Novembro Classificação de Imóvel de Interesse Municipal Estação dos Caminhos-de-ferro de Fronteira. Município de Fronteira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Novembro Classificação de Imóvel de Interesse Municipal Estação dos Caminhos-de-ferro de Fronteira. Município de Fronteira"

Transcrição

1 Novembro 2013 Classificação de Imóvel de Interesse Municipal Município de Fronteira

2 Memória Descritiva e Justificativa 1. Abertura do Procedimento: 1.1. A Câmara Municipal de Fronteira pretende iniciar os procedimentos de classificação do bem imóvel, designado de Estação dos Caminhos-de-ferro de Fronteira, como de Interesse Municipal e considerando o previsto na lei no âmbito das respetivas competências (Competência prevista na alínea m) do nº2 do artigo 64º da Lei nº169/99, de 18 de setembro e revista na redação da Lei nº5 -A/2002, de 11 de Janeiro). Salienta-se que a Classificação de Imóvel de Interesse Municipal está contemplada no artigo 57º e seguintes do Decreto Lei nº309/2009, de 23 de Outubro. E ainda no artigo 15º da Lei nº107/2001, de 8 de Setembro, que ação, no todo ou em parte, representam um valor cultural de significado predominant e para um determinado município.

3 2. Caraterização Geral: 2.1. O complexo da estação foi construído em 1933, junto à localidade, com um acesso rodoviário à estrada municipal para a vila de Fronteira, era composto, originalmente, um edifício de passageiros, habitações para os funcionários, e várias instalações de serviço, como um reservatório de água, ou um cinzeiro para a limpeza das locomotivas. Contava com 5 vias, incluindo uma de manobras e outra de mercadorias.

4 2.2. Edifício da estação: O edifício era constituído por dois corpos interligados, um em imitação do estilo de casa portuguesa dos Séculos XVII e XVIII, que servia de estação, e outro com dois pisos que servia de habitação ao pessoal graduado; ambos foram decorados com painéis de azulejos nas paredes exteriores da rua e da gare (Autoria de Leopoldo Battistini), representando cenas agrícolas do Alentejo.

5 No interior da estação, encontrava-se um vestíbulo e uma sala de espera, ambas com paredes caiadas e adornadas com lambris de azulejos em emulação dos Séculos XVII e XVIII, em conformidade com a arquitectura do edifício; vindo do lado da rua, a bilheteira estava do lado esquerdo do vestíbulo, junto ao balcão para despachar as bagagens, com um acesso rápido à gare por uma porta própria. À direita do vestíbulo, encontrava-se a sala de espera, com um teto em madeira em imitação de castanho, completando a simulação das salas portuguesas daquelas épocas. Ainda dentro do edifício da estação, encontrava -se um espaço para guardar bagagens, um gabinete para o chefe da estação e outro para as comunicações telefónicas, e a bilheteira com um guichet para o vestíbulo.

6 O gabinete do chefe de estação tinha uma porta direta para o corpo onde se encontravam as habitações, para mais depressa se apresentar em caso d e necessidade; este edifício era composto por 4 compartimentos, uma cozinha e uma retrete, com um quarto no rés-do-chão para o chefe de estação e outro para albergar funcionários graduados dos caminhos de ferro que prestassem serviço eventual na estação. O piso superior era destinado aos dois fatores da estação e às suas famílias. Anexas a este edifício, estavam as instalações sanitárias para os passageiros, sendo fornecidas por água a pressão pelo reservatório para as locomotivas, construído em cimento armado. A gare em frente do edifício da estação estava coberta por um alpendre, suportado por colunas em granito.

7 2.3. Instalações de mercadorias e acessórias: Ligado à gare de passageiros, foi construído um cais descoberto para mercadorias com um armazém, tendo sido planeado de forma a permitir o acesso de vagões por um lado, e de veículos automóveis pelo outro; o pátio de mercadorias foi construído de forma a facilitar as manobras dos camiões para se alinharem ao cais. Devido à previsão de um grande movimento de gados pela estação, foram instalados um curral e uma curraleta, para facilitarem as operações de embarque e desembarque dos animais. A estação contava, igualmente, com um conjunto de 6 moradias para outros trabalhadores, paralelas à estrada de acesso; estes edifícios foram construídos no estilo típico alentejano, com paredes brancas, janelas pintadas de azul e beirados tradicionais. Junto às casas, foram reservados talhões de terreno, para os funcionários fazerem as suas plantações.

8 3. A importância da classificação: 3.1. Além dos motivos evidenciados, salienta-se que a Estação dos Caminhos-de-ferro de Fronteira representa uma referência cultural, social e patrimonial para Fronteira. O atual estado em que o edifício e a envolvente se encontram, consequência do vandalismo e degradação ocorrida desde o seu encerramento, constituem, sem dúvida, para o reforço da intenção de classificação em Imóvel de Interesse Municipal pretendida pela Câmara Municipal. Neste sentido, deve ser realçada a determinação da autarquia preocupada em devolver a dignidade merecida à. Recentemente a Câmara Municipal, preocupada com o desenvolvimento deste local e consciente que a reabilitação é uma matéria fundamental, bem como, necessária nos dias de hoje, desenvolveu um projeto turístico sustentável com o objetivo da reabilitação física do espaço e dinamismo económico local e regional. Embora os requisitos para classificação estejam focalizados, conforme a cultural de presente documento, a situação não pode ser descartada da favorável projeção económica e turística do atual projeto. Neste âmbito, o reconhecimento da expetante classificação certamente que poderá contribuir para inverter a realidade atual. A classificação da como Imóvel de Interesse Municipal revela-se necessária e importante para a sustentabilidade futura do espaço e dignidade do património do concelho de Fronteira.

9 4. Registo histórico: 4.1. In Subsídios para uma monografia de Fronteira. ( Fernando Correia Pina, Pág.170) Dos imóveis construídos durante o século passado destacam-se o Palácio da Justiça, obra do ministério da tutela, executada com mão de obra prisional e inaugurado em Abril de 1967 em cuja sala de audiência se encontra aquela que Mestre Martins Barata considerava a sua obra-prima, a pintura mural intitulada Atoleiros e o edifício da Estação dos Caminhos de Ferro, cujos trabalhos de construção tiveram inicia em 22 de Abril de 1929, com a presença das autoridades locais que se fizeram acompanhar ao local pelas duas filarmónicas de Fronteira. Merecem especial relevo, pela sua alta qualidade, os painéis de azulejos aí existentes, da autoria de Leopoldo Battistini, fabricados em Constância. De temática agrícola e pastoril, onde predominam o azul, sépia e amarelo, os painéis são envolvidos por uma cercadura rococó de folhagens e bagas, pela parte de baixo e, pela superior, por folhas e flores. A porta de acesso ao edifício está ladeada pelas figuras de uma ceifeira e de um tocador de acordeão, na tradição das figuras de convite do séc. XVIII.

10 4.2. In Gazeta dos Caminhos de Ferro. (Nº 1083, de 1 de Fevereiro de 1933)

11

12

13 5. Registos Fotográficos Exterior:

14 6. Registos Fotográficos Interior:

15 7. Conclusão: 7.1. Proposta de abertura do procedimento de classificação do bem imóvel, designado de, como de Interesse Municipal, no âmbito das respetivas competências (alínea m) do nº2 do artigo 64º da Lei nº169/99, de 18 de setembro e revista na redação da Lei nº5-a/2002, de 11 de Janeiro), contemplada no artigo 57º e seguintes do Decreto Lei nº309/2009, de 23 de Outubro e ainda no âmbito dos artigos 15º, 25º e nº 1 do artigo 94º da Lei nº107/2001, de 8 de Setembro; 7.2. Subsequente à aprovação do procedimento deve ser consultada a Direção Regional da Cultura do Alentejo, cujo parecer apesar de não vinculativo, determina a audição do IGESPAR, no âmbito do despacho nº 48/2002 PRES, de 26 de Agosto e no cumprimento do artigo 61º, do Decreto Lei nº309/2009, de 23 de Outubro; 7.3. Não existe obrigatoriedade de constituição de ZEP ao edifício (Zona Especial de Proteção), cuja classificação é de Interesse municipal; 7.4. Esta abertura de procedimento, sob proposta da Câmara municipal e posterior deliberação da Assembleia municipal, não dispensa a respetiva publicitação do ato de classificação, nos termos do artigo 28º do Decreto Lei nº309/2009, de 23 de Outubro, dando seguimento a forma normalmente usada para dar conhecimento público às deliberações dos órgãos municipais. Fronteira, 26 de Novembro de 2013 João Calvino, Arqt. Divisão Técnica do Município de Fronteira

16

7 Imóveis Habitação. Moradia Sesimbra (UL ) Estrada Nacional KM 3,5, SESIMBRA

7 Imóveis Habitação. Moradia Sesimbra (UL ) Estrada Nacional KM 3,5, SESIMBRA Moradia unifamiliar, isolada com dois pisos (rés do chão e 1º andar), destinados a habitação e com a tipologia T4, sita em Sesimbra (Setúbal), implantada em lote de terreno de 380 m2. Localiza-se em zona

Leia mais

BROCHURA DE VENDA SANTO ALEIXO DA RESTAURAÇÃO

BROCHURA DE VENDA SANTO ALEIXO DA RESTAURAÇÃO Gestão de Imóveis CTT Av. D. João II, Nº13, 4º Andar Parque das Nações 1999-001 Lisboa +351 210471516 BROCHURA DE VENDA SANTO ALEIXO DA RESTAURAÇÃO Rua Lopo Sancas, nº 14 ANEXO I - MEMÓRIA DESCRITIVA 1.

Leia mais

MEMÓRIA DESCRITIVA E JUSTIFICATIVA

MEMÓRIA DESCRITIVA E JUSTIFICATIVA MEMÓRIA DESCRITIVA E JUSTIFICATIVA Obra: Construção de um edifício destinado a casa mortuária Local: Rua da Tulha Alvite 1. Considerações Gerais 1.1 Introdução Refere-se a presente memória descritiva e

Leia mais

Bairros Ferroviários

Bairros Ferroviários O Caminho de Ferro, com a construção de quilómetros e quilómetros de vias, foi o grande empregador da segunda metade do século XIX, dando origem a uma nova classe profissional, o ferroviário. A concentração

Leia mais

Dossier Promocional. Moradia em Valongo, Porto

Dossier Promocional. Moradia em Valongo, Porto Dossier Promocional Moradia em Valongo, Porto 1 1. Contexto e a Oportunidade 2. Localização do Imóvel 3. Características Gerais do Imóvel 4. Descrição Detalhada 5. Condições de Comercialização 6. Contactos

Leia mais

FICHA DE INVENTÁRIO. 3.OBSERVAÇÕES Transformações/destruições previstas Fios eléctricos visíveis na fachada.

FICHA DE INVENTÁRIO. 3.OBSERVAÇÕES Transformações/destruições previstas Fios eléctricos visíveis na fachada. FICHA DE INVENTÁRIO 1.IDENTIFICAÇÃO Designação- Imóvel Local/Endereço- Travessa da Trindade, nº1 a 3 Freguesia- Sé Nova Concelho- Coimbra Distrito- Coimbra 2.CARACTERIZAÇÃO Função Origem Habitação Função

Leia mais

Identificação do Monumento: Casa do Corpo Santo

Identificação do Monumento: Casa do Corpo Santo Identificação do Monumento: Casa do Corpo Santo Outra designação: Casa do Corpo Santo (Museu do Barroco) Localização: Terreiro de Santa Maria, Setúbal, Portugal Data: 1714 (palácio primitivo do século

Leia mais

TIPOLOGIAS DE ALOJAMENTO ENQUADRÁVEIS NO COMPETIR+

TIPOLOGIAS DE ALOJAMENTO ENQUADRÁVEIS NO COMPETIR+ TIPOLOGIAS DE ALOJAMENTO ENQUADRÁVEIS NO COMPETIR+ 1 EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS São considerados Empreendimentos Turísticos os estabelecimentos que se destinam a prestar serviços de alojamento turístico,

Leia mais

USP/SRF/GIM Gestão de Imóveis

USP/SRF/GIM Gestão de Imóveis Av. D. João II, lote 1.12.03 8º Parque das Nações 1999-001 Lisboa +351 210471516 SANTO ALEIXO DA RESTAURAÇÃO Rua Lopo Sancas, nº 14 Santo Aleixo da Restauração, Rua Lopo Sancas nº 14 1 / 5 1. OBJECTIVO

Leia mais

FICHA DE INVENTÁRIO. 1.IDENTIFICAÇÃO Designação- Imóvel Local/Endereço- Beco da Amoreira, nº2 Freguesia- Almedina Concelho- Coimbra Distrito- Coimbra

FICHA DE INVENTÁRIO. 1.IDENTIFICAÇÃO Designação- Imóvel Local/Endereço- Beco da Amoreira, nº2 Freguesia- Almedina Concelho- Coimbra Distrito- Coimbra .IDENTIFICAÇÃO Local/Endereço- Beco da Amoreira, nº2 Concelho- Distrito- FICHA DE INVENTÁRIO Descrição Geral e Pormenores Importantes Trata-se de um prédio urbano, com 4 pisos, em bom estado de conservação.

Leia mais

CONTROLO ORÇAMENTAL DE DESPESA

CONTROLO ORÇAMENTAL DE DESPESA FREGUESIA DE SANTA BÁRBARA MUNICÍPIO DE ANGRA DO HEROÍSMO CONTROLO ORÇAMENTAL DE DESPESA ANO FINANCEIRO DE 2014 Controlo da Despesa Pág.: 1 de 7 das 01 0103 Autarquia 109.353,30 101.466,89 0,00 101.466,89

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL SOBRE PROPAGANDA POLÍTICA E ELEITORAL

REGULAMENTO MUNICIPAL SOBRE PROPAGANDA POLÍTICA E ELEITORAL REGULAMENTO MUNICIPAL SOBRE PROPAGANDA POLÍTICA E ELEITORAL NOTA JUSTIFICATIVA O art.º 37.º da Constituição da República Portuguesa preceitua sobre a liberdade de expressão, garantindo a todos o direito

Leia mais

Projeto de lei n.º 416/XIII

Projeto de lei n.º 416/XIII Projeto de lei n.º 416/XIII Estabelece mecanismos de proteção do património azulejar, procedendo à 13.ª alteração ao Regime Jurídico de Urbanização e Edificação São inúmeros os cidadãos e entidades, públicas

Leia mais

Dossier Promocional. Quinta da Arrezima Chamusca

Dossier Promocional. Quinta da Arrezima Chamusca Dossier Promocional Quinta da Arrezima Chamusca 1 1. Contexto e a Oportunidade 2. Localização do Imóvel 3. Características Gerais do Imóvel 4. Descrição Detalhada 5. Condições de Comercialização 6. Contactos

Leia mais

EXPROPRIAÇÕES. Instrução dos pedidos de declaração de utilidade pública. Orientações técnicas

EXPROPRIAÇÕES. Instrução dos pedidos de declaração de utilidade pública. Orientações técnicas EXPROPRIAÇÕES Instrução dos pedidos de declaração de utilidade pública Orientações técnicas 2016 1 Introdução A declaração de utilidade pública da expropriação dos bens imóveis e direitos a eles inerentes

Leia mais

4 Terrenos. Prédios 4 e 5 Guimarães / (UL /453) R da Caldeiroa, Urgezes, 4810 Guimarães

4 Terrenos. Prédios 4 e 5 Guimarães / (UL /453) R da Caldeiroa, Urgezes, 4810 Guimarães Inclui dois prédios (Prédios 4 e 5), com acesso pela Rua da Caldeiroa, localizados em Zona de Construção Central, próximo do centro histórico da cidade, do Centro Cultural Vila Flôr e da Estação dos caminhos

Leia mais

USP/SRF/GIM Gestão de Imóveis. Av. D. João II, lote º Parque das Nações Lisboa

USP/SRF/GIM Gestão de Imóveis. Av. D. João II, lote º Parque das Nações Lisboa Av. D. João II, lote 1.12.03 8º Parque das Nações 1999-001 Lisboa +351 210471516 ESPAÇO COMERCIAL MONTE BURGOS (MATOSINHOS) RUA ANTÓNIO RAMALHO Espaço Comercial, Rua António Ramalho - Monte Burgos (Matosinhos)

Leia mais

ORÇAMENTO RECEITA E DESPESA

ORÇAMENTO RECEITA E DESPESA FREGUESIA DE SANTA BÁRBARA MUNICÍPIO DE ANGRA DO HEROÍSMO ORÇAMENTO RECEITA E DESPESA PARA O ANO FINANCEIRO DE 2015 POCAL Datas das Deliberações Junta de Freguesia Assembleia de Freguesia 09-12-2014 17-12-2014

Leia mais

Venda ao Público e de Prestação de Serviços do Concelho de Mafra, que seguidamente se transcreve. Artigo 1.º. Objecto

Venda ao Público e de Prestação de Serviços do Concelho de Mafra, que seguidamente se transcreve. Artigo 1.º. Objecto PROJECTO DE ALTERAÇÃO DO REGULAMENTO DOS PERÍODOS DE ABERTURA E FUNCIONAMENTO DOS ESTABELECIMENTOS DE VENDA AO PÚBLICO E DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DO CONCELHO DE MAFRA NOTA JUSTIFICATIVA Considerando, face

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO DO EMPREENDIMENTO

MEMORIAL DESCRITIVO DO EMPREENDIMENTO MEMORIAL DESCRITIVO DO EMPREENDIMENTO Construtora Atlanta Ubatuba Ltda. Empreendimento: Edifício Ravello Localização: Rua Raimundo Correa, nº 247 Itaguá Ubatuba - SP ENGENHEIRO TÉCNICO: FLÁVIO HELENA JÚNIOR

Leia mais

Despacho: Exm.º Sr. Presidente da Câmara Municipal de Sintra

Despacho: Exm.º Sr. Presidente da Câmara Municipal de Sintra IMP.PS.01.431.02 IMP.PS.01.431.03 COMUNICAÇÃO DE ABERTURA AO PÚBLICO DE EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS EM CASO DE AUSÊNCIA DE AUTORIZAÇÃO PARA FINS TURÍSTICOS (ao abrigo do artigo 31º do Decreto-lei nº 39/2008,

Leia mais

RESIDENCIAL NOVO CAMPECHE

RESIDENCIAL NOVO CAMPECHE RESIDENCIAL NOVO CAMPECHE MEMÓRIA DESCRITIVA RESIDÊNCIA NOVO CAMPECHE 3 Residência unifamiliar, com 158,88 m2 de área construída, 2 pisos, arquitetura contemporânea de alto padrão, implantada em terreno

Leia mais

ÁREAS DE REABILITAÇÃO URBANA EM VIGOR NO MUNICÍPIO DE BEJA. 4. ARU da Rua da Lavoura, na cidade de Beja (objeto de duas alterações)

ÁREAS DE REABILITAÇÃO URBANA EM VIGOR NO MUNICÍPIO DE BEJA. 4. ARU da Rua da Lavoura, na cidade de Beja (objeto de duas alterações) ÁREAS DE REABILITAÇÃO URBANA EM VIGOR NO MUNICÍPIO DE BEJA 1. ARU do Centro Histórico de Beja 2. ARU do Bairro Social de Beja 3. ARU do Centro Histórico de Beja II 4. ARU da Rua da Lavoura, na cidade de

Leia mais

ANEXO I QUADRO DOS BENEFÍCIOS FISCAIS NA ÁREA DA REABILITAÇÃO URBANA DO CONCELHO DO CRATO ÁREA DE REABILITAÇÃO URBANA DO CENTRO HISTÓRICO DO CRATO

ANEXO I QUADRO DOS BENEFÍCIOS FISCAIS NA ÁREA DA REABILITAÇÃO URBANA DO CONCELHO DO CRATO ÁREA DE REABILITAÇÃO URBANA DO CENTRO HISTÓRICO DO CRATO ANEXO I QUADRO DOS BENEFÍCIOS FISCAIS NA ÁREA DA REABILITAÇÃO URBANA DO CONCELHO DO CRATO ÁREA DE REABILITAÇÃO URBANA DO CENTRO HISTÓRICO DO CRATO To os inseri na área de urbana do centro histórico do

Leia mais

Termo de Responsabilidade do Projecto de Arquitectura

Termo de Responsabilidade do Projecto de Arquitectura Termo de Responsabilidade do Projecto de Arquitectura Termo de Responsabilidade da Autora do Projecto de Arquitectura Susana Maria Pinto Martins, funcionária da câmara municipal de Vinhais, com sede na

Leia mais

Regulamento de Incentivos à Conservação de Fachadas de Imóveis na Zona Histórica de Soure. Município de Soure

Regulamento de Incentivos à Conservação de Fachadas de Imóveis na Zona Histórica de Soure. Município de Soure Regulamento de Incentivos à Conservação de Fachadas de Imóveis na Zona Histórica de Soure Município de Soure 2015 Regulamento de Incentivos à Conservação de Fachadas de Imóveis na Zona Histórica H de Soure

Leia mais

DESPACHO PC 8/ MANDATO 2013/2017 NO VEREADOR VITOR MANUEL INÁCIO COSTA

DESPACHO PC 8/ MANDATO 2013/2017 NO VEREADOR VITOR MANUEL INÁCIO COSTA DESPACHO PC 8/2013 - MANDATO 2013/2017 DELEGAÇÃO DE COMPETÊNCIAS I - De acordo com o disposto no art.º 36º, n.º 2, da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, resolvo delegar nos Vereadores adiante indicados

Leia mais

ORÇAMENTO RECEITA E DESPESA

ORÇAMENTO RECEITA E DESPESA FREGUESIA DE SANTA BÁRBARA MUNICÍPIO DE ANGRA DO HEROÍSMO ORÇAMENTO RECEITA E DESPESA PARA O ANO FINANCEIRO DE 2014 POCAL Datas das Deliberações Junta de Freguesia Assembleia de Freguesia 20-11-2013 09-12-2013

Leia mais

IV CONGRESSO RODOVIÁRIO PORTUGUÊS

IV CONGRESSO RODOVIÁRIO PORTUGUÊS IV CONGRESSO RODOVIÁRIO PORTUGUÊS SINALIZAÇÃO TURÍSTICA DO ALENTEJO João Andrade Santos Estoril, 5 de Abril de 2006 1. Em 1993, um Despacho Normativo do Secretário de Estado do Turismo estabelece apoios

Leia mais

FICHA DE INVENTÁRIO. 3.OBSERVAÇÕES Transformações/destruições previstas Fios eléctricos visíveis na fachada; estendal de roupa dissonante.

FICHA DE INVENTÁRIO. 3.OBSERVAÇÕES Transformações/destruições previstas Fios eléctricos visíveis na fachada; estendal de roupa dissonante. .IDENTIFICAÇÃO Local/Endereço- Rua de Quebra Costas, nº4 a 8 Função Origem Habitação. Função Actual NH (comércio/artesanato); Habitação. Descrição Geral e Pormenores Importantes Trata-se de um prédio urbano,

Leia mais

PROJETO DE ARQUITECTURA

PROJETO DE ARQUITECTURA PROJETO DE ARQUITECTURA REQUERENTE: C.A.S BARROCAS Sociedade Agrícola, S.A. LOCAL DA OBRA: Herdade da Figueirinha, freguesia de Chancelaria, concelho de Alter do Chão TIPO DE OBRA: Construção de Pavilhão

Leia mais

Moderna Moradia V5 com possibilidade de Projeto de Turismo Rural, próximo de Boliqueime VILLA EM BOLIQUEIME

Moderna Moradia V5 com possibilidade de Projeto de Turismo Rural, próximo de Boliqueime VILLA EM BOLIQUEIME Moderna Moradia V5 com possibilidade de Projeto de Turismo Rural, próximo de Boliqueime VILLA EM BOLIQUEIME ref. VM714 650.000 5 5 442 m2 18.350 m2 Localização + Cidade Freguesia Concelho Região Detalhes

Leia mais

P R É M I O M U N I C I P A L D E A R Q U I T E T U R A D E O D I V E L A S R E G U L A M E N T O

P R É M I O M U N I C I P A L D E A R Q U I T E T U R A D E O D I V E L A S R E G U L A M E N T O P R É M I O M U N I C I P A L D E A R Q U I T E T U R A D E O D I V E L A S R E G U L A M E N T O P R É M I O M U N I C I P A L D E A R Q U I T E T U R A D E O D I V E L A S PREÂMBULO O Prémio Municipal

Leia mais

Regulamento de Organização e Funcionamento do Serviço de Polícia Municipal de Aveiro

Regulamento de Organização e Funcionamento do Serviço de Polícia Municipal de Aveiro Regulamento de Organização e Funcionamento do Serviço de Polícia Municipal de Aveiro Regulamento de Organização e Funcionamento do Serviço de Polícia Municipal de Aveiro Capitulo I Disposições gerais Artigo

Leia mais

NÓS SOBRE /2011. Compra e aprovação do projeto de arquitetura. Compra e aprovação do projeto de arquitetura

NÓS SOBRE /2011. Compra e aprovação do projeto de arquitetura. Compra e aprovação do projeto de arquitetura 6 2010/2011 2013 2014 2015 2016 Compra e aprovação do projeto de arquitetura de um edifício habitacional na Rua São Miguel Compra e execução do Edifício habitacional Porto Renovato da Rua D. João IV, 376

Leia mais

ORÇAMENTO RECEITA E DESPESA

ORÇAMENTO RECEITA E DESPESA FREGUESIA DE SANTA BÁRBARA MUNICÍPIO DE ANGRA DO HEROÍSMO ORÇAMENTO RECEITA E DESPESA PARA O ANO FINANCEIRO DE 2016 POCAL Datas das Deliberações Junta de Freguesia Assembleia de Freguesia 10-12-2015 18-12-2015

Leia mais

Trabalho realizado em STC6. Formadora Ilisete Machado

Trabalho realizado em STC6. Formadora Ilisete Machado Monchique possui o ponto mais alto a sul de Portugal, dai ser uma zona agradável para viver. Viver em Monchique é saudável, respira-se ar puro e podemos gozar da linda paisagem que no rodeia. Pelo facto

Leia mais

Alteração Regulamentar ao PDM de Sintra. Direção Municipal de Ambiente, Planeamento e Gestão do Território

Alteração Regulamentar ao PDM de Sintra. Direção Municipal de Ambiente, Planeamento e Gestão do Território Alteração Regulamentar ao PDM de Sintra Direção Municipal de Ambiente, Planeamento e Gestão do Território 24 março 2015 Enquadramento Participação pública preventiva Procedimentos Projetos de Relevante

Leia mais

Requerimento. sujeitas a licenciamento

Requerimento. sujeitas a licenciamento Requerimento Comunicação Prévia para alterações ao projecto Licenciado ou com Admissão de Comunicação Prévia durante a execução da obra Alterações que se fossem obra nova estariam sujeitas a licenciamento

Leia mais

MUNICIPIO DE ALMADA. Assembleia Municipal EDITAL Nº 32/XI-1º/ (Fixação da Taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis IMI. para vigorar em 2014)

MUNICIPIO DE ALMADA. Assembleia Municipal EDITAL Nº 32/XI-1º/ (Fixação da Taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis IMI. para vigorar em 2014) MUNICIPIO DE ALMADA (Fixação da Taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis IMI para vigorar em 2014) EU, JOSÉ MANUEL MAIA NUNES DE ALMEIDA, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DO CONCELHO DE ALMADA Torno público

Leia mais

Destaque HABITAÇÃO UNIFAMILIAR

Destaque HABITAÇÃO UNIFAMILIAR HABITAÇÃO UNIFAMILIAR Habitação unifamiliar Casa Lopes Localizada no concelho de Oeiras, à entrada da localidade de Tercena-Barcarena, junto a uma linha de água e a escassos metros da Fabrica da Pólvora

Leia mais

CÂMArt MUNICIPAL DE CASTELO BRANCO ATA N 35

CÂMArt MUNICIPAL DE CASTELO BRANCO ATA N 35 CÂMArt MUNICIPAL DE CASTELO BRANCO ATA N 35 REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA -20 DEZEMBRO 2016 1 CÂMARA MUNICIPAL DE CASTELO BRANCO ATA N. 35 Aos vinte dias do mês de dezembro de dois mil e dezasseis, na saia de

Leia mais

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores RELATÓRIO E PARECER SOBRE O PROJECTO DE RESOLUÇÃO CLASSIFICAÇÃO DA OBRA DE JOÃO CORREIA REBELO ANGRA DO HEROÍSMO, 12 DE DEZEMBRO DE 2006 CAPÍTULO I INTRODUÇÃO A Comissão Permanente de Assuntos Sociais

Leia mais

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DAS LAJES DO PICO

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DAS LAJES DO PICO Parte da ata em minuta da Sessão Ordinária da Assembleia Municipal das Lajes do Pico, realizada aos trinta dias do mês de setembro do ano de dois mil e catorze, no Auditório Municipal das Lajes do Pico.

Leia mais

Dossier Promocional. Moradia em Pedroso Vila Nova de Gaia - Porto

Dossier Promocional. Moradia em Pedroso Vila Nova de Gaia - Porto Dossier Promocional Moradia em Pedroso Vila Nova de Gaia - Porto 1 1. Contexto e a Oportunidade 2. Localização do Imóvel 3. Características Gerais do Imóvel 4. Descrição Detalhada 5. Condições de Comercialização

Leia mais

Licenciamento de Instalações Desportivas

Licenciamento de Instalações Desportivas Licenciamento de Instalações Desportivas 1. FINALIDADE O licenciamento dos projetos de Instalações Desportivas Especializadas e Especiais para o Espetáculo Desportivo (artigos 8.º e 9.º do Decreto-Lei

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, DO MAR, DO AMBIENTE E DO ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DO EMPREGO

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, DO MAR, DO AMBIENTE E DO ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DO EMPREGO 12629 Despacho (extrato) n.º 5181/2013 Em conformidade com o estipulado na alínea b) do n.º 1 do artigo 37.º da Lei n.º 12 -A/2008, de 27 de fevereiro, torna -se público para os devidos efeitos que por

Leia mais

Dossier Promocional. Moradia em Brejos de Azeitão Setúbal

Dossier Promocional. Moradia em Brejos de Azeitão Setúbal Dossier Promocional Moradia em Brejos de Azeitão Setúbal 1 1. Contexto e a Oportunidade 2. Localização do Imóvel 3. Características Gerais do Imóvel 4. Descrição Detalhada 5. Condições de Comercialização

Leia mais

Assunto: 1ª Alteração do Plano de Pormenor da Cidade Desportiva Justificação para não sujeição a avaliação ambiental estratégica

Assunto: 1ª Alteração do Plano de Pormenor da Cidade Desportiva Justificação para não sujeição a avaliação ambiental estratégica PLANO DE PORMENOR DA CIDADE DESPORTIVA ALTERAÇÃO NOVEMBRO DE 2015 Assunto: 1ª Alteração do Plano de Pormenor da Cidade Desportiva Justificação para não sujeição a avaliação ambiental estratégica Data:

Leia mais

REGULAMENTO DOS HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS E DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DO MUNICIPIO DE GONDOMAR

REGULAMENTO DOS HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS E DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DO MUNICIPIO DE GONDOMAR REGULAMENTO DOS HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS E DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DO MUNICIPIO DE GONDOMAR NOTA JUSTIFICATIVA O Decreto-Lei nº 10/2015, de 16 de janeiro, aprovou o regime

Leia mais

1 Imóveis Indústria. Armazém Cascais (UL ) R Alfredo da Silva, nº 2A, lt 2, S, S Domingos de Rana

1 Imóveis Indústria. Armazém Cascais (UL ) R Alfredo da Silva, nº 2A, lt 2, S, S Domingos de Rana Trata-se de um Armazém com boa localização no Parque Industrial da Abóboda, junto da Estrada Nacional E.N. 249-4 no troço entre a Abóboda e Trajouce. O parque Industrial, no qual o armazém se encontra

Leia mais

REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE CONDECORAÇÕES MUNICIPAIS NOTA JUSTIFICATIVA

REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE CONDECORAÇÕES MUNICIPAIS NOTA JUSTIFICATIVA REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE CONDECORAÇÕES MUNICIPAIS Página 1 de 6 REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE CONDECORAÇÕES MUNICIPAIS NOTA JUSTIFICATIVA As Condecorações Municipais têm por finalidade distinguir as

Leia mais

LIMITE DO TERRENO 1/200 1 OUTROS PERIGOS FIM DE OBRAS FIM DE OBRAS. Requerente: RUBRICA. DATA Junho Local: Escala:

LIMITE DO TERRENO 1/200 1 OUTROS PERIGOS FIM DE OBRAS FIM DE OBRAS. Requerente: RUBRICA. DATA Junho Local: Escala: OUTROS PERIGOS ATENÇÃO INÍCIO DE OBRAS FIM DE OBRAS FIM DE OBRAS LIMITE DO TERRENO CIRCULAÇÃO DOS CARROS DE ENTULHO O TÉCNICO Eng.º Casimiro Clara RUBRICA DATA Junho 2015 Requerente: Designação: Demolição

Leia mais

REGULAMENTO DO PLANO DE PORMENOR SOBRE A OCUPAÇÃO DE PARCELAS NO SÍTIO DENOMINADO ESTACAL, EM BREJOS DE AZEITÃO, CASAS DE AZEITÃO.

REGULAMENTO DO PLANO DE PORMENOR SOBRE A OCUPAÇÃO DE PARCELAS NO SÍTIO DENOMINADO ESTACAL, EM BREJOS DE AZEITÃO, CASAS DE AZEITÃO. REGULAMENTO DO PLANO DE PORMENOR SOBRE A OCUPAÇÃO DE PARCELAS NO SÍTIO DENOMINADO ESTACAL, EM BREJOS DE AZEITÃO, CASAS DE AZEITÃO. Artigo 1º Aplicação 1. O presente Plano de Pormenor, adiante designado

Leia mais

ALTERAÇÃO AO PLANO DE PORMENOR DE SALVAGUARDA DO CENTRO HISTÓRICO DE TRANCOSO

ALTERAÇÃO AO PLANO DE PORMENOR DE SALVAGUARDA DO CENTRO HISTÓRICO DE TRANCOSO ALTERAÇÃO AO PLANO DE PORMENOR DE SALVAGUARDA DO CENTRO HISTÓRICO DE TRANCOSO INDICE 1-INTRODUÇÃO. 2-ALTERAÇÃO QUE SE PROPÕE 3-JUSTIFICAÇÃO DA ALTERAÇÃO. 4-ENQUADRAMENTO JURIDICO. 5-REDAÇÃO PROPOSTA AO

Leia mais

Delimitação da Reserva Ecológica do Município de Fornos de Algodres. Áreas da REN afetadas Fim a que se destina Síntese da Fundamentação

Delimitação da Reserva Ecológica do Município de Fornos de Algodres. Áreas da REN afetadas Fim a que se destina Síntese da Fundamentação Diário da República, 1.ª série N.º 93 13 de maio de 2016 1565 Delimitação da Reserva Ecológica do Município de Fornos de Algodres (n.º de Ordem) Áreas da REN afetadas Fim a que se destina Síntese da Fundamentação

Leia mais

Regulamento Municipal Da Oficina do Idoso

Regulamento Municipal Da Oficina do Idoso Regulamento Municipal Da Oficina do Idoso ABRIL DE 2009 APROVADO PELA CÂMARA MUNICIPAL DE SINTRA EM 14 DE JANEIRO DE 2009 APROVADO PELA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE SINTRA EM 23 DE ABRIL DE 2009 NOTA JUSTIFICATIVA

Leia mais

POSTURA MUNICIPAL SOBRE TOPONÍMIA E NUMERAÇÃO DE POLÍCIA

POSTURA MUNICIPAL SOBRE TOPONÍMIA E NUMERAÇÃO DE POLÍCIA MUNICÍPIO DE ALBUFEIRA POSTURA MUNICIPAL SOBRE TOPONÍMIA E NUMERAÇÃO DE POLÍCIA - Com as alterações introduzidas pelas Deliberações da Assembleia Municipal de 17 de maio de 1993 e de 25 de setembro de

Leia mais

Comboios em Portugal (fotografia e história)

Comboios em Portugal (fotografia e história) Comboios em Portugal (fotografia e história) Estação da Marinha Grande (Linha do Oeste) Julho de 2004 http://combport.pt.to Texto: João Pedro Joaquim Fotos: João Pedro Joaquim História Foi em 1885 que

Leia mais

Regulamento de acesso de viaturas aos arruamentos geridos através de pilaretes retráteis automáticos no Município do Funchal Enquadramento

Regulamento de acesso de viaturas aos arruamentos geridos através de pilaretes retráteis automáticos no Município do Funchal Enquadramento Regulamento de acesso de viaturas aos arruamentos geridos através de pilaretes retráteis automáticos no Município do Funchal Enquadramento Na Cidade do Funchal existem diversos arruamentos destinados apenas

Leia mais

REVISÃO DO PDM DO CONCELHO DO FUNCHAL FREGUESIA DO MONTE. Proposta da Junta de Freguesia do Monte

REVISÃO DO PDM DO CONCELHO DO FUNCHAL FREGUESIA DO MONTE. Proposta da Junta de Freguesia do Monte REVISÃO DO PDM DO CONCELHO DO FUNCHAL FREGUESIA DO MONTE 1. Mobilidade Urbana 1.1. Estacionamento na Zona. Proposta da Junta de Freguesia do Monte 1. Criar zonas de estacionamento público de forma a retirar

Leia mais

città villa BUSCA VIDA Busca Vida

città villa BUSCA VIDA Busca Vida città villa BUSCA VIDA Busca Vida A PDG trouxe Busca Vida para perto de você. Agora você pode viver em Busca Vida e morar com conforto e comodidade, em uma casa sob medida para você e sua família. Tudo

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DA PALMÉIA Antiga Estação Moçambo Da Cia. Mogyana De Estradas De Ferro.

ESCOLA MUNICIPAL DA PALMÉIA Antiga Estação Moçambo Da Cia. Mogyana De Estradas De Ferro. ESCOLA MUNICIPAL DA PALMÉIA Antiga Estação Moçambo Da Cia. Mogyana De Estradas De Ferro. O que hoje é um bairro da zona rural de Muzambinho, já foi uma importante estação ferroviária no início do Século

Leia mais

Dia 28 de Maio Renovar com Sustentabilidade. Prof. João Appleton A2P. Reabilitação Sustentável. João Appleton

Dia 28 de Maio Renovar com Sustentabilidade. Prof. João Appleton A2P. Reabilitação Sustentável. João Appleton Dia 28 de Maio Renovar com Sustentabilidade Prof. João Appleton A2P Reabilitação Sustentável João Appleton 28 de Maio de 2009 1 Reabilitação Sustentável A reabilitação de edifícios antigos é hoje uma tarefa

Leia mais

REGULAMENTO DOS HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DOS ESTABELECIMENTOS DE VENDA AO PÚBLICO E DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DO MUNICÍPIO DE AZAMBUJA

REGULAMENTO DOS HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DOS ESTABELECIMENTOS DE VENDA AO PÚBLICO E DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DO MUNICÍPIO DE AZAMBUJA MUNICÍPIO DE AZAMBUJA REGULAMENTO DOS HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DOS ESTABELECIMENTOS DE VENDA AO PÚBLICO E DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DO MUNICÍPIO DE AZAMBUJA Aprovado por deliberação da Assembleia Municipal

Leia mais

MUNICIPIO DE VIANA DO ALENTEJO REGULAMENTO DO I CONCURSO DE FOTOGRAFIA PATRIMÓNIO DO CONCELHO DE VIANA DO ALENTEJO

MUNICIPIO DE VIANA DO ALENTEJO REGULAMENTO DO I CONCURSO DE FOTOGRAFIA PATRIMÓNIO DO CONCELHO DE VIANA DO ALENTEJO MUNICIPIO DE VIANA DO ALENTEJO REGULAMENTO DO I CONCURSO DE FOTOGRAFIA PATRIMÓNIO DO CONCELHO DE VIANA DO ALENTEJO VIANA DO ALENTEJO 2013 PREÂMBULO O Município de Viana do Alentejo e as Freguesias do Concelho

Leia mais

Centro Cívico em S. Martinho de Mouros

Centro Cívico em S. Martinho de Mouros Centro Cívico em S. Martinho de Mouros A antiga "Casa da Câmara" de S. Martinho de Mouros vai ser reabilitada para Centro Cívico. Revista de Imprensa 10-02-2010 1. (PT) - Diário As Beiras, 10-02-2010,

Leia mais

Gabinete do Presidente

Gabinete do Presidente Câmara Municipal de Aveiro Gabinete do Presidente Nota de Imprensa N.º 11, de 25 de janeiro de 2017 I Reunião de Câmara 25 de janeiro de 2017 Apresentamos por este meio informação sobre as principais deliberações

Leia mais

EXPROPRIAÇÕES. Instrução dos pedidos de declaração de utilidade pública. Orientações técnicas

EXPROPRIAÇÕES. Instrução dos pedidos de declaração de utilidade pública. Orientações técnicas EXPROPRIAÇÕES Instrução dos pedidos de declaração de utilidade pública Orientações técnicas 2009 1 Introdução A declaração de utilidade pública da expropriação dos bens imóveis e direitos a eles inerentes

Leia mais

4. PROGRAMA DE NECESSIDADES

4. PROGRAMA DE NECESSIDADES CONCURSO PÚBLICO NACIONAL DE ARQUITETURA SEDE DA PROCURADORIA REGIONAL DA REPÚBLICA DA 4ª REGIÃO q 4. PROGRAMA DE NECESSIDADES DEPENDÊNCIAS - GRUPO 1: Representam as áreas ocupadas pelos gabinetes dos

Leia mais

Dossier Promocional. Moradia em Braga Braga

Dossier Promocional. Moradia em Braga Braga Dossier Promocional Moradia em Braga Braga 1 1. Contexto e Oportunidade 2. Localização do Imóvel 3. Características Gerais do Imóvel 4. Descrição Detalhada 5. Condições de Comercialização 6. Contactos

Leia mais

Pelouro: Recursos Financeiros. Serviço: DMF.

Pelouro: Recursos Financeiros. Serviço: DMF. C Â M A R A D E L I S B O A Considerando que: A Lista Indicativa do Património Mundial da UNESCO dos Estados parte deve ser revista de dez em dez anos e que a Lista Indicativa de Portugal contava com dez

Leia mais

RESIDÊNCIA NOVO CAMPECHE

RESIDÊNCIA NOVO CAMPECHE RESIDÊNCIA NOVO CAMPECHE MEMÓRIAL DESCRITIVO RESIDÊNCIA NOVO CAMPECHE Residência unifamiliar, com 150 m2 de área construída, 2 pisos, arquitetura contemporânea de alto padrão, implantada em terreno com

Leia mais

CONSTRUÇÃO REGIONAL PORTUGUESA

CONSTRUÇÃO REGIONAL PORTUGUESA CONSTRUÇÃO REGIONAL PORTUGUESA CONSTRUÇÃO TRADICIONAL Licenciatura em Arquitectura IST António Moret Rodrigues HABITAÇÃO PRIMITIVA I EVOLUÇÃO As construções primitivas não eram mais do que simples abrigos,

Leia mais

1.ª Comissão Permanente da Assembleia Municipal de Lisboa. Finanças, Património e Recursos Humanos

1.ª Comissão Permanente da Assembleia Municipal de Lisboa. Finanças, Património e Recursos Humanos 1.ª Comissão Permanente da Assembleia Municipal de Lisboa Finanças, Património e Recursos Humanos PARECER SOBRE A PROPOSTA N.º 362/2014 (Proposta à Assembleia Municipal para a constituição de um direito

Leia mais

REGULAMENTO DE POSTURA MUNICIPAL PARA NUMERAÇÃO DE EDIFÍCIOS (Números de Polícia) POSTURA MUNICIPAL PARA NUMERAÇÃO DE EDIFÍCIOS (NÚMEROS DE POLÍCIA)

REGULAMENTO DE POSTURA MUNICIPAL PARA NUMERAÇÃO DE EDIFÍCIOS (Números de Polícia) POSTURA MUNICIPAL PARA NUMERAÇÃO DE EDIFÍCIOS (NÚMEROS DE POLÍCIA) POSTURA MUNICIPAL PARA NUMERAÇÃO DE EDIFÍCIOS (NÚMEROS DE POLÍCIA) Nota justificativa Considerando que a numeração dos edifícios nas povoações é uma forma de identificação cada vez mais necessária nomeadamente

Leia mais

Residencial. Mona Lisa CRECI 17429J

Residencial. Mona Lisa CRECI 17429J APARTAMENTO TIPO Planta Apartamento TIPO 1 Dormitórios 45,52 m² área útil privativa + vaga Planta Apartamentos com 2 Dormitórios (2º dormitório reversível) por conta do comprador Schultzer de Camargo Valter

Leia mais

DESCRIÇÃO DO IMÓVEL E MAPA DE ACABAMENTOS

DESCRIÇÃO DO IMÓVEL E MAPA DE ACABAMENTOS DESCRIÇÃO DO IMÓVEL E MAPA DE ACABAMENTOS DESCRIÇÃO DO IMÓVEL: - Área do Terreno: 642.5 m2. - Tipo de Moradia: Unifamiliar de 6 assoalhadas. - Área de Construção Total: 298 m2. - 1 lugar coberto de parqueamento

Leia mais

Rua Colombia nº 50 Boqueirão Santos / S.P. MEMORIAL DESCRITIVO

Rua Colombia nº 50 Boqueirão Santos / S.P. MEMORIAL DESCRITIVO Rua Colombia nº 50 Boqueirão Santos / S.P. MEMORIAL DESCRITIVO 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS 1.1 Projeto Será um edifício residencial contendo subsolo, térreo, mezanino, 13 pavimentos tipo com 04 (quatro) apartamentos

Leia mais

Dossier Promocional. Moradia no Funchal Madeira

Dossier Promocional. Moradia no Funchal Madeira Dossier Promocional Moradia no Funchal Madeira 1 1. Contexto e a Oportunidade 2. Localização do Imóvel 3. Características Gerais do Imóvel 4. Descrição Detalhada 5. Condições de Comercialização 6. Contactos

Leia mais

Regulamento para Atribuição de Transportes Escolares do Município de Mafra NOTA JUSTIFICATIVA

Regulamento para Atribuição de Transportes Escolares do Município de Mafra NOTA JUSTIFICATIVA NOTA JUSTIFICATIVA Dando cumprimento às atribuições do Município no domínio da Educação, conforme previsto nas alíneas d) do n.º 1 do artigo 13.º e a) do n.º 3 do artigo 19.º da Lei n.º 159/99, de 14 de

Leia mais

EDITAL N. º11/2017 António Cândido Monteiro Cabeleira

EDITAL N. º11/2017 António Cândido Monteiro Cabeleira EDITAL N. º11/2017 António Cândido Monteiro Cabeleira, Presidente da Câmara Municipal de Chaves, no uso da competência prevista na alínea b) do n.º 1, do artigo 35.º, da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro,

Leia mais

PROJETO DE ALTERAÇÃO AO REGULAMENTO MUNICIPAL DO PROGRAMA APOIO AO IDOSO

PROJETO DE ALTERAÇÃO AO REGULAMENTO MUNICIPAL DO PROGRAMA APOIO AO IDOSO Câmara Municipal Gabinete de Apoio ao Presidente PROJETO DE ALTERAÇÃO AO REGULAMENTO MUNICIPAL DO PROGRAMA APOIO AO IDOSO Nota justificativa Em reunião de Câmara Municipal, de 05 de Abril de 2016, foi

Leia mais

Fundo: Câmara Municipal de Évora Secção: Serviços Urbanos. 1. Descrição ao nível da Série IDENTIFICAÇÃO

Fundo: Câmara Municipal de Évora Secção: Serviços Urbanos. 1. Descrição ao nível da Série IDENTIFICAÇÃO Fundo: Câmara Municipal de Évora Secção: Serviços Urbanos 1. Descrição ao nível da Série 1.1 - IDENTIFICAÇÃO - Código de Referência PT/AMEVR/CME/N - Serviços Urbanos - Data 1914-2006 - Nível da Descrição

Leia mais

DRENAGEM DE ÁGUAS RESIDUAIS

DRENAGEM DE ÁGUAS RESIDUAIS 1 MEMÓRIA DESCRITIVA 1 GENERALIDADES Refere-se a presente memória descritiva ao estudo da infra-estrutura de drenagem de águas residuais associado à operação urbanística do Plano de Pormenor de Parte da

Leia mais

MINISTÉRIO DO AMBIENTE E DO ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO

MINISTÉRIO DO AMBIENTE E DO ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO N. o 152 4 de Julho de 2000 DIÁRIO DA REPÚBLICA ISÉRIE-A 2893 Artigo 2. o Celebração de contratos a termo certo Aos novos contratos de trabalho a termo certo a celebrar pelo Serviço de Prevenção e Tratamento

Leia mais

VILAS OPERÁRIAS EM LISBOA EMERGÊNCIA DE NOVOS MODOS DE HABITAR O Caso da Vila Berta

VILAS OPERÁRIAS EM LISBOA EMERGÊNCIA DE NOVOS MODOS DE HABITAR O Caso da Vila Berta VILAS OPERÁRIAS EM LISBOA EMERGÊNCIA DE NOVOS MODOS DE HABITAR O Caso da Vila Berta MOTIVAÇÃO / JUSTIFICAÇÃO / OBJECTIVOS Viabilidade de utilização de edifícios de habitação pluri-familiar que se inserem

Leia mais

32606 Diário da República, 2.ª série N.º de outubro de 2016

32606 Diário da República, 2.ª série N.º de outubro de 2016 32606 Diário da República, 2.ª série N.º 209 31 de outubro de 2016 dos os métodos de seleção aplicados, obtida pela aplicação da seguinte fórmula: A classificação final dos candidatos resulta da média

Leia mais

DIVISÃO DE AMBIENTE E GESTÃO URBANA

DIVISÃO DE AMBIENTE E GESTÃO URBANA A PREENCHER PELOS SERVIÇOS DESPACHO ENTRADA ENTRADA Nº. DATA REQUERIMENTO PROCESSO O FUNCIONÁRIO DIVISÃO DE AMBIENTE E GESTÃO URBANA MERA COMUNICAÇÃO PRÉVIA DE ESTABELECIMENTO INDUSTRIAL DO TIPO 3 (SISTEMA

Leia mais

EDITAL PUBLICITAÇÃO DAS DELIBERAÇÕES DA CÂMARA MUNICIPAL TOMADAS NA SUA REUNIÃO ORDINÁRIA DO DIA 21 DE JANEIRO DE 2015

EDITAL PUBLICITAÇÃO DAS DELIBERAÇÕES DA CÂMARA MUNICIPAL TOMADAS NA SUA REUNIÃO ORDINÁRIA DO DIA 21 DE JANEIRO DE 2015 EDITAL PUBLICITAÇÃO DAS DELIBERAÇÕES DA CÂMARA MUNICIPAL TOMADAS NA SUA REUNIÃO ORDINÁRIA DO DIA 21 DE JANEIRO DE 2015 JOSÉ GABRIEL CALIXTO, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, em

Leia mais

O Projecto da Aldeia da Mata Pequena foi a concretização de um

O Projecto da Aldeia da Mata Pequena foi a concretização de um O Projecto da Aldeia da Mata Pequena foi a concretização de um sdnho antigo. Há cerca de 12 anos eu e a Ana (minha mulher) percebemos que viver na cidade [de Lisboa onde residimos toda 3 vida) nso era

Leia mais

ALTERAÇÃO AO PLANO DE PORMENOR DA ZONA DE EXPANSÃO SUL-NASCENTE DA CIDADE DE SINES JUSTIFICAÇÃO PARA NÃO SUJEIÇÃO A AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA

ALTERAÇÃO AO PLANO DE PORMENOR DA ZONA DE EXPANSÃO SUL-NASCENTE DA CIDADE DE SINES JUSTIFICAÇÃO PARA NÃO SUJEIÇÃO A AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA PLANO DE PORMENOR DA ZONA DE EXPANSÃO ALTERAÇÃO FEVEREIRO DE 2016 Assunto: Alteração ao Plano de Pormenor da Zona de Expansão Sul-Nascente da Cidade de Sines Justificação para não sujeição a avaliação

Leia mais

Reabilitação de edifícios com sistema ETICS: um caso de aplicação prática

Reabilitação de edifícios com sistema ETICS: um caso de aplicação prática Reabilitação de edifícios com sistema ETICS: um caso de aplicação prática Reabilitação da Escola Secundária de Rio Tinto, Gondomar Vasco Pereira, Saint-Gobain Weber Portugal 1. Introdução 2. Reabilitação

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE PONTE DA BARCA Trabalhadores ao serviço do Município, que acumulam funções municipais e atividades privadas

CÂMARA MUNICIPAL DE PONTE DA BARCA Trabalhadores ao serviço do Município, que acumulam funções municipais e atividades privadas CÂMARA MUNICIPAL DE PONTE DA BARCA Trabalhadores ao serviço do Município, que acumulam funções municipais e atividades privadas Nº. Procº. SITUAÇÃO NO MUNICÍPIO FUNÇÕES ACUMULADAS Cargo ou Data de início

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO DE CONSTRUÇÃO

MEMORIAL DESCRITIVO DE CONSTRUÇÃO MEMORIAL DESCRITIVO DE CONSTRUÇÃO OBRA: CONDOMÍNIO HOTEL SÃO CARLOS Local: Situado na Rua Conselheiro João Alfredo, n 455, Jardim Paraíso, CEP: 13.561-110 Zona 1, Ocupação Condicionada, São Carlos SP.

Leia mais

O P E R A Ç Ã O D E L O T E A M E N T O D A Z O N A I N D U S T R I A L L O R D E L O - C O D A L

O P E R A Ç Ã O D E L O T E A M E N T O D A Z O N A I N D U S T R I A L L O R D E L O - C O D A L O P E R A Ç Ã O D E L O T E A M E N T O D A Z O N A I N D U S T R I A L L O R D E L O - C O D A L R E G U L A M E N T O C â m a r a M u n i c i p a l d e V a l e d e C a m b r a D i v i s ã o d e P l a

Leia mais

Licenciamento da Atividade Industrial

Licenciamento da Atividade Industrial Título da Apresentação Licenciamento da Atividade Industrial Substítulo Santarém - 22.11.2016fg SISTEMA DA INDÚSTRIA RESPONSÁVEL Decreto-Lei n.º 73/2015,de 11 de maio, que alterou o Decreto-Lei n.º 169/2012,

Leia mais

PROJETO DO CÓDIGO REGULAMENTAR DO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA

PROJETO DO CÓDIGO REGULAMENTAR DO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA LEI HABILITANTE O presente Código tem como legislação habilitante os diplomas que a seguir se enunciam e que se encontram ordenados por referência as respetivas Partes: PARTE A GERAL Artigos 112.º, n.º

Leia mais

Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere

Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere A Portaria n.º 138/2012, de 14 de maio, procede à adaptação do regime do alojamento local, constante na Portaria n.º 517/2008, de 25 de junho, e ao Decreto-Lei n.º 92/2010, de 26 de julho, que transpôs

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO CASA DE MADEIRA

MEMORIAL DESCRITIVO CASA DE MADEIRA 1 MEMORIAL DESCRITIVO CASA DE MADEIRA 1 - Base: 1.1 - Fundação: 1.1.1 - Brocas com diâmetro mínimo de 20 cm em concreto estrutural, executadas manualmente, com profundidade média de até 3,00 m. 1.1.2 -

Leia mais