CLIPPING EVENTO DO DIA 03/08 SOBRE A NOVA LEI DO CADE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CLIPPING EVENTO DO DIA 03/08 SOBRE A NOVA LEI DO CADE"

Transcrição

1 CLIPPING EVENTO DO DIA 03/08 SOBRE A NOVA LEI DO CADE

2

3 01 de agosto de 2012 Câmara de Comércio Americana do Rio promove debate sobre a nova Lei do Cade As modificações na chamada Lei do Cade serão discutidas nesta sexta-feira, dia 3 de agosto, às 12h30, durante palestra do representante do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Carlos Ragazzo, na Associação Comercial do Rio de Janeiro, localizada no Centro da capital fluminense. O evento, realizado pela Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (Amcham Rio), tem o objetivo de explicar como o novo regime redefinirá as operações de fusões e aquisições e suas consequências para o mercado nacional. No final do ano passado, uma lei sancionada pela Presidente da República, Dilma Rousseff, criou o novo Cade, mas a norma que reestruturou o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência só entrou em vigor no último 30 de maio. Entre as mudanças, a medida estabelece que as análises de fusões e aquisições de empresas sejam feitas antes do fechamento do negócio. Sobre o Cade Vinculado ao Ministério da Justiça, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) tem como missão zelar pela livre concorrência, esclarecer o público sobre as formas de infração à ordem econômica e decidir questões relativas às mesmas infrações. Sobre a Amcham Rio (Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro) A Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro é uma das mais antigas entidades empresariais do país. Fundada em 1916, a Amcham Rio é uma instituição sem fins lucrativos afiliada à U.S. Chamber of Commerce e foi a primeira Câmara Americana da América Latina. Além do compromisso com o desenvolvimento do Brasil e com a melhoria constante de suas relações com os Estados Unidos, a Amcham Rio tem trabalhado intensamente contra as barreiras ao livre comércio e a proteção de marcas e patentes. SERVIÇO DATA: 03/08 (sexta-feira) Horário: 12h30 às 14h30 Local: Associação Comercial do Rio de Janeiro Endereço: Rua da Candelária, nº 9-14º andar; Centro Rio de Janeiro

4 02 de agosto de 2012 Câmara de Comércio Americana do Rio promove debate sobre a nova Lei do Cade As modificações na chamada Lei do Cade serão discutidas no dia 03 de agosto (sexta-feira), às 12h30, durante palestra do representante do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Carlos Ragazzo, na Associação Comercial do Rio de Janeiro, localizada no Centro da capital fluminense. O evento, realizado pela Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (Amcham Rio), tem o objetivo de explicar como o novo regime redefinirá as operações de fusões e aquisições e suas consequências para o mercado nacional. No final do ano passado, uma lei sancionada pela Presidente da República, Dilma Rousseff, criou o novo Cade, mas a norma que reestruturou o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência só entrou em vigor no último 30 de maio. Entre as mudanças, a medida estabelece que as análises de fusões e aquisições de empresas sejam feitas antes do fechamento do negócio. Cade -Vinculado ao Ministério da Justiça, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) tem como missão zelar pela livre concorrência, esclarecer o público sobre as formas de infração à ordem econômica e decidir questões relativas às mesmas infrações. Sobre a Amcham Rio (Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro) -A Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro é uma das mais antigas entidades empresariais do país. Fundada em 1916, a Amcham Rio é uma instituição sem fins lucrativos afiliada à U.S. Chamber of Commerce e foi a primeira Câmara Americana da América Latina. Além do compromisso com o desenvolvimento do Brasil e com a melhoria constante de suas relações com os Estados Unidos, a Amcham Rio tem trabalhado intensamente contra as barreiras ao livre comércio e a proteção de marcas e patentes..[dia 03 de agosto (sexta-feira), às 12h30 às 14h30, na Associação Comercial do Rio de Janeiro, Rua da Candelária, nº 9-14º andar; Centro Rio de Janeiro].

5 Desaceleração econômica leva menos fusões ao Cade O número de análises pela autarquia vinha avançando desde 2007, quando começou com 500 pedidos. O secretário de Direito Econômico do Ministério da Justiça, Vinícius Carvalho: o Cade tem em análise cerca de 180 casos submetidos antes da mudança na lei Rio de Janeiro - O desaquecimento econômico pode estar diminuindo os pedidos de analise de fusões ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), segundo o superintendente do órgão, Carlos Ragazzo. O número de análises pela autarquia vinha avançando desde 2007, quando começou com 500 pedidos. No ano passado, foram mais de 700 casos. Em 2012, foram cerca de 300 análises até agora.

6 Ele ressaltou que a concentração de pedidos se deu antes de 29 de maio, quando entrou em vigor a lei que reformulou o sistema de defesa da concorrência no país. "Esse ano começou a cair pela economia e pelo aumento nos critérios e patamares de notificação", disse ele a jornalistas. O Cade tem em análise cerca de 180 casos submetidos antes da mudança na lei, sendo que 135 estão em fase final. A expectativa é que esse estoque seja consumido até outubro, disse. "Somente 4 ou 5 casos ficarão para depois", disse. Segundo ele, até o fim do ano deve ser concluída a avaliação da compra da Trip pela Azul Linhas Aéreas. Depois disso, o caso será encaminhado para avaliação dos conselheiros. A partir da entrada em vigor da lei que criou o novo Cade foram protocolados na autarquia 13 novos pedidos de fusão. Desses, cinco foram aprovados com prazo médio de 16 dias, abaixo da meta de 30 dias.

7 Desaceleração econômica leva menos fusões ao Cade Reuters RIO DE JANEIRO, 3 AGO - O desaquecimento econômico pode estar diminuindo os pedidos de analise de fusões ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), segundo o superintendente do órgão, Carlos Ragazzo. O número de análises pela autarquia vinha avançando desde 2007, quando começou com 500 pedidos. No ano passado, foram mais de 700 casos. Em 2012, foram cerca de 300 análises até agora. Ele ressaltou que a concentração de pedidos se deu antes de 29 de maio, quando entrou em vigor a lei que reformulou o sistema de defesa da concorrência no país. "Esse ano começou a cair pela economia e pelo aumento nos critérios e patamares de notificação", disse ele a jornalistas. O Cade tem em análise cerca de 180 casos submetidos antes da mudança na lei, sendo que 135 estão em fase final. A expectativa é que esse estoque seja consumido até outubro, disse. "Somente 4 ou 5 casos ficarão para depois", disse. Segundo ele, até o fim do ano deve ser concluída a avaliação da compra da Trip pela Azul Linhas Aéreas. Depois disso, o caso será encaminhado para avaliação dos conselheiros. A partir da entrada em vigor da lei que criou o novo Cade foram protocolados na autarquia 13 novos pedidos de fusão. Desses, cinco foram aprovados com prazo médio de 16 dias, abaixo da meta de 30 dias. (Por Rodrigo Viga Gaier)

8 Cade tem 180 fusões e aquisições para julgar com base em lei antiga A superintendência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) tem um estoque de 180 fusões e aquisições a serem julgadas, de acordo com as regras da antiga lei de concorrência. A informação é do superintendente geral do órgão, Carlos Ragazzo. Segundo ele, o objetivo do Cade é julgar todos esses casos até o fim de outubro. Na quinta-feira, matéria do Valor mostrou que, no total, em todas as instâncias do Cade, incluindo a superintendência do órgão, há 207 fusões e aquisições ainda serão julgadas de acordo com as regras antigas da lei de defesa da concorrência. Oito casos serão julgados de acordo com as novas normas. Isso, na prática, conduz a um estoque total de julgamento de 215 casos. Dos 180 casos, apenas cinco devem ser resolvidos depois de outubro, em razão da 'complexidade' de cada processo. 'Todos os casos simples vão ser resolvidos sem qualquer problema temporal', disse Ragazzo, depois de fazer palestra sobre alterações na Lei do Cade, evento organizado pela Câmara de Comércio Americana (Amcham). Um dos casos que devem ser finalizados até outubro é o que envolve a fusão entre as companhias aéreas Azul e Trip, anunciada em maio. De acordo com Ragazzo, o Cade aguarda apenas o envio de informações técnicas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), como divisão de mercado, para avaliar o caso. Ragazzo disse que a análise dos 180 casos baseados na antiga lei de concorrência não atrapalhará o trâmite das fusões e aquisições que serão analisadas sob as novas regras. Ele disse que o prazo médio de análise dos casos tem caído consistentemente no Cade e, hoje, está em 16 dias, abaixo da média mundial, de 30 dias. Ragazzo disse que o Cade apresentava problemas de gestão e que, aos poucos, os entraves vêm sendo resolvidos. Atualmente, o Cade tem 87 técnicos, e pretende abrir concurso público para a contratação de mais 50 pessoas. 'A lei exige que tenhamos 200 técnicos. Acredito que, paulatinamente, o governo preencherá essas vagas, porque é tudo questão de haver uma curva de aprendizagem', disse ele. Números apresentados por Ragazzo mostram que as fusões e aquisições têm crescido fortemente, nos últimos anos, no país. (Diogo Martins Valor)

9 Cade tem 180 fusões e aquisições para julgar com base em lei antiga A superintendência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) tem um estoque de 180 fusões e aquisições a serem julgadas, de acordo com as regras da antiga lei de concorrência. A informação é do superintendente geral do órgão, Carlos Ragazzo. Segundo ele, o objetivo do Cade é julgar todos esses casos até o fim de outubro. Na quinta-feira, matéria do Valor mostrou que, no total, em todas as instâncias do Cade, incluindo a superintendência do órgão, há 207 fusões e aquisições ainda serão julgadas de acordo com as regras antigas da lei de defesa da concorrência. Oito casos serão julgados de acordo com as novas normas. Isso, na prática, conduz a um estoque total de julgamento de 215 casos. Dos 180 casos, apenas cinco devem ser resolvidos depois de outubro, em razão da "complexidade" de cada processo. "Todos os casos simples vão ser resolvidos sem qualquer problema temporal", disse Ragazzo, depois de fazer palestra sobre alterações na Lei do Cade, evento organizado pela Câmara de Comércio Americana (Amcham). Um dos casos que devem ser finalizados até outubro é o que envolve a fusão entre as companhias aéreas Azul e Trip, anunciada em maio. De acordo com Ragazzo, o Cade aguarda apenas o envio de informações técnicas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), como divisão de mercado, para avaliar o caso. Ragazzo disse que a análise dos 180 casos baseados na antiga lei de concorrência não atrapalhará o trâmite das fusões e aquisições que serão analisadas sob as novas regras. Ele disse que o prazo médio de análise dos casos tem caído consistentemente no Cade e, hoje, está em 16 dias, abaixo da média mundial, de 30 dias. Ragazzo disse que o Cade apresentava problemas de gestão e que, aos poucos, os entraves vêm sendo resolvidos. Atualmente, o Cade tem 87 técnicos, e pretende abrir concurso público para a contratação de mais 50 pessoas. "A lei exige que tenhamos 200 técnicos. Acredito que, paulatinamente, o governo preencherá essas vagas, porque é tudo questão de haver uma curva de aprendizagem", disse ele. Números apresentados por Ragazzo mostram que as fusões e aquisições têm crescido fortemente, nos últimos anos, no país. (Diogo Martins Valor)

10 Desaceleração econômica leva menos fusões ao Cade RIO DE JANEIRO, 3 Ago (Reuters) - O desaquecimento econômico pode estar diminuindo os pedidos de analise de fusões ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), segundo o superintendente do órgão, Carlos Ragazzo. O número de análises pela autarquia vinha avançando desde 2007, quando começou com 500 pedidos. No ano passado, foram mais de 700 casos. Em 2012, foram cerca de 300 análises até agora. Ele ressaltou que a concentração de pedidos se deu antes de 29 de maio, quando entrou em vigor a lei que reformulou o sistema de defesa da concorrência no país. "Esse ano começou a cair pela economia e pelo aumento nos critérios e patamares de notificação", disse ele a jornalistas. O Cade tem em análise cerca de 180 casos submetidos antes da mudança na lei, sendo que 135 estão em fase final. A expectativa é que esse estoque seja consumido até outubro, disse. "Somente 4 ou 5 casos ficarão para depois", disse. Segundo ele, até o fim do ano deve ser concluída a avaliação da compra da Trip pela Azul Linhas Aéreas. Depois disso, o caso será encaminhado para avaliação dos conselheiros. A partir da entrada em vigor da lei que criou o novo Cade foram protocolados na autarquia 13 novos pedidos de fusão. Desses, cinco foram aprovados com prazo médio de 16 dias, abaixo da meta de 30 dias. (Por Rodrigo Viga Gaier)

11 Cade tem 180 fusões e aquisições para julgar com base em lei antiga A superintendência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) tem um estoque de 180 fusões e aquisições a serem julgadas, de acordo com as regras da antiga lei de concorrência. A informação é do superintendente geral do órgão, Carlos Ragazzo. Segundo ele, o objetivo do Cade é julgar todos esses casos até o fim de outubro. Na quinta-feira, matéria do Valor mostrou que, no total, em todas as instâncias do Cade, incluindo a superintendência do órgão, há 207 fusões e aquisições ainda serão julgadas de acordo com as regras antigas da lei de defesa da concorrência. Oito casos serão julgados de acordo com as novas normas. Isso, na prática, conduz a um estoque total de julgamento de 215 casos. Dos 180 casos, apenas cinco devem ser resolvidos depois de outubro, em razão da "complexidade" de cada processo. "Todos os casos simples vão ser resolvidos sem qualquer problema temporal", disse Ragazzo, depois de fazer palestra sobre alterações na Lei do Cade, evento organizado pela Câmara de Comércio Americana (Amcham). Um dos casos que devem ser finalizados até outubro é o que envolve a fusão entre as companhias aéreas Azul e Trip, anunciada em maio. De acordo com Ragazzo, o Cade aguarda apenas o envio de informações técnicas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), como divisão de mercado, para avaliar o caso. Ragazzo disse que a análise dos 180 casos baseados na antiga lei de concorrência não atrapalhará o trâmite das fusões e aquisições que serão analisadas sob as novas regras. Ele disse que o prazo médio de análise dos casos tem caído consistentemente no Cade e, hoje, está em 16 dias, abaixo da média mundial, de 30 dias. Ragazzo disse que o Cade apresentava problemas de gestão e que, aos poucos, os entraves vêm sendo resolvidos. Atualmente, o Cade tem 87 técnicos, e pretende abrir concurso público para a contratação de mais 50 pessoas. "A lei exige que tenhamos 200 técnicos. Acredito que, paulatinamente, o governo preencherá essas vagas, porque é tudo questão de haver uma curva de aprendizagem", disse ele. Números apresentados por Ragazzo mostram que as fusões e aquisições têm crescido fortemente, nos últimos anos, no país. (Diogo Martins Valor)

12 Cade tem 180 fusões e aquisições para julgar com base em lei antiga SÃO PAULO - A superintendência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) tem um estoque de 180 fusões e aquisições a serem julgadas, de acordo com as regras da antiga lei de concorrência. A informação é do superintendente geral do órgão, Carlos Ragazzo. Segundo ele, o objetivo do Cade é julgar todos esses casos até o fim de outubro. Na quinta-feira, matéria do Valor mostrou que, no total, em todas as instâncias do Cade, incluindo a superintendência do órgão, há 207 fusões e aquisições ainda serão julgadas de acordo com as regras antigas da lei de defesa da concorrência. Oito casos serão julgados de acordo com as novas normas. Isso, na prática, conduz a um estoque total de julgamento de 215 casos. Dos 180 casos, apenas cinco devem ser resolvidos depois de outubro, em razão da complexidade de cada processo. Todos os casos simples vão ser resolvidos sem qualquer problema temporal, disse Ragazzo, depois de fazer palestra sobre alterações na Lei do Cade, evento organizado pela Câmara de Comércio Americana (Amcham). Um dos casos que devem ser finalizados até outubro é o que envolve a fusão entre as companhias aéreas Azul e Trip, anunciada em maio. De acordo com Ragazzo, o Cade aguarda apenas o envio de informações técnicas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), como divisão de mercado, para avaliar o caso. Ragazzo disse que a análise dos 180 casos baseados na antiga lei de concorrência não atrapalhará o trâmite das fusões e aquisições que serão analisadas sob as novas regras. Ele disse que o prazo médio de análise dos casos tem caído consistentemente no Cade e, hoje, está em 16 dias, abaixo da média mundial, de 30 dias. Ragazzo disse que o Cade apresentava problemas de gestão e que, aos poucos, os entraves vêm sendo resolvidos. Atualmente, o Cade tem 87 técnicos, e pretende abrir concurso público para a contratação de mais 50 pessoas. A lei exige que tenhamos 200 técnicos. Acredito que, paulatinamente, o governo preencherá essas vagas, porque é tudo questão de haver uma curva de aprendizagem, disse ele. Números apresentados por Ragazzo mostram que as fusões e aquisições têm crescido fortemente, nos últimos anos, no país.

13 05 de agosto de 2012 Com a nova lei, CADE está mais rápido na análise de processos de fusões e aquisições, diz superintendente durante evento da Amcham Rio Novo modelo de gestão foi decisivo para garantir agilidade e eficácia, diz Carlos Ragazzo Atenta aos novos rumos da economia brasileira, a Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (Amcham Rio) promoveu nesta tarde palestra sobre as mudanças na nova lei do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). As alterações na Lei , que entrou em vigor no último dia 29 de maio, foram defendidas pelo superintende geral do CADE, Carlos Ragazzo: A nova lei é um marco da defesa da concorrência no Brasil. A mesa também contou com a participação do diretor superintendente da Amcham Rio, Helio Blak, de um dos diretores da instituição, Robson Barreto, e do chairperson do Comitê de Assuntos Jurídicos, Julian Chediak. De acordo com Ragazzo, a lei veio para simplificar e resolver problemas de lentidão. O CADE tinha um problema histórico, vários órgãos faziam a mesma coisa, afirmou. Com a mudança, agora há um trabalho de triagem dos processos e melhor distribuição e inteligência de análise, garantindo que apenas os casos mais complexos cheguem ao tribunal, o órgão mais alto de julgamento dos processos administrativos do CADE. Desde a mudança da lei, o conselho recebeu 181 processos, dos quais 135 já foram analisados, o que representa 75% do total. A média de tempo para a análise por pedido passou de 30 para 16 dias, inferior inclusive à média internacional. No entanto, segundo ele, apesar de já haver um avanço significativo, ainda existem outras dificuldades a serem superadas. Segundo Ragazzo, o Brasil teve 700 fusões ano passado, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Alemanha. Mesmo com tanto casos, o número de técnicos por processo ainda é muito inferior ao resto do mundo. Para reverter esse quadro serão contratados, no próximo ano, por meio de concurso, 50 novos técnicos, mas a lei prevê ainda outros 150 postos, que serão preenchidos progressivamente. A nova lei tem o objetivo de fazer uma análise prévia de acordo com as melhores práticas internacionais nos casos de Atos de Concentração, ou seja, casos que atentam contra a livre concorrência. A nova lei é uma adequação no modelo de gestão do Brasil, que o resto do mundo já faz, afirmou Ragazzo. Sobre o CADE

14 Vinculado ao Ministério da Justiça, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) tem como missão zelar pela livre concorrência, esclarecer o público sobre as formas de infração à ordem econômica e decidir questões relativas às mesmas infrações. Sobre a Amcham Rio (Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro) A Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro é uma das mais antigas entidades empresariais do país. Fundada em 1916, a Amcham Rio é uma instituição sem fins lucrativos afiliada à U.S. Chamber of Commerce e foi a primeira Câmara Americana da América Latina. Além do compromisso com o desenvolvimento do Brasil e com a melhoria constante de suas relações com os Estados Unidos, a Amcham Rio tem trabalhado intensamente contra as barreiras ao livre comércio e a proteção de marcas e patentes.

CLIPPING EVENTO DO DIA 18/04 SOBRE AS EXPECTATIVAS PARA A RIO+20

CLIPPING EVENTO DO DIA 18/04 SOBRE AS EXPECTATIVAS PARA A RIO+20 CLIPPING EVENTO DO DIA 18/04 SOBRE AS EXPECTATIVAS PARA A RIO+20 17 de abril de 2012 Amcham-Rio promove debate sobre Rio + 20 Faltando quase dois meses para a Rio + 20, a Câmara de Comércio Americana promove

Leia mais

CLIPPING EVENTO DO DIA 09/08 SOBRE PRÊMIO BRASIL AMBIENTAL

CLIPPING EVENTO DO DIA 09/08 SOBRE PRÊMIO BRASIL AMBIENTAL CLIPPING EVENTO DO DIA 09/08 SOBRE PRÊMIO BRASIL AMBIENTAL 05 de agosto de 2012 10 de agosto de 2012 Amcham Rio anuncia vencedores da 8ª edição do Prêmio Brasil Ambientais A Câmara de Comércio Americana

Leia mais

Direito Empresarial e Econômico Profa. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani

Direito Empresarial e Econômico Profa. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani Direito Concorrencial O Direito Empresarial e Econômico não é o ramo do direito que estuda somente o empresário, mas sim, o ramo do direito que estuda a atividade empresarial como um todo, e para tanto

Leia mais

A proposta, que vinha sendo aguardada pelo mercado, ainda depende da aprovação do Conselho da ALL.

A proposta, que vinha sendo aguardada pelo mercado, ainda depende da aprovação do Conselho da ALL. http://veja.abril.com.br/noticia/economia/all-recebe-proposta-de-fusao-com-rumo-da-cosan ALL recebe proposta de fusão com Rumo, da Cosan A proposta, que vinha sendo aguardada pelo mercado, ainda depende

Leia mais

CLIPPING (PPI CARIOCA)

CLIPPING (PPI CARIOCA) CLIPPING (PPI CARIOCA) 04 de abril de 2013 Daniel Mariz Gudiño mediará debate da Amcham - Rio Daniel Mariz Gudiño, advogado do escritório Dannemann Siemsen, mediará o debate Tax Friday Remissão e Anistia

Leia mais

ABRINT Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações

ABRINT Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações O que é a ABRINT? A ABRINT Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações é uma associação civil, de fins não econômicos, que tem como objetivos a representatividade de seus associados

Leia mais

Economia para Engenharia

Economia para Engenharia Economia para Engenharia Eng. Telecomunicações Aula 02 rev. 01 abrul/16 Roteiro» Introdução» Conceitos» Definições» Problemas econômicos» Sistemas econômicos» Referências Introdução Sistema Um sistema

Leia mais

Brasília recebe proposta para privatização da dragagem (/noticias/portos-elogistica/40134-brasiliarecebe-proposta-paraprivatizacao-dadragagem)

Brasília recebe proposta para privatização da dragagem (/noticias/portos-elogistica/40134-brasiliarecebe-proposta-paraprivatizacao-dadragagem) PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) Quinta, 17 Agosto 2017 06:30 Brasília recebe proposta para privatização da dragagem (/noticias/portos-elogistica/40134-brasiliarecebe-proposta-paraprivatizacao-dadragagem)

Leia mais

Concentração de mercado, preservação da ordem econômica, da livre-concorrência e influência nos preços no setor elétrico

Concentração de mercado, preservação da ordem econômica, da livre-concorrência e influência nos preços no setor elétrico Concentração de mercado, preservação da ordem econômica, da livre-concorrência e influência nos preços no setor elétrico Mário Gordilho Coordenador Geral de Análise Antitruste Conselho Administrativo de

Leia mais

Programação* - Curso de Direito para Jornalistas

Programação* - Curso de Direito para Jornalistas Programação* - Curso de Direito para Jornalistas Início: 2/8/11 Término: 29/9/11 Dia: terças, quartas e quintas Horário: 9h30 às 12h45 Carga horária: 56h Data Dia Professor Perfil Módulos / Tema Ementa

Leia mais

Prepare sua empresa para ingressar no maior e mais importante mercado mundial!

Prepare sua empresa para ingressar no maior e mais importante mercado mundial! 14 Seminário Como Ingressar no Mercado Norte-Americano Prepare sua empresa para ingressar no maior e mais importante mercado mundial! 24 à 26 de setembro de 2018 em Miami Seminário em português ÍNDICE

Leia mais

São Paulo, 17 de abril de 2014.

São Paulo, 17 de abril de 2014. São Paulo, 17 de abril de 2014. À Conselho Administrativo de Defesa Econômica CADE At: Dr. Vinícius Marques de Carvalho, Presidente do CADE SEPN 515 Conjunto D, Lote 4, Ed. Taurisano. CEP 70770-504 Brasília

Leia mais

abril/13 CNC -Divisão Econômica Rio de Janeiro Dezembro/2012

abril/13 CNC -Divisão Econômica Rio de Janeiro Dezembro/2012 abril/13 CNC -Divisão Econômica Rio de Janeiro Dezembro/2012 ÍNDICE DE CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO DO COMÉRCIO Índice 127,6 126,9 126,5 Condições Atuais do Empresário do Comércio 102,2-1,1% -3,9% Economia

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 001 /2008 CONSEPE/ CONSU

RESOLUÇÃO Nº 001 /2008 CONSEPE/ CONSU PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 001 /2008 CONSEPE/ CONSU Fixa normas para revalidação de títulos de Pós-graduação Stricto sensu de origem estrangeira. CONSIDERANDO o contido no Artigo

Leia mais

Nova Lei Brasileira de Defesa da Concorrência

Nova Lei Brasileira de Defesa da Concorrência Nova Lei Brasileira de Defesa da Concorrência Abril de 2012 Daniel Oliveira Andreoli dandreoli@tozzinifreire.com.br A Nova Lei de Defesa da Concorrência Lei nº 12.529/2011 Promulgada no dia 30 de novembro

Leia mais

BRB BANCO DE BRASÍLIA S/A EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ELEIÇÃO DE CONSELHEIRO REPRESENTANTE DOS EMPREGADOS ATIVOS DO BRB NO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

BRB BANCO DE BRASÍLIA S/A EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ELEIÇÃO DE CONSELHEIRO REPRESENTANTE DOS EMPREGADOS ATIVOS DO BRB NO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO BRB BANCO DE BRASÍLIA S/A EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ELEIÇÃO DE CONSELHEIRO REPRESENTANTE DOS EMPREGADOS ATIVOS DO BRB NO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO 1. Ficam convocados os empregados ativos do BRB Banco de

Leia mais

Tribunal do Contencioso e os Litígios Administrativos na Constituição da República do Uruguai.

Tribunal do Contencioso e os Litígios Administrativos na Constituição da República do Uruguai. 1 Tribunal do Contencioso e os Litígios Administrativos na Constituição da República do Uruguai. Francisco de Salles Almeida Mafra Filho. 1 Sumário: Resumo. Palavras-chaves. Abstract. Key-words. Bibliografia.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO PIBITI - UFES - 2016 O Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) da UFES é um

Leia mais

Projeto Macrovisão do Crédito Tributário

Projeto Macrovisão do Crédito Tributário Projeto Macrovisão do Crédito Tributário Linha de pesquisa: Processo Administrativo Fiscal Federal Núcleo de Estudos Fiscais da FGV DIREITO SP Coordenação Acadêmica: Eurico de Santi, Paulo Conrado e Roberto

Leia mais

GESTÃO PLANEJAMENTO E PROPOSTAS. Alexandre Barreto de Souza Presidente do Cade

GESTÃO PLANEJAMENTO E PROPOSTAS. Alexandre Barreto de Souza Presidente do Cade GESTÃO 2017-2020 PLANEJAMENTO E PROPOSTAS Alexandre Barreto de Souza Presidente do Cade 5 anos da Lei 12.529/2011 e o Legado das gestões anteriores O atual desenho institucional da autoridade antitruste

Leia mais

São Paulo, 17 de Outubro de Ao Exmo. Sr. Deputado Federal Bruno Araújo, Ref.: Reforma do Artigo 158 do Código Brasileiro de Aeronáutica

São Paulo, 17 de Outubro de Ao Exmo. Sr. Deputado Federal Bruno Araújo, Ref.: Reforma do Artigo 158 do Código Brasileiro de Aeronáutica São Paulo, 17 de Outubro de 2011 Ao Exmo. Sr. Deputado Federal Bruno Araújo, Ref.: Reforma do Artigo 158 do Código Brasileiro de Aeronáutica Excelentíssimo Senhor, A ABRAPHE - Associação Brasileira de

Leia mais

_ STJ determina que ex-sócio não é responsável por obrigação contraída após sua saída da empresa

_ STJ determina que ex-sócio não é responsável por obrigação contraída após sua saída da empresa _ STJ determina que ex-sócio não é responsável por obrigação contraída após sua saída da empresa Em 05 de fevereiro de 2019, a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça ( STJ ) decidiu o Recurso Especial

Leia mais

ESTRUTURA DE GOVERNANÇA NA LIGHT

ESTRUTURA DE GOVERNANÇA NA LIGHT ESTRUTURA DE GOVERNANÇA NA LIGHT Na estrutura de governança da companhia, o Fórum de Acionistas é o órgão responsável por consolidar o alinhamento das decisões dentro do grupo controlador. Ele é formado

Leia mais

Cresce Receita das 500 maiores empresas do Ranking Abras 2017

Cresce Receita das 500 maiores empresas do Ranking Abras 2017 Cresce Receita das 500 maiores empresas do Ranking Abras 2017 A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulgou os resultados das 500 empresas do Ranking Abras de 2017. O Ranking traça um panorama

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM REDE NACIONAL REGULAMENTO Art. 1º. O ProfEPT é um programa de pós-graduação em

Leia mais

III SEMINÁRIO INFRAÇÕES E SANÇÕES NOS SERVIÇOS PÚBLICOS REGULADOS. Coordenadores Científicos

III SEMINÁRIO INFRAÇÕES E SANÇÕES NOS SERVIÇOS PÚBLICOS REGULADOS. Coordenadores Científicos III SEMINÁRIO INFRAÇÕES E SANÇÕES NOS SERVIÇOS PÚBLICOS REGULADOS Coordenadores Científicos Prof. Dr. Fábio Medina Osório e Prof. Dr. Jairo Gilberto Schafer (20 e 21 de novembro de 2012 ROYAL TULIP BRASÍLIA

Leia mais

O Observatório Social de Ilha Solteira foi criado em 19 de julho de 2010.

O Observatório Social de Ilha Solteira foi criado em 19 de julho de 2010. O Observatório Social de Ilha Solteira foi criado em 19 de julho de 2010. Durante os meses de julho a dezembro de 2010, a Diretoria do Observatório esteve empenhada em conseguir apoio financeiro das entidades

Leia mais

CADE PARCERIAS E ATUAÇÃO COORDENADA. Alexandre Barreto de Souza Presidente do Cade

CADE PARCERIAS E ATUAÇÃO COORDENADA. Alexandre Barreto de Souza Presidente do Cade CADE PARCERIAS E ATUAÇÃO COORDENADA Alexandre Barreto de Souza Presidente do Cade O Papel do Cade Zelar pela livre concorrência Normas de Regência: Lei 12.529/2011; Lei 8.884/1994; Regimento Interno; Resoluções

Leia mais

COMO AUMENTAR A PRODUTIVIDADE NO B2W MARKETPLACE

COMO AUMENTAR A PRODUTIVIDADE NO B2W MARKETPLACE COMO AUMENTAR A PRODUTIVIDADE NO B2W MARKETPLACE WILKER PEREIRA Gerente de Livros ANGELA BARRAS Coordenadora de Livros PAULA MOURA Analista Comercial Resultados B2W Agenda Mercado Desafio Oportunidades

Leia mais

Petrobras corre risco de ser alvo da nova Lei Anticorrupção

Petrobras corre risco de ser alvo da nova Lei Anticorrupção Petrobras corre risco de ser alvo da nova Lei Anticorrupção Para advogados, a estatal poderia ser enquadrada pela lei, que pune empresas por corrupção, após investigação da Operação Lava Jato. Multa pode

Leia mais

Licitações e Contratos

Licitações e Contratos Pregão Presencial nº 24/2018 - Serviços de Telefonia Móvel e Modens - ALTERAÇÕES NOVA DATA O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DO RIO GRANDE DO SUL, pessoa jurídica de direito

Leia mais

Antropologia Econômica. Aula 14 O mercado na análise antitruste. Prof.: Rodrigo Cantu

Antropologia Econômica. Aula 14 O mercado na análise antitruste. Prof.: Rodrigo Cantu Antropologia Econômica Aula 14 O mercado na análise antitruste Prof.: Rodrigo Cantu O mercado na análise antitruste Conselho Administrativo de Defesa Econômica - CADE Mercado perfeito Atomicidade Número

Leia mais

CNC - Divisão Econômica Rio de Janeiro

CNC - Divisão Econômica Rio de Janeiro CNC - Divisão Econômica Rio de Janeiro ÍNDICE DE CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO DO COMÉRCIO Índice mai/12 Variação Mensal Variação Anual Condições Atuais do Empresário do Comércio 106,8 +0,5% -4,2% Economia 98,9

Leia mais

Título: Procedimento de Reclamações, Apelações e Disputa

Título: Procedimento de Reclamações, Apelações e Disputa 1 OBJETIVO Este procedimento define as regras de tratamento das reclamações de Clientes, apelações e disputa. Definimos este procedimento como o processo para receber, avaliar e tomar decisões sobre reclamações

Leia mais

QUEM SOMOS. perfil missão áreas de atuação equipe

QUEM SOMOS. perfil missão áreas de atuação equipe QUEM SOMOS perfil missão áreas de atuação equipe perfil 28 anos Constituído em 1990 Escritório boutique Atendimento personalizado Projetos jurídicos Avaliação de risco, administração de carteiras contenciosas,

Leia mais

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE IBITITÁ

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE IBITITÁ Quinta-feira, 16 de Maio de 2019 Edição N 1.417 Caderno I DECRETO Nº 127, DE 15 DE MAIO DE 2019 Estabelece Edital de Convocação e Regulamento para a realização da consulta e audiência pública sobre a minuta

Leia mais

APRESENTAÇÃO PBA AVIATION 2015

APRESENTAÇÃO PBA AVIATION 2015 APRESENTAÇÃO PBA AVIATION 2015 MISSÃO: Atender nossos clientes brasileiros e latino-americanos da melhor forma possível, trabalhando para que os mesmos tenham sucesso comercial em parceria com a PBA AVIATION.

Leia mais

DESPACHO PRESIDÊNCIA Nº 152/2015

DESPACHO PRESIDÊNCIA Nº 152/2015 DESPACHO PRESIDÊNCIA Nº 152/2015 Submeto a Resolução anexa que disciplina os procedimentos previstos nos 3º e 7º do art. 88 da Lei 12.529, de 2011, à aprovação do Plenário. Uma vez aprovada, deve a Resolução

Leia mais

CLIPPING FINAL DAS INSCRIÇÕES DO PRÊMIO BRASIL AMBIENTAL

CLIPPING FINAL DAS INSCRIÇÕES DO PRÊMIO BRASIL AMBIENTAL CLIPPING FINAL DAS INSCRIÇÕES DO PRÊMIO BRASIL AMBIENTAL 29 de junho de 2012 Empresas têm até o dia 6 de julho para inscrever projetos na 8ª edição do Prêmio Brasil Ambiental da Amcham Rio Termina no próximo

Leia mais

Código passa a valer a partir deste dia 18 e acena com mais celeridade da Justiça. Modificações desafiam operadores

Código passa a valer a partir deste dia 18 e acena com mais celeridade da Justiça. Modificações desafiam operadores Mudanças profundas marcam estreia do novo CPC Código passa a valer a partir deste dia 18 e acena com mais celeridade da Justiça. Modificações desafiam operadores O novo Código de Processo Civil (CPC),

Leia mais

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL Relatório de Atividades 2009 APRESENTAÇÃO A Direção Executiva da Funcorsan apresenta nesse relatório os principais acontecimentos na gestão durante o exercício de 2009. Desde que assumiu, em agosto de

Leia mais

1. O que é o Diário Eletrônico e qual o seu fundamento legal? 2. Quando a Secretaria da Fazenda criou o Diário Eletrônico?

1. O que é o Diário Eletrônico e qual o seu fundamento legal? 2. Quando a Secretaria da Fazenda criou o Diário Eletrônico? DIÁRIO ELETRÔNICO PERGUNTAS E RESPOSTAS 1. O que é o Diário Eletrônico e qual o seu fundamento legal? O Diário Eletrônico da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo é o meio de comunicação pelo qual

Leia mais

Candidato - Partido (por ordem de exibição) Começa hoje a propaganda eleitoral no rádio e na TV

Candidato - Partido (por ordem de exibição) Começa hoje a propaganda eleitoral no rádio e na TV Começa nesta terça-feira (19) e segue até 2 de outubro a propaganda eleitoral na televisão e no rádio de candidatos às eleições. O PSB de Eduardo Campos, morto na última quarta-feira (18) em acidente aéreo,

Leia mais

Produtividade ainda menor: eficiência do trabalho no Brasil cai 3% em 2015

Produtividade ainda menor: eficiência do trabalho no Brasil cai 3% em 2015 O Globo, 12 de maio de 2016 Produtividade ainda menor: eficiência do trabalho no Brasil cai 3% em 2015 É o segundo maior recuo da América Latina, atrás apenas da Venezuela Por: Lucianne Carneiro RIO -

Leia mais

Candidatos enfrentam a maior concorrência por vagas de trabalho em três anos

Candidatos enfrentam a maior concorrência por vagas de trabalho em três anos Candidatos enfrentam a maior concorrência por vagas de trabalho em três anos Mercado de trabalho continua gerando menos vagas enquanto a procura por emprego segue em alta Em junho de 2015, o número de

Leia mais

ANÁLISE ECONÔMICA DA ARBITRAGEM EXPEDITA

ANÁLISE ECONÔMICA DA ARBITRAGEM EXPEDITA ANÁLISE ECONÔMICA DA ARBITRAGEM EXPEDITA Flávia Neves Bittar Sócia de Flávia Bittar Sociedade de Advogados Presidente do Comitê Brasileiro Arbitragem (CBAr) ANÁLISE JURÍDICO-ECONÔMICA DA ARBITAGEM No mundo

Leia mais

Licitações e Contratos

Licitações e Contratos CONCORRÊNCIA Nº 01/2017 Processo Licitatório nº 341.425 - Contratação de Serviços de Publicidade por Agência de Propaganda - - NOVA VERSÃO - NOVA DATA (O texto em vermelho tachado foi excluído do Edital)

Leia mais

Por que 2013 foi o ano para Airbus, Boeing e Embraer

Por que 2013 foi o ano para Airbus, Boeing e Embraer Por que 2013 foi o ano para Airbus, Boeing e Embraer Inovações tecnológicas e crescimento dos mercados emergentes são algumas das razões, segundo as próprias companhias Em 2013, a Airbus bateu o recorde

Leia mais

Consórcio vai iniciar dragagem do Porto de Santos (/noticias/geral/ consorcio-vai-iniciardragagem-do-porto-desantos)

Consórcio vai iniciar dragagem do Porto de Santos (/noticias/geral/ consorcio-vai-iniciardragagem-do-porto-desantos) GERAL (/NOTICIAS/GERAL) Domingo, 06 Agosto 2017 11:13 Consórcio vai iniciar dragagem do Porto de Santos (/noticias/geral/39945- consorcio-vai-iniciardragagem-do-porto-desantos) A confusão jurídica envolvendo

Leia mais

Boletim Econômico Edição nº 88 novembro de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico

Boletim Econômico Edição nº 88 novembro de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Boletim Econômico Edição nº 88 novembro de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Lucros dos bancos: pequena síntese comparativa com três governos 1 Governo Dilma foi o que mais

Leia mais

RELATÓRIO Nº, DE 2013

RELATÓRIO Nº, DE 2013 RELATÓRIO Nº, DE 2013 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre a Mensagem nº 82, de 2013 (nº 352, de 2013, na origem), da Presidência da República, que submete à apreciação do Senado Federal

Leia mais

Prepare sua empresa para ingressar no maior e mais importante mercado mundial!

Prepare sua empresa para ingressar no maior e mais importante mercado mundial! 11 Seminário Como Ingressar no Mercado Norte-Americano Prepare sua empresa para ingressar no maior e mais importante mercado mundial! Início dia 28 de setembro de 2015 Seminário em Português Miami - USA

Leia mais

PONTO 12 REGIME JURÍDICO DA CONCORRÊNCIA

PONTO 12 REGIME JURÍDICO DA CONCORRÊNCIA PONTO 12 REGIME JURÍDICO DA CONCORRÊNCIA REGIME JURÍDICO DA CONCORRÊNCIA Art. 170. A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Dissídio Coletivo. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Dissídio Coletivo. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Prof ª. Eliane Conde Forma de solução pela heterocomposição denominado dissídio coletivo, que nada mais é do que uma ação que vai

Leia mais

E D I T A L 02 / 2018

E D I T A L 02 / 2018 E D I T A L 02 / 2018 Processo de Seleção ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica PPGEE, níveis de Mestrado e Doutorado - TURMA 02/2018. A, através do, torna público o Edital para o ingresso

Leia mais

VAREJO AMPLIADO CRESCE 0,4% EM MAIO, APONTA ICVA

VAREJO AMPLIADO CRESCE 0,4% EM MAIO, APONTA ICVA CIELO S.A. CNPJ/MF 01.027.058/0001-91 Comunicado ao Mercado VAREJO AMPLIADO CRESCE 0,4% EM MAIO, APONTA ICVA Percentual é calculado a partir da receita de vendas deflacionada pelo IPCA em comparação com

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº002/2017 SELEÇÃO DE CONSULTORES JUNIORES PARA A INOVE CONSULTORIA JÚNIOR A FACULDADE PROJEÇÃO,

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº002/2017 SELEÇÃO DE CONSULTORES JUNIORES PARA A INOVE CONSULTORIA JÚNIOR A FACULDADE PROJEÇÃO, PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº002/2017 SELEÇÃO DE CONSULTORES JUNIORES PARA A INOVE CONSULTORIA JÚNIOR A FACULDADE PROJEÇÃO, por intermédio da Escola de Negócios, torna pública a abertura de inscrições

Leia mais

Economia para Engenharia

Economia para Engenharia Economia para Engenharia Eng. Telecomunicações Aula 03 rev. 01 abrul/16 Roteiro» Introdução» Estrutura de mercado» Sistemas econômicos Capitalismo; Socialismo; Economia Mista;» Divisão do estudo econômico»

Leia mais

Capítulo 5 Planejamento de pessoal e recrutamento

Capítulo 5 Planejamento de pessoal e recrutamento Capítulo 5 Planejamento de pessoal e recrutamento slide 1 Objetivos de aprendizagem 1. Listar as etapas do processo de recrutamento e seleção. 2. Explicar as principais técnicas utilizadas no planejamento

Leia mais

NOTÍCIAS & PROVIDÊNCIAS. Câmara Metropolitana - Cadastro Urbano e Desempenho Eficiência Tributária

NOTÍCIAS & PROVIDÊNCIAS. Câmara Metropolitana - Cadastro Urbano e Desempenho Eficiência Tributária Ano V Nº 187 Sexta Feira - Dia 10 de novembro de 2017 PREVINA-SE NOTÍCIAS & PROVIDÊNCIAS Câmara Metropolitana - Cadastro Urbano e Desempenho Eficiência Tributária O Governo do Estado do Rio de Janeiro,

Leia mais

ATO DELIBERATIVO 30/2017. O Conselho Deliberativo da Fundação CELESC de Seguridade Social - CELOS, no uso de suas atribuições,

ATO DELIBERATIVO 30/2017. O Conselho Deliberativo da Fundação CELESC de Seguridade Social - CELOS, no uso de suas atribuições, ATO DELIBERATIVO 30/2017 O Conselho Deliberativo da Fundação CELESC de Seguridade Social - CELOS, no uso de suas atribuições, CONSIDERANDO o que dispõe o 2 do Art. 24 e o 2º do Art. 31 da versão 6 do Estatuto

Leia mais

Mailing Janeiro/2017 Programa de Implantação de Compliance Concorrencial 1

Mailing Janeiro/2017 Programa de Implantação de Compliance Concorrencial 1 Federação Brasileira das Cooperativas de Anestesiologia Mailing Janeiro/2017 Programa de Implantação de Compliance Concorrencial 1 Com a palavra, o Compliance Officer! Eduardo Lamy, CO da FEBRACAN Depois

Leia mais

CLIPPING EVENTO DO DIA 22/03 SOBRE O REPETRO

CLIPPING EVENTO DO DIA 22/03 SOBRE O REPETRO CLIPPING EVENTO DO DIA 22/03 SOBRE O REPETRO 21 de março de 2012 Setor de petróleo e gás debate mudanças tributárias com a Receita As modificações do Repetro, regime tributário especial para petróleo e

Leia mais

Projeto Aprendiz Cidadão

Projeto Aprendiz Cidadão JUSTIFICATIVA Projeto Aprendiz Cidadão O projeto Aprendiz Cidadão é uma parceria entre a Escola do Legislativo de Guarujá (ELG) e as instituições de Ensino da Baixada Santista que atuam no Programa Jovem

Leia mais

OUVIDORIA GETNET RELATÓRIO 2º SEMESTRE DE RESOLUÇÃO nº4.433/15 CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL

OUVIDORIA GETNET RELATÓRIO 2º SEMESTRE DE RESOLUÇÃO nº4.433/15 CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL OUVIDORIA GETNET RELATÓRIO 2º SEMESTRE DE 2017 RESOLUÇÃO nº4.433/15 CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL SUMÁRIO SOBRE A GETNET 03 MISSÃO, VISÃO E VALORES 04 ATENDIMENTO AOS CLIENTES 05 ESTRUTURA DA OUVIDORIA 06

Leia mais

NORMAS DE CREDENCIAMENTO E RECREDENCIAMENTO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA E SUSTENTABILIDADE - PPGES

NORMAS DE CREDENCIAMENTO E RECREDENCIAMENTO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA E SUSTENTABILIDADE - PPGES NORMAS DE CREDENCIAMENTO E RECREDENCIAMENTO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA E SUSTENTABILIDADE - PPGES RESOLUÇÃO N 001/PPGES/2014 Dispõe sobre credenciamento, recredenciamento e descredenciamento

Leia mais

ÍNDICE CIELO APONTA CRESCIMENTO DE 3,7% PARA O VAREJO EM OUTUBRO

ÍNDICE CIELO APONTA CRESCIMENTO DE 3,7% PARA O VAREJO EM OUTUBRO CIELO S.A. CNPJ/MF 01.027.058/0001-91 Comunicado ao Mercado ÍNDICE CIELO APONTA CRESCIMENTO DE 3,7% PARA O VAREJO EM OUTUBRO Alta foi registrada em comparação com outubro de 2013 e leva em conta a receita

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO ON-LINE

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO ON-LINE LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO ON-LINE Funcional / Competência Territorial / Conflito Professor Doutor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado Especializado em Direito

Leia mais

- Nenhuma das obras paradas da Copa 2014 ficará pronta antes da Copa de 2018

- Nenhuma das obras paradas da Copa 2014 ficará pronta antes da Copa de 2018 CLIPPING EXTRA DE 15/11/2017 CLIPPING EXTRA SINICON - Nenhuma das obras paradas da Copa 2014 ficará pronta antes da Copa de 2018 Retomada dos trabalhos, parados por falta de pagamentos às construtoras,

Leia mais

Por que os juros para financiamento de veículos não estão acompanhando a queda da SELIC, apesar da diminuição da inadimplência?

Por que os juros para financiamento de veículos não estão acompanhando a queda da SELIC, apesar da diminuição da inadimplência? 24 de abril de 2018 Por que os juros para financiamento de veículos não estão acompanhando a queda da SELIC, apesar da diminuição da inadimplência? Dados levantados pela Associação Nacional das Empresas

Leia mais

EDITAL Nº 032/2017 Referente ao Aviso Nº 053/2017, publicado no D.O.E. de 18/03/2017.

EDITAL Nº 032/2017 Referente ao Aviso Nº 053/2017, publicado no D.O.E. de 18/03/2017. EDITAL Nº 032/2017 Referente ao Aviso Nº 053/2017, publicado no D.O.E. de 18/03/2017. CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DOS COMPONENTES DO CONSELHO EDITORIAL DA EDITORA DA UNEB O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO

Leia mais

D E C R E T A: Artigo 2º - Caberá à unidade responsável a divulgação da Instrução Normativa ora aprovada.

D E C R E T A: Artigo 2º - Caberá à unidade responsável a divulgação da Instrução Normativa ora aprovada. DECRETO Nº 21.756, DE 21 DE MAIO DE 2018. Aprova a Instrução Normativa SCS nº 02/2018 : O Prefeito Municipal de Colatina, no uso das atribuições legais que lhe são conferidas pelo inciso IV, artigo 99

Leia mais

Processo de Inscrição 2006 Convênio CNPq/Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Oxford

Processo de Inscrição 2006 Convênio CNPq/Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Oxford Processo de Inscrição 2006 Convênio CNPq/Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Oxford Bolsas para estágios de pesquisa e ensino (júnior e sênior), no âmbito do Convênio de cooperação entre o

Leia mais

Nova Lei do CADE: um balanço dos primeiros meses

Nova Lei do CADE: um balanço dos primeiros meses Nova Lei do CADE: um balanço dos primeiros meses Vinicius Marques de Carvalho Presidente do CADE 09 de novembro de 2012 Sumário I. Desafios II. Estratégias e Projetos III. Alguns números I) Desafios do

Leia mais

MUNICÍPIO DE TAQUARITINGA.

MUNICÍPIO DE TAQUARITINGA. Sexta-feira, 26 de agosto de 2016 Ano I Edição nº 151 Página 1 de 5 SUMÁRIO PODER EXECUTIVO DE TAQUARITINGA 2 Atos Administrativos 2 Editais de Notificação 2 Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAET 4

Leia mais

CLIPPING EVENTO DO DIA 04/09 SOBRE MARKETING JURÍDICO

CLIPPING EVENTO DO DIA 04/09 SOBRE MARKETING JURÍDICO CLIPPING EVENTO DO DIA 04/09 SOBRE MARKETING JURÍDICO 03 de setembro de 2012 04 de setembro de 2012 Marketing Jurídico A Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro fará, nesta terça-feira, das 9h às

Leia mais

ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA Nº /2018.

ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA Nº /2018. ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA Nº /2018. Acordo de Cooperação Técnica que celebram a UNIÃO, por meio da Agência Brasileira de Inteligência e o Estado do Rio de Janeiro, por meio da Procuradoria Geral do

Leia mais

Imigração de venezuelanos pauta pré-campanha eleitoral em Roraima

Imigração de venezuelanos pauta pré-campanha eleitoral em Roraima Federal University of Roraima, Brazil From the SelectedWorks of Elói Martins Senhoras July 1, Imigração de venezuelanos pauta pré-campanha eleitoral em Roraima Prof. Dr. Eloi Martins Senhoras This work

Leia mais

Sumário. Proposta da Coleção Leis Especiais para Concursos TEORIA GERAL DAS AGÊNCIAS REGULADORAS E SEU REGIME DE PESSOAL

Sumário. Proposta da Coleção Leis Especiais para Concursos TEORIA GERAL DAS AGÊNCIAS REGULADORAS E SEU REGIME DE PESSOAL Sumário Proposta da Coleção Leis Especiais para Concursos... 15 Apresentação... 17 Parte I TEORIA GERAL DAS AGÊNCIAS REGULADORAS E SEU REGIME DE PESSOAL Capítulo I Teoria Geral das Agências Reguladoras...

Leia mais

REGULAMENTO DE CAMPANHA DE INCENTIVO DE VENDAS 2º semestre 2016

REGULAMENTO DE CAMPANHA DE INCENTIVO DE VENDAS 2º semestre 2016 REGULAMENTO DE CAMPANHA DE INCENTIVO DE VENDAS 2º semestre 2016 1. Objetivo O objetivo da campanha denominada INTERLIGADOS - CAMPANHA DE VENDAS DESTINO DOS CAMPEÕES é impulsionar a comercialização dos

Leia mais

ATO DELIBERATIVO 24/2018. O Conselho Deliberativo da Fundação CELESC de Seguridade Social - CELOS, no uso de suas atribuições,

ATO DELIBERATIVO 24/2018. O Conselho Deliberativo da Fundação CELESC de Seguridade Social - CELOS, no uso de suas atribuições, ATO DELIBERATIVO 24/2018 O Conselho Deliberativo da Fundação CELESC de Seguridade Social - CELOS, no uso de suas atribuições, CONSIDERANDO o que dispõe o 2 do Art. 24 e o 2 do Art. 31 da versão 6 do Estatuto

Leia mais

CURSO DE DIREITO DIREITO ELEITORAL. Prof. Gilberto Kenji Futada SISTEMAS ELEITORAIS

CURSO DE DIREITO DIREITO ELEITORAL. Prof. Gilberto Kenji Futada SISTEMAS ELEITORAIS CURSO DE DIREITO Prof. A CF/88 prevê dois sistemas para a escolha dos representantes que, em nome do titular da soberania, o povo, exercerão o poder: Sistema Majoritário a) Presidência da República b)

Leia mais

PROCESSO Nº 046/ 2018 CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2018

PROCESSO Nº 046/ 2018 CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2018 PROCESSO Nº 046/ 2018 CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2018 PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DOS MEMBROS DA SUBCOMISSÇAO TÉCNICA O MUNICIPIO DE SELVÍRIA/MS, pessoa jurídica de direito público interno, inscrita

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO O Reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no uso de

Leia mais

003. Prova de conhecimentos específicos Ii

003. Prova de conhecimentos específicos Ii secretaria dos negócios jurídicos snj Procuradoria Geral do Município PGM 7.º concurso público 003. Prova de conhecimentos específicos Ii Peça Judicial Assinatura do Candidato Procurador do município I

Leia mais

País criou 67,3 mil vagas no 1º semestre

País criou 67,3 mil vagas no 1º semestre Boletim 1252/2017 Ano IX 18/07/2017 País criou 67,3 mil vagas no 1º semestre Por Edna Simão e Cristiane Bonfanti O Brasil abriu 9.821 empregos com carteira assinada em junho, segundo dados do Cadastro

Leia mais

A reunião contou ainda com a presença do secretário da Câmara Setorial de Petróleo e Gás,

A reunião contou ainda com a presença do secretário da Câmara Setorial de Petróleo e Gás, Associação Comercial de Santos promoverá em agosto audiência pública para debater a indústria do pet A Câmara Setorial de Petróleo e Gás da Associação Comercial de Santos (ACS) realizará em agosto, em

Leia mais

PREVIDENCIÁRIA ADMINISTRATIVA

PREVIDENCIÁRIA ADMINISTRATIVA FREDERICO AMADO PRÁTICA PREVIDENCIÁRIA ADMINISTRATIVA NA AGÊNCIA DO INSS E NO CRSS 2ª edição revista, ampliada e atualizada 2018 Regramento do Processo Administrativo Previdenciário 337 O Conselheiro estará

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO À PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA Seleção de bolsistas para fixação de Doutores

EDITAL DE SELEÇÃO À PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA Seleção de bolsistas para fixação de Doutores 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Química EDITAL DE SELEÇÃO À PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA Seleção de bolsistas para fixação de Doutores O Programa

Leia mais

Parecer pelo conhecimento do conflito, para que seja declarada a competência da Justiça Federal.

Parecer pelo conhecimento do conflito, para que seja declarada a competência da Justiça Federal. Nº 5459/2014 ASJCIV/SAJ/PGR Relator: Ministro Marco Aurélio Suscitante: Juiz Federal da 3ª Vara Federal da Seção Judiciária do DF Suscitado: Tribunal Superior do Trabalho Interessados: Cristiano Gomes

Leia mais

1 FEV A 14 ABR. Elabora um Conto ou uma Ilustração e ganha prémios fantásticos. Participa! BATALHA PRÉMIOS

1 FEV A 14 ABR. Elabora um Conto ou uma Ilustração e ganha prémios fantásticos. Participa! BATALHA PRÉMIOS BATALHA Elabora um Conto ou uma Ilustração e ganha prémios fantásticos. Participa! 9ª EDIÇÃO O Fio da Memória O Conto 1 FEV A 14 ABR PRÉMIOS 1.º Prémio no valor de 90 2.º Prémio no valor de 70 3.º Prémio

Leia mais

CONSULTA PÚBLICA 6 - Sugestões IBRAC

CONSULTA PÚBLICA 6 - Sugestões IBRAC Art. 1º. Nos termos do art. 88, 3º, da Lei 12.529, de 2011, o procedimento administrativo para apuração de ato de concentração ( APAC ) poderá ser instaurado, mediante decisão fundamentada, pelo Superintendente-Geral

Leia mais

ATUALIDADES. Top Atualidades Semanal DESTAQUE PROFESSOR MARCOS JOSÉ SEMANA 11 A 17 DE AGOSTO SEMANA 11 A 17 DE AGOSTO. Material: Raquel Basilone

ATUALIDADES. Top Atualidades Semanal DESTAQUE PROFESSOR MARCOS JOSÉ SEMANA 11 A 17 DE AGOSTO SEMANA 11 A 17 DE AGOSTO. Material: Raquel Basilone Moody s corta nota do Brasil, mas vê perspectiva estável ATUALIDADES PROFESSOR MARCOS JOSÉ Material: Raquel Basilone Sindicatos e indígenas fazem greve contra presidente no Equador No Itamaraty, Dilma

Leia mais

Quem reforma o sistema eleitoral?

Quem reforma o sistema eleitoral? Quem reforma o sistema eleitoral? O nó que amarra a reforma política no Brasil nunca foi desatado. O motivo é simples. Não há interesse. Historicamente, parlamentares só mudam as regras em benefício próprio.

Leia mais

EMBRAER ENTREGA 20 JATOS COMERCIAIS E 8 EXECUTIVOS NO 1º TRI DE 2011 Valor dos pedidos firmes em carteira sobe para US$ 16 bilhões

EMBRAER ENTREGA 20 JATOS COMERCIAIS E 8 EXECUTIVOS NO 1º TRI DE 2011 Valor dos pedidos firmes em carteira sobe para US$ 16 bilhões EMBRAER ENTREGA 20 JATOS COMERCIAIS E 8 EXECUTIVOS NO 1º TRI DE 2011 Valor dos pedidos firmes em carteira sobe para US$ 16 bilhões São José dos Campos, 18 de abril de 2011 Ao longo do primeiro trimestre

Leia mais

PORTARIA Nº 008 de 30 DE AGOSTO DE 2016

PORTARIA Nº 008 de 30 DE AGOSTO DE 2016 PORTARIA Nº 008 de 30 DE AGOSTO DE 2016 EMENTA: Disciplina a utilização, sob as formas de cessão de espaços destinados a reuniões e eventos na sede do CRMV-ES. O PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA

Leia mais

Universidade Federal da Bahia Escola de Administração NEA Núcleo de Extensão em Administração

Universidade Federal da Bahia Escola de Administração NEA Núcleo de Extensão em Administração EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA Nº 07/2015 PARA SELEÇÃO, INSCRIÇÃO E MATRÍCULA PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO DE FINANÇAS EMPRESARIAIS. PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE INSCRIÇÃO A Universidade Federal

Leia mais

STJ suspende todas as ações sobre correção do FGTS no país

STJ suspende todas as ações sobre correção do FGTS no país Boletim 476/14 Ano VI 27/02/2014 STJ suspende todas as ações sobre correção do FGTS no país Por Juliano Basile De Brasília O ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), suspendeu

Leia mais

Indústria farmacêutica e o transporte marítimo

Indústria farmacêutica e o transporte marítimo Página 1 de 5 Cleci Leão 28/08/2016 23:55 Indústria farmacêutica e o transporte marítimo Caminhos para o sucesso das operações e como migrar do aéreo para o marítimo Fabricantes da indústria farmacêutica

Leia mais