Os Nove Princípios da Personalidade

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Os Nove Princípios da Personalidade"

Transcrição

1 Os Nove Princípios da Personalidade Os Nove Elementos da Eubiose em Relação com a Estrutura Humana, a Personalidade INSTRUÇÃO - EDUCAÇÃO E TRABALHO TRANSFORMAÇÃO - SUPERAÇÃO - METÁSTASE Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa Acesso: / Link Palestra Pública

2 Vamos conversar sobre o que representa na humanidade os 9 Princípios (Elementos) da natureza tríplice da Emoção, da Inteligência e da Vontade, quando se expressam através de civilizações como símbolo de um único aspecto destes nove que compreendem a alma humana.

3 1 - EMOÇÃO: Primeiro aspecto PRÉ EMOÇÃO: é aquilo que se liga às funções humanas, quase que vegetativas e que no homem é a sensibilidade orgânica ligada intimamente ao corpo físico. Isto no plano inferior da sensibilidade. A Emoção Instintiva ou Pré Emoção.

4 1 - EMOÇÃO: Segundo aspecto AUTO EMOÇÃO: é aquilo que se revela no homem como harmonia. Revela na criatura dotada de todos os aspectos da arte, mas a arte criadora. Permite às pessoas identificar-se com os 7 estágios da Arte Sagrada. É a Auto Emoção ou Emoção criadora.

5 1 - EMOÇÃO: Terceiro aspecto SUPRA EMOÇÃO: é o que se revela no homem como o princípio da religiosidade, devoção, misticismo, quando bem desenvolvido. Estando ainda não está bem desabrochado, gera o fanatismo, a idolatria. Assim acontecendo até que se transforme no puro amor universal compreendendo as demais criaturas numa só. Essa sensibilidade superior levou o filósofo e psicólogo Fritz Kunkell a encontrar o Nósismo, e a outros, a Filosofia da Unidade.

6 De modo que podemos pensar, sem dúvida, no fato desses aspectos poderem se subdividir em sete categorias. Com o conhecimento destes aspectos da Eubiose podemos analisar a nós próprios e aos outros, sem a pena da censura. Estes aspectos da emoção nascem com a criatura humana, como potencial, como semente, senão, como dizem os orientais.

7 Se a pessoa é descendente do Avatara, dos Kumaras, então, surgirá como Bijam dos Avataras. Resultando deste fato as diversas Hierarquias com as suas respectivas categorias. A humana criatura será algo pelo que traz dentro de si, com possibilidade de desenvolvimento. Eis porque encontramos artistas de vários escalões. Religiosos de várias mentalidades realizando vários estágios.

8 O primeiro aspecto da emoção poderá se confundir com o terceiro produzindo o eróticoreligioso, o fanático, os místicos devocionais. E deles têm se servido muitos caudilhos para promoverem guerras religiosas, tal como está acontecendo na Europa e em lugares. Coisas próprias de fim de ciclo e início de uma nova era.

9 Vejamos os três aspectos da Mente ou da Inteligência que, também, é ternária.

10 2 INTELIGÊNCIA Primeiro Aspecto PRÉ INTELIGÊNCIA: é a percepção das paixões pela inteligência incipiente. É a Inteligência Emotiva, ou seja, a humana inteligência a serviço das sensações, da carência dos princípios somáticos. É ardilosa e enredadeira. É, pois, aquilo que está diretamente ligado aos sentidos e os orientam e de certo modo preenche as lacunas que os sentidos não revelam;...

11 2- INTELIGÊNCIA Primeiro Aspecto PRÉ INTELIGÊNCIA:... é a inteligência-sentimento que procura embelezar as ações físicas. É a inteligência aderida aos sentidos, por isso chama-se, também, inteligência nervosa, instintiva, passional. Ela arma planos para a satisfação dos sentidos.

12 2 - AUTO-INTELIGÊNCIA Segundo Aspecto AUTO INTELIGÊNCIA: é o raciocínio que gera todas as ciências empíricas, especulativas, estatísticas, estruturais. É a inteligência criadora. É conquistada pelo esforço mental. É o elemento do intelectual materialista. Procura deduzir o que não vê, pelo elemento de que é conhecedor. É a inteligência do intelectual que se dedica tão somente aos valores da tecnologia. Chama-se, também, de inteligência dedutiva, conclusiva.

13 2.3 - Terceiro Aspecto SUPRA INTELIGÊNCIA: é o princípio inteligente que compreende as leis, que busca as ideias no plano da abstração. É, pois, aquilo que compreende a inteligência sutil, abstrata e que percebe diretamente as coisas. É a intuição que ilumina a mente e lhe revela novos aspectos da verdade e que a razão não pode conhecer, nem pode descobrir.

14 Na linguagem oriental se diria Budi-Taijasa, a inteligência humana bafejada pela inspiração, pela intuição da Suprema Sabedoria. Os que tem este aspecto amplamente desenvolvido são os MENTAUROS, os portadores da Mente. São os que tiveram a Inteligência desenvolvida pelo processo iniciático de Melki-Tsedek, os irradiadores de Luz, como Suprema Sabedoria, Sabedoria Divina o que no caso seria Sabedoria Religiosa, no verdadeiro sentido da palavra, a Sabedoria integral de todos os planos.

15 Por isso nosso grande Mestre J H S disse aos que estavam permitindo desenvolver este aspecto inteligente: Glória Àquele que nada possuindo, ofereceu aos seus discípulos o dom inimitável da Palavra, que traduz com perfeição, com sua Supra Inteligência, a Vontade de Deus... do Eterno.

16 Pesquisando acerca desse aspecto da inteligência encontramos estes pensamentos: GÊNIO que não precisa buscar fora o que tem a dizer volta-se para dentro e aí encontra a inspiração. ERUDITO lê todos os livros, recita-os, mas nem sempre entende o conteúdo. O GÊNIO sabe o que vai buscar num trecho de um livro. O Intelectual - os elementos racionais preponderam sobre os afetivos ou volitivos.

17 3 VONTADE - Vontade Divina ou a manifestação da Lei Universal que rege todas as coisas Primeiro Aspecto PRÉ VONTADE. Tem o sentido de vontade instintiva, energia bruta, vontade orgânica. Esta vontade que, quando desenvolvida e entregue a si mesma, gera o domínio. A Vontade que esmaga, a Vontade que escraviza, a qual caracteriza todos os grandes dominadores existentes no mundo até ao nosso ciclo.

18 3.1 - A exemplo disto temos os diversos ditadores registrados em nosso século. Os indivíduos portadores desse aspecto da Vontade que domina, que impõe custe o que custar. É, não obstante, a expressão da vontade universal, sem consciência e sem direção. É, com efeito, a força bruta. É muito comum nos homens teimosos.

19 3.2 - Segundo Aspecto AUTO VONTADE: é aquele princípio que reconhece a sua independência, e o senso da liberdade. Desta liberdade que, quando se acentua, se transforma em rebeldia. São os grandes rebeldes da História das Civilizações. Poderão ser incluídos, também, os divinos rebeldes das teogonias. Os Assuras que provocaram as guerras celestes, inclusive aqueles da Atlântida.

20 3.2 - São os portadores da consciência empedernida e ciclicamente promovem a manifestação do Avatara. Ele, funcionando como verdadeiro britador, desperta a vontade adormecida daqueles. São os revoltados, os Seres de natureza cósmica e quando têm este Princípio desenvolvido atingem um ponto tal que não reconhecem nenhuma autoridade. Fazem o que querem e muitas das vezes provocam o caos. Se a Pré Vontade, ou Vontade Instintiva, se caracteriza pelo domínio cego, a Auto Vontade é a egolatria, o individualismo levado ao ponto máximo.

21 3.3 - Terceiro Aspecto SUPRA VONTADE: Caracterizase pelo sentimento da renúncia. É o princípio da Vontade que, após passar por toda essa evolução, logo começa renunciando à sua própria individualidade, ao seu próprio poder e conhecimento. Não é egoísta, compartilha tudo com os outros. Esse princípio é a base da moral e da ética, pois nasce da Super Vontade, assim como da Auto Vontade nasce a política, a diplomacia, democracia e as instituições que regem os povos, e da Pré-Vontade nasce aquilo que vai como trabalho técnico, a tecnologia.

22 Tudo quanto a Humanidade fez, tudo quanto as civilizações têm produzido está compreendido nesse vasto ponto de vista. Queremos e pedimos para nos lembrarem se há alguma ciência que não esteja dentro desse conceito da Eubiose. Ciências, artes, filosofia, indústrias, comércio, técnica, guerras, lutas, instituições políticas, sociologia, moral, religião, enfim tudo está contido nesse sentido da Ciência da Vida, Eubiose.

23 Esse é, com efeito, o vasto programa a ser entendido. O que é preciso é desenvolver de tal sorte a Eubiose que nenhuma dessas faculdades se manifeste desarmonicamente, sem ser acompanhada das demais e, portanto, provocando dores, misérias. À medida que todos estes aspectos forem sendo desenvolvidos pelo homem, harmonicamente, todo o trabalho resulta em sensação agradável que traz felicidade para si e para os outros. Ninguém pode ser feliz isoladamente. Enquanto houver um indivíduo que sofra, todos nós sofremos.

24 "Quando o homem chegar a dominar-se conscientemente, dominará também a Natureza, porque conhecendo e obedecendo às suas leis, a Natureza, submissa e escrava, obedecerá as suas ordens. Porém, enquanto imperar o egoísmo entre os homens, os elementos transbordados serão tão caprichosos e cruéis como a humana natureza... segundo estas proféticas palavras: Quanto mais pesado fizeres o mundo, mais o mundo pesará sobre ti. (JHS)

25 Enquanto um aspecto dessa unidade não estiver harmonizado, todos os outros terão que sofrer ainda que não saibam a causa, ainda que não percebam donde vem a dor, a miséria. O Plano traçado pela Eubiose é provocar o desenvolvimento de todas as faculdades, para que se espalhe a máxima felicidade. Precisamos estudar cada um de per si. Desde já podemos ver que o processo mais simples para que se manifeste esse poder universal deverá começar com o princípio mais ligado ao físico: a emoção.

26 A arte é e sempre foi a primeira manifestação sensível da inteligência, através das civilizações. Nas épocas mais afastadas encontra-se sempre testemunho de que a arte foi a primeira manifestação da Suprema Sabedoria. Cada religião, cada movimento que aparece no mundo, de qualquer forma, é acompanhada de uma arte particular. Daí o esplendor nos tempos de antanho, da arte sagrada praticada nos templos, através dos bailados, asanas.

27 A sensibilidade relativa à arte, à religião, é por sua vez um aspecto de uma ciência, de uma instituição política, de uma metafísica e de uma ética. Cada civilização quer seja uma Raça Mãe, uma Sub-Raça, um Ramo Racial ou família, um agrupamento, tem uma característica bem definida de um desses aspectos pelo qual o homem pode atingir a Unidade, o Amor Universal. Revela um conhecimento particular, uma expressão filosófica, uma metafísica, uma instituição política e moral.

28 Desde as origens do conhecimento, os grandes Instrutores procuram agir dentro desse grande plano que hoje consubstanciamos na Eubiose. É a chave mais bela que nos permite entender a história dos homens, da alma humana. Nenhuma filosofia consegue nos dar um apanhado tão perfeito de todas as atividades humanas. Os Adeptos condenam a civilização do Ocidente, porque acham eles que a técnica deste hemisfério não tem sentido, não provoca, pois, nenhuma evolução para a Alma humana. A nossa vida é condenável, não está dentro dos princípios eubióticos.

29 Tem, apenas, um aspecto progressivo, enquanto nós estamos um pouco à frente porque desenvolvemos outros aspectos que nas pessoas comuns não está ampliado. A técnica é fruto do desenvolvimento da Pré Vontade, não no sentido do domínio dos grandes conquistadores ou tiranos, como se revela no Oriente, mas com o domínio da natureza e das suas forças através da inteligência e da ciência empírica.

30 Neste sentido estamos, sem dúvida, acima do movimento oriental, cuja pré vontade se manifesta como o Senhor de Engenho, o faquir, o magnetizador, o ilusionista, embora no Ocidente, como acidente histórico, tenham aparecido um Hitler, Napoleão, Stalin e muitos outros representando ou sendo veículos dessa vontade instintiva, do desejo de dominar. Todas as ciências são o segundo aspecto da inteligência, do raciocínio.

31 As nossas artes estão dentro do segundo grupo da emoção e as instituições políticas do segundo aspecto da vontade. Agora, para o desenvolvimento deste programa temos que recomeçar a enquadrar ou estruturar todos os conhecimentos; ciências, artes, política, como arte de governar. Consoante a Eubiose podemos organizar o quadro das categorias dos homens de nosso estágio evolucional:

32 Categorias dos Homens - evolucional: Primeira Categoria: os homens que permanecem no estado de consciência lemure-atlante, donde a escolha dos mais baixos poderes psíquicos, africanismo, a chamado baixo espiritismo, o selvagismo, querendo dar ensinamentos ao civilizado

33 Categorias dos Homens - evolucional: Segunda Categoria: constituída dos fanáticos propriamente ditos, religiosos, místicos-devocionais, atlantes-arianos ou semi-místicos-devocionais e pretensos intelectuais.

34 Categorias dos Homens - evolucional: Terceira Categoria: os tidos por intelectuais, inclusive políticos, acadêmicos, diplomatas, alguns deles, por felicidade, com tendências a algo superior, clamando por um ideal desconhecido, mas cada um deles sós ou em grupos lutam para serem mantidos na Terra.

35 Categorias dos Homens - evolucional: Quarta Categoria: Aquele que repudia as religiões, as filosofias e os iluminados, confundindo-os com os demais. Quinta Categoria: Os que possuem o estado de consciência Bimânica. Logo estão dentro dos elementos da Eubiose, os quais promovem os sentimentos de Rigor, Revolta e Esplendor.

36 Categorias dos Homens - evolucional: Sexta Categoria: serão os componentes da Raça Atabimânica, por conseguinte, possuidores dos elementos da Eubiose que promovem o desenvolvimento dos elementos, os quais fazem desabrochar a Tetrakti: Jogo - Amor - Glória e Justiça. Sétima Categoria: Aqueles que conseguiram colocar sua inteligência ao lado do coração e por isso já alcançaram na Terra as maiores alturas, o Poderio e o Conhecimento.

37 Há uma diferença muito sensível entre perceber a entender a Verdade. Podemos percebê-la com o coração e entendê-la com o cérebro; ou melhor, podemos sentir a verdade intuitivamente e examiná-la intelectualmente. Se os que vivem neste século cultivassem a faculdade de perceber a Verdade pelo coração examinando depois por meio da inteligência o que sentiram, muito breve teríamos por toda parte uma condição melhor e mais feliz da sociedade. Porém, a desgraça de nossa época consiste em que as faculdades intelectuais foram levadas ao último extremo de seu poder de resistência, para as formas exteriores das coisas, sem perceber seu caráter espiritual, por meio do poder da intuição. HJS

38 A intuição é mais atrevida do que a própria inteligência; ela é algo assim como um farol que orienta o rumo da inteligência e, por isso mesmo foi a voz interna que guiou a todos os descobridores. Ora, o Templo é a usina geradora dos fatores de abstração e intuição.

39 REALIZAÇÃO ATRAVÉS DO CARÁTER E DA CULTURA é o lema da Nova Civilização que se acha em plena florescência. A transformação de vida-energia em vida-consciência

40 Sociedade Brasileira de Eubiose Escola Iniciática Eubiose (a Ciência da Vida) é um plano universal de evolução que segue três caminhos: Desenvolve a Emoção pela Educação, a Inteligência pela Instrução e a Vontade pelo Trabalho, em busca do seu Deus Interior. Escola de Iniciação de caráter cultural e espiritualista que visa aprimorar a consciência física, psíquica e espiritual. A união com o seu Deus Interior

41 Sociedade Brasileira de Eubiose Fundada em 1921 em São Lourenço-MG Prof. Henrique José de Souza e D. Helena Jefferson de Souza Escola de Iniciação de caráter cultural e espiritualista visa aprimorar a consciência física, psíquica e espiritual. A união com o seu Deus Interior A Filosofia do Novo Milênio A Lei Universal de Evolução e Transformação Amor-sabedoria - Verdade - justiça

42 Estamos Conectados F i m Prestigiem Portal de Aquário

43

Da Matéria ao Espírito

Da Matéria ao Espírito Vós sois deuses, porém vos tendes esquecido. Sto. Agostinho Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os Deuses. Assim falou o iniciado cristão Santo Agostinho. Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa

Leia mais

A Ciência da Vida Através dos Tempos - III

A Ciência da Vida Através dos Tempos - III A Ciência da Vida A Pré-Inteligência, a Auto Inteligência e a Supra Inteligência. Os Nove Elementos da Ciência da Vida em Relação com a Estrutura Humana, a Personalidade. Realização através da Ciência,

Leia mais

Do Instinto à Consciência

Do Instinto à Consciência A Volta do Filho Pródigo à Casa Paterna Ética no Aprimoramento da Personalidade (da Alma) A harmonia entre a Vontade, a Inteligência e a Emoção numa simbiose perfeita com seu Divino Mestre Prof. Instr.

Leia mais

Pensamento e Sentimento

Pensamento e Sentimento Pensamento e Sentimento Pensar - Sentir - Fazer Espiritualidade e Evolução Amor-sabedoria Verdade -- Justiça A Conexão com a Consciência Superior Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa Pensamento e Sentimento

Leia mais

Transformando o Mundo Dentro de Si

Transformando o Mundo Dentro de Si Conhece-te a Ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses Ou tu me decifras, ou te devoro Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa As Cruciais Perguntas da Humanidade Quem somos? De onde viemos? O que tenho que

Leia mais

A Ciência da Vida Através dos Tempos - I

A Ciência da Vida Através dos Tempos - I A Ciência da Vida Vontade é ATMÃ, o Princípio Crístico A moral, a liberdade e o domínio os três aspectos da Vontade - Eubiose A MÔNADA, esse princípio de vida, é a VONTADE Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba

Leia mais

A Consciência do III Milênio. Superação. Missão dos Avataras integrais, o sentido filosófico da trilogia: Transformação - Superação - Metástase

A Consciência do III Milênio. Superação. Missão dos Avataras integrais, o sentido filosófico da trilogia: Transformação - Superação - Metástase Missão dos Avataras integrais, o sentido filosófico da trilogia: Transformação - - Metástase SUPERAÇÃO É o ato de superar, vencer, dominar as ações inferiores, contrárias ao ciclo evolucional Abrange desde

Leia mais

O Ser Humano e o Cosmo O Som é a matéria prima do Universo

O Ser Humano e o Cosmo O Som é a matéria prima do Universo O Som é a matéria prima do Universo Não há mistério. O que há é ignorância sobre as Leis da Natureza e do Universo Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha vossa vã filosofia. Shakespeare Prof.

Leia mais

A Consciência do III Milênio. Peregrino da Vida. A Volta do Filho Pródigo à Casa Paterna, conscientemente

A Consciência do III Milênio. Peregrino da Vida. A Volta do Filho Pródigo à Casa Paterna, conscientemente Peregrino da Vida A Volta do Filho Pródigo à Casa Paterna, conscientemente A origem do ser significa coesão, união, fraternidade, dignidade. Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa Acesso: www.portaldeaquario.com.br

Leia mais

A Consciência do III Milênio. Transformação Superação Metástase - III

A Consciência do III Milênio. Transformação Superação Metástase - III O discípulo, consciente está na área da superação, porque se sujeita às críticas, às censuras dos medíocres. A evolução humana jamais se faria se o Verbo se manifestasse proferindo sempre as mesmas palavras.

Leia mais

Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses - II

Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses - II e conhecerás o universo e os deuses - II A Pirâmide, a Esfinge e o... Segunda Parte A Natureza Oculta do Ser Humano Ou tu me decifras, ou te devoro Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa e conhecerás o universo

Leia mais

A Consciência do III Milênio. A Ciência da Vida é um plano universal de evolução. O Som é a matéria prima do Universo já dizia o Evangelho de São João

A Consciência do III Milênio. A Ciência da Vida é um plano universal de evolução. O Som é a matéria prima do Universo já dizia o Evangelho de São João Sistemas de Evolução A Ciência da Vida é um plano universal de evolução O Som é a matéria prima do Universo já dizia o Evangelho de São João Os Dias da Criação Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa Acesso:

Leia mais

ÉTICA NO APRIMORAMENTO DA ALMA HUMANA

ÉTICA NO APRIMORAMENTO DA ALMA HUMANA ÉTICA NO APRIMORAMENTO DA ALMA HUMANA MAYA-EU-ÉTICA: a ética, o processo, a arte que tem por finalidade partejar as almas Deus é ideia; o Espírito no Homem é a Inteligência HJS Faze por ti que Eu te ajudarei.

Leia mais

Iniciação e Mundos Subterrâneos

Iniciação e Mundos Subterrâneos Conhece-te a ti mesmo A inteligência humana, segundo o Prof. Henrique José de Souza, terá cada vez mais, características Abstrata, da Raça do Mental Bimânico. O discípulo como um microcosmo, mergulha no

Leia mais

A Consciência do III Milênio. Árvore da Vida. Ideação e Manifestação Cósmica. Trabalhar, Amar e Perdoar. Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa

A Consciência do III Milênio. Árvore da Vida. Ideação e Manifestação Cósmica. Trabalhar, Amar e Perdoar. Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa A Consciência do III Milênio Árvore da Vida Ideação e Manifestação Cósmica Trabalhar, Amar e Perdoar. Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa Acesso: www.portaldeaquario.com.br A grande Árvore da Vida trás

Leia mais

Mudando o Paradigma. A Consciência do III Milênio A Ciência da Vida

Mudando o Paradigma. A Consciência do III Milênio A Ciência da Vida A Consciência do III Milênio A Ciência da Vida Mudando o Paradigma A Realidade está na sua Consciência A Consciência em ação é iluminada, somente pelas inspirações vindas de cima, não pelas fabricadas

Leia mais

Inicição-Tradição-Realização

Inicição-Tradição-Realização Inicição-Tradição-Realização O Caminho da Sabedoria Eterna Tudo vale a pena se a alma não é pequena. Fernando Pessoa Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha vossa vã filosofia. Shakespeare Os

Leia mais

A Consciência do III Milênio

A Consciência do III Milênio A Sabedoria Iniciática das Idades C.G. Yung: O QUE FAZ COM QUE O HOMEM SEJA VERDADEIRAMENTE HOMEM É SER CAPAZ DE SER CONSCIENTE. O pensamento é um ato inconsciente do espírito que, para se tornar consciente,

Leia mais

DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA

DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA Sociedade Brasileira de Eubiose Oferece DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa São Lourenço - MG A Ciência das Idades é um conhecimento sagrado, alicerce onde se apóiam todos os

Leia mais

Escravos do Tempo e do Espaço

Escravos do Tempo e do Espaço o Metabolismo da Obra do Eterno A violência não é somente física mas, sobretudo, psicológica. A verdade não se modifica. Nós, sim, modificamos e por isso se modifica para nós o aspecto da verdade. Henrique

Leia mais

A Trilogia e as Seitas Religiosas

A Trilogia e as Seitas Religiosas O Princípio Criador, o Princípio Plasmador e o Princípio Realizador Religião é a Consciência da Plenitude do Ser. A Tríade encontrada nas seitas religiosas Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa www.portaldeaquario.com.br

Leia mais

Religião Filosofia Iniciação

Religião Filosofia Iniciação Religião Filosofia Iniciação O Caminho da Autoconhecimento Amor-Sabedoria, Verdade e Justiça - HJS A espiritualidade é para os que são orientados pela sua Voz Interior. O Princípio do sentimento religioso

Leia mais

Karma, Reencarnação e Livre Arbítrio. Prof. Eliseu Mocitaíba da Costa

Karma, Reencarnação e Livre Arbítrio. Prof. Eliseu Mocitaíba da Costa Karma, Reencarnação e Livre Arbítrio Prof. Eliseu Mocitaíba da Costa Karma, Reencarnação e Livre Arbítrio O Karma - Ação e Reação Reencarnação Livre Arbítrio - O Pensamento Labirintos da Alma - Os Pecados

Leia mais

O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA

O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA Sociedade Brasileira de Eubiose Oferece O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa São Lourenço - MG O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA A Ciência das Idades é um conhecimento sagrado, alicerce

Leia mais

A Consciência do III Milênio. Domínio do Mental. Manejar o Mental sob todos os aspectos

A Consciência do III Milênio. Domínio do Mental. Manejar o Mental sob todos os aspectos Domínio do Mental Manejar o Mental sob todos os aspectos Quem souber colocar sua Inteligência ao lado do Coração, alcançará na Terra as maiores alturas, o poderio HJS Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa

Leia mais

Vencendo o seu pior Inimigo

Vencendo o seu pior Inimigo Espiritualidade, Evolução e Progresso Ética Amor-sabedoria Verdade -- Justiça Iluminação O Equilíbrio entre a Mente e Coração A Conexão com a Consciência Superior Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa

Leia mais

ÁTOMO PERMANENTE - II

ÁTOMO PERMANENTE - II - II conclusão O processo é transformar o indivíduo O elemento humano internamente e ainda não é perfeito, progressivamente porque não atingiu a através dos tempos, o consciência do ÁTOMO que vai modificando

Leia mais

A Liberdade Interior

A Liberdade Interior A Realidade está na sua Consciência No quê Vc. Acredita? Percebendo o Sagrado Porque Vc. Não muda? Saindo do Matrix. A violência não é somente física mas, sobretudo, psicológica. Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba

Leia mais

ÁTOMO PERMANENTE. A Consciência do III Milênio. Personalidade, "aquilo através do qual o Espírito, como Som ou Vibração Divina, se manifesta"

ÁTOMO PERMANENTE. A Consciência do III Milênio. Personalidade, aquilo através do qual o Espírito, como Som ou Vibração Divina, se manifesta A Iniciação Real consiste em dinamizar o centro de consciência espiritual em estado latente em grande parte da humanidade. Personalidade, "aquilo através do qual o Espírito, como Som ou Vibração Divina,

Leia mais

A Consciência do III Milênio O "DRAGÃO DO UMBRAL

A Consciência do III Milênio O DRAGÃO DO UMBRAL O "DRAGÃO DO UMBRAL Os que sabem as coisas secretas falam veladamente na "Comunhão das Almas Santas" ou na "Comunhão dos Santos" "Aspirante à Verdade" que tenta o "Caminho Direto", pelo caminho mais fino

Leia mais

Revelação ou Conhecimento do Futuro

Revelação ou Conhecimento do Futuro Os Verdadeiros Templos são, sem dúvida, ambiências próprias para se vivenciarem os valores do Espírito. A iniciação consiste o mais possível na vivência do conhecimento. Nem sempre há ambiência, esta deverá

Leia mais

A Consciência do III Milênio. O Caminho do Meio. Caminho do Meio: O Mal no Bem e o Bem no Mal, na Grandeza Sublime da Lei.

A Consciência do III Milênio. O Caminho do Meio. Caminho do Meio: O Mal no Bem e o Bem no Mal, na Grandeza Sublime da Lei. O Caminho do Meio Caminho do Meio: O Mal no Bem e o Bem no Mal, na Grandeza Sublime da Lei. Tudo isso nos conduz a uma reflexão sobre o Caminho do Meio: Existirá um caminho entre o bem e o mal? Prof. Instr.

Leia mais

I N T U I Ç Ã O. A Consciência do III Milênio. O Sexto Sentido humano. A Intuição é a manifestação da Vontade Divina

I N T U I Ç Ã O. A Consciência do III Milênio. O Sexto Sentido humano. A Intuição é a manifestação da Vontade Divina O Sexto Sentido humano A Intuição é a manifestação da Vontade Divina A Intuição tem, sem dúvida, algo de instintivo, de fé, e de inspiração Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa www.portaldeaquario.com.br

Leia mais

A Consciência do III Milênio. A Grande Fraternidade Branca. Não há religião superior à Verdade.

A Consciência do III Milênio. A Grande Fraternidade Branca. Não há religião superior à Verdade. D H A R M A A Grande Fraternidade Branca Não há religião superior à Verdade. O Verdadeiro Caminho da Iniciação Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa Acesso: www.portaldeaquario.com.br / Link Palestra

Leia mais

INTELIGÊNCIA Essência do Ser Humano

INTELIGÊNCIA Essência do Ser Humano INTELIGÊNCIA Essência do Ser Humano A Inteligência é o Espírito de Deus no Homem Se a Idéia é a manifestação da Inteligência e esta é o Espírito de Deus no Homem, estudando a mecanogênese da Inteligência

Leia mais

Maia, Maiêutica, Ciência da Vida - Eubiose

Maia, Maiêutica, Ciência da Vida - Eubiose Maia, Maiêutica, Ciência da Vida - Eubiose Todo o Universo visível não é mais do que uma grande Mâya, a Grande Ilusão. Somente aquilo que é considerado imutável e eterno merece a qualificação de Realidade.

Leia mais

As Três Fundações do Movimento-SBE Henrique José de Souza

As Três Fundações do Movimento-SBE Henrique José de Souza Henrique José de Souza Sociedade Brasileira de EUBIOSE e Ordem do SANTO GRAAL É uma espécie de Naturismo Cósmico Vive em harmonia com as forças Cósmicas Aplicar as Leis da natureza, universais em nossa

Leia mais

PITÁGORAS SABEDORIA INICIÁTICA DAS IDADES-I

PITÁGORAS SABEDORIA INICIÁTICA DAS IDADES-I -I Presta a Deus imortal o culto consagrado; conserva a tua Fé; dos vultos do passado, ou Santos, ou Heróis, louva a divina ação. O homem não pode ver-se completamente fora da Humanidade; nem a Humanidade

Leia mais

Iniciação do Primeiro Grau

Iniciação do Primeiro Grau Os místicos orientais nos falam no Círculo das Almas Perfeitas Aquele que busca o caminho da iniciação deve tornar-se um livrepensador. O Caminho Direto, caminho mais fino que o fio da navalha, Prof. Instr.

Leia mais

Sociedade Brasileira de Eubiose. G ê n e s e. A Mente de Deus. O Som Inefável, a Palavra ou Verbo Solar (sagrado) - Fiat Luz

Sociedade Brasileira de Eubiose. G ê n e s e. A Mente de Deus. O Som Inefável, a Palavra ou Verbo Solar (sagrado) - Fiat Luz Sociedade Brasileira de Eubiose G ê n e s e A Mente de Deus O Som Inefável, a Palavra ou Verbo Solar (sagrado) - Fiat Luz O ser humano feito à imagem e semelhança de Deus Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa

Leia mais

IDEALISMO ESPECULATIVO E A FENOMENOLOGIA DO ESPÍRITO CURSO DE EXTENSÃO 22/10/ Prof. Ricardo Pereira Tassinari

IDEALISMO ESPECULATIVO E A FENOMENOLOGIA DO ESPÍRITO CURSO DE EXTENSÃO 22/10/ Prof. Ricardo Pereira Tassinari IDEALISMO ESPECULATIVO E A FENOMENOLOGIA DO ESPÍRITO CURSO DE EXTENSÃO 22/10/2011 - Prof. Ricardo Pereira Tassinari TEXTO BASE 1 20 Se tomarmos o pensar na sua representação mais próxima, aparece, α) antes

Leia mais

Iniciação do Primeiro Grau - II

Iniciação do Primeiro Grau - II Os métodos de ensino adotados oficialmente, como currículo profano, e a Iniciação adotada pelo Prof. Henrique José de Souza. O aperfeiçoamento da Ciência pedagógica, por dois tipos de Experiência: a Erudita

Leia mais

YOGAS - II. A Consciência do III Milênio. Sai do mundo das ilusões, e começa a desenvolver

YOGAS - II. A Consciência do III Milênio. Sai do mundo das ilusões, e começa a desenvolver YOGAS - II Quando há perfeita sintonia entre o EU inferior e o EU superior, divino, acontece o completo dominio sobre o corpo e a mente. Sai do mundo das ilusões, e começa a desenvolver certas e maravilhosas

Leia mais

Expansão da Consciência

Expansão da Consciência A expansão da consciência: objetivo daqueles que trilham a senda espiritual, i. é, dos que pelo livre arbítrio procurar acelerar o seu processo evolucional (espiritual). "A maior ilusão do Ser Humano é

Leia mais

A Reeducação pela Iniciação

A Reeducação pela Iniciação A Iniciação é um processo de Reeducação. A Iniciação requer uma total mudança de vida e de personalidade pelos Atos, Palavras e Pensamentos. Penso, Logo Existo Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa www.portaldeaquario.com.br

Leia mais

Mecânica Quântica e a Ciência da Vida

Mecânica Quântica e a Ciência da Vida Sociedade Brasileira de Eubiose Mecânica Quântica e a Ciência da Vida Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa Mecânica Quântica e a ciência da Vida (Eubiose) A palavra quântica (do Latim, quantum) quer dizer

Leia mais

Beleza, Técnica e Arte na Educação

Beleza, Técnica e Arte na Educação Beleza, Técnica e Arte na A Beleza, a Técnica e a Arte, sempre foram aplicadas como didática, usada pelos colégios iniciáticos As Artes Plásticas, o Teatro, a, baseadas na Sabedoria Iniciática das Idades,

Leia mais

ESPÍRITO CONHECENDO O ESPÍRITO SOB A ÓTICA DO ESPIRITISMO

ESPÍRITO CONHECENDO O ESPÍRITO SOB A ÓTICA DO ESPIRITISMO ESPÍRITO CONHECENDO O ESPÍRITO SOB A ÓTICA DO ESPIRITISMO AS DIVERSAS CONCEPÇÕES SOBRE ESPÍRITO As concepções materialistas não aceitam a alma, ou entendem que o que se atribui a ela não passa de propriedades

Leia mais

A Consciência do III Milênio. Raças e Sub-Raças I

A Consciência do III Milênio. Raças e Sub-Raças I Raças e Sub-Raças I RAÇA É a Alma Universal diluída na multiplicidade de formas e veículos, ou personalidades, formas ou máscaras do Deus Único e Verdadeiro. Sete raças-mães em cada globo, em cada ronda

Leia mais

A Evolução do Homem Através dos Tempos

A Evolução do Homem Através dos Tempos Através dos Tempos A Marcha Triunfal da Divindade transformando tudo em vida-consciência A verdadeira felicidade só advirá quando o homem e o cosmos vibrarem em uníssono. Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba

Leia mais

SEMINÁRIO SEGURANÇA MEDIÚNICA E ENERGIA DOS CHAKRAS

SEMINÁRIO SEGURANÇA MEDIÚNICA E ENERGIA DOS CHAKRAS SEMINÁRIO SEGURANÇA MEDIÚNICA E ENERGIA DOS CHAKRAS MÓDULO 9 O CHAKRA DA TRANSCENDÊNCIA O sétimo chakra, da coroa, responsável pela transcendência Localização: Topo da cabeça Assim como o chakra raiz

Leia mais

A Consciência do III Milênio. Alma e Espírito

A Consciência do III Milênio. Alma e Espírito Deus é a Ideia, Inteligência é o Espírito no Homem, e a Alma, naturalmente, é a estrutura psíquica (o caráter). HJS Alma é o Caráter e o Espírito é outra coisa, mais transcendental. HJS Prof. Instr. Eliseu

Leia mais

As provas da existência de Deus: Tomás de Aquino e o estabelecimento racional da fé. Colégio Cenecista Dr. José Ferreira

As provas da existência de Deus: Tomás de Aquino e o estabelecimento racional da fé. Colégio Cenecista Dr. José Ferreira As provas da existência de Deus: Tomás de Aquino e o estabelecimento racional da fé. Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Tomás de Aquino (1221-1274) Tomás de Aquino - Tommaso d Aquino - foi um frade dominicano

Leia mais

Platão, desiludido com a. escola de filosofia a Academia.

Platão, desiludido com a. escola de filosofia a Academia. Platão era filho da aristocracia ateniense. Foi discípulo de Sócrates. Sua obra reflete o momento caótico pelo qual passou Atenas no decorrer de sua vida A crise da sociedade ateniense está ligada à guerra

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS Conheça a www.espiritizar.com.br OBRAS COM FIDELIDADE DOUTRINÁRIA MÓDULO 1 A PRESENÇA AMOROSA DE DEUS EM NOSSAS VIDAS 6ª. ENCONTRO

Leia mais

A Consciência do III Milênio ESTUDO DA MENTE - DA INTELIGÊNCIA

A Consciência do III Milênio ESTUDO DA MENTE - DA INTELIGÊNCIA O dom da inteligência, do mental, é uma dádiva de Deus, do Criador. Ele é o próprio Maná, no sentido de alimento do cérebro, da mente, em sentido figurado. Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa www.portaldeaquario.com.br

Leia mais

Arquétipo e Iniciação

Arquétipo e Iniciação e Iniciação Desde o início das coisas até hoje, a Evolução vem se processando através de ciclos, uns se sucedendo aos outros. Mas num esquema de evolução, cada época toma um nome diferente, não porque

Leia mais

ARTE PRIMEIRA PRIMÁRIAS CAPÍTULO D EUS. Deus e o infinito Provas da existência de Deus Atributos da Divindade Panteísmo DEUS E O INFINITO

ARTE PRIMEIRA PRIMÁRIAS CAPÍTULO D EUS. Deus e o infinito Provas da existência de Deus Atributos da Divindade Panteísmo DEUS E O INFINITO O LIVRO DOS ESPÍRITOS PAR ARTE PRIMEIRA AS CAUSAS PRIMÁRIAS CAPÍTULO 1 D EUS Deus e o infinito Provas da existência de Deus Atributos da Divindade Panteísmo DEUS E O INFINITO 1 O que é Deus? Deus é a inteligência

Leia mais

A Consciência do III Milênio. O Que é Religião O Real e o Ideal

A Consciência do III Milênio. O Que é Religião O Real e o Ideal O Que é Religião O Real e o Ideal A fé sem conhecimento é tudo aquilo que é imposto, que é falado de fora para dentro. A Ciência da Vida Para aqueles que buscam com sinceridade a verdade, é um manancial

Leia mais

A Ciência da Vida Através dos Tempos - II

A Ciência da Vida Através dos Tempos - II Três aspectos principais de que é constituída a Manifestação do Eterno Três aspectos que compreendem três fases da manifestação. A Eubiose no campo da inteligência, da educação, nas instituições. Prof.

Leia mais

CULTURA, CARÁTER E PERSONALIDADE

CULTURA, CARÁTER E PERSONALIDADE A estrela de cinco pontas, símbolo da criatura humana ao se manifestar é naturalmente, luz, cor, som e forma, como a própria manifestação. Pitágoras Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa www.portaldeaquario.com.br

Leia mais

Filosofia Iluminista. Profª Karina Oliveira Bezerra Unidade 01. Capítulo 04: p Unidade 08. Capítulo 05: pg

Filosofia Iluminista. Profª Karina Oliveira Bezerra Unidade 01. Capítulo 04: p Unidade 08. Capítulo 05: pg Filosofia Iluminista Profª Karina Oliveira Bezerra Unidade 01. Capítulo 04: p.57-58 Unidade 08. Capítulo 05: pg. 442-446 Filosofia da Ilustração ou Iluminismo (meados do século XVIII ao começo do século

Leia mais

Expansão da Consciência - II

Expansão da Consciência - II Expansão da Consciência - II A expansão da consciência: objetivo daqueles que trilham a senda espiritual, i. é, dos que pelo livre arbítrio procurar acelerar o seu processo evolucional (espiritual). O

Leia mais

A EVOLUÇÃO DO ESPÍRITO E SUA ESTRUTURA PSÍQUICA. Debate em 25/06/2011

A EVOLUÇÃO DO ESPÍRITO E SUA ESTRUTURA PSÍQUICA. Debate em 25/06/2011 A EVOLUÇÃO DO ESPÍRITO E SUA ESTRUTURA PSÍQUICA Debate em 25/06/2011 http://grupo.gede.vilabol.com.br OBJETIVO Aprimorar o entendimento dos processos envolvidos na estrutura psíquica do espírito em sua

Leia mais

Teorias éticas. Capítulo 20. GRÉCIA, SÉC. V a.c. PLATÃO ARISTÓTELES

Teorias éticas. Capítulo 20. GRÉCIA, SÉC. V a.c. PLATÃO ARISTÓTELES GRÉCIA, SÉC. V a.c. Reflexões éticas, com um viés político (da pólis) _ > como deve agir o cidadão? Nem todas as pessoas eram consideradas como cidadãos Reflexão metafísica: o que é a virtude? O que é

Leia mais

O AMOR ÀS LEIS DIVINAS COMO CAMINHO PARA DESENVOLVER O SER CONSCIENCIAL

O AMOR ÀS LEIS DIVINAS COMO CAMINHO PARA DESENVOLVER O SER CONSCIENCIAL O AMOR ÀS LEIS DIVINAS COMO CAMINHO PARA DESENVOLVER O SER CONSCIENCIAL PARA DESENVOLVER O SER CONSCIENCIAL Qual é o propósito existencial do Espírito imortal, a missão que ele traz em sua consciência?

Leia mais

L I VRO DOS ESPÍ RI TOS. Com o Deus é. N ova Ger ação 129

L I VRO DOS ESPÍ RI TOS. Com o Deus é. N ova Ger ação 129 L I VRO DOS ESPÍ RI TOS Com o Deus é. N ova Ger ação 129 L i v r o d os Esp í r i t os - 13 13. Quando dizemos que Deus é eterno, infinito, imutável, imaterial, único, todo-poderoso, soberanamente justo

Leia mais

Tema Rumo ao monismo absoluto

Tema Rumo ao monismo absoluto Tema Rumo ao monismo absoluto Nasceu em Amsterdã, na Holanda era judeu até ser excomungado (cherém) em 1656 acusado de ser um panteísta. Após o cherém adotou o nome de Benedito Considerado um dos grandes

Leia mais

Curso Aprendizes do Evangelho 1º Ano. Aula 1 Evolução da Religiosidade através dos tempos

Curso Aprendizes do Evangelho 1º Ano. Aula 1 Evolução da Religiosidade através dos tempos Curso Aprendizes do Evangelho 1º Ano Aula 1 Evolução da Religiosidade através dos tempos Texto para reflexão Pão Nosso Item 41 No Futuro Quem aqui gosta de manga? Prefere comprida ou curta? Evolução da

Leia mais

Filosofia da Arte. Unidade II O Universo das artes

Filosofia da Arte. Unidade II O Universo das artes Filosofia da Arte Unidade II O Universo das artes FILOSOFIA DA ARTE Campo da Filosofia que reflete e permite a compreensão do mundo pelo seu aspecto sensível. Possibilita compreender a apreensão da realidade

Leia mais

SABEDORIA INICIÁTICA DAS IDADES - I. Pitágoras ( A 492 A.C.) - Sacerdote de Pithah. A Consciência do III Milênio

SABEDORIA INICIÁTICA DAS IDADES - I. Pitágoras ( A 492 A.C.) - Sacerdote de Pithah. A Consciência do III Milênio Uno em Essência Trino em evolução Sétuplo em Manifestação Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens. Pitágoras (572 --- A 492 A.C.) - Sacerdote de Pithah Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba

Leia mais

A EVOLUÇÃO E A REENCARNAÇÃO.

A EVOLUÇÃO E A REENCARNAÇÃO. A EVOLUÇÃO E A REENCARNAÇÃO. Queremos compartilhar com aqueles que vem aqui às quintas-feiras algumas informações que conseguimos reunir ao longo da vida através da busca de respostas sobre o TEMA: -O

Leia mais

Conheça o Espiritismo Sex, 25 de Julho de :45 - Última atualização Sáb, 26 de Julho de :18

Conheça o Espiritismo Sex, 25 de Julho de :45 - Última atualização Sáb, 26 de Julho de :18 CONHEÇA O ESPIRITISMO O QUE É? É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos,

Leia mais

EGC - Engenharia e gestão do conhecimento Disciplina: Complexidade, conhecimento e sociedades em rede Professor: Aires Rover Aluna: Desirée Sant Anna

EGC - Engenharia e gestão do conhecimento Disciplina: Complexidade, conhecimento e sociedades em rede Professor: Aires Rover Aluna: Desirée Sant Anna OSHO - INTUIÇÃO EGC - Engenharia e gestão do conhecimento Disciplina: Complexidade, conhecimento e sociedades em rede Professor: Aires Rover Aluna: Desirée Sant Anna Maestri 2016/1 O LIVRO três partes

Leia mais

Aristóteles, Ética a Nicômaco, X 7, 1177 b 33.

Aristóteles, Ética a Nicômaco, X 7, 1177 b 33. 91 tornar-se tanto quanto possível imortal Aristóteles, Ética a Nicômaco, X 7, 1177 b 33. 92 5. Conclusão Qual é o objeto da vida humana? Qual é o seu propósito? Qual é o seu significado? De todas as respostas

Leia mais

Área da Mediunidade. Mediunidade Desafios e Possibilidades

Área da Mediunidade. Mediunidade Desafios e Possibilidades Área da Mediunidade ENCONTRO MICRORREGIONAL Fortaleza - CE 02-03/09/2017 Mediunidade Desafios e Possibilidades MEDIUNIDADE COMO FERRAMENTA PARA A BUSCA DE DEUS Mediunidade Qualidade da pessoa que, segundo

Leia mais

Mônada e Individualidade

Mônada e Individualidade 157ª A Mônada é a Chispa Divina, o Jiva (a Vida), o EU, o Raio do Princípio Absoluto, Único, Universal; o Hálito ou a Vida exalada do Logos. O grande Pitágoras teve ocasião de ensinar: o número três reina

Leia mais

Aula do Curso Básico DEUS

Aula do Curso Básico DEUS Aula do Curso Básico DEUS Gênese evolução da ideia de Deus Os mecanismos da evolução Os animais e os fenômenos naturais A vida do ser humano primitivo A descoberta do espírito e suas consequências O animismo

Leia mais

CORPO ASTRAL E CORPO CAUSAL

CORPO ASTRAL E CORPO CAUSAL CORPO ASTRAL E Três aspectos principais de que é constituída a Manifestação do Eterno A vontade, a Inteligência e a Emoção que renuncia à afirmação de si próprio A Eubiose no campo da inteligência, da

Leia mais

DEUS A Análise de Kardec.

DEUS A Análise de Kardec. DEUS A Análise de Kardec www.gede.net.br Objetivo: Aprimorar o entendimento sobre a visão espírita de Deus, delineada por Kardec n'o Livro dos Espíritos e n'a Gênese. Pontos a debater: 1) O que é Deus;

Leia mais

Introdução a Filosofia

Introdução a Filosofia Introdução a Filosofia Baseado no texto de Ludwig Feuerbach, A essência do homem em geral, elaborem e respondam questões relacionadas a este tema. 1- Quem foi Feuerbach? PERGUNTAS 2- Qual é a diferença

Leia mais

Ciência das Idades. A Consciência do III Milênio. CIÊNCIA, RELIGIÃO e ARTE. CIÊNCIA DA VIDA ou CIÊNCIA DA TRANSFORMAÇÃO HUMANA, a EUBIOSE,

Ciência das Idades. A Consciência do III Milênio. CIÊNCIA, RELIGIÃO e ARTE. CIÊNCIA DA VIDA ou CIÊNCIA DA TRANSFORMAÇÃO HUMANA, a EUBIOSE, CIÊNCIA, RELIGIÃO e ARTE Marajá de Benares: SATYÂT NÂSTI PARO DHARMA, cuja tradução é: NÃO HÁ RELIGIÃO SUPERIOR A VERDADE. CIÊNCIA DA VIDA ou CIÊNCIA DA TRANSFORMAÇÃO HUMANA, a EUBIOSE, Prof. Instr. Eliseu

Leia mais

IDEALISMO ESPECULATIVO, FELICIDADE E ESPÍRITO LIVRE CURSO DE EXTENSÃO 24/10/ Prof. Ricardo Pereira Tassinari

IDEALISMO ESPECULATIVO, FELICIDADE E ESPÍRITO LIVRE CURSO DE EXTENSÃO 24/10/ Prof. Ricardo Pereira Tassinari IDEALISMO ESPECULATIVO, FELICIDADE E ESPÍRITO LIVRE CURSO DE EXTENSÃO 24/10/2011 - Prof. Ricardo Pereira Tassinari TEXTO BASE 1 PSICOLOGIA: O ESPÍRITO 440 ( ) O Espírito começa, pois, só a partir do seu

Leia mais

ESTRUTURA EMOCIONAL. A Consciência do III Milênio.

ESTRUTURA EMOCIONAL. A Consciência do III Milênio. ESTRUTURA EMOCIONAL A estrutura emocional serve para manter a parte sentimental das criaturas humanas. O Centro de Consciência está focado no sentimento. O sistema de aprendizagem é mais sentido do que

Leia mais

AVATAR ou AVATARA - Seu trabalho é modificar o estado de consciência da humanidade

AVATAR ou AVATARA - Seu trabalho é modificar o estado de consciência da humanidade ORIGEM DO ESPIRITUALISMO NO OCIDENTE Os Adeptos, os Araths só funcionam do Mental Abstrato para cima, posto que são senhores da Tríade Superior. Atmã, Budhi e Manas AVATAR ou AVATARA - Seu trabalho é modificar

Leia mais

AME NOVA FRIBURGO Agosto de 2014 O HOMEM E DEUS. Claudio C. Conti

AME NOVA FRIBURGO Agosto de 2014 O HOMEM E DEUS. Claudio C. Conti AME NOVA FRIBURGO Agosto de 2014 O HOMEM E DEUS Claudio C. Conti www.ccconti.com Objetivo Analisar a nossa relação com a divindade. O estudo será dividido em duas partes: 1. Deus e o espírito; 2. Deus

Leia mais

Revelando a Ciência da Vida

Revelando a Ciência da Vida A transformação de vida-energia em vida-consciência Quando o homem se ilumina na Terra, uma Estrela se apaga no Céu, HJS Tudo no universo é energia, e sendo energia é vida, é informação. Prof. Instr. Eliseu

Leia mais

TEMA: tipos de conhecimento. Professor: Elson Junior

TEMA: tipos de conhecimento. Professor: Elson Junior Ciências Humanas e suas Tecnologias. TEMA: tipos de conhecimento. Professor: Elson Junior Plano de Aula Conhecimento O que é? Como adquirir Características Tipos Recordar é Viver... Processo de pesquisa

Leia mais

Deus e Seus Atributos

Deus e Seus Atributos Deus e Seus Atributos DEUS é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. (LE, Q.1) Atanásio Rocha 07/09/2014 Continuação... Sendo DEUS a causa primária de todas as coisas, a origem de tudo

Leia mais

Módulo I AS DUAS ESFERAS DE AÇÃO. Módulo II - A VONTADE SELF E EGO Conceitos O ser essencial (Self) O Ego O mito de Prometeu

Módulo I AS DUAS ESFERAS DE AÇÃO. Módulo II - A VONTADE SELF E EGO Conceitos O ser essencial (Self) O Ego O mito de Prometeu Programa de Estudos: AS POTÊNCIAS DE NOSSA ALMA Baseado na Terceira parte do Livro: O Problema do Ser, do Destino e da Dor, de Leon Denis. Organização: Maria Aparecida Vieira e Karina Greca Módulo I AS

Leia mais

Ética Profissional e Empresarial. Aula 2

Ética Profissional e Empresarial. Aula 2 Ética Profissional e Empresarial Aula 2 O Surgimento, a Origem! A ética é estudada, por grandes filósofos, desde a antiguidade! (IV A.C) Ética vem do Grego "ethos", que significa: costumes! Moral vem do

Leia mais

A ORIGEM DA FILOSOFIA

A ORIGEM DA FILOSOFIA A ORIGEM DA FILOSOFIA UMA VIDA SEM BUSCA NÃO É DIGNA DE SER VIVIDA. SÓCRATES. A IMPORTÂNCIA DOS GREGOS Sob o impulso dos gregos, a civilização ocidental tomou uma direção diferente da oriental. A filosofia

Leia mais

A Consciência do III Milênio. A Ciência da Vida e a Evolução do Mundo

A Consciência do III Milênio. A Ciência da Vida e a Evolução do Mundo Conhecendo-se a si mesmo o ser humano não precisará mais do aprendizado de fora para dentro, pois encontrará em si todas as respostas aos seus anseios. "Cada vez que a lei justa se declina e lei injusta

Leia mais

Filosofia. Aula 3 - Cursinho ATHO filosatho.wordpress.com

Filosofia. Aula 3 - Cursinho ATHO filosatho.wordpress.com Filosofia Aula 3 - Cursinho ATHO 2016 filosatho.wordpress.com filosofia.atho@gmail.com Aula 3 Qual o lugar do Homem no mundo (ou a atitude filosófica) 2/11 A Matrix está em todo lugar. É tudo que nos rodeia.

Leia mais

A Doutrina Espírita e seu Tríplice Aspecto Movimento Espírita Centro Espírita

A Doutrina Espírita e seu Tríplice Aspecto Movimento Espírita Centro Espírita A Doutrina Espírita e seu Tríplice Aspecto Movimento Espírita Centro Espírita Facilitadora: Mônica Oliveira / Mônica Urbano Data: 22/09/2012 Doutrina = Do latim Doctrina 1 - Conjunto de princípios em que

Leia mais

Quando para-se para refletir sobre o significado da palavra MARIA na vida dos cristãos, por diversas formas pode-se entendê-la: seja como a Mãe do

Quando para-se para refletir sobre o significado da palavra MARIA na vida dos cristãos, por diversas formas pode-se entendê-la: seja como a Mãe do Quando para-se para refletir sobre o significado da palavra MARIA na vida dos cristãos, por diversas formas pode-se entendê-la: seja como a Mãe do Deus feito Homem Jesus Cristo, Mãe da Igreja ou ainda

Leia mais

Religião e Espiritualidade

Religião e Espiritualidade Religião e Espiritualidade Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha vossa vã filosofia. Shakespeare A Mudança de Modelos Mentais O que é Religião? O que é espiritualidade? O que é Meditação? Como

Leia mais

"A verdade jamais é pura e raramente é simples." (Oscar Wilde)

A verdade jamais é pura e raramente é simples. (Oscar Wilde) "A verdade jamais é pura e raramente é simples." (Oscar Wilde) Qual é a verdade? São possíveis várias realidades? É possível que haja mais verdades na realidade do que podemos perceber? As sensações podem

Leia mais

CENÁRIO FILOSÓFICO DA GRÉCIA CLÁSSICA I

CENÁRIO FILOSÓFICO DA GRÉCIA CLÁSSICA I CENÁRIO FILOSÓFICO DA GRÉCIA CLÁSSICA I A ideia de que a finalidade da política não é o exercício do poder, mas a realização da justiça para o bem comum da cidade; A ideia de que o homem livre (e somente

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS BÁSICAS DA DOUTRINA ESPÍRITA E DO EVANGELHO DE JESUS.

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS BÁSICAS DA DOUTRINA ESPÍRITA E DO EVANGELHO DE JESUS. ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS BÁSICAS DA DOUTRINA ESPÍRITA E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 12 O SIGNIFICADO DA LEI DE JUSTIÇA, AMOR E CARIDADE EM NOSSAS VIDAS A ESSÊNCIA DA LEI MAIOR 1º. ENCONTRO

Leia mais