Objetivos. Compreender que a Cidadania está além dos direitos e deveres políticos.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Objetivos. Compreender que a Cidadania está além dos direitos e deveres políticos."

Transcrição

1

2 Objetivos Compreender que a Cidadania está além dos direitos e deveres políticos. Compreender que Sustentabilidade não é um conceito. Trata-se de um valor a ser incorporado em todas as áreas de atuação humana. Concluir que o efetivo exercício da cidadania pode contribuir para alcançar a sustentabilidade da espécie humana.

3 Introdução Sustentabilidade é a expressão da moda no mundo dos negócios, ao passo que cidadania tornou-se um verdadeiro jargão político no Brasil. Afinal qual o (verdadeiro) significado destes conceitos? Estão interrelacionados? Como impactam os aspectos de nosso cotidiano?

4 A visão sistêmica As partes de um sistema, apesar de independentes, são, cada uma delas dependentes entre si. Qualquer mudança em uma das partes acarretará transformações nas demais ou na totalidade do sistema. A SOMA DAS PARTES É MAIOR QUE O TODO!

5 A visão sistêmica

6 A visão sistêmica

7 A soma das partes é maior que o todo Verão (óleo sobre tela) Giuseppe Archimboldo, 1573

8 Sobre o termo cidadania Vem do latim civitas, que significa conjunto de direitos atribuídos ao cidadão ou cidade. Indica a nacionalidade de uma pessoa, seu pertencimento a uma nação (Direito Internacional) É a posse de direitos políticos, civis e sociais - cidadania substantiva (Ciências Sociais).

9 Cidadania ao longo da História Grécia antiga Feudalismo

10 Cidadania ao longo da História Década de 1950 Ampliação do conceito (dimensões da cidadania) Cidadania e classe social (T.H. Marshall) descreve a extensão dos direitos civis, políticos e sociais para toda a população de uma nação. Declaração Universal dos Direitos Humanos (ONU, 1948) Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. (artigo 1º)

11 Cidadania é um assunto do nosso tempo! No Brasil, logo após a ditadura militar (1985), o termo passa a ser amplamente utilizado por jornalistas, intelectuais, políticos etc.

12 Cidadania = direitos + deveres políticos?

13 Direitos políticos Referem-se à participação do cidadão no governo da sociedade.

14 Direitos políticos de votar de ser votado de fazer demonstrações políticas de organizar partidos Pode haver direitos políticos sem direitos civis? Sem os direitos civis, especialmente liberdade de opinião e de organização os direitos políticos ficam só no papel.

15 Direitos civis Garantem as relações civilizadas entre as pessoas e a própria existência da sociedade.

16 Direitos civis à vida à liberdade à propriedade à igualdade perante a lei de ir e vir de manifestar o pensamento de organizar-se de escolher o trabalho de ter respeitada a inviolabilidade do lar e da correspondência à proteção da integridade física de não ser condenado sem processo legal regular

17 Direitos sociais Garantem a participação na riqueza coletiva. Buscam reduzir os excessos de desigualdade social.

18 Direitos sociais à educação à saúde ao trabalho à aposentadoria Pode haver direitos políticos sem direitos sociais? Sem educação as pessoas não tomam conhecimento de seus direitos e nem se organizam para lutar por eles.

19 Cidadania é um assunto sistêmico O exercício de direitos como a liberdade de expressão e o voto não gera automaticamente o gozo de outros, como saúde e emprego. Mesmo havendo direitos políticos, se as grandes desigualdades sociais, a má qualidade da educação e dos serviços de saúde seguem inalteradas, os mecanismos da democracia (eleições, partidos etc.) vão sofrendo descrédito dos cidadãos.

20 Dimensões da cidadania Direitos sociais Direitos políticos Direitos civis

21 Cidadania na prática Ser cidadão é ter direitos e deveres. Quais deveres? O de fazer valer os direitos para todas as pessoas, ter responsabilidade para com o coletivo, com o bem comum. Meu direito termina aonde começa o seu.

22 Sobre o termo sustentabilidade Vem do latim sustinere = manter vivo, defender". Sustentável é a característica ou condição de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado tempo.

23 Sustentabilidade pelo senso comum O uso do termo difundiu-se rapidamente, incorporando-se ao discurso politicamente correto de empresas, governos e meios de comunicação de massa e hoje é unanimidade.

24 Será que somos uma espécie sustentável?

25 Os fatos da insustentabilidade

26 Os fatos da insustentabilidade Disponível em:

27 Os fatos da insustentabilidade Disponível em:

28 Os fatos da insustentabilidade Fonte: IPCC (2014) Disponível em:

29 Os fatos da insustentabilidade

30 Número de anos em que a População mundial aumenta 1 bilhão de pessoas Os fatos da insustentabilidade Crescimento da população mundial 1º bilhão... (1800) 2º bilhão 123 (1930) 3º bilhão 4º bilhão 33 (1960) 15 (1975) 5º bilhão 12 (1987) 6º bilhão 12 (1999) 7º bilhão 13 (2011) 8º bilhão 9º bilhão 16 (2028) 26 (2054) Fonte:

31 Os fatos da insustentabilidade Crescimento da população mundial Somos 7 bilhões

32 Causas da insustentabilidade Desenvolvimento = crescimento ecônomico Crescimento econômico = crescimento da produção Crescimento da produção = exploração de recursos naturais (predominantemente não sustentável) Ao longo do século XXI, os recursos naturais per capita diminuirão globalmente cerca de 80% (resultado de esgotamento e de aumento populacional) (SMERALDI,2009)

33 Pirâmide invertida? Economia Pessoas Meio ambiente

34 Pirâmide correta Meio ambiente Pessoas Economia

35 Quantas Terras precisamos? Fonte: Global Footprint Network (GFN) Disponível em:

36 Vivemos em um planeta finito!!

37 Desenvolvimento sustentável O desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas necessidades. Relatório Brundtland, 1987 Como realizar? Com cada pessoa, empresa e governo agindo de acordo com uma reflexão: tal ação gerará qual impacto sobre a qualidade de vida atual e futura de todos que sejam afetados. Ou seja, não se trata de um problema técnico, mas social e político.

38 Sustentabilidade é um assunto sistêmico Seres humanos são inseparáveis dos ecossistemas (estão em sinergia) Natureza: conjunto de sistemas inter-relacionados, o todo maior que a soma das partes Relação não-linear de causa e efeito Ênfase na cooperação Fonte: Almeida (2002)

39 Dimensões da sustentabilidade Meio ambiente Economia Pessoas Será sustentável se: Economicamente viável Ecologicamente correto Socialmente justo

40 Dimensões da sustentabilidade Meio ambiente Economia Política Pessoas Será sustentável se: Houver apropriação universal dos direitos humanos e coesão social (SACHS, 2002)

41 Dimensões da cidadania Direitos sociais Direitos civis

42 Direitos transindividuais a respirar ar puro ao meio ambiente equilibrado à paz ao desenvolvimento São aqueles que não pertencem a a indivíduo isolado, nem mesmo a um grupo delimitado de pessoas. Ou seja, pertencem indivisivelmente a todos.

43 Viver de acordo com o valor da sustentabilidade planetária é pensar nos direitos do próximo e daqueles que ainda vão nascer.

44 Referências CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil. O longo Caminho. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, VEIGA, José Eli da. Sustentabilidade: a legitimação de um novo valor. São Paulo: Editora Senac, SACHS, Ignacy. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, SMERALDI, Roberto. O novo manual de negócios sustentáveis. São Paulo, Publifolha, 2009.

45 MUITO OBRIGADA! Profa. Ms. Célia Braz

Thomas Hobbes: natureza humana, Estado absoluto e (falta de) cidadania

Thomas Hobbes: natureza humana, Estado absoluto e (falta de) cidadania Thomas Hobbes: natureza humana, Estado absoluto e (falta de) cidadania Sérgio Praça pracaerp.wordpress.com sergiopraca0@gmail.com Temas da aula 1) Hobbes e a natureza humana 2) Estado absoluto: em defesa

Leia mais

Émile Durkheim ( ): suicídio e cidadania

Émile Durkheim ( ): suicídio e cidadania Émile Durkheim (1858 1917): suicídio e cidadania Sérgio Praça srpraca@uol.com.br edspraca.wordpress.com (I) Sociedades, Códigos Jurídicos e Tipos de Solidariedade Características Sociedade Antiga *População

Leia mais

Atualidades. Cidadania. Professora Bruno Cunha.

Atualidades. Cidadania. Professora Bruno Cunha. Atualidades Cidadania Professora Bruno Cunha www.acasadoconcurseiro.com.br Atualidades CIDADANIA Conceito de Cidadania A cidadania cria um estatuto de pertencimento de um indivíduo a uma comunidade (país)

Leia mais

Ser cidadão/cidadã. Não vivemos isolados, vivemos em sociedade, uns com os outros!!! Vamos pensar sobre: A -O que é cidadania?

Ser cidadão/cidadã. Não vivemos isolados, vivemos em sociedade, uns com os outros!!! Vamos pensar sobre: A -O que é cidadania? Ser cidadão/cidadã Não vivemos isolados, vivemos em sociedade, uns com os outros!!! Vamos pensar sobre: A -O que é cidadania? B-O que são direitos e deveres? C- O que é ser cidadão ativo? Cidadania É saber

Leia mais

DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA. Hannah Arendt

DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA. Hannah Arendt DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA Hannah Arendt DIREITO NATURAL Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros

Leia mais

CIDADANIA: DIREITOS CIVIS, POLÍTICOS, SOCIAIS, E OUTROS

CIDADANIA: DIREITOS CIVIS, POLÍTICOS, SOCIAIS, E OUTROS CIDADANIA: DIREITOS CIVIS, POLÍTICOS, SOCIAIS, E OUTROS O que é ser cidadão e cidadania? Cidadão é o indivíduo participante de uma comunidade (Estado) e detentor de direitos e deveres. Assim, a cidadania

Leia mais

Direitos humanos Aula 4

Direitos humanos Aula 4 DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA Adriana Galvão Moura Abílio CIDADANIA "A cidadania é o direito a ter direitos, pois a igualdade em dignidade e direitos dos seres humanos não é um dado. É um construído da

Leia mais

Aula 25 CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS

Aula 25 CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS Aula 25 CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS O que é cidadania? Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na constituição. Uma boa cidadania implica que os direitos

Leia mais

"Hoje nos encontramos numa fase nova na humanidade. Todos estamos regressando à Casa Comum, à Terra: os povos, as sociedades, as culturas e as

Hoje nos encontramos numa fase nova na humanidade. Todos estamos regressando à Casa Comum, à Terra: os povos, as sociedades, as culturas e as "Hoje nos encontramos numa fase nova na humanidade. Todos estamos regressando à Casa Comum, à Terra: os povos, as sociedades, as culturas e as religiões. Todos trocamos experiências e valores. Todos nos

Leia mais

No princípio é a relação. Martin Buber

No princípio é a relação. Martin Buber No princípio é a relação. Martin Buber Direitos e obrigações são uma expressão das relações que nos ligam uns aos outros por sermos membros de uma comunidade e, consequentemente, derivam de tal comunidade.

Leia mais

Direitos humanos Noção e características

Direitos humanos Noção e características Direitos humanos Noção e características Os direitos humanos são os direitos que todas as pessoas têm devido à sua condição humana, de forma a viverem em liberdade e dignidade. Universais Pertencem a todas

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos. Declaração Universal dos Direitos Humanos Parte 2

DIREITOS HUMANOS. Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos. Declaração Universal dos Direitos Humanos Parte 2 DIREITOS HUMANOS Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos Declaração Universal dos Direitos Humanos Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Artigo I: Todas as pessoas nascem livres

Leia mais

EDUCAÇÃO E CONCRETIZAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS: PERSPECTIVAS. P R O F. A D I R V A L D E M A R G A R C I A

EDUCAÇÃO E CONCRETIZAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS: PERSPECTIVAS. P R O F. A D I R V A L D E M A R G A R C I A EDUCAÇÃO E CONCRETIZAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS: PERSPECTIVAS. P R O F. A D I R V A L D E M A R G A R C I A DIREITOS HUMANOS: Se constituíram como uma bandeira contra a arbitrariedade dos governos e das

Leia mais

MANIFESTO PORTUGAL MAIS LIBERAL

MANIFESTO PORTUGAL MAIS LIBERAL MANIFESTO PORTUGAL MAIS LIBERAL Este é o tempo de Portugal aprender com o passado, entender os desafios do presente e, sobretudo, assegurar a evolução que fortaleça a esperança no nosso futuro coletivo

Leia mais

Gestão Ambiental 17/08/17. Evolução Histórica da Gestão Ambiental no Mundo. UM PROBLEMA! Qual é a sua opinião a respeito?

Gestão Ambiental 17/08/17. Evolução Histórica da Gestão Ambiental no Mundo. UM PROBLEMA! Qual é a sua opinião a respeito? Gestão Ambiental Uma Introdução Prof Ms. Greice de Bem Noro 1984: Comissão Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento: Nosso Futuro Comum (1987) 1984: Programa de Atuação Responsável da Indústria Química

Leia mais

Carta dos Povos da Terra

Carta dos Povos da Terra Carta dos Povos da Terra Primeira Proposta Janeiro 2011 Eixo temático: Os pilares éticos das novas civilizações do século XXI Considerando as graves ameaças que pesam sobre nosso planeta e sobre nós mesmos,

Leia mais

LIBERDADE E RESPONSABILIDADE DEMOCRÁTICAS

LIBERDADE E RESPONSABILIDADE DEMOCRÁTICAS 1 de 6 Estado Liberdade e Democráticas OBJECTIVO: Reconhecer as s inerentes à Liberdade pessoal em democracia LIBERDADE E RESPONSABILIDADE DEMOCRÁTICAS Reconhece as s inerentes à liberdade pessoal em democracia.

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS 1 de 5 Estado Liberdade e Democráticas OBJECTIVO: Reconhecer as s inerentes à Liberdade pessoal em democracia Liberdade Quando se pensa em Liberdade podemos pensar em fazer tudo aquilo que nos apetece.

Leia mais

Cidadania no Brasil o longo caminho. Professor: Elson Junior

Cidadania no Brasil o longo caminho. Professor: Elson Junior Cidadania no Brasil o longo caminho Professor: Elson Junior Santo Antônio de Pádua, agosto de 2017 Palavra cidadania: Utilizada por políticos, jornalistas, intelectuais, líderes sindicais, dirigentes de

Leia mais

Direitos Humanos, cidadania, estabilidade e paz social. Com a atribuição deste

Direitos Humanos, cidadania, estabilidade e paz social. Com a atribuição deste CDHQSAN Atribuição do Prémio Ângelo d Almeida Ribeiro a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) ex aequo Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários - 11 de dezembro de 2017 - Todos os

Leia mais

A nossa tripla cidadania: os valores cívicos

A nossa tripla cidadania: os valores cívicos Dos Açores para a Europa e para o Mundo A nossa tripla cidadania: os valores cívicos M. Patrão Neves Dos Açores para a Europa e para o Mundo Três realidades físicas: como seres naturais ocupamos e habitamos

Leia mais

Os direitos Humanos são direitos fundamentais da pessoa humana. Esses direitos são considerados fundamentais porque, sem eles, a pessoa não é capaz

Os direitos Humanos são direitos fundamentais da pessoa humana. Esses direitos são considerados fundamentais porque, sem eles, a pessoa não é capaz Os direitos Humanos são direitos fundamentais da pessoa humana. Esses direitos são considerados fundamentais porque, sem eles, a pessoa não é capaz de se desenvolver e de participar plenamente da vida.

Leia mais

Declaração Universal dos Direitos do Homem

Declaração Universal dos Direitos do Homem Declaração Universal dos Direitos do Homem Preâmbulo Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da familia humana e seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da

Leia mais

Direitos Humanos. Declaração Universal de Professor Mateus Silveira.

Direitos Humanos. Declaração Universal de Professor Mateus Silveira. Direitos Humanos Declaração Universal de 1948 Professor Mateus Silveira www.acasadoconcurseiro.com.br Direitos Humanos DECLARAÇÃO UNIVERSAL DE 1948 Adotada e proclamada pela resolução 217 A (III) da Assembléia

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Direito Internacional Ambiental. Parte 3. Professora Eliana Khader

DIREITO AMBIENTAL. Direito Internacional Ambiental. Parte 3. Professora Eliana Khader DIREITO AMBIENTAL Parte 3 Professora Eliana Khader Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Humano (1972). Primeira grande reunião de países para debater a questão ambiental. Levou à criação

Leia mais

Gestão Ambiental MEIO AMBIENTE. Prof.ª Yngrid Nantes.

Gestão Ambiental MEIO AMBIENTE. Prof.ª Yngrid Nantes. Gestão Ambiental MEIO AMBIENTE Prof.ª Yngrid Nantes yngrid.nantes@yahoo.com.br Meio Ambiente Conceitos Básicos Meio ambiente é o conjunto de condições, leis, influência e interações de ordem física, química,

Leia mais

LIBERDADE E RESPONSABILIDADE DEMOCRÁTICAS

LIBERDADE E RESPONSABILIDADE DEMOCRÁTICAS 1 de 5 LIBERDADE E RESPONSABILIDADE DEMOCRÁTICAS Reconhece as responsabilidades inerentes à liberdade pessoal em democracia. Compromisso Cidadão/Estado Liberdade Quando se pensa em Liberdade podemos pensar

Leia mais

A Dimensão Social e o Conceito de Desenvolvimento Sustentável

A Dimensão Social e o Conceito de Desenvolvimento Sustentável V Mesa-Redonda da Sociedade Civil Brasil EU A Dimensão Social e o Conceito de Desenvolvimento Sustentável Apresentação da Conselheira Lúcia Stumpf Porto, Portugal 7 a 9 de novembro de 2011 1 Contextualização

Leia mais

Direitos. Humanos. Direitos Humanos

Direitos. Humanos. Direitos Humanos Direitos Humanos Direitos Humanos na ONU Direitos Humanos A ONU (Organização das Nações Unidas) é a responsável pela coordenação do sistema global (ou universal) de Direitos Humanos. Direitos Humanos A

Leia mais

O desafio da sustentabilidade. Haihani Silva Passos

O desafio da sustentabilidade. Haihani Silva Passos O desafio da sustentabilidade Haihani Silva Passos Sustentabilidade O que isso tem a ver com a gente? Até o início de 2007, era tema de conversa restrita a um círculo de especialistas, empresas socialmente

Leia mais

Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo. Jesus Cristo

Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo. Jesus Cristo Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo. Jesus Cristo Qual é o seu preconceito? Navio negreiro, ou "navio tumbeiro, é o nome dado aos navios de carga para o transporte de escravos,

Leia mais

TEORIA GERAL DOS SISTEMAS - TGS PROPRIEDADE REGISTRADA

TEORIA GERAL DOS SISTEMAS - TGS PROPRIEDADE REGISTRADA PROPRIEDADE REGISTRADA L. von Bertalanffy TGS - mostrou que muitos dos princípios e conclusões de algumas ciências têm validade para várias outras ciências, pois tratam seus objetos como sistemas (físicos,

Leia mais

LIÇÃO 3 ÉTICA CRISTÃ E DIREITOS HUMANOS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 ÉTICA CRISTÃ E DIREITOS HUMANOS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 ÉTICA CRISTÃ E DIREITOS HUMANOS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO A Palavra de Deus é suprema e como tal na matéria de direitos humanos traz uma consciência jurídica e teológica

Leia mais

Plano Diretor PLANO DIRETOR DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL 12/09/2017

Plano Diretor PLANO DIRETOR DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL 12/09/2017 PLANO DIRETOR DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL 12/09/2017 Visão estratégica da mudança Pensar Descobrir Conceito Sentir Vivenciar Habilidade Querer Praticar Capacidade Identificação Motivação Dedicação

Leia mais

1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL

1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL 1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL A ação humana sobre a natureza faz parte da história da civilização. Neste inicio de século, porém, a consciência sobre os impactos desta intervenção tem adquirido

Leia mais

APROVADO EM ASSEMBLEIA A 9 DE MARÇO DE 2014 PARTIDO LIVRE

APROVADO EM ASSEMBLEIA A 9 DE MARÇO DE 2014 PARTIDO LIVRE CÓDIGO DE ÉTICA DO LIVRE APROVADO EM ASSEMBLEIA A 9 DE MARÇO DE 2014 PARTIDO LIVRE Preâmbulo O LIVRE é um partido aberto às pessoas, em que se procura a máxima transparência e a partilha de decisões. Isto

Leia mais

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DA UNESCO SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DA UNESCO SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL DECLARAÇÃO UNIVERSAL DA UNESCO SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL A CONFERÊNCIA GERAL Comprometida com a plena realização dos direitos do homem e das liberdades fundamentais proclamadas na Declaração Universal

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS

GESTÃO AMBIENTAL E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS ESTADO DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GESTÃO AMBIENTAL E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS

Leia mais

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 1º Ano

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 1º Ano DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano Estimular a curiosidade dos estudantes para novas criações. Instigar o pensamento e argumentação crítica dos estudantes.

Leia mais

Moralidade e Direitos Humanos

Moralidade e Direitos Humanos MORALIDADE E MARCADORES DA DIFERENÇA 2o. Sem. 2015 Moralidade e Direitos Humanos Prof. Gustavo Venturi Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência,

Leia mais

TEMAS HABILIDADES & PERSPECTIVAS DA CIDADANIA GLOBAL

TEMAS HABILIDADES & PERSPECTIVAS DA CIDADANIA GLOBAL TEMAS HABILIDADES & PERSPECTIVAS DA CIDADANIA GLOBAL TEMAS de cidadania global IDENTIDADE E PERTENCIMENTO Nossas identidades: n estão relacionadas aos nossos sentimentos de pertencermos ou não a determinados

Leia mais

O que são Direitos Humanos? DIREITOS HUMANOS Profa. Rosana Carneiro Tavares. Principal instrumento legal

O que são Direitos Humanos? DIREITOS HUMANOS Profa. Rosana Carneiro Tavares. Principal instrumento legal O que são Direitos Humanos? Direitos essenciais a todos os seres humanos, sem discriminação por raça, cor, gênero, idioma, nacionalidade, religião e opinião política. DIREITOS HUMANOS Profa. Rosana Carneiro

Leia mais

Prof. Gustavo Nascimento. Unidade I DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Prof. Gustavo Nascimento. Unidade I DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Prof. Gustavo Nascimento Unidade I DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Desenvolvimento sustentável Histórico do conceito de desenvolvimento sustentável A Revolução Industrial foi um marco importante na humanidade

Leia mais

DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CARTA DE BELGRADO - 1975 Defende as bases para um programa mundial de Educação Ambiental que possa tornar possível o desenvolvimento de novos conceitos

Leia mais

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Declaração Universal dos Direitos Humanos Declaração Universal dos Direitos Humanos Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade,

Leia mais

CIDADANIA E POLÍTICA CIDADANIA

CIDADANIA E POLÍTICA CIDADANIA CIDADANIA E POLÍTICA CIDADANIA A palavra vem do latim civitas significa cidade, no sentido de entidade política. Refere-se ao que é próprio da condição daqueles que convivem em uma cidade. Esta relacionado

Leia mais

A RELAÇÃO DO HOMEM E A NATUREZA NA PERSPECTIVA DA DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS

A RELAÇÃO DO HOMEM E A NATUREZA NA PERSPECTIVA DA DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS A RELAÇÃO DO HOMEM E A NATUREZA NA PERSPECTIVA DA DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS Waldimir Rodrigues Viana Resumo: O artigo a seguir faz uma relação entre a Declaração Universal dos Direitos da Humanidade

Leia mais

Artigo XI 1. Toda pessoa acusada de um ato delituoso tem o direito de ser presumida inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo

Artigo XI 1. Toda pessoa acusada de um ato delituoso tem o direito de ser presumida inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo Artigo XI 1. Toda pessoa acusada de um ato delituoso tem o direito de ser presumida inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público no qual lhe tenham

Leia mais

Instrumentos de Planejamento Federal e os ODS

Instrumentos de Planejamento Federal e os ODS Instrumentos de Planejamento Federal e os ODS Integrados Interligados Indivisíveis 09/11/2018 Grau de conhecimento do brasileiro sobre os ODS Pesquisa realizada pela ONU em parceria com o Ibope, entrevistou

Leia mais

Métrica, métodos e instrumentos de medida de sustentabilidade. Patrícia Sá

Métrica, métodos e instrumentos de medida de sustentabilidade. Patrícia Sá Métrica, métodos e instrumentos de medida de sustentabilidade Patrícia Sá f2390@ua.pt Tópicos a desenvolver Área; Considera diferentes categorias de consumo: por exemplo, energia, mobilidade, resíduos,

Leia mais

Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior PAES/ DOCV/PROG/UEMA FILOSOFIA

Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior PAES/ DOCV/PROG/UEMA FILOSOFIA FILOSOFIA 1. Sobre o evento Rock In Rio, o cantor da banda U2, Bono Vox, afirmou o seguinte: O Brasil está no centro do mundo. Esta é uma afirmação sobre a atuação do Brasil no cenário político mundial?

Leia mais

Ana Gonçalves. Curso: TSHT- Técnico de Segurança e Higiene no trabalho. CP: Cidadania e Profissionalidade. Formadora: Ana Gonçalves

Ana Gonçalves. Curso: TSHT- Técnico de Segurança e Higiene no trabalho. CP: Cidadania e Profissionalidade. Formadora: Ana Gonçalves Descrição: Direitos e deveres adquiridos em cada fase da vida - criança, adulto e na velhice Objectivo: Cidadão/ Estado Critérios de Evidência; Reconhecer as responsabilidades inerentes à liberdade pessoal

Leia mais

Teoria da Democracia e Representação política

Teoria da Democracia e Representação política Teoria da Democracia e Representação política 1 Estado Contemporâneo Toma decisões para o conjunto da sociedade e dispõe de meios para torná-las imperativas a todos. Por essa razão, sua estrutura de comando

Leia mais

O dia a dia em notícia / Entre perguntas e respostas

O dia a dia em notícia / Entre perguntas e respostas Leia esta reportagem. Lady Campos Repórter As crianças e seus direitos A Declaração dos Direitos da Criança completa 46 anos em 20 de novembro. A criação deste documento é muito importante porque estabelece

Leia mais

DECLARAÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE INTOLERÂNCIA E DISCRIMINAÇÃO BASEADAS NA RELIGIÃO OU CONVICÇÃO

DECLARAÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE INTOLERÂNCIA E DISCRIMINAÇÃO BASEADAS NA RELIGIÃO OU CONVICÇÃO DECLARAÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE INTOLERÂNCIA E DISCRIMINAÇÃO BASEADAS NA RELIGIÃO OU CONVICÇÃO Proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas na sua resolução 36/55, de 25 de novembro

Leia mais

CIDADANIA Direitos políticos e sufrágio

CIDADANIA Direitos políticos e sufrágio CIDADANIA Direitos políticos e sufrágio Introdução Direitos políticos são os direitos do cidadão que permitem sua participação e influência nas atividades de governo. Para Pimenta Bueno, citado por Silva

Leia mais

AVANÇOS E DESAFIOS DOS DIREITOS HUMANOS NA ATUALIDADE. Prof. Dra. DANIELA BUCCI

AVANÇOS E DESAFIOS DOS DIREITOS HUMANOS NA ATUALIDADE. Prof. Dra. DANIELA BUCCI AVANÇOS E DESAFIOS DOS DIREITOS HUMANOS NA ATUALIDADE Prof. Dra. DANIELA BUCCI 1 ENADE E OS DIREITOS HUMANOS Panorama Geral : PROVAS 2012 E 2015 As provas abarcaram questões gerais sobre globalização,

Leia mais

Dimensão Política e Jurídica

Dimensão Política e Jurídica Dimensão Política e Jurídica B1 B2 B3 B4 Organização do Estado Democrático: A Nossa Democracia Participação na Democracia I: Para que servem os Partidos Participação na Democracia II: Todos somos Fregueses

Leia mais

Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Piracaia PIRAPREV CNPJ: 10.543.660/0001-72. Política de Responsabilidade Social

Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Piracaia PIRAPREV CNPJ: 10.543.660/0001-72. Política de Responsabilidade Social Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Piracaia PIRAPREV CNPJ: 10.543.660/0001-72 Política de Responsabilidade Social Dezembro de 2011 1 PREÂMBULO O IPSPMP-PIRAPREV, sendo uma

Leia mais

Declaração Universal dos Direitos da Mãe Terra. Ter, 11 de Maio de :24

Declaração Universal dos Direitos da Mãe Terra. Ter, 11 de Maio de :24 Declaração Universal dos Direitos da Mãe Terra. Ter, 11 de Maio de 2010 19:24 Projeto de Declaração Universal dos Direitos da Mãe Terra Elaborado na Conferência Mundial dos Povos sobre Mudança Climática

Leia mais

Disciplina: Sustentabilidade ambiental. Prof. Leandro Borges de Lima Silva Especialista em Gestão Ambiental

Disciplina: Sustentabilidade ambiental. Prof. Leandro Borges de Lima Silva Especialista em Gestão Ambiental Disciplina: Sustentabilidade ambiental Prof. Leandro Borges de Lima Silva Especialista em Gestão Ambiental E-mail: lima_biologia@hotmail.com Desenvolvimento sustentável Impactos ambientais Desenvolvimento

Leia mais

Tema 4. Vamos Reflectir

Tema 4. Vamos Reflectir Tema 4 Área / UFCD CP1-Tema 4 Competência a atingir Participa consciente e sustentadamente na comunidade global. Vamos Reflectir Ao longo deste módulo temos vindo a debruçar-nos sobre os diferentes tipos

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Parte 4 Profª. Liz Rodrigues - Dimensões de direitos fundamentais: direitos fundamentais são direitos históricos e foram surgindo em momentos distintos, conforme as necessidades

Leia mais

APONTAMENTOS ACERCA DA CIDADANIA

APONTAMENTOS ACERCA DA CIDADANIA Letícia Gheller Zanatta Carrion 1 Angelo Daniel Carrion 2 APONTAMENTOS ACERCA DA CIDADANIA Inicialmente, percebe-se a cidadania caracterizada por ser um conceito em aberto, que se adequa e se desenvolve

Leia mais

Pegada Ecológica A Pegada Ecológica de um país, de uma cidade ou de uma pessoa, corresponde ao tamanho das áreas produtivas de terra e de mar, necessá

Pegada Ecológica A Pegada Ecológica de um país, de uma cidade ou de uma pessoa, corresponde ao tamanho das áreas produtivas de terra e de mar, necessá SUSTENTABILIDADE O termo começou a ser mais difundido depois de 1987, quando o Relatório Brundtland da Comissão Mundial de Ambiente e Desenvolvimento definiu desenvolvimento sustentável como sendo o desenvolvimento

Leia mais

O ESTADO DEMOCRÁTICO. TGE II Nina Ranieri 2017

O ESTADO DEMOCRÁTICO. TGE II Nina Ranieri 2017 O ESTADO DEMOCRÁTICO TGE II Nina Ranieri 2017 1 Plano de Aula I- Conceito II Origens III- Definições de Democracia IV Modalidades V- Problemas contemporâneos 2 I- Conceito de Estado Democrático aquele

Leia mais

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos [...] devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. (art.

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos [...] devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. (art. Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos [...] devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. (art. I, da DUDH) 1- Introdução: Por que a educação em matéria

Leia mais

CAPÍTULO 16 AGENDA 21

CAPÍTULO 16 AGENDA 21 CAPÍTULO 16 AGENDA 21. Nunca duvide que um grupo de cidadãos comprometidos e preocupados, possa mudar o mundo, na verdade, esta é a única forma de mudança que pode dar certo. Margaret Mead. Discutido e

Leia mais

AMBIENTE E TERRITÓRIO 2 ª aula

AMBIENTE E TERRITÓRIO 2 ª aula Licenciatura em Engenharia do Território 3º ano / 6º semestre AMBIENTE E TERRITÓRIO 2 ª aula Evolução problemas ambientais EVOLUÇÃ ÇÃO O DA PROBLEMÁTICA AMBIENTAL Quatro grandes períodos 1- Pré-revolução

Leia mais

AGENDA 21: DESAFIOS PARA UMA CIDADE SUSTENTÁVEL 1

AGENDA 21: DESAFIOS PARA UMA CIDADE SUSTENTÁVEL 1 AGENDA 21: DESAFIOS PARA UMA CIDADE SUSTENTÁVEL 1 Andressa Simmi Cavalheiro 2, Mônica Barbosa De Moura 3. 1 Pesquisa de Jornada de pesquisa 2 Advogada e aluna especial do mestrado em Direitos Humanos pela

Leia mais

Gestão Ambiental e Responsabilidade Social. Organização da Aula. Aula 2. Contextualização. Instrumentalização. Gestão Socioambiental.

Gestão Ambiental e Responsabilidade Social. Organização da Aula. Aula 2. Contextualização. Instrumentalização. Gestão Socioambiental. Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Organização da Aula Gestão Socioambiental Aula 2 Estratégica Variável Ambiental e Processo Profa. Dra. Viviane M. P. Garbelini de Gestão Contextualização Torna-se

Leia mais

Curso Agroecologia e Tecnologia Social: um caminho para a sustentabilidade. Eng. Agr. Dr. Luiz Augusto Verona (EPAGRI) Prof. Marcio Gonçalves (FFS)

Curso Agroecologia e Tecnologia Social: um caminho para a sustentabilidade. Eng. Agr. Dr. Luiz Augusto Verona (EPAGRI) Prof. Marcio Gonçalves (FFS) Curso Agroecologia e Tecnologia Social: um caminho para a sustentabilidade. Eng. Agr. Dr. Luiz Augusto Verona (EPAGRI) Prof. Marcio Gonçalves (FFS) Prof. Sergio Martins (PVNS/CAPES/UFFS) Módulo 1 Desenvolvimento

Leia mais

História dos Direitos Humanos https://www.youtube.com/watch?v=ka9y7qy2ztm. Professor Roberson Calegaro

História dos Direitos Humanos https://www.youtube.com/watch?v=ka9y7qy2ztm. Professor Roberson Calegaro Professor Roberson Professor Calegaro Roberson Colégio Calegaro Master História dos Direitos Humanos https://www.youtube.com/watch?v=ka9y7qy2ztm ONU - Organização das Nações Unidas 24/10/1945 Califórnia

Leia mais

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Declaração Universal dos Direitos Humanos Pág 1 Núcleo Gerador: Direitos e Deveres (DR 4) Declaração Universal dos Direitos Humanos I. Precedente e criação No final da Segunda Guerra, em 1945, procuraram-se criar mecanismos internacionais que

Leia mais

Artigo XVII 1. Toda pessoa tem direito à propriedade, só ou em sociedade com outros. 2.Ninguém será arbitrariamente privado de sua propriedade.

Artigo XVII 1. Toda pessoa tem direito à propriedade, só ou em sociedade com outros. 2.Ninguém será arbitrariamente privado de sua propriedade. Artigo XVII 1. Toda pessoa tem direito à propriedade, só ou em sociedade com outros. 2.Ninguém será arbitrariamente privado de sua propriedade. Artigo XVIII Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Princípios Fundamentais da República Forma, Sistema e Fundamentos da República Parte 4 Profª. Liz Rodrigues - Cidadania: este é um valor cujo significado foi sendo ampliado ao longo

Leia mais

Tecnologia em Gestão Ambiental, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Campus João Pessoa,

Tecnologia em Gestão Ambiental, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Campus João Pessoa, PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS AULAS DE QUÍMICA NO CONTEXTO DA EJA Apresentação: Pôster Francisco Juvito de Sousa 1 ; Hevelyne Figueirêdo Pereira 2 ; Ana Gabriela da Silva 3 ; Pedro Nogueira da Silva

Leia mais

Aula 06 HISTORIA DA CIDADANIA

Aula 06 HISTORIA DA CIDADANIA Aula 06 HISTORIA DA CIDADANIA Sociedade e cidadania são inseparáveis, posto que a cidadania é o exercício de direitos dos cidadãos na sociedade em que vivem. Assim, dada a dinâmica e relatividade das interações

Leia mais

5 Direitos, cidadania e

5 Direitos, cidadania e Unidade 5 Direitos, cidadania e movimentos sociais Direitos, cidadania e movimentos sociais são temas frequentes nos pronunciamentos e conversas de empresários, governantes e políticos de diferentes partidos,

Leia mais

POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS

POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir uns para com os outros com espírito de fraternidade.

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Lei Federal nº 9.795/1999

POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Lei Federal nº 9.795/1999 POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Lei Federal nº 9.795/1999 Art. 4 o São princípios básicos da Educação Ambiental: Princípios Básicos I - o enfoque humanista, holístico, democrático e participativo;

Leia mais

O direito à educação de jovens e adultos: luta social e reconhecimento jurídico

O direito à educação de jovens e adultos: luta social e reconhecimento jurídico O direito à educação de jovens e adultos: luta social e reconhecimento jurídico Profa. Maria Clara Di Pierro mcpierro@usp.br Professora da Faculdade de Educação da USP Diretora de Ação Educativa Declaração

Leia mais

Temas de redação / Atualidades Prof. Rodolfo Gracioli

Temas de redação / Atualidades Prof. Rodolfo Gracioli No caso brasileiro, onde se vivenciou longos períodos de autoritarismo, a Constituição Federal de 1988 surgiu com a promessa firme de não apenas reverter tal situação como assegurar, de modo forte e perene,

Leia mais

FUNDAMENTOS DA ÉTICA. A Geografia Levada a Sério

FUNDAMENTOS DA ÉTICA.  A Geografia Levada a Sério FUNDAMENTOS DA ÉTICA 1 Eu não sei o que quero ser, mas sei muito bem o que não quero me tornar. Friedrich Nietzsche 2 CHEGA Gabriel, o pensador (2015) 3 A Ética e a Cidadania Desde cedo aprendemos a não

Leia mais

- Dificuldades históricas de o Brasil ser realmente republicano.

- Dificuldades históricas de o Brasil ser realmente republicano. - Dificuldades históricas de o Brasil ser realmente republicano. Teoria do Funcionalismo do pensador Émile Durkheim, para as crises eram causadas por aspectos morais e não econômicos. Comparava a sociedade

Leia mais

Cidadania e a Dimensão Europeia na Educação Janeiro de 2010

Cidadania e a Dimensão Europeia na Educação Janeiro de 2010 Cidadania e a Dimensão Europeia na Educação Janeiro de 2010 Cidadania europeia: deveres Módulo VI 2 horas 1. Direito e Dever 2. Dever de Participação 3. Dever de Identidade 4. Dever de Defesa 5. Dever

Leia mais

Feriados e datas comemorativas de Dezembro

Feriados e datas comemorativas de Dezembro Feriados e datas comemorativas de Dezembro 03 de dezembro Dia Internacional da Pessoa com Deficiência Histórico No ano de 1982, a Assembleia Geral da ONU Organização das Nações Unidas, criou um programa

Leia mais

Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional,

Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, 1. Ética e Moral No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade,

Leia mais

Disciplina: Política e Meio Ambiente

Disciplina: Política e Meio Ambiente MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Amapá Mestrado em Políticas Públicas e Meio Ambiente Disciplina: Política e Meio Ambiente Ricardo Ângelo PEREIRA DE LIMA 1972 1) Clube de Roma: Relatório

Leia mais

Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948)

Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) PREÂMBULO Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e dos seus direitos iguais e inalienáveis constitui

Leia mais

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM (DE 10 DE DEZEMBRO DE 1948) Preâmbulo Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e dos seus direitos iguais e inalienáveis constitui o fundamento da liberdade,

Leia mais

IUS RESUMOS. Direitos Políticos. Organizado por: Samille Lima Alves

IUS RESUMOS. Direitos Políticos. Organizado por: Samille Lima Alves Direitos Políticos Organizado por: Samille Lima Alves SUMÁRIO I. DIREITOS POLÍTICOS... 3 1. Caracterizando os Direitos Políticos... 3 1.1 Conceito de Direitos Políticos... 3 1.2 Direitos políticos, nacionalidade

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais. Política Nacional de Educação Ambiental Lei n 9.

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais. Política Nacional de Educação Ambiental Lei n 9. DIREITO AMBIENTAL Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais Prof. Rodrigo Mesquita Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial

Leia mais