríssimos pais: Pedistes o Baptismo para os vossos filhos. Deveis educá-los

Leia mais

CELEBRAÇÃO DO PRIMEIRO DOMINGO DO TEMPO PASCAL DOMINGO DE PÁSCOA (ANO B) Então os olhos deles se abriram e o reconheceram (Lc 24,31)

CELEBRAÇÃO DO PRIMEIRO DOMINGO DO TEMPO PASCAL DOMINGO DE PÁSCOA (ANO B) Então os olhos deles se abriram e o reconheceram (Lc 24,31) CELEBRAÇÃO DO PRIMEIRO DOMINGO DO TEMPO PASCAL DOMINGO DE PÁSCOA (ANO B) 1.4.18 Então os olhos deles se abriram e o reconheceram (Lc 24,31) At 10, 34a.37-43: o anúncio do mistério pascal (querigma) feito

Leia mais

PARA A VIDA EM FAMÍLIA E DIA DOS PAIS

PARA A VIDA EM FAMÍLIA E DIA DOS PAIS Roteiros para as missas do Mês Vocacional Agosto de 2013 2ª semana: VOCAÇÃO PARA A VIDA EM FAMÍLIA E DIA DOS PAIS Arquidiocese de Florianópolis(SC) AGOSTO: MÊS VOCACIONAL Ide e fazei discípulos entre todas

Leia mais

Iniciação à Vida Cristã

Iniciação à Vida Cristã Projeto de Iniciação à Vida Cristã com Inspiração Catecumenal na Diocese de Colatina 6º MÓDULO CAPÍTULO IX: CATEQUESE PARA SITUAÇÕES ESPECIAIS Leitura do Documento Catequese para situações especiais Coragem

Leia mais

Rito do Baptismo. O celebrante interroga, em primeiro lugar, os pais de cada criança:

Rito do Baptismo. O celebrante interroga, em primeiro lugar, os pais de cada criança: Rito do Baptismo DIÁLOGO COM OS PAIS E OS PADRINHOS O celebrante interroga, em primeiro lugar, os pais de cada criança: Que nome dais ao vosso filho? ou: Que nome escolhestes para o vosso filho? Pais:

Leia mais

Quais os Sacramentos de iniciação cristã? Batismo Confirmação Eucaristia

Quais os Sacramentos de iniciação cristã? Batismo Confirmação Eucaristia Quais os Sacramentos de iniciação cristã? Batismo Confirmação Eucaristia Batismo O que é o Batismo? O Batismo é o caminho do reino da morte para a Vida, a porta da Igreja e o começo de uma comunhão duradoira

Leia mais

PARTE I O MISTÉRIO, O ESPAÇO E OS MINISTROS I.

PARTE I O MISTÉRIO, O ESPAÇO E OS MINISTROS I. ÍNDICE GERAL Uma palavra do autor... p. 3 Lista de abreviatura... p. 7 PARTE I O MISTÉRIO, O ESPAÇO E OS MINISTROS I. Por amor a Liturgia A importância de se amar a Liturgia... n. 1 Necessidade de deixar

Leia mais

RITUAL DA INICIAÇÃO DAS CRIANÇAS EM IDADE DE CATEQUESE

RITUAL DA INICIAÇÃO DAS CRIANÇAS EM IDADE DE CATEQUESE RITUAL DA INICIAÇÃO DAS CRIANÇAS EM IDADE DE CATEQUESE 1ºDegrau: Rito da Admissão dos Catecúmenos I Domingo da Quaresma C 2010.02.20 1 RITO DA RECEPÇÃO 1. Diálogo com as crianças, (depois da saudação inicial)

Leia mais

Espaço da Celebração. Sacrário ou Tabernáculo: espécie de pequena urna onde se guarda o Santíssimo Sacramento.

Espaço da Celebração. Sacrário ou Tabernáculo: espécie de pequena urna onde se guarda o Santíssimo Sacramento. Espaço da Celebração Sacrário ou Tabernáculo: espécie de pequena urna onde se guarda o Santíssimo Sacramento. Espaço da Celebração Batistério: lugar reservado para a celebração do batismo. Em substituição

Leia mais

Foi com um gesto semelhante ao que o nosso Bispo vai utilizar, que os Apóstolos comunicaram aos primeiros cristãos o Espírito de Deus:

Foi com um gesto semelhante ao que o nosso Bispo vai utilizar, que os Apóstolos comunicaram aos primeiros cristãos o Espírito de Deus: CRISTELO 24 de Maio de 2009 Foi com um gesto semelhante ao que o nosso Bispo vai utilizar, que os Apóstolos comunicaram aos primeiros cristãos o Espírito de Deus: Pedro e João impuseram-lhes as mãos e

Leia mais

CELEBRAÇÃO DE ENTRADA NO CATECUMENATO - ADULTOS

CELEBRAÇÃO DE ENTRADA NO CATECUMENATO - ADULTOS CELEBRAÇÃO DE ENTRADA NO CATECUMENATO - ADULTOS I -RITO DE ACOLHIDA (Os candidatos serão recebidos por seus catequistas/acompanhantes fora do limiar da igreja, quer no átrio ou na entrada. Quem preside,

Leia mais

Vigília Pascal de 2016.

Vigília Pascal de 2016. Vigília Pascal de 2016. Caríssimos Irmãos e Irmãs: Nesta Noite Santa, teremos a graça de renovar as Promessas de nosso Batismo. É o único espaço celebrativo durante todo o Ano Litúrgico para esse momento

Leia mais

(ANÁMNESIS) ATUALIZAÇÃO DA GRAÇA - SETENÁRIO SACRAMENTAL

(ANÁMNESIS) ATUALIZAÇÃO DA GRAÇA - SETENÁRIO SACRAMENTAL SACRAMENTOS - III (ANÁMNESIS) ATUALIZAÇÃO DA GRAÇA - SETENÁRIO SACRAMENTAL - 1 COMO OS SACRAMENTOS ATUALIZAM A GRAÇA NAS DIVERSAS SITUAÇÕES DA VIDA 2 1. O QUE ACONTECE NO BATISMO? 3 NO BATISMO, A PESSOA

Leia mais

O Sacramento da Ordem - V Seg, 29 de Dezembro de :26 - Pe. Henrique Soares da Costa

O Sacramento da Ordem - V Seg, 29 de Dezembro de :26 - Pe. Henrique Soares da Costa Pe. Henrique Soares da Costa No artigo passado vimos em que sentido o sacramento da Ordem confere um modo especial de participar do único sacerdócio de Cristo. Veremos, agora como é celebrado este sacramento,

Leia mais

MUNDIAL DAS MISSÕES E DA SANTA INFÂNCIA MISSIONÁRIA 29º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO DA FÉ 21 DE OUTUBRO DE 2012 RITO INICIAL

MUNDIAL DAS MISSÕES E DA SANTA INFÂNCIA MISSIONÁRIA 29º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO DA FÉ 21 DE OUTUBRO DE 2012 RITO INICIAL CATEDRAL DIOCESANA DE CAMPINA GRANDE PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos. DIA MUNDIAL DAS MISSÕES E

Leia mais

CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra.

CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra. ORAÇÃO INICIAL CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra. A: Bom dia!. Na alegria de estarmos reunidos para este encontro. Queremos louvar a Deu Pai pela vossa presença.

Leia mais

Iniciação à Vida Cristã

Iniciação à Vida Cristã Projeto de Iniciação à Vida Cristã com Inspiração Catecumenal na Diocese de Colatina 3º MÓDULO CAPÍTULO V: ITINERÁRIOS CATEQUÉTICOS BATISMAIS Algumas considerações Iniciais Deixar-se guiar pelo Espírito

Leia mais

«Igreja, lugar de encontro e de esperança»

«Igreja, lugar de encontro e de esperança» Domingo de Ramos Vespertina 8 de Abril de 2017 às 19:00 horas Indicações para a celebração EL : 1º Leitura lê Ema A. 2º Leitura lê Paulo G. Recolha das Ofertas jovens Narração da Paixão do Senhor (forma

Leia mais

Liturgia Eucarística para 27/03/ 2018 Tema: Leigos em missão na Família, Igreja e Sociedade. Símbolos: Cruz e símbolo do Ano Pastoral.

Liturgia Eucarística para 27/03/ 2018 Tema: Leigos em missão na Família, Igreja e Sociedade. Símbolos: Cruz e símbolo do Ano Pastoral. Liturgia Eucarística para 27/03/ 2018 Tema: Leigos em missão na Família, Igreja e Sociedade. Símbolos: Cruz e símbolo do Ano Pastoral. I RITOS INICIAIS: 1 Acolhida: Animador: Estimados irmãos e irmãs,

Leia mais

BAPTISMO DE VÁRIAS CRIANÇAS

BAPTISMO DE VÁRIAS CRIANÇAS BAPTISMO DE VÁRIAS CRIANÇAS I. ACOLHIMENTO DAS CRIANÇAS 2 Pais e padrinhos, com as crianças, reúnem-se junto à porta de entrada da Igreja. Este gesto sugere o baptismo, como porta de acesso à vida cristã

Leia mais

Católicos da Zona da Mata realizam Vigília Pascal no sábado de aleluia

Católicos da Zona da Mata realizam Vigília Pascal no sábado de aleluia G1 - Portal de Notícias da Globo - SP 18/04/2014-08:35 Católicos da Zona da Mata realizam Vigília Pascal no sábado de aleluia Fieis participam de Bênção do Fogo Novo e do Círio e de procissões. Confira

Leia mais

Catedral Diocesana de Campina Grande. II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia. ANO DA FÉ Rito Inicial

Catedral Diocesana de Campina Grande. II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia. ANO DA FÉ Rito Inicial Catedral Diocesana de Campina Grande Paróquia nossa Senhora da Conceição II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia Por suas chagas fomos curados, felizes aqueles que crêem sem terem visto.

Leia mais

ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 6ºs ANOS

ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 6ºs ANOS COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO. ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 6ºs ANOS TEMA: OS RITOS E OS RITUAIS : OS SETE SACRAMENTOS DA IGREJA. CAPÍTULOS 9 AO 12 DO LIVRO DIDÁTICO (RSE). Professor: Roberto

Leia mais

Uma visita à Igreja. (Mons. Álvaro Negromonte - Guia do Catequista. para o Meu Catecismo 1o ano, crianças de 7 anos)

Uma visita à Igreja. (Mons. Álvaro Negromonte - Guia do Catequista. para o Meu Catecismo 1o ano, crianças de 7 anos) Uma visita à Igreja (Mons. Álvaro Negromonte - Guia do Catequista para o Meu Catecismo 1o ano, crianças de 7 anos) Leve as crianças a uma igreja. Em hora sem movimento, para poder falar-lhes. De preferência,

Leia mais

BATISMO. Jörg Garbers Ms. de Teologia

BATISMO. Jörg Garbers Ms. de Teologia BATISMO HISTÓRIA E SIGNIFICADO Jörg Garbers Ms. de Teologia INTRODUÇÃO Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar

Leia mais

3º DIA DA SEMANA CATEQUÉTICA FORANIA SANTA TEREZINHA DOCUMENTO DA CNBB Créditos: Padre Leonardo Piacente

3º DIA DA SEMANA CATEQUÉTICA FORANIA SANTA TEREZINHA DOCUMENTO DA CNBB Créditos: Padre Leonardo Piacente 3º DIA DA SEMANA CATEQUÉTICA FORANIA SANTA TEREZINHA DOCUMENTO DA CNBB - 107 Créditos: Padre Leonardo Piacente A INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ É A PARTICIPAÇÃO NO DIÁLOGO DA SALVAÇÃO. SOMOS CHAMADOS A TER UMA

Leia mais

Igreja é lugar de recolhimento, de oração. Jesus ia ao Templo com seus pais e apóstolos.

Igreja é lugar de recolhimento, de oração. Jesus ia ao Templo com seus pais e apóstolos. POR QUE IR À IGREJA? Certo dia, Jesus contou a seguinte parábola a alguns que se consideravam justos e desprezavam os outros."dois homens foram ao Templo para orar. Um era fariseu e o outro, publicano.

Leia mais

PRIMEIRO DIA LADAINHA. MEDITAÇÃO Nosso Compromisso: Rede de Comunidades. Animador das primeiras comunidades, Caridoso com os mais empobrecidos,

PRIMEIRO DIA LADAINHA. MEDITAÇÃO Nosso Compromisso: Rede de Comunidades. Animador das primeiras comunidades, Caridoso com os mais empobrecidos, PRIMEIRO DIA LADAINHA São Judas Tadeu, Apóstolo de Cristo, Eleito por Jesus, Seguidor do Evangelho, Testemunha do Ressuscitado, Animador das primeiras comunidades, Fiel pregador do Evangelho, Zeloso ministro

Leia mais

Preparai o meu Baptismo

Preparai o meu Baptismo Preparai o meu Baptismo I. RAZÕES PARA O BAPTISMO Razões que não valem... Porque toda a gente faz isso... (hábito) Porque é um costume de família e não quereis ir contra... (tradição) Porque é necessário

Leia mais

Orientações para Leitores. Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística - Montes Claros / MG

Orientações para Leitores. Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística - Montes Claros / MG Orientações para Leitores Importância da Missa Estrutura, elementos e partes da Missa Documentos Instrução Geral do Missal Romano Documento 43 CNBB - Animação da vida litúrgica no Brasil 388. As adaptações

Leia mais

RITO DE ACOLHIMENTO DOS SANTOS ÓLEOS

RITO DE ACOLHIMENTO DOS SANTOS ÓLEOS RITO DE ACOLHIMENTO DOS SANTOS ÓLEOS 1. Este rito é uma proposta para o início da Missa Vespertina da Ceia do Senhor, mediante o qual são recebidos os Santos Óleos nas diferentes comunidades. 2. Antes

Leia mais

Roteiros Mensais para Grupos

Roteiros Mensais para Grupos Roteiros Mensais para Grupos NOVEMBRO 2017 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA de cada mês, para mobilizar os grupos e a vida pessoal diante dos grandes

Leia mais

Mater Ecclesiae. Liturgia 2 Aula 4 Confirmação

Mater Ecclesiae. Liturgia 2 Aula 4 Confirmação Mater Ecclesiae Liturgia 2 Aula 4 Confirmação Fundamentação Bíblica O Espírito de Deus é um dom transformador Juízes são fortalecidos Jz 6,34 Reis são consagrados para governar 1Sm 10,1; 16,13 Profetas

Leia mais

Encontro para pais de Crianças da Primeira Comunhão

Encontro para pais de Crianças da Primeira Comunhão SECRETARIADO DIOCESANO DE CATEQUESE DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA SANTARÉM Encontro para pais de Crianças da Primeira Comunhão Tema: A EUCARISTIA (Também se pode recorrer ao power point sobre a Eucaristia)

Leia mais

ROTEIRO PARA CELEBRAÇÃO DA SOLENIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO

ROTEIRO PARA CELEBRAÇÃO DA SOLENIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO ROTEIRO PARA CELEBRAÇÃO DA SOLENIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO DIA NACIONAL DOS CRISTÃOS LEIGOS E LEIGAS E DE ABERTURA DO ANO NACIONAL DO LAICATO 26/ 11/ 2017 Material necessário: [Banner

Leia mais

BAPTISMO DE UMA CRIANÇA

BAPTISMO DE UMA CRIANÇA CAPÍTULO II BAPTISMO DE UMA CRIANÇA ACOLHIMENTO DA CRIANÇA 72. Celebre-se o Baptismo, quanto possível, no domingo, dia em que a Igreja recorda o mistério pascal, com a presença de grande número de fiéis,

Leia mais

Cálice e Patena. Servem para oferecer, consagrar e comungar o pão e o vinho.

Cálice e Patena. Servem para oferecer, consagrar e comungar o pão e o vinho. Objectos Litúrgicos Introdução Antes de começarmos a ver quais os objectos litúrgicos usados nas celebrações litúrgicas, é importante saber que estes são abençoados. Tendo isto em conta, eles deverão ser

Leia mais

SEMANA SANTA TRÍDUO PASCAL PÁSCOA

SEMANA SANTA TRÍDUO PASCAL PÁSCOA SEMANA SANTA TRÍDUO PASCAL PÁSCOA Senhor, como queres que preparemos a Páscoa? (Cf. Mt 26, 17) PARÓQUIA SCJ INGLESES - 2018 - SEMANA SANTA Começa no Domingo de Ramos, incluindo o Tríduo Pascal, visando

Leia mais

A Igreja é a nossa casa! Paróquia São Pedro de Aradas Ano Pastoral

A Igreja é a nossa casa! Paróquia São Pedro de Aradas Ano Pastoral Domingo de Ramos Vespertina 19 de Março de 2015 às 19:00 Indicações para a celebração EL : 1º Leitura Ema Amorim 2º Leitura Francisco Maio Recolha das Ofertas 9º ano Narração da Paixão do Senhor Povo (Coro)

Leia mais

Solenidade de Nosso Pai São Bento 11 de lulho de 2107

Solenidade de Nosso Pai São Bento 11 de lulho de 2107 Solenidade de Nosso Pai São Bento 11 de lulho de 2107 Caríssimos Irmãos e Irmãs: Celebrar a festa de São Bento é para todos nós uma oportunidade a mais para refletir se, de fato, vivemos com seriedade

Leia mais

FRATERNIDADE LEIGAS E LEIGOS SACRAMENTINOS

FRATERNIDADE LEIGAS E LEIGOS SACRAMENTINOS FRATERNIDADE LEIGAS E LEIGOS SACRAMENTINOS Roteiro de Formação Continuada Ano II - nº 12 2009 - leigossacramentinos@yahoogrupos.com.br 05 DE FEVEREIRO: Festa do Batismo de São Pedro Julião Eymard 1. Orientações

Leia mais

Cerimonial da Celebração Eucarística com posse de Pároco

Cerimonial da Celebração Eucarística com posse de Pároco Cerimonial da Celebração Eucarística com posse de Pároco ARQUIDIOCESE DE SOROCABA 2 PRIMEIRA PARTE: RITOS INICIAIS MONIÇÃO INICIAL No horário previsto e após a autorização do Mestre de Cerimônias, o animador

Leia mais

- Igreja Matriz Santa Bernadete - UBÁ, DE 16 A 24 DE ABRIL DE 2011

- Igreja Matriz Santa Bernadete - UBÁ, DE 16 A 24 DE ABRIL DE 2011 Semana Santa - Igreja Matriz Santa Bernadete - UBÁ, DE 16 A 24 DE ABRIL DE 2011 SÁBADO DAS DORES Dia 16 de abril 17 horas Missa na Igreja São José 19 horas Missa na Igreja Nossa Senhora Aparecida (E Confissão

Leia mais

P S A T S ORAL DA AC A OLHID OLHID

P S A T S ORAL DA AC A OLHID OLHID PASTORAL DA ACOLHIDA Paróquia Sagrada Família Itajubá 06 05 2012 PASTORAL DA ACOLHIDA Todos são de suma importância na comunidade paroquial A acolhida de vocês deve ser como a acolhida de Jesus que acolhe

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS

ORIENTAÇÕES PARA A CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS 1 ORIENTAÇÕES PARA A CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Orientações para a Celebração da Palavra de Deus. 16ªed. São Paulo: Paulinas, 2004 (Documentos da CNBB,

Leia mais

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO. Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO. Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal ITINERÁRIO CATEQUÉTICO Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal COMO É PROPOSTO O PROCESSO CATEQUÉTICO NO ITINERÁRIO? O Itinerário orienta a construção do processo catequético conforme

Leia mais

XVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM 02 de agosto de 2015

XVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM 02 de agosto de 2015 XVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM 02 de agosto de 2015 Caríssimos Irmãos e Irmãs: Hoje, muitos cristãos têm a Bíblia em mão e lêem-na com freqüência. Essa realidade acontece, também, entre os católicos, cuja

Leia mais

Festa do Baptismo do Senhor Ano C Missa com a Catequese

Festa do Baptismo do Senhor Ano C Missa com a Catequese Festa do Baptismo do Senhor Ano C 2010 Missa com a Catequese Cântico de Entrada Monição Inicial: Percorremos o nosso caminho, desde o Advento, até chegarmos ao Presépio de Belém, guiados por uma Estrela.

Leia mais

ROTEIRO PARA A CELEBRAÇÃO: - Animador Litúrgico cumprimenta a assembleia e convida a todos para receber os crismandos e seus padrinhos.

ROTEIRO PARA A CELEBRAÇÃO: - Animador Litúrgico cumprimenta a assembleia e convida a todos para receber os crismandos e seus padrinhos. PARÓQUIA SANTO AGOSTINHO MISSA DO SACRAMENTO DO CRISMA DIA 29 DE OUTUBRO DE 2017 PRESIDENTE DA CELEBRAÇÃO - DOM OTACÍLIO F. LACERDA BISPO AUXILIAR ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE CONCELEBRANTE - PADRE EDISON

Leia mais

Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima Calendário Paroquial 2017/2018

Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima Calendário Paroquial 2017/2018 Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima Calendário Paroquial 2017/2018 10 de setembro, 10h - Reunião mensal de catequistas 10 de setembro, 13h - Almoço de catequistas e respetivas famílias 17 e

Leia mais

Com Maria e São Judas Tadeu ao Encontro do Senhor

Com Maria e São Judas Tadeu ao Encontro do Senhor NOVENA EM PREPARAÇÃO A FESTA DE SÃO JUDAS TADEU, APÓSTOLO E MÁRTIR - 18 a 26 de Outubro de 2017 Com Maria e São Judas Tadeu ao Encontro do Senhor 1º DIA 18/10 (Quarta-feira) Tema: O Encontro da Anunciação

Leia mais

Dia Mundial das Missões - Coleta Nacional - 21 e 22 de outubro

Dia Mundial das Missões - Coleta Nacional - 21 e 22 de outubro Missionária 26º Domingo do Tempo Comum - 01/10/ Motivação inicial é o tema da Missionária que hoje iniciamos. A Igreja em saída é a comunidade que faz a experiência de Jesus e sai de si para anunciar a

Leia mais

Roteiro Celebrativo Mês Diocesano do Dízimo 2017

Roteiro Celebrativo Mês Diocesano do Dízimo 2017 02 de julho de 2017 13º Domingo do Tempo Comum Sejam bem-vindos à celebração eucarística. Convocados pelo Pai, incorporados a Cristo e movidos pelo Espírito Santo, tornamo-nos assembleia celebrativa para

Leia mais

I - Conceito e dimensões:

I - Conceito e dimensões: I - Conceito e dimensões: 1. O sacramento da Confirmação que imprime caráter e pelo qual os batizados, continuando o caminho da iniciação cristã são enriquecidos com o dom do Espírito Santo e vinculados

Leia mais

O que é Batismo? > É o sacramento pelo qual renascemos para a vida divina e nos tornamos filhos de Deus. Sacramento da iniciação a vida Cristã;

O que é Batismo? > É o sacramento pelo qual renascemos para a vida divina e nos tornamos filhos de Deus. Sacramento da iniciação a vida Cristã; Pastoral do Batismo Sacramentos Batismo O que é Batismo? > É o sacramento pelo qual renascemos para a vida divina e nos tornamos filhos de Deus. Sacramento da iniciação a vida Cristã; Consiste em derramar

Leia mais

PREPARAÇÃO QUARESMA - PÁSCOA A LITURGIA É A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO PASCAL DE CRISTO

PREPARAÇÃO QUARESMA - PÁSCOA A LITURGIA É A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO PASCAL DE CRISTO PREPARAÇÃO QUARESMA - PÁSCOA A LITURGIA É A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO PASCAL DE CRISTO Celebrar o Ano Litúrgico é fazer memória do Ressuscitado na vida de cada pessoa de cada comunidade. Esta celebração tem

Leia mais

Planificação Anual 10º ano da catequese

Planificação Anual 10º ano da catequese Finalidade: Descobrir-se Cristão : Participar na eucaristia Concretizar projecto comunitário (partilha fraterna) Planificação Anual 10º ano da 1º Creio em Conhecer Confrontar com valores de caridade, amor,

Leia mais

ROTEIRO PARA CELEBRAÇÃO DA SOLENIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO

ROTEIRO PARA CELEBRAÇÃO DA SOLENIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO ROTEIRO PARA CELEBRAÇÃO DA SOLENIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO DIA NACIONAL DOS CRISTÃOS LEIGOS E LEIGAS E DE ABERTURA DO ANO NACIONAL DO LAICATO 26/11/2017 Material necessário: Banner

Leia mais

Iniciação cristã das crianças. Orientações para o catecumenado

Iniciação cristã das crianças. Orientações para o catecumenado Iniciação cristã das crianças Orientações para o catecumenado Orientações para a Iniciação Cristã das crianças e adolescentes pelo catecumenado «A iniciação cristã das crianças e adolescentes pelo catecumenado

Leia mais

Liturgia Eucarística para o dia da festa de São Pedro - 24/06/2018

Liturgia Eucarística para o dia da festa de São Pedro - 24/06/2018 Liturgia Eucarística para o dia da festa de São Pedro - 24/06/2018 TEMA: Apóstolos da luz e da salvação. Símbolos: Andor de São Pedro e padrinhos das comunidades para a procissão inicial. Palavras: FIRMEZA,

Leia mais

DOMINGO DE RAMOS DA PAIXÃO DO SENHOR (Igreja de Santa Maria de Rio Tinto 10h00 10h45)

DOMINGO DE RAMOS DA PAIXÃO DO SENHOR (Igreja de Santa Maria de Rio Tinto 10h00 10h45) DOMINGO DE RAMOS DA PAIXÃO DO SENHOR (Igreja de Santa Maria de Rio Tinto 10h00 10h45) BENÇÃO DE RAMOS MC: Pedro Mesquita Todos paramentados (Bispo, Concelebrantes, Diáconos e Acólitos) dirigem-se para

Leia mais

Oração dos fiéis Creio, Senhor, mas aumentai a minha fé.

Oração dos fiéis Creio, Senhor, mas aumentai a minha fé. Campanha Missionária 2016 Campanha Missionária 2019 27º Domingo do Tempo Comum (06/10) Caríssimos irmãos e irmãs, iniciamos o Mês Missionário Extraordinário convocado pelo Papa Francisco com o tema: Batizados

Leia mais

A celebração da Eucaristia (São Justino) Sáb, 23 de Maio de :39 -

A celebração da Eucaristia (São Justino) Sáb, 23 de Maio de :39 - Caro(a) Amigo(a), apresento-lhe um pedacinho da Primeira Apologia em favor dos cristãos, de São Justino, mártir do início do século II Ele foi cristão da geração seguinte à geração apostólica Escreveu

Leia mais

Celebração para o dia do/a Catequista 2013

Celebração para o dia do/a Catequista 2013 Celebração para o dia do/a Catequista 2013 Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética 30 ANOS DE CATEQUESE RENOVADA Celebração para o dia do/a Catequista 25 de agosto /2013 A Catequese

Leia mais

1 º A N O /

1 º A N O / SETEM OUTUBRO 1 º A N O 2 0 1 2 / 2 0 1 3 1ª ETAPA - A MINHA FAMÍLIA É ACOLHIDA E ACOLHE Celebrar Data Pais Data filhos Semana celebrar Pais Tema filhos 17-24-30 1-7 8-14. 15-21 22-28. Mc 9, 30-37 Mc 9,38-43.45.47-48

Leia mais

A Santa Sé. PADRE Igreja do Sagrado Coração de Rakovski Segunda-feira, 6 de maio de 2019

A Santa Sé. PADRE Igreja do Sagrado Coração de Rakovski Segunda-feira, 6 de maio de 2019 A Santa Sé VIAGEM APOSTÓLICA DO PAPA FRANCISCO À BULGÁRIA E MACEDÔNIA DO NORTE [5-7 DE MAIO DE 2019]SANTA MISSA COM PRIMEIRAS COMUNHÕESHOMILIA DO SANTO PADRE Igreja do Sagrado Coração de Rakovski Segunda-feira,

Leia mais

VIVER A CATEQUESE BATISMAL. Arquidiocese de Ribeirão Preto

VIVER A CATEQUESE BATISMAL. Arquidiocese de Ribeirão Preto VIVER A CATEQUESE BATISMAL Arquidiocese de Ribeirão Preto O que é Catequese Batismal? A preparação para o Sacramento do Batismo, sem dúvida, é uma tarefa fascinante e necessária à vida pastoral de nossas

Leia mais

SEGUE-ME! VIVE COMO CRISTÃO! 2ª FEIRA

SEGUE-ME! VIVE COMO CRISTÃO! 2ª FEIRA 2ª FEIRA 24 de Setembro INTRODUÇÃO Bom dia! Estamos a começar mais uma nova semana! Certamente, uma semana com novos desafios. Um dos desafios que temos todos os dias é o da vivência da nossa fé. Este

Leia mais

RITO DA NOMEAÇÃO DOS ACÓLITOS NAS PARÓQUIAS NOTAS PRELIMINARES

RITO DA NOMEAÇÃO DOS ACÓLITOS NAS PARÓQUIAS NOTAS PRELIMINARES RITO DA NOMEAÇÃO DOS ACÓLITOS NAS PARÓQUIAS NOTAS PRELIMINARES O Rito da Nomeação dos Acólitos, que aqui se propõe, foi organizado a partir do Rito da Instituição dos Acólitos do Pontifical Romano. Como

Leia mais

Crendo em Deus, compartilhando a fé. Aula 26/04/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Crendo em Deus, compartilhando a fé. Aula 26/04/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Crendo em Deus, compartilhando a fé Aula 26/04/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Compartilhar a fé Se alguém chegar para você e perguntar porquê você é cristão, o que você responde? Se estiver

Leia mais

Alfaias: São todos os objetos usados nos exercícios da liturgia como, por, exemplo, os vasos litúrgicos e os paramentos dos ministros.

Alfaias: São todos os objetos usados nos exercícios da liturgia como, por, exemplo, os vasos litúrgicos e os paramentos dos ministros. Oração inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20. Objetivo do Encontro: Explicar a missa parte por parte e levar os catequizandos a amar a eucaristia e a serem fiéis na partição desse sacramento. Texto: Objetos

Leia mais

Texto-base Lema: Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!. (Sl 25,4)

Texto-base Lema: Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!. (Sl 25,4) Texto-base Lema: Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!. (Sl 25,4) Tema: Aparecida/SP 05-08/09/19 Pai Santo, todo dom precioso e toda dádiva perfeita de ti procedem. Teu Filho Jesus Cristo anunciou o teu

Leia mais

Trata-se, portanto, de um Preceito que obriga sob grave, em condições normais. Falando da obrigação do Domingo, o Catecismo da Igreja Católica diz :

Trata-se, portanto, de um Preceito que obriga sob grave, em condições normais. Falando da obrigação do Domingo, o Catecismo da Igreja Católica diz : O primeiro Preceito da Igreja é o da Missa dos Domingos e Festas de Guarda, com abstenção de trabalhos servis, conforme se pode ver no Catecismo da Igreja Católica : 2042. - O Primeiro preceito ("ouvir

Leia mais

ÍNDICE GERAL. Apresentação... 5 Constituição Apostólica Missale Romanum... 7 INSTRUÇÃO GERAL DO MISSAL ROMANO PROÉMIO

ÍNDICE GERAL. Apresentação... 5 Constituição Apostólica Missale Romanum... 7 INSTRUÇÃO GERAL DO MISSAL ROMANO PROÉMIO ÍNDICE GERAL Apresentação... 5 Constituição Apostólica Missale Romanum... 7 INSTRUÇÃO GERAL DO MISSAL ROMANO PROÉMIO Testemunho de fé inalterável... 13 Uma tradição ininterrupta... 16 Adaptação às novas

Leia mais

PASTORAL DO BATISMO PARÓQUIA:

PASTORAL DO BATISMO PARÓQUIA: PASTORAL DO BATISMO PARÓQUIA: O Santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã O batismo é o nascimento. Como a criança que nasce depende dos pais para viver, também nós dependemos da vida que Deus

Leia mais

Celebração para o dia do/a Catequista Sugestão 2014-CNBB

Celebração para o dia do/a Catequista Sugestão 2014-CNBB Celebração para o dia do/a Catequista Sugestão 2014-CNBB INTRODUÇÃO Queridos/as Catequistas! Com nossos cumprimentos e gratidão, colocamos em suas mãos uma sugestão para a Celebração do dia do Catequista,

Leia mais

Iniciando um grupo de jovens da Pastoral da Juventude do Meio Popular.

Iniciando um grupo de jovens da Pastoral da Juventude do Meio Popular. Iniciando um grupo de jovens da Pastoral da Juventude do Meio Popular. Preparando o Terreno: Quem se dispõe a formar e acompanhar um novo grupo de jovens da PJMP precisa ter conhecimento de algumas coisas

Leia mais

OFICINA: CATEQUESE E LITURGIA. DOM PEDRO BRITO GUIMARÃES ARCEBISPO DE PALMAS DIA: 27/04/2019 HORÁRIO: 15h00 às 18h00

OFICINA: CATEQUESE E LITURGIA. DOM PEDRO BRITO GUIMARÃES ARCEBISPO DE PALMAS DIA: 27/04/2019 HORÁRIO: 15h00 às 18h00 OFICINA: CATEQUESE E LITURGIA DOM PEDRO BRITO GUIMARÃES ARCEBISPO DE PALMAS DIA: 27/04/2019 HORÁRIO: 15h00 às 18h00 MINHA EXPERIÊNCIA COMO CATEQUISTA Oração da Iniciação Cristã Leitura, encenação, história

Leia mais

Teologia Bíblica de Missões SEFO 2013

Teologia Bíblica de Missões SEFO 2013 Teologia Bíblica de Missões SEFO 2013 2 ª Aula Fabio Codo Fábio Codo - http://teologiaaservicoevangelho.wordpress.com Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes

Leia mais

ARQUIDIOCESE DE TERESINA PARÓQUIA DE SÃO CRISTÓVÃO PASTORAL DA ACOLHIDA

ARQUIDIOCESE DE TERESINA PARÓQUIA DE SÃO CRISTÓVÃO PASTORAL DA ACOLHIDA ARQUIDIOCESE DE TERESINA PARÓQUIA DE SÃO CRISTÓVÃO PASTORAL DA ACOLHIDA Quem recebe vocês, recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou (Mt 10, 40) PROPOSTA DE SERVIÇO DO MINISTÉRIO DA ACOLHIDA

Leia mais

01 de abril 19:30 Missa Ceia do Senhor (Lava-pés e adoração do Santíssimo)

01 de abril 19:30 Missa Ceia do Senhor (Lava-pés e adoração do Santíssimo) São Camilo 19 horas Missa 19 horas Procissão do encontro (homens e mulheres) Os homens saem do CEPASC e as mulheres da Praça Jacob Swiad e se encontram na Praça Alfonso Pastore 19:30 Missa Ceia do Senhor

Leia mais

ORAÇÃO INICIAL Refrão: Todos:

ORAÇÃO INICIAL Refrão: Todos: ORAÇÃO INICIAL Refrão: Vem, Espírito Santo vem. Vem Iluminar...(2x) Todos: Ó Espírito Santo de Deus, de cujo Ser emana toda ciência, plenifica com tua sabedoria e inteligência nossos pastores, para que

Leia mais