SEJA BEM VINDO ao curso. Com Filipo Lima

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SEJA BEM VINDO ao curso. Com Filipo Lima"

Transcrição

1 SEJA BEM VINDO ao curso Com Filipo Lima

2 Como será o curso? 1º - Módulo de Introdução: Desvendando a hipnose, historicamente e cientificamente. Conceitos iniciais para começar a hipnotizar qualquer pessoa. 2º - Como Deixar a pessoa confortável e segura para ser hipnotizada. 3º - Como Conquistar a confiança de qualquer pessoa. 4º - Como Hipnotizar qualquer pessoa. ( com vários tipos de induções sendo a grande maioria rápidas e instantâneas) 5º - Como Deixar a pessoa mais receptiva a suas sugestões: 6º - Como transformar pessoas com a hipnose. Técnica de sugestões 7º - A melhor maneira da pessoa despertar de um transe hipnótico. 8º - Como Hipnotizar casos difíceis.

3 Como surgiu a hipnose? Existe há milhares de anos em várias civilizações, como os hebreus, os astecas, índios americanos, e até na era egípcia. Mas a hipnose só começou a ser estudada cientificamente só depois de Franz Mesmer ( ). Em 1780, Mesmer foi investigado por cientistas, médicos e químicos, dentre eles estavam Lavoisier (pai da química moderna), Benjamin Franklin, e Joseph Guillotin especialista em controle da dor James Braid ( ) foi quem provou cientificamente e criou o nome hipnostismo em 1842 (do grego hipnos = sono;). Curiosidade a parte: desde o séc. XIX, um grande Hipnólogo James Esdaile( ) fez aproximadamente 3 mil cirurgias, utilizando anestesia hipnótica e todas devidamente catalogadas.

4 A hipnose no Brasil? A Primeira aparição pública de Hipnólogos brasileiros foi no I Congresso Internacional de Hipnose em Paris no ano de 1889, voltado a área terapêutica, onde haviam 223 especialistas da área e de 23 países. Dentre esses, dois eram médicos Brasileiros do Rio de Janeiro. E no governo do então Presidente Jânio Quadros ( 1961), a hipnose foi proibida por mais ou menos 30 anos, fazendo assim um atraso no desenvolvimento da pesquisa. Depois na época da ditadura, os militares tentaram usar hipnose para colher informações, e a única descoberta foi que a hipnose não obriga ninguém a fazer o que não quer. Hoje em dia no Brasil a hipnose é reconhecida por diversos conselhos regionais, como: - O Conselho Regional de Medicina aprovou a hipnose desde 20/08/1999, - O Conselho Regional de Psicologia aprovou a hipnose desde O Conselho Regional de Odontologia aprovou a hipnose desde O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional aprovou a hipnose desde 2010

5 O que é hipnose? Existem diversas definições de hipnose, algumas pessoas dizem que é o estado alterado de consciência (na qual eu me familiarizo mais), outras dizem que é hipnose quando há uma sugestão, outras dizem que é muito complexo para ser definido e por ai vai. Só para seguirmos um padrão: Hipnose é um estado alterado de consciência, onde há um grande foco nas imaginações. Mas o mais importante de acordo com o Igor Ledochowski é: Isso é irrelevante, se tá funcionando, que diferença faz?

6 Alguns termos que são utilizados: Transe Hipnótico Hipnólogo Quem estuda Hipnotista ou hipnotizador Quem pratica Hipnotizadores de palco / Street hipnose Hipnoterapia Lembrando que todo hipnotizador é um Hipnólogo, mas nem todo Hipnólogo é um hipnotizador. O objetivo desse curso é transformar você em um grande hipnotizador.

7 Como funciona o processo da hipnose?

8 Como funciona o processo da hipnose? O processo é: 0 Primeiro o hipnotizador diminui o senso crítico do hipnotizado. 1 Depois muda a percepção da pessoa com uma sugestão. 2 Assim o hipnotizado aciona diretamente o banco de dados e resgata as informações que foram sugeridas. 3 E quando for verificar se o que foi sugerido é verdadeiro, não consegue, pois o sistema crítico está muito baixo e acaba aceitando aquilo como verdade. 4 Em seguida um comando é dado para o sistema motor executar a sugestão caso seja necessário.

9 Como funciona o processo da hipnose? Importante: 1 A sugestão vai acionar o banco de dados da pessoa, ou seja, ela tem que ter uma referência daquilo que está pedindo. Ex: Se eu disser para a pessoa tomar um copo d agua pensando ser vodca, porém se a pessoa nunca bebeu vodca, essa sugestão não funcionará, pois não existe este dado na mente dela. 2 O consciente está apenas alterado/reduzido, e não desligado! Se sugestionar algo que seja contra os princípios, contra os valores pessoais da pessoa, a sugestão também não funcionará, simplesmente porque o consciente sempre protege essa área.

10 Exemplo:

11 Exemplo:

12 Experiência da água que vira vodca!

13 As habilidades que um Hipnotizador precisa ter. - Observador observar o que pode lhe ajuda no ambiente e a linguagem não verbal. - Objetividade Saber aonde quer chegar e qual é resultado desejado. - Criativo Ser mais louco que a pessoa. - Flexibilidade Ter sempre mais uma opção para utilizar se for preciso, seja para induzir ao transe, aprofundar, ou sugestionar, em fim, aumente sua caixa de ferramentas. - Segurança Autoconfiança, estar seguro que irá conseguir realizar o que deseja. - Congruência voz, gesto e tom de voz. - Investigador descobrir o COMO é o problema da pessoa e não o porquê. - Reconhecer suas limitações Ser tarado, fobia de sangue! - Ser agradável Ter um bom relacionamento com as pessoas, fazer Rapport. - Autoridade O ser humano está acostumado a obedecer à autoridades mais elevadas. - Ética Os dois saírem ganhando.

14 Treinamento Constante ( Usain Bolt)

15 Estado de transe hipnótico, o que é isso? Níveis de Transe Hipnótico Nº Estado Exemplo Ondas Ciclo/segundo (Hz) 1 Excitadíssimo Pessoas nervosas; assustadas; excitadas. Gamma 30 até 43 (+ ou-) 2 Vigília Estado normal. Beta de 15 a Relaxamento/ Transe leve Quase dormindo; deitado na cama depois de acordar. Alpha 9 a 14 4 Criatividade/ Transe Médio Sono REM; Profunda Meditação. Theta 4 a 8 5 Sonambúlico/ Transe profundo Sono profundo; Perda de consciência corporal. Delta 0,5 a 3 Todos os níveis (retirando apenas o nível 2 Estado de Vigília) aceitam sugestões externas com pouco ou nenhuma crítica, ou seja, estão em estado de hipnose ou transe hipnótico.

16 Por que é importante saber disso? 1 Como as pessoas vão ter reações físicas diferentes em cada nível, você sempre deve estar preparado para o mais drástico, no caso o sonambúlico/ transe profundo, pois as pessoas praticamente desmaiam, e se soltam tendendo a cair no chão. Portanto sempre esteja perto da pessoa com uma perna à frente da outra para ter apoio para segurar, caso a pessoa seja muito grande e você percebe que não pode segurar, recomendo fazer a hipnose com a pessoa sentada. 2 Quando mais difícil for a sugestão, mais baixo tem que ser o senso crítico. Por exemplo, a ilusão visual negativa, fazer as pessoas não enxergarem alguma coisa ou outra pessoa, esse tipo de sugestão é um nível muito alto para que o consciente aceite, por isso o nível crítico deve estar muito próximo a zero. 3 Saber trabalhar em todos os níveis de transe, como até sugestionar comandos no transe leve, onde é possível hipnotizar as pessoas em uma conversa de bar, sem precisar falar para ela fechar os olhos (muito conhecido como hipnose sem transe).

17 Constelação Hipnótica? Constelação Hipnótica Fenômeno Sintoma Exemplo Literal Vai responder todas as perguntas literalmente. Você sabe quanto é dois mais dois? Ele vai responder: Sim, eu sei! Bem literal. Perder senso de orientação Não sabe se deitado, sentado e etc. Já teve casos de relatos que as pessoas diziam parecer estar flutuando, girando e etc. Sem incomodo A pessoa não se incomoda com a posição A pessoa fica numa posição desconfortável, como com a mão erguida e não se importa. Desequilíbrio O sujeito tende a cair para um lado. Geralmente a cabeça da pessoa cai para um lado.

18 Constelação Hipnótica? Constelação Hipnótica Fenômeno Sintoma Exemplo Circulação periférica Mudança no tom da face pela falta ou excesso de circulação sanguínea Em caso de mais circulação o rosto fica mais vermelho. Caso contrário fica pálido, a boca branca. Espasmo Os músculos começam a fazer movimentos involuntários Muito comum na boca, bochecha. Aumento da Responsividade Você da um comando e a pessoa começa a seguir Fala para manter o braço erguido, ou abrir a boca e ela aceita. Poucos movimentos As pessoas se sentem tão confortáveis que evitam mexer Acontece muito quando você pede para a pessoa contar alguns números ou falar algo e ela não conseguir mexer a boca por querer ficar parada.

19 Constelação Hipnótica? Constelação Hipnótica Fenômeno Sintoma Exemplo Mudanças nos olhos 1- Perca de foco 2- Lacrimejar 3- Piscar diferente 4- Olhar fixo 5- Dilatação das pupilas 6- REM (Rapid Eye Movement), movimento oculares rápidos. 7 - Tremor Palpebral 1- Olhar vazio 2- Muitas vezes é bem pouco, mas pode chegar a parecer até um choro. 3- A pisca rápido, devagar, ou sem sincronismo 4- Olha num local, mas não vê nada 5- Para saber como é isso, basta colocar uma luz nos seus olhos e se olhar no espelho. 6- Os olhos ficam mexendo como se tivesse sonhando 7- Pestanejamento intenso.

20 Comunicação hipnótica. - Sem comunicação não há hipnose - O antropólogo Albert Mehrabian descobriu um grande erro das pessoas (55%; 38%; 7%) - Congruência! - Exemplo:

21 Comunicação hipnótica. - Linguagem mais direta: Ex: Feche os olhos! Esse é um comando direto que vai para o consciente, onde ele vai decidir aceitar ou não esse comando. - Técnica do múltiplo SIM. - E quando estiver fazendo as sugestões hipnóticas, as palavras que usar será de estrema importância, conforme havia dito a pessoa em estado de transe fica muito literal, então tem que saber exatamente o que dizer.

22 Comunicação hipnótica. Voz hipnótica - Voz Monótona - Voz rítmica ininterrupta - isso..., muito bom... - Deformação das palavras - esticando as silabas tônicas: relaxaaado. - Pausa Muda dar tempo a pessoa imaginar. -Diferentes tons Existem três tipos de tons que podemos usar para hipnotizar. Tom Paternal ou Autoritário Direto e objetivo: Feche os olhos. Tom Maternal ou Amoroso Gentil e educado: Por favor. Tom Sensual ou Acariciador Sussurrando.

23 Os 6 passos da hipnotize na prática. Para hipnotizar precisa fazer a pessoa confiar tanto em você, que aceita as suas sugestões sem hesitar 1-Deixando a pessoa confortável e segura para ser hipnotizada. 2-Conquistando a confiança de qualquer pessoa 3-Hipnotizando qualquer pessoa 4-Deixando as pessoa mais receptiva às suas sugestões:. 5-Como transformar pessoas com a hipnose 6-A melhor maneira da pessoa despertar de um transe hipnótico.

24 1-Deixando a pessoa confortável e segura para ser hipnotizada. A pessoa tem que se sentir segura, tanto ao ambiente onde está sendo hipnotizada, quanto ao que vai ser feito com ela. Imagine você em um beco escuro onde o sujeito a ser hipnotizado não conhece. Isso em si já deixa a pessoa com medo, pois o foco dele será mais no que está acontecendo a sua volta e preocupado com o que as pessoas estranhas podem fazer, do que prestando atenção em você.

25 2-Conquistando a confiança de qualquer pessoa. Rapport é a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum. É a capacidade de ir totalmente do seu mapa do mundo para o mapa do mundo dele. É a essência da comunicação bem-sucedida. (Anthony Robbins) O Rapport é uma palavra de origem francesa, e não há uma tradução exata, podemos dizer que é sintonia, empatia, relação e harmônica entre você, o hipnotizador, com a pessoa a ser hipnotizada. No Rapport é onde a pessoa vai gerar segurança e confiança em você permitindo assim aceitar as suas sugestões. Ouso dizer que NÃO há hipnose sem RAPPORT. Os conceitos Básicos do Rapport são: Acompanhar (somos iguais) e depois Conduzir (faça o que sugiro).

26 3-Hipnotizando qualquer pessoa Pré-talk O pré-talk é o começo da indução, é onde você começa a falar para a pessoa o que vai acontecer e com isso já induz que ela siga aquilo, isso também serve para deixá-la mais calma. Muitos hipnotizadores gostam de quebrar alguns mitos da hipnose nesse momento anterior a hipnose. Exemplo: O transe hipnótico não vai fazer você dormir, vai simplesmente deixá-lo num estado de relaxamento profundo, no qual vai deixar o seu corpo todo solto, como se estivesse dormindo, com os olhos fechados e com a cabeça baixa. Porém vai ouvir tudo o que está acontecendo ao seu redor.

27 3-Hipnotizando qualquer pessoa Truques para induzir melhor: Para ter maior assertividade na indução, há alguns segredinhos que poucos Hipnólogos falam: 1 Sempre corrigir Gera autoridade e expectativa. 2 Criar expectativa Tente não convidar as pessoas deixe que elas peçam. 3 Falar a sugestão em baixo tom assim ninguém vai saber se não saiu como desejado. 4 Fazer um passo anterior da sugestão sugerida 5 Mesmo que a pessoa não aceite a sua sugestão ou indução, você deve falar: muito bem, era isso que eu queria. E pode já fazer outra indução, mas sempre mostrando que está certo. 6 Fazer algo bom com a pessoa, porque ela pode ter medo de ser ridicularizada. Ex: Vamos testar o seu foco... Acredita que tem um bom foco? Quer melhorá-lo? -Relaxamento.

28 3-Hipnotizando qualquer pessoa Indução A indução ao estado de transe é levar a pessoa a um relaxamento (usando sugestões e estímulos sensoriais). Nada mais é do que convencer a outra pessoa de que as suas sugestões realmente funcionam, no momento que a pessoa começar a acreditar que o que está falando ou fazendo é verdade, tende ela a acreditar nas outras sugestões. O ser humano é um bicho preguiçoso por natureza, todo mundo tende a fazer o mínimo esforço, por isso que quando você começa a mostrar para a pessoa que as suas sugestões são verdadeiras e ela confia nisso, tende a alterar o estado consciente dela e reduzir o senso crítico. É por isso que quando hipnotiza uma pessoa uma vez é muito mais fácil hipnotizá-la novamente.

29 3-Hipnotizando qualquer pessoa Forma de induzir: - Forma de induzir pela experiência física Criar uma situação da qual conhecemos as consequências psicológicas. (atividade ideo-sensoriais e ideo-motoras). Sincronizar por meio da indução. (observar para poder obter uma coerência). - Forma de Induzir pela experiência imaginária É criar uma história com INÍCIO, MEIO e FIM. Vai fazendo relaxamento progressivo conforme vai falando a história. Medir o estado da pessoa com o Feedback do dedo, ele vai mexendo o dedo conforme vai descendo, quando perceber que a pessoa não mexe mais o dedo é porque já está em transe. - Forma de induzir por confusão. Confusão mental e motora podem ser só com a linguagem ou com a pessoa fazendo gestos.

30 3-Hipnotizando qualquer pessoa Forma de induzir: - Forma de induzir Fisiologicamente Essas induções todo mundo entra em transe, mas são as mais perigosas, pois as eventuais contra indicações podem até produzir paradas cardíacas e convulsão. - Forma de induzir com Química, Neuropática e Elétrica. Indução por alguma substância química, alguns produtos naturais ou com alguns aparelhos de induções elétricos. - Forma de induzir com mix de técnicas. É o conjunto de duas ou mais técnicas de indução.

31 4-Deixando as pessoa mais receptiva às suas sugestões. Aprofundamento serve para você diminuir mais o senso crítico da pessoa para poder aplicar certas sugestões. Há algumas induções que já fazem o aprofundamento simultaneamente. E nem sempre é preciso fazer o aprofundamento, pois pode ser que a sugestão seja simples ou que a pessoa entre numa estado sonambúlico muito rápido.

32 5-Como transformar pessoas com a hipnose. 5.1 Sugestões: As sugestões são as programações que você, hipnotizador, vai fazer. As sugestões geralmente são pós-hipnóticas: que são aquelas datas durante o transe para que a pessoa faça algo depois da saída do transe ou em algum momento específico. Essas sugestões podem ser:

33 5-Como transformar pessoas com a hipnose. 5.2 Tipos de Sugestões: -Amnesia: Perda temporária de memória para algo específico. -Dissociação ou Despersonalização: É comportar-se como outra pessoa, ou estar em outro lugar. -Hipermnesia: Serve para lembrar-se de algo que esqueceu ou perdeu, e até para lembrar-se de algo que estava na visão periférica. Muito usado por Rui Sampaio o criador da hipnose Forense, onde é utilizado para ajudar vítimas a lembrarem de detalhes dos crimes que sofreram e fazer retrato falado. -Analgesia e anestesia: Para saber a grande diferença de cada um é bem fácil. Imagine que há uma ligação do seu braço com o cérebro, e quando sente uma dor os receptores do braço enviam a mensagem para o cérebro. Analgesia é quando o cérebro não recebe as informações dos receptores do braço e anestesia os receptores do braço ficam inativos.

34 5-Como transformar pessoas com a hipnose. 5.2 Tipos de Sugestões: -Hiperestesia: É o contrário da anestesia, ele aumenta a capacidade dos receptores, ou seja, fica muito mais sensível. -Alucinações ou Fenômenos Ilusórios: Aqui é modificar um ou mais sentido da pessoa, tendo alucinação visual, auditiva, olfativa, gustativa e táteis. E podem ser positivas ou negativas, isso quer dizer que a pessoa pode ver algo, ou não ver. -Perturbações Motrizes: Causa movimentos involuntários ou a inibição de certos movimentos. -Distorção do Tempo: Sugestões para serem cumpridas em determinado momento. Ex: Quando colocar o cinto do avião vai dormir profundamente.

35 5-Como transformar pessoas com a hipnose. 5.3 Consequências que poderão aparecer nas sugestões pós-hipnóticas: Tome muito cuidado com as sugestões pós-hipnóticas, pois as sugestões são seguidas à risca. Um exemplo simples: toda vez que ouvi um estalar de dedo você entra em um estado de transe. Essa sugestão significa que, se qualquer pessoa estalar os dedos ela vai entrar em transe. O que é muito perigoso, já que ela pode estar dirigindo. Então uma maneira melhor seria: toda vez que EU estalar os dedos você entrará em um estado de transe. Se for mal programado pode causar algumas síndromes de ansiedade e angústia. Que são basicamente 3 pontos:

36 5-Como transformar pessoas com a hipnose. 5.3 Consequências que poderão aparecer nas sugestões pós-hipnóticas: 1 Obediência por compulsão: é quando um sujeito recebe uma sugestão e não a executa. Então começa a sentir uma angustia e ansiedade. Isso é devido a vontade inconsciente de fazer algo. 2 Racionalização: é quando a pessoa começa a justificar o porque está fazendo certa tarefa, ela não compreende os motivos então racionaliza para descobrir a causa, isso é um mecanismo de defesa para não ficar louco. 3 Amnésia: A pessoa automaticamente esquece o que você sugeriu. Isso é muito comum, principalmente quem entra em estado sonambúlico. Então as suas sugestões ficam no inconsciente e toda vez que você ou alguém aciona um gatilho ou um sinal a pessoa executa sem saber.

37 5-Como transformar pessoas com a hipnose. 5.4 Duvida Comum: Quanto tempo dura cada sugestão? É muito relativo de pessoa para pessoa, tem casos que duram minutos, mas tem relatos de durar mais de 10 anos. Na parte terapêutica o ideal é fazer a pessoa reforçar as sugestões pós-hipnóticas, fazendo auto-hipnose por no mínimo 21 dias, que é onde há estudos comprovando a mudança de hábitos pequenos, hábitos mais complexos o terapeuta deve prolongar por 60 dias.

38 6-A melhor maneira da pessoa despertar de um transe hipnótico. É quando a pessoa volta ao estado natural dela. Geralmente se usa o caminho de volta que se fez para aprofundar. Aprofundou-se contando de 5 a 1, para despertar irá contar de 1 a 5.

39 Exemplo prático e completo.

40 Cuidados que um hipnotizador deve ter. -Sempre estar no controle da situação. Você SEMPRE será o responsável. Pela saúde, segurança, moral, ética do outro a ser hipnotizado. -Segurança da saúde do sujeito: Não deixar óculos pendurado, caneta no bolso, verificar se tem algo perto que possa machucar a pessoa caso ela caia (vidros, quinas de mesa, salto alto. E SEMPRE fique preparado na posição certa caso ela caia. Perguntar se a pessoa é maior de idade, se possui problema cardíaco, respiratório, epilepsia, se toma algum medicamento psicoativo, algum problema físico, ou se está gravida. É importante evitar hipnotizar pessoas nesses casos, principalmente para quem está começando a hipnotizar e se ainda for fazer hipnose de entretenimento/palco.

41 Cuidados que um hipnotizador deve ter.

42 Cuidados que um hipnotizador deve ter.. Pode começar falando. Tenho que fazer algumas perguntas antes de começarmos. Tem mais de 18 anos? Alguém é seriamente asmático, epiléptico, grávida, tem problemas nas costas, ou no coração? São mentalmente saudáveis? Leve como uma brincadeira e mostre que se preocupa isso já começa gerar um Rapport. -Segurança da sua saúde. Têm pessoas que não gostam de hipnose e podem ficar irritadas, podem não gostar por questão religiosa ou por qualquer outra coisa. Não tente convencer as pessoas, aceite a opinião delas e pare.

Inteligência emocional: como lidar com emoções difíceis

Inteligência emocional: como lidar com emoções difíceis Inteligência emocional: como lidar com emoções difíceis Inteligência emocional é fundamental para diversos contextos de nossas vidas. Estudos da CareerBuilder líder mundial na área do capital humano mostraram

Leia mais

direção dos noivos MACETES PARA A

direção dos noivos MACETES PARA A Fotografia Social MACETES PARA A direção dos noivos Na oitava e última aula da série sobre fotografia de casamento, o especialista Vinícius Matos ensina truques preciosos e fundamentais para dirigir quem

Leia mais

Quando o medo transborda

Quando o medo transborda Quando o medo transborda (Síndrome do Pânico) Texto traduzido e adaptado por Lucas Machado Mantovani, mediante prévia autorização do National Institute of Mental Health, responsável pelo conteúdo original

Leia mais

Como Aplicar Técnicas de Dinâmicas de Grupo para Dependentes Químicos

Como Aplicar Técnicas de Dinâmicas de Grupo para Dependentes Químicos Seja Bem Vindo! Como Aplicar Técnicas de Dinâmicas de Grupo para Dependentes Químicos Ana Carolina S. Oliveira Psicóloga Esp. Dependência Química CRP 06/99198 Hewdy Lobo Ribeiro Psiquiatra Forense Psiquiatra

Leia mais

1. Porque eu te amo nunca será suficiente 2. Porque a cada dia você me conquista mais e de um jeito novo 3. Porque a ciência não tem como explicar

1. Porque eu te amo nunca será suficiente 2. Porque a cada dia você me conquista mais e de um jeito novo 3. Porque a ciência não tem como explicar 1. Porque eu te amo nunca será suficiente 2. Porque a cada dia você me conquista mais e de um jeito novo 3. Porque a ciência não tem como explicar nosso amor 4. Porque a gente discute nossos problemas

Leia mais

REGRAS PARA NÃO SE TORNAR UMA VÍTIMA DA VIOLÊNCIA URBANA

REGRAS PARA NÃO SE TORNAR UMA VÍTIMA DA VIOLÊNCIA URBANA SEGURANÇA PESSOAL EM ÁREAS DE ALTO RISCO REGRAS PARA NÃO SE TORNAR UMA VÍTIMA DA VIOLÊNCIA URBANA (Adaptação) BANCO DO BRASIL DILOG/ PRINCIPAIS AMEAÇAS Seqüestro relâmpago Com duração de 1 a 24 horas,

Leia mais

BANCO DO BRASIL GEREL Belo Horizonte (MG) NUSEG - Núcleo de Segurança SEGURANÇA PESSOAL EM ÁREAS DE ALTO RISCO

BANCO DO BRASIL GEREL Belo Horizonte (MG) NUSEG - Núcleo de Segurança SEGURANÇA PESSOAL EM ÁREAS DE ALTO RISCO SEGURANÇA PESSOAL EM ÁREAS DE ALTO RISCO REGRAS PARA NÃO SE TORNAR UMA VÍTIMA DA VIOLÊNCIA URBANA (Adaptação) DILOG/ PRINCIPAIS AMEAÇAS Seqüestro relâmpago Com duração de 1 a 24 horas, geralmente para

Leia mais

QUASE NADA Peça de Marcos Barbosa marcosbarbosa@hotmail.com

QUASE NADA Peça de Marcos Barbosa marcosbarbosa@hotmail.com QUASE NADA Peça de Marcos Barbosa marcosbarbosa@hotmail.com Antônio, Sara, Vânia e César. Sala da casa de Antônio e Sara. 1 Um longo silêncio. ANTÔNIO. Vai me deixar falando sozinho? Sara o fita e fica

Leia mais

TdB e Vez da Voz por um mundo mais inclusivo. vez. dobem

TdB e Vez da Voz por um mundo mais inclusivo. vez. dobem TdB e Vez da Voz por um mundo mais inclusivo vez dobem ÍNDICE: 3 4 7 10 12 INTRODUÇÃO DEFICIÊNCIA AUDITIVA DEFICIÊNCIA VISUAL DEFICIÊNCIA FÍSICA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL A TdB, em parceria com a ONG Vez

Leia mais

GESTOS NUMA DISCUSSÃO Comunicação não verbal

GESTOS NUMA DISCUSSÃO Comunicação não verbal GESTOS NUMA DISCUSSÃO Comunicação não verbal PLENÁRIO / ASSEMBLEIA Com ambos os braços sobre a cabeça formando um telhado Plenário, reunir por favor! Este gesto indica o inicio de uma reunião. Também pode

Leia mais

KratsPsiquê CONCEITOS BÁSICOS DE DIMENSÃO COGNITIVA, AFETIVA E COMPORTAMENTAL

KratsPsiquê CONCEITOS BÁSICOS DE DIMENSÃO COGNITIVA, AFETIVA E COMPORTAMENTAL CONCEITOS BÁSICOS DE DIMENSÃO COGNITIVA, AFETIVA E COMPORTAMENTAL Processos psíquicos envolvem duas áreas do processo psicológico, uma refere-se à cognição e a outra à dimensão afetivo-emocional. Ambas

Leia mais

Mandei um garoto para a câmara de gás em Huntsville. Foi só um. Eu prendi e testemunhei contra ele. Fui até lá con versar com ele duas ou três vezes.

Mandei um garoto para a câmara de gás em Huntsville. Foi só um. Eu prendi e testemunhei contra ele. Fui até lá con versar com ele duas ou três vezes. I Mandei um garoto para a câmara de gás em Huntsville. Foi só um. Eu prendi e testemunhei contra ele. Fui até lá con versar com ele duas ou três vezes. Três vezes. A última foi no dia da execução. Eu não

Leia mais

ÁLCOOL E JOVENS. O que um jovem precisa saber. para evitar problemas.

ÁLCOOL E JOVENS. O que um jovem precisa saber. para evitar problemas. ÁLCOOL E JOVENS O que um jovem precisa saber para evitar problemas. Cerveja, vinhos, caipirinha, chope: elementos da vida cotidiana de muita gente. Essas bebidas ajudam a celebrar datas festivas, a selar

Leia mais

A linguagem corporal no mundo do trabalho

A linguagem corporal no mundo do trabalho TEMA DO TRABALHO: A linguagem corporal no mundo do trabalho NOME COMPLETO E LEGÍVEL: EMPRESA QUE TRABALHA: FAÇA UM X DIA E TURMA DA SUA SIMULTANEIDADE: 2ª feira ( ) 3ª feira ( ) 4ª feira ( ) 5ª feira (

Leia mais

www.cpsol.com.br TEMA 002 USUÁRIOS DE COMPUTADOR CUIDADO COM OS OLHOS

www.cpsol.com.br TEMA 002 USUÁRIOS DE COMPUTADOR CUIDADO COM OS OLHOS TEMA 002 USUÁRIOS DE COMPUTADOR CUIDADO COM OS OLHOS 1/8 É cada vez maior o número de pessoas com a patologia diagnosticada como Fadiga Visual ou Síndrome do Usuário de Computador, conhecida também como

Leia mais

GESTOS QUE SALVAM Departamento de Formação em Emergência Médica janeiro de 2014

GESTOS QUE SALVAM Departamento de Formação em Emergência Médica janeiro de 2014 GESTOS QUE SALVAM Departamento de Formação em Emergência Médica janeiro de 2014 Gestos que Salvam O que fazer? EM CASO DE EMERGÊNCIA O QUE FAZER Número Europeu de Emergência LIGAR PARA O NÚMERO EUROPEU

Leia mais

o Ressonar e a Apneia de Sono

o Ressonar e a Apneia de Sono o Ressonar e a Apneia de Sono sintomas diagnóstico tratamento O ressonar apesar de ser comum, fonte de brincadeiras e aceite como normal na população em geral é de facto uma perturbação que não deve ser

Leia mais

MERGULHO de Betina Toledo e Thuany Motta

MERGULHO de Betina Toledo e Thuany Motta MERGULHO de Betina Toledo e Thuany Motta Copyright Betina Toledo e Thuany Motta Todos os direitos reservados juventudecabofrio@gmail.com Os 13 Filmes 1 MERGULHO FADE IN: CENA 1 PRAIA DIA Fotografia de

Leia mais

Copiright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total desta aula só é permitida através de autorização por escrito de

Copiright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total desta aula só é permitida através de autorização por escrito de 1 O olho é com certeza o ponto de maior destaque no mangá e por isso requer maior atenção. Nesta aula focaremos na estrutura dos olhos. Bom estudos! (Mateus Machado) COMO DESENHAR MANGÁ - OLHOS 1. A BASE

Leia mais

PALESTRA LIDERANÇA DE ALTA PERFORMANCE. Marcelo Munerato Consultor de Empresas marcelo@rimuner.com.br

PALESTRA LIDERANÇA DE ALTA PERFORMANCE. Marcelo Munerato Consultor de Empresas marcelo@rimuner.com.br PALESTRA LIDERANÇA DE ALTA PERFORMANCE Marcelo Munerato Consultor de Empresas marcelo@rimuner.com.br LIDERANÇA DE ALTA PERFORMANCE Percepção X Realidade PERCEPÇÃO x REALIDADE China cresce 9,9% em 2008:

Leia mais

Corpo e Fala EMPRESAS

Corpo e Fala EMPRESAS Corpo e Fala EMPRESAS A Corpo e Fala Empresas é o braço de serviços voltado para o desenvolvimento das pessoas dentro das organizações. Embasado nos pilares institucionais do negócio, ele está estruturado

Leia mais

Preciso usar óculos?

Preciso usar óculos? A U A UL LA Preciso usar óculos? Você lembra daquela brincadeira de criança chamada cabra-cega? Nela, coloca-se uma venda nos olhos de um dos participantes que, sem conseguir enxergar nada, precisa pegar

Leia mais

Direcção-Geral da Saúde Circular Informativa

Direcção-Geral da Saúde Circular Informativa Ministério da Saúde Direcção-Geral da Saúde Circular Informativa Assunto: Para: Contacto na DGS: Ondas de calor medidas de prevenção Recomendações dirigidas à população Conhecimento de todos os estabelecimentos

Leia mais

DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE

DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE Rede7 Mestrado em Ensino do Inglês e Francês no Ensino Básico ÁREAS DE DESENVOLVIMENTO: DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE Teorias Psicodinâmicas A Psicanálise de Sigmund Freud A perspectiva de

Leia mais

O DOM DA DISLEXIA. Ronald D. Davis Rio de Janeiro, Rocco, 2004

O DOM DA DISLEXIA. Ronald D. Davis Rio de Janeiro, Rocco, 2004 O DOM DA DISLEXIA Ronald D. Davis Rio de Janeiro, Rocco, 2004 O QUE É REALMENTE A DISLEXIA Um talento latente Transtorno de aprendizagem Efeitos de desorientação Problemas com a leitura Problemas com a

Leia mais

SAIA DA MIRA SAIA DA MIRA DICAS DE PREVENÇÃO

SAIA DA MIRA SAIA DA MIRA DICAS DE PREVENÇÃO SAIA DICAS DE PREVENÇÃO Todos os dias, em vários lugares, estamos expostos a riscos. Seja no trabalho, em casa, na escola, ou quando estamos passeando. Por isso, a Prefeitura de São José dos Campos elaborou

Leia mais

Objetivos do Curso: Público alvo:

Objetivos do Curso: Público alvo: Formação em Coaching Com Abordagem Neurocientífica, Psicofisiológica, Filosófica e Comportamental. Destinado aos Profissionais das Áreas de Saúde, Educação e Gestão de Pessoas Coaching é a palavra inglesa

Leia mais

Abra sua. Conta CAIXA Fácil. caixa.gov.br. CAIXA. O banco que acredita nas pessoas.

Abra sua. Conta CAIXA Fácil. caixa.gov.br. CAIXA. O banco que acredita nas pessoas. Abra sua Conta CAIXA Fácil caixa.gov.br CAIXA. O banco que acredita nas pessoas. Este guia vai ajudar você a entender os termos mais usados no dia-a-dia dos bancos, além de mostrar como é fácil e seguro

Leia mais

Atividades Pedagógicas. Outubro 2013

Atividades Pedagógicas. Outubro 2013 Atividades Pedagógicas Outubro 2013 EM DESTAQUE Acompanhe aqui um pouco do dia-a-dia de nossos alunos em busca de novos aprendizados. GRUPO III A GRUPO III B GRUPO III C GRUPO III D ATIVIDADES DE SALA

Leia mais

OS EFEITOS DAS EMOÇÕES NEGATIVAS NA SAÚDE DE NOSSO CORPO

OS EFEITOS DAS EMOÇÕES NEGATIVAS NA SAÚDE DE NOSSO CORPO 1 RESUMO OS EFEITOS DAS EMOÇÕES NEGATIVAS NA SAÚDE DE NOSSO CORPO Glória Maria A. F. Cristofolini Nada se passa na mente que o corpo não manifeste, cita Hermógenes. Quando a medicina ocidental passou a

Leia mais

II SIMPÓSIO MINEIRO DE TANATOLOGIA:

II SIMPÓSIO MINEIRO DE TANATOLOGIA: II SIMPÓSIO MINEIRO DE TANATOLOGIA: CRIANDO PONTES E REDES NO PROCESSO DE NASCER, VIVER E MORRER. PALESTRA: A HIPNOSE COMO RECURSO TERAPÊUTICO PALESTRANTE: Dra. Sofia Bauer Psiquiatra e Hipnoterapeuta

Leia mais

5 DICAS PARA REINVENTAR O SEU. e a si mesma!

5 DICAS PARA REINVENTAR O SEU. e a si mesma! 5 DICAS PARA REINVENTAR O SEU GUARDA-ROUPA e a si mesma! E S T I L O É A SUA ALMA V I S T A P E L O lado de fora. I N T R O D U Ç Ã O Qual é a mulher nesse mundo QUE NUNCA RECLAMOU EM FRENTE AO ESPELHO

Leia mais

Cursos profissionalizantes. Practitioner PNL 2 Certification Training

Cursos profissionalizantes. Practitioner PNL 2 Certification Training A PNL ao seu alcance. Jimmy L Mello. MasterTrainer PNL, Practitioner EFT Cursos profissionalizantes Brasil PNL e TOWARDS EXCELLENCE Brasil PNL - Seu site de PNL e EFT, cursos de qualidade ao seu alcance.

Leia mais

EMOTIONAL BUSINESS ACADEMY PROPOSTA FORMAÇÃO FORÇAS DE SEGURANÇA

EMOTIONAL BUSINESS ACADEMY PROPOSTA FORMAÇÃO FORÇAS DE SEGURANÇA EMOTIONAL BUSINESS ACADEMY PROPOSTA FORMAÇÃO FORÇAS DE SEGURANÇA EMOTIONAL BUSINESS ACADEMY MASTER NEGOCIAÇÃO & VENDAS DURAÇÃO: 8H HORÁRIOS: Laboral e Pós Laboral ESTRUTURA DA PROPOSTA 1. Designação das

Leia mais

Estratégias de gestão dos sintomas

Estratégias de gestão dos sintomas Estratégias de gestão dos sintomas Existem várias abordagens para ajudar a controlar e a lidar com o stress: técnicas cognitivo-comportamentais, treino de aptidões sociais, técnicas de relaxamento, a terapêutica

Leia mais

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães Estórias de Iracema Maria Helena Magalhães Ilustrações de Veridiana Magalhães 2 No dia em que Iracema e Lipe voltaram para visitar a Gê, estava o maior rebuliço no hospital. As duas crianças ficaram logo

Leia mais

Tudo que você precisa saber a respeito de Deus está esta escrito no Salmo 23. Tudo que você precisa saber a teu respeito está escrito no Salmo 23.

Tudo que você precisa saber a respeito de Deus está esta escrito no Salmo 23. Tudo que você precisa saber a teu respeito está escrito no Salmo 23. Tema: DEUS CUIDA DE MIM. Texto: Salmos 23:1-6 Introdução: Eu estava pesando, Deus um salmo tão poderoso até quem não está nem ai prá Deus conhece uns dos versículos, mas poderosos da bíblia e o Salmo 23,

Leia mais

Óptica Visual e. Instrumentação

Óptica Visual e. Instrumentação Óptica Visual e Instrumentação Trabalho elaborado por: Andreia Fonseca 13220 Elia Coelho 13846 Gonçalo Heleno 13007 Ensino de Física e Química Página 1 Objectivos: Este trabalho experimental tem como principais

Leia mais

(In)Segurança Virtual. Introdução Expotec 2009 IFRN- Campus Mossoró

(In)Segurança Virtual. Introdução Expotec 2009 IFRN- Campus Mossoró (In)Segurança Virtual Introdução Expotec 2009 IFRN- Campus Mossoró Eliakim Aquino - eliakim_pcdoctor@hotmail.com interseguraca.blogspot.com Mossoró-RN Setembro-2009 Que idéia seria essa? Fator Humano:

Leia mais

Apontamentos iniciais sobre os Tipos de Movimentos

Apontamentos iniciais sobre os Tipos de Movimentos Apontamentos iniciais sobre os Tipos de Movimentos RICARDO MARTINS PORTO LUSSAC ricardolussac@yahoo.com.br (Brasil) Mestrando do Programa de Mestrado em Ciência da Motricidade Humana - Universidade Castelo

Leia mais

O QUE É TREINAMENTO FUNCIONAL? Por Artur Monteiro e Thiago Carneiro

O QUE É TREINAMENTO FUNCIONAL? Por Artur Monteiro e Thiago Carneiro O QUE É TREINAMENTO FUNCIONAL? Por Artur Monteiro e Thiago Carneiro O corpo humano é projetado para funcionar como uma unidade, com os músculos sendo ativados em seqüências especifica para produzir um

Leia mais

A DOMÉSTICA (FILME CURTA) Final 2

A DOMÉSTICA (FILME CURTA) Final 2 A DOMÉSTICA (FILME CURTA) Final 2 Roteiro de Alcir Nicolau Pereira Versão de NOVEMBRO DE 2012. 1 A DOMÉSTICA (FILME-CURTA) --------------------------------------------------------------- PERSONAGENS Empregada

Leia mais

COMUNICAÇÃO COM PESSOAS USHER. Um casal descreve os efeitos de Usher na comunicação e como estes podem ser ultrapassados.

COMUNICAÇÃO COM PESSOAS USHER. Um casal descreve os efeitos de Usher na comunicação e como estes podem ser ultrapassados. COMUNICAÇÃO COM PESSOAS USHER Um casal descreve os efeitos de Usher na comunicação e como estes podem ser ultrapassados. RUSS PALMER: nasceu surdo e foi diagnosticado com síndrome de Usher aos 21 anos.

Leia mais

Oque nós queremos da vida? Viver e ser felizes.

Oque nós queremos da vida? Viver e ser felizes. Você Pode Mudar sua Vida Oque nós queremos da vida? Viver e ser felizes. Isso parece tão simples, mas por que todos não o conseguem, vivem insatisfeitos, infelizes, reclamando, dando-se mal uns com os

Leia mais

A importância do tratamento contra a aids

A importância do tratamento contra a aids dicas POSITHIVAS A importância do tratamento contra a aids Por que tomar os medicamentos (o coquetel) contra o HIV? A aids é uma doença que ainda não tem cura, mas tem tratamento. Tomando os remédios corretamente,

Leia mais

Geração Graças Peça: O livro das Parábolas A parábola do tesouro escondido (Mt 13:44)

Geração Graças Peça: O livro das Parábolas A parábola do tesouro escondido (Mt 13:44) Geração Graças Peça: O livro das Parábolas A parábola do tesouro escondido (Mt 13:44) Autora: Tell Aragão Colaboração: Marise Lins Personagens Menina Zé Bonitinho +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Leia mais

Indicar fontes de imagens. Aumentar muito o texto copiado leva a "sujeira" na imagem... Guilherme Gomes Rolim

Indicar fontes de imagens. Aumentar muito o texto copiado leva a sujeira na imagem... Guilherme Gomes Rolim Indicar fontes de imagens. Aumentar muito o texto copiado leva a "sujeira" na imagem... Postura muito didática, lembrando em vários pontos a discussão da aula anterior. Olhou mais para o professor do que

Leia mais

Como é o bebê de 2 e 3 meses

Como é o bebê de 2 e 3 meses de 2 e 3 meses Como é o bebê Faça o melhor que puder hoje e estará construindo e organizando o futuro. Cada bebê é diferente do outro, mas, em cada fase do desenvolvimento, eles têm algumas características

Leia mais

A Psicologia de Vendas: Por Que as Pessoas Compram

A Psicologia de Vendas: Por Que as Pessoas Compram A Psicologia de Vendas: Por Que as Pessoas Compram Esquema de Palestra I. Por Que As Pessoas Compram A Abordagem da Caixa Preta A. Caixa preta os processos mentais internos que atravessamos ao tomar uma

Leia mais

Saúde. Karina Fusco Especial para Metrópole especial.metropole@rac.com.br

Saúde. Karina Fusco Especial para Metrópole especial.metropole@rac.com.br Saúde Grávida de nada Problema real: ainda hoje existem mulheres que vivenciam uma gestação imaginária, inclusive com as transformações esperadas do corpo Karina Fusco Especial para Metrópole especial.metropole@rac.com.br

Leia mais

Cognição e Fatores Humanos em IHC

Cognição e Fatores Humanos em IHC Cognição e Fatores Humanos em IHC Profa. Cristina Paludo Santos Slides baseados no livro: Design e Avaliação de Interfaces Humano Computador (Heloísa Vieira da Rocha/M.Cecília C. Baranauskas). Material

Leia mais

Quando um. Está Morrendo. O Que Você Pode Esperar e Como Você Pode Ajudar

Quando um. Está Morrendo. O Que Você Pode Esperar e Como Você Pode Ajudar Quando um Ente Querido Está Morrendo O Que Você Pode Esperar e Como Você Pode Ajudar Introdução à versão brasileira O texto aqui apresentado nasceu no Canadá e nós o traduzimos e adaptamos para a realidade

Leia mais

Ancoragem. Robert B. Dilts

Ancoragem. Robert B. Dilts Ancoragem Robert B. Dilts Na PNL, "ancoragem" se refere ao processo de associar reações internas com algum gatilho externo ou interno porque assim, prontamente, podemos acessar essa reação de novo. A ancoragem

Leia mais

anti-heróis & aspirinas yury hermuche

anti-heróis & aspirinas yury hermuche anti-heróis & aspirinas yury hermuche A aspirina é um pó branco e cristalino, com ponto de fusão a 135 graus celsius, também conhecido como ácido acetilsalicílico. É vendido compactado em pastilhas. Sua

Leia mais

L'articolo sarà pubblicato nel giornale "O Lutador", e in una rivista pedagogica "AMAE Educando".

L'articolo sarà pubblicato nel giornale O Lutador, e in una rivista pedagogica AMAE Educando. ENTREVISTA L'articolo sarà pubblicato nel giornale "O Lutador", e in una rivista pedagogica "AMAE Educando". Vanna Puviani A arte de curar com a arte Psicóloga e psicoterapeuta, docente na Universidade

Leia mais

Tornado a Visão uma Prioridade de Saúde Guia do Orador

Tornado a Visão uma Prioridade de Saúde Guia do Orador Tornado a Visão uma Prioridade de Saúde Guia do Orador SLIDE 1 Introdução do orador. O propósito desta apresentação é oferecer informações sobre alterações na visão que podem ocorrer devido à idade, e

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA CENA 1:EXT/INT/CARRO/ESTRADA/NOITE CENA 2:EXT/ ESTRADA/NOITE. Mantém-se pontuação musical da cena anterior

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA CENA 1:EXT/INT/CARRO/ESTRADA/NOITE CENA 2:EXT/ ESTRADA/NOITE. Mantém-se pontuação musical da cena anterior FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS LICENCIATURA EM COMUNICAÇÃO E MULTIMÉDIA UNIDADE CURRICULAR DE PROJETO DE PRODUÇÃO MEDIATIZADA L U S I M É D I A 2013 GUIÃO LITERÁRIO Plano PV: Personagem a conduzir

Leia mais

PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS

PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== BRINCADEIRA Começou

Leia mais

Graças ao Coaching. eu descobri o que havia de melhor em mim. Bhia Beatriz

Graças ao Coaching. eu descobri o que havia de melhor em mim. Bhia Beatriz Graças ao Coaching eu descobri o que havia de melhor em mim Bhia Beatriz 1 2 Graças ao Coaching eu descobri o que havia de melhor em mim Ilustração da Capa Nádia Krummenauer Artista Plástica Arte Final

Leia mais

UM SOL ALARANJADO. Roteiro de Eduardo Valente, a partir de argumento e com a colaboração de Rubio Campos. SEQUÊNCIA 1 - INTERIOR - DIA QUARTO

UM SOL ALARANJADO. Roteiro de Eduardo Valente, a partir de argumento e com a colaboração de Rubio Campos. SEQUÊNCIA 1 - INTERIOR - DIA QUARTO SEQUÊNCIA 1 - INTERIOR - DIA UM SOL ALARANJADO Roteiro de Eduardo Valente, a partir de argumento e com a colaboração de Rubio Campos. Por uma janela, vemos o sol nascendo ao fundo de uma série de casas

Leia mais

FAQ ironguides INSTRUÇÕES DE TREINO : BUILDING ROUTINE

FAQ ironguides INSTRUÇÕES DE TREINO : BUILDING ROUTINE FAQ ironguides INSTRUÇÕES DE TREINO : BUILDING ROUTINE 1 ESTRUTURA DA PLANILHA ESTRUTURA DA PLANILHA Dia da Semana: Procure seguir a ordem da planilha. Descrição detalhada do seu PRIMEIRO TREINO: Aqui

Leia mais

Relatório A3: ferramenta para melhorias de processos*

Relatório A3: ferramenta para melhorias de processos* Relatório A3: ferramenta para melhorias de processos* Durward K. Sobek, II Montana State University Cindy Jimmerson Community Medical Center Tradução: Diogo Kosaka O relatório A3 é uma ferramenta que a

Leia mais

PSICOMOTRICIDADE. Professora Tatiana Comiotto

PSICOMOTRICIDADE. Professora Tatiana Comiotto PSICOMOTRICIDADE Professora Tatiana Comiotto Significado PSICO: Intelectual, cognitivo emocional, afetivo, mental e neurológico. MOTRICIDADE: Movimento, ato, ação, gesto. PSICOMOTRICIDADE é a realização

Leia mais

PERTO DE TI AUTOR: SILAS SOUZA MAGALHÃES. Tu és meu salvador. Minha rocha eterna. Tu és minha justiça, ó Deus. Tu és Jesus, amado da Minh alma.

PERTO DE TI AUTOR: SILAS SOUZA MAGALHÃES. Tu és meu salvador. Minha rocha eterna. Tu és minha justiça, ó Deus. Tu és Jesus, amado da Minh alma. PERTO DE TI Tu és meu salvador. Minha rocha eterna. Tu és minha justiça, ó Deus. Tu és Jesus, amado da Minh alma. Jesus! Perto de ti, sou mais e mais. Obedeço a tua voz. Pois eu sei que tu és Senhor, o

Leia mais

A medicina aprova a hipnose Hospitais do Brasil e do Exterior usam o método no tratamento de sintomas de doenças como câncer, asma ou insônia

A medicina aprova a hipnose Hospitais do Brasil e do Exterior usam o método no tratamento de sintomas de doenças como câncer, asma ou insônia Page 1 of 7 Capa Medicina & bem-estar A medicina aprova a hipnose Hospitais do Brasil e do Exterior usam o método no tratamento de sintomas de doenças como câncer, asma ou insônia Por CILENE PEREIRA E

Leia mais

ATÓRIO OBSERV. mcf*(penso) julho/agosto 2013

ATÓRIO OBSERV. mcf*(penso) julho/agosto 2013 OBSERV ATÓRIO Outro dia, por mais uma vez, decidi que freqüentaria a uma academia. Como acabei de me mudar de casa, busquei no Google maps do meu celular por Academia e de imediato diversos pontinhos vermelhos

Leia mais

Criar excelentes experiências de uso com o design centrado no usuário

Criar excelentes experiências de uso com o design centrado no usuário Criar excelentes experiências de uso com o design centrado no usuário O design centrado no usuário cria uma excelente experiência de uso pois ele se concentra em quem é o usuário final do aplicativo, como

Leia mais

Fim. Começo. Para nós, o tempo começou a ter um novo sentido.

Fim. Começo. Para nós, o tempo começou a ter um novo sentido. Fim. Começo. Para nós, o tempo começou a ter um novo sentido. Assim que ela entrou, eu era qual um menino, tão alegre. bilhete, eu não estaria aqui. Demorei a vida toda para encontrá-lo. Se não fosse o

Leia mais

Índice. Apresentação...: 3. Esse é o Momento...: 5. 1 Passo - Start: ligando o cérebro: [MOTIVAÇÃO]...: 6. 2 Passo - Pense MAGRO. [VISUALIZAÇÃO]...

Índice. Apresentação...: 3. Esse é o Momento...: 5. 1 Passo - Start: ligando o cérebro: [MOTIVAÇÃO]...: 6. 2 Passo - Pense MAGRO. [VISUALIZAÇÃO]... Índice Apresentação...: 3 Esse é o Momento...: 5 1 Passo - Start: ligando o cérebro: [MOTIVAÇÃO]...: 6 2 Passo - Pense MAGRO. [VISUALIZAÇÃO]...: 7 3ºPasso - Trabalhe os seus diálogos internos: [OTIMISMO]...:

Leia mais

Hábito 1: Sê Proactivo Tu não és um cão de Pavlov. Hábito 2: Começa com o fim em mente Plantas e Funerais. Hábito 3: Primeiro o mais importante

Hábito 1: Sê Proactivo Tu não és um cão de Pavlov. Hábito 2: Começa com o fim em mente Plantas e Funerais. Hábito 3: Primeiro o mais importante Hábito 1: Sê Proactivo Tu não és um cão de Pavlov. Hábito 2: Começa com o fim em mente Plantas e Funerais. Hábito 3: Primeiro o mais importante Quadrante II, Diga não, defina prioridades, regras e objectivos.

Leia mais

A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO. Romanos 15:13

A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO. Romanos 15:13 A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO Romanos 15:13 - Ora o Deus de esperança vos encha de toda a alegria e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo. Só Deus pode nos dar uma

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS DE FADAS PARA A CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS DE FADAS PARA A CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS DE FADAS PARA A CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Fernanda Maria Sousa Martins; Valdiêgo José Monteiro Tavares; Larissa Mabrine Dias da Silva; Professor

Leia mais

Grupo Tholl. Edição especial integrante da Dissertação do Mestrado em Memória Social e Bens Culturais Nov/2014 APOIO:

Grupo Tholl. Edição especial integrante da Dissertação do Mestrado em Memória Social e Bens Culturais Nov/2014 APOIO: Grupo Tholl Edição especial integrante da Dissertação do Mestrado em Memória Social e Bens Culturais Nov/2014 APOIO: Quem sou eu? Eu inspiro as pessoas e as empresas a realizarem mudanças, de maneira que

Leia mais

MEU TIO MATOU UM CARA

MEU TIO MATOU UM CARA MEU TIO MATOU UM CARA M eu tio matou um cara. Pelo menos foi isso que ele disse. Eu estava assistindo televisão, um programa idiota em que umas garotas muito gostosas ficavam dançando. O interfone tocou.

Leia mais

Assim nasce uma empresa.

Assim nasce uma empresa. Assim nasce uma empresa. Uma história para você que tem, ou pensa em, um dia, ter seu próprio negócio. 1 "Non nobis, Domine, non nobis, sed nomini Tuo da gloriam" (Sl 115,1) 2 Sem o ar Torna-te aquilo

Leia mais

João 15,14-17 Isto vos mando:amai-vos uns aos outros. 5 anos ou mais.

João 15,14-17 Isto vos mando:amai-vos uns aos outros. 5 anos ou mais. VAMOS BRINCAR? BRINCADEIRA 1 - JESUS MANDOU TEXTO BÍBLICO João 15,14-17 Isto vos mando:amai-vos uns aos outros 1João 5,2 Nisto reconhecemos que amamos os filhos de Deus, se amamos a Deus cumprimos os seus

Leia mais

Relaxar a musculatura dos braços. Entrelace os dedos de ambas as mãos com suas palmas para cima e levante os braços por 10 segundos.

Relaxar a musculatura dos braços. Entrelace os dedos de ambas as mãos com suas palmas para cima e levante os braços por 10 segundos. por Christian Haensell A flexibilidade do corpo e das juntas é controlada por vários fatores: estrutura óssea, massa muscular, tendões, ligamentos, e patologias (deformações, artroses, artrites, acidentes,

Leia mais

08/11/2012. Palestrante: Jéssica Pereira Costa Mais frequente na população universitária

08/11/2012. Palestrante: Jéssica Pereira Costa Mais frequente na população universitária A arte da apresentação oral de trabalhos científicos Como se comportar durante a apresentação de um pôster em um evento científico? Fobia Social ou Timidez??? (Medo excessivo contato ou exposição social)

Leia mais

PNL Tecnologia, Metodologia e Atitude

PNL Tecnologia, Metodologia e Atitude 1 Dossiê Gilberto C. Cury Presidente da SBPNL - Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística Responsável por trazer a PNL ao Brasil, em 1981 gilberto@pnl.com.br PNL Tecnologia, Metodologia e Atitude

Leia mais

Medicao 01 Sobre cachorros, chaves e fechaduras

Medicao 01 Sobre cachorros, chaves e fechaduras PALESTRA MOTIVACIONAL I Prof. Felipe Lima Data: 28.02.2010 MATERIAL DE APOIO PROFESSOR Medicao 01 Sobre cachorros, chaves e fechaduras Você tem uma fechadura à sua frente, e um molho de chaves. Em geral,

Leia mais

FEED FORWARD #31 SETEMBRO 2014. Coaching, a arte secreta de convidar a Felicidade

FEED FORWARD #31 SETEMBRO 2014. Coaching, a arte secreta de convidar a Felicidade WWW.MINDCOACH.PT FEED FORWARD Coaching, a arte secreta de convidar a Felicidade #31 SETEMBRO 2014 Alexandra Lemos Executive Coach International Coach Trainer da ICC para Portugal MAFALDA FERREIRA TERAPEUTA

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2010. Educação Infantil I Segmento I

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso 2010. Educação Infantil I Segmento I Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2010 Educação Infantil I Segmento I Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Ano: Infantil I Segmento: I COMPETÊNCIAS HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS - ALUNOS EIXOS TEMÁTICOS/CONTEÚDOS

Leia mais

Paciência, digo paciência! Fico bem, escolho a calma e vou além. Gentileza. Com bom humor Aceito as coisas que não posso controlar

Paciência, digo paciência! Fico bem, escolho a calma e vou além. Gentileza. Com bom humor Aceito as coisas que não posso controlar Gentileza Vou ceder meu lugar para você sentar Você primeiro, o que eu quero é te animar Gentileza, Gentileza Na correria do dia a dia parar alguém e perguntar: - Está tudo bem?, - Como vai você? Naquele

Leia mais

Chantilly, 17 de outubro de 2020.

Chantilly, 17 de outubro de 2020. Chantilly, 17 de outubro de 2020. Capítulo 1. Há algo de errado acontecendo nos arredores dessa pequena cidade francesa. Avilly foi completamente afetada. É estranho descrever a situação, pois não encontro

Leia mais

Regulação nervosa e hormonal Sistema nervoso Sistema hormonal Natureza das mensagens nervosas e hormonais Desequilíbrios e doenças

Regulação nervosa e hormonal Sistema nervoso Sistema hormonal Natureza das mensagens nervosas e hormonais Desequilíbrios e doenças Funcionamento e coordenação nervosa Regulação nervosa e hormonal Sistema nervoso Sistema hormonal Natureza das mensagens nervosas e hormonais Desequilíbrios e doenças No Sistema Nervoso as mensagens são

Leia mais

A função psíquica do tocar A subjetividade do tocar A psicologia do tocar. Romero Magalhães

A função psíquica do tocar A subjetividade do tocar A psicologia do tocar. Romero Magalhães A função psíquica do tocar A subjetividade do tocar A psicologia do tocar Romero Magalhães 1 2 O toque de Ramona 3 Fui ao consultório do Dr. Belt para um check-up apenas algumas semanas de minha cirurgia.

Leia mais

Portadores. Luz. Por Neale Donald Walsch. Autor de Conversando com Deus

Portadores. Luz. Por Neale Donald Walsch. Autor de Conversando com Deus Portadores da Luz Por Neale Donald Walsch Autor de Conversando com Deus Em memória de Francis H. Treon um Futzu (Mestre) em Gohn Dagow (uma clássica, chinesa, suave, monacal forma de autodesenvolvimento)

Leia mais

Quanto vale tudo isso?

Quanto vale tudo isso? O lado H do Sucesso dines schaffer Você é: Você tem: Quanto vale tudo isso? E se você não tiver... Você aprendeu na escola (?) Preocupação do diretor do INATEL O que é complicado? Quem já teve um dia

Leia mais

DA INTERPRETAÇÃO À CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS NA PSICANÁLISE INFANTIL

DA INTERPRETAÇÃO À CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS NA PSICANÁLISE INFANTIL DA INTERPRETAÇÃO À CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS NA PSICANÁLISE INFANTIL Guiomar Papa de Morais 1 Breve histórico da técnica de Psicanálise Infantil: Freud desenvolveu um importante corpo teórico a partir

Leia mais

IHE (Inventário de Habilidades de Escuta)

IHE (Inventário de Habilidades de Escuta) IHE (Inventário de Habilidades de Escuta) Relatório para: Suzanne Example Data concluida: 14 de junho de 2012 11:18:19 2012 PsychTests AIM Inc. Índice analítico Índice analítico 1/10 Índice analítico Índice

Leia mais

PARABÉNS! Parabéns por dar o primeiro passo para começar a sua jornada de fitness e conquistar o corpo que tanto deseja.

PARABÉNS! Parabéns por dar o primeiro passo para começar a sua jornada de fitness e conquistar o corpo que tanto deseja. INTERVAL TRAINING PARABÉNS! Parabéns por dar o primeiro passo para começar a sua jornada de fitness e conquistar o corpo que tanto deseja. Com este material você vai conhecer o caminho mais rápido para

Leia mais

Iniciação à PNL. www.cursosbrasil.com.br. Produção. Parte 1. Jimmy L. Mello. www.brasilpnl.com.br. www.brasilpnl.com.br

Iniciação à PNL. www.cursosbrasil.com.br. Produção. Parte 1. Jimmy L. Mello. www.brasilpnl.com.br. www.brasilpnl.com.br Serie: Cursos Profissionalizantes Brasil PNL Formação em "Programação neurolingüística" (PNL) Curso Gratuito Produção www.cursosbrasil.com.br Iniciação à PNL Parte 1 Jimmy L. Mello Distribuição gratuita

Leia mais

VENCENDO A SOLIDÃO. Vencendo a Solidão 1 Rs 19

VENCENDO A SOLIDÃO. Vencendo a Solidão 1 Rs 19 VENCENDO A SOLIDÃO Vivemos num planeta com 7 bilhões de pessoas e ainda assim podemos sentir profunda e esmagadora solidão. Viver no meio de uma multidão indiferente é a forma mais cruel de conviver com

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça Superior Tribunal de Justiça Motivando a equipe em situações adversas Professor: Juca Palácios. Comunicação Positiva; Conversas difíceis; Conflitos; Comunicação positiva: As pessoas não precisam ser lideradas

Leia mais

Storytelling no Ensino de Língua Inglesa: A integração Fé-ensino

Storytelling no Ensino de Língua Inglesa: A integração Fé-ensino Storytelling no Ensino de Língua Inglesa: A integração Fé-ensino Fernanda de Ávila Pereira Graduada em Letras fernanda.lilic@yahoo.com.br Resumo: O ensino de Língua Estrangeira para pré escola exige preparo

Leia mais

..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..

..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-..-.. RESUMO A auto-estima, segundo a Programação Neurolinguística é uma impressão objetiva e favorável que temos de nós mesmos. Alguns autores afirmam que ela é a base para paz de espírito e satisfação pessoal,

Leia mais