PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA"

Transcrição

1 REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA

2 RESOLUÇÃO CFM nº 2.121/2015 Normas éticas para a utilização das técnicas de reprodução assistida. Revoga a Resolução CFM nº 2.013/13, publicada no DOU de 9 de maio de 2013, Seção I, p. 119.

3 A infertilidade humana é um problema de saúde, com implicações médicas e psicológicas.

4 O pleno do Supremo Tribunal Federal, na sessão de julgamento de 5 de maio de 2011, reconheceu e qualificou como entidade familiar a união estável homoafetiva (ADI e ADPF 132). Isso significa que casais homossexuais podem optar pela reprodução humana assistida.

5

6

7 Um casal homossexual tem direito à reprodução humana assistida. Quais são as questões éticas enfrentadas diante dessa questão?

8 Várias questões de bioética são objeto de reflexão: Quem é o sujeito primário da preocupação com a infertilidade? A criança? O casal infértil?

9 Futuramente poderemos ter pessoas oriundas da reprodução humana assistida psicologicamente? feridos emocional e

10 O anonimato do doador faz com que a pessoa perca sua identidade genética, proporcionando o casamento entre irmão e degenerando a espécie humana?

11 PROBLEMAS ÉTICOS NA REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA A clínica de reprodução humana assistida poderá entregar a célula germinal à viúva ou ao viúvo? Quais os direitos da viúva ou do viúvo sobre o material fertilizante do outro? A viúva pode exigir da clínica que lhe seja realizada a reprodução humana assistida?

12 Autorizar a reprodução humana não é violar o direito do morto, uma vez que a paternidade deve ser desejada e não imposta? Poder-se-ia impor ao morto uma paternidade involuntária? A vontade pode criar a paternidade póstuma?

13 A inseminação post mortem não envolveria uma violação ao direito à imagem e à intimidade do falecido? Qual será a reação do filho(a) ao saber que não tem pai? É justo impor-lhe uma família constituída apenas pela mãe?

14 Pergunta-se: A criança nascida de reprodução assistida post mortem tem direito à herança?

15 Artigo do CC Legitimam-se a suceder as pessoas nascidas ou já concebidas no momento da abertura da sucessão.

16 A regra do art do Código Civil deve ser estendida aos embriões formados mediante o uso de técnicas de reprodução humana assistida, abrangendo, assim, a vocação hereditária da pessoa humana a nascer cujos efeitos patrimoniais se submetem às regras previstas na petição da herança (Enunciado n. 267 do Conselho da Justiça Federal, aprovada na III Jornada de Direito Civil).

17 ATENÇÃO Pessoa ainda não concebida (nondum conceptus) ao tempo da abertura da sucessão não poderá herdar, nem terá legitimação para suceder, salvo a hipótese do art , inc. I, do CC.

18 Artigo 1.799, inc. I, do CC: Na sucessão testamentária podem ainda ser chamados a suceder: I filhos, ainda não concebidos, de pessoas indicadas pelo testador, desde que vivas estas ao abrir-se a sucessão.

19 Serão absolutamente incapazes para adquirir por testamento as pessoas não concebidas (nondum concepti) até a abertura da sucessão, exceto se a disposição testamentária se referir à prole eventual de pessoa designada pelo testador, desde que esteja viva ao tempo de sua morte.

20 Para receber herança ou legado será preciso que o beneficiário seja nascido ou esteja ao menos concebido por ocasião do óbito do disponente, conforme dispõe o art do CC.

21 No entanto, a lei permite que se contemple prole futura de um herdeiro instituído (art , inc. I, do CC) e, em substituição fideicomissária (art do CC)

22 Art do CC A substituição fideicomissária somente se permite em favor dos não concebidos ao tempo da morte do testador.

23 A substituição fideicomissária é a instituição, pelo testador (fideicomitente), de herdeiro ou legatário, designado fiduciário, com a obrigação de, por sua morte (quum morietur), a certo tempo ou sob condição preestabelecida, transmitir a uma outra pessoa, chamada fideicomissário, a herança ou legado.

24 Fideicomisso particular Ter-se-á fideicomisso particular se o fideicomisso incidir em bens certos ou determinados do acervo hereditário.

25 Fideicomisso universal Se o fideicomisso assumir o aspecto de uma herança, abrangendo a totalidade ou uma quota-parte do espólio, ter-se-á fideicomisso universal.

26 O filho póstumo não possui legitimação para suceder, visto que foi concedido após o óbito de seu pai genético e por isso é afastado da sucessão legítima.

27 Pode ser herdeiro por via testamentária se inequívoca for a vontade do doador do sêmen de transmitir herança ao filho ainda não concebido, manifestada em testamento.

28 Art do CC Presumem-se concebidos na constância do casamento os filhos: III - havidos por fecundação artificial homóloga, mesmo que falecido o marido.

29 Vejamos o seguinte caso: Uma senhora, seis meses depois do óbito do marido, respeitando a vontade dele, submete-se à reprodução humana assistida homóloga, dando à luz a um menino, registrado como filho do casal, por declaração materna, baseada no art , inciso III, do CC.

30 O inventariante, um dos filhos do de cujus, não aceita a filiação do concebido artificialmente. Seria cabível, por parte dele, ajuizamento de investigação de paternidade cumulada com petição de herança, movida contra os herdeiros (seus irmãos) com pedido de reserva do seu quinhão até que se decida a investigatória?

31 Bastaria apenas impugnar a sua não habilitação como herdeiro por meio de uma contestação?

32 Artigo 1.597, inciso V, do CC Presumem-se concebidos na constância do casamento os filhos: V - havidos por inseminação artificial heteróloga, desde que tenha prévia autorização do marido.

33 Pergunta-se: Se o marido quiser doar seu sêmen a clínica de reprodução humana, a esposa pode pleitear a dissolução do casamento e reparação civil por injúria grave?

34 A ausência do consentimento do marido poderá ser motivo conducente à separação do casal por adultério casto por afetar a solidez do casamento, configurando-se injúria grave, geradora de ação de responsabilidade civil por dano moral?

35 Não há, no Brasil, uma norma que esclareça como deve ser feito o consentimento por reprodução humana assistida heteróloga.

36 Se o casal falecer em um acidente de trânsito e, antes disso, tiver iniciado a reprodução humana assistida in vitro, o embrião seria herdeiro? Quem teria a sua responsabilidade em transferi-lo para útero alheio? O Estado poderá decidir sobre o destino desse embrião?

37 E se os pais falecerem e houver gestação de substituição (doação temporária de útero), com quem ficará a criança?

38 Seção 4, item 3 da Resolução CFM n /15 - No momento da criopreservação, os pacientes devem expressar sua vontade, por escrito, quanto ao destino a ser dado aos embriões criopreservados em caso de divórcio, doenças graves ou falecimento, de um deles ou de ambos, e quando desejam doá-los.

39 Roger Abdelmassih Onde foram parar os embriões criopreservados?

40 Embriões híbridos

41 1 - As técnicas de reprodução assistida (RA) têm o papel de auxiliar na resolução dos problemas de reprodução humana, facilitando o processo de procriação.

42 2 - As técnicas de RA podem ser utilizadas desde que exista probabilidade de sucesso e não se incorra em risco grave de saúde para o(a) paciente ou o possível descendente, sendo a idade máxima das candidatas à gestação de RA de 50 anos.

43 3 - As exceções ao limite de 50 anos para participação do procedimento serão determinadas, com fundamentos técnicos e científicos, pelo médico responsável e após esclarecimento quanto aos riscos envolvidos.

44 Prescrição de médico especialista em reprodução humana assistida. E o dano irreparável, literalmente irreparável, de sua parte, é evidente, decorrendo de regras da experiência, da observação que o cidadão comum tem do que normalmente acontece (CPC, art. 335): a mulher que se aproxima dos 40 anos, como a agravante, tem muito maior dificuldade de engravidar do que as mais moças. E, pior, a cada dia que passa, a gravidez se torna mais remota ainda. Direito inalienável de ter filhos.

45 Deve a justiça assegurar-lhe que tente engravidar, pelos meios que a ciência coloca, hoje em dia, à disposição das mulheres. "Há que se considerar que os avanços da medicina no campo da reprodução assistida trouxeram para casais inférteis novas perspectivas, ao mesmo tempo em que a dificuldade em ter acesso a essas técnicas, por parte dos casais desprovidos de recursos, provoca uma série de dilemas, conflitos e ansiedades, repercutindo na vida pessoal e na saúde, tais como os mencionados pela Impetrante (depressão e intenso sofrimento).

46 No que tange ao direito à saúde, inegável a responsabilidade do Estado. Tanto a Carta Magna quando a Constituição Paulista preveem que 'a saúde é um direito de todos e dever do Estado' (art. 196 da CF) e garantem o 'atendimento integral do indivíduo, abrangendo a promoção, preservação e recuperação de sua saúde' (art. 219, parágrafo único, inciso IV, da CE), incluindo 'a assistência integral à saúde, respeitadas as necessidades específicas de todos os segmentos da população' (art. 223, inciso I, da CE).

47 Observa-se, portanto, que há no Brasil previsão legal para que o Estado proporcione aos cidadãos o acesso aos recurso científicos necessários e disponível a atender o direito de gerar filhos (...).

48 Importante salientar, nesse caso específico, que o termo 'saúde' engloba tanto o aspecto físico quanto o mental do ser humano, conforme se depreende da definição de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira: '1. Estado do indivíduo cujas funções orgânicas, físicas e mentais se acham em situação normal (lll)' (in Novo Dicionário da Língua Portuguesa, 3ª ed., Editora Positivo, 2.004, p grifo nosso).

49 Portanto, restou demonstrado nos autos o direito líquido e certo, já que a Apelante, tendo em vista seu problema de infertilidade (fls.), a dificuldade em receber atendimento gratuito nos Hospitais públicos que oferecem aos serviços de reprodução assistida e a impossiblidade de arcar com o custo do tratamento em clínica popular (fls.), teve sua saúde abalada e, de acordo com o relatório médico, tem 'sintomas depressivos e intenso sofrimento em função da impossibilidade de ser mãe' (fls.).

50 ... tendo em vista a idade da Impetrante (condição fundamental para o sucesso do referido tratamento) e o prazo transcorrido desde a impetração do mandado de segurança (...), indispensável condicionar a entrega dos medicamentos à apresentação de relatório médico sobre a atual condição física da paciente e se ainda há possibilidade da realização do tratamento" (destaques do original).

51 Embora, no caso acima invocado como precedente, tenha o tratamento de infertilidade sido buscado em face do Estado, certamente o que se decidiu ampara o direito da ora agravante em face de seu plano de saúde, na medida em que a própria Constituição Federal equipara as situações, de amparo à saúde pelo Estado e pela iniciativa privada. Com efeito, depois de afirmar ser a saúde dever do Estado, como está no acórdão do nobre Desembargador OSVALDO DE OLIVEIRA (art. 196), de fato, a Lei Maior faculta que subsidiariamente seja assumido pelo empreendedor particular: "Art A assistência à saúde é livre à iniciativa privada".

52 Se a agravante dispõe de plano de saúde, pois, lícito que a ele se volte para obter o que é seu direito, sagrado direito de ser mãe. A Constituição assegura a quem tenha sua saúde cuidada pela iniciativa privada, ao menos, os mesmos direitos que outorga aos cidadãos que se tratam à custa do Estado.

53 Via de regra, as pacientes são portadoras de endometriose da parede tubária uterina, de bexiga e do peritônio. Art. 10. É instituído o plano-referência de assistência à saúde, com cobertura assistencial médico-ambulatorial e hospitalar, compreendendo partos e tratamentos, realizados exclusivamente no Brasil, com padrão de enfermaria, centro de terapia intensiva, ou similar, quando necessária a internação hospitalar, das doenças listadas na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, da Organização Mundial de Saúde, respeitadas as exigências mínimas estabelecidas no art. 12 desta Lei, exceto: III - inseminação artificial;

54 Arts. 35-C, inc. III, da Lei n /98 e art. 2º, da Lei n /96 Abusividade da negativa de cobertura. Art. 35-C. É obrigatória a cobertura do atendimento nos casos: III - de planejamento familiar. Art. 2º Para fins desta Lei, entende-se planejamento familiar como o conjunto de ações de regulação da fecundidade que garanta direitos iguais de constituição, limitação ou aumento da prole pela mulher, pelo homem ou pelo casal.

Aula 42 DISPOSIÇÕES TESTAMENTÁRIAS

Aula 42 DISPOSIÇÕES TESTAMENTÁRIAS Página1 Curso/Disciplina: Direito Civil Família e Sucessões Aula: Disposições Testamentárias Professor (a): Aurélio Bouret Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 42 DISPOSIÇÕES TESTAMENTÁRIAS Tem de se

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA COMO ADVOGAR NA ÁREA DA REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA COMO ADVOGAR NA ÁREA DA REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA COMO ADVOGAR NA ÁREA DA REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA O DIREITO É UMA CIÊNCIA QUE TEM UM CAMPO DE ATUAÇÃO MUITO AMPLO, PRINCIPALMENTE NA ÁREA DA SAÚDE. DENTRE ESSAS ÁREAS INOVADORAS ESTÁ O BIODIREITO O biodireito

Leia mais

2) Interpretação e Semiótica BIODIREITO E SEUS REFLEXOS NO DIREITO DE FAMÍLIA I- INTERPRETAÇÃO JURÍDICA. 1) Positivismo x Normativismo Concreto

2) Interpretação e Semiótica BIODIREITO E SEUS REFLEXOS NO DIREITO DE FAMÍLIA I- INTERPRETAÇÃO JURÍDICA. 1) Positivismo x Normativismo Concreto BIODIREITO E SEUS REFLEXOS NO DIREITO DE FAMÍLIA I- INTERPRETAÇÃO JURÍDICA 1) Positivismo x Normativismo Concreto 2) Interpretação e Semiótica a) Suporte Físico (Enunciado) Denis Domingues Hermida 2) Tridimensionalidade

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Civil (Família e Sucessões) Aula: Filiação Professor(a): Aurélio Bouret Monitor(a): Bruno Warwar Marcolino. Aula nº.

Curso/Disciplina: Direito Civil (Família e Sucessões) Aula: Filiação Professor(a): Aurélio Bouret Monitor(a): Bruno Warwar Marcolino. Aula nº. Página1 Curso/Disciplina: Direito Civil (Família e Sucessões) Aula: Filiação Professor(a): Aurélio Bouret Monitor(a): Bruno Warwar Marcolino Tema: Filiação Aula nº. 22 Leitura obrigatória: Art. 1596 até

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA RESOLUÇÃO CFM nº 2.121/2015 Adota as normas éticas para a utilização das técnicas de reprodução assistida sempre em defesa do aperfeiçoamento das práticas e da observância aos

Leia mais

2) Interpretação e Semiótica BIODIREITO E SEUS REFLEXOS NO DIREITO DE FAMÍLIA I- INTERPRETAÇÃO JURÍDICA. 1) Positivismo x Normativismo Concreto

2) Interpretação e Semiótica BIODIREITO E SEUS REFLEXOS NO DIREITO DE FAMÍLIA I- INTERPRETAÇÃO JURÍDICA. 1) Positivismo x Normativismo Concreto BIODIREITO E SEUS REFLEXOS NO DIREITO DE FAMÍLIA I- INTERPRETAÇÃO JURÍDICA 1) Positivismo x Normativismo Concreto 2) Interpretação e Semiótica a) Suporte Físico (Enunciado) Denis Domingues Hermida 2) Tridimensionalidade

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA COMO ADVOGAR NA ÁREA DA REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA COMO ADVOGAR NA ÁREA DA REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA COMO ADVOGAR NA ÁREA DA REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA O DIREITO É UMA CIÊNCIA QUE TEM UM CAMPO DE ATUAÇÃO MUITO AMPLO, PRINCIPALMENTE NA ÁREA DA SAÚDE. DENTRE ESSAS ÁREAS INOVADORAS ESTÁ O BIODIREITO O biodireito

Leia mais

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE MINAS GERAIS ANA LUIZA DE ASSIS

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE MINAS GERAIS ANA LUIZA DE ASSIS PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE MINAS GERAIS ANA LUIZA DE ASSIS BELO HORIZONTE - MG 2015 As técnicas de reprodução medicamente assistida podem ser divididas em intra-corpóreas e extracorpóreas, e,

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. RESOLUÇÃO No , DE 15 DE DEZEMBRO DE 2010

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. RESOLUÇÃO No , DE 15 DE DEZEMBRO DE 2010 CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA RESOLUÇÃO No- 1.957, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2010 O CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA, no uso das atribuições conferidas pela Lei nº 3.268, de 30 de setembro de 1957, alterada pela

Leia mais

ANEXO NORMAS ÉTICAS PARA A UTILIZAÇÃO DAS TÉCNICAS DE REPRODUÇÃO ASSISTIDA

ANEXO NORMAS ÉTICAS PARA A UTILIZAÇÃO DAS TÉCNICAS DE REPRODUÇÃO ASSISTIDA ANEXO NORMAS ÉTICAS PARA A UTILIZAÇÃO DAS TÉCNICAS DE REPRODUÇÃO ASSISTIDA I - PRINCÍPIOS GERAIS 1 - As técnicas de reprodução assistida (RA) têm o papel de auxiliar a resolução dos problemas de reprodução

Leia mais

CONSIDERANDO que as mulheres estão postergando a maternidade e que existe diminuição da probabilidade de engravidarem com o avanço da idade;

CONSIDERANDO que as mulheres estão postergando a maternidade e que existe diminuição da probabilidade de engravidarem com o avanço da idade; RESOLUÇÃO CFM Nº 2.168, DE 21.09.2017 Adota as normas éticas para a utilização das técnicas de reprodução assistida sempre em defesa do aperfeiçoamento das práticas e da observância aos princípios éticos

Leia mais

Consentimento Livre e Esclarecido. Edson Borges Jr.

Consentimento Livre e Esclarecido. Edson Borges Jr. Consentimento Livre e Esclarecido Edson Borges Jr. 25 de julho de 1978 Louise Toy Brown (Oldham General Hospital de Manchester, Inglaterra) Patrick Steptoe e Robert Edwards 07 de outubro de 1984 (São José

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA. Aula n. 35 MÓDULO DE BIODIREITO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA. Aula n. 35 MÓDULO DE BIODIREITO REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA Aula n. 35 MÓDULO DE BIODIREITO 1 RESOLUÇÃO CFM nº 2.168/2017 Adota as normas éticas para a utilização das técnicas de reprodução assistida sempre em defesa do aperfeiçoamento

Leia mais

RESOLUÇÃO CFM nº 1.957/2010

RESOLUÇÃO CFM nº 1.957/2010 RESOLUÇÃO CFM nº 1.957/2010 (Publicada no D.O.U. de 06 de janeiro de 2011, Seção I, p.79) REVOGADA pela Resolução CFM n. 2013/2013 A Resolução CFM nº 1.358/92, após 18 anos de vigência, recebeu modificações

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Presunção legal da paternidade: É presunção relativa. Previsto no art. 1.597 do C.C. Art. 1.597.

Leia mais

Sugestões de aprimoramento à Resolução CFM 2.168/17 da CTRHA. Plenária Temática: Normas Éticas em Reprodução Assistida

Sugestões de aprimoramento à Resolução CFM 2.168/17 da CTRHA. Plenária Temática: Normas Éticas em Reprodução Assistida da CTRHA Plenária Temática: Normas Éticas em Reprodução Assistida Características Básicas: Resolução recente = D.O.U em 10/Nov/2017 Tema relevante = Resoluções 1.358 de 1992 1.957 de 2010 2.013 de 2013

Leia mais

Prof. Me. Carlos Eduardo Dipp. Advogado em Curitiba/PR e Professor de Direito de Família.

Prof. Me. Carlos Eduardo Dipp. Advogado em Curitiba/PR e Professor de Direito de Família. Prof. Me. Carlos Eduardo Dipp Advogado em Curitiba/PR e Professor de Direito de Família. carlosdipp@vsdadvogados.com.br CRONOGRAMA DO WEBINAR (i) Reconhecimento de Paternidade (extrajudicial e judicial);

Leia mais

RESOLUÇÃO CFM nº 2.168/2017

RESOLUÇÃO CFM nº 2.168/2017 RESOLUÇÃO CFM nº 2.168/2017 Publicada no D.O.U. de 10 nov. 2017, Seção I, p. 73 Adota as normas éticas para a utilização das técnicas de reprodução assistida sempre em defesa do aperfeiçoamento das práticas

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Ação negatória de paternidade.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Ação negatória de paternidade. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 30/10/2017. Inseminação artificial caseira anestésico ou instrumento apropriado. é feita sem auxílio do

Leia mais

Direito das Sucessões

Direito das Sucessões Direito das Sucessões OBJETIVO Conhecer o instituto da herança e da vocação hereditária. ROTEIRO! Da herança! Ordem de vocação hereditária! Quem pode suceder! Quem não pode suceder! Da aceitação e renúncia

Leia mais

Reprodução Assistida. Um guia fácil e descomplicado de Saúde e Direito. Maia&Munhoz Consultoria e Advocacia

Reprodução Assistida. Um guia fácil e descomplicado de Saúde e Direito. Maia&Munhoz Consultoria e Advocacia Reprodução Assistida Um guia fácil e descomplicado de Saúde e Direito Maia&Munhoz Consultoria e Advocacia 1ª Edição - 2018 Explicando os Princípios Gerais... 4 Reprodução Assistida e Oncologia... 4 Reprodução

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 25/10/2017. Divórcio estrangeiro. O divórcio feito no estrangeiro precisava ser homologado no STF para

Leia mais

NORMAS ÉTICAS PARA A UTILIZAÇÃO DAS TÉCNICAS DE REPRODUÇÃO ASSISTIDA

NORMAS ÉTICAS PARA A UTILIZAÇÃO DAS TÉCNICAS DE REPRODUÇÃO ASSISTIDA NORMAS ÉTICAS PARA A UTILIZAÇÃO DAS TÉCNICAS DE REPRODUÇÃO ASSISTIDA I - PRINCÍPIOS GERAIS 1 - As técnicas de reprodução assistida (RA) têm o papel de auxiliar a resolução dos problemas de reprodução humana,

Leia mais

DIREITO CIVIL VI AULA 1: Introdução ao Direito das Sucessões

DIREITO CIVIL VI AULA 1: Introdução ao Direito das Sucessões DIREITO CIVIL VI AULA 1: Introdução ao Direito das Sucessões Teoria do Direito das Sucessões Sucessão, do latim, succedere, significa vir no lugar de alguém. Ensina Carlos Roberto Gonçalves (2011, p. 19)

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 17/09/2018. União estável.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 17/09/2018. União estável. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 17/09/2018. União estável. Procedimento da ação de reconhecimento e extinção da união estável. Procedimento ordinário

Leia mais

DIREITO CIVIL. Direito das Sucessões. Sucessão Legítima Ordem de Vocação Hereditária Parte 1. Prof ª. Taíse Sossai

DIREITO CIVIL. Direito das Sucessões. Sucessão Legítima Ordem de Vocação Hereditária Parte 1. Prof ª. Taíse Sossai DIREITO CIVIL Direito das Sucessões Sucessão Legítima Ordem de Vocação Hereditária Parte 1 Prof ª. Taíse Sossai - Sucessão legítima: opera por força da lei (arts. 1.829 e 1.790) - Impositiva: Havendo herdeiros

Leia mais

AVALIAÇÃO 2 1 LEIA COM ATENÇÃO:

AVALIAÇÃO 2 1 LEIA COM ATENÇÃO: Universidade do Sul de Santa Catarina Campus Norte Curso: Direito Disciplina: Direito das Sucessões Professor: MSc. Patrícia Fontanella Acadêmico (a): AVALIAÇÃO 2 1 LEIA COM ATENÇÃO: 1. A PROVA É INDIVIDUAL

Leia mais

DIREITO DE FAMÍLIA ROTEIRO DE AULA Profa. Dra. Maitê Damé Teixeira Lemos

DIREITO DE FAMÍLIA ROTEIRO DE AULA Profa. Dra. Maitê Damé Teixeira Lemos DIREITO DE FAMÍLIA ROTEIRO DE AULA Profa. Dra. Maitê Damé Teixeira Lemos Direito Matrimonial o Conceito: o Natureza jurídica do casamento: o Finalidades do casamento: o Princípios do casamento: o Esponsais

Leia mais

Continuando o estudo de sucessão legítima

Continuando o estudo de sucessão legítima Curso/Disciplina: Direito Civil (Família e Sucessões) Aula: 37 Professor(a): Aurélio Bouret Monitor(a): Vanessa Souza Aula nº. 37 Continuando o estudo de sucessão legítima Continuando o estudo de sucessão

Leia mais

Noções Introdutórias Abertura da Sucessão. Transmissão da Herança. Aceitação e Renúncia da Herança. Cessão da Herança

Noções Introdutórias Abertura da Sucessão. Transmissão da Herança. Aceitação e Renúncia da Herança. Cessão da Herança Sumário 1. Noções Introdutórias 1.1 Sucessão. Compreensão do Vocábulo. O Direito das Sucessões 1.2 Direito das Sucessões no Direito Romano 1.3 Ideia Central do Direito das Sucessões 1.4 Noção de Herança

Leia mais

DIREITO CIVIL VI AULA 2: Sucessão e Herança

DIREITO CIVIL VI AULA 2: Sucessão e Herança DIREITO CIVIL VI AULA 2: Sucessão e Herança Teoria do Direito das Sucessões O momento da abertura da herança e transferência abstrata do acervo, Imediata e automática transmissão das relações jurídicas

Leia mais

Direito Civil VII. Direito das Sucessões

Direito Civil VII. Direito das Sucessões Direito Civil VII Direito das Sucessões ROTEIRO Introdução Sucessão Hereditária Princípio de Saizine Comoriência Espólio Inventariante Abertura da sucessão ROTEIRO Introdução Sucessão Hereditária Princípio

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Nome.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Nome. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 05/03/2018. (Aula 03 de sucessão). Nome. Alteração do nome. Existem algumas hipóteses de alteração do nome,

Leia mais

PESSOAS NO CÓDIGO CIVIL

PESSOAS NO CÓDIGO CIVIL PESSOAS NO CÓDIGO CIVIL www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. PERSONALIDADE JURÍDICA, CAPACIDADE E LEGITIMAÇÃO...5 Sujeitos da Relação Jurídica...6 2. COMEÇO DA PERSONALIDADE NATURAL E PERSONALIDADE JURÍDICA

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. 3ª aula de laboratório de sucessões ministrada dia 18/06/2018. Sucessão.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. 3ª aula de laboratório de sucessões ministrada dia 18/06/2018. Sucessão. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. 3ª aula de laboratório de sucessões ministrada dia 18/06/2018. Sucessão. Espécies. Sucessão testamentária é a disposição de

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (Aula 26/10/2017). Contrato de Doação. Doação. Fundamentação legal: Artigos 538 a 554 do Código Civil. Conceito:

Leia mais

Direito Civil. Sucessão em Geral. Professora Alessandra Vieira.

Direito Civil. Sucessão em Geral. Professora Alessandra Vieira. Direito Civil Sucessão em Geral Professora Alessandra Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX DO DIREITO SUCESSÓRIO Considerações Gerais: A abertura da sucessão se dá no exato instante

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES RESULTADOS

PERGUNTAS FREQUENTES RESULTADOS PERGUNTAS FREQUENTES RESULTADOS ÍNDICE Quando devo fazer os testes de diagnóstico de gravidez? Quais as chances de gêmeos? E de trigêmeos? Page 3 Page 5 Quando termina o tratamento? Page 7 Onde e com quem

Leia mais

Núcleo de Pesquisa e Extensão do Curso de Direito NUPEDIR X MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (MIC-DIR) 7 de novembro de 2017

Núcleo de Pesquisa e Extensão do Curso de Direito NUPEDIR X MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (MIC-DIR) 7 de novembro de 2017 A GARANTIA DO FILHO CONCEBIDO POR REPRODUÇÃO ASSISTIDA POST MORTEM NO DIREITO SUCESSÓRIO Jênifer Maldaner 1 Marinês Farias Ribeiro 2 Leticia Gheller Zanatta Carrion 3 Sumário: 1 INTRODUÇÃO. 2 REPRODUÇÃO

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 05/11/2018

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 05/11/2018 Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 05/11/2018 Divórcio estrangeiro. O divórcio feito no estrangeiro precisava ser homologado no STF para ter validade,

Leia mais

Princípios Básicos ENTRE OS CÔJUGES. Princípios Básicos. Princípios Básicos

Princípios Básicos ENTRE OS CÔJUGES. Princípios Básicos. Princípios Básicos DO REGIME DE BENS ENTRE OS CÔJUGES 1. Irrevogabilidade ATENÇÃO -> A imutabilidade do regime de bens não é, porém, absoluta no novo Código Civil. O art. 1639, 2º., admite a sua alteração. 1. Irrevogabilidade

Leia mais

Reprodução Assistida após a Morte e Direito de Herança

Reprodução Assistida após a Morte e Direito de Herança Assunto Especial Doutrina Reprodução Assistida Reprodução Assistida após a Morte e Direito de Herança DOUGLAS PHILLIPS FREITAS Advogado, Doutorando em Direito e Especialista em Psicopedagogia, Professor

Leia mais

REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA E OS IMPACTOS JURÍDICOS

REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA E OS IMPACTOS JURÍDICOS REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA E OS IMPACTOS JURÍDICOS Há 40 anos atrás nasceu LOUISE BROWN, o primeiro bebê de proveta através de fertilização in vitro(fiv)em Odham na Inglaterra em 25/07/1978...e em 07/10/1978

Leia mais

DIREITO CIVIL 12/08/2015 DIREITO CIVIL TEORIA GERAL DA RELAÇÃO PRIVADA. Prof. Nelson Rosenvald

DIREITO CIVIL 12/08/2015 DIREITO CIVIL TEORIA GERAL DA RELAÇÃO PRIVADA. Prof. Nelson Rosenvald ESTÁCIO-CERS DIREITO CIVIL DIREITO CIVIL Prof. Nelson Rosenvald TEORIA GERAL DA RELAÇÃO PRIVADA Compreensão histórica e política do direito privado. As novas formas de exteorização do Direito Civil. 1)

Leia mais

Palavras-chave: Reprodução humana artificial. Direito das sucessões. Direito de Família. Implicações. Cenário jurídico na América Latina.

Palavras-chave: Reprodução humana artificial. Direito das sucessões. Direito de Família. Implicações. Cenário jurídico na América Latina. O Direito sucessório e novas tecnologias reprodutivas no Brasil e na América Latina José Roberto Moreira Filho1 Diretor Nacional do IBDFAM; Mestre em Direito Privado pela Pontifícia Universidade Católica

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE. Módulo: Saúde Privada

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE. Módulo: Saúde Privada AULA N. 38 PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE Módulo: Saúde Privada Exclusão de Tratamento pela Operadora do Plano de Saúde Artigo 10 da Lei n. 9.656/98 1 Art. 10 da Lei n. 9.656/98 O plano-referência

Leia mais

REVISTA DA FACULDADE DE DIREITO PADRE ARNALDO JANSSEN O DIREITO SUCESSÓRIO E NOVAS TECNOLOGIAS REPRODUTIVAS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA

REVISTA DA FACULDADE DE DIREITO PADRE ARNALDO JANSSEN O DIREITO SUCESSÓRIO E NOVAS TECNOLOGIAS REPRODUTIVAS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA O DIREITO SUCESSÓRIO E NOVAS TECNOLOGIAS REPRODUTIVAS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA José Roberto Moreira Filho 1, 2 Resumo: O artigo tem como objetivo abordar as implicações jurídicas das técnicas de reprodução

Leia mais

Capacidade sucessória. Incapacidade sucessória. Dos excluídos da sucessão. Da indignidade. Da deserdação.

Capacidade sucessória. Incapacidade sucessória. Dos excluídos da sucessão. Da indignidade. Da deserdação. 1 Capacidade sucessória. Incapacidade sucessória. Dos excluídos da sucessão. Da indignidade. Da deserdação. 2 CAPACIDADE SUCESSÓRIA: verart.1.787e1.798,cc Capacidade: aptidão da pessoa em adquirir direitos

Leia mais

Direito Civil Prof. Conrado Paulino Rosa

Direito Civil Prof. Conrado Paulino Rosa DIREITO DE REPRESENTAÇÃO 1. Direito de representação: Por direito próprio: o Herdeiros descendentes recebem de forma direta, sucedendo por cabeça ou por direito próprio, sem nenhuma representação entre

Leia mais

PARTE GERAL. A pessoa jurídica pode titularizar direitos da personalidade? Vide enunciado 286 CJF, artigo 52 do CC e súmula 227 do STJ.

PARTE GERAL. A pessoa jurídica pode titularizar direitos da personalidade? Vide enunciado 286 CJF, artigo 52 do CC e súmula 227 do STJ. Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Civil Aula 03 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitora: Fernanda Manso de Carvalho Silva PARTE GERAL PESSOA NATURAL Personalidade 1. Conceito:

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO À 3." EDIÇÃO...

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO À 3. EDIÇÃO... STJ00074113 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO À 3." EDIÇÃO... 9 L INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS SUCESSÕES - FRANCISCO CAHALI... 19 1.1 Introdução.............. 19 L2 Fundamento do direito sucessório...... 20 1.3 Conteúdo

Leia mais

1 - Introdução: 1 - Introdução: SUCESSÃO LEGÍTIMA: ASPECTOS ESPECÍFICOS 20/10/2014

1 - Introdução: 1 - Introdução: SUCESSÃO LEGÍTIMA: ASPECTOS ESPECÍFICOS 20/10/2014 SUCESSÃO LEGÍTIMA: ASPECTOS ESPECÍFICOS Profa. Dra. Cíntia Rosa Pereira de Lima 1 - Introdução: 2 formas de sucessão: lei ou vontade (art. 1.786 CC/02); Sucessão legítima ou ab intestato deferida por lei

Leia mais

DIREITO CIVIL VI AULA 5: Petição de Herança e Ordem de Vocação

DIREITO CIVIL VI AULA 5: Petição de Herança e Ordem de Vocação DIREITO CIVIL VI 1. AÇÃO DE PETIÇÃO DE HERANÇA É novidade no Código Civil/02 - arts. 1.824 a 1.828, CC Pode ser proposta pelo herdeiro preterido ou desconhecido É proposta após a finalização do inventário

Leia mais

DESPACHO COJUR CFM N. 285/2016. (Aprovado em Reunião de Diretoria em 06/07/2016)

DESPACHO COJUR CFM N. 285/2016. (Aprovado em Reunião de Diretoria em 06/07/2016) DESPACHO COJUR CFM N. 285/2016 (Aprovado em Reunião de Diretoria em 06/07/2016) EMENTA: O Provimento CNJ 52/2016 fere o sigilo médico e a intimidade do doador de gametas e embriões, prejudicando a relação

Leia mais

Caderno de apoio Master MASTER /// JURIS

Caderno de apoio Master MASTER /// JURIS Turma e Ano: Master A (2015) Matéria/Aula: Direito Civil Família e Sucessões Aula 24 Data: 09.07.2015 Professor: Andréa Amin Conteúdo: Substituição: Fideicomisso; Direito de acrescer; cálculo da legitima.

Leia mais

DIREITOS SUCESSÓRIOS DO EMBRIÃO IN VITRO IMPLANTADO POST MORTEM: PRINCÍPIOS E IMPLICAÇÕES

DIREITOS SUCESSÓRIOS DO EMBRIÃO IN VITRO IMPLANTADO POST MORTEM: PRINCÍPIOS E IMPLICAÇÕES DIREITOS SUCESSÓRIOS DO EMBRIÃO IN VITRO IMPLANTADO POST MORTEM: PRINCÍPIOS E IMPLICAÇÕES SONIA DINKUYSEN GIANNA DO VALE BUENO ARIANE FERNANDES DE OLIVEIRA RESUMO: Esse artigo trata do estudo sobre os

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 18/02/2019. Introdução ao direito de família para sucessões.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 18/02/2019. Introdução ao direito de família para sucessões. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 18/02/2019. Introdução ao direito de família para sucessões. Nome (continuação). Pseudônimo nome utilizado por

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Prática em Direito de Família e Sucessões: a) Ordem Vocacional: O cônjuge sobrevivente concorre

Leia mais

Pós-Graduação. Direito das Famílias e das Sucessões

Pós-Graduação. Direito das Famílias e das Sucessões Pós-Graduação Direito das Famílias e das Sucessões - 2017 Disciplinas: 1) Evolução Histórica do Direito das Famílias: do Patriarcalismo à Afetividade, Avanços e Retrocessos 2) Contornos Contemporâneos

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Renúncia.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Renúncia. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 26/03/2018. (Aula 09 de sucessão). Renúncia. Renúncia o herdeiro renunciante é considerado como se nunca

Leia mais

Gustavo Rene Nicolau

Gustavo Rene Nicolau Evolução histórica do cônjuge na legislação brasileira Ordenações Filipinas Código Beviláqua Código Reale Direito real de habitação Art. 1.831. Ao cônjuge sobrevivente, qualquer que seja o regime de

Leia mais

Posicionamento Ético e Legal

Posicionamento Ético e Legal Homossexualidade e RA no Contexto Psicológico, Social e Ético Posicionamento Ético e Legal 1 http://fertility.com.br/producao-cientifica-2016/ 2 Novos tipos de Famílias Família Tradicional ou Biparental

Leia mais

Enunciados dos Magistrados das Varas de Família e Sucessões de SP

Enunciados dos Magistrados das Varas de Família e Sucessões de SP Enunciados dos Magistrados das Varas de Família e Sucessões de SP 1. A transmissibilidade da obrigação alimentar (art. 1.700 CC) pressupõe seu prévio estabelecimento por acordo ou sentença judicial, antes

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO ACÓRDÃO Registro: 2017.0000233097 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº 2215443-17.2016.8.26.0000, da Comarca de São Paulo, em que são agravantes BLUTERKOWSKY MARCÍLIO

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. 4ª aula de laboratório de sucessões ministrada dia 20/06/2018.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. 4ª aula de laboratório de sucessões ministrada dia 20/06/2018. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. 4ª aula de laboratório de sucessões ministrada dia 20/06/2018. Ordem vocacional hereditária. Sucessão pura do cônjuge sobrevivente.

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Disposições testamentárias.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Disposições testamentárias. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 09/04/2018. Disposições testamentárias. Formas de instituição de herdeiros ou legatários. Observe os artigos

Leia mais

Curso de Direito - Parte Especial - Livro IV - Do Direito de Família - Prof. Ovídio Mendes - Fundação Santo André 1 / 5 DO PACTO ANTENUPCIAL

Curso de Direito - Parte Especial - Livro IV - Do Direito de Família - Prof. Ovídio Mendes - Fundação Santo André 1 / 5 DO PACTO ANTENUPCIAL Curso de Direito - Parte Especial - Livro IV - Do Direito de Família - Prof. Ovídio Mendes - Fundação Santo André 1 / 5 DO PACTO ANTENUPCIAL P A R T E E S P E C I A L LIVRO IV DO DIREITO DE FAMÍLIA TÍTULO

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores SOUZA NERY (Presidente sem voto), EDSON FERREIRA E SOUZA MEIRELLES.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores SOUZA NERY (Presidente sem voto), EDSON FERREIRA E SOUZA MEIRELLES. fls. 137 Registro: 2018.0000809223 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação / Remessa Necessária nº 1036194-38.2017.8.26.0114, da Comarca de Campinas, em que é apelante ESTADO DE

Leia mais

Professora: Vera Linda Lemos Disciplina: Direito das Sucessões 7º Período

Professora: Vera Linda Lemos Disciplina: Direito das Sucessões 7º Período Professora: Vera Linda Lemos Disciplina: Direito das Sucessões 7º Período Toda a sucessão legítima observará uma ordem de vocação hereditária que, no Código Civil, está prevista no artigo 1.829. Art. 1.829.

Leia mais

SOLICITAÇÃO DE CESSÃO TEMPORÁRIA DE ÚTERO

SOLICITAÇÃO DE CESSÃO TEMPORÁRIA DE ÚTERO PARECER CRM/MS n 25/2017 PROCESSO CONSULTA 030/2017 INTERESSADAS: DRA. S.DE S.R. DRA. C.P. DE A. CONSELHEIRO PARECERISTA: GIL PACIFICO TOGNINI ASSESSOR JURÍDICO DO CRM-MS: DR. RODRIGO FLÁVIO BARBOZA DA

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 18/09/2017. Parentesco. Os parentes em linha reta são os ascendentes e os descendentes, os graus na linha

Leia mais

SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA

SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA Profa. Dra. Cíntia Rosa Pereira de Lima 1 Introdução: Sucessão testamentária = ato de última vontade; Sucessão legítima = supletiva (vontade presumida do de cujus pela lei); Fonte

Leia mais

INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL POST MORTEM E SUAS CONSEQUÊNCIAS NO DIREITO CIVIL BRASILEIRO

INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL POST MORTEM E SUAS CONSEQUÊNCIAS NO DIREITO CIVIL BRASILEIRO GABRIELE CRISTINE VALERIANO DA SILVA INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL POST MORTEM E SUAS CONSEQUÊNCIAS NO DIREITO CIVIL BRASILEIRO BACHARELADO EM DIREITO FACULDADE DE DIREITO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO SÃO BERNARDO

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 25/02/2019. Ordem vocacional hereditária.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 25/02/2019. Ordem vocacional hereditária. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 25/02/2019. Ordem vocacional hereditária. Com o falecimento do autor da herança sem testamento ab intestado segue

Leia mais

CURSO CARREIRAS JURÍDICAS Nº 20

CURSO CARREIRAS JURÍDICAS Nº 20 CURSO CARREIRAS JURÍDICAS Nº 20 DATA 29/08/16 DISCIPLINA DIREITO CIVIL FAMÍLIA (MANHÃ) PROFESSORA REYVANI JABOUR MONITORA JAMILA SALOMÃO AULA 04/05 Ementa: Na aula de hoje serão abordados os seguintes

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Caducidade do testamento.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Caducidade do testamento. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 11/04/2018. Caducidade do testamento. Premoriência do herdeiro ou legatário. Quem receberia a herança morre

Leia mais

Registro: DECISÃO MONOCRÁTICA. Agravo de Instrumento Processo nº Relator(a): Fábio Podestá

Registro: DECISÃO MONOCRÁTICA. Agravo de Instrumento Processo nº Relator(a): Fábio Podestá fls. 93 Registro: 2016.0000116063 DECISÃO MONOCRÁTICA Agravo de Instrumento Processo nº 2027718-79.2016.8.26.0000 Relator(a): Fábio Podestá Órgão Julgador: 5ª Câmara de Direito Privado VOTO NÚMERO: 12060

Leia mais

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO CIVIL: FAMÍLIA E SUCESSÕES PROF.ª CARLA CARVALHO

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO CIVIL: FAMÍLIA E SUCESSÕES PROF.ª CARLA CARVALHO XXII EXAME DE ORDEM DIREITO CIVIL: FAMÍLIA E SUCESSÕES PROF.ª CARLA CARVALHO XXII EXAME DE ORDEM DIREITO DE FAMÍLIA Temas recorrentes FAMÍLIA casamento; regime de bens partilha Alteração SUCESSÕES vocação

Leia mais

SUMARIO. Parte I SUCESSÃO EM GERAL I. INTRODUÇÃO AO DIREITO SUCESSÓRIO... 3

SUMARIO. Parte I SUCESSÃO EM GERAL I. INTRODUÇÃO AO DIREITO SUCESSÓRIO... 3 ~ SUMARIO Parte I SUCESSÃO EM GERAL I. INTRODUÇÃO AO DIREITO SUCESSÓRIO... 3 1.1 Considerações iniciais 3 1.2 A tenninologia adotada 5 [.3 O direito sucessório sob a perspectiva constitucional.. 7 1.4

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro: 2017.0000503721 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1006796-69.2014.8.26.0302, da Comarca de Jaú, em que é apelante NAIR FERNANDEZ MACANHAM, são apelados TATHIANA

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 20/02/2019. Sucessão.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 20/02/2019. Sucessão. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 20/02/2019. Sucessão. Introdução. Conceito. Conjunto de normas que disciplinam a transferência do patrimônio de

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO CUMULADA COM OBRIGAÇÃO DE FAZER

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO CUMULADA COM OBRIGAÇÃO DE FAZER AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO CUMULADA COM OBRIGAÇÃO DE FAZER Sessão da Tarde com o Prof. Joseval Martins Viana 1 2 Foro Competente - Artigo 101, inciso I, do Código de Defesa do Consumidor

Leia mais

Bacharelado em Direito. Direito Civil VI (Sucessões) Semestre: 7.º Carga Horária: 72 h 1. EMENTA

Bacharelado em Direito. Direito Civil VI (Sucessões) Semestre: 7.º Carga Horária: 72 h 1. EMENTA Curso: Disciplina: Bacharelado em Direito Direito Civil VI (Sucessões) Semestre: 7.º Carga Horária: 72 h 1. EMENTA Conceito e princípios do Direito das Sucessões. Sucessão em geral. Sucessão legítima.

Leia mais

Procedimento A partir do artigo 693, NCPC Petição inicial Audiência de Conciliação e Mediação Contestação Réplica

Procedimento A partir do artigo 693, NCPC Petição inicial Audiência de Conciliação e Mediação Contestação Réplica Aula 1 Concubinato Artigo 1.727, CC Esforço Comum E.C. 45/04 União Estável CF/88 art. 226, 3º - jurisprudência - 5 anos sob o mesmo teto Lei n. 8.971/94 2 anos sob o mesmo teto Lei n. 9.278/96 duradouro

Leia mais

Direito das Sucessões

Direito das Sucessões Direito das Sucessões OBJETIVO Conhecer o instituto da Sucessão legítima. ROTEIRO! Introdução! Ordem de vocação hereditária! Herdeiros necessários! Sucessão por cabeça e por estirpe! Direito de transmissão

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 352, DE

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 352, DE SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 352, DE 2011 O CONGRESSO NACIONAL decreta: Altera a Lei nº 9.656, de 3 de junho de 1998, que dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde,

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE MATO GROSSO

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE MATO GROSSO 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 PARECER CRM-MT Nº 14/2013 INTERESSADO: Dr. J. A. K. Casal: D. M. F. e R. P. de F. CONSELHEIRA CONSULTORA: Dra. Hildenete Monteiro Fortes EMENTA: Autorização para utilização de

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 42 - MÓDULO: SAÚDE SUPLEMENTAR AULA 01 - INTRODUÇÃO À SAÚDE SUPLEMENTAR

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 42 - MÓDULO: SAÚDE SUPLEMENTAR AULA 01 - INTRODUÇÃO À SAÚDE SUPLEMENTAR AULA 42 - MÓDULO: SAÚDE SUPLEMENTAR AULA 01 - INTRODUÇÃO À SAÚDE SUPLEMENTAR Para proteger o consumidor em relação ao plano de saúde, o Estado criou a Agência Nacional de Saúde por intermédio da Lei n.

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Ordem De Vocação Hereditária Gustavo Rene Nicolau[1] 1. INTRODUÇÃO A sucessão legítima foi um aspecto que realmente sofreu alterações com a entrada em vigor do Código Civil (CC)

Leia mais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais Número do 1.0024.11.191212-7/001 Númeração 0037479- Relator: Relator do Acordão: Data do Julgamento: Data da Publicação: Des.(a) Carlos Roberto de Faria Des.(a) Carlos Roberto de Faria 14/04/2016 18/04/2016

Leia mais

RELAÇÃO DE PARENTESCO

RELAÇÃO DE PARENTESCO RELAÇÃO DE PARENTESCO Prof.a Dra Cíntia Rosa Pereira de Lima 1 Introdução: Parentes não é família; Cônjuges e companheiros = família; não parentes. 1.1 Conceito de parentesco: Parentesco é a relação jurídica

Leia mais

DIREITO CIVIL IX FAMÍLIA I

DIREITO CIVIL IX FAMÍLIA I DIREITO CIVIL IX FAMÍLIA I PARENTESCO RELAÇÃO QUE VINCULA ENTRE SI PESSOAS QUE DESCENDEM UMAS DAS OUTRAS, OU DE AUTOR COMUM (CONSANGUINIDADE), QUE APROXIMA CADA UM DOS CÔNJUGES DOS PARENTES DO OUTRO (AFINIDADE),

Leia mais

ITCMD para AFR/SP PARTE 1

ITCMD para AFR/SP PARTE 1 "Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais seguro para o sucesso é sempre tentar apenas uma vez mais. (Thomas Edison) ITCMD para AFR/SP PARTE 1 O ITCMD Imposto sobre Transmissão "Causa Mortis"

Leia mais

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 05

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 05 PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Famílias contemporâneas Conti.: Duração razoável do processo deve ser levada em consideração, trata-se

Leia mais

UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ ALBERTO NAHUM LIMA DE MOURA FERES A VOCAÇÃO HEREDITÁRIA NA REPRODUÇÃO ARTIFICIAL HOMÓLOGA POST MORTEM

UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ ALBERTO NAHUM LIMA DE MOURA FERES A VOCAÇÃO HEREDITÁRIA NA REPRODUÇÃO ARTIFICIAL HOMÓLOGA POST MORTEM UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ ALBERTO NAHUM LIMA DE MOURA FERES A VOCAÇÃO HEREDITÁRIA NA REPRODUÇÃO ARTIFICIAL HOMÓLOGA POST MORTEM CURITBA 2014 ALBERTO NAHUM LIMA DE MOURA FERES A VOCAÇÃO HEREDITÁRIA

Leia mais

Regime de comunhão universal, cláusula de incomunicabilidade, fideicomisso

Regime de comunhão universal, cláusula de incomunicabilidade, fideicomisso Curso de Direito - Parte Especial - Livro IV - Do Direito de Família - Prof. Ovídio Mendes - Fundação Santo André 1 / 5 DO REGIME DE COMUNHÃO UNIVERSAL P A R T E E S P E C I A L LIVRO IV DO DIREITO DE

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Ordem vocacional hereditária.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Ordem vocacional hereditária. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 12/03/2018. (Aula 05 de sucessão). Ordem vocacional hereditária. Descendentes; Ascendentes (pais, avós,

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 08/04/2019. Revogação testamentária.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 08/04/2019. Revogação testamentária. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 08/04/2019. Revogação testamentária. É um ato de manifestação de vontade do testador, podendo ser expressa, tácita,

Leia mais

DIREITO DAS SUCESSÕES. CONCEITOS FUNDAMENTAIS E REGRAS GERAIS

DIREITO DAS SUCESSÕES. CONCEITOS FUNDAMENTAIS E REGRAS GERAIS SUMÁRIO 1. DIREITO DAS SUCESSÕES. CONCEITOS FUNDAMENTAIS E REGRAS GERAIS... 1 1.1 Introdução. O direito das sucessões e seus fundamentos. A função social das heranças... 1 1.2 Das modalidades gerais de

Leia mais

O casamento é a união plena entre duas pessoas, na qual ambos têm os MESMOS direitos e deveres.

O casamento é a união plena entre duas pessoas, na qual ambos têm os MESMOS direitos e deveres. Casamento O casamento é a união plena entre duas pessoas, na qual ambos têm os MESMOS direitos e deveres. PRAZO PARA DAR ENTRADA No mínimo 40 (quarenta) dias antes da data prevista para celebração do casamento.

Leia mais