Meet the Authors Conheçam os Autores
|
|
|
- Valdomiro de Barros Peixoto
- 8 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 JOURNAL OF MATHEMATICS AND CULTURE Special Edition Brazil Volume 1: EthnoMathemaTics: cultural plurality in diverse Brasis Edição Especial Brasil Volume 1: EtnoMatemaTicas: pluralidade cultural em diversos Brasis Meet the Authors Conheçam os Autores
2 Adriana Breda Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com estágio doutoral realizado na Universitat de Barcelona (UB), Espanha. Possui Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Graduação em Licenciatura em Matemática e Bacharelado em Ciências Atuariais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuou como docente e investigadora na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Brasil. Atualmente é professora e pesquisadora da Universidad de Los Lagos, Chile e professora colaboradora da Universidad de Barcelona, Espanha. Linhas de investigação: Formação de Professores de Matemática, Etnomatemática, Filosofia Pós-crítica e Enfoque Ontossemiótico. Página web: Alcione Marques Fernandes Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999), mestre em Ciências dos Materiais pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e doutora em Educação pela Universidade de Brasília (2016). Atua como professora do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Arraias, desde 2004, onde, atualmente, sou coordenadora, coordenando também o curso de Licenciatura em Matemática na modalidade EAD, pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Está vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) no Campus de Arraias e desenvolve pesquisas na área de Etnomatemática, História da Matemática e Saberes Tradicionais.
3 Daniel Clark Orey Dr. Daniel C. Orey, Ph.D., é Professor Emérito de Matemática e Educação Multicultural da California State University, Sacramento (CSUS), Estados Unidos. Viveu e trabalhou como professor universitário e da escola básica no Brasil, na Guatemala, no México, no Nepal e nos Estados Unidos. Dr. Daniel C. Orey é um educador da Fulbright Senior Specialist com experiências acadêmicas desenvolvidas na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC) no Brasil (1998) e na Kathmandu University (KU), no Nepal (2007). Atualmente, Dr. Daniel C. Orey é professor de educação matemática no Departamento de Educação Matemática (DEEMA) e do Curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância, no CEAD, sendo também professor permanente e orientador do Programa de Mestrado em Educação Matemática na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Diego Pereira de Oliveira Cortes Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pelo Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira (2012). Especialista em Educação Matemática pelo Instituto Federal de Minas Gerais IFMG - Ouro Preto (2016). Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2017). Atualmente é professor efetivo da rede pública do Estado de Minas Gerais e é integrante dos grupos de pesquisas Etnomodelagem: Um Conceito de Pesquisa para a Etnomatemática e a Modelagem e Ethnomodelling in Diverse Cultural Practices.
4 Geciara da Silva Carvalho Geciara da Silva Carvalho é licenciada em Ciências com Habilitação em Matemática, especialista em Gestão de Instituição Superior, mestre em Matemática, docente na Universidade Estadual de Feira de Santana. Contribuiu como consultora da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, área de Matemática, para a elaboração e revisão das Orientações Curriculares do Ensino Médio. Atua, principalmente, nos temas Ensino de Matemática, Didática da Matemática, Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade, EAD, Currículo e Formação de Professores. Ieda Maria Giongo Possui graduação em Matemática, Licenciatura Plena pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande, Especialização em Ensino de Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é professora titular da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Coordena o Grupo de Pesquisa Práticas, Ensino e Currículos. Também atua como docente permanente, no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas e Programa de Pósgraduação em Ensino da Instituição, coordenando este último. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase nos seguintes temas: Educação Matemática na Escola Básica e Ensino Superior, Etnomatemática.
5 Márcia Jussara Hepp Rehfeldt Possui graduação em Licenciatura em Ciências, Habilitação em Matemática, Especialização em Educação Matemática (1997) e Gestão Universitária (2007) e Mestrado em Administração. É doutora em Informática na Educação. Atualmente atua na Universidade Vale do Taquari - Univates como professora titular. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Modelagem matemática e no ensino com tecnologias. Milton Rosa Dr. Milton Rosa possui mestrado em Educação Matemática e doutorado em Educação e Liderança Educacional pela California State University, em Sacramento (CSUS) e Pós- Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é professor do Departamento de Educação Matemática (DEEMA) e do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). No CEAD, exerce a função de coordenador e professor do Curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância, sendo também Diretor Regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática em Minas Gerais (SBEM-MG) para o triênio Dr. Milton Rosa é professor e orientador do Programa de Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP, tendo experiência em Educação Matemática, Educação a Distância e Liderança Educacional.
6 Olenêva Sanches Sousa Olenêva Sanches Sousa é licenciada em Pedagogia, especialista em Educação Matemática, mestre em Educação, doutora em Educação Matemática, docente na Secretaria da Educação do Estado da Bahia, coordenadora da Red Latinoamericana de Etnomatemática, no Brasil, e pesquisadora do Programa Etnomatemática. Atua principalmente nos temas Etnomatemática, Transdisciplinaridade, EAD, Gestão Escolar, Currículo, Pedagogia de Projetos e Formação de Professores. Rodrigo Carlos Pinheiro Prof. Rodrigo Pinheiro é graduado em Matemática pelo Centro Universitário de Belo Horizonte UNIBH (2011), especialista em Ensino de Matemática pela PUC-Minas (2015) e mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto UFOP (2017). Atualmente é professor de Matemática na Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais UFMG, Centro Pedagógico, e professor de Libras no curso de Administração da Fundação Pedro Leopoldo. Tradutor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais - Libras, atuou como professor de Matemática no Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS - BH). É pesquisador na área da Educação Matemática, na qual desenvolve estudos relacionados ao Programa Etnomatemática, à Cultura Surda, à Educação Financeira e à Libras.
7 Tatiane Cristine Bernstein Possui graduação em Ciências Exatas e Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências Exatas pela Universidade do Vale do Taquari Univates. Atualmente é professora de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Lajeado, RS e Professora de Anos Iniciais da Prefeitura Municipal de Teutônia, RS. Tem experiência na área de Matemática. Atuando principalmente nos seguintes temas: Etnomatemática, Jogos Digitais, Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Thiago Donda Rodrigues Thiago Donda Rodrigues é licenciado em Matemática pelo Centro Universitário de Votuporanga UNIFEV. Mestre e Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista UNESP de Rio Claro/SP. Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS, campus de Paranaíba e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEMS/Paranaíba. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática GEPEtno/UNESP e coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática GeduMat/UFMS. Publicou os livros: A Etnomatemática no contexto do Ensino Inclusivo e Práticas de Exclusão em Ambiente Escolar (no prelo). Atua nas áreas de Educação Matemática, Etnomatemática, Educação Inclusiva e Filosofia da Diferença.
8 Thiago José Bezerra Cavalcanti Antropólogo (Bacharel em Antropologia) e mestre em Sociologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisador independente em Estudos Mesoamericanos desde 2001, quando teve seu primeiro contato com a astronomia e a matemática mayas. Iniciou em 2006, o Projeto CMAIA (Calendário MesoAmericano Independente e Aberto), sendo pioneiro no esclarecimento sobre o Calendário Maya junto ao público brasileiro. Em 2012, publicou um livro independente, online e gratuito em português: Calendário Maia, 2012 e Nova Era. Em 2014, criou o repositório Acervo Mesoamericano para divulgação científica e o Acesso Livre aos Estudos Mesoamericanos, disponibilizando na internet a sua própria produção (incluindo TCCs) e de uma ampla rede de investigadores internacionais. Em 2017, organizou o I Encontro Ibero-Americano de Estudos Mayas/I Congresso Brasileiro de Estudos Mayas. Zulma Elizabete de Freitas Madruga Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com estágio doutoral na Universidade de Salamanca, Espanha. Possui Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS, Especialização em Educação Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Especialização em Educação - Ênfase em Gestão de Polos pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Licenciatura em Matemática pela Universidade da Região da Campanha e Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional. Possui experiência na Educação Básica, Ensino Fundamental e Médio. Atualmente é professora visitante na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Bahia. Linhas de Investigação: Aprendizagem e Formação de Professores; Modelagem Matemática e Etnomatemática.
Sobre as autoras. Leila Pio Mororó Maria Elizabete Souza Couto Raimunda Alves Moreira de Assis (orgs.)
Sobre as autoras Leila Pio Mororó Maria Elizabete Souza Couto Raimunda Alves Moreira de Assis (orgs.) SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros MORORÓ, L. P., COUTO, M. E. S., and ASSIS, R. A. M., orgs.
Experiências com as TICs
Francisco Kelsen de Oliveira Organizador Experiências com as TICs Antônia Sandra de Lima Soares Francisca Edna de Oliveira Francisco Kelsen de Oliveira José Rogério Santana Kélvya Freitas Abreu Maria Gilvanise
CONVIDADOS. Beatriz Cardoso Diniz (UFMG) Érica A. B. M.Tavares (UFLA)
CONVIDADOS Beatriz Cardoso Diniz (UFMG) Tradutora e Intérprete de Libras da UFMG no Núcleo de Acessibilidade e Inclusão - NAI. Pós-graduada em Docência da Libras. Fonoaudióloga graduada pela Universidade
Sobre os autores. Luciana Massi Salete Linhares Queiroz (Orgs.)
Sobre os autores Luciana Massi Salete Linhares Queiroz (Orgs.) SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros MASSI, L., and QUEIROZ, SL., orgs. Sobre os autores. In: Iniciação científica: aspectos históricos,
Adriano Rodrigues Ana Paula Santana de Rezende Arruda Ana Rosa de Sousa
Adriano Rodrigues - Mestre em Matemática e Estatística e Doutor em Estatística Aplicada pela UFLA. Licenciado em Matemática pela UNINCOR e em Física pela UNIFOR. Pós-Graduado em Ensino de Matemática (UFJF)
Programa de Pós Graduação FAPAM
Confraria Nossa Senhora da Piedade da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade Faculdade de Pará de Minas - FAPAM Reconhecida pelo Decreto 79090, de 04/01/77 Rua Ricardo Marinho, 110 - São Geraldo - Pará de
EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSOR FORMADOR BOLSISTA DA EAD - UAB EDITAL 88/2018
EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSOR FORMADOR BOLSISTA DA EAD - UAB EDITAL 88/2018 SELEÇÃO DE PROFESSOR FORMADOR UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/IFAM PARA CURSOS DA 2017/2-2019/1 O Quadro Anexo I válido para o
161-1 LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA Regime Regular NÚMERO MÍNIMO DE PERÍODOS 1 DISCIPLINA CARGA HORÁRIA TIPO
PÁGINA: 1 INGRESSOS DE 20041 161-1 LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA Regime Regular NÚMERO MÍNIMO DE PERÍODOS 1 NÚMERO MÁXIMO DE PERÍODOS 9 CARGA HORÁRIA 3640 1 132 FUNDAMENTOS ÉTICOS DE EDUCAÇÃO 30 OBRIGATORIA
4.5. Uso de tecnologias de comunicação e informação nas diferentes modalidades de educação
4.5. Uso de tecnologias de comunicação e informação nas diferentes modalidades de educação No ano de 2004 a UFSJ iniciou as atividades de Educação a Distância, com a adesão ao Consórcio Pró-Formar em parceria
DENISE CRISTINA HOLZER
Sobre os Autores 144 CÍCERO DA SILVA Licenciado em Letras: Português, Inglês e respectivas Literaturas pela Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS), mestre e doutorando em Letras: Ensino de Língua
PROGRAMAÇÃO DA XXI SEMANA DE TURISMO DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU
PROGRAMAÇÃO DA XXI SEMANA DE TURISMO DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU DIA 04/10/2017 (Quarta Feira) 19h00 22h00 19h30 19h45 às Exposição de Banners de Trabalhos Científicos Dos alunos 1B e 2B Semestres
Sobre os autores. Todo o conteúdo deste trabalho, exceto quando houver ressalva, é publicado sob a licença Creative Commons Atribição 4.0.
Sobre os autores Maria do Rosário L. Mortatti Estela N. M. Bertoletti Fernando R. de Oliveira Márcia C. de Oliveira Mello Thabatha A. Trevisan (Orgs.) SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros MORTATTI,
MAIS. São Paulo CLARETIANO. Concurso Público. Curso Preparatório para PRA QUEM QUER MAIS EXPERIÊNCIA. MAIS RECONHECIMENTO. de Diretor da SEE/SP
Curso Preparatório para Concurso Público de Diretor da SEE/SP MAIS EXPERIÊNCIA. MAIS RECONHECIMENTO. CLARETIANO PRA QUEM QUER MAIS São Paulo RUA MARTIM FRANCISCO, 604 SANTA CECÍLIA - PRÓXIMO DO MÊTRO (11)
vol. 5, ano 5, nº
COLABORADORES DESTE NÚMERO Pareceristas ad. hoc. vol. 5, ano 5, nº 1 2016 ALINE LEMOS PIZZIO Possui doutorado (2011) e mestrado (2006) em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduação
50 melhores faculdades de Medicina em 2017, segundo o MEC
50 melhores faculdades de Medicina em 2017, segundo o MEC 04 de Setembro de 2017 A partir dessa avaliação, o Inep consegue descobrir o Conceito Enade dos cursos. Nesta sexta-feira (01), o Ministério da
Biografia dos Autores
Capítulo 7 Biografia dos Autores Capítulo 1 Produção Tecnológica na IE: prospecção e propriedade intelectual em Informática na Educação Maria Augusta Silveira Netto Nunes Professor Adjunto II do DCOMP-UFS.
Curso: PEDAGOGIA Curriculo: 0004-L DISCIPLINAS EM OFERTA 2º Semestre de NOT
GR02734 GR02105 GR02160 GR02735 GR02736 SEMESTRE 1 Carga Horária Docentes Escola e Contexto 72.00 Não ofertada no 2º semestre de 2016 Estudo da Formação da Sociedade Contemporânea 72.00 Não ofertada no
MATRIZ CURRICULAR 4 anos INÍCIO EM
MATRIZ CURRICULAR 4 anos INÍCIO EM 2012.1 EIXO1 Formação docente: Profissionalização, Ética e Cidadania 1º Período Disciplina C.H.R. C.H.S. Informática Aplicada 20 20 01 01 Políticas Públicas e Organizações
CONHEÇAM OS CONVIDADOS DO III COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS. Dra. Esther Pillar Grossi
CONHEÇAM OS CONVIDADOS DO III COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS Dra. Esther Pillar Grossi Doutora em Psicologia Cognitiva pela École de Hautes Études en Sciences Sociales de
1º SEMESTRE DISCIPLINA. História da Educação 80. Formação Docente para a Diversidade 40. Cultura e Literatura Africana e Indígena 40
MATRIZ CURRICULAR Carga Horária: 3.880 horas Duração: 04 anos Reconhecimento Renovado pela Portaria nº 794, de 14/12/2016, Publicada no D.O.U. de 15/12/2016. 1º SEMESTRE História da Educação 80 Formação
FACULDADE CNEC CAMPO LARGO CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR MATRIZ CURRICULAR Nº 005 PARA ALUNOS INGRESSANTES ATÉ 1º SEMESTRE 2017
FACULDADE CNEC CAMPO LARGO CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR MATRIZ CURRICULAR Nº 005 PARA ALUNOS INGRESSANTES ATÉ 1º SE 2017 DISCIPLINA CH 1º 3º 4º COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO ESTATÍSTICA
MATRIZ CURRICULAR - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
MATRIZ CURRICULAR - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA 1 a FASE CÓD DISCIPLINAS EIXO C/H Créditos Filosofia da I Epistemologia Introdução à Ciência Epistemologia Científica educativa Português Comunicação e expressão
NOVA GESTÃO 2016-2020
Marcus Vinicius David Reitor A história de Marcus David na UFJF começou em 1988, quando se formou em Economia pela instituição. Alguns anos mais tarde, ingressou novamente na universidade, dessa vez como
IVANI CATARINA ARANTES FAZENDA:
147 EDITORA: IVANI CATARINA ARANTES FAZENDA: Graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1963), mestrado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978) doutorado
MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE PEDAGOGIA
Matriz Curricular do Curso de Pedagogia 2014-2017 * 1º PERÍODO* Leitura e Produção de Texto -------- Fundamentos Históricos Filosóficos da Educação -------- Fundamentos Socioeconômicos da Educação --------
PEDAGOGIA 2º PERÍODO MANHÃ EDUC3012 CIÊNCIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA I 45h EDUC3022 FUNDAMENTOS SOCIO-HISTÓRICO-FILOSÓSIFCO DA EDUCAÇÃO II 45h EDUC3001
PEDAGOGIA 1º PERÍODO TARDE EDUC3004 FUNDAMENTOS SOCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICO. DA EDUCAÇÃO I 45h EDUC3003 IDENTIDADE CULTURA E SOCIEDADE I 45h EDUC3002 IDEOLOGIA - DISCURSO E PRÁTICA PEDAGÓGICA 45h EDUC3010
1ª Série. 6EDU082 FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS Introdução à filosofia. Relação entre filosofia e educação: Enfoque antropológico.
1ª Série 6EDU081 DIDÁTICA: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO A O planejamento de ensino como requisito essencial na organização do trabalho docente. Planejamento: Tipos, elementos constitutivos e planos
UESB CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA ÊNFASE EM EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (Licenciatura)
UESB CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA ÊNFASE EM INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO (Licenciatura) 1º SEMESTRE CH 450 CRED 26 SOCIOLOGIA (2) DCHL 810 2º SEMESTRE CH 450 CRED 27 (2) DCHL 817 3º SEMESTRE CH
Ministro garante financiamento para formação dos professores
Ministro garante financiamento para formação dos professores A formação inicial é um direito de todos os professores que atuam ou pretendem atuar nas escolas públicas do país e deve ser financiada pelo
DOCENTES DO PGEEB/CEPAE/UFG
DOCENTES DO PGEEB/CEPAE/UFG *Todos os professores orientadores atuam nas duas Linhas de Pesquisa do Programa Nome ALCIR HORÁCIO DA SILVA ALMIRO SCHULZ ANNA MARIA DIAS VREESWIJK ANEGLEYCE TEODORO Licenciatura
DOCENTES DO PGEEB/CEPAE/UFG
DOCENTES DO PGEEB/CEPAE/UFG *Todos os professores orientadores atuam nas duas Linhas de Pesquisa do Programa Nome ALCIR HORÁCIO DA SILVA ALMIRO SCHULZ ANNA MARIA DIAS VREESWIJK ANEGLEYCE TEODORO Licenciatura
PÓS-GRADUAÇÃO EM DISCIPLINA PROFESSORA
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA COM ÊNFASE EM EDUCAÇÃO INFANTIL DISCIPLINA NEUROPSICOLOGIA E DISTÚRBIOS COGNITIVOS DE APRENDIZAGEM PROFESSORA DRA. NÁDIE CHRISTINA FERREIRA MACHADO SPENCE ALTA FLORESTA
PERIODICOS NACIONAIS DE ENSINO DE CIÊNCIAS. Ciência e Educação (UNESP) (www2.fc.unesp.br/cienciaeeducacao/)
PERIODICOS NACIONAIS DE ENSINO DE CIÊNCIAS. Ciência e Educação (UNESP) (www2.fc.unesp.br/cienciaeeducacao/) Publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência da Faculdade de Ciência da UNESP,
RESULTADO DA AVALIAÇÃO DOS RECURSOS DAS INSCRIÇÕES
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO EDITAL COMPLEMENTAR Nº 06 AO EDITAL Nº 006/2017 - UNEMAT/PROEG/DEAD/UAB Edital
Universidade Federal de São Paulo Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Educação SÚMULA CURRICULAR
Profa. Dra. Mirian Jorge Warde SÚMULA CURRICULAR I. Formação: 1. Graduação: Pedagogia Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo 2. Mestrado: Educação (Filosofia da Educação) Instituição:
Especialização em Ensino de Química
Especialização em Ensino de Química Introdução aos Estudos a Distância 30 Políticas Educacionais e a Prática Docente 30 Educação Inclusiva 30 Epistemologia e o Ambiente de Ensino 30 Avaliação da Aprendizagem
MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA
NAJA BRANDÃO SANTANA http://lattes.cnpq.br/4950197164940762 Possui graduação em Administração de Empresas pelo Instituto Federal da Bahia (2004), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal
EMPRÉSTIMO ENTRE BIBLIOTECAS INSTITUIÇÕES CADASTRADAS SISTEMA PERGAMUM Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais
EMPRÉSTIMO ENTRE BIBLIOTECAS INSTITUIÇÕES CADASTRADAS SISTEMA PERGAMUM REG. Nº 000000217927 Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais 000000220144 Associação das Pioneiras Sociais - Bib. Hosp.Sarah
FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE BRAGANÇA PAULISTA
MATRIZ CURRICULAR CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA BRAGANÇA PAULISTA 2017 MATRIZ CURRICULAR CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA 1º Semestre Nº de Aulas Carga Horária Brinquedoteca: jogos e brincadeiras
DOCENTE TITULAÇÃO LINHAS DE PESQUISA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Profissional e Tecnológica Instituto Federal de, Ciência e Tecnologia de Goiás Câmpus Formosa Departamento das Áreas Acadêmicas TCC - Linhas de pesquisa Professores
COLEGIADO DO CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ENGENHARIA AGRONÔMICA
COLEGIADO DO CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ENGENHARIA AGRONÔMICA DOCENTE TITULAÇÃO FORMAÇÃO 1. Alessandro de Magalhães Arantes Doutor Graduação: Engenharia Agronômica, 1994, UNEB-Famesf; Mestrado: Ciência
MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA MATRIZ CURRICULAR FORMANDOS FESC
MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA MATRIZ CURRICULAR FORMANDOS 2018- FESC 1 Período Leitura e Produção do Texto Científico História da Educação I Sociologia da Educação I Psicologia da
Fábio Dias Leal Professor do Uniritter Laureate International Universities.
SOBRE OS AUTORES Anselmo Peres Alós Possui Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil (2007). É professor de Literatura nos Cursos de Graduação e Pòs-Graduação em Letras
09 DE OUTUBRO (QUINTA-FEIRA)
09 DE OUTUBRO (QUINTA-FEIRA) PALESTRAS PALESTRA PALESTRANTE O artesanato em Mato Grosso do Sul Gilberto Luiz Alves 10h30 Leitura e Literatura: Estratégia de Compreensão Renata Junqueira 16h PAVILHÃO DO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INTEGRAL Florianópolis - 2010 ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INTEGRAL PROJETO
Equipe de gestão do projeto
Capacitação dos profissionais do Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo (Simase) com Base nos Parâmetros de Gestão Teórico-metodológicos do Plano Decenal de Atendimento Socioeducativo do Município
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Campus Avançado em Jandaia do Sul Coordenação do Curso de Licenciatura em Computação
ATA DA 33ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO, REALIZADA NO DIA 01 DE MARÇO DE 2018. No primeiro dia do mês de março dois mil e dezoito, às treze horas e trinta e cinco
CALENDÁRIO - PEDAGOGIA Grupo 88 - Setembro/2011
Estrutura do Calendário Antes de utilizar o Calendário do Curso, leia atentamente o Manual do Aluno de EAD para que possa entender o processo de avaliação, disciplinas, estrutura curricular e duração.
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Curso: Licenciatura em Pedagogia Módulo: Formação Humanística números de variáveis, com as respectivas abrangendo Nacionais- que tratam de complemento a formação do aluno no ser NF-301 Projeto Experimental
PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
CURSOS DE LICENCIATURAS PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 2017.2 5º. PERÍODO Diálogos com a Escola-Campo I / Prática Pedagógica V Observação do Campo de Estágio (com
FACULDADE CNEC CAMPO LARGO CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CORPO DOCENTE
FACULDADE CNEC CAMPO LARGO CURSO PEDAGOGIA Licenciatura em Pedagogia: 3.200 horas/ 8 semestres Portaria: nº.09 de 24/2/205 (DOU 30/2/205) Avaliação do MEC: Nota 4 CORPO DOCENTE DOCENTES ADRIANA ROSA DO
IDENTIFICAÇÃO DO CURSO
IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Denominação do curso Informática Atos legais autorizativos Resolução nº 018 de 18 de Junho de 2014 Portaria nº 0813 de 18 de Junho de 2014 Modalidade oferecida Integrado Título acadêmico
PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Arcos PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
CURSO DE PEDAGOGIA EAD
CURSO DE PEDAGOGIA EAD Justificativa da oferta do Curso Com a finalidade de caracterizar a necessidade social do Curso de Licenciatura em Pedagogia - EAD, foram levantados dados e informações pertinentes
TRILHA I O PROFESSOR E A SALA DE AULA
TRILHA I O PROFESSOR E A SALA DE AULA OFICINA 1 STORYTELLING Segunda, 06/02, das 19h às 22h30 OFICINA 2 PLANEJAMENTO INTELIGENTE Terça, 07/02, das 19h às 22h30 OFICINA 3 APLICAÇÕES DAS TEORIAS DE GRUPO
MINI BIOGRAFIAS CONGRESSO 2019 (Brasil)
COORDENAÇÃO MINI BIOGRAFIAS 2019 (Brasil) NOME/IMAGEM Profa. Dra. Lucia Gouvêa Pimentel (Belo Horizonte/ Minas Gerais) MINIBIO Doutora em Artes. Professora a Escola de Belas Artes da Universidade Federal
