Meet the Authors Conheçam os Autores

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Meet the Authors Conheçam os Autores"

Transcrição

1 JOURNAL OF MATHEMATICS AND CULTURE Special Edition Brazil Volume 1: EthnoMathemaTics: cultural plurality in diverse Brasis Edição Especial Brasil Volume 1: EtnoMatemaTicas: pluralidade cultural em diversos Brasis Meet the Authors Conheçam os Autores

2 Adriana Breda Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com estágio doutoral realizado na Universitat de Barcelona (UB), Espanha. Possui Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Graduação em Licenciatura em Matemática e Bacharelado em Ciências Atuariais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuou como docente e investigadora na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Brasil. Atualmente é professora e pesquisadora da Universidad de Los Lagos, Chile e professora colaboradora da Universidad de Barcelona, Espanha. Linhas de investigação: Formação de Professores de Matemática, Etnomatemática, Filosofia Pós-crítica e Enfoque Ontossemiótico. Página web: Alcione Marques Fernandes Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999), mestre em Ciências dos Materiais pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e doutora em Educação pela Universidade de Brasília (2016). Atua como professora do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Arraias, desde 2004, onde, atualmente, sou coordenadora, coordenando também o curso de Licenciatura em Matemática na modalidade EAD, pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Está vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) no Campus de Arraias e desenvolve pesquisas na área de Etnomatemática, História da Matemática e Saberes Tradicionais.

3 Daniel Clark Orey Dr. Daniel C. Orey, Ph.D., é Professor Emérito de Matemática e Educação Multicultural da California State University, Sacramento (CSUS), Estados Unidos. Viveu e trabalhou como professor universitário e da escola básica no Brasil, na Guatemala, no México, no Nepal e nos Estados Unidos. Dr. Daniel C. Orey é um educador da Fulbright Senior Specialist com experiências acadêmicas desenvolvidas na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC) no Brasil (1998) e na Kathmandu University (KU), no Nepal (2007). Atualmente, Dr. Daniel C. Orey é professor de educação matemática no Departamento de Educação Matemática (DEEMA) e do Curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância, no CEAD, sendo também professor permanente e orientador do Programa de Mestrado em Educação Matemática na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Diego Pereira de Oliveira Cortes Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pelo Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira (2012). Especialista em Educação Matemática pelo Instituto Federal de Minas Gerais IFMG - Ouro Preto (2016). Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2017). Atualmente é professor efetivo da rede pública do Estado de Minas Gerais e é integrante dos grupos de pesquisas Etnomodelagem: Um Conceito de Pesquisa para a Etnomatemática e a Modelagem e Ethnomodelling in Diverse Cultural Practices.

4 Geciara da Silva Carvalho Geciara da Silva Carvalho é licenciada em Ciências com Habilitação em Matemática, especialista em Gestão de Instituição Superior, mestre em Matemática, docente na Universidade Estadual de Feira de Santana. Contribuiu como consultora da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, área de Matemática, para a elaboração e revisão das Orientações Curriculares do Ensino Médio. Atua, principalmente, nos temas Ensino de Matemática, Didática da Matemática, Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade, EAD, Currículo e Formação de Professores. Ieda Maria Giongo Possui graduação em Matemática, Licenciatura Plena pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande, Especialização em Ensino de Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é professora titular da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Coordena o Grupo de Pesquisa Práticas, Ensino e Currículos. Também atua como docente permanente, no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas e Programa de Pósgraduação em Ensino da Instituição, coordenando este último. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase nos seguintes temas: Educação Matemática na Escola Básica e Ensino Superior, Etnomatemática.

5 Márcia Jussara Hepp Rehfeldt Possui graduação em Licenciatura em Ciências, Habilitação em Matemática, Especialização em Educação Matemática (1997) e Gestão Universitária (2007) e Mestrado em Administração. É doutora em Informática na Educação. Atualmente atua na Universidade Vale do Taquari - Univates como professora titular. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Modelagem matemática e no ensino com tecnologias. Milton Rosa Dr. Milton Rosa possui mestrado em Educação Matemática e doutorado em Educação e Liderança Educacional pela California State University, em Sacramento (CSUS) e Pós- Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é professor do Departamento de Educação Matemática (DEEMA) e do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). No CEAD, exerce a função de coordenador e professor do Curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância, sendo também Diretor Regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática em Minas Gerais (SBEM-MG) para o triênio Dr. Milton Rosa é professor e orientador do Programa de Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP, tendo experiência em Educação Matemática, Educação a Distância e Liderança Educacional.

6 Olenêva Sanches Sousa Olenêva Sanches Sousa é licenciada em Pedagogia, especialista em Educação Matemática, mestre em Educação, doutora em Educação Matemática, docente na Secretaria da Educação do Estado da Bahia, coordenadora da Red Latinoamericana de Etnomatemática, no Brasil, e pesquisadora do Programa Etnomatemática. Atua principalmente nos temas Etnomatemática, Transdisciplinaridade, EAD, Gestão Escolar, Currículo, Pedagogia de Projetos e Formação de Professores. Rodrigo Carlos Pinheiro Prof. Rodrigo Pinheiro é graduado em Matemática pelo Centro Universitário de Belo Horizonte UNIBH (2011), especialista em Ensino de Matemática pela PUC-Minas (2015) e mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto UFOP (2017). Atualmente é professor de Matemática na Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais UFMG, Centro Pedagógico, e professor de Libras no curso de Administração da Fundação Pedro Leopoldo. Tradutor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais - Libras, atuou como professor de Matemática no Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS - BH). É pesquisador na área da Educação Matemática, na qual desenvolve estudos relacionados ao Programa Etnomatemática, à Cultura Surda, à Educação Financeira e à Libras.

7 Tatiane Cristine Bernstein Possui graduação em Ciências Exatas e Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências Exatas pela Universidade do Vale do Taquari Univates. Atualmente é professora de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Lajeado, RS e Professora de Anos Iniciais da Prefeitura Municipal de Teutônia, RS. Tem experiência na área de Matemática. Atuando principalmente nos seguintes temas: Etnomatemática, Jogos Digitais, Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Thiago Donda Rodrigues Thiago Donda Rodrigues é licenciado em Matemática pelo Centro Universitário de Votuporanga UNIFEV. Mestre e Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista UNESP de Rio Claro/SP. Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS, campus de Paranaíba e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEMS/Paranaíba. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática GEPEtno/UNESP e coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática GeduMat/UFMS. Publicou os livros: A Etnomatemática no contexto do Ensino Inclusivo e Práticas de Exclusão em Ambiente Escolar (no prelo). Atua nas áreas de Educação Matemática, Etnomatemática, Educação Inclusiva e Filosofia da Diferença.

8 Thiago José Bezerra Cavalcanti Antropólogo (Bacharel em Antropologia) e mestre em Sociologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisador independente em Estudos Mesoamericanos desde 2001, quando teve seu primeiro contato com a astronomia e a matemática mayas. Iniciou em 2006, o Projeto CMAIA (Calendário MesoAmericano Independente e Aberto), sendo pioneiro no esclarecimento sobre o Calendário Maya junto ao público brasileiro. Em 2012, publicou um livro independente, online e gratuito em português: Calendário Maia, 2012 e Nova Era. Em 2014, criou o repositório Acervo Mesoamericano para divulgação científica e o Acesso Livre aos Estudos Mesoamericanos, disponibilizando na internet a sua própria produção (incluindo TCCs) e de uma ampla rede de investigadores internacionais. Em 2017, organizou o I Encontro Ibero-Americano de Estudos Mayas/I Congresso Brasileiro de Estudos Mayas. Zulma Elizabete de Freitas Madruga Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com estágio doutoral na Universidade de Salamanca, Espanha. Possui Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS, Especialização em Educação Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Especialização em Educação - Ênfase em Gestão de Polos pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Licenciatura em Matemática pela Universidade da Região da Campanha e Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional. Possui experiência na Educação Básica, Ensino Fundamental e Médio. Atualmente é professora visitante na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Bahia. Linhas de Investigação: Aprendizagem e Formação de Professores; Modelagem Matemática e Etnomatemática.

Colaboradores deste número

Colaboradores deste número Colaboradores deste número CARLOS FELIPE DA CONCEIÇÃO PINTO Graduado e mestre em Letras pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente, é aluno do curso de doutorado em Linguística na Universidade Estadual

Leia mais

Sobre as autoras. Leila Pio Mororó Maria Elizabete Souza Couto Raimunda Alves Moreira de Assis (orgs.)

Sobre as autoras. Leila Pio Mororó Maria Elizabete Souza Couto Raimunda Alves Moreira de Assis (orgs.) Sobre as autoras Leila Pio Mororó Maria Elizabete Souza Couto Raimunda Alves Moreira de Assis (orgs.) SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros MORORÓ, L. P., COUTO, M. E. S., and ASSIS, R. A. M., orgs.

Leia mais

Experiências com as TICs

Experiências com as TICs Francisco Kelsen de Oliveira Organizador Experiências com as TICs Antônia Sandra de Lima Soares Francisca Edna de Oliveira Francisco Kelsen de Oliveira José Rogério Santana Kélvya Freitas Abreu Maria Gilvanise

Leia mais

CONVIDADOS. Beatriz Cardoso Diniz (UFMG) Érica A. B. M.Tavares (UFLA)

CONVIDADOS. Beatriz Cardoso Diniz (UFMG) Érica A. B. M.Tavares (UFLA) CONVIDADOS Beatriz Cardoso Diniz (UFMG) Tradutora e Intérprete de Libras da UFMG no Núcleo de Acessibilidade e Inclusão - NAI. Pós-graduada em Docência da Libras. Fonoaudióloga graduada pela Universidade

Leia mais

Sobre os autores. Luciana Massi Salete Linhares Queiroz (Orgs.)

Sobre os autores. Luciana Massi Salete Linhares Queiroz (Orgs.) Sobre os autores Luciana Massi Salete Linhares Queiroz (Orgs.) SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros MASSI, L., and QUEIROZ, SL., orgs. Sobre os autores. In: Iniciação científica: aspectos históricos,

Leia mais

Adriano Rodrigues Ana Paula Santana de Rezende Arruda Ana Rosa de Sousa

Adriano Rodrigues Ana Paula Santana de Rezende Arruda Ana Rosa de Sousa Adriano Rodrigues - Mestre em Matemática e Estatística e Doutor em Estatística Aplicada pela UFLA. Licenciado em Matemática pela UNINCOR e em Física pela UNIFOR. Pós-Graduado em Ensino de Matemática (UFJF)

Leia mais

Projeto Laboratório de Ensino em Educação Matemática na formação de professores

Projeto Laboratório de Ensino em Educação Matemática na formação de professores Projeto Laboratório de Ensino em Educação Matemática na formação de professores Agenda das Web-palestras 1 o Semestre de 2018 Local Presencial: UNIFAL, campus sede, Prédio D, sala D413 Inscrições no CAEX

Leia mais

O GRUPO DE PESQUISA CULTURA, AMBIENTE E EDUCAÇÃO

O GRUPO DE PESQUISA CULTURA, AMBIENTE E EDUCAÇÃO O GRUPO DE PESQUISA CULTURA, AMBIENTE E EDUCAÇÃO Isabel C. M. Carvalho * APRESENTAÇÃO Este texto se destina a apresentar o Grupo de Pesquisa Cultura, Ambiente e Educação, disponível no Diretório de Pesquisa

Leia mais

Sobre os organizadores

Sobre os organizadores Sobre os organizadores Robson Pequeno de Sousa Carolina Cavalcanti Bezerra Eliane de Moura Silva Filomema Maria Gonçalves da Silva Moita (orgs.) SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros SOUSA, RP.,

Leia mais

Programa de Pós Graduação FAPAM

Programa de Pós Graduação FAPAM Confraria Nossa Senhora da Piedade da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade Faculdade de Pará de Minas - FAPAM Reconhecida pelo Decreto 79090, de 04/01/77 Rua Ricardo Marinho, 110 - São Geraldo - Pará de

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSOR FORMADOR BOLSISTA DA EAD - UAB EDITAL 88/2018

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSOR FORMADOR BOLSISTA DA EAD - UAB EDITAL 88/2018 EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSOR FORMADOR BOLSISTA DA EAD - UAB EDITAL 88/2018 SELEÇÃO DE PROFESSOR FORMADOR UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/IFAM PARA CURSOS DA 2017/2-2019/1 O Quadro Anexo I válido para o

Leia mais

161-1 LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA Regime Regular NÚMERO MÍNIMO DE PERÍODOS 1 DISCIPLINA CARGA HORÁRIA TIPO

161-1 LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA Regime Regular NÚMERO MÍNIMO DE PERÍODOS 1 DISCIPLINA CARGA HORÁRIA TIPO PÁGINA: 1 INGRESSOS DE 20041 161-1 LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA Regime Regular NÚMERO MÍNIMO DE PERÍODOS 1 NÚMERO MÁXIMO DE PERÍODOS 9 CARGA HORÁRIA 3640 1 132 FUNDAMENTOS ÉTICOS DE EDUCAÇÃO 30 OBRIGATORIA

Leia mais

ACORDOS DE COOPERAÇÃO E ADENDAS CELEBRADOS COM INSTITUIÇÕES DOS PAÍSES LUSÓFONOS E LATINO-AMERICANOS

ACORDOS DE COOPERAÇÃO E ADENDAS CELEBRADOS COM INSTITUIÇÕES DOS PAÍSES LUSÓFONOS E LATINO-AMERICANOS Associação 25 de Abril 1996-05-01 Geral Associação dos Bispos do Sul de 1997-06-02 Geral Instituto Superior de Ciências da Educação da Universidade Agostinho Neto 1997-06-26 SISTEC - Sistemas, Tecnologias

Leia mais

4.5. Uso de tecnologias de comunicação e informação nas diferentes modalidades de educação

4.5. Uso de tecnologias de comunicação e informação nas diferentes modalidades de educação 4.5. Uso de tecnologias de comunicação e informação nas diferentes modalidades de educação No ano de 2004 a UFSJ iniciou as atividades de Educação a Distância, com a adesão ao Consórcio Pró-Formar em parceria

Leia mais

Agildo S. S. de Oliveira. Carolina Oliveira Azevedo. Claudio Manoel de Carvalho Correia. Darcilia Simões. Caderno Seminal Digital

Agildo S. S. de Oliveira. Carolina Oliveira Azevedo. Claudio Manoel de Carvalho Correia. Darcilia Simões. Caderno Seminal Digital Agildo S. S. de Oliveira Carolina Oliveira Azevedo Claudio Manoel de Carvalho Correia Darcilia Simões PERFIL DOS AUTORES Graduado em Letras, mestrando em Letras: Linguagens e Representações UESC, desenvolve

Leia mais

Currículo Lattes. Currículo Lattes

Currículo Lattes. Currículo Lattes Nome Bruno Missi Xavier não se aplica Máxima 1 http://lattes.cnpq.br/1349421634240670 Resumo do Possui graduação em Sistemas de Informação pelo União Social Camiliana (ES)(2004) e mestrado em Pesquisa

Leia mais

DENISE CRISTINA HOLZER

DENISE CRISTINA HOLZER Sobre os Autores 144 CÍCERO DA SILVA Licenciado em Letras: Português, Inglês e respectivas Literaturas pela Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS), mestre e doutorando em Letras: Ensino de Língua

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA XXI SEMANA DE TURISMO DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU

PROGRAMAÇÃO DA XXI SEMANA DE TURISMO DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU PROGRAMAÇÃO DA XXI SEMANA DE TURISMO DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU DIA 04/10/2017 (Quarta Feira) 19h00 22h00 19h30 19h45 às Exposição de Banners de Trabalhos Científicos Dos alunos 1B e 2B Semestres

Leia mais

Sobre os autores. Todo o conteúdo deste trabalho, exceto quando houver ressalva, é publicado sob a licença Creative Commons Atribição 4.0.

Sobre os autores. Todo o conteúdo deste trabalho, exceto quando houver ressalva, é publicado sob a licença Creative Commons Atribição 4.0. Sobre os autores Maria do Rosário L. Mortatti Estela N. M. Bertoletti Fernando R. de Oliveira Márcia C. de Oliveira Mello Thabatha A. Trevisan (Orgs.) SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros MORTATTI,

Leia mais

A participação da PUC-Rio em avaliações externas outubro/2017

A participação da PUC-Rio em avaliações externas outubro/2017 A participação da PUC-Rio em avaliações externas outubro/2017 Modalidades de Avaliações Externas Avaliações Nacionais Avaliações Internacionais MEC Conceito CAPES CPC Conceito Preliminar de Curso Indicador

Leia mais

MAIS. São Paulo CLARETIANO. Concurso Público. Curso Preparatório para PRA QUEM QUER MAIS EXPERIÊNCIA. MAIS RECONHECIMENTO. de Diretor da SEE/SP

MAIS. São Paulo CLARETIANO. Concurso Público. Curso Preparatório para PRA QUEM QUER MAIS EXPERIÊNCIA. MAIS RECONHECIMENTO. de Diretor da SEE/SP Curso Preparatório para Concurso Público de Diretor da SEE/SP MAIS EXPERIÊNCIA. MAIS RECONHECIMENTO. CLARETIANO PRA QUEM QUER MAIS São Paulo RUA MARTIM FRANCISCO, 604 SANTA CECÍLIA - PRÓXIMO DO MÊTRO (11)

Leia mais

vol. 5, ano 5, nº

vol. 5, ano 5, nº COLABORADORES DESTE NÚMERO Pareceristas ad. hoc. vol. 5, ano 5, nº 1 2016 ALINE LEMOS PIZZIO Possui doutorado (2011) e mestrado (2006) em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduação

Leia mais

50 melhores faculdades de Medicina em 2017, segundo o MEC

50 melhores faculdades de Medicina em 2017, segundo o MEC 50 melhores faculdades de Medicina em 2017, segundo o MEC 04 de Setembro de 2017 A partir dessa avaliação, o Inep consegue descobrir o Conceito Enade dos cursos. Nesta sexta-feira (01), o Ministério da

Leia mais

Biografia dos Autores

Biografia dos Autores Capítulo 7 Biografia dos Autores Capítulo 1 Produção Tecnológica na IE: prospecção e propriedade intelectual em Informática na Educação Maria Augusta Silveira Netto Nunes Professor Adjunto II do DCOMP-UFS.

Leia mais

A participação da PUC-Rio em avaliações externas março/2018

A participação da PUC-Rio em avaliações externas março/2018 A participação da PUC-Rio em avaliações externas março/2018 Modalidades de Avaliações Externas Avaliações Nacionais Avaliações Internacionais MEC Conceito CAPES CPC Conceito Preliminar de Curso Indicador

Leia mais

A participação da PUC-Rio em avaliações externas dezembro/2018

A participação da PUC-Rio em avaliações externas dezembro/2018 A participação da PUC-Rio em avaliações externas dezembro/2018 Modalidades de Avaliações Externas Avaliações Nacionais Avaliações Internacionais MEC Conceito CAPES CPC Conceito Preliminar de Curso Indicador

Leia mais

Curso: PEDAGOGIA Curriculo: 0004-L DISCIPLINAS EM OFERTA 2º Semestre de NOT

Curso: PEDAGOGIA Curriculo: 0004-L DISCIPLINAS EM OFERTA 2º Semestre de NOT GR02734 GR02105 GR02160 GR02735 GR02736 SEMESTRE 1 Carga Horária Docentes Escola e Contexto 72.00 Não ofertada no 2º semestre de 2016 Estudo da Formação da Sociedade Contemporânea 72.00 Não ofertada no

Leia mais

DEFINIÇÃO DE PÚBLICO / ÁREAS DE FORMAÇÃO PARA A SEGUNDA LICENCIATURA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

DEFINIÇÃO DE PÚBLICO / ÁREAS DE FORMAÇÃO PARA A SEGUNDA LICENCIATURA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEFINIÇÃO DE PÚBLICO / ÁREAS DE FORMAÇÃO PARA A SEGUNDA LICENCIATURA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Licenciados em Educação Física que ministram ou tenham interesse em ministrar aulas de Ciências e Biologia, no Ensino

Leia mais

Sobre os Autores. Aires David de Lima é graduado em Direito pela Unigran (Universidade

Sobre os Autores. Aires David de Lima é graduado em Direito pela Unigran (Universidade Sobre os Autores Aires David de Lima é graduado em Direito pela Unigran (Universidade da Grande Dourados), especialista em Direito do Estado pela Universidade Estácio de Sá, especialista em Direito Civil

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR 4 anos INÍCIO EM

MATRIZ CURRICULAR 4 anos INÍCIO EM MATRIZ CURRICULAR 4 anos INÍCIO EM 2012.1 EIXO1 Formação docente: Profissionalização, Ética e Cidadania 1º Período Disciplina C.H.R. C.H.S. Informática Aplicada 20 20 01 01 Políticas Públicas e Organizações

Leia mais

CONHEÇAM OS CONVIDADOS DO III COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS. Dra. Esther Pillar Grossi

CONHEÇAM OS CONVIDADOS DO III COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS. Dra. Esther Pillar Grossi CONHEÇAM OS CONVIDADOS DO III COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS Dra. Esther Pillar Grossi Doutora em Psicologia Cognitiva pela École de Hautes Études en Sciences Sociales de

Leia mais

1º SEMESTRE DISCIPLINA. História da Educação 80. Formação Docente para a Diversidade 40. Cultura e Literatura Africana e Indígena 40

1º SEMESTRE DISCIPLINA. História da Educação 80. Formação Docente para a Diversidade 40. Cultura e Literatura Africana e Indígena 40 MATRIZ CURRICULAR Carga Horária: 3.880 horas Duração: 04 anos Reconhecimento Renovado pela Portaria nº 794, de 14/12/2016, Publicada no D.O.U. de 15/12/2016. 1º SEMESTRE História da Educação 80 Formação

Leia mais

PROGRAMAÇÃO 2 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA)

PROGRAMAÇÃO 2 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA) 8H ÀS 18H PROGRAMAÇÃO 2 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA) 8h - Mesa de Abertura O trabalho social com famílias no âmbito da Psicologia Rodrigo Monteiro (CRP-23), Ana Carolina Peixoto do Nascimento (CEPPAS), Hareli

Leia mais

FACULDADE CNEC CAMPO LARGO CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR MATRIZ CURRICULAR Nº 005 PARA ALUNOS INGRESSANTES ATÉ 1º SEMESTRE 2017

FACULDADE CNEC CAMPO LARGO CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR MATRIZ CURRICULAR Nº 005 PARA ALUNOS INGRESSANTES ATÉ 1º SEMESTRE 2017 FACULDADE CNEC CAMPO LARGO CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR MATRIZ CURRICULAR Nº 005 PARA ALUNOS INGRESSANTES ATÉ 1º SE 2017 DISCIPLINA CH 1º 3º 4º COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO ESTATÍSTICA

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

MATRIZ CURRICULAR - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA 1 a FASE CÓD DISCIPLINAS EIXO C/H Créditos Filosofia da I Epistemologia Introdução à Ciência Epistemologia Científica educativa Português Comunicação e expressão

Leia mais

NOVA GESTÃO 2016-2020

NOVA GESTÃO 2016-2020 Marcus Vinicius David Reitor A história de Marcus David na UFJF começou em 1988, quando se formou em Economia pela instituição. Alguns anos mais tarde, ingressou novamente na universidade, dessa vez como

Leia mais

RESUMO CURRICULAR DE CADA MEMBRO

RESUMO CURRICULAR DE CADA MEMBRO COMPOSIÇAO DA CHAPA Presidente: Magda Diniz Bezerra Dimenstein Programas de Pós-graduação em Psicologia Universidade Federal do Rio Grande do Norte Pesquisadora 1B do CNPq Vice-presidente: Maria Juracy

Leia mais

IVANI CATARINA ARANTES FAZENDA:

IVANI CATARINA ARANTES FAZENDA: 147 EDITORA: IVANI CATARINA ARANTES FAZENDA: Graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1963), mestrado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978) doutorado

Leia mais

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015 INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015 CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA 2018 ATOS REGULATÓRIOS Curso

Leia mais

A Transformação da Educação

A Transformação da Educação A Transformação da Educação O SINEPE/PR apresenta o ciclo de palestras A Transformação da Educação, uma profunda análise das mudanças e novas oportunidades que o processo educacional está vivenciando no

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE PEDAGOGIA

MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE PEDAGOGIA Matriz Curricular do Curso de Pedagogia 2014-2017 * 1º PERÍODO* Leitura e Produção de Texto -------- Fundamentos Históricos Filosóficos da Educação -------- Fundamentos Socioeconômicos da Educação --------

Leia mais

PEDAGOGIA 2º PERÍODO MANHÃ EDUC3012 CIÊNCIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA I 45h EDUC3022 FUNDAMENTOS SOCIO-HISTÓRICO-FILOSÓSIFCO DA EDUCAÇÃO II 45h EDUC3001

PEDAGOGIA 2º PERÍODO MANHÃ EDUC3012 CIÊNCIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA I 45h EDUC3022 FUNDAMENTOS SOCIO-HISTÓRICO-FILOSÓSIFCO DA EDUCAÇÃO II 45h EDUC3001 PEDAGOGIA 1º PERÍODO TARDE EDUC3004 FUNDAMENTOS SOCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICO. DA EDUCAÇÃO I 45h EDUC3003 IDENTIDADE CULTURA E SOCIEDADE I 45h EDUC3002 IDEOLOGIA - DISCURSO E PRÁTICA PEDAGÓGICA 45h EDUC3010

Leia mais

1ª Série. 6EDU082 FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS Introdução à filosofia. Relação entre filosofia e educação: Enfoque antropológico.

1ª Série. 6EDU082 FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS Introdução à filosofia. Relação entre filosofia e educação: Enfoque antropológico. 1ª Série 6EDU081 DIDÁTICA: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO A O planejamento de ensino como requisito essencial na organização do trabalho docente. Planejamento: Tipos, elementos constitutivos e planos

Leia mais

UESB CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA ÊNFASE EM EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (Licenciatura)

UESB CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA ÊNFASE EM EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (Licenciatura) UESB CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA ÊNFASE EM INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO (Licenciatura) 1º SEMESTRE CH 450 CRED 26 SOCIOLOGIA (2) DCHL 810 2º SEMESTRE CH 450 CRED 27 (2) DCHL 817 3º SEMESTRE CH

Leia mais

Ministro garante financiamento para formação dos professores

Ministro garante financiamento para formação dos professores Ministro garante financiamento para formação dos professores A formação inicial é um direito de todos os professores que atuam ou pretendem atuar nas escolas públicas do país e deve ser financiada pelo

Leia mais

A participação da PUC-Rio em avaliações externas agosto/2017

A participação da PUC-Rio em avaliações externas agosto/2017 A participação da PUC-Rio em avaliações externas agosto/2017 Modalidades de Avaliações Externas Avaliações Nacionais Avaliações Internacionais MEC Conceito CAPES CPC Conceito Preliminar de Curso Indicador

Leia mais

Horário das avaliações do curso de Licenciatura em Pedagogia para o segundo semestre de 2014.

Horário das avaliações do curso de Licenciatura em Pedagogia para o segundo semestre de 2014. Horário das avaliações do curso de Licenciatura em Pedagogia para o segundo semestre de 2014. O horário está disposto de acordo com o calendário acadêmico de 2014-2. Os alunos das turmas de 2014-2, 2013-1;

Leia mais

Editora Luciana Araújo dos Reis Editores assistentes Argemiro Ribeiro Souza Filho Eduardo Viana Portela Neves,

Editora Luciana Araújo dos Reis Editores assistentes Argemiro Ribeiro Souza Filho Eduardo Viana Portela Neves, A revista Ciência & Desenvolvimento (C&D) é uma realização da Gerência de Pesquisa e Formação Continuada vinculada a Direção Acadêmica da Faculdade Independente do Nordeste FAINOR, cuja missão é registrar

Leia mais

DOCENTES DO PGEEB/CEPAE/UFG

DOCENTES DO PGEEB/CEPAE/UFG DOCENTES DO PGEEB/CEPAE/UFG *Todos os professores orientadores atuam nas duas Linhas de Pesquisa do Programa Nome ALCIR HORÁCIO DA SILVA ALMIRO SCHULZ ANNA MARIA DIAS VREESWIJK ANEGLEYCE TEODORO Licenciatura

Leia mais

DOCENTES DO PGEEB/CEPAE/UFG

DOCENTES DO PGEEB/CEPAE/UFG DOCENTES DO PGEEB/CEPAE/UFG *Todos os professores orientadores atuam nas duas Linhas de Pesquisa do Programa Nome ALCIR HORÁCIO DA SILVA ALMIRO SCHULZ ANNA MARIA DIAS VREESWIJK ANEGLEYCE TEODORO Licenciatura

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM DISCIPLINA PROFESSORA

PÓS-GRADUAÇÃO EM DISCIPLINA PROFESSORA PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA COM ÊNFASE EM EDUCAÇÃO INFANTIL DISCIPLINA NEUROPSICOLOGIA E DISTÚRBIOS COGNITIVOS DE APRENDIZAGEM PROFESSORA DRA. NÁDIE CHRISTINA FERREIRA MACHADO SPENCE ALTA FLORESTA

Leia mais

PERIODICOS NACIONAIS DE ENSINO DE CIÊNCIAS. Ciência e Educação (UNESP) (www2.fc.unesp.br/cienciaeeducacao/)

PERIODICOS NACIONAIS DE ENSINO DE CIÊNCIAS. Ciência e Educação (UNESP) (www2.fc.unesp.br/cienciaeeducacao/) PERIODICOS NACIONAIS DE ENSINO DE CIÊNCIAS. Ciência e Educação (UNESP) (www2.fc.unesp.br/cienciaeeducacao/) Publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência da Faculdade de Ciência da UNESP,

Leia mais

RESULTADO DA AVALIAÇÃO DOS RECURSOS DAS INSCRIÇÕES

RESULTADO DA AVALIAÇÃO DOS RECURSOS DAS INSCRIÇÕES GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO EDITAL COMPLEMENTAR Nº 06 AO EDITAL Nº 006/2017 - UNEMAT/PROEG/DEAD/UAB Edital

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Educação SÚMULA CURRICULAR

Universidade Federal de São Paulo Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Educação SÚMULA CURRICULAR Profa. Dra. Mirian Jorge Warde SÚMULA CURRICULAR I. Formação: 1. Graduação: Pedagogia Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo 2. Mestrado: Educação (Filosofia da Educação) Instituição:

Leia mais

E S P E C I A L I Z A Ç Ã O EM O D O N T O P E D I A T R I A A P C D A R A Ç A T U B A

E S P E C I A L I Z A Ç Ã O EM O D O N T O P E D I A T R I A A P C D A R A Ç A T U B A E S P E C I A L I Z A Ç Ã O EM O D O N T O P E D I A T R I A A P C D A R A Ç A T U B A 2 0 1 8-2 0 2 0 OBJETIVOS DO CURSO N O S S O C U R S O T E M C O M O O B J E T I V O O D I A G N Ó S T I C O, A P

Leia mais

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2014/2015 ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2014/2015 ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA CALENDÁRIO ACADÊMICO 2014/2015 ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA MARÇO - 2014 1 22222 31 ABRIL - 2014 7 8888 9999 101 1111 12 13 14 1515 1160 1717 18 19 20 22 e 23 1º Encontro de Formação UFOP.

Leia mais

DADOS DOS AUTORES. Graduanda na Licenciatura em Artes Visuais. Universidade do Estado de Santa Catarina

DADOS DOS AUTORES. Graduanda na Licenciatura em Artes Visuais. Universidade do Estado de Santa Catarina DADOS DOS AUTORES Alba Regina Battisti de Souza Professora Associada Participante do Departamento de Pedagogia FAED/UDESC Estágio Pós-Doutoral em Educação - UNISINOS/RS - Coordenadora de área PIBID Pedagogia

Leia mais

Especialização em Ensino de Química

Especialização em Ensino de Química Especialização em Ensino de Química Introdução aos Estudos a Distância 30 Políticas Educacionais e a Prática Docente 30 Educação Inclusiva 30 Epistemologia e o Ambiente de Ensino 30 Avaliação da Aprendizagem

Leia mais

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA NAJA BRANDÃO SANTANA http://lattes.cnpq.br/4950197164940762 Possui graduação em Administração de Empresas pelo Instituto Federal da Bahia (2004), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal

Leia mais

COLABORADORES DESTA EDIÇÃO

COLABORADORES DESTA EDIÇÃO 97 DESTA EDIÇÃO Afonso Albuquerque é Professor Titular do departamento de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisador do

Leia mais

EMPRÉSTIMO ENTRE BIBLIOTECAS INSTITUIÇÕES CADASTRADAS SISTEMA PERGAMUM Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais

EMPRÉSTIMO ENTRE BIBLIOTECAS INSTITUIÇÕES CADASTRADAS SISTEMA PERGAMUM Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais EMPRÉSTIMO ENTRE BIBLIOTECAS INSTITUIÇÕES CADASTRADAS SISTEMA PERGAMUM REG. Nº 000000217927 Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais 000000220144 Associação das Pioneiras Sociais - Bib. Hosp.Sarah

Leia mais

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015 CURSOS DE GRADUAÇÃO

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015 CURSOS DE GRADUAÇÃO INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015 CURSOS DE GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA ATOS REGULATÓRIOS

Leia mais

PROFESSOR DEPTO. SEMESTRE Angelita Pereira Pedagógico 02/2008

PROFESSOR DEPTO. SEMESTRE Angelita Pereira Pedagógico 02/2008 Angelita Pereira Pedagógico 02/2008 Colaborador Mestre 10horas/ativ. 01/08/2008 31/12/2008 DISCIPLINAS CRÉDITO (H/A) CURSO / HABILITAÇÃO Metodologia para iniciação à Prática da Pesquisa e da Extensão FASE

Leia mais

EDITORES DESTE NÚMERO

EDITORES DESTE NÚMERO EDITORES DESTE NÚMERO Flávio Carneiro é pesquisador e professor associado de Literatura Brasileira na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde leciona desde 1995, atuando na graduação e pós-graduação

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE BRAGANÇA PAULISTA

FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE BRAGANÇA PAULISTA MATRIZ CURRICULAR CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA BRAGANÇA PAULISTA 2017 MATRIZ CURRICULAR CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA 1º Semestre Nº de Aulas Carga Horária Brinquedoteca: jogos e brincadeiras

Leia mais

Consolidação de Competências na Educação Superior: reflexões sobre currículo, aprendizagem e avaliação.

Consolidação de Competências na Educação Superior: reflexões sobre currículo, aprendizagem e avaliação. Consolidação de Competências na Educação Superior: reflexões sobre currículo, aprendizagem e avaliação. Maceió - AL 2018 17/07/2018 (TERÇA-FEIRA) Temática 1 - Planejamento e prática de estratégias pedagógicas

Leia mais

DOCENTE TITULAÇÃO LINHAS DE PESQUISA

DOCENTE TITULAÇÃO LINHAS DE PESQUISA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Profissional e Tecnológica Instituto Federal de, Ciência e Tecnologia de Goiás Câmpus Formosa Departamento das Áreas Acadêmicas TCC - Linhas de pesquisa Professores

Leia mais

A participação da PUC-Rio em avaliações externas outubro/2016

A participação da PUC-Rio em avaliações externas outubro/2016 A participação da PUC-Rio em avaliações externas outubro/2016 Modalidades de Avaliações Externas Avaliações Nacionais Avaliações Internacionais MEC Conceito CAPES CPC Conceito Preliminar de Curso Indicador

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR OBJETIVOS Formar, em nível de pós-graduação Lato Sensu, especialistas em Gestão Escolar para atuarem nas escolas públicas de Educação Básica, visando à ampliação

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ENGENHARIA AGRONÔMICA

COLEGIADO DO CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ENGENHARIA AGRONÔMICA COLEGIADO DO CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ENGENHARIA AGRONÔMICA DOCENTE TITULAÇÃO FORMAÇÃO 1. Alessandro de Magalhães Arantes Doutor Graduação: Engenharia Agronômica, 1994, UNEB-Famesf; Mestrado: Ciência

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA MATRIZ CURRICULAR FORMANDOS FESC

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA MATRIZ CURRICULAR FORMANDOS FESC MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA MATRIZ CURRICULAR FORMANDOS 2018- FESC 1 Período Leitura e Produção do Texto Científico História da Educação I Sociologia da Educação I Psicologia da

Leia mais

COMENTÁRIOS DO PROFESSORES TELMA FREIRES E RODRIGO RODRIGO RODRIGUES CONHECIMENTOS PEGAGÓGICOS CARGO ATIVIDADES (2)

COMENTÁRIOS DO PROFESSORES TELMA FREIRES E RODRIGO RODRIGO RODRIGUES CONHECIMENTOS PEGAGÓGICOS CARGO ATIVIDADES (2) COMENTÁRIOS DO PROFESSORES TELMA FREIRES E RODRIGO RODRIGO RODRIGUES CONHECIMENTOS PEGAGÓGICOS CARGO ATIVIDADES (2) Questão 71 certa Essas diretrizes pautam-se pelas teorias pós críticas Questão 72 Item

Leia mais

Fábio Dias Leal Professor do Uniritter Laureate International Universities.

Fábio Dias Leal Professor do Uniritter Laureate International Universities. SOBRE OS AUTORES Anselmo Peres Alós Possui Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil (2007). É professor de Literatura nos Cursos de Graduação e Pòs-Graduação em Letras

Leia mais

09 DE OUTUBRO (QUINTA-FEIRA)

09 DE OUTUBRO (QUINTA-FEIRA) 09 DE OUTUBRO (QUINTA-FEIRA) PALESTRAS PALESTRA PALESTRANTE O artesanato em Mato Grosso do Sul Gilberto Luiz Alves 10h30 Leitura e Literatura: Estratégia de Compreensão Renata Junqueira 16h PAVILHÃO DO

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS OURO BRANCO COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

Leia mais

Texto de autoria da área promotora

Texto de autoria da área promotora NÚMERO DESPACHO DE HOMOLOGAÇÃO: 19156 NÚMERO DA PROPOSTA DE VALIDAÇÃO: - NÚMERO DO COMUNICADO: 0 TIPO DE FORMAÇÃO: CURSO ÁREA PROMOTORA: SINESP NOME: CURRÍCULO DA CIDADE: EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INTEGRAL Florianópolis - 2010 ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INTEGRAL PROJETO

Leia mais

TRILHA II O PROCESSO DE AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR

TRILHA II O PROCESSO DE AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR TRILHA II O PROCESSO DE AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR OFICINA 1 O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Segunda, 06/02, das 19h às 22h30 OFICINA 2 MATRIZ DE REFERÊNCIA E PLANEJAMENTO DO ENSINO Terça, 07/02,

Leia mais

Equipe de gestão do projeto

Equipe de gestão do projeto Capacitação dos profissionais do Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo (Simase) com Base nos Parâmetros de Gestão Teórico-metodológicos do Plano Decenal de Atendimento Socioeducativo do Município

Leia mais

Grupos PET criados no Edital 11/2012

Grupos PET criados no Edital 11/2012 Grupos PET criados no Edital 11/2012 Informações reunidas por André Bittencourt Leal, vice-presidente da CENAPET na Gestão 2014-2016 LOTE Proposta de Grupo PET INSTITUIÇÃO ESCOPO CURSOS Relações Internacionais

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Campus Avançado em Jandaia do Sul Coordenação do Curso de Licenciatura em Computação

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Campus Avançado em Jandaia do Sul Coordenação do Curso de Licenciatura em Computação ATA DA 33ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO, REALIZADA NO DIA 01 DE MARÇO DE 2018. No primeiro dia do mês de março dois mil e dezoito, às treze horas e trinta e cinco

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA PIO DÉCIMO FACULDADE PIO DÉCIMO COORDENAÇÃO DO CURSO DE QUÍMICA

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA PIO DÉCIMO FACULDADE PIO DÉCIMO COORDENAÇÃO DO CURSO DE QUÍMICA ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA PIO DÉCIMO FACULDADE PIO DÉCIMO COORDENAÇÃO DO CURSO DE QUÍMICA SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO PERMANENTE DE EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA (SAPEQ) EGRESSO COM TÍTULO

Leia mais

CALENDÁRIO - PEDAGOGIA Grupo 88 - Setembro/2011

CALENDÁRIO - PEDAGOGIA Grupo 88 - Setembro/2011 Estrutura do Calendário Antes de utilizar o Calendário do Curso, leia atentamente o Manual do Aluno de EAD para que possa entender o processo de avaliação, disciplinas, estrutura curricular e duração.

Leia mais

EDITAL Nº 133 DE 05 DE MAIO DE RETIFICAÇÃO II

EDITAL Nº 133 DE 05 DE MAIO DE RETIFICAÇÃO II EDITAL Nº 133 DE 05 DE MAIO DE 2017. RETIFICAÇÃO II SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE COORDENADOR DE CURSO PARA ATUAR NO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB)

Leia mais

Curso: Licenciatura em Pedagogia

Curso: Licenciatura em Pedagogia Curso: Licenciatura em Pedagogia Módulo: Formação Humanística números de variáveis, com as respectivas abrangendo Nacionais- que tratam de complemento a formação do aluno no ser NF-301 Projeto Experimental

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSOS DE LICENCIATURAS PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 2017.2 5º. PERÍODO Diálogos com a Escola-Campo I / Prática Pedagógica V Observação do Campo de Estágio (com

Leia mais

FACULDADE CNEC CAMPO LARGO CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CORPO DOCENTE

FACULDADE CNEC CAMPO LARGO CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CORPO DOCENTE FACULDADE CNEC CAMPO LARGO CURSO PEDAGOGIA Licenciatura em Pedagogia: 3.200 horas/ 8 semestres Portaria: nº.09 de 24/2/205 (DOU 30/2/205) Avaliação do MEC: Nota 4 CORPO DOCENTE DOCENTES ADRIANA ROSA DO

Leia mais

ÁREA DE CONHECIMENTO DA TITULAÇÃO

ÁREA DE CONHECIMENTO DA TITULAÇÃO 2018.2 PROFESSOR ANTONIA VANESSA DIAS ARAÚJO TITULARIDADE ÁREA DE CONHECIMENTO DA TITULAÇÃO Graduada em Sistemas de Informação(2009) e Pós-graduada em Analise de Sistemas(2012) pela Faculdade de Imperatriz-Facimp.

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

IDENTIFICAÇÃO DO CURSO IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Denominação do curso Informática Atos legais autorizativos Resolução nº 018 de 18 de Junho de 2014 Portaria nº 0813 de 18 de Junho de 2014 Modalidade oferecida Integrado Título acadêmico

Leia mais

EDITAL Nº. 3, DE 24 DE JUNHO DE 2019 ANEXO I

EDITAL Nº. 3, DE 24 DE JUNHO DE 2019 ANEXO I Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Ins tuto Federal do Norte de Minas Gerais EDITAL Nº. 3, DE 24 DE JUNHO DE 2019 ANEXO I CURSO: BAARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Leia mais

Editora Luciana Araújo dos Reis Editores assistentes Argemiro Ribeiro Souza Filho Ana Paula dos Santos Lima

Editora Luciana Araújo dos Reis Editores assistentes Argemiro Ribeiro Souza Filho Ana Paula dos Santos Lima A revista Ciência & Desenvolvimento (C&D) é uma realização da Gerência de Pesquisa e Formação continuada vinculada a Direção Acadêmica da Faculdade Independente do Nordeste FAINOR, cuja missão é registrar

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Arcos PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Leia mais

CURSO DE PEDAGOGIA EAD

CURSO DE PEDAGOGIA EAD CURSO DE PEDAGOGIA EAD Justificativa da oferta do Curso Com a finalidade de caracterizar a necessidade social do Curso de Licenciatura em Pedagogia - EAD, foram levantados dados e informações pertinentes

Leia mais

TRILHA I O PROFESSOR E A SALA DE AULA

TRILHA I O PROFESSOR E A SALA DE AULA TRILHA I O PROFESSOR E A SALA DE AULA OFICINA 1 STORYTELLING Segunda, 06/02, das 19h às 22h30 OFICINA 2 PLANEJAMENTO INTELIGENTE Terça, 07/02, das 19h às 22h30 OFICINA 3 APLICAÇÕES DAS TEORIAS DE GRUPO

Leia mais

MINI BIOGRAFIAS CONGRESSO 2019 (Brasil)

MINI BIOGRAFIAS CONGRESSO 2019 (Brasil) COORDENAÇÃO MINI BIOGRAFIAS 2019 (Brasil) NOME/IMAGEM Profa. Dra. Lucia Gouvêa Pimentel (Belo Horizonte/ Minas Gerais) MINIBIO Doutora em Artes. Professora a Escola de Belas Artes da Universidade Federal

Leia mais

CALENDÁRIO - PEDAGOGIA Grupo Março/2012 CursoID GradeID 425

CALENDÁRIO - PEDAGOGIA Grupo Março/2012 CursoID GradeID 425 CursoID 318 - GradeID 425 Estrutura do Calendário Antes de utilizar o Calendário do Curso, leia atentamente o Manual do Aluno de EAD para que possa entender o processo de avaliação, disciplinas, estrutura

Leia mais

SECRETARIA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

SECRETARIA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Página 1 de 12 SECRETARIA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PORTARIA Nº 227, DE 22 DE MAIO DE 2013 O SECRETÁRIO DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, no uso das atribuições que lhe

Leia mais