O preenchimento destes dados atende às disposições constantes na legislação em vigor, em especial a Resolução 26/2003-CEPE.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O preenchimento destes dados atende às disposições constantes na legislação em vigor, em especial a Resolução 26/2003-CEPE."

Transcrição

1 FORMULÁRIO DE PROPOSTA E RELATÓRIO DE AÇÕES DE EXTENSÃO Para acessar o Formulário de Proposta de ação de extensão, o coordenador deve entrar no Portal do Servidor Extensão Formulário de Ação Iniciar Nova Ação. O Formulário de Relatório é disponibilizado no Portal a partir do momento em que a ação se encontra em EXECUÇÃO (com a Proposta aprovada no âmbito da Unidade acadêmica). O preenchimento destes dados atende às disposições constantes na legislação em vigor, em especial a Resolução 26/2003-CEPE. As etapas de preenchimento do Formulário de Proposta de Ação são as seguintes: 1. Dados Gerais Título: O título pode ter até 122 caracteres e constará no certificado da atividade. Nível: A classificação por Nível identifica a abrangência da atividade de extensão e se divide em projeto (de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, isolado ou vinculado a programa, realizado em período máximo de 24 meses ou, caso vinculado a convênio com aporte de recursos externos, realizado em período previsto pelo convênio, limitado a 48 meses); e programa (conjunto de atividades ou projetos de caráter orgânico-institucional e aglutinador, com diretrizes claras e voltado a um objetivo comum, podendo ou não congregar projetos afins, realizado em período mínimo de 12 meses e máximo de 48 meses). Um ou mais projetos podem estar vinculados a um programa. Modalidade: Define a forma de execução da ação de extensão, considerando: curso (presencial ou a distância), evento (congresso, ciclo de debates, seminário, exposição...), prestação de serviços (ação social ou comunitária, assessoria e consultoria, desenvolvimento de produtos, hospital/clínica/laboratório), produção e publicação. Órgão Gestão Institucional: Este campo é automaticamente preenchido com o Órgão ao qual o Coordenador está vinculado. É possível alterar o Órgão de Gestão caso seja necessário. A proposta e o relatório da ação de extensão serão apreciados pela Comissão de Extensão do Órgão de Gestão indicado pelo Coordenador neste campo. Área Temática Principal/Linha de Extensão: A denominação de áreas temáticas e linhas de extensão e respectivas definições se dá conforme classificação determinada pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras FORPROEX. A finalidade da classificação é a sistematização, de maneira a favorecer os estudos e relatórios sobre a produção da extensão universitária brasileira, segundo agrupamentos temáticos, bem como a articulação de indivíduos ou grupos que atuam na mesma área temática. Mais informações sobre as áreas temáticas e as linhas de extensão estão disponíveis no site da PROREXT. 2. Resumo / Descritores

2 Resumo: Deve apresentar a síntese da ação de extensão a ser desenvolvida, possibilitando uma visão geral da ação. Limite: 250 caracteres. Descritores: Devem identificar o tema da proposta de trabalho. Podem ser registradas até cinco expressões ou palavras-chave. 3. Objetivos/Público Alvo Objetivo Geral: Deve contemplar o que o coordenador pretende atingir com a realização da atividade de extensão, delimitando sua natureza e identificando as metas que pretende alcançar. Limite: 255 caracteres. Objetivos Específicos: Definem etapas da atividade a serem realizadas para alcançar o objetivo geral. Limite: caracteres. Público Alvo: Neste campo pode ser discriminado tanto o público envolvido no desenvolvimento das ações, como também o público que será beneficiado com as mesmas. Limite: 255 caracteres. 4. Justificativa / Relevância Consiste na exposição das razões e motivos que tornam importante a realização da ação de extensão. Limite: caracteres. 5. Desenvolvimento Nesta etapa deve ser feita a descrição detalhada de como a atividade será realizada, incluindo o planejamento, a execução e a avaliação. Nos casos de realização de cursos ou eventos (congressos, seminários, simpósios, jornadas e outros), o programa de atividade desses cursos ou eventos pode ser incluído nesse campo. O período e a carga horária devem ser especificados na etapa Procedimentos, sendo desnecessária a inclusão destes dados no Desenvolvimento. Entretanto, caso existam informações relevantes referentes aos períodos do desenvolvimento da atividade que não serão detalhados nos Procedimentos, podem constar neste campo. Limite: caracteres. 6. Procedimentos Constitui-se na etapa em que os momentos da atividade são especificados, em termos de datas e cargas horárias. São quatro tipo de procedimentos possíveis: Inscrição: deve ser preenchido nos casos de ações voltadas para participantes que necessitem de inscrição num período determinado. Planejamento: refere-se ao(s) período(s) e carga horária utilizados para planejar a atividade. Realização: registro do período, carga horária e local em que a ação de extensão efetivamente é realizada. Podem ser informados diversos períodos, de acordo com o desenvolvimento da atividade.

3 Relatório: refere-se ao período e carga horária utilizada para elaborar o relatório da ação de extensão. 7. Equipe de Trabalho A Equipe de Trabalho é composta pelas pessoas que atuam na coordenação e/ou na execução da ação de extensão, desenvolvendo funções como apoio administrativo, apoio pedagógico, ministrante, expositor, consultor, entre outras disponíveis no Formulário. É importante destacar que o campo Equipe de Trabalho tem vinculação direta com o campo Procedimentos, que já deve estar preenchido. Ao incluir a Equipe de Trabalho, é necessário informar: nome (quem atua docente, técnico administrativo, discente ou pessoa externa à Universidade), forma de participação (funções desenvolvidas pela pessoa na ação) e dados da participação nos procedimentos (etapa da atividade em que a pessoa atua). No momento da indicação dos membros da Equipe de Trabalho, é necessário informar também, para cada forma de participação, se a atuação é remunerada ou não. Caso haja remuneração, o registro do pagamento correspondente deve ser feito no campo Financeiro. 8. Parceiros Externos Neste campo é possível incluir instituições ou empresas privadas que participam ativamente na execução da ação de extensão. É pré-requisito dessa participação a tramitação, nas instâncias competentes da Universidade, de processo que formalize a parceria. 9. Financeiro As informações financeiras podem ser registradas de duas formas, de acordo com a movimentação de recursos: Financeiro Simplificado: deve ser utilizado quando houver movimentação de recursos somente para o pagamento de certificados. Financeiro Completo: deve ser utilizado quando houver movimentação de diversos recursos. Além das informações relativas à receita (origem e valor) e à despesa (tipo de despesa e valor), o coordenador deve indicar quem fará a administração financeira dos recursos, que pode ser realizada pela própria Unidade/Órgão da UFRGS ou por alguma Fundação, a seu critério. Caso a ação resulte em saldo, por determinação superior, o respectivo valor deve ser recolhido à UFRGS. 10. Contatos Campo para incluir dados que possibilitem o contato com a coordenação da ação de extensão, incluindo o nome de um responsável, , telefone e página WEB. Os dados

4 informados são disponibilizados na busca pela ação no Catálogo da Extensão, no site da PROREXT. 11. Indicadores Avaliação Neste campo devem ser descritos os indicadores e/ou recursos que serão utilizados pela coordenação da atividade para avaliar, monitorar e acompanhar o desenvolvimento da execução da ação de extensão. Os indicadores para a avaliação variam conforme a especificidade da ação, podendo aparecer na forma de dados quantitativos e/ou qualitativos. As informações referentes aos indicadores de avaliação também visam subsidiar a apreciação da Proposta e do Relatório por parte da Câmara ou Comissão de Extensão. 12. Considerações Finais Campo para a livre inclusão de qualquer informação relacionada à ação de extensão que o coordenador entender pertinente. 13. Súmula (campo exclusivo do Relatório) As informações preenchidas neste campo serão impressas no verso do Certificado de Extensão. Desta forma, este campo deve ser preenchido somente nos casos em que houver a necessidade de fazer constar, no Certificado, informações específicas da ação de extensão, tais como o programa, conteúdo, cronograma ou outros dados relevantes da atividade. Limite: caracteres. 14. Avaliação Final (campo exclusivo do Relatório) Campo preenchido com dados e informações que proporcionem a análise do desenvolvimento da atividade. A Avaliação Final está relacionada com os Indicadores de Avaliação informados na Proposta da ação de extensão. Limite: caracteres. 15. Participantes (campo exclusivo do Relatório) Participante é o publico identificado para certificação, a quem se destina a ação de extensão (ex.: alunos de um curso ou oficina; participantes de eventos, etc.). A inclusão dos participantes pode ser registrada unicamente nos procedimentos do tipo Realização, com a respectiva carga horária. Terão direito a Certificado os participantes que tiverem frequência mínima de 75% e, no caso de atribuição de conceito, que tiverem obtido no mínimo o conceito C.

5 Observação: Os dados informados nos campos Resumo/Descritores, Objetivo Geral e Contatos são disponibilizados para consulta no Catálogo de Extensão, no site da PROREXT/UFRGS.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROGRAMA DE BOLSAS DE EXTENSÃO PROREXT EDIÇÃO 2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROGRAMA DE BOLSAS DE EXTENSÃO PROREXT EDIÇÃO 2018 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROGRAMA DE BOLSAS DE EXTENSÃO PROREXT EDIÇÃO 2018 A UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, por intermédio da PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Vigência: 09 de abril de 2018 a 28 de fevereiro de 2019 SOLICITAÇÃO 2018 05/fevereiro a 12/março UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Vigência: 08 de maio a 31 de dezembro de 2017 2017 SOLICITAÇÃO 01/março a 05/abril UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROGRAMA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Vigência: 13 de abril a 31 de dezembro de 2015 2015 SOLICITAÇÃO 03/fev a 16/mar UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROGRAMA DE

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº03/2016, DE 17 DE MAIO DE 2016

RESOLUÇÃO Nº03/2016, DE 17 DE MAIO DE 2016 RESOLUÇÃO Nº03/2016, DE 17 DE MAIO DE 2016 Regulamenta a proposição, a aprovação, a certificação e o funcionamento das ações de extensão universitária. A CÂMARA DE EXTENSÃO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA

Leia mais

Formulário da Proposta de Ação de Extensão Nº. :

Formulário da Proposta de Ação de Extensão Nº. : Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão Nº. : Responsabilidades do Docente: 1. Será recebida na Coordenação de Pós - Gradação, Pesquisa e Extensãouma via impressa em papel tamanho A4, com as

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE Edital FLUEX/PROPEX/UFCG 01/2017 Cadastro das ações de extensão de fluxo contínuo

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE Edital FLUEX/PROPEX/UFCG 01/2017 Cadastro das ações de extensão de fluxo contínuo UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE Edital FLUEX/PROPEX/UFCG 01/2017 Cadastro das ações de extensão de fluxo contínuo - 2017 A Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão - PROPEX, por meio da Coordenação Geral

Leia mais

EDITAL. SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UnB "Diferenças que somam, ideias que multiplicam"

EDITAL. SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UnB Diferenças que somam, ideias que multiplicam EDITAL SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UnB - 2016 "Diferenças que somam, ideias que multiplicam" O Reitor da Universidade de Brasília torna pública a realização da Semana Universitária da UnB - 2016, com o tema

Leia mais

FORMULÁRIO DE REGISTRO DE EVENTO DE EXTENSÃO

FORMULÁRIO DE REGISTRO DE EVENTO DE EXTENSÃO ANEXO V FORMULÁRIO DE REGISTRO DE EVENTO DE EXTENSÃO 1 IDENTIFICAÇÃO GERAL Título: Campus/Unidade proponente: 2 NÍVEL DA AÇÃO DE EXTENSÃO Isolada 3 CLASSIFICAÇÃO DO EVENTO Ciclo de debates Conferência

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPE Nº 235, DE 08 DE DEZEMBRO DE APROVA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, DA UEPG.

RESOLUÇÃO CEPE Nº 235, DE 08 DE DEZEMBRO DE APROVA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, DA UEPG. RESOLUÇÃO CEPE Nº 235, DE 08 DE DEZEMBRO DE 2009. APROVA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, DA UEPG. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso de suas

Leia mais

Pró-reitoria de Extensão e Cultura. Edital Extensão - 02/2019

Pró-reitoria de Extensão e Cultura. Edital Extensão - 02/2019 Pró-reitoria de Extensão e Cultura Edital Extensão - 02/2019 A Universidade de Pernambuco, através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, torna público o presente Edital de Extensão na modalidade de fluxo

Leia mais

Universidade Severino Sombra

Universidade Severino Sombra Fundação Educacional Severino Sombra Universidade Severino Sombra Pró-Reitoria de Extensão Universitária Formulário para Proposta de Ação de Extensão Universitária Nº:. I. As propostas de Ação de Extensão,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 10/2017

RESOLUÇÃO Nº 10/2017 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 10/2017 Regulamenta o Fundo de Apoio à Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo (FAE/UFES). O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE

Leia mais

GUIA RÁPIDO EXTENSÃO - Setor de Educação - CEAPE

GUIA RÁPIDO EXTENSÃO - Setor de Educação - CEAPE 1 GUIA RÁPIDO EXTENSÃO - Setor de Educação - CEAPE APRESENTAÇÃO Este arquivo, adaptado e atualizado a partir do Guia Rápido Extensão PROEC (2012) traz orientações importantes sobre as atividades de Extensão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO Pró-Reitoria de Extensão e Cultura PROExC REGULAMENTO DO NÚCLEO ESCOLA DE EXTENSÃO UNIRIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO Pró-Reitoria de Extensão e Cultura PROExC REGULAMENTO DO NÚCLEO ESCOLA DE EXTENSÃO UNIRIO REGULAMENTO DO NÚCLEO ESCOLA DE EXTENSÃO UNIRIO Dispõe sobre a natureza e o funcionamento do Núcleo Escola de Extensão UNIRIO, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Capítulo I DOS OBJETIVOS Art. 1º -

Leia mais

GUIA PRÁTICO PROJETOS UNIFICADOS COBALTO

GUIA PRÁTICO PROJETOS UNIFICADOS COBALTO GUIA PRÁTICO PROJETOS UNIFICADOS COBALTO Sistema Integrado de Programas e Projetos Cadastro único para programas, projetos e ações: Integração Unificação Padronização Tramitação eletrônica Visibilidade

Leia mais

EDITAL PROEX Nº 01/ FLUXO CONTÍNUO

EDITAL PROEX Nº 01/ FLUXO CONTÍNUO EDITAL PROEX Nº 01/2016 - FLUXO CONTÍNUO 1. OBJETIVO GERAL O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEX), regulamenta,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE Edital FLUEX/PROPEX/UFCG 05/2018 Cadastro das ações de extensão de fluxo contínuo

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE Edital FLUEX/PROPEX/UFCG 05/2018 Cadastro das ações de extensão de fluxo contínuo UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE Edital FLUEX/PROPEX/UFCG 05/2018 Cadastro das ações de extensão de fluxo contínuo - 2018 A Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão - PROPEX, por meio da Coordenação Geral

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL 07/ PRE/UFSM FIEX - Fundo de Incentivo à Extensão

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL 07/ PRE/UFSM FIEX - Fundo de Incentivo à Extensão MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL 07/2014 - PRE/UFSM FIEX - Fundo de Incentivo à Extensão A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de

Leia mais

Vigência da Bolsa maio a dezembro de 2018

Vigência da Bolsa maio a dezembro de 2018 PROJETO MUTIRÃO MAIS CULTURA NA UFPR EIXO 7 EDITAL 04/2018 SELEÇÃO DE BOLSISTA - PESQUISADOR RETIFICAÇÃO Título do Projeto PLANO INSTITUCIONAL DE CULTURA Coordenador (a) Leandro Franklin Gorsdorf e Claudia

Leia mais

XIX SALÃO DE EXTENSÃO. Regulamento

XIX SALÃO DE EXTENSÃO. Regulamento 2018 XIX SALÃO DE EXTENSÃO Regulamento Apresentação O 19º SALÃO DE EXTENSÃO da Universidade Federal do Rio Grande do Sul faz parte do SALÃO UFRGS 2018, que acontecerá no período de 15 a 19 de outubro de

Leia mais

O CONSELHO UNIVERSITÁRIO

O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DECISÃO Nº 242/2005 Legislação complementar: Portaria n. 2060, de 31 de julho de 2006 - Define valor atividades de grande porte. Portaria n. 143, de 11 de janeiro de 2007 - Estabelece procedimentos complementares

Leia mais

Normas Reguladoras das Atividades Extensionistas

Normas Reguladoras das Atividades Extensionistas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Formiga Normas Reguladoras das Atividades Extensionistas Ato Normativo 02/2009/SEXT Secretaria de Extensão www.formiga.ifmg.edu.br

Leia mais

FACULDADE SANTO AGOSTINHO - FSA DIRETORIA DE ENSINO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO NUAPE PROGRAMA DE EXTENSÃO

FACULDADE SANTO AGOSTINHO - FSA DIRETORIA DE ENSINO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO NUAPE PROGRAMA DE EXTENSÃO FACULDADE SANTO AGOSTINHO - FSA DIRETORIA DE ENSINO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO NUAPE PROGRAMA DE EXTENSÃO RELATÓRIO DE ATIVIDADE DE EXTENSÃO NOME DO PROJETO Teresina, ano 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1. TÍTULO DO

Leia mais

2.1 CRIAÇÃO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

2.1 CRIAÇÃO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2 PÓS-GRADUAÇÃO PODER EXECUTIVO 2.1 CRIAÇÃO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU UNIDADE RESPONSÁVEL: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPESQ) LEGISLAÇÃO: Resolução nº 1 CNE/CES/MEC, de 08 de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL Nº 021-2019 /PROEXT/UFRRJ Edital para Seleção de Projetos Extensionistas de Esporte e Lazer do Departamento

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Fica aprovado, conforme anexo, o Regulamento do Núcleo de Extensão Universitária da Universidade São Francisco USF.

R E S O L U Ç Ã O. Fica aprovado, conforme anexo, o Regulamento do Núcleo de Extensão Universitária da Universidade São Francisco USF. RESOLUÇÃO CONSUN 5/2014 APROVA O REGULAMENTO DO NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NEXT DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. O Presidente do Conselho Universitário CONSUN, no uso das atribuições que lhe confere

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO ORDEM DE SERVIÇO OS -002/ SR-3/ ASSUNTO: REGULAMENTA AS AÇÕES DE EXTENSÃO VIGÊNCIA: 25/01/2013 VERSÃO: 05

IDENTIFICAÇÃO ORDEM DE SERVIÇO OS -002/ SR-3/ ASSUNTO: REGULAMENTA AS AÇÕES DE EXTENSÃO VIGÊNCIA: 25/01/2013 VERSÃO: 05 OS -002/ SR-3/ 2013 1 5 1 FINALIDADE A presente Ordem de Serviço tem como finalidade conceituar, organizar e disciplinar as ações que constituem a Extensão, na UERJ: Programa, Projetos, Cursos e Eventos.

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES Sistema Integrado de Gestão da Extensão Universitária SIGEU

PERGUNTAS FREQUENTES Sistema Integrado de Gestão da Extensão Universitária SIGEU Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Pró-Reitoria de Extensão e Cultura Coordenadoria de Extensão PERGUNTAS FREQUENTES Sistema Integrado de Gestão da Extensão Universitária SIGEU 1) Como

Leia mais

REGULAMENTO DA EXTENSÃO CAPÍTULO I DAS CONSIDERAÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DA EXTENSÃO CAPÍTULO I DAS CONSIDERAÇÕES GERAIS Texto Aprovado CONSEPE Nº 2005-12 - Data:19/06/05 Texto Revisado e Atualizado CONSU Nº 2011-04 - Data: 24/03/11 2012-29 29/11/2012 REGULAMENTO DA EXTENSÃO CAPÍTULO I DAS CONSIDERAÇÕES GERAIS Art. 1º Este

Leia mais

Inscrições das Propostas 02/05 a 06/05/2016. Período de avaliação das Propostas 09/05 a 11/05/2016

Inscrições das Propostas 02/05 a 06/05/2016. Período de avaliação das Propostas 09/05 a 11/05/2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA GABINETE DE PROJETOS COMISSÃO DE EXTENSÃO DO CENTRO CIÊNCIAS RURAIS EDITAL 01/2016 - GAP/CCR/UFSM FIEX - Fundo de Incentivo à Extensão BOLSAS

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS

CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS 1 REGULAMENTO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CAPÍTULO I DAS CONSIDERAÇÕES GERAIS Art. 1º O presente regulamento objetiva orientar e regulamentar a apresentação, tramitação, aprovação, execução, acompanhamento,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA DEPARTAMENTO DE REGISTRO E CONTROLE ACADÊMICO RETIFICAÇÃO 01/ EDITAL 05/ DERCA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA DEPARTAMENTO DE REGISTRO E CONTROLE ACADÊMICO RETIFICAÇÃO 01/ EDITAL 05/ DERCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA DEPARTAMENTO DE REGISTRO E CONTROLE ACADÊMICO RETIFICAÇÃO 01/2019 - EDITAL 05/2019 - DERCA EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO À CATEGORIA DE ALUNO

Leia mais

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. REGULAMENTO PARA OS CURSOS DE EXTENSÃO Autoria: Profa. Esp. Diessyka Fernanda Monteiro

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. REGULAMENTO PARA OS CURSOS DE EXTENSÃO Autoria: Profa. Esp. Diessyka Fernanda Monteiro EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA REGULAMENTO PARA OS CURSOS DE EXTENSÃO Autoria: Profa. Esp. Diessyka Fernanda Monteiro GOIÂNIA, GO 2019 2 FACULDADE ASSEMBLEIANA DO BRASIL REGULAMENTO PARA OS CURSOS DE EXTENSÃO

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO. O Pró-Reitor de Extensão, no uso de suas atribuições legais e estatutárias e regimentais e considerando a necessidade de:

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO. O Pró-Reitor de Extensão, no uso de suas atribuições legais e estatutárias e regimentais e considerando a necessidade de: Portaria nº 01/PREx, de 31 de maio de 2011. O Pró-Reitor de Extensão, no uso de suas atribuições legais e estatutárias e regimentais e considerando a necessidade de: 1- Regulamentar o Inciso IV do Art.3º,

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO. 1º Dentro desta concepção considera-se que a Extensão da Faculdade Católica do Tocantins:

REGIMENTO INTERNO DA COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO. 1º Dentro desta concepção considera-se que a Extensão da Faculdade Católica do Tocantins: REGIMENTO INTERNO DA COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO Da Concepção e Objetivos Art.1º A extensão acadêmica é um processo educativo, cultural, que se articula ao ensino e à pesquisa de forma indissociável, e que

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Pró-Reitoria de Extensão e Cultura EDITAL PIBEX-01/ BOLSAS DE EXTENSÃO

Universidade Federal de São Paulo Pró-Reitoria de Extensão e Cultura EDITAL PIBEX-01/ BOLSAS DE EXTENSÃO EDITAL PIBEX-01/2017 - BOLSAS DE EXTENSÃO A torna público o edital do Programa de Bolsas de Extensão da UNIFESP (PIBEX) ano de 2017 (Edital nº 01/2017). 1. Do Programa 1.1. O Programa de Bolsas de Extensão

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL 07/ PRE/UFSM FIEX - Fundo de Incentivo à Extensão

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL 07/ PRE/UFSM FIEX - Fundo de Incentivo à Extensão MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL 07/2014 - PRE/UFSM FIEX - Fundo de Incentivo à Extensão A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Conselho Superior

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Conselho Superior RESOLUÇÃO Nº 009 CONSUPER/2015 Dispõe sobre o Regulamento de Curso de Extensão do. O Presidente do do IFC, professor Francisco José Montório Sobral, no uso de suas atribuições conferidas pelo Decreto de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 46/2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 46/2014 RESOLUÇÃO N 46/2014 Dispõe sobre as normas que regulamentam a extensão na Universidade Federal do Espírito Santo. O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE VOTUPORANGA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOTUPORANGA REGULAMENTO DA EXTENSÃO

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE VOTUPORANGA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOTUPORANGA REGULAMENTO DA EXTENSÃO Centro Universitário de Votuporanga FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE VOTUPORANGA Rua Pernambuco, 4.196 Votuporanga/SP - CEP 15.500-006 PABX: (17) 3405-9999 e FAX (17) 3422-4510 E-mail: fev@fev.edu.br FUNDAÇÃO EDUCACIONAL

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE MATEMÁTICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE MATEMÁTICA RESOLUÇÃO N O 02/2012 DO CONSELHO DA Estabelece normas para apresentação de propostas de Atividades de Extensão Universitária no âmbito da Faculdade de Matemática (FAMAT) e dá outras providências. O Conselho

Leia mais

EDITAL N 001/2018-PROEX/UERN

EDITAL N 001/2018-PROEX/UERN Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN Pró-Reitoria de Extensão PROEX Campus Universitário BR 110,

Leia mais

EDITAL nº 10/2017 PROEX

EDITAL nº 10/2017 PROEX EDITAL nº 10/2017 PROEX 5 O ENCONTRO DE INICIAÇÃO À EXTENSÃO DA UFS A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) informa que estão abertas as inscrições para submissão de resumos para o 5 o Encontro de Iniciação

Leia mais

Governo do Estado do Ceará Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior Universidade Estadual do Ceará UECE Pró-Reitoria de Extensão PROEX

Governo do Estado do Ceará Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior Universidade Estadual do Ceará UECE Pró-Reitoria de Extensão PROEX CURSOS DE EXTENSÃO LEIA COM ATENÇÃO AS SEGUINTES INFORMAÇÕES: A solicitação de registro de um curso na Pró-Reitoria de Extensão garantirá, dentre outras coisas: a) certificação, assinada pelo Coordenador

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS UEMG PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROEX EDITAL 02/2012

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS UEMG PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROEX EDITAL 02/2012 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS UEMG PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROEX EDITAL 02/2012 SEMANA UEMG 2012: 50 anos pós Guignard A Pró-reitoria de Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais torna

Leia mais

ATIVIDADES DE EXTENSÃO

ATIVIDADES DE EXTENSÃO ATIVIDADES DE EXTENSÃO REGULAMENTO SGAS 906, Conjunto A, Bloco 1 - Asa Sul - Distrito Federal DF -- CEP 70.390-060 Fone: (61) 3521.9300 - www.brasilia.mackenzie.br - fpmb@mackenzie.br REGULAMENTO PARA

Leia mais

INTERAÇÕES ACADÊMICAS Contratos com Fundações de Apoio - anexos I, II ou III

INTERAÇÕES ACADÊMICAS Contratos com Fundações de Apoio - anexos I, II ou III INTERAÇÕES ACADÊMICAS Contratos com Fundações de Apoio - anexos I, II ou III Registrar o projeto conforme a principal atividade desenvolvida: Extensão Portal do Servidor Extensão Formulários de Ação (Sistema

Leia mais

EDITAL DE CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO NA UFSCAR PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2017

EDITAL DE CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO NA UFSCAR PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2017 EDITAL DE CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO NA UFSCAR PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2017 JUSTIFICATIVA O estatuto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no Capítulo 1, artigo 3º define como finalidade da UFSCar

Leia mais

Art. 4 - As atividades de extensão tem como princípios: I Criar os mecanismos necessários para identificar as demandas do contexto em que a Faculdade

Art. 4 - As atividades de extensão tem como princípios: I Criar os mecanismos necessários para identificar as demandas do contexto em que a Faculdade CAPÍTULO I DAS DEFINIÇÕES Art. 1 - A extensão é um processo educativo que se articula com o ensino e a pesquisa e viabiliza a integração entre a faculdade e a sociedade, possibilitando a produção e a troca

Leia mais

CRÉDITOS COMPLEMENTARES

CRÉDITOS COMPLEMENTARES CRÉDITOS COMPLEMENTARES Secretaria da COMGRAD/BIO Prédio 43433 (Depto. Botânica), sala 208 Fone: 3308-7674 E-mail: gradbio@ufrgs.br Site: http://www.ufrgs.br/comgradbio/ Prof. Diego Bonatto (Coordenador)

Leia mais

EDITAL PARA INSCRIÇÕES DE TRABALHOS NA XII SEMEXT UFF E V PRÊMIO DE EXTENSÃO JOSUÉ DE CASTRO 2007

EDITAL PARA INSCRIÇÕES DE TRABALHOS NA XII SEMEXT UFF E V PRÊMIO DE EXTENSÃO JOSUÉ DE CASTRO 2007 UFF Universidade Federal Fluminense PROEX Pró-Reitoria de Extensão EDITAL PARA INSCRIÇÕES DE TRABALHOS NA XII SEMEXT UFF E V PRÊMIO DE EXTENSÃO JOSUÉ DE CASTRO 2007 A PROEX Pró-Reitoria de Extensão da

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA REGIMENTO DA PESQUISA UNIVERSITÁRIA CAPÍTULO I DAS CONSIDERATIVIDADES GERAIS Art. 1º Este regulamento tem por objetivo orientar a apresentação,

Leia mais

EDITAL 01/ PROEPE - Semana Universitária UNIFIMES 2017 TEMA: A Matemática está em Tudo

EDITAL 01/ PROEPE - Semana Universitária UNIFIMES 2017 TEMA: A Matemática está em Tudo EDITAL 01/2017 - PROEPE - Semana Universitária UNIFIMES 2017 TEMA: A Matemática está em Tudo A Pró-Reitora de Ensino, de Pesquisa e de Extensão do Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES torna pública

Leia mais

Etapas da tramitação das Ações de Extensão

Etapas da tramitação das Ações de Extensão Etapas da tramitação das Ações de Extensão As Ações de Extensão são registradas exclusivamente através do Sistema de Extensão, disponível no Portal do Servidor. INICIANDO NOVA AÇÃO No Portal do Servidor,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUO CONSELHO COORDENADOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 9/2007

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUO CONSELHO COORDENADOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 9/2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUO CONSELHO COORDENADOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 9/2007 EMENTA: Dispõe sobre as atividades de extensão e dá outras providências. O CONSELHO COORDENADOR

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DA CULTURA, COMUNIDADE E EXTENSÃO DIRETORIA DE EXTENSÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DA CULTURA, COMUNIDADE E EXTENSÃO DIRETORIA DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DA CULTURA, COMUNIDADE E EXTENSÃO DIRETORIA DE EXTENSÃO EDITAL PROCCE Nº 005/2015 I SALÃO DE EXTENSÃO DA UFOPA A Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e

Leia mais

Dispõe acerca das atividades dos docentes no âmbito do Instituto Federal da Bahia

Dispõe acerca das atividades dos docentes no âmbito do Instituto Federal da Bahia Resolução XX, de XX de 2016 PROPOSTA REGULAMENTO Dispõe acerca das atividades dos docentes no âmbito do Instituto Federal da Bahia O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 70/12-CEPE

RESOLUÇÃO Nº 70/12-CEPE RESOLUÇÃO Nº 70/12-CEPE Altera a Resolução 72/11 - CEPE que Dispõe sobre as Atividades de Extensão na Universidade Federal do Paraná. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO da Universidade Federal do

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 07, DE 29 DE JULHO DE 2010

RESOLUÇÃO Nº 07, DE 29 DE JULHO DE 2010 RESOLUÇÃO Nº 07, DE 29 DE JULHO DE 2010 Dispõe sobre a regulamentação da prestação de serviços por meio de convênios, contratos ou acordos com entidades públicas e privadas. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO da

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 636, DE 1º DE NOVEMBRO DE Art. 1 Aprovar as Normas para Realização de Projetos de Ensino de Graduação, nos termos desta Resolução.

RESOLUÇÃO Nº 636, DE 1º DE NOVEMBRO DE Art. 1 Aprovar as Normas para Realização de Projetos de Ensino de Graduação, nos termos desta Resolução. RESOLUÇÃO Nº 636, DE 1º DE NOVEMBRO DE 2017. O CONSELHO DE GRADUAÇÃO da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais, e considerando o contido no Processo nº 23104.023210/2017-60,

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA Agosto de 2015 INTRODUÇÃO O Ministério de Educação (MEC) através do Sistema Nacional

Leia mais

ANEXO IV. VINCULAÇÃO AOS PROGRAMAS Esta proposta poderá ser vinculada a um dos programas institucionais do IF Baiano?

ANEXO IV. VINCULAÇÃO AOS PROGRAMAS Esta proposta poderá ser vinculada a um dos programas institucionais do IF Baiano? ANEXO IV TÍTULO: Período de realização: Categoria do Evento: ( ) Novo ( ) Desdobramento de projeto de pesquisa ( ) Já realizado anteriormente ( ) Desdobramento de atividade extensionista ( ) Nacional (

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Campus Belém Diretoria de Extensão - DEX

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Campus Belém Diretoria de Extensão - DEX CHAMADA PÚBLICA DEX Nº 01/2017 - FLUXO CONTÍNUO O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, por meio da Diretoria de Extensão (DEX), regulamenta, através desta chamada de Fluxo Contínuo,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 47, DE 30 DE AGOSTO DE INSTITUIR as seguintes NORMAS PARA AS ATIVIDADES DE EXTENSÃO CAPÍTULO I DAS DEFINIÇÕES

RESOLUÇÃO Nº 47, DE 30 DE AGOSTO DE INSTITUIR as seguintes NORMAS PARA AS ATIVIDADES DE EXTENSÃO CAPÍTULO I DAS DEFINIÇÕES RESOLUÇÃO Nº 47, DE 30 DE AGOSTO DE 2012 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal do Pampa, em sua 32ª Reunião Ordinária, realizada no dia 30 de agosto de 2012, no uso das atribuições que lhe são

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 02/2004 Regulamenta as atividades de extensão da Universidade Federal

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Pró-Reitoria de Extensão

Ministério da Educação Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Pró-Reitoria de Extensão EDITAL Nº 03 DE 2019 APOIO À REALIZAÇÃO DE EVENTOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO O Estatuto da (UFRB), em seu capítulo segundo, inciso III, estabelece a universalização de conhecimentos como um dos princípios

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Conselho Superior

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Conselho Superior RESOLUÇÃO Nº 040 CONSUPER/2015 Dispõe sobre o Regulamento de Visita Técnica do. O Presidente do do IFC, Professor Francisco José Montório Sobral, no uso de suas atribuições conferidas pelo Decreto de 24/01/2012,

Leia mais

CURSOS DE EXTENSÃO PROEX PUC Minas. Profª. Luciana Costa

CURSOS DE EXTENSÃO PROEX PUC Minas. Profª. Luciana Costa CURSOS DE EXTENSÃO PROEX PUC Minas Profª. Luciana Costa SUMÁRIO 1. Normativos dos Cursos de Extensão referendados pela PROEX 2. Operacionalização da oferta dos Cursos de Extensão referendados pela PROEX

Leia mais

CHAMADA/EDITAL - PROEx 2016

CHAMADA/EDITAL - PROEx 2016 CHAMADA/EDITAL - PROEx 2016 I. Apresentação A Reitoria do Centro Universitário Serra dos Órgãos faz saber aos docentes, discentes e funcionários técnico-administrativos que, em conformidade com o Programa

Leia mais

DOCUMENTO TÉCNICO. AÇÃO BRINCANDO COM ESPORTE 1. Identificação do Evento

DOCUMENTO TÉCNICO. AÇÃO BRINCANDO COM ESPORTE 1. Identificação do Evento DOCUMENTO TÉCNICO AÇÃO BRINCANDO COM ESPORTE 1. Identificação do Evento Apresentação do pleito com a proposição da parceria. 2. Identificação da Entidade Proponente Nome da entidade: CNPJ da entidade:

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA POLÍTICA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PORTARIA N 07 DE 01 DE MARÇO DE 2017

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA POLÍTICA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PORTARIA N 07 DE 01 DE MARÇO DE 2017 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA POLÍTICA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PORTARIA N 07 DE 01 DE MARÇO DE 2017 Institui a Política de Extensão no âmbito da Centro Universitário Una e dá outras providências. A Presidente

Leia mais

FACULDADE CIDADE LUZ FACILUZ Sociedade de Ensino e Cultura de Ilha Solteira S/C Ltda. COORDENADORIA DE PESQUISA E EXTENSÃO COPEX

FACULDADE CIDADE LUZ FACILUZ Sociedade de Ensino e Cultura de Ilha Solteira S/C Ltda. COORDENADORIA DE PESQUISA E EXTENSÃO COPEX 1 FACULDADE CIDADE LUZ FACILUZ Sociedade de Ensino e Cultura de Ilha Solteira S/C Ltda. COORDENADORIA DE PESQUISA E EXTENSÃO COPEX INSTRUÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE EXTENSÃO 1.1 APRESENTAÇÃO

Leia mais

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 08/05 Define a Extensão na UNIVILLE e estabelece normas para sua execução

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 08/05 Define a Extensão na UNIVILLE e estabelece normas para sua execução UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE - UNIVILLE CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 08/05 Define a Extensão na UNIVILLE e estabelece normas para sua execução O Presidente do Conselho de

Leia mais

CURSOS DE EXTENSÃO REGULAMENTO

CURSOS DE EXTENSÃO REGULAMENTO CURSOS DE EXTENSÃO REGULAMENTO SGAS 906, Conjunto A, Bloco 1 - Asa Sul - Distrito Federal DF -- CEP 70.390-060 Fone: (61) 3521.9300 - www.brasilia.mackenzie.br - fpmb@mackenzie.br REGULAMENTO PARA OS CURSOS

Leia mais

Este tutorial tem por objetivo interpretar e orientar os alunos quanto ao procedimento que tem que ser realizado para obter estes créditos.

Este tutorial tem por objetivo interpretar e orientar os alunos quanto ao procedimento que tem que ser realizado para obter estes créditos. 1. CRÉDITOS COMPLEMENTARES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA COMISSÃO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA Para conseguir a colação

Leia mais

FORMULÁRIO DE CADASTRO DE EVENTO DE EXTENSÃO Orientação Normativa CGaex/Proex Institucionalização de ações de extensão

FORMULÁRIO DE CADASTRO DE EVENTO DE EXTENSÃO Orientação Normativa CGaex/Proex Institucionalização de ações de extensão FORMULÁRIO DE CADASTRO DE EVENTO DE EXTENSÃO Orientação Normativa CGaex/Proex 2016-01 - Institucionalização de ações de extensão I. Dados Cadastrais Título do Evento: Identificação Nome: Data de nascimento:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 08/2013 O DA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, CONSIDERANDO o que consta do Processo nº 15.559/2011-16 PRÓ- REITORIA DE GRADUAÇÃO (PROGRAD); CONSIDERANDO o Parecer da Comissão

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA CADASTRAMENTO DE PROJETOS DE EXTENSÃO. (Documento de fluxo contínuo)

ORIENTAÇÕES PARA CADASTRAMENTO DE PROJETOS DE EXTENSÃO. (Documento de fluxo contínuo) SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO Campus MORRINHOS ORIENTAÇÕES PARA CADASTRAMENTO

Leia mais

EDITAL Nº 025/2018 Referente ao Aviso Nº 035/2018, publicado no D.O.E. de 01/03/2018.

EDITAL Nº 025/2018 Referente ao Aviso Nº 035/2018, publicado no D.O.E. de 01/03/2018. EDITAL Nº 025/2018 Referente ao Aviso Nº 035/2018, publicado no D.O.E. de 01/03/2018. O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais e regimentais, torna público

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 104, DE 27 DE AGOSTO DE 2015

RESOLUÇÃO Nº 104, DE 27 DE AGOSTO DE 2015 RESOLUÇÃO Nº 104, DE 27 DE AGOSTO DE 2015 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal do Pampa, em sua 66ª Reunião Ordinária, realizada no dia 27 de agosto de 2015, no uso das atribuições que lhe

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Curso de Ciências Contábeis - ULBRA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Curso de Ciências Contábeis - ULBRA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Curso de Ciências Contábeis - ULBRA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 o O presente Regulamento tem por finalidade estabelecer normas para a realização

Leia mais

INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS COMGRAD ENGENHARIA CARTOGRÁFICA

INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS COMGRAD ENGENHARIA CARTOGRÁFICA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS COMGRAD ENGENHARIA CARTOGRÁFICA RESOLUÇÃO 01/2009 A COMGRAD/CAR, no uso de suas atribuições, regulamenta as Atividades Complementares para o Curso de Engenharia Cartográfica, de

Leia mais

EDITAL Nº 020/2018 BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNOPAR/FUNADESP

EDITAL Nº 020/2018 BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNOPAR/FUNADESP EDITAL Nº 020/2018 BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNOPAR/FUNADESP A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da UNOPAR torna público o presente Edital e comunica que no período de 30/04/2018

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ CONSELHO SUPERIOR

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ CONSELHO SUPERIOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO N 034, DE 02 DE SETEMBRO DE 2010 Aprova

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 11/99 COPLAD

RESOLUÇÃO Nº 11/99 COPLAD RESOLUÇÃO Nº 11/99 COPLAD Estabelece normas para a constituição e utilização do Fundo de Desenvolvimento Acadêmico FDA. O CONSELHO DE PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO, da Universidade Federal do Paraná, órgão

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 11/99 COPLAD

RESOLUÇÃO Nº 11/99 COPLAD RESOLUÇÃO Nº 11/99 COPLAD Estabelece normas para a constituição e utilização do Fundo de Desenvolvimento Acadêmico FDA. O CONSELHO DE PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO, da Universidade Federal do Paraná, órgão

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 086/2005-CEPE/UNICENTRO

RESOLUÇÃO Nº 086/2005-CEPE/UNICENTRO RESOLUÇÃO Nº 086/2005-CEPE/UNICENTRO Cria o Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO e aprova o seu Regulamento. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE,

Leia mais

EDITAL DE CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO NA UFSCAR PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2017

EDITAL DE CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO NA UFSCAR PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2017 EDITAL DE CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO NA UFSCAR PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2017 JUSTIFICATIVA Em atenção ao art. 66 e seu parágrafo único do Estatuto Geral da Universidade Federal de São Carlos UFSCar, e

Leia mais

CARTILHA PARA REGISTRO SIMPLIFICADO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO

CARTILHA PARA REGISTRO SIMPLIFICADO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO Esta cartilha tem o objetivo de instruir os servidores para a forma adequada para o registro e, posteriormente, elaboração do relatório final das atividades de extensão no modo simplificado. As atividades

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL Nº 02/ PROGRAMAS E PROJETOS FLUXO CONTÍNUO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL Nº 02/ PROGRAMAS E PROJETOS FLUXO CONTÍNUO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL Nº 02/2016 - PROGRAMAS E PROJETOS FLUXO CONTÍNUO A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora, no uso das atribuições

Leia mais

FORMULÁRIO DE CADASTRO DE PROGRAMA DE EXTENSÃO ORIENTAÇÃO NORMATIVA CAEX INSTITUCIONALIZAÇÃO DE AÇÕES DE EXTENSÃO

FORMULÁRIO DE CADASTRO DE PROGRAMA DE EXTENSÃO ORIENTAÇÃO NORMATIVA CAEX INSTITUCIONALIZAÇÃO DE AÇÕES DE EXTENSÃO FORMULÁRIO DE CADASTRO DE PROGRAMA DE EXTENSÃO ORIENTAÇÃO NORMATIVA CAEX 01-2018 INSTITUCIONALIZAÇÃO DE AÇÕES DE EXTENSÃO I. Dados Cadastrais Título do Programa Identificação Tipo de Programa É programa

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA COORDENADORIA DE CURSOS DE EDUCAÇÃO CONTINUADA

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA COORDENADORIA DE CURSOS DE EDUCAÇÃO CONTINUADA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA COORDENADORIA DE CURSOS DE EDUCAÇÃO CONTINUADA FORMULÁRIO PARA CADASTRAMENTO DE CURSOS DE EXTENSÃO TUTORIAL Versão 01-15

Leia mais