Alguns Clientes Agroindustrial Santa Juliana

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Alguns Clientes Agroindustrial Santa Juliana"

Transcrição

1

2 Em que consiste? AgroCAD é uma solução completa em projetos para Agricultura de Precisão, que busca integrar e direcionar as ferramentas de CAD, topografia e geoprocessamento disponíveis no software AutoCAD Civil 3D, com o objetivo final de aumentar substancialmente a produtividade no campo e o aproveitamento dos recursos disponíveis.

3 Alguns Clientes

4 Características Gerais do Aplicativo Funcionamento obrigatoriamente associado ao software AutoCAD Civil 3D, direcionando suas funcionalidades de topografia e geoprocessamento para projetos sucroenergéticos; Foco no processamento de massas de dados de Agricultura de Precisão (alta demanda) e na sistematização da ocupação do campo pela cultura canavieira; Integração com equipamentos de campo, recebendo e enviando dados dentro dos padrões exigidos; Avaliação de dados de campo e geração de relatórios de acompanhamento de safra para alimentar a tomada de decisões; Compatibilidade e atualização contínua em relação à documentação exigida por órgãos públicos; Desenvolvimento visando a diminuição do tempo de resposta do departamento de projetos agrícolas.

5 Funcionalidades

6 Conversão automática entre sistemas de coordenadas diretamente no ambiente de projeto; Utilização do novo padrão brasileiro (SIRGAS) e adequação de projetos antigos.

7 Importação de dados em formato SHP fornecidos pelos equipamentos de campo, convertendo-os automaticamente para o sistema de coordenadas do projeto. Além da geometria, também incorpora os dados associados, deixando-os disponíveis para uso em mapeamentos temáticos e outras operações.

8 Obtenção de mapas de elevação e declividade, utilizando o motor do AutoCAD Civil 3D. Geração do modelo digital do terreno, definido a partir de pontos coletados em campo e importados; Visualização e edição dos pontos, triângulos e curvas de nível;

9 Extração de curvas de nível, utilizando-as para o estabelecimento de terraços. Organização automática dos dados em layers, facilitando sua manipulação.

10 Simplificação das polilinhas de terraços e demais curvas de nível, eliminando excesso de vértices sem comprometer o formato geométrico. Remoção de imperfeições dos limites de talhões, que poderiam resultar em problemas para a execução de edições em CAD.

11 Inserção dos valores de áreas, perímetros e numerações sequenciais nos talhões, utilizando a ordem indicada pelo usuário. Inclusão opcional do código completo do talhão, facilitando a conexão do mesmo com bancos de dados. União ou divisão de talhões, manipulando carreadores existentes para reformar áreas de plantio de cana-de-açúcar. Possibilidade de utilização do mesmo código para talhões fisicamente separados, computando suas áreas como uma só. Geração de tabela-resumo e relatório em forma de texto, informando os códigos dos talhões e suas respectivas áreas e perímetros.

12 Geração de linhas de sulcação e carreadores em nível, utilizando como referências as curvas de terraços; Criação de setas de offset de sulcação; Análise da viabilidade de realização de curvas pelos veículos; Possibilidade de especificar o espaçamento real/ilustrativo e a posição final das cópias manualmente, por distância ou quantidade, com previsão do offset e número total de ruas.

13 Ajuste da suavização das curvas para viabilização das manobras no campo; Controle do espaçamento mínimo e máximo entre os pontos para adequação aos padrões John Deere.

14 Geração linhas de cana paralelas às de sulcação, com espaçamento variável, armazenando-as automaticamente nos layers adequados à organização do projeto e reenvio aos veículos.

15 Inserção de setas ao longo das linhas de sulcação obtidas a partir dos levantamentos de campo, facilitando a visualização do seu sentido e a compreensão da rota percorrida pelos veículos; Cálculo da área total sulcada, partindo do conjunto de linhas obtidas dos veículos de campo; Relatório estatístico dos sulcos, com resumo sob forma de tabela e planilha Excel; Mapeamento temático dos desvios de espaçamentos entre linhas de sulcação, possibilitando verificar se o paralelismo foi seguido de forma adequada durante a execução do projeto sistematizado.

16 Otimização de manobras, calculando a redução das mesmas ao seguir linhas contínuas de circulação entre talhões, ignorando carreadores. Cálculo do número e tempo gasto com manobras/consumo dos veículos no fim do percurso projetado pela sistematização, utilizando como referência o tempo médio informado nas configurações do aplicativo.

17 Checagem da adequação do projeto para a formalização do plano de queima, indicando graficamente as não-conformidades para que o usuário realize as alterações necessárias. Integração de informações de queima referentes a diversas áreas num único mapa geral, atualizado automaticamente quando os projetos locais são modificados.

18 Mapeamentos interpolados, como aqueles voltados à aplicação de insumos e pesticidas, delimitação de manchas de solo a partir de tradagens, mapas de produtividade, entre outros. Exportação de planos de aplicação a taxas variáveis para execução em campo, nos formatos exigidos pelos equipamentos.

19 Análise do pisoteio, verificando a porcentagem de interferência entre os rastros dos veículos de campo e as linhas de cana; Estimativa do impacto deste fator na produtividade ao longo da vida útil da planta.

20 Geração do caderno de safra por propriedade, apresentando dados de disponibilidade, restrições de uso e ocupação atual das terras. Plotagem de todas as folhas num único comando. Geração de tabela de vértices e segmentos, auxiliando parcialmente no processo de documentação de imóveis rurais. Extração de tabelas de coordenadas de vértices, rumos e distâncias em formato Word, Excel ou inseridas no DWG do projeto.

21 Cálculo do comprimento total e médio das linhas de sulcação e de cana, possibilitando analisar a eficiência da circulação dos veículos; Subdivisão de a áreas em quadrículas de amostragem, atribuindo uma numeração e código único a cada célula para posterior integração com plataformas GIS.

22 Exportação das linhas de cana dividindo a área em partes para não exceder a capacidade armazenamento e processamento abordo dos veículos.

23 Exportação para SIG em formato SHP, preparando os dados para continuidade dos trabalhos em soluções SIG, como ArcGIS; Publicação de projetos no Google Earth, convertendo coordenadas automaticamente.

24 Configuração de parâmetros básicos como sistemas de coordenadas de entrada e saída, tempo médio de manobra, consumo, layers e pastas padrões, espaçamentos entre linhas de cana etc. Apresentação de informações gerais do produto e link para a atualização online do produto. Acesso à coletânea de comandos complementares, de uso específico da usina e encomendados sob medida.

25

Manual de Apresentação. (19)

Manual de Apresentação. (19) Manual de Apresentação O Métrica TOPO divide-se em dois ambientes: CAD e Planilha. O que pode ser feito com o Métrica TOPO PLAN?» Descarregar equipamentos topográficos;» Descarregar GPS de navegação;»

Leia mais

SOLUÇÃO DE MAPEAMENTO AÉREO BEMBRAS AGRO

SOLUÇÃO DE MAPEAMENTO AÉREO BEMBRAS AGRO SOLUÇÃO DE MAPEAMENTO AÉREO BEMBRAS AGRO 1 1 ENTENDEMOS AS SUAS NECESSIDADES. 2 DEFINIMOS UM PLANO DE AÇÃO. 3 MAPEAMOS O SEU TALHÃO DE INTERESSE. 4 TECNOLOGIA DO CÉU AO TRATOR Através de mapas e relatórios

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA NO ZONEAMENTO AMBIENTAL DO CAMPUS DA UFSCAR EM SÃO CARLOS: VEGETAÇÃO E HIDROGRAFIA

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA NO ZONEAMENTO AMBIENTAL DO CAMPUS DA UFSCAR EM SÃO CARLOS: VEGETAÇÃO E HIDROGRAFIA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA NO ZONEAMENTO AMBIENTAL DO CAMPUS DA UFSCAR EM SÃO CARLOS: VEGETAÇÃO E HIDROGRAFIA Nome do Autor (a) Principal Bruna Caroline Marola Nome (s) do Coautor (a) (s) Lígia

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (II)

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (II) UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS DISCIPLINA: LEB450 TOPOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO II PROF. DR. CARLOS ALBERTO VETTORAZZI

Leia mais

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL Prof: Helano Abreu hasantos@sfiec.org.br www.profhelanoabreu.wordpress.com 1 PROJETO TOPOGRÁFICO 2 O que é Topografia? ETIMOLOGIA: A palavra TOPOGRAFIA

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SENSORIAMENTO REMOTO DIVISÃO DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SENSORIAMENTO REMOTO DIVISÃO DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SENSORIAMENTO REMOTO DIVISÃO DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS SER-300: INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO Laboratório III: Modelagem Numérica

Leia mais

SOLUÇÃO DE AUTOMAÇÃO DE MÁQUINAS

SOLUÇÃO DE AUTOMAÇÃO DE MÁQUINAS SOLUÇÃO DE AUTOMAÇÃO DE MÁQUINAS A REALIDADE DIGITAL NO CAMPO A Hexagon possui a solução mais completa do mercado para agricultura de precisão. Nossos produtos são ideais para monitorar e fazer a gestão

Leia mais

Vantagens na utilização do ARCHUS Design Plus:

Vantagens na utilização do ARCHUS Design Plus: "Qualquer modificação no modelo em projeto passa a ser refletida automaticamente em toda a documentação 2D (plantas baixas, cortes, vistas, elevações e fachadas), aumentando consideravelmente a produtividade

Leia mais

USO E OCUPAÇÃO DO SOLO E IMPACTOS AMBIENTAIS NA MICROBACIA DO CÓRREGO MATRIZ-GO, BRASIL

USO E OCUPAÇÃO DO SOLO E IMPACTOS AMBIENTAIS NA MICROBACIA DO CÓRREGO MATRIZ-GO, BRASIL USO E OCUPAÇÃO DO SOLO E IMPACTOS AMBIENTAIS NA MICROBACIA DO CÓRREGO MATRIZ-GO, BRASIL FERNANDA LUISA RAMALHO Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí ramalho_luisa@hotmail.com INTRODUÇÃO A atividade

Leia mais

EAD CR CAMPEIRO 7. Visão Geral do Sistema

EAD CR CAMPEIRO 7. Visão Geral do Sistema EAD CR CAMPEIRO 7 Visão Geral do Sistema Prof. Dr. Enio Giotto Departamento de Engenharia Rural Centro de Ciências Rurais Universidade Federal de Santa Maria O Projeto CR Campeiro O Projeto de Ciência

Leia mais

Geoprocessamento. Aula - 01/08/2016. Professor: Diogenes Carvalho Viana

Geoprocessamento. Aula - 01/08/2016. Professor: Diogenes Carvalho Viana Geoprocessamento Aula - 01/08/2016 Professor: Diogenes Carvalho Viana Ementa: Introdução ao Geoprocessamento. Característica dos SIGs. Dados Espaciais. Fontes de Dados. Bases digitais na Internet. Atlas

Leia mais

REUNIÃO DE FORNECEDORES. UNIDADE Ipê 2012

REUNIÃO DE FORNECEDORES. UNIDADE Ipê 2012 REUNIÃO DE FORNECEDORES UNIDADE Ipê 2012 Conservação e Preparo de Solo Fatores de Produtividade MANEJO AGRÍCOLA VARIEDADE PRODUTIVIDADE SOLO (Amb. Prod.) CLIMA Fatores de Produtividade Clima: Restrição

Leia mais

TUTORIAL. Aprenda a exportar um arquivo Shapefile para DWG do AutoCAD. ArcGIS.

TUTORIAL. Aprenda a exportar um arquivo Shapefile para DWG do AutoCAD. ArcGIS. TUTORIAL Aprenda a exportar um arquivo Shapefile para DWG do AutoCAD ArcGIS www.processamentodigital.com.br O Processamento Digital é um Canal de Conteúdo GEO oferecido pela HEX Tecnologias Geoespaciais

Leia mais

MODELAGEM E CRIAÇÃO DE BANCOS DE DADOS

MODELAGEM E CRIAÇÃO DE BANCOS DE DADOS MODELAGEM E CRIAÇÃO DE BANCOS DE DADOS Anderson Reis Soares Relatório de atividades sobre o Laboratório 1 da disciplina de Introdução ao Geoprocessamento (SER-300) do Curso de Pós-Graduação em Sensoriamento

Leia mais

AutoCAIXA. Software para projeto de reservatórios em concreto armado. Tipo de reservatório:

AutoCAIXA. Software para projeto de reservatórios em concreto armado. Tipo de reservatório: AutoCAIXA Software para projeto de reservatórios em concreto armado Tipo de reservatório: O primeiro passo para a elaboração do projeto de um reservatório no AutoCAIXA é a definição se este será Elevado

Leia mais

Softwares de geoprocessamento e implantação de SIG s. Prof. Dr. Cristiano Zerbato

Softwares de geoprocessamento e implantação de SIG s. Prof. Dr. Cristiano Zerbato Softwares de geoprocessamento e implantação de SIG s Prof. Dr. Cristiano Zerbato O que são? Programa computacional capaz de processar as coordenadas Softwares CAD: sistemas voltados para desenho técnico

Leia mais

Comparativo Principais Recursos. Métrica TOPO x TopoEVN 6. (19)

Comparativo Principais Recursos. Métrica TOPO x TopoEVN 6. (19) Comparativo Principais Recursos Métrica TOPO x TopoEVN 6 TopoEVN 6 Interfaces Métrica TOPO TopoEVN 6 Interfaces Métrica TOPO Geral e ferramentas CAD» Interface do Métrica TOPO PLAN e CAD totalmente reformulada

Leia mais

DETERMINAÇÃO DE VOLUME DE CORTE OU ATERRO 1

DETERMINAÇÃO DE VOLUME DE CORTE OU ATERRO 1 DETERMINAÇÃO DE VOLUME DE CORTE OU ATERRO 1 Dyenifer Peralta Teichmann 2, Vilmar Rogerio Teichmann 3, Peterson Cleyton Avi 4, Thalia Klein Da Silva 5. 1 Projeto de extensão realizado no curso Engenharia

Leia mais

AGOSTO 2017 Inovações para Levantamentos da Base Florestal

AGOSTO 2017 Inovações para Levantamentos da Base Florestal Clewerson F. Scheraiber Supervisor de Geoprocessamento - Klabin/PR AGOSTO 2017 Inovações para Levantamentos da Base Florestal Sistematização de processo de Cadastro e Integração Corporativa Agenda 1. Introdução

Leia mais

APLGEO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA MANUAL INSTRUCIONAL

APLGEO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA MANUAL INSTRUCIONAL APLGEO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA MANUAL INSTRUCIONAL REGISTRO DOS ARQUIVOS CARTOGRÁFICOS Página: 1/7 SUMÁRIO 1. ENTREGA DOS ARQUIVOS ------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Conjunto de técnicas (ou tecnologias) ligadas à informação espacial, que engloba a coleta, tratamento e análise de dados.

Conjunto de técnicas (ou tecnologias) ligadas à informação espacial, que engloba a coleta, tratamento e análise de dados. Thaís Celina Conjunto de técnicas (ou tecnologias) ligadas à informação espacial, que engloba a coleta, tratamento e análise de dados. Topografia; Fotogrametria; Cartografia; SIG. Coleta Armazenamento

Leia mais

MNT: MODELAGEM NUMÉRICA DE TERRENOS

MNT: MODELAGEM NUMÉRICA DE TERRENOS MNT: MODELAGEM NUMÉRICA DE TERRENOS LEB 450 Topografia e Geoprocessamento II Prof. Carlos A. Vettorazzi 1. Introdução MODELO : Representação da realidade sob a forma material (representação tangível) ou

Leia mais

Mauro Zerbetti

Mauro Zerbetti Mauro Zerbetti Mauro Zerbetti Mauro Zerbetti Mauro Zerbetti Mauro Zerbetti Plantio da cana de açúcar Operação do plantio; uma vez preparado o solo dentro dos padrões anteriormente mencionados, o terreno

Leia mais

Laboratório 01. Modelagem da Base de Dados: Base de Dados Georeferenciados para Estudos Urbanos no Plano Piloto de Brasília

Laboratório 01. Modelagem da Base de Dados: Base de Dados Georeferenciados para Estudos Urbanos no Plano Piloto de Brasília SER-300 Introdução ao Geoprocessamento Laboratório 01 Modelagem da Base de Dados: Base de Dados Georeferenciados para Estudos Urbanos no Plano Piloto de Brasília Sacha Maruã Ortiz Siani 1 INTRODUÇÃO Este

Leia mais

XIX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica. SENDI a 26 de novembro. São Paulo - SP Brasil

XIX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica. SENDI a 26 de novembro. São Paulo - SP Brasil XIX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2010 22 a 26 de novembro São Paulo - SP Brasil Solução de Mobilidade para Conferência Cadastral de Ativos Georeferenciados Danilo de Freitas

Leia mais

VOLUME DE CALDA SOBREPOSTA NA APLICAÇÃO DE HERBICIDA EM CANA-DE-AÇÚCAR

VOLUME DE CALDA SOBREPOSTA NA APLICAÇÃO DE HERBICIDA EM CANA-DE-AÇÚCAR VOLUME DE CALDA SOBREPOSTA NA APLICAÇÃO DE HERBICIDA EM CANA-DE-AÇÚCAR Edílson Aparecido de Lima 1, Gustavo Kimura Montanha 2 1 Tecnólogo em Agronegócio, Faculdade de Tecnologia de Botucatu, edilsonlima_agro12@hotmail.com

Leia mais

Quem Somos. Diferencial. O que fazemos. Cases. Como fazemos. Clientes e Parceiros. Entregáveis e Benefícios. Contato

Quem Somos. Diferencial. O que fazemos. Cases. Como fazemos. Clientes e Parceiros. Entregáveis e Benefícios. Contato Quem Somos O que fazemos Diferencial Cases Como fazemos Clientes e Parceiros Entregáveis e Benefícios Contato Quem Somos A CROPMAN foi fundada por especialistas com destacada formação técnica/professional

Leia mais

BANCO DE DADOS GEOGRÁFICOS E WEBMAPPING. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza

BANCO DE DADOS GEOGRÁFICOS E WEBMAPPING. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza BANCO DE DADOS GEOGRÁFICOS E WEBMAPPING Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza 1 BANCO DE DADOS GEOGRÁFICOS BD convencional Repositório de fatos do mundo real que possuem atributos

Leia mais

Proposta para Treinamento Níveis Iniciante e Avançado

Proposta para Treinamento Níveis Iniciante e Avançado Proposta para Treinamento Níveis Iniciante e Avançado 2018 1 um pouco sobre a nossa visão Por que Geoprocessamento? Para auxiliar na compreensão das constantes transformações que ocorrem na natureza e

Leia mais

Colheita Mecanizada de Cana-de-Açúcar em espaçamentos múltiplos. M.Sc. Guilherme Belardo Doutorando (Produção Vegetal) Unesp / Jaboticabal

Colheita Mecanizada de Cana-de-Açúcar em espaçamentos múltiplos. M.Sc. Guilherme Belardo Doutorando (Produção Vegetal) Unesp / Jaboticabal Colheita Mecanizada de Cana-de-Açúcar em espaçamentos múltiplos M.Sc. Guilherme Belardo Doutorando (Produção Vegetal) Unesp / Jaboticabal Jaboticabal 22 de Junho 2015 PRODUTIVIDADES MÉDIA SAFRA 2015/2016

Leia mais

Noções básicas de SIG com QGIS

Noções básicas de SIG com QGIS Noções básicas de SIG com QGIS XXIII ENCONTRO ANIPES Alexandre Silva dos Santos Patrícia Alves Noções básicas de SIG com QGIS 1. Introdução ao QGIS 2. Sistema de Referências Cartográficas (SRC) 3. Inicialização

Leia mais

GEOTECNOLOGIAS APLICADAS AO LICENCIAMENTO AMBIENTAL

GEOTECNOLOGIAS APLICADAS AO LICENCIAMENTO AMBIENTAL GEOTECNOLOGIAS APLICADAS AO LICENCIAMENTO AMBIENTAL Profª: Débora Paula Simões Curso: Engenharia de Agrimensura e Cartográfica Disciplina: Introdução à EAC 1º semestre / 2019 GEOTECNOLOGIAS Técnicas matemáticas

Leia mais

INPE - SER300 Geoprocessamento Laboratório 1: Modelagem da Base de Dados Georreferenciados para Estudos Urbanos no Plano Piloto de Brasília

INPE - SER300 Geoprocessamento Laboratório 1: Modelagem da Base de Dados Georreferenciados para Estudos Urbanos no Plano Piloto de Brasília INPE - SER300 Geoprocessamento Laboratório 1: Modelagem da Base de Dados Georreferenciados para Estudos Urbanos no Plano Piloto de Brasília Professor Antônio Miguel Vieira de Monteiro Material produzido

Leia mais

Estudo de alternativas de traçado de estradas utilizando Autodesk Infraworks

Estudo de alternativas de traçado de estradas utilizando Autodesk Infraworks Estudo de alternativas de traçado de estradas utilizando Autodesk Infraworks Wagner Bersani Frazillio & Ferroni Apresentação de um caso de uso do Autodesk Infraworks no estudo de alternativas de traçado

Leia mais

Workshop Estratégico CTBE: RenovaBio Modelagem Econômica

Workshop Estratégico CTBE: RenovaBio Modelagem Econômica Workshop Estratégico CTBE: RenovaBio Modelagem Econômica Campinas 29/09/2017 SETEMBRO 2017 Tratamento da informação Tratamento da informação 339 Unidades em Operação Cana-de-açúcar Setembro 2017 Mapa da

Leia mais

PMI 3331 GEOMÁTICA APLICADA À ENGENHARIA DE PETRÓLEO

PMI 3331 GEOMÁTICA APLICADA À ENGENHARIA DE PETRÓLEO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola Politécnica Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo PMI Graduação em Engenharia de Petróleo PMI 3331 GEOMÁTICA APLICADA À ENGENHARIA DE PETRÓLEO SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

Leia mais

A Propósito dos SIG. 18 de Maio de Convento de N. Sr.ª da Saudação Castelo de Montemor-O-Novo

A Propósito dos SIG. 18 de Maio de Convento de N. Sr.ª da Saudação Castelo de Montemor-O-Novo A Propósito dos SIG Encontro de Sistemas De Informação Geográfica Municipal 18 de Maio de 2017 Convento de N. Sr.ª da Saudação Castelo de Montemor-O-Novo Linha do tempo... A implementação de um SIG em

Leia mais

O QUE É GEOPROCESSAMENTO? Conjunto de tecnologias de coleta, tratamento e desenvolvimento de informações espaciais.

O QUE É GEOPROCESSAMENTO? Conjunto de tecnologias de coleta, tratamento e desenvolvimento de informações espaciais. O QUE É GEOPROCESSAMENTO? Conjunto de tecnologias de coleta, tratamento e desenvolvimento de informações espaciais. GEOPROCESSAMENTO O QUE É SIG? Sistema de Informações Geográficas Sistema de informações

Leia mais

SOLUÇÕES EMPRESARIAIS

SOLUÇÕES EMPRESARIAIS SOLUÇÕES EMPRESARIAIS Objetivo: Aplicação WEB simples, intuitiva e objetiva; Importação dos mapas dos clientes; Importação e Visualização de imagens de satélite e imagens préprocessadas (NDVI, Falhas,

Leia mais

Governo Estadual & Municipal

Governo Estadual & Municipal Governo Estadual & Municipal Geotecnologia aplicada à gestão tributária no Município do Rio de Janeiro: Processo Evolutivo José Augusto da Silva Machado Móvel Web Visualização Criação Colaboração Gerência

Leia mais

O Setor de Geotecnologia da BMP oferece os seguintes serviços:

O Setor de Geotecnologia da BMP oferece os seguintes serviços: GEOTECNOLOGIAS O Setor de Geotecnologia da BMP oferece os seguintes serviços: Implementação de soluções em Sistema Geográfico de Informações (GIS), tanto em ambiente corporativo quanto em ambientes baseados

Leia mais

Disponibilizamos a seguir, nosso portfólio de cursos especializados que são ministrados por instrutores altamente qualificados e certificados pelos

Disponibilizamos a seguir, nosso portfólio de cursos especializados que são ministrados por instrutores altamente qualificados e certificados pelos Disponibilizamos a seguir, nosso portfólio de cursos especializados que são ministrados por instrutores altamente qualificados e certificados pelos nossos fornecedores como o FME, SBS, ADVIZOR e FME/SBS

Leia mais

Planejamento e instalação de pomares

Planejamento e instalação de pomares Universidade Federal de Rondônia Curso de Agronomia Fruticultura I Planejamento e instalação de pomares Emanuel Maia emanuel@unir.br www.lahorta.acagea.net Perguntas iniciais O que plantar? Qual o mercado?

Leia mais

Laboratório 3 Modelagem Numérica de Terreno

Laboratório 3 Modelagem Numérica de Terreno Introdução ao Geoprocessamento (SER-300) Docentes responsáveis: Antônio Miguel Vieira Monteiro e Claudio Barbosa Laboratório 3 Modelagem Numérica de Terreno Professor Responsável pelo Laboratório: Carlos

Leia mais

Cálculo de áreas utilizando os programas Google Earth e GE-Path

Cálculo de áreas utilizando os programas Google Earth e GE-Path Cálculo de áreas utilizando os programas Google Earth e GE-Path A utilização de imagens de satélites permitem a observação detalhada de áreas urbanas e agrícolas e utilizá-las para o planejamento de ações,

Leia mais

FARM SOLUTIONS TECNOLOGIA PARA COLETA DE DADOS, ANÁLISE E APLICAÇÃO DE SOLUÇÕES AGRONÔMICAS NAS LAVOURAS

FARM SOLUTIONS TECNOLOGIA PARA COLETA DE DADOS, ANÁLISE E APLICAÇÃO DE SOLUÇÕES AGRONÔMICAS NAS LAVOURAS FARM SOLUTIONS o máximo em soluções agronômicas TECNOLOGIA PARA COLETA DE DADOS, ANÁLISE E APLICAÇÃO DE SOLUÇÕES AGRONÔMICAS NAS LAVOURAS FARM SOLUTIONS Tecnologia para coleta de dados, análise e aplicação

Leia mais

Agricultura de Precisão - escience

Agricultura de Precisão - escience Agricultura de Precisão - escience Paulo Graziano Processo: 2015/01587-0 São Paulo 29/11/2017 Agricultura de Precisão é... Fazer uso da Informação para melhorar o manejo e a eficiência da aplicação de

Leia mais

ANÁLISE DE PRÁTICAS E RECOMENDAÇÕES TÉCNICAS PARA A CONSERVAÇÃO DO SOLO EM CANA DE AÇÚCAR

ANÁLISE DE PRÁTICAS E RECOMENDAÇÕES TÉCNICAS PARA A CONSERVAÇÃO DO SOLO EM CANA DE AÇÚCAR ANÁLISE DE PRÁTICAS E RECOMENDAÇÕES TÉCNICAS PARA A CONSERVAÇÃO DO SOLO EM CANA DE AÇÚCAR Isabella Clerici DE MARIA Instituto Agronômico (IAC) Campinas SP As recentes alterações no sistema de cultivo da

Leia mais

ArcGIS para Adequação Ambiental de Propriedades Agrícolas

ArcGIS para Adequação Ambiental de Propriedades Agrícolas ArcGIS para Adequação Ambiental de Propriedades Agrícolas Disciplina: Recursos Florestais em Propriedade Agrícolas Mestranda: Vanessa de Souza Moreno PROGRAMA DE ADEQUAÇÃO AMBIENTAL - PROPRIEDADE EXEMPLO

Leia mais

Blog Coordenadas GIS e Afins

Blog Coordenadas GIS e Afins Blog Coordenadas GIS e Afins Tutorial Convertendo arquivo CAD para o Cadastro Ambiental Rural ajustando o Sistema de Projeção Cartográfica. Agosto/2015 1 01. Introdução Para a execução do processo, iremos

Leia mais

CATÁLOGO DE TREINAMENTO AO CLIENTE PLM NEW HOLLAND. SEMPRE COM VOCÊ

CATÁLOGO DE TREINAMENTO AO CLIENTE PLM NEW HOLLAND. SEMPRE COM VOCÊ CATÁLOGO DE TREINAMENTO AO CLIENTE PLM NEW HOLLAND. SEMPRE COM VOCÊ BEM-VINDO AO MUNDO DA AGRICULTURA DE PRECISÃO PLM NEW HOLLAND. Nas páginas seguintes, você vai encontrar uma ofer ta abrangente de cursos

Leia mais

Como desenhar e numerar as sarjetas no DRENAR

Como desenhar e numerar as sarjetas no DRENAR Como desenhar e numerar as sarjetas no DRENAR Embora não seja esta sequência a maneira obrigatória de se trabalhar com as Sarjetas no DRENAR, consideramos a mais objetiva e produtiva, pois em bases topográficas

Leia mais

Geomática INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SC CAMPUS FLORIANÓPOLIS DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CURSO TÉCNICO DE AGRIMENSURA

Geomática INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SC CAMPUS FLORIANÓPOLIS DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CURSO TÉCNICO DE AGRIMENSURA INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SC CAMPUS FLORIANÓPOLIS DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CURSO TÉCNICO DE AGRIMENSURA Geomática 1ª aula - Apresentação Prof. Angelo Martins Fraga

Leia mais

Sistematização e Conservação do Solo e da Água em Cana de Açúcar. Conservação do Solo e Desafios Regulatórios no Setor Sucroalcooleiro

Sistematização e Conservação do Solo e da Água em Cana de Açúcar. Conservação do Solo e Desafios Regulatórios no Setor Sucroalcooleiro Sistematização e Conservação do Solo e da Água em Cana de Açúcar Conservação do Solo e Desafios Regulatórios no Setor Sucroalcooleiro Rodrigo C A Lima Agroicone/Plataformaagro Ribeirão Preto 22/10/2013

Leia mais

FICHA 2. Processamento de Poligonal Fechada e Calculo de Fechamento Angular e Linear no Programa POSIÇÃO

FICHA 2. Processamento de Poligonal Fechada e Calculo de Fechamento Angular e Linear no Programa POSIÇÃO FICHA 2 Processamento de Poligonal Fechada e Calculo de Fechamento Angular e Linear no Programa POSIÇÃO 1. Criar nova Pasta de Trabalho No Windows Explore criar uma pasta "ALUNO" dentro do diretório C:\Posicao\Demos,

Leia mais

Porque é necessário definir o espaçamento do plantio da cana. José Alencar Magro -

Porque é necessário definir o espaçamento do plantio da cana. José Alencar Magro - Porque é necessário definir o espaçamento do plantio da cana José Alencar Magro - jamagro@uol.com.br Engenheiro Agrônomo 22/06/2016 É de grande importância que a STAB tenha aderido à causa de aprimorar

Leia mais

SISTEMATIZAÇÃO SUSTENTÁVEL NA CULTURA DA CANA-DE- AÇÚCAR NO CENÁRIO DE PLANTIO E COLHEITA MECANIZADOS. Prof. Dr. Jairo Antonio Mazza ESALQ / USP

SISTEMATIZAÇÃO SUSTENTÁVEL NA CULTURA DA CANA-DE- AÇÚCAR NO CENÁRIO DE PLANTIO E COLHEITA MECANIZADOS. Prof. Dr. Jairo Antonio Mazza ESALQ / USP SISTEMATIZAÇÃO SUSTENTÁVEL NA CULTURA DA CANA-DE- AÇÚCAR NO CENÁRIO DE PLANTIO E COLHEITA MECANIZADOS Prof. Dr. Jairo Antonio Mazza ESALQ / USP SISTEMATIZAÇÃO SUSTENTÁVEL Adoção de um sistema que considera

Leia mais

FUNDAMENTOS DE CARTOGRAFIA PARA GEOPROCESSAMENTO

FUNDAMENTOS DE CARTOGRAFIA PARA GEOPROCESSAMENTO FUNDAMENTOS DE CARTOGRAFIA PARA GEOPROCESSAMENTO ASPECTOS FUNCIONAIS Julio Cesar Lima d Alge Introdução Modelagem cartográfica álgebra de mapas Integração de dados Integração com Sensoriamento Remoto correção

Leia mais

Instruções Técnicas para Apresentação de Projetos de Estruturas de Lazer e Recreação - Licença Prévia (LP) ou Licença Simplificada Prévia (LSP) -

Instruções Técnicas para Apresentação de Projetos de Estruturas de Lazer e Recreação - Licença Prévia (LP) ou Licença Simplificada Prévia (LSP) - Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos Instruções Técnicas para Apresentação de Projetos de Estruturas de Lazer e Recreação - Licença Prévia

Leia mais

PRIMEIRO SEMINÁRIO DO NÚCLEO LUSÓFONO DA PARCERIA PARA TRANSPARÊNCIA

PRIMEIRO SEMINÁRIO DO NÚCLEO LUSÓFONO DA PARCERIA PARA TRANSPARÊNCIA PRIMEIRO SEMINÁRIO DO NÚCLEO LUSÓFONO DA PARCERIA PARA TRANSPARÊNCIA SOFTWARES (90 MINUTOS) LISBOA, 20 DE JUNHO DE 2017 MAURO MEIRELLES DE OLIVEIRA SANTOS SOFTWARES Software IPCC (off-line) Software UNFCCC

Leia mais

SISTEMA DE COLETA, MONITORAMENTO E ANÁLISE DE DADOS AMBIENTAIS

SISTEMA DE COLETA, MONITORAMENTO E ANÁLISE DE DADOS AMBIENTAIS SISTEMA DE COLETA, MONITORAMENTO E ANÁLISE DE DADOS AMBIENTAIS Patricia Ruth Ribeiro Stefani Gabrieli Age 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária CONTEXTO A Rumo opera aproximadamente 12,9 mil quilômetros

Leia mais

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO LEVANTAMENTO, SISTEMATIZAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES PROCESSAMENTO DE DADOS GEOGRÁFICOS...

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO LEVANTAMENTO, SISTEMATIZAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES PROCESSAMENTO DE DADOS GEOGRÁFICOS... 1 2 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 5 2. LEVANTAMENTO, SISTEMATIZAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES... 6 2.1 DESCRIÇÃO DO PRODUTO... 6 2.2 ATIVIDADES REALIZADAS NAS ETAPAS ANTERIORES... 6 2.3 ATIVIDADES REALIZADAS

Leia mais

MAPA DIGITAL DE PRESSÕES ESTÁTICAS NO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO

MAPA DIGITAL DE PRESSÕES ESTÁTICAS NO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO MAPA DIGITAL DE PRESSÕES ESTÁTICAS NO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO Guaraci Loureiro Sarzedas (1) Formado em Engenharia Civil, pela Universidade Mackenzie, São Paulo

Leia mais

Santa Clara Empreendimentos

Santa Clara Empreendimentos Santa Clara Empreendimentos Uma empresa com processo de projeto BIM Link para vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=mldmnkbhg1e Um empresa nova, com processos novos. A empreendimentos Santa Clara é um

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CIV180 Projeto Assistido por Computador

Programa Analítico de Disciplina CIV180 Projeto Assistido por Computador 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Engenharia Civil - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 0

Leia mais

Mapeamento do uso do solo para manejo de propriedades rurais

Mapeamento do uso do solo para manejo de propriedades rurais 1/35 Mapeamento do uso do solo para manejo de propriedades rurais Prática Eng. Allan Saddi Arnesen Eng. Frederico Genofre Eng. Marcelo Pedroso Curtarelli 2/35 Conteúdo programático: Capítulo 1: Conceitos

Leia mais

CRITÉRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO ELÉTRICO VIA CPRE WEB

CRITÉRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO ELÉTRICO VIA CPRE WEB CRITÉRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO ELÉTRICO VIA CPRE WEB Sumário 1. RESUMO... 3 2. HISTÓRICO... 3 3. OBJETIVO... 3 4. APLICAÇÃO... 3 5. REFERÊNCIA... 3 6. DEFINIÇÕES... 4 7. DESCRIÇÃO E RESPONSABILIDADES...

Leia mais

GEOPROCESSAMENTO APLICADO À IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS COM OCUPAÇÕES IRREGULARES NO BAIRRO DE JAGUARIBE, JOÃO PESSOA - PARAÍBA

GEOPROCESSAMENTO APLICADO À IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS COM OCUPAÇÕES IRREGULARES NO BAIRRO DE JAGUARIBE, JOÃO PESSOA - PARAÍBA GEOPROCESSAMENTO APLICADO À IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS COM OCUPAÇÕES IRREGULARES NO BAIRRO DE JAGUARIBE, JOÃO PESSOA - PARAÍBA Ana Yara dos Santos Silva 1, Handerson Lucas Almeida de Melo 2, Joelyson Bezerra

Leia mais

Mapeamento do uso do solo para manejo de propriedades rurais

Mapeamento do uso do solo para manejo de propriedades rurais 1/28 Mapeamento do uso do solo para manejo de propriedades rurais Teoria Eng. Allan Saddi Arnesen Eng. Frederico Genofre Eng. Marcelo Pedroso Curtarelli 2/28 Conteúdo programático: Capitulo 1: Conceitos

Leia mais

Mapas e suas representações computacionais

Mapas e suas representações computacionais Mapas e suas representações computacionais Atributos não espaciais É qualquer informação descritiva relacionada a um único objeto ou um conjunto deles. Os SIGs armazenam estes dados em um Sistema de

Leia mais

PARTE 2 INTRODUÇÃO AO SIG/GIS. Mundo Real. Curso de Geoprocessamento: Prof. Alzir Felippe B. Antunes

PARTE 2 INTRODUÇÃO AO SIG/GIS. Mundo Real. Curso de Geoprocessamento: Prof. Alzir Felippe B. Antunes PARTE 2 INTRODUÇÃO AO SIG/GIS Mundo Real Camadas de Informações Estrutura dos Dados Geográficos Organização lógica dos dados para preservar sua integridade e facilitar o seu uso. Vetorial Raster ou Matricial

Leia mais

Ministrantes: Alex Lemos e Marco Malagodi

Ministrantes: Alex Lemos e Marco Malagodi Ministrantes: Alex Lemos e Marco Malagodi O que é Geotecnologia? Base vetorial: ponto, linha e polígono Atividade I Apresentação: Google Earth > Ferramentas Atividade II Atividade III Atividade IV Agenda

Leia mais

Disciplina Geoprocessamento Aplicadoao Planejamento

Disciplina Geoprocessamento Aplicadoao Planejamento Mestradoem Territorial e Desenvolvimento Sócio-Ambiental MPPT Disciplina Geoprocessamento Aplicadoao Prof a. MarianeAlvesDalSanto Prof. Francisco Henrique de Oliveira EMENTA Conceitos e fundamentos do

Leia mais

SOLUÇÃO PARA GESTÃO DE EQUIPES EXTERNAS

SOLUÇÃO PARA GESTÃO DE EQUIPES EXTERNAS SOLUÇÃO PARA GESTÃO DE EQUIPES EXTERNAS UMA SOLUÇÃO DE: www.digicade.com.br 2 of 18 SOBRE NÓS A Digicade Tecnologia desenvolve soluções integradas a informações geográficas customizadas para cada modelo

Leia mais

AGRICULTURA DIGITAL NA PRÁTICA: CASE DE SUCESSO NA CANA-DE- AÇUCAR. BRUNO VISCONTI - Eng. Agrônomo

AGRICULTURA DIGITAL NA PRÁTICA: CASE DE SUCESSO NA CANA-DE- AÇUCAR. BRUNO VISCONTI - Eng. Agrônomo AGRICULTURA DIGITAL NA PRÁTICA: CASE DE SUCESSO NA CANA-DE- AÇUCAR BRUNO VISCONTI - Eng. Agrônomo PLATAFORMA LÍDER DE AGRICULTURA DIGITAL Mais de 120 MIL HECTARES monitorados GRÃOS CITROS CAFÉ CANA-DE-AÇÚCAR

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM ALGORITMO PARA REDUÇÃO DE ERROS EM MAPAS DE RENDIMENTO OBTIDOS EM AGRICULTURA DE PRECISÃO

DESENVOLVIMENTO DE UM ALGORITMO PARA REDUÇÃO DE ERROS EM MAPAS DE RENDIMENTO OBTIDOS EM AGRICULTURA DE PRECISÃO DESENVOLVIMENTO DE UM ALGORITMO PARA REDUÇÃO DE ERROS EM MAPAS DE RENDIMENTO OBTIDOS EM AGRICULTURA DE PRECISÃO Aluno: Leandro M. Gimenez Orientador: Prof. Dr. José Paulo Molin INTRODUÇÃO A geração de

Leia mais

Abordando experiências, demandas e inovações da VANT na produção de cana-de-açúcar

Abordando experiências, demandas e inovações da VANT na produção de cana-de-açúcar Abordando experiências, demandas e inovações da VANT na produção de cana-de-açúcar Mark Spekken SOMOAGRO Aplicação de taxa variada de nutrientes Coordenada + atributo químico Mapa interpolado de teores

Leia mais

COMPARATIVO ENTRE MÉTODOS DE TRATAMENTO DE MAPAS DE PRODUTIVIDADE. Favoni, VA 1, Tedesco, DO 2, Tanaka, EM, 3

COMPARATIVO ENTRE MÉTODOS DE TRATAMENTO DE MAPAS DE PRODUTIVIDADE. Favoni, VA 1, Tedesco, DO 2, Tanaka, EM, 3 COMPARATIVO ENTRE MÉTODOS DE TRATAMENTO DE MAPAS DE PRODUTIVIDADE Favoni, VA 1, Tedesco, DO 2, Tanaka, EM, 3 1 Discente do curso em Mecanização em Agricultura de precisão na FATEC Pompeia Shunji Nishimura,

Leia mais

Unidade 4: Utilização de SIG no Gerenciamento Integrado dos Recursos Hídricos Prof. Dr. Hugo Alexandre Soares Guedes

Unidade 4: Utilização de SIG no Gerenciamento Integrado dos Recursos Hídricos Prof. Dr. Hugo Alexandre Soares Guedes Unidade 4: Utilização de no Gerenciamento Integrado dos Recursos Hídricos Prof. Dr. Hugo Alexandre Soares Guedes Pelotas, 2019. Introdução JOHN SNOW E O SURTO DE CÓLERA EM LONDRES, EM 1854 Poços Introdução

Leia mais

Plantio Espaçamento Alternado Grupo Cosan

Plantio Espaçamento Alternado Grupo Cosan Plantio Espaçamento Alternado Grupo Cosan Novembro - 2010 Espaçamento Alternado COSAN Visão Geral A Capacidade de Moagem do Grupo Cosan supera diversos países do Mundo Após a aquisição da Nova América

Leia mais

CERTIFICADORA SAFRA MANUAL DE OPERAÇÕES DO SISTEMA ABR CERTIFICADORA

CERTIFICADORA SAFRA MANUAL DE OPERAÇÕES DO SISTEMA ABR CERTIFICADORA CERTIFICADORA SAFRA MANUAL DE OPERAÇÕES DO SISTEMA ABR CERTIFICADORA SUMÁRIO PREENCHIMENTO DA VCP 5 ENCERRAMENTO DA VCP 11 REENVIO DA LISTA VCP 14 INSERÇÃO DO NÚMERO DA CERTIFICAÇÃO ABR 15 SELEÇÃO DA UP

Leia mais

Data Warehouse ETL. Rodrigo Leite Durães.

Data Warehouse ETL. Rodrigo Leite Durães. Data Warehouse ETL Rodrigo Leite Durães rodrigo_l_d@yahoo.com.br Introdução Um dos desafios da implantação de um DW é a integração dos dados de fontes heterogêneas e complexas, padronizando informações,

Leia mais

Sistemas de Informações Geográficas

Sistemas de Informações Geográficas Sistemas de Informações Geográficas Aula 3 Assuntos: # Revisão em geodésia # Georreferenciamento # Representação do mundo real no computador # Formatos vetorial e matricial # Modelo conceitual de banco

Leia mais

Tecnologia e Inovação na Logística de Cana-de-Açúcar (CTT)

Tecnologia e Inovação na Logística de Cana-de-Açúcar (CTT) Tecnologia e Inovação na Logística de Cana-de-Açúcar (CTT) Marco Ripoli, Ph.D. Gerente Marketing Estratégico para América Latina, JOHN DEERE 1 MARCO LORENZZO CUNALI RIPOLI Piracicaba, SP, Brasil Formação

Leia mais

ENERGIS: Uma ferramenta de planejamento energético para sistemas isoladas

ENERGIS: Uma ferramenta de planejamento energético para sistemas isoladas II Simpósio Nacional de Energia Fotovoltaica Rio de Janeiro, 17 a 20 de maio de 2005 energético para sistemas isoladas Autores: Alexandre M. Medeiros, Paulo Cesar P. Menezes, Geyson M. da Silva, Fabio

Leia mais

Eduardo H. Costa Rodrigues (*), Maria Raimunda Chagas Silva, Domilton de Jesus Moraes *Universidade Ceuma ehc.19882hotmail.

Eduardo H. Costa Rodrigues (*), Maria Raimunda Chagas Silva, Domilton de Jesus Moraes *Universidade Ceuma   ehc.19882hotmail. VARIAÇÃO DA ÁREA URBANIZADA POR CONDOMINIOS DOS BAIRROS DO ANGELIM, ALTO DO ANGELIM E BEQUIMÃO ENTRE OS ANOS DE 1999 E 2007 UTILIZANDO FERRAMENTAS DIGITAIS Eduardo H. Costa Rodrigues (*), Maria Raimunda

Leia mais

NOVO! update 6.3 (Setembro 2016)

NOVO! update 6.3 (Setembro 2016) NOVO! update 6.3 (Setembro 2016) Com mais de 27 anos de desenvolvimento, o TecAt Plus é a melhor relação custo/benefício do mercado mundial para malhas de terra de qualquer aplicação, em solos de 2, 3

Leia mais

9 Agricultura. Célia Regina Grego Cristina Aparecida Gonçalves Rodrigues Luiz Eduardo Vicente Édson Luis Bolfe Daniel de Castro Victoria

9 Agricultura. Célia Regina Grego Cristina Aparecida Gonçalves Rodrigues Luiz Eduardo Vicente Édson Luis Bolfe Daniel de Castro Victoria 9 Agricultura Célia Regina Grego Cristina Aparecida Gonçalves Rodrigues Luiz Eduardo Vicente Édson Luis Bolfe Daniel de Castro Victoria 259 Quais as aplicações das geotecnologias e da geoinformação na

Leia mais

TUTORIAL. Aprenda a importar um arquivo DWG no programa. ArcGIS.

TUTORIAL. Aprenda a importar um arquivo DWG no programa. ArcGIS. TUTORIAL Aprenda a importar um arquivo DWG no programa ArcGIS www.processamentodigital.com.br O Processamento Digital é um Canal de Conteúdo GEO oferecido pela HEX Tecnologias Geoespaciais Inovadoras,

Leia mais

Projeto BDG OTSS - Base de Dados Geoespaciais, Geoprocessamento e Disponibilização de Geoinformação

Projeto BDG OTSS - Base de Dados Geoespaciais, Geoprocessamento e Disponibilização de Geoinformação Projeto BDG OTSS - Base de, Geoprocessamento e Disponibilização de Geoinformação Objetivo Geral: Geral: Planejar, desenvolver e implantar a Base de do Projeto OTSS. Linhas de Ação: Desenho e elaboração

Leia mais

SER-300 INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO: MODELAGEM E CRIAÇÃO DA BASE DE DADOS

SER-300 INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO: MODELAGEM E CRIAÇÃO DA BASE DE DADOS SER-300 INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO: MODELAGEM E CRIAÇÃO DA BASE DE DADOS Omar Felipe Chaparro Saavedra Relatório de atividades sobre o laboratório 3, referente a disciplina SER - 300 - Introdução ao

Leia mais

ÁLGEBRA DE MAPAS. ÁLGEBRA DE MAPAS Realce de Imagens Multiespectrais 10/03/16. Sistemas de Informações Geográficas

ÁLGEBRA DE MAPAS. ÁLGEBRA DE MAPAS Realce de Imagens Multiespectrais 10/03/16. Sistemas de Informações Geográficas 10/03/16 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL DE MINAS GERAIS Câmpus Inconfidentes ÁLGEBRA DE MAPAS Sistemas de Informações Geográficas ÁLGEBRA DE MAPAS Realce de Imagens Multiespectrais

Leia mais

Agenda de P&D da Embrapa Cerrados

Agenda de P&D da Embrapa Cerrados Manejo, conservação e uso de recursos naturais Recuperação de Áreas Degradadas: Desenvolvimento de tecnologias para restauração ecológica e recuperação de áreas agrícolas com baixa capacidade produtiva.

Leia mais

Manual Teste de Adequação de Vendors. Procedimentos para Inclusão no Quadro de Adequações

Manual Teste de Adequação de Vendors. Procedimentos para Inclusão no Quadro de Adequações Manual Teste de Adequação de Vendors Procedimentos para Inclusão no Quadro de Adequações Histórico de Revisões Data Versão Descrição Autor Revisor 07/03/2015 1.0 Criação do Manual 22/05/2015 1.1 Revisão

Leia mais

PRIMA SUPER e CERES SUPER. Grandes semeadoras para culturas de inverno

PRIMA SUPER e CERES SUPER. Grandes semeadoras para culturas de inverno PRIMA SUPER e CERES SUPER Grandes semeadoras para culturas de inverno PRIMA SUPER A Prima Super é uma semeadora para culturas de inverno. Sua principal característica é a uniformidade no plantio, pois

Leia mais

Desafios Brasileiros: análise da possibilidade de difusão ampla Fábio Baio

Desafios Brasileiros: análise da possibilidade de difusão ampla Fábio Baio Conquistas e Desafios na Agricultura de Precisão Desafios Brasileiros: análise da possibilidade de difusão ampla Fábio Baio Agricultura de Precisão??? Conjunto de técnicas que permitem o gerenciamento

Leia mais

Produtos Operacionais do Monitoramento de Queimadas e Incêndios Florestais para GEONETCast. Fabiano Morelli 15/06/2016

Produtos Operacionais do Monitoramento de Queimadas e Incêndios Florestais para GEONETCast. Fabiano Morelli 15/06/2016 Produtos Operacionais do Monitoramento de Queimadas e Incêndios Florestais para GEONETCast Fabiano Morelli 15/06/2016 INÍCIO DO PROGRAMA QUEIMADAS DO INPE 2 O Programa Queimadas do INPE gera dezenas de

Leia mais

Laboratório didático de Geoprocessamento. Metadados

Laboratório didático de Geoprocessamento. Metadados Laboratório didático de Geoprocessamento Metadados Docente: Prof.ª Dr.ª Mariana Giannotti Elaboração do Roteiro: Bruna Pizzol Tainá Bittencourt Introdução A documentação de dados, ou Metadados, reúne uma

Leia mais

Cartografia atual: mapa da aldeia Te ýikue

Cartografia atual: mapa da aldeia Te ýikue Cartografia atual: mapa da aldeia Te ýikue Celso Rubens Smaniotto Os recursos tecnológicos atualmente disponíveis fazem da Cartografia uma grande aliada no apoio à pesquisa e à extensão em terras indígenas,

Leia mais