ESTADO ISLÂMICO: O TERRORISMO JIHADISTA FUNDAMENTADO NA FÉ

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESTADO ISLÂMICO: O TERRORISMO JIHADISTA FUNDAMENTADO NA FÉ"

Transcrição

1 ESTADO ISLÂMICO: O TERRORISMO JIHADISTA FUNDAMENTADO NA FÉ Ednardo Honório da Silva * Resumo: No decurso histórico, o mundo por muitas vezes foi palco de diversas atrocidades humanas causadas por distorções acerca da fé ou por errôneas concepções produzidas por visões religiosas fundamentalistas. No cenário atual, um desses grupos religiosos que mais se destaca é o Estado Islâmico (EI), vertente radical do islamismo, que, alicerçado na prerrogativa da fé em Alá, tem realizado uma série de ameaças e ataques terroristas no mundo inteiro. Suas ações focam sobretudo o confronto direto a países ou a outras denominações religiosas que não partilham de suas mesmas convicções declarando a chamada Jihad, um modelo impositivo da sua religião muçulmana, que utiliza a força militar e a violência como modos conversivos ou, na maioria das vezes, eliminatórios a todos os que são considerados infiéis pelo grupo. Nessa perspectiva, realizar-se-á uma análise das práticas de violência promovidas pelo EI, que tem sua raiz ideológica fundamentalista arraigada nos textos sagrados do Corão, livro que apresenta os preceitos divinos e as normas da conduta islâmica que constituem a denominada Sharia, que além de nortear a vivência na fé, tem, em última instância, o foco de instaurar um Califado Islâmico global, fazendo da religião um mero instrumento de disseminação de ódio e de intolerância aos que não partilham da mesma ideologia e fé. Palavras-chave: Fé. Fundamentalista. Terroristas. Jihad. Corão. Introdução Nossa abordagem encontra seu escopo a partir da análise da conjuntura global, com o intuito de se debruçar acerca das questões essenciais que tangem o Terrorismo Jihadista, muito evidenciado na atualidade através da propagação midiática e das violentas e intolerantes ações realizadas pelo Estado Islâmico (EI). Lançar-se-á o olhar sobre a prerrogativa da fé que fundamenta as práticas radicais do EI, visto que se utilizam da violência e do terrorismo em suas mais diversas faces para impor sua expressão religiosa. Esta deliberação foi elaborada a partir de três pontos centrais que articulam as concepções basilares norteadoras do Terrorismo Jihadista efetuado pelo EI. No primeiro momento serão apresentadas as ideias essenciais que, por meio de sua religião e ideologia fundamentalista, orientam as práticas do EI. Em segundo átimo, serão tratadas as imposições * Aluno da disciplina de Ética II, ministrada pelo Prof. Dr. Pe. Marcos Mendes, no período de , no curso de Bacharelado em Filosofia pela Faculdade Católica de Fortaleza.

2 2 intolerantes, pautadas na fé, que guiam o EI em suas práticas. Por fim, serão abordadas as motivações do grupo em criar uma forma de governo, o Califado, que seja totalmente orientado pela radicalização dos princípios do islã. Destarte, realizar-se-á uma reflexão sobre as ações que alicerçam os atos do Estado Islâmico, suas pretensões e objetivos, bem como os fundamentalismos que o alicerçam. Para isso, se utilizará de referências, a partir de livros e de artigos, que contemplam a temática e as raízes de suas práticas e conceituações. 1 O uso da fé como fundamento do terrorismo: a proclamação da Jihad Estruturado numa visão pautada na prerrogativa religiosa da fé em Alá, entidade divina do Islamismo, o Estado Islâmico, como assim se convencionou chamar o grupo radical de origem sunita, tem realizado diversas ações de violência em vários países do mundo, o que claramente configura uma ação de intolerância e ódio ao diferente, de modo que suas práticas passaram a serem vistas como autênticos atos de terrorismo à humanidade. Ao analisar o fenômeno religioso em alguns dos maiores segmentos religiosos do mundo contemporâneo, Karen Armstrong aponta o negativo papel do fundamentalismo, que em grande escala, é o causador das nefastas práticas de hostilidade nas religiões: Um dos fatos mais alarmantes do século XX foi o surgimento de uma devoção militante, popularmente conhecida como fundamentalismo, dentro das grandes tradições religiosas. Suas manifestações são às vezes assustadoras. 1 Armstrong aponta as nocivas condutas que o fundamentalismo, mesmo em pequenos segmentos, pode produzir a partir de seu teor radical nas religiões, desvirtuando seus princípios essenciais: Os fundamentalistas não hesitam em fuzilar devotos no interior de uma mesquita, matar médicos e enfermeiras que trabalham em clínicas de aborto, assassinar seus presidentes e até derrubar um governo forte. Os que cometem tais horrores constituem uma pequena minoria, porém até os fundamentalistas mais pacatos e ordeiros são desconcertantes, pois parecem avessos a muitos valores mais positivos da sociedade moderna. Democracia, pluralismo, tolerância religiosa, paz internacional, liberdade de expressão, separação entre Igreja e Estado nada disso lhes interessa. 2 1 ARMSTRONG, Karen. Em nome de Deus: o fundamentalismo no judaísmo, no cristianismo e no islamismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, p Ibidem, p. 9.

3 3 Partindo desse prisma, é que se pode aplicar a terminologia fundamentalista ao Estado Islâmico, uma vez que se apresenta como totalmente antagônico às demais expressões de pensamento e religiosidade, de modo que todos os que se opõe à sua forma de doutrina são prontamente taxados de infiéis por não compactuarem com a mesma forma de crença em Alá, tido por eles como o único Deus, absoluto e verdadeiro. O grupo defende amplamente que todos devem aderir a sua conduta de fé, pois ela é a única prática correta e licitamente aceitável de salvação dos seres humanos. Para que haja a conversão a esse modelo de fé islâmica, eles defendem o uso da força física e da violência para que todos se salvem segundo a vontade de Alá. A ratificação disso para o grupo EI, se dá segundo os preceitos contidos no livro sagrado do islã, o Corão, visto que ele [...] é a transcrição da palavra de Deus, o Verbo que se tornou Livro, transmitido pelo arcanjo Gabriel a Maomé. 3 Muitas são as passagens que abordam a lícita imposição de conversão àqueles que não aceitarem a verdadeira doutrina proposta pelo Islamismo, onde se torna justificável alguns modos de corrigir os tidos infiéis: O castigo, para aqueles que lutam contra Deus e contra Seu Mensageiro e semeiam a corrupção na terra, é que sejam mortos, ou crucificados, ou lhes seja decepada a mão e o pé opostos, ou banidos. Tal será, para eles, um aviltamento nesse mundo e, no outro, sofrerão um severo castigo. Exceto aqueles que se arrependem, antes de caírem em vosso poder; sabei que Deus é indulgente, misericordiosíssimo. (ALCORÃO, Surata 5, 33-34) É perceptível o teor incitativo que a própria escritura sagrada propõe, em que atos de flagelação e até mesmo a ação de matar, se transformam em punições justificáveis para os que comungam da religião islâmica, onde a misericórdia de Deus é equiparada ao escárnio dos infiéis. Dentro do arcabouço doutrinário do islã, a Jihad é um dos princípios basilares constituintes de sua confissão religiosa, mas que gradativamente tem sido erroneamente interpretado, desvirtuando assim, seu real significado, como afirma Ghaleb Bencheikh: Jihad - Literalmente "esforço", refere-se ao compromisso dos fiéis muçulmanos em uma missão de conversão e persuasão para aqueles que ainda não voltaram para o Islã, para atraí-lo pacificamente no "caminho de Deus". Ao longo do tempo foi erroneamente compreendido o que vem a significar "guerra santa", conotação violenta inteiramente estranha à etimologia da palavra. 4 3 BENCHEIKH, Ghaleb. Che cos è I islàm? Per Favore Rispondete. Milano: Mondadori, 2002, p. 17. (Tradução nossa) 4 Ibidem, p. 86.

4 4 Desvirtuando o autêntico significado do termo Jihad e se utilizando dele para uma verdadeira conclamação de guerra, a dizer, uma Guerra Santa Islâmica, o EI tem realizado diversas ações terroristas de violência, de opressão e extermínio pelo mundo inteiro, principalmente àqueles que se mostram indiferentes à sua forma de religião, seja pela divergência de fé por não aceitarem sua ideologia doutrinal ou por se oporem às suas práticas e perspectivas políticas. 2 O tribunal da fé : o radicalismo da Sharia islâmica Tendo toda a fundamentação de suas ações no sagrado livro do Corão, os islâmicos realizam toda sua forma de organização, seja religiosa ou político-jurídica, por meio dos ensinamentos que foram repassados por Deus ao profeta Maomé, concedendo grandiosíssimo respaldo divino às suas atitudes, como apresenta Boff: O Alcorão é o centro dos fundamentalistas; é dele que se irradia tudo, a forma de vida, de moral, de política, e de organização do Estado, tanto entre islâmicos, quanto nos lugares onde vivem. E quem se opõe, se torna obstáculo, são infiéis que merecem ser perseguidos e eliminados. 5 Nesta perspectiva, as suas práticas são constituintes de sua expressão de religiosidade, fazendo-os agir de modo a quererem implantar seu modelo de fé em todos os lugares onde estejam. Portanto, a Sharia constitui o conjunto de normas que formam a religião islâmica sendo toda [...] a lei revelada, que vem diretamente de Deus, que regula o comportamento do homem muçulmano em suas relações com os outros. Resguarda não só a fé, mas contém normas legais precisas e preceitos legais. 6 Configurando-se com esse aparato de leis normativas de conduta, que prescritas no Corão, constituem o modelo jurídico dessa religião, tem como principal caráter ditar a submissão dos fiéis a seu credo, como afirma Hanini: O Direito Islâmico é pautado pela submissão à religião. O Islamismo defende que o Direito não deve se modificar, mas sim os humanos devem modificar-se e moldarem-se para ficar de acordo com as normas jurídicas pré-estabelecidas pelo Alcorão Sagrado. 7 5 SOUZA, Alessandra A. et al. Tudo em nome da fé: o surgimento do islã e a submissão do direito islâmico à religião. Jusbrasil, 2017, p. 8, em: com.br /artigos/ /tudo-em-nome-dafe-o-surgimento-do-isla-e-a-submissao-do-direito-islamico-a-religiao. Acesso em: 02/03/ BENCHEIKN, op. cit., p HANINI, op. cit., p. 18.

5 5 Prevendo uma forma reguladora de conduta, os extremistas islâmicos do EI não restringem a Sharia simplesmente a sua denominação religiosa, mas ampliam seu significado, uma vez que imputam o julgamento da lei islâmica a todos que não partilham de sua mesma fé, não aceitam, e que criticam Maomé ou Alá. Essas atitudes configuram um caráter intolerante e impositivo da fé islâmica pelo EI, colocando uma dada confissão religiosa sobre as demais, fato que John Locke ( ) em sua época já apontava como uma forma absurda ao apresentar sua compreensão acerca da igreja e de sua propagação hereditária: Considero-a como uma sociedade livre e voluntária. Ninguém nasceu membro de uma igreja qualquer; caso contrário, a religião de um homem, juntamente com sua propriedade, lhe seriam transmitidas pela lei de herança de seu pai e de seus antepassados, e deveria sua fé a sua ascendência: não se pode imaginar coisa mais absurda. 8 Alguns atentados terroristas realizados pelo Estado Islâmico foram baseados e legitimados pela lei da Sharia, principalmente onde se visualizou uma forma de desrespeito a Alá ou Maomé. Um dos famosos casos de terrorismo por meio desse tribunal da fé foi o atentado terrorista realizado na França, em 07 de janeiro de 2016, ao prédio da famosa revista Charlie Hebdo, que havia apresentado satíricas charges desrespeitando e ironizando a imagem do profeta Maomé e de outros elementos sagrados da religião islâmica. O ataque foi visto como [...] um protesto contra a edição Sharía Hebdo, que causou indignação no mundo islâmico e foi visto como um insulto aos muçulmanos ao redor do mundo. 9 3 A imposição do Califado Tendo em vista que uma das pretensiosas metas do Estado Islâmico é a instauração do Califado, ou seja, a fundação de um império de domínio da fé maometana, o que configura a ideia real de um Estado dos Islâmicos. Essa concepção constitui a essencialidade do objetivo desse grupo radical religioso, como afirma Damin em seu trabalho a respeito do surgimento do grupo: Para uma adequada compreensão do surgimento do EI é preciso 8 LOCKE, John. Carta acerca da tolerância. 2ª Ed. São Paulo: Abril Cultural, 1974, p CORTÊS, Emmanuel de Oliveira. Entre a liberdade de expressão e a intolerância religiosa, 2015, em: Acesso em: 07/03/2017 às 21:29.

6 6 mencionar o seu precursor que iniciou essa busca pela meta de estabelecer um Califado universal para os muçulmanos. 10 A ideologia propagada pelo antigo califa do Estado Islâmico, falecido em 2006, Abu Musab al-zarqawi, intitulado como o sucessor do profeta Maomé, é a de ampliar e desenvolver a dominação da religião islâmica no mundo inteiro. Hoje vigora a liderança de Abu Bakr al-baghadi que prega com a mesma vivacidade o início da implantação do reino de Alá entre os homens, projeto primeiramente concebido pela Al-Qaeda, mas que depois do nascimento do EI se solidificou ainda mais. Sobre esse projeto, exorta Damin: Saliente-se, nesse ponto, que uma das questões a cimentar a união desses dois grupos fora a meta comum de estabelecer um califado com jurisdição universal sobre os muçulmanos. A criação desse estado islâmico baseado na sharia continua, pois, sendo o objetivo manifesto do que hoje conhecemos como Estado Islâmico e também da Al-Qaeda. 11 Desse ponto de vista, pode-se melhor compreender as reais pretensões do Estado Islâmico que, para produzir maior solidez a suas perspectivas doutrinais, se utiliza de diversos modelos de terrorismo indiscriminado para promover um domínio da fé. Esse modelo de imposição e intolerância religiosa que leva ao ódio entre os indivíduos, promovido por essa vertente do Islamismo, se torna inconcebível e claramente terrorista, ao passo que promulga uma absolutização doutrinal que renega todas as outras formas de expressão de fé e de pensamento exonerando por completo a liberdade religiosa dos indivíduos, que segundo Locke é uma medida subordinadora: Ninguém está subordinado por natureza a nenhuma igreja ou designado a qualquer seita, mas une-se voluntariamente à sociedade na qual acredita ter encontrado a verdadeira religião e a forma de culto aceitável a Deus. 12 Assim, o terrorismo, entendido do ponto de vista negativo, é visto como [...] um método que consiste na utilização ilegal de força ou de violência planejada contra pessoas ou patrimônio, na tentativa de coagir ou intimidar governos ou sociedade para atingir objetivo político-ideológicos. 13 Isso mostra que a imposição do Califado é uma ação subversiva que desvirtua a autêntica forma de liberdade de expressão e de religião e que, ao passo que visa à submissão a uma dada expressão de fé, aliena os direitos intrínsecos de cada ser humano. 10 DAMIN, Cláudio J. Surgimento e trajetória do Estado Islâmico. Boletim Meridiano 47. Rio Grande do Sul, 2015, p Ibidem, p LOCKE, John, op. cit., p SOUZA, op. cit., p. 14.

7 7 Considerações Finais A partir da análise reflexiva dos conceitos essenciais que norteiam o Estado Islâmico, pode-se concluir que, muito embora suas práticas e visões religiosas tenham prestígio e respaldo mediante os elementos sagrados que constituem a estruturação de sua religião como tal, não é lícito ao nosso prisma filosófico e ético a utilização da fé como instrumento de disseminação de ódio e intolerância. Os atentados terroristas promovidos pelo EI caracterizam uma forma de deturpação e subversão da real fé islâmica, uma vez que grande parte dos setores do próprio Islamismo não concordam com a efetivação dos atos realizados pelo grupo radical EI. A utilização da fé, como elemento basilar de validação de atos de violência, apresenta verdadeiras formas de animalidade e barbárie, pois não respeitam a vida humana em sua essência e nem a liberdade dos indivíduos de escolherem seus segmentos de religiosidade, a partir do momento que há uma imposição cultural e religiosa pelo Estado Islâmico. Portanto, a análise das questões tratadas neste artigo devem promover uma real reflexão crítica a respeito das práticas de terrorismo jihadista, sobretudo as promovidas pelo grupo Estado Islâmico, que no hodierno de nossa sociedade se apresenta como um dos mais radicais, intolerantes e estruturados. Referências Bibliográficas ARMSTRONG, Karen. Em nome de Deus: o fundamentalismo no judaísmo, no cristianismo e no islamismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, pp ALCORÃO, Sagrado. Português. Versão de Samir El Hayek. Foz do Iguaçu: ebooks Brasil, 2006, pp BENCHEIKH, Ghaleb. Che cos è I islàm? Per Favore Rispondete. Tradução de Paolina Baruchello. Milano, Itália: Mondadori, 2002, pp. 93. CORTÊS, Emmanuel de Oliveira. Entre a liberdade de expressão e a intolerância religiosa. Jornal Notícias. Disponível em: entre-liberdade-de-expressao-e-a-intolerancia-religiosa.html. Acesso em: 07/03/2017 às 21:29. DAMIN, Cláudio J. Surgimento e trajetória do Estado Islâmico. Boletim Meridiano 47. Rio Grande do Sul, n 148, p , mar.-abr

8 8 LOCKE, John. Carta acerca da tolerância. Tradução de Anoar Aiex. 2ª ed. São Paulo: Abril Cultural, 1974, pp. 30. (Coleção os Pensadores) SOUZA, Alessandra A. et al. Tudo em nome da fé: o surgimento do islã e a submissão do direito islâmico à religião. Jusbrasil. Fev Disponível em: com.br/artigos/ /tudo-em-nome-da-fe-o-surgimento-do-isla-e-a-submissao-dodireito-islamico-a-religiao. Acesso em: 02/03/2017.

CAPÍTULO 03 Poder Paralelo.

CAPÍTULO 03 Poder Paralelo. 01/03/2016 8º Ano B CAPÍTULO 03 Poder Paralelo. Profº Delsomar de Sousa Barbosa Páginas: 32 a 36 Item 01. Estrutura Temática Organizações Terroristas e Radicalismo Islâmico. Al Qaeda ORGANIZACÕES RELIGIOSAS

Leia mais

Para quem ainda não sabe, o Islamismo é uma religião monoteísta (que acredita em um

Para quem ainda não sabe, o Islamismo é uma religião monoteísta (que acredita em um 8 mitos que você sempre acreditou sobre o Islamismo Todo mundo já ouviu falar sobre o Islamismo e os muçulmanos, porém poucas são as pessoas que realmente conhecem e entendem o que essa religião realmente

Leia mais

Religiões Proféticas

Religiões Proféticas Religiões Proféticas O QUE É RELIGIÃO? Religião é uma fé, uma devoção a tudo que é considerado sagrado. É um culto que aproxima o homem das entidades a quem são atribuídas poderes sobrenaturais. É uma

Leia mais

ORIENTE MÉDIO: SUA IMPORTÂNCIA GEOESTRATÉGICA

ORIENTE MÉDIO: SUA IMPORTÂNCIA GEOESTRATÉGICA ORIENTE MÉDIO: SUA IMPORTÂNCIA GEOESTRATÉGICA ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA Oriente Médio: região geoestratégica É a porção sudoeste da Ásia Área de encontro entre os continentes asiático, africano

Leia mais

Revisão 7º Islamismo. Professora Esp. Schirley Pimentel

Revisão 7º Islamismo. Professora Esp. Schirley Pimentel Revisão 7º Islamismo Professora Esp. Schirley Pimentel TEXTO DE REVISÃO PARA A PROVA DE HISTÓRIA O MUNDO ISLÂMICO É denominado de mundo islâmico, ou mundo muçulmano, o conjunto de países que tem como principal

Leia mais

EJA 4ª FASE PROF. LUIS CLAÚDIO

EJA 4ª FASE PROF. LUIS CLAÚDIO EJA 4ª FASE PROF. LUIS CLAÚDIO CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Unidade II As tradições religiosas e os textos sagrados. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO

Leia mais

Islamismo Prof. Edmar Silva Fundamental II - 7 ano

Islamismo Prof. Edmar Silva Fundamental II - 7 ano Islamismo Prof. Edmar Silva Fundamental II - 7 ano Qual é a relação entre o cristianismo, o judaísmo e o islamismo? Questões prévias O que você sabe sobre o islamismo? Qual é o livro sagrado do islamismo?

Leia mais

ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA

ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA Oriente Médio: região geoestratégica É a porção sudoeste da Ásia Área de encontro entre os continentes asiático, africano e europeu

Leia mais

RESENHA. Por Francisco de Assis Silva 1

RESENHA. Por Francisco de Assis Silva 1 RESENHA NAPOLEONI, LORETTA. A FÊNIX ISLAMITA: O ESTADO ISLÂMICO E A RECONFIGURAÇÃO DO ORIENTE MÉDIO (Tradução: Milton Chaves de Almeida). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015. Por Francisco de Assis Silva

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia - Ciências

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia - Ciências Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia - Ciências 1 Os exercícios deverão ser feitos no próprio livro. Livro de Gramática Reflexiva págs. 19, 20, 21 e

Leia mais

O Cristianismo É uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus, tais como são apresentados no Novo Testamento; A Fé

O Cristianismo É uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus, tais como são apresentados no Novo Testamento; A Fé O Cristianismo É uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus, tais como são apresentados no Novo Testamento; A Fé cristã crer em Jesus como o Cristo, Filho de Deus, Salvador

Leia mais

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta disciplina é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

O TERRORISMO E SUAS IMPLICAÇÕES POLÍTICAS E RELIGIOSAS NO MUNDO HODIERNO

O TERRORISMO E SUAS IMPLICAÇÕES POLÍTICAS E RELIGIOSAS NO MUNDO HODIERNO O TERRORISMO E SUAS IMPLICAÇÕES POLÍTICAS E RELIGIOSAS NO MUNDO HODIERNO Carlos Magno Macedo de Araújo* Resumo: Esse artigo reflete sobre o terrorismo e suas implicações políticas e religiosas no mundo

Leia mais

TERRORISMO: INTERESSE DE QUEM?

TERRORISMO: INTERESSE DE QUEM? TERRORISMO: INTERESSE DE QUEM? Luiz Augusto Guerra Giobini Resumo: Uma pergunta frequente quando pensamos no terrorismo é: de quem é o maior interesse pelas ações terroristas e pela onda de pressão e violência

Leia mais

OS ÁRABES E O ISLAMISMO

OS ÁRABES E O ISLAMISMO OS ÁRABES E O ISLAMISMO VOCÊ SABE QUEM SÃO OS ÁRABES? ÁRABES Arábia Os árabes eram nômades que habitavam o deserto, liderados por um sheik Politeístas ÁRABES Principais grupos: Maaditas, na cidade de

Leia mais

Aula 3 - Religião e fundamentalismo

Aula 3 - Religião e fundamentalismo Aula 3 - Religião e fundamentalismo Religiões monoteístas Religiões monoteístas são aquelas em que se acredita na existência de uma única entidade divina, criadora do mundo. Há monoteísmos em diversas

Leia mais

Distante e Diferente

Distante e Diferente ORIENTE MÉDIO Distante e Diferente Os árabes são os integrantes de um povo que habita principalmente o Oriente Médio e a África setentrional, originário da península Arábica constituída por regiões desérticas

Leia mais

Liberdades Religiosas

Liberdades Religiosas Liberdades Religiosas Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria Toda a pessoa tem direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião; este direito implica a liberdade de mudar de religião

Leia mais

Maomé nasce em 570 d.c. Filho de Mercadores, órfão aos 6 anos. financiar sua vida religiosa. 40 anos: visão do Anjo Gabriel.

Maomé nasce em 570 d.c. Filho de Mercadores, órfão aos 6 anos. financiar sua vida religiosa. 40 anos: visão do Anjo Gabriel. ISLAMISMO Hillal ou Crescente HISTÓRIA DE MAOMÉ Maomé nasce em 570 d.c. Filho de Mercadores, órfão aos 6 anos. Casa-se se com Khadija, rica, que vai financiar sua vida religiosa. 40 anos: visão do Anjo

Leia mais

HISTÓRIA. aula Reino Franco e Mundo islâmico

HISTÓRIA. aula Reino Franco e Mundo islâmico HISTÓRIA aula Reino Franco e Mundo islâmico Os francos Dinastia Merovíngia: Clóvis (496) Batalha de Tolbiac conversão ao cristianismo Conquista e unificação da Gália Distribuição de terras entre clero

Leia mais

O Cristianismo - Questionário

O Cristianismo - Questionário O Cristianismo Cristianismo é uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como são apresentados no Novo Testamento; A fé cristã acredita essencialmente

Leia mais

Intolerância religiosa

Intolerância religiosa Intolerância religiosa Proposta de redação: Como promover uma cultura de paz em meio à intolerância religiosa? Liberdade de expressão x Líderes religiosos: No dia 7 de janeiro de 2015, terroristas islâmicos

Leia mais

O Nascimento e expansão do islã

O Nascimento e expansão do islã O Nascimento e expansão do islã Imagem: Léon Belly (1827-1877) / Pelerins allant à la Mecque, 1861, Pintura Orientalista / Domínio Público. Imagem: Carl Haag (1820 1915) / Hassan Ben Moosa, um bedowee

Leia mais

Diferentes conceitos de Utopia

Diferentes conceitos de Utopia Diferentes conceitos de Utopia Baseado no documentário Utopia e Barbárie, esta hipermídia tem o objetivo de ampliar as diferenças entre utopias e suas consequências Documentário: https://www.youtube.com/watch?v=cn9li_nepro

Leia mais

CONFLITOS POLÍTICO-CULTURAIS

CONFLITOS POLÍTICO-CULTURAIS CONFLITOS POLÍTICO-CULTURAIS CULTURA CONCEITO São todas as obras e valores de um povo ou de uma sociedade CIVILIZAÇÃO CONCEITO É um agrupamento de culturas menores, formando, assim, uma ampla cultura.

Leia mais

O ataque ao jornal Charlie Hebdo: justificativa fundamentalista 1

O ataque ao jornal Charlie Hebdo: justificativa fundamentalista 1 O ataque ao jornal Charlie Hebdo: justificativa fundamentalista 1 PEREIRA, Carolina Amarante (estudante de graduação) 2 PUC-SP ACUNHA, Laís Gama Pinto Bacci (estudante de graduação) 3 PUC-Minas MARTINS,

Leia mais

TEMA-PROBLEMA. A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo FENÓMENO UNIVERSAL

TEMA-PROBLEMA. A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo FENÓMENO UNIVERSAL TEMA-PROBLEMA A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo RELIGIÃO FENÓMENO UNIVERSAL Religião e as práticas religiosas têm sido uma constante ao longo dos tempos e têm influenciado

Leia mais

RELIGIÕES ASIÁTICAS. Professor João Paulo Bandeira. Geografia 9º Ano

RELIGIÕES ASIÁTICAS. Professor João Paulo Bandeira. Geografia 9º Ano RELIGIÕES ASIÁTICAS Professor João Paulo Bandeira Geografia 9º Ano JUDAÍSMO CRISTIANISMO ISLAMISMO BUDISMO HINDUÍSMO JUDAÍSMO O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história.

Leia mais

PROFECIAS NEWS Boletim Informativo de Religiões Proféticas

PROFECIAS NEWS Boletim Informativo de Religiões Proféticas PROFECIAS NEWS Boletim Informativo de Religiões Proféticas Judaísmo, Cristianismo, Islamismo Qual a definição da palavra religião? Vem do latim religare, tem o siginificado de religação. Essa religação

Leia mais

A questão mais incômoda sobre Paris: Riocentro ou Teoria da Falsa Bandeira

A questão mais incômoda sobre Paris: Riocentro ou Teoria da Falsa Bandeira A questão mais incômoda sobre Paris: Riocentro ou Teoria da Falsa Bandeira claudio_tognolli Claudio Tognolli 16 de novembro de 2015 Aqui, os militares meteram uma bomba no Riocentro para culpar os comunas.

Leia mais

O RAJM (APEDREJAMENTO) COMO PUNIÇÃO PARA OS MUÇULMANOS

O RAJM (APEDREJAMENTO) COMO PUNIÇÃO PARA OS MUÇULMANOS O RAJM (APEDREJAMENTO) COMO PUNIÇÃO PARA OS MUÇULMANOS Francisco Niélisson Alves da Silva Resumo: Espanta às populações não muçulmanas o fato de a morte por apedrejamento ainda acontecer como punição em

Leia mais

COMUNICADO DE IMPRENSA

COMUNICADO DE IMPRENSA Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso COMUNICADO DE IMPRENSA 28 de agosto de 2017 HADRAT MIRZA MASROOR AHMAD CONCLUI A JALSA SALANA DA ALEMANHA DE 2017 COM UM DISCURSO INSPIRADOR Mais de 41 mil

Leia mais

CURRÍCULO PAULISTA. Ensino Religioso

CURRÍCULO PAULISTA. Ensino Religioso CURRÍCULO PAULISTA Versão 1 Encontros Regionais 22 a 30 de outubro Ensino Religioso São Paulo Outubro de 2018 TEXTO INTRODUTÓRIO ENSINO RELIGIOSO O Ensino Religioso vem sendo fundamentado na Constituição

Leia mais

ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL MÓDULO 2

ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL MÓDULO 2 ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL MÓDULO 2 Índice 1. Ética Geral...3 1.1 Conceito de ética... 3 1.2 O conceito de ética e sua relação com a moral... 4 2 1. ÉTICA GERAL 1.1 CONCEITO DE ÉTICA Etimologicamente,

Leia mais

Redação Enem Tema: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil - Ensino Médio

Redação Enem Tema: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil - Ensino Médio Redação Enem 2016 - Tema: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil - Ensino Médio Texto selecionado da Turma 231 Aluna: Giorgia Gimenez Durante uma transmissão ao vivo de um canal televisivo

Leia mais

COMUNICADO DE IMPRENSA

COMUNICADO DE IMPRENSA Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso 2 de augusto de 2017 COMUNICADO DE IMPRENSA MAIS DE 600.000 PESSOAS JUNTAM-SE À COMUNIDADE ISLÂMICA AHMADIA 51ª JALSA SALANA (CONVENÇÃO ANUAL) DO REINO UNIDO

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE EMRC - 7.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE EMRC - 7.º ANO DE EMRC - 7.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO O aluno, no final do 7.º ano, deve atingir as metas abaixo indicadas nos seguintes domínios: Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da

Leia mais

Sumário. Prefácio... 13

Sumário. Prefácio... 13 Sumário Prefácio... 13 PARTE UM O LEGADO ISRAELITA 1. Cristianismo e judaísmo... 29 A separação dos caminhos... 29 O cristianismo e o cânone hebraico da Escritura... 40 O cristianismo e a interpretação

Leia mais

"A comunidade política Internacional: caminho para a Paz"

A comunidade política Internacional: caminho para a Paz "A comunidade política Internacional: caminho para a Paz" Francisco Bártolo 2018 ASPECTOS BÍBLICOS A unidade da família humana Jesus Cristo protótipo e fundamento da nova humanidade A vocação universal

Leia mais

Projeto do Curso: O Mundo Islâmico: Sociedade, Cultura e Estado. Programa. Conselho Gestor

Projeto do Curso: O Mundo Islâmico: Sociedade, Cultura e Estado. Programa. Conselho Gestor Projeto do Curso: O Mundo Islâmico: Sociedade, Cultura e Estado Programa DRAFT 16/10/2016 Conselho Gestor 1. FORMATO O período de realização do curso será de 07 a 11 de novembro de 2016 e será dividido

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano OS BÁRBAROS Os povos bárbaros, cujo grupo principal eram de origem germânica, habitavam as regiões norte e nordeste da Europa e noroeste da Ásia, na época do Império

Leia mais

PROVA DE GEOGRAFIA MÓDULO III DO PISM (triênio )

PROVA DE GEOGRAFIA MÓDULO III DO PISM (triênio ) QUESTÕES OBJETIVAS 01. Observe o mapa: PROVA DE GEOGRAFIA MÓDULO III DO PISM (triênio 2004-2006) Ele representa o mundo sob uma perspectiva eurocêntrica e assentada na projeção de Mercator. É possível

Leia mais

Os árabes e o Islamismo

Os árabes e o Islamismo IDADE MÉDIA Os árabes e o Islamismo Na península arábica, durante a Idade Média, surgiria uma das principais religiões do mundo atual e a religião que mais cresce na atualidade, o Islamismo. Na época Medieval

Leia mais

AVERRÓIS. Catarina Belo. O essencial sobre IMPRENSA NACIONAL-CASA DA MOEDA

AVERRÓIS. Catarina Belo. O essencial sobre IMPRENSA NACIONAL-CASA DA MOEDA Catarina Belo O essencial sobre AVERRÓIS IMPRENSA NACIONAL-CASA DA MOEDA 1 AVERRÓIS NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO ISLÂMICO E OCIDENTAL No panorama da filosofia islâmica medieval, Averróis ocupa um lugar de

Leia mais

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Introdução, Ética e Moral e Orientações Gerais. Prof. Denis França

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Introdução, Ética e Moral e Orientações Gerais. Prof. Denis França ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Introdução, Ética e Moral e Orientações Gerais Prof. Denis França Ética nos concursos públicos: Mais comum nas provas de alguns Tribunais, alguns órgãos do Poder Executivo

Leia mais

Proposta Curricular para o Ensino Religioso da Secretaria Municipal de Educação de Camburiu e Itapema

Proposta Curricular para o Ensino Religioso da Secretaria Municipal de Educação de Camburiu e Itapema Proposta Curricular para o Ensino Religioso da Secretaria Municipal de Educação de Camburiu e Itapema 5ª. SÉRIE 1. Ethos Ser Humano. 3. Textos Sagrados, orais e escritos. Autoestima. Preconceito (etnias,

Leia mais

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta matéria é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

A percepção da Liberdade Religiosa como uma representação social do quadro legal

A percepção da Liberdade Religiosa como uma representação social do quadro legal A percepção da Liberdade Religiosa como uma representação social do quadro legal Paulo Mendes Pinto Un. Lusófona, Lisboa, Portugal 1. O quadro legal português Durante grande parte do século XX, os textos

Leia mais

REVISÃO HISTÓRIA 1 EM. Prova Bimestral 2º Bimestre

REVISÃO HISTÓRIA 1 EM. Prova Bimestral 2º Bimestre REVISÃO HISTÓRIA 1 EM Prova Bimestral 2º Bimestre IMPÉRIO BIZANTINO Governo com caráter despótico associado à grande influência religiosa, dando-lhe uma feição teocrática. Crise iconoclasta: descontentamento

Leia mais

Ensino Religioso. O eu, o outro e o nós. O eu, o outro e o nós. Imanência e transcendência. Sentimentos, lembranças, memórias e saberes

Ensino Religioso. O eu, o outro e o nós. O eu, o outro e o nós. Imanência e transcendência. Sentimentos, lembranças, memórias e saberes Ensino Religioso COMPONENTE ANO/FAIXA UNIDADES TEMÁTICAS OBJETOS DE CONHECIMENTO HABILIDADES O eu, o outro e o nós (EF01ER01) Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.

Leia mais

Islamismo. Roteiro 24

Islamismo. Roteiro 24 Islamismo Roteiro 24 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Objetivos Elaborar uma linha histórica do Islamismo.

Leia mais

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta disciplina é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

Professor: Robson Vieira Disciplina: Sociologia 3º ano e Pré-Enem. Aula 29 Sociologia da Religião

Professor: Robson Vieira Disciplina: Sociologia 3º ano e Pré-Enem. Aula 29 Sociologia da Religião Professor: Robson Vieira Disciplina: Sociologia 3º ano e Pré-Enem Aula 29 Sociologia da Religião O que é religião? Religião é uma fé, uma devoção a tudo que é considerado sagrado. Ex: pode ser considerado

Leia mais

Islamismo. Sobre a cultura árabe.

Islamismo. Sobre a cultura árabe. Islamismo O livro sagrado da religião islâmica é chamado Alcorão que é composto por 114 capítulos que traduzem a mensagem de Deus enviada a Maomé, porém, nem sempre foi assim, antes da revelação maometana,

Leia mais

O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO E AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS AS REGRAS DO NASCIMENTO À MORTE

O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO E AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS AS REGRAS DO NASCIMENTO À MORTE O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO E AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS AS REGRAS DO NASCIMENTO À MORTE FAMÍLIA Ao nascer, o indivíduo é moldado, aprende as regras de convivência, o que pode e não pode fazer. Neste âmbito,

Leia mais

ATUALIDADES. AL ASSAD, PUTIN E A GUERRA NA SÍRIA Parte 1. Profª Eulália Ferreira

ATUALIDADES. AL ASSAD, PUTIN E A GUERRA NA SÍRIA Parte 1. Profª Eulália Ferreira ATUALIDADES AL ASSAD, PUTIN E A GUERRA NA SÍRIA Parte 1 Profª Eulália Ferreira Al Assad, Putin e a Guerra na Síria De como uma guerra civil se torna uma questão internacional Parte 1 Distribuição de

Leia mais

DIREITOS REPRODUTIVOS E SAÚDE DA MULHER EM TEMPOS DE ZIKA VÍRUS

DIREITOS REPRODUTIVOS E SAÚDE DA MULHER EM TEMPOS DE ZIKA VÍRUS Resumo: DIREITOS REPRODUTIVOS E SAÚDE DA MULHER EM TEMPOS DE ZIKA VÍRUS Autor: Simone Alves da Cruz Centro Universitário Jorge Amado-UNIJORGE O presente artigo tem por objetivo apresentar, discutir e avaliar

Leia mais

Unidade 2: História da Filosofia. Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes

Unidade 2: História da Filosofia. Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes Unidade 2: História da Filosofia Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes Períodos Históricos da Filosofia Filosofia Grega ou Antiga (Séc. VI a.c. ao VI d.c.) Filosofia Patrística (Séc. I ao VII) Filosofia

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO

ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO Sumário Introdução 1. A compreensão do dízimo 1.1 Os fundamentos do dízimo 1.2 O que é o dízimo? 1.3 As dimensões do dízimo 1.4 As finalidades do dízimo 2. Orientações

Leia mais

Direitos Humanos X Liberdade de expressão X Liberdade religiosa

Direitos Humanos X Liberdade de expressão X Liberdade religiosa Direitos Humanos X Liberdade de expressão X Liberdade religiosa Proposta de redação: Não existe hierarquia entre os Direitos Humanos: a liberdade religiosa não pode sobreporse à liberdade de expressão

Leia mais

Terrorismo e Internet

Terrorismo e Internet Terrorismo e Internet DINIZ, Eugenio. Compreendendo o fenômeno do terrorismo RUDNER, Martin. Electronic Jihad : The Internet as Al-Qaeda s Catalyst for Global Terror O que é terrorismo? DINIZ, Eugenio.

Leia mais

Ano Letivo 2012 / COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS CALENDARIZAÇÃO AVALIAÇÃO Tema 1 A Paz Universal. - A paz, o grande sonho da humanidade.

Ano Letivo 2012 / COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS CALENDARIZAÇÃO AVALIAÇÃO Tema 1 A Paz Universal. - A paz, o grande sonho da humanidade. PLANIFICAÇÃO ANUAL DO 7.º ANO E.M.R.C. Ano Letivo 2012 / 2013 COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS CALENDARIZAÇÃO AVALIAÇÃO Tema 1 A Paz Universal - Avaliação Diagnóstica 1. Interpretar produções culturais cujo tema

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Formação Humana e Cristã Ano: 7º Ensino Fundamental Professores: Gabriela e Álisson Atividades para Estudos Autônomos Data: 10 / 5 / 2019 INTRODUÇÃO Aluno(a): Nº: Turma:

Leia mais

O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA ORIENTAÇÕES LEGAIS

O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA ORIENTAÇÕES LEGAIS O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA ORIENTAÇÕES LEGAIS A CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 210 DETERMINA O ENSINO RELIGIOSO, MESMO FACULTATIVO PARA O ALUNO, DEVE ESTAR PRESENTE COMO DISCIPLINA DOS HORÁRIOS NORMAIS DA

Leia mais

Sumário. Fé e intolerância Renovação da mente O que é normal? Dormindo na luz A verdade existe

Sumário. Fé e intolerância Renovação da mente O que é normal? Dormindo na luz A verdade existe Sumário Fé e intolerância Renovação da mente O que é normal? Dormindo na luz A verdade existe 11 17 25 31 37 10 Desafios da vida cristã A verdade existe 11 1 Fé e intolerância Desafios da vida cristã Vivemos

Leia mais

resguardar o verdadeiro cristianismo; conhecer a verdade para reconhecer uma fraude; evitar cair no erro, ter respostas às aberrações heréticas; ser

resguardar o verdadeiro cristianismo; conhecer a verdade para reconhecer uma fraude; evitar cair no erro, ter respostas às aberrações heréticas; ser resguardar o verdadeiro cristianismo; conhecer a verdade para reconhecer uma fraude; evitar cair no erro, ter respostas às aberrações heréticas; ser instrumento de Deus para o resgate da verdade em amor.

Leia mais

Introdução à Espiritualidade Cristã

Introdução à Espiritualidade Cristã Fundamentos da Espiritualidade Cristã Introdução à Espiritualidade Cristã PROFESSOR: CARLOS CACAU MARQUES AULA 01 DEFINIÇÕES Transcendência: característica do que está além do mundo sensível. Metafísica:

Leia mais

DECLARAÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE INTOLERÂNCIA E DISCRIMINAÇÃO BASEADAS NA RELIGIÃO OU CONVICÇÃO

DECLARAÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE INTOLERÂNCIA E DISCRIMINAÇÃO BASEADAS NA RELIGIÃO OU CONVICÇÃO DECLARAÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE INTOLERÂNCIA E DISCRIMINAÇÃO BASEADAS NA RELIGIÃO OU CONVICÇÃO Proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas na sua resolução 36/55, de 25 de novembro

Leia mais

TERRORISMO E RELIGIÃO: UMA ANÁLISE DE ATOS TERRORISTAS PRESENTE NAS RELIGIÕES

TERRORISMO E RELIGIÃO: UMA ANÁLISE DE ATOS TERRORISTAS PRESENTE NAS RELIGIÕES TERRORISMO E RELIGIÃO: UMA ANÁLISE DE ATOS TERRORISTAS PRESENTE NAS RELIGIÕES Hemerson Italo Mendonça Dias Resumo: O presente artigo pretende apresentar algumas tentativas de conceituação de terrorismo

Leia mais

A Educação como Instrumento para a Tolerância Religiosa Iradj Roberto Eghrari

A Educação como Instrumento para a Tolerância Religiosa Iradj Roberto Eghrari A Educação como Instrumento para a Tolerância Religiosa Iradj Roberto Eghrari "O fanatismo religioso e o ódio são um fogo que devora o mundo, cuja violência ninguém pode abafar. Somente a Mão do Divino

Leia mais

TERRORISMO COMO ANTÍTESE AO CONCEITO DE ALTERIDADE EM LEVINAS

TERRORISMO COMO ANTÍTESE AO CONCEITO DE ALTERIDADE EM LEVINAS TERRORISMO COMO ANTÍTESE AO CONCEITO DE ALTERIDADE EM LEVINAS Darkson Brito de Freitas Resumo: O artigo tem como pretensão articular a filosofia levinasiana, seja ela, no tocante ao conceito de alteridade,

Leia mais

30 ANOS DE GOVERNOS CIVIS - BRASIL

30 ANOS DE GOVERNOS CIVIS - BRASIL 30 ANOS DE GOVERNOS CIVIS - BRASIL 1990-1992 1992-1994 1995-2002 2002-2010 2010 -... Sarney Vice de Tancredo (eleito pelo colégio eleitoral); ARENA (suporte a ditadura); Combate a inflação (plano cruzado)

Leia mais

Cultura e Sociedade. Prof (s): Osvaldo Meza e Ronaldo Coture

Cultura e Sociedade. Prof (s): Osvaldo Meza e Ronaldo Coture Cultura e Sociedade Prof (s): Osvaldo Meza e Ronaldo Coture As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Religião e religiosidade: a experiência do sagrado Por que é tão fundamental

Leia mais

INTRODUÇÃO POR CITAÇÃO - iniciar o texto com uma citação relevante relacionada ao tema.

INTRODUÇÃO POR CITAÇÃO - iniciar o texto com uma citação relevante relacionada ao tema. Prof. Sandra INTRODUÇÃO POR CITAÇÃO - iniciar o texto com uma citação relevante relacionada ao tema. O educador e filósofo brasileiro Paulo Freire afirmava que se a educação sozinha não transforma a sociedade,

Leia mais

Rotas de Aprendizagem º Ano - E. M. R. C.

Rotas de Aprendizagem º Ano - E. M. R. C. AS ORIGENS Rotas de Aprendizagem 2017-2018 7º Ano - E. M. R. C. joao.cruz@mogofores.salesianos.pt Qual a origem, o destino e o sentido do universo e do ser humano? Quais os textos bíblicos que falam da

Leia mais

O PAPEL PROFÉTICO DA IGREJA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

O PAPEL PROFÉTICO DA IGREJA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO O PAPEL PROFÉTICO DA IGREJA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO A PARTIR DO PROFETA AMÓS 1 0 / 1 0 / 2 0 1 6 I G R E J A B AT I S TA B E T E L O PAPEL PROFÉTICO DA IGREJA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO A PARTIR DO PROFETA

Leia mais

Religião e Sociedade

Religião e Sociedade Religião e Sociedade A Religião, Crença e Ciência A secularização das sociedades modernas: passagem do regime religioso para o laico O conceito de religião e crença Religião, Filosofia e Ciência Objetivos

Leia mais

Aula 5.1 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz ocidental Judaísmo Cristianismo Islamismo ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO E HABILIDADES

Aula 5.1 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz ocidental Judaísmo Cristianismo Islamismo ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO E HABILIDADES CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 5.1 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz ocidental Judaísmo Cristianismo Islamismo 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO

Leia mais

motivação política. O desejo é reprimir quaisquer influências estrangeiras nos dois países.

motivação política. O desejo é reprimir quaisquer influências estrangeiras nos dois países. 130 6. CONCLUSÃO Após a leitura e análise dos capítulos anteriores, é possível chegar a algumas conclusões no que diz respeito ao caso das minorias cristãs no Irã e na China. Utilizando os estudos da Escola

Leia mais

ÉTICA e CONDUTA PROFISSIONAL

ÉTICA e CONDUTA PROFISSIONAL ÉTICA e CONDUTA PROFISSIONAL Introdução à Engenharia Civil Profª Mayara Custódio SOMOS SERES PASSIONAIS As paixões desequilibram nosso caráter... Paixões = emoções (ambição, vaidade, ódio...) Ética é a

Leia mais

QUAL O MOTIVO DA EXPRESSÃO ORIENTE MÉDIO?

QUAL O MOTIVO DA EXPRESSÃO ORIENTE MÉDIO? ORIENTE MÉDIO QUAL O MOTIVO DA EXPRESSÃO ORIENTE MÉDIO? LOCALIZAÇÃO APECTOS FÍSICOS Clima árido é o mais presente no território Na porção norte uma franja de clima Mediterrâneo A região sobre com a carência

Leia mais

SEICHO-NO-IE TRABALHO DE HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA COMPONENTES: GABRIEL CASSALES, JULIAN RODRIGUES, KARINA GASPARY, MAISA DRUM, TIAGO PACHECO

SEICHO-NO-IE TRABALHO DE HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA COMPONENTES: GABRIEL CASSALES, JULIAN RODRIGUES, KARINA GASPARY, MAISA DRUM, TIAGO PACHECO TRABALHO DE HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA COMPONENTES: GABRIEL CASSALES, JULIAN RODRIGUES, KARINA GASPARY, MAISA DRUM, TIAGO PACHECO DATA: 06/11/2014 SEICHO-NO-IE PROFESSOR: ÉDISON HUTTNER Quem foi Masaharu

Leia mais

Pânico, bombas e sequestros: O que é terrorismo?

Pânico, bombas e sequestros: O que é terrorismo? Pânico, bombas e sequestros: O que é terrorismo? COMENTE O que vem à sua cabeça quando a palavra terrorismo é citada? Possivelmente imagens de horror como explosões a bomba, sequestros, aviões se chocando

Leia mais

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta disciplina é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

02- Descreva as características e afazeres de cada um dos principais grupos que compunham a sociedade medieval: a) Clero:

02- Descreva as características e afazeres de cada um dos principais grupos que compunham a sociedade medieval: a) Clero: PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== 01- Assinale a INCORRETA

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2017

PROJETO DE LEI Nº, DE 2017 PROJETO DE LEI Nº, DE 2017 (Do Sr. JEAN WYLLYS) Altera a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre o ensino religioso não confessional,

Leia mais

CURRÍCULO DO ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Prof. Elcio Cecchetti

CURRÍCULO DO ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Prof. Elcio Cecchetti CURRÍCULO DO ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO BÁSICA Prof. Elcio Cecchetti elcio.educ@terra.com.br ENSINO RELIGIOSO? Como? Outra vez? O quê? Por quê? Para quê? O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA DO PASSADO

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 7º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 7º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC) AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 7º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC) 2015-16 7 º ANO Unidade Letiva 1 - As Origens METAS OBJETIVOS CONTEÚDOS B. Construir uma chave

Leia mais

O MUNDO ISLÂMICO Prof. Nilson Urias

O MUNDO ISLÂMICO Prof. Nilson Urias O MUNDO ISLÂMICO Prof. Nilson Urias É a religião com maior número de seguidores e é a religião que mais cresce no mundo. Noite do Destino : Maomé recebe a revelação do anjo Gabriel. Só há um Deus, que

Leia mais

RELIGIÃO E CIÊNCIA: CONSIDERAÇÕES E PERSPECTIVAS ACERCA DE DOIS GRANDES MAGISTÉRIOS

RELIGIÃO E CIÊNCIA: CONSIDERAÇÕES E PERSPECTIVAS ACERCA DE DOIS GRANDES MAGISTÉRIOS RELIGIÃO E CIÊNCIA: CONSIDERAÇÕES E PERSPECTIVAS ACERCA DE DOIS GRANDES MAGISTÉRIOS Maria Antonia Ferreira Andrade RESUMO Sec. XXI. Novo tempo. Novos modos. Novas maneiras de ser, pensar, conceber. Até

Leia mais

I. Iniciação à atividade filosófica Abordagem introdutória à Filosofia e ao filosofar... 13

I. Iniciação à atividade filosófica Abordagem introdutória à Filosofia e ao filosofar... 13 Índice 1. Competências essenciais do aluno... 4 2. Como estudar filosofia... 5 3. Como ler, analisar e explicar um texto filosófico... 7 4. Como preparar-se para um teste... 10 5. Como desenvolver um trabalho

Leia mais

PROFESSOR: CRISTÓVÃO 1 O IMPÉRIO BIZANTINO:

PROFESSOR: CRISTÓVÃO 1 O IMPÉRIO BIZANTINO: PROFESSOR: CRISTÓVÃO 1 O IMPÉRIO BIZANTINO: Império Romano do Oriente ou Império Grego. Constantinopla capital. Antiga Bizâncio, hoje Istambul (TUR). Local privilegiado estrategicamente contatos entre

Leia mais

DESTAQUE BIBLIOGRÁFICO. Novembro 2016 Biblioteca do Exército

DESTAQUE BIBLIOGRÁFICO. Novembro 2016 Biblioteca do Exército DESTAQUE BIBLIOGRÁFICO Novembro 2016 Biblioteca do Exército Cinco homens que abalaram a Europa Cinco homens que abalaram a Europa : Biografias cruzadas/ Jaime Nogueira Pinto ; colaboração de Inês Pinto

Leia mais

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E 10 Aviso importante! Esta disciplina é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

A importância do Alcorão: O Alcorão é considerado o milagre eterno do Islã. É o guia melhor e mais completo daquele que vive e busca o prazer de

A importância do Alcorão: O Alcorão é considerado o milagre eterno do Islã. É o guia melhor e mais completo daquele que vive e busca o prazer de Alcorão ou Corão em ق ر ا نárabe O Livro Sagrado dos Muçulmanos O Alcorão Sagrado A importância do Alcorão: O Alcorão é considerado o milagre eterno do Islã. É o guia melhor e mais completo daquele que

Leia mais

MONTENEGRO, Silvia Maria; BENLABBAH, Fatiha. Muçulmanos no Brasil: comunidades, instituições, identidades

MONTENEGRO, Silvia Maria; BENLABBAH, Fatiha. Muçulmanos no Brasil: comunidades, instituições, identidades Horizontes Antropológicos 42 2014 Sofrimento e Violência MONTENEGRO, Silvia Maria; BENLABBAH, Fatiha. Muçulmanos no Brasil: comunidades, instituições, identidades Electronic version URL: http://horizontes.revues.org/811

Leia mais

Nascimento e expansão do islã HISTÓRIA 7º EF

Nascimento e expansão do islã HISTÓRIA 7º EF Nascimento e expansão do islã HISTÓRIA 7º EF Nascimento e expansão do islã Imagem: Léon Belly (1827-1877) / Pelerins allant à la Mecque, 1861, Pintura Orientalista / Domínio Público. Imagem: Carl Haag

Leia mais

A vocação do Estado Laico e lugar das diversidades. Maria da Conceição Barros Costa Lima 1

A vocação do Estado Laico e lugar das diversidades. Maria da Conceição Barros Costa Lima 1 A vocação do Estado Laico e lugar das diversidades Maria da Conceição Barros Costa Lima 1 Introdução As práticas religiosas se incorporam ao cotidiano das pessoas fundamentadas em preceitos morais e éticos.

Leia mais

CIDADANIA E POLÍTICA CIDADANIA

CIDADANIA E POLÍTICA CIDADANIA CIDADANIA E POLÍTICA CIDADANIA A palavra vem do latim civitas significa cidade, no sentido de entidade política. Refere-se ao que é próprio da condição daqueles que convivem em uma cidade. Esta relacionado

Leia mais

Patriarcado e a Cultura do Estupro no Brasil

Patriarcado e a Cultura do Estupro no Brasil Patriarcado e a Cultura do Estupro no Brasil Maio de 2016 19 de maio - três garotos arrastaram e trancaram uma menina de 12 anos no banheiro masculino onde a estupraram. 20 de maio - uma garota de 17 anos,

Leia mais