PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA"

Transcrição

1 REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA

2 RESOLUÇÃO CFM nº 2.121/2015 Adota as normas éticas para a utilização das técnicas de reprodução assistida sempre em defesa do aperfeiçoamento das práticas e da observância aos princípios éticos e bioéticos que ajudarão a trazer maior segurança e eficácia a tratamentos e procedimentos médicos tornandose o dispositivo deontológico a ser seguido pelos médicos brasileiros e revogando a Resolução CFM nº 2.013/13, publicada no DOU de 9 de maio de 2013, Seção I, p. 119.

3 A infertilidade humana é um problema de saúde, com implicações médicas e psicológicas.

4 1 - As técnicas de reprodução assistida (RA) têm o papel de auxiliar na resolução dos problemas de reprodução humana, facilitando o processo de procriação.

5 Art. 35-C da Lei n /98 É obrigatória a cobertura do atendimento nos casos: III - de planejamento familiar.

6 LEI Nº 9.263, DE 12 DE JANEIRO DE Regula o 7º do art. 226 da Constituição Federal, que trata do planejamento familiar, estabelece penalidades e dá outras providências.

7 Art. 226 da Constituição Federal: A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado: (...) 7º Fundado nos princípios da dignidade da pessoa humana e da paternidade responsável, o planejamento familiar é livre decisão do casal, competindo ao Estado propiciar recursos educacionais e científicos para o exercício desse direito, vedada qualquer forma coercitiva por parte de instituições oficiais ou privadas.

8 Art. 1º da Lei n /96 O planejamento familiar é direito de todo cidadão, observado o disposto nesta Lei.

9 Art. 2º da Lei 9.263/96 Para fins desta Lei, entende-se planejamento familiar como o conjunto de ações de regulação da fecundidade que garanta direitos iguais de constituição, limitação ou aumento da prole pela mulher, pelo homem ou pelo casal.

10 Art. 4º da Lei n /96 O planejamento familiar orienta-se por ações preventivas e educativas e pela garantia de acesso igualitário a informações, meios, métodos e técnicas disponíveis para a regulação da fecundidade. Parágrafo único: O Sistema Único de Saúde promoverá o treinamento de recursos humanos, com ênfase na capacitação do pessoal técnico, visando a promoção de ações de atendimento à saúde reprodutiva.

11 Se o tratamento decorre de indicação médica e por conta de efeitos ou sequelas causadas pela endometriose ou seu tratamento, cobertos pelo plano de saúde, não há razão para negar igual cobertura ao procedimento de fertilização, sob pena de se negar o esgotamento do tratamento ou restabelecimento do paciente, na medida do possível, à sua condição humana e fisiológica de normalidade. (Acórdão Nº TJDF)

12 Súmula 96 do Tribunal de Justiça de São Paulo: Havendo expressa indicação médica de exames associados a enfermidade coberta pelo contrato, não prevalece a negativa de cobertura do procedimento.

13 Na interpretação de contratos dessa natureza, deve-se considerar o princípio da sua função social, da boa-fé e da cooperação, para evitar que a consumidora sofra desvantagem exagerada com a invocação de filigranas ou cláusulas acessórias, para ter negada à prestação do serviço justamente no momento em que mais dele necessita. E ao contrário do que o plano de saúde faz crer, não se trata de reembolso de tratamento de fertilização eletivo ou de conveniência, mas o único procedimento possível e indicado para vencer os efeitos ou as sequelas causadas pela doença ao órgão reprodutor da paciente. (Acórdão Nº TJDF)

14 (...) a cobertura do plano de saúde deve ater-se às patologias e não ao tipo de tratamento a ser aplicado para a cura da respectiva doença, cabendo a indicação do método ao profissional habilitado. (Acórdão Nº TJDF)

15 Haverá justa recusa, quando, no contrato, houver expressa vedação de custeio ou, dentro da comunidade médica-científica, houve consenso de absoluta falta de embasamento ou adequação do meio eleito para tratamento ou cura do paciente. (Acórdão Nº TJDF)

16 Fora essas hipóteses, impedir a realização do procedimento prescrito, caracteriza em indevida intervenção no tratamento médico, já que não cabe ao plano de saúde escolher o melhor caminho para a cura ou redução dos efeitos graves da doença. (Acórdão Nº TJDF)

17 Assim, não havendo exclusão de cobertura da patologia pelo plano de saúde, a escolha do tratamento passa a ser da exclusiva alçada médica, cujo custeio, sem prova da ineficiência ou inaplicação do método ao caso, não pode ser negado pela operadora, não podendo prevalecer cláusula contratual que, contraditória com a própria finalidade e natureza do contrato de assistência à saúde, cobre a moléstia e nega o meio curativo tido por eficaz pelo médico assistente (RE , Relator(a): Min. CÁRMEN LÚCIA, julgado em 20/02/2013, publicado em DJe-045 DIVULG 07/03/2013 PUBLIC 08/03/2013). (Acórdão Nº TJDF)

18 TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO Ação cominatória movida por consumidora contra seguradora de saúde visando a compeli-la, pena de "astreintes", a custear fertilização "in vitro". Deferimento de liminar que se impõe. Direito à vida da mulher, em sua plenitude, que implica necessariamente no direito à maternidade. Direito inalienável da mulher de tentar ter filhos. Risco de dano irreparável da consumidora, que se aproxima dos 40 anos de idade, se acaso não deferida a liminar. Decisão de primeiro grau que indefere ordem liminar que se reforma. Agravo de instrumento provido. (Agravo de Instrumento nº )

19 Deve a justiça assegurar a paciente que tente engravidar, pelos meios que a ciência coloca, hoje em dia, à disposição das mulheres.

20 Há que se considerar que os avanços da medicina no campo da reprodução assistida trouxeram para casais inférteis novas perspectivas, ao mesmo tempo em que a dificuldade em ter acesso a essas técnicas, por parte dos casais desprovidos de recursos, provoca uma série de dilemas, conflitos e ansiedades, repercutindo na vida pessoal e na saúde.

21 Via de consequência, as pacientes são portadoras de endometriose da parede tubária uterina, de bexiga e do peritônio.

22 Art. 10 da Lei /98 É instituído o plano-referência de assistência à saúde, com cobertura assistencial médico-ambulatorial e hospitalar, compreendendo partos e tratamentos, realizados exclusivamente no Brasil, com padrão de enfermaria, centro de terapia intensiva, ou similar, quando necessária a internação hospitalar, das doenças listadas na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, da Organização Mundial de Saúde, respeitadas as exigências mínimas estabelecidas no art. 12 desta Lei, exceto: III - inseminação artificial;

23 Art. 46 da Lei n , DE 11 de setembro de 1990 (Código de Defesa do Consumidor) Os contratos que regulam as relações de consumo não obrigarão os consumidores, se não lhes for dada a oportunidade de tomar conhecimento prévio de seu conteúdo, ou se os respectivos instrumentos forem redigidos de modo a dificultar a compreensão de seu sentido e alcance.

24 Se a agravante dispõe de plano de saúde, pois, lícito que a ele se volte para obter o que é seu direito, sagrado direito de ser mãe. A Constituição assegura a quem tenha sua saúde cuidada pela iniciativa privada, ao menos, os mesmos direitos que outorga aos cidadãos que se tratam à custa do Estado. (Agravo de Instrumento nº TJSP)

25 Cumpre ressaltar, entretanto, que inseminação artificial e fertilização "in vitro" não se confundem, sendo técnicas de fertilização distintas. Enquanto a inseminação artificial, consiste na introdução do gameta masculino diretamente na cavidade uterina, a fecundação "in vitro" é uma técnica realizada em laboratório (Regina Beatriz Tavares da Silva. Responsabilidade civil na reprodução assistida. In: TAVARES DA SILVA, Regina Beatriz (coord.), Responsabilidade civil: responsabilidade civil na área da saúde. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2007, p. 238). Apelação nº Campinas

26 Se isso não bastasse, conforme inciso III do art. 35-C, da Lei 9.656/98, incluído pela Lei n /09, passou a ser obrigatória a cobertura do atendimento em caso de planejamento familiar, inserindo-se, aí, a fertilização "in vitro". Isso porque, segundo o art. 2, da Lei n 9.263/96, que regulamentou o art. 226, 7, da Constituição Federal, o planejamento familiar consiste no "conjunto de ações de regulação da fecundidade que garanta direitos iguais de constituição, limitação ou aumento da prole pela mulher, pelo homem ou pelo casal". Apelação nº Campinas)

27 1. Conceito de inseminação artificial Consiste no recolhimento do sêmen do marido ou homem do casal (ou de um doador) e no depositário de referido material, por meio de um cateter, no útero da mulher receptadora, com a prévia desinfecção de seus genitais. É, portanto, considerada uma técnica de fecundação in vivo, por se dar no interior do organismo feminino. MARINHO, Angela de Souza Martins Teixeira. Reprodução humana assistida no direito brasileiro: a polêmica instaurada após o novo código civil. Porto Alegre : Sergio Antonio Fabris. 2010, p. 29.

28 2. Conceito de inseminação artificial in vitro As técnicas de fertilização in vitro são consideradas um processo mais elaborado, no qual os gametas, tanto masculinos quanto femininos, são retirados dos respectivos organismos, ocorrendo a fecundação extrauterina e, consequentemente, extracorpórea. MARINHO, Angela de Souza Martins Teixeira. Reprodução humana assistida no direito brasileiro: a polêmica instaurada após o novo código civil. Porto Alegre : Sergio Antonio Fabris. 2010, p. 32.

29 Temos, neste caso, a transferência intratubária de zigotos (ZIFIT Zigote Intra-Fallopian Transfer), que transfere para as trompas de falópio um ou mais zigotos. MARINHO, Angela de Souza Martins Teixeira. Reprodução humana assistida no direito brasileiro: a polêmica instaurada após o novo código civil. Porto Alegre : Sergio Antonio Fabris. 2010, p. 32.

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA. Aula n. 35 MÓDULO DE BIODIREITO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA. Aula n. 35 MÓDULO DE BIODIREITO REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA Aula n. 35 MÓDULO DE BIODIREITO 1 RESOLUÇÃO CFM nº 2.168/2017 Adota as normas éticas para a utilização das técnicas de reprodução assistida sempre em defesa do aperfeiçoamento

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA COMO ADVOGAR NA ÁREA DA REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA COMO ADVOGAR NA ÁREA DA REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA COMO ADVOGAR NA ÁREA DA REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA O DIREITO É UMA CIÊNCIA QUE TEM UM CAMPO DE ATUAÇÃO MUITO AMPLO, PRINCIPALMENTE NA ÁREA DA SAÚDE. DENTRE ESSAS ÁREAS INOVADORAS ESTÁ O BIODIREITO O biodireito

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA COMO ADVOGAR NA ÁREA DA REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA COMO ADVOGAR NA ÁREA DA REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA COMO ADVOGAR NA ÁREA DA REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA O DIREITO É UMA CIÊNCIA QUE TEM UM CAMPO DE ATUAÇÃO MUITO AMPLO, PRINCIPALMENTE NA ÁREA DA SAÚDE. DENTRE ESSAS ÁREAS INOVADORAS ESTÁ O BIODIREITO O biodireito

Leia mais

INFORMATIVOS ESTRATÉGICOS Prof. Lucas Evangelinos - DIREITO CIVIL e DIREITO DO CONSUMIDOR - DIREITO CIVIL e DIREITO DO CONSUMIDOR

INFORMATIVOS ESTRATÉGICOS Prof. Lucas Evangelinos - DIREITO CIVIL e DIREITO DO CONSUMIDOR - DIREITO CIVIL e DIREITO DO CONSUMIDOR 1/6 DIREITO CIVIL e DIREITO DO CONSUMIDOR 1. Tema: Plano de saúde e medicamento não registrado pela ANVISA. RECURSO ESPECIAL (REsp) As operadoras de planos de saúde não estão obrigadas a fornecer medicamento

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA RESOLUÇÃO CFM nº 2.121/2015 Normas éticas para a utilização das técnicas de reprodução assistida. Revoga a Resolução CFM nº 2.013/13, publicada no DOU de 9 de maio de 2013,

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2012

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2012 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2012 Altera a Lei nº 9.656, de 3 de junho de 1998, que dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde, para tornar obrigatória a cobertura de assistência

Leia mais

SENTENÇA VISTOS. A antecipação dos efeitos da tutela foi deferida, conforme decisão de p. 47/48.

SENTENÇA VISTOS. A antecipação dos efeitos da tutela foi deferida, conforme decisão de p. 47/48. fls. 271 SENTENÇA Processo Digital nº: 1025475-79.2015.8.26.0562 Classe Assunto: Procedimento Ordinário - Planos de Saúde Requerente: Requerido: Juiz(a) de Direito: Dr(a). Claudio Teixeira Villar VISTOS.

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO ACÓRDÃO Registro: 2017.0000688739 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1008344-88.2016.8.26.0196, da Comarca de Franca, em que é apelante ANA CAROLINA MARQUES LOHNER (JUSTIÇA GRATUITA),

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2017.0000797388 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1124973-45.2016.8.26.0100, da Comarca de, em que é apelante RENATA PEREIRA GOMES, é apelado SUL AMERICA SEGURO

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.734.445 - SP (2017/0275661-9) RELATORA RECORRENTE ADVOGADOS RECORRIDO ADVOGADO INTERES. INTERES. : MINISTRA NANCY ANDRIGHI : UNIMED DE BARRETOS COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO : ANA

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. NEGATIVA DE TRATAMENTO E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (CDC) - Lei n /90

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. NEGATIVA DE TRATAMENTO E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (CDC) - Lei n /90 NEGATIVA DE TRATAMENTO E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (CDC) - Lei n. 8.078/90 1 Quais são as ações judiciais contra as operadoras de planos de saúde 1. Negativa de tratamento/medicamento 2. Cumprimento

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DIREITOS DA MULHER COM CÂNCER DE MAMA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DIREITOS DA MULHER COM CÂNCER DE MAMA DIREITOS DA MULHER COM CÂNCER DE MAMA Aula Patrocinada pelos Cursos de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde e Direito do Consumidor 1 LEI Nº 12.732, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2012. Dispõe sobre o primeiro

Leia mais

O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E AS AUTOGESTÕES IMPACTOS DECORRENTES DAS DECISÕES JUDICIAIS

O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E AS AUTOGESTÕES IMPACTOS DECORRENTES DAS DECISÕES JUDICIAIS O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E AS AUTOGESTÕES IMPACTOS DECORRENTES DAS DECISÕES JUDICIAIS Osvaldo José Catena Júnior Assessor Jurídico Caixa de Assistência dos Empregados do Banco do Estado do Rio

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO CUMULADA COM OBRIGAÇÃO DE FAZER

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO CUMULADA COM OBRIGAÇÃO DE FAZER AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO CUMULADA COM OBRIGAÇÃO DE FAZER Sessão da Tarde com o Prof. Joseval Martins Viana 1 2 Foro Competente - Artigo 101, inciso I, do Código de Defesa do Consumidor

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 58 CONTRATO DE ADESÃO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 58 CONTRATO DE ADESÃO AULA 58 CONTRATO DE ADESÃO 1 Art. 54 do Código de Defesa do Consumidor Contrato de adesão é aquele cujas cláusulas tenham sido aprovadas pela autoridade competente ou estabelecidas unilateralmente pelo

Leia mais

Tribunal de Justiça de Pernambuco Poder Judiciário. 3ª Câmara Cível - Recife. Rua do Brum, 123, 4º andar, Recife, RECIFE - PE - CEP: F:( )

Tribunal de Justiça de Pernambuco Poder Judiciário. 3ª Câmara Cível - Recife. Rua do Brum, 123, 4º andar, Recife, RECIFE - PE - CEP: F:( ) Tribunal de Justiça de Pernambuco Poder Judiciário 3ª Câmara Cível - Recife Rua do Brum, 123, 4º andar, Recife, RECIFE - PE - CEP: 50030-260 - F:( ) Processo nº 0013335-93.2016.8.17.2001 APELANTE: APELADO:

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.590.221 - DF (2016/0067921-3) RELATORA RECORRENTE ADVOGADOS RECORRIDO ADVOGADOS : MINISTRA NANCY ANDRIGHI : AMIL ASSISTÊNCIA MÉDICA INTERNACIONAL S.A : ROBERTA ALVES ZANATTA E OUTRO(S)

Leia mais

REEMBOLSO PLANO DE SAÚDE

REEMBOLSO PLANO DE SAÚDE REEMBOLSO PLANO DE SAÚDE PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE PROCESSUAL CIVIL. CIVIL. AGRAVO INTERNO NO RECURSO ESPECIAL. PLANO OU SEGURO DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE. REEMBOLSO

Leia mais

PLANEJAMENTO REPRODUTIVO, POLÍTICAS PÚBLICAS E NORMAS LEGAIS:

PLANEJAMENTO REPRODUTIVO, POLÍTICAS PÚBLICAS E NORMAS LEGAIS: ATENÇÃO ÀS MULHERES PLANEJAMENTO REPRODUTIVO, POLÍTICAS PÚBLICAS E NORMAS LEGAIS: bases para as práticas profissionais na atenção à concepção e à contracepção Homens e mulheres devem ter acesso às informações,

Leia mais

A C Ó R D Ã O AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº

A C Ó R D Ã O AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº Poder Judiciário Tribunal de Justiça da Paraíba Gabinete da Desa. Maria das Graças Morais Guedes A C Ó R D Ã O AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 0801285-11.2017.8.15.0000 Relatora : Desa. Maria das Graças Morais

Leia mais

Poder Judiciário da Paraíba 1ª Vara Cível da Capital DECISÃO

Poder Judiciário da Paraíba 1ª Vara Cível da Capital DECISÃO Poder Judiciário da Paraíba 1ª Vara Cível da Capital PROCEDIMENTO COMUM (7) 0865897-32.2018.8.15.2001 DECISÃO Vistos, etc. Trata-se de AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER COM PEDIDO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS

Leia mais

NEGATIVA DE TRATAMENTO E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (CDC) - Lei n /90. Curso de Pós-Graduação em Direito da Saúde

NEGATIVA DE TRATAMENTO E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (CDC) - Lei n /90. Curso de Pós-Graduação em Direito da Saúde NEGATIVA DE TRATAMENTO E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (CDC) - Lei n. 8.078/90 Curso de Pós-Graduação em Direito da Saúde 1 2 Quais são as ações judiciais contra as operadoras de planos de saúde 1.

Leia mais

Reprodução e Manipulação da fertilidade

Reprodução e Manipulação da fertilidade Bio12 Unidade 1 Reprodução e Manipulação da fertilidade De que modo os processos reprodutivos interferem na qualidade de vida dos seres humanos? Capítulo 1. Anatomia, gametogénese e controlo hormonal Em

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 352, DE

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 352, DE SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 352, DE 2011 O CONGRESSO NACIONAL decreta: Altera a Lei nº 9.656, de 3 de junho de 1998, que dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde,

Leia mais

APOSTILA DE BIODIREITO

APOSTILA DE BIODIREITO APOSTILA DE BIODIREITO 1. Conceito de biodireito (Bio = vida ; Direito = legislação aplicada à vida) 2. Princípios do biodireito 2.1. Proteção à dignidade da pessoa humana 2.2. Proteção à própria pessoa

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA OBRIGAÇÕES CONTRATUAIS DAS OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA OBRIGAÇÕES CONTRATUAIS DAS OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE OBRIGAÇÕES CONTRATUAIS DAS OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde - Prof. Joseval Martins Viana (Aula n. 57) 1 A marcação de consultas, exames e quaisquer outros procedimentos

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 42 - MÓDULO: SAÚDE SUPLEMENTAR AULA 01 - INTRODUÇÃO À SAÚDE SUPLEMENTAR

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 42 - MÓDULO: SAÚDE SUPLEMENTAR AULA 01 - INTRODUÇÃO À SAÚDE SUPLEMENTAR AULA 42 - MÓDULO: SAÚDE SUPLEMENTAR AULA 01 - INTRODUÇÃO À SAÚDE SUPLEMENTAR Para proteger o consumidor em relação ao plano de saúde, o Estado criou a Agência Nacional de Saúde por intermédio da Lei n.

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 3 Registro: 2016.0000427693 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 0010905-10.2013.8.26.0196, da Comarca de Franca, em que é apelante UNIMED FRANCA SOCIEDADE COOPERATIVA

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA NEGATIVA DE TRATAMENTO EM RAZÃO DE DOENÇA PREEXISTENTE

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA NEGATIVA DE TRATAMENTO EM RAZÃO DE DOENÇA PREEXISTENTE NEGATIVA DE TRATAMENTO EM RAZÃO DE DOENÇA PREEXISTENTE Prof. Joseval Martins Viana - Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde - Aula 67 Conceito Doenças e lesões preexistentes (DLP) são aquelas

Leia mais

ACÓRDÃO. Marcia Dalla Déa Barone relator Assinatura Eletrônica

ACÓRDÃO. Marcia Dalla Déa Barone relator Assinatura Eletrônica fls. 432 ACÓRDÃO Registro: 2018.0000613178 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1021947-94.2017.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante, é apelado UNIMED SEGUROS SAÚDE

Leia mais

Bioética e Reprodução Humana Assistida

Bioética e Reprodução Humana Assistida FAMINAS Faculdade de Minas Curso de Biomedicina Beatriz Rosa Dos Santos Francielle Aparecida Geovane Marques Ferreira Hellen Whaitt de Souza Iane Lobo Pereira Lucas Ribeiro Antunes Prof. Orientador: Dalton

Leia mais

AMIL SAÚDE PARA EMPRESAS Tabelas de preços 30 a 99 vidas. Tabela de preços 30 a 99 vidas plano com coparticipação

AMIL SAÚDE PARA EMPRESAS Tabelas de preços 30 a 99 vidas. Tabela de preços 30 a 99 vidas plano com coparticipação AMIL SAÚDE PARA EMPRESAS Tabelas de preços 30 a 99 vidas Julho 2016 Amil 400 Amil 400 Amil 500 Amil 700 Faixa Etária Enfermaria Apartamento Apartamento Apartamento 00 a 18 anos 202,75 230,51 254,40 314,64

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR NA SAÚDE

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR NA SAÚDE CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR NA SAÚDE PRINCÍPIOS GERAIS DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR 1. Princípios gerais do direito 2. Princípios gerais do Código de Defesa do Consumidor na Saúde 3. Indicação

Leia mais

ACÓRDÃO. São Paulo, 28 de junho de 2017.

ACÓRDÃO. São Paulo, 28 de junho de 2017. fls. 466 Registro: 2017.0000471537 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1134731-48.2016.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que são apelantes UNIMED DO ESTADO DE SAO PAULO

Leia mais

LEI DA LAQUEADURA TUBÁRIA SOB A VISÃO DA PRÁTICA MÉDICA

LEI DA LAQUEADURA TUBÁRIA SOB A VISÃO DA PRÁTICA MÉDICA LEI DA LAQUEADURA TUBÁRIA SOB A VISÃO DA PRÁTICA MÉDICA Prof. Dr. Hermes de Freitas Barbosa Departamento de Patologia e Medicina Legal FMRP - USP O PLANEJAMENTO FAMILIAR E A LEI Constituição Federal de

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro: 2017.0000660229 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº 2144926-50.2017.8.26.0000, da Comarca de São Paulo, em que é agravante AMIL ASSISTÊNCIA MÉDICA INTERNACIONAL

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. RESOLUÇÃO No , DE 15 DE DEZEMBRO DE 2010

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. RESOLUÇÃO No , DE 15 DE DEZEMBRO DE 2010 CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA RESOLUÇÃO No- 1.957, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2010 O CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA, no uso das atribuições conferidas pela Lei nº 3.268, de 30 de setembro de 1957, alterada pela

Leia mais

Plano de Saúde Amil Empresarial ou PME

Plano de Saúde Amil Empresarial ou PME AMIL SAÚDE PARA EMPRESAS Tabelas 02 a 29 vidas Amil Saúde 400, 500, 700 para 02 a 29 vidas AMIL SAÚDE PARA EMPRESAS QUEM PODE SER DEPENDENTE = DEPENDENTES LEGAIS ATÉ O TERCEIRO GRAU DE PARENTESCO LIMITADOS

Leia mais

Por: Gustavo Rodrigues

Por: Gustavo Rodrigues Por: Gustavo Rodrigues AUMENTO DO NÚMERO DE AÇÕES INDENIZATÓRIAS CRESCIMENTO DE 140% NO STJ 2010: 260 PROCESSOS x 2014: 626 PROCESSOS 18 MÉDICOS COM REGISTRO CASSADO 625 MÉDICOS CUMPRIRAM PENAS DIVERSAS

Leia mais

MEDICAMENTO DE ALTO CUSTO - SUS

MEDICAMENTO DE ALTO CUSTO - SUS MEDICAMENTO DE ALTO CUSTO - SUS Prof. Joseval Martins Viana Curso de Pós-Graduação em Direito da Saúde Judicialização da Saúde A judicialização da saúde refere-se à busca do Judiciário como a última alternativa

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES ANTES DA CONSULTA

PERGUNTAS FREQUENTES ANTES DA CONSULTA PERGUNTAS FREQUENTES ANTES DA CONSULTA ÍNDICE Quando devo procurar um especialista em Reprodução Humana? Porque não engravidamos se fazemos tudo certinho? Será que tentamos adequadamente nos últimos meses?

Leia mais

RESOLUÇÃO CFM nº 1.957/2010

RESOLUÇÃO CFM nº 1.957/2010 RESOLUÇÃO CFM nº 1.957/2010 (Publicada no D.O.U. de 06 de janeiro de 2011, Seção I, p.79) REVOGADA pela Resolução CFM n. 2013/2013 A Resolução CFM nº 1.358/92, após 18 anos de vigência, recebeu modificações

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 5 RELATOR AGTE.(S) AGDO.(A/S) : MINISTRO PRESIDENTE :ILOÍNA CAETANO BEN : NEUSA DE FÁTIMA R. BECHORNER E OUTRO(A/S) :MUNICÍPIO DE PORTO XAVIER : GLADIMIR

Leia mais

LEI SOBRE PLANEJAMENTO FAMILIAR

LEI SOBRE PLANEJAMENTO FAMILIAR LEI SOBRE PLANEJAMENTO FAMILIAR Lei nº 9.263, de 12 de janeiro de 1996 -------------------------------------------------------------------------------- Regulamenta o 7º, do art. 126, da Constituição Federal,

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES RESULTADOS

PERGUNTAS FREQUENTES RESULTADOS PERGUNTAS FREQUENTES RESULTADOS ÍNDICE Quando devo fazer os testes de diagnóstico de gravidez? Quais as chances de gêmeos? E de trigêmeos? Page 3 Page 5 Quando termina o tratamento? Page 7 Onde e com quem

Leia mais

RESOLUÇÃO CFM nº 2.168/2017

RESOLUÇÃO CFM nº 2.168/2017 RESOLUÇÃO CFM nº 2.168/2017 Publicada no D.O.U. de 10 nov. 2017, Seção I, p. 73 Adota as normas éticas para a utilização das técnicas de reprodução assistida sempre em defesa do aperfeiçoamento das práticas

Leia mais

Carta Idec nº 517/2012

Carta Idec nº 517/2012 Carta Idec nº 517/2012 São Paulo, 29 de outubro de 2012 À Agência Nacional de Saúde Suplementar Aos Senhores Dr. Mauricio Ceschin Diretor Presidente Dra. Stael Riani Ouvidora Ref.: Consulta Publica 51,

Leia mais

CONTRATOS DE CONSUMO

CONTRATOS DE CONSUMO CONTRATOS DE CONSUMO Fundamento caput, artigo 4 Respeito interesses econômicos Inciso IV, artigo 4 educação / informação Inciso II, artigo 6 educação e divulgação sobre o consumo adequado Inciso III, artigo

Leia mais

CONSIDERANDO que as mulheres estão postergando a maternidade e que existe diminuição da probabilidade de engravidarem com o avanço da idade;

CONSIDERANDO que as mulheres estão postergando a maternidade e que existe diminuição da probabilidade de engravidarem com o avanço da idade; RESOLUÇÃO CFM Nº 2.168, DE 21.09.2017 Adota as normas éticas para a utilização das técnicas de reprodução assistida sempre em defesa do aperfeiçoamento das práticas e da observância aos princípios éticos

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE MATO GROSSO

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE MATO GROSSO 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 PARECER CRM-MT Nº 14/2013 INTERESSADO: Dr. J. A. K. Casal: D. M. F. e R. P. de F. CONSELHEIRA CONSULTORA: Dra. Hildenete Monteiro Fortes EMENTA: Autorização para utilização de

Leia mais

JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE

JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE (1) Introdução e Preâmbulo do tema Artigo 1º, III, CF a República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se

Leia mais

V - o controle e a prevenção dos cânceres cérvico-uterino, de mama, de próstata e de pênis. (Redação dada pela Lei nº 13.

V - o controle e a prevenção dos cânceres cérvico-uterino, de mama, de próstata e de pênis. (Redação dada pela Lei nº 13. LEI Nº 9.263, DE 12 DE JANEIRO DE 1996. CAPÍTULO I DO PLANEJAMENTO FAMILIAR Art. 1º O planejamento familiar é direito de todo cidadão, observado o disposto nesta Lei. Art. 2º Para fins desta Lei, entende-se

Leia mais

MANDADO DE SEGURANÇA COM PEDIDO DE LIMINAR

MANDADO DE SEGURANÇA COM PEDIDO DE LIMINAR AULA 28 MANDADO DE SEGURANÇA COM PEDIDO DE LIMINAR 1 A Lei n. 12.016/09 disciplina o mandado de segurança individual e coletivo 2 O artigo 6º da Lei n. 12.016/12 explicita que a petição inicial deve preencher

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores CLAUDIO GODOY (Presidente sem voto), AUGUSTO REZENDE E RUI CASCALDI.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores CLAUDIO GODOY (Presidente sem voto), AUGUSTO REZENDE E RUI CASCALDI. fls. 172 Registro: 2016.0000771313 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº 2138378-43.2016.8.26.0000, da Comarca de São Paulo, em que é agravante é agravada AMIL

Leia mais

2) Interpretação e Semiótica BIODIREITO E SEUS REFLEXOS NO DIREITO DE FAMÍLIA I- INTERPRETAÇÃO JURÍDICA. 1) Positivismo x Normativismo Concreto

2) Interpretação e Semiótica BIODIREITO E SEUS REFLEXOS NO DIREITO DE FAMÍLIA I- INTERPRETAÇÃO JURÍDICA. 1) Positivismo x Normativismo Concreto BIODIREITO E SEUS REFLEXOS NO DIREITO DE FAMÍLIA I- INTERPRETAÇÃO JURÍDICA 1) Positivismo x Normativismo Concreto 2) Interpretação e Semiótica a) Suporte Físico (Enunciado) Denis Domingues Hermida 2) Tridimensionalidade

Leia mais

RESCISÃO CONTRATUAL DO PLANO DE SAÚDE POR INADIMPLÊNCIA

RESCISÃO CONTRATUAL DO PLANO DE SAÚDE POR INADIMPLÊNCIA AULA 54 RESCISÃO CONTRATUAL DO PLANO DE SAÚDE POR INADIMPLÊNCIA Função social do contrato Função social do contrato é a relação dos contratantes com a sociedade, pois produz efeitos perante terceiros.

Leia mais

PLANEJAMENTO REPRODUTIVO:

PLANEJAMENTO REPRODUTIVO: ATENÇÃO ÀS MULHERES : o que há de novo e além do planejamento familiar? Decidir SE e QUANDO engravidar, assim como QUANTOS filhos ter e COMO tê-los é um direito de todo cidadão. A garantia de acesso ao

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº,DE 2011 (Do Sr. Aguinaldo Ribeiro)

PROJETO DE LEI Nº,DE 2011 (Do Sr. Aguinaldo Ribeiro) PROJETO DE LEI Nº,DE 2011 (Do Sr. Aguinaldo Ribeiro) Altera o 2º do art. 10 da Lei 9.263, de 12 de janeiro de 1996, que trata do planejamento familiar, de forma a permitir a realização da laqueadura tubárea

Leia mais

PORTABILIDADE DE PLANOS DE SAÚDE

PORTABILIDADE DE PLANOS DE SAÚDE PORTABILIDADE DE PLANOS DE SAÚDE Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde - Prof. Joseval Martins Viana (Aula n. 69) Contratos de planos de saúde Trato sucessivo e prazo indeterminado Renovação automática

Leia mais

JUDICIALIZAÇÃO DA SAUDE E OS DMI. Ministro Paulo de Tarso Vieira Sanseverino Rio de Janeiro, novembro de 2016

JUDICIALIZAÇÃO DA SAUDE E OS DMI. Ministro Paulo de Tarso Vieira Sanseverino Rio de Janeiro, novembro de 2016 JUDICIALIZAÇÃO DA SAUDE E OS DMI Ministro Paulo de Tarso Vieira Sanseverino Rio de Janeiro, novembro de 2016 INTRODUÇÃO Tema A judicialização da saúde em relação aos Dispositivos Médicos Implantáveis (DMI)

Leia mais

Ref: Consulta Pública à Minuta da Resolução Normativa da ANS, a ser publicada em 2010.

Ref: Consulta Pública à Minuta da Resolução Normativa da ANS, a ser publicada em 2010. São Paulo, 30 de outubro de 2009. À Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS At. Ilmo. Dr. Diretor-Presidente Dr. Fausto Pereira dos Santos Ref: Consulta Pública à Minuta da Resolução Normativa da ANS,

Leia mais

ADITIVO CONTRATUAL EXTENSÃO PARA COBERTURAS AMBULATORIAIS CONTRATO N CLÁUSULA PRIMEIRA - DAS PARTES CONTRATANTES:

ADITIVO CONTRATUAL EXTENSÃO PARA COBERTURAS AMBULATORIAIS CONTRATO N CLÁUSULA PRIMEIRA - DAS PARTES CONTRATANTES: ADITIVO CONTRATUAL EXTENSÃO PARA COBERTURAS AMBULATORIAIS CONTRATO N CLÁUSULA PRIMEIRA - DAS PARTES CONTRATANTES: QUALIFICAÇÃO DA CONTRATADA: PROMED ASSISTÊNCIA MÉDICA LTDA., doravante denominada CONTRATADA,

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO. Gabinete do Desembargador Orloff Neves Rocha PRIMEIRA CÂMARA CÍVEL AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº ( )

PODER JUDICIÁRIO. Gabinete do Desembargador Orloff Neves Rocha PRIMEIRA CÂMARA CÍVEL AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº ( ) PRIMEIRA CÂMARA CÍVEL AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 222331-78.2014.8.09.0000 (201492223310) COMARCA AGRAVANTE AGRAVADO RELATOR :GOIÂNIA :BANCO BRADESCO FINANCIAMENTOS S/A :JESSYCA DE ALMEIDA SILVA :Desembargador

Leia mais

AUMENTO ABUSIVO NAS MENSALIDADES DOS PLANOS DE SAÚDE

AUMENTO ABUSIVO NAS MENSALIDADES DOS PLANOS DE SAÚDE MÓDULO II Contratos em Espécie no Código de Defesa do Consumidor (30 horas-aula) AUMENTO ABUSIVO NAS MENSALIDADES DOS PLANOS DE SAÚDE Prof. Joseval Martins Viana - Aula n. 31 do Curso de Pós-Graduação

Leia mais

REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA E OS IMPACTOS JURÍDICOS

REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA E OS IMPACTOS JURÍDICOS REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA E OS IMPACTOS JURÍDICOS Há 40 anos atrás nasceu LOUISE BROWN, o primeiro bebê de proveta através de fertilização in vitro(fiv)em Odham na Inglaterra em 25/07/1978...e em 07/10/1978

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE Sistema Único de Saúde - SUS: Constituição Federal, Lei Orgânica da Saúde - Lei nº 8.080 de 1990 e outras normas Parte 11 Profª. Tatiane da Silva Campos 3) Iniciativa Privada

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 283 Registro: 2016.0000599552 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1020211-75.2016.8.26.0100, da Comarca de, em que é apelante SUL AMÉRICA SERVIÇOS DE SAÚDE S/A, é apelada

Leia mais

Número:

Número: Tribunal de Justiça de Pernambuco PJe - Processo Judicial Eletrônico 16/07/2018 Número: 0003622-50.2018.8.17.8201 Classe: RECURSO INOMINADO Órgão julgador colegiado: Sexta Turma Recursal Órgão julgador:

Leia mais

Reprodução Assistida. Um guia fácil e descomplicado de Saúde e Direito. Maia&Munhoz Consultoria e Advocacia

Reprodução Assistida. Um guia fácil e descomplicado de Saúde e Direito. Maia&Munhoz Consultoria e Advocacia Reprodução Assistida Um guia fácil e descomplicado de Saúde e Direito Maia&Munhoz Consultoria e Advocacia 1ª Edição - 2018 Explicando os Princípios Gerais... 4 Reprodução Assistida e Oncologia... 4 Reprodução

Leia mais

Argumentos do PGR. violação do direito à vida e da dignidade da pessoa humana a vida humana começa a partir da fecundação

Argumentos do PGR. violação do direito à vida e da dignidade da pessoa humana a vida humana começa a partir da fecundação STF SABER DIREITO Células-tronco embrionárias Aula 4: Temas polêmicos à luz da jurisprudência do STF 1 2 Art. 5º da Lei 11.105/2005 É permitida, para fins de pesquisa e terapia, a utilização de células-tronco

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA MANUTENÇÃO DO COLABORADOR E DO APOSENTADO NO PLANO DE SAÚDE

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA MANUTENÇÃO DO COLABORADOR E DO APOSENTADO NO PLANO DE SAÚDE MANUTENÇÃO DO COLABORADOR E DO APOSENTADO NO PLANO DE SAÚDE Prof. Joseval Martins Viana - Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde - Aula 66 1 Estrutura da petição inicial Artigo 319 do Código

Leia mais

O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E AS AUTOGESTÕES

O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E AS AUTOGESTÕES O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E AS AUTOGESTÕES A JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE - TENDÊNCIAS Émerson Moisés Dantas de Medeiros TORO E ADVOGADOS ASSOCIADOS O que é, e como surgiu? Judicialização na prática

Leia mais

Copyright Viseu. Thiago Regina Lucas Martinez Renato Souza Junior Tiago Shima. Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)

Copyright Viseu. Thiago Regina Lucas Martinez Renato Souza Junior Tiago Shima. Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) Copyright Viseu Editor Capa Revisão Projeto Gráfico Thiago Regina Lucas Martinez Renato Souza Junior Tiago Shima Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) de Góes Soligo, Adriana Manual da

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA MÓDULO I - INTRODUÇÃO AO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA MÓDULO I - INTRODUÇÃO AO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR MÓDULO I - INTRODUÇÃO AO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR AULA 05 - Responsabilidade Civil do Fornecedor 1 Teoria do Fornecedor Aparente - Comerciante RECURSO ESPECIAL - AÇÃO DE INDENIZAÇÃO - DANOS MATERIAL

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INSUMOS ESTRATÉGICOS

MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INSUMOS ESTRATÉGICOS MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INSUMOS ESTRATÉGICOS Assunto: Regulação da Reprodução Humana Assistida. Brasília, 16 de março de 2004. A Comissão sobre Acesso e Uso do Genoma Humano,

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CLÁUSULA ABUSIVA NO CDC HOME CARE

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CLÁUSULA ABUSIVA NO CDC HOME CARE CLÁUSULA ABUSIVA NO CDC HOME CARE Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor (Aula 28) PETIÇÃO INICIAL Competência (domicílio do autor ou do réu) Partes: beneficiário (autor) e operadora (réu) Ação:

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro: 2017.0000014139 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação / Reexame Necessário nº 1000686-50.2014.8.26.0077, da Comarca de Birigüi, em que é apelante VERA LÚCIA ZAMBOTI REBEQUI,

Leia mais

BIODIREITO EM PROL DO EMBRIÃO

BIODIREITO EM PROL DO EMBRIÃO BIODIREITO EM PROL DO EMBRIÃO Vitória IWAKI MARTINS 1 RESUMO: O presente estudo buscar explicar de maneira simples as questões do Biodireito e da Bioética. Definir de maneira prática dois dos meios mais

Leia mais

RESCISÃO CONTRATUAL DO PLANO DE SAÚDE POR INADIMPLÊNCIA

RESCISÃO CONTRATUAL DO PLANO DE SAÚDE POR INADIMPLÊNCIA AULA 63 RESCISÃO CONTRATUAL DO PLANO DE SAÚDE POR INADIMPLÊNCIA Artigo 13, parágrafo único, inciso II, da Lei n. 9.656/98 Os contratos de produtos de que tratam o inciso I e o 1 o do art. 1 o desta Lei

Leia mais

Autor: BANCO ITAÚ UNIBANCO S/A Réu: SINDICATO DOS EMPREGADOS DOS ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE CAMPINA GRANDE E REGIÃO. DECISÃO

Autor: BANCO ITAÚ UNIBANCO S/A Réu: SINDICATO DOS EMPREGADOS DOS ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE CAMPINA GRANDE E REGIÃO. DECISÃO Interdito Proibitório Autor: BANCO ITAÚ UNIBANCO S/A Réu: SINDICATO DOS EMPREGADOS DOS ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE CAMPINA GRANDE E REGIÃO. DECISÃO O Autor, Banco BANCO ITAÚ UNIBANCO S/A, já qualificado

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL DECISÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL DECISÃO AÇÃO CIVIL PÚBLICA (7100) PROCESSO Nº 25204-41.2015.4.01.3400 AUTOR: DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO RÉ: UNIÃO FEDERAL DECISÃO Trata-se de ação civil pública, com pedido de antecipação da tutela inaudita altera

Leia mais

D E C I S Ã O M O N O C R Á T I C A

D E C I S Ã O M O N O C R Á T I C A AGRAVO DE INSTRUMENTO. DIREITO À VIDA E À SAÚDE. INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA. SOLIDARIEDADE ENTRE OS ENTES PÚBLICOS. ANTECIPAÇÃO DE TUTELA DEFERIDA. É dever dos entes públicos promover, solidariamente, o atendimentos

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgInt no AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 777.387 - SC (2015/0227479-3) RELATOR AGRAVANTE AGRAVADO ADVOGADOS : MINISTRO BENEDITO GONÇALVES : FAZENDA NACIONAL : MAXUL ALIMENTOS LTDA : EDSON LUIZ FAVERO - SC010874

Leia mais

Procedimento Sumário Requerente:

Procedimento Sumário Requerente: fls. 226 SENTENÇA Processo nº: 1000853-33.2016.8.26.0001 - Procedimento Sumário Requerente: xxxxxxxxxxxxxxx Requerido: Golden Cross Assistência Internacional de Saúde LTDA Exma. Sra. Dra. Juíza Simone

Leia mais

Resolução COFEN Nº 477 DE 14/04/2015

Resolução COFEN Nº 477 DE 14/04/2015 Resolução COFEN Nº 477 DE 14/04/2015 Publicado no DO em 17 abr 2015 Dispõe sobre a atuação de Enfermeiros na assistência às gestantes, parturientes e puérperas. O Conselho Federal de Enfermagem COFEN,

Leia mais

GUIA COMPLETO SOBRE REPRODUÇÃO ASSISTIDA

GUIA COMPLETO SOBRE REPRODUÇÃO ASSISTIDA GUIA COMPLETO SOBRE REPRODUÇÃO ASSISTIDA 03 Introdução 20 Principais dúvidas sobre o assunto 06 O que é reprodução assistida 26 Conclusão 08 Quais os tipos de técnicas existentes?1 28 Sobre o Dr. Matheus

Leia mais

ESTADO DO CEARÁ PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA GABINETE DESEMBARGADOR CARLOS ALBERTO MENDES FORTE

ESTADO DO CEARÁ PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA GABINETE DESEMBARGADOR CARLOS ALBERTO MENDES FORTE fls. 218 Processo: 0620437-78.2017.8.06.0000 - Agravo de Instrumento Agravante: Sky Brasil Serviços de Banda Larga Ltda - Sky Banda Larga Agravado: Up Mídia Alternativa Ltda EMENTA: AGRAVO DE INSTRUMENTO.

Leia mais

Prof. Me. Carlos Eduardo Dipp. Advogado em Curitiba/PR e Professor de Direito de Família.

Prof. Me. Carlos Eduardo Dipp. Advogado em Curitiba/PR e Professor de Direito de Família. Prof. Me. Carlos Eduardo Dipp Advogado em Curitiba/PR e Professor de Direito de Família. carlosdipp@vsdadvogados.com.br CRONOGRAMA DO WEBINAR (i) Reconhecimento de Paternidade (extrajudicial e judicial);

Leia mais

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Dos Direitos Fundamentais Profa. Sandra Kiefer - Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD), 2009: - status de Emenda Constitucional - modelo

Leia mais

Unidade 1. jcmorais 09

Unidade 1. jcmorais 09 Unidade 1 jcmorais 09 Actualmente possuímos conhecimentos e técnicas capazes de controlar a fertilidade, de modo a: Diminuir a fertilidade humana Aumentar a fertilidade humana Contracepção e métodos contraceptivos

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA HOME CARE

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA HOME CARE HOME CARE Saúde Privada Suplementar - Planos de Saúde PETIÇÃO INICIAL Competência (domicílio do autor ou do réu) Partes: beneficiário (autor) e operadora (réu) Ação: Obrigação de Fazer cumulada com Danos

Leia mais

Teoria da Perda do Tempo Útil

Teoria da Perda do Tempo Útil Teoria da Perda do Tempo Útil Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo II - Aula n. 38 - Contratos em Espécies 1 Teoria do Desvio Produtivo do Consumidor (Expressão utilizada pelo STJ)

Leia mais

REPRODUÇÃO ASSISTIDA E O DESEJO PELOS FILHOS. Aryane Barcelos ROSSI Discente da União das Faculdades dos Grandes Lagos Unilago

REPRODUÇÃO ASSISTIDA E O DESEJO PELOS FILHOS. Aryane Barcelos ROSSI Discente da União das Faculdades dos Grandes Lagos Unilago REPRODUÇÃO ASSISTIDA E O DESEJO PELOS FILHOS Aryane Barcelos ROSSI Discente da União das Faculdades dos Grandes Lagos Unilago Natália MARTIN Fabiana NAKASHIMA Carla Silva MACHADO Natália Sperli G. M. dos

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.215.895 - MT (2010/0183418-1) RELATOR : MINISTRO HUMBERTO MARTINS RECORRENTE : ESTADO DE MATO GROSSO PROCURADOR : ANA CRISTINA COSTA DE ALMEIDA B TEIXEIRA E OUTRO(S) RECORRIDO : TRANSPORTES

Leia mais

Regulamenta a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre o exercício da Enfermagem, e dá outras providências

Regulamenta a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre o exercício da Enfermagem, e dá outras providências Regulamenta a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre o exercício da Enfermagem, e dá outras providências O Presidente da República, usando das atribuições que lhe confere o Art. 81, item

Leia mais