NOME: N CAD. DE REC DE QUÍMICA I 1 ANO EM TURMA 212 PROFª MARICLEIDE 2º BIMESTRE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NOME: N CAD. DE REC DE QUÍMICA I 1 ANO EM TURMA 212 PROFª MARICLEIDE 2º BIMESTRE"

Transcrição

1 1925 *** COLÉGIO MALLET SOARES *** ANOS DE TRADIÇÃO, RENOVAÇÃO E QUALIDADE DEPARTAMENTO DE ENSINO DATA: / / NOTA: NOME: N CAD. DE REC DE QUÍMICA I 1 ANO EM TURMA 212 PROFª MARICLEIDE 2º BIMESTRE 1) (Fgv 2013) Em um experimento na aula de laboratório de química, um grupo de alunos misturou em um recipiente aberto, à temperatura ambiente, quatro substâncias diferentes: Substância Quantidade Densidade (g/cm 3 ) polietileno em pó 5 g 0,9 água 20 ml 1,0 etanol 5 ml 0,8 grafite em pó 5 g 2,3 Nas anotações dos alunos, consta a informação correta de que o número de fases formadas no recipiente e sua ordem crescente de densidade foram, respectivamente: a) 2; mistura de água e etanol; mistura de grafite e polietileno. b) 3; polietileno; mistura de água e etanol; grafite. c) 3; mistura de polietileno e etanol; água; grafite. d) 4; etanol; polietileno; água; grafite. e) 4; grafite; água; polietileno; etanol. 2). (Ufrgs 2013) Considere os seguintes processos. I. Formação de neve em condições adequadas de temperatura, umidade e pressão. II. Clareamento dos pelos com água oxigenada. III. Adição de adoçante do tipo aspartame no café. Quais processos envolvem uma reação química? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas I e II. e) Apenas II e III. TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Leia o texto para responder à questão. Alguns cheiros nos provocam fascínio e atração. Outros trazem recordações agradáveis, até mesmo de momentos da infância. Aromas podem causar sensação de bem-estar ou dar a impressão de que alguém está mais atraente. Os perfumes têm sua composição aromática distribuída em um modelo conhecido como pirâmide olfativa, dividida horizontalmente em três partes e caracterizada pelo termo nota. As notas de saída, constituídas por substâncias bem voláteis, dão a primeira impressão do perfume. As de coração demoram um pouco mais para serem sentidas. São as notas de fundo que permanecem mais tempo na pele. (Cláudia M. Rezende. Ciência Hoje, julho de Adaptado.) 3)(Unesp 2013) À temperatura e pressão ambientes, os constituintes químicos das notas de saída : a) são líquidos oleosos que aderem à pele por meio de ligações de hidrogênio. b) evaporam mais rapidamente que os constituintes químicos das notas de coração e de fundo. c) apresentam densidade mais elevada que os constituintes químicos das notas de coração e de fundo. d) são gases cujas moléculas possuem elevada polaridade. e) são pouco solúveis no ar atmosférico.

2 4) (Fuvest 2012) Na obra O poço do Visconde, de Monteiro Lobato, há o seguinte diálogo entre o Visconde de Sabugosa e a boneca Emília: - Senhora Emília, explique-me o que é hidrocarboneto. A atrapalhadeira não se atrapalhou e respondeu: - São misturinhas de uma coisa chamada hidrogênio com outra coisa chamada carbono. Os carocinhos de um se ligam aos carocinhos de outro. Nesse trecho, a personagem Emília usa o vocabulário informal que a caracteriza. Buscando-se uma terminologia mais adequada ao vocabulário utilizado em Química, devem-se substituir as expressões misturinhas, coisa e carocinhos, respectivamente, por: a) compostos, elemento, átomos. b) misturas, substância, moléculas. c) substâncias compostas, molécula, íons. d) misturas, substância, átomos. e) compostos, íon, moléculas. 5) (Ufrn 2012) Em comemoração ao Ano Internacional da Química, estudantes foram desafiados a apresentarem suas ideias sobre a Química para artigos informativos a serem publicados no jornal de sua escola. Entre algumas dessas ideias, o aluno-editor do jornal analisou as quatro mostradas a seguir: I. Uma reação nuclear é, em certa medida, uma realização dos sonhos dos alquimistas, pois nela átomos de um elemento químico se transformam em átomos de outros elementos químicos, como acreditavam os alquimistas. II. Uma reação química é, em certa medida, uma realização dos sonhos dos alquimistas, pois nela ocorre rearranjo de átomos, acompanhado de alterações em suas estruturas atômicas e em seus núcleos, como acreditavam os alquimistas. III. A composição de uma substância depende do método de sua obtenção na indústria ou no laboratório. IV. A separação de substâncias de uma mistura depende das propriedades físicas e químicas das substâncias que formam a mistura. Como o aluno-editor do jornal deve escolher somente ideias corretas para desenvolver os referidos artigos, ele deve considerar apenas as ideias : a) I e IV. b) I e III c) III e IV. d) II e III. Para as perguntas seguintes 6 e 7 é necessário consultar a tabela abaixo: T(ºC) g KNO 3 /100 g de H 2 O ) Que massa de KNO 3 pode ser dissolvida em 50 g de água, a 40 ºC? 7) Qual a massa de KNO 3 que se precipita quando a temperatura cai de 60 ºC para 10 º C?

3 8) Seis soluções aquosas de nitrato de sódio, NaNO 3, numeradas de I a VI, foram preparadas, em diferentes temperaturas, dissolvendo-se diferentes massas de NaNO 3 em 100g de água. Em alguns casos, o NaNO 3 não se dissolveu completamente. Este gráfico representa a curva de solubilidade de NaNO 3, em função da temperatura, e seis pontos, que correspondem aos sistemas preparados: A partir da análise desse gráfico, é CORRETO afirmar que os dois sistemas em que há precipitado são a) I e II. b) I e III. c) IV e V. d) V e VI e) I,II, III 9) Na sequência dos quadrinhos, os fenômenos são : a) solidificação e fusão; b) fusão e liquefação; c) fusão e evaporação; d) sublimação e condensação e) ebulição e evaporação 10) Em condições ambientes, a densidade do mercúrio é de aproximadamente 13g/cm 3. Calcule a massa desse metal, da qual um garimpeiro de Poconé (MT) necessita para encher completamente um frasco de 600 cm 3. 11) O enxofre é um sólido amarelo, de cheiro característico, algumas crendices populares, dizem que o diabo tem cheiro de enxofre, citado na peça O Alto da Compadecida de Ariano Suassuna. O enxofre também é usado em caixas d água como esterilizante. Que propriedade da matéria estamos falando? 12) É comum o uso de água oxigenada, como agente desinfetante, em cortes e ferimentos. Quando a água oxigenada entra em contato com o sangue do ferimento, ela se decompõe, produzindo água e liberando gás oxigênio, que é o responsável pela efervescência (fervura). Com base nesta informação, responda: ocorre fenômeno físico ou químico?

4 13) (Unesp 2012) Na indústria farmacêutica, substâncias específicas são utilizadas para revestir pílulas e comprimidos. Em um experimento, uma das substâncias sólidas foi retirada de uma formulação e purificada. Para verificar a eficiência da purificação, um termômetro foi colocado em um tubo de ensaio contendo uma amostra da substância derretida, a 1 atm. Durante o resfriamento e até que a amostra tenha se solidificado completamente, foram lidas as temperaturas em intervalos regulares. Com esses dados, foi traçada a curva de resfriamento, um gráfico que mostra a variação de temperatura em função do tempo, a 1 atm. O gráfico que corresponde à curva de resfriamento da substância pura está representado por a) d) b) e) c) 14) Uel 2015) Gaarder discute a questão da existência de uma substância básica, a partir da qual tudo é feito. Considerando o átomo como substância básica, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir. ( ) De acordo com o modelo atômico de Rutherford, o átomo é constituído por duas regiões distintas: o núcleo e a eletrosfera. ( ) Thomson propôs um modelo que descrevia o átomo como uma esfera carregada positivamente, na qual estariam incrustados os elétrons, com carga negativa. ( ) No experimento orientado por Rutherford, o desvio das partículas alfa era resultado da sua aproximação com cargas negativas presentes no núcleo do átomo. ( ) Ao considerar a carga das partículas básicas (prótons, elétrons e nêutrons), em um átomo neutro, o número de prótons deve ser superior ao de elétrons. ( ) Os átomos de um mesmo elemento químico devem apresentar o mesmo número atômico. 15) NÃO LUGAR (1Pto) Estou me olhando do futuro que não existe e considero o passado que me trespassou: Há uma névoa em torno desse núcleo que fui eu. Quem fui eu, ao ser? Quem serei, não sendo? Tenho que estudar melhor o caso das partículas de elétron que estão sem ser e são sem estar. Que o núcleo existe é certo. Mas mal o posso tocar. não chega a ser bem uma casa mas nele é que me coube habitar. (Sísifo desce a montanha)

5 A última estrofe do poema trata da existência do núcleo atômico, conceito que foi introduzido por : a) Bohr. b) Rutherford. c) Thomson. d) Dalton. 16). Um átomo hipotético R possui as seguintes características: (1,5Ptos) - número atômico = 3x número de massa = 5x número de nêutrons = 14 Calcule o seu número de prótons 17) Calcule o número total de partículas do CO 2. Dados: C (A=12; Z=6) e O (A=16 e Z =8) 18) Você sabia que na fumaça do cigarro tem radioatividade? Já foi demonstrada a presença de Urânio, Tório, Polônio-210 e Plutônio, substâncias radioativas, na fumaça dos cigarros. Em quantidade equivalente para um fumante médio, a ter feito 350 radiografias por ano, ou seja é como se o fumante tivesse se exposto ao Raio X, 350 vezes. Entre vários produtos formados na queima do fumo está o CO ( monóxido de carbono) que reage com a hemoglobina no sangue impedindo-a de transportar oxigênio para as várias partes do organismo. Com base nisso, calcule o número total de nêutrons do monóxido de carbono é: Dados 12 C 6 ; 16 O 8 19) A luz de um monitor de vídeo é emitida pela substância que recobre internamente a sua parte da frente. Os átomos dessa substância - fósforo, por exemplo - recebem energia, ficam excitados e em seguida retornam ao estado normal, emitindo luz. O fósforo é representado pelo símbolo: 31 P 15 Responda: a) Quantos prótons estão presentes? b) Quantas partículas nucleares possui? ) radiações são usadas para a preservação de diferentes alimentos, como a batata, o morango, a cebola, o tomate e o trigo. A conservação ocorre porque as radiações inibem ou destroem as bactérias e os microorganismos presentes nos produtos agrícolas, provocando sua inativação ou morte. Os alimentos, contudo, não sofrem efeitos nocivos nem se tornam radiativos. Nas instalações industriais, usualmente, utilizam-se radiações provenientes do 27 Co 60, que se transforma no elemento 28 X 60. Em relação aos elementos 27 Co 60 e 28 X 60, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada afirmativa a seguir. ( ) O elemento X formado é o níquel (Ni), isóbaro do 27 Co 60. ( ) O elemento X formado é o neodímio (Nd), isótopo do 27 Co 60. ( ) O elemento X possui o mesmo número de nêutrons que o elemento 27 Co 60. ( ) O elemento X possui maior número de prótons que o elemento 27 Co 60. A sequência correta é a) V - F - F - V. b) F - V - V - F. c) F - F - V - F. d) F - V - F - V. e) V - F - V - V.

NOME: N CADERNO DE REC. PARALELA DE QUÍMICA I - TURMA 232 PROFª MARICLEIDE 3º BIMESTRE

NOME: N CADERNO DE REC. PARALELA DE QUÍMICA I - TURMA 232 PROFª MARICLEIDE 3º BIMESTRE DATA: / / 1925 *** COLÉGIO MALLET SOARES *** 2016 91 ANOS DE TRADIÇÃO, RENOVAÇÃO E QUALIDADE DEPARTAMENTO DE ENSINO NOTA: NOME: N CADERNO DE REC. PARALELA DE QUÍMICA I - TURMA 232 PROFª MARICLEIDE 3º BIMESTRE

Leia mais

TAREFA DA SEMANA DE 24 a 28 DE FEVEREIRO QUÍMICA 1ª SÉRIE

TAREFA DA SEMANA DE 24 a 28 DE FEVEREIRO QUÍMICA 1ª SÉRIE TAREFA DA SEMANA DE 24 a 28 DE FEVEREIRO QUÍMICA 1ª SÉRIE 1. (Ucs) Além de fazer parte da constituição dos organismos vivos, a água apresenta outras características importantes, que são vitais à manutenção

Leia mais

COLÉGIO NOVO ANGLO DE JABOTICABAL (QUÍMICA) PROFESSOR: JOÃO MEDEIROS

COLÉGIO NOVO ANGLO DE JABOTICABAL (QUÍMICA) PROFESSOR: JOÃO MEDEIROS COLÉGIO NOVO ANGLO DE JABOTICABAL (QUÍMICA) ESTADOS FÍSICOS E CLASSIFICAÇÃO DA MATÉRIA PROFESSOR: JOÃO MEDEIROS 2012 Matéria Formada por s tipos de átomos Elementos químicos que se diferenciam pelo Z Elemento

Leia mais

UNESP 2013 Vestibular de verão - 1ª fase - Prova de conhecimentos gerais

UNESP 2013 Vestibular de verão - 1ª fase - Prova de conhecimentos gerais UNESP 2013 Vestibular de verão - 1ª fase - Prova de conhecimentos gerais Questão 69 A areia comum tem como constituinte principal o mineral quartzo (SiO 2 ), a partir do qual pode ser obtido o silício,

Leia mais

PLANO DE RECUPERAÇÃO 2018

PLANO DE RECUPERAÇÃO 2018 COLÉGIO VIRGEM PODEROSA Escola Vicentina PLANO DE RECUPERAÇÃO 2018 PERÍODO DE RECUPERAÇÃO: 1º trimestre Aluno(a): nº Ensino: Médio Disciplina: Química 1 e 2 Ano: 1º Professor(a): Cristine Salvate OBJETIVO:

Leia mais

Exercícios de Recuperação

Exercícios de Recuperação Ensino Fundamental Nível II Comp. Curricular: Ciências Data: 1º e 2º Período Aluno(a): Nº Turma: 1-9 Professor: Ana Cristina D Azevedo Visto: Nota: Exercícios de Recuperação Fenômenos 1. As transformações

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIO PARA A PROVA MENSAL

LISTA DE EXERCÍCIO PARA A PROVA MENSAL Professor: Cassio Pacheco Aluno (a) Disciplia Química 1 Ano LISTA DE EXERCÍCIO PARA A PROVA MENSAL 1-. Assinale a alternativa onde você encontra somente substâncias compostas: a) H 2, P 4, H 2 O, O 2 b)

Leia mais

FUVEST As fórmulas estruturais de alguns componentes de óleos essenciais, responsáveis pelo aroma de certas ervas e flores, são:

FUVEST As fórmulas estruturais de alguns componentes de óleos essenciais, responsáveis pelo aroma de certas ervas e flores, são: FUVEST 2012. 1-Na obra O poço do Visconde, de Monteiro Lobato, há o seguinte diálogo entre o Visconde de sabugosa e a boneca Emília: - Senhora Emília, explique-me o que é hidrocarboneto. A atrapalhadeira

Leia mais

1º trimestre Trabalho de Recuperação Data: 28/04/17 Ensino Médio 1º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº

1º trimestre Trabalho de Recuperação Data: 28/04/17 Ensino Médio 1º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº 1º trimestre Trabalho de Recuperação Data: 28/04/17 Ensino Médio 1º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº Conteúdo: Atomística, Distribuição Eletrônica e Tabela Periódica *Entregar todos os exercícios

Leia mais

BIMESTRAL QUÍMICA - 1ºBIMESTRE

BIMESTRAL QUÍMICA - 1ºBIMESTRE BIMESTRAL QUÍMICA - 1ºBIMESTRE Série: 3ªEM Gabarito Questão 01) O vapor obtido pela ebulição das seguintes soluções: I. água e sal II. água e açúcar III. água e álcool é constituído de água pura apenas:

Leia mais

Exercícios Aspectos Macroscópicos

Exercícios Aspectos Macroscópicos Exercícios Aspectos Macroscópicos 1. Observe atentamente os processos abaixo: I. Efervescência ocorrida ao se colocar água oxigenada sobre um ferimento. II. A imagem de uma célula é ampliada por um microscópio.

Leia mais

T.C de Química 1 o ano Prof. Alan Ibiapina

T.C de Química 1 o ano Prof. Alan Ibiapina T.C de Química 1 o ano Prof. Alan Ibiapina 01. Na natureza nada se cria nada se perde; tudo se transforma. Esse enunciado é conhecido como Lei da Conservação das Massas ou Lei de Lavoisier. Na época em

Leia mais

3º EM. Química A Jaque / Lailson Aval. Mensal 06/03/13. Para efeitos de consulta, se necessário, utilize a tabela periódica abaixo:

3º EM. Química A Jaque / Lailson Aval. Mensal 06/03/13. Para efeitos de consulta, se necessário, utilize a tabela periódica abaixo: 3º EM Química A Jaque / Lailson Aval. Mensal 06/03/13 Para efeitos de consulta, se necessário, utilize a tabela periódica abaixo: 1. (1,0) Tendo por base o modelo atômico atual, assinale (V) para verdadeiro

Leia mais

Aluno(a): Instituição de Ensino: Município: Coordenador da Instituição de Ensino: ATENÇÃO: O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DAS QUESTÕES É OBRIGATÓRIO

Aluno(a): Instituição de Ensino: Município: Coordenador da Instituição de Ensino: ATENÇÃO: O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DAS QUESTÕES É OBRIGATÓRIO VIII Olimpíada Capixaba de Química 2010 Prova do Grupo I 1 a série do ensino médio Aluno(a): Instituição de Ensino: Município: Coordenador da Instituição de Ensino: ATENÇÃO: O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DAS

Leia mais

IX OSEQUIM - Olimpíada Sergipana de Química 2ª Etapa - Modalidade A

IX OSEQUIM - Olimpíada Sergipana de Química 2ª Etapa - Modalidade A Bom dia aluno! Está é a prova da segunda etapa da IX OSEQUIM, Olimpíada Sergipana de Química, modalidade A, para alunos que se encontram cursando o 1º. Ano do ensino médio em 2015. Confira se a sua prova

Leia mais

1. O modelo atômico de Rutherford é também conhecido como modelo planetário do átomo.

1. O modelo atômico de Rutherford é também conhecido como modelo planetário do átomo. 2º Trimestre_8AB_2014_REVISÃO_Química_Prof.ª Caroline Oliveira Nome: Turma: 8 Data: / /2014. 1- Considere as seguintes afirmativas sobre o modelo atômico de Rutherford: 1. O modelo atômico de Rutherford

Leia mais

A Natureza Elétrica dos Materiais

A Natureza Elétrica dos Materiais A Natureza Elétrica dos Materiais As primeiras ideias sobre a constituição da matéria Demócrito Gregos ÁTOMOS - A matéria possuia espaço vazio; - Indestrutíveis; - Dotadas de movimento; - Diversos formatos.

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DO MONTE CALVÁRIO CIÊNCIAS

COLÉGIO NOSSA SENHORA DO MONTE CALVÁRIO CIÊNCIAS COLÉGIO NOSSA SENHORA DO MONTE CALVÁRIO CIÊNCIAS SEGMENTO: ENSINO FUNDAMENTAL II ANO: 9º TÍTULO: ATIVIDADE DE REVISÃO PARA AVALIAÇÃO MENSAL II PROFESSORA: ALESSANDRA ARCA DATA: 20/ 04/ 2016 1. Classifique

Leia mais

Curso Semi-extensivo LISTA EXERCÍCIOS - 05 Disciplina: Química Professor: Eduar Fernando Rosso

Curso Semi-extensivo LISTA EXERCÍCIOS - 05 Disciplina: Química Professor: Eduar Fernando Rosso Curso Semi-extensivo LISTA EXERCÍCIOS - 05 Disciplina: Química Professor: Eduar Fernando Rosso ESTRUTURA ATÔMICA 01 (Ufpr 017) As propriedades das substâncias químicas podem ser previstas a partir das

Leia mais

1. ESTRUTURA DO ÁTOMO

1. ESTRUTURA DO ÁTOMO Química Profª SIMONE MORGADO Aula 2 Estrutura do átomo, nº atômico, nº de massa e isoátomos. 1. ESTRUTURA DO ÁTOMO Como nós já vimos a Química é essa ciência que busca compreender os mistérios da matéria,

Leia mais

1. Para a separação das misturas: gasolina-água e nitrogênio-oxigênio, os processos mais adequados são respectivamente:

1. Para a separação das misturas: gasolina-água e nitrogênio-oxigênio, os processos mais adequados são respectivamente: 2 1. Para a separação das misturas: gasolina-água e nitrogênio-oxigênio, os processos mais adequados são respectivamente: a) decantação e liquefação. b) sedimentação e destilação. c) filtração e sublimação.

Leia mais

Classificação da Matéria (Substância e Alotropia), Introdução à Atomística, Modelo de Rutherford-Böhr e Distribuição Eletrônica

Classificação da Matéria (Substância e Alotropia), Introdução à Atomística, Modelo de Rutherford-Böhr e Distribuição Eletrônica Classificação da Matéria (Substância e Alotropia), Introdução à Atomística, Modelo de Rutherford-Böhr e Distribuição Eletrônica Classificação da Matéria (Substância e Alotropia), Introdução à Atomística,

Leia mais

Roteiro de Estudos 2 trimestre Disciplina: Química 9ºs Anos Professor: Ricardo Augusto Marques da Costa

Roteiro de Estudos 2 trimestre Disciplina: Química 9ºs Anos Professor: Ricardo Augusto Marques da Costa Roteiro de Estudos 2 trimestre - 2017 Disciplina: Química 9ºs Anos Professor: Ricardo Augusto Marques da Costa O que devo saber: Constituição da matéria: Teoria atômica de Dalton. Representação dos elementos

Leia mais

APOSTILA DE QUÍMICA 2º BIMESTRE

APOSTILA DE QUÍMICA 2º BIMESTRE Nome: nº: Bimestre: 2º Ano/série: 9º ano Ensino: Fundamental Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: / / APOSTILA DE QUÍMICA 2º BIMESTRE TEORIA 1 EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS 1.

Leia mais

Química Fascículo 01 Elisabeth Pontes Araújo Elizabeth Loureiro Zink José Ricardo Lemes de Almeida

Química Fascículo 01 Elisabeth Pontes Araújo Elizabeth Loureiro Zink José Ricardo Lemes de Almeida Química Fascículo 01 Elisabeth Pontes Araújo Elizabeth Loureiro Zink José Ricardo Lemes de Almeida Índice Substâncias e Misturas...1 Evolução do Modelo Atômico...3 Tabela Periódica...4 Exercícios...5 Gabarito...7

Leia mais

H = - = 2 (-110,5) (-910,9) H

H = - = 2 (-110,5) (-910,9) H UNESP 2013 1- A areia comum tem como constituinte principal o mineral quartzo (SiO 2 ), a partir do qual pode ser obtido o silício, que é utilizado na fabricação de microchips. A obtenção do silício para

Leia mais

Ano: 9º Turma: 91 / 92

Ano: 9º Turma: 91 / 92 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2013 Disciplina: Ciências Professor (a): SUELI COSTA Ano: 9º Turma: 91 / 92 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIO PARA A PROVA MENSAL 1 Ano

LISTA DE EXERCÍCIO PARA A PROVA MENSAL 1 Ano LISTA DE EXERCÍCIO PARA A PROVA MENSAL 1 Ano Professor: Cassio Pacheco Disciplina: Química 1-. Assinale a alternativa onde você encontra somente substâncias compostas: a) H2, P4, H2O, O2 b) Cl2, CO2, H2,

Leia mais

2. Ao afirmarmos que o gelo seco sublima, estamos nos referindo à:

2. Ao afirmarmos que o gelo seco sublima, estamos nos referindo à: 1. Observe as figuras a seguir, onde os átomos são representados por esferas e cada tamanho representa um átomo diferente. Depois, assinale a alternativa VERDADEIRA: ( A ) Nas figuras 1 e 2 encontramos

Leia mais

02- Quais das propriedades a seguir são as mais indicadas para verificar se é pura uma certa amostra sólida de uma substância conhecida?

02- Quais das propriedades a seguir são as mais indicadas para verificar se é pura uma certa amostra sólida de uma substância conhecida? PROFESSOR: EQUIPE DE QUÍMICA BANCO DE QUESTÕES - QUÍMICA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= 01- Massa, extensão

Leia mais

CADERNO DE ESTUDOS DIVERTIMENTOS EXTRAS N.7 CADEIAS ORGÂNICAS

CADERNO DE ESTUDOS DIVERTIMENTOS EXTRAS N.7 CADEIAS ORGÂNICAS CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII NOME: TURMA: DATA: "A vida sem ciência é uma espécie de morte." Sócrates CADERNO DE ESTUDOS DIVERTIMENTOS EXTRAS N.7 CADEIAS ORGÂNICAS 1. (Fuvest 2012) Na

Leia mais

III OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO GRANDE ABC - 03/06/2017

III OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO GRANDE ABC - 03/06/2017 III OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO GRANDE ABC - 03/06/2017 ENSINO FUNDAMENTAL 9. o ano - FASE 2 INSTRUÇÕES: 1. A prova consta de 3 questões discursivas (5 pontos cada) e de 17 questões objetivas (1 ponto cada),

Leia mais

Fundamentos de Química. PROFª LORAINE JACOBS

Fundamentos de Química. PROFª LORAINE JACOBS Fundamentos de Química PROFª LORAINE JACOBS lorainejacobs@utfpr.edu.br http://paginapessoal.utfpr.edu.br/lorainejacobs Matéria e Energia Matéria e Energia Matéria Essência Tem existência física real Tem

Leia mais

DIAGRAMA DE FASES. 4) (ITA) Considere as seguintes afirmações relativas aos sistemas descritos a seguir, sob

DIAGRAMA DE FASES. 4) (ITA) Considere as seguintes afirmações relativas aos sistemas descritos a seguir, sob DIAGRAMA DE FASES 1) O gráfico abaixo apresenta a variação das pressões de vapor do sulfeto de carbono, metanol, etanol e água em função da temperatura. De acordo com o gráfico, assinale a afirmativa INCORRETA.

Leia mais

SEMI 2016 UNIDADES 04 e 05 Química A (Com gabarito)

SEMI 2016 UNIDADES 04 e 05 Química A (Com gabarito) SEMI 2016 UNIDADES 04 e 05 Química A (Com gabarito) 1 - (UFPR) - Considere um elemento químico (E) com número atômico (Z) igual a 16. a) Qual sua configuração eletrônica para o estado fundamental? a) 1s

Leia mais

Exercícios de atomística

Exercícios de atomística DISCIPLINA PROFESSOR QUÍMICA REVISADA DATA (rubrica) ARMANDO 2017 NOME Nº ANO TURMA ENSINO 1º MÉDIO Exercícios de atomística 1. (ITA) Em 1808, John Dalton propôs um modelo de teoria atômica. Considere

Leia mais

EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS PARA O 9 ANO. 1- Considere as temperaturas de fusão e ebulição (pressão = 1 atm) de quatro compostos dados na tabela abaixo.

EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS PARA O 9 ANO. 1- Considere as temperaturas de fusão e ebulição (pressão = 1 atm) de quatro compostos dados na tabela abaixo. EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS PARA O 9 ANO 1- Considere as temperaturas de fusão e ebulição (pressão = 1 atm) de quatro compostos dados na tabela abaixo. Com base nos dados da tabela, responda as questões a seguir.

Leia mais

PROVA DE QUÍMICA 44 PROVA DE QUÍMICA

PROVA DE QUÍMICA 44 PROVA DE QUÍMICA 44 QUESTÃO 46 1 Uma certa quantidade de água é colocada em um congelador, cuja temperatura é de 20 o C. Após estar formado e em equilíbrio térmico com o congelador, o gelo é transferido para outro congelador,

Leia mais

Quí. Quí. Monitor: Victor P.

Quí. Quí. Monitor: Victor P. Quí. Professor: Xandão Monitor: Victor P. Atomística 26 jul RESUMO A estrutura de um átomo é formada pela eletrosfera, onde encontramos os elétrons e pelo núcleo onde encontramos os prótons e nêutrons.

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de exercícios de Química - 2º Bimestre Nome: Ano: 9ºA/B/C Prof. Marcos Miranda N.: / /17 Constituição da matéria Elementos químicos e a representação atômica

Leia mais

TAREFA DA 2ª SEMANA - 02 A 06 DE MARÇO QUÍMICA 3ª SÉRIE EM

TAREFA DA 2ª SEMANA - 02 A 06 DE MARÇO QUÍMICA 3ª SÉRIE EM TAREFA DA 2ª SEMANA - 02 A 06 DE MARÇO QUÍMICA 3ª SÉRIE EM 1. (Pucrj 2008) Considere: (i) a variação de entalpia ( H) na combustão de 1 mol de etanol é o calor de reação que ocorre em pressão constante

Leia mais

FORMULÁRIO DE DIVULGAÇÃO DO CONTEÚDO DA PROVA FINAL E RECUPERAÇÃO FINAL

FORMULÁRIO DE DIVULGAÇÃO DO CONTEÚDO DA PROVA FINAL E RECUPERAÇÃO FINAL FORMULÁRIO DE DIVULGAÇÃO DO CONTEÚDO DA PROVA FINAL E RECUPERAÇÃO FINAL A) SÉRIE/ANO: 2º Ano Médio B) DISCIPLINA: Química - Enio C) CONTEÚDO A SER EXIGIDO/ORIENTAÇÃO PARA O ESTUDO: SOLUÇÕES: Coeficiente

Leia mais

O que é um modelo atômico?

O que é um modelo atômico? O que é um modelo atômico? É uma tentativa de ilustrar o átomo. Sendo o átomo a menor estrutura da matéria, se entendermos o átomo, entenderemos melhor o mundo. Importância - explicar os fenômenos, entender

Leia mais

Tarefa 23 Professor Gustavo

Tarefa 23 Professor Gustavo Química Tarefa Professor Gustavo 01. Entre as afirmações abaixo, assinale a opção ERRADA. a) Os íons He +, Li +, Be +, no estado gasoso são exemplos de hidrogenóides. b) No átomo de hidrogênio, os orbitais

Leia mais

PROMILITARES 16/08/2018 QUÍMICA. Professora Caroline Azevedo SEPARAÇÃO DE MISTURAS

PROMILITARES 16/08/2018 QUÍMICA. Professora Caroline Azevedo SEPARAÇÃO DE MISTURAS QUÍMICA Professora Caroline Azevedo SEPARAÇÃO DE MISTURAS Misturas Mistura Homogênea: duas ou mais substâncias com 1 fase. Mistura Heterogênea: duas ou mais substâncias com mais de 1 fase. Processos de

Leia mais

Lista 1 - Radioatividade

Lista 1 - Radioatividade 1. Para cada um dos radionuclídeos mostrados a seguir, escreva a equação que representa a emissão radioativa. Consulte a tabela periódica. a) b) c) d) e) 222 86 Rn, um alfa emissor presente no ar. 235

Leia mais

SIMULADO de QUÍMICA 1 os anos 2008 TODOS COLÉGIOS

SIMULADO de QUÍMICA 1 os anos 2008 TODOS COLÉGIOS SIMULADO de QUÍMICA 1 os anos 2008 TODOS COLÉGIOS 1) Em relação às partículas atômicas, a alternativa falsa é: a) a massa do próton é igual a massa do elétron. b) a massa do elétron é menor que a massa

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2012 Disciplina: Química Ano: 2012 Professor (a): Elisa Landim Turma: 1 o FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

ATENÇÃO: O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DAS QUESTÕES É OBRIGATÓRIO

ATENÇÃO: O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DAS QUESTÕES É OBRIGATÓRIO IX Olimpíada Capixaba de Química 2011 Prova do Grupo I 1 a série do ensino médio Fase 02 Aluno: Idade: Instituição de Ensino: Coordenador da Instituição de Ensino: ATENÇÃO: O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DAS

Leia mais

Aluno(a): Instituição de Ensino: Município: Coordenador da Instituição de Ensino: ATENÇÃO: O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DAS QUESTÕES É OBRIGATÓRIO

Aluno(a): Instituição de Ensino: Município: Coordenador da Instituição de Ensino: ATENÇÃO: O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DAS QUESTÕES É OBRIGATÓRIO IX Olimpíada Capixaba de Química 2011 Prova do Grupo II 2 a série do ensino médio Aluno(a): Instituição de Ensino: Município: Coordenador da Instituição de Ensino: ATENÇÃO: O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DAS

Leia mais

AULA DE RECUPERAÇÃO PROF. NEIF NAGIB

AULA DE RECUPERAÇÃO PROF. NEIF NAGIB AULA DE RECUPERAÇÃO PROF. NEIF NAGIB CONCEITOS SOBRE O ÁTOMO Número Atômico (Z): quantidades de prótons. Z = p = e Número de Massa (A): a soma das partículas que constitui o átomo. A = Z + N REPRESENTAÇÃO

Leia mais

Em fogos de artifício, observam-se as colorações, quando se adicionam sais de diferentes metais às misturas

Em fogos de artifício, observam-se as colorações, quando se adicionam sais de diferentes metais às misturas Atividade extra Fascículo 4 Química Unidade 9 Questão 1 Adaptado de CFTMG - 2007 Em fogos de artifício, observam-se as colorações, quando se adicionam sais de diferentes metais às misturas explosivas.

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA 3 o BIMESTRE DE 2016

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA 3 o BIMESTRE DE 2016 ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA 3 o BIMESTRE DE 2016 Nome: N o 9 o Ano Data: / / 2016 Professor(a): Andreza / Priscila Nota: ( Valor: 1,0 ) I. Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0

Leia mais

Olimpíada Mineira de Química

Olimpíada Mineira de Química Olimpíada Mineira de Química O M Q 2 0 0 9 Nome: Escola: Instruções: 1 Esta prova contém 12 questões de múltipla escolha e duas questões abertas, abrangendo um total de 11 páginas. 2 Antes de iniciar a

Leia mais

QUÍMICA PROFº JAISON MATTEI

QUÍMICA PROFº JAISON MATTEI QUÍMICA PROFº JAISON MATTEI 1. O modelo atômico de Dalton, concebendo o átomo como uma bolinha maciça e indivisível, fez a Química progredir muito no século XIX. Mas o conhecimento sobre estrutura atômica

Leia mais

Química Geral e Inorgânica. QGI0001 Eng a. de Produção e Sistemas Prof a. Dr a. Carla Dalmolin. Estrutura Atômica

Química Geral e Inorgânica. QGI0001 Eng a. de Produção e Sistemas Prof a. Dr a. Carla Dalmolin. Estrutura Atômica Química Geral e Inorgânica QGI0001 Eng a. de Produção e Sistemas Prof a. Dr a. Carla Dalmolin Estrutura Atômica Química Nível macroscópico Matéria e suas transformações Reações químicas: mudança de cor,

Leia mais

Lista de exercícios 1 Química 1 Professor Sávio

Lista de exercícios 1 Química 1 Professor Sávio Lista de exercícios 1 Química 1 Professor Sávio 01 - (UEL PR/Janeiro) Quando Fahrenheit definiu a escala termométrica que hoje leva o seu nome, o primeiro ponto fixo definido por ele, o 0F, corresponde

Leia mais

Lista de exercícios de recuperação semestral Aluno (a):

Lista de exercícios de recuperação semestral Aluno (a): Lista de exercícios de recuperação semestral Aluno (a): Turma: 9º Ano Professora: Taynara (Ensino fundamental) Disciplina: Química Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

AULA 01 TEORIA ATÔMICA COMPLETA

AULA 01 TEORIA ATÔMICA COMPLETA AULA 01 TEORIA ATÔMICA COMPLETA - ESTRUTURA ATÔMICA; - MODELOS ATÔMICOS; - ESPECTROSCOPIA ATÔMICA; - PROPRIEDADES ONDULATÓRIAS DOS ELÉTRONS; - NÚMEROS QUÂNTICOS E DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA. QUÍMICA estudo

Leia mais

01. Complete o quadro abaixo referente as características dos elementos químicos.

01. Complete o quadro abaixo referente as características dos elementos químicos. ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA TRABALHO DE PROGRESSÃO PARCIAL ESCOLA REFERENCIA Aluno: Série:_1ºcol _Data: Matéria: Química _Turno: Noturno_Valor: Nota: Supervisoras: Rejane/Betânia 01. Complete

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE QUÍMICA 2016

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE QUÍMICA 2016 ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE QUÍMICA 2016 Nome: N o 9 o Ano Data: / / 2016 Professor(a): Andreza / Priscila Nota: ( Valor: 2,0 ) I. Introdução Neste ano, seu total de pontos foi inferior a 60,0 e, portanto

Leia mais

Tarefa 09 Professor Negri

Tarefa 09 Professor Negri Tarefa 09 Professor Negri 01. (UERN) Os refrigerantes são formados por uma mistura de água, gás carbônico e algum tipo de xarope, que dá a cor e o gosto da bebida. Mas essas três coisas não são combinadas

Leia mais

Olimpíada Mineira. de Química. Tabela de Respostas das Questões 1 a a b c d

Olimpíada Mineira. de Química. Tabela de Respostas das Questões 1 a a b c d Olimpíada Mineira Nome: Escola: Instruções: 1 Esta prova contém 12 questões de múltipla escolha e duas questões abertas, abrangendo um total de 11 páginas. 2 Antes de iniciar a prova, confira se todas

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E.E. ARACY EUDOCIAK

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E.E. ARACY EUDOCIAK Unidade 4 química - Conteúdos curriculares: Conteúdo 8: Reações Químicas -Equações e tipos de reações químicas. Habilidades e competências: Identificar pela representação (usando fórmulas químicas) as

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE QUÍMICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE QUÍMICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE QUÍMICA Nome: Nº Série: 9º EFII Data: / /2015 Professor: Gustavo/Priscila Anual I. Introdução Caro aluno, Neste ano de 2015 você não obteve o mínimo de pontos e, por isso

Leia mais

Tabela 1: Solubilidade em água de alguns compostos presentes na água do mar a 25 ºC

Tabela 1: Solubilidade em água de alguns compostos presentes na água do mar a 25 ºC 1. Enem Devido ao seu alto teor de sais, a água do mar é imprópria para o consumo humano e para a maioria dos usos da água doce. No entanto, para a indústria, a água do mar é de grande interesse, uma vez

Leia mais

Exercícios sobre Solubilidade - conceitos e curvas

Exercícios sobre Solubilidade - conceitos e curvas Exercícios sobre Solubilidade - conceitos e curvas 01. (Ufrrj) Ao analisar o gráfico acima, percebe-se que a) a solubilidade do KCl é maior que a do KBr. b) à medida que a temperatura aumenta a solubilidade

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2017

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2017 ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2017 1º ano Nome Nº Turma Data 15/12 Nota 08 Disciplina QUÍMICA TRABALHO Prof. ORLANDO Valor 30 ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO 01) Na química temos

Leia mais

2-A ductilidade é a propriedade de um material deformar-se, comprimir-se ou estirar-se sem se romper.

2-A ductilidade é a propriedade de um material deformar-se, comprimir-se ou estirar-se sem se romper. UNESP 2012 1-O magma que sai dos vulcões durante as erupções é constituído por rochas fundidas e vários tipos de gases e vapores, tais como CO, CO 2, SO 2, SO 3, HCl e H 2 O. A respeito dessas substâncias,

Leia mais

NOME: N CADERNO DE REC. PARALELA DE QUÍMICA I - TURMA 222 PROFª MARICLEIDE 3º BIMESTRE

NOME: N CADERNO DE REC. PARALELA DE QUÍMICA I - TURMA 222 PROFª MARICLEIDE 3º BIMESTRE DATA: / / 1925 *** COLÉGIO MALLET SOARES *** 2016 91 ANOS DE TRADIÇÃO, RENOVAÇÃO E QUALIDADE DEPARTAMENTO DE ENSINO NOTA: NOME: N CADERNO DE REC. PARALELA DE QUÍMICA I - TURMA 222 PROFª MARICLEIDE 3º BIMESTRE

Leia mais

Lista de Exercícios - Monitorias

Lista de Exercícios - Monitorias Monitoria de Química - 18/12 1) (UFRGS-2017) Observe a figura abaixo, sobre o perfil de energia de uma reação em fase gasosa. Considere as seguintes afirmações a respeito dessa reação. I - A posição de

Leia mais

Lista de exercícios Aulas 03 e 04. 1) (PUC-SP) A teoria atômica de Dalton só não está claramente expressa em:

Lista de exercícios Aulas 03 e 04. 1) (PUC-SP) A teoria atômica de Dalton só não está claramente expressa em: Lista de exercícios Aulas 03 e 04 Prof. Fernanda Dias 1) (PUC-SP) A teoria atômica de Dalton só não está claramente expressa em: a) a formação dos materiais dá-se através de diferentes associações entre

Leia mais

Aspectos Macroscópicos

Aspectos Macroscópicos Aspectos Macroscópicos 1. Observe atentamente os processos abaixo: I. Efervescência ocorrida ao se colocar água oxigenada sobre um ferimento. II. A imagem de uma célula é ampliada por um microscópio. III.

Leia mais

2-Nos sistemas abaixo, diga quantos átomos, elementos, moléculas e substâncias estão representados:

2-Nos sistemas abaixo, diga quantos átomos, elementos, moléculas e substâncias estão representados: LISTA DE EXERCÍCIOS- 1 1-Classifique os processos em físicos ou químicos: a) Sublimação do gelo seco b) Solidificação da água c) Queima da gasolina d) Roupa secando no varal e) Amassar papel - f) Combustão

Leia mais

ESTRUTURA ATÔMICA. Prof. Dr. Cristiano Torres Miranda Disciplina: Química Inorgânica I QM83A Turma Q33

ESTRUTURA ATÔMICA. Prof. Dr. Cristiano Torres Miranda Disciplina: Química Inorgânica I QM83A Turma Q33 ESTRUTURA ATÔMICA Prof. Dr. Cristiano Torres Miranda Disciplina: Química Inorgânica I QM83A Turma Q33 TEORIA ATÔMICA DA MATÉRIA Demócrito e Leucipo (discípulo) (460 370 a.c.) Aristóteles (384 a.c. 322

Leia mais

Leonnardo Cruvinel Furquim PROCESSOS NUCLEARES

Leonnardo Cruvinel Furquim PROCESSOS NUCLEARES Leonnardo Cruvinel Furquim PROCESSOS NUCLEARES Radioatividade Três espécies de emissões radioativas naturais foram identificadas e caracterizadas e foi demonstrado que todas são emitidas pelo núcleo atomico,

Leia mais

Recuperação Final Química 9º Ano Professor Diego Estudar: Caderno 1 páginas ; Caderno 2 páginas Exercícios

Recuperação Final Química 9º Ano Professor Diego Estudar: Caderno 1 páginas ; Caderno 2 páginas Exercícios Recuperação Final Química 9º Ano Professor Diego Estudar: Caderno 1 páginas 244-257; Caderno 2 páginas 258-280. Exercícios 1. As substâncias podem ser encontradas em três estados físicos, sólido, líquido

Leia mais

1. Considere a tabela de pontos de fusão e ebulição das substâncias a seguir, a 1 atm de pressão:

1. Considere a tabela de pontos de fusão e ebulição das substâncias a seguir, a 1 atm de pressão: 1. Considere a tabela de pontos de fusão e ebulição das substâncias a seguir, a 1 atm de pressão: Substância PF ( C) PE ( C) Cloro -101,0-34,6 Flúor -219,6-188,1 Bromo -7,2 58,8 Mercúrio -38,8 356,6 Iodo

Leia mais

1. (Vunesp) Nesta tabela periódica, os algarismos romanos substituem os símbolos dos elementos. Sobre tais elementos, é correto afirmar que:

1. (Vunesp) Nesta tabela periódica, os algarismos romanos substituem os símbolos dos elementos. Sobre tais elementos, é correto afirmar que: 1º ano E.M. APE 1. (Vunesp) Nesta tabela periódica, os algarismos romanos substituem os símbolos dos elementos. Sobre tais elementos, é correto afirmar que: a) I e II são líquidos à temperatura ambiente.

Leia mais

esféricas maciças e indivisíveis.

esféricas maciças e indivisíveis. a) A-I, B-II, C-III b) A-II, B-III, C-I c) A-III, B-I, C-II d) A-III, B-II, C-I e) A-II, B-I, C-III LISTA DE EXERCÍCIOS DE QUÍMICA 1º Ano do Ensino Médio Professor: Anderson Paschôa É preciso estudar todos

Leia mais

Questão 01. Substância Ponto de fusão ( C) Ponto de ebulição ( C) Densidade (g/ml) Polaridade. H 2 O polar. C 6 H 12 6,6 80,7 0,77 apolar

Questão 01. Substância Ponto de fusão ( C) Ponto de ebulição ( C) Densidade (g/ml) Polaridade. H 2 O polar. C 6 H 12 6,6 80,7 0,77 apolar Estudo da Matéria Questão 01 (Ufg 2014) Uma solução contendo água e cloreto de sódio foi inadvertidamente misturada a n-hexano e ciclohexano. Para separar essas quatro substâncias, foi realizada uma sequência

Leia mais

Colégio Avanço de Ensino Programado

Colégio Avanço de Ensino Programado α Colégio Avanço de Ensino Programado Avaliação Contínua 1º Semestre - 1º Bim. /2016 Nota: Professor (a): Cíntia Sargo Disciplina: Química Turma: 1ª Série E. Médio Nome: Nº: Atividade deverá ser entregue

Leia mais

OLIMPÍADA PIAUIENSE DE QUÍMICA 2015 Modalidade EF - 26/09/2015

OLIMPÍADA PIAUIENSE DE QUÍMICA 2015 Modalidade EF - 26/09/2015 IDENTIFICAÇÃO MODALIDADE EF Código: Nome: Escola: Endereço: Telefone: Destaque aqui... CÓDIGO DO ALUNO (escreva aqui seu código) GABARITO Assinale a letra correspondente à resposta correta de cada uma

Leia mais

Reconhecer as relações entre átomos: Isótopos, Isóbaros, Isótonos e Isoeletrônicos.

Reconhecer as relações entre átomos: Isótopos, Isóbaros, Isótonos e Isoeletrônicos. Roteiro de Estudo: Pretende-se por meio deste revisar os conteúdos principais vistos ao longo do ano letivo de 2018 de modo a desenvolver subsídio à correta execução da Avaliação de Estudos Independentes

Leia mais

QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA

QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA - 1998 QUESTÃO 01 Uma mistura de hidrogênio, H 2 (g), e oxigênio, O 2 (g), reage, num recipiente hermeticamente fechado, em alta temperatura e em presença de um catalisador, produzindo

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Química

Atividades de Recuperação Paralela de Química Atividades de Recuperação Paralela de Química 1ª série Ensino Médio. Conteúdos para estudos: Química A Livro-texto Capítulo 1 SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS: Diferenciar fenômenos químicos e físicos, diferenciar

Leia mais

CO2, CO, H2O, NO, SO2

CO2, CO, H2O, NO, SO2 Q U Í M I C A 01- A figura a seguir representa, esquematicamente, estruturas de diferentes substâncias, participando de quatro reações de síntese não balanceadas, nas condições ideais para que elas ocorram.

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Química Setor A

Atividades de Recuperação Paralela de Química Setor A Atividades de Recuperação Paralela de Química Setor A 1ª série Ensino Médio. Conteúdos para estudos: Livro-texto Capítulo 1 SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS: Diferenciar fenômenos químicos e físicos, diferenciar substâncias

Leia mais

PROVA DE QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA MANHÃ

PROVA DE QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA MANHÃ PROVA DE QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA - 1997 - MANHÃ QUESTÃO 01 Durante a preparação do popular cafezinho brasileiro, são utilizados alguns procedimentos de separação de misturas. A alternativa que apresenta

Leia mais

Química. 01. Quantos prótons há na espécie química (A) 2 (D) 32 (B) 28 (E) 60 (C) 30

Química. 01. Quantos prótons há na espécie química (A) 2 (D) 32 (B) 28 (E) 60 (C) 30 Química 01. Quantos prótons há na espécie química (A) 2 (D) 32 (B) 28 (E) 60 (C) 30 02. Para que um átomo de número atômico 55 e número de massa 137 seja eletricamente neutro, ele deverá ter, necessariamente:

Leia mais

Como o átomo é um sistema eletricamente neutro, o número de prótons é sempre igual ao número de elétrons.

Como o átomo é um sistema eletricamente neutro, o número de prótons é sempre igual ao número de elétrons. Apostila de Química (3º bimestre-2009) Professor: Eduardo Mesquita 9º ano Ensino Fundamental A estrutura da matéria A concepção moderna do átomo Como o átomo é um sistema eletricamente neutro, o número

Leia mais

QUÍMICA. Processo Seletivo/UNIFAL - julho ª Prova Comum TIPO 1 QUESTÃO 41 QUESTÃO 42

QUÍMICA. Processo Seletivo/UNIFAL - julho ª Prova Comum TIPO 1 QUESTÃO 41 QUESTÃO 42 QUÍMICA QUESTÃO 41 A substância, representada pela fórmula estrutural abaixo, é bastante utilizada como analgésico (aspirina). Com base nessas informações, marque a alternativa correta. A) Uma massa de

Leia mais

1) As substâncias puras benzeno, clorofórmio, hexano e álcool etílico encontram-se em frascos identificados apenas pelas letras A, B, C e D.

1) As substâncias puras benzeno, clorofórmio, hexano e álcool etílico encontram-se em frascos identificados apenas pelas letras A, B, C e D. Química Gabarito Avaliação de Sala 1B 1 os anos Décio mar/12 Nome: Nº: Turma: 1) As substâncias puras benzeno, clorofórmio, hexano e álcool etílico encontram-se em frascos identificados apenas pelas letras

Leia mais

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO ALUNO(a): TURMA: Valor: 0-2 pontos PROFESSOR(a): DATA: / / A lista de exercícios deste tarefão estão relacionadas aos seguintes conteúdos: Capitulo 03 Modelos atômicos e suas

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1 TRIMESTRE 2017

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1 TRIMESTRE 2017 TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1 TRIMESTRE 2017 ALUNO (A): TURMA: VALOR: 12,0 Nota: INSTRUÇÕES: Todas as questões devem ser respondidas a CANETA. (Sugestão: Utilize a tabela periódica para a consulta dos números

Leia mais

Roteiro de Estudos Prova de Recuperação 1 Trimestre - Química. Nome nº: Ano: 1 E.M

Roteiro de Estudos Prova de Recuperação 1 Trimestre - Química. Nome nº: Ano: 1 E.M Roteiro de Estudos Prova de Recuperação 1 Trimestre - Química Nome nº: Ano: 1 E.M Professor: Cassio Pacheco 1- A água pode ser submetida a um processo chamado eletrólise, que corresponde à passagem de

Leia mais

PUC Goiás MAF Coordenação de Química Lista de exercícios transformações Químicas Profa Sandra R. Longhin Goiânia. 05 de abril de 2011

PUC Goiás MAF Coordenação de Química Lista de exercícios transformações Químicas Profa Sandra R. Longhin Goiânia. 05 de abril de 2011 1 PUC Goiás MAF Coordenação de Química Lista de exercícios transformações Químicas Profa Sandra R. Longhin Goiânia. 05 de abril de 2011 01. A temperatura de ebulição é, entre outras, uma propriedade das

Leia mais

INTRODUÇÃO À QUÍMICA

INTRODUÇÃO À QUÍMICA INTRODUÇÃO À QUÍMICA O QUE É QUÍMICA? É a ciência que estuda a matéria, suas propriedades, transformações e interações, bem como a energia envolvida nestes processos. QUAL A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA? Entender

Leia mais